segurados obrigatórios e facultativos

Upload: anelise

Post on 05-Jul-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/16/2019 Segurados Obrigatórios e Facultativos

    1/6

    Segurados obrigatórios e facultativos, liação e inscrição no RGPS.

    Em regra, se enquadram como segurados obrigatórios, todo aquele queexerce atividade laboral remunerada e não esteja vinculado a RPPS.

    É possível que um servidor pblico exer!a atividade concomitantemente,

    "a#endo parte, assim, dos dois regimes, tendo, inclusive, direito a duasaposentadorias. $Respeitando o teto do "uncionalismo pblico, art. %& '(().

    São segurados obrigatórios* empregados, emp. +omsticos, trab. avulso,seg. especial e -..

    Pode uma pessoa ser /liada em mais de uma categoria, por exemplo, serempregado e -..

    0 aposentado pelo R1PS, que permanecer ou retornar ao labor, dever2pagar contribui!3es, mesmo sem poder go#ar de nova aposentadoria $P. daSolidariedade).

     42 as pessoas que não exercem atividade remunerada, poderão /liar5secomo Segurado 6acultativo. $P. da 7niversalidade da -obertura).

    Segurados Obrigatórios*

    (. Segurado Empregado $palavra5c8ave)* 9ão eventual, oneroso,subordinado, sucursal, ag:ncia no exterior, missão, reparti!ão,mandato eletivo, exclusivamente --, empregado pblico $quando nãoregido por RPPS), trabal8a ou contratado 90, PE;0 ou P. +omstico* ?mbito "amiliar, para pessoa ou "amília, SE@ /ns

    lucrativos, mais de > dias na semana.A. Brabal8ador & 8omemDdia, no ano). 1rupo "amiliar devecomprovar participa!ão $cnjuge, /l8os e equiparados, a partir de (Fanos).0 pescador artesanal, que "a!a da pesca pro/ssão 8abitual.

    0 seringueiro ou extrativista vegetal.9ão descaracteri#a*G Burismo, at (>& diasCG

  • 8/16/2019 Segurados Obrigatórios e Facultativos

    2/6

    H. -..* a classe de trabal8adores não enquadrados nas anteriores, taiscomo, @dico Residente, -ooperativado, @inistro de -on/ssãoReligiosa, Sócio, -onta própria, garimpeiro, brasileiro civil no exterior,síndico remunerado, titular de /rma individual, @E, @embro do-onsel8o tutelar $quando remunerado), etc.

    Segurado Facultativo* 9ão exerce atividade remunerada.

    =rasileiro que acompan8a cnjuge que presta servi!o no exterior, dona5de5casa, estudante, o bolsista e o estagi2rio, presidi2rio, síndico $quandonão remunerado), etc.

    Filiação* É o momento em que o segurado passa a integrar o R1PS. É ovínculo estabelecido entre o segurado e o sistema. Se d2 de "ormaautom2tica a partir do momento em que comprova o exercício deatividade que o vincula ao R1PS. É a rela!ão jurídica que liga umapessoa natural J 7nião.

    0 recon8ecimento de /lia!ão o direito do segurado de ter recon8ecido,em qualquer poca, o tempo de exercício de atividade.

    Entretanto, por exce!ão, para os -.. que trabal8em por conta própria,não bastar2 o simples exercício de atividade laborativa remunerada paraque ocorra a /lia!ão, que condicionada ao e"etivo recol8imento dascontribui!3es previdenci2rias, pois inexiste empresa ou empregador paraser o respons2vel pela arrecada!ão, competindo aos próprios segurados"a#:5la.

    < idade mínima para /lia!ão, (F anos, salvo para atividades insalubres,

    perigosas ou noturnas, ou excepcionalmente, aos (% anos, na condi!ãode menor aprendi#. Para o empregado domstico (K anos.

    Para o segurado "acultativo, a /lia!ão apenas ocorrer2 com a inscri!ão$mero cadastro de dados na Prev. Social) e o e"etivo pagamento daprimeira contribui!ão previdenci2ria, decorrendo necessariamente dasua mani"esta!ão de vontade, pois não compulsória.

    -espe só admite trabal8o lícito, legal, como 8ipótese de /lia!ão. $Então,ainda que exer!a atividade remunerada, porm, decorrentes de roubo,"urto, ou tr2/co ilícito de drogas, evidentemente, não gera qualquervínculo com a previd:ncia).

    nscri!ão* o ato pelo qual o segurado cadastrado no R1PS, mediantecomprova!ão dos dados pessoais e de outros elementos necess2rios eteis a sua caracteri#a!ão.

    Seg. 0brig. L (M /lia!ão D >M inscri!ão

    Seg. 6acul. L (M inscri!ão D >M /lia!ão

    < inscri!ão se d2 em momentos distintos para cada categoria.

    Empregados* pelo preenc8imento de documento que o 8abilite para oexercício da atividade, como o contrato de trabal8o, por exemplo. <

    inscri!ão "eita pela empresa.

  • 8/16/2019 Segurados Obrigatórios e Facultativos

    3/6

    +omstico* por qualquer documento que comprove a rela!ão deemprego.

     Brab. avulso* pelo registro junto ao sindicato ou 01@0. Estes "a#em ainscri!ão do trabal8ador.

    -..* pela apresenta!ão de documento que caracteri#e a condi!ão deautnomo.

    Seg. especial* por documento que demonstre a condi!ão de Brab. ruralou Pescador.

    9o caso do dependente, apenas ocorrer2 a inscri!ão quando 8ouverrequerimento administrativo de bene"ício previdenci2rio.

    Questões

    (. @atias militar da 7nião e sua mul8er, -atarina, militar do estadode São Paulo. 9estes casos, em regra, de acordo com a lei K>(>DN(,ambos são excluídos do R1PS consubstanciado na re"erida lei, desdeque amparados por regime próprio.

      -erto $ ) Errado $ )

    >. 0 aposentado pelo R1PS que voltar a exercer atividade alcan!ada poresse regime ser2 segurado obrigatório em rela!ão a essa atividade e/car2 sujeito Js contribui!3es legais para custeio da seguridadesocial.-erto $ ) Errado $ )

    A. 0 menor aprendi# enquadrado na categoria de segurado "acultativo.-erto $ ) Errado $ )

    %. É segurado obrigatório da previd:ncia social na qualidade deempregado aquele que presta servi!o no =rasil a missão diplom2ticaou a reparti!ão consular de carreira estrangeira e a órgãos a elasubordinados ou a membros dessas miss3es e reparti!3es, ainda queo prestador desse tipo de servi!o seja estrangeiro sem resid:nciapermanente no =rasil.-erto $ ) Errado $ )

    H. É vedada a /lia!ão ao R1PS, na qualidade de segurado obrigatório,de pessoa participante de regime próprio, ainda que servidor

    ocupante exclusivamente de cargo em comissão declarado em lei delivre nomea!ão e exonera!ão.-erto $ ) Errado $ )

    F. 0 exercente de mandato eletivo "ederal, estadual ou municipal segurado obrigatório da previd:ncia social como empregado, aindaque seja vinculado a regime próprio.-erto $ ) Errado $ )

    O. É segurado obrigatório, na qualidade de empregado, o exercente demandato eletivo "ederal, estadual ou municipal, desde que nãovinculado a regime próprio.-erto $ ) Errado $ )

    K. Para a caracteri#a!ão de segurado especial, considera5se regime deeconomia "amiliar a atividade laboral dos membros de uma "amília e,

  • 8/16/2019 Segurados Obrigatórios e Facultativos

    4/6

    ainda, que a re"erida atividade seja indispens2vel J subsist:ncia e aodesenvolvimento socioeconmico do ncleo "amiliar e exercida emcondi!3es de mtua depend:ncia e colabora!ão, sem a utili#a!ão deempregados permanentes. 0 exercício de atividade remunerada porum membro da "amília, ainda que urbana, não descaracteri#a a

    condi!ão de segurado especial.-erto $ ) Errado $ )N. Em respeito ao critrio objetivo, o simples "ato de um imóvel ser

    superior a um módulo rural a"asta a quali/ca!ão do propriet2rio desseimóvel como segurado especial, ainda que ele o explore em regimede economia "amiliar.-erto $ ) Errado $ )

    (&.Bratando5se de demanda previdenci2ria, o "ato de o imóvel sersuperior ao módulo rural a"asta, por si só, a quali/ca!ão de seupropriet2rio como segurado especial, ainda que comprovada, nosautos, a explora!ão em regime de economia "amiliar.

    -erto $ ) Errado $ )((.-onsidere que Pedro explore, individualmente, em sua propriedaderural, atividade de produtor agropecu2rio em 2rea contínuaequivalente a A módulos /scais, em região do Pantanal mato5grossense, e que, durante os meses de de#embro, janeiro e "evereirode cada ano, explore atividade turística na mesma propriedade,"ornecendo 8ospedagem rstica. 9essa situa!ão, Pedro consideradosegurado especial.-erto $ ) Errado $ )

    (>.+e acordo com a lei K>(ADN(, não segurado especial o membro dogrupo "amiliar que possuir outra "onte de rendimento, exceto se

    decorrente de bene"ício de pensão por morte, auxílio5acidente, ouauxílio5reclusão, cujo valor não supere o do menor bene"ício depresta!ão continuada da Prev. Social.-erto $ ) Errado $ )

    (A.4oão explora diretamente atividade de extra!ão mineral L garimpo Lem car2ter tempor2rio e de "orma não contínua. 9essa situa!ão,considerando a legisla!ão previdenci2ria em vigor, 4oão consideradosegurado especial.-erto $ ) Errado $ )

    (%.Em ra#ão de não conseguir emprego em sua cidade natal, Paulorecol8eu suas economias e dirigiu5se para o estado de Rondnia, a

    /m de trabal8ar, por A meses, no garimpo de diamantes, em 2reademarcada como reserva indígena.

  • 8/16/2019 Segurados Obrigatórios e Facultativos

    5/6

    (F.0 ministro de con/ssão religiosa e o membro de instituto de vidaconsagrada, de congrega!ão ou de ordem religiosa são seguradosobrigatórios, na qualidade de empregados.-erto $ ) Errado $ )

    (O.9a qualidade de empregado, segurado obrigatório o brasileiro civil

    que trabal8e no exterior para organismo o/cial internacional do qualo =rasil seja membro e"etivo, ainda que l2 domiciliado e contratado,salvo quando coberto por RPPS.-erto $ ) Errado $ )

    (K.-on"orme entendimento do SB4, síndico de condomínio que receberremunera!ão pelo exercício dessa atividade ser2 enquadrado comocontribuinte individual do R1PS, ao passo que o síndico isento da taxacondominial, por não ser remunerado diretamente, não ser2considerado contribuinte do R1PS.-erto $ ) Errado $ )

    (N.+e acordo com jurisprud:ncia do SB6, devido ao "ato de os servi!os

    de registros pblicos, cartor2rios ou notariais serem exercidos emcar2ter privado, os o/ciais de registro de imóveis, para os /ns doR1PS, devem ser classi/cados na categoria de -..-erto $ ) Errado $ )

    >&.-lio concluiu o curso de medicina e agora est2 "a#endo resid:nciamdica em 8ospital particular. 9essa situa!ão, caso ten8a sidocontratado de acordo com a legisla!ão regente, -lio seguradoempregado.-erto $ ) Errado $ )

    >(.-onsidere que 4oão e 6ernanda sejam 2rbitros de "utebol e atuem, deacordo com a lei NF(HDNK, sem vínculo empregatício com as

    entidades desportivas diretivas em que atuam. 9essa situa!ão8ipottica, 4oão e 6ernanda podem ser inscritos na qualidade desegurados "acultativos, tendo em vista inexistir qualquer disposi!ãolegal que os obrigue a serem /liados ao R1PS.-erto $ ) Errado $ )

    >>.< lei K>(>DN( prev: que tem a "aculdade, e não a obrigatoriedade, deser segurado da prev. Social, o maior de (% anos que se /liar ao R1PSmediante contribui!ão desde que não incluído em uma das 8ipótesesde segurado obrigatório.-erto $ ) Errado $ )

    >A.É vedada a /lia!ão ao R1PS, na qualidade de segurado "acultativo, depessoa participante de RPPS.-erto $ ) Errado $ )

    >%.H.< /lia!ão o ato pelo qual o segurado cadastrado no R1PS,mediante comprova!ão dos dados pessoais e de outros elementosnecess2rios e teis a sua caracteri#a!ão.-erto $ ) Errado $ )

  • 8/16/2019 Segurados Obrigatórios e Facultativos

    6/6

    >F.< /lia!ão dos segurados obrigatórios decorre do exercício deatividade vinculada ao R1PS e independe de contribui!ão. uanto aosegurado "acultativo, sua /lia!ão ato volitivo e depende deinscri!ão e do pagamento da primeira contribui!ão.-erto $ ) Errado $ )

    >O.< despeito do princípio constitucional da universalidade da coberturae do atendimento, os menores de (F anos não podem ser seguradosdo R1PS.-erto $ ) Errado $ )

    >K.0 trabal8o in"antil repudiado pelo ordenamento jurídico brasileiro,de acordo com a -6, de modo que inadmissível a contagem detrabal8o rural em regime de economia "amiliar antes dos (% anos,para e"eito de aposentadoria.-erto $ ) Errado $ )

    >N.9a "orma como determinado pela lei K>(ADN(, considera5se segurado"acultativo do R1PS o maior de (% anos que se /liar ao R1PS,

    mediante contribui!ão.-erto $ ) Errado $ )A&.Entre os requisitos da condi!ão de segurado obrigatório do R1PS,

    incluem5se o de ser o segurado pessoa "ísica L sendo legalmenteinaceit2vel a exist:ncia de segurado pessoa jurídica L e o de eleexercer atividade laboral, lícita ou ilícita, pois as contribui!3es aosistema previdenci2rio são, de acordo com a jurisprud:ncia do SB6,espcies do g:nero tributo.-erto $ ) Errado $ )

    A(.-onsidere que ;ucas ten8a exercido, individualmente, de modosustent2vel, durante toda a vida, a atividade de seringueiro na região

    ama#nica, tendo os "rutos dessa atividade sido sua nica "onte derenda.