segunda aula de handebol

17
Handebol Os fundamentos Empunhadura e domínio de bola: a empunhadura é o fundamento mais importante do handebol, pois ela é a base para todos os outros fundamentos. O domínio de bola deve ser desenvolvido pelos participantes do jogo para que consigam manter a posse de bola em situações difíceis. Muitas vezes o domínio de bola é feito através de batidas sucessivas ao solo (drible de bola).

Upload: caduroots

Post on 30-Jul-2015

45.278 views

Category:

Technology


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Segunda Aula De Handebol

HandebolOs fundamentos

• Empunhadura e domínio de bola: a empunhadura é o fundamento mais importante do handebol, pois ela é a base para todos os outros fundamentos.

• O domínio de bola deve ser desenvolvido pelos participantes do jogo para que consigam manter a posse de bola em situações difíceis. Muitas vezes o domínio de bola é feito através de batidas sucessivas ao solo (drible de bola).

Page 2: Segunda Aula De Handebol

HandebolOs fundamentos

• Posição de expectativa ou Posição de base: todas as possibilidades de movimentação no jogo serão determinadas pela posição inicial, ela deve ser de acordo com o momento do jogo:– Para movimentos defensivos: o jogador fica voltado

para seu adversário, com as pernas afastadas na diagonal e na largura dos ombros, com os joelhos semi-flexionados, a perna contrária ao braço de arremesso do adversário deve ficar à frente, o tronco levemente inclinado à frente e os braços elevados na altura do ombro o que vai facilitar o bloqueio se for possível realizá-lo.

Page 3: Segunda Aula De Handebol

HandebolOs fundamentos

– Para movimentos ofensivos: o jogador deve estar sempre posicionado de frente para o gol (principal objetivo do jogo), suas pernas devem estar afastadas na largura dos ombros, os joelhos semi-flexionados, e os braços posicionados para receber a bola com os cotovelos semi-flexionados, as palmas das mãos devem estar voltadas para a bola.

Page 4: Segunda Aula De Handebol

HandebolOs fundamentos

• Erros mais comuns nas posições de base ou de expectativa:– Braços pouco flexionados e tensos ou então

flexionados demais;– Pernas excessivamente separadas ou pouco

separadas;– Posicionar-se de frente para o adversário

quando se está na defesa;– Não manter o olhar na bola;

Page 5: Segunda Aula De Handebol

HandebolOs fundamentos

• Deslocamentos: os deslocamentos tem grande importância no desenvolvimento do jogo pois serve de suporte para as outras ações. Os deslocamentos tem como principal característica o fato que devem ser efetuados de forma equilibrada, para que se consiga sucesso nas ações realizadas (interceptar um passe, recepção, intervenção, etc.) os deslocamentos sempre são executados sem bola.

• Os deslocamentos são efetuados em função de um objetivo específico do jogo sendo realizado: para frente, para trás, em diagonal e lateral em trajetórias retilínea ou curvilínea (parabólica).

• Os deslocamentos poucas vezes se realizam em uma única direção e com velocidade constante, normalmente são feitos com mudanças de direção.

Page 6: Segunda Aula De Handebol

HandebolOs fundamentos

• Recepção: a recepção é fundamental para se conseguir positivamente qualquer ação individual, combinação tática ou esquema estratégico. O fato de não dominá-la implica a perda de posse de bola para equipe e todas as conseqüências negativas que virão: perda de uma das fases do ataque, possibilidade de um contra-ataque adversário, etc.

• É um fundamento que deve ser realizado sempre com as duas mãos, para garantir a eficiência em sua execução.

• Para se obter uma boa recepção devemos partir da posição de expectativa e irmos de encontro a bola.

Page 7: Segunda Aula De Handebol

HandebolOs fundamentos

• As recepções podem ser feias em várias alturas:– Alta;– Acima da cabeça;– Altura do peito;– Altura do quadril;– Altura do joelho;– Junto ao solo.

Page 8: Segunda Aula De Handebol

HandebolOs fundamentos

• A posição das mãos é muito importante para a execução eficiente da recepção:

• No caso das recepções altas, as pontas dos dedos voltados para cima e as palmas das mãos voltadas para a bola, os polegares devem estar unidos e os dedos indicadores também, formando um triângulo, os cotovelos semi-flexionados e as mãos em forma de “concha”.

• Para as recepções baixas o que muda é apenas o posicionamento das mãos, pois os dedos mínimos devem estar próximos e os polegares em posição oposta.

Page 9: Segunda Aula De Handebol

HandebolOs fundamentos

• Habilidades fundamentais para uma boa recepção:– Olhos na bola – Vigiar a bola;– Receber a bola com as duas mãos;– Ir de encontro a bola;– Amortecer ligeiramente os braços para absorver o contato com

a bola;– A bola deve ser imediatamente protegida de forma que o

adversário não possa recuperá-la;• Erros mais comuns:

– Posição errada das mãos (palma das mãos voltadas uma para a outra);

– Segurar a bola apenas com os dedos;– A mão não está em forma de “concha”;– Os braços estão estendidos de maneira que não absorvem o

contato com a bola;

Page 10: Segunda Aula De Handebol

HandebolOs fundamentos

• Passe: é considerado o fundamento mais importante, básico e imprescindível para que o jogo de Handebol possa desenvolver-se, sem o qual dificilmente poderá haver a colaboração entre os jogadores e o cumprimento dos objetivos ofensivos. Todo o jogo de uma equipe depende da exatidão e segurança do passe. A responsabilidade da segurança cabe ao passador, que deve observar se deve passar e como passar a bola a um companheiro.

• O passe é utilizado para que seja dada a sequência no jogo, a boa execução desse fundamento pode alterar a velocidade do jogo. Vale lembrar que o movimento técnico do passe de ombro e do arremesso é o mesmo, o que muda é a força.

Page 11: Segunda Aula De Handebol

HandebolOs fundamentos

• Podemos identificar vários tipos de passe:– Passe de ombro;

– Lateral ou pronado;

– Passe por baixo ou de munheca;

– Passe de quadril;

– Por trás das costas;

– Por trás da cabeça.

Page 12: Segunda Aula De Handebol

HandebolOs fundamentos

• Erros comuns na execução do passe:– Não olhar para onde vai passar;– Posição errada do braço;– Empurrar a bola para frente;– Não empunhar a bola;– Cotovelo abaixo da altura do ombro, por isso

a alavanca é muito baixa;– A bola é largada muito cedo e por isso sobe;

Page 13: Segunda Aula De Handebol

HandebolOs fundamentos

• Drible: o drible é uma habilidade que essencial ao jogador de Handebol, é muito utilizado nas situações de contra-ataque e nas marcações individuais ou nos momentos de 1x1.

• Deve ser executado evitando-se conduzir a bola, usar sempre a mão em cima da bola, e no momento de deslocamento deixar a bola lateralmente e a frente do corpo e mantendo o seu corpo sempre entre a bola e o jogador adversário (proteger a bola).

Page 14: Segunda Aula De Handebol

HandebolOs fundamentos

• Progressão: são as formas utilizadas pelos atletas para poder se deslocar no campo de jogo, quando está com a posse de bola. A progressão pode ser feita das seguintes maneiras:

– Em batidas sucessivas;– Com ritmo trifásico;– Combinações (3 passadas - passe, 3 passadas -

arremesso, corrida e passadas - passe ou arremesso, drible - 3 passadas, etc.);

– Com duplo ritmo trifásico.

Page 15: Segunda Aula De Handebol

HandebolOs fundamentos

• Fintas: são as mudanças de direção feitas pelo jogador atacante com o objetivo de evitar a ação do defensor. Não podemos confundir a finta com o desmarque, embora o objetivo seja o mesmo – evitar a marcação do oponente direto. Sem dúvida, para que possa ser considerada finta, o jogador tem que estar de posse de bola e próximo ao seu adversário direto; enquanto o desmarque, pode estar colocado perto ou longe do adversário com ou sem a posse de bola.

Page 16: Segunda Aula De Handebol

HandebolOs fundamentos

• Arremessos: são os fundamentos que são executados para tentar fazer o gol. Podem ser executados das seguintes maneiras:

– Com ritmo trí-fasico ou com duplo ritmo trí-fasico; – Em apoio;– Em suspensão;– Em contato;– Com queda para frente;– Com giro e queda (dois lados);– Com queda lateral;– Com queda lateral retificado;– Com apoio no pé contrário.

Page 17: Segunda Aula De Handebol

HandebolOs fundamentos

• Contra-ataques: são as ações decorrentes do jogo, onde uma das equipes, após sua ação defensiva, inverte a situação do jogo indo em direção ao gol adversário. Em uma situação de ataque sem que a defesa adversária possa se posicionar de maneira adequada.

• Os contra-ataques podem ser feitos de três maneiras diferentes:– Direto;– Sustentado;– Organizado ou Coletivo.