secretaria municipal de educação de ... - pmf.sc.gov.br · parceria em prol da literatura boletim...

2
PARCERIA EM PROL DA LITERATURA Boletim nº 322| Florianópolis, 24 de novembro de 2014 Informativo da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis | portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa Educação A leitura é muito importante para a aprendizagem do ser humano. Através dela, pode-se enriquecer o vocabulário, obter conhecimento, desenvolver o raciocínio e a interpretação. É por isso que a Clínica LIV Espaço Saúde está realizando uma campanha de arrecadação de livros. Todos os exemplares serão doados para o Floripa Letrada, projeto da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Os clientes foram contatados no próprio estabelecimento e via e-mail. Mais de 70 livros já foram arrecadados. A Creche Marcelino Barcelos Dutra, no Ribeirão da Ilha, foi tomada por lendas, contos e muito mistério. A professora de educação física, Mariana da Rosa Silveira, realizou uma atividade de pesquisa sobre Franklin Cascaes e sua obra. Com o conhecimento adquirido, as crianças montaram murais na unidade. Os pequenos também brincaram de “Vassoura Bruxólica” e “Balanço Bruxólico”, inspiradas nas obras de Cascaes, que tratam das bruxas e dos boitatás “encontrados” na Ilha. Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a professora de Educação Física Rosângela Martins trabalhou temas étnicos com a criançada do Núcleo de Educação Infantil Caieira da Barra do Sul. Houve a contação da história “O Menino Mestre e o Rei Zumbi - A arte da capoeira”, de autoria do Mestre Klaity e Cássia Luz. A atividade fez parte do projeto “Todos Juntos e Misturados”. Depois da contação, a turma montou uma roda de capoeira. Livros serão arrecadados e doados ao projeto Ação foi realizada nas aulas de Educação Física Crianças pesquisaram vida e obra do artista Divulgação: Creche Marcelino Barcelos Dutra Divulgação: NEI Caieira da Barra do Sul Divulgação: Reprodução As professoras Daiana Mendes Pereira Martins e Geisa Pires, da Creche João da Cruz e Sousa, localizada no bairro Areias do Campeche, interpretaram para as crianças, em forma de teatro de sombras, o livro “Ombela: a origem das chuvas”, do escritor angolano Ondjaki. A atividade foi realizada em comemoração ao mês de aniversário do poeta simbolista que dá nome a unidade. Negro, Cruz e Sousa nasceu em 24 de novembro de 1861, na antiga Desterro, atual Florianópolis. Divulgação: Creche João da Cruz e Sousa CRECHE COMEMORA ANIVERSÁRIO DE CRUZ E SOUSA Ombela foi uma deusa que criou a chuva ao chorar de tristeza Os pequenos da Creche Clair Gruber Souza, em Canasvieiras, visitaram a Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea para assistir a uma aula de capoeira do “Programa Mais Educação”. O momento, que era de observação, acabou envolvendo as crianças, que puderam participar e aprender os movimentos do esporte. Criançada participou de aula de capoeira Divulgação: Creche Clair Gruber Souza VISITA ESPORTIVA CAPOEIRA INCENTIVA RESPEITO FRANKLIN CASCAES AGITA CRECHE MARCELINO

Upload: hahanh

Post on 11-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PARCERIA EM PROL DA LITERATURA

Boletim nº 322| Florianópolis, 24 de novembro de 2014

Informativo da

Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis | portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa

Educação

A leitura é muito importante para a aprendizagem do ser humano. Através dela, pode-se enriquecer o vocabulário, obter conhecimento, desenvolver o raciocínio e a interpretação. É por isso que a Clínica LIV Espaço Saúde está realizando uma campanha de arrecadação de livros. Todos os exemplares serão doados para o Floripa Letrada, projeto da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Os clientes foram contatados no próprio estabelecimento e via e-mail. Mais de 70 livros já foram arrecadados.

A Creche Marcelino Barcelos Dutra, no Ribeirão da Ilha, foi tomada por lendas, contos e muito mistério. A professora de educação física, Mariana da Rosa Silveira, realizou uma atividade de pesquisa sobre Franklin Cascaes e sua obra. Com o conhecimento adquirido, as crianças montaram murais na unidade. Os pequenos também brincaram de “Vassoura Bruxólica” e “Balanço Bruxólico”, inspiradas nas obras de Cascaes, que tratam das bruxas e dos boitatás “encontrados” na Ilha.

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a professora de Educação Física Rosângela Martins trabalhou temas étnicos com a criançada do Núcleo de Educação Infantil Caieira da Barra do Sul. Houve a contação da história “O Menino Mestre e o Rei Zumbi - A arte da capoeira”, de autoria do Mestre Klaity e Cássia Luz. A atividade fez parte do projeto “Todos Juntos e Misturados”. Depois da contação, a turma montou uma roda de capoeira.

Livros serão arrecadados e doados ao projetoAção foi realizada nas aulas de Educação Física

Crianças pesquisaram vida e obra do artista

Div

ulga

ção:

Cre

che

Mar

celin

o B

arce

los

Dut

raD

ivul

gaçã

o: N

EI C

aiei

ra d

a B

arra

do

Sul

Div

ulga

ção:

Rep

rodu

ção

As professoras Daiana Mendes Pereira Martins e Geisa Pires, da Creche João da Cruz e Sousa, localizada no bairro Areias do Campeche, interpretaram para as crianças, em forma de teatro de sombras, o livro “Ombela: a origem das chuvas”, do escritor angolano Ondjaki. A atividade foi realizada em comemoração ao mês de aniversário do poeta simbolista que dá nome a unidade. Negro, Cruz e Sousa nasceu em 24 de novembro de 1861, na antiga Desterro, atual Florianópolis.

Div

ulga

ção:

Cre

che

João

da

Cru

z e

Sou

sa CRECHE COMEMORA ANIVERSÁRIO DE CRUZ E

SOUSA

Ombela foi uma deusa que criou a chuva ao chorar de tristeza

Os pequenos da Creche Clair Gruber Souza, em Canasvieiras, visitaram a Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea para assistir a uma aula de capoeira do “Programa Mais Educação”. O momento, que era de observação, acabou envolvendo as crianças, que puderam participar e aprender os movimentos do esporte.

Criançada participou de aula de capoeira

Div

ulga

ção:

Cre

che

Cla

ir G

rube

r Sou

zaVISITA ESPORTIVACAPOEIRA INCENTIVA

RESPEITO

FRANKLIN CASCAES AGITA

CRECHE MARCELINO

As professoras Daiana Mendes Pereira Martins e Geisa Pires, da Creche João da Cruz e Sousa, localizada no bairro Areias do Campeche, interpretaram para as crianças, em forma

Boletim Informativo da Secretaria Municipal de Educação| Secretário: Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. |Secretária Adjunta: Maria José Brandão|Jornalista responsável: Ricardo Medeiros (SC 293). |Revisão: Heloisa de Campos Rotolo |Textos: Equipe Assessoria de Comunicação| Diagramação: Mariana Petry| Contato: 3251-6124 |Site: www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa |Facebook: www.facebook.com/pmfeduca |E-mail: [email protected]

EducaçãoInformativo da

EducaçãoInformativo da

As professoras Sylvania, Simone e Fabíola, do Núcleo de Educação Infantil Municipal Raul Francisco Lisboa, em Santo Antônio de Lisboa, estão proporcionando aos pequenos de 6 anos o contato com os livros. As educadoras promoveram momentos de leitura que incentivam a troca de conhecimento entre as crianças e profi ssionais. Para isso, algumas estratégias foram tomadas, como utilizar o corredor da unidade, onde existe uma estante de livros para o acesso coletivo.

A Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim, na Costeira do Pirajubaé, realizou sua primeira Feira Científi ca. O evento aconteceu na própria unidade. Houve exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante todo o ano.

Os professores propuseram um questionamento para os alunos: O que queremos aprender na escola este ano? Assim começou o Projeto Aprender a Conhecer. Após debates em sala de aula, cada turma escolheu um tema para desenvolver nas aulas.

As professoras Jacira, Elisângela e Regina da Creche Celso Pamplona, no Jardim Atlântico, promoveram um momento de interação entre as crianças e a natureza. Os pequenos de um ano escolheram o vaso, colocaram terra, e escolheram a fl or para plantar.

A galerinha do 3º ano da Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz, da Vargem de Bom Jesus, recebeu a visita do escritor Mauricio Eduardo Graipel. A turma trabalhou o livro “Saru, o guerreiro da fl oresta”.

A obra conta a história de Saru, um gambá que viveu muitas aventuras na mata e na cidade.

Atividade ocorreu com as crianças de 6 anos

Encontro com Mauricio Eduardo Graipel na Escola Luiz Cândido da Luz

Div

ulga

ção:

EB

M A

dotiv

a Li

bera

to V

alen

tim

Div

ulga

ção:

Cre

che

Cel

so P

ampl

ona

Div

ulga

ção

NE

I Rau

l Fra

ncis

co L

isbo

a

Div

ulga

ção:

Esc

ola

Luiz

Cân

dido

da

Luz

A SME promoveu o Seminário de Diversidade Étnico-Racial com o tema “A Educação das Relações Étnico-Raciais na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: traduzindo as ações das instituições educativas”.

O evento contou com palestras, relatos de experiências desenvolvidos na educação Infantil, ensino fundamental, educação complementar e educação de jovens e adultos e apresentaçôes culturais.

Evento tratou o assunto no âmbito da educação

Div

ulga

ção:

Mau

ro V

az

PEQUENOS JARDINEIROS

EducaçãoEducação

As professoras Jacira, Elisângela e Regina da Creche Celso Pamplona, no Jardim Atlântico, promoveram um momento de interação entre as crianças e a natureza. Os pequenos de um ano escolheram o vaso, colocaram terra, e escolheram a fl or para plantar.

PEQUENOS JARDINEIROS

SEMINÁRIO DEBATE DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL

CRIANÇAS RECEBEM ESCRITOR

I FEIRA DE CIÊNCIASProjeto de pesquisa mobilizou toda a unidade

PROMOVENDO A LEITURA

Crianças plantam na Creche Celso Pamplona

O novo prazo vai até 1º de dezembro, segunda-feira. A � cha de inscrição e o resumo do trabalho deverão ser enviados para o endereço eletrônico: [email protected]. O evento acontecerá nos dias 3 e 4 de fevereiro.

COEB: PRORROGADAS INSCRIÇÕES DE TRABALHOS