secretaria de estado da educaÇÃo diretoria de … · leandro raphael/ marcia sociologia 2018 1º...

2
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO LESTE DOIS ESCOLA ESTADUAL PROGRAMA ENSINO INTEGRAL LUCIANE DO ESPÍRITO SANTO RUA FRANCISCO F. FRAZAO, 22 – LAGEADO – SP - CEP 08452-180 – TEL.: 2961-2010 GUIA DE APRENDIZAGEM Este documento foi elaborado de acordo com os Valores, Princípios e Premissas da Escola de Ensino Integral descritos no Programa de Ação do Professor e do seu respectivo Professor Coordenador de Área e no Plano de Ação da Escola Integral. LEANDRO RAPHAEL/ MARCIA SOCIOLOGIA 2018 1º BIMESTRE 2 AULAS POR SEMANA 1º SÉRIES OBJETIVOS Formar, de acordo com a legislação vigente e com os Valores, Princípios e Premissas do Programa de Ensino Integral, alunos autônomos, solidários e competentes, protagonistas de suas ações, em busca da Excelência Acadêmica. Desta forma, em sociologia, objetiva-se aprofundar a discussão da relação indivíduo/sociedade, apresentando assim uma análise da dinâmica das interações sociais entre os diversos grupos em que o ser humano encontra-se inserido, assim como, produto e produtor da sociedade, por meio das relações que estabelece com outras pessoas e com a natureza. BASES PARA O DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO TEMAS TRANSVERSAIS ENVOLVIDOS VALORES Uma escola que também aprende. O currículo como espaço de cultura. Competências com referência. Prioridade para a competência da leitura e escrita. Articulação das competências para aprender. Articulação com o mundo do trabalho. Tendo em vista os conceitos e valores básicos a democracia e a cidadania, tão importantes para a sociedade atual, os temas transversais, presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), também nortearão o nosso trabalho. Neste sentido, será dada ênfase para a ética, pluralidade cultural, meio ambiente e o mundo do trabalho. PRINCÍPIOS Pedagogia da Presença. 4 Pilares da Educação. Aprender a Conhecer; Aprender a Conviver; Aprender a Fazer; Aprender a Ser. Educação Interdimensional. Protagonismo Juvenil. PREMISSAS Protagonismo Juvenil. Formação Continuada. Corresponsabilidade. Excelência em Gestão. Replicabilidade. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AGENDA - A construção de um olhar de estranhamento sobre a realidade; a diferenciação entre o olhar do sociólogo e o do senso comum. 26/02 a 31/03 - o ser humano como um ser social; a interdependência humana como elemento indispensável para sua sobrevivência; a herança cultural; a formação da identidade humana; a linguagem e a necessidade de se comunicar; onde, quando e como o ser humano vive; a sociedade e sua época, produção cultural e econômica. 03/04 a 28/04

Upload: ledang

Post on 09-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE … · LEANDRO RAPHAEL/ MARCIA SOCIOLOGIA 2018 1º BIMESTRE 2 AULAS POR SEMANA 1º SÉRIES OBJETIVOS ... - A construção de um olhar

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO LESTE DOIS

ESCOLA ESTADUAL PROGRAMA ENSINO INTEGRAL LUCIANE DO ESPÍRITO SANTO RUA FRANCISCO F. FRAZAO, 22 – LAGEADO – SP - CEP 08452-180 – TEL.: 2961-2010

GUIA DE APRENDIZAGEM Este documento foi elaborado de acordo com os Valores, Princípios e Premissas da Escola de Ensino Integral descritos no Programa de Ação do Professor e do seu respectivo Professor Coordenador de Área e no Plano de Ação da Escola Integral.

LEANDRO RAPHAEL/ MARCIA SOCIOLOGIA 2018

1º BIMESTRE 2 AULAS POR SEMANA 1º SÉRIES

OBJETIVOS

Formar, de acordo com a legislação vigente e com os Valores, Princípios e Premissas do Programa de Ensino Integral, alunos autônomos, solidários e competentes, protagonistas de suas ações, em busca da Excelência Acadêmica. Desta forma, em sociologia, objetiva-se aprofundar a discussão da relação indivíduo/sociedade, apresentando assim uma análise da dinâmica das interações sociais entre os diversos grupos em que o ser humano encontra-se inserido, assim como, produto e produtor da sociedade, por meio das relações que estabelece com outras pessoas e com a natureza.

BASES PARA O DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO TEMAS TRANSVERSAIS ENVOLVIDOS

VALORES

• Uma escola que também aprende. • O currículo como espaço de cultura. • Competências com referência. • Prioridade para a competência da leitura e

escrita. • Articulação das competências para aprender. • Articulação com o mundo do trabalho.

Tendo em vista os conceitos e valores básicos a democracia e a cidadania, tão importantes para a sociedade atual, os temas transversais, presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), também nortearão o nosso trabalho. Neste sentido, será dada ênfase para a ética, pluralidade cultural, meio ambiente e o mundo do trabalho.

PRINCÍPIOS

• Pedagogia da Presença. • 4 Pilares da Educação.

Aprender a Conhecer;

Aprender a Conviver;

Aprender a Fazer;

Aprender a Ser. • Educação Interdimensional. • Protagonismo Juvenil.

PREMISSAS

• Protagonismo Juvenil. • Formação Continuada. • Corresponsabilidade. • Excelência em Gestão. • Replicabilidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AGENDA

- A construção de um olhar de estranhamento sobre a realidade; a diferenciação entre o olhar do sociólogo e o do senso comum.

26/02 a 31/03

- o ser humano como um ser social; a interdependência humana como elemento indispensável para sua sobrevivência; a herança cultural; a formação da identidade humana; a linguagem e a necessidade de se comunicar; onde, quando e como o ser humano vive; a sociedade e sua época, produção cultural e econômica.

03/04 a 28/04

Page 2: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE … · LEANDRO RAPHAEL/ MARCIA SOCIOLOGIA 2018 1º BIMESTRE 2 AULAS POR SEMANA 1º SÉRIES OBJETIVOS ... - A construção de um olhar

HABILIDADES AGENDA

Situação de aprendizagem 1 – O processo de desnaturalização ou estranhamento da realidade. 1. Desenvolver o espírito crítico dos alunos e sua capacidade de observação da sociedade; 2. Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral; 3. Iniciar a construção de um olhar sociológico sobre a realidade; 4. Tornar o aluno consciente de que não há olhar natural, todos os olhares são sempre construções.

De 26/02 a 31/03

HABILIDADES PREVISTAS

4

Situação de aprendizagem 2 – O ser humano é um ser social. 1. Desenvolver a capacidade de interpretação de texto narrativo ou de filme; 2- Memorização de informações; 3- Recuperação de eventos narrados em ordem cronológica; 4- Análise crítica de obra de ficção.

De 03/04 a 28/04

HABILIDADES PREVISTAS

4

ATIVIDADES PRÉVIAS ATIVIDADES DIDÁTICAS ATIVIDADES

AUTODIDÁTICAS E COMPLEMENTARES

ATIVIDADES DIDÁTICO-COOPERATIVAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

As avaliações serão feitas de forma escrita, participativa, investigativa, coletiva e prática. Cujas notas serão obtidas pela evolução do conjunto de avaliações e de suas habilidades. Desta forma, decidiu-se em grupo que registraríamos em diário de classe três blocos para a avaliação bimestral, sendo assim: Bloco 1 (avaliação individual), bloco 2 (avaliação coletiva) e bloco 3 (avaliação das habilidades pelo provão – ALES). A avaliação tem caráter cumulativo, por isso, cada bloco possui um peso, neste caso: Bloco 1 = 4 pontos, bloco 2 = 2 pontos e bloco 3 = 4 pontos. Além disso, os alunos terão a chance de realizar atividades diversas para a recuperação de suas aprendizagens e assim elevar os seus conceitos finais.

PROCEDIMENTOS DE

RECUPERAÇÃO

Os alunos que ainda obtiverem rendimentos insatisfatórios terão direito a realizar pesquisa sobre o olhar sociológico e, também, desenvolver um texto dissertativo sobre o ser humano como um ser social. Os alunos que excederem o limite de 25% de ausências, do total de aulas dadas, permitidas por lei, durante este bimestre, poderá, mediante requisição, compensar suas ausências e repor conteúdos e habilidades defasados de acordo com as atividades didáticas e/ou atividades auto didáticas e complementares.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luís Carlos de Menezes. – 1. ed. atual. – São Paulo: SE, 2011. Brasil. Secretaria da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Plano de Ação das Escolas de Ensino Integral. São Paulo, 2012. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Diretrizes do Programa de Ensino Integral. São Paulo, 2012.