saúde&beleza 14 jan 2015

4
Benefício do antioxidante do chá P esquisas recentes associam o consumo de chá a uma maior resistência do organismo humano durante o exercício físico, principalmente devido ao antioxidante chamado catequina, encontrada no chá verde. Esta substância aumenta a capacidade do corpo em “queimar” gordura, atuando ainda como um “combustível” que proporciona maior capacidade muscular. Além disso, o chá melhora a densidade mineral, o que gera uma melhor saúde dos ossos. Apesar da cafeína presente, o chá serve como hidratante, portanto pode ser ingerida em qualquer período do dia, assumindo-se como uma bebida retemperadora. Mesmo assim, é importante ter a consciência de que o chá não é uma bebida milagrosa, e sim um complemento benéfico para uma alimentação saudável e a prática assídua de exercício físico. Alimentação saudável e barata A quebra do rendimento das famílias não implica deixar de fazer uma alimentação saudável e passar a comer batatas fritas, queijo e massas, ou hambúrguer e salsi- chas. Fazer café em casa, comprar fruta da época, e ocasional- mente, substituir a carne por fontes de proteínas alternativas, como ovos e feijão, continua a ser alternativa às cadeias de “fast-food”. Planear as compras com tempo e aproveitar os produtos de marca própria dos hipermercados são outros truques para rentabilizar a verba destinada à alimentação. Os snacks (batatas fritas de pacote, tiras de milho de pacote, etc) são normalmente produtos de baixo valor nutricional e pouco saudáveis. Evite este tipo de produtos, mas se não conseguir viver sem eles, opte por embalagens familiares e faça você mesmo os pacotes individuais: uma poupança de 50 por cento. Fruta e legumes contra a gripe O s alimentos que comemos têm um impacto muito signi- ficativo na capacidade do organismo de combater vírus, como o da gripe. Frutos e vegetais são excelentes para o sistema imunitário, porque contêm vitaminas A e E, tal como os flavonóides que trabalham em conjunto com a vitamina C para reforçar o sistema imunitário. Na realidade, uma alimentação saudável amplifica e reforça o sistema imunitário e pode mesmo impedir que se fique de cama com gripe. Por exemplo, comer uma laranja é melhor do que tomar vitamina C, porque a laranja oferece-lhe um conjunto de nutrientes: magnésio, potássio, folato, vitamina B6 e flavonóides ricos em antioxidantes. Uma das formas mais simples de aumentar a ingestão de fruta e legumes é incorporar sumos naturais na dieta alimentar. Outros hábitos aconselháveis são, por exemplo, adicionar bagas ou banana fatiada à taça de cereais ,ao pequeno-almoço, e comer saladas como entrada das refeições principais. Clínica Joaquim Mira Tecnologia de última geração em tratamentos oftalmológicos p.2/3 14|01|2015

Upload: diario-as-beiras

Post on 21-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Caderno Saúde&Beleza publicado na edição de 14 de janeiro de 2015 do DIÁRIO AS BEIRAS.

TRANSCRIPT

Page 1: Saúde&Beleza 14 jan 2015

Benefício do antioxidante do chá

Pesquisas recentes associam o consumo de chá a uma maior resistência do organismo humano durante o exercício físico, principalmente devido

ao antioxidante chamado catequina, encontrada no chá verde. Esta substância aumenta a capacidade do corpo em “queimar” gordura, atuando ainda como um “combustível” que proporciona maior capacidade muscular. Além disso, o chá melhora a densidade mineral, o que gera uma melhor saúde dos ossos.Apesar da cafeína presente, o chá serve como hidratante, portanto pode ser ingerida em qualquer período do dia, assumindo-se como uma bebida retemperadora. Mesmo assim, é importante ter a consciência de que o chá não é uma bebida milagrosa, e sim um complemento benéfico para uma alimentação saudável e a prática assídua de exercício físico.

Alimentação saudável e barata

A quebra do rendimento das famílias não implica deixar de fazer uma alimentação saudável e passar a comer batatas fritas, queijo e massas, ou hambúrguer e salsi-

chas. Fazer café em casa, comprar fruta da época, e ocasional-mente, substituir a carne por fontes de proteínas alternativas, como ovos e feijão, continua a ser alternativa às cadeias de “fast-food”.Planear as compras com tempo e aproveitar os produtos de marca própria dos hipermercados são outros truques para rentabilizar a verba destinada à alimentação.Os snacks (batatas fritas de pacote, tiras de milho de pacote, etc) são normalmente produtos de baixo valor nutricional e pouco saudáveis. Evite este tipo de produtos, mas se não conseguir viver sem eles, opte por embalagens familiares e faça você mesmo os pacotes individuais: uma poupança de 50 por cento.

Fruta e legumes contra a gripe

Os alimentos que comemos têm um impacto muito signi-ficativo na capacidade do organismo de combater vírus, como o da gripe. Frutos e vegetais são excelentes para o

sistema imunitário, porque contêm vitaminas A e E, tal como os flavonóides que trabalham em conjunto com a vitamina C para reforçar o sistema imunitário. Na realidade, uma alimentação saudável amplifica e reforça o sistema imunitário e pode mesmo impedir que se fique de cama com gripe. Por exemplo, comer uma laranja é melhor do que tomar vitamina C, porque a laranja oferece-lhe um conjunto de nutrientes: magnésio, potássio, folato, vitamina B6 e flavonóides ricos em antioxidantes.Uma das formas mais simples de aumentar a ingestão de fruta e legumes é incorporar sumos naturais na dieta alimentar. Outros hábitos aconselháveis são, por exemplo, adicionar bagas ou banana fatiada à taça de cereais ,ao pequeno-almoço, e comer saladas como entrada das refeições principais.

Clínica Joaquim MiraTecnologia de última geração em tratamentos oftalmológicosp.2/3

14|01|2015

Page 2: Saúde&Beleza 14 jan 2015

diário as beiras | 14-01-2015 2 | saúde&beleza

Cirurgia oftalmológica atinge excelência na clínica Joaquim Mira em Coimbra

Equipa multidisciplinar

Através de uma equipa multidisciplinar, este projeto assegura o tratamento integrado, afirmando-se em diferentes segmentos da cirurgia oftalmológica, designadamente a cirurgia da catarata, transplante de córnea, descolamento da retina, cirurgia do glaucoma e cirurgia por Laser Excimer (para corrigir a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo).

A Clínica Oftalmológica J. Mira, especializada na área de estudo, tratamento e cirurgia das doenças dos olhos. “So-mos, essencialmente, uma clínica virada para a cirurgia ocular”, nota Joaquim Mira, cirurgião com mais de 25 anos de experiência, que já realizou mais de meia centena de milhar de cirurgias oculares. “A nossa preocupação são as pessoas e a recuperação da visão”.

LASIK na correção da miopia, hipermetropia e astigmatismo

Pessoas com miopia está-vel, com idades entre os 20 e 50 anos, com menos de oito dioptrias e que necessitam de óculos para verem bem à distância, poderão ser ope-radas nesta clínica médico-cirúrgica e passarem a ver bem, sem necessitar de ócu-los. A técnica de correção da miopia é realizada com anestesia local e sem dor. É pouco invasiva porque atua só na superfície ocular. Usa o Laser Excimer para moldar a córnea, no sentido de per-mitir ver bem, na maioria dos casos sem óculos.

“Já a correção das chama-das altas miopias – entre sete e 25 dioptrias – pode ser feita com anestesia local ou ge-ral, através da colocação de diferentes tipos de lentes in-traoculares”, refere Joaquim Mira, tendo implantado sem complicações mais de duas mil destas lentes.

Na cirurgia da catarata, é uti-lizada anestesia local, pra-ticamente sem dor, sendo implantadas, quando está indicado, lentes multifocais. Estas lentes permitem que as pessoas operadas fiquem a ver bem ao longe e ao per-to sem ter de usar óculos na maioria das tarefas.

Diabetes ocular, glaucoma, degenerescência macular re-lacionada com a idade e desco-lamento da retina, são outras das patologias oftalmoló-

A Clínica Oftalmológica Joaquim Mira, sediada em Coimbra, é uma unidade mé-dico-cirúrgica especializada no diagnós-tico, tratamento e cirurgia das patologias do foro oftalmológico. Suportado em “ino-vação e vanguardismo”, como destaca o seu principal responsável, este conceito foi idealizado de acordo com “os mais elevados padrões de qualidade, rigor, éti-ca e profissionalismo, norteando-se pela diferenciação tecnológica e pela excelên-cia do corpo clínico”. Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, Joaquim Mira, diretor da Clínica, aborda diferentes patologias oftalmológicas, apresentando, simultane-amente, as abordagens terapêuticas mais inovadoras para o seu tratamento.

Especialização de vanguarda em oftalmologia

Afirmando-se como “agente da ciência e vanguardismo”, a Clínica Oftalmológica J. Mira apresenta-se como uma unidade médico-cirúrgica especializada na área de estudo, tratamento e cirurgia das patolo-gias oculares. “Com uma matriz identitária, onde concorrem fatores de inovação, a instituição conta com instalações adequa-das à prática clínica, concebidas de acordo com os mais elevados padrões de quali-dade, rigor e eficiência, designadamente cinco gabinetes de consulta oftalmológi-ca”, refere o responsável.

Há três gabinetes direcionados para a realização de exames complementares de diagnóstico oftalmológico, benefi-ciando de equipamentos como o OCT (um para o estudo da retina e outro para o estudo da córnea e segmento anterior do olho), angiógrafo, tomógrafos (Galilei, Pentacam, Orbscan), microscopia espe-cular, campos visuais, ecografia ocular, IOL Master, retinografia e paquimetria, entre outros, bem como aparelhos para tratamento por laser, especialmente de doenças da retina e cataratas secun-dárias.

O bloco operatório está vocacionado para a realização da cirurgia por Laser Exci-mer.

Algumas patologias mais frequentes abordadas pela equipa da Clínica Joaquim Mira

Joaquim Mira

Page 3: Saúde&Beleza 14 jan 2015

14-01-2015 | diário as beiras | 3saúde&beleza

Cirurgia oftalmológica atinge excelência na clínica Joaquim Mira em Coimbra

Equipa multidisciplinar

Através de uma equipa multidisciplinar, este projeto assegura o tratamento integrado, afirmando-se em diferentes segmentos da cirurgia oftalmológica, designadamente a cirurgia da catarata, transplante de córnea, descolamento da retina, cirurgia do glaucoma e cirurgia por Laser Excimer (para corrigir a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo).

A Clínica Oftalmológica J. Mira, especializada na área de estudo, tratamento e cirurgia das doenças dos olhos. “So-mos, essencialmente, uma clínica virada para a cirurgia ocular”, nota Joaquim Mira, cirurgião com mais de 25 anos de experiência, que já realizou mais de meia centena de milhar de cirurgias oculares. “A nossa preocupação são as pessoas e a recuperação da visão”.

gicas comuns na sociedade portuguesa.

O glaucoma é uma doença evolutiva. No início, o doen-te não apresenta queixas, não sente dor, ardor ou olho vermelho, mas há perda pro-gressiva e “silenciosa” da vi-são. Numa fase mais avança-da – se esta doença não tiver sido detetada e tratada – o aumento da tensão ocular destrói as fibras do nervo ótico, que começa a ficar es-cavado e pálido. Nesta fase, o doente começa a notar falta de visão, com redução do campo visual, o qual se tor-na tubular. Se não for tratado pode levar à cegueira total para sempre. Esta patologia é frequente, sobretudo, a partir dos 45 anos, razão porque o especialista aconselha a ida regular ao oftalmologis-ta a partir desta idade, para despiste desta e de outras doenças. “Quando já não é possível controlar o glauco-ma com colírios (gotas), as pessoas podem ser operadas na tentativa de evitar a ce-gueira”, observa ainda, acres-centado que efetua a cirurgia ao glaucoma, na maioria das pessoas, com anestesia local sem dor.

A Diabetes Mellitus é uma doença crónica carateriza-da pelo aparecimento de níveis elevados de açúcar no sangue (glicémia). No caso dos doentes diabéticos mal controlados é comum aparecerem lesões na retina que podem levar a cegueira. O doente diabético deve ser

observado com frequência em consulta de oftalmologia. O bom controlo da diabetes (da glicémia e hemoglobi-na glicada) e da obesidade é a única maneira de evitar a progressão da doença na retina e evitar maior perda da visão. Quando a diabetes já tiver atingido os olhos, as lesões podem ser tratadas com laser ou com uma, ou várias, injeções intraocula-res. A cirurgia está indicada em situações de retinopatia avançada com perda da vi-são.

A degenerescência macular relacionada com a idade (DMI) é uma das principais causas de cegueira em pessoas com mais de 60 anos. O seu re-conhecimento e estudo em consultas de oftalmologia e posterior tratamento com injeções intraoculares pode evitar a cegueira nestes do-entes.

Esta doença resulta da for-mação de vasos sanguíne-os anormais (neovasos) na retina macular. Estes vasos sanguíneos perdem sangue/fluidos, o que provoca edema da mácula e, posteriormente, destroem as células da visão, formando uma cicatriz den-sa que causa visão turva, baça e distorcida. Pode evoluir ra-pidamente para a cegueira central com impossibilida-de de ler, distinguir pessoas, ou ver televisão. Para evitar a cegueira, muitos destes doentes, podem beneficiar de tratamento com injeções dentro do olho de anti-VEGF

aplicadas ao longo de vários meses ou anos.

Descolamento do vítreo e da retina (“moscas volantes” e flashes luminosos: é fre-quente as pessoas, a partir da terceira década da vida, começarem a ver pequenas sombras parecidas com mos-cas volantes, ou pequenos fios no campo da sua visão. Estes sintomas são devidos a alterações do vítreo.

O vítreo é um gel transpa-rente que preenche o olho na sua parte posterior, por detrás do cristalino e íris, como se fosse uma gelatina consistente, que serve para almofadar o olho por dentro.

O aparecimento de peque-nas sombras, filamentos e flashes de luz são um sinal de perigo, porque o descola-mento do vítreo pode rasgar a retina, provocar hemorra-gias dentro do olho e levar ao seu descolamento.

Os rasgões na retina podem ser tratados com Laser de Argon para evitar o descola-mento da retina. O descola-mento da retina trata-se com cirurgia, existindo diferen-tes técnicas dependendo de cada caso. Se diagnosticado e tratado nos dias seguin-tes ao diagnóstico, a cirur-gia permite colocar a retina no lugar e recuperar a visão em mais de 90% das pessoas operadas, advertindo para a necessidade de se adotar uma postura preventiva na abordagem das patologias oculares.

A Clínica realiza todo o tipo deexamescomplementares de diagnóstico oftalmológicos

Algumas patologias mais frequentes abordadas pela equipa da Clínica Joaquim Mira

Um dos Lasers Excimer para a cirurgia da miopia

Page 4: Saúde&Beleza 14 jan 2015

diário as beiras | 14-01-2015 4 |

opinião Técnica oriental de relaxamento Ji Ji Du Li

Alerta para epidemiade gripe em janeiro

A taxa de incidência da síndroma gripal, na sema-na de 29 de dezembro a 4 de janeiro (considerada como primeira semana de 2015) foi de 127,7 ca-sos/100 mil habitantes, de acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Neste contexto, a Direção Geral da Saúde (DGS) aler-ta para o facto destes valo-res poderem “indicar o iní-cio do período epidémico”.

Sendo uma doença sazo-nal, em Portugal manifesta-se principalmente durante o Inverno, com um padrão de incidência predominan-te, nos últimos anos, em janeiro e em fevereiro. De acordo com dados reco-lhidos, à data, a atividade gripal em Portugal é alta. A evolução da mortalidade semanal, por “todas as cau-sas”, apresenta, no mesmo período, um acréscimo em relação ao esperado.

Como doença aguda con-tagiosa, causada por um vírus que, na maioria das situações, cura espontane-amente, existem, todavia, grupos mais vulneráveis em que “a gripe pode complicar-se, originar do-ença grave, internamento e, eventualmente, morte”, avisa a DGS em comunica-do.

Os vírus da gripe estão em constante alteração pelo que a imunidade provoca-da pela vacina não é dura-doura: portanto as pessoas com indicação para vaci-

nação devem ser va-cinadas todos os anos. Sendo a melhor forma de prevenir a doença e as suas complicações, também me-didas como a lavagem das mãos e evitamento de con-tacto com pessoas doentes são também importantes no controlo da doença.

A DGS estima que 60% das pessoas com 65 ou mais anos de idade já estejam va-cinadas contra a gripe, mas há ainda um vasto grupo que ainda não está prote-

gido. As pessoas com sin-tomatologia gripal deverão ligar à Saúde 24 (808 24 24 24), evitando deslocar-se diretamente aos serviços de saúde.

De notar, que têm estado em circulação outros vírus, além do vírus da gripe, que originam sintomatologia respiratória, nomeadamen-te Rhinovírus humano.

DR

A prática do Ji Ji Du Li, téc-nica oriental de relaxamen-to, começa a ser adotado na Europa.

Baseado no equilíbrio em apenas uma perna, fazendo o “quatro” com a outra, o desenvolvimento da técnica faz diminuir os índices de cansaço e stresse. No início, já é bom que, com os olhos fechados, se mantenha esta posição durante dez segun-dos. O evoluir do treino per-mitira permanecer nesta po-sição dois minutos.

É uma boa forma de man-ter a qualidade de vida física

e mental no envelhecimen-to. Confere diversos bene-f ícios para a saúde como a diminuição dos níveis de açúcar no sangue, combate a hipertensão, ajustamen-to da coluna e pescoço e redução das condições de desenvolvimento de demên-cia. Especialistas chineses explicam que existem seis meridianos de energia que passam pelos membros in-feriores. A sua prática diária fará com que seu envelheci-mento seja com muito mais saúde e com… um sorriso no rosto.

Mais do que mero fruto de decoração de bolos, a fisális está a assumir-se em Portu-gal como um alimento de excelentes propriedades alimentares. Especialmente rica em vitamina C, com 46 mg por 100g, atinge assim propriedades muito seme-lhantes à da laranja (50 mg/100g). Reúne também excelentes níveis de fósforo e fibras (4,9 g/100 g), bem como de pró-vitamina A, o que identifica desde logo a sua riqueza em carotenói-des.

A quercetina é o compos-to fenólico encontrado em

maior quantidade na fisális. Este fitoquímico tem acção anti-inflamatória, anti-alérgica e anticancerígena, confirmado por diferentes estudos. Em matéria de constituintes bioativos, a fisális oferece uma novida-de, as withanolides. Foram identificados sete witha-nolides na baga fisális com atividades farmacológicas significiativas: antimicro-biana, antitumoral, anti-inflamatória, imunomodu-ladora e hepatoprotetora. As “bagas douradas” colhem-se nos meses de setembro e ou-tubro.

Últimos dados dão

conta de quase 128

casos por 100 mil

habitantes, acima da

média nesta época

As políticas de saúde preferem investir no tratamento das pato-

logias associadas ao excesso de peso, em vez de apostar na prevenção da obesidade com o auxílio de profissionais es-pecializados nos cuidados de saúde primários. Mantém-se também a desresponsabiliza-ção da população portuguesa em ter maus hábitos alimen-tares, ao nível da quantidade e qualidade. Neste aspeto, preocupa-me de sobremanei-ra a falta de noção dos pais na (des) educação alimentar que promovem aos seus filhos. Neste sentido, continuamos a engordar mais, a gastar todos os anos mais dinheiro em suplementos alimentares milagrosos, a gastar mais dinheiro em medicamentos, a aumentar o absentismo no trabalho por problemas de saúde, a diminuir a produtivi-dade da população, a aumen-tar as mortes prematuras e a diminuir a nossa qualidade de vida.É urgente consciencializar-mo-nos que o número de indivíduos com diagnóstico de obesidade, no mundo, já ultrapassou o número de indivíduos desnutridos.Na tentativa de perder peso, muitas vezes com a preocupa-ção de perder em um ou dois meses o peso que adquirimos em 10 anos, recorremos a dietas milagrosas, que na sua maioria são altamente restriti-vas em termos energéticos e de nutrientes essenciais à ma-nutenção de um bom estado de saúde. Algumas delas têm por base a restrição do consu-mo de alimentos como o pão, batata, massa arroz, milho e seus derivados; aumentando o consumo de alimentos como a carne, peixe, ovos e lacticínios. O problema do aumento da ingestão destes alimentos leva a um impacto negativo de todo o ecossistema, uma vez que quanto maior o desenvol-vimento do sector agro-pecuário, maior a utilização de terras para criar zonas de pasto (deflorestação), maior a produção de cereais para a alimentação dos animais, maior consumo de água pelos animais e consequente dimi-nuição da biodiversidade das espécies pela deflorestação e pela sobreexploração dos oceanos.

saúde&beleza

Alimentação sustentável?

Tiago Pinanutricionista

Fisális faz bem à saúde

08-02-2014 | diário as beiras

111 As mulheres, de todas as idades, correm mais riscos de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do que os homens, devendo por isso vigiar a tensão arterial, de acordo com as novas re-comendações da Associação Norte-Americana do Coração.

As mulheres têm também maiores fatores de risco que favorecem os acidentes ce-rebrais, tais como enxaque-cas, depressão, diabetes e arritmia cardíaca, revela a mesma associação.

Os acidentes vasculares cerebrais são a terceira cau-sa de mortalidade entre as mulheres, depois das doen-ças cardíacas e do cancro, doença que é a quinta causa de morte nos homens.

Gravidez e pílula são alguns dos riscos

As mulheres têm riscos es-pecíficos devido à gravidez e à utilização de hormonas, como a pílula contracetiva, sublinha Cheryl Bushnell,

professor adjunto de neu-rologia no Centro Médico Wake Forest, em Winston-Salem (Carolina do Norte, EUA), que preside ao grupo de peritos que elaborou as recomendações publicadas na revista médica Stroke.

Este novo guia insiste na

importância de controlar regularmente a tensão ar-terial, nomeadamente em mulheres jovens, sobretudo antes de tomarem contrace-tivos e de ficarem grávidas.

Os sintomas de um AVC em mulheres são similares aos dos homens: dormência

súbita ou fraqueza do bra-ço, dificuldades em falar ou compreender o que dizem os outros.

Contudo, revelam os auto-res do estudo, os sintomas de um acidente vascular ce-rebral nas mulheres podem ser mais subtis, uma vez que

elas têm mais dificuldades em se expressarem ou esta-rem cientes do seu ambiente.

Um acidente vascular cere-bral ocorre quando uma veia que irriga o cérebro é obstru-ída por um coágulo, causan-do a destruição dos tecidos cerebrais.

111 Quinze novos casos de gripe foram admitidos em unidades de cuidados intensivos, na primeira semana de fevereiro, mais quatro casos do que na se-mana anterior, segundo o Boletim de Vigilância Epi-demiológica da Gripe.

De acordo com o boletim, divulgado na quinta-feira pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, regista-se uma atividade gripal moderada, com uma taxa de incidência da gripe de 68,8 casos por cada cem mil habitantes, menor do que na última semana de janeiro (80,7 casos).

O documento diz que os vírus detetados são seme-lhantes às estirpes que in-tegram a vacina antigripal deste inverno e diz também que não foram detetados vírus influenza resistentes aos antivirais.

“Os 15 laboratórios da Rede Portuguesa de Labo-

ratórios para o Diagnóstico da Gripe notificaram, até à data, 515 casos positivos para o vírus influenza”, se-gundo o boletim, o vírus predominante, ainda que

haja, acrescenta, “um au-mento do número de vírus detetados”.

Até agora, no total, foram notificados pela rede de la-boratórios 1920 casos de

síndrome gripal.Dos 15 novos casos nas

unidades de cuidados in-tensivos (UCI) a maioria não tinha sido vacinada contra a gripe.

“Desde o início da época (outubro de 2013) foram reportados 78 casos de gri-pe nos doentes admitidos nas UCI de vários hospitais. Verificou-se que apenas 2 por cento desses doentes tinham sido vacinados con-tra a gripe e 74 por cento apresentavam doença cró-nica subjacente”, diz o bo-letim ontem divulgado.

| viver | 29 saúde e bem estar

Mulheres correm mais riscosde sofrer AVC que homens

Associação Norte-Americana do Coração recomenda que mulheres vigiem a tensão arterial

No total, foram notificados 1920 casos de síndrome gripal

Quinze novos casos de gripe em cuidados intensivos

Substituição da frutose pela glucose não traz benefícios

111 Investigadores americanos defendem que não há nenhum benef ício no que diz respeito à subs-tituição da frutose, um tipo de açúcar associado à obesi-dade, pela glucose presente nos alimentos processados, refere um estudo publicado na revista “Current Opinion in Lipidology”.

Os investigadores do Hos-pital St. Michael defendem que no caso das porções e das calorias serem man-tidas, a frutose não causa mais danos que a glucose.

Tendo por base os resul-tados de ensaios clínicos anteriores, os investigado-res compararam os efeitos da frutose e glucose contra diversos fatores de risco de saúde. O estudo apurou que o consumo da frutose pode-rá aumentar os níveis de co-lesterol total e triglicerídeos pós-prandiais, um tipo de lípido encontrado no san-gue. Contudo, a frutose não parece afetar, mais do que a glucose, a produção de insu-lina, os níveis de outros lípi-dos na corrente sanguínea ou marcadores da doença do fígado gordo. De facto a frutose até demonstrou ter, comparativamente com a glucose, alguns benefícios relativamente a determina-dos fatores de risco.

Os investigadores verifica-ram que quando estes dois açúcares estão presentes em níveis calóricos semelhantes, a frutose poderá promover de uma forma mais eficaz um peso corporal saudável, níveis de pressão arterial mais adequados e ainda um melhor controlo da glucose.

3891

8

DR

DR

4234

7