revista saúde & beleza - ano 7 - número 41 - dez.2012. jan.2013

72

Upload: saude-beleza

Post on 08-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Revista Saúde & Beleza - Ano 7 - Número 41 - Dez.2012. Jan.2013

TRANSCRIPT

4 - Saúde e Beleza

5Saúde e Beleza -

6 - Saúde e Beleza

ÍNDICEPág 08 - Cirurgia Plástica Coletânea traz reportagens mais lidas sobre cirurgia

plástica

Pág 12 - TendênciasQuando tudo se quebra

Pág 21 - SaúdeSaiba os sintomas do Hipotiroidismo Infantil

Pág 26 - Personal Trainer: Ter ou não

Pág 28 - Saúde e Beleza no Foco Pág 32 - Cabelos: Os compridos podem ser conquis-

tados em poucos minutos com apliques e mega hair Pág 34 - Transformação Pág 38 - Maquiagem de Final de AnoConfira o passo a passo de penteados e maquiagens

para o réveillon!

Pág 44 - Moda CriançaConfira as tendências da moda infantil Primavera/Verão

exclusivamente para as pequenas princesas

Pág 50 - Moda ReveillonO vestido branco é a peça dos tapetes vermelhos de

nossas vidas

Pág 62 - HomenagemAgradecimento especial aos anunciantes, parceiros e

colaboradores

Pág 68 - CardápioBrownie light: pode se deliciar sem culpa

Pág 70 - Crônica

Diretoria: André TakumaElenita Montibeler

Repórter:Raquel de Melo

Projeto gráfico e diagramação: E.M Publicicidade & Publicações MECriação e Arte final: Romulo CastroSugestão de matérias, anúncios e correspondências deverão ser enviadas para: e-mail: [email protected] Tel: (19) 3876-6869 / Nextel: (19) 7811-1201 / 7813-6498

As matérias assinadas são de inteira responsabilidade dos au-tores, não expressam necessariamente a opinião da revista. Os textos, fotos e outros dados que constam nos anúncios são de total responsabilidade dos anunciantesA revista SAÚDE E BELEZA é uma publicação bimestral da E.M Publicicidade & Publicações ME (Todos os direitos reservados) Tiragem: 7.000 exemplaresImpressão: LogPrint Gráfica e Logística S/A

www.saudebeleza.com.br

7Saúde e Beleza -

É tempo de recomeçar! Nesta edição especial de Fim de Ano nossa equipe focalizou um único objetivo: o de acreditar. Nossa homenagem para você, leitor e à todos os parceiros traz um texto contagiante para que todos sintam a igual sintonia que vivemos neste momento. Queremos contagiar e, a partir da crença no futuro, recomeçar pra valer. E a equipe da Saúde e Beleza sabe que o sucesso da revista é só uma questão de trabalho e compromisso e de credibilidade para continuar com entusiasmo.

Claro que podemos chamar esta edição de Especial, afinal, estamos na edição nº 41. São sete anos de trabalho e muito sucesso e as comemorações de Fim de Ano estão chegando! Que delícia! Por isso, este mês trazemos matérias com modelos de vestido para cada ocasião, o boom dos cabelos com apliques e dicas de maquiagem de tirar o fôlego. Tudo isso, rodeado de dicas enviadas também pelos nossos parceiros, que vão desde presentes mais interessantes para o Natal, à moda fashion, tendências de cabelo e make, além, claro de tudo o que acontece na saúde, afinal, ela tem de estar em dia, não é mesmo? Vamos lá? Apro-veite cada sugestão de nossa revista e recomece a reiventar! Por que não?

Editorial

Modelos: Guilherme e JadeCabelo e Maquiagem: Cláudia (Salão Flávio e Cláudia 19. 3876.6949)Roupas / Acessórios: Mil novidades Locação: Supermecado Infanger Unidade Portal (19. 4062.9761)Foto Capa: Santiago Reis Sgarbi (19. 4119-0070 / www.santiagors.com)Tratamento de imagens: Estevan Reis Sgarbi (19. 3886.3724)

BAST

IDOR

ES

Um grande abraço. Elenita Montibeler - Diretora Executiva

Em clima contagiante os primos Guilherme e a pequena Jade encantam nossa capa da edição de fim de ano com muita beleza e ale-gria. Feliz Natal e um Ano Novo surpreendente aos modelos.

“Porque a vida, a vida, a vida, a vida só é possível reinventada”

Cecília Meireles

Cabelo e Maquiagem:Cláudia (Salão Flávio e Cláudia 19. 3876.6949)

Roupas e Acessórios: Della Pra Ella (19. 3886.6421)

8 - Saúde e Beleza

por Raquel de Melo

“Fujam de modismos ou promessas de resulta-dos mirabolantes através de procedimentos míni-mos ou sem riscos. Alguns não têm fundamentos científicos. O fato é: cada pessoa sabe o que a in-comoda e cabe ao cirurgião procurar o equilíbrio físico e emocional para que o paciente se sinta bem com o próprio corpo. Mesmo os pequenos procedimentos como mini-lipo ou mini-lifting são tratamentos cirúrgicos, com seus riscos ineren-tes”. – Dr. Gino Di Domizio.

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plás-tica, com graduação e residência pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e especializa-ção em Cirurgia Plástica Crânio facial pela Sobra-par, dr. Gino se tornou uma referência em nossa região para quem quer enfrentar o bisturi. Um de nossos especialistas consultados para a re-alização das matérias sobre o assunto a Saúde e Beleza traz para a edição de final de ano uma coletânea com as melhores reportagens publica-das na revista. Uma boa hora para pensar sobre a sua plástica!

“A Cirurgia Plástica, principalmente a estética é muito gratificante. Podemos proporcionar melho-ras significativas que repercutem na autoestima das pessoas. Além da felicidade dos pacientes percebo a maneira como se vestem e se compor-tam no pós-operatório refletindo seu bem- estar psíquico e social. Isso é muito gratificante”. – Dr. Gino.

Cirurgia Plástica

Tempo de refletir sobre a cirurgia

plástica

9Saúde e Beleza -

“ “ Dr. Gino Di Domizio

CICATRIZ: É POSSÍVEL ELIMINÁ-LA?Existem dois tipos principais de cicatrizes patológicas: a hipertró-fica e queloidiana. A hipertrófica fica mais espessa que o normal, é limitada à incisão e normalmente é assintomática, ou seja, não causa dor, ardor ou coceiras. Já a queloidiana, além de grossa, tem aspecto nodular, semelhante a um tumor, geralmente foge aos limites da incisão e pode apresentar sintomas incômodos.A remoção cirúrgica está geralmente indicada para cicatriz larga ou ampla. Esta técnica permite a formação de uma cicatriz mais estreita e curta e, consequentemente, menos evidente. Muitas vezes, apenas a mudança na direção da cicatriz permite uma ca-muflagem esteticamente aceitável. A fim de obter melhores resul-tados a ferida cirúrgica é costurada por planos internos e exter-nos. Por vezes, a ferida é fechada sem costura por meio de colas ou fitas cirúrgicas especiais.

BRAÇOS FIRMES DEPOIS DOS 30 ANOS

Conhecido como o “músculo do tchau” o tríceps pode ser fortalecido e delineado. Essa região tende a ficar flácida por vários motivos: idade, quilinhos extras e preguiça. Além disso, a lei da gravidade não ajuda. Mas, esse problema tem solução. Existe a opção por lipoaspiração, cirurgia plástica, exercícios combinados e tratamentos estéticos. Na realidade, o que deve ser avaliado antes é a causa e o grau de flacidez. “Se o músculo está flácido, mas não há excesso de gordura, dá pra recorrer aos exercícios físicos. O ideal é a musculação que trabalha exercícios localizados para esta parte do corpo. Agora, se a flacidez vem acompanhada de excesso de gordura a lipoaspiração é uma boa saída. É indicada para eliminar grande quantidade de gordura lo-calizada e tem um efeito duradouro”, explica Dr. Gino.

Procedimentos para corrigir o volume dos braços

A gordurinha localizada nos braços e eternizada por conta do ‘tchauzinho’ é trauma e reclamação de muitas mulheres. Não importa a quantidade de exercícios e musculação. Muitas mulheres tendem a acumular gordura nessa região e, quando a combinação com dieta não é suficiente para mudar a aparência, a cirurgia plásti-ca pode ser uma boa solução - Dr. Gino

Segundo Dr. Gino existem três maneiras de corrigir o vo-lume dos braços: - se há apenas acúmulo de gordura e o paciente não perdeu peso (ou seja, não há flacidez) é possível somente lipoaspirar. Normal-mente, são pacientes mais jovens;- se, além de volume também há flacidez num grau moderado, além da lipoaspiração é retirada a pele através de um corte que fica restrito à axila, praticamente inaparente; - se há muita flacidez decorrente de grande perda de peso, além da lipoaspiração e do corte na axila é feito um corte na parte inter-na do braço para retirar todo excesso de pele. Isso resulta numa cicatriz que se estende da axila até próximo ao cotovelo e pode ficar visível. A qualidade da cicatriz depende não só da técnica como da pele do paciente.

PLÁSTICA SEM PRESSA

““

A cirurgia plástica não muda a vida de nin-guém. Ela pode devolver a autoestima ao paciente e essa sensação impulsionar uma mudança na vida da pessoa. – dr. Gino“A procura pela cirurgia plástica tem aumentado consideravel-mente nos últimos anos o que inclui um número maior de ado-lescentes e mulheres jovens. Não existe uma idade limite para se fazer uma cirurgia. Porém, é preciso destacar exatamente o tipo de intervenção que o paciente procura para que não se torne um processo desnecessário ou, até mesmo, perigoso” - Dr. Gino.

As operações chamadas de ‘orelhas de abano’ e ‘gineco-mastia (crescimento das mamas em homens), por exemplo, po-dem ser realizadas em adolescentes e até em crianças pequenas. São elas que sugerem aos pais a nos procurar para resolver um problema que, muitas vezes, atinge a autoestima e o convívio so-cial para aquele paciente. Sempre é uma questão de bom senso. Conforme o cirurgião, independente da idade o paciente, depois de se decidir pela cirurgia, tem de passar por uma bateria de exa-mes para termos a certeza de que seu estado de saúde está bem. Isso demanda um tempo em que o paciente pode refletir sobre a cirurgia que deseja realizar, após ter recebido todas informações pelo médico. Dificilmente é feita uma cirurgia as pressas, sem discernimento exato do que se quer, do que se é possível e do verdadeiro objetivo da mudança.

10- Saúde e Beleza

LIPOASPIRAÇÃO E MAMOPLASTIA AINDA SÃO AS MAIS PROCURADAS

“ “Quando fazemos uma plástica temos de levar em conta muitos fatores como, por exemplo, o porte da cirurgia, as condições clínicas da paciente – tudo tem de estar perfeito para se evitar complicações – e o que realmente a incomoda. “Para mim, o principal é saber o que realmente a pessoa gostaria de mudar em seu corpo e daí estu-dar todas as possibilidades – dr. GinoLipoaspiração: tudo em cimaCampeã das cirurgias plásticas - é o procedimento mais feito pe-las brasileiras - a lipoaspiração conquista cada vez mais adeptas. A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico indicado para pes-soas que têm um acúmulo de gordura localizada que não conse-gue eliminar através da combinação de dieta e exercícios físicos. “Ela pode ser considerada um método para retirada de gordura localizada que não diminuem com dieta ou atividades físicas”, afirma o cirurgião. Para saber qual a parte do corpo a ser mexida, dr. Gino alerta sobre critérios decisivos na hora da decisão como

condições mínimas necessárias que devem ser discutidas com o médico. Ainda existe a diferença entre lipoaspiração e lipoes-cultura: na lipoaspiração é retirado a gordura de um determinado local do corpo. Na lipoescultura o médico usa a mesma gordura retirada na lipoaspiração e a enxerta em outro lugar que o pacien-te desejar remodelar ou preencher.

Seios fartos ou com menos volumeMamoplastia é o nome dado à cirurgia plástica feita nas mamas podendo ser de aumento, com o acre´scimo de materiais como o silicone ou de redução, quando o médico retira parte do tecido mamário para reduzir seu volume. . Mamoplastia de aumento: a mamoplastia de aumento é realiza-da com implantes mamários, de silicone ou salinos (soro fisiológi-co) e estes podem ser introduzidos na frente ou atrás do músculo peitoral maior. Os locais por onde se colocam os implantes são: periareolar inferior, sulco inframamário, vertical da mama, axilar e pelo umbigo.. Mamoplastia redutora: consiste basicamente na diminuição ci-rúrgica do volume e peso das mamas diminuindo os sintomas como dor nas costas, peso nos ombros, marcas profundas de soutien e letargia. Existem várias técnicas utilizadas pelo cirur-gião. Vale lembrar que a técnica chamada vertical normalmente é reservada para retirar pequenos volumes das mamas, diminuindo a flacidez e é denominada de mastopexia.

“A escolha do tipo de perfil de prótese de silicone para cada paciente é uma decisão tão importante quanto a escolha do tamanho da prótese, pois é ele que será o responsável pelo formato das no-vas mamas”. – Dr. Gino.

Para aguçar nossa curiosidade sobre o tamanho ideal de prótese mamária para cada mulher o cirurgião plástico explica como se decidir pelo diversos tipos de silicone que enchem nossos olhos na hora de escolher pelo formato e tamanho. E você, sabe qual prótese vai combinar com seu corpo?Prótese perfil baixa: elas têm uma base mais larga e são mais baixas. Portanto, mais indicadas quando se deseja uma maior pro-jeção do colo mamário e pouca projeção para frente. Prótese perfil alta: elas possuem uma base menor e são mais al-tas e, por isso, melhor indicadas quando se deseja maior projeção dos seios para frente sem tanta necessidade de preenchimento do colo mamário. As próteses de silicone de perfil alto são as mais requisitadas pela maioria das pacientes.

Tamanho x PerfilDuas próteses de silicone podem ter o mesmo volume, no entan-to, podem ter perfis diferentes. Um tamanho escolhido para uma paciente não necessariamente é indicado para outra. É funda-mental que a paciente saiba qual foi o perfil da prótese de mama utilizada e qual a marca da prótese de silicone. Por exemplo, exis-te diferença significativa entre uma prótese de silicone de 300 ml de perfil baixo para uma prótese de silicone de 300ml de perfil alto – sem contar as diferenças existentes entre as marcas das próteses utilizadas. Anatômico: a forma chamada de ‘anatômica’ apresenta um perfil ‘em gota’ e é indicada para quem possui mamas com formas e contornos estéticos e o desejo é somente o aumento das ma-mas. Possui projeção frontal menor que as próteses de silicone de perfil alto.

O SILICONE IDEAL PARA SEU CORPO

11Saúde e Beleza -

PLÁSTICA FACIAL - QUANDO FAZER?

“ “Prevenir ainda é o melhor remédio para prolongar a juventude. Mas, se as marcas do tempo já estão visíveis vale a pena in-vestir na cirurgia plástica. O rosto e o pes-coço estão entre as primeiras partes do cor-po a mostrar sinais de envelhecimento. A cirurgia plástica pode reverter pelo menos algumas das marcas deixadas pelo tempo. – dr. GinoCirurgias para rugas e flacidez na pele da face e do pescoço - mas cuja pele ainda tenha um pouco de elasticidade - funcionam melhor em pessoas de 40, 50 e 60 anos (mas também podem funcionar em pacientes de até 80 anos). São recomendadas para pessoas com peso normal e com boa saúde. Pessoas com outros problemas, como coagulação sanguínea, pressão arterial alta e descontrolada e com tendência a formar grandes cicatrizes, de-vem consultar seus médicos antes de decidir fazer uma cirurgia.

Tipos de cirurgia facialAlém da plástica facial tradicional existem outras técnicas que ci-rurgiões plásticos usam para dar uma aparência mais jovem aos pacientes.

MinicirurgiaA minicirurgia plástica facial é uma expressão usada para des-crever procedimentos menos invasivos que usam uma incisão menor e trabalham em uma área pequena do rosto. A cirurgia plástica suave trabalha apenas no terço inferior da face, suavizan-do o pescoço e o queixo duplo. Pelo fato de a área de trabalho ser menor (e, consequentemente, a incisão), essa técnica leva menos tempo do que a tradicional e o tempo de recuperação também é menor.

Cirurgia intermediáriaPara executar a cirurgia plástica intermediária o cirurgião faz inci-sões muito pequenas na linha do cabelo, acima da orelha e tam-bém dentro da boca. Existem também técnicas de plástica facial empregadas em áreas específicas do rosto. Uma plástica nos olhos remove o excesso de gordura e de pele flácida para reduzir pálpebras caídas, ao passo que uma plástica nas sobrancelhas remove os músculos e solta os tecidos na testa para levantar as sobrancelhas e reduzir as linhas de expressão.

Botox®As marcas de expressão que aparecem na face na forma de sul-cos e rugas são provocadas pela ação dos músculos de expres-são que estão abaixo da pele naquela área que, contraídos inú-meras vezes ficam hipertrofiados e com a tonicidade aumentada. O Botox® é uma toxina botulínica que tem uma potente ação. São utilizadas em quantidades extremamente pequenas que não se espalham pelo organismo tendo apenas um efeito local. Ele é injetado por uma agulha muito fina dentro do músculo que está criando as rugas e linhas de expressão. A toxina botulínicatipo A age no músculo bloqueando o impulso nervoso daquela área, resultando no enfraquecimento do músculo. Com o enfraqueci-mento do músculo a pele sobre ele relaxa e então as rugas nessa área se suavizam gradualmente.

PreenchimentoO preenchimento consiste na injeção de substâncias diversas nos sulcos e rugas da face proporcionando ao rosto uma aparência mais jovem. É usado para as rugas nas regiões onde a ação mus-cular é importante e não pode ser abolida com o Botox® - como é o caso do sulco que vai do nariz até o canto da boca. Além disso, as técnicas de preenchimento são também usadas como coadjuvante do Botox® quando as rugas de expressão são muito antigas e já marcaram a pele. O preenchimento é aplicado com microagulhas, muito finas e com mínima dor. Depois da aplicação que dura cerca de 10 minutos o paciente está liberado para voltar às atividades habituais. Recomenda-se evitar atividades vigorosas no dia da aplicação.

LiftingA cirurgia de Lifting facial - que é o levantamento cirúrgico da face - continua sendo amplamente utilizada. O lifting pode ser realizado em toda a face e é utilizado para corrigir a flacidez tanto da face como do pescoço ou apenas na testa, para tratar as ru-gas da testa e elevar a sobrancelha. Flacidez da pele do pescoço, queda da pele sob a mandíbula, sulcos profundos do nariz até a boca, formação de um triângulo de flacidez na maçã do ros-to, flacidez da pele da face, são indicações para o lifting facial completo. Além das rugas da testa e queda da sobrancelha. A idade indicada para a realização do lifting está entre 40 e 80 anos, quando existem alterações mais importantes na flacidez da pele.

BOTOX®, PREENCHIMENTO E LIFTING

12- Saúde e Beleza

UQuando Tudo se QuebraTendências...

Raquel de Melo - jornalista e artista plástica

[email protected]

m dos textos que mais me chama atenção quanto converso ou recebo e-mails dos meus leitores foi a publicada no final do ano passado. Já me disseram que era preciso revê-lo. Atendendo aos pedidos – e não, por preguiça, pois o outro texto está pronto – segue o que disse no ano passado.

Quando tudo se quebra...

Li um artigo de uma psicóloga cujo tema era mais ou menos isso: quando algo se quebra por que tentamos colar? A cola não resiste por muito. O tempo, o lugar errado, o manuseio, tudo fica difícil. Mesmo assim, não queremos nos desfazer do objeto. O certo seria jogá-lo fora e comprarmos outro. Outra forma, uma cor diferente, outro local de exposição. Mas, resistimos até que o remendo vire verdadeiramente um caco.Se pensarmos com a razão por um instante nossa vida passa como um filme pelos nossos olhos. E, sem intenção voluntária, só enxergamos os erros. Cruel. Por mais que existam erros não há como voltar atrás. Foi. Passou. Mas, e os acertos? Dentre nossos momentos nossos acertos também existiram. Como não lembrá-los? É aí que me pego me punindo pelas escolhas erradas e não vejo saída. Escolha é escolha. Ou dá certo ou dá errado. Que tal, então, se começarmos a aceitar os erros e os acertos. Tirar da vida o que valeu e vale a pena. Ao invés de ‘colar’ fazer o novo. Experimentar acertar a partir das experiências que foram negativas. Não há necessidade de errar duas vezes. Se a decisão tomada foi num de-terminado momento – o que é fato – inevitavelmente ninguém pensou em escolher errado. Existia um contexto de vida, de trabalho, social, familiar. Enfim, naquele momento talvez fosse a decisão certa. O resultado pode ter sido atrapalhado. Mas a intenção provavelmen-te foi a melhor. Não há necessidade de esperarmos o Ano Novo para jogar fora o objeto quebrado. Podemos começar agora, um pouquinho por dia. Fácil falar, difícil fazer. Mas,

vale a pena. Vale a pena olhar pra frente. Vale a pena amar ou-tra pessoa. Vale a pena trocar de emprego, mesmo ganhando menos. A felicidade está no bem-estar. O dinheiro vem e vai, vai e vem. O que é material se quebra. O que é de coração se mantém. Nos momentos favoráveis e nos momentos de breu. Hoje, quando olho pra trás, apenas reparo no que não foi legal como instrumento para agir daqui adiante. Nem tão simples, mas nem tão complicado. Cada dia temos essa oportunidade. Cada noite temos a oportunidade de avaliar nosso dia e pon-derar o que foi bom e o que poderíamos ter feito diferente. Assim, cada dia, naquela sensação da manhazinha, de um dia cheio de surpresas é possível nos preparar para trocar nossos objetos colados por algo com cheirinho de novo. Nosso valor está em perceber as oportunidades que vem, e vão.Feliz Ano Novo! Sem remendos...

13Saúde e Beleza -

14- Saúde e Beleza

15Saúde e Beleza -

16- Saúde e Beleza

17Saúde e Beleza -

18- Saúde e Beleza

19Saúde e Beleza -

20- Saúde e Beleza

21Saúde e Beleza -

22- Saúde e Beleza

O Centro Clínico conta com uma equipe de pro�ssionais altamente quali�cados, colocando sua saúde e qualidade de vida sempre em primei-ro lugar!

NA COMPRA DE APARELHO AUDITIVO NESTE MÊS DE DEZEMBRO, A PHONAK ESTÁ PRESENTEANDO VOCÊ COM UM SUPER BÔNUS! APROVEITE PARA ADQUIRIR NOVAS TECNOLOGIAS EM APARELHOS AUDITIVOS, SISTEMAS DE FM E ACESSÓRIOS PHONAK COM ÓTIMOS PREÇOS E CONDIÇÕES DE PAGA-MENTOS! SEU SUPER BÔNUS DE NATAL ESTÁ TE ESPERANDO EM NOSSO CENTRO AUDITIVO. ESSE É NOSSO PRESENTE DE NATAL PARA VOCÊ! Não deixe de nos fazer uma visita, agende um horário, venha conhecer nossos produtos, fazer testes com nossos aparelhos auditivos e sentir o que há de melhor em tecnologia auditiva. OUVIR MELHOR É VIVER MELHOR!

Para agendar ligue : 19- 3826-4501

Oslaine Ap. Lyra ArantesFonoaudióloga • CRFª 13.637• Seleção e Adaptação de Aparelhos Auditivos• Audiologia Clínica • Audiologia Ocupacional (admissional, demissional, exame periódico, exame de retorno ao trabalho) • Gerenciamento Audiológico • Programa de Conservação Auditiva (PCA)

Gabriela TrevisanFonoaudióloga – CRFª 11.797• Especialista em Motricidade Oral;• Fonoaudiologia Estética;• Terapia Fonoaudiológica.

Fonoaudióloga – CRFª 16.549• Especialista em Audiologia • Audiologia Clínica (Audiometria, Imitanciometria) • Audiologia Ocupacional;• Gerenciamento Audiológico• Programa de Conservação Auditiva (PCA)• Emissões Otoacústicas;• Processamento Auditivo;• Treinamento Auditivo Formal.

Gabriela Comuni Tordin

• Cirurgiã Dentista – CROSP 76.465• Clínica Geral; • Prótese;• Clareamento a Laser e caseiro em dentes vitalizados e desvitalizados;• Laserterapia e outros.• 19- 3886-4631 / 19- 9761-1820

Dra. Juliana Pires da Costa

Vinhedo/SP - Fone: (19) 3826-4501Rua Vicente Rotella, 189 - Jardim Santa Rosa

Atendimento especial a pacientes diabéticos, hipertensos, ansiosos, oncológicos, acamados, dentre outras patologias.

23Saúde e Beleza -

Cristiane Serafim e Arte & Estética SPA

Cristiane Serafim e Arte & Estética SPA

ÇÃO OM

OR

P

DE VERÃO

by Cristiane Serafim

DERMATOLOGIA ESTÉTICA

arte e estéticas p a d a y&&

Rua Odair Rotella, 259 - Vila Planalto - Vinhedo - SP (No espaço Rafah)Fones: (19) 3826 4646 - 3836 3839 - 3886 2444 - ramal 219

www.espacorafah.com.brFaceBook: Arte & Estética (click curtir)

ww

w.m

unho

zdes

ign.

com

Ainda na cera e na lâmina?faça a perna inteira e ganhe a virilha simples! Light Sheer Duet

Depilação definitiva,

OUTROS PROCEDIMENTOS

- Massagem Modeladora- Drenagem Linfática- Peeling de Diamante- Eletrolipolise- Eletrolifting- Endermologia- Corrente Russa- Termoterapia

- Rejuvenescimento e Clareamento Facial- Rugas- Estrias- Gordura Localizada- Celulite- Flacidez- Pré e Pós Operatório de Cirurgias Plásticas- Limpeza de Pele

1

Radiofrequencia (hooke) Rejuvenescimento, lifting sem cirurgia, flacidez cutânea, celulite, atenuação de rugas e linhas de expressão (facial e corporal). Pacote com 8 Radiofrequencia ganhe 3 de Carboxiterapia

ÃOÇOM

OR

P 4

Barriga dos sonhos em tempo recorde: PowerShape o melhor tratamento para gordura localizada, flacidez e celulite. Faça 6 sessões de PowerShape e ganhe 1 Drenagem Linfática

ÃOÇOM

OR

P 3

Acabe com as celulites e estrias e fique linda para o verão - faça 10 sessões de Carboxiterapia e ganhe 4 modeladorasNão fuja do biquini!

ÃOÇOM

OR

P 2

ÃOÇOM

OR

P

24- Saúde e Beleza

25Saúde e Beleza -

26- Saúde e Beleza

Q

SAÚDE

A Importância do Personal Trainer

uem já tem seu¨PERSONAL TRAINER¨, ou pro-fessor particular, não quer mais saber das aulas padronizadas.O serviço deste Educador Físico particular veio abrir caminho para um novo mercado de trabalho que faltava na área da saúde, apesar de ser para algumas pessoas um trabalho direcionado apenas

para aqueles compulsivos por saúde! Uma mentira, e vamos sa-ber a razão! Na atualidade, devido a maior evolução da medicina e a ampliação das redes de comunicação, as pessoas felizmente en-xergam o exercício não só como um caminho para a beleza física, mas principalmente, como uma porta para a saúde e longevidade. O trabalho do Personal não deve ficar limitado a ênfase na aparên-cia, pelo contrário , ele deve ficar em posição de destaque por ser alguém em quem o cliente poderá confiar seu corpo e vida para um trabalho de prevenção de doenças e resgate individual da pró-pria saúde física e mental. E ele terá formação e competência para fazê-lo. Mesmo sabendo, que praticando exercícios físicos e fazendo uso de uma dieta adequada, o exercício ainda parece algo crítico para o indivíduo. Ensinar o mecanismo do ganho ou perda de gordura e mudanças de hábito na vida cotidiana dos in-divíduos são mais algumas das funções do PERSONAL TRAINER. Mesmo sendo avisados pelos médicos e pela mídia do perigo do excesso de peso e certos hábitos de vida e na dieta e que um bom programa de exercícios e boa alimentação podem reverter todo este processo, os consultórios parecem ainda es-tar abarrotados de pessoas sofrendo do mesmo mal do século, doenças desenvolvidas pela obesidade. Diante de um quadro ca-ótico onde os indivíduos parecem entender mas não como fazer e ainda a insegurança de onde buscar ajuda, surge a pessoa do PERSONAL TRAINER. Esta função especial do Educador Físico deve ser encarada com muita seriedade.

Os principais diferenciais na contratação desse profissional são:- O atendimento e acompanhamento individualizado.- Maior atenção na supervisão e correção dos exercícios.- Possibilidade de variação de modalidades e atividades de exer-cícios.- Comodidade na escolha e variações de locais para execução das aulas.- Escolha de horários compatíveis com a disponibilidade e rotina diária do Cliente.- Elaboração de programas com objetividade e eficiência, aten-dendo às expectativas do cliente e sua individualidade biológica.- Maior motivação causada pela presença do Personal para os dias de indisposição e falta de vontade para exercitar-se.

Portanto anime-se!

Procure um professor com qualificação, competência e veja os resultados.

Venha cuidar de sua saúde na Field Academia.Ricardo J. Ifanger – Personal Trainer – cref. 025245-G/SP

27Saúde e Beleza -

28- Saúde e Beleza

29Saúde e Beleza -

30- Saúde e Beleza

31Saúde e Beleza -

32- Saúde e Beleza

Cabelos ao vento também nas festas

CUIDADOS

egundo os experts os cabelos crescem em mé-dia um centímetro por mês. Quem estiver pen-sando em deixar os cabelos crescerem a ma-neira mais indicada de estimular o crescimento das madeixas é com hidratação. Além do tra-tamento, a alimentação é fundamental para o

processo de crescimento dos fios. Para aquelas que querem cabelos compridos de maneira imediata aproveite as dicas da Saúde e Beleza e solte os cabelos ao vento.

ApliquesPara as apressadas de plantão o indicado é utilizar apliques com telas de cabelo e presilhas pequenas conhecidas como presilhas tique-taque. A alternativa pode ser encontrada em duas opções de fios: naturais e artificiais. A aplicação é prática e pode ser feita em casa. Para aplicar o acessório é preciso separar os cabelos em linhas horizontais e encai-xar a tela. O método não exige manutenção e tampouco é permanente. Caso seja feito com cabelos naturais, o aplique ganha um aspecto real e pode até ser tingido para ficar no tom próximo a cor dos fios de quem aplica.

Mega hairAté os cabelos estilo ‘joãozinho’ têm solução: para estes cabelos o implante de mega hair. Nestes casos, é preciso estar atento ao alinhamento, além de ter cuidado com a es-pessura e proporção dos fios que estão sendo colocados. Os cabelos implantados não podem ser muito mais pesa-dos que seu fio natural, pois isto pode causar quebra dos fios. O mega hair é um procedimento químico no qual são implantados fios naturais próximos à raiz dos cabelos. Por isso, se os cabelos não estiverem hidratados e saudáveis, o procedimento pode causar danos aos fios. De acordo com os especialistas, pessoas com cabelos danificados devem fazer um tratamento capilar antes de encarar o mega hair. A técnica é indicada para quem quer deixar os cabelos maio-res por mais tempo.

Cabelos para o verão 2013A aposta para o verão são os cabelos médios, aqueles na altura dos ombros. O cabelo foi tendência no inverno e pro-mete continuar em alta no verão do Brasil.

Por Raquel de Melo

SCabelos compridos em pouco tempo parece algo impossí-vel para quem aderiu à moda dos cabelos curtinhos. Se a vontade de alongar os cabelos for grande a solução pode ser mais simples do que apenas esperar a ação da natureza.

33Saúde e Beleza -

34- Saúde e Beleza

35Saúde e Beleza -

36- Saúde e Beleza

Endereço: Rua Nove de julho, 61, Centro, Vinhedo - Telefone: 19 - 3826-2771

37Saúde e Beleza -

Endereço: Rua Nove de julho, 61, Centro, Vinhedo - Telefone: 19 - 3826-2771

38- Saúde e Beleza

MAKE E CABELO

Cabelo e maquiagem: arrase na produção!

Por Raquel de Melo

É fato que escolher antecipadamente o que irá vestir na comemora-ção da especial data de Ano Novo é super importante para começar o próximo ano com o pé direito. Entretanto, para arrematar o visual, é necessário caprichar na escolha de maquiagens e penteados apro-priados para cada tipo de festa de virada de ano e assim, criar looks de destaque para a comemoração. Confira as dicas:

Réveillon na praia

PenteadoA dica é optar por penteados com um aspecto mais despojado que, além de ser a cara do verão, são ideais tanto para o dia quanto para a noite. Portanto, se deseja um cabelo bem solto e levemente bagunçado a opção pode ser uma trança lateral.MaquiagemSe o tradicional look para comemorar o réveillon é totalmente branco, por que não ousar nas cores? Olho esfumado também pode ser colorido, mas se prefere um olhar mais discreto, vale utilizar tons de dourado e prata. Confira como fazer uma maquiagem colorida esfumada para o réveillon na praia:1º passo: após corrigir a pele utilize o curvex para cílios;2º passo: antes de passar a sombra aplique a máscara de cílios na pál-pebra superior;3º passo: aplique a sombra laranja com um pincel próprio para esfumar, de preferência cerdas macias. Comece pela pálpebra móvel e vá até um pouco além do côncavo;4º passo: por fim, esfume com intensidade para não deixar marcado.

Réveillon sofisticado

PenteadoA dica é optar por penteados de maior elaboração, com aspecto mais elegante. Uma delas é apostar em penteados clássicos, adicionando a eles um toque diferente como o uso de apliques. O tradicional rabo de cavalo, por exemplo, pode adquirir uma aparência sofisticada por meio de uma releitura distinta. MaquiagemO delineador, um clássico da beleza feminina, pode garantir uma maquia-gem super elegante para a virada do ano. Unido ao dourado, que é tradi-cional nas festas de Ano Novo e é super fácil de combinar com diferentes looks, pode criar um make cheio de elegância para um réveillon mais re-quintado. Confira o passo a passo:1º passo: utilize base e corretivo de acordo com o tom de sua pele a fim de corrigir as imperfeições;2º passo: aplique a sombra dourada na pálpebra móvel;3º passo: com a utilização de um pincel chato, marque o côncavo com uma sombra marrom a fim de dar profundidade ao olhar;4º passo: no canto externo do olho aplique uma sombra preta e esfume com o uso de um pincel;5º passo: ainda com a sombra preta, faça um contorno próximo aos cílios inferiores. Não se esqueça de esfumar;6º passo: utilize a sombra dourada para aplicar no canto interno do olho, a fim de proporcionar luminosidade ao olhar;7º passo: trace todo o olho com delineador, deixando o risco acentuado na ponta. Dê uma leve esfumaçada na parte inferior do olho;8º passo: aplique várias camadas de máscara para cílios a fim de dar volume;9º passo: utilize um blush bronze nas maçãs do rosto;10º passo: finalize com um batom discreto ou brilho.

39Saúde e Beleza -

40- Saúde e Beleza

41Saúde e Beleza -

42- Saúde e Beleza

43Saúde e Beleza -

44- Saúde e Beleza

ESPECIAL MODA CRIANÇA

Azul e Verde dão o tom do Natal!

Por Raquel de Melo

O oceano inspira a moda em tons de azul e ver-de, assim como uma vibrante cartela com tonali-dades de coral, rosa, tangerina e clorofila. Nessa temática, as roupas reproduzem as texturas das criaturas do mar e trazem detalhes gráficos e tri-bais da África.

Brisa do marAs praias e o estilo surfista são a base do look com estam-pas florais vindas das camisas havaianas. Saias de cintura alta, macacões, calças estilo capri e versões mais curtas vêm em uma gama de cores como fúcsia, alaranjado, verde limão, água-marinha e turquesa.

Safári na cidadeO look safári é um clássico do mundo adulto e chegou no formato infantil com tons de marrom terra e cinza. As lis-tras, padrões étnicos, bermudas, túnicas curtas e calças de jogging trazem conforto, enquanto vestidos de inspiração Saara em tecidos leves e frescos se apresentam com deta-lhes fluorescentes e acessórios brilhantes.

FeirinhaPeças artesanais inspiram o uso de materiais finos artisti-camente adaptados. Cortes clássicos tornam em vestidos de cambraia com detalhes de renda, babados e crochê, fornecendo um guarda-roupa romântico para as meninas. A moda para ocasiões especiais inclui vestidos de malha e boleros com grandes laços, flores e detalhes feitos à mão.

45Saúde e Beleza -

46- Saúde e Beleza

47Saúde e Beleza -

48- Saúde e Beleza

49Saúde e Beleza -

50- Saúde e Beleza

MODA FINAL DE ANO

Branco, que te quero branco

Por Raquel de Melo

Quando se pensa em um vestido branco, longo vem à cabe-ça a imagem de uma peça longa, rica em detalhes, sendo usada por uma noiva no centro de um altar ou por mulheres numa festa de réveillon. E esta é a chave para acertar no look de fim de ano. O vestido branco pode ser considerado o novo “pretinho básico”, pois além de ser uma peça su-per versátil para produzir as mais diversas combinações ela também pode ser utilizado em diversos eventos. Entretan-to, para arrematar o visual, é necessário caprichar na esco-lha de maquiagens e penteados apropriados para cada tipo de festa de virada de ano e assim, criar looks de destaque para a comemoração. Confira as dicas:

Tipos de tecidosAlém do modelo escolhido para determinado evento (seja longo ou curto) a diferenciação de um vestido branco para o outro fica por conta do material em que a peça é confeccionada, os de-talhes adicionados ao modelo e a coordenação dos acessórios. Cada um desses pontos é capaz de individualizar qualquer look, reafirmando a versatilidade que o vestido branco possui.

AcessóriosMesmo possuindo modelos charmosos o vestido branco neces-sita de adornos mais elaborados e o uso de acessórios é quase obrigatório para as produções com a peça, sejam eles bolsas, pul-seiras, brincos, colares ou até mesmo chapéus, como por exem-plo, o modelo panamá. Dessa forma, o conjunto de elementos enriquece o look e torna a peça muito mais atraente.

ElegânciaPara as produções mais elegantes em que a opção é um vestido branco longo alguns detalhes devem ser observados para que o look não fique com cara de noiva. Uma delas é ousar em modelos com recortes diferenciados, sejam eles fendas, decotes frontais ou nas costas, tendo ou não aplicações de materiais como pe-drarias. Além disso, a escolha correta dos acessórios configura o mesmo intuito das produções casuais, priorizando o uso de bra-celetes mais refinados, clutches e brincos poderosos. Os sapatos tanto podem ser brancos quando coloridos. Nesse último caso, deve-se coordená-lo com o tom utilizado nos acessórios, evitando um excesso de informações desnecessárias.

Puro brancoOutro ponto que se deve levar em consideração é que o vesti-do puramente branco não valoriza todas as mulheres. Peças com aplicações de bordados ou pedrarias em outro tom como pre-to, dourado ou bronze, valorizam as pessoas com pele alva. Para quem tem o corpo plus size deve escolher seu modelo de vestido branco com muita atenção, pois o tom da peça pode acentuar detalhes e curvas que necessitavam ser amenizados.

51Saúde e Beleza -

52- Saúde e Beleza

53Saúde e Beleza -

54- Saúde e Beleza

55Saúde e Beleza -

56- Saúde e Beleza

57Saúde e Beleza -

58- Saúde e Beleza

59Saúde e Beleza -

60- Saúde e Beleza

61Saúde e Beleza -

62- Saúde e Beleza

63Saúde e Beleza -

64- Saúde e Beleza

65Saúde e Beleza -

66- Saúde e Beleza

67Saúde e Beleza -

68- Saúde e Beleza

CARDÁPIO ESPECIAL

Brownie light: delicie-se sem culpa

Preparo: Rápido (até 30 minutos)Rendimento: 10 porçõesDificuldade: FácilCategoria: BoloCalorias: 137 por porção

Ingredientes

. 100 g de margarina light

. 4 colheres (sopa) de cacau em pó

. 1 xícara (chá) de queijo tipo cottage

. 1 gema

. 3 claras

. 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

. 1/2 xícara (chá) de adoçante para forno e fogão

. 1 colher (chá) de essência de baunilha

. 1 colher (sopa) de nozes picadas

Brownie light: deliciosos e mais levePor Raquel de Melo

As festas de fim de ano são deliciosas, porém a preocupação com os quilinhos a mais sempre nos perseguem. Afinal, logo o Ano Novo se apresenta e ninguém quer ficar fora de forma. Para manter os quilinhos no lugar certo a Saúde e Beleza preparou um cardápio com sobremesa light para ajudar para saborear sem culpa!

Modo de preparo

1. Ponha na batedeira a margarina light, o cacau em pó, o queijo, a gema, as claras e o adoçante e bata bem por dois minutos.

2. Transfira para uma tigela e adicione a farinha, a baunilha e as nozes.

3. Mexa e despeje em uma fôrma untada e enfarinhada. Asse em forno médio pré-aquecido.

Dica: não asse demais o bolo para não ficar seco. Retire-o do forno quando estiver firme.

69Saúde e Beleza -

70- Saúde e Beleza

Wabi Sabi, a arte da imperfeição

José Antônio Zechin é Escritor

uase intraduzível, esta expressão criada pe-los japoneses por volta do século XV define a beleza que existe nas coisas imperfeitas e incompletas. Num sentido mais amplo, sig-nifica uma maneira de se olhar a vida com simplicidade e aceitação da realidade. Ou seja, as coisas são como são, e pronto! Ten-te melhorá-las, mas tire delas o que melhor

puder. Para tanto, o Wabi Sabi reconhece três realidades bastante simples: 1) Nada dura (todas as coisas são impermanentes); 2) Nada está acabado (todas as coisas são incompletas); 3) Nada é perfeito (todas as coisas são imperfeitas). Por mais melancólico e angustiante que possa ser, precisamos reconhecer que a vida é passageira, que somos apenas uma experiência, seres imperfeitos sempre em busca da inatingível perfeição. Um caminhar infinito. A vida e a natureza não deixam de ser mais belas por nossas imperfeições e incompletudes. Pelo contrário, nossos defeitos servem para criar uma cons-ciência sobre os nossos limites. Um sintético pensamento do escritor e fotógrafo Jamie Brisick é suficiente para resumir porque precisa-mos aceitar a imperfeição: “Existe uma rachadura, uma rachadura em tudo. E é assim que a luz consegue entrar”. Ou seja, só podemos melhorar a partir do reconhecimento das nossas fraquezas, dos nos-sos limites, das nossas rachaduras. Não sei se você sabe, mas os dia-mantes são imperfeitos. Tentou-se criar em laboratório um diamante perfeito, mas não se conseguiu porque foi impossível reproduzir a imperfeição do diamante na natureza. No livro “The Art of Imperfection”, a autora Véronique Vien-ne fala das formas de perceber a beleza que se esconde nas frestas do mundo perfeito que tentamos, sempre em vão, construir para nós: “Passamos muito tempo tentando caber nas molduras que inventa-mos para nós. Isso quando escapamos de tentar vestir à força as expectativas que outros criam para nós”. Não sei se ficou suficien-temente claro, mas você se sente tentando se encaixar num quadro que criam para você? Tenta caber numa roupa que não lhe cabe? Ten-ta se moldar à expectativa que “os outros” têm sobre você? Confesso que às vezes isso acontece comigo. Então, dou conta da minha im-perfeição e tento mudar. Sempre com muita dificuldade, porque é difícil mesmo aceitar o inevitável. Procuro perceber o que não con-seguia olhar de forma natural, os detalhes escondidos, os segredos não revelados. Pro-curo lembrar-me da efemeridade das coisas e da minha própria mortalidade. Procuro uma árvore qualquer para chacoalhar e deixar cair as flores e folhas. Procuro deixar a luz pene-trar nas minhas rachaduras humanas.

Q

“Um jovem chamado Sen no Rikiyu queria aprender os com-plicados rituais da Cerimônia do Chá. E foi procurar o gran-de mestre Takeno Joo. Para testar o rapaz, o mestre mandou que ele varresse o jardim. Rikiyu lançou-se ao trabalho feliz. Limpou o jardim até que não restasse nem uma folhinha fora do lugar. Ao terminar, examinou cuidadosamente o que tinha feito: o jardim perfeito, impecável, cada centímetro de areia imaculadamente varrido, cada pedra no lugar, todas as plan-tas caprichadamente ajeitadas. E então, antes de apresentar o resultado ao mestre, Rikiyu chacoalhou o tronco de uma cerejeira e fez caírem algumas flores que se espalharam dis-plicentes pelo chão. Mestre Joo, impressionado, admitiu o jo-vem no seu mosteiro. Rikiyu virou um grande Mestre do Chá e, desde então, é reverenciado como aquele que entendeu a essência do conceito de wabi sabi: a arte da imperfeição.”

71Saúde e Beleza -

ANUNCIO 205X275MM.indd 1 28/11/12 11:15