saude

68
209 _cult 212 Vida Saudável Anna Baeta Acima de tudo, mulher! Bem Cult Esporte,saúde, qualidade de vida e comportamento parte integrante da revista Cult edição de setembro 2014. www.netcult.com.br 218 222 Esporte Uberlândia 10 milhas 236 Qualidade de Vida Cirurgia Bariátrica Hobby Esportes Náuticos 246 Comportamento Etiqueta na Academia

Upload: revista-cult

Post on 05-Apr-2016

225 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Saude

209

_cult

212

VidaSaudávelAnna BaetaAcima de tudo, mulher!

Bem Cult Esporte,saúde, qualidade de vida e comportamento parte integrante da revista Cult edição de setembro 2014.www.netcult.com.br

218222 Esporte

Uberlândia 10 milhas

236 Qualidade de VidaCirurgia Bariátrica

HobbyEsportes Náuticos

246 ComportamentoEtiqueta na Academia

Page 2: Saude

210

_cult

para alugar e vender

para alugar e vender

para o seu negócio

440

320

130

CASAS

APARTAMENTOS

LOCAIS

MAIS DE 890OPÇÕES DE IMÓVEIS

arantesimoveis.com

NOVO SITENOVO SITEMais Moderno e CompletoMais Moderno e Completo

www.

Page 3: Saude

211

_cult

Bem Cult editorial

Bem-estar e qualidade de vida! Nesta edição, você confere várias matérias sobre vida saudável, uma das maiores preocupações das pessoas hoje em dia. Qualidade de vida é o tema deste Suplemento, com assuntos relacionados a esporte e bem-estar, uma busca constante da sociedade para viver com equilíbrio e tranquilidade. É de extrema importância a prática de atividades físicas e, para isso, não é necessário ser um atleta, mas, sim, ter iniciativa e sair do sedentarismo. Para um dia produtivo é necessário ter um planejamento quanto à prática de atividades físicas, pensamentos positivos diante das adversidades e uma alimentação correta. A partir desses resultados, tudo flui com naturalidade. Por isso, abordamos nos conteúdos deste Suplemento, matérias sobre qualidade de vida, buscando integrar nossos leitores ao universo leve e descontraído da geração saúde, pois os benefícios proporcionados pelo esporte são fisiológicos, psicológicos e sociais. Aproveite o conteúdo do Suplemento, trace uma rotina saudável e tenha muito mais qualidade de vida.

Célio CardosoDiretor - Revista Cult

colunista de esporte Edson Neto, Beto Gussoni, Luciano Moraes, Bruna Barcelos, Alexandre Fernandes, Mônica Cunha, Anita Godoy, Cindy Freitas, Cássia Freitas e Résia Morais. editora de moda Carina Alencar consultores de mídia Hedi Lamar Albino, Dênia Mota, Alessandra Beatriz, Virgínia Frezza, Lu Facury, Guiomar Lacerda e Lena Marques fotógrafos colaboradores Kaká fotografias, Mauro Marques, Leandro Souza Estúdio e Santelmo Souto fotos conceito www.dreamstime.com e www.sxc.hu.com tratamento de imagens Jairo Santos representante São Paulo e Brasília - Essiê Publicidade e Comunicação.

Os anúncios, artigos e imagens publicados e assinados são de responsabilidade de seus autores. É expressamente proibido a reprodução, parcial ou total, sem autorização prévia dos seus autores. O conteúdo editorial desta edição não reflete necessariamente a opinião da revista.

Av. Francisco Galassi, 990 - Salas 1/234 3219 7949 - Bairro Morada da ColinaUberlândia - MG - CEP 38411-120

conselho editorial: Célio Cardoso, Cássia Lacerda e Chico Lúciowww.netcult.com.br

Expediente

Page 4: Saude

212

_cult

Joias Albertino PedrosaRoupa academia Emporium Fitness

Personal Aurélio FreitasRoupas Jhon Jhon

Cabelo e maquiagem Vinícius OliveiraLocação All Vita e Cajubá Country Clube

Editora de moda Carina Alencar

Bem Cult publi editorial

Fotos, Mauro Marques

Anna Baeta. Acimade tudo, mulher!

Esposa, mãe, empresária e pedagoga, por consequência, dona de uma rotina exaustiva e pouco saudável. Este poderia ser o conceito ideal e nada surpreendente para descrever Anna Baeta, uma mulher de múltiplas funções, que com mais de 40 anos, precisa conciliar a vida de esposa, de mãe (filha de 18 anos), de pedagoga e empresária, e ainda ter tempo para cumprir uma extensa agenda social. Mas não, o conceito inicial poderia descrever qualquer outra mulher, mas não se aplica a Anna Baeta. Ela, apesar de assumir todas as funções típicas de boa parte das mulheres do século XXI, consegue estar acima do padrão e manter uma vida saudável. Para isso, investiu em atividades que elevam a autoestima, a começar pela prática de exercícios físicos que contribuem para sua boa forma. Porém, ela avisa, engana quem pensa ser fácil manter a sua rotina. É preciso uma mudança drástica de atitude, como ela fez há alguns anos e cujos resultados fizeram dela fonte de inspiração para amigas e outras pessoas, que a abordam frequentemente, buscando saber onde ela encontra tanta energia e o que faz para manter a boa forma física e a felicidade que vive estampada em seu rosto. Por conta dessas abordagens, Anna Baeta decidiu criar o blog www.annabaeta.com.br, para dividir o máximo possível as suas experiências de vida. Confira aqui, um pingue-pongue com Anna Baeta.

Page 5: Saude

213

_cult

Por que um blog? Ou melhor, seria um hobby?Até então, na verdade, nunca me passou pela cabeça montar um blog. A ideia surgiu a partir do momento em que passei a ser abordada por amigas e outras pessoas do meu relacionamento, pedindo conselhos e dicas de como eu faço - e o que faço - para estar sempre com minha autoestima em alta, o meu corpo sadio e ainda manter a harmonia nas minhas relações familiar, social e profissional. Confesso ser uma pessoa alegre, positiva e que faço o máximo possível para estar sempre de bem com a vida. Diante disso, é que me veio a ideia de montar um blog, afinal, estamos em plena era digital, e esse (o blog) surge como excelente e fácil canal de comunicação que me permite dividir com as pessoas as minhas experiências de vida, que confesso serem muitas. Acredito que isso será mais uma experiência fantástica em minha vida.

Você é uma pessoa já na faixa dos 40 anos e que aparenta estar, digamos, com tudo em cima: corpo, mente e relações sociais. Afinal, qual é a sua rotina?Em primeiro lugar, o que torna uma mulher bonita é ela saber valorizar os pontos fortes e se dar bem consigo mesma, porque a beleza interior reflete na beleza exterior. Eu sou assim. Em segundo lugar, sigo a velha máxima que diz “corpo são, mente sã”. Diante disso, procuro me alimentar bem, malhar muito. Também estou sempre atenta a tudo, todo conhecimento é válido e bem-vindo.

Explique melhor.Sobre a minha rotina (risos), vamos lá. Acordo cedo e aproveito as primeiras horas como se fossem elas as responsáveis pelo compasso das horas seguintes até o final do dia. O despertar, normalmente ocorre diariamente por volta das 6h30. Tomo um bom banho, seguido de um bom café, quando aproveito para planejar o dia. Sobre o meu desjejum, começo com um suco verde para desintoxicar o corpo e somente uns 30 minutos depois é que parto para o café propriamente dito, por volta das 7h30, que inclui sempre alguma fruta. Enquanto isso, medito sobre tudo o que tenho para fazer no dia. Isso evita estresse, o que pode nos tirar do foco e que ocorre somente quando não planejamos o que temos a fazer. Após o café, dedico um tempo para a família e, às 10h, sigo para a academia, que é o lugar onde encontrei estímulo para dar conta da minha rotina e manter o meu bem-estar, não somente pela estética, mas também porque sei que é preciso estar bem comigo mesma para ter uma boa relação com as pessoas do meu cotidiano. Após a academia, é hora de dedicar o restante da manhã ao trabalho, de casa mesmo, despachando alguns serviços. Com relação ao almoço, procuro ao máximo estar sempre em companhia da família. Sinto um prazer enorme em degustar bem o que como e, paralelamente, conversar com meu esposo e filha. Sinto prazer nisso. Depois, à tarde, das 13h30 às 18h30, o foco é de novo o trabalho, que hoje já encaro com mais disposição, por causa da rotina na academia. A minha boa forma física

Page 6: Saude

214

_cult

contribui muito para superar o cansaço do trabalho e parece me estimular mais a conquistar o que preciso. Enfim, tenho certeza de que os exercícios físicos, aliados a uma boa alimentação, ajudam muito na concentração e a me manter no foco das minhas obrigações. A minha boa forma determina a disposição com que, depois do trabalho, ainda encaro os compromissos sociais que possam surgir e, finalmente, voltar para casa e ter ânimo suficiente para finalizar o dia curtindo bem a família.

Por tudo o que disse, tem que haver algum segredo para tanta determinação. Qual seria ele?Disciplina, força de vontade e ser apaixonada pela vida. Acredito que o ‘upgrade’ na minha vida foi a academia. No começo não foi fácil, pensei em desistir várias vezes, mas sempre existia uma voz interna pedindo para não parar. Imagina, ser esposa, mãe (filha na adolescência demanda mais atenção), trabalhar boa parte do dia, estar em dia com compromissos sociais e ainda encontrar tempo para cuidar do corpo? Daí, busquei inspiração em outras pessoas que conseguiram com muito esforço e dedicação alcançar seus objetivos. Como preguiça nunca fez parte do meu vocabulário, foi preciso então adotar alguns hábitos, a começar por uma alimentação mais saudável e uma pontualidade britânica na academia, obviamente, sempre sob orientação profissional. Esses dois fatores, juntos, foram preponderantes para me dar mais estímulo no dia a dia e ainda contribuíram para minha melhor saúde física e mental.

O que as pessoas vão encontrar no seu blog?Em primeiro lugar, quero deixar claro que o meu alvo são as mulheres com mais de 30 anos e que, assim como eu, precisam se manter ativas perante uma rotina exaustiva de vida, conciliando casamento, filhos, trabalho e vida social, mas em

abrir mão do bem-estar físico e mental. Foi de tanto ser abordada por pessoas pedindo conselhos que decidi montar o meu blog. Por isso, resolvi transferir para lá boa parte da minha experiência de vida. Quero conter nesse espaço um conteúdo relevante e interessante ao universo feminino. Além da minha participação, meu blog terá ainda opiniões e orientações de profissionais da saúde e outros que estejam relacionados com atividades que têm a ver com o bem-estar das pessoas. Também haverá espaço para participação de pessoas que têm experiências de vida parecidas com as minhas e que possam agregar valor ao blog. Portanto, assuntos ligados à alimentação, esporte, moda, turismo, astrologia, trabalho, tecnologia, lazer, saúde, família e sexo, entre outros, serão presença certa no blog.

Qual o recado que você deixa para todas as mulheres que admiram e apoiam seu esforço e pedem seus conselhos?Não é um recado, é um agradecimento. Muito obrigada por me acompanharem. Vocês também servem de motivação diária para mim. E se posso dar mesmo um conselho, sugiro a quem me acompanha, ou vier a me seguir no blog, que procurem sempre ser a melhor versão de si mesmas, em qualquer área, seja na vida profissional, familiar, ou até mesmo numa academia. Só quem planeja e batalha por um ideal pode um dia chegar ao sucesso.

Bem Cult publi editorial

Page 7: Saude

215

_cult

Page 8: Saude

216

_cult

Bem Cult publi editorial

Fotos, Mauro Marques

Uberlândia acaba de ganhar um novo espaço para pessoas com estilo de vida saudável. É o All Vita - projetado com o que há de melhor em alimentação e produtos naturais. São mais de mil metros quadrados de área verde, na zona sul da cidade, integrando beleza, harmonia e o prazer de saborear uma comida natural da mais alta qualidade.

O All Vita é um empreendimento idealizado pelo administrador de empresas, Leandro Altafin, que durante sua vivência nos Estados Unidos amadureceu a proposta de atuar no segmento de alimentação natural, antes visto como modismo e hoje uma realidade dentro do mundo agitado em que vivemos, onde a saúde é prioridade para quem deseja ter uma vida realmente saudável.

Em seu amplo espaço, o All Vita possui restaurante e self-service, empório com produtos naturais, playground para tranquilidade dos pais, estacionamento com 16 vagas e um ambiente que proporciona muita paz e tranquilidade ao cliente.

All Vita, deliciosamente saudável.

O atendimento - liderado pelo próprio Leandro - é feito por uma equipe composta por um chef especializado em cozinha natural, duas cozinheiras, quatro garçons, quatro auxiliares de cozinha, quatro funcionários no empório e profissionais administrativos.

Diversificado e nutritivo, o cardápio oferece lanches, sucos, tapiocas, omeletes, sobremesas, pratos para veganos e vegetarianos, refrigerantes orgânicos, lanches para crianças, saladas e guarnições, filé de frango, peixe grelhado e muitas outras deliciosas opções. Entre os projetos futuros da empresa está a criação da linha de produtos naturais All Vita ainda este ano e também a abertura de franquias All Vita, expandindo o conceito “tudo de vida”.

“Superando expectativas em apenas dois meses de atividades, estamos de portas abertas para que você, sua família e seus amigos sintam-se realmente em casa, aqui no All Vita, com muita serenidade para o corpo e a mente, e o que há de melhor em alimentação natural e saudável”, convida Leandro.

Page 9: Saude

217

_cult

34 3214-6505Av. Francisco Galassi, 1250Morada da Colina - Uberlândia - MGFuncionamento de segunda a sábado.Empório: 8 às 22 horasRestaurante: 11 às 22 horasFacebook: allvitauberlandiaInstagram: all_vita

Taça tudo de vida Tapioca protéica

Kibe de legumes Sandubão chicken

Suco amarelo vibe e omelete vigor verde Lasanha de berinjela

O proprietário Leandro Altafin

Page 10: Saude

218

_cult

Bem Cult hobby

Por, Beto GussoniFotos, Beto Gussoni

O caiaque, na maioria das vezes,é como o amor à primeira vista.

O município de Uberlândia é privilegiado pela quantidade e qualidade dos recursos hídricos. Nossos rios, represas, lagoas e cachoeiras estão se tornando destinos quase obrigatórios para quem curte a natureza, ou pratica atividades de lazer, esporte e aventura. Nossos mananciais estão, cada dia mais, sendo utilizados por jet skis, lanchas, barcos de pescadores (a pesca esportiva tem crescido bastante) e, para os mais aventureiros, o rafting, mergulho, tem movimentado bastante as atividades náuticas.

O caiaque, na maioria das vezes, é como o amor à primeira vista. Por se tratar de uma atividade física de baixo impacto e proporcionar contato direto com a natureza, o caiaque tem um custo-benefício estimulante (preço acessível), o que explica o crescimento significativo do número de pessoas que estão aderindo a essa prática.

Além disso, é um esporte pra quem gosta de vivenciar todos os momentos da aventura. A adrenalina começa bem antes da primeira remada. Primeiro é preciso pesquisar o local, planejar o trajeto, que muitas vezes passa por lugares de paisagens exuberantes e que, por si só, já valem o passeio, organizar a logística e a montagem para só então cair na água. O remo também nos ensina a conservar, respeitar e cultuar a natureza.

Por ser uma prática sociabilizante, contemplativa, lúdica e que exige pouco de seus adeptos, o caiaque tem atraído cada vez mais e mais famílias para o esporte. Para se ter uma ideia, quando iniciei na prática da atividade, há cerca de anos atrás, éramos no máximo oito praticantes. Hoje, contamos com um grupo ativo que beira 70 remadores, sendo que boa parte são mulheres, companheiras, namoradas, filhos, enfim, pessoas que até pouco tempo não se arriscariam em remar, mas hoje veem o esporte como um agregador familiar.

Atividades náuticas em Uberlândia. Uma história a dois.

Page 11: Saude

219

_cult

Mundo Cult tecnologia

Nutrição: alimentostermogênicos funcionam? Foto, Kaká de Souza

Bem Cult publi editorial

Todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia, certo? Isso inclui o processo digestivo, que pode ser usado a seu favor para emagrecer quando o que está em questão são os alimentos termogênicos. Esses alimentos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico. “As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no controle de emagrecimento e obesidade”. No entanto, nós sabemos que não existem milagres quando o assunto é perder peso.

Para que esses alimentos mostrem resultado é necessário aliá-los à reeducação alimentar e exercícios físicos. Além disso, os termogênicos possuem algumas restrições. “Quem tem hipertireoidismo não deve ingeri-los, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular”. Também preciso lembrar que crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar desses alimentos, pois eles podem levar ao aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.

Que tal incluir na sua rotina alimentar os principais alimentos termogênicos? Aprenda a utilizá-los, mas sem esquecer de passar antes por uma avaliação nutricional.

Pimenta vermelha: Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica, se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.

Chá verde (Camellia sinensis): “Assim como a pimenta, esse chá favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia, em função do estímulo metabólico”. Mas, cuidado: quem tem insônia não deve ingerir o chá verde na parte da tarde ou noite.

Gengibre: Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. “O gengibre pode ser consumido de diversas formas, cru, em marinadas para temperar carnes, aves e peixes, e ainda fica ótimo em molho de tomate, sopas de legumes e chá, água e quando misturado com outras ervas”.

Canela: Além de aumentar o metabolismo basal, a canela possui alto teor de cálcio mineral, substância

importante para o emagrecimento. Polvilhada por cima de frutas (aproximadamente uma colher de chá rasa), contribui com o emagrecimento e ainda torna a refeição deliciosa.

Alimentos com Ômega 3: O omêga 3 é encontrado em peixes - como salmão e atum - e em oleaginosas. Ele aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo. É isso que torna o trabalho do Nutricionista tão minucioso e fundamental na vida do paciente. Venha fazer uma consulta nutricional, com Exame de Bioimpedância, entender quanto de gordura corporal e massa magra você tem. Estou te esperando. “Eu quero, portanto eu faço”!

Especialista em: Nutrição Clínica

Obesidade e EmagrecimentoNutrição Esportiva

Nutrição Funcional e FitoterapiaPersonal Diet

Consulta DomiciliarBioimpedânciaConsultórios

34 3255 1221 | 9667 4848 Ctbc | 9180 3838 TimRua Princesa Izabel, 238 - Centro - Uberlândia - MG

E-mail: [email protected]/Instagram: Alessandra Carneiro Nutricionista

Dra. Alessandra Carneiro219

Page 12: Saude

220

_cult

Exemplo disso é a Expedição da Lua Cheia em Indianópolis. Na 1ª edição, em 2013, contamos com 15 participantes, sendo apenas três deles mulheres. Já em 2014, o número aumentou para 34 remadores, sendo que destes 12 eram mulheres, além de uma criança de 4 anos e até uma cadelinha. Foi uma experiência ímpar, uma das melhores expedições. O acampamento mais divertido que a gente fez, trocando experiências e

criando outras. Porque quem curte a natureza tem que vivê-la em sua totalidade, seja sol, vento, chuva, seja dia ou noite.

São tantos lugares que já conhecemos, tantos outros para se conhecer e chegar lá de mansinho, com remadas compassadas e deparar com cachoeiras, pontes, rios, ou simplesmente com a magnitude da mãe natureza, é o nosso sonho de final de semana!

“O caiaque entrou em minha vida, há mais ou menos 5 anos, pela admiração que tinha em ver o Beto curtindo tanto aquele esporte que, até então, era pouco usual em águas uberlandenses. No início, existia o receio por não ter experiência, por achar que poderia ser perigoso ou inseguro pelo tamanho do barco. Mas, ele sempre me garantiu que era diferente de tudo aquilo que eu já havia vivido até então. E não é que ele tinha razão? Tudo de bom!

Já o Beto Gussoni rema há mais de 15 anos, e no início, como poucas pessoas investiam em esportes com caiaque, para que ele tivesse com quem remar foi necessário criar a sua pequena frota. Hoje, temos 8 caiaques, que já singraram por todas as represas de Uberlândia e região, além de terem viajado várias vezes pelo litoral brasileiro.

Com o crescimento dos adeptos desse esporte na região, criamos uma página no Facebook (https://www.facebook.com/groups/kaiakar). O Grupo Kaiakar possui 660 membros, dos quais 1/3 realizam a atividade com frequência. Alguns locais pra se remar em Uberlândia: Recanto das Águas, Trilha Leite, Recanto do Guaritá, Recanto do Mergulhador, Casa da Terra, Hotéis Fazenda, etc”.Alessandra Lúcia Pereira.

Bem Cult hobby

Page 13: Saude

221

_cult

Agora no Karaiba, um espaço dedicado à saúde e à Longevidade.

Todo mundo quer v iver por ma is tempo, com qua l idade, saúde e esban jando v i ta l idade. Mas o quanto você tem inves t ido para i s so? Quanto tempo tem ded icado à você? Ao seu corpo? À sua saúde? Ao seu bem-estar? As mudanças tão necessár ias requerem at i tude e o quanto antes , melhor.

A Cl ín ica MED SQUARE oferece ma is do que t ra tamentos e terap ias de saúde, o ferece suges tões que levam à uma verdade i ra mudança no es t i lo de v ida . Nossos médicos espec ia l i s tas , nutr i c ion i s tas , f i s io terapeutas , ps icó logos , pro fessores de educação f í s i ca e demais pro f i s s iona i s de saúde ens inam que é poss íve l adotar pequenos háb i tos que fazem toda a d i ferença.

mudanças tão necessár ias requerem at i tude e mudanças tão necessár ias requerem at i tude e mudanças tão necessár ias requerem at i tude e mudanças tão necessár ias requerem at i tude e mudanças tão necessár ias requerem at i tude e mudanças tão necessár ias requerem at i tude e mudanças tão necessár ias requerem at i tude e mudanças tão necessár ias requerem at i tude e mudanças tão necessár ias requerem at i tude e o quanto antes , melhor.o quanto antes , melhor.o quanto antes , melhor.o quanto antes , melhor.o quanto antes , melhor.o quanto antes , melhor.o quanto antes , melhor.

ps icó logos , pro fessores de educação f í s i ca e demais pro f i s s iona i s de saúde ens inam que é demais pro f i s s iona i s de saúde ens inam que é poss íve l adotar pequenos háb i tos que fazem poss íve l adotar pequenos háb i tos que fazem poss íve l adotar pequenos háb i tos que fazem poss íve l adotar pequenos háb i tos que fazem poss íve l adotar pequenos háb i tos que fazem poss íve l adotar pequenos háb i tos que fazem toda a d i ferença. toda a d i ferença. toda a d i ferença. toda a d i ferença. toda a d i ferença. poss íve l adotar pequenos háb i tos que fazem toda a d i ferença.

#vempramedsquare.

Medicina Preventiva - Medicina Esportiva Longevidade Saudável

Medicina Preventiva - Medicina Esportiva Medicina Preventiva - Medicina Esportiva

Page 14: Saude

222

_cult

Bem Cult 10 milhas

Fotos, Leandro Souza Estúdio

Os resultados geram uma expectativapositiva para realização do evento em 2015

Corrida Uberlândia 10 Milhas é sucesso!

A segunda edição da corrida Uberlândia 10 Milhas, realizada no dia 14 de setembro, foi um sucesso. O evento faz parte do calendário esportivo da cidade e tem como objetivo estimular a saúde, bem-estar e qualidade de vida. A largada da prova foi no estacionamento do Estádio João Havelange, no Parque do Sabiá, e teve parte do percurso dentro do parque. A corrida contou com apoio da Prefeitura Municipal de Uberlândia, Futel, Setran, Sot (Serviços de Operações Tátil), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e 36º BIMtz.

A corrida é disputada nas categorias individual masculino e individual feminino, onde cada atleta corre uma distância de 3 milhas (4,828 km), 5 milhas (8,046 km) e 10 milhas (16,093 km), com percurso aferido por medidor oficial integrante do quadro da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

A supervisão técnica é da Federação Mineira de Atletismo (FMA) com arbitragem de Belo Horizonte. Apresentado pelo Arroz Cocal Miri Integral, o evento teve patrocínio da Saga Autominas, Fitness Bar, Eletrosom, Mara Hilston e Seap, e apoio do Uberlândia Convention & Visitors Bureau, TV Integração e Cultura HD, com realização da SUN Comunicação e Fluir Sports. Foram movimentados mais de R$ 180.000,00 - dos quais apenas R$ 23.000,00 gastos fora de Uberlândia com produtos e serviços. Foram mais de 2500 pessoas em arena, 1555 inscritos, 400 pessoas de fora, representando 60 cidades de 8 estados, entre eles Bahia, Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sergipe. O evento teve 578 inscritos para 3 milhas, 459 para 5 milhas e 464 para 10 milhas. Todos receberam medalhas e os primeiros colocados ganharam troféus criados pela designer Babi Castellani.

Page 15: Saude

223

_cult

Page 16: Saude

224

_cult

Os atletas correram em avenidas fechadas para o trânsito, com hidratação adequada em todo o percurso, excelente recepção na Arena, alcançando mais de 800 publicações no Instagram pelas hashtags #Uberlândia10Milhas e #U10M. Através da fanpage no Facebook foram mais de 2600 curtidas, com o envolvimento de mais de 27 mil pessoas. No website foram contabilizados mais de 56.400 visualizações

de página entre os dias 8 e 19 de setembro. Foram geradas mais de 12 matérias jornalísticas nos principais noticiários da TV Integração. “A Agência SUN, realizadora da Corrida de Rua Uberlândia 10 Milhas, agradece a participação do público e o apoio de todos que colaboraram para o sucesso do evento. Os resultados obtidos nesta segunda edição da deixam uma expectativa positiva para a realização do evento em 2015”, enfatiza Luciano de Moraes Arantes.

Bem Cult 10 milhas

Page 17: Saude

225

_cult

Page 18: Saude

226

_cult

Bem Cult 10 milhas

Page 19: Saude

227

_cult

Suplemento: vilão ou mocinho? Fotos, Mauro Marques | SXC

Bem Cult publi editorial

O certo seria só falar de um assunto quem realmente entende e estudou sobre ele, o que lhe deixa com dúvidas são aqueles que falam tudo sobre o que desconhecem. Então, vamos esclarecer de uma vez e quebrar paradigmas arcaicos, os suplementos são mocinhos na luta contra as doenças, o envelhecimento, as hipotrofias musculares e outros. Basta procurar um profissional que detenha conhecimento sobre estes.

Quando falo sobre suplementos, resumo facilmente, estou falando em aminoácidos e proteínas, mais especificamente: bcaas, glutamina, whey protein e blends protéicos. Explico, hoje vivemos em uma sociedade capitalista, sofremos com rotinas pesadas, trânsito, ansiedade e estresse, talvez não tenhamos tempo em algum momento para nos alimentarmos bem. Daí, o que nos resta é comer um salgado, um bolo, um pão de queijo, um lanchinho natural, ou não comer.

O problema sempre está no dinheiro, proteínas de alto valor biológico, como carnes vermelhas, frango, peru, atum, são caros. Carboidratos refinados, farinha branca, são baratos e é isto que justifica seu salgado só ter massa, seu bolo ser doce, seu lanche natural só ter pão. Quando falamos em saúde e qualidade de alimentação, queremos justamente o contrário, então as fontes de proteínas e aminoácidos em forma de suplementos nos ajudam.

As pessoas tomam um toddynho e acreditam estar se alimentando bem e quando escutam sobre whey, dizem: isso não!!! Seu toddynho consegue a proeza de ter 30g de açúcar refinado (um scoop cheio - medida padrão do whey) em 200ml de leite. Faremos agora um parênteses sobre leite, alimento altamente alergênico, sendo um dos alimentos de mais difícil digestão que existe no mundo. O whey é obtido deste leite, porém do seu soro, retirado as impurezas, isolado, chegando a zero lactose, zero gordura, zero açúcar, zero glúten. Suplementos hoje são usados de rotina em UTIs para aqueles que não conseguem ingerir uma proteína de alto valor biológico. São usados para pacientes com deficiências musculares, para idosos em franco processo de sarcopenia (perdas musculares), para recém-natos prematuros. Melhoram a performance sim, melhoram a saúde sim, melhoram a qualidade alimentar e de vida sim. Basta saber o que usar e quando usar.

Curiosidades:- São necessários de 300 a 1500 litros de leite para se produzir um quilo de whey.- Leite não previne osteoporose e países, onde o consumo de leite é bem maior, os índices de osteoporose são maiores.- Ingredientes do toddynho: leite integral reconstituído, açúcar, soro de leite em pó, cacau, gordura vegetal hidrogenada, extrato de malte, vitaminas (c, a e ácido fólico), sal, espessantes: goma guar e carragena, estabilizantes: mono e diglicerídeos de ácidos graxos, citrato de sódio e lecitina de soja, aromatizante. Contém glúten.

Dr. Rodolfo Ferrari Ortopedia e traumatologia - UFU Pós-graduado em medicina esportiva - UCP Pós-graduando endocrinologiaEspecializações: Fisiologia e modulação hormonal Nutrição esportiva e suplementação personalizada Endocrinologia da obesidade

+55 34 9294-1111World Business Center

Av. Nicomedes Alves dos Santos, 1205 - Sala [email protected]

Facebook: Dr. Rodolfo Ferrari | Instagram: @drrodolfoferrari

227

Page 20: Saude

228

_cult

Bem Cult food

Fotos, Mauro Marques

A busca por qualidade de vida é algo cada vez mais popular nos dias de hoje e faz parte dos objetivos de grande parte da população. Com as rápidas mudanças em nossa sociedade e em nosso estilo de vida, podemos verificar uma quebra de paradigma no que diz respeito ao modo como escolhemos nossa alimentação e podemos dizer que essa mudança é positiva. As pessoas em geral têm mudado seu foco da busca pelo sabor, por uma busca por saúde. Hoje vemos grandes cadeias de restaurantes, como McDonald’s, buscando balancear mais sua alimentação, tentando tirar as quantidades excessivas de ingredientes que fazem mal à saúde e começando a se preocupar a atender esse novo consumidor. Estão surgindo também novas redes no mercado, como o “Whole Food’s”, número 1 nos EUA a trabalhar com alimentos orgânicos, e novos conceitos de restaurantes e franquias, como o Fitnessbar, trazendo propostas inovadoras para atender a esse público em suas necessidades.

A maneira como encaramos nossas necessidades fisiológicas também faz parte neste contexto, principalmente em como adicionamos fatores psicológicos às nossas necessidades fisiológicas, por exemplo: se estamos com sede, água é o líquido perfeito para satisfazer essa necessidade fisiológica, porém, nós, seres humanos, podemos

Laura Cristina de Oliveira e Samuel JunqueiraEloy, sócios-proprietários do Fitnessbar.

optar por água ou acrescentar nosso fator psicológico “desejo” e satisfazer essa necessidade com “refrigerantes”. E é isso o que temos feito por muito tempo. Agora, esse fator psicológico “desejo” está sendo aos poucos substituído por “objetivos”, e com o objetivo de se obter qualidade de vida, a escolha por uma alimentação saudável vem sendo priorizada. Objetivos, guiam nosso trabalho, nossos propósitos, nossa família, vida pessoal, escolhas e agora também nossa alimentação.

O Fitnessbar surge nesse momento de mudança, com uma proposta inovadora de auxiliar esse novo consumidor a ter uma alimentação com qualidade, funcional e saudável. Com quatro tipos de cardápios diferentes, cada um atendendo diferentes objetivos - Vida Balanceada (alimentação rica em nutrientes, vitaminas para o dia a dia), Emagrecer e Definir (ítens com pouca caloria ou recomendados para dietas), Melhorar a Performance (alimentação para atletas, utilizando Suplementação Alimentar dividido em Pré/Intra e Pós- Treino) e Ganhar Massa Muscular e Força (cardápio mais protéico para os amantes de academia). “Nossa proposta é muito mais do que simplesmente satisfazer uma necessidade fisiológica, é contribuir para uma mudança de estilo de vida, auxiliando na busca por qualidade de vida”, enfatiza Samuel Junqueira Eloy, proprietário do Fitnessbar.

Um novo conceito emalimentação saudável

Page 21: Saude

229

_cult

Page 22: Saude

230

_cult

No Spa Dia, o foco é o emagrecimento com reeducação alimentar, que prioriza a saúde e o respeito ao seu corpo, sempre aliado à atividade física.

Spa Dia Emagrecimento

Uma Rotina de SaúdeUm Spa Urbano Completo que se encaixa na sua rotina sem internaçãoO Spa Dia oferece 2 Tipos de dieta - Padrão e Detox, Kit alimentação voltado para o emagrecimento com 6 refeições diárias incluindo lanche.

Saúde noPratoEspaço Gourmet para quem preferir fazer suas refeições em um lugar confortável e sem stress.

Café da manhã

Lanche das 10h

Kit Completo

Almoço

Lanche da tarde

JantarCeia

Bem Cult publi editorial

Page 23: Saude

231

_cult

Um

pela academiado Spa Dia

de moda fitness

Roupas de tecnologia a serviço do esporte. A escolha correta das roupas esportivas garante conforto e bom desempenho nas atividades físicas.

Função joelho, tecido com alta compressão que define o corpo da mulher.

Atividade física aliada à reeducação alimentar voltada para o emagrecimento que auxilia na redução de medidas.

Page 24: Saude

232

_cult

Tecido térmico, dando a impressão de sempre

seco antibacteriano, que não deixa odor.

Bem Cult publi editorial

pela academiado Spa Dia

de moda fitness

Page 25: Saude

233

_cult

Tecidos respiráveis permitem que o suor vá para a superfície do tecido, sendo rapidamente evaporado.

Tecidos leves com proteção UV, UVA e UVB são fatores importantes para a escolha perfeita e garantir bem-estar durante a atividade física.

Page 26: Saude

234

_cult

VeloxAparelho que estimula a drenagem linfática, ótimo para pessoas que têm maior sensibilidade ao estímulo elétrico, calcula o tempo de tratamento e a potência ideal do ultrassom, através de medidas da camada de gordura e a área a ser tratada.

34 3210-3577Rua Felisberto Carrejo, 1049

Bairro Fundinhowww.spadiaemagrecimento.com.br

34 3222-8990Av. Afonso Pena, 1877 - Bairro Aparecida

Rosa Clara rosa.clara

Alto Giro Fitness você encontra na

Modelo Apresentadora Mônica CunhaFotos Mauro MarquesEditora de Moda Carina AlencarProdução Executiva Hedi Lamar AlbinoCabelo e maquiagem La Belle CabeleireirosNoêmia Costa SemijoiasLooks Alto Giro moda fitness

Bem Cult backstage

A estética corporal no Spa Dia faz parte do tratamento que auxilia na redução de medidas.

Page 27: Saude

235

_cult

Page 28: Saude

236

_cult

Bem Cult obesidade

Edson Neto, Farmacêutico BioquímicoFotos, Kaká de Souza | Mauro Marques | Divulgação

“A comida acaba sendo um mecanismo de defesa paranão entrar em contato com suas angústias e feridas”

Diogo Ribeiro Carrijo, 29 anos, hoje pesa 83kg. Passou pela cirurgia bariátrica aos 26 anos (há 3 anos) quando pesava 192kg. Está conseguindo manter o peso e ainda quer mais: chegar aos 80kg. Diogo é um grande exemplo de sucesso da cirurgia de redução bariátrica (cirurgia By Pass por videolaparoscopia). Esta abordagem laparoscópica não deixa aquela tradicional marca que antigamente os pacientes acabavam tendo como sequela da cirurgia. Aos 25 anos de idade, Diogo começou a sentir dores no peito, quando decidiu procurar um cardiologista. “Achava que ia morrer pelo excesso de peso”. Resolveu procurar também um grupo de pré e pós-operados no Hospital Santa Genoveva, coordenado pelo médico cirurgião bariátrico Dr. Luiz Mattar. Foi quando despertou-se para a alternativa da cirurgia. “Eu não me sentia doente, como os médicos falavam, mas era infeliz com a obesidade, inclusive, que já era classificada

como super-obesidade, pelo IMC = 51. É um sacrifício sofrer com as limitações do dia-a-dia: passar na roleta do ônibus, comprar roupas, dores constantes nos joelhos e no peito, assaduras entre as dobras cutâneas. Meu sonho era conseguir entrar numa camisa de uniforme do Palmeiras - minha paixão do futebol”. Perguntei a ele qual é o caminho para não recuperar o peso novamente anos pós-cirurgia: “Não adianta operar somente o estômago, é necessário operar a cabeça. Para não engordar é necessário reeducação alimentar e exercício físico.

Cirurgia bariátrica, benefícios e desafios

Antes, eu comia um saco de jujuba e refrigerante. Eram minha válvula de escape. Hoje, eu corro 10km 3 vezes por semana e faço mountain-bike 2 a 3 vezes por semana 40km, que chega até 80km no final de semana”. Com esta prática toda de exercício físico e sua dedicação, Diogo não fez cirurgia plástica. Emagrecer era importante até mesmo para ter melhores condições fisiológicas para poder ter filho. Hoje, ele tem um filho de 8 meses. E, após a entrevista, revelou: “É um prazer conseguir vestir o uniforme do meu time”.

A psicóloga cognitiva Dra. Alessandra Mattar possui 12 anos de atuação nesta área. Ela explica que obesidade é uma doença e o foco do tratamento deve ser a mudança do estilo de vida. O psicólogo tem o papel de ajudar o paciente a não boicotar a cirurgia através da compulsão alimentar por alimentos hipercalóricos pastosos.

Page 29: Saude

237

_cult

Nelson CarneiroCabeleireiros e Estética

34 3246-4871Rua Mauá, 416 - Bairro Bosque - Araguari - MG

Nelson Carneiro Cabeleireiros e Estética

“A segurança de quem indica, está na qualidade

de quem faz”

Design Hair - Design de Sobrancelha - Make up

“A comida acaba sendo uma válvula de escape da pessoa, um mecanismo de defesa para não entrar em contato com suas angústias e feridas. Ela utiliza o alimento de forma mais patológica. Ela come os sentimentos dela”. Quanto ao fato de alguns pacientes pós-cirurgia bariátrica recuperarem novamente o peso, ela diz que “em vários casos, o paciente atribui sua infelicidade ao excesso de peso e após perder o peso com a cirurgia, percebe que continua tendo vários de seus problemas cotidianos e frustrações em relação às pessoas. Ou seja, nem tudo estava relacionado à sua má forma física e, portanto, sai do seu foco alimentar e de prática de exercício físico e volta a engordar novamente. Aí que o psicólogo tem que ser atuante”.

Os atuais congressos e encontros de especialistas da área buscam abordar novos procedimentos e técnicas no reganho de peso. Este reganho de peso acontece devido ao paciente não mudar seu padrão alimentar e perder o seguimento com a equipe multidisciplinar: médico, nutricionista, psicólogo. Perguntei à Dra. Alessandra como o paciente volta a engordar se o estômago está reduzido, se ele volta a dilatar. Ela respondeu: “O estômago não volta a dilatar significativamente. Não se engorda por causa do volume de alimento, mas pelo alimento hipercalórico que ele utiliza, mesmo fracionado”. Quanto à adaptação da quantidade a se comer depois da cirurgia, ela disse que realmente é difícil lidar com a situação de se ter o olho maior que o estômago.

“Uma tática é começar a comer em prato de sobremesa, já forçando a ter um olhar seletivo, além de treinamento e técnicas de mastigação com a nutricionista. Participar dos grupos de apoio é fundamental para a sequência do processo, pois eles relatam sua luta diária, se identificam e se fortalecem para persistirem na mudança de vida”, observa.

A nutricionista Luciana Beatriz Tobias atua no acompanhamento nutricional de pacientes que passaram pela redução bariátrica. O mais interessante é que ela também passou pela cirurgia e conta a trajetória de maneira simples e verdadeira. Este fato a torna uma profissional com bastante sensibilidade frente ao paciente obeso.

Page 30: Saude

238

_cult

“Atuando na área de cirurgia bariátrica há alguns anos, pensei: Se meus pacientes fazem a cirurgia, emagrecem e evoluem bem, por que não fazer? Foi quando em janeiro de 2005 tomei a grande decisão da minha vida: fazer a cirurgia, emagrecer, realmente saber como tudo funciona na prática e o desafio mais difícil: não voltar a engordar. Me preparei, fiz a cirurgia e emagreci 40% do meu peso. Hoje faz 8 anos que sou operada e o mais importante de tudo, continuo magra. A cirurgia para mim significou mudança de vida, uma vida nova, pois precisei dela para tomar consciência de todo o processo. Mudei meu estilo de vida, meus hábitos alimentares (hoje penso antes de comer e seleciono o que comer), meu comportamento e atitude perante o alimento, e não sou mais sedentária, pelo contrário, a atividade física faz parte da minha vida como um todo, preciso dela para me sentir viva. A obesidade é uma doença e não tem cura, então explico aos pacientes que a cirurgia não é a cura do problema, e sim, um tratamento. E para que se obtenha êxito é necessário fazer um acompanhamento. Então, quando a pessoa toma a decisão de fazer a cirurgia, tem que entender que a cirurgia, em si, é o início de todo o processo, e que depois será necessário continuar um acompanhamento com equipe multidisciplinar, médico, nutricionista, psicólogo) por muito tempo, e que a “dieta” na verdade é para o resto da vida. Para se ter êxito nesse processo são importantes: alimentação equilibrada, mastigação exaustiva, exercícios físicos contínuos, uso de polivitamínico para o resto da vida e, acima de tudo, aprender a lidar com os sentimentos, sejam bons ou ruins, sem usar como válvula de escape o alimento, bebida, etc. Foi através da cirurgia que me aprofundei nos estudos e percebi que os polivitamínicos industrializados não conseguiam suprir 100% das necessidades do paciente operado. Então, foi possível criar em nosso serviço um polivitamínico manipulado, ou seja, personalizado, de acordo com as necessidades da cirurgia e resultados

de exames de cada paciente, analisando também a melhor forma de absorção e a alimentação de cada um”, orienta.

Conversei com a médica cirurgiã, Dra. Conceição de Fátima Pinheiro. Ela me disse que obesidade é uma doença de difícil tratamento e que a cirurgia bariátrica é uma ferramenta para casos selecionados. Segundo ela, as normas para indicação da cirurgia bariátrica são: o paciente deve ter realizado tratamento clínico para perda de peso sem sucesso, o paciente precisa ter a capacidade de entender as implicações da cirurgia e do pós-operatório, o paciente deve ter IMC acima de 40 ou acima de 35 com doenças relacionadas à obesidade: hipertensão, diabetes. Dra. Conceição me disse que a cirurgia é segura e o pós-operatório tranquilo. O paciente permanece internado de 36 a 48 horas, voltando logo para casa. “A cirurgia é feita por vídeo, não deixando mais aquela grande cicatriz de antigamente. O paciente pode iniciar a caminhada após 3 dias da cirurgia e os exercícios em academia após 21 dias”.

E agora, um depoimento bastante interessante da Adriana Thyssen, a Drika, do Blog da Drika. Ela chegou a pensar em fazer a cirurgia bariátrica. Pesava 107kg com 1,58m de altura. O seu irmão que tinha 215kg fez a cirurgia. Ao ver que ele estava emagrecendo, Drika tentou fazer o procedimento, mas não teve recursos financeiros e o convênio não cobria. Voltou às dietas, sem resultado. Então

“me joguei nas redes sociais, procurando apoio de seguidores, encontrei pessoas com o mesmo problema que eu e o mesmo objetivo: emagrecer. Montei um esquema, uma dieta, cortei carboidratos, sem ajuda de profissionais. Não tinha renda financeira para investir e comecei a adaptar o meu prato ao que eu conseguia comprar, inclusive com o vale-refeição de meu marido. O valor que antes gastava com pizzas, sanduíches e alimentos calóricos e refinados começou a render muito mais na feira e no investimento em alimentos saudáveis”, revela. Drika hoje está com 67kg e em novembro de 2013 realizou mais um sonho: abdominoplastia e cirurgia de mamas com o Dr. Daniel Thomaz. Nem precisa falar de sua autoestima com tudo isso...

Eu sou Edson Neto, farmacêutico bioquímico atuante no desenvolvimento de suplementação personalizada.

Page 31: Saude

239

_cult

239

_cult

Mundo Cult tecnologia

Celulite tem cura? Foto, Daniel Cavalari | SXC

Bem Cult publi editorial

Ter uma pele lisa, sem nenhum furinho ou depressão aparente na região dos glúteos, coxas, abdome e braços, é o desejo de quem já tentou de tudo, desde dietas, cremes, academias e tratamentos estéticos. Um pesadelo para a maioria das mulheres, a celulite ocorre quando há um acúmulo de gordura entre os cordões conjuntivos fibrosos que “amarram” a pele ao músculo subjacente. Dessa forma, a pele é puxada para baixo, levando ao surgimento dos tão conhecidos “furinhos”. Para quem ainda não conhece, uma opção para se acabar com ela é a realização da técnica cirúrgica chamada Subcisão.

A técnica consiste na secção dos cordões conjuntivos para se liberar a tração que estes exercem sobre a pele, o que leva a um preenchimento do espaço deprimido. Durante o procedimento, uma agulha de ponta cortante é introduzida sob a pele e provoca o seu descolamento e um sangramento no local. Este sangramento forma um hematoma que se reorganizará e dará origem a um novo tecido conjuntivo, além de redistribuir a gordura, a tensão e forças de tração, elevando a área tratada. É o chamado preenchimento autólogo, quando se utiliza tecido do próprio corpo como material preenchedor. Dessa forma, atua como um preenchedor natural. O procedimento não deixa cicatrizes, somente pequenos hematomas que desaparecem, em média, entre 2 e 3 semanas. Segundo um estudo publicado no American Journal of Aesthetic Surgery, envolvendo cerca de 500 pacientes, 95% das mulheres que passaram pelo procedimento apresentaram melhora visível da celulite após o procedimento. O número necessário de sessões dependerá do tamanho, profundidade e localização da celulite, da tendência individual de formação de colágeno e da intensidade do procedimento realizado. É importante associar um programa de prevenção após a intervenção para que não apareçam “buraquinhos” futuros. Beba muita água, pratique uma atividade física, evite alimentos

Dr. Gabriel de Camargos é Membro Titular da Sociedade Brasileirade Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.Atua nas áreas de Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgicano Hospital Santa Genoveva (CRM-MG 47.196 / RQE 26.361).Consultório: 34 3239-0252www.drgabrieldecamargos.com.br

239

A subcisão é um procedimento simples e seguro, mas deve ser realizado por médicos especialistas

gordurosos, refrigerantes e cigarro. O procedimento é simples e seguro, mas deve ser realizado por médicos especialistas. Quando a técnica é bem indicada e executada, as complicações são raras e, quando ocorrem, são de fácil manejo terapêutico. Além disso, os resultados costumam ser duradouros. Vale lembrar que a Subcisão está indicada para tratamento de celulite avançada. Assim, antes da realização, é necessária uma avaliação clínica detalhada para saber se a técnica da Subcisão é indicada para você.

Page 32: Saude

240

_cult

Page 33: Saude

241

_cult

Sleeve, a cirurgia bariátricaque mais cresce no mundo

Bem Cult publi editorial

Há 5 anos, iniciamos nossa experiência com uma nova técnica cirúrgica para perda de peso e controle metabólico, denominada gastrectomia vertical ou “Sleeve”. Esta técnica consiste no grampeamento e retirada de aproximadamente 85% do estômago. Popularizou-se no Canadá com os trabalhos realizados pelo Prof. Michel Gagner, com resultados de perda de peso e controle metabólico parecidos com o bypass gástrico, cirurgia mais popular dos últimos 30 anos. Por não realizar desvios intestinais, evita a perda de nutrientes presentes nas técnicas mais realizadas, como o bypass gástrico. A sleeve apresentou nos últimos anos um grande crescimento em todos os países, subindo de 3% das cirurgias realizadas em 2008 para mais de 40% em 2014. Estes números observamos também na Clínica Lev, que foi umas das primeiras clínicas a oferecer a nova técnica e hoje tem uma das maiores experiências, sendo referência em Minas Gerais.

Nos últimos anos, o cirurgião bariátrico tem compreendido a extrema necessidade das mudanças nos hábitos de vida de uma forma definitiva para a manutenção da perda de peso após a cirurgia bariátrica, valorizando cada vez mais a sua equipe multidisciplinar. Por este motivo há uma tendência de optar por cirurgias menos invasivas, uma vez que seu resultado depende muito do paciente. Apesar de sua aparente simplicidade, a Sleeve necessita

de uma grande experiência, pois quando ocorrem complicações, o tratamento na maioria dos casos é mais complexo que nas demais técnicas. Atualmente com mais 750 casos operados com essa técnica, os cirurgiões da Lev, o Dr. Luís Augusto Mattar e o Dr. José Américo Gomides de Sousa, demonstraram que trata-se de uma cirurgia extremamente segura e eficiente. Uma das poucas contra-indicações para a Sleeve é o refluxo gastroesofágico, que piora após a cirurgia. Apesar de ser uma cirurgia mais recente, no último Congresso Mundial de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, no Canadá, em agosto deste ano, estudos de 20 anos de seguimento demonstraram seus ótimos resultados também a longo prazo. Ficamos felizes de termos mais uma grande opção no tratamento da obesidade, buscando ser cada vez menos invasivos.

Before Sleeve Gastrectomy After Sleeve Gastrectomy

Foto, Divulgação

34 3217-7070Luís Augusto Mattar - CRM 40946/MG

José Américo Gomides de Sousa - CRM: 56433/MGAv. Getúlio Vargas, 1700 - 3º Andar

Bairro Daniel Fonsecawww.lev.com.br

Page 34: Saude

242

_cult

VeinViewer, inovaçãono tratamento de varizes Fotos, Mauro Marques

Bem Cult publi editorial

As varizes dos membros inferiores atingem dois terços da população adulta, causando desde desconforto estético até inchaço, dores e câimbras nas pernas. Existem três tipos básicos de varizes: as microvarizes - veias finas como linha de máquina, varizes reticulares, com o calibre até 3 mm de diâmetro, e as varizes tronculares, acima de 3 mm de diâmetro, que fazem volume na pele das pernas e coxas. Atualmente, a tecnologia tem colaborado no tratamento das varizes dos membros inferiores. O VeinViewer, que é uma realidade aumentada na pele, mostra varizes que o olho humano não consegue ver, facilitando tanto o diagnóstico, como o tratamento da doença varicosa, com a escleroterapia ou aplicações de varizes.

34 3236-6600 / 34 3231-3526Angiologia e Cirurgia Vascular

Rua Marques Póvoa, 88 Bairro Martins - Uberlândia - MGe-mail: [email protected]

site: www.marcondes.med.br

Prof. Dr. Marcondes Figueiredo

Page 35: Saude

243

_cult

Lipomioescultura Bem Cult publi editorial

A preocupação com a aparência tem acompanhado a humanidade através dos séculos, trazendo até os tempos atuais a conquista de um corpo magro e tonificado como um objeto de desejo. A cirurgia plástica, em especial a de cunho estético, evoluiu para acompanhar as mudanças de padrões de beleza. A lipoaspiração, considerada nos tempos atuais a cirurgia estética mais realizada no mundo, vem acompanhando esta evolução e sofrendo constantes modificações com o desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas e moderna aparelhagem, sempre com o intuito de alcançar um melhor contorno corporal, tendo como base a aspiração de gordura localizada, que não cede com a perda de peso e exercícios físicos.

A lipomioescultura vem como uma revolução no conceito de lipoaspiração, pois segue a orientação das fibras musculares de cada região a ser aspirada. No método convencional existe uma maior possibilidade de apresentar ilhas de gordura não aspiradas, além de irregularidades na pele, pois são realizados movimentos aleatórios. A nova técnica traz uma série de vantagens em relação ao método convencional, pois os movimentos realizados com a cânula obedecem a um trajeto pré-estabelecido para esculpir a gordura sobre o músculo, resultando em um contorno mais definido, diminuindo riscos de irregularidades. Os feixes vasculonervosos são menos lesionados, pois acompanham a musculatura, o que gera um sangramento mais ameno no ato cirúrgico, com menor quantidade de inchaço e hematoma no pós-operatório, além tornar mais branda a sensação de dor.

A lipomioescultura mantém a maior integridade das fibras colágenas, responsáveis por uma maior retração cutânea no pós-operatório, prevenindo com isso a flacidez. Importante ressaltar que as técnicas de lipomioescultura, assim como a lipoaspiração convencional, não se referem a uma cura da obesidade. São indicadas, de preferência, para pacientes com peso relativamente normal, e pele com boa elasticidade, produzindo assim resultados extraordinários e muito gratificantes.

34 3214-8090Rua Santos Dumont, 221

Uberlândia - MG

Dr. Vinícius Freitas - CRM MG 39928 Membro Especialista da SociedadeBrasileira de Cirurgia Plástica.

Fotos, Mauro Marques | Divulgação

Page 36: Saude

244

_cult

Bem Cult saúde

Cíntia Freitas, JornalistaFoto, GFXTRA

A simbologia das cores faz todo sentido no mês de outubro, a partir de uma causa nobre para combater o câncer de mama

O movimento Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos em 1990, onde foi realizada na cidade de Nova York a primeira corrida pela cura. Na ocasião, foram entregues a cada participante um laço cor de rosa que foi desenvolvido pela Fundação Susan G. Komen for The Cure. A partir de então, no ano de 1997 em Yuba e Lodi, começaram a ser feitas diversas ações com o intuito de conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Comemorado no mundo todo, o movimento é considerado, do primeiro ao último dia do mês de outubro, unindo vários povos em prol de uma causa nobre. Desde 1990, a corrida passou a ser promovida anualmente na cidade de Nova York, mas somente no ano de 1997 é que a comemoração e as ações se tornaram efetivas e ganhou uma proporção maior.

No Brasil, a primeira manifestação feita ao Outubro Rosa aconteceu em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002, na comemoração dos 70 anos de encerramento da Revolução, onde o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista foi iluminado com luzes cor de rosa. O movimento hoje em dia promove várias atividades e ações

diversificadas para passar a ideia para as mulheres que, quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maiores são as chances de cura.

Outras cidades de diferentes estados e países tiveram seus monumentos, prédios, pontes e outros lugares públicos iluminados de rosa no mês de outubro. No Brasil, até o Cristo Redentor, que é a maior estátua do país, já foi caracterizado com as luzes como simbologia ao movimento. Apesar da ação se referir ao câncer de mama, que é diagnosticado na maioria das vezes em mulheres, existem casos da doença em homens. Por isso é importante a conscientização da sociedade como um todo.

O alcance mundial do movimento e o sucesso por ele alcançado só foi possível através do envolvimento de vários setores da sociedade, empresas, órgãos públicos e movimentos sociais. É importante que, de maneira geral, todos participem e entendam a seriedade da causa que o Outubro Rosa representa, pois, só assim, o câncer de mama poderá ser combatido, aumentando as chances de cura do paciente.

A luta “rosa” contrao câncer de mama

Page 37: Saude

245

_cult

245

_cult

Mundo Cult tecnologia

Outubro Rosa e o câncer de mama Foto, Mauro Marques

Bem Cult publi editorial

O mês de outubro traz consigo o “colorido” de um movimento que envolve as pessoas em torno da conscientização sobre uma doença que acometerá cerca de 57.120 mulheres só no ano de 2014: o câncer de mama. O Outubro Rosa começou em Nova York, nos anos 90, e ganha cada vez mais adeptos em nossos dias. O laço rosa simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da sociedade civil, empresas e entidades para esta causa tão nobre. Com o passar dos anos, os laços utilizados nas caminhadas e eventos saíram das camisetas e postes de luz para ganhar maior dimensão nos holofotes que hoje “colorem” tanto a Torre Eiffel, quanto o Cristo Redentor.

Para nós, mastologistas e oncologistas, é o momento oportuno para divulgarmos a maior quantidade de informações sobre o diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer que mais acomete as mulheres.

Informações importantes sobre câncer de mama:

• Tem sua maior incidência por volta dos 50 anos de idade.

• Os fatores de risco mais relevantes são: o histórico familiar (10% dos casos), a menarca precoce (começo da menstruação muito cedo, antes dos 12 anos), a menopausa tardia (após os 55 anos), o uso de anticoncepcionais, a idade da primeira gestação mais tardia (depois dos 30 anos), a terapia de reposição hormonal, a alta densidade do parênquima mamário (mamas densas).

• A mamografia, a ultrassonografia e a ressonância nuclear magnética são os principais exames capazes de auxiliar no diagnóstico das lesões mamárias e devem sempre ser interpretados pelo especialista. Nunca jogue fora suas mamografias e exames antigos, pois eles servem para compararmos com os exames atuais.

• A partir dos 40 anos, toda mulher deve fazer sua avaliação com o mastologista, antes desta idade se for percebida alguma alteração nas mamas ou histórico familiar.

• A maioria dos nódulos mamários são benignos, mas a conduta adequada para cada caso deve ser discutida com o seu médico.

• As próteses de silicone não aumentam o risco de câncer e não dificultam o seu diagnóstico.

• O tratamento do câncer de mama deve ser feito de forma individualizado, através de modalidades específicas (cirurgia, quimioterapia, radioterapia).

245

• As técnicas de cirurgia são cada vez menos mutiladoras, é possível fazer a reconstrução imediata, na maioria dos casos, com segurança oncológica e resultados estéticos bastante satisfatórios.

• Os casos diagnosticados inicialmente possuem taxas de cura próximas a 98%.

A divulgação das informações é nosso objetivo para aumentar o diagnóstico precoce e as taxas de cura de uma doença tão frequente e que requer tantos cuidados. Faça a sua parte! Prevenir é cuidar bem da vida!

Cirurgião Oncológico titulado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).Mastologista titulado pela Sociedade Brasileira de Mastologia.

Consultórios:34 3291-3500COT - Centro Oncológico do TriânguloAv. Anselmo Alves dos Santos, 900Santa Mônica - Uberlândia - MG

34 3215-0008Dermac - Place CollineAv. Nicomedes Alves dos Santos, 1500Morada da Colina - Uberlândia - MGwww.drjulianocunha.com.br

Mobilizando a sociedade para uma doença que vitima milhares de mulheres anualmente

Page 38: Saude

246

_cult

Bem Cult etiqueta

Bruna Barcelos, Consultora ComportamentalFotos, Mauro Marques | GFXTRA

Evite roupas com muito decote,transparentes e muito curtas

O verão está chegando e com isso a procura pelas academias aumentam consideravelmente. E, muitas vezes, a falta de postura dentro desse ambiente também aumenta na mesma proporção em que as matrículas. É preciso saber se comportar em qualquer lugar, mas você sabe como ter etiqueta dentro das academias? Tenho dicas preciosas para vocês.

1. RoupasEsse ambiente pede roupas confortáveis e não decotadas e indiscretas. A regra é clara, “como diz Arnaldo César Coelho”: evite roupas com muito decote, transparentes e muito curtas, afinal o local é comum a várias pessoas e sua imagem estará sendo avaliada até neste ambiente. 2. Cabelos Sempre presos. Nada de ficar desfilando os lindos fios sedosos neste ambiente, além de deselegante, pode causar acidentes em alguns aparelhos e até mesmo cair fios no chão, cadeiras, esteiras, etc. 3. Conversas Primeira regra nesse item é: seu colega está a fim de conversar com você? Ou só você está a fim de conversar com ele? Lembre-se que este ambiente é para atividade física, conversa faz parte, mas desde que a pessoa esteja querendo compartilhar do assunto junto com você. Evite conversas longas e as fofocas. Principalmente riso solto.

4. Cheiros Ficar cheiroso neste ambiente é legal, porém não é o cheiro do seu perfume ou da sua colônia que deve prevalecer. O legal e elegante é o cheiro natural, evite perfumes e cheiros fortes, tanto os bons, quanto os ruins. Capriche no desodorante. 5. Vestiário Dentro das academias, clubes, etc, esse ambiente é comum a várias pessoas. Então, seja elegante e não desfile nu, divida o espelho, não faça da pia sua penteadeira e cuidado com toalhas, calcinhas e afins.

6. Dividir aparelhos Os famosos revezamentos. Por mais que na academia tem a pessoa da limpeza, é gentil passar sempre uma toalhinha com álcool, assim que você usa o aparelho. Até porque ninguém é obrigado a pegar suor de ninguém. 7. Ser gentil Esse item é independente do ambiente de academia. Devemos ser gentil a todo o momento. Um bom dia, boa tarde ou boa noite ao porteiro, faxineira e professores não mata ninguém e, além disso, te coloca numa posição confortável de pessoa educada. Não é só porque a pessoa está trabalhando que não merece respeito, pelo contrário, sem aquela pessoa ali sua atividade não seria tão agradável.

Aproveite as dicas, boa malhação e viva o verão!

Bruna Barcelos é consultora comportamental eanalista de eventos do Senac Regional Triângulo.Quer saber mais, acesse www.brunabarcelos.com.br

Etiqueta na academia

Page 39: Saude

247

_cult

Mundo Cult tecnologia

A saúde começa pela boca... Foto, Kaká Fotografias

Bem Cult publi editorial

Quem já teve a oportunidade (ou o privilégio) de conhecer a Dra. Lília Melo, sabe que a expressão “a saúde começa pela boca...”, no cotidiano do seu consultório e de suas atividades como estudiosa de inúmeros casos atinentes à Odontologia, se transforma em uma máxima! Logo após um primeiro contato com os seus pacientes, essa máxima se desdobra em recomendações enérgicas, porém carinhosas, da profissional competente e zelosa do seu oficio. “Em se tratando de saúde bucal, tudo, exatamente tudo, começa com os cuidados que todos nós devemos ter com a nossa boca”. Essas são palavras reiteradamente pronunciadas pela Dra. Lília, antes, durante e depois da execução do seu primoroso trabalho.

Uberlandense, graduada pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia, em 1983, Lília Melo, desde 1984 atua como clínica geral na prevenção e controle de cáries incipientes e profundas, dores orofaciais, cirurgias de terceiros molares, canais radiculares, raspagens, clareamentos, próteses dentárias e recentemente concluiu um curso de aperfeiçoamento em Prótese Sobre Implantes, pela Associação Brasileira de Odontologia. Além das especialidades mencionadas, a Odontologia Estética e a Saúde Bucal como um todo, são motivos de orgulho e de enorme satisfação para a Dra. Lília, na medida em que procedimentos intervencionistas realizados com destreza e conhecimento de técnicas odontológicas hoje acessíveis a profissionais dedicados como ela, possibilitam a reconstrução de um sorriso harmonioso de pacientes com algum tipo de problema relacionado ao sistema orofacial. Conhecimento e destreza são habilidades que possibilitam à Dra. Lília restituir aos seus pacientes a autoestima e a confiança necessárias para que possam enfrentar o dia a dia com determinação e alegria.

Os resultados obtidos e o reconhecimento de um trabalho sério, voltado única e exclusivamente para o bem-estar daqueles que buscam a sua orientação e o seu trabalho, se constituem no principal objetivo e no principal fundamento da atividade profissional da Dra. Lília. Em seus registros constam mais de 5.000 pacientes, cujo êxito alcançado em procedimentos diversos, todos relacionados à saúde bucal, repercute na assistência odontológica de algumas famílias de Uberlândia e região, com as quais mantém uma relação de confiança que dura mais de 30 anos. Naturalmente, essa confiança conquistada junto às famílias é transmitida de uma geração à outra, como legado de uma relação construída em bases consistentes. Por esse motivo, o acompanhamento odontológico dos membros dessas famílias segue, na maioria das vezes, à sequência de um primeiro atendimento do pai ou da mãe, em seguida, dos filhos e filhas, dos netos e netas, bem como de terceiros.

De mãe para filhaO trabalho da Dra. Lília Melo visa ao atendimento dos indivíduos e da sociedade. Neste sentido, é pertinente avaliar o tempo e as circunstâncias nos quais nos encontramos inseridos. Os tempos modernos, a título de exemplificação, têm exigido uma Odontologia Cosmética preocupada com níveis de satisfação altamente estéticos. Procedimentos que utilizam clareadores, bem como restaurações que fazem uso de materiais de última geração e equipamentos diferenciados, têm sido uma prática recorrente nos consultórios, além de exigirem do profissional da área um conhecimento sempre atualizado. Tais procedimentos, por sua vez, também exigem do paciente o cuidado com a preservação do tratamento

realizado, devendo, portanto, o mesmo se comprometer com uma higienização correta. A desorganização da placa bacteriana com a velha e boa escova dental faz parte das orientações da Dra. Lília, que elege cuidadosamente a melhor técnica para cada caso e para cada paciente. Sem dúvida nenhuma, o fio dental, o passa- fio, as escovas interdentais, os bochechos com Clorexedina, são conselhos de valor inestimável e, por isso mesmo, devem ser seguidos à risca. Outros, como raspagens, curetagens com uso de ultrassom, jato de bicarbonato de sódio, aplicações de flúor para evitar problemas gengivais, como gengivite e periodontite, com perdas de elementos dentários e periimplantite com perdas de implantes, são também recomendados, a depender de uma criteriosa avaliação da Dra. Lília, que até hoje aposta na prevenção como melhor remédio. De acordo com uma praxe odontológica, Dra. Lília aconselha aos seus pacientes um cronograma de “retornos” ao seu consultório, em períodos alternados de 6 em 6 meses, para revisão e acompanhamento do tratamento realizado. A ideia é manter e preservar a sua saúde bucal.

Feliz com a escolha da sua profissão e com o desempenho de um trabalho que já dura mais de três décadas, com muita frequência a Dra. Lília recebe não só de seus pacientes, mas também da sua filha, Nicole Ladir, o carinho e o reconhecimento por uma vida dedicada ao trabalho e aos estudos da área odontológica. Aliás, convém frisar que Nicole Ladir, a exemplo da sua mãe, segue no mesmo “caminho”. Estando prestes a concluir o Curso de Odontologia no Centro Universitário do Triângulo - Unitri, Nicole pretende, por um lado, preservar muitos valores construídos e já consolidados através do esmerado trabalho desenvolvido por sua mãe e, por outro, inovar sempre!, por meio da busca incansável de novos conhecimentos na área.

A Dra. Lília Melo atualmente atende no Bairro Copacabana em um consultório aconchegante, com horários abrangentes e maleáveis, estando apta a atender os anseios dos pacientes.

34 3223-8831 Dra Lilia Melo QueirozRua Ipanema, 102Bairro Copacabana

Page 40: Saude

248

_cult

Criança também é gente! Fotos, Mauro Marques | Divulgação

Bem Cult publi editorial

Como as crianças têm sido vistas na sociedade brasileira? Muitas vezes, as crianças não têm suas ideias e opiniões espontâneas consideradas, devido ao fato de ainda estarem em construção e de não terem vivido tantas experiências quanto um adulto. Comumente, a condição de “ser gente” da criança é deixada de lado, desconsiderando até mesmo o que ela diz sentir sobre ela própria.

Ao silenciar a criança, negando seus sentimentos, necessidades, ideias e participações em decisões do meio em que ela está inserida, estamos confirmando que a criança não tem capacidade de compreender o que se passa ao seu redor. Acontece que a criança é gente e entende, sente e percebe, sim, o que ocorre à sua volta, mesmo que ainda não tenha atingido “maturidade” suficiente para conversar como um adulto.

Validar essas expressões é uma das atitudes mais importantes na relação interpessoal, principalmente quando pensamos em um desenvolvimento satisfatório e em formas saudáveis de contato consigo e com o outro. Uma vez que favorecerão a potencialidade da criança, a construção de uma autoestima elevada e formas mais saudáveis de se relacionar.

Sendo assim, convidamos você a aderir essa nova atitude sobre a criança como gente: cheia de recursos e potencialidades, que está aprendendo a lidar com o mundo para se desenvolver de maneira mais autêntica. Então, como compreender o mundo dessa gente? Nada melhor que escutá-la genuinamente e nos colocarmos em seu lugar, resgatando a nossa criança interior.

34 9135-2157 Bárbara Prado de Oliveira

Psicóloga - CRP-MG 04/41272 [email protected]

34 9122-6403 Domitila Prado de Oliveira

Psicóloga - CRP-MG 04/[email protected]

Praça Manoel Crosara, 85 - Sala 5Bairro Cazeca - Uberlândia - MG

Page 41: Saude

249

_cult

Page 42: Saude

250

_cult

Bem-Estar, Qualidade de Vida, Saúde e Beleza. Tudo em um só lugar e no endereço certo! Fotos, Kaká de Sousa | Divulgação

Bem Cult publi editorial

A AYAK Pés&Cia tem por prioridade oferecer produtos e serviços inovadores e confiáveis, assegurando a saúde dos seus pés. Tratamentos preventivos e curativos na área de podologia para todas as idades, com especial atenção para praticantes de esportes, diabéticos e idosos. Sintonizada com as exigências e determinações das autoridades, cuida tanto de seus clientes, como da segurança dos profissionais. Com atendimento diferenciado, de alta qualidade e desempenho, é realizado por profissionais formados e capacitados com técnicas inovadoras nas áreas de podologia, reflexologia, estética, acupuntura e massagem. AYAK também oferece serviços de laserterapia associada à podologia (totalmente

34 3214-1616Rua Carmo Gifoni, 55B. Martins - Uberlândia - MG

indolor) e reflexologia podal, que consiste numa técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos dos pés.

Com um espaço multifuncional, a Clínica AYAK também oferece Estética Corporal e Estética Facial que mantém a pele sempre jovem e bonita, desejo de todas as pessoas. A AYAK acaba de lançar um tratamento específico para auxiliar você a deixar seus pés mais saudáveis e macios com utilização de Ozônio. Existem várias técnicas para correção de unhas que ajudam a devolver a anatomia normal, evitando que a unha volte a encravar. O cuidado com os pés traz satisfação, bem-estar e saúde para todo o corpo. Para mantê-los assim, uma visita rotineira ao podólogo é útil para orientação de como cuidar e tratar corretamente dos seus pés. Agende uma avaliação gratuita.

250

Page 43: Saude

251

_cult

Page 44: Saude

252

_cult

Bem Cult saúde bucal

Alexandre Fernandes, Cirurgião-DentistaFotos, Mauro Marques | SXC

Qualquer trauma dental requer umaavaliação odontológica minuciosa

A fratura dentária é um acidente que ocorre com certa frequência, tanto nos dentes da frente como nos posteriores. O traumatismo bucodental é um sério problema de saúde que pode acarretar dor, perda de estética e de função, além de problemas psicológicos, tanto para adultos, como para crianças. Essas fraturas são causadas principalmente por traumatismos durante a prática de esportes, acidentes automobilísticos ou devidos à violência, mas também podem estar associadas ao enfraquecimento da estrutura do dente em decorrência de cárie, restaurações extensas ou tratamento de canal.

A localizacão, a complexidade da fratura e o tempo decorrido entre o traumatismo e o primeiro atendimento odontológico são fatores que determinam a possibilidade de resultados melhores ou piores do tratamento a ser realizado. Quando o trauma não está associado à dor, ao sangramento, ao deslocamento ou à perda dentária, a demora pela procura de atendimento especializado pode aumentar o risco de complicações posteriormente e levar à perda do dente.

A conduta clínica e o tipo de tratamento vão depender da severidade da fratura e do dente acometido. As condicões gerais de saúde do paciente no momento do atendimento também são determinantes para a definição dos procedimentos a serem realizados. Quando a fratura envolve somente parte da coroa dental, a porção que saiu pode ser “colada” no dente, ou este pode ser restaurado com resina composta ou fragmento de cerâmica. Nas fraturas maiores,

quando a polpa dental é exposta, o tratamento de canal torna-se necessário. Fraturas ainda mais extensas podem indicar a confecção de uma coroa total dentária. Já para as fraturas que condenam o dente à sua remoção, existe a necessidade de substituí-lo por implante dentário. Nestes casos, muitas vezes, na mesma sessão que a raiz é removida e possível instalar o implante e realizar uma coroa provisória, proporcionando alívio ao paciente, evitando que ele fique sem dente, por algum tempo, após a extração.

Existem protetores bucais para os jovens e adultos esportistas, que ajudam a prevenir os traumas durante a prática de suas atividades. Além disso, a conscientização de não abrir garrafas com os dentes e evitar morder objetos muito duros são cuidados que devem ser evitados. As consequências de fraturas em crianças são graves quando os dentes atingidos são permanentes. Eles devem, após o tratamento, ser acompanhados clínica e radiograficamente com frequência. Mesmo que o trauma envolva somente dentes “de leite”, esse acompanhamento deve ser realizado para avaliar o envolvimento ou não dos germes dos permanentes. Qualquer trauma dental requer uma avaliação odontológica minuciosa, pois fraturas podem ocorrer também na raiz do dente e não serem notadas, a menos que sejam realizados exames específicos (radiografias, tomografias).

Fontes: http://www.diarioweb.com.br/novoportal/noticias/saude/126736 http://www.isaudebahia.com.br/noticias/detalhe/noticia/dentes-quebrados-o-que-fazer/http://www.ident.com.br/dra.rosana/artigo/9413-fraturas-dentarias

Dr. Alexandre Vieira Fernandes - CRO-MG: 12.398.Mestre em Estomatologia.Mestre e Doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.Responsável técnico da Primer Odontocenter.

Quebrei meu dente... E agora?

Page 45: Saude

253

_cult

Page 46: Saude

254

_cult _cult

Mundo Cult tecnologia

Qual a melhor forma de avaliar a pressão arterial dos hipertensos? Fotos, Arquivo Pessoal | Shutterstock

Bem Cult publi editorial

A hipertensão arterial, conhecida popularmente como Pressão Alta, afeta cerca de 30% da população adulta, sendo um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca. Pesquisadores finlandeses, liderados pelo Dr. Teemu Niiranen (National Institute for Health and Welfare, Turku, Finlândia), seguiram 502 pacientes, a partir do ano de 1996, com o objetivo de detectar complicações cardiovasculares associadas à hipertensão arterial. A pressão arterial de todos os pacientes foi avaliada através de três métodos: medida no consultório médico, medida domiciliar e medida através da Mapa (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial). A Mapa é o método que permite o registro indireto e intermitente da pressão arterial durante 24 horas, ou mais, enquanto o paciente realiza suas atividades habituais durante o dia e também durante o período do sono.

Após um período de 16 anos de acompanhamento, os pesquisadores observaram que as medidas da pressão arterial obtidas através da Mapa foram as que mais mostraram complicações relacionadas à hipertensão arterial, como morte cardiovascular, infarto não-fatal, acidente vascular cerebral e novas internações por insuficiência cardíaca. “As medidas da pressão arterial obtidas através da Mapa foram mais preditoras de complicações cardiovasculares do que as medidas obtidas no domicílio ou no consultório médico. Clínicos devem considerar este exame complementar para avaliação de seus pacientes hipertensos”, completa Dr. Denicésar.

Dr. Denicésar Coelho de Faria - Médico - CRM-MG 50030

34 3212-9060Av. Getúlio Vargas, 1445 - Uberlândia - MG

254

Page 47: Saude

255

_cult

Page 48: Saude

ANOS

Page 49: Saude

257

_cult

257

_cult

Mundo Cult tecnologia

Obesidade na infância e adolescência - como tratar? Foto, Kaká Fotografias

Bem Cult publi editorial

O sobrepeso e a obesidade entre crianças e adolescentes são considerados uma epidemia de saúde pública mundial. Nos últimos 30 anos, a frequência de crianças com excesso de peso triplicou e assim a obesidade passou a ser uma das doenças mais enfrentadas pelos endocrinologistas e pediatras. Vários genes estão envolvidos na fisiopatologia da obesidade. A expressão desses genes, juntamente com a influência de fatores ambientais externos, são responsáveis pelo equilíbrio entre a ingestão alimentar e o gasto calórico total. Esse equilíbrio depende de sinais provenientes de órgãos periféricos (estômago, intestino e tecido adiposo) e de sinais do próprio cérebro, que se integram na região do hipotálamo e controlam a fome, o apetite e a saciedade. Qualquer alteração na interação desses sinais nervosos pode provocar um desbalanço entre a ingestão alimentar e o gasto calórico total, provocando sobrepeso e obesidade.

O gasto calórico total é a soma do gasto energético do repouso, do efeito térmico dos alimentos e da atividade física. A ingestão calórica diária depende da quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras que o indivíduo consome. Na maior parte dos casos, a obesidade na infância e adolescência é causada por uma ingestão calórica maior do que o necessário para um equilíbrio metabólico. Causas endócrinas e genéticas são causas raras de obesidade na infância (1%). Fatores maternos, como o tabagismo, ganho de peso em excesso e desnutrição materna, assim como fatores fetais, como baixo peso ao nascer e rápido ganho de peso até 2 anos, interferem na programação fetal e têm uma relação positiva com a obesidade na vida adulta. O aleitamento materno exclusivo até 6 meses de vida é um fator protetor porque diminui a chance de obesidade futura em 24% em relação àquela criança que utilizou fórmulas infantis.

A abordagem e o tratamento do sobrepeso e obesidade nas crianças é diferente do adulto. O tratamento não medicamentoso envolve mudança de estilo de vida e modificação de dieta, atividade física diária, diminuição do tempo gasto com internet, jogos de computador e televisão. Nenhum medicamento antiobesidade tem liberação para uso em crianças e poucas drogas estão liberadas para uso na adolescência. A cirurgia bariátrica somente é aprovada no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina para pacientes com idade acima de 18 anos, ou acima de 16 anos, com precauções especiais, de acordo com o IMC e a

257

presença ou não de comorbidades, como presença de doença cardiovascular, dislipidemia e diabetes tipo 2. Obesidade na infância é uma condição de etiologia multifatorial e de difícil reversão na vida adulta. Ações imediatas devem ser tomadas para evitar o ganho de peso excessivo na infância e para tratar as crianças e adolescentes que já estão acima do peso. Temos que ter em mente que a epidemia de obesidade traz sérias consequências, não somente para o indivíduo, mas para todo o sistema de saúde do país.

Dra. Letícia Ribeiro de Oliveira - CRM: 47983-MG.Residência de Pediatria pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).Residência de Endocrinologia Pediátrica pela Faculdade de CiênciasMédicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Título de Endocrinologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).Mestre em Ciências da Saúde , na área de distúrbios gonadais , pela FCMSCSP. Atendimento: Clínica Neocentro.Av. Raulino Cotta Pacheco, 55 - Uberlândia - MG

Page 50: Saude

258

_cult

Bem Cult está escrito

Anita Godoy, EscritoraFotos, Santelmo Souto | SXC

“Todos sentem falta dos amigosquando estão morrendo”

Uma enfermeira australiana, chamada Bronnie Ware, trabalha com cuidados aliativos, tomando conta de pacientes em suas últimas semanas de vida. Bronnie compartilha suas experiências contando quais são as queixas de quem chegou à beira da morte. Confira as mais comuns.

1. Queria ter aproveitado a vida do meu jeito e não da forma que os outros queriam.O arrependimento mais comum de todos. Segundo Bronnie, quando as pessoas percebem que sua vida chegou ao fim, fica mais fácil ver quantos sonhos elas deixaram para trás. “A saúde traz uma liberdade que poucos percebem que possuem, até que a perdem”.

2. Queria não ter trabalhado tanto.Bronnie conta que esse desejo era comum a todos os homens que ela atendeu. Eles falam sobre sentir falta de ver as crianças crescendo ou da companhia de sua esposa. Isso não quer dizer que as mulheres não apresentem a mesma queixa, mas como a maior parte das pacientes da enfermeira são de uma geração mais antiga, nem todas precisavam trabalhar para sustentar a família.

3. Queria ter falado mais sobre meus sentimentos.Para viver em paz com outras pessoas, muita gente acaba suprimindo seus próprios sentimentos. De acordo com a enfermeira, alguns de seus pacientes até desenvolveram doenças por carregar esse rancor e esse ressentimento e nunca falar sobre o assunto.

4. Não queria ter perdido contato com os meus amigos.“Todos sentem falta dos amigos quando estão morrendo”, afirma Bronnie. Muitas pessoas não percebem que sentem saudades dos amigos até as semanas que precedem sua morte.

5. Queria ter me permitido ser feliz.De acordo com Bronnie, muitas pessoas só percebem no fim que a felicidade é, na verdade, uma questão de escolha. “O medo de mudar fez com que eles fingissem para os outros e para eles mesmos que eles estavam satisfeitos, quando, no fundo, tudo o que eles queriam era rir e ter mais momentos alegres. Escolha ser feliz hoje, se presenteie com infinitos momentos que te deem imenso prazer. Paz e luz a todos!

Acesse nosso site e deixe seu comentário.www.anitagodoy.com.br

Os 5 arrependimentos maiscomuns à beira da morte

desde 1998 cuidando da sua saúde

(34) 3224 56033084 9548

CRM32731

ARTROSE???Trate sem bisturi !!!!!

Marque sua avaliação agora

e livre-se da dor !TRATAMENTO INTRA ARTICULAR PARA ARTROSE REPONDO O LÍQUIDO

DA ARTICULAÇÃO COM REESTRUTURAÇÃO DA CARTILAGEM, O QUE IMPEDE A PROGRESSÃO DA DOENÇA

AGE NA ELIMINAÇÃO DA DOR, NA RECUPERAÇÃO DOS MOVIMENTOSTRAZENDO MAIS QUALIDADE DE VIDA

SEM DOR !

Este método faz parte do tratamento da osteoartrose do joelho praticado pela

American Academy of Orthopaedic Surgeons

e

American College of Rheumatology

É um procedimento simples, rápido e segurorealizado ambulatorialmente, sem havernecessidade de repouso ou resguardo.

O paciente sai andando da maca.

JOELHO - QUADRIL - TORNOZELO - OMBRO

Page 51: Saude

259

_cultdesde 1998 cuidando da sua saúde

(34) 3224 56033084 9548

CRM32731

ARTROSE???Trate sem bisturi !!!!!

Marque sua avaliação agora

e livre-se da dor !TRATAMENTO INTRA ARTICULAR PARA ARTROSE REPONDO O LÍQUIDO

DA ARTICULAÇÃO COM REESTRUTURAÇÃO DA CARTILAGEM, O QUE IMPEDE A PROGRESSÃO DA DOENÇA

AGE NA ELIMINAÇÃO DA DOR, NA RECUPERAÇÃO DOS MOVIMENTOSTRAZENDO MAIS QUALIDADE DE VIDA

SEM DOR !

Este método faz parte do tratamento da osteoartrose do joelho praticado pela

American Academy of Orthopaedic Surgeons

e

American College of Rheumatology

É um procedimento simples, rápido e segurorealizado ambulatorialmente, sem havernecessidade de repouso ou resguardo.

O paciente sai andando da maca.

JOELHO - QUADRIL - TORNOZELO - OMBRO

Page 52: Saude

260

_cult

• CARDIOLOGIA CLíNICA • INTERVENCIONISTA • RITMOLOGIA • MARCAPASSO • ECOCARDIOGRAFIA• DOPPLER VASCULAR PERIFÉRICO • ERGOMETRIA • ELETROCARDIOGRAMA • HOLTER • MAPA

CARDIOLOGIA PLENA A assistência cardiológica moderna e de excelência exige alto grau de conhecimento técnico-científico, dedicação, disponibilidade e compromisso com a solução dos diversos problemas cardiovasculares. Com corpo clínico altamente especializado e multidisciplinar, a Pulso inaugura uma proposta de vanguarda para a prevenção, diagnóstico e tratamento do coração, aliando cardiologia plena, integrada e individualizada, trazendo amplos benefícios para o paciente. Por isso, a partir de agora, com a Pulso, você pode escolher um tratamento cardiológico pleno.

CERTAS COISAS TÊM QUE SER PLENAS. O CUIDADO COM O SEU CORAÇÃO É UMA DELAS.

c a r d i o l o g i a p l e n a

202 C

Dr. Eduardo Henrique Costa Vitor • CRM/MG 38.160 | Dr. Eduardo T. Veludo • CRM/MG 34.879 | Dr. Emerson Clayton Borges • CRM/MG 19.953 Dr. João Lucas O’Connell • CRM/MG 42.026 | Dr. Leonardo Severino • CRM/MG 28.331

Dr. Eduardo Henrique Costa Vitor • Cardiologista • CRM/MG 38.160

Bem Cult estar bem

Mônica Cunha, JornalistaFotos, Mauro Marques | Haiku Deck

Dona Fátima me reconheceu, juntou as mãos epronunciou meu nome por inteiro e com emoção

Quase todos os dias passo por aquela esquina. Ao reduzir a marcha, dar seta e girar o volante, consigo espiar a casinha que fica bem no comecinho da rua. Na parede tinta clara, a porta de madeira tem um olho mágico e a janela é bem antiga. Se não me engano leva o nome de ‘vitrô’, com aqueles vidros enfileirados e com desenhos em alto relevo. Tem cortina estampada e um santinho de papel com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Resiste ao tempo e ao avanço de outros empreendimentos em um bairro que cresce e ganha charme. De vez em quando, a moradora deixa uma fresta e é possível vê-la sentada no sofá, bordando ou assistindo TV. Tem cabelos curtos, usa óculos e sempre está de vestido. A primeira vez que a vi, me lembrei de imediato. Aquele rosto fez parte da minha infância. Lá estava minha professora do então, Primário! Uma descoberta ao acaso e que encheu meu coração de saudade! Do cheiro dos cadernos, da escola, do mundo da sala de aula.

A observação durou semanas, até que um domingo de lua cheia permitiu o encontro. Uma amiga e eu voltávamos de uma corrida leve pela cidade. Coincidência ou providência nos vimos. Ela na porta que tantas vezes avistei. Tinha um sorriso depois de

se despedir da família que a visitara. Cumprimentei rapidamente e poucos passos à frente, voltei. Pedi licença e fiz a pergunta que nos aproximou. Dona Fátima não se lembrou de mim. Compreensível, afinal para quantos alunos ela ensinou as primeiras letras! Mas Dona Fátima me reconheceu. Juntou as mãos e pronunciou meu nome por inteiro e com emoção. Um carinho que veio de graça e me provocou um nó na garganta.

Nos abraçamos como amigas de longa data. Houve o choro silencioso que cedeu espaço a elogios e um convite: entrar. Ela nos puxou pelas mãos e nos levou até a copa. Um lar simples, aconchegante e com a fé escancarada. O motivo de nos fazer atravessar a pequena sala foi mostrar a restauração de uma relíquia. No canto, Santa Terezinha das Rosas. Parecia gente, de tão perfeita em cores e serenidade. Orgulho de Dona Fátima que, do meu lado direito, sorria. A prosa emendou por um tempo e combinamos um café para o sábado. Saímos de lá com uma bênção e uma promessa: de resgatar boas lembranças e de criarmos uma convivência abandonada pela pressa da vida: a da boa vizinhança.

Mônica Cunha é editora e apresentadorado programa “Bem Viver” (TV Integração)[email protected]

A casa daesquina

Page 53: Saude

261

_cult

• CARDIOLOGIA CLíNICA • INTERVENCIONISTA • RITMOLOGIA • MARCAPASSO • ECOCARDIOGRAFIA• DOPPLER VASCULAR PERIFÉRICO • ERGOMETRIA • ELETROCARDIOGRAMA • HOLTER • MAPA

CARDIOLOGIA PLENA A assistência cardiológica moderna e de excelência exige alto grau de conhecimento técnico-científico, dedicação, disponibilidade e compromisso com a solução dos diversos problemas cardiovasculares. Com corpo clínico altamente especializado e multidisciplinar, a Pulso inaugura uma proposta de vanguarda para a prevenção, diagnóstico e tratamento do coração, aliando cardiologia plena, integrada e individualizada, trazendo amplos benefícios para o paciente. Por isso, a partir de agora, com a Pulso, você pode escolher um tratamento cardiológico pleno.

CERTAS COISAS TÊM QUE SER PLENAS. O CUIDADO COM O SEU CORAÇÃO É UMA DELAS.

c a r d i o l o g i a p l e n a

202 C

Dr. Eduardo Henrique Costa Vitor • CRM/MG 38.160 | Dr. Eduardo T. Veludo • CRM/MG 34.879 | Dr. Emerson Clayton Borges • CRM/MG 19.953 Dr. João Lucas O’Connell • CRM/MG 42.026 | Dr. Leonardo Severino • CRM/MG 28.331

Dr. Eduardo Henrique Costa Vitor • Cardiologista • CRM/MG 38.160

Page 54: Saude

262

_cult

Bem Cult teenagers

Por, Cindy FreitasFotos, Mauro Marques | SXC

Seja natural. Mesmo que issosignifique ir contra a corrente.

Tenho uma inclinação natural a observar pessoas. Isso me leva, algumas vezes, a indagar: o que torna uma pessoa diferente? Ou única? É verdade que cada pessoa é única em sua essência, mas penso que algumas conseguem ser mais “únicas” que outras. Algumas são mais distintas, por assim dizer.

Recordo-me de uma amiguinha de infância que tive. Convivemos na mesma sala de aula por apenas um semestre, e não tínhamos mais que nove anos na época. Mas nunca me esqueci dela. Tinha uma luz própria; uma autenticidade em si que a distinguia das outras crianças. Nunca mais tornei a vê-la pessoalmente, mas anos mais tarde retomamos contato pela internet, e percebi que ela continuava da mesma forma.

O que faz uma pessoa ser “autêntica”? É a naturalidade. É apenas o modo dela de ser. Talvez nisso haja ausência do temor de se mostrar como realmente é. Ela sabe que não há mal algum em ser fiel a si mesma, ou então não se importa com quem pense mal dela. Ela escolhe não se importar; lida de forma melhor com as adversidades por ser segura de si.

A questão é que muitas pessoas se esforçam tanto em ser diferentes que sequer notam que estão criando a massa dos “diferentes”. Acabam seguindo um padrão e mal estão conscientes disso. Mas quando alguém é naturalmente fora dos padrões, ela é invariavelmente recebida com admiração incondicional ou hostilidade acirrada, ou ambos ao mesmo tempo. Não sei se isso é sorte, ou se realmente não evoluímos em aceitar o diferente como ele é. Não o diferente por deficiência ou por ser de outra etnia, mas diferente por espírito. O “distinto”.

Falo tudo isso por observação. E, por vezes, experiência própria. Mas creio que - utilizando aquele clichê muito batido - “ser você mesmo” é o que está em falta no mundo, hoje. Falta a naturalidade. O de fato ser “tão natural quanto a luz do dia”, e não falo de filtros de Instagram. É o naturalmente distinto que chama atenção, mas muitos preferem seguir um padrão para se proteger do julgamento alheio. É o diferente que se destaca, mas a originalidade é muitas vezes vista como prepotência. Seja natural. Mesmo que isso signifique ir contra a corrente.

Cindy Figueiredo Freitas tem 19 anos e muitas vezes esbarra em padrões de personalidade na busca de si própria. Mas acredita que tudo se inicia a partir do momento em que se tem mais certezas do que dú[email protected]

Tão natural quantoa luz do dia

Page 55: Saude

263

_cult

Bem Cult publi editorial

Crianças que têm aulas de música ampliam funçõescognitivas para sempre Fotos, Mauro Marques

Recente pesquisa realizada pela autora Nadine Gaab, do Laboratório de Neurociência Cognitiva do Hospital Infantil de Boston (EUA), publicada na “PLOS One,” mostrou que crianças que recebem aulas de música por pelo menos dois anos revelam maior atividade cerebral nas áreas associadas às suas funções executivas, ou seja, os processos cognitivos que permitem aos seres humanos processar e reter informações, resolver problemas e regular comportamentos. A música modula fortemente o aprendizado, estimulando a capacidade cognitiva e a relação interpessoal. A percepção de um ritmo influencia o sistema de atenção, induz ao movimento e otimiza o metabolismo e a performance física, além de trabalhar habilidades motoras e aumentar a concentração, que é essencial para o aprendizado.

A música enquanto ferramenta terapêuticaSegundo Oliver Sacks (autor de “Alucinações Musicais”), “a música penetra tão profundamente em nosso sistema nervoso que, mesmo em pessoas que sofrem de devastadoras doenças neurológicas, ela é, comumente, a última coisa que perdem”. Em nosso trabalho realizado em casas de repouso na cidade de Uberlândia, podemos perceber claramente este fato quando pacientes com Alzheimer, que já estão com o processo cognitivo bem comprometido, participam tocando instrumentos e cantando. Enquanto isso, estão trabalhando raciocínio, coordenação e memória.

Em consultório, trabalhamos com pacientes com déficit de atenção (TDAH), autismo, síndrome de down, entre outras, usando a música como principal

ferramenta terapêutica e percebemos seus benefícios no estabelecimento do vínculo e no engajamento do paciente.

O Espaço “Música e Ser” foi idealizado pela psicóloga Cíntia Alcântara e pela musicoterapeuta Sandra M. Costa para ser um ambiente de música e terapia com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento pessoal, através desta forma de arte. Nele são oferecidos os serviços:- Musicalização Infantil e estimulação de bebês.- Aulas de música para adolescentes e adultos: canto, violão e teclado.- Musicoterapia e Cantoterapia.- Psicoterapia Individual e em grupo.

Conheça melhor o nosso trabalho: www.amusicaeoser.blogspot.com.brContato: 34 9171-0432 (Cíntia) e 34 9130-0556 (Sandra).

Page 56: Saude

264

_cult

Bem Cult psicóloga

Cássia Freitas, PsicólogaFoto, SXC

Saber quem somos e o quebuscamos seria um bom começo

Para os momentos em que não conseguimos ignorar nossas emoções ruins, chamo de ruins tudo o que não contaríamos em rede nacional, externamos de diferentes formas. Para alguns é aquela cara feia, “amarrada”, digna de medo, para outros uma cachoeira de palavras, mas há também aqueles, extra, mega, hiper sensíveis, que evidenciam em seus corpos os sinais de negação, as questões mal resolvidas, as dores, a falta de amores. Essa manifestação psicossomática se deve em parte ao fato de não sabemos conversar. Não falo de falar, soltar palavras ao vento, falo de conversa, diálogos decisivos, em pequena escala, mas ainda assim decisivos.

Ainda que essa conversa não se dê com a parte agravante, conselhos ou ouvidos sempre serão muito bem-vindos. Colocar as palavras em ordem, montar frases curadoras, contar, detalhar os motivos. Para quem possui esse “savoir faire” é como andar de bicicleta, uma vez aprendido, nunca mais se esquece, mas há aqueles e aquelas que independente da idade, da profissão ou de nada disso, ainda não conseguiram administrar a si mesmos. É um relacionamento emocional, interno. É o “colocar a casa em dia”, auto-análise, se conhecer.

Saber quem somos e o que buscamos seria um bom começo. Não sei dizer se a falta de conhecimento pessoal ou a falta da necessidade em se conhecer seria o gatilho para isso. Se conhecer não é o mesmo que se olhar, às vezes me olho com os olhos de quem eu deveria ou gostaria de ser e isso pode estar bem distante de quem eu realmente sou. Outro passo seria a aceitação, não falo de resignar-se, mas aceitar-se e, a partir daí, promover mudanças, crescimento, transformações. Isso é relacionar-se consigo mesmo. Pode parecer conversa de bêbado, mas não é.

Essa é mais uma daquelas 1000 coisas que devemos fazer enquanto vivermos. Para alguns é tranquilo, para outro um sufoco, mas é e sempre será incrível. Nunca questiono como alguém reagiu a qualquer coisa. Afinal, não sou eu a vestir sua pele, não julgo, aliás, essa prática é muito egoísta, porque nunca saberemos o quanto alguém pode se ressentir e nem a causa desse “sentir”. Mas espero que todos possam adquirir esse “savoir faire” e dizer “vivement les bonnes relations”, assim, se a vida se mostrar complicada, poderemos descomplicá-la, refestelando-nos na parte cheia do copo.

Cássia de Figueiredo [email protected]

C’est la vie

Dra. Laíza Fernandes MartinsCRO: MG-42751

Av. Getúlio Vargas, 701 - Centro - (34) 3223-5354

Dentista para bebês e crianças

Você não deve esperar até que seu filho tenha um problema para solicitar

uma consulta odontológica, antes mesmo do nascimento do

primeiro dente é o momento ideal para fazer a primeira

visita ao dentista.

Page 57: Saude

265

_cult

Dra. Laíza Fernandes MartinsCRO: MG-42751

Av. Getúlio Vargas, 701 - Centro - (34) 3223-5354

Dentista para bebês e crianças

Você não deve esperar até que seu filho tenha um problema para solicitar

uma consulta odontológica, antes mesmo do nascimento do

primeiro dente é o momento ideal para fazer a primeira

visita ao dentista.

Page 58: Saude

266

_cult

Cada vez mais integrada com suas pacientes, a Clínica Dra. Caroline Perillo promoveu, no dia 19 de setembro, o 1º Workshop “Beleza, Saúde e Bem-Estar”. As atividades foram desenvolvidas através de palestras com temas super interessantes. Dra. Caroline Perillo falou sobre técnicas e novidades para o Rejuvenescimento. Em seguida, Dra. Luciana Dorça falou sobre Pilates e Saúde da Mulher. Dra. Patrícia Crosara abordou os benefícios do Detox na eliminação de toxinas do organismo. Acupuntura

Fotos, Camila Pajuaba

Clínica promove workshop de beleza, saúde e bem-estar

Bem Cult publi editorial

266

e Bem-Estar foi o tema da palestra feita por Solange Lourenço e a Dra. Elisa Sivieri falou sobre Coaching aliado à saúde. Durante o evento, aconteceu o lançamento do livro “Endometriose - o silêncio e a dor da alma”, de Leda Conzaga, além de surpresas e mimos para os convidados, cuidados especiais no espaço de beleza Dermage e coquetel com a presença musical da DJ Paula Resende. Todos elogiaram mais essa iniciativa da Clínica Dra. Caroline Perillo e, desde já, aguardam o próximo evento.

Page 59: Saude

267

_cult

267

34 3231-9497 | 34 3231-1112Rua Quinze de Novembro, 773

Uberlândia - MG

Page 60: Saude

268

_cult

Bem Cult psicologia

Résia Morais, Psicóloga e PsicopedagogaFotos, Mauro Marques | SXC

Nesta eleição seja políticoe lute pelos nossos direitos

A humilhação social é um problema político na Psicologia e é uma modalidade de angústia disparada pelo impacto traumático da desigualdade de classes. Apesar da gravidade deste assunto, a aversão à política ainda é grande. A causa deste desinteresse é simples: vivemos numa coletividade onde uma parte de indivíduos, no seu agir politicamente, procura, nada mais, nada menos, favorecer-se. Devemos compreender que aquela pessoa que fala: “não sou político, odeio política, os políticos são todos iguais, não me envolvo em política” - mal sabe ela que isso é pura expressão política.

Segundo Aristóteles, o homem é um “animal político”, porque unicamente ele tem a linguagem e esta é o alicerce da comunicação entre os seres humanos. Para o filósofo, os demais animais apenas manifestam dor e prazer, mas o homem utiliza a palavra (logos) e com isso sua capacidade de julgamento entre o bem e o mal, o certo e o errado. Portanto, por natureza, o homem é um animal político, porque ele busca discutir para chegar ao seu bem. O homem não chega a um fim sem conversar, sem discutir para chegar a uma conclusão.

Deste modo, devemos saber separar os indivíduos que agem apoliticamente da verdadeira essência da palavra “política”. O significado de política abarca vários conceitos e está, em geral, envolvida com algo direcionado ao espaço público. Ela tem a função de agregar e impor os interesses sociais garantindo fins coletivos. Ela representa atuações do poder político visando o bem-estar da população, além de se colocar em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais.

A negação da política em suas vidas é negar seus direitos. Viu algo errado, denuncie; está sendo humilhado, procure algum representante e exija seus direitos; seu filho está sem escola, procure a defensoria pública. Não deixe que suas angústias, sofrimentos e indignações tornem seu maior inimigo mental. A política é uma ferramenta de enriquecimento próprio, ao invés de ser aplicada na produção de riqueza. Nesta eleição seja político e lute pelos nossos direitos, pois “... o preço a pagar pela tua não participação na política é seres governado por quem é inferior”. Platão (428-347 a.C).

Résia Morais é psicóloga e psicopedagoga - UFU.Mestre em Psicologia - UFU.CRP-MG 04/[email protected]

“O homem é um animal político”

(Aristóteles)

Page 61: Saude

269

_cult

269

_cult

Mundo Cult tecnologia

Distúrbios da tireoide são cada vez mais frequentes Foto, Mauro Marques

Bem Cult publi editorial

A tireoide ou tiroide é uma glândula, em forma de borboleta, que fica localizada na parte anterior do pescoço. É uma das maiores glândulas do corpo humano com papel muito importante, sua principal função é a produção e armazenamento dos hormônios tireoidianos: T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina), responsáveis por regular o nosso metabolismo, agindo também na função de órgãos importantes, como o coração, cérebro, fígado e rins, interferindo também no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional. É fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo.

Existem dois tipos de distúrbios na tireoide: o Hipertireoidismo, quando há um aumento excessivo na produção dos hormônios T3 e T4, fazendo com que o metabolismo trabalhe de forma mais acelerada, que pode provocar sinais e sintomas, como aumento da frequência cardíaca, perda de peso, tremores, fraqueza muscular, nervosismo, queda de cabelos, alterações na pele, diarreia, sudorese e diminuição do fluxo menstrual (em mulheres). O Hipotireoidismo é caracterizado pela diminuição na produção dos hormônios T3 e T4, deixando o metabolismo mais lento, tendo como sintomas relacionados: depressão, cansaço, cabelos e pele ressecados, unhas quebradiças, fadiga, perda de apetite, prisão de ventre, anemia, aumento de peso, tornozelos e rosto inchados, menstruação irregular e colesterol elevado.

A maioria das reclamações de meus pacientes que têm problemas na tireoide é de que não conseguem eliminar peso, queda de cabelo, unhas quebradiças, mal-estar, cansaço e irritabilidade. Realmente, o metabolismo dessas pessoas que têm hipotireoidismo é mais lento, devido à diminuição dos hormônios da tireoide T3 e T4, sendo possível a melhora de todos esses sintomas. A melhor maneira de “acelerar” o metabolismo e de melhorar todos os sintomas é ter uma alimentação saudável, fracionada, equilibrada, praticar atividade física regularmente e fazer o tratamento adequado, caso necessite tomar algum medicamento.

Alimentos que ajudam a regular essa glândula devem fazer parte do dia a dia desses pacientes: alimentos ricos em iodo, selênio, zinco e magnésio, como frutos do mar, sal não refinado, algas marinhas, caldo de peixe

269

caseiro, abacaxi, alcachofra, aspargos, verduras de coloração mais escuras, leite, castanhas, entre outros, ajudam a regular a produção dos hormônios. Para que o iodo possa ser utilizado pelo organismo, requer níveis adequados de vitamina A, que são obtidos através de gorduras de origem animal, sempre com moderação.

Da mesma forma que temos alimentos que devemos consumir, temos também os alimentos que devem ser evitados. Por exemplo, a soja, que contém antinutrientes que diminuem a absorção de zinco, cálcio e magnésio, e substâncias que possuem atividade antitireoidiana, certas verduras cruas, como repolho, brócolis, couve, couve-flor e espinafre contêm substâncias naturais chamadas glucosinolatos, que interferem negativamente com a produção de hormônios da tireoide, lembrando que são somente cruas, quando consumidas cozidas essa substância é neutralizada. Doença tireoidiana não tem cura, mas tem tratamento. Busque profissionais capacitados e melhore sua qualidade de vida.

Ana Paula Camasmie B. FerreiraNutricionista CRN 10961Distúrbios da Tireoide, Emagrecimento, Nutrição no Esporte, Longevidade e Qualidade de vida.

34 3236-1972Dra. Ana Paula CamasmiêCRN-MG - 10961Clínica Carajás, 701 - Bairro LídiceUberlândia - MG

Page 62: Saude

270

_cult

NOVASINSTALAÇÕES

NOVASINSTALAÇÕES

Ensino Médio2015

O aluno direto na Universidade!

No Gabarito é assim: o aluno recebe educação acima da média, com professores experientes, formação de excelência numa estrutura moderna para ingressar nas melhores Universidades do país. Além disso, o Gabarito ainda oferece ensino forte e desafiadora para que o aluno esteja preparado para encarar os diversos obstáculos da vida.Se o seu sonho é ver seu filho bem encaminhado, traga ele para o Gabarito, porque quem faz, aprova!

Gabarito: parceiro no crescimento do aluno!

Crescer, aprender e brincar é bom demais, não é mesmo? E, no Colégio Gabarito o aluno pode fazer isso da melhor maneira, aliando professores experientes e preparados para dar todo suporte às mudanças. Além disso, nossos alunos contam com aulas de campo, acompanhamento pedagógico e material didático diferenciado, oficinas culturais, quadra esportiva coberta, curso de idiomas e muito mais!Traga seu filho para o Gabarito e dê a ele uma formação sólida e diferenciada.

Examede Bolsas

19/10 Unidade Tiradentes - Fundamental IIRua Tiradentes, 485. Fone: 3210-7049

Unidade Princesa Isabel - Ensino Médio e VestibularesAv. Princesa Isabel, 162. Fone: 3215-0151

Ensino Médio Fundamental II

Unidade Rondon Pacheco

Examede Bolsas

18/10quemfazaprova.com.br

Page 63: Saude

271

_cult

NOVASINSTALAÇÕES

NOVASINSTALAÇÕES

Ensino Médio2015

O aluno direto na Universidade!

No Gabarito é assim: o aluno recebe educação acima da média, com professores experientes, formação de excelência numa estrutura moderna para ingressar nas melhores Universidades do país. Além disso, o Gabarito ainda oferece ensino forte e desafiadora para que o aluno esteja preparado para encarar os diversos obstáculos da vida.Se o seu sonho é ver seu filho bem encaminhado, traga ele para o Gabarito, porque quem faz, aprova!

Gabarito: parceiro no crescimento do aluno!

Crescer, aprender e brincar é bom demais, não é mesmo? E, no Colégio Gabarito o aluno pode fazer isso da melhor maneira, aliando professores experientes e preparados para dar todo suporte às mudanças. Além disso, nossos alunos contam com aulas de campo, acompanhamento pedagógico e material didático diferenciado, oficinas culturais, quadra esportiva coberta, curso de idiomas e muito mais!Traga seu filho para o Gabarito e dê a ele uma formação sólida e diferenciada.

Examede Bolsas

19/10 Unidade Tiradentes - Fundamental IIRua Tiradentes, 485. Fone: 3210-7049

Unidade Princesa Isabel - Ensino Médio e VestibularesAv. Princesa Isabel, 162. Fone: 3215-0151

Ensino Médio Fundamental II

Unidade Rondon Pacheco

Examede Bolsas

18/10quemfazaprova.com.br

Page 64: Saude

272

_cult

Ética e credibilidadeem assessoria imobiliária.

Fotos, Mauro Marques | Kaká de Souza

Bem Cult publi editorial

Com 8 anos de tradição em serviços de assessoria imobiliária no mercado de Uberlândia, oferecemos confiança e credibilidade, soluções rápidas e precisas. Trabalhamos para satisfação do nosso cliente em: habite-se, contratos, escrituras, inventários, abertura de contas, cartões de crédito, serviços cartoriais, seguros e consórcios, aprovação de projetos, incorporação imobiliária, empréstimos consignados, averbação de construção e financiamento habitacional.

272

34 3225-7744Av. Nicomedes Alves dos Santos, 3600 - Loja 12

Gávea Business - Bairro Morada da ColinaUberlândia - MG

Page 65: Saude

273

_cult

Eficiência epontualidade.Os serviços prestados pela Temalog possuem a eficiência e pontualidadeque você precisa na coleta e distribuição de documentos, envelopes, malotes

Gladston César, diretor da GC Assessoria Imobiliária

Juliana, Assessora Imobiliária GC

Equipe GC Assessoria Imobiliária

Gladston César, diretor TemalogRonaldo Teixeira, diretor TemalogBeatriz Teixeira, gestora Temalog

Júlia, Assessora Imobiliária GC

Jaqueline, Diretora GCKetlin, Correspondente Bancário GC

Beatriz Teixeira, gestora TemalogRodrigo, motoboy TemalogLeonardo, motoboy Temalog

34 3237-8874Av. Nicomedes Alves dos Santos, 3600 - Loja 12 Gávea Business - Bairro Morada da Colina Uberlândia - MG

e mercadorias, serviços cartorários, entregas expressas, transportes de pequenos volumes e serviços em geral destinados a motoboy.

273

Page 66: Saude

274

_cult

Page 67: Saude

275

_cult

Mundo Cult publi editorial

Câncer de mama, o melhor remédio é a prevenção!Fotos, Assessoria Kompleta

“O autoexame das mamas deve ser feito regularmente, tanto pelas mulheres, quanto pelos homens, tendo em vista que a doença os afeta também, em uma proporção de um caso masculino para 100 mulheres afetadas”. Dra. Paula Lajolo, Oncologista Oncocentro Uberlândia. “Apoiamos todas as campanhas de prevenção ao câncer de mama, pois acreditamos que esta é a melhor forma de evitar a doença. Durante todo o ano, o Oncocentro trabalha por meio de ações de conscientização, afim de alertar e prevenir a população”. Michelle Carneiro, Gerente Operacional Oncocentro Uberlândia. “Hoje as mulheres desenvolvem várias atividades ao longo do dia e com essa correria a saúde acaba ficando de lado. O

outubro rosa vem para alertá-las sobre a prevenção, para que elas cuidem do bem-estar e evitem problemas. Quem se ama, se cuida”. Keila Miranda, Kompleta Comunicação. “A importância sobre os cuidados com a saúde deve ser prioridade em todas as idades. Acho fundamental campanhas como o outubro rosa, que alertam a população e abordam assuntos tão importantes”. Pâmella Borges, jornalista. “Acredito que os índices de diagnósticos do câncer de mama ainda são altos porque esta questão é um tabu entre muitas mulheres. É preciso entender que um dos recursos para evitar a doença é a prevenção e o diagnóstico precoce. O autoexame é essencial!”, Luana Roque, jornalista.

Page 68: Saude

276

_cult