santa pÁscoa - sraboanova.pt · somos submersos por ovos de chocolate, amêndoas de todos os tipos...

2
UMA SANTA E DOCEPÁSCOA Em qualquer pastelaria ou hipermercado em que entremos neste tempo da Páscoa somos submersos por ovos de chocolate, amêndoas de todos os pos e coelhos com ar simpáco. É a PáscoaNão tenho nada contra os ovos e as amêndoas que adoro e, muito menos por coelhos carinhosos e sorridentes, mas pergunto se não reduzimos a Páscoa (como fizemos com o Natal) ao acessório por muito doce e apetecível que ele seja. A Páscoa, não é a festa do coelhinho, é a festa da vida! O mistério da morte e res- surreição de Jesus Cristo, que na tradição cristã chamamos Páscoa, é a celebração da vitória da vida sobre todas as formas de morte e sofrimento. É a certeza de que a úlma palavra é a vida e de que o amor é capaz de vencer todas as batalhas. É um grito que ecoa por toda a Terra: Cristo ressuscitou! Um grito que enche de esperança o tempo e que dá um novo sendo e horizonte à vida de todos os ho- mens. A Páscoa é a certeza de que o amor tudo pode e tudo vence e que a vida nasce, mulplica-se e sustenta-se em cada gesto de amor gratuito. Por amor, a morte e a dor transformaram-se em Vida! O sofrimento e a morte não são o fim e o desno da humanidade. A Páscoa é a certeza de que somos filhos de Deus, de um Pai que não nos abando- na em circunstância alguma e está para sempre presente na nossa vida. Esta Páscoa tenhamos a ousadia de olhar para tudo com o espanto de quem vê pela primeira vez. Para lá dos ovos de chocolate e dos coelhinhos ternurentos há uma cruz e um crucificado: Jesus Cristo, que de braços abertos nos convida a amar e a fazer com Ele a passagem do velho ao novo, do que nos impede de ser felizes ao que nos permite viver eternamente uma vida verdadeiramente doce. É que se não formos felizes, por mais ovos que comamos, a vida vai ser sempre amarga. Uma santa Páscoa para todos! MENSAGEM DO PADRE PAULO SANTA PÁSCOA Newsletter 16 | março 2018 0,5% DO SEU IRS SEM CUSTOS PARA SI E MUITO PARA NÓS! #MOMENTOSBOANOVA Via Sacra | Colaboradores do Centro Paroquial do Estoril O tempo da Quaresma é uma caminhada que cada um de nós faz até à Páscoa onde se encontra com Jesus Ressuscitado. Este caminho é diferente de pessoa para pessoa, mas é im- portante que seja feita por cada um. Assim, aqui no Centro Paroquial do Estoril, ao longo destas 6 semanas, com a creche, pré-escolar, centro de dia e colabora- dores, fomos caminhando e encontrando ajudas que nos ajudarão a sermos uma pessoa melhor quando nos encon- trarmos com Jesus Ressuscitado. Veja aqui fotografias de alguns momentos de oração e entre- ga. QUARESMA NO CPE

Upload: vubao

Post on 08-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SANTA PÁSCOA - sraboanova.pt · somos submersos por ovos de chocolate, amêndoas de todos os tipos e coelhos com ar simpático. É a Páscoa… Não tenho nada contra os ovos e as

UMA SANTA E “DOCE” PÁSCOA

Em qualquer pastelaria ou hipermercado em que entremos neste tempo da Páscoa somos submersos por ovos de chocolate, amêndoas de todos os tipos e coelhos com ar simpático. É a Páscoa… Não tenho nada contra os ovos e as amêndoas que adoro e, muito menos por coelhos carinhosos e sorridentes, mas pergunto se não reduzimos a Páscoa (como fizemos com o Natal) ao acessório por muito doce e apetecível que ele seja. A Páscoa, não é a festa do coelhinho, é a festa da vida! O mistério da morte e res-surreição de Jesus Cristo, que na tradição cristã chamamos Páscoa, é a celebração da vitória da vida sobre todas as formas de morte e sofrimento. É a certeza de que a última palavra é a vida e de que o amor é capaz de vencer todas as batalhas. É um grito que ecoa por toda a Terra: Cristo ressuscitou! Um grito que enche de esperança o tempo e que dá um novo sentido e horizonte à vida de todos os ho-mens. A Páscoa é a certeza de que o amor tudo pode e tudo vence e que a vida nasce, multiplica-se e sustenta-se em cada gesto de amor gratuito. Por amor, a morte e a dor transformaram-se em Vida! O sofrimento e a morte não são o fim e o destino da humanidade. A Páscoa é a certeza de que somos filhos de Deus, de um Pai que não nos abando-na em circunstância alguma e está para sempre presente na nossa vida. Esta Páscoa tenhamos a ousadia de olhar para tudo com o espanto de quem vê pela primeira vez. Para lá dos ovos de chocolate e dos coelhinhos ternurentos há uma cruz e um crucificado: Jesus Cristo, que de braços abertos nos convida a amar e a fazer com Ele a passagem do velho ao novo, do que nos impede de ser felizes ao que nos permite viver eternamente uma vida verdadeiramente doce. É que se não formos felizes, por mais ovos que comamos, a vida vai ser sempre amarga.

Uma santa Páscoa para todos!

MENSAGEM DO PADRE PAULO

SANTA PÁSCOA

Newsletter 16 | março 2018

0,5% DO SEU IRS SEM CUSTOS PARA SI E MUITO PARA NÓS!

#MOMENTOSBOANOVA

Via Sacra | Colaboradores do Centro Paroquial do Estoril

O tempo da Quaresma é uma caminhada que cada um de nós faz até à Páscoa onde se encontra com Jesus Ressuscitado. Este caminho é diferente de pessoa para pessoa, mas é im-portante que seja feita por cada um. Assim, aqui no Centro Paroquial do Estoril, ao longo destas 6 semanas, com a creche, pré-escolar, centro de dia e colabora-dores, fomos caminhando e encontrando ajudas que nos ajudarão a sermos uma pessoa melhor quando nos encon-trarmos com Jesus Ressuscitado. Veja aqui fotografias de alguns momentos de oração e entre-ga.

QUARESMA NO CPE

Page 2: SANTA PÁSCOA - sraboanova.pt · somos submersos por ovos de chocolate, amêndoas de todos os tipos e coelhos com ar simpático. É a Páscoa… Não tenho nada contra os ovos e as

2

Newsletter 16 | março 2018 PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS

NA INFÂNCIA E JUVENTUDE

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais (CPCJC) e a Câmara Municipal de Cascais associam-se à iniciativa do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude (MPMTIJ), a decorrer no mês de abril em todo o país, tal como sucede em diversos países europeus. O símbolo associado a esta causa é o laço azul. Mais uma vez, o Centro Paroquial do Estoril irá associar-se ao MPMTIJ e participar nas atividades que irão decorrer durante o mês de Abril. Pretende-se, mais uma vez, com esta e outras iniciativas relativas ao mês de abril: - Tornar visível o interesse comum e esforço conjunto das instituições do concelho relativamente ao problema dos maus-tratos na infância e juventude; - Informar e consciencializar a comunidade para o seu papel na prevenção do abuso infantil; - Motivar a comunidade para a melhoria das práticas na educação das crianças, sem recurso à violên-cia física ou psicológica. História do Laço Azul: O Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A., quando Bonnie W. Finney, uma avó

atenta e preocupada, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. A trágica história de maus-tratos

aos seus netos levou Bonnie a alertar a comunidade para este problema da sociedade atual, muitas

vezes camuflados no seio familiar. A cor azul foi especialmente escolhida como constante lembrança

aos corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões.

Esta newsletter teve a participação de: Pe. Paulo Malícia, Mónica Ferreira, Catarina Pissarra, Sandrine Nascimento, João Pedro Santos, Inês Sanches.

Situação inesquecível/marcante vivida no CPE – A apresentação à equipa de trabalho Melhor parte do dia – A manhã, de manhã é que se começa o dia!; Não pode sair de casa sem – Telemóvel; O que a deixa de mau humor – A falta de humor das pesso-as Um livro – Equador, Miguel de Sousa Tavares; Uma música – Fix you, Coldplay (a minha banda preferida); Uma frase – “Estar perto dos que estão longe, sem estar longe dos que estão perto”; Um exemplo – As minhas colegas Fátima Teixeira, Gisela Rosado e Luiza Martins. Grandes mulheres, colegas e ami-gas.

1.ABR > Domingo de Páscoa 10.ABR > Início do 3º Período | CSBN 17.ABR > Missa Mensal CPE | 12H30 | Igreja Sra. Boa Nova // Formação de Voluntários | 14H30 28.ABR > Caminhada do Laço Azul | 9H | Paredão de Cas-cais (Praia da Duquesa à Praia do Tamariz)

VAI ACONTECER...

Mónica Ferreira Administrativa do

Departamento

Financeiro

GINÁSTICA LABORAL SABIA QUE...

Temos 240 VOLUNTÁRIOS e o excelente trabalho, entrega e dedicação foi reconhecido pela Câmara Municipal de Cascais. Saiba mais aqui.

AUDITÓRIO SRA. BOA NOVA

OCCO | CONCERTO DE PÁSCOA 15.ABRIL | 16H

Mais informações

3 CONFERÊNCIAS | ABERTO A TODOS

Em breve mais informação no nosso site: www.sraboanova.pt

À semelhança de outras valências do Centro Paroquial, agora chegou a vez do Serviço de Apoio Domiciliário beneficiar da nossa Ginástica Laboral! Foi com muita satisfação e boa disposição, que iniciámos este mês. As lesões musculares resultantes do trabalho diário apresentam hoje em dia uma elevada prevalência. São várias as estratégias para a sua prevenção e uma das mais divulgadas é a Ginástica Laboral, que surgiu com o objetivo de promover a saúde e o desempenho profissional. Nas atividades em que os movimentos são cíclicos e repetitivos somados à elevada contração muscular devido às transferências e posicionamentos dos clientes, entendemos ser uma mais valia proporcionar a esta equipa, uma vez por semana, um conjunto de exercícios como os alongamentos e o relaxamento, a fim de minimizar o cansaço sentido no fim da jornada de trabalho, diminuindo a propensão para o aparecimento de lesões ocupacio-nais, reduzindo a fadiga e o mal-estar físico no desempenho das tarefas. A ginástica laboral fomenta também a criação de um bom ambiente de traba-lho, estimula uma maior socialização entre colegas e uma maior informali-dade nas relações profissionais e inter-pessoais.

DIA DO PAI

Mais fotografias: Creche e Pré-Escolar

Mais fotografias: Colégio