santa inês notícias - maio de 2010

21
Santa InŒs Santa InŒs Notícias Notícias UPMSI UPMSI UPMSI UPMSI UPMSI Órgªo Informativo da Uniªo Pró Melhoramentos de Santa InŒs DISTRIBUI˙ˆO GRATUITA ANO XX - N” 185 - MAIO/2010 N o œltimo dia 19 de abril foi realizada uma AudiŒn- cia Pœblica, na sede da Uniªo Pró-Melhoramen- tos de Santa InŒs, para debater os impactos positi- vos e negativos da instauraçªo da Via 710. A reuniªo contou com a presença de representantes da prefei- tura, vÆrias lideranças comunitÆrias e foi prestigiada por muitos moradores. Assunto debatido e discutido hÆ muitos anos, agora, finalmente, parece estar em fase de implantaçªo. É uma obra que vai afetar diversos bairros da regiªo, mas, que provavelmente trarÆ muito mais benefícios às comunidades. P`GINAS 3 E 11 Comunidade debate projeto da Via 710 Foto: PBH Caros leitores e ami- gos, esse mŒs estamos vol- tando, depois de uma pe- quena pausa! Por isso, resolvemos inovar e fazer um jornal diferente. Estamos trazendo matØrias de interesse di- reto da comunidade, as- sim como utilidade pœbli- ca, cultura, diversªo, co- nhecimento, saœde, infor- maçıes do Uniªo Recan- to Clube .... enfim, dicas œteis, interesantes e im- portantes para vocŒs. Leiam e confiram, afinal, vocŒs sªo nossa maior PRIORIDADE! Perspectiva do projeto para as regiıes leste e nordeste

Upload: uniao-pro-melhoramentos-de-santa-ines

Post on 30-Mar-2016

271 views

Category:

Documents


18 download

DESCRIPTION

Edição 185 - Maio de 2010 - UPMSI União Pró-Melhoramentos de Santa Inês

TRANSCRIPT

Page 1: Santa Inês Notícias - Maio de 2010

Santa InêsSanta InêsNotíciasNotíciasUPMSIUPMSIUPMSIUPMSIUPMSIÓrgão Informativo da União Pró Melhoramentos de Santa Inês DISTRIBUIÇÃO GRATUITAANO XX - Nº 185 - MAIO/2010

No último dia 19 de abril foi realizada uma Audiên-cia Pública, na sede da União Pró-Melhoramen-

tos de Santa Inês, para debater os impactos positi-vos e negativos da instauração da Via 710. A reuniãocontou com a presença de representantes da prefei-tura, várias lideranças comunitárias e foi prestigiadapor muitos moradores. Assunto debatido e discutidohá muitos anos, agora, finalmente, parece estar emfase de implantação. É uma obra que vai afetardiversos bairros da região, mas, que provavelmentetrará muito mais benefícios às comunidades.

PÁGINAS 3 E 11

Comunidade debateprojeto da Via 710

Fo

to:

PB

H

Caros leitores e ami-gos, esse mês estamos vol-tando, depois de uma pe-quena �pausa�!

Por isso, resolvemosinovar e fazer um jornaldiferente.

Estamos trazendomatérias de interesse di-reto da comunidade, as-sim como utilidade públi-ca, cultura, diversão, co-nhecimento, saúde, infor-mações do União Recan-to Clube .... enfim, dicasúteis, interesantes e im-portantes para vocês.

Leiam e confiram,afinal, vocês são nossa�maior� PRIORIDADE!

Perspectiva do projeto paraas regiões leste e nordeste

Page 2: Santa Inês Notícias - Maio de 2010

2 MAIO / 2010Anuncie: 3488-2587 / 8767-4110 / 9659-7007 / 3481-7413

· DIRETORIAPresidente - Silas Deocleciano MundimVice Presidente - Paulo José BorgesDiretor Administrativo - Antônio OnofreFontes (Tunicão)Diretor Financeiro - José AmâncioMoraesDiretor de Esportes e Eventos - JoséHenrique Fiuzza Lima· CONSELHO FISCALAntônio Carlos Pinheiro, Aluísio No-gueira de Almeida, Alder da SilvaBorges, Roberto Teleste da Silveira,Juan Alexandre R. De Almeida

· CONSELHO CONSULTIVOEdison Nascimento Silva, Fábio Alves daSilva, Rui Alves da Silva, Humberto de Mo-rais Castro, Luiz Matos de Oliveira· CONSELHO SUPERIORJosé Martins Canoza, Helvécio Camar-gosde Aguiar, Armindo do Vale Pires, Jair PortoBonfim, Wilson Miguel da Silva, Deli Joséde Rezende, José Ronaldo Moreira, ManuelDivino Lopes, Nestor Eustáquio da Cruz, Re-nato Fonseca (Bunana), Ildeu Fernandes,Waldemar da Silva, José Raimundo Torres,Wilson Moisés de Oliveira, Antônio TeodoroLourenço Gomes.

Endereço: Rua Carmésia, 400 - Santa InêsTel.: 3488-2587 / 3481-7005

Jornalista Responsável: Cristiane da Cunha Fontes - MG 06314 JPPublicidade: Daniel Antônio Fontes e Márcia Campos

Redação:

Expediente

Distribuído gratuitamente nos comércios, residências e em Bancasde Revistas da região de Santa Inês e bairros adjacentes.

UNIÃO PRÓ-MELHORAMENTOS DE SANTA INÊS

Nota importante: Os diretores, conselheiros e colaboradores da UPMSI,nada recebem por seu trabalho, feito com espírito de colaboração.Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não representamnecessariamente a opinião do Jornal.

[email protected]: [email protected] Aprender sobre a Dengueé essencial para com-

batê-la. Todas as ações sãoválidas.

É importante que o temaseja abordado em sala deaula, para que os alunos di-vulguem as informações emcasa e no bairro.

Por isso, os alunos do4º ano, enfatizaram este mês,o estudo sobre a "Dengue".

Juntamente com a pro-fessora, obtiveram várias in-

CURSOS GRATUITOSExistem várias institui-

ções de ensino que oferecemcursos gratuitos em diversasáreas.

Cursos que visam prepa-rar e qualificar para o mercadode trabalho.

Pretendemos aqui infor-mar aos leitores interessadosos muitos cursos gratuitos ofe-recidos, em várias áreas e comdiversas durações.

O leitor também poderáadquirir estas informações nosite ou telefones das institui-ções referidas.

SEBRAEÉ uma entidade privada

e de interesse público, apóiaa abertura e expansão dospequenos negócios. Tem umavisão clara e focada no desen-volvimento do país através dageração de emprego e rendapela via do empreendedorismo.Atualmente oferece cinco cur-so gratuitos pela internet:

Aprender a Empreender,Análise e Planejamento Finan-ceiro, Como Vender Mais eMelhor, D-Olho na Qualidadee Gestão de Cooperativas deCrédito.Site Sebrae: sebrae.com.br

SENAI / SESIÉ uma instituição que ofe-

rece vários cursos técnicos egratuitos. É necessário ter con-

Amigos leitores, colaboradores e anunciantes...Em 20 anos de existência e circulação ininterrupta,

pela primeira vez o jornal Santa Inês Notícias ficou doismeses �fora do ar�, ou seja, sem circular. ... nos meses defevereiro e março.

Muitos, que acompanham a trajetória do SIN ficaramsurpresos, nos ligaram, nos procuraram, ... Que Bom!!! ....É sinal que fazemos falta!

Nossos anunciantes e colaboradores receberam umcomunicado explicando a razão deste fato, mas, muitas pesso-as da comunidade que �esperam� o SIN chegar todo mêsficaram sem saber o que estava acontecendo....

É por isso que agora vamos falar sobre o assunto.Nós, da equipe de jornalismo do jornal Santa Inês Notícias

decidimos que ele precisava passar por uma reestruturação....o Jornal merecia isso e vocês leitores também!

Não que o SIN estivesse �deixando a desejar�, ... mastemos consciência de que quando estamos há muito tempo nomercado, acabamos ficando �repetitivos�.... e isso não estavanos agradando!

Por isso, tomamos a difícil decisão de parar por um tempopara nos reestruturarmos!

E foi isso que aconteceu!... Voltamos mais fortalecidos,.... com mais garra e com uma vontade ainda maior de continuara ser o legítimo representante da comunidade de Santa Inês!

.... Sim! .... não nos cansamos de usar esse expressão�legítimo representante da comunidade de Santa Inês", ....simplesmente porque é isso que somos.... foi prá isso quefomos criados e esse é e sempre será nosso objetivo maior!

Então, queremos dizer que estamos de volta... e quea cada mês melhoraremos mais e traremos mais novida-des... para você.... nosso querido e respeitado LEITOR....quetanto nos preza e tanto sente nossa falta!

A vocês agradecemos, de coração, e garantimos queseremos e estaremos cada vez melhor e �sempre� a dispo-sição dessa comunidade!

Obrigada por tantas manifestações de carinho e pedi-dos de não pararmos de circular!!!

Existimos e nos fortalecemos por que recebemos a�energia positiva� dessa comunidade que nos AMA!!!

Equipe Jornal Santa Inês Notícias

SIN com �força total�

Alunos da Escola Marechalcontra a Dengue

Para crescer no mercado de trabalhocluído o ensino médio, ou estarcursando, porém terminá-lo an-tes do começo do curso.

Passa-se por um proces-so seletivo, que acontece nofinal do ano anterior. Os cursostem em média duração de doisanos, mas estão sujeitos à mu-danças.

Entre os cursos estão:Análises Químicas, Artes Grá-ficas, Automação Industrial,Desenho de Projetos, Edifi-cações, Eletroeletrônica, Ele-tromecânica, Informática In-dustrial, Instrumentação, Te-lecomunicações, Vestuário,etc. (Site: www.senai.br)

SENACÉ uma entidade educaci-

onal focada na capacitação pro-fissional na área de comércio,serviços e turismos.

Oferece inúmeros cur-sos presenciais e e a distan-cia nas áreas de capacitaçãoprofissional, ensino técnico,graduação, extensão e pósgraduação.

O Senac disponibilizabolsas de vários de seus cur-sos a pessoas de baixa ren-da. Possui parcerias e progra-mas, como por exemplo oconvenio com a PBH, o pro-grama Deficiencia e Compe-tencia e vários outros.

PBHFunciona no Mercado da

Lagoinha a cozinha Pedagó-gica Profissionalizante Jose-fina Costa que promove pro-fissionalização e qualificaçãode mão de obra por meio decursos na área de alimenta-ção. Preocupando-se com aexcelencia, tem professoresaltamente qualificados.

Os valores cobrados sãoacessiveis para a população,propiciando um custo-bene-ficio para quem se dedica àarte de cozinhar.

Oferece mais de cemcursos profissionalizantes.Vale a pena conferir. O tele-fone é:3277-6121. O endere-ço: av. Antonio Carlos, 821,bairro São Cristovão.

PROJOVEM URBANOPara os jovens com ida-

de entre 18 e 29 anos que nãoconcluíram o Ensino Funda-mental (8º serie) e sabem ler eescrever, o programa oferecea oportunidade de estudar econcluir o Ensino Fundamen-tal, ter aulas de informática,Qualificação Profissional Ini-cial em Administração, Ali-mentação ou Turismo e Hos-pitalidade e ainda receber R$100,00 por mês, além de todoo material necessario paraestudar.

As matrículas foram pror-rogadas até 24 de maio. Tam-bém no Mercado da Lagoinhae em Escolas Municipais.

Impressão: "Sempre Serviços Gráficos" - Diagramação: 3072-4732

3488-2587 / 3481-7005 / 8767-41109659-7007 / Fax: 3481-7005

formações sobre o mosquito.Concluíram que a melhor so-lução é a prevenção.

Coletaram dados do Mi-nistério da Saúde e descobri-ram que o índice de infes-tação larvária (estágio inici-al do mosquito transmissor)está em 3,9% ou seja, cada100 domicílios vistoriados 4apresentaram criadouros dadoença. O número está pró-ximo à taxas consideradacomo risco de epidemia pelo

Ministério da Saúde, que éde 4%.

Os alunos confecciona-ram um mosquito com mate-rial reciclável e expandiram otrabalho pela a comunidadeescolar. Concluíram que"Combater a "Dengue é umdever meu, seu e de todos".

Alunos do 4º ano / tardeProfª. Marta

Ajude seu bairroa combater a Dengue!

PARA ANUNCIAR LIGUE:3488-2587 / 3481-7413 / 8767-4110 / 9659-7007

Page 3: Santa Inês Notícias - Maio de 2010

3Anuncie: 3488-2587 / 8767-4110 / 9659-7007 / 3481-7413MAIO / 2010

VETERINÁRIO Buscamos e levamos

ACESSÓRIOS E RAÇÕESAv. Contagem, 410 - Loja 11/12

Santa Inês / Boa Vista 3481-9798

Aceitamosos cartões:

Entregas grátisem toda região

3486-3499

Av. Vicente Rizola, 746 - Santa Inês

DROGARIA E PERFUMARIA A serviço do Rei Jesus

Plantão aos domingos e feriados

Cobrimos ofertas da concorrência

· Atendimento personalizado· Adequação de horários· Convênios: AECO, APLEMG, CECREMEC

E COOPSERJUSMIG.

BANHO E TOSA

(31) 8769-5817

RaçãoPedigree

R$ 6,50 kg(A granel)

A Via 710 é um corredortransversal que ligará,

através de um arco viário, aAv. dos Andradas com a Av.Bernardo Vasconcelos, utilizan-do o caminhamento das RuasConceição do Pará e AmaroXisto de Queiroz. O trecho,quando implantado, promoveráa ligação entre as regiões les-te e nordeste da cidade, sema necessidade de passar pelocentro ou área hospitalar. Pos-sui uma extensão de 5,07 kmna pista que direciona o tráfe-go da Av. Bernardo Vascon-celos para a Av. dos Andradase 5,20 km na pista de direçãocontrária, e corta os bairrosSanta Inês, Boa Vista, DomJoaquim, União e Fernão Dias.

As intervenções propostaspara Via 710 são parte inte-grante de um grande projetode adequação e ampliaçãodo sistema viário de BeloHorizonte, mas, trará tambémgrandes mudanças para osbairros envolvidos. O SantaInês, sendo um deles, há mui-tos anos, a comunidade vembuscando se inteirar dos pos-síveis impactos positivos enegativos que uma obra des-se porte pode gerar ao meioambiente e à infra-estruturaurbana.

Dia 19 de abril, represen-tantes da prefeitura de BeloHorizonte, o Secretário de Ad-ministração Regional Munici-pal Leste, Pier Giorgio SenesiFilho; a Vereadora e Presi-dente da Câmara, Luzia Fer-

VIA 710Comunidade discute impactos positivos e negativos da implantação

reira; o Secretário RegionalMunicipal Nordeste, ClaudioVilela, os Vereadores, BrunoMiranda e Paulo Lamac, o Se-cretário Interino de Meio Am-biente; Vasco e o Secretáriode Políticas Urbanas, MuriloValadares se reuniram comlideranças comunitárias emoradores, em uma Audiên-cia Pública, na sede da UniãoPró-Melhoramentos de SantaInês, para dar maiores expli-cações do projeto, que já estáem fase final e discutir todo oprocesso.

Na reunião, as liderançasapresentaram sugestões queserão avaliadas pela equipe res-ponsável. Murilo Valadares, su-geriu a criação de uma comis-são formada por moradorespara acompanhar o projeto eas obras. Ficou definido queela será criada com membrosdas regiões leste e nordeste.

Principais impactos positivos abordados:l Fortalecimento da mobi-

lização comunitária; l Geraçãode empregos e renda; l Gera-ção de receita para os gover-nos do Município, do Estado eda Federação; l Ocupação de

vazios urbanos; l Racionali-zação e melhor distribuiçãodos serviços públicos na re-gião; l Valorização dos imó-veis da área de entorno e alte-ração de uso/ocupação dosolo; l Melhoria na acessibi-lidade aos bairros da região;l Aumento da fluidez do tráfe-go; l Aumento do conforto dospedestres; l Criação de novaalternativa transversal ao trá-fego; l Implantação de cicloviabidirecional; l Implantação fu-tura de faixas exclusivas deônibus junto ao canteiro cen-tral.

Principais impactosnegativos abordados:l Aumento na intensidade

de trânsito e tráfego no entor-no da obra e alteração da cir-culação nas vias locais do en-torno da obra; l Deslocamen-to das atividades produtivas;l Alterações na operação efornecimento de serviços bá-sicos; l Alteração na quali-dade de vida da populaçãodurante a execução da obra;l Geração de resíduos sólidosda construção civil, de ruído evibração e de efluentes líqui-dos e atmosféricos durante asobras de implantação; l Al-teração física da paisagem;l Supressão da vegetação eperda de habitat; l Desapro-priação e remoção compulsó-ria de parcela da populaçãoafeta ao projeto; l Geração deexpectativas e incertezas napopulação.

O trecho, quandoimplantado, fará a

ligação das regiões lestee nordeste, sem a

necessidade de passar pelo centro ou área

hospitalar.

Page 4: Santa Inês Notícias - Maio de 2010

4 MAIO / 2010Anuncie: 3488-2587 / 8767-4110 / 9659-7007 / 3481-7413

Anna Cláudia

SAÚDE

Depilações· Depilação · Maquiagem Definitiva · Permanente de Cílios

· Estética Facial/Corporal · Maquiagem · Banho de Lua· Especialista em Sobrancelha (Modelagem, tintura e rena)

· Clareamento de Axilas e Virilha

(31) 3486-3297 / 9203-4092 Av. Vicente Rizola, 834 - Santa Inês

Sempre com novidades para sua beleza!Sempre com novidades para sua beleza!Sempre com novidades para sua beleza!Sempre com novidades para sua beleza!Sempre com novidades para sua beleza!

O Creme São Raizeiro é formulado a partir deativos naturais como: PRÓPOLIS, ARNICA, CONFREI,ALGAS MARINHAS, CASTANHA DA ÍNDIA, CENTELHA ASIÁTICA e MENTOL.São Ervas que juntas tem um excelente efeito quando usadoem DORES LOMBARES, MUSCULARES e REUMÁTICAS tais como:CONTUSÕES, TORÇÕES, DORES NA COLUNA, FALTA DE CIRCULAÇÃONAS PERNAS, INFLAMAÇÃO DE OUVIDO E GARGANTA, ETC.

Alívio que vem da natureza

RECOMENDÁVEL VENDAS: 3486-2398

O Centro de SaúdeSanta Inês agora con-

ta com mais uma especia-lidade médica; a Homeo-patia, o serviço foi disponi-bilizado nessa unidadeem primeiro de outubrode 2009.

Descoberta pelo mé-dico alemão Dr. ChristianFridedrich Samuel Hahne-mann (1755-1843) a ho-meopatia é usada há maisde 200 anos como tratamentode doenças crônicas, comodepressão, transtornos de an-siedade, distúrbios do sono,asma e de doenças agudas,como doenças respiratórias,infecções respiratórias de re-petição e muitas outras.

Especialidades médicadesde 1980, ela busca umavisão integrada do indivíduo,vendo-o como um todo ondecorpo e mente não podemser separados. O tratamen-to visa buscar um equilíbrio,capaz de harmonizar corpoe mente aumentando a imu-nidade e consequentementemelhorando a qualidade devida do paciente.

O tratamento homeopáti-co consiste em fornecer a um

Centro de Saúde Santa Inês

Homeopatia

paciente sintomático dosesmuito pequenas daqueleagente capaz de produzir osmesmos sintomas em pes-soas saudáveis. Utilizam-semedicamentos provenientesdos reinos mineral vegetalou animal, preparados sobtécnica específico em farmá-cias homeopáticas.

Para marcação vá aocentro de saúde com seucartão família e um encami-nhando provindo de sua equi-pe de saúde da família.

Para maiores informaçõesentre em contato no Centro de

Saúde Santa Inês, de08h00min às 17hmin, nos

fones 3277-9954 / 3277-5710.

Dra. Patrícia Saporetti JoaquimCRM 29494

Quem perdeu o prazo para avacinação contra a gripe

H1N1 ainda poderá ir aos pos-tos até o dia 7 de maio. Assim,a quarta etapa da campanhaque foi iniciada dia 26 de abrilpara idosos com doenças crô-nicas, também receberá ges-tantes, doentes crônicos deoutras faixas etárias, crian-ças de seis meses a meno-res de 2 anos e jovens de 20a 29 anos.

A mobilização contra agripe H1N1 ocorre em paralelo

A Influenza A H1N1 (comu-mente conhecida como Gri-

pe Suína) é uma gripe pandêmicaque atualmente está acometen-do a população de inúmeros pa-íses.

A doença é causada pe-lo vírus influenza A H1N1, o qualrepresenta o rearranjo quádruplode cepas de influenza (02 suínas,01 aviária e 01 humana).

Perspectiva históricaAntes de 1918, a gripe em

humanos era bem conhecida,mas nunca tinha sido descritaem porcos. Com a pandemia daInfluenza A H1N1 que ocorreu em1918 e 1919 (mais conhecidacomo Gripe Espanhola), milhõesde pessoas foram afetadas e mui-tos porcos também passaram aapresentar sintomas respiratóri-os que se assemelhavam muitoà doença nos humanos.

Desde 1958, 37 casos dagripe suína em humanos foramdocumentados. Seis casos re-sultaram em morte e 44% dospacientes tinham exposição aporcos.

Em março e abril de 2009,um surto de doença respiratóriafoi primeiramente descrito noMéxico, o qual foi relacionado aovírus Influenza A H1N1.  O surtose espalhou rapidamente paraEstados Unidos, Canadá e parao resto do mundo graças às via-gens aéreas.

Segundo a OMS, 207 paí-ses e territórios notificaram ca-sos confirmados laboratorial-mente de gripe suína, incluindopelo menos 8.768 óbitos. Comoa doença se espalhou ampla-mente, alguns países pararamde contar casos individuais, prin-cipalmente aqueles que apre-sentam sintomas leves, demodo que a OMS agora só divul-ga o total de óbito.

Diagrama dos sintomasda gripe A (H1N1) no

ser humano.1- Corpo em geral - febre

Epidemiologia2- Psicológico - letargia,

falta de apetite3- Nasofaringe - rinorreia,

dor de garganta4- Sistema Respiratório -

 tosse5- Gástrico - náuseas, vô-

mitos6- Intestino - diarréia.

Progressão, sintomase tratamento

Assim como a gripe huma-na comum, a influenza A (H1N1)apresenta como sintomas fe-bre repentina, fadiga, dorespelo corpo, tosse, coriza, doresde garganta e dificuldades res-piratórias. Esse novo surto,aparentemente, também cau-sa mais vômitos que a gripeconvencional.

De acordo com a OMS, osmedicamentos antivirais e zana-mivir, em testes iniciais mostra-ram-se efetivos contra o vírusH1N1.

Ter hábitos de higiene re-gulares, como lavar as mãos, éuma das formas de prevenir atransmissão da doença. Alémdisto, deve-se evitar o contatodas mãos com olhos, nariz eboca depois de tocar em super-fícies, usar lenços descartáveisao tossir ou espirrar, evitar aglo-merações e ambientes fecha-dos e ter hábitos saudáveis co-mo hidratação corporal, alimen-

tação equilibrada e atividade fí-sica. Caso ocorra a contamina-ção, o paciente deve evitar sairde casa até cinco dias após oinício dos sintomas, pois este éo período de transmissão dagripe A.

Algumas organizações re-ligiosas também orientaram aosfiéis evitar abraços, apertos demãos ou qualquer outro tipo decontato físico para impedir a dis-persão do vírus durante os cultosreligiosos.

Grupos de riscoDesde que as mortes em

decorrência da gripe suína foramidentificadas, alguns grupos derisco foram observados. São eles:

l Gestantesl Idosos (maiores de 65 anos)

- neste grupo existe uma situaçãoespecial pois os idosos tem siste-ma imunológico baixo.

l Crianças (menores de 2 anos)l Doentes crônicosl Problemas cardiovasculares,

exceto hipertensosl Asmáticosl Portadores de doença obstru-

tiva crônical Problemas hepáticos e renaisl Doenças metabólicasl Doenças que afetam o siste-

ma imunológicol Obesos

Formas de contágioA contaminação se dá da

mesma forma que a gripe co-mum, por via aérea, contato diretocom o infectado, ou indireto (atra-vés das mãos) com objetos con-taminados. Não há contamina-ção pelo consumo de carne ouprodutos suínos. Cozinhar a car-ne de porco a 70 graus Celsiusdestrói quaisquer microorganis-mos patogênicos.

Não foram identificadosanimais (porcos) doentes no lo-cal da epidemia (México). Trata-se, possivelmente, de um ví-rus mutante, com material ge-nético das gripes humana, aviá-ria e suína.

Quem perdeu o prazo ainda pode se vacinar contra H1N1com a ação de vacinação con-tra a gripe comum, direcionadaapenas a pessoas com mais de60 anos. Ela está dividida emdois momentos:

Na região Sudeste, peloatraso na entrega da vacina peloInstituto Butantan, o início dacampanha foi adiado para o dia8 de maio e segue até 21 domesmo mês. Na vacinação con-tra a gripe comum, serão vaci-nadas apenas os idosos, poissão as mais afetadas pelos ví-rus causadores da doença.

No ano passado, dos2.051 óbitos registrados, 1.539(75%) ocorreram em pessoascom doenças crônicas. Entreas grávidas (189 morreram,ao todo), a letalidade foi 50%maior que na população ge-ral. Adultos de 20 a 29 anosconcentraram 20% dos óbi-tos (416, no total). E as crian-ças menores de dois anostiveram a maior taxa de inci-dência da doença no ano pas-sado (154 casos por 100 milhabitantes).

Page 5: Santa Inês Notícias - Maio de 2010

5Anuncie: 3488-2587 / 8767-4110 / 9659-7007 / 3481-7413MAIO / 2010

PANTUFA PET SHOPPANTUFA PET SHOPO SALÃO DE BELEZA DO SEU CÃO E GATO

DOAMOSCÃES

EGATOS

3486-1410RUA VICENTE RIZOLA, 1344 / 1346

SANTA INÊS - BH

CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES

3082-3386 / 3466-3426Novo endereço: Av. José Cândido da Silveira, 3389 - Loja 2 - São Marcos - Belo Horizonte

· Aulas de Legislação e Direção· Renovação da CNH· Mudanças de categoria· Instrutores experientesMoto Escola - Aula em pista oficial

Aceitamos Chequese Cartões

AULASPARTICULARESTodas as matériasEnsino Fundamental, Médio e ConcursosContatos: 3487-4865 ou 9982-8352

Ana Cristina, Rafael e Dani

Márcia Campos RibeiroConsultora Natura orientadora

( 3488-2587 / 9659-7007E-mail: [email protected]: [email protected]

Venha ser uma consultora Natura e enriqueça sua vida com muitasoportunidades! (Ganhos de 30%)

Olá pessoal,eu sou a Jolie!

Venho desejar a todasa mamães um feliz

dia das mães repletode amor e paz.

Lambidas! Jolie

Aceitamoscartões:

l Fazemos corridas para Aeroporto,Confins, Pampulha, Viagens, Etc.

l Taxímetro ligado na portal Atendimento 24 horas

O ÚNICO PET DOSANTA INÊS QUE

VOCÊ PODEASSISTIR O BANHO

E TOSA.

Aqui nosso banho é completo e 100% seguro,tosa higiênica, corte de unhas, limpeza de

glândula anal, limpeza de ouvido com prevençãoà otite e todo carinho que ele merece.

De segunda a quarta você paga o banho e ganha a hidratação

* Atendimento veterinário*Vacinas importadas e nacionais*Vendemos filhotes

*Buscamos e entregamos*Entregamos rações e medicamentos

Page 6: Santa Inês Notícias - Maio de 2010

6 MAIO / 2010Anuncie: 3488-2587 / 8767-4110 / 9659-7007 / 3481-7413

Instituto Educacional

VOVÓ DONALDAMANHÃ TARDE INTEGRAL

"A minha esperança estána tua palavra" Salmo 119.74 Desde 1975 com você

COLOQUE SUA SAÚDE EM PRIMEIROLUGAR E LEMBRE-SE: A MEDICINA

DEVE SER PREVENTIVA

Av. Mantiqueira, 657 - Esquina comAvenida Contagem - Bairro Santa Inês

Ônibus: 8001, 9550 e 8 - e-mail: [email protected]

Fone: 3461-5556

PEDIDO DO SUS: PREÇO DIFERENCIADOAPRESENTANDO ESTE ANÚNCIO VOCÊ NÃO PAGA PELO

CARTÃO DE CE (Cliente Especial)

COLOQUE SUA SAÚDE EM PRIMEIROLUGAR E LEMBRE-SE: A MEDICINA

DEVE SER PREVENTIVA

ESCOLAR & TURISMO20 Anos de Ótimos Serviços PrestadosMotorista experienteVeículo Novo (Sprinter Luxo)Credenciado BHTRANSColégio Máximus I e IIColégio Frederico OzananColégio Abgar RenaultDemais escolas da região.

Telefone:3485-0493 9182-4145

(William)FAZEMOS TAMBÉM:

Transporte Universitário Eventos Viagens

AQUI É LUGAR DE CRIANÇA BRINCAR,DESCOBRIR, CONSTRUIR E APRENDER

MATRÍCULAS ABERTAS

Rua Campanário, 262Santa Inês - BH

·Professores especializados·Acompanhamento Pedagógico·Psicológico e Fonoaudiológico

Maternal - I, II, III - 1º e 2º Períodos - 1º Ano Ensino Fundamental

3463-1874

·Atendimento Odontológico·Aulas de Inglês curricular·Judô, Balet e Natação

Abolição da escravatura - O fim da escravidão no BrasilHistória da Abolição da Escravatura, movimento abolicionista, Lei Áurea decretada pela

Princesa Isabel em 1888, a questão escravista no Brasil Império.

Na época em que os portu-gueses começaram a co-

lonização do Brasil, não exis-tia mão-de-obra para a reali-zação de trabalhos manuais.Diante disso, eles procura-ram usar o trabalho dos índi-os nas lavouras; entretanto,esta escravidão não pôde serlevada adiante, pois os religi-osos se colocaram em defe-sa dos índios condenando suaescravidão. Assim, os portu-gueses passaram a fazer omesmo que os demais euro-peus daquela época. Eles fo-

Princesa Isabel: assinou a Lei Áurea

ram à busca de negros naÁfrica para submetê-los aotrabalho escravo. Deu-se,assim, a entrada dos escra-vos no Brasil.

Os negros, trazidos docontinente Africano, eramtransportados dentro dos po-rões dos navios negreiros. De-vido as péssimas condiçõesdeste meio de transporte, mui-tos deles morriam durante aviagem. Após o desembarqueeles eram comprados por fa-zendeiros e senhores de enge-nho, que os tratavam de formacruel e desumana.  

Apesar desta prática serconsiderada �normal� do pon-

to de vista da maioria, haviaaqueles que eram contra estetipo de abuso. Estes eram osabolicionistas (grupo forma-do por literatos, religiosos,políticos e pessoas do povo);contudo, esta prática perma-neceu por quase 300 anos.

A economia do país con-tava somente com o trabalhoescravo para realizar as tare-fas da roça e outras tão pesa-dos quanto estas. As provi-dências para a libertação dosescravos deveriam ser toma-das lentamente.

 A partir de 1870, a re-gião Sul do Brasil passou aempregar assalariados bra-

sileiros e imi-grantes es-trangeiros;no Norte, asusinas subs-tituíram osp r i m i t i v o sengenhos,fato que per-

mitiu a utilização de um núme-ro menor de escravos. Já nasprincipais cidades, era grandeo desejo do surgimento de in-dústrias. Visando não causarprejuízo aos proprietários, ogoverno, pressionado pela In-glaterra, foi alcançando seusobjetivos aos poucos. O pri-meiro passo foi dado em 1850,com a extinção do tráfico negrei-ro. Vinte anos mais tarde, foideclarada a Lei do Ventre-Livre(de 28 de setembro de 1871).

Esta lei tornava livre os filhos deescravos que nascessem a par-tir de sua promulgação.

 Em 1885, foi aprovada alei Saraiva-Cotegipe ou dosSexagenários que beneficiavaos negros de mais de 65anos.Foi em 13 de maio de1888, através da Lei Áurea,que liberdade total finalmentefoi alcançada pelos negros noBrasil. Esta lei, assinada pelaPrincesa Isabel, abolia de veza escravidão no Brasil.

Atendimento: Segunda á Sábado a partir de 07;00hrs.

l CONSULTAS (Várias especialidades)l ULTRA-SOM, (Doppler,biopsias, adultos e crianças)l EXAMES LABORATORIAIS.(Coleta em domicilio)

l FISIOTERAPIAl PSICOLOGIA

Page 7: Santa Inês Notícias - Maio de 2010

7Anuncie: 3488-2587 / 8767-4110 / 9659-7007 / 3481-7413MAIO / 2010

3486-5088

Alinhamento - BalanceamentoSuspensão - EscapamentoFreio - Regulagem de Motor

Limpeza de Bicos eAuto peças.

AV. CONTAGEM, 1386 - SANTA INÊS (AO LADO DO POSTO ANA LÚCIA)

CENTRO AUTOMOTIVO SANTA INÊS

UMA VIAGEM TRANQÜILAPEDE UMA BOA REVISÃO

Rua Campanário, 378Santa Inês

Toda quinta feirade 13 às 17 horas.

Ajude-nos a ajudar.

BazarSão Vicente

de Paulo

X - Esses provérbios! (*)

8805-6279 / 3494-0168

Raspação, Aplicação de Synteko, Verniz,Resina, Rejuntes,Tacos, Tábuas, Hall,Decks, Massa F12, Portas e Janelas

dentre outros. Contato: Carlos

3463-41883461-6188

Rua Genoveva de Souza, 1957 - Horto - Esq. c/ ruaConselheiro Rocha (próx. a Av. Silviano Brandão)

Faça-nos uma visitaTEMOS

· Cervejas e Refrigerantes quentes e gelados· Bebidas destiladas em geral

· Vinhos: grandes variedades· As melhores cachaças de Minas

Agora também:· Artigos para Festas em geral· Materiais Descartáveis: Marmitex,

Hamburguera, Copos,Talhares,Pratos, Caixa p/ Pizza, etc.

ALUGAMOS:Mesas,

Cadeiras,Toalhas e

Tinas.

Faz-se faxinaem consultórios

(médico,dentário, etc).

Combinar( 8631-0271

Mais conhecido como Leide Talião, esse é um

provérbio antigo, mas aindamuito em voga em pratica-mente todo o mundo, comvariação apenas em sua in-tensidade de aplicação nascomunidades, reflexo, emminha opinião, da culturamaior ou menor de cada uma.

Segundo a Vikipédia alei de talião (do latim LexTalionis: lex: lei e talis: tal,parelho), também dita penade talião, consiste na rigo-rosa reciprocidade do crimee da pena.

Se você tivesse um ob-jeto furtado por seu vizinho,você teria o direito legal defurtar dele um objeto de mes-mo valor. Ou se alguém ma-tasse um seu parente, vocêteria o direito de matar umparente dele ou ele próprio.Interessante lembrar quequando foi criada (há quemafirme que seus primeirosindícios aparecem no Códigode Hamurabi, no reino daBabilônia, por volta de 1730antes de Cristo) a Lei já apre-sentava alguma discrimina-ção. Um senhor podia baterno escravo, mas o escravonão podia bater no senhor.

Nesses nossos temposmodernos não dá para aplicá-

Olho por olho, dente por dentela explicitamente como foinaquele passado, principal-mente agredindo ou matan-do uns aos outros, porquehá, na maioria das nações,legislações mais humanas, quebuscam evitar a retaliação dire-ta defendida, então, pela Lei.Más, não se deve negar que oaspecto discriminatório aca-bou perpetuado. Até hoje aslegislações de um modo ge-ral, incluindo a brasileira, nãodeixam de privilegiar quemtem �algum�.

Agora, na intenção daspessoas não parece ter mu-dado muita coisa. Aquela Leiainda está presente diuturna-mente em nossas vidas. Maisfreqüentemente que o dese-jado, a gente tem chance depraticar a idéia passada peloprovérbio e de vê-la sendo pra-ticada por nossos semelhan-tes. Se alguém nos xinga ounos agride no trânsito ou narua ficamos calados? - ouretrucamos e o xingamosmais alto e com palavrasque ofendam pelo menos omesmo tanto? Se ofenderum pouco mais é bom, nóssairemos triunfantes, no lu-cro. Não é bom se ofendermenos porque aí nós fica-mos com um resto de ofen-sa esquentando nossos mi-

olos e contraindo os mús-culos de nossas faces, pon-do-nos mais carrancudos oresto do dia. A pessoa, aoser ofendida moral ou fisica-mente, não pode ficar sub-missa ao agressor, não podeperdoar-lhe a agressão. Seela o fizer é porque tem san-gue de barata ou é uma co-varde, uma pamonha, umabanana. Ela tem que reagirde forma veemente e no míni-mo tão violenta quanto. Temque pagar na mesma moedae, por isso, não vale o ofere-cer-lhe a outra face.

Esse nosso comporta-mento nos leva a acreditarque esse provérbio tem nochamado �doce sabor da vin-gança� seu perene sucessoe na reação imediata seumodus operandi. O �negócio�é não deixar a resposta àagressão para depois e nãoeconomizar em seu conteú-do.

Infelizmente, a conclu-são é que na hora da raiva,para a maioria das pessoas,é muito difícil não ter aqueledesejo ardente de seguir oque mandava (e ainda man-da!) a �Lex Talionis�. Deusdá-nos mais paciência.

(*) Alder BorgesEconomista

DIARISTA

TEXTO & CIAA TEXTO & CIA oferece serviços de

revisão de textos e orientação textualpara trabalhos acadêmicos.

Oferecemos revisão técnica (correção gramaticale ortográfica) e revisão literária.

Jaqueline Lemos(31) 3485 - 1664(31) 9266 - 0655

Professora de Língua PortuguesaMestre em Linguísticae Língua Portuguesa

A Estrada Real era

o caminho tri-lhado pelos

colonizadoresdurante o ciclo do

ouro em Minas Gerais, por ondetransportavam as riquezas emercadorias até o Rio de Janei-ro, capital da colônia na época.Com o objetivo de preservar evalorizar este patrimônio his-tórico-cultural, foi criado umprojeto em 2001 transforman-do a estrada em atração turís-tica. São 1.512 km formadospor 177 municípios, sendo 162em Minas Gerais, oito no Riode Janeiro e sete em SãoPaulo. O percurso é compos-to de três caminhos- Cami-nho Velho, Caminho Novo eRota dos Diamantes- que sur-giram em momentos diferen-tes do período de exploraçãodas pedras preciosas no Bra-sil. 

Uma viagem que reúnediversas atrações como cons-

Estrada Realtruções coloniais, igrejas, mu-seus, reservas ecológicas, eco-turismo, esportes radicais emuitas surpresas pelo cami-nho. Seja a pé, a cavalo, de jipeou bicicleta, vale a pena reali-zar esse roteiro de aventurapelas corredeiras de rios, ca-choeiras, trilhas e matas fe-chadas, se deparando comvilarejos jamais imaginados,assim como faziam os ban-deirantes e tropeiros. Conhe-cer a Estrada Real é reviver ahistória descobrindo lugaresfascinantes. 

Texto por: Fernanda Bueno(Equipe Visite Minas Gerais)

l Carrancasl Conceição do Mato Dentrol Diamantinal Itabiral Lavras Novasl Macacosl Ouro Pretol Marianal São Lourençol Serra do Cipól Tiradentes

Page 8: Santa Inês Notícias - Maio de 2010

Super promoçãoda Auto Escola Ricardo & Cia

CURSO DE LEGISLAÇAO -------------------------------------R$ 59.99CURSO DE RENOVAÇÃO DE CARTEIRA ------------------R$ 70.0010 AULAS DE DIREÇÃO --------------------------------------R$ 240.00

Mães másMães másMães másMães másMães más

- As outras crianças comiam doces nocafé e nós tínhamos que comer cereais, ovos etorradas.

- As outras crianças bebiam refrigerante ecomiam batatas fritas e sorvete no almoço enós tínhamos que comer arroz, feijão, carne,legumes e frutas. E ela nos obrigava a jantar amesa, bem diferente das outras mães quedeixavam seus filhos comerem vendo televisão.

- Ela insistia em saber onde estávamos atoda hora (tocava nosso celular de madrugadae �fuçava� nos nossos e-mails). Era quaseuma prisão.

- Mamãe tinha que saber quem eramnossos amigos e o que nós fazíamos comeles.

- Insistia que lhe disséssemos comquem íamos sair, mesmo que demorásse-mos apenas uma hora ou menos.

- Nós tínhamos vergonha de admitir,mas ela �violava as leis do trabalho infan-til�. Nós tínhamos que tirar a louça damesa, arrumar nossas bagunças, esvazi-ar o lixo e fazer todo esse tipo de trabalhoque achávamos cruéis. Eu acho que elanem dormia à noite, pensando em coisaspara nos mandar fazer.

- Ela insistia sempre conosco paraque lhe disséssemos sempre a verdade eapenas a verdade. E quando éramos ado-lescentes, ela conseguia até ler os nos-sos pensamentos.

- A nossa vida era mesmo chata. Elanão deixava os nossos amigos tocarem abuzina para que saíssemos, tinham quesubir, bater à porta, para ela os conhecer.

- Enquanto todos podiam voltar tardeà noite, com 12 anos, tivemos que esperarpelos 16 para chegar um pouco mais tar-de, e aquela �chata� levantava para saberse a festa foi boa (só para ver como está-vamos ao voltar).

- Por causa de nossa mãe, nós perde-mos imensas experiências na adolescência:Nenhum de nós esteve envolvido com dro-gas, em roubo, em atos de vandalismo, emviolação de propriedade, nem fomos presospor nenhum crime. FOI TUDO POR CAUSADELA.

Agora que já somos adultos, hones-tos e educados, estamos a fazer o nossomelhor para sermos �PAIS MAUS�, comonossa mãe foi.

ACHAMOS QUE ESTE É UM DOSMALES DO MUNDO DE HOJE:

NÃO HÁ SUFICIENTES MÃES MÁS!!!

3488-2587 / 3481-7005

O bairro Santa Inês não pára de crescer! São centenas de novos moradores...Quer divulgar sua empresa, seu produto para esses leitores?

Anuncie no SIN e aumente suas vendas!!!

8767-4110 / 9659-7007

Um dia quando meus filhos forem crescidoso suficiente para entender a lógica que

motiva os pais e as mães, eu hei de dizer-lhes:- Eu os amei o suficiente para ter per-

guntado aonde vão, com quem vão e a quehoras regressarão.

- Eu os amei o suficiente para não terficado em silêncio e fazer com que vocêssoubessem que aquele novo amigo não eraboa companhia.

- Eu os amei o suficiente para os fazerpagar as balas que tiraram do supermercadoou revistas do jornaleiro, e os fazer dizer aodono: �Nós pegamos isto ontem e queríamospagar�.

- Eu os amei o suficiente para ter ficadoem pé junto de vocês, duas horas, enquantolimpavam o seu quarto, tarefa que eu teriafeito em 15 minutos.

- Eu os amei o suficiente para os deixarver além do amor que eu sentia por vocês, odesapontamento e também as lágrimas nosmeus olhos.

- Eu os amei o suficiente para os deixarassumir a responsabilidade das suas ações,mesmo quando as penalidades eram tão du-ras que me partiam o coração.

- Mais do que tudo, eu os amei o sufici-ente para dizer-lhes não, quando eu sabiaque vocês poderiam me odiar por isso (e emmomentos até odiaram). Essas eram as maisdifíceis batalhas de todas.

Mas, estou contente, venci!... Porqueno final vocês venceram também!

E em qualquer dia, quando meus netosforem crescidos o suficiente para entender alógica que motiva os pais e as mães, quandoeles lhes perguntarem se sua mãe era má,meus filhos vão lhes dizer:

- �Sim, nossa mãe era má. Era a mãemais má do mundo...�.

Page 9: Santa Inês Notícias - Maio de 2010

CANTINHODO PORTUGUÊS

HELDER BOTRELCONSULTOR IMOBILIÁRIO

Datas comemorativas do mês de maioNovena do Divino Pai Eterno

Rede VidaSegunda a Sexta-feira às 10h, 17h e 20h. Aos sábados12h, 17h e 21:30h. Aos domingos 09h e 17:30h, assis-tindo a missa.

Novena do Perpétuo SocorroSegunda a sábado 8:30h. Aos domingos 12h.

Irmã BenignaOrações comunitárias no túmulo da Irmã Benigna àssegundas-feiras às 14h. Jazigo 145, quadra 9, Cemité-rio do Bonfim.

01 - Dia Mundial do Trabalho07 - Dia do Oftalmologista08 - Dia do Artista Plástico08 - Internacional da Cruz Vermelha09 - Dia das Mães10 - Dia de Turismo12 - Dia Mundial do Enfermeiro13 - Abolição da Escravatura13 - Dia do Automóvel15 - Dia do Assistente Social15 - Dia do Gerente Bancário16 - Dia do Gari16 - Dia do Faxineiro

17 - Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações17 - Dia da Constituição20 - Ascensão do Senhor25 - Dia do Massagista25 - Dia do Trabalhador Rural25 - Dia do Vigilante27 - Dia do Profissional Liberal29 - Dia do Geógrafo30 - Dia do Geólogo30 - Dia das Bandeiras31 - Dia Mundial das Comunicações Sociais31 - Dia do Espírito Santo

Nosso objetivo neste pequeno texto éexpor as principais alterações intro-

duzidas pelo novo Acordo Ortográfico daLíngua Portuguesa, que entra em vigor,facultativamente, em janeiro de 2009 e,obrigatoriamente, a partir de janeiro de2013. Primeiramente, deve-se observarque não houve mudança em relação àlíngua portuguesa, mas sim no registroescrito dessa língua. O Acordo é mera-mente de caráter ortográfico, não afetan-do, portanto, nenhum aspecto da línguafalada. Por exemplo, mesmo tendo sidosuprimido o trema sobre o �u� em �tran-quilo�, a pronúncia do vocábulo continuaa mesma, com o �u� sendo pronunciadonormalmente, como antes do Acordo.Uniformização ortográfica nada tem a vercom uniformização da língua. Mesmo seadotando uma ortografia praticamentecomum, continuarão a existir as diferen-ças entre as diversas línguas portugue-sas tanto em nível de nações (portuguêsde Portugal, de Angola, do Brasil, etc.)quanto em nível da pluralidade linguísticanum mesmo país (os falares gaúcho,mineiro, baiano, no caso do Brasil, porexemplo). Deve-se ter em mente que oAcordo Ortográfico visa a uma padroniza-ção unicamente no nível escrito da línguaportuguesa. Um dos objetivos centraisdo Acordo Ortográfico é a criação de umacomunidade de países de língua portu-guesa que se constitua num grupo lin-guístico expressivo, capaz de ampliar seuprestígio junto aos organismos interna-cionais, além, é claro, de unificar e poten-cializar o mercado editorial de línguaportuguesa em nível mundial. Vejamos aseguir as principais alterações introdu-zidas pelo novo Acordo Ortográfico daLíngua Portuguesa:

1) ALFABETO As letras �k�, �w� e �y�passam a integrar oficialmente o nossoalfabeto, que passa a contar com 26

PRINCIPAIS TÓPICOS DA NOVA ORTOGRAFIADA LÍNGUA PORTUGUESA (Parte 1)

José Geraldo Pereira Baião*

letras. Tais letras aparecem em nossaortografia com frequência na escrita desímbolos de unidades de medida, taiscomo �km� (quilômetro) e �w� (watt), ou naescrita de palavras estrangeiras (e seusderivados), tais como �show�, �Kafka� e�kafkiano�, por exemplo.

2) TREMA Não se usa mais o trema(¨), sinal gráfico colocado sobre o �u�pronunciado e átono dos grupos �que�,�qui�, �gue�, �gui�.

Como era: Como fica:cinqüenta cinqüentatranqüilo tranquiloagüentar agüentarpingüim pingüimComo já foi dito anteriormente, a

pronúncia desses vocábulos não foi alte-rada, ou seja, em todas elas continua-sea pronunciar o �u�, mesmo sem a presen-ça do trema. O trema, porém, permanecenos nomes de origem estrangeira (e seusderivados): Süssekind, Müller, mülleriano.

3) ACENTUAÇÃO GRÁFICA Primei-ramente, não se deve confundir �acento�com �acento gráfico�. O vocábulo �acento�refere-se à intensidade mais forte comque se pronuncia determinada sílaba eque a destaca, assim, em relação àsoutras sílabas numa mesma palavra.Nem todo acento, contudo, é marcadograficamente na escrita. Na palavra �li-vro�, por exemplo, tem-se a presença deacento na sílaba �li�, que é pronunciadacom mais intensidade do que a sílaba�vro�, no entanto esse acento não é mar-cado graficamente. Palavras como �com-putador�, �apartamento e �tatu� são acen-tuadas, só não o sendo graficamente.

* Mestre em Linguística pela Universidade deBrasília, professor e revisor da �Revista do

Tribunal Superior do Trabalho�.

Mercado Imobiliário:A hora e a vez do Bairro

Ana LúciaA comercialização de imóveis no

Bairro Ana Lúcia, sempre foi, nes-ses meus 25 anos como corretor deimóveis, um dos carros chefes da mi-nha empresa, tudo que se coloca avenda no preço de mercado é rapida-mente comercializado. Outro fator quefacilita as negociações dos imóveis noAna Lucia é a taxa de IPTU que nor-malmente é 60 % inferior ao IPTU dosbairros vizinhos que pertencem a BeloHorizonte. Mais uma vantagem doBairro na compra do imóvel é o valor doITBI (Imposto sobre Transmissão deBens Imóveis) que é cobrado pelaPrefeitura para transferência do imó-vel, em Belo Horizonte 2,5 % sobreo valor do imóvel e em Sabará 2,0 %,que em um imóvel no valor de R$200.000,00 dá uma diferença de R$1.000,00.

Outro fator que tem atraído aatenção das Construtoras para oBairro, além dos citados acima, écoeficiente de aproveitamento dosterrenos para edificação, superior aode Belo Horizonte. Além da facilida-de na aprovação dos projetos junto aPrefeitura Municipal. Em Belo Hori-zonte em função da mudança da Leide Uso e Ocupação do Solo, as cons-trutoras estão estagnadas com a mo-rosidade da liberação dos alvarás deconstrução e ainda correndo o riscode terem seus projetos embargadoscom a diminuição do coeficiente deaproveitamento.

No último mês de Abril, lança-mos um prédio residencial no AnaLúcia e vendemos todos no mesmo

mês. A Construtora, que não é daregião, se surpreendeu com a veloci-dade das vendas, e já encomendou umoutro terreno para edificação.

Não sei se vocês já notaram ?Mas os três Bancos da região estão naAvenida Contagem do lado Sabará, osdois postos de gasolina, o único Cartó-rio da região, o maior supermercado eShopping a ser inaugurado este ano,todos estão no Ana Lúcia. A AvenidaContagem do lado Sabará recolhe muitomais impostos comerciais para seumunicípio que toda região que circun-da a Av. Contagem do lado BH.

Portanto, venham morar, com-prar, investir ou construir no Bairro AnaLúcia, anotem aí as vantagens do Bair-ro:

- valorização imediata do imóvel- rapidez na venda do imóvel- IPTU (60% abaixo de Belo Ho-

rizonte)- ITBI � 2 % Belo Horizonte 2,5%- Coeficiente de Aproveitamen-

to dos terrenos superior ao de BeloHorizonte

- facilidade na aprovação dosprojetos

- maiores investimentos no Bair-ro pela Prefeitura em função do recolhi-mento de impostos comerciais.

FELIZ DIAS DAS MÃES !!!!!!!!!!Informações:

HELDER BOTREL Diretor - Cia do Imóvel

[email protected] [email protected]

www.redenetimoveis.com.br 31 3485-5606 / 9236-0230

9Anuncie: 3488-2587 / 8767-4110 / 9659-7007 / 3481-7413MAIO / 2010

Page 10: Santa Inês Notícias - Maio de 2010

10 MAIO / 2010Anuncie: 3488-2587 / 8767-4110 / 9659-7007 / 3481-7413

Como devem ter notado,nosso jornal deu uma

parada estratégica nosmeses de fevereiro e mar-ço. Atropelados por uma sé-rie de eventos e com a inten-ção de dar ao jornal um in-centivo, com algumas mu-danças, achamos que tal pa-rada seria benéfica. Volta-mos agora com força total,com a Cristiane e o Fontesno comando e a Associaçãodando o apoio e a força ne-cessários para mantê-lo emcirculação.

Com o mandato da di-retoria terminando em 28de fevereiro de 2.010, apóscumprida a meta no perío-do 2.007/2.010, nos prepa-ramos, depois de três anosde muito trabalho, para pas-sar os cargos para uma no-va diretoria.

Entretanto, como nãoapareceu nenhuma chapae para manter o barco flutu-ando, assumimos um novocompromisso, por mais trêsanos e com a mesma dispo-sição. Sabemos que aindahá muito o que fazer.

No dia 21 de fevereirofoi realizada a eleição, coma mesma chapa de 2.007(com novos nomes cobrin-do algumas lacunas). Dia21 de fevereiro foi um do-mingo e os associados pu-deram votar sem transtorno.Vieram ao Clube para se di-vertir a aproveitaram paravotar.

No dia 17 de março, asolenidade de posse comomanda o Estatuto.

Nos honraram com suaspresenças a Irma da Associ-ação do Boa Vista (ao mes-mo tempo representando osenhor secretário da Regio-nal Leste Píer Senesi; o Juve-nal, da Associação do São

Geraldo, o Lee Dixon daACOBASI, e as autoridades:deputado Célio Moreira, oReginaldo, grande compa-nheiro, representando a Pre-sidente da Câmara, vereado-ra Luzia Ferreira.

O presidente eleitoabriu a sessão citando osnomes dos demais eleitos,agradecendo a presença detodos e na sua fala a mesmapromessa da primeira pos-se: �Tudo o que for neces-sário e possível de ser fei-to, será feito�.

Com a palavra francaforam ouvidos o deputadoCélio Moreira, o Reginaldo, aIrma, o Juvenal e o Lee Dixon,todos com palavras de apoio.Falou em nome dos eleitos oManuel Divino, membro doConselho Superior.

Justificaram as ausên-cias o Monsenhor Lydio e oMajor Salgado da 23a Cia. daPolícia Militar.

Após a solenidade deposse todos os presentesforam convidados a partici-par de um coquetel.

A seguir a relação dos�novos� diretores para o man-dato de março de 2.010 amarço de 2.013:

PRESIDENTESilas Deocleciano Mundim

Vice-presidente

Paulo José BorgesDiretor Administrativo Antônio Onofre Fontes

Diretor FinanceiroJosé Amâncio de MoraisDiretor de Esportes e

EventosJosé Henrique Fiuzza Lima (*)

CONSELHO FISCALAntônio Carlos PinheiroAlder da Silva Borges

Aluísio Nogueira de Almeida (*)Juan Alexandre R. de Almeida

Roberto Teleste da Silveira

CONSELHO CONSULTIVOEdison Nascimento Silva

Fábio Alves da SilvaLuiz Matos de Oliveira (*)

Humberto de Morais CastroRui Alves da Silva

CONSELHO SUPERIORJosé Martins Canoza

Helvécio Camargos de AguiarArmindo do Vale Pires

Renato FonsecaJosé Ronaldo Moreira

Jair Porto BonfimWaldemar da Silva

Nestor Eustáquio CruzDeli José de RezendeWilson Miguel da SilvaManuel Divino Lopes

José Raimundo Torres (*)Wilson Moisés de Oliveira (*)

Antônio Teodoro LourençoGomes (*)

Ildeu Fernandes

( (*) � São nossos novoscompanheiros � Os demais

foram reeleitos)

Em reuniões posterio-res foram eleitos o senhorAntônio Car los Pinheirocomo presidente do Conse-lho Fiscal, o senhor EdisonNascimento Silva como pre-sidente do Conselho Consul-tivo, o senhor José MartinsCanoza como presidente doConselho Superior e o se-nhor Manuel Divino Lopescomo vice-presidente do Con-selho Superior. Presidente: Silas Deocleciano Mundim

Dir. Financeiro: José Amâncio de MoraesVice-Pres.: Paulo José Borges

Dir. de Esportes / Eventos: José HenriqueFiuzza Lima Dir. Administrativo: Antônio O. Fontes

Discursa: Reginaldo Dória (representate da presidente da Câmara Municipal, Luzia Ferreira)

Presentes na solenidade da posse

Page 11: Santa Inês Notícias - Maio de 2010

11Anuncie: 3488-2587 / 8767-4110 / 9659-7007 / 3481-7413MAIO / 2010

Já começaram as reuni-ões para discussões so-

bre o Orçamento Participa-tivo e no dia 19 de abril hou-ve uma mega reunião nasdependências do União Re-canto Clube onde diversasautoridades apresentarampara cerca de 900 (novecen-tas) pessoas presentes, oprojeto da Via 710.

Todos os bairros que,de uma maneira ou de outraserão afetados pela cons-trução dessa via mandaramseus líderes e uma massade moradores interessados.Como o projeto ainda não foiaprovado, essa fase de es-tudos vai permitir mudançaspara as quais temos de tra-balhar agora. Trabalhar mui-to e em conjunto com todasas lideranças e populaçãointeressada. Depois de apro-vado e já em execução nadamais poderá ser feito.

Não vamos nos esque-cer da implantação da linhado metrô e de promessasnão cumpridas na época e oconsequente isolamento do

Audiência Pública

nosso bairro como fechamento darua Contagempela EstaçãoSanta Inês. En-tregamos à Co-missão um ofí-cio com suges-tões.

Fale conosco

Foi dada a largada da corrida elei-toral. Conchavos, uniões, desilusões,novos rumos.

É um bom momento paraacompanharmos desde o começoos candidatos.

O voto é a forma de escolhermosquem melhor representa nossos direitos.Para fazer valer esses direitos, cumpramosnão só com o dever de votar, mas com o deescolher com consciencia e conhecimento o nosso eleito.

Você sabia que pode exigir que o candidato registre suaspromessas em cartorio e responda por elas após eleito?

Por isso, temos que além de escolher bem para votar acompa-nhar o mandato de quem elegemos.

Só boicotando os corruptos acabaremos com a corrupção.Use seu voto com sabedoria, dele depende o futuro da nação.

Eleições

O Jornal Sin é feito para você, leitor.Portanto, nada mais justo que você

nos ajude a fazê-lo.Já contamos com nossos colaboradores

e anunciantes, que tanto abrilhantam este jornal,mas, gostaríamos de contar com você, atravésde sugestões, elogios, idéias do interesse da

comunidade e também dúvidas e reclamações.Assim sendo, contamos com sua colaboração.

Basta enviar para nosso e-mail:[email protected]

Page 12: Santa Inês Notícias - Maio de 2010

12 MAIO / 2010Anuncie: 3488-2587 / 8767-4110 / 9659-7007 / 3481-7413

MANUTENÇÃO EM MICROSE IMPRESSORAS

VENDA DE MICROS NOVOS,USADOS, PEÇAS E ACESSÓRIOSEXPERIÊNCIA E COMPROMISSO

AO SEU DISPORNÃO PERMITA QUE CURIOSOS MEXAM NO SEU MICRO,

AS VEZES O BARATO SAI CARO.NÃO COMPETIMOS COM CURIOSOS NEM AMADORES.

Rua Lídia de Melo, 28 - Loja - Bairro Boa VistaEm frente a Academia Ranking (Próximo a garagem do ônibus Boa Vista)

ATLAS INFOR3564-1548

DIVERSOSSANTA INFORMÁTICA POR MARCUS FREITAS

Ingressar na escola mili-tar. Este era o maior so-

nho do mineiro Agnaldo Luizde Carvalho Junqueira Cu-nha, de 18 anos, há algunsanos. Com muita dedica-ção e estudo, hoje está fe-liz cursando o ensino Mé-dio no Colégio Militar deBelo Horizonte, após obtero segundo lugar na classifi-cação geral das provas se-letivas.

Mas isto porque Ag-naldo é apaixonado por de-safios. Logo apósesta conquista, re-solveu iniciar o cur-so de Matemáticado kumon, não exa-tamente por ter difi-culdades com a dis-ciplina, mas paraaperfeiçoar seus co-nhecimentos, já queisso seria muito im-portante para seufuturo acadêmico eprofissional. Poucos mesesdepois, resolveu desafiar-senovamente e iniciou os es-tudos do idioma inglês, tam-bém pelo Kumon. E, empouco tempo, já havia de-senvolvido a capacidade deinterpretar textos e conse-guido dominar as quatro ha-bilidades essenciais para oestudo de línguas estran-geiras: a fala, a compreen-são auditiva, a escrita e aleitura.

Além disso, ele é mú-sico da banda de sua esco-la, faz parte do clube derelações internacionaisdela, faz um curso de inici-ação científica júnior de Ma-temática na UniversidadeFederal de Minas Gerais ejá ganhou medalhas em vá-rias olimpíadas de Matemá-tica. Mas entre estas e ou-tras vitórias, uma tem umlugar especial em sua vida:a conquista da medalha deouro na OBMEP 2008 (Olim-píada Brasileira de Mate-mática para as Escolas Pú-blicas). �Recebi a medalha

Teclas de atalho para faci-litar a navegação do Mi-

crosoft Internet ExplorerSubmetido em Quinta,

21/12/2006 - 16:42 por SidartaCTRL+B (Abrir a caixa

de diálogo Organizar Favori-tos)

CTRL+E (Abrir a barrade Pesquisa)

CTRL+F (Iniciar o utilitá-rio de Localizar)

CTRL+H (Abrir a barrade Histórico)

CTRL+I (Abrir a barra deFavoritos)

CTRL+L (Abrir a caixade diálogo Abrir)

CTRL+N (Iniciar outrainstância do navegadorcom o mesmo endereçona Web)

CTRL+O (Abrir a cai-xa de diálogo Abrir, o mes-mo que

DICAS DE SEGURANÇA:1- Crie senhas difíceis

de serem descobertasNão utilize senhas fá-

ceis de serem descobertas,como nome de parentes, datade aniversário, placa do car-ro, etc. Dê preferência a se-qüências que misturam letrase números. Além disso, nãouse como senha uma combi-nação que tenha menos que 6caracteres. O mais importan-te: não guarde suas senhasem arquivos do Word ou dequalquer outro programa

2 - Mude a sua senhaperiodicamente

Além de criar senhas di-fíceis de serem descobertas,é essencial mudá-las periodi-camente, a cada três meses,pelo menos. Isso porque, sealguém conseguir descobrir asenha do seu e-mail, por exem-plo, poderá acessar as suasmensagens sem que vocêsaiba, apenas para espioná-lo. Ao alterar sua senha, o talespião não vai mais conse-guir acessar as suas informa-ções.

4 - Use navegadoresdiferentes

Se você é usuário dosistema operacional Win-

Sonhos, desafiose vitórias!

das mãos doPresidente daRepública, no dia 15 de abrilde 2009, no Rio de Janeiroe uma premiação em di-nheiro das mãos do Gover-nador Aécio Neves. Con-segui todas as minhas me-dalhas devido à concentra-ção, ao domínio de opera-ções básicas e à lógicamatemática, habilidadesenfatizadas pelo Kumon�,comemora Agnaldo.

Hoje, Agnaldo é con-

cluinte do Kumon de Inglêse Matemática e deixa umconselho a todos: �Nuncadeixem de estudar. Podemtirar tudo de vocês, mas nin-guém conseguirá roubar asua sabedor ia. Façamcomo eu: estudem bastan-te, mas não deixem de apro-veitar cada momento espe-cial que a vida nos propor-ciona�.

Seu novo sonho, eatual desafio, é cursar auniversidade do Instituto deTecnologia da Aeronáutica(ITA), o que deve se trans-formar, em breve, em suanova grande vitória. �O Ku-mon foi uma fase muito im-portante para mim e, des-sa fase, levo apenas trêspalavras: vim, vi e venci!�,finaliza, levando este apren-dizado para toda a vida.

Sueli de Castro Pires [email protected] do Método

Kumon UnidadeSanta Inês-BHGraduada em

Biblioteconomia-UFMG

DICAS PARA INTERNET:dows, talvez tenha o hábitode utilizar apenas o navega-dor Internet Explorer. O pro-blema é que existe uma infini-dade de pragas digitais (spy-wares, vírus, etc) que explo-ram falhas desse navegador.Por isso, uma dica importan-te é usar também navegado-res de outras empresas, comoo Goolge Chome e o Firefox,

pois embora estes tambémpossam ser explorados porpragas, isso ocorre com umafreqüência menor neles. Seainda assim preferir utilizar oInternet Explorer, use um na-vegador alternativo nos sitesque você considerar suspei-tos (páginas que abrem mui-tas janelas, por exemplo).

5 - Cuidado com down-loads

Se você usa programasde compartilhamento de ar-quivos, como eMule, ou cos-tuma obter arquivos de sitesespecializados em down-loads, fique atento ao quebaixar. Ao término do down-load, verifique se o arquivonão possui alguma coisa es-tranha, por exemplo, mais deuma extensão (como juca.mp3.exe), tamanho muito pe-queno ou informações de des-crição suspeitas, pois muitosvírus e outras pragas se pas-

sam por arquivos de áudio,vídeo e outros para enganar ousuário. Além disso, sempreexamine o arquivo baixadocom um antivírus.

Também tome cuidadocom sites que pedem paravocê instalar programas paracontinuar a navegar ou parausufruir de algum serviço. Ain-da, desconfie de ofertas de

programas milagrosos,capazes de dobrar a velo-cidade de seu computa-dor ou de melhorar suaperformance, por exem-plo.

6 - Atente-se aousar Windows Live

M e s s e n g e r ,Google Talk,

AIM, Yahoo! Messen-ger, entre outros

É comum encontrar ví-rus que exploram serviços demensagens instantâneas, taiscomo o Windows Live Mes-senger (antigo MSN Messen-ger), AOL Instant Messenger(AIM), Yahoo! Messenger, en-tre outros. Essas pragas sãocapazes de, durante uma con-versa com um contato, emitirmensagens automáticas quecontém links para vírus ououtros programas malicio-sos. Nessa situação, é na-tural que a parte que rece-beu a mensagem pense queseu contato é que a enviou eclica no link com a maiorboa vontade:

E lembre-se: MANTE-NHA SEU PROGRAMA DEANTI VIRUS ATUALIZADO.

ENVIE SUA DÚVIDAS OUSUGESTÕES PARA

pergunteatlasinforglobo.com.

Page 13: Santa Inês Notícias - Maio de 2010

13Anuncie: 3488-2587 / 8767-4110 / 9659-7007 / 3481-7413MAIO / 2010

Venha estudar num lugar agradável, com professoresespecializados e interessados apenas no seu sucesso!

Rua Minduri, nº 61 - Santa Inês

PONTO DE APOIOEscola de Aulas ParticularesDa 1ª série do Ensino Fundamental

ao 3º ano do Ensino Médio

Tel:3482-3891

Boa Vista: 3488-1444 - R. Elísio de Brito, 540

Materiais deConstruçãoem Geral

Nova Vista: 3485-6711 - R. Modestino Gonçalves, 261Fernão Dias: 3485-0700 - R. Maria Ferreira da Silva, 400

Loja das Tintas:

Av. Contagem, 457 - Esquina c/ VicenteRizola - Santa Inês

3347-5957

PARA ANUNCIAR LIGUE:

WM· Ferros e ferragens para serralheria

· Corte e dobra de chapas, calhas e rufos· Fechaduras, dobradiças, eletrodos, serras, etc.

Av. Contagem, 1800 - Santa Inês - BH

Ferros Ltda

3485-1711 · 3485-1977

CENTRO AUTOMOTIVO·ALINHAMENTO

·BALANCEAMENTO·TROCA DE ÓLEO

SUSPENSÃO E FREIOS

Candidatos ao VestibularUFMG 2011 interessa-

dos em solicitar isenção dataxa de inscrição ao concur-so poderão fazer a inscriçãoaté 10 de maio no site www.ufmg.br/copeve. O Progra-ma de Isenção da Taxa deInscrição ao Vestibular UFMG2011 prevê a concessão deisenção integral ou parcial,ou seja, 50% do valor totalda taxa.

Podem se inscrever es-tudantes:

l que já tenham con-cluído o Ensino Médio ou es-tejam cursando a última sé-rie desse nível;

l estejam inscritos noEnsino Médio por ExameSupletivo e possam compro-var aprovação em, no míni-mo, quatro matérias dessecurso;

l estejam cursando oEnsino Médio por Curso deEducação de Jovens e Adul-tos (EJA) e possam compro-var a conclusão do primeiroano desse curso.

No site da ComissãoPermanente do Vestibular

3488-2587 / 8767-4110

Uma comédia cheia de mali-

cia que conta ahistoria de Valde-mar, um jovem quevem do interior e setorna Desirrê paramostrar seus talen-tos nas noites dacapital. Com o pas-sar do tempo rece-be em casa a visitade um primo que vem trazendo umaherança, sem saber que agora ele éDesirrê e não mais o Valdemar. Apartir daí grandes revelações da an-tiga vida de machão de Dessirêvem a tona e ela não consegue maisesconder dos outros que �O NOMEDELA É VALDEMAR�.Texto: Aziz BajurDireção: Claudio CastanheiraAssistente de direção: JeremiasHallel

DuArt Produções artísticas apresenta:

O Nome Dela é Valdemar

ProgramaçãoTeatro ICBEU - Rua da Bahia, 1723

Lourdes � BH 3224 5605Temporada: 07 a 30 de Maio de 2010Sexta e Sábados as 21h e Domingoas 19:30hClassificação: 12 anosInformações:(31)8892 6780Ingressos: R$24,00 inteira R$12,00Meia (Estudantes e maiores de 60anos) e R$12,00 preço único nospostos do Sinparc.

UFMG recebe inscrições paraPrograma de Isenção da Taxa de

Inscrição ao Vestibular 2011(Copeve) o candidato deverápreencher o Formulário Socio-econômico, imprimir a folhado endereço do destinatário edo endereço do remetente e,depois colá-los, respectiva-mente, na frente e no verso deum envelope tamanho ofício.Ele deverá providenciar foto-cópias de toda a documenta-ção comprobatória, de acor-do com a situação econômicado seu Grupo Familiar e pos-tar o envelope com a docu-mentação comprobatória emqualquer agência dos Correi-os, dentro do horário de aten-dimento até, no máximo, odia 14 de maio de 2010. Alémdisso, o candidato deve aindaimprimir o Comprovante de Ins-crição e guardá-lo, como tam-bém o comprovante de posta-gem nos Correios.

A lista da documentaçãonecessária também se encon-tra no site da Copeve, no itemIV- Identificação do Candida-to.

Para o candidato quenão dispuser de computadore/ou de acesso à internet du-rante o período de inscrição,

de 12 de abril a 10 de maiode 2010, haverá postos deatendimento disponibi l i -zados de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, noCentro Cultural da UFMG(Avenida Santos Dumont,174, Centro - Belo Horizon-te/MG) e, também, na sededa Copeve/UFMG (AvenidaPresidente Antônio Carlos,6.627, Pampulha � Unida-de Administrativa III, 2oandar, campus Pampulhada UFMG � Belo Horizonte/MG).

No último dia de ins-crição, 10 de maio de 2010,o link para requerimento deinscrição, na página daCopeve/UFMG www.ufmg.br/copeve, estará disponí-vel somente até as 19 ho-ras.

O Resultado Geral doPrograma será divulgado, apartir do dia 2 de agosto de2010, pela internet, no ende-reço www.ufmg.br/copeve oupelos telefones (31) 3409-6700 ou (31) 3409-4408, desegunda a sexta-feira, das8h às 17h.

Page 14: Santa Inês Notícias - Maio de 2010

14 MAIO / 2010Anuncie: 3488-2587 / 8767-4110 / 9659-7007 / 3481-7413

· Rações em geral para cães, gatos, coelhos, tartarugas, peixes e pássaros (Foster, Faro, Pedigree, Pitty, Kanina, Ringo, etc...)· Alpiste, painço, aveia, milho, canjiquinha, girassol, etc...· Produtos de limpeza, cloro, desinfetante, cera líquida, pasta brilho, vassouras, etc...· Produtos para jardinagens, xaxins, vasos, adubos, terra, gaiolas, etc.

Rua Minduri, 315 - Bairro santa InêsTel: 3088-6385 / 9602-1616

DIVERSOSBichos & Gente BEM-VINDO À VIDA

Eduardo Aquino

Dr. Eduardo Aquino é médico psiqui-atra. Gentilmente nos permitiu

abrilhantar o SIN com suas crônicas.Perguntas, opiniões, comentários

devem ser enviados para o e-mail:[email protected]

Há 15 anos servindo qualidade e tradiçãoCNPJ: 00.598.473/0001-32 Insc. Est.: 062.928.485.0079

TELE SANDUÍCHE

Rua Porto Seguro, 911Nova Vista

ConvulsõesDe forma geral as convulsões

são comuns a uma variedade enormede situações que provocam o distúr-bio neurológico, po-rém quando os qua-dros aparecem de for-ma freqüente pode-mos estar diante deuma epilepsia. Ou-tras possibilidadesque poderiam causaras convulsões são in-toxicações, alterações metabólicascomo hipoglicemia (diminuição doteor de glicose do sangue), infecçõesvirais ou bacterianas, tumores cere-brais etc, de qualquer forma muitasvezes fica difícil determinar a causacom exatidão, sendo somente possí-vel através de exames.

A crise convulsiva pode ser clas-sificada como grande mal ou pequenomal. Grande mal quando o quadro éforte, muitas vezes ocorrendo com oanimal deitado, contorcendo-se e ba-tendo as patas como se estivessepedalando. Pequeno mal quando aconvulsão é mais fraca, de forma queo animal fica andando em círculos,compulsivamente, aparentementecego e contorcendo-se levemente.

- De qualquer forma não entreem pânico no momento da criseconvulsiva porque a maioria dos ata-

Primeiros socorrosques quase nunca é fatal e tambémnão é contagioso. Proteja o cão comalmofadas para evitar o atrito comsuperfícies duras e mantenha-o em

confinamento em am-biente pequeno em si-lencio e a meia luz.

- Cuidado, nãoponha a mão dentro daboca do animal no mo-mento da crise. Pormais que ele o conheçae seja seu amigo, num

momento de convulsão o animal podefechar a boca vigorosamente e podemachucá-lo.

- Se o ataque durar mais dequatro minutos, envolva-o em pano dealgodão para evitar a hipertermia eleve-o de imediato ao veterinário. Re-gistre o tempo do ataque e o que oanimal fazia antes do seu início, por-que isto poderá ajudar no diagnostico.

- Uma outra situação singular é ada fêmea em lactação. Podemos ter umquadro de incoordenação e tremoresmusculares com aumento do ritmo res-piratório. Isto ocorre devido a problemasmetabólicos (eclâmpsia), sendo neces-sário neste caso socorro veterinário deimediato, pois o quadro é fatal se nãosocorrido a tempo.

Veterinária Cão Q MiaLuciana Bolognani (veterinária)

Jobson Melo

Não adianta virar a página e fingir queeste tema da coluna de hoje não

tem nada a ver com você! Ninguém,mas ninguém mesmo é imune a taissentimentos que são inerentes a todoser humano.

Em grau maior ou menor, de formadoentia, imatura ou até camuflada nos"falsos modestos e humildes" - e aquilembro meu velho e saudoso pai DilsonAquino, do qualme orgulho por tersido um mestredo direito e dosraros advogadoshumanos e corre-tos por isso mor-reu sem posses,que dizia: "A fal-sa modéstia nadamais é que o re-quinte da vaidade!" - o certo é que todosos dias esses sentimentos e pecadosdiabólicos entram na nossa mente ealma, assim como a poeira semprepassa por portas e janelas por maisfechadas que estejam!

Solução há: pegue a "vassoura dahumildade" e tal qual uma empregadadoméstica que pacientemente arrumatodo dia a casa que os donos irãobagunçar, varra TODOS OS DIAS assuas três moradas sagradas: o cora-ção, a mente e a lama. E tire essapoluição que intoxica o amor, a amiza-de, o casamento e namoros, e atérelações entre irmão, pais e filhos, cole-gas de trabalho, sócios em empresas.

A FÍSICA QUÂNTICA PROVA:"PENSAR EQUIVALE A AGIR". As-sim, o ódio, o rancor, o ressentimento,a raiva e, principalmente, a Inveja, ciú-me e a VAIDADE (que é conhecidocomo "olho gordo") SÓ FAZ MAL A

Você que temvontade de

ajudar e nãosabe como, umconselho: bastanão atrapalhar.

Sentimentos que limitam avida de todos nós: vaidade,

inveja e ciúmeQUEM SENTE!!! Cada vez que se re-lembra de fatos passados se recria umfato já acontecido como, por exemplo,uma criação imaginária (típica dos ciu-mentos que ao não conseguir falar nocelular do parceiro FAZ UM FILMEMENTAL em que ela é traída, "chifrada");se remexe nas situações que desperta-ram toda a nossa IRA, ÓDIO, o coitadodo cérebro que só processa as imagens

mentais faz disparar ocoração, aperta o pei-to, tira o sono, dá mauhumor, emburramento,agressividade que vãoadoecendo corpo, men-te e alma e essa "ma-soquista" e imatura pes-soa é vítima de si mes-ma!!! Tem uma existên-cia pesada, "anda de

costas para a vida" remexendo um pas-sado imutável, horroroso, cheio de infe-licidades, baixa auto-estima, enfim, UMAPESSOA AMARGA, RECLAMADORA,CHATA! Bem, enquanto isso o "outro",seu "ex" (namorado, esposa, sócio,amigo, colega, irmão) está livre leve esolto, indo à praia, namorando, curtindoa vida!!!

Então, quem sabe você consigaparar de caminhar "de costas", remoen-do o passado terrível, e vire para frenteonde um belo horizonte o espera cheiode luz, pôr-do-sol, mata, gente interes-sante, prazeres e alegrias!!!!

Dica: Perdão é o passaporte parareconquistar o prazer, a fé, a serenidadea paz de espírito!

O Projeto de Segurança conti-nua normalmente. Nossas reuniõessão realizadas sempre na última 3a

feira do mês, às 19:30 horas.Continua o interesse e o traba-

lho para a implantação da rede deVizinhos em todo bairro. Participedas reuniões.

Você, comerciante, que vive odia a dia das preocupações naturais

PROJETO DE SEGURANÇAcom sua segurança, venha apresen-tar sugestões. Você certamente vaise ajudar e nos ajudar a melhorar osistema.

Doravante nossas reuniões se-rão realizadas no salão do União Re-canto Clube, na Rua Carmésia, 400,Santa Inês.

Dia 25 de maio � 19:30 horas �Rua Carmésia, 400.

Page 15: Santa Inês Notícias - Maio de 2010

15Anuncie: 3488-2587 / 8767-4110 / 9659-7007 / 3481-7413MAIO / 2010

CHOCO ARTETRUFA · BOMBOM

PÃO-DE-MELBOLO · TORTA

TODA LINHA DE BUFFETCESTA DE CAFÉ DA MANHÃ

CESTA DE CHOCOLATESTEMOS LINHA DIET

Rua João Camelo, 104Boa Vista (ao lado daAcademia Ranking)3488-3390

3454-7773

TELEFONES ÚTEISPOLÍCIA MILITAR -------------------------------------------------------------- 190DISQUE DENÚNCIA (PM) -------------------------------------- 0800-300190POLÍCIA CIVIL -------------------------------------------------- 0800-30-5000CORPO DE BOMBEIROS ----------------------------------------------------- 193PRONTO-SOCORRO ------------------------------------------------- 3239-9302HOSPITAL ODILON BEHRENS ----------------------------------- 3277-6122SAMU -------------------------------------------------------------------------------- 192BHTRANS ----------------------------------------------------------------- 3277-6500POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL --------------------------------------- 191DEFESA CIVIL -------------------------------------------------------------------- 199COPASA ---------------------------------------------------------------------------- 115CEMIG ------------------------------------------------------------------------------- 116DISQUE SOSSEGO ---------------------------------------------------- 3277-8100DISQUE LIMPEZA ---------------------------------------------------- 3277-9388DETRAN (INFORMAÇÕES) ------------------------------------------------ 1514PROCON MUNICIPAL ----------------------------------------------- 3335-9297ESTAÇÃO RODOVIÁRIA ------------------------------------------- 3271-3000ESTAÇÃO METRÔ ---------------------------------------------------- 3250-4054REGIONAL LESTE ---------------------------------------------------- 3277-5745FÓRUM LAFAYETTE ------------------------------------------------ 3330-2000CEMITÉRIOS: BONFIM --------------------------------------------- 3277-6101 BOSQUE DA ESPERANÇA ------------------ 3454-2188 CONSOLAÇÃO ----------------------------------- 3277-5500 PARQUE DA COLINA -------------------------- 3274-1909 PAZ ---------------------------------------------------- 3277-7199 RENASCER (CREMATÓRIO) --------------- 3391-7600 SAUDADE ------------------------------------------ 3277-5711 8524-9749

O problema da denguefica cada dia maior, seagigantando e causando víti-mas. Vários casos já consta-tados (e muitos ainda ocul-tos) assustam nosso bairro.Todos estamos sujeitos acontrair a doença que podeser fatal.

DENGUEEm parceria com o Pos-

to de Saúde e sugestão dosecretário da Regional Leste,pensamos em criar uma novarede de vizinhos: �REDE DEVIZINHOS PROTEGIDOSCONTRA DENGUE�. Que talparticipar? Mande-nos suges-tões.

Dia 5 de junho, o mundose volta para a questão

ambiental. A importância des-se dia tem precedentes. Omeio ambiente e a ecologiapassaram a ser uma preocu-pação em todo o mundo, emmeados do século XX. Po-rém, foi ainda no séc. XIX queum biólogo alemão, ErnstHaeckel (1834-1919), criouformalmente a disciplina queestuda a relação dos seresvivos com o meio ambiente,ao propor, em 1866, o nomeecologia para esse ramo dabiologia.

Celebrado de várias ma-

Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologianeiras (paradas e concer-tos, competições ciclísti-cas ou até mesmo lança-mentos de campanhas delimpeza nas cidades),esse dia é aproveitado emtodo o mundo para cha-mar a atenção políticapara os problemas e paraa necessidade urgente deações.

Se há assunto queconsegue igualar todasas pessoas nesse pla-neta é a questão ambi-ental: o que acontece deum lado, para bem ou paramal, vai sempre afetar o

outro!Nessa data, che-

fes de estado, secretári-os e ministros do meioambiente fazem declara-ções e se comprometema tomar conta da Terra.As mais sérias pro-messas têm sido fei-tas, que vão do �be-a-bá� ao estabelecimen-to de estruturas gover-namentais permanen-tes para lidar com ge-renciamento ambientale planejamento econô-mico, visando conse-guir a vida sustentável

no planeta.Podemos, cada um de

nós, já fazer a nossa partepara a preservação das con-dições mínimas de vida naTerra, hoje e no futuro, ouseja, investir mais naquiloque temos de valioso, que éa nossa inteligência, paraaprender a consumir menoso que precisamos economi-zar: os recursos naturais. Eé sempre bom lembrar que oBrasil, identificado como umdos nove países-chave paraa sustentabilidade do plane-ta, já é considerado uma su-perpotência ambiental!

Page 16: Santa Inês Notícias - Maio de 2010

16 MAIO / 2010Anuncie: 3488-2587 / 8767-4110 / 9659-7007 / 3481-7413

NOTÍCIAS DO

Grandioso festival esportivo foirealizado no União Recanto clu-

be dia 30/01/2010, em homenageme comemoração aos vinte anos doJornal �Santa Inês Notícias�.

Foi um dia super movimentadoem todas as dependências do Clubeno período das 9:00 até 22:30 ho-ras. Medalhas de �ouro� e �prata�foram conferidas aos campeões evice em todas as competições emodalidades esportivas e entreguesaos vencedores logo após as parti-das. Tudo aconteceu num ambientecompetitivo, porém de cordialidade,

l A diretoria de Esportes e Even-tos já está em pleno trabalho para acomemoração do dia das Mães e daFesta Junina.

l Foram adquiridas mais 40 (qua-renta) cadeiras e dez mesas, já pen-sando no conforto do associado duran-te os jogos da Copa do Mundo.

l Faz parte dos nossos planos acompra de um aparelho de TV dePlasma ( ou LCD � não sei) Vale dizerque será o mais moderno da atualida-de no qual, juntos, poderemos torcerpela seleção brasileira na Copa daÁfrica do Sul.

l Planos do mandato anterior e nãoexecutados continuam de pé.

l Já há um torneio de buraco emandamento. Informe-se.

20 anos do Santa Inês Notíciasdesportividade e amizade, unido ain-da mais os associados do URC.

As modalidades disputadas fo-ram:

Futebol salão (infantil, juvenil,adulto e máster), vôlei (adulto einfantil), peteca (categorias �A� e�B�), sinuca, truco, buraco, natação(infantil e adulto) e hidroginástica.

Para culminar, com chave deouro o ambiente alegre e festivo, apartir das 18:00hs um animado bai-le ao ar livre, sob a batuta de �Beth� Teclado e Voz�, até as 22:30 ho-ras.

Participantes da Hidroginástica

Campeã Hidroginástica Zelma

Participantes vôlei adulto e infantil

Participantes vôlei infantil

Participantes escolinha futsalInfantil Allan's

Campeões futsal

Vice campeões futsal

Participantes da natação infantil

Vice campeãs de buraco Silvana / Deise

Campeãs buracoMarina / Dulce

Campeões trucoMazinho / Zé Carlos

Vice campeões trucoBuchecha / FefeuPeteca - Campeões categoria "B" - Luiz / Diego

Peteca - Campeões categoria "A" - Vinícius / Alexandre

Um dia de esportesDurante as festividades foi

entregue ao presidente Silasuma placa de prata de seuscolabores Rô e Japão com

os seguintes dizeres:

�Você é uma ferramentafarta de sabedoria,

humor e ricas estóriasde ontem da pequena

sociedade URC!!!Você é a mola mestre

de muitas vidas!

Homenagem

Page 17: Santa Inês Notícias - Maio de 2010

17Anuncie: 3488-2587 / 8767-4110 / 9659-7007 / 3481-7413MAIO / 2010

Teve início em 09 de abril e vai até09 de maio mais uma edição do

maior festival gastronômico de BeloHorizonte, Comida Di Buteco.

Desta vez os 41 bares participan-tes adotaram o jilócomo ingredienteobrigatório do cardá-pio.

A 11ª edição doComida Di Butecotem como desafio dri-blar o preconceito eo gosto amargo dojiló oferecendo comcriatividade e sabortira-gostos para oscerca de 800 mil clientes esperados atéo final do concurso.

A festa Saideira está marcadapara os dias 15 e 16 de maio no CentroEsportivo Universitário (CEU), naPampulha. No ano passado o eventotambém ocorreu lá. Calcula-se em tornode 30.000 pessoas presentes nos doisdias de festa. A principal atração dosábado, 15/05, é o show da cantora

Comida Di Buteco

Ilustrações: Internet

Mart�nália. No domingo, 16/05, quandoserão conhecidos os vencedores da 11ªedição do Comida Di Buteco, a atraçãomaior será Zeca Baleiro.

Idealizado pelo gastrônomo Eduar-do Maya e apoia-do por João Gui-marães e MariaEulália Araújo, ofestival começouem Belo Horizon-te. Em 2000 eramapenas 10 baresparticipando nacapital mineira. Oconcurso ganhouforça e entrou no

Guia 4 Rodas (Editora Abril) e passou aser realizado em diversas cidades dointerior de Minas Gerais e outros esta-dos.

BH é conhecida como a cidadedos Butecos, e o bar como a praia dobelorizontino . Haja cerveja gelada etira-gostos criativos e saborosos, pois a11ª edição do Comida Di Buteco está atodo vapor.

Rua Cordislândia, 64 - Santa Inês - BH - ( (31) 3466-0273 Acesse nosso site: www.fantasiascidarte.com.br

ALUGUEL DE FANTASIAS EM GERALFantasias Cid'Arte Criações Casa Amarela

Grandes novidades! Adulto e InfantillPalhaços lAnos 60 lSuper Heróis lBichos em geral lCoroação lAcessórios lHallowen

Eu acompanhava um amigo à ban-ca de jornal. Meu amigo cumpri-

mentou o jornaleiro amavelmente,mas, como retorno, re-cebeu um tratamentorude e grosseiro. Pe-gando o jornal que foiatirado em sua direção,meu amigo sorriu atencio-samente e desejou ao jor-naleiro um bom final desemana.

Quando nós descía-mos pela rua, perguntei:

- Ele sempre lhe trata comtanta grosseria?

- Sim, infelizmente é sempreassim.

- E você é sempre tão atencioso

Reflexão

Uma lição de Equilíbrioe amável com ele?

- Sim, sempre sou.- Por que você é tão educado, já

que ele é tão rude com você?- Porque não quero que ele

decida como eu devo agir.- Nós somos nossos �pró-

prios donos�. Não devemos noscurvar diante de qualquer ven-to que sopra, nem estar àmercê do MAU HUMOR, daMESQUINHARIA, da IMPA-

CIÊNCIA e da RAIVA dos ou-tros. Não são os ambientes que

nos transformam e sim nós que trans-formamos os ambientes.

Para saber quantos amigos vocêtem, dê uma festa. Para saber a qua-lidade deles, fique doente!

Se você mudou de endereço ou trocou o número dotelefone, por favor, entre em contato conosco, diretamentena secretaria ou pelos telefones: 3481-7005 / 3482-8010.

Facilite nossa comunicação. Gratos.Diretoria Executiva - Abril/2010

Atualização decadastro de

associados do URC

Está na Constituição: todo cidadãobrasileiro tem direito à saúde. O que

muita gente não sabe é que esse direitoinclui também, além de atendimentomédico e hospitalar, os medicamentos.Gratuitamente.

Os medicamentos �excepcionais�são indicados para tratar doenças crôni-cas e/ou de uso contínuo e cujo valor doremédio ou do tratamento completo émuito caro para a população em geral. Éo caso pacientes com câncer, Alzheimer,Parkinson, transplantados, etc.

A Política Nacional de Medica-mentos do Ministério da Saúde tementre seus projetos a adoção doRename (Relação Nacional de Me-dicamentos Essenciais), uma listade medicamentos que serve comodiretriz para que os governos na es-fera estadual e municipal possamcriar suas próprias listas de acordocom a necessidade de cada região.

Para receber os remédios, o paci-ente precisa, primeiramente, ser atendi-do por algum médico credenciado peloSistema Único de Saúde (SUS). O for-necimento do medicamento só ocorremediante cadastro do usuário na Se-cretaria de Saúde do Estado, na pre-

Você sabe o que são �Medicamentosde Dispensação Excepcional�?

feitura ou algum posto de saúde, de-pendendo da organização do Estado.Em todos os casos, o paciente devefazer um cadastro para receber o Car-tão Nacional de Saúde.

Mas o paciente não precisa sepreocupar. Assim que passar pela con-sulta, o próprio médico vai orientá-losobre o procedimento correto. Com tudoaprovado, em 30 dias a pessoa passa areceber o medicamento. E a melhormaneira de obter mais informações, outirar dúvidas, é procurar o serviço onde opaciente é assistido, os postos desaúde ou a Secretaria Municipal deSaúde da cidade onde mora.

A documentação necessáriapara ter acesso ao medicamento édefinida pelo MS, mas a logística dedistribuição pode mudar de um Esta-do para outro, ou mesmo de um muni-cípio para outro. No Estado de SãoPaulo, por exemplo, que mantém o Pro-grama Dose Certa, os medicamentospodem ser retirados nas UnidadesBásicas de Saúde (UBS) e nas Far-mácias Dose Certa, localizadas emestações de metrô, de trens urbanose de ônibus, além de hospitais e ambu-latórios do SUS.

Grandes Variedades "Festas Juninas" Padres - Viúva Negra - Country - Noiva (o)s, Etc...ADULTO & INFANTIL

UTILIDADE PÚBLICA

Ainda com preço promocional estamosdisponibilizando algumas (poucas) cotas do União

Recanto Clube, que podem ser pagas em até04 parcelas. APROVEITE.

Informe-se na secretaria ou pelostelefones: 3481-7005 / 3482-8010

Cotas do URC

Page 18: Santa Inês Notícias - Maio de 2010

A maior variedade de Imóveis a sua escolha!"A maior variedade de Imóveis em toda Minas Gerais"

PJ 3448

Av. Contagem, 1718 - Santa Inês - Fone: 3485-5606CLASSIFICADOS DO MÊS DE MAIO CLASSIFICADOS DO MÊS DE MAIO CLASSIFICADOS DO MÊS DE MAIO CLASSIFICADOS DO MÊS DE MAIO

FOTOS: www.redenetimoveis.com.br

APTO 3 QTSANA LÚCIA - Cód.69337 - Pronto morarApto 3 quartos sala 2amb. suíte 2 gar R$ 200Mil Prox. Banco Itaú

APTO 3 QTSSANTA INES - Cód.104220 - Apto área pri-vativa pronto p/ morar 3quartos sala 2 amb. su-íte 2gar R$ 250 mil

APTO 3 QTSSANTA INES - Cód.163738 - Belo Apto 100m2 3 quartos 2 sls suítetodo montado 2 gar R$250 mil

COBERTURAANA LÚCIA - Cód.154181 - Cobertura 3quartos sala 2 amb. 2bhs (suíte) closet espa-ço gourmet R$ 240 Mil

COBERTURASANTA INES - Cód.145874 - Bela Cober-tura 4 quartos 2 sls 3

bhs (suíte) R$ 330 MilImperdível !!

APTO 3 QTSSANTA INES - Cód.157226 - Prédio luxoApto novo 3 quartos sala2 amb. suíte gar R$230mil Confira !!

CASAANA LÚCIA - Cód.157485 - Ana Lucia Casac/ habite-se 3 quartos 2salas 2 bhs (suíte) 4 garR$ 285 mil

APTO 3 QTSHORTO - Cód. 160233 -Prédio com lazer comple-to Apto 3 quartos sala 2amb. gar R$ 148 mil

APTO 3 QTSSANTA INES - Cód.166105 - Belo Apto todomontado 3 quartos sala2 amb. suíte wc 2 gar R$235 mil

APTO 2 QTSANA LÚCIA - Cód. 164970- Prédio elev. Aptos novos

com arm. 2 quartos sala2 amb. gar R$ 155 mil

CASAANA LÚCIA - Cód.161987 - Ana Lúcia Ca-sas geminadas novas 2quartos sala 2 amb. 2 bhsgar. R$ 150 mil

APTO 2 QTSANA LÚCIA - Cód.163003 - Apto com áreaprivativa 2 quartos sala 2amb. todo montado garR$ 195 mil

APTO 4 QTSANA LÚCIA - Cód.126406 - Ana Lúcia Ap-tos novos 4 qts sala 2amb. 2 gar R$ 252 milImperdível !!!

CASAANA LÚCIA - Cód.126576 - Ana Lucia Casa3 quartos 2 salas 2 bhs(suíte) 2 gar R$ 200 milà vista

APTO 2 QTSANA LÚCIA - Cód.128007 - Ana Lucia Apto

com terraço 2 quartos 2salas 2 bhs gar R$ 170mil Oport. Única

APTO 2 QTSBOA VISTA - Cód. 165848Apto novo com área pri-vativa 2 quartos sala 2amb. 2 gar R$ 175 mil

APTO 2 QTSBOA VISTA - Cód.163531 - Apto novo pron-to para morar 2 quartossala 2 amb. gar R$ 153mil Confira !!

CASABOA VISTA - Cód. 163562- Casa Geminada 3 quar-tos c/ arm. sala 2 amb. garR$ 195 mil Confira !!

APTO 3 QTSFERNÃO DIAS - Cód.151829 - Apto 90 m2 3quartos 2 sls suíte 2gar todo montado R$220mil Confira!!

APTO 3 QTSPALMARES - Cód.158513 - Belo Apto 3

quartos 2 sls 2 bhs (su-íte) dce 2 gar todo mon-tado R$ 240 mil

APTO 3 QTSSAGRADA FAMÍLIA- Cód. 153357 - Prédioelev. Apto 3 quartos 2sls 2 bhs (suíte) varan-da wc gar. R$ 220 mil

APTO 4 QTSSAGRADA FAMÍLIA -Cód. 161696 - Prédioluxo elev. lazer comple-to Belo Apto 4 quartos2 salas dce 2 gar R$330 mil

COBERTURASAGRADA FAMÍLIA- Cód. 163788 - BelaCobertura Triplex 3 quar-tos 2 salas 3 bhs (suí-te) gar R$ 300 mil

APTO 2 QTS GOIÂNIA - Cód.161732 - Prédio const.elev. Apto 2 quartossala 2 ambientes. gar.R$ 139 mil Financia-mento Caixa Econômi-ca Federal

CASAIPIRANGA - Cód.165044 - Casa Ge-minada 3 quartos 2salas 2 bhs 2 gara-gens R$ 175 mil Con-fira!!

APTO 2 QTSSANTA EFIGÊNIA -Cód. 165938 - BeloApto todo montado 2quartos sala 2 amb. bhgar R$ 168 mil Con-fira!!

APTO 2 QTSSÃO GERALDO - Pré-dio pequeno Aptosnovos 2 quartos sala2 amb. gar. R$ 130mil FinanciamentoCaixa Econômica Fe-deral

APTO 2 QTSSÃO GERALDO - Pré-dio pequeno Aptosnovos 3 quartos sala2 amb. gar. R$ 160mil FinanciamentoCaixa Econômica Fe-deral.

Page 19: Santa Inês Notícias - Maio de 2010

DIVERSOS

Antônio FontesRIA QUE É BOM

Das estórias queeu ouvi ... (34)

Silas Deocleciano Mundim

19Anuncie: 3488-2587 / 8767-4110 / 9659-7007 / 3481-7413MAIO / 2010

"Seu" Amâncio tinha umafama de mentiroso que corriaas redondezas do TriânguloMineiro e alhures.Tinha fama de mentiroso, jeitode mentiroso, cara de mentiro-so e aquele sorriso meio ma-treiro, meio cínico do mentiro-so.E o pior: gostava de contarmentiras.

Bom papo, grande con-tador de "causos", tinha umalegião de amigos que o rodea-vam, lotando a pequena Far-mácia (eu disse que ele erafarmacêutico? Não? Pois era),ouvindo estórias, causos, ementiras, claro.

Sua fama de mentirosoera tamanha que, vez ou outra,aparecia alguém querendodesbancá-lo, contando umamentira maior.

Desnecessário dizer que,entre um sorriso de desdém,um "ah superior e, às vezesaté um bocejo, "seu" Amâncioacabava contando uma menti-ra muito maior.

Mentiras comuns, tipo terpescado um lambari de 15quilos na lagoa, ou ter visto ummarciano catando minhocasem seu quintal, ou ter escritoos discursos do JK, entre ou-tras.

Um dia apareceu por láum viajante, laboratorista, re-presentante comercial, sei lá.Na verdade, um cara que ven-dia remédios, cosméticos, etc.

Chegou à tarde, hospe-dou-se, e naquela conversa dojantar, disse a que veio e per-guntou se havia farmácias nolugar.

- Há uma! disseram. -A do "seu" Amâncio, o mai-or mentiroso da região.

- Mentiroso como? - Per-guntou o homem.

- Mentiroso... mentiroso,- responderam. "Seu" Amân-cio é um brincalhão que nãoleva nada a sério e adora con-tar uma mentira.

- Beleza - disse o viajan-te. (Não lhe sei o nome, razãopela qual vou chamá-lo sem-pre de "viajante").- Também sou chegado numamentira e amanhã, antes e ne-gociar com ele, vou lhe contaralgumas.

A conversa se espallhoue, de manhã bem cedo, abertaa farmácia, já lá estavam al-guns companheiros prepara-dos para o confronto.

E eis que chega o viajan-te. Cumprimentos, apresenta-ções, conversa jogada fora e:

- "Seu" Amâncio - disseo homem. - Não lhe conheçobem, mas vejo que é uma boapessoa, caridoso, rodeado deamigos, e vou lhe contar umcaso, acontecido comigo mes-mo:"Certa feita, estando eu a viajarpelo sertão de Goiás, sofri umacidente. Terrível acidente: meufusca, acho que por um cochi-lo meu,, desgovernou-se e de-pois de atropelar e matar unsvinte bois caiu numa grota bemfunda.Socorrido por um fazendeiro queouvira o barulho e fora verificar,fui levado, entre a vida e a morte,para um vilarejo próximo.Não havia hospital, mas umapequena farmácia, onde umjovem farmacêutico começavasua vida funcional.Com uma artéria rompida,exangue, precisava de umadoação urgente e o farma-cêutico, não encontrandonenhum doador com a cora-gem necessária, prestou-seao sacrifício.E começou a bombear seusangue para minhas veias, en-quanto o mesmo esguichavapela artéria rompida.E bombeou, bombeou (uns vintelitros ou mais) até a artériase fechar e meu corpo, rea-bastecido, fortificar, arribar e...bem, cá estou eu, firme e for-te!"

"Seu" Amâncio, que ca-lado ouvira atento todo o rela-to, deu um suspiro, sujeitoutodos os olhares e:

- Staria vosmicê, por aca-so, lembrado do nome ou dafisionomia do jovem farmacêu-tico, seu doador, que lhe sal-vou a vida?

Com um sorrisinho ma-roto o viajante respondeu:

- Não, "seu" Amâncio. Jáfaz muito tempo. Infelizmentenão me lembro.

- Então repara bem,pois tu tá olhando pra eleagorinha mesmo!

DE PORTUGUÊSLançaram em Portugal o novo

serviço por telefone, é o Disk-Finados: Você telefona e ouveum minuto de silêncio...

INFANTILA menina chega para o pai e

pergunta:- Pai, do outro lado do mundo

é dia enquanto aqui é noite?- É minha filha...- Pai, do outro lado do mundo

faz frio enquanto aqui faz calor?- Faz, minha filha...- Então, papai, eu acho

que do outro lado da terra,uma menina assim, igual amim, tirou 10 em matemáti-ca!!!

LOURAA moça do censo bate na

porta da casa da loura e co-meça a pesquisa:

- Quantos filhos a se-nhora tem?

- Quatro.- Quantos homens?E a loura, nervosa:Eu só tenho um, o meu

marido!

DE CASALO detetive particular chama a

madame, lhe mostra algumasfotos e vai dizendo:

- Infelizmente, suas suspei-tas se confirmaram. Fotografa-mos seu marido com outra!

Madame, toda sem jeito,pega as fotos, dá uma olhada eexclama:

- Não acredito! Não acredito!!!- Não acredita em quê?- Ora, não acredito na cara de

felicidade dela!!!

n Por que as hie-nas vivem rindo?

As hienas nãoriem. À noite, elascostumam soltar seu uivo esqui-sito, que parece uma gargalha-da.n As listras das zebras são

sempre iguais?Não. Cada zebra tem

um desenho diferente,como acontece em nos-

sas impressões digitais.n O pica-pau não fica com dor

de cabeça de tanto bicar as ár-vores?

SURPRESA DA VOVÓVovó Matilde viaja mil quilô-

metros para fazer uma surpre-sa ao seu neto que não vê hádois anos. Chega sem avisare, da rodoviária vai direto aoseu serviço e pergunta ao seuchefe:

- Senhor, onde está Pau-linho? Sou a sua avó mater-na...

E o chefe espanta-se- Ele não veio trabalhar hoje.

Tirou três dias de licença para irno enterro da senhora!...

LONGEVIDADEUm jornalista é enviado para

entrevistar um ancião que com-pletou 102 anos de idade. Aofinalizar a reportagem, o jovemlhe disse:

- Espero voltar no próximoano para parabenizá-lo noseu centésimo-terceiro aniver-sário.

- E por quê não? - exclama oancião - você ainda é jovem eforte e nada deve temer.

CONFUNDINDO O LADRÃOPapo entre amigos:- Imagine que ontem à noite

um ladrão entrou lá em casa!- Nossa! Ele levou alguma

coisa?- Se levou!... Levou uma tre-

menda surra da minha mulher!Ela pensou que fosse eu

que estava chegando!

PERGUNTASNA PESCARIA

Joãozinho vai fazer umapescaria com o pai.

- Pai, como é que ospeixes respiram debaixodágua?

- Não sei, meu filho!Pouco depois:- Pai, por que os bar-

cos não afundam?- Não sei, meu filho!Pouco depois:- Pai, por que o céu é

azul?- Isso eu também não

sei, meu filho.- Pai, você não se inco-

moda de eu ficar fazendoessas perguntas, não é?

- Claro que não, meufilho! Se você não pergun-tar, nunca vai aprendernada!

VULCÃO JAPONÊSO japonês em viagem está

se registrando num hotel.- Como o senhor se cha-

ma? - pergunta a atendente.- Fujiama.A moça, tentando ser gentil:- Fujiama, é? Engraçado...

Não tem um vulcão com essenome?

- Tem sim, mas não é meuparente!

Para Meditarl "Nossa maior fraqueza é a de-sistência. O caminho mais certei-ro para o sucesso é sempre ten-tar apenas uma vez mais" - Thomas

A. Edison

l "Qualquer mulher que entendaos problemas de cuidar de umacasa está muito perto de enten-der os de cuidar de um país." -

Margaret Thatcheer

l "O segredo para ser infeliz é tertempo livre para se preocupar-sese é feliz ou não." - Bernard Shaw

l "Há pessoas que choram porsaber que as rosas têm espinho.Há outras que sorriem por saberque os espinhos têm rosas." -

Machado de Assis

CuriosidadesAnimais

Não, ele nunca vai pre-cisar de aspirina. A cabe-ça do pica-pau tem peque-nas bolsas de ar que amor-tecem o impacto das bati-das no crânio.n Por que os pássaros voam

numa formação em V?A formação em V ajuda

os pássaros a eco-nomizar energia.Aqueles que vão na

frente reduzem a resistência doar para os outros. Quando o líderse cansa, ele é substituído poroutro mais descansado.

Page 20: Santa Inês Notícias - Maio de 2010

20 MAIO / 2010Anuncie: 3488-2587 / 8767-4110 / 9659-7007 / 3481-7413

Escol aregal

Desde 1970em serviços

de transporteescolar

SEGURANÇA - TRADIÇÃO - PONTUALIDADE

Equipe treinada e veículos vistoriados e gerenciados pela BHTrans para melhor servi-lo.Região Leste Maximus Colégio e Infantil Unid. I e II - Frederico Ozanam - Marechal Deodoro

Risque & Rabisque - Emídio Beruto - Assis Chateaubriand - Abgard Renault - Francisco de Assis

Tia Izabel - Evandro (31) 3461-2864 / 9155-7345Rua Centralina, 320 - Santa Inês - Belo Horizonte Deus nos proteja! Av. Contagem, 1909 - Santa Inês

Temos o melhor curso delegislação de BH. Confira!Tradição e qualidade

*Temos carros com direção hidráulica *Curso de CondutorInfrator *Curso de Reciclagem *Renovação de CNH

TEL: 3486-2255Aceitamos cartões de crédito

CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES

em ensino

MatemáticaPortuguêsINGLÊSPara todasas idades

Visite o nosso site:www.kumon.com.br

UNIDADE SANTA INÊS

UMA LIÇÃO PARA A VIDA TODAAV. VICENTE RIZOLA, 569 B - SANTA INÊS 3486-1396 / 3487-9549

DE DESCONTONA MATRÍCULA

do dia03/05/10

até10/06/10.

100%

Page 21: Santa Inês Notícias - Maio de 2010

21Anuncie: 3488-2587 / 8767-4110 / 9659-7007 / 3481-7413MAIO / 2010