santa casa notícias abril - santa_casa_noticias... · completa 100 anos página 8 mÚsica e ......

8
INFORMATIVO DO GRUPO SANTA CASA BH ANO XXVI Nº 304 ABRIL 2017 1899 CLÍNICA DE DERMATOLOGIA COMPLETA 100 ANOS página 8 MÚSICA E ALEGRIA PARA AS CRIANÇAS página 8 CIRCUITO SAÚDE página 7 ACONCHEGO PARA OS PREMATUROS página 6

Upload: hoangnhi

Post on 18-Jan-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

INFORMATIVO DO GRUPO SANTA CASA BH

ANO XXVI Nº 304 ABRIL

2017

1899

CLÍNICA DE DERMATOLOGIACOMPLETA 100 ANOSpágina 8

MÚSICA E ALEGRIA PARA AS CRIANÇASpágina 8

CIRCUITO SAÚDE página 7

ACONCHEGO PARAOS PREMATUROS página 6

SANTA CASA NOTÍCIAS | ABRIL DE 20172

Prezado(a) amigo(a),

Abril foi um mês de expectativa para a Santa Casa, como também para todo sistema fi lan-trópico de saúde. Este se manteve unido em torno de suas reivindicações ao poder público para assegurar a prestação de serviços aos usuários do SUS. Realizamos sucessivas re-uniões com as autoridades do setor, inclusive com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, em face da angustiante situação sofrida pelos hos-pitais - que se viram coagidos a reduzir a quan-

tidade de internações, cirurgias e consultas por falta de recursos fi nanceiros.

Estivemos no Congresso Nacional, em nome da Santa Casa BH e do Conselho Consultivo da Confederação das Santas Casas e Hospi-tais Filantrópicos, cuja presidência também ocupo, para transmitir o drama vivido pelo sis-tema de saúde. Enquanto a população sofre pela falta de atendimento - exatamente pela in-capacidade fi nanceira e material para suprir as demandas - os responsáveis pelo sistema se viram obrigados a buscar os gabinetes ofi ciais em busca de soluções adequadas à gravidade da hora. No entanto, nosso empenho não foi em vão, considerando o senso de responsa-bilidade social e humano dos representantes nas duas casas do Congresso, inclusive no que tange à manutenção da isenção da con-tribuição patronal ao INSS às instituições fi lan-trópicas de saúde, essencial à nossa própria sobrevivência.

As batalhas em Brasília foram acompanhadas em Belo Horizonte, com medidas de emergên-cia capazes de minimizar os efeitos do período crítico que atravessamos. O assunto, aliás, foi discutido pelo Conselho da Irmandade da San-ta Casa durante a reunião do dia 24, quando os irmãos demonstraram apoio às iniciativas tomadas pelo hospital. Não podemos deixar de ressaltar que contamos com a solidariedade de vários segmentos da população, visando auxi-liar a instituição na emergência. Iniciativas fo-ram tomadas para demonstrar nossas necessi-dades, o que demonstra, mais uma vez, que os munícipes estão atentos às nossas difi culdades e se interessam por ajudar-nos, mesmo dentro de suas naturais limitações.

Nossa preocupação, por sinal, também está alinhada à Câmara Municipal. Representan-tes da Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara vieram aqui conhecer de perto nosso trabalho, dedicação, esforços e pleitos. Cabe-nos, ainda, registrar a atuação da Associação das Voluntárias da Santa Casa, que há mais de 40 anos colabora para a humanização dos atendimentos na instituição. Conseguimos, também, concluir os entendimentos para ce-lebrar o acordo salarial com o sindicato que representa os funcionários, sem os quais não levaríamos à frente tão importante trabalho.

Depois de extensa paralisação, voltou a ope-rar o nosso acelerador linear, que nos ajuda a permanecer no rol dos maiores prestadores de serviços oncológicos para o SUS em Minas Gerais. Cerca de 5.500 sessões são realizadas mensalmente somente nesta área, o que muito nos orgulha.

Com esperança de trazermos notícias mais otimistas em maio, cumpre-nos registrar que, em abril, a Clínica de Dermatologia da Santa Casa completou 100 anos de atividade. Este é o quarto serviço criado no País e, nesta hora, com alegria, evocamos o prof. Antônio Aleixo - o primeiro titular da clínica, um dos fundadores da Faculdade de Medicina, que hoje pertence à UFMG, e nome reverenciado em todo o Brasil.

Até breve.

Saulo Levindo CoelhoProvedor

Palavra do provedor

ESPAÇO LEITOR

“O Colégio Santa Maria Coração Eucarístico gostaria de parabenizar a Santa Casa BH pela iniciativa de estreitar as relações com as escolas através do Centro de Referência Diabetes nas Escolas. Nossa unidade já teve o privilégio de ter um primeiro contato com o projeto por meio de familiares de uma aluna com diabetes que estuda conosco”.

Professor Haroldo Queiroz Costa - Direção do Colégio Santa Maria Coração Eucarístico

“Uma grande equipe com médicos, enfermeiros, técnicos, atendentes e demais prestadores de serviços. Parabéns por fazerem da sua profi ssão um ato de amor”.

Maria Gonçalves Maia - via Facebook

“Só tenho a agradecer aos médicos, enfermeiros e demais funcionários da Oncologia da Santa Casa, que têm carinho com todas as pessoas. Vamos colaborar para o hospital ajudar mais pessoas”.

Maria José Mendes Silva - via Facebook

“Excelente atendimento com equipes bem treinadas e humanas. Estou muito satisfeito com o atendimento que recebi. Espero ter exce-lentes resultados no meu tratamento. Sou muito grato à instituição”.

Sandher Bernardo Muniz - via Facebook

EXPEDIENTE

Conselho da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.ProvedorSaulo Levindo Coelho

1º SecretárioRoberto Otto Augusto de Lima

2º SecretárioJosé Ângelo Lima Duarte

Agostinho Patrus Filho, Carlos Batista Alves de Souza, Frederico Levindo Coelho, Hudson Lídio de Navarro, Jésus Trindade Barreto Júnior, João Batista do Couto, José Luiz Magalhães, José Wander Moreira, Laura Medioli, Luiz Felippe de Lima Vieira, Marco Aurélio Jarjour Carneiro, Maria Regina Calsolari, Maurício Brandi Aleixo, Newton de Paiva Ferreira Filho, Olguinha Géo Leite Soares, Oswaldo Fortini Levindo Coelho e Reynaldo Arthur Ramos Ferreira.

Conselho FiscalAmilcar Viana Martins, Carlos Ediber Richard Carvalhais, Christiano

Renault, Delson de Miranda Tolentino, João Afonso Baeta Costa Machado e Márcio Teixeira de Carvalho.

Secretária da IrmandadeAbadia Nunes do Nascimento

Diretor ClínicoFlávio Mendonça Andrade da Silva

Vice-diretor ClínicoKleber Costa Castro Pires

Núcleo de Gestão da Santa Casa de Belo Horizonte

Diretor Executivo da PresidênciaCarlos Renato de Melo Couto

Diretor de Finanças, Recursos Humanos e Relações Institucionais Gonçalo de Abreu Barbosa

Diretor de Assistência à Saúde Guilherme Gonçalves Riccio

Diretor Executivo Porfírio Marcos Rocha Andrade

Santa Casa Notícias

Registrado no Cartório de Pessoas Jurídicas de Belo Horizonte sob o número 911, Livro B, em 10.08.1991

Av. Francisco Sales, 1111 - Santa Efi gênia - BH - CEP 30150-221(31) 3238.8280 - [email protected]

Editor: Manoel Hygino dos Santos (MG 00582 JP)Jornalistas: Almir Gomes (17.248 / MG) Mariana Castello Branco (13.070 / MG)Estagiários: Emmanuel Ferreira Marcos CaldeiraRevisão: Carolina Piva (13.600 / MG)Projeto gráfi co: G30 MKT & COM Diagramação: Assessoria de Comunicação Institucional - GSCBHImpressão: Buzz Editora Gráfi ca / Tiragem: 4.000 exemplares

O conteúdo deste informativo pode ser republicado por outros veículos de comunicação desde que citada a fonte: Santa Casa Notícias - Grupo Santa Casa BH.

Santa Casa Notícias - versão digitalsantacasabh.org.br/downloads

3 ABRIL DE 2017 | SANTA CASA NOTÍCIAS

‘A SANTA CASA NÃO PODE PARAR’

O presidente da Santa Casa BH (SCBH) e do Conselho Consultivo da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), Sau-lo Coelho, e dirigentes do hospital se reuniram, no dia 5 de abril, no Congresso Nacional - em encontro intermediado pelo 1º vice-presiden-te da Câmara, deputado Fábio Ramalho - com parlamentares da ban-cada mineira. Foram discutidas estratégias para o enfrentamento da crise vivida pela SCBH (maior prestadora de serviços ao SUS em Minas Gerais) e ações para unir os deputados mineiros em prol da viabilização de parcela de emenda parlamentar de bancada especifi camente para o incremento do teto de média e alta complexidade (MAC) do hospital.

Em seguida, houve um encontro com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para discutir a situação da saúde no Estado e, em especial, da Santa Casa BH. De acordo com o presidente da Santa Casa BH, Saulo Coelho, o momento é de expectativa: “agora é esperar que as manifestações de apoio parlamentar se tornem fato concreto diante das situações apresentadas, inclusive para nós, o maior hospital de Minas e um dos 3 maiores do País”.

No dia 24 de abril, foi realizada assembleia geral do Conselho da Irmandade da Santa Casa BH para discussão de assuntos de interesse da instituição. Durante o encontro, o presidente da Santa Casa BH, Saulo Coelho, e di-rigentes do GSCBH apresentaram relatório, balanço contábil e parecer da auditoria externa e do Conselho Fiscal referente ao exercício de 2016, além de uma explanação sobre os serviços prestados nas unidades assistenciais da instituição. Em seguida, foi promovida eleição de um terço dos membros do Conselho Superior da Irmandade. Um dos temas debatidos na reunião foi o atual cenário fi nanceiro da instituição e seu impacto nos atendimentos à população. Em apoio à Santa Casa, os conselheiros da Irmandade - médicos, parlamentares, magistrados, empresários e demais representantes da socie-dade belorizontina - propuseram ações para melhoria deste cenário.

ASSEMBLEIA GERAL DO CONSELHO DA IRMANDADE

INDICADORES

MÉDIA DE PERMANÊNCIA E GIRO DE LEITO

O tempo médio de internação dos pacientes e o giro de leito são indicadores imprescindíveis para avaliação da gestão hospitalar. Por meio desses indicadores, é possível identifi car o perfi l epidemiológico do hospital e propor ações para melhoria da rotativida-de dos leitos e do faturamento da instituição.

2,59 2,72 2,49

4,65

2,59 2,67 2,67 2,42 2,422,14

4,72 4,60 4,32 4,44

3,393,99 4,26 4,58

3,92

5,06

0,00

2,00

4,00

6,00

8,00

10,00

Média 2010 Média 2011 Média 2012 Média 2013 Média 2014 Média 2015 Média 2016 Jan 2017 Fev 2017 Mar 2017

Giro de Leito

Santa Casa BH Hospital São LucasFonte: Serviço de Estatística

9,57 9,4010,09 9,92 9,71 9,71 10,01

11,0610,09 10,54

4,885,39 5,35 5,31

5,965,41 5,32

4,70 5,00 4,75

0,00

2,00

4,00

6,00

8,00

10,00

12,00

Média 2010 Média 2011 Média 2012 Média 2013 Média 2014 Média 2015 Média 2016 Jan 2017 Fev 2017 Mar 2017

Média de Permanência

Santa Casa BH Hospital São LucasFonte: Serviço de Estatística

SANTA CASA NOTÍCIAS | ABRIL DE 20174

COM A SUA CONTRIBUIÇÃO...

A SCBH fi ca cada vez melhor com parcerias e recursos arrecadados por meio de emendas parlamentares, doações de pessoas físicas e jurídicas, contas da Cemig, boleto bancário, hotsite ‘Captação de Recursos’, cartões de crédito, sentenças judiciais e eventos benefi centes.

VISITA AO IGAP

Integrantes do grupo ‘Tio Flávio Cultural’ estiveram, no dia 8 de abril, no Instituto Geriátrico Afonso Pena (IGAP), proporcionando momentos de alegria e descon-tração para os 33 moradores da unidade. O grupo aproveitou a proximidade com as comemorações da Páscoa para oferecer um lanche especial aos idosos e distribuir kits de higiene pessoal. Foram realizadas também diversas atividades lúdicas, como jogos de mesa e bingo, além de apresentação musical.

CORRIDA INÉDITA BENEFICIA A SANTA CASA BH

A 1ª edição da ‘Volta Inédita da Contorno’ - promovida pela Quanta Sports, no dia 21 de abril - foi um sucesso. Parte da renda arrecadada com as inscrições da prova de 11,8 km em torno uma das principais avenidas de Belo Horizonte foi direcionada à Santa Casa BH. Todos os atletas que completaram a prova receberam uma medalha de participação. Para os três atletas mais bem classifi cados no geral masculino e feminino, houve entrega de troféus.

FEIJOADA DO PATUSCADA

A Santa Casa BH foi mais uma vez benefi ciada com parte da verba da ‘Feijoada Benefi cen-te do Patuscada Bar e Restaurante’. Em sua 3ª edição, o evento foi realizado, no dia 29 de abril, na unidade Jardim Canadá. O presidente da Santa Cas a BH, Saulo Coelho, dirigentes e funcionários da instituição prestigiaram o evento. O recurso será investido n o IGAP.

DOAÇÃO DE MATERIAL ESCOLAR

Integrantes do grupo ‘Raio de luz’ visitaram a Unidade Pediátrica da Santa Casa BH, no dia 8 de abril, para doação de materiais escolares. As pastas com cadernos, lápis de cor, régua, tesoura, giz de cera e caderno de desenho foram distribuídas às crianças em tratamento on-cológico no setor.

DOAÇÃO DE LEITE

No dia 25 de abril, a Santa Casa BH recebeu 200 litros de leite doados pelo Comitê Feminino do Jaraguá Country Club. O alimento foi repassado ao Ser-viço de Nutrição e Dietética e será utilizado na dieta dos pacientes e acom-panhantes do hospital.

Receitas (em reais) MARÇO - 2017

Doações - contas da CEMIG 108.765,16

Doações - boleto bancário 4.784,60

Doações - cartão de crédito 1.098,76

Doações - dinheiro / depósito 16.765,00

Doações - sentenças judiciais 566,66

Doações - hotsite ‘Captação de Recursos’ 1.210,00

Total 133.190,18

Fonte: Provedoria da Santa Casa BH

COMO DOAR

Os interessados em efetuar doações para a Santa Casa BH podem

contribuir por meio de débito em conta da Cemig (acima de R$ 5,00)

ou por depósitos na conta ‘Doação da Santa Casa’ (banco Sicoob

Credicom, número 756, agência 4027, conta 1.600.001-3). As doa-

ções em dinheiro podem ser feitas pelo hotsite santacasabh.org.br/

doacoes ou pessoalmente na Provedoria da Santa Casa BH - rua Ál-

vares Maciel, 611 - Santa Efi gênia - BH. Para mais informações, ligue

para a Central de Doações: (31) 3274.7377 ou mande um Whatsapp:

(31) 99579.6139.

5 ABRIL DE 2017 | SANTA CASA NOTÍCIAS

MEMBROS DA COMISSÃO DE SAÚDE DA CÂMARA DE BH VISITAM A SANTA CASA

O presidente da Santa Casa BH, Saulo Coelho, e dirigentes da instituição receberam, no dia 11 de abril, representantes da Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal de Belo Horizonte: os vereadores Léo Burguês de Castro, Catatau da Itatiaia, Hélio da Farmácia e Eduardo da Ambulância, que demonstraram preocupação com a atual situação do hospital.

Durante o encontro, os dirigentes da instituição ressaltaram o papel de destaque da SCBH na prestação de serviços de saúde aos usuários do SUS e os problemas enfrentados devido aos atrasos dos repasses por parte do Estado e do município, além da defasagem da tabela de pro-cedimentos SUS, culminando no endividamento crescente, na falta de medicamentos e insumos e na suspensão de internações. Em seguida, os parlamentares fizeram uma visita técnica no Centro de Transplantes Santa Casa BH, na Unidade de Terapia Intensiva do 10º andar, na Clínica Médica do 7º andar e na Unidade Pediátrica da instituição (3º andar).

Apoio parlamentar

“Os gestores da Santa Casa BH são pessoas de alta capacidade técnica que mudaram para melhor a gestão do hospital. É impressionante a estrutura e a quantidade de atendimentos de todas as especialidades e complexidades. Nós, membros da Comissão de Saúde, es-tamos empenhados em somar esforços para melhorar a saúde do município e em ajudar a Santa Casa - referência em gestão e atendimento de ponta. A instituição é um exemplo para os hospitais SUS por oferecer serviços de saúde com eficiência e utilizar, da melhor maneira possível, o dinheiro público”.

Léo Burguês de Castro

“Estou feliz por estar na Santa Casa BH e ter a oportunidade de ver de perto a magnitude dessa instituição, que possui excelente estrutura física e profissionais capacitados. No entanto, fico triste por ver quase 400 leitos vazios. A instituição está pedindo socorro. Precisamos nos unir para garantir a verba necessária para reativação dos leitos para continuar salvando milhares de vidas. Temos que conversar com o prefeito de Belo Horizonte e com representantes do governo federal para garantir que o dinheiro chegue ao hospital. O que está acontecendo é uma falta de respeito com a saúde de Belo Horizonte - a 3º maior capital do Brasil”.

Catatau da Itatiaia

“É uma pena ver o descaso do poder público com uma instituição grandiosa como essa. Nós, da Comissão de Saúde, vamos buscar meios de mostrar à população e ao poder público que a Santa Casa precisa de ajuda. O novo hospital municipal precisa ser aberto, mas não podemos abandonar a Santa Casa - referência na prestação de serviços de saúde em Belo Horizonte e no Estado”.

Hélio da Farmácia

“Acho o trabalho da Santa Casa excelente e sei o quanto é fundamental o investimento do poder público neste hospital, o mais bem administrado dos que atendem pelo SUS na Capital. O governo precisa acertar as contas com a instituição e investir pesado aqui, já que os custos dos serviços prestados são mais baratos para o município”.

Eduardo da Ambulância

Em função do ‘Dia Nacional da Segurança do Paciente’ (1º de abril), a Uni-dade de Cuidados Materno-infantis do Grupo Santa Casa BH realizou a ‘1ª Jornada Acadêmica de Segurança do Paciente’. Durante todo o mês, diver-sas ações foram promovidas para sensibilizar a equipe multiprofissional da unidade sobre a importância do cumprimento dos protocolos assistenciais de segurança que garantem a qualidade e eficiência na prestação dos ser-viços de saúde e a melhoria contínua dos processos. Para conscientizar os funcionários sobre o seu papel individual no cuidado com o paciente, foram realizadas palestras, exposições, quiz e distribuição

de material informativo inclusive pelos acompanhantes de pacientes, além de aula prática com simulação realística de ressusci-tação cardiopulmonar.

PELA SEGURANÇA DO PACIENTE

FOTOS: almir gOmeS

SANTA CASA NOTÍCIAS | ABRIL DE 20176

FECHADO O ACORDO COLETIVO COM O SINDEESS PARA 2017 E 2018

No dia 4 de abril, o presidente da Santa Casa BH, Saulo Coelho, rece-beu lideranças do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de BH e Região (SINDEESS) para a assinatura do acordo coletivo para os anos de 2017 e 2018, após assembleias reali-zadas pelo sindicato em 7 e 8 de março. Também estiveram presentes o diretor de Finanças, Recursos Humanos e Relações Institucionais, Gonçalo Barbosa, o diretor executivo da Presidência, Carlos Renato Couto, e o superintendente Jurídico e de Auditoria Interna, João Costa. O Grupo Santa Casa BH - apesar das difi culdades fi nanceiras - tem cumprido todos os compromissos de sua política de Recursos Huma-nos, sempre voltada para a valorização dos funcionários. Exemplo dis-so foi a antecipação das negociações com o SINDEESS, desde janeiro desse ano, com a proposta de Acordo Coletivo para os anos 2017 e 2018. Ambas as partes estiveram satisfeitas com o pacote de propos-tas econômicas fi rmadas no dia 23 de fevereiro deste ano.

Segundo Saulo Coelho, o diálogo foi ponto chave para o sucesso da negociação: “a direção da instituição considera muito bom o relacio-namento com o sindicato representante dos funcionários. Durante as negociações, defendemos as nossas ideias, mas, por meio do diálogo,

chegamos a um bom acordo para benefi ciar todos os nossos traba-lhadores”.

Para o presidente do SINDEESS, José Maria Pereira, essa assinatura servirá como referência para outras instituições: “o mais importante para o sindicato é que, primeiramente, fechamos o acordo com o maior hospital de Minas Gerais. Acabamos de dar um passo valioso e abri-mos também caminho para fechar a negociação com outros hospitais. Além disso, o acordo foi pensado de forma a benefi ciar o trabalhador pelos próximos dois anos”.

POLVOS DE CROCHÊ ACALMAM BEBÊS

Os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e na Unidade de Cuidados Intermediários da Maternidade Hilda Brandão da Santa Casa BH passaram a contar, neste mês de abril, com uma ajuda especial para sua recuperação: polvos de crochê. Em uma iniciativa pioneira, o hospital foi o primeiro de Belo Horizonte a unir forças com as crocheteiras solidárias do projeto social ‘Polvos de Vida BH’, dando início à distribuição dos ‘polvinhos’ - que quando colocados em contato com os recém-nascidos, trazem mais aconchego aos pequenos.

O bebê Enzo Gabriel recebeu, no dia 10 de abril, o primeiro polvo. Já a entrega ofi cial foi reali-zada no dia 26/04 - contemplando outros neonatos. Criado na Dinamarca em 2013, o projeto já se espalhou pelo mundo. O ‘Polvos de Vida BH’ é o terceiro do Brasil. Apesar de não haver comprovação científi ca, o relato dos profi ssionais de saúde das UTI’s Neonatais e dos pais é de que o polvo acalenta as crianças.

De acordo com a gerente da Unidade de Cuidados Materno-infantis do Grupo Santa Casa BH, Cássia Lima, o brinquedo traz alegria, bem-estar e conforto para os bebês prematuros: “contribuindo para a normalização do sono, do padrão respiratório e dos batimentos cardíacos. A semelhança dos tentáculos com o cordão umbilical remete ao útero materno”.

A idealizadora e coordenadora do ‘Polvos de Vida BH’, a artesã Raquel Veloso, se emocionou durante a entrega e destacou as instruções para produção do polvo: “é muito gratifi cante saber que o nosso grupo de crocheteiras está colaborando para humanizar o atendimento dos bebês da UTI da Santa Casa. A produção dos bichinhos necessita de atenções específi cas. Sua confecção deve ser feita em linha 100% algodão e o enchimento com fi bra siliconada antialérgica. O fundamental é que o polvo seja crochetado com, no máximo, 22 cm”.

NOVA GESTÃO DA AVOSC

A Associação de Voluntárias da Santa Casa de Belo Horizonte realizou, no dia 25 de abril, assembleia geral para apresentação do relatório e ba-lanço relativos ao ano de 2016 e para eleição da diretoria para o biênio 2017 - 2019. A presidente eleita é Márcia Maria Dias Athayde e Júnia Lanna assume a vice-presidência. O trabalho da AVOSC é primordial para a humanização dos atendimentos na Santa Casa. De fevereiro a dezembro de 2016 foram atendidos 47.201 pacientes. A associação doou para o hospital cerca de R$ 16.670,53 em cadeiras de rodas e de banho, diversos aparelhos, fraldas descartáveis e em tecidos, além de confeccionar os pijamas para crianças e adultos internados na institui-ção. Em parceria com a Maternidade Hilda Brandão, a AVOSC promoveu 8 edições do tradicional ‘Curso para Gestantes’, com a participação de 322 gestantes, 98 acompanhantes e 83 profi ssionais de saúde. Todas as participantes foram pre-senteadas com enxoval completo.

almir gOmeS

almir gOmeS

Entrega ofi cial dos brinquedos

7 ABRIL DE 2017 | SANTA CASA NOTÍCIAS

Em função do ‘Dia Mundial da Saúde’, a Santa Casa BH - por meio do seu Ins-tituto de Ensino e Pesquisa - realizou, no dia 7 de abril, a 1ª edição do ‘Circuito Saúde Santa Casa’ com ações gratuitas de saúde para a população. Ao todo, cerca de 300 pessoas estiveram na Praça Hugo Werneck (em frente ao hospital) e receberam atendimento da equipe multiprofi ssional da instituição com orientações sobre depressão, aleitamento materno, dicas de nutrição, saúde e massa corporal, utilização das academias da cidade, além de aferição de pressão e distribuição de camisinhas. Durante o evento, os profi ssionais do IEP SCBH também apresentaram aos interessados os diversos cursos ofertados pela unidade.

O tema proposto pela Organização Mundial da Saúde para o ‘Dia Mundial da Saú-de’ deste ano é depressão - doença que acomete pessoas de todas as idades, causando angústia e interferindo na capacidade do paciente realizar as tarefas diá-rias mais simples. Segundo a OMS, 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão (11,5 milhões de casos).

SANTA CASA BH PROMOVE AÇÃO GRATUITA PELO DIA MUNDIAL DA SAÚDE

MAIOR SERVIÇO DE RADIOTERAPIA DO ESTADO É REABERTO NA SANTA CASA BH

O hospital reativou, na primeira semana de abril, seu acelerador linear que estava paralisado em função de problemas técnicos desde o ano passado. Por sua capacidade técnica e estrutura, a Santa Casa BH é reconhecida como a maior prestadora de serviços no segmento oncológico para o SUS em Minas Gerais. Em média, são realizadas 5.452 ses-sões de radioterapia por mês. O hospital é certifi ca-do como ‘Centro de Alta Complexidade em Oncolo-gia com Serviço Pediátrico’ (CACON), te n do como destaque a realização do tratamento radioterápico infantil com sedação, especialmente em crianças de 0 a 3 anos.

CAFÉ COM O PROVEDOR

A edição de abril do tradicional ‘Café com o provedor’ - promovida no dia 18 - contou com a participação do presidente da Santa Casa BH, Saulo Coelho, do diretor executivo da Presidência, Carlos Renato Couto, do diretor executivo da SCBH, dr. Porfírio Andrade, e de 10 funcionários do GSCBH. Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os dirigentes da instituição e trocar experiências sobre o dia a dia no hospital.

Confi ra os participantes sorteados para o café de maio: Adelina Nasci-mento de Freitas, Amarildo Ferreira, Ana Paula Pena Macedo, Barbara Caroline Porto Parreiras, Camila Aparecida Rodrigues, Carolina Saliba de Freitas, Dênis Moreira de Oliveira, Eliane Raimunda dos Santos Carvalho, Franciane Ferreira Lima Alves, Guilherme Soares Filho, Justa Maria Gur-gel de Medeiros, Marina de Sena Garrido, Natane Moura de Oliveira Belo, Onara Celso dos Santos, Poliana Christiane Saldanha, Rodrigo Otávio da Silva Paula, Saulo Paim de Figueiredo, Tânia Sousa Assumpção, Vanuza Eleutério Silva, Vitor Torres Gazolla e Wellington Fernandes Santos.

FOTOS: almir gOmeS

APROVAÇÃO

“Fiz um exame no Centro de Especialidades Médicas SCBH e aproveitei para participar dessa ação maravilhosa. Isso só aumenta a minha admiração pela Santa Casa, que considerado o hospital da minha família. Moro em Pompéu e lá a instituição é chamada de ‘mãe de Minas’ por atender com tanto amor os mineiros. Tive a oportunidade de pegar umas dicas sobre fi sioterapia, nutrição, além de aferir minha pressão. Parabéns pelo trabalho”. (Maria Helena Gonçalves, Pompéu)

“Estou com 21 semanas de gestação e sou mãe de outras duas crianças. Fiquei muito feliz por me atualizar sobre aleitamento materno. As dicas foram muito importantes. Precisamos fazer todo o esforço para amamentar os bebês e garantir a boa saúde deles. Essa foi uma excelente ação de conscientização. Muito obrigada”. (Rafaela Justiniana, Ibirité)

“Estava acompanhando a minha irmã em uma consulta médica e vi o movimento na praça. Aproveitamos para aferir nossa pressão e tirarmos dúvidas com a nutricionista. Achei excelente a iniciativa. Espero que aconteça outras vezes”. (Edil Moreira Pinto, Belo Horizonte)Dicas nutricionais

Informações sobre aleitamento materno

SANTA CASA NOTÍCIAS | ABRIL DE 20178

100 ANOS DA CLÍNICA DE DERMATOLOGIA

REMETENTE | Grupo Santa Casa BH | Av. Francisco Sales, 1111 | Santa Efigênia | Belo Horizonte - MG | CEP 30150-221

AUSENTE

NÃO EXISTE O Nº INDICADO

INFORMAÇÃO ESCRITA POR TERCEIROS

MUDOU-SE

NÃO PROCURADO

DESCONHECIDO

ENDEREÇO INSUFICIENTE

RECUSADO OUTROS:

ASSINATURA E Nº DO CARTEIRO:

PARA USO DOS CORREIOS

FECHAMENTO AUTORIZADO - PODE SER ABERTO PELA ECT

As crianças em tratamento na Pediatria e na UTI da Pediátrica da Santa Casa BH foram surpreendidas, no dia 19 de abril, com a apresentação do ‘Conjunto da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais’. Os músicos circu-laram pelas alas tocando canções tradicionais como ‘Marcha soldado’, ‘Atirei o pau no gato’, ‘Borboletinha’ e ‘Pintinho amarelinho’, comprovando que a música é importante no processo de recuperação dos pacientes mirins.

Por todos os lados só se via o sorriso das crianças e seus acompanhantes. Isabelly Nicolly Santos - de 9 anos - garantiu que a visita foi especial: “gostei muito da apresentação. Fiquei surpresa, pois não sabia que a polícia tinha banda. Muito legal”. Patrícia, mãe de Isabelly, aprovou a ideia: “eles podem voltar sempre. Nosso dia ficou mais alegre”.

APRESENTAÇÃO MUSICAL NA PEDIATRIA

A Clínica de Dermatologia da Santa Casa BH - o 4º serviço dermatológico mais antigo do País - completou 100 anos de atividades no dia 15 de abril. Para comemorar o centenário desta clínica pioneira, foi realizado, em 18/04, um encontro que reuniu dirigentes da Santa Casa BH, médicos, residentes e ex-residentes da instituição, representantes da Sociedade Brasileira de Der-matologia - MG, médicos do Hospital das Clínicas da UFMG e convidados.

Durante o encontro no Salão Nobre da SCBH, o atual secretário de Saúde de Belo Horizonte, dr. Jackson Machado Pinto - que atuou como chefe da Clínica de Dermatologia por 25 anos - fez um resgate histórico do serviço, relembrando a atuação dos antigos chefes de clínica e médicos assistentes, os desafios enfrentados e as campanhas de combate ao câncer da pele - promovidas desde 1992. Além disso, foi prestada homenagem aos atuais médicos e residentes da clínica.

De acordo com o dr. Jackson Machado Pinto, o centenário merece ser comemorado pela enorme contribuição dada pelo serviço na formação pro-fissional e produção acadêmica: “de 1981 até hoje foram formados mais de 130 dermatologistas. Destaque também para a produção científica, com mais de 2 mil trabalhos apresentados em congressos e publicados em livros. Esse é o momento ideal para reverenciar aqueles que trabalharam e os que aqui estão trazendo contribuições relevantes para a Dermatologia e a medi-cina brasileira”.

Em nome dos preceptores do serviço, a dermatologista dra. Gláucia Vianna entregou ao dr. Jackson Machado Pinto e à atual chefe da Clínica de Dermatologia, dra. Maria Sílvia Laborne Alves de Sousa, uma placa de reconhecimento e gratidão pelos mais de 30 anos de dedicação à clínica.

A Clínica de Dermatologia da SCBH possui 19 preceptores e 18 residentes, atuando nas seguintes áreas: dermatologia clínica geral, dermatologia pediátrica, tricologia, dermatopatologia, cirurgia dermatológica, fototerapia, alergia dermatológica, micologia, hansenía-se, cosmiatria e lasers.

FOTOS: almir gOmeS

almir gOmeS