salao2

10
O envolvimento dos alunos na Gincana Virtual: o caso da Escola Padre Rambo Aluna : Eduarda Bonora Kern Orientadora : Maria Lúcia Rodrigues de Freitas Moritz Co-Orientadora : Roseli Hickmann Bolsistas PIBID-CSO : Fernanda Rocha dos Santos e Nina Becker

Upload: eduarda-bonora-kern

Post on 02-Jun-2015

461 views

Category:

Technology


0 download

DESCRIPTION

Proposta de gincana virtual a ser desenvolvida em escolas.

TRANSCRIPT

O envolvimento dos alunos na Gincana Virtual: o caso da Escola Padre Rambo

Aluna: Eduarda Bonora Kern

Orientadora: Maria Lúcia Rodrigues de Freitas Moritz Co-Orientadora: Roseli HickmannBolsistas PIBID-CSO: Fernanda Rocha dos Santos e Nina Becker

PIBID

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência é um projeto do MEC/CAPES que se iniciou em março de 2009.

O programa se insere nas escolas com as mais baixas médias no IDEB e no ENEM; No total o PIBID-UFRGS está em 4 escolas da rede pública de Porto Alegre.

O objetivo do programa é propiciar o maior contato entre os estudantes da licenciatura ao universo escolar, assim como possibilitar outras experiências pedagógicas nas escolas que venham a aumentar os índices citados.

PIBID Ciências Sociais

As Ciências Sociais integram o programa através da área das Sócio-Históricas (Ciências Sociais, Geografia, História) nas escolas Dolores Alcaraz Caldas (disciplina de Sociologia) e Padre Balduíno Rambo (Ensino Religioso).

GINCANA VIRTUAL

A Gincana Virtual é uma atividade compartilhada entre as três áreas da Sócio-Histórica, ainda em fase de elaboração - planejamos colocar, primeiramente, em prática a tarefa em outubro na Escola Padre Rambo.

Nossa motivação em realizar essa atividade se deve a demanda por parte dos alunos em relação ao uso do laboratório de informática.

Sabemos que boa parte da comunidade discente não possuiu a chance de acessar a internet de forma gratuita, a não ser na escola.

Também é de conhecimento o importante papel que a rede virtual desempenha com a juventude – formas de sociabilidade, lazer, conhecimento, trocas.

Pensar a realização de uma gincana virtual se insere na tentativa de sanar o desejo desses estudantes, além de se tornar uma forma de conquistar a participação deles nas tarefas escolares de uma forma um pouco mais lúdica e interessante.

Como vai funcionar?

A partir do envolvimento dos alunos (através de uma ferramenta de seu interesse) temos como objetivo fazê-los problematizar, questionar e re-pensar a realidade que os cerca, estimulando assim uma postura crítica, reflexiva e atuante por parte dos participantes.

MonitoriaMonitoria

Apesar de ser “virtual” haverá momentos presenciais da gincana para que os bolsistas possam auxiliar os alunos em suas dúvidas e dificuldades, mesmo que essas também poderão ser respondidas virtualmente através de fóruns e bate-papos.