sal da terra 174 - abril 2015

12
Arquidiocese de Natal Abril - 2015 Ano XX - nº 174 Paróquia Nossa Senhora Aparecida Pentecostes A decida do Espírito Santo sobre os apóstolos SEMANA SANTA SETOR PROMOÇÃO HUMANA Confira como foi a semana mais importante para a Igreja Católica Conheça as pastorais que fazem parte desse Setor e faça parte de uma delas

Upload: paroquia-n-sra-aparecida-neopolis

Post on 21-Jul-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Sal da terra 174 - abril 2015

Arquidiocesede Natal

Abril - 2015Ano XX - nº 174

Paróquia NossaSenhora Aparecida

PentecostesA decida do Espírito Santo sobre os apóstolos

semana santa setor Promoção humanaConfira como foi a semana mais importante para a Igreja Católica

Conheça as pastorais que fazem parte desse Setor e faça parte de uma delas

Page 2: Sal da terra 174 - abril 2015

Publicação mensal da Pastoral da Comunicação da Paróquiade nossa senhora aparecida

PÁroCoPe. Antônio Nunes de Araújo

VIGÁrIosPe. Edilson Soares NobrePe. José Charles da Silva

Rua Rondônia, 425 - NeópolisNatal/RN - CEP 59080-410

Fone: (84) [email protected]

www.nsaparecidanatal.com.brTwitter: @nsaparecidanat

Facebook.com/nsaparecidanat

CoorDenaDores Da PasComRivaldo Júnior e Rodrigo Galvão

aGentes Da PastoraLAndreza Fonseca, Conceição

Azevedo, Dayane Pabla, Elison Azevedo, Erasmo Cigano, Izadora

Medeiros, Jeise Freire, Lucélia Menezes, Maísa Carvalho, Maria

do Rosário França, Marielle Costa, Márvio Medeiros, Milton Alves,

Rafael Morais, Ruan Costa e Tiago Cortez.

FotosRivaldo Júnior e Rodrigo Galvão

DIaGramaçãoGR Design Editorial (84) 2010.3572

www.grdesigneditorial.com.br

tIraGem

2.000 exemplaresImPressão

Unigráfica Gráfica e EditoraRua Câmara Cascudo, 920

Parnamirim/RN(84) 3272.2751

www.unigraficanatal.com.br

DIstrIBuIçãoGratuIta

exPeDIente

Pastoral daComunicação

eDItorIaL

2 | Abril / 2015

Uma coisa pedi ao Senhor; é o que procu-ro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contem-plar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo. (Salmos 27,4).

Intimidade é uma palavra que deriva do latim e significa proximidade, confian-ça. A intimidade com Deus é conquistada no dia a dia e é fonte de muitos dons do Espírito Santo. Mas, como podemos nos tornar próximos do Senhor? Algumas ações do homem cooperam para estrei-tar os laços com Deus: caridade, oração, confissão, comunhão e leitura da Palavra

são algumas das ações que nos levam para mais perto do Altíssimo. E o resultado dessa intimidade é uma vida com sentido; uma vida repleta de paz, pois a intimidade oferece a certeza da vida eterna e de que Deus tem um projeto para cada um de nós.

Intimidade com Deus implica em res-peito, confiança, esperança, amor e grati-dão para com Cristo e também para com o próximo. É preciso acreditar no outro, ter uma postura de fé e animosidade frente aos desafios e não desesperar jamais.

Uma vida íntima com Deus impli-ca em comprometimento e na buscar por seguir os passos de Cristo com alegria e

despojamento. Experimente ter uma vida de intimidade com o Senhor e transforme a si mesmo e ao mundo.

a intimidade com Deus

Como é que a IGreja exPrIme a sua Fé trInItÁrIa?

A Igreja exprime a sua fé trinitária confessando um só Deus em três Pessoas: Pai e Filho e Espírito Santo. As três Pessoas divinas são um só Deus, porque cada uma delas é idêntica à plenitude da

única e indivisível natureza divina. Elas são realmente distintas entre si, pelas relações que as referenciam umas às outras: o Pai gera o Filho, o Filho é gerado pelo Pai, o Espírito Santo procede do Pai e do Filho.

Utilize o seu Smartphone para descobrir qual é o nosso QR-Code do mês. Confira!

um CateCIsmo em CaDa Lar

Page 3: Sal da terra 174 - abril 2015

a VoZ Do PaPa

3Abril / 2015 |

O tema deste mês, discutido pelo Papa Francisco, é relacionado a família, o amor e a obediência a Deus. Inicialmente, o Papa nos coloca que Deus nos presenteia com um grande dom, que foi a criação do homem e da mulher, à sua semelhança, culminando a seguir, com o sacramento do matrimônio, que acontece em função das diferenças e complementaridade entre os dois. Fortalecendo o que nos fala, Fran-cisco cita o livro de Gênesis, onde lemos que Deus, em seu trabalho de criação do universo, deixou para o final a sua obra prima: o ser humano! Fazendo-o à sua imagem e semelhança. (Gn 1, 27).

Estudando a história da criação, ve-mos que Deus criou todas as formas de vida com diferenças sexuais: o masculi-no e o feminino, mas somente o homem e a mulher foram criados à sua imagem e semelhança. O Papa Francisco nos diz que “não somente o homem tomado a si é imagem de Deus, não somente a mulher tomada a si é imagem de Deus, mas tam-bém, o homem e a mulher, como casal, são à imagem e semelhança de Deus”. Reforça ainda que “a diferença entre o homem e a mulher não é para contrapo-sição ou a subordinação, mas para a co-munhão e a geração, sempre à imagem e semelhaça com Deus.

Voltando-se, novamente para a histó-ria da criação, podemos perceber, segundo Francisco, que “para conhecer-se bem e crescer harmonicamente o ser humano pre-

cisa da reciprocidade entre o homem e a mu-lher”. Isto não ocorrendo, aparecem conse-quências malígnas. Quando fomos criados, o homem e a mulher, existia um objetivo da parte de Deus: que pudéssemos nos escutar e nos ajudar, de modo que essa convivência mútua contribuisse para o crescimento de ambos. Quando isto não acontece, presen-ciamos uma completa desarmonia, levando os dois a não entenderem o significado do ser homem ou ser mulher.

Continuando em sua reflexão, Fran-cisco nos diz que “Deus confiou a Terra à aliança do homem com a mulher. A sua falência gera aridez do mundo dos afetos e obscurece o Céu da esperança”. Deste modo, nos diz que esta aliança é o sustentá-culo para uma sociedade mais equilibrada, em consonância com os desígnios de Deus.

A cultura moderna e contemporânea contribuiu para o surgimento de novas formas de pensar na busca pela compre-ensão destas diferenças. Mas, ao mesmo tempo, introduziu muitas dúvidas e mui-tos ceticismos. Segundo Francisco, estas teorias, como a que trata do gênero hu-mano, colaboram no sentido de cance-lar a diferença sexual, por não saberem mais lidar com ela. Afirma ainda que “a remoção das diferenças, na verdade, é o problema e não a solução. Para resol-ver este problema de relação, o homem e a mulher devem, em vez disso, falar mais, escutar-se mais, conhecer-se mais, querer-se mais, bem mais. Com essa base humana, sustentada pela Graça de Deus, é possível projetar uma união matrimo-nial e familiar por toda a vida”!

o grande dom de Deus: a humanidade

O Cine Nova Aliança Itinerante da Paróquia Nossa Senhora Apareci-da, coordenado pela Pastoral da Co-municação, dará início às atividades de 2015 no dia 18 de maio com uma sessão para a Pastoral Familiar, no Centro Pastoral Dom Heitor Sales.

Cine Itinerante

Page 4: Sal da terra 174 - abril 2015

Rua Antônio Rodrigues Filho, 06Conjunto Jiqui - Neópolis

(84) 9158.3060 (tim) / 8852.4160 (oi)

Acumpuntura auricular • Relaxamento Ventosa deslizante (redução de estrias,

celulite e gordura localizada)

4 | Abril / 2015

PÁsCoa

quInta-FeIra santaDia 02 de abril, iniciou-se as cele-

brações do Tríduo Pascal. Ao término da tarde, 17h30, deu-se início a primeira celebração eucarística, na Igreja Matriz. Foi presidida pelo pároco Padre Nunes e co-celebrada pelo Diácono Edimar de Araújo. Já na comunidade de Capim Macio, aconteceu a Santa Missa às 19h, presidida pelo Vigário Paroquial, Padre Edilson Nobre.

Neste dia, relembramos a instituição da Eucaristia, através da Ceia do Senhor, e também o mandamento do Amor e do Ser-viço, com o gesto do Lava-Pés.

sexta-FeIra Da PaIxãoDepois de uma noite de Adoração e

Vigília com todos os setores da paróquia diante do Santíssimo, ao amanhecer do dia 03 de abril, os fiéis juntamente com Pa-dre Nunes, saíram em procissão pelas ruas de Neópolis relembrando os passos da Paixão e Morte do Senhor, com a Via Sa-cra. Às 16h, teve início na Igreja Matriz a Celebração da Paixão e Morte do Senhor, presidida por Padre Nunes.

Em Capim Macio, na Capela de Sant’Ana, padre Charles presidiu a sole-nidade da Sexta-Feira Santa. Essa Cele-bração demonstra “A doação perfeita do amor: Aquele que é o Senhor da história e do mundo aniquilou-se a si mesmo, humilhando-se à morte de cruz, para que tivéssemos a vida e a salvação.”

sÁBaDo De aLeLuIaA principal celebração da Igreja

Católica, a Vigília Pascal, trouxe para a comunidade de Neópolis e Sant’Ana a renovação da fé, com a vitória da vida so-bre a morte. No dia 04 de abril, ao iniciar a celebração, as luzes da Igreja foram

semana san a

DomInGo De ramosDomingo, dia 30 de março, fo-

ram celebradas as Missas de Ramos. Na Igreja Matriz, ocorreu às 7h30 e foi presidida pelo Pároco, Padre An-tônio Nunes. A celebração iniciou-se na Praça Central de Neópolis, com a bênção dos ramos, e em seguida, a comunidade seguiu em procissão até a Matriz, onde ocorreu a missa. Na Igreja de Sant’Ana, a celebração teve início às 9h30 e foi presidida pelo Vi-gário Paroquial, Padre Edilson Nobre.

Page 5: Sal da terra 174 - abril 2015

saCramentos

5Abril / 2015 |

Os sacramentos são sinais sensí-veis da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja para que sejam levados a todos os povos. Possuem um selo espiritual de proteção divina, são sinais pelos quais se exprime e se fortifica a fé. É através deles que nós, cristãos, nos unimos a Cristo e nos aproximamos do amor de Deus. Exis-tem diversos sacramentos, mas hoje, falaremos apenas do Sacramento da iniciação cristã e de sua confirmação.

O Batismo, o primeiro dos sacra-mentos, é o passaporte para entrar na comunidade cristã. Para iniciar sua missão, Jesus permitiu que João Batis-ta o batizasse, sendo este a porta de entrada na Igreja e o começo de uma comunhão duradoura com Deus.

O sacramento da crisma é a con-firmação na fé. Por isso a crisma é também chamada de sacramento da confirmação, pois através dele que confirmamos o nosso Batismo. Con-firmar o Batismo é muito importan-te, pois quando somos crianças não temos a consciência do Sacramento. Desta forma, a Crisma é ministra-da quando estivermos prontos para enfrentar a vida, geralmente na ado-lescência ou na fase adulta. É através da crisma que o Espírito Santo nos revela os caminhos a seguir e nos ins-pira em nossa missão.

Se você jovem ou adulto, não re-cebeu ainda o sacramento da inicia-ção cristão ou da Crisma, procure a Paróquia e se informe melhor sobre esse importante momento da vida cristã, dê esse passo na sua caminha-da. Não perca mais tempo.

a importânciado Batismoe da Crisma

apagadas e lá fora, uma pequena fogueira foi acesa. Padre Nunes, juntamente com o Diácono Edimar, acenderam o Círio Pascal e com o fogo novo adentraram a Igreja ainda com as luzes apagadas, afir-mando: “Eis a luz de Cristo!”

Citando as palavras de Jesus no Evan-gelho após sua ressurreição, Padre Nunes encorajou os fiéis a seguir Àquele que venceu a morte. “Jesus, ao aparecer para as mulheres, após ter ressuscitado, disse a elas: ‘Alegrai-vos!’, ‘Não tenhais medo’, e ‘Dirijam-se para a Galileia’. Ao trazer essas palavras para os dias de hoje, Jesus nos motiva. Precisamos nos alegrar, pois Ele venceu a dor, a humilhação, a morte. Jesus vive! O ressuscitado nos pede para não ter medo, numa demonstração clara de que Ele está ao nosso lado sempre.

Nessa mesma noite, foi realizado o Batismo de 09 catecúmenos. Na ocasião, todos os que participavam da celebração também renovaram seu batismo, renun-ciando ao pecado e afirmando a crença no Deus Todo-Poderoso.

DomInGo De PÁsCoaNo domingo, dia 05 de abril, foram

celebradas três Missas Festivas da Páscoa do Senhor. Sendo as primeiras na Capela de Sant’Ana, às 9h30 celebrada por Padre Edilson e às 17h celebrada por Padre Char-les. A última celebração, às 19h30, foi pre-sidida por Padre Nunes, na Igreja Matriz. Neste dia, celebramos a Ressurreição do Senhor. “A festa da Páscoa é a mais impor-tante de todo o ano litúrgico. É a Festa da Luz: o Senhor ressuscitado nos ilumina, co-loca imensa alegria em nosso coração, uma imensa esperança e o transborda de amor.”

Page 6: Sal da terra 174 - abril 2015

6 | Abril / 2015

esPírIto santo

Uma chama EclesialPentecostes

“Subitamente ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde se encontravam. Viram, então, aparecer, as línguas à maneira de fogo, que se iam dividindo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo” (At 2, 2-3)

Com estas palavras, o livro do Atos dos Apóstolos nos introduzem no coração do evento de Pentecostes. Apresenta-nos os discípulos que, reunidos com Maria no Cenáculo, recebem o dom do Espírito. O envio do Espírito Santo, prometido por Jesus durante seu itinerário histórico (Lc 24,49; Jo 16,7) conclui, de certa forma, a ação salvífica da humanidade, realizada em Jesus Cristo. Realiza-se, assim, a pro-messa de Jesus e inicia-se o tempo da Igre-ja. A partir daquele momento, o evento do Espírito levará os discípulos de Cristo aos extremos confins da terra. O fogo de amor do Espírito os levará até ao martírio como testemunho definitivo do Evangelho.

Algo extraordinário aconteceu no dia de Pentecostes: “Estavam lá os Apósto-los, algumas mulheres, a Santíssima Mãe de Jesus e outras pessoas mais, que su-peravam o número de cento e vinte da-queles que ficaram todos cheios do Es-pírito Santo” (cf. At 1, 13-15). O dom de Deus é para todos. Pentecostes é um dia eclesial. Neste dia, podemos celebrar o mistério da Igreja, fortificada pelo dom do Espírito, reunida com a presença be-néfica de Nossa Senhora, dirigida pelos Apóstolos, amada pelos fiéis, enriquecida pela diversidade de dons. Igreja que ora, vigia, celebra a Eucaristia e partilha a Pa-lavra de Deus.

E o que significa celebrar Pentecos-tes na nossa vida de cristãos? Certamente significa recordar o dinamismo missioná-rio das comunidades primitivas, a ânsia saudável de pregar a Boa Nova, a certeza absoluta de que Jesus Cristo abençoava o projeto de formação de comunidades vivas e atuantes em todas as partes do

mundo. Pentecostes é a solenidade da constituição carismática da Igreja, a festa da universalidade do projeto de Reden-ção, a celebração da igualdade entre os fiéis e da diversidade dos dons, que um só e mesmo Espírito concede a cada um de nós para o bem de todos.

É o Espírito que suscita vocações, anima as comunidades, distribui dons e carismas. O Espírito de Pentecostes une e distingue. Plasma a pessoa em sua irrepe-tível singularidade, em seu próprio caris-ma, mas, por sua vez, faz destas mesmas pessoas comunhão umas com as outras. O Espírito renova constantemente, desde Pentecostes, a vida eclesial. Por isso, a liturgia de Pentecostes Canta: “Envia teu Espírito Senhor e renova a face da terra”.

Page 7: Sal da terra 174 - abril 2015

7Abril / 2015 |

arquIDIoCese De nataL VIDa & saÚDe

A dengue tem retirado milhares de vidas. Sabemos que isso aconte-ce muitas vezes pela falta de cuidado de nossa parte. O mosquito da den-gue não escolhe raça, nível social ou religião para atacar. Precisamos nos unir nesta luta, cuidar bem da nossa casa e do nosso ambiente de traba-lho. Não devemos jogar recipientes descartáveis em qualquer lugar, co-locar um novo vaso de planta cheio de água, abrir um refrigerante e jo-gar a tampinha no jardim, etc. Cai a chuva e, pronto! Bastam apenas duas ou três gotinhas acumuladas para o mosquito se reproduzir.

Cada um de nós pode e deve fazer a sua parte. Todos os dias ve-rifique em sua casa, em seu jardim, se não tem recipientes vazios que possam facilitar o criadouro do mos-quito. Cuide bem do seu ambiente e, com carinho, converse com seus vizinhos e amigos, nas reuniões de comunidade, na Paróquia, no grupo de oração, no supermercado, no shopping, no cabeleireiro, nas festas, nos cultos, nas missas, enfim, aonde você for. Não custa nada alertar as pessoas para esse problema.

Sua informação pode salvar vidas, inclusive a sua. Lembre-se que todos nos estamos vulneráveis a esse mos-quito. Ele ataca a todos. Isso é uma questão de saúde pública. Todos nós somos responsáveis. Não podemos deixar apenas para as autoridades resolverem. Não vamos contribuir para que essa doença se propague, pois a dengue, principalmente a he-morrágica, mata. Faça a sua parte!

DIsque DenÚnCIaSe você tem alguma denúncia sa-

nitária ou de focos da Dengue, ligue para o 0800 281 4031.

a Dengue mata!

santa, moderna e solidária, essa é a Igreja do senhor

“Lançai as vossas redes para pescar!” (Lc. 5:4) Disse o Senhor a Pedro, seu dis-cípulo e, aquele que a Igreja veio edificar para evangelizar o mundo. A mensagem de Cristo é clara e objetiva, desde a pri-meira ordem e por toda eternidade a Se-nhora de Deus – Igreja Católica -, lança suas redes conforme o modo e o tempo. Acompanhando estreitamente os avanços tecnológicos a favor da comunicação di-gital; ouvindo, lendo e sentindo o pensa-mento e necessidades de jovens de todas as idades a Igreja, instrumento divino, evangeliza modernamente.

sIntonIa Do BemA Arquidiocese de Natal, já mostrou

que está cada dia mais inserida, evange-lizando, intensamente, nas redes sociais digitais; daqui pra frente cada mês termos uma boa surpresa. Todos devem ter lido ou visto alguma noticia sobre a campanha “Sintonia do Bem”, uma campanha com eventos sociais, show e apresentações, que visa apoiar o processo de transição da Radio Rural AM para o FM, a qual será a primeira rádio FM Católica de Natal, ins-trumento precioso para nova evangeliza-ção do povo potiguar. Importante informar que a Arquidiocese oferecerá ao RN, não só um canal de comunicação nos moldes transicionais, será uma Rádio dinâmica, moderna, jovem com estratégias focada em conquistar audiência promovendo o bem através do evangelho.

nIGhtFeVerOutro evento que merece atenção

e destaque é o NightFever Natal. Afi-nal, o que é isso? Trazido para o Brasil pelo Padre Sávio Ribeiro, o NightFever é uma vigília católica criada após a jor-nada mundial da juventude na Alemanha. Após a jornada a cidade de Colônia vol-tou a seu ritmo normal, tranquila e fria, jovens universitários resolveram criar uma vigília, das 22h às 5h, com missa no início e no final. Acontece durante toda a noite workshops, dinâmicas, palestras, ciclos de orações, confissões, louvor, ado-ração. Além de campanhas nas redes so-ciais convidando as pessoas, equipes de evangelizadores sairão nas ruas, visitan-do bares, restaurantes e espaços públicos convidando aqueles que precisam e que-rem fazer um novo encontro com Deus e consigo mesmo.

Em Natal, o NightFever acontecerá no mesmo formato original. O primeiro acontecerá no dia 23 de maio, na Igreja de Santo Agostinho, no conjunto dos profes-sores, em Mirassol. Iniciando com missa de abertura às 22h e encerrando com mis-sa com oração de cura e libertação às 5h. O evento é gratuito, aberto para pessoas de qualquer idade, religião e crença.

Para mais informações sobre o NightFever, acessar os canais das redes sociais:Instagran e Twitter: @nightfevernatalFacebook e demais redes: nightfevernatal

Page 8: Sal da terra 174 - abril 2015

8 | Abril / 2015

PastoraL Do DíZImoA pastoral é responsável pela organiza-

ção, conscientização, animação e recebi-mento do dízimo. Ser da equipe do Dízi-mo é fazer uma opção missionária. Não se trata de uma equipe de cobradores, mas de missionários que estão a serviço da comu-nidade, levando cada mês uma lembrança do compromisso assumido, dando sempre uma mensagem de fé e esperança.

O principal trabalho da pastoral é de-senvolvido nas celebrações das missas através de plantões para o recebimento do Dízimo, entretanto, participa também de trabalhos de evangelização junto às comu-nidades, aprofundamentos, retiros, adora-ção ao Santíssimo e de todas as atividades desenvolvidas pela Paróquia.

PatoraL Da terCeIra IDaDeO objetivo dessa pastoral é integrar o

idoso à comunidade paroquial, resgatando seus valores sociais e cristãos. Seu momen-to de atuação se dá em encontros mensais com os assistidos da Paróquia, em conjunto com a Pastoral da Ação Social, da Juven-tude e Movimentos em realizações de ati-vidades de lazer e entretenimento como: comemorações, teatro, terapia comunitá-ria e passeios com os assistidos. Aconte-ce também a participação da equipe e dos idosos nas celebrações litúrgicas e momen-tos fortes da vida da igreja, realização de encontros quinzenais com os agentes para

momentos de espiritualizações e reuniões.Cada agente é responsável pelo convi-

te e acompanhamento de um dos assisti-dos. Ficando assim com a missão de ligar lembrando dos encontro, se for necessário acompanhá-lo da casa dele até a igreja, e pedir por ele em suas orações.

PastoraL Da ação soCIaL e saÚDeA pastoral tem como finalidade concreti-

zar em ações sociais e específicas à solicitu-de da Igreja diante de situações reais de mar-ginalização. Dessa forma, procura integrar em suas atividades a fé e o compromisso so-cial, a oração e a ação, a religião e a prática com ética e solidariedade ao próximo.

Hoje, como fruto do esforço da pastoral e de nosso pároco, Padre Nunes, podemos observar a ação transformadora da fé atra-vés da Casa do Divino Mestre, instituição que tem como objetivo acolher pessoas ca-rentes vindas do interior para tratamento de saúde e não dispõe de hospedagem em nos-sa capital. Além da Casa do Divino Mes-tre, a pastoral também atua com campa-nhas para arrecadar materiais destinados às unidades de saúde carentes e prestando apoio a hospitais da rede pública.

PastoraL Da ComunICaçãoHá mais de 20 anos a pastoral atua

como canal de comunicação e evangeli-zação, divulgando e promovendo eventos da Paróquia e da Arquidiocese de Natal,

através de diversos meios de comunicação: jornal Sal da Terra, site, redes sociais (Fa-cebook e Instragram) e Cinema Itinerante.

O jornal tem periodicidade mensal e di-vulga as notícias do dia a dia da paróquia, da Arquidicocese e da Igreja em geral. O site você tem acesso a toda a estrutura, programação e horários da paróquia, bem como a liturgia diária e notícias. Já as re-des sociais divulgam e promovem aconte-cimentos através da divulgação de fotos dos paroquianos. O Cinema Itinerante evangeli-za através da exibição de filmes religiosos.

Em 2015, pretendemos expandir o Ci-nema Itinerante para fora da Paróquia (asi-los, orfanatos, creches, etc.), criar um mu-ral de informações, transmitir a Missa com Oração de Cura e Libertação ao vivo pelo site e criar uma Web-Rádio da Paróquia.

PastoraL De eVentosA pastoral organiza os principais

eventos da paróquia, tais como: festas de padroeira (Nossa Senhora Aparecida, Sant’Ana e São José), comemorações do dias dos pais e das mães e a Assembleia Pastoral da igreja. As atribuições da pasto-ral de eventos estão intimamente ligadas à articulação dos meios e a organização físi-ca para a realização dos eventos.

A pastoral surgiu em 2012 devido à ne-cessidade crescente da paróquia por maior articulação e planejamento em relação as festas e eventos realizados pela Paróquia.

setor Promoção humana

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida é composta por um Conselho Pastoral Paroquial, junto ao pároco, Padre Nunes. Esse conselho é composto por seis articuladores, onde cada um coordena um setor da paróquia. São eles: Setor Família, Setor Juventude, Setor Litúrgico, Setor Movimentos, Setor Promoção Humana e Setor Sacramentos.

A partir dessa edição, nos aprofundaremos em cada um desses Setores para entendermos melhor a estrutura de cada um deles, suas pastorais, segmentos e movimentos. Nesta edição, iniciaremos pelo Setor Promoção Humana e suas pastorais. Este setor, é composto por cinco pastorais. São elas:

Page 9: Sal da terra 174 - abril 2015

entreVIsta

9Abril / 2015 |

Juntos com mais três jovens, o casal João Benjamin e Maria Lúcia coordenam há mais de 10 anos a Crisma da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida01. O que é a Pastoral da Crisma e como ela funciona em nossa Paróquia?

A Pastoral da Crisma tem como principal finalidade, preparar jovens e adultos para receber o Sacramento da Confirmação. Por ano, são formada uma turma de adultos e outra de jo-vens das duas comunidades, Neópolis e Capim Macio, com uma média de 150 pessoas. As formações são reali-zadas quinzenalmente na Escola Esta-dual Ferreira Itajubá e são ministradas por jovens catequistas, pois adotamos a metodologia: “Jovem evangelizan-do jovem”. Hoje a pastoral conta com 95 agentes catequistas na matriz e 20 na comunidade de Sant’Ana, em Ca-pim Macio.

02. A quanto tempo vocês coordenam a Crisma?

Entramos na Pastoral da Crisma no ano de 2005 e estamos até hoje, numa experiência muito gratificante que é trabalhar com jovens. Tivemos sempre o cuidado de ter ao nosso lado, na co-ordenação, três jovens catequistas para nos ajudar na condução da pastoral.

03. Qual a importância da participação dos jovens nesse serviço pastoral?

De extrema importância, pois aos vê-los atuantes e entusiasmados, nos dá uma sensação de dever cumprido, pois conseguimos conservar neste caminho de evangelização, uma boa quantidade de jovens sedentos em mostrar a face do Cristo para outros jovens. São eles, que na realidade, conduzem os encontros e preparam a formação dos crismandos.

04. Diante desse mundo tão “louco” em que vivemos, em que a família está sendo cada vez mais banalizada, o que representa a Crisma na vida do jovem Cristão?

Com as transformações que o mundo vem apresentando, procura-mos ter o cuidado de manter nossos jovens catequistas conscientes de

que eles são diferenciados, foram es-colhidos por Deus para serem seus “soldados” e que não devem se dei-xar levar pelas facilidades oferecidas pelo mundo, pois as coisas do alto são mais prazerosas e a família é um Dom de Deus e precisa ser conservada, pre-servada e respeitada.

05. Como fazer para participar da Pas-toral da Crisma de nossa Paróquia?

A pastoral esta sempre de portas abertas para acolher todos aqueles que desejam trilhar por um caminho de evangelização missionária, com dis-ponibilidade e compromisso. Para ser catequista precisa já ter sido crismado. Quinzenalmente a pastoral se reúne na Escola Estadual Ferreira Itajubá, em Neópolis, das 15h às 18h.

Clarissa,albédio júnior,

joão, Lúcia e aline

Page 10: Sal da terra 174 - abril 2015

84 3618.4016 / [email protected]

Transporte Industrial • Excursões Viagens • Fretamento em Geral

Atuamos no ramo de transportes de professores e alunos para diversos pontos turísticos da cidade de Natal

e demais regiões metropolitanaRua Antônio Rodrigues Filho, 06

Conjunto Jiqui - Neópolis3322.8150 / 8768.8192 / 9921.0645

Unha | Hidratação | mechasEscova progressiva | DepilaçãoCorte de cabelo | Sobrancelha

10 | Abril / 2015

aConteCeu

Dia 11.04, foram consagrados mais quatro novos Ministros Extraordinário da Comunhão Eucarística - MECE.

Consagração de meCe’sadoração

Adoração com o Setor Juventude, Ministério da Palavra e ECC, na igreja de Neópolis, conduzida por Padre Nunes.

Pastoral da terceira Idade

Encontro com os idosos assistidos pela Terceira Idade, no dia 18.04, no Salão Paroquial de Neópolis.

aCIes Yeshua

Movimento Legião de Maria celebra os 94 anos da Festa de ACIES no Salão Paroquial de Neópolis.

O Yeshua apresentou-se dia 12.04, na missa de lançamento do NightFever Natal na igreja de Santo Agostinho.

eCC - Encontro de Casais com Cristo

2º Pós-Encontro do ECC, dia 24.03.2015, com tema: “Casal Católico e Quaresma” e palestra de Padre Charles.

segue-me

3º Pós-Encontro do Segue-Me, no dia 19.04, no Salão Paroquial de Neópolis.

eCrI - Encontro de Crianças com Cristo

A turma do Ecri em mais um dos Pós-Encontros,no Salão Paroquial de Neópolis.

3º Pós-Encontro do June, dia 12.04, no Salão Paroquial de Neópolis.

A criançada do PMI são evangelizadas de forma lúdica enquanto os pais participam da Missa Dominical.

PmI - Pastoral da Missa Infantil

3º Reencontro do Ejac, no dia 11.04, no Salão Paroquial de Neópolis.

ejaC - Encontro de Jovens Amigos de Cristo june - Juventude de Neópolis

Page 11: Sal da terra 174 - abril 2015

11Abril / 2015 |

notas

mIssasmatriz (neópolis)De terça a sexta, às 17h30, aos sábados às 19h30 eaos domingos às 7h30 e 19h30.Capim macioTerças e quintas às 19h e aos domingos às 9h30 e 17h.

mIssa Com oraçãoDe Cura e LIBertaçãomatriz (neópolis)Dia 13.05, às 5h, 17h e 19h30.

aDoração ao santíssImomatriz (neópolis)Toda quinta-feira, às 16h, na igreja.Capim macioToda quinta-feira, às 18h, na igreja.

aPostoLaDo Do oraçãomatriz (neópolis)Toda 1ª sexta-feira do mês, às 16h, no Salão Paroquial.

oFíCIo De nossa senhoramatriz (neópolis)Todo sábado, às 6h.Capim macioTodo sábado, às 8h.

terço Dos homensCasa do Divino mestreToda terça-feira, às 19h.

renoVação CarIsmÁtICamatriz (neópolis)Toda quinta-feira, às 19h, na igreja.

BatIZaDo De CrIançasmatriz (neópolis)Dia 03 e 17.05, após a missa das 7h30.

PÓs-enContros setor FamíLIaeCC: 05 e 19/05, às 20h, no Salão Paroquial de Neópolis.

PÓs-enControssetor juVentuDejmC: 10/05, às 17h, no Salão Paroquial de Neópolis. june: 24/05, às 15h, no Salão Paroquial de Neópolis.seGue-me: 03/05, às 17h, no Salão Paroquial de Neópolis.ejaC: 16 e 30/05, às 17h, no Salão Paroquial de Neópolis.

Prestação de Contas de março/2015Edmilson Selfes de Mendonça

Dir. Admin/Financeiro

reCeItasSaldo em 28.02.2015 B.B. e Caixa R$ 43.291,85Bazar R$ 241,00Mensalidade dos Sócios /Cartão R$ 1.870,00Receita do sorteio R$ 10.150,00Doações R$ 2.675,00total das receitas r$ 58.227,85

DesPesasFolha de Pagamento R$ 8.169,17Encargos sociais da folha (INSS e FGTS) R$ 1.260,31Vale transporte R$ 213,60Despesas bancarias R$ 648,90Programa de informática (Théos) R$ 165,00Água R$ 94,19 Material de limpeza R$ 289,00

Cabo Telecom R$ 155,86Telefone (Claro) R$ 19,89Material de consumo da Casa R$ 496,75Compra bens (mesas, placa comp.) R$ 1.260,00Energia R$ 441,71Despesas com cartório R$ 24,00Despesas com ornamentação (tendas) R$ 1.400,00Despesas com cópias xerox R$ 12,80Despesas com correio R$ 9,00Reforma e construção (material) R$ 2.875,00Compra TV sorteio São José R$ 1.348,52Taxa de licença 2015(prefeitura) R$ 218,35Despesas com flores São José R$ 358,00totaL Das DesPesas r$ 19.460,05

saLDo em BB e CaIxa 31.03.2015 r$ 38.767,80

auDIênCIa

Em 07 de janeiro de 2014, entrava no ar através da 96 FM, o primeiro programa Fé na Vida, com Padre Nunes.

Com a proposta de evangelizar e dar uma direção espiritual aos ouvintes, o programa tem quatro blocos, onde se tem orações, a leitura do evangelho e a partici-pação dos ouvintes ao vivo contando seus problemas e seus testemunhos de fé e de graças alcançadas.

Com pouco mais de um ano no ar, cer-ca de 1.350 pessoas já conversaram com Padre Nunes ao vivo. Sobre as conexões na internet, o programa é 1º lugar abso-luto, estando 50% acima em número de conexões do segundo lugar e 100% do terceiro lugar. E sabemos que através da

internet, e da indicação dos ouvintes, o programa pode chegar a pessoas de diver-sas partes do mundo.

O Fé na Vida atinge pessoas de todas as classes sociais e diversas faixa etárias, mais a maioria dos ouvintes que entram ao vivo são mulheres acima de 20 anos. O programa é retransmitido por mais 2 emis-soras de rádio para o interior do Estado e também pela TV Potiguar.

O Programa Fé na Vida, já faz parte do dia a dia dos ouvintes, seja no carro, em casa e/ou até mesmo no trabalho. Dia-riamente ouvimos testemunhos do quanto esse programa tem ajudado essas pessoas em suas tribulações, aumentando e fortifi-cando a fé delas em Deus.

Programa Fé na Vida

Page 12: Sal da terra 174 - abril 2015

do barro vem a arteda renda a inspiraçãoum trabalho dedicadode onde vem o ganha-pão

A GRÁFICA DA GENTE

84 [email protected]

Valorizando as cores do nordeste.