sagrada notícias online - 17° edição a4

15
DOS MURMÚRIOS AO AMOR PELO PRÓXIMO As tagarelices matam como e mais que as armas. Sobre este conceito o Papa Francisco voltou a falar na manhã de sexta- feira 13 de Setembro, na missa celebrada na capela de Santa Marta. Comentando as leituras do dia, tiradas da carta a Timóteo (1, 1-2. 12-14) e do Evangelho de Lucas (6, 39-42), o Pontífice realçou que o Senhor — depois de ter proposto, nos últimos dias, atitudes de mansidão, humildade e magnanimidade — «hoje nos fala do contrário», ou seja, de uma «atitude odiosa para com o próximo», a que temos quando nos tornamos «juízes do irmão». O Papa Francisco recordou o episódio evangélico no qual Jesus repreende quem pretende tirar o argueiro do olho do outro sem ver a trave que está no seu. Este comportamento, o facto de se sentir perfeito e, por conseguinte, capaz de julgar os defeitos dos outros, é contrário à mansidão, à humildade sobre as quais fala o Senhor, «àquela luz que é tão bela e que consiste em perdoar». Jesus, evidenciou o Santo Padre, usa «uma palavra forte: hipócrita». E sublinhou: «Os que vivem julgando o próximo, falando mal do próximo são hipócritas: porque não têm a força, a coragem de ver os próprios defeitos. Sobre esta questão o Senhor não fala muito. Mais tarde dirá: aquele que tem no seu coração o ódio contra o irmão é um homicida. Isto será proferido também pelo apóstolo João, que muito claramente na sua primeira carta afirma: quem odeia o próprio irmão caminha nas trevas. Quem julga o seu irmão é um homicida». Por conseguinte, acrescentou, «todas as vezes que julgamos os irmãos no nosso coração, ou pior, quando falamos mal deles com os outros, somos cristãos homicidas». E isto «não sou eu quem o digo, mas é o Senhor quem o diz», especificou acrescentando que «sobre este ponto não há dúvidas: se falares mal do teu irmão estás a matá-lo. E todas as vezes que fizermos isto, imitaremos o gesto de Caim, o primeiro homicida». O Pontífice Palavra do papa

Upload: liliane-jornalista

Post on 24-May-2015

78 views

Category:

News & Politics


1 download

DESCRIPTION

Sagrada Notícias Online - 17° Edição A4

TRANSCRIPT

Page 1: Sagrada Notícias Online - 17° Edição A4

DOS MURMÚRIOS AO AMOR PELO PRÓXIMO

As tagarelices matam como e mais que as armas. Sobre este conceito o Papa Francisco voltou a falar na manhã de sexta-feira 13 de Setembro, na missa celebrada na capela de Santa Marta. Comentando as leituras do dia, tiradas da carta a Timóteo (1, 1-2. 12-14) e do Evangelho de Lucas (6, 39-42), o Pontífice realçou que o Senhor — depois de ter proposto, nos últimos dias, atitudes de mansidão, humildade e magnanimidade — «hoje nos fala do contrário», ou seja, de uma «atitude odiosa para com o próximo», a que temos quando nos tornamos «juízes do irmão».

O Papa Francisco recordou o episódio evangélico no qual Jesus repreende quem pretende tirar o argueiro do olho do outro sem ver a trave que está no seu. Este comportamento, o facto de se sentir perfeito e, por conseguinte, capaz de julgar os defeitos dos outros, é contrário à mansidão, à humildade sobre as quais fala o Senhor, «àquela luz que é tão bela e que consiste em perdoar». Jesus, evidenciou o Santo Padre, usa «uma palavra forte: hipócrita». E sublinhou: «Os que vivem julgando o próximo, falando mal do próximo são hipócritas: porque não têm a força, a coragem de ver os próprios defeitos. Sobre esta questão o Senhor não fala muito. Mais tarde dirá: aquele que tem no seu coração o ódio contra o irmão é um homicida. Isto será proferido também pelo apóstolo João, que muito claramente na sua primeira carta afirma: quem odeia o próprio irmão caminha nas trevas. Quem julga o seu irmão é um homicida».

Por conseguinte, acrescentou, «todas as vezes que julgamos os irmãos no nosso coração, ou pior, quando falamos mal deles com os outros, somos cristãos homicidas». E isto «não sou eu quem o digo, mas é o Senhor quem o diz», especificou acrescentando que «sobre este ponto não há dúvidas: se falares mal do teu irmão estás a matá-lo. E todas as vezes que fizermos isto, imitaremos o gesto de Caim, o primeiro homicida». O Pontífice concluiu invocando «para nós, para toda a Igreja, a graça da conversão da criminalidade das maledicências na humildade, na mansidão, na magnanimidade do amor ao próximo».

Palavra do papa

   

Page 2: Sagrada Notícias Online - 17° Edição A4

DEUS ESTÁ IRRITADO“Fazei morrer em vós o que pertence à terra: imoralidade, impureza, paixão, maus desejos e cobiça, que é idolatria. Tais coisas provocam a ira de Deus... Agora, porém, abandonai tudo isso: ira, irritação, maldade, blasfêmia, palavra indecentes, que saem dos vossos lábios. Não mintais uns aos outros (Cl 3,1-11). Deus está descontente porque vivemos somente para a terra, para as coisas ocupam o lugar privilegiado dos nossos corações, e Deus fica à margem de tudo. É mais importante o trabalho, as ideologias, as doutrinas fundamentalistas, as interpretações pessoais da vida presente e futura, os maus desejos que é idolatria. O relativismo humano e espiritual levam o homem e a mulher se tornarem semi-deuses.

O Papa Francisco disse que "na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é ‘curtir’ o momento, que não vale a pena comprometer-se por toda a vida, fazer escolhas definitivas 'para sempre', uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã". Falando aos jovens ele faz um pedido: "Eu peço a vocês que sejam revolucionários, que vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem; que se rebelem contra essa cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar a verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de ‘ir contra a corrente’. Tenham a coragem de ser felizes!"

Deus está irado porque a cultura do individualismo, o eu decido, do faço o que quero, está cada vez mais enraizado no coração do jovem e do adulto. Ninguém tem o direito de destruir o que mais puro e legítimo carregamos na vida. O dom, o presente de Deus, a capacidade de crer, a fé, ninguém pode destruir. Ao mesmo tempo é um presente de Deus a ser partilhado, na experiência de ser discípulo do Senhor Jesus. O Papa afirma: “a fé é uma chama que se faz tanto mais viva quanto mais é partilhada, transmitida, para que todos possam conhecer, amar e professar que Jesus Cristo é o Senhor da vida e da história". Nenhum ser humano pode ocupar o lugar de Deus.Diante do desleixo cultural, político e religioso, do liberalismo moral, do livre arbítrio sem medir as consequências, é preciso reagir de maneira forte, vibrante.

É preciso gritar, sair do comodismo ingênuo, ir para as ruas e manifestar publicamente a insatisfação. Isso é viver a cidadania de forma responsável. Não me assusta o grito dos inconformados, e sim o silêncio dos acomodados. O mundo grita pelo protagonismo da mudança, sem violência. Se faz necessário a superação da apatia, da inércia, de forma ordenada e pacífica. É preciso sair às ruas e gritar contra a hipocrisia política, pelos direitos de todos os cidadãos e cidadãs, mas não podemos esquecer que o grito deve ser contra a imoralidade, a idolatria dos desejos e sentimentos.

Deus está descontente porque nos amou infinitamente, e depois de mais de dois mil anos, a humanidade continua afastada do coração do Pai Deus. Temos um longo caminho a percorrer, a hora é nossa, vamos juntos acalmar a ira do Criador. Ele não é vingativo, mas vai cobrar de todos nós a resposta concreta de nos amar e ser amado. Deus está irado.

Palavra do BISPO

   

Dom Anuar Battisti  - Arcebispo de MaringáPublicado em: 16/09/2013

Veja o artigo completo em: CNBB

Page 3: Sagrada Notícias Online - 17° Edição A4

SETEMBRO E OUTUBRO DE 2013

ESPAÇO DO LEITOR

Agenda Da gente

23 Segunda 20h Reunião de leitores Salão Paroquial

23 Segunda 20h 3ª Rede de Amigos R. Cons. Lafaiete, 309

24 Terça 20hMinistros da Eucaristia – Veteranos

Centro Pastoral

26 Quinta 21h Adoração na Catedral Catedral da Boa Viagem

27 Sexta 20hFesta de N. Sra. Do Rosário

Pinhões – Santa Luzia

28 Sábado 12h Mutirão de Pizza Salão Paroquial

29 Domingo 8h30Coordenadores de Crisma

Boa Viagem

30 Segunda 20hMinistros da Eucaristia - Novatos

Salão Paroquial

30 Segunda 20hMinistros da Palavra – Novatos

Salão Paroquial

1º Terça 20hConselho Administrativo Paroquial

Centro Pastoral

3 Quinta 18h Apostolado da Oração Salão Paroquial

3 Quinta 20hConselho Pastoral Paroquial

Salão Paroquial

4 Sexta 18hAdoração ao Santíssimo

Igreja

4 Sexta 19hMissa e Confissão comunitária

Igreja

Page 4: Sagrada Notícias Online - 17° Edição A4

OFICINA DE ARTETERAPIA: RESGASTE DA CRIATIVIDADE E MUITO MAIS

A Paróquia Sagrada família oferece Oficinas de Arteterapia! Mas você sabe o que é isso?

As facilitadoras Raquel Rocha e Roberta Oliveira explicam que “a Arteterapia resgata o potencial criativo do ser humano, buscando a psique saudável e estimulando a autonomia e transformação interna para reestruturação do ser. O espaço arteterapêutico é gerador de possibilidade de criatividade expressividade e conduz a uma sensação de integração com o mundo, instigando a resolução de conflitos pessoais”.

Paróquia em pauta

Page 5: Sagrada Notícias Online - 17° Edição A4

OFICINA DE ARTETERAPIA: RESGASTE DA CRIATIVIDADE E MUITO MAIS

Venha participar das Oficinas de Arteterapia que tem o intuito de promover o bem-estar, autoconhecimento, reflexões, resgate da criatividade, da espontaneidade, e do feminino, por meio de diversos tipos de expressões artísticas, tais como: música, dança, teatro, artesanato, contação de história, colagem, desenho e pintura.

Este trabalho não tem a intenção de formar artistas, mas sim de fazer com que cada um entre em contato e desenvolva a própria arte.

Paróquia em pauta

OFICINAS DE ARTETERAPIA

Dias: Todas as quintas-feirasHorário: 19hPúblico-alvo: FemininoLocal: Centro Pastoral da Paróquia Sagrada Família

É GRATUITO

PARTICIPE DESSA NOVA EXPERIÊNCIA

Page 6: Sagrada Notícias Online - 17° Edição A4

FORANIA SANTA TERESA E SANTA TERESINHA RECEBE REPRESENTANTES DA ASCOM DA ARQUIDIOCESE

No dia 12/09 nossa paróquia participou do Encontro Foraneo da Pascom (Pastoral da comunicação) na Paróquia de Santa Tereza,um evento realizado pela Pascom da Arquidiocese para todas as paróquias de nossa forania Santa Tereza e Santa Terezinha

.Esse encontro será realizado em cada uma das 36 foranias de Belo Horizonte e a nossa foi a primeira a receber o evento. Em uma reunião muito edificante, a Irmã Alba e a Jornalista Luciana nos apresentou a visão da Arquidiocese sobre a Pascom (Pastoral da comunicação) e seus diversos campos de atuação.

Como nem todos os paroquianos conhecem nossa pastoral e não sabem como se relacionar com ela,apresentamos aqui alguns dos principais assuntos do encontro:

Paróquia em pauta

O QUE É UMA PASTORAL? A palavra pastoral,vem de pastor que é Jesus e toda pastoral tem o objetivo de cuidar.

Toda ação que é amor ao próximo é uma pastoral,é uma ação da igreja destinada a ser semente.Fazer uma pastoral é seguir os passos de Jesus.

Page 7: Sagrada Notícias Online - 17° Edição A4

FORANIA SANTA TERESA E SANTA TERESINHA RECEBE REPRESENTANTES DA ASCOM DA ARQUIDIOCESE

A PASTORAL E A COMUNICAÇÃO: A participação e convivência entre os irmãos é essencial para o crescimento de cada um e da comunidade como um todo e mais uma vez entra aí a comunicação e a cultura,ajudando as pessoas a se interagir uma com as outras e facilitando a comunhão entre os irmãos. Deus é comunicação, a palavra de Deus é criadora. O QUE É A PASCOM? A Pascom é a pastoral da comunicação (PAS-toral/COM-unicação) e seu objetivo é ampliar a comunicação da igreja em todos os setores da paróquia e da comunidade. Usando a comunicação focada na Palavra de Deus,deve ter como base de seu trabalho ações divulgadoras da boa nova do Senhor.

Paróquia em pauta

Page 8: Sagrada Notícias Online - 17° Edição A4

FORANIA SANTA TERESA E SANTA TERESINHA RECEBE REPRESENTANTES DA ASCOM DA ARQUIDIOCESE

ONDE A PASCOM ATUA?A Pascom atua em diversas áreas dentro e fora da paróquia:  A PASCOM E OS PAROQUIANOS:

A Pascom colabora na comunicação entre a paróquia e os paroquianos,divulgando os eventos não só de nossa igreja,mas também da Arquidiocese e culturais de nossa cidade.Ajudando a levar a palavra de Deus as pessoas,quando lêem os boletins informativos,nosso Jornal Sagrada Notícias,nosso blog ou páginas na internet e redes sociais.Através da Pascom nossos paroquianos ficam por dentro de tudo o que acontece na paróquia.  A PASCOM E OUTRAS PASTORAIS:

A Pascom deve sempre estar atenta as necessidades de todas as pastorais de uma paróquia.Promover a comunicação e a interatividade entre elas. Nossos irmãos de outras pastorais devem estar sempre a vontade para se relacionar com a Pascom,que deve ouvir e conhecer suas necessidades para de alguma forma ajudá-las.As pastorais também podem contar com a ajuda da Pascom para divulgar suas ações e projetos trazendo cada pastoral mais próxima da comunidade.

Paróquia em pauta

Page 9: Sagrada Notícias Online - 17° Edição A4

FORANIA SANTA TERESA E SANTA TERESINHA RECEBE REPRESENTANTES DA ASCOM DA ARQUIDIOCESE

A PASCOM E NOSSO PÁROCO: Além da comunicação entre as pastorais e paroquianos, a Pascom também colabora na comunicação entre o padre,a secretaria e os diversos setores da igreja. 

A PASCOM E A COMUNIDADE:

A Pascom também atua na comunicação externa,ou seja de dentro para fora daparóquia,promovendo a comunicação entre nossa igreja e toda a sociedade. Além dos nossos informativos,a internet é uma grande aliada para levar para fora tudo o que acontece na paróquia,nossas necessidades e o mais importante: Levar a todos a palavra de Deus.

A parceria entre a Pascom e os meios de comunicação católicos como emissoras de rádio,televisão e jornais também é muito importante para ajudar na comunicação entre a paróquia e a sociedade,que poderá conhecer seus trabalhos e suas necessidades.

Paróquia em pauta

Page 10: Sagrada Notícias Online - 17° Edição A4

FORANIA SANTA TERESA E SANTA TERESINHA RECEBE REPRESENTANTES DA ASCOM DA ARQUIDIOCESE

A PASCOM E A CATEQUESE: A Pascom também deve auxiliar a catequese em suas necessidades de comunicação. Também pode realizar cursos de comunicação para a catequese.  A PASCOM E A ESPIRITUALIDADE: Sempre lembrando que toda pastoral é uma obra do Senhor,não podemos esquecer da espiritualidade. A Pascom também deve atuar na realização de retiros,encontros de espiritualidade e promovendo a leitura orante da Palavra de Deus. de Cristo.

Paróquia em pauta

Page 11: Sagrada Notícias Online - 17° Edição A4

FORANIA SANTA TERESA E SANTA TERESINHA RECEBE REPRESENTANTES DA ASCOM DA ARQUIDIOCESE

OUTRAS ATRIBUIÇOES DA PASCOM: Além de aproximar a paróquia e a comunidade, a Pascom também:

• Promove encontros paroquiais,• Realiza encontros com representantes de outras pastorais.• Realiza encontros de comunicação para religiosos e leigos da

paróquia.• Divulga planos e projetos da CNBB na paróquia e também na

imprensa.• Divulga campanhas sejam elas da Arquidiocese,da paróquia

como também campanhas sociais do governo.• Divulga as ações sociais e eventos da paróquia. CONTE CONOSCO:

Agora que você já conhece nossa pastoral, conte sempre com nossa ajuda, Estamos juntos no amor de Cristo.

EMAIL DA PASCOM PAZ.COMVOCÊ: [email protected]

Paróquia em pauta

Page 12: Sagrada Notícias Online - 17° Edição A4

Paróquia em pauta

UM MILHÃO DE AMIGOS DA SAGRADA FAMÍLIA

O Conselho Administrativo criou a campanha “Um Milhão de Amigos da Sagrada Família“. O objetivo do projeto é angariar fundos para a restauração dos espaços litúrgicos e sociais da nossa igreja. Os parquianos recebem uma cartela com 100 espaços, que custa apenas R$ 1,00. Cada espaço colaborado é preenchido com o nome do doador. No final do ano será celebrada uma missa em intenção de todos os colaboradores. As cartelas podem ser adquiridas ao final das missas ou na secretaria paroquial.

Page 13: Sagrada Notícias Online - 17° Edição A4

Paróquia em pauta

HOMENAGEM DA PRÉ-EUCARISTIA A MAMÃE CYNTHIA

No domingo (01/09) as crianças da Pré-Eucaristia organizados pela Catequista Rose fizeram uma homenagem a Cynthia - mamãe pela 2ª vez - vivenciando o tema abordado na catequese de sábado - a Natividade de Nossa Senhora que é celebrada no dia 08/09. Hoje é comemorado o dia em que Deus começa a pôr em prática o Seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Esta “casa”, que é Maria, foi construída com sete colunas, que são os dons do Espírito Santo. 

Page 14: Sagrada Notícias Online - 17° Edição A4

Paróquia em pautaCIGARRAS CANTORAS DO VITÓRIA SE APRESNTAM PELO

FIC 2013 EM NOSSA PARÓQUIA

Dia 01/09 durante o momento de Ação de Graças e após o término da missa das 19h apresentou em nossa paróquia o Coral AS CIGARRAS CANTORAS DO VITÓRIA, dentro das atividades do FIC - Festival Internacional de Corais 2013. O convite foi feito pela paroquiana e pasconeira Liliane Martins.

Page 15: Sagrada Notícias Online - 17° Edição A4

Paróquia em pauta

VIGÍLIA PELA PAZNo dia 07/09 a Paróquia Sagrada Família realizou a Vigília convocada pela Papa Francisco I pela PAZ no Mundo, na Síria e no Oriente Médio. A solenidade foi realizada com plenitude em nossa igreja por Pe. Januário, fiéis e paroquianos. Momentos de fé e esperança conduzidos pelo Grupo de Oração "Maria, Mãe de Jesus", cânticos, orações, terços e meditação da Sagrada Escritura na presença de JESUS CONSAGRADO!

SEMANA BÍBLICA

No mês da Bíblia a nossa Paróquia preparou a Semana Bíblica sobre a mediação da Irmã Julieta Amaral Costa, com o tema Recriar o caminho com as comunidades de Lucas. O evento foi realizado entre os dias 09/09 e 13/09 no Salão Paroquial.