sagrada notícias - 10° edição (09/03 a 23/03) - a4

16
Reverência às mulheres É verdade que desde a Revolução Francesa várias conquistas foram alcançadas no que se refere ao reconhecimento da mulher, configurando, consequentemente, ganhos muito importantes para a vida e história da humanidade. Contudo, em razão de cristalizações nas culturas, fruto de compreensões não adequadas, atrasos ainda impedem uma participação mais efetiva. Assim, permanece o grande desafio de se conquistar um entendimento capaz de gerar novas posturas. Uma rica referência é a Carta Apostólica sobre a Dignidade da Mulher, do João Paulo II, publicada em 1988 (disponível na internet) e a Mensagem Final do Concílio Vaticano II profetizando um tempo novo que ainda não acabou de chegar: “a hora vem, a hora chegou, em que a vocação da mulher se realiza em plenitude, a hora em que a mulher adquire no mundo uma influência, um alcance, um poder jamais alcançados até agora. ”. Destaca-se a sua presença participativa na Igreja e na sociedade. Sabe-se que a mulher está no coração do evento salvífico professado pela Igreja: Maria, a Mãe de Jesus, o Redentor e Salvador. Conhecer a participação de Maria na história da humanidade, obediente e aberta amorosamente a Deus, é estar em contato com significativas lições, que iluminam a dignidade de todas as mulheres. É fascinante aquilo que é próprio da mulher, que constitui o seu ser. Trata-se de um grande dom. Pela condição própria dessa dádiva, muitos são os caminhos percorridos, os enfrentamentos exitosos no combate ao mal e na luta pela justiça, desde o contexto da narrativa bíblica, estendendo-se nas histórias e testemunhos de ontem e da contemporaneidade. Essa sacralidade na figura da mulher é uma inesgotável fonte de ética e de moralidade que não deixa perder a força dos valores, das referências e das tradições que configuram o tecido cultural necessário para garantir uma sociedade mais sã. Obviamente que esta condição singular confere às mulheres uma especial missão. As mulheres merecem, de todos nós uma especial reverência. Dom Walmor Oliveira de Azevedo Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte Publicado em: 08/03/2013 Veja o artigo completo em: arquidiocesebh.org.br

Upload: liliane-jornalista

Post on 20-Jul-2015

307 views

Category:

Spiritual


2 download

TRANSCRIPT

Reverência às mulheresÉ verdade que desde a Revolução Francesa várias conquistas foramalcançadas no que se refere ao reconhecimento da mulher, configurando,consequentemente, ganhos muito importantes para a vida e história dahumanidade. Contudo, em razão de cristalizações nas culturas, fruto decompreensões não adequadas, atrasos ainda impedem uma participação maisefetiva. Assim, permanece o grande desafio de se conquistar um entendimentocapaz de gerar novas posturas.Uma rica referência é a Carta Apostólica sobre a Dignidade da Mulher, do JoãoPaulo II, publicada em 1988 (disponível na internet) e a Mensagem Final doConcílio Vaticano II profetizando um tempo novo que ainda não acabou dechegar: “a hora vem, a hora chegou, em que a vocação da mulher se realizaem plenitude, a hora em que a mulher adquire no mundo uma influência, umalcance, um poder jamais alcançados até agora. ”.

Destaca-se a sua presença participativa na Igreja e na sociedade. Sabe-seque a mulher está no coração do evento salvífico professado pela Igreja:Maria, a Mãe de Jesus, o Redentor e Salvador. Conhecer a participação deMaria na história da humanidade, obediente e aberta amorosamente a Deus, éestar em contato com significativas lições, que iluminam a dignidade de todasas mulheres.

É fascinante aquilo que é próprio da mulher, que constitui o seu ser. Trata-sede um grande dom. Pela condição própria dessa dádiva, muitos são oscaminhos percorridos, os enfrentamentos exitosos no combate ao mal e na lutapela justiça, desde o contexto da narrativa bíblica, estendendo-se nas históriase testemunhos de ontem e da contemporaneidade. Essa sacralidade na figurada mulher é uma inesgotável fonte de ética e de moralidade que não deixaperder a força dos valores, das referências e das tradições que configuram otecido cultural necessário para garantir uma sociedade mais sã.

Obviamente que esta condição singular confere às mulheres umaespecial missão. As mulheres merecem, de todos nós umaespecial reverência.

Dom Walmor Oliveira de AzevedoArcebispo metropolitano de Belo Horizonte

Publicado em: 08/03/2013Veja o artigo completo em: arquidiocesebh.org.br

OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTOO tema do segundo encontro do RetiroQuaresmal foi “Os Frutos do Espírito” quenos levou à seguinte reflexão:Estamos mergulhados no espírito?De acordo com a passagem de Gálatas 5(13-23) fomos chamados à liberdade. Mas,que tipo de liberdade é essa? O Senhor nãonos criou para ficarmos presos a alguém oua alguma coisa, Ele nos criou para sermoslivres, mas, livre nele mesmo.

A primeira liberdade que Ele nos dá é o livrearbítrio. Podemos até escolher segui-Lo ounão, Ele deixou para nós escolhermos. Deusnão nos obriga a nada, tudo o que fazemosé uma livre decisão nossa, somos nós queescolhemos: o bem ou o mal, a vida ou amorte, isso não depende de Deus, essaescolha sempre será nossa.

Essa liberdade que o Senhor fala aqui é a liberdade interior, se deixando guiar pelofruto do Espírito, para se chegar ao Reino de Deus com: AMOR, ALEGRIA, PAZPACIÊNCIA, AFABILIDADE, BONDADE, FIDELIDADE, MANSIDÃO,CONTINÊNCIA.

1° Fruto: AMOR – O amor deve emanar naturalmente das pessoas, pois faz parte decada um, pois o amor existe em cada um de nós. Hoje há muitos discursos sobre omistério do amor, mas o que preocupa é: Será que o amor resplandece em mim demodo que os outros sintam que estão sendo amados por mim?

2° Fruto: ALEGRIA – A alegria é o estado da alma que sai de cada um de nós. Elase contrapõe à amargura, que nos incapacita de mergulhar no amor de Deus. Meusemblante, minha ação é marcada pela alegria que sai do seu coração?

OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO (CONT.)

3° Fruto: PAZ – A paz é conviver com a realidade do que somos. É a capacidade deconversar consigo próprio, mesmo em meio aos conflitos internos. É a paz quepermite dialogarmos conosco mesmo. A Paz permanece em meu coração?

4°Fruto: PACIÊNCIA – É ter o coração amplo. Ela permite ver o próximo, longe eperto ao mesmo tempo. Está acima do imediatismo, sem reações intempestivas. Umcoração paciente e amplo é capaz de atravessar um caminho estreito comsabedoria e maturidade. Quanto de paciência existe em seu coração?

5° Fruto: AFABILIDADE – A pessoa afável tem o atributo da bondade, do modo de“ser bom”. É a serenidade dos soberanos. É a capacidade de olhar o outro com um“olhar brando”. Sou uma pessoa afável com o meu próximo?

6° Fruto: BONDADE – Ver o bem em mim e nos outros. A ausência de bondadepermite aflorar em nós tudo aquilo que é mal. Vejo bondade em mim e no meuirmão?

7° Fruto: FIDELIDADE – Expressão de fé com firmeza e convicção. Em relação aDeus, ao próximo e a nós mesmo. A vida tem muitos momentos difíceis,principalmente quando somos chamados a renunciar a algo para seguir o projeto deDeus. Estou percebendo meus momentos de infiel ou em que quase sou infel?

8° Fruto: MANSIDÃO – É a capacidade de lidar com todos e reunir todos de forma aconviver de modo pacífico. Paulo nos lembra que “a pessoa mansa se aproxima dosoutros”. Tenho o outro próximo a mim? Vou a ele e fico com ele?

9° Fruto: CONTINÊNCIA – É a capacidade da contenção de si mesmo. É sermaduro para saber a que ponto posso ir e permanecer íntegro e capaz de conviverde modo frutuoso. Até onde posso ir? Qual é o limite para não me corromper?

Precisamos viver buscando maturidade para sermos mais íntegros conosco mesmo.É tão bom estarmos aqui como estamos hoje, sem vontade de ser o éramos antes.Precisamos olhar para o espelho para enxergar o Espírito Santo em cada um denós, em busca do fruto que mais se resplandece.Qual fruto é mais precioso em você?

Pe. José JanuárioPároco

Resumo da reflexão feita no Retiro Quaresmal (01/03/2013)

OS TALENTOS

Nenhum de nós passa apagado no mundo emque se vive. Podemos ser marcados pelo “Bem”ou pelo “Mal”, pelo “Sim” ou pelo “Não”. Ninguémserá cobrado pelo talento do outro, uma vez queDeus distribuiu os talentos quantitativamente paracada um de nós, para que por onde passarmos,deixarmos a nossa marca. Quais os talentos queDeus colocou em minha vida?

Precisamos fazer com que os talentosdesabrochem, senão não adianta ter o talentorecebido. A capa que uso hoje pode ter váriossignificados: Pode ser proteção, mas tambémpode ser uma forma de me esconder. E Talentoescondido não mostra a beleza de Deus em nós.Os talentos foram dados conforme a capacidade de cada um. Se multiplicarmos aluminosidade das nossas vidas seremos muito maiores do que o outro que nãomostrou. Qual a marca que vou deixar em minha vida? Tem gente que tem amplacapacidade de amar, mas dosa, regra o amor em conta-gotas com o próximo. Nãopermite que o amor de Deus possa expandir e o canaliza de tal forma que começa ajustificar o porquê de não o fortalecer e o frutificar. Já imaginou que se cada um denós multiplicarmos 100% dos talentos recebidos, viveríamos em um mundodiferente?

Hoje o pecado mais grave é o da omissão, pois preferimos enterrar os talentos quetemos, do que deixá-los frutificar. A beleza se concentra na capacidade de frutificar,pois é uma maneira de mostrar e enxergar Deus de uma forma diferente. Somosúnicos e ao mesmo tempo tão diferentes! Temos tendência de “engarrafar” Deus,impedindo de multiplicá-lo e permitir que os talentos sejam aflorados.

Quais são os talentos que Deus me deu?O que tenho feito deles?Quais multipliquei?Se eu não o fiz ainda, está em tempo!Pois o Senhor ainda não voltou.

O tema do terceiro encontro foi “Os Talentos” que nos levou à seguinte reflexão:

Pe. José JanuárioPároco

Resumo da reflexão feita no Retiro Quaresmal (08/03/2013)

ATIVIDADES DAS PASTORAIS 2013

Confira a nossa programação e participe!

ESPAÇO DO LEITOR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO

Estão abertas as inscrições para o 28° ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO. Façam suas inscrições!

DATA DO EVENTO: 19,20 e 21/04LOCAL DO EVENTO: A definir

HORÁRIO: o dia inteiro

LEITURA DA ORANTE DA BÍBLICAParticipe da Leitura Orante da Bíblica com Dom João Justino.

DATA: 16/03LOCAL: Paróquia Santa Tereza

HORÁRIO: 20h30

Venha a um retiro para ver qual é.Participe do Retiro dos Jovens.

DATA: 13/04LOCAL: Paróquia Sagrada Família

HORÁRIO: 8 a 18 horas

PARTICIPE DAS ATIVIDADES QUARESMAIS DA PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA

A Paróquia Sagrada Família divulga programação das atividades quaresmais. CONFISSÕES INDIVIDUAISSegunda a Sexta – 18h às 19h

VIA SACRASextas-feiras – 05h30 e 19h45

RETIRO QUARESMALSextas-feiras – 05h30 às 06h30 (somente nos dias 22/02, 08/03, 15/03, 22/03)

GESTOS QUARESMAISVisita a um(a) enfermo(a) e/ou idoso(a)Doação generosa para a coleta da CF 2013Hospedagem de jovens na Semana Missionária que acontecerá entre os dias 16 e 21 de julho.

Veja a versão online do SAGRADA NOTÍCIAS em http://sagrada-familiabh.blogspot.com.br/

TERÇO DOS HOMENS COMEMORA UM ANO

Confira a programação e participe!

DATA: 2a. feira, dia 11/03/13:19:00 horas – Santa Missa20:00 horas – Contemplação Mistérios Gozosos.

DATA: 3a. feira, dia 12/03/13:19:00 horas – Santa Missa20:00 horas – Contemplação dos Mistérios Dolorosos;

DATA: 4a. feira, dia 13/03/13:19:00 horas – Santa Missa20:00 horas – Contemplação dos Mistérios Gloriosos (TERÇO NA PRAÇA DO EPA)

DATA: 14/03/13 (QUINTA-FEIRA)DIA DO ANIVERSÁRIO DE UM ANO

19:00 horas – Santa Missa de Ação de Graças pelo “Terçodos homens” na Paróquia Sagrada Família

20:00 horas – Contemplação dos Mistérios Luminosos.Com a participação dos “Terço dos homens” das Paróquiasda nossa Forania e da Paróquia Nossa Senhora do Rosárioda Pompéia. Após o “Terço”, haverá um lanche deconfraternização.

EMPADA TRÊS PINGOS

INGREDIENTES DA MASSA2 copos de 200 ml de farinha de trigo2 copos de 200 ml de queijo ralado3 copos de 200 ml de leite½ colher de sopa de manteiga1 colher de fermento em pó3 ovos

MODO DE PREPADO DA MASSABata todos os ingredientes no liquidifi-cador até formar uma mistura cremosa.

RECHEIOA chef informou que pode ser da mesma

forma como se faz para as empadas tradicionais: Carne moída ou frango ou presunto e mussarela ou peito de peru,

Junto com tomate, pimentão, batata cozida, ervilha, azeitona, cebola e tempero .

MONTAGEMNas forminhas próprias para empada, unte óleo e Pingue em cada forminha umacolher de massa batida, uma de recheio e por último, outra colherada de massa.Asse em forno bem quente por cerca de 30 minutos, ou até dourar.

CONVITEEste espaço está sempre aberto para você divulgar uma boa receita, como fizeram a Zezé hoje e a Liliane Martins (da equpe de musica da missa de domingo às 19 horas) na edição passada.

Que Deus sempre ilumine as mãos tãohabilidosas da Zezé e que ela nos convideum dia para saborear essa delícia.

CATEQUESE COM MUITA PIPOCANo último dia 02 a Catequese Infantil voltou às suas atividades!

Os catequizandos, pais e catequistas se reuniam na igreja para receberem a bençãodo padre Januário.

Um momento que marcou a celebração foi a participação das crianças durante aleitura da palavra.

Em seguida, todos se dirigiram ao Centro Catequético da paróquia para conhecer asinstalações que estão com mobília nova! Ao final todos se confraternizaram commuita pipoca.

Confira as fotos:

CATEQUESE COM MUITA PIPOCA

CATEQUESE COM MUITA PIPOCA

TEOLOGIA INICIA SUAS ATIVIDADAS COM FORÇA TOTALNo último dia 06 a professora de Teologia Solange retornou as suasatividades com 25 alunos que participam do curso “Teologia para Leigos”.Na oportunidade Pe. Januário conheceu a turma e participou com muitaalegria e expectativa da aula junto com os outros docentes.Confira as fotos:

Ainda há vagas para que você também participe.Inscreva-se.

TEOLOGIA INICIA SUAS ATIVIDADAS COM FORÇA TOTAL

RETIRO QUARESMAL2° ENCONTRO: OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTONo dia 01 a paróquia Sagrada Família abriu as portas 05h30 da manhã parareceber, de braços abertos, os fiéis que foram participar do 2° Encontro do RetiroQuaresmal 2013. Na oportunidade, os presentes tiveram momentos de reflexão dapalavra, confraternização, reza de mais três estações da Via Sacra e receberamuma missão para ser cumprida esta semana.

O tema do primeiro encontro havia sido Despojar-se de tudo para seguir Jesus.Já neste encontro o tema foi OS FRUTOS DO ESPÍRITO.

O Retiro Quaresmal é promovido pelo Pe. Januário há 33 anos, durante às sextas-feiras que antecedem a Semana Santa, sempre às 5h30 da manhã. Se você nãopode comparecer no 2° Encontro veja na seção “NOSSO PÁROCO” o que foicontemplado!

MISSÃO DA SEMANA1 – CORAGEM E FORÇA: ir ao encontro do outro para e nos limpar e trazer clarezaa cada um de nós.

RETIRO QUARESMAL2° ENCONTRO: OS FRUTOS

DO ESPÍRITO SANTO

RETIRO QUARESMAL3° ENCONTRO: OS TALENTOS

RETIRO QUARESMAL3° ENCONTRO: OS TALENTOS

No dia 08 a paróquia Sagrada Família madrugou e às 05h30 os fiéis já estavamansiosos para participar do 3° Encontro do Retiro Quaresmal 2013. Naoportunidade, os presentes tiveram momentos de reflexão da palavra,confraternização, reza de mais três estações e uma missão para ser cumprida estasemana. O tema do primeiro encontro foi Despojar-se de tudo para seguir Jesus eo segundo foi Os Frutos do Espírito. Já o tema do 3° Encontro foi “OSTALENTOS”

O Retiro Quaresmal é promovido pelo Pe. Januário há 33 anos, durante às sextas-feiras que antecedem a Semana Santa, sempre às 5h30 da manhã. Se você nãopode comparecer no 3° Encontro veja na seção “NOSSO PÁROCO” o que foicontemplado!

MISSÃO DA SEMANA1 – MULTIPLICADOR: O que está em mim pode ser multiplicado mas estáamortecido?