sagrada notícias online - 16°edição a4

15
TENTAÇÃO, CURIOSIDADE, TEMOR E GRAÇA O Santo Padre iniciou comentando que faz pensar em certas situações «conflituais», difíceis de enfrentar. Reflectir sobre elas nos fará bem. São quatro situações que se ocorrer quando encontramos uma dificuldade. Tentação - pode ser indicada na lentidão com a qual Lot responde ao convite do anjo que lhe diz para se apressar a deixar a cidade, antes que seja destruída. Curiosidade - é tirada da narração da fuga de Lot. «O anjo disse-lhe que não olhasse para trás: “Foge e não olhes para trás, vai em frente”. Também aqui está um conselho para superar a nostalgia do pecado». Contudo, às vezes não é suficiente superar a nostalgia «porque existe a tentação inclusive da curiosidade. Foi o que aconteceu com a esposa de Lot». Portanto, diante do pecado é preciso fugir sem nostalgia e recordar que «a curiosidade não serve, faz mal». Fugir e não olhar para trás, porque «todos somos frágeis e devemos defender-nos». Temor - é o episódio, narrado no evangelho de Mateus (8, 23-27), da barca na qual se encontram os apóstolos e que de repente é investida pela tempestade. «A barca estava coberta pelas ondas “Salva-nos, Senhor! Estamos perdidos”, dizem. O temor é uma tentação do demónio. Ter medo de ir frente no caminho do Senhor». Graça - refere-se à graça do Espírito Santo, que se manifesta «quando Jesus faz voltar a bonança sobre o mar. E todos permanecem cheios de admiração». Portanto, diante do pecado, da nostalgia, do medo é necessário «olhar para o Senhor, contemplar o Senhor», conservando aquela «maravilha tão agradável de um novo encontro com o Senhor. “Senhor, sinto esta tentação, quero permanecer nesta situação de pecado. Senhor, tenho a curiosidade de saber como estão as coisas. Senhor, tenho medo...”, mas depois os discípulos olharam para o Senhor: “Salva-nos Senhor, estamos perdidos”. E veio a maravilha do novo encontro com Jesus. Não sejamos ingênuos nem tíbios: sejamos valorosos, corajosos. Sim, somos débeis mas devemos ser corajosos na nossa fragilidade». Papa Francisco Homilia da missa de terça-feira, 2 de Julho (Gn 19, 15-29; Sl 25; Mt 8, 23-27)

Upload: liliane-jornalista

Post on 20-Jul-2015

153 views

Category:

News & Politics


3 download

TRANSCRIPT

TENTAÇÃO, CURIOSIDADE, TEMOR E GRAÇA

O Santo Padre iniciou comentando que faz pensar em certas situações «conflituais», difíceis de enfrentar. Reflectir sobre elas nos fará bem.

São quatro situações que se ocorrer quando encontramos uma dificuldade.

Tentação - pode ser indicada na lentidão com a qual Lot responde ao convite do anjo que lhe diz para se apressar a deixar a cidade, antes que seja destruída.

Curiosidade - é tirada da narração da fuga de Lot. «O anjo disse-lhe que não olhasse para trás: “Foge e não olhes para trás, vai em frente”. Também aqui está um conselho para superar a nostalgia do pecado». Contudo, às vezes não é suficiente superar a nostalgia «porque existe a tentação inclusive da curiosidade. Foi o que aconteceu com a esposa de Lot». Portanto, diante do pecado é preciso fugir sem nostalgia e recordar que «a curiosidade não serve, faz mal». Fugir e não olhar para trás, porque «todos somos frágeis e devemos defender-nos».

Temor - é o episódio, narrado no evangelho de Mateus (8, 23-27), da barca na qual se encontram os apóstolos e que de repente é investida pela tempestade. «A barca estava coberta pelas ondas “Salva-nos, Senhor! Estamos perdidos”, dizem. O temor é uma tentação do demónio. Ter medo de ir frente no caminho do Senhor».

Graça - refere-se à graça do Espírito Santo, que se manifesta «quando Jesus faz voltar a bonança sobre o mar. E todos permanecem cheios de admiração». Portanto, diante do pecado, da nostalgia, do medo é necessário «olhar para o Senhor, contemplar o Senhor», conservando aquela «maravilha tão agradável de um novo encontro com o Senhor. “Senhor, sinto esta tentação, quero permanecer nesta situação de pecado. Senhor, tenho a curiosidade de saber como estão as coisas. Senhor, tenho medo...”, mas depois os discípulos olharam para o Senhor: “Salva-nos Senhor, estamos perdidos”. E veio a maravilha do novo encontro com Jesus.

Não sejamos ingênuos nem tíbios: sejamos valorosos, corajosos. Sim, somos débeis mas devemos ser corajosos na nossa fragilidade».

Papa FranciscoHomilia da missa de terça-feira, 2 de Julho

(Gn 19, 15-29; Sl 25; Mt 8, 23-27)

ENCONTRO E SOLIDARIEDADE

O Papa convida cada um a seguir na contramão de uma globalização da indiferença, terrível risco contemporâneo. Os pobres são os mais sacrificados. Suas urgências são desprezadas e continua aberta a ferida do desrespeito à dignidade humana. O convite à cultura da solidariedade e do encontro é um grito profético na suavidade da voz de quem não se deixa levar por pretensões e poderes, mas pauta sua vida na simplicidade do Evangelho e no respeito pelo outro.

Ensina que um povo tem futuro se caminha com a força dos jovens, impulsionando adiante as dinâmicas e projetos, e com a sabedoria insubstituível carregada no coração e na experiência de vida dos mais velhos.

Ao afirmar que a juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo, o Papa Francisco desafia os brasileiros, particularmente governantes e dirigentes, a não relativizar, com análises inadequadas e, sobretudo, com um esfriamento proposital, o sentido positivo das manifestações populares alavancadas pelos jovens nas ruas do Brasil. A juventude merece mais contundência nas respostas. Obviamente, elas não podem reduzir-se à diminuição de tarifas de ônibus ou às propostas apressadas que caem rapidamente no descaso e na inviabilidade.

“A nossa geração se demonstrará à altura da promessa contida em cada jovem, quando souber abrir-lhe espaço; tutelar as condições materiais e imateriais para o seu pleno desenvolvimento; oferecer a ele fundamentos sólidos sobre os quais construir a vida; garantir-lhe segurança e educação para que se torne aquilo que ele pode ser; transmitir-lhe valores duradouros pelos quais a vida mereça ser vivida; assegurar-lhe um horizonte transcendente que responda à sede de felicidade autêntica, suscitando nele a criatividade do bem”.

Suas indicações: conservar a esperança; deixar-se surpreender por Deus; viver na alegria. Importa a ousadia de ter uma visão positiva da realidade, tornando-se cada um, indica o Papa, luzeiro de esperança, deixando-se conduzir por Deus. Assim brota a condição de viver na alegria. A confiança em Deus, a esperança e a alegria por tantos dons impulsionam a sociedade na conquista e vivência da cultura do encontro e da solidariedade.

Dom Walmor Oliveira de AzevedoArcebispo metropolitano de Belo Horizonte

Publicado em: 09/08/2013Veja o artigo completo em:

arquidiocesebh.org.br

RETIRO DOS JOVENS MARCA O INÍCIO DA PASTORAL DA JUVENTUDE NA PARÓQUIA

O dia 10 de agosto foi um marco para jovens da nossa comunidade, pois foi realizado o 1º Retiro de Jovens da Paróquia Sagrada Família e início da Pastoral da Juventude. O Encontro foi bastante alegre, cativante, conduzido pelo Catequista de Crisma "Juninho" e também de sua esposa.

Pela manhã os jovens puderam se esbanjar com um café saboroso preparado pelo Grupo da 3ª Idade "Coração Jovem" sob a coordenação de Edna. As "Sempre Presentes" na Secretaria e cadastro dos participantes Cora e Ellen. O evento contou ainda com uma linda surpresa: o testemunho de Marcelinho Aro. Após o almoço preparado com muito carinho sob a supervisão do Padre Januário, os jovens assistiram os testemunho de casais do ECC e de João Gomide do Terço dos Homens.

MISSA DO DIA DOS PAISO dia 11 de agosto marcou também a vida de muitos papais de plantão, pois as missas dominicais foram dedicadas a eles, pois o Padre Januário fez uma belíssima homilia com bênção especial para todos os presentes.

OFICINA DE SALMOSNo dia 17 de agosto as equipes de música e catequese infantil participaram da Oficina de Salmos. Na oportunidade, convidados da paróquia Bom Jesus do Horto vieram para ensinar as técnicas e melodias para os salmos. Cada equipe recebeu um kit com Livros e CD’s para aprender as melodias e tocá-las nas missas. Aguardem as novidades!

PASTORAL DA JUVENTUDE DÁ O PRIMEIRO PASSO

 No  dia  11  os  jovens iniciaram  suas  atividades na  paróquia.  Gostaríamos de  parabenizar  aos envolvidos  pelo  empenho e  coragem  de  servir  a nossa  amada  igreja. Desejamos  que  continuem perseverando  na  fé  e  no amor  ao  nosso  Senhor Jesus Cristo.

PASTORAL DA JUVENTUDE

PERDEU O PRIMEIRO ENCONTRO? KEEP CALM E PARTICIPE DOS PRÓXIMOS

 Grupo de Jovens: Domingos às 17hOração do Terço às 18h30Missa Às 19h com participação dos jovens nas leituras, como acólitos, nas procissões, na acolhida.

Quem me roubou de mim?Pe.Fabio de Melo

Ed.Planeta

Foi  lançada  uma  edição  atualizada  e ampliada  do  livro  "Quem  me  roubou de mim?",agora  com  216  páginas,pela  editora Planeta.Nesta obra Pe. Fabio de Melo aborda algumas  questões  sobre  as dificuldades  nas  relações  humanas  e o desafio da pessoa ser ela mesma.Através  de  uma  linguagem  de  fácil compreensão  e  histórias  reais,nos leva  a  uma  reflexão  de  nossa  vida, tocando nossas emoções afim de nos fazer  conhecer  a  nós  mesmos  e descobrir  como  viver  e  conviver melhor com o próximo. 

Padre Fabio nos ensina a estar atentos para o desafio das relações sociais sem perder a nossa identidade: “Nenhuma  relação humana está privada de se  transformar em  roubo,perda de identidade,ainda que as pessoas nos pareçam bem intencionadas.Um só descuido  e  as  relações  podem  evoluir  para  essa  violência  silenciosa,basta que as  pessoas  se percam de  seus  referenciais,que  confundam amor  com posse,que  abram  mão  de  suas  identidades,  e  que  se  ausentem  de  si mesmas"

SETEMBRO MÊS DA BIBLIASetembro é um mês muito especial para nós católicos,por ser todo dedicado à palavra de Deus,desde 1971.A Bíblia  sempre  fez parte da caminhada do povo de Deus e  contém  tudo o que Ele quis nos dizer a respeito do seu amor e nossa salvação.Ao  celebrar  o mês  da Bíblia  a  igreja  nos  convida  a  conhecer mais  fundo  a Palavra  de Deus,a  amá-la,fazer  dela  nossa  leitura  e  estudo diário,aplicando em nossa vida.                                                     Tema de 2013"alegrai-vos comigo,encontrei o que estava perdido" (Lc:15-9)                                              O tema deste ano foi  retirado do evangelho segundo Lucas no capitulo 15 e nos convida a refletir em cinco pontos principais:O encontro com Jesus

A conversãoO seguimento

A comunhão fraternaA missão

Lucas  é  o  evangelista  que  dá  importância  ao  Espírito  Santo  e  uma necessidade de uma abertura à sua ação.                               Você sabe como surgiu o mês da bíblia? Setembro foi escolhido como o mês da bíblia pelas comemorações do dia de São Jerônimo no dia 30.Ele viveu entre os anos de 340 e 420,  foi secretário do Papa Dâmaso,que o encarregou de revisar a tradução latina da Sagrada Escritura e seu trabalho é referência para as traduções bíblicas ate os dias de hoje.No inicio, em 1947,comemorava-se apenas o dia da Bíblia sempre no último domingo  de  setembro  e  em  1971  por  ocasião  do  cinqüentenário  da Arquidiocese de Belo Horizonte,passou a ter o mês inteiro dedicado a Palavra de Deus em todo o Brasil. Ao ler a Bíblia devemos lembrar que todas as palavras da Sagrada Escritura, tem  sentido  em  Jesus  e  que  no  mistério  de  sua  morte  e  ressurreição  se cumpre o plano de Deus em nossa vida.

E OS CORAIS INVADEM BH E REGIÃO EM NOME DE CHICO

Belo Horizonte de prepara para receber mais de 5 mil vozes em mais de 150 corais em vários pontos turísticos da cidade. Vem aí o Festival Internacional de Corais 2013, que este ano homenageia Chico Buarque.

A pré-abertura é de 01 a 05 de setembro e abertura oficial será no dia 06 de setembro, com apresentações gratuitas em diversos locais de Belo Horizonte, região metropolitana, interior de Minas Gerais.

Os grupos entoarão canções eruditas e populares, além da música tema deste ano, intitulada “Olhos de Mar”, criada pelos compositores Leonardo Cunha e Murilo Antunes.

Destaque para o coral Mater Ecclesiae fundado pelo nosso pároco.

Confira a programação completa em festivaldecorais.com.br

Conservatório da UFMGBasílica de LourdesCatedral da Boa ViagemParque Lagoa do NadoCidade AdministrativaPalácio da JustiçaAcademia Mineira LetrasTeatro da Assembleia

Praça da LiberdadeRodoviáriaBiocorOdilon BehrensMercado Central SESC Palladium Restaurante PopularParque Municipal

Paróquia Bom Jesus do HortoIgreja Padre EustáquioIgreja Santa TerezaIgreja São CristóvãoIgreja São GeraldoIgrejinha da PampulhaMuseu de Arte da PampulhaMuseu Abílio Barreto

AMAMENTAÇÃO

Os cuidados devem começar ainda na gestação:Banhos de sol antes das 10 da manha e após as 4 da tarde ajudam a deixar os mamilos mais resistentes.Ficar em casa sem sutiã,usando uma blusa de um tecido mais grosso ajuda a pele do seio a adquirir resistência Cuidar da alimentação também é muito importante. Existem cardápios que estimulam e auxiliam a produção do leite materno: •Substitua os alimentos ácidos como abacaxi, que tornam o leite mais ácido causando cólicas nos bebês.• Evite condimentos, alimentos industrializados e frituras.• Abandone bebidas alcoólicas e fumo,pois essas substâncias são transmitidas ao bebe através do aleitamento.• Alimentos que estimulam a lactação: Arroz integral,aveia,canjica,beterraba, cenoura,espinafre.•Frutas que estimulam a lactação: Amora,morango,uva,melão.• Calmantes que auxiliam o bem estar da mamãe: Maracujá,cidreira,melissa.

Nesta edição vamos conversar com as mulheres que recentemente foram abençoadas com o dom da maternidade.Todos sabemos que o leite materno desenvolve o cérebro e protege o bebe contra doenças.Alem disso os hormônios liberados protegem a mulher contra o câncer de mama,útero e a osteoporose.

AMAMENTAÇÃOCuriosidades Devido a liberação de hormônios, o leite materno é produzido em maior quantidade a noite,por isso o bebe pode preferir este horário para mamar. Beber muita água ajuda a produzir mais leite. Um problema muito citado pelas mães é o empedramento do leite.Uma boa dica é agitar os seios com as mãos,o revezamento de compressas fria e quente e em seguida fazer movimentos circulares em volta dos seios ate chegar as aureolas para finalizar ordenhando-o Nosso desejo é que você mamãe viva intensamente esse momento único que é uma benção de Deus para toda a família.

Alimento afetivo e espiritualAmamentar é um dos momentos de maior intimidade entre mãe e filho. Além do alimento físico, é também um tempo para o alimento afetivo, carinho, amor, e para o alimento espiritual. Aproveite para rezar por seu filho e junto com ele. Para, em sintonia , se aproximarem de Deus. Agradecer a Ele a dádiva da vida de seu bebê e pedir a força para conseguir dar à criança tudo o que ela precisa e merece.

SEMANA BÍBLICA 2013

ESPAÇO DO LEITOR

Datas: 09 a 13 de SetembroHorário: das 19h45 às 21h30Tema: “Recriar o caminho com as comunidades de Lucas”. Coordenação: Irmã Julieta Amaral da Costa do CEBI/MG – Centro de Estudos Bíblicos de Minas Gerais.Inscrições: na Secretaria ParoquialInvestimento de R$ 5,00. Participe!

Encontro de Formação - Casos Especiais-2ª União

A Pastoral Familiar da Arquidiocese de Belo Horizonte realizará o no dia 31 de Agosto de 2013 (sábado) de 07h30 às 13:00 horas na Paróquia de Santa Efigênia dos Militares-Rua Álvares Maciel, 223, Santa Efigênia-BH/MG, com a seguinte programação: Experiência Casos Especiais - 2ª União

Paróquia Cristo OperárioQuestões Canônicas

Pe. Mário Sérgio Bittencourt de CarvalhoVigário Judicial do Tribunal Eclesiástico

Questões PastoraisPe. Jorge FilhoAssessor Eclesiástico da Pastoral Familiar de BH

AGOSTO E SETEMBRO DE 2013

ESPAÇO DO LEITOR

24 19h Sábado Noite do Caldo

25 10h Domingo Café da manhã

25 20h Domingo Noite do caldo

26 19h Segunda Início da Rede de Amigos

27 20h Terça Reunião dos ministros da eucaristia

31 Sábado Mutirão da Pizza (ECC)

01 9h Domingo Apresentação dos acólitos na missa

02 20h Segunda Encontrão do ECC

03 20h Terça Reunião de leitores e comentaristas

05 18h Quinta Reunião Apostolado da Oração

05 20h Quinta Reunião do Conselho Pastoral Paroquial

06 18h Sexta Adoração ao Santíssimo

06 19h Sexta Missa e confissões

07 8h Sábado Retiro Ministros da Eucaristia e Equipe de Liturgia

9 a 13 20h Semana Bíblica

12 19h30 Quinta Encontro Forâneo da Pascom em Santa Teresa

14 9h Sábado Festa da N. Sra. da Piedade na Serra da Piedade

15 9h DomingoConcentração do Apostolado da Oração na Serra da Piedade

16 20h Segunda Reunião da coordenação de Liturgia

17 20h Terça Reunião da Obra Social

AGOSTO E SETEMBRO DE 2013

ESPAÇO DO LEITOR

24 19h Sábado Noite do Caldo

25 10h Domingo Café da manhã

25 20h Domingo Noite do caldo

26 19h Segunda Início da Rede de Amigos

27 20h Terça Reunião dos ministros da eucaristia

31 Sábado Mutirão da Pizza (ECC)

01 9h Domingo Apresentação dos acólitos na missa

02 20h Segunda Encontrão do ECC

03 20h Terça Reunião de leitores e comentaristas

05 18h Quinta Reunião Apostolado da Oração

05 20h Quinta Reunião do Conselho Pastoral Paroquial

06 18h Sexta Adoração ao Santíssimo

06 19h Sexta Missa e confissões

07 8h Sábado Retiro Ministros da Eucaristia e Equipe de Liturgia

9 a 13 20h Semana Bíblica

12 19h30 Quinta Encontro Forâneo da Pascom em Santa Teresa

14 9h Sábado Festa da N. Sra. da Piedade na Serra da Piedade

15 9h DomingoConcentração do Apostolado da Oração na Serra da Piedade

16 20h Segunda Reunião da coordenação de Liturgia

17 20h Terça Reunião da Obra Social

Atendimento Psicológico

A Obra Social Sagrada Família está estruturando suas ações. Graças aos muitos voluntários, os serviços poderão atender a muita gente que precisa e ainda não consegue ser atendido.Em breve iniciaremos a Atendimento Psicológico, os interessados devem procurar a secretaria paroquial.

A secretária da Obra Social e alguns dos psicólogos voluntários:

PARTICIPE DAS NOSSAS ATIVIDADES

Peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da PiedadeParóquias da Região Nossa Senhora da Piedade

14 de setembroChegada na Serra da Piedade 8 horasHaverá um ônibus saindo da nossa paróquiaCelebração eucarística às 12 horasAlmoço ou lanche por conta dos peregrinos.