s aúde tech - amazon s3 · uma das primeiras impressões que se tem ao usar o dispositivo é que...

4
24/11/2017 Opinião – Saúde Tech https://saudetech.wordpress.com/category/opiniao/ 1/4 S aúde Tech Saúde e Tecnologia conectadas! Categoria: Opinião M inha experiência com o Google Glass ON 01/12/2014 10/12/2014 / POR ISABELA / EM OPINIÃO / DEIXE UM COMENTÁRIO

Upload: others

Post on 21-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 2: S aúde Tech - Amazon S3 · Uma das primeiras impressões que se tem ao usar o dispositivo é que se você mexer a cabeça demais ele vai cair devido ao peso e isso quase aconteceu

24/11/2017 Opinião – Saúde Tech

https://saudetech.wordpress.com/category/opiniao/ 2/4

(h�ps://saudetech.files.wordpress.com/2014/12/dscf1982.jpg)

Há dois anos, em junho de 2012 na Conferência para desenvolvedoresGoogle I/O, ocorreu a primeira aparição do Google Glass. Odispositivo baseado na tecnologia de realidade virtual prometia umanova experiência ao realizar atividades rotineiras, como tirar fotos,gravar um vídeo, mandar e-mails e compartilhar conteúdo nas redessociais.

Em pouco tempo o dispositivo criado pelo Google se tornouextremamente popular e aos olhos da mídia foi considerado uma“inovação tecnológica”!. Custando em torno de US$1,5 mil nosEstados Unidos, o equivalente a R$ 3 mil aqui no Brasil, o preço dosGoogle Glass é apenas um dos obstáculos que os óculos vemenfrentando.

Recentemente, tive a oportunidade de ter a minha primeiraexperiência usando o dispositivo e pretendo pontuar aqui, algumasdas minhas impressões do Google Glass:

1. Em relação à estrutura do Google Glass, a primeira impressão quetive é que ele é bem frágil. Trata-se de design simples e clean,porém, muito delicado. O fato da estrutura dos óculos ser dessaforma me faz questionar como o Google Glass pode ser usado emoutros setores em que as tarefas são mais brutas. Esse modelo queeu experimentei, é uma das primeiras versões do dispositivo, enão as mais recentes como os modelos de ray-ban.

2. Outra impressão que eu tive usando o Google Glass foirelacionada ao comando de voz. É muito legal utilizar essesistema, especialmente em um dispositivo como o Google Glassem que o que é falado acontece diante dos seus olhos, porém, nemtudo é tão bom assim. O comando de voz do Google Glass éinteressante, mas não entende tudo o que é dito. Na verdade, épreciso ter uma boa dicção, saber o inglês básico e principalmente,

Page 3: S aúde Tech - Amazon S3 · Uma das primeiras impressões que se tem ao usar o dispositivo é que se você mexer a cabeça demais ele vai cair devido ao peso e isso quase aconteceu

24/11/2017 Opinião – Saúde Tech

https://saudetech.wordpress.com/category/opiniao/ 3/4

estar em um ambiente silencioso, pois o ruído em volta atrapalhabastante no entendimento do comando.

3. Os outros comandos do Glass como: enviar e-mails, acessar amapas, tirar fotos e produzir vídeos, são relativamente normais.Não há nada de extraordinário. A diferença de fazer essas coisasem um Google Glass e em um smarthphone, por exemplo, é quetudo acontece em uma tela muito pequena e com um pouco maisde dinamismo, porém, não são funcionalidades extraordinárias. Otempo de vídeo, por exemplo, são bem curtos,em torno de um oudois minutos de gravação contínua, ou seja, não pense que épossível sair pelas ruas gravando horas interruptas de vídeo,porque isso não é possível.

4. Uma característica muito legal de usar o Google Glass é a rápidamudança de foco. Para visualizar outros pontos e ao mesmotempo ter essa percepção de realidade virtual, basta olhar paraoutro lugar que automaticamente o dispositivo compreende essecomando e também foca nesse mesmo ponto em específico. Éprático e inteligente.

5. O único momento desgastante que eu tive da minha experiênciacom o Google Glass, foi ao usá-lo com óculos de grau. Realmenteas primeiras versões do gadget não são indicadas para quem usaóculos, a não ser que o seu modelo seja daqueles menores e comarmação fina, caso o contrário eu não indico. Primeiramente oGoogle Glass não consegue se encaixar adequadamente no seurosto se você estiver usando outro óculos, e isso dificulta bastantea sua visualização na tela de prisma, ou seja, a sua experiênciautilizando um dispositivo de realidade virtual se tornadesgastante e incomoda, mesmo com a tela de projeção sendoadaptada para virar para todos os lados. Todo o conceito depraticidade acaba se perdendo nesse ponto, por conta de umdesign muito restrito, porém, o Google já anunciou novosmodelos do Google Glass que permitirão o uso de óculos comunsjunto com o dispositivo.

6. Outro impasse ao usar o Google Glass, é que um lado da haste émais pesado do que o outro, isso porque, do lado direito dodispositivo está localizado a bateria, CPU entre outras peças dogadget. A realidade, é que essa sensação de peso não era para sersentida, porque a bateria foi posicionada atrás da orelha dousuário justamente para não causar desconforto e até mesmodesequilíbrio, mas a realidade é diferente. Uma das primeirasimpressões que se tem ao usar o dispositivo é que se você mexer acabeça demais ele vai cair devido ao peso e isso quase aconteceuenquanto eu o usava, provavelmente parte do problema estavaatrelado com o fato de eu estar o usando junto com o GoogleGlass o óculos de grau, dificultando o encaixe exato dispositivo.

7. A resolução de imagem é realmente boa, especialmente dasfotografias. Parte desse padrão de alta resolução é porque há umaprojeção direta das imagens na retina do olho. Porém, em relaçãoa captação de imagens das gravações em vídeo a resolução não éassim tão boa, isso caso você não mantenha sua cabeça parada. Ouseja, se o usuário estiver correndo ou fazendo qualquer outraatividade que envolva movimentos rápidos ou bruscos e quiser

Page 4: S aúde Tech - Amazon S3 · Uma das primeiras impressões que se tem ao usar o dispositivo é que se você mexer a cabeça demais ele vai cair devido ao peso e isso quase aconteceu

24/11/2017 Opinião – Saúde Tech

https://saudetech.wordpress.com/category/opiniao/ 4/4

gravar alguma coisa enquanto pratica essa atividade,provavelmente o vídeo não terá uma qualidade tão boa quantodas fotos ou se o usuário o fizesse com menos movimento.

Conclusão da experiência:

(h�ps://saudetech.files.wordpress.com/2014/12/nexusae0_img_0027-3_thumb.jpg)

Minha conclusão sobre o Google Glass é que apesar de ser uma tecnologia interessante e de conseguir proporcionar a chance de realizar tarefas comuns de uma maneira um pouco diferente, aindanão deve ser considerado um dispositivo inovador. O gadget em si,não é sinônimo de inovação e precisa inclusive, melhorar em muitossentidos mas ao mesmo tempo, não deixa de ser uma maneirasingular de ver o mundo e de incentivar a c criação de outros produtos tecnológicos que partam do mesmo princípio do Glass,mas que estejam direcionados para um outro mercado ou talvez, quepossuam uma estética mais adequada ao perfil dos usuários quecompõe a sociedade atualmente. Ele é interessante, mas ainda nãotem uma utilidade definida e tão pouca uma característica que possaser considerado um diferencial.

CRIE UM WEBSITE OU BLOG GRATUITO NO WORDPRESS.COM.