r;..q) - pesquisa de pareceres na...

14
PROCURADORIAGERALDODISTRITOFEDERAL PROCURADORIAADMINISTRATIVA PROCAD PARECER N' 1041/2012. - PROCAD/PGDF. PROCESSO N.o 054.000914/2012. INTERESSADO: Polícia Militar do Distrito Federal. ASSUNTO: Contratação de instituição para a prestação de serviços técnicos especializados para realização de concurso público. Ementa: ADMINISTRATIVO. LICITAÇÃO. DISPENSA. REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO. PREENCHIMENTO DE CARGOS NOS QUADROS DA POLÍCIA MILITAR, COMBATENTES E ESPECIALISTAS. POSSIBILIDADE. 1. Esta Procuradoria tem se manifestado favoravelmente à contratação direta, por .dispensa de licitação, com fulcro no art. 24, XIII, da Lei de Licitações, nas hipóteses de concurso público para provimento de cargos da Administração. 2. Instrução deficiente dos autos. 3. Conclusão pela viabilidade jurídica da contratação direta de instituição para realização de concurso público, com fundamento no art. 24, XIII, da Lei n" 8.666/93, desde que atendidas as recomendações contidas no parecer, bem como demais normas legais atinentes à espécie. ( ( Senhor Procurador-Chefe da Procuradoria Administrativa, F~m r;..Q) 1. RELATÓRIO PA 851000911/2012 RUB~MAT. 12!651 A Polícia Militar do Distrito Federal solicitou emissão de parecer sobre a viabilidade jurídica de contratação direta de instituição para a prestação de serviços técnicos especializados para realização de concurso público para ingresso na organização no Quadro de Praças Policiais Militares Combatentes - QPPMC e no Quadro de Praças Policiais Militares Especialistas - QPPME, e realização de levantamento do perfil profissiográfico dos Praças da PMDF.

Upload: dinhthien

Post on 09-Feb-2019

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PROCURADORIAGERALDO DISTRITOFEDERALPROCURADORIAADMINISTRATIVA

PROCAD

PARECER N' 1041/2012. - PROCAD/PGDF.PROCESSO N.o 054.000914/2012.INTERESSADO: Polícia Militar do Distrito Federal.ASSUNTO: Contratação de instituição para a prestação de serviços

técnicos especializados para realização de concursopúblico.

Ementa: ADMINISTRATIVO. LICITAÇÃO.DISPENSA. REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO.PREENCHIMENTO DE CARGOS NOS QUADROS DAPOLÍCIA MILITAR, COMBATENTES EESPECIALISTAS. POSSIBILIDADE. 1. EstaProcuradoria tem se manifestado favoravelmente àcontratação direta, por .dispensa de licitação, com fulcrono art. 24, XIII, da Lei de Licitações, nas hipóteses deconcurso público para provimento de cargos daAdministração. 2. Instrução deficiente dos autos. 3.Conclusão pela viabilidade jurídica da contrataçãodireta de instituição para realização de concurso público,com fundamento no art. 24, XIII, da Lei n" 8.666/93,desde que atendidas as recomendações contidas noparecer, bem como demais normas legais atinentes àespécie.

(

(

Senhor Procurador-Chefe da Procuradoria Administrativa,F~m r;..Q)

1. RELATÓRIO PA 851000911/2012RUB~MAT. 12!651

A Polícia Militar do Distrito Federal solicitouemissão de parecer sobre a viabilidade jurídica de contratação diretade instituição para a prestação de serviços técnicos especializadospara realização de concurso público para ingresso na organizaçãono Quadro de Praças Policiais Militares Combatentes - QPPMC eno Quadro de Praças Policiais Militares Especialistas - QPPME, erealização de levantamento do perfil profissiográfico dos Praças daPMDF.

PROCURADORIA GERAL DO DISTRITO FEDERAL - PROCAD

Os autos foram instruídos com projeto básico (fls.02/09), minuta de contrato (fls. 11116), autorização do Conselho dePolítica de Recursos Humanos, homologado pelo Sr. Governador (fl.18), proposta da CESPE (fls. 28/60), proposta IADES (fls. 61170),proposta da Fundação Universa (fls. 71185), proposta FUNCAB (fls.86/104), documentos da Fundação Universa (fls. 107/147), propostaorçamentária 2013 (fls. 148/156), manifestação da Diretoria deApoio Logístico e Finanças (fls. 157/166), aprovação do projetobásico (fl. 167).

É o relatório.

c2. FUNDAMENTAÇÃO

mu 113PA 054000914/2012

RUBfo.A1. 4296512.a. - Da Dispensa da Licitação.

Cuida-se de procedimento autuado com afinalidade de contratar instituição para realização de concursopúblico para os quadros da Polícia Militar do Distrito Federal.

Passa-se à análise do procedimento à luz dalegislação em vigor.

c A regra geral, insculpida no art. 37, XXI, daConstituição Federal, prescreve que antes de celebrar um contrato, aAdministração deve executar uma licitação a fim de atender oprincípio da isonomia e escolher a proposta mais vantajosa.

Vezes há, contudo, que o procedimento licitatóriopoderia frustrar o interesse público e, por isso, fez-se incluir ashipóteses de contratação direta previstas, em caráter excepcional.

Nessa configuração, a Lei na 8.666/93 prevê apossibilidade de dispensa de licitação, no particular desde quepreenchidos os seguintes requisitos:

Art. 24. É dispensável a licitação:(...) --0-

2Parecer 1041-2012 _ Processo nO 054.000914-12 (dispensa_concurso_PMOF _24XIII)

PROCURADORIA GERAL DO DISTRITO FEDERAL - PROCAD

XIII - na contratação de instituição brasileiraincumbida regimental ou estatutariamenteda pesquisa, do ensino ou dodesenvolvimento institucional, ou deinstituição dedicada à recuperação social dopreso, desde que a contratada detenhainquestionável reputação ético-profissional enão tenha fins lucrativos;(Redação dada pelaLei n" 8.883, de 1994)

(

As hipóteses de dispensa, aí incluída a prevista nosuso dispositivo, não obrigam o Administrador a rechaçar a licitação,que pode perfeita e preferencialmente ser realizada. No ponto, invocoas bem lançadas razões expendidas no Parecer n. 29/2004 -PROCAD - PGDF, de autoria da i. Dra. Denise Ladeira CostaFerreira, cujo objeto equivale ao dos presentes autos:

c

( ..) cumpre consignar, à luz doposicionamento reinante na doutrina pátria,que os casos de dispensa de licitação,descritos no art.24 da Lei n" 8.666/93, nãoobrigam a Administração formalizardiretamente seus ajustes, apenas assinalampara o exercicio de uma faculdade, medianteo juízo discricionário da autoridadecompetente.

A opção do Administrador pela dispensa doprocedimento licitatorio, conquanto digarespeito ao mérito administrativo, matérianão afeta às atribuições desta Procuradoria,deve pautar-se pela observância dosPrincípios que regem a AdministraçãoPública em geral, com destaque, porpertinente, para os da Finalidade, daMoralidade, da Impessoalidade e daEficiência.

No particular, o dispositivo inserto no artigo XIIIdo artigo 24 da Lei de Licitações não abarca situação em que seja

r-r'3Parecer 1041 -2012 _ Processo n° 054.000914-12 (dispensa_concurso_PMDF _24XIlI) ~

PROCURADORIA GERAL DO DISTRITO FEDERAL - PROCAD

afastado qualquer dos pressupostos da licitação. Na realidade, trata-se de hipótese em que o Estado visa a fomentar atividadesprestadas por instituições da sociedade civil, de interesse público,cujo objeto social se enquadre em uma das situações ali descritas,tal como salienta o ilustre Marçal Justen Filho, apesar de não se ater,em sua análise, à presença dos pressupostos da licitação.

Dito isso, destaca-se que, a partir da elucidativaredação do permissivo legal suso mencionado, com base na doutrina'e na jurisprudência. esta Casa têm articulado os requisitosindispensáveis à legitimidade da contratação direta, quais sejam:

a) instituição brasileira;b) Sem fins lucrativos;c) Regimental ou estatutariamente incumbida da

pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional;d) Inquestionável reputação ético-profissional; ee) Relação de pertinência entre o objeto a ser

com a pesquisa, o ensino ou o desenvolvimentoe igual pertinência com o específico objetivo social da

contratadoinstitucionalcontratada.

Destaca-se que esta Procuradoria tem semanifestado favoravelmente à contratação direta, por dispensa delicitação, com fulcro no art. 24, XIII, da Lei de Licitações, nashipóteses de concurso público para provimento de cargos daAdministração.

Incumbe ao órgão consulente escolher a instituiçãoque pretende contratar, justificando-a em decisão motivada quedemonstre o preenchimento de todas as exigências legais, a exemplodos itens suso referidos. FeL"1 ~ 1-S'

PI O~ooo 911/2012

Rua ~MA1. 419651I Jessé Pereira Torres Junior enuncia os requisitos legais que devem ser preenchidos:(a) a pessoa jurídica a ser contratada atender à qualificação expressa no texto legal (o estatuto ouregimento interno fazê-Ia dedicada ao ensino, à pesquisa ou ao desenvolvimento institucional);(b) o objeto do contrato corresponder a uma dessas especialidades;(c) o caráter intuito personae do contrato, a impor, que a execução das obrigações seja feita pela própriaentidade, vedadas, em princípio, a subcontratação e a terceirização;(d) a expressão 'desenvolvimento institucional' compreender bem ou atividade sob a tutela da «-Constituição, conferindo à dispensa nota de excepcionalidade, com a qual não se compadecem sérvios ~corriqueiramente encontrados no mercado.

4Parecer 1041-2012 - Processo n" 054.000914-12 (dispensa_concur50_PMDF _24XIII)

-~

PROCURADORIA GERAL DO DISTRITO FEDERAL - PROCAD

Lembre-se, ainda, das Súmulas 109 do TCDF e250 do TCU, respectivamente:

(

Na aplicação do inciso XIII, do art. 24 da Lein. 8.666/93, atendidos os demais requisitosque a norma indica, deve ser comprovada,especificamente, a estrita compatibilidade epertinência entre o objeto a ser contratado eo objetivo social da instituição que ensejou areputação ético-profissional, além dedemonstrar que essa dispõe de estruturaadequada à suficiente prestação daquele,vedada a subcontratação.

A contratação de instituição sem finslucrativos, com dispensa de licitação, comfulcro no art. 24, inciso XIII, da Lei n"8.666/93, somente é admitida nas hipótesesem que houver nexo efetivo entre omencionado dispositivo, a natureza dainstituição e o objeto contratado, além decomprovada a compatibilidade com os preçosde mercado.

c Outrossim, a Administração deve justificar anecessidade de preenchimento dos cargos, para o atendimento dosseus objetivos institucionais, tal como expresso nos Pareceres n°02/2007, 413/2007 e 757/2008, do i. Procurador Alexandre MoraesPereira, a partir do entendimento consagrado pelo TCU. Transcreve-se, por oportuno, o seguinte trecho do Parecer n° 757/2008:

Examinados os requisitos referentes àinstituição, observo que o passo seguinte, ouseja, verificar a necessária pertinência entreo objeto a ser contratado e o objetivo socialda contratada, tem sido objeto de discussãodoutrinária e jurisprudencial.

Visando pacificarâmbito distrital, a

o entendimento noexegese do aludido g

5

PROCURADORIA GERAL DO DISTRITO FEDERAL - PROCAD

dispositivo, no referido aspecto, foi objeto deSúmula n° 109 do Tribunal de Contas doDistrito Federal, verbis:

(

Na aplicação do inciso XIII do art. 24 daLei n" 8.666/93, atendidos os demaisrequisitos que a norma indica, deve sercomprovada especificamente, a estritacompatibilidade e pertinência entre oobjeto a ser contratado e o objetivo socialda instituição que ensejou a reputaçãoético profissional, além de demonstrar queessa dispõe de estrutura adequada àsuficiente prestação daquele, vedada asubcontratação.

Além da pertinência entre as finalidadesinstitucionais e o objeto da contratação,prestigiada parcela da doutrina pátria, dentreos quais menciono MARÇAL JUSTEN FILHO,tem entendido que 'somente podem serabrigadas no permissivo do inc. XIIIcontratações cujo objeto se enquadre noconceito de pesquisa, ensino, desenvolvimentoinstitucional ou recuperação social de presos.

Parecer 1041-2012 . Processo nO 054.000914-12 (dispensa_concul"$o_PMOF_24XIII)

Recentemente, o Tribunal de Contas daUnião, acolhendo o entendimento doutrinárioque tem por necessária a pertinência absolutaentre o objeto da contratação e as finalidadesinstitucionais e/encadas de forma expressa nanorma, fixou o entendimento de que éjuridicamente viável a contratação direta deinstituição para a realização de concursospúblicos com fundamento no art. 24. XIII daLei 8.666/93, desde que preenchidos todos osrequisitos constantes no citado dispositivo eesteja demonstrado, com critérios objetivos.no seu plano estratégico ou em instrumento rrcongênere a essencialidade do "}Ir'i

6

PROCURADORIA GERAL DO DISTRITO FEDERAL - PROCAD

preenchimento do cargo objeto do concursopúblico para o seu desenvolvimentoinstitucional (TC-011.348/2002-5, Acórdãon" 569/2005 - TCU - Plenário, Relator Min.Augusto Sherman Cavalcanti, Sessão de11.5.2005).

(

Em outras palavras, reconheceu o TeU quea contratação de instituição para arealização de concursos públicos pode, emdeterminadas hipóteses, inserir-se noconceito de desenvolvimento institucionalmencionado na norma permissiva.

Há que se ressaltar que o Tribunal de Contas daUnião asseverou que a expressão desenvolvimento institucionalcompreende bem ou atividade sob tutela da Constituição.

Frise-se que o contratosubcontratado ou terceirizado, em respeitoconstitucionais da isonomia e da moralidade.

não poderá seraos princípios

cConclui-se, portanto, que é possível a contratação

direta com fundamento no art. 24, XIII, da Lei n° 8.666/93,conforme, inclusive, precedentes desta Casa, desde que preenchidostodos os requisitos suso articulados.

FOlHA /12PA 05400091412011

Rua -W~A'.419651Os autos deverão ser instruídos, de acordo com os

artigos 7', 26, 28 e 29, da Lei n" 8.666/93 e artigo 16, da LC101/2000, dentre os quais se destacam:

2.b. - Documentação Obrigatória.

• Autorização do Conselho de Política de Recursos Humanose homologação do Sr. Governador - 11.18;

o CPRH autorizou o preenchimento de 50 vagasdo Quadro de Oficiais da PMOF, 36 vagas de Soldado Especialista e964 vagas de Soldado' Combatente, e estabeleceu que o edital d~

7Parecer 1041-2012 - Processo o" 054.000914-12 (dispens3_concurso]MDI' _24XIJI)

PROCURADORIA GERAL DO DISTRITO FEDERAL - PROCAD

concurso público não preverá cadastro reserva. e foi homologadopelo Sr. Governador, conforme publicado no DODF de 17/05/2012.

• Projeto Básico elaborado pelo MAl QOPM AlexandreHenrique Garcia Vianna (fl. 02/08) e aprovado pelo Chefe daDLF à fl. 167;

Consta no projeto básico que o concurso serácomposto de cinco etapas para o quadro de combatentes e seis, para ode especialista, a saber:

(a) l " Etapa exame de habilidades e

conhecimentos, mediante a aplicação deprovas objetivas, de caráter classificatorio eeliminatório, a ser realizada pelaContratada;

b) 2' Etapa - Teste de Aptidão Física (TAF), decaráter eliminatório, a ser realizada pelaContratada;

c) 3' Etapa -eliminatório,Contratada;

d) 4' Etapa - avaliação psicológica, de carátereliminatório, a ser realizada pelaContratada;

e) SQ Etapa - sindicância da vida pregressa einvestigação social, de caráter eliminatório, aser realizada pela PMDF;

j) 6' Etapa (especialistas) - Prova de práticainstrumental, de caráter eliminatório, a serrealizada pela PMDF.

exames médicos, de carátera ser realizada pela

c

Além disso, a contratada também deverá realizar olevantamento do perfil profissiográfico dos Praças da PMDF quedeverá ser concluído antes da etapa de avaliação psicológica doconcurso.

• Documentação referente à habilitação jurídica,fiscal, qualificação econômico-financeira;' e

a regularidadetécnica d;:;y

Parecer 1041·2012 • Processo nO054.000914·12 (dispenü_concurso_PMDF_24XIII)8

PROCURADORIA GERAL DO DlS'IRlTO FEDERAL - PROCAD

instituição escolhida - necessário renovar as certidõesvencidas;

(,

Constam CNPJ (fl. 107), CRC do SICAF emitidoem 03/07/2012 (fl. 108), certidão de negativa de débitos fiscaisemitida pela SEF/DF válida até 01/10/12 (fl. 109), certidão conjuntanegativa de débitos relativos aos tributos federais e à dívida ativa daUnião valia até 04/02/13 (fl. 110), certidão negativa de débitosrelativos às contribuições previdenciárias e às de terceiros válida até18/09/13 (fl. 111), certificado de regularidade do FGTS - CRFvencido em 08/09/12), certidão negativa de débitos trabalhistasválida até 03/02/13 (fl. 113), declaração referente ao art. 7', XXXIII,da CF/88 (fl. 114), certidão de falência e concordatas vencida em07/09/12 (fls. 115), balanço patrimonial 2011 (fls. 116/118), cópiaautenticada do estatuto (fls. 119/129), Ata de Eleição (fls. 130/131),cópia autenticada do documento pessoal do Presidente (fl. 132),declaração de fatos impeditivos (fl. 133), atestados de capacidadetécnica (fls. 139/146).

• Justificativas de escolha da instituição e do preço - fls.157/166.

Do relatório elaborado pela Diretoria de ApoioLogístico e Finanças constata-se que o procedimento desenvolveu-se como uma licitação simplificada, dentro do procedimento dedispensa, com instituições que preenchem os requisitos legais doart. 24, XIII, da Lei n" 8.666/93.

Houve, inicialmente, consulta a algumasinstituições (CESPE, IADES, Universa, FGV, Quadrix e CarlosChagas) e, posteriormente, edital de chamamento publicado noDODF, que foi atendido por 4 (quatro) interessadas - CESPE,IADES, UNIVERSA e FUNCAB, cujas propostas foram cotejadas nointuito de escolher a mais vantajosa e aquela que atendesse àsespecificações do projeto básico, resultando no quadro de fl. 159 e nadecisão pela Fundação Universa.

A instituição escolhida, segundo análise do órgãoconsulente, preenche os requisitos exigidos pelo art. 24, XIII, da Lein? 8.666/93 (fl. 162/165). --c;l'

9Parecer 1041-2012 - Processo nO 054.000914-12 (dispensa_collcurso_PMDF_24X[][)

PROCURADORIA GERAL DO DISTRITO FEDERAL - PROCAD

Por outro lado, pertinente a justificativa de que oconcurso visa ao atendimento do art. 144, §5°, da CF/88, com arenovação dos efetivos policiais militares, para atender o requisito dedesenvolvimento institucional da Policia Militar do Distrito Federal.

No que tange à justificativa do preço, observa-seque, tal como nos precedentes analisados por esta Casa, não haverádispêndio de dinheiro público porque o concurso seráintegralmente custeado com as taxas de inscrição. Em algunscasos, inclusive, com reserva de percentual para o Distrito Federal.

(

o Decreto Distrital n° 21.688/00, alterado peloDecreto n° 24.109/03, estabelece que o valor da taxa de inscriçãopara os concursos públicos não deverá ultrapassar 5% (cinco porcento) do valor da remuneração inicial do cargo oferecido.

No caso em análise, o órgão informou que aremuneração inicial do cargo de Soldado 2' Classe é de R$ 3.603,70,sendo o valor máximo da taxa de inscrição estipulado em R$ 180,20.A Fundação Universa apresentou o valor de R$ 62,00, o menordentre as interessadas (FUNCAB - R$ 69,00, CESPE - R$ 120,00 eIADES - R$ 128,00).

(

• Declaração de existência de recursos orçamentários edaquelas exigidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal - artigo16.

Nesse ponto chama-se especial atenção para odisposto no art. 31 da Lei Distrital n? 3.964/2007, in verbis:

Art. 31. Os candidatos aprovados no númerode vagas previstas no edital normativo doconcurso têm direito a nomeação, posse eexercício no cargo para o qual concorreram.

.'-

Por essa razão, importante o atendimento ao art.16, inciso li, da Lei de Responsabilidade Fiscal, relativamente àdespesa necessária para a contratação dos aprovados, ainda que essadespesa não seja objeto específico destes autos, tendo em vista anecessária seriedade que deve revestir os atos administrativos ç.r-

10Parecer 1041-2012 - Processo nO 054.000914-12 (dispensa_concllrso]MOF _24XIII)

PROCURADORIA GERAL DO DISTRITO FEDERAL - PROCAD

voltados à realização de um concurso público, que necessariamentedevem denotar uma efetiva necessidade administrativa.

Consta nos autos informação de propostaorçamentária para 2013 com inclusão de 1.000 (mil) policiais·militares para recompor os quadros da Corporação, conforme LeiFederal n° 12.086/09.

Por fim, lembre-se dada autoridade superior da dispensa daimprensa oficial.

necessidade de ratificaçãolicitação e publicação na

rDm ~8~PA 054 000 911nOllRue ~l T. 119151

o órgão consulente deverá providenciar a minuta,nos termos do padrão 04/2002 do Decreto Distrital n° 23.287/02, efazer as adaptações ao caso concreto.

2.c. - Da minuta do contrato.

Na minuta apresentada, o item 7.1.22 deverá serexcluído diante da vedação de ser subcontratado ou terceirizado, emrespeito aos princípios constitucionais da isonomia e da moralidade,contrastando, inclusive, com o item 7.1.40.

3. CONCLUSÃO

c Ante o exposto, opino, s.m.j., pela viabilidadejurídica da contratação direta de instituição para realização deconcurso público, com fundamento no art. 24, XIII, da Lei n?8.666/93, desde que atendidas as recomendações contidas no parecer,bem como demais normas legais atinentes à espécie.

É o parecer, sub censura.

Brasília-DF, segunda-feira, 17 de setembro de 2012.

~~~

Procuradora do Distrito Federal

11

DISTRITO FEDERALPROCURADORIA GERAL DO DISTRITO FEDERAL

PROCURADORIA ADMINISTRATIVA

Processo n":Interessada:Assunto:

054.000.914/2012Polícia Militar do Distrito FederalContratação Direta. Dispensa de Licitação. Prestação de ServiçosTécnicos Especializados para Realização de Concurso Público

Excelentíssimo Senhor Procurador-Geral,

Trata-se de análise jurídica acerca da possibilidade de a Polícia Militar

do Distrito Federal efetivar a contratação direta de instituição para a prestação de

(' serviços técnicos especializados voltados à realização de concurso público para o

ingresso no Quadro de Praças Policiais Militares Combatentes - QPPMC e no Quadro

de Praças Policiais Militares Especialistas - QPPME, bem como a realização de

levantamento do perfil profissiográfico dos Praças da PMDF.

Designada a se manifestar, a 11. Procuradora do Distrito Federal nr-.Fabíola de Moraes Travassos opinou pela viabilidade jurídica da contratação direta,

com fundamento no art. 24, XIII, da Lei n" 8.666/93, desde que atendidas as

recomendações elencadas no presente opinativo.

Ante o exposto, por concordar com as conclusões alcançadas, submeto

à elevada apreciação de Vossa Excelência o Parecer n? 1.04112012-

( .." PROCADIPGDF, o qual aprovo por seus próprios e jurídicos firndamentos.

Importa salientar, por oportuno, que uma vez atendidas as

recomendações anotadas na manifestação sob exame, será desnecessário o retomo dos

autos a esta Casa. Nesse contexto, caberá ao próprio' órgão consulente verificar, por

sua Assessoria Jurídico-Legislativa, o cumprimento ou não das recomendações

expendidas nesta Casa, em parecer exclusivamente voltado para tal fim.

À superior consideração.

Brasilia/DF, 18 de setembro de 2012

~04'7a.vfuJ~Feroa o anetti Stauber r=o!h~nO.:J;~If~~~iHih.m~

roc ador-Chefe . cesso ()~Procu\~ad ia Administrativa J~',{;a:1"< 1

ilvi."lnc~~: 42.915-1

DISTRITO FEDERALPROCURADORIA-GERAL

GABINETE DO PROCURADOR-GERAL

PROCESSO N°:INTERESSADO:ASSUNTO:

054.000.914/2012Policia Militar do Distrito FederalContratação de serviço. Contratação de instituiçãopara a prestação de serviços técnicos especializadospara realização de concursorl'l"r!:m'=--'-:-:A";j,:-:---'

FoH13 nO :l~o::r:1. _

Processo. nofXHMlL~RubnC8 ~'l!l-~

PARECER N° 1,041/2012c APROVO O

PROCAD/PGDF, de autoria da ilustre Procuradora do Distrito Federal

FABíOLA DE MORAES TRAVASSOS, bem como a cota de fi. 183,

subscrita pelo eminente Procurador-Chefe da Procuradoria

Administrativa - PROCAD, FERNANDO ZANETII STAUBER.

Ressalte-se que a autoridade administrativa deverá

zelar pela correta condução do processo administrativo submetido a

exame, sendo de sua inteira responsabilidade a observância ás normas

legais de regência e às recomendações constantes do opinativo.

cConsiderando ainda o teor do pronunciamento desta

Procuradoria, recomenda-se que, após a implementação das

observações apontadas, haja manifestação da respectiva assessoria

jurídica, em despacho no qual deva versar, exclusivamente, sobre o

atendimento, ou não, da manifestação desta Casa, ressalvando-se, em

todo caso, a possibilidade de nova manifestação do órgão central do

Sistema Juridico do Distrito Federal, caso subsista dúvida jurfdica

especifica.

"Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade"

Restituam-se os autos à Policia Militar do Distrito

Federal para conhecimento e adoção das providências cablveis.

Em ,'S" / ,C> /2012.

MARCELO AUGUSTO DA CUNHA CASTELLO BRANCOProcurador-Geral do Distrito Federal

FOlha n'__ IS[---procest:~

RubricaH3 ~ ;

(

2"Brasllia Patrimônio Cultural da Humanidade"