roma e o direito cÓdigo: grddiratce0238 carlos … · história de roma que retrata a história...

1
Graduação – Ementa – ATCE 2017.1 Praia de Botafogo, 190 | 8º andar | Rio de Janeiro | RJ | CEP: 22250-900 | Brasil Tel.: (55 21) 3799-4608 | Fax: (55 21) 3799-5335 | www.fgv.br/direitorio DISCIPLINA: ROMA E O DIREITO CÓDIGO: GRDDIRATCE0238 PROFESSOR: CARLOS GUSTAVO DIREITO CARGA HORÁRIA: 10h EMENTA Direito Romano. Direito Público Romano. Importância do estudo do Direito Romano para a compreensão do sistema jurídico ocidental moderno. Influência de Marco Túlio Cícero na consolidação do sistema político romano ao final da República. Conceito de República e de republicanismo. Origem do pensamento político conservador. Proteção da República através da figura do líder virtuoso. Formação do "bom governante" romano idealizada dentro do conceito aristotélico de virtude. Encontro da filosofia grega com o pragmatismo romano no pensamento ciceroniano. Personagem histórico que simboliza o uso da razão argumentativa sobre o uso da força. História de Roma que retrata a história das Instituições Políticas e da formação do pensamento jurídico ocidental. OBJETIVOS GERAIS A presente disciplina tem como objetivo o estudo da influência do pensamento de Marco Túlio Cícero na construção do sistema jurídico ocidental moderno. Para tanto, analisa-se a história do Direito Romano desde as suas origens lendárias até a queda do Império Romano do Ocidente e o seu prolongamento no Império Bizantino. Adota-se a figura de Cícero como partícipe máxime da formação do pensamento romanista. Estuda-se, então, a vida de Cícero e, por conseguinte, do fim da República romana através de suas duas principais obras (Tratado da República e Tratado das Leis) e dos comentários dos seus críticos e biógrafos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Objetiva-se, enfim, compreender como o pensamento de Cícero incorporou as idéias da filosofia estóica e do academicismo grego e deu origem ao raciocínio jurídico que vigora até os dias atuais. BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA Montesquieu. Considerações sobre as causas da grandeza dos romanos e de sua decadência. Editora Contraponto. Rio de Janeiro, 2002. 198p. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Nicolau. Maquiavel. Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio – Tradução Sérgio Bath. Universidade de Brasília. Brasília.

Upload: doanthuan

Post on 25-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ROMA E O DIREITO CÓDIGO: GRDDIRATCE0238 CARLOS … · História de Roma que retrata a história das Instituições Políticas e da formação do pensamento jurídico ocidental. OBJETIVOS

Graduação – Ementa – ATCE 2017.1

Praia de Botafogo, 190 | 8º andar | Rio de Janeiro | RJ | CEP: 22250-900 | Brasil Tel.: (55 21) 3799-4608 | Fax: (55 21) 3799-5335 | www.fgv.br/direitorio

DISCIPLINA: ROMA E O DIREITO CÓDIGO: GRDDIRATCE0238

PROFESSOR: CARLOS GUSTAVO DIREITO CARGA HORÁRIA: 10h

EMENTA Direito Romano. Direito Público Romano. Importância do estudo do Direito Romano para a compreensão do sistema jurídico ocidental moderno. Influência de Marco Túlio Cícero na consolidação do sistema político romano ao final da República. Conceito de República e de republicanismo. Origem do pensamento político conservador. Proteção da República através da figura do líder virtuoso. Formação do "bom governante" romano idealizada dentro do conceito aristotélico de virtude. Encontro da filosofia grega com o pragmatismo romano no pensamento ciceroniano. Personagem histórico que simboliza o uso da razão argumentativa sobre o uso da força. História de Roma que retrata a história das Instituições Políticas e da formação do pensamento jurídico ocidental. OBJETIVOS GERAIS A presente disciplina tem como objetivo o estudo da influência do pensamento de Marco Túlio Cícero na construção do sistema jurídico ocidental moderno. Para tanto, analisa-se a história do Direito Romano desde as suas origens lendárias até a queda do Império Romano do Ocidente e o seu prolongamento no Império Bizantino. Adota-se a figura de Cícero como partícipe máxime da formação do pensamento romanista. Estuda-se, então, a vida de Cícero e, por conseguinte, do fim da República romana através de suas duas principais obras (Tratado da República e Tratado das Leis) e dos comentários dos seus críticos e biógrafos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Objetiva-se, enfim, compreender como o pensamento de Cícero incorporou as idéias da filosofia estóica e do academicismo grego e deu origem ao raciocínio jurídico que vigora até os dias atuais.

BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA Montesquieu. Considerações sobre as causas da grandeza dos romanos e de sua decadência. Editora Contraponto. Rio de Janeiro, 2002. 198p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Nicolau. Maquiavel. Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio – Tradução Sérgio Bath. Universidade de Brasília. Brasília.