revolução do consumismo

19
A revolução na comunicação

Upload: matheus-brasil

Post on 11-Jun-2015

250 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Revolução do consumismo

A revolução na comunicação

Page 2: Revolução do consumismo

A evolução da comunicação

Page 3: Revolução do consumismo

Na Pré-História, os homens das cavernas, se comunicavam através de gestos, posturas, gritos e grunhidos, depois surgiram as pinturas feitas nas pedras, que transmitiam a mensagem através dos desenhos (pinturas rupestres).

Page 4: Revolução do consumismo

Com a invenção da escrita, a comunicação passou a ser muito mais completa e eficiente, utilizando como meios o papiro (precursor do papel), a pedra, as placas de argila e as cartas.

Page 5: Revolução do consumismo

Depois o homem começou a utilizar o telégrafo, um meio de comunicação que passou por diversas fases e utilizou diferentes materiais antigos, como tochas, tambores, fumo e, finalmente, eletricidade. O telegrafo tratava de um emissor de mensagem que gerava sequências de sinais a serem decodificadas por outro meio de comunicação similar, posicionado em um lugar diferente. (utilizando código Morse).

Page 6: Revolução do consumismo

O poder que as novas tecnologias de comunicação de massa exercem na sociedade incentivam o consumismo em todas as classes econômicas.

Page 7: Revolução do consumismo

Foi no ano de 1447 com a invenção da prensa de impressão pelo alemão  Johann Gutenberg, que foi inaugurada a era da impressão moderna, já que agora seria possível produzir e reproduzir volumes e impressos, como livros e jornais de forma mais rápida. Gutenberg imprimiu várias obras, mas sua obra mais famosa foi a Bíblia 42 linhas, cujo  processo se iniciou em 1450, tendo terminado cinco anos depois, em março de 1455. 

Page 8: Revolução do consumismo

O primeiro “jornal” oficial foi o  Acta Diurna Populi Romani, (“Relatos diários ao povo de Roma”), que surgiu na antiga Roma no governo do imperador Júlio César, cerca de 59 anos a.C. Escrito em grandes placas brancas e expostas em lugares públicos populares, mantinha os cidadãos informados sobre eventos políticos e sociais, sobre guerras, sentenças judiciais, execuções e escândalos no governo. O Post-och Inrikes Tidningar, da Suécia, é o jornal mais antigo do mundo ainda em circulação, tendo sido criado em 1645. A informação é da World Association of Newspaper.A história do jornalismo brasileiro começou em 1808, ano da chegada da corte portuguesa ao Brasil. Nesse ano, circulou pela primeira vez no país, de forma clandestina, o Correio Braziliense, editado em Londres pelo jornalista gaúcho Hipólito José da Costa. 

Page 9: Revolução do consumismo

O rádio foi um meio de comunicação que revolucionou o mundo, que teve sua chegada nos anos 20. Entre os meios de comunicação em massa, pode ser considerado o mais popular e o de maior alcance do público, não só no Brasil mas no mundo,

isso pela capacidade que o homem tem em ouvir a mensagem sonora e falada simultaneamente e não ter de interromper as suas atividades e se dedicar exclusivamente à audição. Segundo dados do Ministério das Comunicações, o Brasil possui

aproximadamente 3.000 emissoras de rádio, sendo que distribuídas aproximadamente em 50% para AM e FM.

Page 10: Revolução do consumismo

Em  1876, Graham Bell foi creditado como sendo o inventor do telefone, através de um aparelho, entre um cômodo e outro, Watson ouviu Bell dizendo: “Sr. Watson, preciso do senhor, venha.” Nascia, assim, o telefone. Desde então foram grandes e impactantes os avanços da telefonia até o que hoje chamamos de telefones celulares. Em 3 de abril de 1973, após 13 anos de pesquisas, o gerente geral da Motorola, Martin Cooper, fez a primeira ligação via telefone celular. O tijolão tinha 1 quilo e media 25 por 7 cm. Dez anos depois, a Motorola passou a vender o aparelho por quase 10 mil reais. Atualmente, o telefone se modificou drasticamente, em comparação com o seu original, se tornando muito popular.

Page 11: Revolução do consumismo

Em 1875, o americano G. R. Carey construiu o primeiro aparelho para transmissão de imagens por ondas eletromagnéticas. Era um dispositivo muito simples, composto de um núcleo de células sensíveis à luz, ligadas por fios a um conjunto de lâmpadas elétricas. No ano de 1920, o escocês John L. Baird empregou os diversos princípios já desenvolvidos para esse tipo de tecnologia e montou um dos primeiros modelos de televisão que se tem notícia., a partir desse fato ela sofreu várias modificações. Atualmente a televisão é considerada o maior meio de comunicação em massa.

Page 12: Revolução do consumismo

Atualmente, a mídia tem uma influência muito grande no consumo de produtos. As propagandas são tão eficientes que quando se vê um produto, a vontade imediata é de tê-lo. Os comercias, de algum modo, dão motivos e incentivos para as pessoas

adquirirem tal produto ou serviço. A mídia em geral tem um papel importante no comportamento de consumo das pessoas e o poder que ela tem de influenciar a massa, muda hábitos de consumo, cria novos públicos, novos ídolos, novos produtos e de um

dia para o outro pode acabar com tudo isso, criando uma situação completamente diferente da situação anterior .

Page 13: Revolução do consumismo

O primeiro computador foi desenvolvido a pedido do exército dos EUA para seu laboratório de pesquisa balística. O0 ENIAC foi o primeiro computador eletrônico no mundo, a máquina contava com um hardware com 70 mil resístores e 18 mil válvulas de vácuo que em funcionamento consumiam vorazmente 200 mil watts de energia. Já seu “sistema operacional” eram cartões perfurados que eram operados por um time de funcionárias do exército – o que de quebra as classifica como as primeiras programadoras que se tem notícia. Sua construção de iniciou em plena guerra, em 1943, e apesar de ser mostrado em 46 só foi ser ligado pela primeira vez em julho de 47.

Page 14: Revolução do consumismo

Com o avanço tecnológico o computador se modificou e se tornou acessível sendo fabricado em vários formatos, a vida do homem mudou, simplificou e tornou-se mais ágil. O computador e a internet transformaram as noções de tempo e espaço e pessoas de todas as idades fazem uso desse meio de comunicação para aprender, difundir os seus conhecimentos, se comunicar e encontrar novas amizades.O computador tornou a comunicação mais rápida e ajudando o homem a ter mais comodidade e flexibilidade para fazer várias coisas ao mesmo tempo. Eles estão instalados em residências, escolas e até as lan houses, febres no País. Um novo mundo se abriu a milhões de brasileiros e bilhões de cidadãos de todas as partes do mundo.

Page 15: Revolução do consumismo

Um smartphone é um telemóvel com funcionalidades variadas executados pelo seu sistema operacional ANDROID, sendo usado principalmente nas conexão com redes de dados para acesso à internet que se tornou um produto de massa. No dia 29 de junho de 2007, quando o iPhone chegou ao mercado, nesse momento, o termo smartphone foi incorporado pela primeira vez ao vocabulário de pelo menos dois milhões de pessoas - contando apenas as que compraram o telefone da Apple num primeiro momento. Nunca o lançamento de um celular causara tanto alvoroço. O efeito iPhone propagou uma corrida inédita de consumidores em busca dos recém-descobertos celulares inteligentes.  No segundo trimestre de 2013, os smartphones superaram em vendas pela primeira vez na história os celulares tradicionais, responderam por 51,8% das vendas de telefones móveis, com 225 milhões de unidades, segundo a consultoria Gartner.

Page 16: Revolução do consumismo

Com avanço da tecnologia, difundiu-se um dos principais meios de comunicação atuais, utilizado globalmente: a  internet. Não necessita de grandes aparelhos e é muito mais portátil, utilizando a rede através de um computador ou dispositivo móvel, é possível conectar-se com pessoas de qualquer lugar do mundo instantaneamente, a qualquer hora.

Page 17: Revolução do consumismo

Em casa, 43% dos internautas brasileiros veem TV enquanto navegam

Entre os brasileiros que usaram internet e viram TV nos últimos sete dias, 43% têm por hábito fazer as duas coisas ao mesmo tempo, segundo uma pesquisa do Ibope.

Desse total, 59% dizem fazer isso todos os dias.Segundo o Ibope, um a cada seis brasileiros navega na internet enquanto vê televisão.

O Ibope também afirma que 29% das pessoas que aderem às duas atividades simultaneamente têm costume de comentar na internet o que está vendo na TV. Novelas são o tópico mais comentado.

A maioria das pessoas que comentam novelas na internet, segundo o Ibope, usa desktops para fazer isso. Quem comenta telejornais, esportes e reality shows usa, em maior parte, celulares e notebooks.

Fonte: Folha Online - 25/06/2012

http://www1.folha.uol.com.br/tec/1110264-em-casa-43-dos-internautas-brasileiros-veem-tv-enquanto-navegam.shtml

Page 18: Revolução do consumismo

Fonte:

http://fundamentosdecomunicacao.blogspot.com.br/2008_10_01_archive.html

http://www.jornalonline.net/2029-a-historia-do-jornal-no-mundo.htm

http://www.nwmidia.com.br/blog_new/em-casa-43-dos-internautas-brasileiros-veem-tv-enquanto-navegam

http://pt.wikipedia.org/wiki/Smartphone

http://www.srhistoria.blogspot.com.br

http://agenteeoflauber.blogspot.com.br/2008/05/mdia-no-cumpre-o-seu-papel-social-ela-s.html

http://tecnoblog.net/56910/eniac-primeiro-computador-do-mundo-completa-65-anos

https://www.google.com.br/search?q=imagens+consumismo

Page 19: Revolução do consumismo

Colégio Pedro IITrabalho de Geografia

Componentes do Grupo:

Caroline da Fonseca – 6Erick Conrado– 10

Gabrielle Costa - 14Larissa Almeida – 17Matheus Brasil – 21Rafael Pessôa - 25