consumismo e felicidade

11

Upload: joemille-leal

Post on 10-Aug-2015

50 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Consumismo e Felicidade
Page 2: Consumismo e Felicidade
Page 3: Consumismo e Felicidade

• O carro do ano, a roupa da estação, o corpo perfeito, o mais novo modelo de ipad, enfim, quem não deseja possuir todos esses quesitos? O poder de consumo, na atualidade, tornou-se referência de felicidade. As pessoas se matam trabalhando cada vez mais buscando novos desejos a serem saciados. Não há tempo para saúde, família, realizações internas, tempo para si, o indivíduo feliz é aquele que consegue comprar cada vez mais. Será que um dia ele estará satisfeito e completo ou o desejo por consumir acarretará num vazio cada vez maior? Será mesmo que a felicidade está apenas no ter e poder consumir coisas? Será que ainda há algo que o dinheiro não possa comprar?

Page 4: Consumismo e Felicidade

• Através de inúmeros meios de comunicação como rádio, televisão, jornais, revistas, outdoors, internet, entre outros, a mídia tem realizado o seu trabalho de convencer as pessoas a consumir. Para isso utiliza-se de algumas artimanhas, como artistas famosos e queridos que incitam o público a comprar os produtos divulgados. O ser humano nasce e cresce vivenciando esse mundo manipulado pela mídia, e acreditando que a felicidade possa ser encontrada quando se adquire determinada marca de roupa, calçado, carro, jóia, celular ou qualquer outro produto. Divulga-se constantemente a idéia da felicidade comprada.

Page 5: Consumismo e Felicidade

• O individuo que nasce nesse ambiente consumista dificilmente aprende valores interiores e subjetivos, como a amizade, o amor ao próximo, o companheirismo, o respeito, a dignidade, a honestidade que o edificam como ser pensante e emotivo. Decorre disso a dificuldade de se preencher o vazio interior, o que é comumente buscado no consumo de bens concretos e superficiais. Não há como afirmar que tais bens são dispensáveis à felicidade, porém estes não estão capacitados a trazer a realização pessoal buscada pelo homem.

Page 6: Consumismo e Felicidade

• A partir das idéias discutidas, podemos concluir que uma das melhores maneiras de garantir a realização pessoal é combatendo o consumismo incitado pela mídia – uma vez que este proporciona uma felicidade maquiada e momentânea que não caracteriza uma realização pessoal plena e sólida – e educando nossas crianças com base em valores como a solidariedade, o amor e o respeito.

Page 7: Consumismo e Felicidade
Page 8: Consumismo e Felicidade
Page 9: Consumismo e Felicidade
Page 10: Consumismo e Felicidade
Page 11: Consumismo e Felicidade

http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=34592http://vestibular.brasilescola.com/banco-de-redacoes/tema-felicidade-sociedade-consumo.htmhttp://www.vestibularfatec.com.br/download/prova_ant/redacao_31_1.pdf