revista santa joana

20
REVISTA DO HOSPITAL SANTA JOANA Edição 41 - 2011 EXAMES MAIS EFICAZES COM O MAGNETOM AVANTO PROJETO VERãO LEVOU SAúDE àS PRAIAS DE PORTO E BOA VIAGEM PESQUISA CONTRA O CâNCER APRESENTA AVANçOS SANTAJOANA NOTÍCIAS E MAIS: PRêMIO BEST .:. CERTIFICAçãO ISO .:. CHECK-UP

Upload: santa-joana

Post on 26-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista Santa Joana

TRANSCRIPT

SANTAJOANANOTÍCIAS 1

REVISTA DO HOSPITAL SANTA JOANA Edição 41 - 2011

ExamEs mais EficazEs com o magnEtom avanto

Projeto Verão leVou saúde às Praias de Porto e Boa Viagem

Pesquisa contra o câncer aPresenta aVanços

SANTAJOANANOTÍCIAS

E mais: Prêmio Best .:. certificação iso .:. check-uP

2 SANTAJOANANOTÍCIAS

Diretora de redaçãoLuciana Lewis

EditoresFernando de AlbuquerqueJuliane Planzo

sumário>

EDiToriALPriorizar a saúde é garantir dias produtivos e qualidade de vida

NoTAsnovidades e serviços realizados no hospital santa joana

PrEmiAÇÃodo dui blam nonsequis dolore magna consenibh eugait

CHECK-uPcheck-up é essencial para a manutenção da saúde

AvANToequipamento permite realização de exames cada vez mais precisos

CArDioPrevenção é o primeiro passo para evitar os males cardíacos

oNCoLogiAnovos avanços para o tratamento do câncer no Brasil

ProjETo vErÃoestande do santa joana levou saúde aos cidadãos nas praias de Porto de galinhas e Boa Viagem

3

4

6

7

8

10

16

expediente

RepórteresFelipe DiasThiago NevesMárcia Lira

ColaboraçãoMaria Cardoso

Editora de artePaula K. Santos

DesignersGabriel Azevedo, Rafaela Sarinho e Isabela Freire

FotografiaFernanda Acioly

Foto da CapaDivulgação

12

SANTAJOANANOTÍCIAS 3

EDitoRiaL

expedienteO ano de 2010 foi repleto de conquistas. O Hospital Santa Joana e o Santa Joana Diag-

nóstico cresceram em qualidade de atendimento e apresentaram plenas inovações aos pacientes e cola-boradores. Oferecemos novas tecnologias e assim mais precisão no diagnóstico como, por exemplo, o Magne-tom Avanto. Ele é o tema da nossa matéria de capa. O equipamento é utilizado para a realização de res-sonância magnética, que possibilita um exame até 90% mais silencioso e imagens de alta resolução uti-lizando apenas metade do tempo que era gasto com outros equipamentos.

Esta edição possui, também, matérias sobre os cuidados mais importantes para evitar doenças cardíacas e que sinais são os principais indicadores de uma cardiopatia. Outro aliado quando o assunto é saúde é o check up. A partir dele é possível detectar doenças no seu estágio embrionário e combatê-las, conseguindo muitas vezes a cura completa ou uma melhor qualidade de vida na convivência com a enfermidade.

O Santa Joana Notícias trata ainda do Prêmio Hospital Best 2010. Realizado em São Paulo, ele seleciona as melhores ins-tituições hospitalares do Brasil.

Aqui você também encontra matérias sobre como conviver com a diabetes; o projeto Toque Sonoro, que trabalha a musi-coterapia com os pacientes da Sala de Recuperação Pós-Anes-tésica; e o curso para gestantes Bebê-a-bá.

Boa leitura!A diretoria do HSJ

PriorizAr A sAúDE é gArANTir DiAs ProDuTivos

e qualidade de vida

Hospital Santa JoanaAv. Joaquim Nabuco, nº 200 - GraçasRecife - PECEP: 52011-000 Diretor PresidenteDr. Francisco Eustácio Fernandes Vieira Diretora MédicaDra. Lígia Arruda | CRM-PE nº 4786

Diretor TécnicoFilipe Lima | CRM-PE nº 10735

Conselho EditorialDr. Francisco Eustácio VieiraDra. Juliana Vieira MaranhãoDra. Fernanda Vieira Castro e SilvaDr. Gustavo TrindadeDr. Carlos BritoDra. Márcia BarbosaDr. Odin BarbosaRosalvo MafraJanaína Farias Tiragem: 6 mil exemplares

4 SANTAJOANANOTÍCIAS

N ovo r E s TAu r A N T EÉ de Turíbio e Zezinho Santos o projeto do novo res-

taurante que será instalado no Hospital Santa Joana. Batizado de Casarão Restaurante Lounge Cyber Café, o espaço funcionará em uma área de 300 m², atenden-do, também, ao público externo e vai oferecer serviços à la carte e self-service.

notas

C L í N i C A sEm funcionamento na Rua Correia de Araújo, anexa ao complexo do

Hospital Santa Joana, no bairro do Derby, estão localizada as Clínicas Especializadas. No espaço funcionam consultórios multidisciplinares para atendimento nas áreas de uropediatria, urologia para adulto, uroginecologia e ortopedia - com atendimentos nas áreas de coluna, quadril, ombro, joelho, mão entre outras especialidades na área. Além dos serviços médicos especializados, o espaço conta com ambientação moderna, cyber café e internet wi-fi.

Ag E N DA m E N ToDe olho na comodidade do pacien-

te, o Hospital Santa Joana disponibiliza serviço de agendamento de exames pela internet. A partir de seu reque-rimento via web, o Santa Joana Diag-nóstico avalia datas, horários e tipo de exame e depois entra em contato para a marcação definitiva. Acesse pelo en-dereço: www.santajoana.com.br/san-ta_joana_diagnostico/solicitar_agenda-mento.php

Cu i DA D os E s P E C i A i sO Santa Joana oferece uma Unidade de Cuida-

dos Especiais destinada a pacientes em estado grave e que precisam de tratamento intensivo ou semi-intensivo, mas que mantém a comuni-cação com os familiares preservada. Na Unida-de de Cuidados Especiais, o paciente pode ter acompanhante e, sob orientação médica, pode também receber visitas. Com esse serviço, o tempo de permanência nas Unidades de Trata-maneto Intensivo (UTI) pode ser diminuído para que o paciente retorne logo ao convívio familiar.

Fern

anda

Aci

oly

Stoc

k.Ch

ng

Repr

oduç

ão

SANTAJOANANOTÍCIAS 5

notas Co

nv

ênio

sEs

sas

info

rmaç

ões

pode

m s

ofre

r alte

raçõ

es c

om a

in

clus

ão o

u ex

clus

ão d

e al

guns

con

vêni

os. E

m c

aso

de d

úvid

as o

u in

form

açõe

s, co

nsul

te n

ossa

Cen

tral d

e At

endi

men

to à

pla

nos

de s

aúde

pel

o te

lefo

ne 3

216-

6666

, no

ram

al 1

45.

ALLIANZ SAÚDE

ALLIANZ WORLDWIDE CARE

AMBEP-PER

AMEPE/CAMPE

AMIL E AMIL PLANOS

BANCO CENTRAL

BRADESCO

BRASIL ASSISTÊNCIA (137)

CAMED

CARE PLUS

CASSI

CONSULADO AMERICANO

CORIS BRASIL

CORREIOS SAÚDE

EMBRATEL

EURO-CENTER

EUROP/WORLDWIDE

FACHESF

FASSINCRA

FIO-PREV

FISCO SAÚDE

FUNCEF

GAMA

GE BRASIL

GESA

GLOBAL MEDICAL

MANAGEM.

GOLDEN CROSS

IDEAL SAÚDE

IHI DANMARK A/S

INFRAERO

INTER MUTUELLES

ASSISTANCE

INTER PARTNER

IRH - IPSEP

MEDIAL

MEDISERVICE

MONDIAL ASSISTANCE

NORCLÍNICAS

INTERMÉDICA

NOTRE DAME

OMINT/SKILL

PETROBRÁS

DISTRIBUIDORA

PETROBRÁS PETRÓLEO

PLAN ASSISTE - MT

PLAN ASSISTE - PM

PLAN ASSISTE - PR

REAL SAÚDE

SUL AMÉRICA

SEVEN CORNES

UNAFISCO

UNIBANCO

UNIMED RECIFE

VANBREDA

WÄRTSILÄ BRASIL LTDA

Cu r A AT r Av é s DA m ú s i C A O poder da música, clássica e instrumental, utilizado em prol do bem estar e da cura de quem acaba de pas-sar por um procedimento cirúrgico. Assim se define a atuação da musicoterapia no setor hospitalar, adotada pela Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA) do Hospital Santa Joana (HSJ). A terapia, intitulada o Toque Sonoro, é pioneira na rede privada do Estado e teve à frente do projeto uma das enfermeiras do setor, Mi-chele Arruda. O projeto é fruto de uma pesquisa feita com mais de 40 referências bibliográficas e baseado em depoimentos dos pacientes que foram submetidos ao tratamento. Na prática, são 24h de música, sem intervalo, para os pacientes que chegam de cirurgias e, também, para outros que ainda vão. No repertório, a coleção de músicas instrumentais de Nando Cordel, artista pernambucano que abraçou o projeto, e clássicos como Mozart e Beethoven. Com o sucesso, o projeto foi levado ao I Encontro do Conselho de Enfermagem de Pernambuco (Coren), realizado no último dia 22 de outubro. Após fazer exposição, a enfermeira, acom-panhada de outros funcionários do HSJ, foi recebida pela presidente do Coren, Célia Arribas, que solicitou que o Toque Sonoro se tornasse referência para toda a rede privada de Pernambuco. Após consolidar o pro-jeto na SRPA, o objetivo do HSJ é levar a eficiência da musicoterapia para outros setores do hospital, como o da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

P E D i AT r i ANo Hospital Santa Joana, as crianças tem atendimen-

to diferenciado. Dois andares do MedCenter, dentro do complexo hospitalar, estão separados para o aten-dimento clínico e cirúrgico exclusivo às crianças. Com essa unidade, o Santa Joana oferece uma completa in-fraestrutura física e de equipamentos, equipe médica e paramédica especializada no atendimento pediátrico.

Fern

anda

Aci

oly

m AT E r N i DA D EA maternidade do Hospital Santa Joana dispõe de um

espaço reservado para reunir familiares e amigos dos pais que esperam a chegada do bebê. Intitulado Baby Lounge, o local possui monitores interligados a câmeras instala-das nas salas de parto que transmitem, em tempo real, os primeiros momentos do nascimento. O espaço, além de área social ampla e serviço de garçom, também dispõe de um ambiente privativo. Já o VIP Lounge é o espaço desti-nado aos pais que desejam comemorar com privacidade a chegada da criança. Há, ainda, o Baby Link, em que a mãe poderá interagir com os participantes da comemo-ração através de câmeras instaladas no quarto.

6 SANTAJOANANOTÍCIAS

Odiretor presidente do Hospital Santa Joana, Dr. Eustácio Vieira, recebeu destaque como Diri-

gente Hospitalar do ano em homenagem concedida em caráter nacional pela premiação do Hospital Best 2010. Ele recebeu o prêmio em mãos do vice-presidente da As-sociação Brasileira de Marketing em Saúde (ABMS), Ricar-do Bender, que esteve no hospital em fevereiro.

O Santa Joana também foi premiado pelo segundo ano consecutivo, na categoria regional, como o Hospital do Ano e a Maternidade do Ano. A premiação já acontece há sete anos e é uma das mais importantes do setor hospi-talar no país.

Em 2010, o tema da premiação foi “Design Hospitalar”, com o objetivo de premiar os melhores hospitais, cen-tros de diagnósticos e maternidades, no âmbito nacional e regional.

Uma das razões para participar do Prêmio Hospital Best 2010, oferecido pela ABMS, é a visibilidade e reco-nhecimento oferecido pela premiação. O título confere ao vencedor a indicação de satisfação do mercado onde atua e também se constitui como uma ação de marke-ting estratégico.

O Santa Joana disputou os prêmios com outros centros hospitalares do Estado na área “Business to consumer”, que celebra os destaques da boa saúde voltada para o consumidor. A 8ª edição do prêmio irá abordar o design no ambiente hospitalar e na saúde de modo geral, des-tacando a área como uma nova fronteira para os grandes centros hospitalares.

diretor presidente do hospital santa joana é ELEiTo DirigENTE HosPiTALAr Do ANo

Foto

s: F

erna

nda

Acio

ly

ALém DA PArTiCiPAÇÃo Do EvENTo Em sÃo PAuLo, Dr. EusTáCio viEirA rECEbEu A PrEmiAÇÃo Em sEu gAbiNETE

pREmiação

SANTAJOANANOTÍCIAS 7

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

cHEcK-Up

Operíodo após o carnaval é uma oportunidade que

muitos aproveitam para realizar um check-up médico e confirmar se está tudo “ok” com a saúde. Depois de uma rotina intensa nos dias de Momo com alimentação desregrada e ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, uma visita ao médico para um balan-ço geral ajuda a avaliar o corpo e re-tomar as atividades com disposição e os cuidados necessários.

De acordo com especialistas, os exames preventivos são a melhor maneira para detectar doenças no estágio inicial e assim combatê-las com maior facilidade e precisão. Con-tudo, para uma avaliação séria e se-gura é importante observar algumas recomendações importantes.

“O ideal é que o check-up seja re-alizado anualmente. A periodicidade deve ser encurtada apenas se o pa-ciente tiver alguma patologia asso-ciada”, aconselha o médico do Santa Joana Diagnóstico, Moacir Coutinho. Segundo ele, apesar de não haver idade mínima para se fazer o check--up, aos 40 anos é fase ideal. “A partir dessa idade, o exame deve se tornar

HorA DA

revisãoSE O PERÍODO É DE BALANçO, ENTãO A PREVENçãO TEM DE FALAR MAIS ALTO

Homens

exames laboratoriais: glicemia, uréia, transaminase glutâmico oxa-lacética, transaminase glutâmico Pirúvica, colesterol total, Psa, Pcr;

exames de imagem: usg abdômen to-tal, usg Próstata, raio X do tórax e etc;

consultas: nutrição, oftalmologia, urologia e etc.

prinCipais exames do CheCk-up:

F i qu E P o r D E N T roo check-up é constituído por exa-mes laboratoriais, exames de ima-gem e consultas. com os resulta-dos, o médico tem condições de determinar qual o tipo de conduta para cada caso, podendo indicar, inclusive, mudança dos hábitos de vida do paciente.

uma rotina anual. Além da prevenção de doenças, ajuda na manutenção de hábitos mais saudáveis”, destaca.

Apesar da pouca tradição do brasi-leiro em realizar exames periódicos, as grandes empresas já estão se pre-ocupando com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, promovendo convênios para a realização do che-ck-up. “Temos contratos com mais de 40 empresas. No Santa Joana Diag-nóstico os executivos passam por uma bateria de exames que duram pratica-mente todo o dia”, explica a diretora do Santa Joana Diagnóstico, Fernanda Vieira. Para os interessados, há tam-

bém planos especiais para pessoa físi-ca, nos quais o orçamento é apresen-tado conforme as respostas obtidas em um questionário sobre os hábitos e estilo de vida e a saúde do paciente.

Fernanda Vieira ressalta a impor-tância de uma estrutura adequada e multidisciplinar para a realização dos exames. De acordo com a diretora, o Santa Joana Diagnóstico oferece um serviço de atendimento exclusivo no Nordeste, privilegiando o atendi-mento personalizado dos pacientes com a utilização de equipamentos de alta tecnologia. “Contar com médicos de várias especialidades aumenta o leque de segurança dos pacientes e proporciona uma melhor orientação de seus hábitos”, pontua Coutinho.

Como complemento do serviço, o paciente ainda pode participar de uma entrevista com um orientador clínico para a avaliação dos exames e encaminhamento a um especialista, caso necessário.

Mulheres

exames laboratoriais: glicemia, uréia, transaminase glutâmico oxalacética, transaminase glutâmico Pirúvica, co-lesterol total e tsh;

exames de imagem: usg abdômen total, usg Pélvica transvaginal, ma-mografia, colposcopia;

consultas: nutrição, oftalmologia, gi-necologia, etc.

8 SANTAJOANANOTÍCIAS

capa

DiAgNósTiCo PrECiso

e mais Conforto INVESTIMENTO EM NOVAS TECNOLOGIAS PROPORCIONAM RAPIDEZ NO DIAGNÓSTICO DO PACIENTE

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

SANTAJOANANOTÍCIAS 9

“o mAgNETom AvANTo rEPrEsENTA NossA CoNsTANTE PrEoCuPAÇÃo Com o bEm-EsTAr Do PACiENTE Do sANTA joANA”

capa

Saindo sempre na frente quando o quesito é tec-nologia, o Santa Joana Diagnóstico investe mais

uma vez em equipamentos para realização de exames de ressonância magnética de alta resolução. A tecnologia, im-portada da Alemanha, está em operação desde outubro de 2010 no hospital, que foi o primeiro do Nordeste a adquirir a máquina.

Entre os benefícios trazidos pela Magnetom Avanto está a redução de ruídos (tecnologia Audioconfort), que permi-te ao paciente passar pela experiência do exame de forma mais silenciosa, com uma redução de até 90% em relação ao barulho gerado pelas máquinas mais antigas de mesma potência. Um outro benefício é a diminuição do tempo que o paciente passa na máquina, chegando a se conseguir ima-gens de alta definição em até metade do tempo em relação aos aparelhos mais antigos.

Há ainda a diminuição ou até ausência do uso do con-traste em alguns dos exames, possibilitando que pacientes com doenças crônicas (como Diabetes Mellitus e outras) se submetam a esse tipo de diagnóstico com maior segurança. Um destes exames é a angioressonância arterial sem con-traste, de qualquer região do corpo, incluindo as pernas. Já nos casos em que se pode usar o contraste, este aparelho permite visualizar em tempo real a passagem do contraste nos vasos (Cineangio-RM).

Para o médico radiologista, Paulo Andrade, da equipe de radiologia do Santa Joana, uma das grandes vantagens do

uso desta ressonância é trazer um ganho enorme para esse tipo de paciente. “O contraste utilizado no exame de resso-nância é uma substância que pode ser prejudicial aos doen-tes renais, por exemplo. A Avanto permite que esse tipo de paciente realize exames como a angioressonância e obte-nham diagnóstico preciso, sem o uso do contraste”, explica.

O médico destaca ainda como uma das grandes vanta-gens do uso da nova máquina a altíssima qualidade da ima-gem gerada. “É, sem dúvida, superior às que eram utilizadas anteriormente, possibilitando um exame mais rápido e com maior resolução, para um diagnóstico preciso nas ressonân-cias realizadas, seja qual for a parte do corpo”, acrescenta.

A máquina, que representou um investimento na ordem de mais de R$ 2 milhões, é mais rápida e consegue atender um maior número de pacientes por dia.

VANguArdA - O Santa Joana Diagnóstico está em cons-tante renovação dos equipamentos, buscando sempre me-lhorar o nível de excelência na medicina diagnóstica. “Além da Magnetom Avanto, a unidade conta com mais duas má-quinas de ressonância magnética de alta potência e três tomógrafos, sendo um deles de 64 canais, que possibilita a realização de uma angiotomografia das coronárias ou de qualquer outro vaso com altíssima qualidade”, conta a diretora executiva do Santa Joana, Fernanda Vieira. A nova tomografia gera até 400 imagens por minuto e tem um controle rigoroso para que seja utilizada apenas a radiação mínima necessária para cada paciente. Um comparativo mostra que o Avanto utiliza 66% a menos de radiação que outras tomografias.Também fazem parte do parque tecnológico do Santa Joana Diagnóstico três máquinas de medicina nuclear, sendo uma delas o Spect-ct - que contempla medicina nuclear e tomo-grafia em um só equipamento - e outros aparelhos avança-dos como os de ultrassonografia e angiógrafos.

benefíCios da avanto

dispensa a utilização do contraste nos exames realizados em pacientes crônicos como renais, diabéticos e etc;

diminui os ruídos em mais de 90% durante a realização do exame se comparado às máquinas antigas de ressonância;

reduz o tempo do exame, garantindo imagens de alta defi-nição com menor exposição do paciente à máquina.

10 SANTAJOANANOTÍCIAS

caRDio

Todo ano morrem cerca de 250 mil pessoas no Brasil vítimas de parada cardíaca ou cardiorres-

piratória e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Car-diologia (SBC), o infarto é a principal causa de morte entre os brasileiros. Tais problemas independem de idade, sexo e raça, e podem atingir indivíduos supostamente saudáveis como atletas. As arritmias cardíacas, por exemplo, alteram o ritmo normal do coração e afetam principalmente pes-soas com problemas vasculares como infarto e doenças do músculo cardíaco.

“O infarto representa a falta de oxigenação do múscu-lo cardíaco (miocárdio), por falta de oxigênio e irrigação sanguínea. Quando uma das artérias coronárias se obs-trui, impede o suprimento de sangue e oxigênio ao mús-culo, resultando, assim, no enfarte”, complementa Carlos Antônio. Uma das principais medidas, contudo, está rela-cionada ao atendimento. “É preciso que o atendimento seja extremamente rápido para um diagnóstico preciso e tratamento adequado”, completa.

quANDo o Coração FALA mAis ALToABANDONAR O FUMO E A BEBIDA, ADQUIRIR BONS HÁBITOS ALIMENTARES E ADOTAR UMA ROTINA DE ExERCÍCIOS FÍSICOS AJUDAM A COMBATER DOENçAS CORONÁRIAS

Ala de cardiologia do Santa Joana oferece tratamento completo ao paciente: o Dr. Carlos Antônio lidera a equipe de cardiologia

Foto

s: F

erna

nda

Acio

ly

Div

ulga

ção

SANTAJOANANOTÍCIAS 11

EXAmEs méDiCos Do CorAÇÃo PoDEm sEr rEALizADos Com ToDo AComPANHAmENTo méDiCo NA uNiDADE CoroNAriANA Do HosPiTAL sANTA joANA

caRDio

 A melhor forma de diminuir esse índice é a preven-ção. “As doenças relacionadas ao coração são extrema-mente delicadas. Entre os fatores mais latentes estão o estresse, a alimentação inadequada, a falta de prática de exercícios, entre outros. É importante a utilizar corre-tamente de medicamentos prescrito e realizar consultas periódicas para monitorar a saúde do coração”, comenta o cardiologista Carlos Antônio, do Hospital Santa Joana.

Um novo quadro que se apresenta no âmbito das do-enças coronárias é o aumento do número de mulheres com risco de serem acometidas por um ataque cardíaco. O maior responsável pela obstrução coronariana é o ex-cesso de gordura - colesterol e triglicérides - no sangue. É ela que forma a maior parte das “placas de ateromas”, camadas de gordura depositadas nas paredes arteriais. Essas placas, compostas basicamente de colesterol “ruim”, o LDL, podem “entupir” as coronárias. Porém, o lado “bom” do colesterol, o DHL, protege a pessoa contra os proble-mas coronarianos. Esse processo de entupimento das ar-térias chama-se aterosclerose.

Um dos centros mais avançados de tratamento de do-enças relacionadas ao coração de Pernambuco é a uni-dade de cardiologia do Hospital Santa Joana. Com cerca de 50 profissionais, no local é possível realizar todo tipo de tratamento clíni-co, cirurgia, exames e tratamento de hemodinâmica. “Por dia, temos cerca de dois a três médicos plantonistas e uma equipe plenamente capacitada para o atendimento de qualquer pa-tologia”, complementa Carlos Antônio.

No Santa Joana Diagnóstico, por exemplo é possível realizar todos os ti-pos de exame como os testes ergomé-tricos, cintilografias, angiotomografia das artérias coronárias, angioplastia, cateterismo, ecocardiograma, ecodo-pler, entre outros.

OS SINAIS O infarto, em geral, for-nece sinais claros de que está ocor-rendo. Dores do lado esquerdo do peito, ou ainda mesmo uma sensa-ção súbita de indigestão, . A maioria dos pacientes não sabe distinguir os sinais do infarto dos de outras doen-ças. “O infarto acontece quando uma artéria próxima ao coração é obstruí-

da por placas de gordura. Sem receber nutrientes trazi-dos pelo sangue aquela região do órgão começa, então, a morrer”, comenta o cardiologista Eduardo Paixão, do Hospital Santa Joana.

É esse processo de “estresse do órgão” que acaba cau-sando dores que são irradiadas para outras partes do corpo e é o que explica o desconforto em costas, om-bros, mandíbula e estômago e as náuseas sentidos por quem, em seguida, infarta. O que torna mais difícil saber o que está acontecendo é o fato de essas manifestações ocorrerem mesmo sem os sintomas mais comuns da do-ença - as dores no peito que depois alcançam o pescoço e o braço esquerdo.

12 SANTAJOANANOTÍCIAS

Foto

s: A

rqui

vo pRojEto vERão

Se verão é sinônimo de férias e muito calor, por que não associá-lo à prevenção da saúde? Essa, é a prin-

cipal premissa do projeto Verão com Saúde, do Hospital Santa Joana, que, há seis anos vem realizando ações que englobam campanhas educativas e preventivas e que vão desde blitz, até a realização de concursos culturais. O projeto foi realizado nas praias de Porto de Galinhas e Boa Viagem durante todo o mês de janeiro, se estendendo até a primeira semana de fevereiro.

“Precisamos fazer com que as pessoas estejam de olho na prevenção e no cuidado contínuo com a saúde. Nosso principal

TErmÔmETros em alta REALIZADO ENTRE OS MESES DE JANEIRO E FEVEREIRO, O PROJETO VERãO COM SAÚDE DESENVOLVEU AçõES DE SAÚDE E SUSTENTABILIDADE PARA A PROMOçãO DE BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA NAS PRAIAS DE BOA VIAGEM E PORTO DE GALINHAS

combate é às doenças silenciosas que podem ser detectadas com exames simples”, comenta a biomédica Lívia Albuquer-que. Ela está no Santa Joana há oito anos, metade deles dedi-cados ao Projeto Verão. Ela ressalta, ainda, a forte preocupação ambiental do projeto que comunga da ideia de que “quando exercitamos o corpo é preciso estar atento à consciência am-biental e aos impactos na natureza”, completa ela.

Nos seis anos de realização do projeto foram feitos quase 30 mil exames médicos. “No atendimento fazemos a aferi-ção de pressão, o teste de glicemia, anemia e colesterol. E também damos orientações e falamos sobre a necessidade de ir ao médico periodicamente”, afirma a gerente de en-fermagem do Santa Joana, Fátima Sampaio. Para a diretora do hospital, Dra. Juliana Vieira Maranhão, o projeto tem se consolidado a cada ano. “Desde 2006 o Verão com Saúde cresce e desenvolve ações de prestação de serviço para a sociedade. Sempre com foco na prevenção, no bem estar e no cuidado com as pessoas”, reforça.

CoNsCiÊNCiA AmbiENTAL Foi umA DAs PriNCiPAis PrEoCuPAÇÕEs

biCiCLETAs ECoLógiCAs rECArrEgArAm bATEriAs DE CELuLAr

SANTAJOANANOTÍCIAS 13

pRojEto vERão

Nas praias foram montadas uma estrutura de estande, em que os testes foram realizados. No espaço houve, ainda, distri-buição de folhetos educativos com informações sobre hiper-tensão e diabetes, além de dicas sobre saúde. “O Verão com Saúde, compreende uma série de ações de sucesso para além do atrativo dos cuidados necessários com a estação. Saúde, bem estar e responsabilidade socioambiental”, finaliza Lívia.

Além das indicações, prescrições e exames médicos, os par-ticipantes puderam participar de caminhadas que visam a prá-tica do exercício e o cuidado com o meio ambiente através da coleta de lixo da praia; pedalar em bicicletas ecológicas que re-carregam baterias de celular; estar em aulas de Tai Chi Chuan; e oficina para criação de pipas com materiais reciclados.

Entre as instituições parceiras estiveram a Chesf, Bradesco, prefeituras do Recife e de Ipojuca, a Aquarius Fresh, IHENE, labo-ratório Paulo Loureiro, Água Mineral Serra Branca e Empetur.

A Ç Õ E s N os E s TA N D E sforam desenvolvidas uma série de ações nos estandes de Porto de galinhas e Boa Viagem.

portal da saúdefoi instalado um totem interativo com orientações so-bre cuidados preventivos e dicas de saúde.

fraudárioaqui mães e filhos puderam ser atendidos e tiveram à sua disposição fraldas e pomadas para troca dos be-bês.

espaço sustentabilidadeuma área para conscientização socioambiental com coleta seletiva de lixo através dos coletores do projeto mãos conscientes, do hospital santa joana, que teve, também, área para exposição de esculturas com mate-rial reciclado.

Estande que foi montado na praia de Boa Viagem atraiu cidadãos preocupados com a saúde

E m N ú m E ros 2.058 pessoas atendidas no recife e em Porto 7.732 exames realizados ( aferição de pressão, tes-

tes de glicemia, anemia e colesterol) 250 pessoas em aula de tai chi chuan 300 participantes de caminhada 75 crianças participantes da oficina de pipas 200 colaboladores voluntários envolvidos

14 SANTAJOANANOTÍCIAS

pRojEto vERão

Aula de tai chi chuan atraiu jovens e idosos aos estandes do Projeto Verão

A Ç Õ E s s o C i oA m b i E N TA i s E E s P o rT i vA s

atividades que trazem benefícios diretos à saúde e ao meio ambiente serão realizadas com os participantes:

basquete eco beachforam instaladas tabelas de basquete educativas como cestos de reciclagem de lixo para que os usuários pudessem fazer exercícios e, ao mesmo tempo, lembrar a importância de separar o lixo.

boliche ecológicoos visitantes puderam se exercitar jogando um boliche que tem os pinos e a bola feitos com garrafas pet e também trazem mensagens educativas.

eco-bike - pedale e recarreguetrês bicicletas ecológicas estiveram disponíveis aos visitantes com dispositivo que acionou o carregamento de baterias de celular. a ideia foi incentivar as pessoas a carregarem o seu próprio celular sem utilizar a energia elétrica. a tecnologia é a mesma usada no

festival sWu, que aconteceu em são Paulo, e esteve presente pela primeira vez em um evento no nordeste.

Caminhada ecológicacom saída dos estandes de Boa Viagem e Porto de galinhas, a caminhada do Verão com saúde teve o acompanhamento de profissionais de educação física que, após alongamento, fizeram a caminhada pela areia da praia e, em paralelo, atuaram na coleta de lixo como forma simbólica de apresentar o cuidado com o meio ambiente.

tai Chi Chuantanto em Boa Viagem como em Porto de galinhas um instrutor ministrar aulas com o intuito de mostrar os benefícios da atividade para o equilíbrio do corpo em harmonia com o meio ambiente.

empine a pipaas crianças puderam participar de oficinas para confecção de pipas com mensagens ecológicas.

Fern

anda

Aci

oly

pRojEto vERão

SANTAJOANANOTÍCIAS 15

gALEriA

PArTiCiPAÇÃo

CoLAborAÇÃo

APoio

Caminhada ecológica educa banhistas

Crianças participaram de oficinas de pipa no estandeCaminhada em Porto com mutirão de voluntários

Equipe de enfermagem esteve a frente do atendimento

Um dos espaços do estande construído em Porto

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

16 SANTAJOANANOTÍCIAS

oncoLogia

Ainda visto com certo preconceito pela população em geral, o cân-

cer vem ganhando notoriedade com os avanços na medicina que, hoje, permite, em muitos casos, alcançar a cura e uma melhor qualidade de vida ao portador da doença. Através de um exame clínico cuidadoso, ou mesmo com a realização de exames complementares simples é possível diagnosticar, em fase inicial, os tumores. Além da melhoria das técnicas cirúrgicas, inúmeras drogas foram de-senvolvidas para o tratamento medica-mentoso, com menos efeitos colaterais. Algumas podem até mesmo ser admi-nistradas por via oral.

Responsável pelo diagnóstico e tra-tamento dos diversos tipos de câncer, a Oncologia se tornou uma das áreas da medicina de maior destaque na abor-dagem destas doenças que apresentam alta prevalência.

AvANÇos NA onCologiaO DIAGNÓSTICO PRECOCE É UMA DAS ARMAS PARA O SUCESSO DO TRATAMENTO CONTRA O CâNCER

Estudo realizado pelo Instituto Na-cional do Câncer (Inca) registrou que até o final de 2010 houveram 480 mil novos casos da doença. As maiores incidências foram registradas – à exceção do câncer de pelo, do tipo não melanoma (114 mil no-vos casos – os de próstata próstata (52 mil novos casos), pulmão (28 mil novos casos); mama (49 mil novos casos) e do colo do útero (18 mil novos casos) nas mulheres.

A palavra de ordem para os oncolo-gistas é a prevenção, pois o diagnóstico precoce impacta diretamente sobre o re-sultado do tratamento, quanto mais cedo, melhores serão os resultados alcançados. Para isso é necessário realizar consulta médica e exames regulares. “Além dos exames gerais, o médico solicitará os cha-mados exames de rastreamento (scree-ning) que são realizados em pessoas sem sintomas, para detectar precocemente doenças prevalentes em um determinado grupo de pessoas ou faixa etária. A ma-mografia para detectar câncer de mama, a colposcopia para o câncer de colo uterino, a colonoscopia para câncer do intestino e exames de sangue e ultrassonografia para a próstata são alguns exemplos”, diz Dr. Evyo Abreu e Lima, especialista em onco-logia do Hospital Santa Joana.

Na unidade de Oncologia do Hospital Santa Joana é possível realizar ampla bateria de exames para identificar o câncer

o oNCoLogisTA Evyo AbrEu E LimA

Arqu

ivo

Fern

anda

Aci

oly

SANTAJOANANOTÍCIAS 17

oncoLogia

Mama Diagnóstico Geralmente, o primei-ro sinal do câncer de mama é um pequeno nódulo no seio, quase sempre indolor, ou pode ser detec-tado apenas quando da realização de exames de rotina (mamografia e ultrasonografia da mama)

Prevenção Recomenda-se que as mulheres prestem atenção ao apa-recimento de nódulo ou qualquer alteração no aspecto da mama, auréola ou mamilo. Realização do autoexame periodicamente e, para mulheres a partir dos 35 anos de idade, mamografia anual.

Tratamento O tratamento apropria-do varia de acordo com o tipo de tumor e o estágio da doença. Os principais são a cirurgia para reti-rada do tumor, a quimioterapia, a radioterapia e a hormonioterapia, que impede o crescimento das cé-lulas malignas.

Pele Diagnóstico Mais comum em pes-soas acima dos 40 anos de idade, sendo incomum em crianças e negros que não apresentem do-enças cutâneas prévias. Mais fre-quente em pessoas com histórico familiar; pessoas com pele, olhos ou cabelos claros; com baixa imunidade e exposição excessiva ao sol. Os principais sintomas são lesões na pele com crescimento progressivo, feridas que não cica-trizam e mudanças no aspecto de manchas de nascença.

Prevenção Evitar exposição exces-siva ao sol e observar aparecimen-to de manchas anormais na pele.

Tratamento Existem dois tipos de câncer de pele, o não Melanoma,

tipo mais frequente; e o Melano-ma, que representa 4% dos casos de câncer de pele e é o mais grave devido à sua alta possibilidade de metástase. Nos dois casos a cirur-gia é o tratamento mais indicado.

Próstata Diagnóstico Na fase inicial tem evolução silenciosa e não apre-sentam nenhum sintoma, ou quando apresentam, são seme-lhantes ao crescimento benig-no da próstata (dificuldade para urinar e freqüência aumentada durante o dia ou à noite). O diag-nóstico é feito pelo exame clíni-co, testes no sangue (PSA), ultra-sonografia e biópsia.

Prevenção Esse tipo de câncer é raro antes dos 50 anos, mas a incidência exames preventivos, a partir dos 45 anos.

Tratamento O método utilizado é escolhido de acordo com o está-gio, a velocidade de crescimento do tumor, a idade e saúde geral do paciente. Muitas vezes é possível conviver com a doença sem que seja necessário intervenção. As principais opções de tratamento são a quimioterapia, a radiotera-pia, a hormonioterapia, a cirurgia ou a observação vigilante, tam-bém chamada de conduta ou tera-pia expectante.

EstômagoDiagnóstico Cerca de 65% dos pa-cientes são maiores de 50 anos, com pico de incidência em ho-mens a partir dos 70 anos de ida-de. O exame mais eficiente para detectar este tipo de tumor é a endoscopia digestiva alta.

Prevenção É fundamental uma die-ta balanceada composta de vege-tais crus, frutas cítricas e alimen-tos ricos em fibras. Além disso, é importante o combate ao tabagis-mo e a diminuição do consumo de bebidas alcoólicas.

Tratamento Os tratamentos mais frequentes são a cirurgia, a qui-mioterapia e a radioterapia.

Pâncreas Diagnóstico Depois dos 50 anos de idade, aumenta a chance de apa-recimento do câncer de pâncreas, principalmente em homens na fai-xa entre 65 e 80 anos. O diagnós-tico é feito a partir dos sintomas, realização de exames de sangue e principalmente com exames de imagem do pâncreas (Tomogra-fia computadorizada, Ressonância Mag né tica e ultra-sonografia).

Prevenção A prevenção é feita evi-tando o uso do cigarro, o consumo de gorduras e dando preferência a uma dieta rica em frutas, vege-tais, alimentos ricos em fibras e vitamina C.

Tratamento A cirurgia é o único tra-tamento curativo do câncer, mas também são utilizadas a radiote-rapia e a quimioterapia como for-ma de impedir o crescimento das células malignas.

Diferencial O Hospital Santa Jo-ana disponibiliza aos médicos e pacientes, um dos mais avan-çados centro de diagnóstico por imagem, com equipamentos de última geração, possibilitando ao paciente realizar todos os exa-mes em um só lugar, com segu-rança e rapidez.

A Lgu N s T i P os D E C Â N C E r

18 SANTAJOANANOTÍCIAS

oncoLogia

“Uma das vantagens da Unidade de Oncologia é o paciente poder contar com os serviços de suporte do HSJ, como exa-mes laboratoriais, diagnóstico por ima-gem, além de atendimento em várias es-pecialidades”, explica Abreu e Lima.

CAuSASOs fatores que levam ao apareci-

mento de um câncer são diversos, desde a predisposição genética até alterações no sistema imunológico, fatores exter-nos, como o consumo exagerado de ál-cool e cigarro, a exposição à radiação e o uso de produtos químicos.

Atualmente, cerca de dois terços das mortes por câncer são consequência di-reta do tabagismo, sedentarismo e má alimentação. O consumo de tabaco é a causa de morte mais fácil de ser preve-nida. Os tabagistas são dez vezes mais suscetíveis em apresentar câncer de pulmão, quando comparado a pessoas que nunca fumaram.

Outras dicas para evitar os tumores é ter uma alimentação regrada, dando pre-ferência para o consumo de fibras, grãos, frutas e pouca gordura; manter um peso adequado, realizar atividades físicas regu-larmente e evitar a exposição excessiva ao sol. Sendo assim, a dica dos especialistas é seguir hábitos saudáveis na rotina diária e ter atenção a quatro regras básicas: boa alimentação, praticar atividade física, não fumar e manter o check-up em dia.

Confirmado o diagnóstico a etapa seguinte é definir o tratamento

que vai depender do tipo de tumor e, também, estágio da doença. É possível utilizar diferentes tratamentos, isolados ou combinados, que incluem cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunotera-pia e transplante.

O Hospital Santa Joana (HSJ) oferece aos seus pacientes serviços especializa-dos na Unidade de Oncologia, disponibi-lizando tratamento quimioterápico am-bulatorial e assistência médica. A unidade possui estrutura completa para receber pacientes em apartamentos individualiza-dos, com banheiro privativo. Conta, ainda, com dois consultórios médicos, posto de enfermagem e serviço de copa exclusiva. Entretanto, 90% dos pacientes que fazem quimioterapia não precisam de interna-mento. Além dos tratamentos quimioterá-picos, a unidade está preparada também para procedimentos como pulso terapia, ferro terapia e hemotransfusões.

Em paralelo, os pacientes são acom-panhados por uma equipe multidiscipli-nar formada por profissionais de diferen-tes especialidades médicas, de modo a proporcionar uma melhoria mais rápida e eficaz. Para humanizar e potencializar a recuperação dos pacientes, o HSJ dispo-nibiliza serviço de apoio psicológico com visitas diárias, uma maneira de ajudar no fortalecimento emocional e amenizar as dificuldades do tratamento.

Cirurgia modalidade mais an-tiga, pode ser definitiva quando o tumor ainda está na fase inicial e em condições de ser retirado.

quimioterapia utiliza medica-mentos potentes no combate à doen-ça. Visa destruir, controlar ou inibir o crescimento das células doentes. Há atualmente algumas terapias anti-neoplásicas administrada por via oral.

radioterapia utilizado prin-cipalmente para tumores localiza-dos, que não podem ser retirados por completo através de cirurgia. Também é uma alternativa para tu-mores reincidentes após cirurgia.

hormonioterapia tem como objetivo impedir a ação dos hormô-nios responsáveis pelo crescimento das células cancerígenas. Age blo-queando ou suprimindo os efeitos do hormônio sobre o órgão alvo

terapia oral O tratamento antineoplásico oral é uma prefe-rência dos pacientes oncológicos, pela menor necessidade de visitas ao consultório médico e pela pra-ticidade da administração. Em es-tudo, há inúmeros resultados que apontam para um impacto positivo desses tratamentos, independente-mente do estágio e de seu caráter.

ALguNs méToDos DE T r ATA m E N To

Unidade de Oncologia do Santa Joana dispõe de tratamento de quimioterapia, ambulatorial e completa assistência médica

Arqu

ivo

OHospital Santa Joana acaba de receber nova certificação, agora

na norma ISO 9001:2008, após audito-ria da empresa certificadora DQF, que avaliou processos e protocolos de segu-rança e assistência em vigor no hospi-tal. Foram avaliados os setores da Multi Emergência, Unidade Coronária, Emer-gência do Coração e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). O hospital possui o selo de qualidade desde 2001 e foi um dos primeiros hospitais de Per-nambuco a ser certificado.

De acordo com a gerente de Recursos Humanos do hospital, Leila Santaianni, a auditoria analisa também o quadro profis-sional, avaliando pesquisa de clima e as ações do hospital com foco nos colabo-radores, políticas de treinamento, recicla-gem e integração, que familiariza a equi-pe com as normas do hospital. “O hospital vem passando constantemente por uma série de melhorias, revendo processos e estabelecendo mecanismos para otimizar o trabalho, o que traz mais segurança e qualidade em cada ação”, explica.

Hsj rECEbE NovA CertifiCação iso

O hospital passava anualmente pela re-certificação para manter a ISO 9001:2000 e, agora, alcançou a versão mais recente sem que fosse identificada nenhuma não conformidade durante a auditoria.

Segundo a supervisora técnica da Qualidade, Taciana Diniz, antes da audi-toria em si foi realizada uma pré-audi-toria focada na gestão de qualidade fei-ta pelo hospital e nas documentações. “Os auditores, dentro das normas da ISO, avaliam a parte documental para, na visita técnica, fazer contato com os colaboradores e checar a conformidade

dos procedimentos e as boas práticas do hospital”, comenta ela.

O gerente da Multi Emergência, Dr. Gustavo Trindade, lembra que a auditoria buscou saber como é feito o atendimen-to, o acompanhamento do paciente, a análise de risco, o acondicionamento dos medicamentos, a limpeza e o controle de infecção. “A urgência está em fase de mu-dança e melhorias e terá seu espaço físi-co ampliado, com a primeira etapa sendo entregue ainda em 2011”, antecipa.

Para a diretora executiva do hospital, Juliana Vieira Maranhão, desde a sua fundação, o hospital preocupa-se com a qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes. “Esta constante nos fez entrar em um processo de certificação interna-cional com a Joint Commission Interna-tional (JCI), mais renomada certificação na área de saúde. Por isso, desde o início do processo estamos seguindo normas internacionais de assistência à saúde. A validação da ISO para o hospital fortale-ce ainda mais a certeza de que estamos no caminho certo”, conta.

ENTrADA DA muLTi EmErgÊNCiA

Foto

s: A

rqui

voaUDitoRia

AUDITORIA NãO IDENTIFICOU INCONFORMIDADES

Na Multi Emergência os auditores avaliaram o acompanhamento do paciente e a análise de risco e higienização