revista real - abril 2011

60
Reino Unido - Abril 2011 - nº 100 As marcas e marcos nossos de cada dia

Upload: na-real-comunicacao-ltd

Post on 23-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Edição on-line de abril da Real, revista brasileira baseada em Londres

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Real - Abril 2011

Reino Unido - Abril 2011 - nº 100

As marcas e marcos nossos de cada dia

Page 2: Revista Real - Abril 2011
Page 3: Revista Real - Abril 2011

3abril 2011

Índ

ice

10 30 40Reino Unido Flash Turismo

CRBE expõe ideiasno consulado

Carnaval e futebol,paixões nacionais

Na terra da torre pendente

Editorial

Lá se vão mais de oito anos quando a primeira edição da Real chegou às ruas. Foi em novembro de 2002 que a revista começou a circular por aqui.

Não fiz parte dos primeiros cinco de vida da revista, mas após quase quatro anos como editor-chefe da publicação, pude acompanhar a evolução da Real, que se tornou referência num mercado competi-tivo. Não conheço nenhuma comunidade estrangeira no Reino Unido que tenha tantas publicações gratuitas à disposição dos leitores como a brasileira.

Em meio ao vasto número de veículos impressos, cada qual com as suas ca-racterísticas, a Real ocupou espaço de destaque ao oferecer mensalmente ao leitor mais do que um apanhado de notícias e fofocas recortadas aqui e ali. É na produção de matérias locais, com ênfase ao dia-a-dia da comunidade e da vida no Reino Unido, que produzimos uma revista diferente, com informação e serviços ao leitor.

Informação que fomos buscar na reunião promovida pelo Consulado-Geral do Brasil e pelo Conselho de Representantes dos Brasi-leiros no Exterior, no final de março, na sede do consulado em Londres. Encontro de tamanha importância mas que, infelizmen-te, teve adesão baixíssima da comunidade e ausência da mídia brasileira. Somente a Real estava lá. Se você não pôde compa-recer, tem a chance de se informar sobre assuntos que dizem respeito à sua vida e a vida de milhares de brasileiros que vivem no continente europeu (páginas 10 e 11).

Para relaxar, dicas de ótimos programas, alguns gratuitos, nas páginas da coluna “Pra Ver em Londres e Por Aí” e na matéria “Páscoa Divertida”, com sugestões para a garotada curtir essa data especial. O amisto-so do Brasil rendeu matérias nas páginas de Esportes, na editoria Mulher (quando acom-panhamos um grupo de amigas à partida no Emirates) e cliques para a nova seção da revista, Flash, que vai mostrar, em imagens, o que anda acontecendo de interessante na vida cultural e social de nosso povo.

Lá se foram 100 edições. Vamos trabalhar e nos aperfeiçoar para que as próximas 100 sejam melhores. Com a sua ajuda, caro leitor e anunciante, a tarefa será mais fácil e prazerosa.

Muito obrigado.

Régis QuerinoEditor-chefe

Revista Real - nº 100 - Abril 2011 147 Jack Clow Road - London – E15 3ARFone: 020 8534 6183

Editor-chefeRégis [email protected]

Diagramação e FinalizaçãoRaf Comunicação

IlustraçãoEdvaldo Jacinto Correia

Fotógrafo Rafael Bastos (Reino Unido)

Marketing e Comercial Adriana [email protected]@revistareal.com

Mariana Elias [email protected]

RedaçãoBete Kiskissian (Reino Unido)Carine Vargas (Reino Unido)Giovana Zilli (Reino Unido)Maria Oller (Reino Unido)

ColaboradoresAlberto Luiz Schneider (Brasil)Devaldo Gilini Júnior (Brasil)Rogério Fischer (Brasil)

Real na web:www.revistareal.com

DistribuiçãoBR Jet [email protected]

Painel dos leitores 7

Reino Unido 8

Brasil 22

Capa 26

Flash 30

Cultura 34

Personalidades 36

38 Mulher

40 Turismo

46 Motores

50 Esportes

54 Classificados

56 Palavras cruzadas

57 Mônica

58 Endereços

O conteúdo dos anúncios e informes publicitá-rios são de responsabilidade dos anunciantes

Page 4: Revista Real - Abril 2011

4 abril 2011

Page 5: Revista Real - Abril 2011

5abril 2011

Page 6: Revista Real - Abril 2011

6 abril 2011

Page 7: Revista Real - Abril 2011

7abril 2011

Car

tas

No jogo do Brasil, confirmei o quan-to os escoceses odeiam os ingleses. Durante a partida, uma parte da torcida

soltava (meio cantando - naquele estilo de tor-cedor europeu): “Shove the Royal wedding up your a**!!!” Na saída ouvi outro grupo que pulava e cantava ofensas à família inteira do John Terry, jogador da Inglaterra. Me pergunto o que isso teria a ver com o jogo contra o Brasil. Bem, pelo menos, apesar da derrota, eles não ficaram bra-vos com a gente (já estão acostumados a perder faz tanto tempo...)

Carlos Eduardo Victorino Londres

Concordo com a declaração do Pelé em relação ao cronograma para a Copa 2014. Também acho que o Brasil vai nos envergonhar. Claro que ter o

próprio país como sede de um evento da gran-diosidade de uma Copa do Mundo é o máximo. Mas nós temos tantas mazelas, tantos problemas básicos, como fome, violência e corrupção, que chega a ser ridículo pensar em se envolver em um evento que requer tanto gasto, enquanto temos tanto problema a resolver.

Cíntia P. de OliveiraLondres

Pessoal, obrigado pelas dicas na edição de mar-ço, com a programação do Southbank Centre. Atrações de qualidade e de graça, num local es-pecial bem no centrão de Londres. Desde o ano passado, quando fui lá pela primeira vez durante o Festival Brazil, adorei aquele lugar. Abraço.

José Marcelo Cassano Londres

Participe do painel. Mande o seu email [email protected]

Page 8: Revista Real - Abril 2011

8 abril 2011

REINO UNIDOR

eino

Uni

do

Brasileirosvão podersacar FGTSno exterior

Segundo matéria divulgada em março pela Agência Brasil, os brasileiros que moram no exterior poderão sacar o dinheiro deposi-tado nas contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Ser-viço). O Ministério das Relações Exteriores e a Caixa Econômica Federal firmaram um termo aditi-vo a um termo de compromisso que foi adotado em julho de 2010. Segundo a agência, caberá ao governo autorizar as situações que permitirão o saque das contas de FGTS. No Japão, a medida já está em vigor desde agosto de 2010. De acordo com técnicos que trabalharam na elaboração do termo aditivo, depois da liberação, o dinheiro será transferido para conta na própria Caixa ou outra instituição financeira brasileira.

Projeto para os apaixonados por música

A Prefeitura de Londres, em parceria com a Small Green Shoots, realiza no dia 20 de abril, a partir das 10h15, um

Mães promovem o projeto “Brincar em português”

Um grupo de mães brasileiras está organizando aos sábados um curso de português e ati-vidades lúdicas para filhos de brasileiros. O intuito, além da alfabetização lusófona, é o da divulgação da cultura brasileira às gerações futuras, através do

Feira gratuita para interessados em fazer MBA

Londres terá, no dia 16 de abril de 2011, das 14h às 17h, uma feira gratuita para os inte-ressados em fazer um curso de Master Business Administration (MBA). Na ocasião, participarão diversos expositores afiliados à Association of MBAs, que orientarão o público, promoven-do uma visão mais ampla em relação ao que se esperar do curso, bem como das diferentes opções de instuições existen-tes. O Accredited MBA Fair será realizado no Grange City Hotel, Tower Hill, 8-14 Cooper’s Row, EC3N 2BQ, perto da estação de metrô de Tower Hill e de Tower Gateway, da DLR. Mais informa-ções: 020 7863 3700. Inscrições: www.mbaworld.com. Outras in-formações sobre cursos MBA no Reino Unido: www.ukstudentlife.com/Course/MBA.htm

Carnaval del Pueblo será no dia 31 de julho

A 13ª edição do Carnaval del Pueblo foi confirmada para o dia 31 de julho no Brockwell Park, Herne Will, London SE24. A festa acontecerá das 10h às 21h30 e contará com atrações variadas, in-cluindo música de diversas nacio-nalidades, aulas gratuitas de salsa, área especial para crianças e as delícias da culinária latino-ame-ricana. A estação de metrô mais próxima do Brockwell Park é a de Brixton e a de trem, Herne Hill.

ensino de músicas do cancioneiro infantil, cantigas de roda e folclore brasileiro, além de aulas de arte infantil. O projeto “Brincar em português” é aberto a crianças de 2 a 7 anos e acontece aos sába-dos, das 10h30 às 11h30, no Do-wnham Health & Leisure Centre, 7-9 Moorside Road, Bromley, BR1 5EP. Ônibus: 136, 181, 124, 284 e 336. Trem: Grove Park (zona 4 - South East). Mais informações com Laísa pelo 079 4723 3393 ou pelo email [email protected].

seminário gratuito exclusivo para jovens de 16 a 24 anos que sejam apaixonados por música, o Access All Areas. O seminário trará diversas apresentações com o melhor da cena musical londrina e palestras com espe-cialistas ligados à indústria do showbiz (desde profissionais de diversas gravadoras, relações públicas, marqueteiros, jorna-listas...), que darão aos jovens uma visão das muitas oportuni-dades de carreiras artísticas que Londres oferece. O Access All Areas acontece no The Cham-bers, City Hall, The Queen’s Walk, SE1 2AA, perto das estações de metrô de Tower Hill e London Bridge. As inscrições podem ser feitas pela internet: www.smallgreenshoots.co.uk/access_all_areas/

Foto

: Om

ar L

ee

Page 9: Revista Real - Abril 2011

9abril 2011

Page 10: Revista Real - Abril 2011

10 abril 2011

Rei

no U

nid

o

Com baixo quórum,CRBE expõe ideias

Encontro apresenta o novo cônsul-geral em Londres e debate a atuação do Conselho de Representantes dos Brasileiros no Exterior. Evento teve pouca adesão da comunidade e da mídia

O Consulado-Geral do Bra-sil em Londres e o Con-selho de Representantes dos Brasileiros no Exte-

rior - CRBE Europa realizaram no dia 29 de março um encontro para apresentar à comunidade o novo cônsul-geral do Brasil em Londres, Marcos de Vicenzi. O evento tam-bém apresentou relatos sobre a III Conferência Brasileiros no Mundo e apresentou o CRBE através de três dos seus oito conselheiros: os titulares Carlos Mellinger e Laércio da Silva e a suplente Else Vieira. A reunião foi intermediada pelo minis-tro do consulado, Eduardo Roxo, e contou com poucos expectadores, apesar dos temas discutidos serem de interesse geral da comunidade.

“Hoje, o órgão (consulado) tem mais conselhos, mais representa-ção e é possível fazer um trabalho em conjunto, mais próximo da comunidade. Não é mais aquela relação superficial com o público”, garantiu Marcos de Vicenzi, que assumiu o posto em janeiro deste ano. O cônsul-geral apontou como prioridades trabalhar próximo aos conselhos, criando um campo comum através de um esquema regular de reuniões, além da cria-ção de consulados itinerantes em outras cidades do Reino Unido. A

Else Vieira, Carlos Mellinger, o cônsul-geral Marcos de Vicenzi, Joabe Cavalcanti e Laércio da Silva: em pauta, a atuação do CRBE

Cadeiras vazias: participação da comunidade brasileira no encontro em Londresfoi muito baixa

Page 11: Revista Real - Abril 2011

11abril 2011

primeira experiência será em Bristol no dia 10 de abril. A ideia é levar os serviços para os brasileiros que moram em outros locais e, se necessário, trazer pedidos para serem processados em Londres.

Brasileiros no MundoSobre a III Conferência Brasileiros no Mundo,

realizada em dezembro passado no Rio de Janeiro, Carlos Mellinger destacou a criação do Conselho de Cidadania, que deverá ter 12 componentes repre-sentando a comunidade e reportando as principais propostas ao CRBE. A conselheira Else Vieira falou sobre a falta de uma política educacional para o imigrante brasileiro e discorreu sobre propostas que serão encaminhadas, como a capacitação de professores de português e distribuição de material escolar, a possibilidade da realização de exame su-pletivo e a criação de uma cota de bolsas para bra-sileiros residentes na Europa. Como incentivo à arte e à cultura, ela anunciou a realização em Londres do Festival de Cinema e Arte do Imigrante Brasileiro, em setembro.

O reverendo Joabe Cavalcanti, convidado espe-cial da conferência no Rio, criticou o pouco tempo destinado às discussões e a inexperiência de alguns mediadores das mesas, fato corroborado pelos pre-sentes. O conselheiro Laércio da Silva disse que a representatividade no conselho é um marco históri-co, lembrando que no final de 2010 o CRBE Europa elegeu seus secretários e definiu quatro comissões que serão apresentadas na próxima reunião. “Este trabalho comunitário é de vocês e o consulado es-tará bem próximo”, prometeu o cônsul-geral Marcos de Vicenzi.

A baixa frequência de público chamou a atenção, já que somente 12 expectadores participaram da reunião no consulado (a Revista Real foi a única mídia brasileira presente ao evento). Para comparar, a comunidade brasileira na Suíça, bem menor do que a que vive em Londres, por exemplo, marcou presença em duas reuniões promovidas pelo CRBE no país: 72 pessoas foram ao encontro em Zurique, em fevereiro, e 120 em Genebra, em março.

Sobre a baixa mobilização da comunidade em Londres, Ana Beatriz Barbosa de Souza, da Asso-ciação Brasileira de Iniciativas Educacionais (Abrir), apontou que pode haver problema nos dois lados: tanto em fazer o conselho chegar à comunidade, como dos brasileiros levarem seus problemas até o órgão. Ela mostrou preocupação em relação à dificuldade de se acessar a proposta do Conselho de Cidadania a ser formado e disse que falar com todos os públicos será um desafio. Diante dos pe-didos dos poucos presentes, os membros do CRBE prometeram melhorar os canais de comunicação com a comunidade brasileira.

Carine Vargas

Acordo de Previência Social

Devido ao interesse manifestado pela numerosa comunidade brasileira no Reino Unido, o Ministé-rio da Previdência Social considera importante dar início às tratativas para o acordo de Previdência entre Brasil e Reino Unido. O anúncio foi dado pelo Cônsul-Geral Marcos de Vicenzi durante a reunião do dia 29 de março. O consulado vai intensificar os contatos com o governo britânico para uma troca de informações técnicas com a finalidade de cele-brar o acordo entre os dois países. A informação foi enviada para a Embaixada em Londres através da Secretaria de Estado das Relações Exteriores no dia 28 de março.

Como está o Acordo de Previdência Social em outros países:- Acordos assinados: Japão (2010), Bélgica (2009) e Alemanha (2009);- Estágio avançado nas negociações: França;- Negociações praticamente concluídas: Estados Uni-dos e Canadá;- Acordos em vigor: Itália, Espanha, Portugal, Luxem-burgo e Grécia.

(C.V.)

Participe das discussões!

O site www.brasileirosnomundo.mre.gov.br é um canal de informação sobre o que o CRBE está realizando e todas as outras ações do Ministério das Relações Exteriores. Lá estão as atas de reuniões, inclusive os relatos da última Conferência Brasileiros no Mundo, com projetos e propostas de cada mesa de discussão. Os representantes do CRBE Europa salientaram a importância da participação da comu-nidade no processo, já que o órgão funciona como porta-voz dessas pessoas para o encaminhamento de sugestões aos órgãos brasileiros competentes.

Seguem abaixo os contatos dos conselhei-ros que residem em Londres e aguardam receber pareceres, opiniões e sugestões, lembrando que qualquer brasileiro residente no Reino Unido pode participar das reuniões do CRBE no consulado:

Conselheiro Titular Carlos Mellinger:[email protected]

Conselheiro Titular Laércio da Silva:[email protected]

Conselheira Suplente Else Vieira:[email protected]

(C. V.)

Page 12: Revista Real - Abril 2011

12 abril 2011

Rei

no U

nid

o

Com a Inglaterra em clima de expectativa para o casamento

da década, Londres promete ser invadida este mês por bandeiras britânicas e multidões de curiosos e simpa-tizantes, tornando-se o palco central de um momento histórico no Reino Unido. A cerimô-nia de união do prín-cipe William com Kate Middleton acontecerá no dia 29 de abril, na Abadia de Westminster, local de coroação de 38 pessoas e também do casamento tanto da Rainha Elizabeth quanto da rainha-mãe.

O casamento real, que cai numa sexta-feira, foi decretado feriado nacional, o que significa que o feria-dão do Dia do Trabalho será mais longo este ano. Não vai faltar tempo para a diversão e para aproveitar a série de eventos, oficiais ou não, que acontecerão em comemoração ao casamento do segundo membro na ordem de sucessão ao trono britânico (o primeiro é o príncipe Charles, pai de William).

Casório no telãoEmbora a cerimônia em si seja bastante protegida

dos olhos do público, é provável que alguns telões sejam estrategicamente colocados em locais como a Trafalgar Square e o Hyde Park, para que o público possa assistir à cerimônia, ou pelo menos trechos dela, ao vivo.

Para os que preferirem curtir o casamento real em um parque, ao invés de se aglomerar, acotovelando--se na multidão para assistir ao cortejo, está sendo organizado um acampamento em Clapham Com-mon. Um telão vai exibir a cerimônia e os aventurei-ros terão à disposição banheiros, chuveiro quente e saco de dormir.

Há até um espaço vip para os que quiserem acam-par com todo conforto, a Glamping Zone. Uma barra-ca especial para 6 pessoas, com camas de solteiro,

O Reino Unido vai parar no dia 29 de abril para assistir à subida ao altar do príncipe William e Kate Middleton. Ligue-se no programa oficial e nas

festas paralelas que acontecerão na cidade

tapetes, lanternas e ou-tras mordomias custará a bagatela de £2,000.

Quando: De 28 de abril (quinta) a 1º de maio (domingo). Preços regulares por pessoa por 3 noites: £75.00 + £4.95 (taxa de reserva). Metrô: Clapham Common. Re-servas: www.camproya-le.co.uk/book-online/

Cortejo real Milhares de súditos e

curiosos desejosos de acenar boa sorte aos pombinhos reais são esperados no percurso do cortejo do casamen-to. Os mais entusiasma-dos poderão até, quem

sabe, dar uma olhada de relance em Kate Middleton sendo conduzida para a Abadia de Westminster antes do casamento ou nos noivos depois da cerimônia, enquanto se dirigem ao Palácio de Buckingham.

O casamento da década

Plebs have more fun! Festas de rua e mercado

Para os que moram em bairros mais britânicos (menos cosmopolitas), o casamento do príncipe William e Kate Middleton pode ser uma boa desculpa para sair de casa e se unir aos vizinhos em uma das milhares de festas de rua organizadas pelos morado-res para a comemoração do casamento. As festas de rua são uma tradição britânica há cerca de um século e estão normalmente ligadas a eventos reais.

O Southbank Centre traz o Real Street Food Market, com deliciosa comida de mercado de rua, com desta-que para hambúrgueres diferentes com estilo indiano, com chutney (na barraca Bhangra Burger), falafel (Ara-bica Food), churros (Churros Garcia) e licor de elderflo-wer (no St-Germain cocktail bar).

Real Street Food Market. Onde: Southbank Centre Square, Funcionamento: 29 de abril (sexta), das 11h às 20h; 30 de abril (sábado), das 10h às 18h, 1 e 2 de maio (domingo e segunda), das 12h às 18h. Metrô: Waterloo. Entrada gratuita.

Page 13: Revista Real - Abril 2011

13abril 2011

Percurso do Palácio de Buckingham à Abadia de Westminster

Percurso da Abadia de Westminster ao Palácio de Buckingham

Venda de lembranças oficiais do casamento real

Palácio de Buckingham(casa oficial da monarquia britânica)1

Clarence House (residência real do Príncipe Charles,Camila Parker e dos príncipes William e Harry)2

The Mall (rua que leva ao Palácio de Buckingham)3

Parada militar da Guarda Montada Real4

Monumento à participação dasmulheres na II Guerra Mundial5

Downing Street (rua da residênciado primeiro ministro britânico)6

Prédio do ministério de relaçõesexteriores britânico7

Cenotáfio (monumento aosbritânicos mortos em guerras)8

HM Treasury (her Majesty’s Treasury)9

Parlamento e Big Ben10

Abadia de Westminster11

Acompanhe no mapa o percurso do cortejo real

Festas noturnasO casamento também traz boas novas para os

boêmios. Uma delas é a divertida festa temática Right Royal 80s Knees Up, que acontecerá no Club de Fromage, no melhor estilo anos 80, típico da época do casamento dos pais do príncipe William, Charles e princesa Diana. Na noite serão escolhidos dentre o público os mais bem caracterizados dentro do estilo 80’s: o rei e a rainha do Fromage.

Quando: 30 de abril, das 22h30 às 3h30. Local: O2 Academy Islington. Metrô: Angel. Ingressos com-prados com antecedência: £6.50, £8 no dia e £10, depois da meia-noite. Censura: 18 anos.

Outra opção é a Alternative Royal Wedding Recep-tion, que acontece no Southbank Centre, como parte das celebrações do 60º aniversário do Festival of Britain de 1951, com comédia stand-up e cabaré, que premia-rá os vestidos a caráter com descontos em bebidas.

Alternative Royal Wedding Reception Onde: E4 Udderbelly no Southbank Centre (a vaca roxa que fica perto da roda gigante). Quando: 29 de abril, a partir das 19h45. Metrô: Waterloo. Preços: £19.50 + £1.75 (taxa de reserva). Mais informações: www.southbankcentre.co.uk/

Aos que curtem um boteco, uma boa notícia: vários pubs ficarão abertos até a 1 hora da manhã nos dias 29 e 30 de abril.

Maria Oller

Page 14: Revista Real - Abril 2011

14 abril 2011

Rei

no U

nid

oR

eino

Uni

do

1) As madrinhas e damas de honra de Kate Middleton sairão da Clarence House (residência de príncipe Charles e sua esposa, Camilla Parker Bowles) às 10h30.

2) A rainha e os membros da família deixarão o Palácio de Buckingham e se encaminharão à Abadia de Westminster.

3) O príncipe William e seus padrinhos (incluindo seu irmão, o príncipe Harry) sairão do Palácio de St. James.

4) Kate e seu pai sairão do Palácio de Buckingham e vão até a Abadia de Westminster de carro.

5) O casal real trocará votos na Abadia de Westminster. O Arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, celebrará a cerimônia, às 11 horas.

6) Após o casamento, o príncipe e sua noiva voltarão de carruagem para o Palácio de Buckingham. A família real os seguirá (veja detalhes da rota do cortejo no mapa das páginas 12 e 13).

Fachada e Interior da Abadia de Westminster, local onde será realizado o “casamento da década”

Agenda do Casamento Real

7) A rainha Elizabeth II será a anfitriã de uma recepção para o casal no Palácio de Buckingham, às 12h30. As fotos oficiais do casamento serão tiradas durante a cerimônia.

8) Às 13h30, o casal real provavelmente aparecerá na sacada do palácio, de onde acenarão para a multidão.

9) A Força Aérea Real Britânica dará voos rasantes sobre a região do Palácio de Buckingham em comemoração ao casamento.

10) Após a cerimônia, os noivos vão ser homenageados com um jantar privado organizado pelo príncipe Charles, às 18 horas, e vão passar a primeira noite de casados no palácio antes de iniciar a lua de mel. Não foi informado oficialmente o local da lua de mel. Vários locais foram especulados pela mídia britânica nas últimas semanas, como a Ilha de Scylly, em Cornwall, a Ilha de Rab, na Croácia, e até mesmo a Austrália.

Page 15: Revista Real - Abril 2011

15abril 2011

Page 16: Revista Real - Abril 2011

16 abril 2011

PRAVER EM

LONDRESE POR

Rei

no U

nid

oR

eino

Uni

do

Rei

no U

nid

o

Festival of BritainEm comemoração aos 60 anos do primeiro Festival of Britain, que acon-

teceu em várias cidades do país em 1951, em pleno período pós-Segunda Guerra, está sendo produzida a edição 2011. Em Londres, o evento acon-tecerá no mesmo local da primeira, onde hoje é o Southbank Centre, e terá quatro meses de duração. No programa, uma variedade enorme de eventos, finais de semana temáticos, exposições, dança, performances e muito mais.

Aproveitando o verão britânico (dedos cruzados para que haja verão de verdade este ano), várias atividades acontecerão em quatro áreas exter-nas ao complexo do Southbank Centre, inspiradas nos temas do festival original: “People of Britain”, “Land of Britain”, “Sea and Ships” e “Power and Production”. A área “Sea and Ships” incluirá, por exemplo, barracas de praia no Queen’s Walk. Outros pontos altos serão a exposição de ítens re-lacionados a temas rurais na área “Land of Britain”, assim como uma peça artística gigante de madeira, produzida pelo artista plástico Andy Holden, que servirá também como palco para apresentações do festival.Onde: Southbank Centre – Belvedere Road – London SE1 8XX (margem sul do rio Tâmisa, próximo a London Eye). Metrô: Waterloo e Embankment. Quando: de 22 de abril a 4 de setembro. Ingressos: preços variados dependendo da atração. Informações: www.southbankcentre.co.uk

Shakespeare noGlobe Theatre

Estão à venda os ingressos para a temporada 2011 de Shakespeare, que vai de 17 de abril até 2 de outu-bro, em um dos teatros mais famo-sos do mundo, o Globe Theatre. Além das melhores peças do famo-so teatrólogo, serão exibidas peças de outros autores contemporâneos mundiais, bem como representa-ções medievais da Bíblia em estilo medieval, o Globe Mysteries.

Para quem ainda não conhece, o Globe Theatre é uma réplica do original que existia há mais de 500 anos, onde Shakespeare revolucio-nou o teatro. Aliás, o Globe Theatre atual fica a apenas 200 metros de onde se localizava o antigo teatro de Shakespeare. Onde: Globe Theatre – 21 New

Globe Walk, Bankside, London SE1 9DT Metrô: Mansion House, Cannon Street e London Bridge. Preços: £5 a £37.50 (menores de 18 anos têm £3 de desconto em qualquer assento. Descontos

também para grupos). Embora os in-gressos de £5 permitam apenas que se assista ao espetáculo em pé, eles oferecem a melhor visão do palco.Informações e ingressos: www.shakespearesglobe.com/theatre

Foto

: Aus

tin B

rack

enbu

ry

Foto

: Joh

n Tr

ampe

r

Page 17: Revista Real - Abril 2011

17abril 2011

St. George’s Day Concert

Diz a lenda que St. George viveu na Palestina no período do império romano, salvou um vilare-jo do domínio romano e socorreu uma princesa matando um dragão. O santo é o patrono da Inglaterra, um dos símbolos nacionais ingle-ses; que assim como St. Andrew para os escoceses, St. Patrick para os irlandeses e St. David para os galeses, tem o seu dia marcado com uma celebração nacional.

Para comemorar a data, a prefeitura de Londres organiza anualmente o St George’s Day Concert na Trafalgar Square. Os

Festival Ritmos de Londres

A prefeitura de Londres dedicará a semana de 16 a 23 de abril a uma série de eventos que buscam promover a educação musical na capital, incluindo uma competição para a busca de novos talentos, seminários, concertos e shows em celebração ao Dia de São Jorge (St. George), o patrono da Inglaterra.

A competição Rhythm of London Busking Underground’ é parte da Rhythm of London Festival Week e escolherá os mais talentosos jovens mú-sicos de 16 e 25 anos. Os ganhadores se tornarão um dos ‘buskers’ (músi-cos que tocam em espaços públicos) oficiais do metrô durante um ano e se apresentarão no dia 16 de abril em várias estações de metrô de Londres.

De 19 a 21 de abril, das 12h30 às 14h, haverá concertos com jovens músicos no anfiteatro aberto, The Scoop, que fica ao lado da prefeitura.

Concertos The ScoopOnde : ao lado da prefeitura de Londres (City Hall), The Queen’s Walk, SE1 2AA - Metrô: Tower Hill e London Bridge. Evento gratuito. Informações: www.london.gov.uk/rhythm-london/festival-week

Celebração a Shakespeare

A cidade natal de William Shakespeare, Stratford-upon--Avon, será, nos dias 30 de abril e 1º de maio, cenário de uma programação mais do que ec-

lética para comemorar o 447º aniversário de seu personagem mais ilustre. As opções incluem apresentação de teatro de rua e fantoches e até mesmo dança fla-menca, ballet e carnival. Para mais informações, consulte os por-tais: shakespeare.org.uk e www.shakespeare-country.co.uk.

destaques incluem: 12h30 às 15h30 - Apresenta-

ções de músicos jovens de Lon-dres, incluindo os ganhadores do concurso ‘Busking Underground’, do músico Newton Faulkner.

16h às 18h30 - Um show espe-cialmente produzido com músicas populares do teatro, com apre-sentações de alguns dos atores principais de peças do West End e alunos da Royal Academy of Music.Onde: Trafalgar Square – Metrô: Charing Cross e Embankment. Quando: 23 de abril, das 12h30 às 18h30. Evento gratuito. Informações: www.london.gov.uk/stgeorges

Noemie Dulcimetiere, escolhida a melhor

busker de 2010

Page 18: Revista Real - Abril 2011

18 abril 2011

Rei

no U

nid

oR

eino

Uni

do

Dia Internacional do ChoroBar no leste de Londres promove noite musical do estilo

que consagrou Pixinguinha

Londres também é a terra do choro. A eclé-tica capital britânica tem espaço para todos os ritmos e uma prova disso é a realização do International Choro Day, no dia 23 de

abril, no Jamboree. Para marcar a data, em cele-bração ao nascimento de Pixinguinha, três bandas baseadas em Londres, que reúnem músicos bra-sileiros e briânicos, vão se apresentar no aconche-gante bar em Limehouse, no leste da capital.

Capitaneando a noite, o músico Gaio de Lima e o Trio Vendendo Peixe prometem tocar o melhor do estilo musical. Os grupos Vila Verde e Choro Ban-dido também estão na programação, que vai das 19h à meia noite, e contará com apresentações de dança e arte. Comida e bebida brasileiras também estão no cardápio da noite.

Mais detalhes sobre o evento: www.chorolondon.blogspot.com. Onde: Jamboree - Cable Street Studios Courtyard, 566 Cable Street - Limehouse, London E1W 3HBO bar fica a 2 minutos da estação de Limehouse da DLR e a 5 minutos da estação de Shadwell (metrô)Quando: 23 de abril, a partir das 19hIngressos: £3 (antes das 21h) e £5 (após às 21h) Comprar ingressos: www.wegottickets.com/event/114812

Trio Vendendo Peixe

Vila Verde

CINEMA - A modelo Maria Gomez é mais uma brasileira a entrar para o casting do cinema indiano. Seguindo os passos de outras modelos brasileiras que já fazem sucesso nos filmes de Bollywood, como Giselli Monteiro e Bruna Abdallah, Maria Gomez vai participar de seu segundo filme, “Dum Maaro Dum”, com lançamento nos cinemas do Reino Unido

no dia 22 de abril. No enredo de “Dum Maaro Dum”, seis personagens veem sua vida mudar para sempre numa trama envolvendo sexo, drogas e escândalos num dos mais famosos pontos turísticos da Índia, Goa. A produção reúne algumas estrelas do cinema indiano, como Bipasha Basu, Abhishek Bachchan, Prateik Babbar e Rana Daggubati.

Page 19: Revista Real - Abril 2011

19abril 2011

Page 20: Revista Real - Abril 2011

20 abril 2011

Rei

no U

nid

oR

eino

Uni

do

Nome: João Netto (Netto Pio)Idade: 28 anos

Local de origem: Iguape-SP

Por que você resolveu vir morar em Londres? Para expandir conhecimentos musicais.

Há quanto tempo você está aqui? Três anos e meio

Como foi a primeira reação ao chegar? O que você mais estranhou?Foi o impacto com a mistura cultural, cinco continen-tes pisando a mesma calçada.

O que mais gosta e o que não gosta na cidade?Gosto das opções de lazer diversifi-cadas e diárias e não gosto do jeito rude que os fun-cionários públicos tratam as pes-soas (no metrô, ônibus,etc)

Qual o seu lugar predileto em Londres? Hampstead Heath Park.

Fale da sua rotina. Trabalha? Estuda?Sou músico profissional, trabalho dando aulas de violão e fazendo performances musicais pela Europa.

Você já passou por alguma situação difícil, algu-ma “roubada” por aqui?Levei uma multa no ônibus 29... por não tocar o oyster card.. bem no dia do casamento em que eu era padrinho... Resultado:cheguei atrasado!

Como conheceu a Real? Que seção ou assunto você mais gosta na revista?Lendo a revista nos cafés brasileiros.

Tem alguma sugestão ou tema de interesse que gostaria de ler nas páginas da Real?O que os brasileiros acharam da visita do presi-dente dos Estados Unidos, Barack Obama, no Brasil. Com toda aquela ‘’lábia’’... o que será que eles realmente querem?????

Alguma dica para os recém-chegados em Lon-dres? Acho que as pessoas deveriam incentivar e levar de alguma maneira a nossa linda cultura aos amigos de outros países que venham a conhecer.

A experiência está valendo a pena? Definitivamente, é a valorizacao da minha carreira.

O que você mais sente falta do Brasil? A paz e a brisa do mar ... sentar e não pensar em problemas ...

Pretende voltar para o Brasil? Sim, num futuro próximo.

Page 21: Revista Real - Abril 2011

21abril 2011

A Páscoa é celebrada no dia 24 de abril em todo o mundo. Nesta data especial para os cristãos, as diferentes correntes religiosas realizam cultos e missas para celebrar a

ressurreição de Cristo e você certamente vai encon-trar uma programação especial em sua paróquia ou igreja mais próxima. A época também é um momento especial para o universo infantil. Para en-treter as crianças, a Real apresenta um pequeno roteiro com atividades especialmente dedicadas a elas em Londres, com programas como caça aos ovos, oficinas artísti-cas e muita diversão.

Kenwood HouseA caça aos ovos,

atividade em que crian-ças, pais e avós correm e tentam encontrar ovos de Páscoa, será realizada no labirinto de minúsculos caminhos a serem explo-rados entre arbustos e árvores floridas do jardim em Hampstead Heath. Onde: Hampstead Lane, London NW3 7JRQuando: 22 a 25 de abril, das 12h às 15h (020 8348 1286)Transporte: Highgate (metrô)Preços: £1 (trilha dos ovos), entrada gratuita ao Kenwood House e arredores. www.english-heritage.org.uk/daysout/properties/kenwood-house/

London Wetland CentreO London Wetland Centre consiste de uma gran-

de área criada para atrair milhares de aves selvagens do mundo. O local oferece no período de Páscoa , além da tradicional caça aos ovos, a demonstração diária da eclosão de ovos de patos, a apresentação de teatro de fantoches e da história “Chickie Lickie and the Little Red Hen”, além de outras atividades que as crianças poderão tomar parte.

Páscoa divertidaUma programação variada para a garotada

em celebração a essa data especial

Onde: Queen Elizabeth Walk, London SW13 9WTQuando: 9 a 25 de abril, das 9h30 às 18h (020 8409 4400)Transporte: Barnes or Barnes Bridge Rail (trem)Preços: £9.95 (adultos), £5.85 (crianças de 4 a 16),

gratuito (crianças me-nores de 4 anos) www.wwt.org.uk/

Caça aos ovos sobre rodas

No sábado de Pás-coa, o Battersea Park organiza uma caça aos ovos diferente, feita so-bre patins. O percurso a ser percorrido é prote-gido contra carros, não tem subidas ou desci-das, ideal para crianças pequenas. O ponto de encontro é no ‘Peace Pagoda’, dentro do par-que, às 10h. Crianças devem estar acompa-nhadas de adultos.Onde: Albert Bridge Road, London SW11 4NJQuando: 23 de abril, às 10h (020 8871 7530)Transporte: Queensto-wn Road (trem)Entrada franca - www.easypeasyskate.com/

Oficinas artesanais

As oficinas acontecem nos dias 12 e 13 de abril no Fulham Palace. A sessão de duas horas do dia 12 é para crianças de 5 a 12 anos para a preparação de peças artesanais relacionadas à Páscoa, com material fornecido no local. No dia 13, o tema é a primavera. É necessário o agendamento com antecedência por telefone para a participação das oficinas artísticas. Onde: Bishops Avenue, London SW6 6EAQuando: 12 e 13 de abril, das 14h às 16h (020 7736 8140)Transporte: Putney Bridge (metrô)Preço: £7.50 (acesso ao Fulham Palace e arredores gratuito)

Maria Oller

© 2011 Mauricio de Sousa - Todos os Direitos Reservados - www.monica.com.br

Page 22: Revista Real - Abril 2011

22 abril 2011

Bra

sil

BRASIL

Visão do Brasil Obama e o BrasilA

visita do presidente dos Estados Unidos Barack Obama em março, foi, parado-

xalmente, importante e de-simportante. Por um lado, conferiu ao Brasil a impor-tância que o maior país da

América Latina de fato tem, como detentor do maior território, da maior população e da maior economia da região. O país mais rico do mun-do, em crise, já não pode

ignorar o Brasil, emergente. A visita de Obama prestigia um país que soube construir

a mais respeitável democra-cia entre os países Bric (Brasil,

Rússia, Índia e China). Por outro lado, o presidente Obama, após

ter falado ao governo e aos empresários em Bra-

sília, discursou aos “notáveis” no Teatro Municipal do Rio de Janei-ro, onde fez um discurso simpá-tico, destinado a adular o Brasil. No pronunciamento, sobraram lugares comuns e clichês amá-veis, não raro constrangedores ou simplesmente antigos, como “país abençoado por Deus e bonito por natureza” e a menção a Paulo Co-elho. Em certos momentos, a con-descendência de Obama lembrou o mestre elogiando o bom aluno: “O Brasil é um exemplo para os árabes”, disse.

O que Obama queria mesmo era atrair o Brasil às posições norte-americanas em termos de política externa e, principalmente, vender, que é o que a economia americana precisa para voltar a crescer e gerar empregos. É isso o que pode garantir ao presidente a sua reeleição. Lembremos que Obama está sob fogo cerrado da direita americana. Até a modesta lei que prevê auxílio-saúde para os americanos mais pobres (lei que Obama queria muito mais abrangente, mas que a sociedade americana não deixou), corre o ris-co de ser anulada no Congresso, onde os republicanos são maioria na Câmara. Para que Obama saia da defensiva, politicamente falan-do, é necessário fazer a econo-mia crescer. E o Brasil é o quinto maior importador de produtos

made in America.A agenda comercial do

presidente dos Estados Uni-dos é legítima. Assim como foi assertivo e acertado o

discurso da presidente Dilma Roussef, que cobrou – elegante, mas claramente – respostas ameri-canas às barreiras

Page 23: Revista Real - Abril 2011

23abril 2011

Alberto Luiz Schneider

Obama e o Brasilcomerciais aos produtos brasi-leiros. O etanol e a carne bovina, apenas à guisa de exemplo, são impedidos de concorrer no mer-cado americano pelo simples fato de serem hipercompetitivos. O liberalismo americano tem seus limites, e um desses é o interesse nacional. Talvez aí esteja a grande diferença entre os liberais norte--americanos e latino-americanos. No Brasil e na América Latina, os liberais têm uma espécie de fobia em relação ao interesse nacional e são acometidos de inquebrantável americanofília.

Política externaÉ um equívoco imaginar que a

política externa de Dilma seja “do bem” e a de Lula tenha sido “do mal”. À parte o ajuste em relação ao Irã, a postura básica da política externa continua a mesma. Prova disso é que o Brasil não chance-lou politicamente o ataque militar à Líbia, não porque seja simpático ao regime de Gaddafi, mas por-que democracia não se constrói com as bombas das potências ocidentais. A gestão Dilma/Patrio-ta, como a gestão Lula/Amorim, continua ativamente pró América Latina. (Na era Lula, a maior parte do tempo nas relações Brasília – Washington foram excelentes). A primeira viagem de Dilma foi a Buenos Aires e não a Washington. Em política externa símbolos e sinais são todo um compêndio.

MídiaA direita midiática america-

na atacou Obama pela suposta “irrelevância” de sua viagem ao Brasil. No canal Fox, houve gra-cinhas preconceituosas, como a afirmação de que Obama estava de férias no Rio, terra de samba e

carnaval. Eles não entendem que um país que dança pode ser a sétima maior economia do mun-do e um dos maiores parceiros comerciais dos Estados Unidos. A imprensa americana, quando o Obama estava no Brasil, só falava da Líbia. Daqui alguns anos, a Líbia continuará a ser um país pouco importante, ao passo que o Brasil será mais importante que o Reino Unido ou a França, em termos de influência econômica e mesmo política e cultural. Já a direita midiática brasileira, do tipo Veja, deu vazão ao já cos-tumeiro sentimento anti-Lula. Atacaram dias a fio a ausência do ex-presidente no evento que reuniu ex-presidentes – na recep-ção oficial a Obama em Brasília –, FHC inclusive.

Fizeram do ausente o maior presente. Agora o discurso res-sentido sugere que Dilma seria “diferente” (no sentido de melhor) do que Lula. No período eleitoral, dizia-se que Dilma era “diferen-te” de Lula (no sentido de pior). Quando Lula colhia bons indica-dores econômicos, o discurso era dizer que o governo Lula era “igual” ao de FHC. Agora que o governo Dilma parece se conso-lidar e recebe aprovação popular, afirma-se que Dilma é “técnica”, Lula “verborrágico”. Logo, “me-lhor” do que Lula. A democracia precisa de jornalismo a sério e não desse jogo frívolo e vulgar.

Ainda estamos longe de construirmos uma imprensa como a inglesa (não me refiro aos tablóides, claro) que, por mais problemas que tenha, emula a pluralidade social e política do país. Quando haverá entre nós algo remotamente semelhante a uma revista liberal e séria, como

a Economist, e um jornal de centro-esquerda e sério, como o Guardian?Aliás, sobrou ao bri-tânico Financial Times a tarefa de elogiar a visita de Obama ao Brasil, reconhecendo o pequeno esforço da máquina presidencial norte-americana em por a Améri-ca Latina no mapa político de um mundo multipolar.

“Brazilian dream”A família Obama – negra,

sofisticada, liberal e progressista, despojada, informal e simpática, educada nas melhores universida-des dos Estados Unidos – parece mexer com a fantasia brasileira. Em algum país branco do Prata, como a Argentina, a corte brasileira aos Obamas seria vista como mera afetação americanófila, quando na verdade alude às nossas mais fundas esperanças e frustrações, de país miscigenado, onde 50% da população tem a cor da primeira família da América do Norte, um casal que se fez pelo caminho da educação, não da herança, nem do nome, nem da fortuna.

A simpatia pelos Obamas, que subiram pela via do esforço e da educação (a via burguesa, norte--americana, o lado progressista dos Estados Unidos) desperta uma esperança no Brasil de baixo, historicamente oprimido, num país gravemente fraturado pela escravi-dão. Os Obamas fecham o círculo. No plano imagético, Lula quebrou a barreira de classe, Dilma a de gênero e Obama a de “raça”.

Alberto Luiz Schneideré Doutor em História pela Unicamp. Fez

pós-doutorado no Departamento de Portu-guês e Estudos Brasileiros do King’s College London. Atualmente é Professor de História

do Brasil na Universidade Camilo Castelo Branco – Unicastelo (São Paulo-SP).

Page 24: Revista Real - Abril 2011

24 abril 2011

ALTIVE

ZRogério Fischer

Bra

sil

Page 25: Revista Real - Abril 2011

25abril 2011

Independente da preferência ideológica ou da coloração partidária, não houve brasileiro que no dia 28 de março não

rendeu, ainda que silenciosamen-te, homenagem ao ex-vice-presi-dente José Alencar, que morreu em São Paulo, aos 79 anos, 14 deles lutando contra um câncer no abdome que não lhe deu tré-gua: depois de 17 cirurgias e ses-sões de quimioterapia nos mais avançados centros de tratamento no Brasil e nos EUA, o tumor reagia, crescia, avançava, mais e mais. Alencar nunca se entregou. Enfrentou todo esse período com altivez. Nunca escondeu-se. Sem-pre tinha uma palavra de otimis-mo, a cada saída do hospital.

Natural de Muriaé, na divisa pobre com o Rio, tornou-se gran-de industrial. Presidiu a Federa-ção das Indústrias de Minas, to-mou gosto pela política, perdeu a eleição para o governo em 1994, ganhou a corrida para senador em 1998 e, em 2002 e 2006, foi eleito vice-presidente nos dois mandatos de Luiz Inácio da Silva. O homem rico e conservador ajudava o retirante metalúrgico a chegar ao poder.

Exerceu o cargo com firmeza. Tapou buracos nas muitas viagens de Lula ao exterior e chegou a as-sumir o Ministério da Defesa num momento delicado do primeiro mandato. Reconhecidamente leal, vociferava sem dó contra os altos juros – gostassem disso ou não o presidente do Banco Central, o ministro da Economia ou o próprio presidente. Despediu-se da vida com o respeito de todos.

“Não tenho medo da morte”, disse ele, certa vez, após a ené-sima internação. “Tenho medo da desonra.” Não é preciso ter nas-cido em Minas ou ter gostado do governo Lula para admirar Alen-car. Exemplos de altivez servem para todos.

•Resquícios de altivez teve a

Câmara dos Deputados, que indi-cará o nome da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns para o Prêmio Nobel da Paz. Embo-

ra essa indicação devesse ter sido feita ano passado, e só não ocorreu porque a nobre Câmara perdeu o prazo para tal, antes tarde do que nunca. Ainda que de maneira póstuma, Zilda Arns merece esse prêmio.

Catarinense de Forquillhinha, Zilda Arns morreu dia 12 de janeiro de 2010, no Haiti, vítima do terre-moto que devastou o país. Em 75 anos de vida, desenvolveu traba-lhos que marcaram positivamen-te a história do Brasil. Fundou a Pastoral da Criança, organismo de ação social da Conferência Nacio-nal dos Bispos do Brasil. Iniciada no Paraná, a Pastoral salvou milha-res de crianças da desnutrição.

•Altivez talvez não seja a maior

virtude entre a fauna que comanda o Brasil Futebol Clube. O país vive verdadeira ebulição nesta área. Ti-mes nacionais, de repente, decidi-ram repatriar jogadores. Depois do rechonchudo Ronaldo, que brilhou uma temporada e meia no Corin-thians e se aposentou depois de ser eliminado na pré-Libertadores por uma mediana equipe colom-biana, é a vez de Adriano aportar no Parque São Jorge, ele que teve o contrato rompido pela Roma, após alguns meses com muita festa e gol nenhum.

Aproveitando o fraco nível técnico do Campeonato Carioca, Ronaldinho Gaúcho se esbalda no Rio. Tomou conta do Flamen-go, das boates e do Carnaval. O São Paulo promoveu festa cine-matográfica para a volta de Luís Fabiano, que deixou a Espanha contundido.

•Enquanto os mais velhinhos e

estropiados voltam, os talentos de verdade seguem a velha rotina de mirarem a Europa mesmo que mal tenham deixado as fraldas – es-portivamente falando. O Santos faz malabarismos para tentar segurar Neymar e Paulo Henrique Ganso. O São Paulo parece ter aquietado o promissor Lucas. Mas, na mão de empresários, nunca dá pra confiar que teremos esses craques

aqui por muito tempo. Para os em-presários deles, o que interessa é a transação. É aí que rola o grosso da bufunfa. Jogador com contrato longo e estável não rende.

Para receber Luís Fabiano em um Morumbi praticamente lotado, como dificilmente se vê nos jogos do clube, o São Paulo escalou Rogério Ceni, que no dia 27 de março atingiu a histórica marca de 100 gols – como goleiro! E con-tra o Corinthians, cobrando falta, numa vitória que derrubou um incômodo – fazia quatro anos que o Tricolor não ganhava do Timão – e ainda tirou o rival da liderança para transferi-la ao Palmeiras.

•E como encontrar algum indí-

cio de altivez na briga que parte dos grandes clubes deflagrou contra o Clube dos 13, de olho na negociação direta com a TV. O C13, que nasceu na década de 80 para ser, no Brasil, o que as ligas são em quase todos os pa-íses europeus, termina a primeira década do século 21 enfraqueci-do, à míngua, com a dissidência de Flamengo, Corinthians & Cia Ltda. Um imbróglio que apenas empurra, sabe-se lá para quando, a esperada profissionalização do futebol nacional.

E o presidente da Fifa vai aos microfones para dizer que, a três anos da Copa, o Brasil está mais atrasado, em relação às obras, do que estava a África do Sul. Pura politicagem, pelo fato de Ricardo Teixeira, da CBF, não ter dado a Joseph Blatter mais um apoio para mais uma reeleição. Teixeira reagiu. O ministro dos Esportes, Orlando Silva, que encheu as bur-ras de seu PCdoB, em ano eleito-ral, com recursos federais que não saíram do papel, também reagiu. Para eles, está tudo uma maravi-lha – as obras caminham bem e teremos um grande Mundial. Isso porque a principal cidade do país, candidata a sediar a abertura da festa, tem como indicação, para a cerimônia, um estádio que não existe – em Itaquera. Procurar altivez nessa turma aí é procurar agulha em palheiro.

Page 26: Revista Real - Abril 2011

26 abril 2011

Cap

aC

apa

Os números têm um grande significado na vida da humanidade.

Tudo gira em torno de datas, marcas, pesos, registros, idades... Tudo é numerado.

Tudo tem número.

No Brasil temos número de carteira de identidade, de CPF, de carta de motorista...

No Reino Unido temos insurance number, passaporte...

Nos dois países temos números de telefone, de conta bancária, de casa, de apartamento...O filósofo e matemático grego Pitágoras já dizia, mais de 500 anos antes de Cristo, que os números influenciavam a vida das pessoas.

E isso numa época em que os documentos numerados não faziam parte do dia-a-dia da civilização.

A Numerologia está aí para explicar tudo através dos números...

... para quem acredita.

As marcas e marcos nossos de cada dia

Ou não...

... aos que não creem no poder dos números.

Explicações ou crenças à parte, os números exercem um fascínio no ser humano.

O médico francês Michel de Nostredame, o Nostradamus, foi imortalizado pelos seus famosos poemas de quatro versos.

Escritos há 500 anos.

De seu livro, “As Profecias”, saíram dezenas de premonições que ficaram famosas através dos anos...

... e dos séculos.

Muitas dessas profecias foram relacionadas a grandes fatos históricos e datas.

Acreditando ou não em Nostradamus, cada um de nós tem as suas datas...

... os seus números preferidos...

... ou que simbolizam algo importante.

A data do nascimento.

O ano da Copa. Os nove meses à espera do filho.

Page 27: Revista Real - Abril 2011

27abril 2011

As marcas e marcos nossos de cada dia

O ano da Olimpíada.

A festa de 15 anos da sobrinha.

O ano da formatura.

O dia do primeiro beijo.O ano do primeiro emprego.

As bodas de ouro da vovó.

A data de partida de alguém querido.

100Dentro do universo de simbologia dos números, o 100 exerce uma fascinação ainda maior no imaginário humano.

Um século...... 100 anos.

100.

Um marco.

Uma marca.

O mundo moderno é feito de marcos e marcas.

“100 anos de solidão”, clássico do escritor colombiano Gabriel Garcia Marques.

Rogério Ceni, primeiro goleiro na história do futebol a marcar 100 gols, tento assinalado de falta contra o Corinthians, em março.

A avó materna de Madonna, Elsie Mae Fortin, morreu mês passado aos 99, três meses antes de completar 100 anos.

O Corinthians fez 100 anos em 2010. O meu Santos faz 100 ano que vem.

Oscar Niemeyer, gênio da arquitetura, já passou da barreira dos 100: 103 anos...O vestibular foi criado no Brasil em 1911, há 100 anos, por um político chamado Rivadávia da Cunha Corrêa.

A Indy 500, uma das mais tradicionais provas do automobilismo mundial, vai completar 100 anos no dia 30 de maio de 2011.

Há 100 anos, cinco famílias japonesas foram as primeiras do país a comprarem terra no Brasil, em Cerqueira César, interior de São Paulo. O jamaicano Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, brinca com os números, ao fazer 100 metros rasos, a prova de velocidade mais clássica do atletismo, em 9,58 segundos.

Page 28: Revista Real - Abril 2011

28 abril 2011

Cap

aC

apa

Roma organiza anualmente o evento “100 Presepi” (100 Presépios), que na verdade reuniu 200 presépios na edição 2010.

O Canal 100 tem um dos maiores acervos de gols da história do futebol brasileiro.

Gosta de música? Visite o site www.100anosdemusica.com.br.

Ou as 100 mais em 100 anos: www.betobrito.com.br/100anos.

O atacante Adriano, que acertou mês passado a sua volta ao Brasil, assinando com o Corinthias, pesa quase 100 quilos.

Ronaldo Fenômeno, que já parou de jogar, parece que passou dos 100 quilos, pela silhueta que exibiu antes de Brasil x Escócia, no Emirates Stadium, em março, quando foi homenageado.

As revistas Batman, Superman e Liga da Justiça chegaram ao número 100 em março nas bancas do Brasil.

E uma história que começou há mais de oito anos chega este mês ao seu capítulo 100.

Em novembro de 2002 chegava às ruas de Londres o número 1 da Real.

Um marco.

Em abril de 2011 você lê, prezado(a) leitor(a), a Real número 100.

Uma marca.

Cem.100.

Régis Querino

Page 29: Revista Real - Abril 2011

29abril 2011

Page 30: Revista Real - Abril 2011

30 abril 2011

Flas

hFLASH

Foto

: Lud

gero

Cas

tanh

o

Foto

: Lud

gero

Cas

tanh

o

Foto

: Bru

no F

igue

iredo

(ww

w.b

runo

figs.

com

Foto

: Bru

no F

igue

iredo

(ww

w.b

runo

figs.

com

Foto

: Gua

naba

ra

Page 31: Revista Real - Abril 2011

31abril 2011

Longe do Brasil, mas não distante das raízes. Enquanto a folia tomava conta de norte a sul do país em março, do lado de cá do Atlântico, a milha-res de quilômetros de distância, os tamborins e as cuícas roncaram com

eventos em celebração ao Carnaval, em casas noturnas londrinas e também no Brazilian Point, centro comercial brasileiro em Brixton. Os brasileiros,

claro, marcaram presença e mostraram um pouco da famosa ginga verde e amarela. Teve muito gringo que colocou o bloco na avenida também...A Real traz alguns dos momentos de animação do Carnaval na capital

britânica, com destaque para a noite “Roots Brasil: The other side of Bra-zilian Music”, produzida pela Black Beans Production, que acontece todas as terças no Barrio Central (Poland Street 6, Soho, W1F 8S); a participação

de membros da London School of Samba no Guanabara (Parker Street, WC2B 5PW) e a apresentação do grupo “Taste of Brasil” no Brazilian Point

(10 Market Row, Brixton, SW9 8LD). Ó abre alas que eu quero passar...

Foto

: Bru

no F

igue

iredo

(ww

w.b

runo

figs.

com

Foto

: Bru

no F

igue

iredo

(ww

w.b

runo

figs.

com

Foto

: Bru

no F

igue

iredo

(ww

w.b

runo

figs.

com

Foto

: Gua

naba

ra

Page 32: Revista Real - Abril 2011

32 abril 2011

Flas

h

Page 33: Revista Real - Abril 2011

33abril 2011

A passagem da seleção por Londres, no final de março, levou a ginga brasileira para dentro e fora do Emirates Stadium, casa do Arsenal e uma espécie de morada brasileira na Europa (foi o

sexto jogo do Brasil nos últimos 5 anos no estádio). Se em campo os escoceses mostraram de novo que futebol não é a praia deles, com mais uma derrota (a oitava em 10 jogos contra o Brasil), fora dele os brasileiros encontraram um adversário à altura nos quesi-

tos “animação, alegorias e adereços”. Movidos a álcool (e põe álcool nisso!), milhares de Scots mar-

caram presença na festa com seus tradicionais kilts e chapéus, esbanjando simpatia na confraternização com a grande massa brasileira que foi curtir o jogo. Ao final, o som dos tamborins e das cuícas, mais uma vez, prevaleceu diante dos sonoros

acordes das gaitas de fole. Alguns flashs da festa que a Real conferiu fora e dentro do Emirates (veja matérias sobre o jogo da

seleção nas páginas das Editoria Mulher e Esportes). Fotos: Adriana Martins e Régis Querino

Page 34: Revista Real - Abril 2011

34 abril 2011

Cul

tura

Cidade Negra em Londres!Com Toni Garrido de volta ao vocal, banda faz show no dia 15 de maio.

A Real sorteia ingressos

A primavera londrina vai ter um toque de reggae, soul e pop rock em maio, com a apresentação da banda Cidade Negra, no dia 15, no Coro-net Theatre, em Elephant & Castle. O show é

promovido pelo Achei Londres e tem parceria de mídia da Real, que vai sortear ingressos para a noite (inscre-va-se no site www.revistareal.com). Os embalos no sul de Londres vão começar no ritmo do rapper brasileiro radicado no Reino Unido, Aggro Santos.

A volta do Cidade Negra à capital britânica marca o retorno do vocalista Toni Garrido à banda. Garrido, que entrou no Cidade Negra em 1994, em lugar de Ras Bernardo, comandou o vocal do grupo até 2008, quan-do se dedicou a um projeto solo e à carreira de ator. A separação, porém, durou pouco tempo. A sintonia entre os integrantes era tanta que no final do ano passado, Toni Garrido se reencontrou com Lazão (baterista) e Bino Farias (baixo) e a volta do cantor foi sacramentada.

Daí para os ensaios, foi tudo bem rápido. Em dezembro de 2010, a formação Toni, Bino e Lazão co-meçou a ensaiar, a compor e o primeiro single, “Nin-guém Pode Duvidar de Jah”, foi gravado e está em

mixagem no Estúdio Nas Nuvens, do produtor musical Liminha. Outra música já gravada e pronta, “Over The Rainbow”, faz parte da trilha sonora da novela das 7 da Rede Globo, “Morde e Assopra”.

Da Baixada Fluminense para o mundoNa estrada desde 1986, o Cidade Negra surgiu na

Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, se destacando com letras de amor e conflitos sociais em suas canções. O primeiro disco, “Lute Para Viver”, foi lançado em 1991 pela Sony Music, na época ainda CBS. Foi em 1994, com a entrada de Toni Garrido, ex-vocalista da Banda Mel, em lugar de Ras Bernardo, que o grupo estourou. Com hits como “Onde Você Mora”, composto por Nan-do Reis e Marisa Monte, o grupo chegou às paradas de sucesso no Brasil, com uma aposta na mistura de pop rock e soul com reggae. O álbum “Sobre Todas as Forças”, de 1994, caiu nas graças do grande público.

O quarto disco da banda, “O Erê”, de 1996, empla-cou logo o primeiro sucesso nas rádios, “Firmamento”, mas depois ainda vieram “Realidade Virtual”, “SOS Bra-sil”, “Negro é Lindo” e “Free”. O disco vendeu mais de

Lazão, Toni Garrido e Bino Farias: Cidade Negra na área no dia 15 de maio

CULTURA

Page 35: Revista Real - Abril 2011

35abril 2011

750 mil cópias. De lá para cá foram mais quatro álbuns gravados em estúdio e três discos ao vivo, incluindo o Acústico MTV. Atualmente, o Cidade Negra está prepa-rando novas músicas para a gravação do CD/DVD que deve ser realizada até a metade deste ano.

IngressosOs ingressos para o show no Coronet Theatre (28

New Kent Road, London SE1 6TJ), no dia 15 de Maio, às 20 horas, custam £25 (antecipados) e £35 (na por-ta). Pontos de venda: www.acheilondres.com. Vendas on-line: www.ticketweb.co.uk.

Aggro Santos leva a batidado rap ao palco do Coronet

Aggro Santos gravou “Like U Like”, com Kimberley Walsh,do Girls Aloud

Aggro Santos nasceu em São Paulo, mas mudou--se para Londres ainda criança. Aos 21 anos, reúne características da musicalidade brasileira e britânica, com uma curiosa mistura de samba e batidas de música de garagem. Precoce, Santos diz ter se apai-xonado por música aos 8 anos, quando comprou um álbum do Santana. Aprendeu a tocar guitarra sozinho, aos 9 anos, tocou bateria ao vocal de Adele para o BRIT School aos 14, escreveu o seu primeiro rap aos 15 e aos 18 já era uma estrela no Channel U e na MTV Base, apresentando shows por todo o Reino Unido. Vendeu milhares de cópias de seu ‘mixtape’ (compi-lação de canções gravadas de forma alternativa). O seu primeiro álbum está sendo produzido e existe uma grande expectativa em relação ao resultado.

Após ter gravado seu primeiro clipe, o hit foi ime-diatamente para o primeiro lugar na parada do Chan-nel AKA, permanecendo nesta posição por 18 meses em 2008. Aggro já gravou dois mixtapes “Aggro Culture” e “Rhythm N Flow” e o primeiro single do cantor, “Candy”, mixado por Rob Orton (Lady GaGa), é cantado com Kimberly, do Pussycat Dolls. Hoje, Aggro Santos tem mais de 50 mil amigos no MySpace e o seu clipe “Candy” foi acessado mais de 7 milhões de vezes no Youtube. “Não há limites para o que eu possa fazer ou alcançar” profetiza.

Concorra a ingressos para o show do Cidade Negra!

Inscreva-se no site www.revistareal.com

A revista que fala a sua língua

Cidade Negra – Discografia

Álbuns de estúdio1991 - Lute Para Viver1992 - Negro no Poder1994 - Sobre Todas a Forças1996 - O Erê1998 - Quanto Mais Curtido Melhor2000 - Enquanto o Mundo Gira2005 - Perto de Deus 2010 - Que Assim Seja Compilações1999 - Hits & Dubs2008 - Cidade Negra: Perfil Álbuns ao vivo2002 - Acústico MTV2006 - Direto (ao vivo)2007 - Diversão (ao vivo)

Page 36: Revista Real - Abril 2011

36 abril 2011

Per

sona

lidad

esPERSONALIDADES

Preta Gil vai processar deputado por racismo

Uma entrevista do deputado federal Jair Bolsonaro (PP) ao pro-grama CQC levou a cantora Preta Gil a entrar com um processo contra o político. No programa da Rede Bandeirantes, Bolsonaro respondia a uma série de perguntas sobre ditadura e preconceito contra gays e negros. Quando questionado pela cantora sobre como ele agiria caso seu filho se apaixonasse por uma negra, o deputado disse: “Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco porque meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambiente como lamentavelmen-te é o teu.” Pouco depois do pro-grama, Preta Gil escreveu no Twitter: “Advogado acionado, sou uma mulher Negra, forte e irei até o fim.”

Jude Law faturaR$ 500 mil para ir ao Carnaval no Rio

Uma das personalidades gringas que movimentou o Carnaval cario-ca, o ator Jude Law recebeu US$ 300 mil (cerca de R$ 500 mil) para desfilar pelo Camarote Brahma no Carnaval. Segundo a colunista da Folha de São Paulo, Mônica Ber-gamo, além do cachê, ele ganhou a passagem, a hospedagem no Copacabana Palace e teve direito a quatro acompanhantes. Como contrapartida, as fotos do ator pipocaram em jornais do mundo todo. Em várias delas, ele apareceu

Kate Moss arma festa de arromba para o casório

A top model Kate Moss estaria preparando um verdadeiro mini festival de música em seu casa-mento, em julho, ainda sem local definido. Segundo o tablóide The Sun, Moss teria convidado vários astros da música para dar uma can-ja no casório com Jamie Hince. Led Zeppelin, Rolling Stones, The Clash,

Chico Anysio tem alta após 110 dias no hospital

Após 110 dias internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, o comediante Chico Any-sio, 79 anos, teve alta no dia 21 de março. O humorista deu entrada no Samaritano em 2 de dezembro, com falta de ar. Após avaliação inicial, foi detectada obstrução da artéria coronariana, e o paciente foi submetido a uma angioplastia, procedimento para desobstrução de artérias. O humorista teve pneu-monia por duas vezes e outras complicações médicas durante o período em que ficou internado, mas foi tratado com sucesso e se recupera em sua casa, no Rio.

Liz Taylor morreem Los Angeles,aos 79 anos

Morreu no dia 23 de março, em Los Angeles, aos 79 anos, a atriz Elizabeth Taylor. Ela teve quadro de insuficiência cardíaca congestiva, doença que impede o coração de bombear sangue para os outros órgãos. Nascida em 27 de feverei-ro de 1932 em Londres, Elizabeth Rosemond Taylor teve seu primeiro papel no longa “There’s One Born Every Minute”, de 1942. Tornou-se estrela de Hollywood após interpre-tar Velvet Brown em “A Mocidade é Assim Mesmo” (1944), aos 12 anos. Também atuou em “Assim Caminha a Humanidade” (1956), último trabalho do ator James Dean. Ao protagonizar “Cleópatra”, em 1963, tornou-se a primeira atriz a receber um cachê de US$ 1 milhão. Liz venceu dois Oscars por seu trabalho em “Quem tem Medo de Virgina Woolf” (1966) e “Disque Butterfield 8” (1960). Seu último filme foi “These old broads”, de 2001.

Foto

: Jos

é C

ruz/

AB

r

dando um selinho na apresentadora da Rede TV!, Hebe Camargo. O galã inglês aceitou beijar a loira, de acordo com a colunista, depois de ouvir que ela era “a Oprah Winfrey brasileira”, referência à famosa apresentadora norte-americana.

Primal Scream,Kanye West, Duran Duran e Beth Ditto estariam na lista da top model. “Seus amigos estão apelidando a cerimônia de Kate de mini-Glasto devido ao line-up que ela tem em mente. Isso é transfor-mar o casamento em uma festa de fim de semana inteiro”, disse uma fonte ao jornal, citando o Festival de Glastonbury, famoso festival organi-zado anualmente na Inglaterra.

Page 37: Revista Real - Abril 2011

37abril 2011

Page 38: Revista Real - Abril 2011

38 abril 2011

Mulher e futebol:uma combinação perfeita

Mul

her

Como diz Samuel Rosa, vocalista do Skank, “quem não sonhou em ser um jogador de futebol?” Este é realmente um sonho de muitos dos adolescentes brasileiros. Quando peque-

nos, treinam, tentam entrar nas escolinhas de base e vivem jogando peladas até com latinhas de refrige-rante amassadas. Conforme o sonho vai ficando para trás, eles se tornam torcedores ainda mais fanáticos, cobrando com propriedade o bom futebol de cada jogador do seu time.

E as mulheres? É fato que poucas sonham em ser jogadoras de futebol. E o que as leva ao estádio são motivos um pouco mais divertidos do que os dos homens. A Real acompanhou cinco mulheres no últi-mo jogo da seleção em Londres, no dia 27 de março, e traz aos leitores uma mostra do que é assistir a uma partida de futebol sob a ótica feminina.

MULHER

A Real acompanhou um grupo de amigas ao jogo Brasil x Escócia para saber o que leva as mulheres a assistir a uma partida de futebol

Antes da pelejaO encontro é em um pub perto do Emirates Sta-

dium. Ali, elas se reúnem com os amigos e pedem algumas bebidas. Conversam muito e fazem uma integração bem amigável com os torcedores adversá-rios. Os assuntos são diversos, só não se fala sobre a tática do time e a equipe escalada para a partida. Na verdade, de vez em quando sai uma pergunta assim:

“Será que o Pato vai jogar?”, pergunta uma, sem saber que o atacante do Milan já havia sido cortado dias antes da seleção por contusão.

“Não sei, mas o Neymar vai”, retruca outra.No caminho para o estádio, elas tiram fotos entre

elas e com os escoceses, cantam e vivem momentos de pura diversão. Quando perguntadas sobre porque estavam indo ao jogo, Aline Mazzochi, 26 anos, coor-denadora de contas do Yahoo!, responde que é um

Final de jogo: paz e amor e Brasil 2 x 0 no Emirates

Page 39: Revista Real - Abril 2011

39abril 2011

momento para se divertir com as amigas e para torcer pela seleção. “É como uma folia de Carnaval”, acres-centa. Giulia de Césaro, 19 anos, estudante, diz que é pelo orgulho de ser brasileira e poder assistir a um jogo fora de casa. Já a também estudante Jacqueline Glat, 24 anos, foi ao jogo para reencontrar as amigas e considera este um ótimo programa de domingo.

Durante a partidaNos 92 minutos que a bola rolou no campo do

Emirates Stadium, quem mais gritou foram as mulhe-res brasileiras. Elas torceram o tempo todo. Era o grito feminino da camisa amarela canário contra o grito masculino dos kilts escoceses. Poucos foram os elo-gios aos jogadores que consideram bonitos. A torcida feminina gritava mesmo era para impulsionar a amare-linha. Aline foi com certeza a torcedora mais fanática da partida, sem parar de gritar um minuto: “Cruza! Cruza! Cruza! Vai lá, Brasil! Agora, chuta! Brasil!”

As mulheres estavam contentes, pois de modo geral achavam que o Brasil tinha mais posse de bola e mais chances de gol. “O Brasil está atacando bastante, o jogo está praticamente só de um lado. Tô gostando”, comenta a estudante Isabela Boessio, 19 anos.

Obviamente, o intervalo foi o tempo para comprar mais bebidas, comer e tentar usar o charme feminino para levar o copo para as cadeiras. Mas a tentativa não deu certo, a segurança do Arsenal estava rigoro-sa. De fato, os seguranças estavam atentos, vigiando e tentando reorganizar as pessoas nas fileiras ao lados das escadas. Jacqueline comenta que o jogo é muito organizado em Londres, mas mesmo assim é possível se divertir: “ O bom é que as torcidas ficam juntas, não brigam;” Já Bruna Requião, 35 anos, garçonete, recla-ma: “Nada melhor que assistir um jogo de perto com um copinho de cerveja na mão, mas fazer o que?”

Sobre tática de jogo, regras e posições dos jo-gadores, nenhum grande comentário. As mulheres são mais práticas: querem ver gol e o resultado de 2 a 0 para o Brasil foi ótimo. “Não sei se jogaram tão bem, mas sei que o resultado foi bom”, analisa Bruna. Quanto ao técnico, a percepção é direta e objetiva. Segundo Jacqueline, está muito cedo para saber:

Neymar faz o segundo, festa na galera: Brasil, sil, sil...

Após a partida, o International Friendly continuou num pub de Londres

“Não posso dizer se o Mano é bom técnico agora, vamos saber mesmo quando for uma grande compe-tição. Isto foi apenas um amistoso”, decreta.

Quanto ao galã do time, durante a partida, Jacque-line recebia torpedo das amigas que assistiam pela tele-visão dizendo que a seleção escocesa tinha jogadores lindos. Já na seleção canarinho, a escolha foi unânime: o goleiro Júlio César. E o melhor jogador? Giulia diz que Neymar foi a estrela, pois marcou os dois gols. Aline e Jacqueline elogiaram o futebol de Ramires.

Pós-jogoAs meninas disseram que International Friendly,

como é chamada a partida em inglês, se encaixou per-feitamente no espírito do amistoso. Não tem como ne-gar que um ambiente sem brigas e com muita conversa é melhor para o universo feminino. Sendo assim, este foi um jogo perfeito para elas. “Foi uma tarde ótima. Gosto muito de futebol, mas foi bom pelo social, pela alegria e pelos homens. Como é bom ser feliz!”, diz Aline.

E foi depois do jogo que pôde-se perceber o quanto os adversários são amigáveis. Mesmo fiéis

torcedores, os escoceses não perderam o humor com a derrota. Na saída do estádio sambavam, dançavam e pediram para as brasileiras que tirassem fotos com eles. E elas tiraram muitas, uma atrás da outra, duran-te quase uma hora após a partida.

Depois da sessão de fotos e de samba, o destino final foi outro pub na região central de Londres. E lá, com uma banda escocesa tocando, as meninas se divertiam falando da vitória para os adversários e isso só gerava ainda mais empatia e fotos. Agora estavam brasileiras, escoceses e tantas outras nacionalidades cantando e dançando. Não parecia que havia vence-dores e derrotados.

Pode-se dizer que com elas o futebol é realmente um bom programa. Não há briga, nem desordem. E, sob esta ótica, mulher + futebol forma uma boa combinação. Depois de uma tarde acompanhando as mulheres em uma partida de futebol, é possível resumir esta matéria em poucas palavras: Na verdade, “girls just want to have fun”.

Texto e fotos: Carine Vargas

Page 40: Revista Real - Abril 2011

40 abril 2011

Turi

smo

TURISMO

A famosa Torre de Pisa começou a ser construída em 1173

Page 41: Revista Real - Abril 2011

41abril 2011

Um das vantagens de morar em Londres é a distância que nos separa de vários países da Europa. Em questão de duas, três horas de voo (ou até menos do que isso, dependendo

de qual o destino escolhido) é possível aterrissar em outro país e curtir um final de semana em Portugal, na

Um giro pela terra da Torre Pendente

Pisa, simpática cidadezinha italiana, é a terra da famosa torre e ponto de partida para conhecer Florença

Itália, na Espanha, na Croácia... Para ajudar, as com-panhias aéreas de baixo custo oferecem, em promo-ções, passagens por alguns trocados. Se você der sorte e pesquisar com antecedência, por exemplo, no website da Ryanair, pode pagar pelos bilhetes aéreos o mesmo que gastaria numa ida ao cinema.

Fachada do Batistério

Page 42: Revista Real - Abril 2011

42 abril 2011

Turi

smo

A Itália é um dos países que tem voos frequentes da companhia aérea irlandesa, com saídas de Stanstead e Luton, além de várias cidades do Reino Unido e Irlanda. Dentre tan-tos roteiros possíveis em solo italiano, a Real sugere um em especial: Pisa e Florença, na Toscana. A viagem pode até ser feita em dois dias, caso você não tenha muito tempo ou o orçamento esteja apertado. O ideal, eu diria, seriam pelo menos três dias, já que Florença, um verdadeiro museu a céu aberto, merece uma esticada no roteiro. Nesta edição, demos um giro por Pisa.

Terra da torre e deGalileo Galilei

A simpática cidadezinha de 100 mil habitan-tes fica só a duas horas de voo do aeroporto de Stanstead, nos arredores do leste de Londres. Ao chegar, a melhor e mais barata opção até o centro da cidade é pegar um ônibus urbano em frente ao aeroporto. Por €1,50 e uns vinte minu-tos de jornada, você vai até o centro. A estação de trem de Pisa é um bom ponto de partida para uma caminhada em direção à famosa tor-re. E um local estratégico se a sua intenção for partir para Florença horas mais tarde e quiser

Monumento na Scuola Superiore Sant’anna

Campo dos Milagres

Page 43: Revista Real - Abril 2011

43abril 2011

Campo dos Milagres: Batistério,

Duomo e a torre

deixar o excesso de bagagem no guarda-volumes (€3.00 por mala).

Certamente há ônibus que vão até as proximi-dades da torre, mas nada melhor do que caminhar para sentir um pouco da atmosfera da terra natal do físico, astrônomo e matemático Galileo Galilei (1564 – 1642), considerado um dos grandes no-mes da chamada Revolução Científica. Da estação de trem até a Torre de Pisa, o percurso dura cerca de meia hora. No caminho, cafés não vão faltar para se tomar um bom expresso ou um chocolate quente à italiana e se deliciar com alguns dos qui-tutes da terra da bota (foccacia, pizza, bruschetta, torrone...).

No caminho, às margens do rio Arno, que corta a cidade, fica a igreja de Santa Maria della Spi-na. No telhado da igreja, construída entre 1230 e 1323, despontam pináculos góticos, agulhas em miniatura e nichos que abrigam estátuas de apóstolos e santos. Na Piazza dei Cavalieri está o Palazzo dei Cavalieri, sede de uma das mais prestigiadas faculdades da Universidade de Pisa, a Scuola Normale Superiore.

Campo dos MilagresDepois de passar pelas ruínas de um templo ro-

mano no trajeto, avista-se, de longe, a icônica Torre de Pisa, que fica no Campo dei Miracoli (Campo dos Milagres). Ao se aproximar, a sensação é a

Page 44: Revista Real - Abril 2011

44 abril 2011

mesma ao ver pela primeira vez, ao vivo, o Big Ben ou a Torre Eiffel: aquela imagem de cartão postal ali, na sua frente. Confesso que a imaginava mais alta do que a Torre Pendente, como chamam os italianos, realmente é (cerca de 56 metros).

Além de ser uma das obras arquitetônicas mais famosas do mundo, foi na Torre de Pisa que Galileu Galilei realizou os seus famosos experimentos sobre a velocidade da queda dos objetos. A torre come-çou a ser construída em 1173 e antes que o terceiro piso estivesse concluído, começou a se inclinar em virtude do subsolo arenoso. A obra foi concluída apenas em 1350 e projetos de engenharia recentes diminuíram a sua inclinação, tornando-a segura para a visitação pública. Subir na torre custa €15 e você tem uma bela vista da cidade.

A Torre de Pisa foi construída originalmente para ser um campanário do Duomo, que teve a obra iniciada em 1064. A catedral é considerada uma das mais belas obras românicas da Toscana e impres-siona pelos detalhes externos e o seu interior. Ao lado fica o Batistério circular, que começou a ser erguido em 1152, em estilo românico, e foi finalizado um século depois em estilo gótico. O Camposanto (cemitério), um longo edifício retangular com arcadas de mármore, completa o belo conjunto arquitetônico medieval do Campo dei Miracoli.

Apesar de ter sido castigada pelos bombardeios aliados na Segunda Guerra Mundial, Pisa passou

Como chegarA maneira mais barata de viajar até Pisa é pelas

companhias aéreas de baixo custo: Ryanair (www.ryanair.com) ou Easyjet (www.easyjet.com) .

Onde ficarHá muitos sites de busca que oferecem hospeda-

gem em Pisa. Dois, em especial, contam com ótimas opções de hotéis e hostels a preços acessíveis: www.booking.com e www.hostelworld.com. No www.booking.com há a possibilidade de se agendar hotéis sem o pagamento de taxa de reserva ou possibilida-de de cancelamento até um dia antes da viagem. No www.hostelworld.com você paga 10% do total como taxa de reserva.

Centro de Pisa

por um período de reconstrução, restaurou as suas principais atrações e manteve o seu charme. Nada que se compara com a vizinha mais famosa e muito mais bela, Florença. Mas Pisa tem o seu encanto e reserva aos visitantes a tranquilidade das pequenas cidades do interior, onde o tempo passa devagar e prazerosamente.

Texto e fotos: Régis Querino

O roteiro pela Itália segue na edição de maio, através de um passeio por Florença, berço do Renascimento

Page 45: Revista Real - Abril 2011

45abril 2011

Page 46: Revista Real - Abril 2011

46 abril 2011

Turi

smo

Mo

tore

s

Carrões high-techs em alta

Tecnologia é usada pelas grandes montadoraspara conquistar o público contemporâneo que adora uma

novidade, mesmo que passageira

Xsara Picasso MovieEstá cada vez mais na moda incrementar o carro

para atingir um público específico e conquistar aque-las pessoas que gostam de tecnologia embarcada. Agora é a Citroën que está lançando no mercado brasileiro uma nova e exclusiva série especial no seg-mento de minivans. Trata-se do Xsara Picasso Movie, uma nova versão do modelo equipado com DVD player, rodas de liga leve e rádio CD player como itens de série, agregando ainda mais conforto e tecnolo-gia. Sabendo que o Xsara Picasso é um modelo com forte apelo familiar, a Citroën colocou à disposição equipamentos que são valorizados pelas famílias, principalmente por aquelas que têm filhos pequenos. A boa aceitação de mercado do case Xsara Picasso

Avatar, lançado em junho de 2010, motivou a marca a criar mais uma série especial. O maior atrativo, e que dá origem ao nome “Movie”, é o DVD Player de teto Clarion, modelo XCM 9501 CBX, desenvolvido com exclusividade para o Xsara Picasso e oferecido gratuitamente na série especial. O aparelho tem como características a tela de 9,5” em formato Widescreen, dois fones de ouvido sem fio, entradas auxiliares de áudio e vídeo, sistema de áudio independente, splash customizado Citroën e controle remoto. Também são itens de série na versão GLX as rodas de liga leve 15” Melbourne e o rádio CD player integrado no painel com comando na coluna de direção e informações no écran central. Com tantos recursos multimídia, o difícil será querer sair do carro.

MOTORES

Page 47: Revista Real - Abril 2011

47abril 2011

Focus Titanium 2.0 FlexO Ford Focus inicia o ano com o lan-

çamento do Focus Titanium 2.0 Flex, versão topo de linha, com mais equi-pamentos e itens que aprimoram o design externo. Registrando suces-sivos recordes de vendas e com alto índice de recomendação dos clientes, o modelo médio da Ford teve também realinhada a oferta de equipamentos na versão GLX.

O Focus Titanium 2.0 Flex, nova nomenclatura global das versões de luxo da marca, tem acabamento diferenciado e lista ampliada de equipamentos. Ele é disponível nas versões Hatch e Sedan. Externa-mente, traz como novidades os faróis direcionais, que além do visual esportivo, ampliam a luminosidade e tem acendimento automático.

Outro diferencial que cria um efeito de design são as novas rodas de liga leve aro 16, com desenho moder-no e elegante. Há também detalhes exclusivos como a moldura da grade dianteira e a régua do porta-malas cromadas que, junto com o logotipo Titanium aplicado nas portas dianteiras, diferenciam o modelo. A completa linha de equipamentos disponível na versão topo do Focus foi ampliada com o sensor de chuva, espelho retro-visor interno eletrocrômico e porta-luvas refrigerado.

Nova geração do Impreza 2.0

O novo Impreza 2.0 da Subaru já desembarcou no Brasil. A nova versão chegou com mais acessórios e ganhou rodas aro 17, teto solar, kit sport saias late-rais, spoiler dianteiro e traseiro, e a ponteira do esca-pamento, que agora vem cromada. Na parte interna foram incorporados o controle de som no volante e a disqueteira para seis CDs.

A nova geração mantém motorização de 2.0 litros, 4 cilindros horizontais e contrapostos (Boxer), DOHC, 16 válvulas, a gasolina, com 160 CV @6.400 RPM, torque 20.0 KGF-M @ 3.200 RPM. Entre os diversos

itens de série que se presen-cia no Impreza 2.0 desta-cam- se oito airbags (frontais, laterais e cortina) com sensor de presença no assento do passageiro, pontos de fixação (isofix) para cadeiras de crianças, rebatimento dos bancos traseiros, ar condicionado automático, computador de bordo, banco com regulagem de altura e inclinação para o motorista e o teto-solar.

O Impreza 2011 apresen-ta duas versões, o hatch que vem para o Brasil no mecâ-nico e automático e o sedã que chega apenas no auto-mático. O câmbio automático

é o sequencial Sportshift de quatro velocidades com três opções de condução, e o mecânico de cinco velocidades, equipado com alavanca “Dual Range”.

O modelo ainda traz o diferencial de segurança que apenas a Subaru oferece, como o sistema SAWD (Symmetrical All Well Drive), que denomina tração integral nas quatro rodas - 4x4 e a célula de sobrevi-vência. Este último é uma estrutura de aço que está acoplada na coluna central, no assoalho, e principal-mente nas colunas laterais do carro, o que assegura alto nível de segurança.

Page 48: Revista Real - Abril 2011

48 abril 2011

Turi

smo

Mo

tore

s

Citroën Metropolis: o último luxoO Citroën Metropolis

se inscreve na linhagem das grandes realizações da Marca. Limousine com design arrojado e linhas harmoniosas, encarna a vontade da marca em proporcionar produtos inovadores no campo dos carros de prestígio, quer seja na Europa ou na China. Para atender melhor ao mer-cado chinês, em plena expansão, este concept--car foi completamente desenvolvido pela equipe de design internacional da Marca, instalada em Xan-gai desde 2008.

O Citroën Metropolis projeta os códigos de luxo e sedução do universo Créative Technologie. Por meio de suas dimensões imponentes (comprimento de 5,30 m; largura de 2 m e altura de 1,40m), expressa a visão de um luxo criativo e sofisticado, reflexo da

ambição e da escala do país no qual este concept se inscreve.

Apresentado no âmbito da Exposição Universal de Xangai - entre maio e outubro de 2010, o Citroën Metropolis foi observado por mais de 10 milhões de pessoas no pavilhão francês, um dos locais mais visitados do evento.

Ford B-MAX

O novo Ford B-MAX dá uma mostra das grandes inovações que a marca prepara no segmento de car-ros compactos na Europa. Construído sobre a mesma plataforma do New Fiesta, o veículo exibe um design único, com pilar B integrado e duas portas traseiras corrediças. Esse formato inovador - em fase final de desenvolvimento para produção -, oferece maior facilidade de acesso à cabine, além de conveniência e flexibilidade sem igual na categoria.

Projetado a partir dos estudos do conceito iosis MAX, de 2009, o novo B-MAX mostra como a lingua-gem de design Kinetic da Ford pode ser aplicada em um veículo de formato único, dinâmico e arrojado. A inovação continua dentro da cabine, com excepcio-

nal espaço e versatilidade. O uso de materiais de alta qualidade mostra que carros pequenos e práticos também podem ser confortáveis e bem equipados.

O B-MAX virá com o novo motor a gasolina Ford EcoBoost 1.0 de três cilindros, equipado com sistema Ford Auto-Start-Stop. Com injeção direta de combustí-vel, turbo e duplo comando independente de válvulas, ele representa o estado da arte da tecnologia para redução do consumo e emissões de CO2. A transmis-são automática Ford PowerShift, com seis velocidades e dupla embreagem, contribui para o seu desempenho.

Devaldo Gilini Jú[email protected]

londrina.odiario.com/blogs/sportcars/

Page 49: Revista Real - Abril 2011

49abril 2011

Page 50: Revista Real - Abril 2011

50 abril 2011

Neymar é o caraE

spo

rte

Esp

ort

eESPORTE

Com dois gols e grande atuação, atacante é destaque na vitória do Brasil sobre a Escócia e entra na mira de Barcelona e Chelsea

Neymar roubou a cena na passagem da seleção brasileira por Londres em março. Não à toa escolhemos o moleque magrelo, de futebol atrevido, para ilustrar a capa da

Real no mês passado. Afinal, desde 2010 ele vem despertando a atenção do mundo. E confirmou, no amistoso contra a Escócia, no Emirates Stadium, a fama que vem acumulando com as performances pelo Santos e pela seleção brasileira sub-20, campeã sul-americana: foi o dono do jogo, marcou dois gols e azucrinou a defesa e a torcida escocesas.

Responsável pela alegria de pelo menos meta-de dos 53.087 pagantes que foram ao estádio do Arsenal, o garoto de 19 anos ganhou as manchetes dos mais importantes jornais esportivos do mundo e abriu ainda mais os olhos dos grandes clubes euro-

peus, sempre sedentos pelos craques brasileiros. O Chelsea, que quase o contratou no ano passado, e o Barcelona são os principais candidatos a enviarem propostas ao Santos na abertura da janela de trans-ferências do futebol europeu, em agosto.

“Não sei se é cartão de visitas, mas foi só uma palhinha”, disse Neymar quando perguntado se a apresentação diante da Escócia fora um cartão de visitas aos ingleses. Alvo da torcida escocesa, que passou a vaiá-lo toda vez que pegava na bola, após “valorizar” uma falta no início do jogo, Neymar não se intimidou com a forte marcação escocesa. E não se incomodou nem quando um torcedor alemão jogou uma banana em sua direção no segundo tempo. “Isso não deveria acontecer em lugar nenhum e não vai tirar a minha felicidade pela atuação. É melhor

Neymar em dois lances: comemorando o seu segundo gol contra a Escócia e... Fo

to: M

owa

Pre

ss

Page 51: Revista Real - Abril 2011

51abril 2011

nem falar mais nada para não dar mais repercussão. Isso faz parte do passado”, disse na entrevista coleti-va após a partida.

InternacionalizaçãoEnquanto os jogadores que atuam no Brasil

retornaram ao país no mesmo dia do jogo, Ney-mar ganhou folga do Santos e ficou mais um dia em Londres, onde deu entrevista ao Sky Sports. A iniciativa faz parte do plano de carreira elaborado pelo time paulista para promover a internacionaliza-ção de Neymar. No bate-papo com o canal britâ-nico, Neymar disse que “seria um sonho jogar no Chelsea”. Na chegada ao Brasil, porém, perguntado sobre o interesse do Barcelona, o jogador tascou: “Todo jogador sonha em jogar num time como o Barcelona, mas estou feliz no Santos.”

Bom de bola, Neymar vai se acostumando também a ser político, pois sabe que as palavras e atitudes têm um peso maior para quem é ídolo. A discussão em campo com o técnico Dorival Júnior, ano passado, que culminou com a demissão do treinador pelo Santos, deve ter contribuído para o amadurecimento do garoto. A meta santista é manter Neymar no Brasil e transformá-lo no primeiro jogador a ser escolhido como o melhor do mundo jogando no país. Futebol ele tem de sobra. Resta saber se Chelsea, Barcelona ou algum outro en-dinheirado clube europeu vai se dispor a bancar a bagatela de 45 milhões de euros pela multa rescisó-ria do jogador em agosto.

Régis Querino

O Brasil tem mais dois jogos de preparação antes da estreia na Copa América, na Argenti-na: dia 4 de junho diante da Holanda no Serra Dourada, em Goiânia, e no dia 7 de junho, con-tra a Romênia no Pacaembu, em São Paulo. O jogo na capital paulista vai marcar a despe-dida de Ronaldo da seleção. O Fenômeno foi homenageado antes do amistoso contra os escoceses no Emirates, sendo ovacionado pela torcida ao entrar em campo trajando um terno, traje mais adequado à carreira de empresário que ele desempenha agora com a sua agência de marketing esportivo, 9ine.

O técnico Mano Menezes reconheceu a diferença no caráter do jogo na capital paulis-ta, mas alertou para a importância de vencer o último amistoso antes da estreia na Copa América, contra a Venezuela, no dia 3 de julho. “Vamos fazer uma homenagem a um dos maio-res jogadores da história do futebol, mas não vamos desconsiderar que temos que ganhar o jogo. Pra festa ser mais bonita, temos que fa-zer a nossa parte principal, como seleção, que é ganhar da Romênia.”

Mano não confirmou o grupo de convoca-dos para a disputa da competição sul-america-na, mas salvo problemas de contusão, quatro jogadores que não enfrentaram a Escócia são nomes certos na lista: o meia Ganso, do San-tos, e os atacantes Robinho e Pato, do Milan, e Nilmar, do Villarreal. Pato e Nilmar foram con-vocados para jogar contra os escoceses, mas cortados por motivo de lesões.

Dos estreantes na seleção contra a Escó-cia, o meia Lucas, do São Paulo, deixou ótima impressão apesar de ter jogado apenas 20 minutos no segundo tempo. O atacante do In-ter, Leandro Damião, também recebeu elogios do técnico por sua performance, e pode surgir como surpresa na lista final.

Mano salientou o potencial da nova gera-ção brasileira, mas deixou claro que a seleção que vai à Argentina será mesclada pelos novos talentos e jogadores experientes. “Gosto muito do David Luiz (zagueiro do Chelsea), mas não posso esquecer de tudo o que o Lúcio já fez pela seleção, do que ele representa como lide-rança em campo e no respeito que ele impõe no futebol mundial.”

...posando para a Real após a partida, nos corredoresdo Emirates Stadium

Fala Mano!Técnico comenta a despedida de Ronaldo e dá pistas sobre a

equipe para a Copa América

Foto

: Rég

is Q

uerin

o

Page 52: Revista Real - Abril 2011

52 abril 2011

Horóscopo dos ORIXÁSMãe Ejá (de Oxum)

Mãe de santo Ejá, de Oxum, do Terreiro de Candomblé Axé Dandaluna filha, pode transformar a sua vida atravésdos Orixás, consultas com búzios e trabalhos espirituais (ebós, banhos...), solucionando qualquer tipode problema com sigilo absoluto.

www.maeeja.com [email protected]

O Candomblé é uma religião cheia de mistérios. Através dos jogos de búzios, por exemplo, podemos identificar qual o tipo de ebó que cada pessoa necessita. O ebó nada mais é do que uma limpeza espiritual e a limpeza da aura de uma pessoa, de uma casa, de um local de comércio. Pode-se fazer ebó para abrir caminhos para emprego, saúde, ebó de prosperidade, ebós para afastar desencarnados que atrapalham a vida de algumas pessoas e outros para curar traumas e ajudar no esquecimento e superação de coisas ruins. Não adianta só oferecer as comidas, o segredo está nas cantigas e na receita que pode até ser conhecida, mas a maioria faz parte do segredo do Candomblé. E, lógico, já ia esquecendo de mencionar o ebó para abrir a linha do amor.

Atendimento com hora marcada077 4596 1213 / 079 5070 8652

Terreiro localizado em Ascot, a 3 milhas de WindsorAtendimento em Londres uma vez por semana.

Áries 21/03 a 20/04Orixá protetor: OgunAmor: Luta é a palavra-chave para este mês, não desanime com os obstáculos que você irá enfrentar para �car com a pessoa amada.   Trabalho: Cuidado, o seu chefe  estará de olho em você, qualquer coisa será motivo para lhe chamar a atenção.Dinheiro e Sorte: Economize, não faça gastos desnecessários neste período.

Câncer 21/06 a 21/07Orixá protetor: OxossiAmor: Ei! Pessoa nova surgindo na sua vida, aproveite a fase da paixão, quem sabe não será a pessoa da sua vida futura. Trabalho: Você corre o risco de ser rebaixada(o) de cargo devido a sua falta de atenção no trabalho, cuidado.Dinheiro e Sorte: O dinheiro foi feito para gasta,r mas tenha cautela, o mar não está para peixe nesta fase do ano.

Libra 23/09 a 22/10Orixá protetor: LogunodéAmor: Cuidado com falsas suspeitas, onde a pessoa amada não tem culpa, pois isso pode estragar a sua relação.Trabalho: Dedique o tempo que puder, pois tem promoção à vista. Dinheiro e Sorte: Aproveite a boa fase para você pôr as contas em dia.

Capricórnio 22/12 a 20/01Orixá protetor: OxaláAmor: Cuidado com a inveja por sua relação estar dando certo, aproveite para estar mais perto da pessoa amada.Trabalho: Você está cansado(a) deste trabalho, não se preocupe, logo você estará mudando de pro�ssão.Dinheiro e Sorte: Economize, a fase não está muito boa.

Touro 21/04 a 20/05Orixá protetor: OxumAmor: Muita felicidade com a pessoa amada, mês decisivo para quem está pretendendo se unir. A fase será ótima para essas decisões.Trabalho: Nova fase, novas mudanças e reestruturação. Esteja aberta(o) a mudanças, será para o seu crescimento pro�ssional.Dinheiro e Sorte: Sorte á a palavra-chave para você neste mês. Por isso aproveite e use a seu favor. 

Leão 22/07 a 22/08Orixá protetor: OssainAmor:Acredito que você esteja passando novamente aquela fase de descon�ança da pessoa amada, tenha tranquilidade para resolver estes problemas.Trabalho: Fique neutro no seu ambiente de trabalho até que essa fase negra passe, tenha calma.Dinheiro e Sorte: Dinheiro para você está muito raro de aparecer, mas irá surgir album trabalho extra para cobrir suas despesas.

Escorpião 23/10 a 21/11Orixá protetor: OxumaréAmor: União à vista para você, fase muito boa, aproveite. Trabalho: Cuidado com traições dentro do seu trabalho, não con�e em tudo o que seus colegas falam para você.Dinheiro e Sorte: Economize para conseguir atingir os seus objetivos. A sorte está a seu favor, aproveite está ótima fase.

Aquário 21/01 a 19/02Orixá protetor: InhançãAmor: As pessoas que te conhecem jamais esquecem, como sempre você estará dominando a situação.Trabalho: Excelente, você está com todo o apoio de seus superiores, estará feliz neste mês. Dinheiro e Sorte: Sorte boa e lucros extras vindo ao seu encontro.

Gêmeos 21/05 a 20/06Orixá protetor: ExuAmor: Este mês a bruxa está solta, não discuta, tenha paciência com a pessoa amada para voltar a paz e a harmonia no seu relacionamento, boa sorte.Trabalho: Fase boa neste mês para você no trabalho, maiores lucros.Dinheiro e Sorte: Sane aquele empréstimo ou aquele overdraft, você estará com sorte para conseguir um dinheiro extra.

Virgem 23/08 a 22/09Orixá protetor: Obá Amor: A sorte está ao seu lado, o amor da sua vida irá surgir do nada .Trabalho:Ótima fase, muita sorte no trabalho, se dedique ao máximo,você estará sendo recompensado(a).  Dinheiro e Sorte: Dinheiro à vista, sorte ao seu lado.

Sagitário 22/11 a 21/12Orixá Protetor: XangôAmor: Você não está interessado (a) em encontrar um amor em sua vida, mas isso nós não podemos programar, acontece quando menos se espera.Trabalho: Sua opinião será bem aceita, é a sua chance de mostrar seu talento. Dinheiro e sorte: Os ventos continuam soprando a seu favor, a sorte está ao seu lado. 

Peixes 20/02 a 20/03Orixá protetor: IemanjáAmor: União e ligação muito forte, curta o momento sem cobranças, naturalmente as coisas irão acontecendo.Trabalho: Excelente fase para você conseguir se sobressair perante seu chefe.Dinheiro e Sorte:  Sorte boa, aproveite este mês.

Page 53: Revista Real - Abril 2011

53abril 2011

Horóscopo dos ORIXÁSMãe Ejá (de Oxum)

Mãe de santo Ejá, de Oxum, do Terreiro de Candomblé Axé Dandaluna filha, pode transformar a sua vida atravésdos Orixás, consultas com búzios e trabalhos espirituais (ebós, banhos...), solucionando qualquer tipode problema com sigilo absoluto.

www.maeeja.com [email protected]

O Candomblé é uma religião cheia de mistérios. Através dos jogos de búzios, por exemplo, podemos identificar qual o tipo de ebó que cada pessoa necessita. O ebó nada mais é do que uma limpeza espiritual e a limpeza da aura de uma pessoa, de uma casa, de um local de comércio. Pode-se fazer ebó para abrir caminhos para emprego, saúde, ebó de prosperidade, ebós para afastar desencarnados que atrapalham a vida de algumas pessoas e outros para curar traumas e ajudar no esquecimento e superação de coisas ruins. Não adianta só oferecer as comidas, o segredo está nas cantigas e na receita que pode até ser conhecida, mas a maioria faz parte do segredo do Candomblé. E, lógico, já ia esquecendo de mencionar o ebó para abrir a linha do amor.

Atendimento com hora marcada077 4596 1213 / 079 5070 8652

Terreiro localizado em Ascot, a 3 milhas de WindsorAtendimento em Londres uma vez por semana.

Áries 21/03 a 20/04Orixá protetor: OgunAmor: Luta é a palavra-chave para este mês, não desanime com os obstáculos que você irá enfrentar para �car com a pessoa amada.   Trabalho: Cuidado, o seu chefe  estará de olho em você, qualquer coisa será motivo para lhe chamar a atenção.Dinheiro e Sorte: Economize, não faça gastos desnecessários neste período.

Câncer 21/06 a 21/07Orixá protetor: OxossiAmor: Ei! Pessoa nova surgindo na sua vida, aproveite a fase da paixão, quem sabe não será a pessoa da sua vida futura. Trabalho: Você corre o risco de ser rebaixada(o) de cargo devido a sua falta de atenção no trabalho, cuidado.Dinheiro e Sorte: O dinheiro foi feito para gasta,r mas tenha cautela, o mar não está para peixe nesta fase do ano.

Libra 23/09 a 22/10Orixá protetor: LogunodéAmor: Cuidado com falsas suspeitas, onde a pessoa amada não tem culpa, pois isso pode estragar a sua relação.Trabalho: Dedique o tempo que puder, pois tem promoção à vista. Dinheiro e Sorte: Aproveite a boa fase para você pôr as contas em dia.

Capricórnio 22/12 a 20/01Orixá protetor: OxaláAmor: Cuidado com a inveja por sua relação estar dando certo, aproveite para estar mais perto da pessoa amada.Trabalho: Você está cansado(a) deste trabalho, não se preocupe, logo você estará mudando de pro�ssão.Dinheiro e Sorte: Economize, a fase não está muito boa.

Touro 21/04 a 20/05Orixá protetor: OxumAmor: Muita felicidade com a pessoa amada, mês decisivo para quem está pretendendo se unir. A fase será ótima para essas decisões.Trabalho: Nova fase, novas mudanças e reestruturação. Esteja aberta(o) a mudanças, será para o seu crescimento pro�ssional.Dinheiro e Sorte: Sorte á a palavra-chave para você neste mês. Por isso aproveite e use a seu favor. 

Leão 22/07 a 22/08Orixá protetor: OssainAmor:Acredito que você esteja passando novamente aquela fase de descon�ança da pessoa amada, tenha tranquilidade para resolver estes problemas.Trabalho: Fique neutro no seu ambiente de trabalho até que essa fase negra passe, tenha calma.Dinheiro e Sorte: Dinheiro para você está muito raro de aparecer, mas irá surgir album trabalho extra para cobrir suas despesas.

Escorpião 23/10 a 21/11Orixá protetor: OxumaréAmor: União à vista para você, fase muito boa, aproveite. Trabalho: Cuidado com traições dentro do seu trabalho, não con�e em tudo o que seus colegas falam para você.Dinheiro e Sorte: Economize para conseguir atingir os seus objetivos. A sorte está a seu favor, aproveite está ótima fase.

Aquário 21/01 a 19/02Orixá protetor: InhançãAmor: As pessoas que te conhecem jamais esquecem, como sempre você estará dominando a situação.Trabalho: Excelente, você está com todo o apoio de seus superiores, estará feliz neste mês. Dinheiro e Sorte: Sorte boa e lucros extras vindo ao seu encontro.

Gêmeos 21/05 a 20/06Orixá protetor: ExuAmor: Este mês a bruxa está solta, não discuta, tenha paciência com a pessoa amada para voltar a paz e a harmonia no seu relacionamento, boa sorte.Trabalho: Fase boa neste mês para você no trabalho, maiores lucros.Dinheiro e Sorte: Sane aquele empréstimo ou aquele overdraft, você estará com sorte para conseguir um dinheiro extra.

Virgem 23/08 a 22/09Orixá protetor: Obá Amor: A sorte está ao seu lado, o amor da sua vida irá surgir do nada .Trabalho:Ótima fase, muita sorte no trabalho, se dedique ao máximo,você estará sendo recompensado(a).  Dinheiro e Sorte: Dinheiro à vista, sorte ao seu lado.

Sagitário 22/11 a 21/12Orixá Protetor: XangôAmor: Você não está interessado (a) em encontrar um amor em sua vida, mas isso nós não podemos programar, acontece quando menos se espera.Trabalho: Sua opinião será bem aceita, é a sua chance de mostrar seu talento. Dinheiro e sorte: Os ventos continuam soprando a seu favor, a sorte está ao seu lado. 

Peixes 20/02 a 20/03Orixá protetor: IemanjáAmor: União e ligação muito forte, curta o momento sem cobranças, naturalmente as coisas irão acontecendo.Trabalho: Excelente fase para você conseguir se sobressair perante seu chefe.Dinheiro e Sorte:  Sorte boa, aproveite este mês.

Page 54: Revista Real - Abril 2011

54 abril 2011

OPORTUNIDADE GLOBALPROCURANDO UM NOVO COMEÇO EM 2011?

Multi-Nacional com certi�cação 'Investors in People Gold' está expandindo e procura cinco pessoas para Franquia Pessoal.

Visão empreendedora, ser motivado, interesse em aprender e desejo de crescer essencial.

Oferecemos treinamento e suporte. Horário �exível, trabalhe de casa Part-Time ou Full-Time.

Investimento total £200 (duzentos pounds).Centro de Distribuição Internacional, não é necessário investir em estoque.

Margem mínima de lucro 30% + bônus de compra.Potencial para plano de carro, viagens e divisão de lucro.

Para maiores informações agende uma entrevista (português ou inglês) em Londres SW6.

Ligue 020 7854 0551 (Referência 703R)

Cla

ssifi

cad

os

COSTURAS E REFORMASVICTORY DIVINE

Faz, reforma, ajusta, conserta, roupas etc; do social ao esportivo; cortinas e enxovais; alfaiataria em geral; faz

remendos invisíveis, barra original em jeans...O melhor do Reino Unido em Londres para você

078 9678 [email protected]

CLEANING e LIMPEZAPós-Construção; Limpeza de Casas e Empresas

(leves e pesadas), Manutenção; Limpeza de Carpetes(Secagem de Carpetes); Remoção de Itens, Coleta de

Doações (roupas, bolsas, calçados, bijuterias em geral…)Honestidade e bom preço

07906 966 [email protected]

TRANSFORME SUA SAÚDEProdutos 100% Aloe Vera Gel

Suplementos Diversos

07817547488 - 0797935514407737946792

DOCTOR COMPUTERAPENAS £30 Manutenção e

instalações em geralPC, LAPTOP & MAC

Fábio 07513 71 49 06

Informação,entretenimento

e divulgaçãode sua marca

Anuncie aqui020 8534 [email protected]

Entre para este mundo!Projetos para Bandas e Corais (descontos especiais para grupos e igrejas)Aulas de Canto • Piano, Teclado • Teoria Musical • Musicalização Infantil

Aprenda do clássico ao melhor do Black Music!Diretor Musical: Prof. Falkner Ribeiro

(44) 077 2437 7304 - [email protected] • www.falknermusic.com (USA – Israel – UK – Brazil)

A Arte da Música

Page 55: Revista Real - Abril 2011

55abril 2011

Gravidez, Ecografia, Fertilidade, todos os problemasde saúde da mulher (e do casal)

(Verifique se o seu médico é realmente especialista em: www.gmc-uk.org)

Centro MédicoLandor

134-136 Landor Road,SW9 9JB, London, tel: 07748229346

Dra. Jerónima - Ginecologista e Obstetra(registrada no GMC como especialista em Ginecologia e Obstetrícia)

Page 56: Revista Real - Abril 2011

56 abril 2011

A origem das palavras cruzadasA brincadeira que inspi-rou um dos passatempos mais populares de nossos tempos data do século IV a.C. Nos laterculus, como o jogo era conhecido, os antigos romanos tinham de formar palavras cruzando-as de maneiras que consti-tuíssem palíndromos - isto é, podiam ser lidas tanto na vertical quanto na ho-rizontal, ou de frente para trás e vice-versa. “As ins-crições mais antigas desse jogo foram encontradas nas ruínas de Pompéia, a cidade italiana destruída no ano 79 pela erupção do Vesúvio”, afirma o designer de jogos Luiz Dal Monte Neto. Nos moldes atuais, porém, as palavras cru-zadas apareceram pela primeira vez no jornal New York World, em 22 de de-zembro de 1913. O inglês Arthur Wynne, responsável pela seção “Diversão” do jornal, recebeu a incum-bência de inventar um jogo especialmente para a edição dominical.Wynne baseou-se em um passatempo que conhe-cera quando criança e que tinha regras semelhantes às dos laterculus romanos. Mas, em vez de fornecer as palavras que deveriam ser cruzadas, Wynne resolveu dar apenas dicas e criou um diagrama na forma de um losango. Uma década depois, a criação de Wynne já estava em jornais europeus, além de em todo o continente americano.

PALAVRAS CRUZADASP

alav

ras

Cru

zad

as

Page 57: Revista Real - Abril 2011

57abril 2011

MÔNICA

nica

Page 58: Revista Real - Abril 2011

58 abril 2011

Emergência: disque 999Para contatar a polícia, bombeiros e ambulância. A chamada é gratuita

Embratel Ligações a cobrarpara o Brasil.0800 890 055

Consulado Brasileiro 3 Vere Street (quase esquina com Oxford Street)W1G 0DHTelefone: 020 7659 1550Fax: 020 7659 1554www.consbraslondres.com

Embaixada do Brasil32 Green Street, W1 – Marble Arch020 7499 [email protected]

Associação Brasileira no Reino Unido (ABRAS) Assistência jurídica e psicológica, agen-damento de consultas médicas e ou-tros serviços à comunidade brasileira.59 Station Road – NW10 4UX020 8961 3377 www.abras.org.uk

Casa do Brasil em LondresA nova associação brasileira em Lon-dres oferece, entre outros serviços, orientação jurídica e psicológica, servi-ços de intérpretes, tradução juramenta-da e convênios médicos e dentários. 21 Foley StreetLondon W1W 6DRTel: 020 7580 0133Fax: 020 7637 1045

[email protected]

LAWRS - Serviço pelos direitos da mulher latino--americanaAjuda mulheres que sofrem de maltra-tos e violência doméstica.52-54 Feathrstone St. London EC1 8RT0844 264 0682 - 020 7336 [email protected] www.lawrs.org.uk

Naz Vidas A ONG oferece acesso gratuito às clíni-cas que cuidam da saúde sexual, onde os pacientes contam com o auxílio de intérpretes e podem fazer exames que incluem testes de HIV, HPV, sífilis, go-norréia, hepatites A, B e C e clamídia. Serviço gratuito de apoio, assistência e aconselhamento sobre Aids. 30 Blacks RoadLondon W6 9DT020 8834 [email protected]

Projeto Latino-Americano para portado-res de deficiência020 7793 8399www.ladpp.org.uk

Home OfficeImmigration &Nationality DirectorateWhitgift Centre Wellesdey Road – Croydon CR19 1ATConcessão e extensão de vistos:087 0606 7766Solicitação de formulário para extensão de visto: 087 0241 0645

Immigration AdvisoryService (IAS)Orientação jurídica em inglês sobre pedidos de vistos.County House: 190 Great Dover Street - 2º andar - London SE1 4YB020 7967 1200www.iasuk.org

UK Concil for International Student AffairsInformações para estudantes estran-geiros sobre vistos, cursos,bolsas de estudo e assuntos relacionados ao ensino no Reino Unido. 020 7107 9922www.ukcosa.org.uk

Citizens Advice BureauONG que oferece aconselhamento em diversas areas, com vários escritórios no Reino Unido.www.citizensadvice.org.uk

Gay Switchboard Informações sobre acomodação, ‘civil partnership’, imigração e legislação, entre outros. 020 7837 7324 (24h)

Consumer DirectO Consumer Direct funciona como uma espécie do nosso Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) do Reno Unido, orientando em relação aos direitos e a quaisquer problemas que o consumidor possa vir a enfrentar. Saiba mais no www.consumerdirect.gov.uk/

Money ClaimMoney claim é um serviço on-line que pode ser utilizado caso alguém lhe deve dinheiro. Você também pode receber orientações caso esteja sendo processado na justiça por débito. A página da Money claim na internet é www.moneyclaim.gov.uk

Legal Advice CentreO Legal Advice Centre promove orien-tação e informações práticas legais gratuitas acessando-se o site www.legal-advice-centre.co.uk/askus/

Transport for LondonPlanejamento de jornada em metrôs, trens e ônibus.020 7222 1234www.tfl.gov.uk

Page 59: Revista Real - Abril 2011

59abril 2011

Page 60: Revista Real - Abril 2011