revista pib - 10/03/13

32
Distribuição gratuita - venda proibida Revista PIB Primeira Igreja Batista de Curitiba 10 de Março de 2013 | Ano IV | Edição 10 Apadrinhe um pedacinho de gente p. 05 Por que somos batistas? p. 07 Passando adiante a fé p. 12

Upload: primeira-igreja-batista-de-curitiba

Post on 20-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Revista PIB Curitiba

TRANSCRIPT

Page 1: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

Dis

trib

uiçã

o gr

atui

ta -

vend

a pr

oibi

da

Revista PIBPrimeira Igreja Batista de Curitiba

10 de Março de 2013 | Ano IV | Edição 10

Apadrinhe um pedacinho de gentep. 05

Por que somos batistas? p. 07

Passando adiante a fép. 12

Page 2: Revista PIB - 10/03/13

EDITORIAL RevistaPIBRevistaPIB - Ano IV - Nº 1010 de Março de 2013pibcuritiba.org.br/revistapib

Publicação cristã semanal destinada ao crescimento e transformação de cada indivíduo e à edificação da igreja local, a partir de conteúdos baseados na Palavra de Deus.

Direção de Comunicação Albert Martins de Oliveira Filho

Secretaria GeralTânia Regina Machado dos Santos

Projeto Gráfico e Direção de ArteIsrael Lessak

CapaIsrael Lessak

DiagramaçãoLetícia Gonçalves

ColaboradoresÉrika Checan, Cleide Neto, Marcílio de Oliveira, Daniel e Sheila Torres, Bruna Seifert, Marivani de Oliveira, Albert Martins, Humberto Queiróz.

RevisãoDaura Stofella

Impressão e AcabamentoNova Gráfica

Tiragem3.000 exemplares

Anúncios41 [email protected]

Informações 41 [email protected]

Dúvidas, sugestões ou comentá[email protected]

Primeira Igreja Batista de Curitiba41 3091-4347 | pibcuritiba.org.br

Rua Bento Viana, 1200 - Batel - Curitiba, PR | CEP 80240-110Atendimento de segunda sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h

Campus PIB Vila Sandra41 3373-6770 | pibcuritiba.org.br/vilasandraRua João Dembinski, 2069 - Cidade IndustrialCuritiba, PR | CEP 81230-000

Campus PIB Campo Largo41 8805-8568 | pibcuritiba.org.br/campolargoRua Manif Júlio, 445 - CaratuvaCampo Largo, PR | CEP 83608-230

Que Deus os surpreenda com o Seu amor neste domingo! Nesse final de semana, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (08/03), está acontecendo o lançamento da campanha Eternamente Amigas, que será o tema anual do Ministério de Mulheres. Confira em nossas páginas a agenda do Ministério e todas as páginas prepa-radas com todo o carinho e amor para você, mulher!

Na página de Missões temos a oportunidade de conhecer um pouco da vida e caminhada cristã da missionária Maria, não deixem de ser ministrados por este lindo testemunho.

“Passar adiante a tocha da fé” é o tema abordado no editorial Infantil, no qual através de três parábolas somos instigados a anali-sar como temos ensinado a fé aos nossos filhos. Aprendemos com o texto que passar a tocha da fé significa levar a criança até a presença do Pai e não ficar entre ela e o Pai.

Em Idosos, observamos como é importante “desaposentar-se” e que isso não significa reassumir uma atividade laboral no comércio ou na indústria, em busca de maior remuneração, mas sim desenvolver uma atitude de entusiasmo em relação a vida, motivando as gerações a buscar a Deus.

Além disso, temos muito mais na Revista! Boa Leitura!

Deus abençoe.

A Redação.

Page 3: Revista PIB - 10/03/13

Nosso Propósito

é levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus, amar e servir ao próximo e fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo.

Paschoal Piragine JúniorPastor Presidente

MISSÕES 08

ANÚNCIOS 30

NOSSA IGREJA 27

MULHERES 14

FALANDO NISSO 22

VIDA CRISTÃ 13

DESTAQUE 16

VIDA EM CÉLULAS 10

IDOSOS 23

Apadrinhe um pedacinho de

genteAÇÃO SOCIAL

05

Por quesomos

batistas?EDUCAÇÃO

CRISTÃ07

Eternamente AmigasEM FOCO

04

Passando adiante a

tocha da féINFANTIL

12

ACONTECE NA PIB 24

Page 4: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

EM FOCO

4

por Érika ChecanMinistra de Mulheres

[email protected]

Nesta semana, o dia 8 de março foi comemorado em muitas partes do mundo como um dia especial. Reconhecido pela ONU desde 1910, o Dia Internacional da Mulher vem sendo ressinificado em diversos contextos da nossa sociedade.

Na PIB, não poderia ser diferente. Desde o início do ano já se ouviam rumores sobre o “Eternamente Amigas”. Não apenas um evento durante o mês de março, envol-vendo o ministério pastoral da igreja, na pesquisa e pro-gramação especial para adolescentes, jovens, adultas e idosas; Bazar Rosa, Cantina e produção do Guia da Amiga, mas um movimento afetivo e espiritual, pois o coração do movimento é o de que mulheres sejam conectadas a Deus e umas às outras.

Esta é a dança da graça: pessoas em comunhão com Deus e em comunhão umas com as outras. Este é o dese-

nho da cruz, ícone do “Eternamente Amigas”.

Nosso professor é o próprio Jesus, pois foi Ele quem disse: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus ami-gos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” João 15.13 a 16

Neste domingo especial, venho convidar você que é amiga de Deus e é membro da PIB Curitiba a participar do movimento (dança) “Eternamente Amigas”:

Lembre-se:

O Ministério de Mulheres existe para promover e apoiar encontros de mulheres com Deus.

Em tempo, agradeço a Deus pela oportunidade de cultivar amizades eternas no ambiente do ministério com mulheres, afinal, “o cordão de 3 dobras não se rompe com facilidade” Eclesiastes 4.12. Amo muito as mulheres da equipe do ministério.

Abraço intencional regado com oração.

“O reino de Deus é um reino de Amigos” Hans Burki.

“Quando duas irmãs se dão muito bem, dizemos que elas se parecem amigas, quando duas amigas se dão muito bem, dizemos que se parecem irmãs” Autor desconhecido.

“A amizade é o prato principal no banquete da vida” C.S. Lewis.

[email protected] | 3091-4327

- Ore pedindo a Deus que lhe mostre pelo menos uma amiga que está precisando de Jesus.- Entre em contato com esta amiga.- Promova encontros com esta amiga.- Convide-a para participar de uma célula da PIB ou Ministério ou Culto.- Se você desejar abrir sua casa para promover Chás/Encontros com amigas, 1 vez por mês, entre em contato conosco. - Se você desejar ser líder de célula com mulheres ou quiser abrir sua casa para receber uma célula com mulheres, estamos aguardando o seu con-tato em oração.

Page 5: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

AÇÃO SOCIAL

5

Page 6: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

AÇÃO SOCIAL

6

Page 7: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

EDUCAÇÃO CRISTÃ

7

Page 8: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

MISSÕES

8

Evangelismo e Missões(41) 3091-4315 | [email protected]

Quem não conhece uma Maria? Todo mundo e o mundo todo. Porém, a mais conhecida de todas e que as mães gostariam de ter sido era Maria, mãe de Jesus. Privilégio único.

Dentre tantas Marias, encontra-mos uma aqui na PIB, missionária e esposa de pastor: Maria José Santos Lopes, nascida na cidade de Riacho de Santo Antônio, no Estado da Paraíba, que aos 16 anos começou a namorar o Pastor Antônio Lopes, diretor do Mi-nistério de Evangelismo e Missões da PIB de Curitiba, com quem se casou em 1966.

Ela pertencia às Filhas de Ma-ria e Legião de Maria, estudava (re-gime internato) em colégio católico preparando-se para ser freira. Ao sair do internato, eles se conhece-ram em Poricatu (SP) e se casaram na igreja católica. Quando nasceu o filho caçula, ao chegar à igreja para batizá-lo, ouviu a música “Je-sus Cristo eu estou aqui”, do cantor Roberto Carlos. Naquele momento ela não achou que a igreja era o lo-cal apropriado para aquela música, quase desistiu de entrar.

A partir desse momento, come-çou a se interessar pela Palavra de Deus. “Aquela música me chamou a

atenção, Deus tinha um plano para a minha vida”, disse Maria. Ela conta que pediu ao seu marido para comprar uma Bíblia, começou a ler escondido da sua mãe que mo-rava com eles. “Minha mãe era evangélica e eu não queria dar o braço a torcer”, revela.

Os dias foram se passando e Maria todos os dias lia a Bíblia e orava antes de colocar os filhos para dormir. “Eu via a minha mãe orar, aprendi com ela e Deus falou comi-go”. Ela conta que ao ler a carta de João à igreja de Lao-dicéia (Apocalipse 3:14-22), a igreja que, por Deus, teve a pior avaliação, foi chamada de morna e o seu estado de letargia espiritual valeu-lhe a ameaça de ser vomitada da boca do Senhor; ela entendeu que se continuasse assim Deus a tiraria da presença d’Ele. Nesse momento, no seu quarto, aceitou a Jesus e essa data passou a ser a data do seu novo nascimento.

Tudo isto aconteceu quando o seu marido estava via-jando, ela estava em seu quarto, sozinha, na presença de Deus e fez a seguinte oração: “Eu quero que o Senhor fale com o meu marido também, porque toda vida caminha-mos juntos”.

Ao chegar de viagem, sem saber o que havia acontecido, ele a convidou para ir à igreja, mas ela disse logo que na igreja católica não iria. Ele então dis-se: “é numa Igreja Batista que fica no centro da cidade”. Após assistir ao culto, na hora do apelo, os dois foram à frente aceitando o chamado do Senhor.

Começaram a caminhada juntos, mas Maria diz com muita alegria: Deus

Maria

Cada mulher precisa encontrar-se consigo e com o seu Criador para

se tornarem felizes, generosas, gratas e olhar as bênçãos de Deus sobre

a vida delas

Page 9: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

MISSÕES

9

Evangelismo e Missões(41) 3091-4315 | [email protected]

me chamou primeiro, me converti primeiro e fui chamada para o mi-nistério primeiro. Por isso, conti-nuou orando: “Deus sou casada, eu não posso ser missionária se meu marido também não for; o Senhor vai ter que falar ao coração dele. E Deus o chamou também”.

CRIANÇAS

Logo que se converteu, rece-beu da irmã Helena Teixeira, esposa do pastor Marcílio Gomes, que na ocasião era o pastor da PIB de Curi-tiba, todo o apoio para o seu cres-cimento espiritual. Maria começou a trabalhar com as crianças, fez o curso da APEC, organizava Escola Bíblica de Férias (EBF) e ensinava na Escola Bíblica (EB) e, a partir daí, as oportunidades começaram a surgir. E foi no Jardim Atuba que organizou um trabalho com as crianças, que depois se estendeu aos pais; tam-bém trabalhou na pré-escola que funcionava na igreja, na época Con-gregação da PIB.

ARTESANATO

Essa foi uma das ferramentas utilizadas por Maria para evangeli-zação. A princípio sabia apenas cos-turar, fazer bainhas, mas aos poucos aprendeu crochê que logo passou a ensinar, formar grupos, e em cada aula realizava um momento devocio-nal. Ela conta com alegria a história de uma senhora que se converteu, e muitos anos depois, retornou à sua casa para contar que, além dela, o seu esposo também estava servindo ao Senhor.

O artesanato foi crescendo, as alunas já eram tantas que as peças produzidas eram vendidas em bazar cuja receita era investida no traba-lho e nas construções das igrejas que deixavam estabelecidas.

CONGREGAÇÃO DA BÊNÇÃO

Maria hoje é missionária na congregação, é mulher de oração, participa do projeto Débora, realiza trabalho com as mulheres, organiza retiros, ajuda na construção, promo-ve ações para integrar as pessoas, como o Culto da Colheita que aconte-ce de três em três meses, promoven-do a confraternização das pessoas novas que estão chegando, e ainda encontra tempo para retornar à sua terra, na Paraíba, para evangelizar e distribuir bíblias.

Essa é MARIA, sabe ser mulher de pastor, porque compartilha da mesma visão, é missionária porque entende que por qualquer dificul-dade, pode até chorar e não dormir, mas tem a certeza de que “o Senhor passa um apagador, restaura e en-che o coração de alegria e continua fazendo o Seu trabalho”. O nosso foco é a missão, não é difícil, é pra-zeroso, não sei se viveria sem este ministério”, diz Maria.

Hoje, ao lado do pastor Antô-nio, seu marido há 47 anos, sabe que Deus está no comando do mi-nistério deles e diz que a integrida-de e fidelidade são referenciais que encontra nele.

DIA DA MULHER

Para Maria “o dia da mulher é todos dias, é apenas um título. É im-portante esse dia para se expressar algum reconhecimento, para elevar a nossa autoestima. Cada mulher precisa encontrar-se consigo e com o seu Criador para se tornar feliz, generosa, grata e olhar as bênçãos de Deus sobre a vida dela. Quando a gente entende isso, o Dia da Mulher é apenas uma comemoração”.

E assim como Maria, mãe de Jesus, muitas outras Marias pode-rão ser escolhidas para o serviço ou a missão que Deus lhes confiar.

por Cleide NetoJornalista Voluntária

[email protected]

Page 10: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

VIDA EM CÉLULAS

10

Estudo das Células Sermão de03/03/13

Texto base: Gênesis 16.1-16

As cenas de um drama interior Pr. Paschoal Piragine Júnior.

Pregador:Tema:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Mensagem

Quando lemos a Bíblia, descobrimos que os heróis da fé eram tão humanos quanto nós e viviam as mesmas angústias que eu e você vivemos todos os dias. Neste texto, vemos que logo após um mo-mento de graça, Abrão comete um erro, desviando-se do propósito do Senhor. Podemos dividir o texto em 4 cenas:

1. Tentação (v. 1-4) – Pressionada pela dor e vergonha de não ter filhos, Sara tenta resolver o problema com uma prática cultural-mente aceita na época: o filho da sua escrava poderia ser seu se ela participasse do parto da criança. Hoje também podemos ser tentados a resolver nossos problemas ou alcançar nossos sonhos do nosso jeito, deixando de lado a vontade perfeita de Deus.

Você já foi tentado a resolver problemas com algum recurso culturalmente aceito, mas que, no íntimo, sabia ser contra a vontade de Deus? O que aconteceu depois?

2. Confusão (v. 4-6) – Toda a vez que desobedecemos ao Se-nhor ou fugimos dos planos dEle, estamos construindo uma situação insustentável que gerará maior sofrimento do que esperar pela Sua vontade e plano para a nossa vida.

Quais foram as consequências imediatas sofridas por Abrão? Que consequências muitos jovens tem sofrido, por não esperar o tem-po e a vontade de Deus para constituir suas famílias? Você conhece alguém que esteja vivendo isso?

3. Restauração (v. 7-12) – Toda restauração exige confissão e foi isso que Agar fez, ela não mentiu nem tentou justificar sua situação. Quando confessamos nosso pecado e temos coragem de obedecer, alcançamos uma graça que reconstrói os caquinhos da vida quebrada.

Por que é preciso confessar nosso pecado para iniciar o proces-so de restauração? Que barreiras nos impedem de confessar nossos pecados?

4. Revelação (v. 13-16) - A última cena é a revelação de Deus a Agar, que através desse encontro pode continuar sua jornada de fé. Mas, o que ela aprendeu? Que Deus está vivo e se importa com ela, que Deus a vê e a ouve, tanto que o nome de seu filho foi Ishmael - “Deus ouve”. Quando Deus se revela a nós, nossas vidas são trans-formadas, Ele marca lugares sagrados e coloca referenciais de Sua bondade. Devemos lembrar que Deus: está vivo, nos vê e nos ouve.

Você crê que o Senhor é aquele que te vê e também ouve a tua oração? O que você precisa dizer a Ele hoje?

Page 11: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

VIDA EM CÉLULAS

11

O que você consegue fazer neste curto período de tempo? Tomar um café, relaxar, dormir após o almoço, arrumar as crianças para a escola, pagar uma conta, fazer um devocional, orar e outras coisas. Neste mês de março pedimos que você, líder, invista 15 minutos do seu dia fazendo uma atualização dos dados de sua célula, cadastrando também cada participante do grupo.

Por quê? Neste ano, a PIB está focando no tra-balho das células, investindo em relacionamentos, discipulado, integração, pastoreio e treinamento de líderes. O que desejamos é uma igreja forte e saudá-vel, promovendo o Reino de Deus através da amizade.

Há duas maneiras para fazer o recadastramento. A primeira é para aqueles que já entram no sistema da PIB através do seu ID de membro. Se você é um deles, basta entrar no seu ID, clicar em Células e atualizar os dados do seu grupo. A segunda é para aqueles que não conhecem o seu ID. Estes precisarão entrar em contato com a secretaria de células para poder aces-sar o Clube do Líder, uma novidade para você, líder de célula. Depois de fazer o seu primeiro acesso no Clube, você receberá o ID de membro em um e-mail, podendo então acessar o ambiente de sua célula e fazer o cadastro de seu grupo.

Qualquer dúvida entre em contato conosco: (41) 3091-4342 ou via email: [email protected]

Lembre-se, bastam 15 minutos do seu dia! Isso nos ajudará a acompanhar você e seu grupo. Desejamos que 2013 seja um ano de grandes vitórias em sua célula! Que Deus abençoe sua vida!

por Marcílio de OliveiraPastor do Ministério de Células

[email protected]

FIQUE DE OLHONossos cursos de líderes de células já começaram, entre em contato conosco ou com a Educação Cristã. Será uma benção recebê-los!

15 minutos!

Page 12: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

INFANTIL

12

Passandoadiante a tocha da fé

Deus deu a família uma responsabilidade: ensinar os filhos como chegar até o Pai. As parábolas a seguir,

retiradas do livro “Passando aos filhos a tocha da fé” (John M. Drescher), trazem uma reflexão importante

sobre como temos conduzido nossos pequeninos ao encontro com Deus.

Como você tem ensinado a sua fé?Passar a tocha da fé significa levar a

criança até a presença do Pai e não ficar entre ela e o Pai. Que a nossa próxima geração possa encontrar um Deus de amor e esperança assim como nós encontramos! Como igreja, queremos ajudá-lo nesse processo. Por isso, se você tem filhos entre 0 e 12 anos, o convidamos para uma conversa muito especial que acontecerá hoje (10/03) às 18h, na sala 201. Nosso desejo é sonharmos juntos e unirmos forças, família e igreja, para passarmos adiante a tocha da fé.

Pr. Daniel e Sheila Torres

Parábola 1Peguei na mão da

criancinha. Íamos andar jun-tos durante certo tempo. Eu devia guiá-la até o Pai. Era um dever que me preocu-pava pela tremenda respon-sabilidade. Falei somente sobre o Pai. Descrevi a severidade de sua face, se a criança o desagradasse. Como estávamos andando debaixo de altas árvores, disse que o Pai tinha o poder de derrubá-las com um raio. Fazia sol, e eu contei-lhe da grandeza do Pai, que criou o sol abrasador flamejante.

Num crepúsculo encon-tramos o Pai. A criança escon-deu-se atrás de mim. Estava com medo, não quis levantar os olhos para a sua face amo-rosa. Lembrava-se da minha descrição. Não quis colocar sua mão na mão do Pai. Eu estava entre a criança e o Pai. Fiquei surpreso. Eu tinha sido tão meticuloso, tinha falado com tanta seriedade!

Parábola 2Peguei na mão da criancinha. Eu

devia guiá-la até o Pai. Senti o peso de muitas coisas que precisava ensinar. Fomos objetivos. Nós nos apressávamos de lugar a lugar. Num instante compa-rávamos as folhas das árvores, noutro instante examinávamos o ninho de um pássaro. Enquanto a criança fazia per-guntas sobre o ninho, eu a apressava para caçar uma borboleta. Quando ela adormecia, eu a acordava para que não deixasse de ver algo que eu queria lhe mostrar. Rapidamente e com muita frequ-ência falávamos sobre o Pai. Despejei em seus ouvidos todas as histórias que ela devia conhecer, mas éramos muitas vezes interrompidos pelo soprar do vento, sobre o qual tínhamos que falar; pela chegada das estrelas, as quais tínhamos de estu-dar, pelo riacho borbulhante, cuja nas-cente precisava ser descoberta.

No crepúsculo encontramos o Pai. A criança apenas olhou-o de relance. O Pai estendeu a sua mão, mas a criança não teve interesse em pegá-la. Exausta, com as bochechas vermelhinhas, deixou-se cair no chão e adormeceu. Novamente eu estava entre a criança e o Pai. Fiquei surpreso. Tinha lhe ensinado tantas e tantas coisas.

Parábola 3Peguei a mão da criancinha. Eu

devia guiá-la até o Pai. Meu coração estava cheio de gratidão por tão agradá-vel privilégio. Andamos vagarosamente. Adaptei os meus passos aos passinhos da criança. Falamos sobre coisas que a criança observava. Às vezes, era um dos pássaros do Pai; observamos como era construído o ninho e vimos os ovos que eram ali postos. Mais tarde ficamos admirados pelo cuidado que o pássaro tinha com os filhotes. Às vezes colhía-mos as flores do Pai, acariciávamos as pétalas macias e nos encantávamos com as suas vivas cores. Muitas vezes con-távamos histórias do Pai. Eu contava as histórias para a criança e ela também as contava para mim. Contávamos as his-tórias, a criança e eu, repetidamente. Parávamos às vezes para descansar, encostados nas árvores do Pai, deixando que o seu ar refrescasse nosso rosto, ali ficando em silêncio.

No crepúsculo encontramos o Pai. Os olhos da criança brilharam. Ela olhou para o rosto do Pai com amor, con-fiança (...). Pôs a sua mão na mão do Pai. Naquele momento fui esquecido; mas fiquei contente.

Page 13: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

VIDA CRISTÃ

13

Grupos de Oração

CelebraçãoOre para que a Palavra habite nos participantes durante a celebração. Clame a Deus para que todos sejam invadidos pela Sua sabedoria, possam cantar hinos de gratidão e receber Sua mensagem.

RecepçãoInterceda pelos que atendem diariamente na recepção de nossa igreja. Para que estejam repletos de amizade, respeito e misericórdia, rece-bendo de Deus sabedoria no atendimento e paciência no acolhimento.

Ministério de Mulheres “a mulher sábia edifica sua casa...” (Pv. 14.1). Deus precisa de mulheres sábias, clame por este ministério. Ore pela participação das mulheres de nossas igreja nas atividades que são realizadas durante a semana.

Ministério de HomensDeus precisa de homens que queiram fazer parte deste exército, prontos para entrar na batalha contra o inimigo e ser benção em seu trabalho, no seu lar e em todos os lugares em que convive.

Plantão PastoralOre para que o mover do Espírito de Deus abençoe cada seminarista ou pastor de plantão. Peça a Deus que conceda sabedoria para que possam auxiliar as pessoas que os procuram.

AgradecimentoOre sempre! Agradeça sempre a Deus. Tenha sempre em mente Romanos 8.28: “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”.

10

11

12

13

14

15

16

Cleusa Piragine | Diná Poletti

Sentinelas de OraçãoDomingos, das 9h às 10h30 e 18h às 18h45

Quartas-feiras, das 9h30 às 11h(Jardim de Oração)Diná, 9997-0495

Clamor JovemSábados às 18h e Quartas-feiras às 22h30

(Jardim de Oração)Helen Grazek, 9902-9999

[email protected]

Valentes de OraçãoAdolescentes – 13 a 17 anos

Quartas-feiras e Sextas-feiras às 18h(Jardim de Oração)

Daniel Schmitt, 9169-5444

Heróis de OraçãoJuniores – 9 a 12 anos

Domingos, das 18h30 às 19h(Jardim de Oração)

Daniel Schmitt, 9169-5444

Projeto Débora (pais intercedendo por seus filhos)

Quartas-feiras às 14h(Jardim de Oração)

Odete Haro, 3528-9405 | 8885-8204

Esposas orando por seus maridosTerças-feiras às 14h (Sala 201) – MCA

Jucirene Rodrigues

Orando pelo BrasilPare tudo e ore diariamente às12h

Alvorecer com DeusTodos os dias às 6h (Jardim de Oração)

Pr. Alvo Waldow

Orando pela ConstruçãoSábados às 6h (Jardim de Oração)

Pr. Alvo Waldow

Orando pelos MuçulmanosQuintas-feiras às 18h (Jardim de Oração)

Denise Baracat

Orando por AtletasSegundas-feiras às 19h (Ginásio) - Anderson Varga

[email protected]

Orando pelos FuncionáriosCleusa Piragine

Pedidos de Oração por e-mail - RIVIDaura Stofella

[email protected]

Dependentes QuímicosInterceda para que esta doença que está consumindo nossas famílias e a sociedade possa ser eliminada de nosso convívio. Clame ao Senhor pela libertação dos nossos queridos.

Para Refletir“Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26.41)

Pedidos de Oração

Page 14: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

MULHERES

14

Apresentação da Anna Vitória RodriguesHoje é um dia muito especial para nós, pois vamos dedicar a Deus nossa filhinha Anna Vitória. Mas não podemos fazer isso sem contar a história dela, desde a gestação até o nascimento. O ano de 2012, sem dúvidas, foi o mais difícil de nossas vidas, pois Deus nos per-mitiu passar por uma provação terrível. Nossa filhinha Letícia tinha um ano e dois meses, era muito saudável, uma criança sonhada, planejada e alegre, exatamente como o significado de seu nome. Porém, ela sofreu um acidente em casa no dia 3 de abril, semana da Páscoa e dia do meu aniversário, Deus decidiu levá-la. Deus minis-trou diariamente em nossos corações, nos dois meses que se passaram. As palavras do Senhor confortaram nossos corações, devolveram a esperança e responderam perguntas (Ezequiel 47:12). Três dias antes do Dia das Mães, que prometia ser o dia mais difícil da minha vida, recebi a notícia que estava grávida (Isaías 60:20). No dia 21 de dezembro, com 37 semanas, 3.320kg e 48cm, nasceu a Anna Vitória. A Letícia nos permitiu sermos pais pela primeira vez, e a Anna Vitória nos deu a oportunidade de continuar sendo pais.Agradecemos o papel significativo desta igreja em nossas vidas, a pastores, irmãos da célula e pessoas que aceitaram o difícil desafio de compartilhar nossa imensa dor. Durante as madrugadas podíamos sentir o clamor de nossos irmãos e, assim, o Espírito Santo agia em nossos corações. Agradecemos a Deus por nossa Anna Vitória. Cheia de graça, a graça de Deus que nos dá Vitória! Alegramo-nos no Senhor por essa vitória e porque Ele tem cumprido Suas promessas. "Vede, eu faço uma coisa nova, que está saindo à luz; não a percebeis? Porei um caminho no deserto, e rios no ermo.” Isaías 43:19.Participar do MOPS em 2012 foi parte do plano de Deus para minha cura. Tive a opor-tunidade de compartilhar minha dor com outras mulheres e assim Deus nos tornou fortes. Quero compartilhar experiências, colaborar com o Reino de Cristo e aprender a Palavra do Senhor para educar minha filha no caminho em que ela deve andar. Michelle Rodrigues

TestemunhosEternamente amigasAcredito que a amizade é uma das coisas mais preciosas que Deus nos permite experimen-tar. A família, com certeza, é algo divino, porém, a amizade é querer ser família, é querer estar perto, é querer amar e isso é gracioso. A Bíblia nos diz, em Efésios 3:20, que Deus pode nos dar abundantemente mais além daquilo que pedimos ou pensamos e foi exata-mente isso que Deus me deu: a minha irmã, uma pessoa que vai além de qualquer expec-tativa ou pensamento. Ele me presenteou com a minha outra metade, meu complemento, minha família, mas ao mesmo tempo minha melhor amiga. Ela foi para a Nova Zelândia no final de janeiro para fazer um intercâmbio de um ano e tem sido muito difícil entrar em casa todos os dias e ver o quarto dela vazio, mas Deus me fala constantemente: “Ela foi para ser benção, para crescer, para ser luz, para aprender e não se preocupe, minha filha amada, vocês serão ETERNAMENTE AMIGAS!”. A amizade é cumplicidade, é compartilha-mento, é amor, carinho, muita oração e compreensão, mas não é fácil. Com a ajuda do Pai nós duas pudemos cultivar e cuidar da nossa amizade, Deus sempre fez questão de que fossemos amigas e agora eu entendo o motivo, consigo ver além. Crescemos fazendo a vontade do Senhor e hoje podemos colher os frutos: não precisamos estar perto para estar juntas, não precisamos de um telefone para estarmos conectadas, somos um só coração. Com isso aprendi que não tenho que me lamentar porque ela está tão longe, mas pelo contrário, tenho que agradecer porque Deus não me deu apenas uma irmã, me deu uma eterna amiga, e não porque ela é da família, mas porque nós escolhemos assim (isso não é precioso?). Ana Beatriz Souza Nieto

Família Rodrigues

Mais do que uma irmã

Page 15: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

MULHERES

15

A entrega de um sonhoSou fruto de duas famílias, sonhos e lutas de duas mães. “Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor procede a resposta” (Provérbios 16.1) e, por isso, aprouve a Deus colocar-me no ventre de uma mãe e nos braços de outra. Fui levada com três dias de vida, pelo meu pai biológico, para outra família que não sabia da verdade e ansiava por uma filha. Após muitas lutas, jejum e oração, Deus preparou o encontro entre as duas famílias. Tenho o privilégio de ter duas MARAVILHOSAS MÃES, treze irmãos e nove sobrinhos. Quantas histórias e milagres dentro dessa história. Um deles foi a transformação da minha vida, em 2005. Minha mãe biológica orou por 15 anos para me encontrar e mais 10 anos para que eu encontrasse Jesus. Em agosto do mesmo ano fui para a Inglaterra. Conheci meu marido, Arquimedici, casamos e começamos a buscar uma gravidez. Voltamos para o Brasil em 2007 e de imediato procu-ramos respostas para as tentativas frustradas. O diagnóstico foi desanimador: infertilidade, resultado da síndrome do ovário policístico e da baixa produção de gametas de meu marido. Eu não me conformava com o diagnóstico. Creio em um Deus que poderia reverter essa situ-ação e fiz todo o enxoval, mas nada de gravidez. A cada notícia de que uma conhecida estava grávida, eu olhava para o enxoval e chorava amargamente.Pensamos em adoção, mas recebemos uma Palavra poderosa de que não deveríamos partir para o plano B (adoção), se Deus não falasse. No final de 2011, o Senhor disse que, naquele momento, não teríamos filhos do ventre, mas filhos espirituais. Relutei muito, mas doamos todo o enxoval. Recebemos o consolo de Deus (Habacuque 3.17-18) e passei a me alegrar no Senhor, entregando definitivamente a Ele o sonho da gestação. E os filhos espirituais vieram. Em junho de 2012 fomos surpreendidos com o resultado de um exame: estávamos grávidos! Que surpresa tremenda! Foram seis anos de espera, muitas lágrimas, clamores e amigas nesta caminhada de fé. Hoje temos a Sophia em nossos braços, um milagre doce e delicado. Não temos palavras para expressar nossa gratidão, apenas temos certeza: Deus faz o impos-sível e Ele é fiel! Ariane Regis Silva

Mais do que uma irmã

A pequena Sophia

Page 16: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 201316

Há algum tempo, temos percebido o grande número de bebês que são apresen-tados durante os cultos e gostaríamos de estar mais presentes com as mães, de dife-rentes formas. Nosso desejo é que este momento seja cada vez mais especial, porque, significativo, temos certeza que o é. (Lucas 2:22)

A partir disso, uma equipe de mulheres realiza visitas domiciliares a cada mãe que tem seu bebê, desejando a mesma felicidade e se alegrando com o momento de apresentação do seu bebê a Deus.

De alguma forma, gostaríamos de apresentar novas oportunidades para as mães serem abençoadas. Pensando nisso, surgiu o MOPS, um movimento ministerial global que existe para gestantes e mães de crianças em idade pré-escolar.

Quando nos tornamos mães, um novo mundo nos é apresentado. Um mundo cheio de alegrias, descobertas e encantos. Por outro lado, a maternidade também nos assusta, atemoriza, nos traz angústias e incertezas. Contando umas com as outras, mães da igreja ensinam, oferecem encorajamento, palestras de orientação prática, ati-vidades criativas e nutrição espiritual num ambiente seguro e acolhedor, onde valores bíblicos são apresentados e vividos, transformando famílias através das mães, para que também influenciem e levem suas famílias para Cristo. Em cada encontro temos uma palestra, com o tema voltado à maternidade e testemunhos.

Seja uma mãe de primeira!

“Deus cuida do seu rebanho como um bom pastor: acolhe em seus braços os cordeirinhos e conduz cuida-

dosamente as ovelhas que amamentam.” Isaias 40:11

O ministério Mães de Primeira surgiu com a intenção de acolher todas as mães com bebês de nossa igreja.

Page 17: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013 17

Apresentação de bebêsPara apresentar seu bebê, é necessário agendar no Ministério de

Adoração, pelo telefone 3091-4308.

As visitas são agendadas com Tânia (9974-6604).

“A apresentação do nosso filho foi um momento muito especial. Não podia engravidar e Deus me deu uma promessa de que Ele me faria gerar um filho. E assim foi, um presente precioso de Deus! Estar ali, naquele momento, foi de suma importância, entregando nosso filho nas Suas mãos, consagrando a sua vida à Ele.” - Ludmila Vital

“Anseio pela apresentação de nossa filha, não só para introduzi-la na igreja, no corpo de Cristo, mas para celebrar com a família a sua chegada, e consagrar, desde pequena, sua vida ao Senhor.” - Priscila Festa

“O MOPS teve muito a acrescentar em minha vida. A troca de experiências é algo muito interessante, pois às vezes nos sentimos sozinhas nessa fase da nossa vida e podemos aprender umas com as outras, rir e chorar juntas, criando vínculos para sempre... Tudo isso faz do MOPS esse encontro tão especial que une as mães com um propósito de sermos mães melhores, em nome de Jesus Cristo”. Amanda Werner

“Quando me falaram do MOPS na PIB, fiquei muito feliz! Era tudo o que eu queria e não sabia. Encontrei ali mães que estão vivendo o que estou vivendo, e o ambiente acolhedor, tanto para mim quanto para meus filhos, me fez voltar a mais e mais encontros. Não vejo a hora dos encontros recomeçarem em 2013!” Andreia Brizola

“Quando me tornei mãe, passei por uma fase que acredito que todas nós passamos, que

é aquela sensação de estar em um pequeno mundo onde só existe a mãe e o bebê. É uma

fase gostosa e necessária, mas que aos poucos também gera uma sensação de solidão, já que,

naturalmente, temos que ficar muito tempo em casa, apenas com o bebê. Interrompemos

várias outras atividades que tínhamos antes e, consequentemente, o contato com

mais pessoas. Aí bate aquela vontade de compartilhar os sentimentos e vivências com outras pessoas que estão na mesma fase que

nós, com seus bebês pequenos. Então conheci o MOPS! E foi muito bacana sair de casa com

minha filha e me encontrar com mães cristãs, que compartilham da mesma visão, orar juntas,

ouvir, aprender, poder conversar e trocar experiências! Quero participar bem mais!”

Laís

Os encontros do MOPS acontecem no terceiro sábado do mês, das 9h às 11h. Nosso primeiro encontro acontece em 16 de março, próximo sábado, com o tema: “Sou mãe e agora?” Mais informações sobre o MOPS no stand após os cultos e no facebook.com/mopsmaesdeprimeira

Page 18: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

MULHERES

18

MARÇOEspecial Dia Internacional da Mulher“Eternamente Amigas”

12 Terça-feira14h às 17h - Orando com amigas.14h - Células MOPS nas casas.15h – Especial MCA com Pra. Elizabeth Santos.18h30 - Encontro Intencional + coquetel.13 Quarta-feira8h30 às 10h - Célula de apoio com Psi Rosania.14h - Célula com mulheres na maturidade.14 Quinta-feira14h45 às 17h - Chá das Amigas.14h às 16h30 - Patchwork.16 Sábado9h - Mães de Primeira/MOPS com Fátima Wolf.

ABRIL9 Terça-feira – Chá Missionário, 15h.18 Quinta- feira – Chá das Amigas, 15h.20 Sábado - Encontro Mães de Primeira/MOPS, 9h.

MAIO8 Quarta-feira - Encontro de mulheres com o Pr. Paschoal, 19h30.9 Quinta - feira – Chá das Amigas, 15h.18 Sábado - Encontro Mães de Primeira/MOPS, 9h.24 a 26 Congresso de Mulheres – “ Perfume de Cristo”.

JUNHO13 Quinta-feira - Chá das Amigas: Celebração 15 anos.15 Sábado - Encontro Mães de Primeira/MOPS, 9h.29 Sábado – Encontro Pós Congresso de Mulheres.

Até a eternidade!Como parte das celebrações do Dia Internacional da

Mulher, uma nova programação chega até você!

O Ministério de Mulheres quer promover encon-tros! De você com Deus e de você com o próximo. O Eternamente Amigas vai ao encontro da mulher e oferece uma programação com conteúdo diversificado e sadio de experiências significativas, atividades cuidadosamente preparadas, histórias de mulheres simples, mas que por causa de suas escolhas, tiveram suas vidas transforma-das. O motivo dessa transformação tem nome: Jesus.

JULHO20 Sábado - Encontro Mães de Primeira/MOPS, 9h.

AGOSTO15 Quinta-feira – Chá das Amigas, 15h.17 Sábado - Encontro Mães de Primeira/MOPS, 9h. 30 Sexta-feira - Dia de Oração, 14h.

SETEMBRO12 Quinta-feira – Chá das Amigas, 15h. 21 Sábado - Encontro Mães de Primeira/MOPS, 9h.25 a 29 – Missionar.

OUTUBRO ROSAEspecial Mulher

4 a 6 – Conferência Consciência Rosa.17 Quinta-feira – Chá das Amigas, 15h.19 Sábado - Encontro Mães de Primeira/MOPS, 9h.

NOVEMBRO5 Terça- feira – Dia Batista de Oração.7 Quinta-feira – Chá das Amigas, 15h.9 Sábado - Encontro Mães de Primeira/MOPS, 9h.13 Quarta-feira – Encontro de mulheres com o Pr. Paschoal, 19h30.14 a 17 – Congresso da União Feminina Batista da América Latina – Foz do Iguaçu.

DEZEMBRO12 Quinta - feira – Chá das Amigas, 15h.14 Sábado - Encontro Mães de Primeira/MOPS, 9h.

*Agenda Sujeita a alterações.

Você é convidada para conhecer um pouco do dia a dia do Ministério de Mulheres da PIB, como pulsa o coração das participantes que, movidas por fé, se unem para celebrar a vida e desejam incluí-la nesse movimento de amor.

Lembre-se: no Reino de Deus somos irmãs! Nossas ami-zades precisam ter uma dimensão espiritual. O ícone da cruz quer dizer que, na sua verticalidade, ela nos une a Jesus. E na horizontal, Jesus nos leva de volta aos nossos semelhantes. O Eternamente Amigas é uma celebração do ser mulher!

por Bruna SeifertJornalista Voluntária

[email protected]

Agenda 2013

Page 19: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

MULHERES

19

Page 20: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

MULHERES

20

Page 21: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

MULHERES

21

Homenagem“Eternamente amigas”, é uma frase linda! Onde

podemos encontrar alguém que reflita esta frase em nossa vida? Aqui na Primeira Igreja Batista de Curitiba, tivemos o privilégio de ter comunhão com uma mulher de Deus, a qual com sua vida e conduta cristã nos mostrou que é possível sermos eternamente amigas!

Mulher de oração, dedicada ao crescimento do Reino, sempre com um sorriso nos lábios e uma pala-vra do Senhor Jesus para abençoar. O tempo para essa mulher não importava, ela simplesmente obedecia à voz do Espírito Santo, era Ele que comandava sua vida! Ao orar com alguém, ela se esquecia do mundo terreno, o que importava naquele momento era como Deus estava dirigindo e revelando Sua graça ao próximo.

Durante muitos anos reuniu mulheres em sua casa para estudo bíblico e discipulado. De diversos lugares e de diferentes classes sociais, vinham mulheres para ter um encontro com Jesus! Aquela sala parecia um pedacinho do céu, vidas foram transformadas, salvas, restauradas e curadas! Que saudade! Deus é maravilhoso: ao ficar órfã de mãe com 19 anos, ela orou e pediu ao Senhor um com-panheiro que cuidasse dela, que suprisse suas necessi-dades, e Deus a honrou com um marido e dois filhos, os quais ela encaminhou nos caminhos do Senhor desde pequenos. Hoje eles são ministros de Deus e pregam o evangelho de Cristo por onde passam. Com certeza sua caminhada não foi fácil, mas ela sempre tinha uma palavra de vitória ao chegar às lutas!

Em 2005 ela estava no auge de sua vida cristã, muitos cursos de apri-moramento da Palavra, visitas de todo tipo e gênero de pessoas e problemas, e com as reuniões semanais naquela sala abençoada... Mas, coube a Deus permi-tir um Aneurisma Cerebral num domingo de culto pela manhã e foi submetida a uma UTI durante alguns dias! A mão do Senhor foi fantástica! Sem nenhuma sequela e comprometimento cerebral, Deus a tirou daquele lugar, curada e restaurada. Muitas pessoas estiveram interce-dendo por sua vida, vinham mensagens do Brasil todo, até mesmo do exterior ela recebeu notícias que havia pessoas orando em seu favor! Com um pouco mais de cautela e a pedido da família, ela diminuiu o ritmo de suas visitas e deu um tempo com as reuniões em sua casa. Mas, quando se tem o evangelismo nas veias, e o amor no olhar, não se consegue ficar olhando de camarote! Sua missão ainda não havia terminado!

E assim ela continuou a trabalhar na recuperação de vidas, sempre com seu testemunho de cura dando glórias a Deus!

Em 2010 foi detectado um câncer em seu estômago! Nossa, como reagir a um diagnóstico tão assustador? Novamente ela se colocou diante do Senhor com fervor e oração, mas pediu alguns mimos especiais ao Pai. Pediu que não caíssem seus cabelos na quimioterapia, pediu para não ser retirado seu estomago, pediu a conversão de

seu esposo, pediu para estar presente no casamento do seu filho caçula, pediu para ver e pegar seu primeiro neto no colo... Enfim, sonhos que guardava em seu coração.

Nosso Deus realmente é mara-vilhoso! Durante dois anos de muitas lutas, vitórias e conquistas, Deus foi concedendo cada um de seus sonhos. Pessoas que estavam afastadas do

evangelho se reconciliaram com Deus, pessoas não crentes foram impactadas com sua FÉ e TEMOR a Deus!

Coube ao Senhor, que sabe todas as coisas, e que é dono de nossas vidas, levar nossa amiga para o céu no dia 14-12-2012. Eternamente amigas... Com certeza, um dia vamos poder estar juntas novamente, aí sim para toda eternidade, adorando e louvando ao nosso Deus! A Ele toda honra e toda glória, pela vida da nossa irmã e eterna-mente amiga Isabel Alves Lucio e Silva.

por Marivani de Oliveira (Vaninha)Coordenadora Geral do Chá das Amigas

E assim ela continuou a trabalhar na

recuperação de vidas, sempre com seu

testemunho de cura dando glórias a Deus!

Page 22: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

FALANDO NISSO

22

Em 2 de março, tivemos o nosso encontro com toda a liderança da Primeira Igreja Batista de Curitiba, em um delicioso café da manhã.

Pudemos ouvir sobre os sonhos, metas e a visão da igreja, simpli-ficada agora numa avaliação que servirá de ênfase para os próximos anos: 3 pilares da PIBCuritiba – Celebrações, Ministérios e Células.

Como o nosso Pr. Paschoal explicou, a igreja irá incentivar ainda mais para que as pessoas participem dos nossos cultos e encontros, se envolvam ministerialmente como voluntários e, principalmente, parti-cipem de alguma célula.

Sem dúvida que não podemos deixar de participar dos cultos que acontecem, literalmente, todos os dias na igreja. Claro que não de todos, mas com certeza tem algum para o seu perfil. Além dos cultos tradicionais de domingo, temos cultos de atletas, advogados e fami-liares, homens, mulheres, família, da Vitória, infantil, juniores, adoles-centes, jovens, jovens casais, jovens adultos, Amigos em Cristo, defi-cientes auditivos, visuais, cadeirantes... Ufa!

Como uma brasa que se esfria fora da lareira, você não tem des-culpas para não participar de um culto ou celebração do seu jeitinho.

E, a medida que você cresce na Palavra, participa dos cursos de formação bíblica e desfruta de tanta coisa valiosa que o Ministério de Educação Cristã tem para você, chega a hora de colocar a mão na massa! Usar seus dons e talentos no serviço ministerial!

É aí que entra a Central de Voluntariado Ministerial (CVM). Confira as vagas disponíveis no site da PIB (pibcuritiba.org.br) e cadastre-se também para servir a Jesus em diversas frentes!

Tudo isso sem deixar de participar de uma célula. É ali, toda a semana, que você compartilha suas lutas e vitórias. Onde você ora e percebe também o mover de Deus nas famílias e casas da nossa igreja. Não deixe para viver essa comunhão apenas num culto por semana. A célula é ideal para você não se sentir apenas mais um!

No dia do líder, tivemos uma ministração que ficará em nossas memórias! O teatro de pobre. Um verdadeiro exercício de imaginação e ministração! Conhecemos novidades que estarão por vir e agora tam-bém fazemos parte do Clube do Líder: uma página especial no site da PIB com recursos e presentes para capacitar ainda mais nossos líderes.

Você que é líder, não esqueça de consultar toda semana com seu car-tão, para participar! Vamos lá! 2013 está aí a todo vapor! Está chegando a próxima Campanha Dia a Dia com Deus: 40 Dias Vivendo para Jesus! Terminaremos nossa construção! Testemunharemos 1000 batismos! E celebraremos as vitórias que Deus tem para nossa igreja neste ano!

por Albert MartinsMinistério de Comunicação

[email protected]

Page 23: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

IDOSOS

23

“Se soubesse que iria viver tanto teria me cuidado melhor” -

(De um velho para um jovem)

Nossa liderança ministerial está convi-dando todos os maiores de sessenta anos que aqui congregam, seus parceiros e amigos de jornada para nos juntarmos em reflexões sobre “todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou“ (Dt. 8.2) vivenciando – a cada quar-ta-feira – um passeio pelas estações da nossa existência, orientados pela sabedoria pastoral do nosso irmão norte-americano, Billy Graham, versada como “A Caminho de Casa”, que nos reporta aos cuidados necessários para desfru-tarmos nossa velhice como dádiva preciosa do Autor dos Tempos, vivendo nossos sonhos.

Acomodar-se na velhice como um diplo-mado na escola da vida, ou aposentar-se “por-que já fiz a minha parte” é parar antecipada-mente, quase que equivale a “morrer antes da hora”, a abandonar um laboratório montado por Deus para estudo e pesquisa da vida.

Desaposentar-se (nosso lema ministe-rial), não é reassumir uma atividade laboral no comércio ou na indústria, em busca de maior remuneração. É, antes, uma atitude corajosa e consciente: assumir um ministério de muita responsabilidade, pois o seu maior desempe-nho é o exemplo de vida que está sendo mos-

Viver a velhicetrado. Isso é um desafio. Não é para os fracos. Se o “sertanejo é antes de tudo um forte” – segundo Euclides da Cunha, os velhos também têm que ser – segundo Billy Graham: “a velhice não é para os fracos” (p.11).

Como consequência de seus 93 anos, o nosso Billy não deu a mínima para a bengala, o andador e a cadeira de rodas. Usa cada um desses apetrechos de ajuda física conforme a ocasião, reconhecendo seus limites, mas entu-siasmando a nossa e as novas gerações a um propósito de vida impregnado de dignidade, de utilidade, de serviço, de entretenimento, exercí-cios, repouso e abraços que contagiem, encora-jem, ensinem, consolem, amparem e acolham.

Vamos desenvolver juntas nossas possibi-lidades reais de sermos os auxiliares de Jesus na preparação da morada dos nossos sonhos, na Casa Eterna do Pai, como guardiães da fé nessa sublime promessa para nós e para nossa gente. Nosso abraço inaugural acontecerá dia 06 de março, a partir das 14h. Convide alguém e venha trocar experiências para construir rela-cionamentos indispensáveis à partilha da vida.

por Humberto QueirózMinistério Idosos

[email protected]

Page 24: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 201324

ACONTECE NA PIB

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 201324

Page 25: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013 25Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

ACONTECE NA PIB

25

Page 26: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 201326

ACONTECE NA PIB

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 201326

Necessidades Missionárias- Geladeira ou frigobar para o Ministério Elo. - Doações de milhas para atender a equipe que irá partici-par da viagem missionária na organização da Igreja Batista do Parque das Nações em Lisboa, primeira igreja filha da PIB Curitiba na Europa.Info: 3091-4315 | [email protected]

Vigília do Ministério de AdoraçãoRenovando a Paixão22/03, às 20h

Acampadentro dos PrimáriosDia 23/03. Crianças de 7 a 9 anos.Tema: ADRENALINA 1.0. Inscrições no 2º andar. Valor R$ 20. Vagas Limitadas. Info: 3091-4472 | 8864-4899 |[email protected]

Cours de FrançaisCours de français: Salut les élèves! Pour ceux qui vont continuer, on va recommencer le lundi, 04 mars. S’il vous plaît, faites votre inscription au CFM: 3091- 4330. Merci. Je vous attends. Elly Claire

Page 27: Revista PIB - 10/03/13

EDUCAÇÃO CRISTÃ

2727Primeira Igre Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

NOSSA IGREJA

27

Atividades na igreja

Programação de TV e Rádio

Todos os dias 06h..... | Encontro de oração

Domingo09h30 | Estação 22.6 (0 a 12 anos)09h30 | Escola Bíblica09h30 | Escola Bíblica em Inglês09h30 | Embaixadores do Rei09h30 | Mensageiras do Rei 10h30 | Culto Matutino10h30 | Culto em Inglês10h30 | Culto dos Juniores18h30 | Heróis de Oração19h | Estação 22.6 (0 a 12 anos)19h | Culto Vespertino

Segunda-feira8h30 | Atendimento Social Abasc 13h30 | Espaço Mulher 13h30 | Assessoria Jurídica Gratuita14h | Atendimento Social Abasc14h | Curso de Tricô e Crochê19h45 | Culto dos Advogados Cristãos 20h | Culto dos Atletas

Terça-feira14h | Mulher Cristã em Ação14h | Curso de Patchwork18h30 | Encontro de Homens 19h | Centro de Formação Ministerial20h | Encontro de Mulheres 20h | Ensaio Conj. Feminino20h | Amor Exigente - Grupo Conexão

Quarta-feira10h30 | Estudos Bíblicos13h30 | Oficinas Maturidade14h | Culto Maturidade15h | Células Maturidade16h30 | Coro Maturidade18h | Oração Adolescentes19h | Ensino Jovens19h30 | Escola Bíblica19h30 | Celebrando a Recuperação20h | Culto de Oração22h30 | Oração Jovens

Quinta-feira8h30 | Atendimento Social Abasc 15h | Culto da Vitória

15h | Estudo Bíblico em Inglês19h | Centro de Formação Ministerial19h30 | Escola Bíblica19h30 | Montanhistas de Cristo20h | Culto dos Surfistas de Cristo

Sexta-feira09h | Amor Exigente-Grupo Conexão Um15h | Culto dos Cadeirantes - RPA18h | Valentes de Oração18h | Ensino Adolescentes19h30 | Culto de Adolescentes20h | Amigos em Cristo (quinzenal)Sábado14h | Embaixadores do Rei15h | Assessoria Jurídica Gratuita17h | Ensaio Coro Celebrai17h | Ensaio Coral A. B. Deter17h | Culto dos Surdos18h | Ensino Jovens18h | Clamor Jovem19h30 | Culto dos Jovens19h30 | Culto Jovens Adultos19h30 | Culto Jovens Casais (mensal)

BAND. Canal 2 . Sábado 09h (41) 3331-5700

CNT. Canal 6 . Domingo 09h (41) 2169-7250

CWBTV. Canal 5 (NET) e Canal 72 (TVA) | Digital: Canal 186 (TVA/VIVO TV) . Terça/Quinta 17h (41) 3336-3537 / 3335-3501

TV CENTRO SUL. UHF 36. Domingo 11h Prudentópolis - PR

MARUMBY . AM 730 . Segunda à Sexta 07h30 e 18h30 (41) 3257-2410 / 3257-4021

SARA BRASIL . FM 107,5 . Terça à Sexta 22h (41) 3270-5000

CWBTV. Canal 5 (NET) e Canal 72 (TVA). Segunda 23h30 (41) 3336-3537 / 3335-3501

CWBTV. Canal 5 (NET) e Canal 72 (TVA) | Digital: Canal 186 (TVA/VIVO TV) Quarta 18h (41) 3336-3537 ou 3335-3501

SARA BRASIL . FM 107,5 . Segunda 22h (41) 3270-5000

Mensagem comPr. Paschoal Piragine Jr.

Mensagem comPr. Paschoal Piragine Jr.

Programa para Jovens

Programa para Jovens

Alfa FM 104,9 (Catuporanga-PR) – 06h - (42) 3654-1029 Aliança FM 98,3 (Paranaguá-PR) – 18h - (41) 3422-5888

Araucária FM 98,7 (Pranchita-PR) – 12h - (46) 3540-1060 Bereiana Web Radio (S.José dos Pinhais-PR) – 11h - (41) 3398-2596

Chik Musical Web Radio (São Paulo-SP) – 16h - (11) 2653-4652 Cidade Gospel FM 100,5 (Realeza-PR) – 11h - (46) 3543-2660 Felicidade Web Radio (Sapiranga-RS) – 10h - (51) 3559-4333

HCJB (Curitiba-PR) – Qua 20h30 - (41) 3376-3553 Iguaçú FM 104,9 (Planalto-PR) – 13h - (46) 3555-1541 Livre Web Rádio (Curitiba-PR) – 12h - (41) 3029-4272

Louvor Eterno FM 100,5 (Maringá-PR) – 11h - (44) 3233-1490 Marumby AM 730 (Curitiba-PR) – 07h30 - (41) 3257-2410

Mensagem Web Radio (São Paulo-SP) – 15h Ômega FM 93,9 (Garujá-SP) – 14h - (13) 3341-8036

Poder Total Web Radio (Brasí lia-DF) – 09h30 - (61) 9981-9216 Portal Igrejas Web (S.José dos Pinhais-PR) – 15h – (41) 8403-0656

Portas Abertas - Web Radio (Aliança-PE) – 11h - (81) 3637-1399 Regional AM 790 (Serrinha-BA) – 12h30 - (75) 9925-8638 Sara Brasil FM 107,5 (Curitiba-PR) – 22h - (41) 3270-5000

Sara Brasil FM 95,5 (Porto Alegre-RS) – 22h - (51) 3325-9565 Sertão FM 87,9 (Sertanópolis-PR) – 08h30 - (43) 3232-4906 Som do Céu Web Radio (Curitiba-PR) – 12h - (41) 4141-0710

Timburi FM 98,5 (Andirá-PR) – 07h30 - (43) 3538-2213 Transmundial (São Paulo-SP) – 13h - (11) 5031-3533

TELEVISÃO Curitiba e Região Metropolitana

RÁDIO Curitiba e Região Metropolitana

Rádio Web e Outras Regiões

Page 28: Revista PIB - 10/03/13

EDUCAÇÃO CRISTÃ

2828 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013 2013

NOSSA IGREJA

28

Conheça os pastores e ministros que atuam aqui em nossa igreja, atendendo, administrando e aconselhando.

Paschoal Piragine JuniorPastor Presidente

Manfred SchwalbPastor do Ministériode Homens eAconselhamento

Israel PerdonsinPastor do Ministério de Adolescentes

Lucas DutraPastor da Área deUniversitários

Adriano Fogaça dos SantosPastor do Ministério de Juventude:Jovens Adultos

Anselmo José R. AlvesPastor do Ministério de Esportes e Atletas de Cristo

Arthur PaupitzPastor de Visitação

Adoniran dos Santos MeloPastor do Ministério com Especiais

Alexandre SombrioPastor do Ministério de Juventude

Anderson Stefan VargaPastor do Ministériode Esportes

Antônio LopesPastor do Ministério de Evangelismo e Missões

Daniel CecilPastor do Ministério Inglês: ICES - Internatio-nal Community English Service

Gerson Avena da SilvaPastor do Ministério de Integração

Leandro SondaPastor do Ministério de Juniores

Daniel TorresPastor do Ministério Infantil

Eliezer dos Santos MagalhãesPastor do Ministério de Evangelismo e Missões

Igor Pohl BaumannPastor do Ministériode Educação Cristã

Marcílio de OliveiraPastor do Ministériode Células

Pastores e Ministros

Edson M. de AndradePastor Assessoria da Presidência

Escala do Conselho DiaconalSemana

Marcos Poly, Darlene Kaniak, Hélio, Rosemeri Poly, Alfred Lis.

Davi Kruklis, Haroldo, José, Hilda, Rute G., Moisés, Malafaia

10/03 a 16/03

17/03 a 23/03

Diáconos

Page 29: Revista PIB - 10/03/13

EDUCAÇÃO CRISTÃ

2929Primeira Igre Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

NOSSA IGREJA

29

Nilson Vital de OliveiraPastor do Ministérioda Administração

Michel FerreiraPiragine Pastor do Ministériode Juventude

Paulo Davi e SilvaPastor do Ministério de Artes e Adoração

Banco do BrasilAg 1869-4 CC 5045-8

ItaúAg 3835 CC 33218-4

Banco SantanderAg 2133 CC 130011302

BradescoAg 2369 CC 16-7

Caixa EconômicaPIB: Ag 1316 CC 1290-0 Op. 003ABASC: Ag 1316 CC 1655-7 Op. 003

Contas para Depósito de Dízimos e OfertasCNPJ PIB: 75.051.458/0001-79 | CNPJ ABASC: 02.052.396/0001-46

HSBCAg 0054 CC 38242-41

Ricardo LebedencoPastor do CampusVila Sandra

Albert Martins de Oliveira FilhoMinistério de Comunicação

Érika Massa ChecanMinistério de Mulheres e de Idosos

Tallita Vieira BarrosMinistério de Juventude

Thiago de Souza CarvalhoPastor do Ministériode Juventude

Elly Claire Janson LopesMinistério de Visitação

Rondinely Germano VieiraMinistério de Atletas

Thais Regina de LimaMinistério Infantil

Aniversariantes

Page 30: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

ANÚNCIOS

30

• Médico vascular, aplicações em varicose-esclerote-rapia. Dr. André, 8427-3718.• Clínica Tatiana Pizani Dermato Estética oferece tratamentos faciais, corporais, podologia e studio pilates. 3023-6878 | www.tatianapizani.com.br• Aulas de turco c/prof. de origem turca, p/executivos, grupos fechados, em resid./empresa. Kerim Bozkurt, 3575-0340 | 9855-5583 | [email protected]• Aulas particulares de inglês. Profissional c/ 20 anos de experiência no Brasil. Permanência por 10 anos nos EUA. Maria, 3383-7357.• Pequenos reparos, hidráulica, elétrica, pinturas, forros, pisos, montagem de móveis. Luiz, 9235-7407 | 3013-3780.• Psicóloga Clínica, Silvia Bastos CRP 08/07096. Rua João Dembinski, 1533 Campo Comprido. 3566-6212 | 9887-3462.• Manutenção/instalação de aquecedores a gás e medidores de gás. Esteves Serviços Profissionais. Sérgio, 8455-3710 | 9964-8323 | 9237-7865.• Construções e reformas em geral, grandes e peq. reparos. Pinturas de azulejos e porcelanatos, etc. Valdinei, 9198-3313 | [email protected]• Encomendas de empadões, quiches, massas, pratos árabes e sobremesas. Realizamos jantares em domicilio. Jeanne Salloum, 9911-8494 | 8519-9273.• Jordânia e Terra Santa. De 2 a 14/04. Guia BR historiador e teólogo. wmturismo.com.br | 3026-6877.• Escola de Música Dó Maior. Aulas instrumentais e teóricas. Rua Augusto Mari, 4030, Portão, 3329-5366.• Aulas Particulares – Alfabetização ao 5º ano, em domicílio ou a combinar. Profª Tânia, 8463-4056.• O CIAR. Atendimentos em Psicomotricidade Relacional para crianças, adolesc. jovens e adultos 3343-6964 | www.ciar.com.br• Loc. de veículo antigo p/ casamentos. Chevrolet Bel Air 1955 (verm./branco). www.supremeauto.com.br• Procuro trab. em casa como dobrar envelopes, mon-tar e colar caixas. Vanessa, 3408-7332 | 9856-9405.

• Imóvel em Florianópolis ou troca-se por apto em Curitiba. Maria Antônio, 8494-8865 | 9502-4950.• Lavadora Electrolux (2 anos de uso). Turbo economia LTE07 - 7 kg/127w = R$ 399. Eliana, 9668-8053 | 30263908 após às 19h30.• Livros Teologicos. Paulo R. Freire, 9973-8132 | 3345- 2847, [email protected]• Macho filhote de Schnauzer miniatura sal e pimenta c/ 3 vacinas e document. Procedência Canil Tajj Mahall. Denise, 9941-9300.• Aptos c/entrega 06/13. Ed. Vanguarda, Av. Iguaçu esq. c/ Bento Vianna, 2 e 3q. c/ 2 vagas de garag. Direto c/ o prop. João, 9991-0024.• Vendo ou troco cobertura no Centro por terreno/casa. Direto com proprietário. Humberto/Adriana, 9938-8834.• Acordeon Somensi de 1957 c/ NF, em excelente estado R$ 2.500. 8454-2677.

Serviços

• Apto. 100m² mobil. Água Verde, entre Iguaçu e Getúlio. 2Q. Suíte, c/ dep. p/ empreg. R$1100 + taxas, c/ garagem. 9981-4882 | 3018-8579.

• Salão para evento em Chácara para até 70 pessoas, em São José dos Pinhais. Marili, 9973-3359 | 9973-1674.

• Casa para finais de semana em Chácara em São José dos Pinhais. Min. 8 e máx 13 pessoas.

• Contrata-se advogado com 3 anos de experiência. Enviar curriculum para: [email protected]

Aluga-se

Vagas

Vende-se

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos na semana anterior à publicação, das 9h às 18h, através do e-mail: [email protected].

Page 31: Revista PIB - 10/03/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Março de 2013

ANÚNCIOS

31

A Primeira Igreja Batista de Curitiba não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta revista.

HALISSONPONTAROLLA

COACH DE PERFORMANCE3207.640041

Entre em contato:

Page 32: Revista PIB - 10/03/13