revista pib

24
Distribuição gratuita - venda proibida Revista PIB Primeira Igreja Batista de Curitiba 23 de outubro de 2011| Ano II | Edição 41

Upload: primeira-igreja-batista-de-curitiba

Post on 22-Mar-2016

243 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

23/10/2011

TRANSCRIPT

Dis

trib

uiçã

o gr

atui

ta -

vend

a pr

oibi

da

Revista PIBPrimeira Igreja Batista de Curitiba

23 de outubro de 2011| Ano II | Edição 41

EXPE

DIE

NTEDireção de Comunicação Albert Martins Oliveira Filho Secretaria Geral Tânia Regina Plaza

Machado dos Santos Redação Beyvi Martins • Kelly Oliveira Projeto Gráfico e Direção de Arte Israel Trancoso Lessak Capa e Diagramação Juliane Schultz Revisão Ismael Merli Impressão e Acabamento Gráfica Pirâmide Número de tiragem 2.300 exemplares.

REVISTA PIB | Ministério de ComunicaçãoContato (41) 3091-4321 | [email protected]

Primeira Igreja Batista de Curitiba

Contato (41) 3091-4347 | www.pibcuritiba.org.br

Rua Bento Viana, 1200 - Batel | Curitiba, PR | CEP 80240-110

Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h

Campus PIB Vila Sandra

Contato (41) 3373-6770 | pibcuritiba.org.br/vilasandra

Rua João Dembinski, 2069 - Cidade industrial

Curitiba, PR | CEP 81230-000

Campus PIB Ceifar

Contato (41) 9885-0606 | pibcuritiba.org.br/ceifar

Rua Manif Júlio, 445 - Bairro Ferraria

Campo Largo, PR | CEP 83608-230

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”(Marcos 16:15-16)

Missões, como todos sabem é uma das coisas que faz o coração de Deus pulsar mais forte. Ver um filho obedecendo a voz do Pai, a dependência completa, o amor sem fronteiras pelo próximo, a dedicação, e muito mais, geram em Deus as maiores alegrias. Missões, não é só importante para quem está no campo missionário, ou para quem sustenta essas vidas, é sim importante para a igreja, afinal, nesse momento a chama arde mais, corações são contagiados, e as boas novas do campo chegam ao coração da igreja que de certa forma investe em oração e finanças.

O Destaque dessa semana compartilha sobre as experiências da jovem missionária Giane Paiva. Conheça na história dela o amor de Deus pelos não alcançados; e fique atento porque você terá a oportunidade de conhecer muito mais no “Missionar 2011” que irá acontecer nos dias 26 a 30 de outubro. Missionários da Primeira Igreja Batista de Curitiba compartilhando as maravilhas que Deus tem feito por meio de suas vidas. Participe e seja impactado.

Deus abençoe

A Redação

ÍNDICE

03EM FOCO

04CHAMADO EM AÇÃO

05FALANDO NISSO

06VIDA CRISTÃ

07VIDA EM CÉLULAS

08ANOTAÇÕES

09MULHERES

10AÇÃO SOCIAL

11FALANDO NISSO

12DESTAQUE

14ACONTECE NA PIB

15FAMÍLIA

16EDUCAÇÃO CRISTÃ

17JUVENTUDE

18EM CONSTRUÇÃO

19ACONTECE NA PIB

21NETA SEMANA

23CLASSIFICADOS

EDIT

OR

IAL

2 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 23 de outubro de 2011| Ano II

Desenvolver a dimensão missionária da vida de Cristo e levar a Sua vida até os confins da terra devem ser as nossas reais motivações em fazer missões.

Jesus afirmou:

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida; Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”

(João 10: 10).

Precisamos levar vida, anunciar as boas novas de salvação, esperança para aqueles que ainda vivem sem a verdadeira vida. Eles precisam de vida e vida abundante. Eles precisam conhecer Jesus.

A PIB de Curitiba é uma Igreja formada por pessoas que amam missões e são apaixonadas pela obra missionária. Uma Igreja que tem investido recursos humanos e financeiros, tempo, talentos e dons para levar vida para todos os povos edificando e plantando igrejas saudáveis, acolhedoras e multiplicadoras.

Os nossos desafios missionários continuam sendo grandes, mas não maiores que o nosso Deus. Argentina, Paraguai, Haiti, Índia a partir de agora farão parte efetivamente da nossa geografia missionária. Como Igreja vamos continuar levando vida em Curitiba, Paraná, Brasil, Republica Dominicana, Espanha, Alemanha, Portugal, Moçambique, Sul da Ásia, Oriente Médio e para onde Deus nos enviar.

O investimento financeiro será ainda maior, haverá muita distribuição de Bíblias e folhetos na evangelização, novas frentes missionárias, novos templos construídos, novos programas de rádios, Congregações organizadas em Igrejas, viagens missionárias continuarão a ser realizadas no Brasil e nas Nações, apoiando os nossos missionários no campo e levando vida para os que vivem sem a vida de Jesus.

Durante esta semana estaremos realizando o nosso Congresso de Missões, o Missionar 2011, você vai conhecer mais da ação missionária da PIB de Curitiba, vibrar de alegria com o trabalho realizado pelos nossos missionários aqui e nas nações e se apaixonar ainda mais por missões e certamente será desafiado pela Palavra de Deus: “Quem enviarei? Quem irá por nós?”.

Eis-me aqui, Senhor! Eu vou missionar vida para todos os povos.

por Pr. Antônio Lopes

Eu vou missionar vida

Para ficar por dentro de tudo que acontecerá acesse:

www.missionar.com.br

EM F

OCO

3Primeira Igreja Batista de Curitiba | 23 de outubro de 2011| Ano II

CH

AM

AD

O E

M A

ÇÃ

O

por Pr Ricardo Lebedenco

AvivamentoC

HA

MA

DO

EM

ÃO

No último fim de semana, entre os dias 14 e 16 de outubro, 393 pessoas de várias partes de Curitiba e região estiveram reunidas na cidade de Quatro Barras. E Deus foi tremendo ao abençoar e ministrar para cada uma delas.

Eram as congregações da PIB reunidas no retiro anual promovido pelo Ministério de Missões, tendo a organização comandada pelo pr. Samuel Romano.

Nesse ano, seguindo o tema proposto pela liderança da sede, oramos, sonhamos e clamamos pelo Avivamento do Senhor em nossas vidas e igrejas.

Os participantes foram divididos em quatro grupos e ministrados pelos pastores Tércio, de Porto Alegre (jovens e adultos), Israel Perdosim, da PIB (adolescentes) e Leandro Sonda, da PIB (juniores e pré-adolescentes). As crianças foram abençoadas por uma equipe da PIB.

Durante o fim de semana, foi bonito ver a integração das várias congregações, que se organizaram para realizar a programação. Em cada culto tivemos dirigentes e equipes de louvor diferentes, porém todas unidas em torno do mesmo alvo: adorar a Deus. Nas atividades esportivas experimentamos parcerias e muita diversão e pudemos nos sentir como uma grande família!

Os testemunhos que ouvimos nas conversas de quarto e nos cultos de encerramento (cada um já em sua congregação) também marcaram. Casais se reuniam após os cultos e confessavam seus pecados, arrependidos e prontos para mudança. Jovens e adolescentes derramavam seus corações diante do Senhor. Todos entenderam que a transparência, a intimidade com o Senhor e a decisão em amar de verdade as pessoas são premissas básicas para que o Senhor derrame o avivamento. Se existe um lugar onde deveríamos ter segurança para sermos nós mesmos, esse lugar se chama igreja. E não falamos de um prédio, mas de um organismo.

Saímos do retiro com a certeza de que Deus já está fazendo diferença em seu povo. Já está derramando vida! Contudo saímos também com decisões sérias de buscarmos essa intimidade com Ele, pois será através dessa conexão que nossa existência, seja do indivíduo ou das igrejas, será avivada!

Agradecemos as orações e o apoio da liderança da PIB. Essa parceria ainda vai abençoar muita gente nessa cidade. Vocês também podem contar conosco!

Ano que vem tem mais!!

4 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 23 de outubro de 2011| Ano II

Pelos caminhos da Reforma II por Custodio Martins de Olieira

Se concordamos que viajar na História é bom e é preciso, melhor ainda é descobrir no contexto dos acontecimentos aquilo que é essencial e que pode ser motivação para esperadas mudanças.

Nenhuma ideia nova nasce da noite para o dia. Ela vem sendo gestada ao longo do tempo, em meio às transformações sócio-políticas até que , em dado período, confirma-se como o pensamento dominante, onde já estão também as nascentes de uma nova postura.

Foi assim, por exemplo, com a evolução do pensamento artístico, dos estilos de época, desde a Antiguidade Cássica até os dias de hoje, o chamado Pós- Modernismo. E assim continua.

Não foi diferente com a história da igreja, com os pensadores da Reforma. A busca de uma interpretação bíblica coerente e fiel foi o que moveu esses homens de fé a romperem com o pensamento e com as práticas religiosas dominantes na sua época.

Durante uma viagem pela Europa, pr Paschoal elucidou para o grupo o que foi o movimento da Reforma, com informações e conceitos valiosos a respeito, ddestacando algumas palavras – chave:

1- CONTRASTE: Em meio aos caminhos e descaminhos do mundo renascentista, gera-se também uma crise espiritual que provoca a tomada de posição dos reformadores, a partir oficialmente de Lutero. Mas o apóstolo Paulo já alertara a respeito em suas epístolas, por exemplo, em Rom 12:1,2 “...e não vos conformeis com este mundo mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...” O ensino de Cristo, a mensagem toda da Bíblia contrasta com os sistemas distorcidos, com o pecado e exorta à fidelidade.

2- CRISTOCENTRISMO

Se a igreja de hoje não estiver sendo edificada sobre a pedra fundamental, que é Cristo, ela estrá perdendo o foco e perdendo a autoridade que o próprio Cristo lhe concedeu. Cristo é o princípio, o meio e o fim.” Porque ninguém pode lançar outro fundamento além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.” 1Cor 3 : 11 É preciso cuidado com mensagens cujo centro deixou de ser o Senhor Jesus para ser promessas, muitas vezes enganosas.

FALA

ND

O N

ISSO

3- SALVAÇÃO

Do Gênesis ao Apocalipse, a mensagem bíblica é o resgate e a salvação do homem, plano de Deus, consumado em Cristo . Não vem de obras, nem de promessas de qualquer chefe eclesiástico, mas exclusivamente da graça de Cristo. “ E não há salvação em nenhum outro; porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual sejamos salvos”. At. 4: 12

4- COMPROMISSO

Se nos deixamos ser tocados pela graça salvadora de Cristo, consequentemente somos levados a um compromisso sério e vital com o Senhor e sua Palavra. Tornamo-nos concidadãos dos santos e da família de Deus. E, como tais, precisamos estar comprometidos uns com os outros, por causa do compromisso que assumimos com Deus, conforme Ef. 2 : 19 – 22

5- CONVICÇÃO

Nosso compromiso com Deus só pode se tornar realidade pela certeza da fé, da convicção da verdade, gerada em nós pelo Espírito Santo.

Sem a certeza da salvação, sem a convicção daquilo em que cremos, toda a vida cristã seria vazia. Mas a convicção, a plena certeza da esperança vai nos impedir de sermos levados por qualquer vento de doutrina. Poderemos nos inspirar também naqueles que, pela fé, herdaram as promessas. ( Heb. 6:11, 12).

5Primeira Igreja Batista de Curitiba | 23 de outubro de 2011| Ano II

Por que somos batistas?

Nossa tradição é ligada com aquele grupo de discípulos de Jesus (meados do século XVI) caracterizados por sua fidelidade a princípios bíblicos distintivos. Destacamos por exemplo: a) Escrituras como única regra de fé e prática; b) Igreja como comunidade de fé autônoma formada por pessoas regeneradas e batizadas por imersão em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; c) Sacerdócio universal dos cristãos; d) Separação entre Igreja e Estado; e) Liberdade de consciência. Ser batista é guardar princípios bíblicos que não mudam no tempo e espaço, conforme o ensino claro da Bíblia.

“Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros,

mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo” (1Coríntios 12.12)

Memorize!

“Escutem-me, vocês que buscam a retidão e procuram o SENHOR: Olhem para a rocha da

qual foram cortados e para a pedreira de onde foram cavados.” (Isaias 51:1)

Dúvidas? [email protected]

Ore pela nossa igreja, pelos cultos, pelo nosso Templo. Peça a Deus o cuidado com todos os membros, funcionários, voluntários que integram a Primeira Igreja Batista de Curitiba.

Igreja

Dia-a-dia com DeusInterceda pelos programas nas rádios 91 Rock e Marumby, que tem levado a Palavra de Deus a tantas pessoas. Ore pelo Pastor Paschoal e toda a equipe de produção.

ConstruçãoVamos continuar orando pela nossa construção. Clamando para que o Espírito Santo de Deus esteja presente nos corações nos dando coragem e força para terminarmos a casa do Senhor.

Agradeça a Deus pela vida do Pastor Michel e seus colaboradores. Que a presença do Espírito Santo os cubra para que possam abençoar os adolescentes de nossa cidade. Ore por este ministério.

Plantão Pastoral

Vamos clamar pela equipe de pastores e seminaristas que estão prontos para atender as pessoas que procuram a nossa igreja. Ore para que o Espírito Santo de Deus os capacite e os abençoe.

Missionar

Dedique-se em oração por todos os missionários que são sustentados, tanto financeiramente como emocionalmente pela PIB. Clame pela suas vidas e pela vida de suas famílias.

Agradecimento

Tenha um coração agradecido pelas bênçãos recebidas diariamente. Agradeça, sempre pela salvação através de Jesus Cristo, a qual nos foi concedida.

23

24

25

26

27

28

29

NÓS CREMOS

PEDIDOS DE ORAÇÃO GRUPOS DE ORAÇÃO

Para refletir“..Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho.” (Sl 119:105)

Ministério de Adolescentes

Sentinelas de OraçãoDomingos, das 9h às 10h30 e

18h às 18h45 Quartas-feiras, das 9h às 11h

Jardim de Oração | Diná: 9997-0495

Projeto Débora (pais intercedendo por seus filhos)

Quartas-feiras, 14hJardim de Oração

Odete: 3528-9405/8885-8204

Esposas orando por seus maridosTerças-feiras, 14h | Salãozinho

Orando pelo BrasilPare tudo e ore diariamente às 12h

Orando pelas CélulasTodos os dias às 6h

Pr. Alvo

Orando pela ConstruçãoAos sábados 6h

Orando pelos muçulmanosQuintas-feiras, 18h

Jardim de OraçãoPr. Fernando e Cristina

Participantes Escola BíblicaProfessores do Ensino

Quintas-feiras das 13h às 13h30

[email protected]

Clamor Jovem

Fernanda

Sábados, 18h | Jardim de Oração

Famílias

Pr. Gerson e Maria José | 9154-0084

Orando pelos Funcionários

Isabel Muller

Pedidos de Oração por e-mail

Jovens (Helen):

[email protected]

RIVI (Daura):

[email protected]

VID

A C

RIS

6 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 23 de outubro de 2011| Ano II

VID

A E

M C

ÉLU

LA

7Primeira Igreja Batista de Curitiba | 23 de outubro de 2011| Ano II

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Pregador:____________________________Tema: ______________________________________________________________________________

AN

OTA

ÇÕES

8 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 23 de outubro de 2011| Ano II

MU

LHER

ES

Na terça-feir, dia 4/10, eu e minha esposa, Marli, completamos 14 anos de casamento. E, pela primeira vez, passamos essa data longe um do outro. Eu fiquei em Curitiba. Ela estava na África – era uma das 14 fulanas que participaram da viagem missionária a Moçambique.

Do lado de cá ficamos nós, maridos e filhos, que nos apelidamos de sicranos. A maioria nunca tinha passado tanto tempo afastada da mãe ou esposa. Sentimos saudades, sim; e conversamos bastante, entre nós, sobre isso. Cada um se virou como pôde: um se mudou para a casa da sogra, outro trouxe a mãe para passar uns dias... A rotina da casa virou de cabeça para baixo. Mas entre nós estava firme a certeza de que elas estavam cumprindo a vontade de Deus, e isso bastava.

Costuma-se dizer que quem participa de uma viagem como essa nunca volta igual, porque conhece uma realidade com a qual não estava acostumado e recebe lições de Deus capazes de mudar seu modo de agir. Posso dizer que, para nós que ficamos, nada será como antes.

Aquele sentimento tão masculino de proteção não serve de nada quando a esposa está a milhares de quilômetros, em uma terra estranha. De uma hora para outra, percebemos (eu e os outros sicranos) que não havia nada que pudéssemos fazer para mantê-las seguras. Nada além de orar, é claro. É Deus quem sustenta, protege, dá segurança, estejam elas onde estiverem.

Tudo isso fez com que esses 16 dias fossem especiais. Mesmo o aniversário de casamento. Afinal, ainda teremos muitos outros 4 de outubro para comemorar, se Deus quiser...

Fulanas e sicranos por Franco Iacomini

9Primeira Igreja Batista de Curitiba | 23 de outubro de 2011| Ano II

ÃO

SO

CIA

L

10 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 23 de outubro de 2011| Ano II

FALA

ND

O N

ISSO

Neste último mês de setembro a PIB foi à Europa visitar igrejas na Itália, Espanha e Portugal. A equipe de 7 pessoas (Albert, Mariana, Tallita, Roberto, Rogele, Ana Cristina e Marcílio), tinha como objetivos ministrar na vida dos nossos missionários que estão no campo, ofececer treinamento ministerial para as igrejas (células, min. Infantil, mulheres, juventude, adoração, dons e serviço e comunicação), e conhecer projetos nos quais nossa igreja possa ser parceira.

Esses países estão entre os que mais recebem turistas no mundo, têm uma história riquíssima. De maneira geral têm um alto padrão de vida, mas também têm problemas sérios como o alto índice de suicídio, depressão, AIDS, drogas e outros. A verdade é que esses problemas são pequenos sintomas de um problema maior: o afastamento de Deus.

Em cada país que visitamos o número de evangélicos não chega a 0,5% da população. Em sua maioria, as igrejas evangélicas têm cerca de 15 a 20 pessoas como membros. Os templos e grandes catedrais estão sendo vendidos ou se tornam museus. Algumas razões para isso são o crescimento dos muçulmanos, a mágoa que muitos tem da Igreja que históricamente foi repressora, o crescimento do misticismo, ateísmo e satanismo. A verdade é que é possível sentir os enfrentamentos espirituais enquanto se caminha em cada rua. Sem medo de errar, a evangelização na Europa é hoje uma das tarefas mais difíceis por causa da dureza de coração.

Mesmo assim, também é possível ver que Deus tem operado e realizado maravilhas neste tempo. Na Itália pudemos ver a construção da Igreja Batista em Mantova, o primeiro templo evangélico em três mil anos de história. Em Cesena vimos o testemunho para batismo do ex-padre Luca e mais três pessoas que se converteram ao evangelho e que foram batizados no último dia 24/09 mesmo em meio a perseguições. Vimos a paixão por servir a Jesus de uma família missionária em Faro, Portugal, que mesmo sem ter apoio de uma organização missionária, obedeceu o chamado de Deus há oito anos e hoje lidera uma igreja de 100 membros que sonha em entregar uma literatura cristã nos 23 mil lares daquela cidade. Em Sevilha uma igreja com 250 membros sustenta mais de 80 missionários. Em Barcelona, uma igreja com um ano de vida, tem cerca de 100 frequentadores e tem as células como principal ferramenta evangelística, fruto de nosso trabalho realizado no ano passado.

Em nossa viagem percebemos que todo tipo de contribuição que damos faz muita diferença naqueles lugares. Ensinando, aprendemos que Deus faz maravilhas no Brasil e no mundo através de pessoas que o amam e que desejam ser seus instrumentos na terra. Ore pela Europa e sonhe em fazer parte do mover de Deus naqueles lugares. Quem sabe você seja o próximo a participar desse projeto!

Viagem Missionária na Europa por Pr. Marcílio

11Primeira Igreja Batista de Curitiba | 23 de outubro de 2011| Ano II Primeira Igreja Batista de Curitiba | 23 de outubro de 2011| Ano II

Nestes quinze anos em que estou envolvida com missões, é muito comum que as pessoas me perguntem por que eu decidi ser missionária. Acredito que uma série de fatores me levaram a tomar esta decisão. Como resposta eu poderia dizer que Deus falou ao meu coração de forma clara, de como eu entendo que missões é uma responsabilidade da Igreja, poderia falar sobre a necessidade do mundo e das milhares de pessoas que precisam ouvir o Evangelho. Existem muitas explicações que alicerçaram minha escolha, mas com o passar dos anos tenho visto que minha resposta está se afunilando mais e mais. Por mais dados e evidências racionais que eu tenha adquirido com os anos, a resposta está se tornando menos técnica e mais pessoal.

É muito interessante ver como que nossas escolhas e decisões são fortemente influenciadas pelas coisas ou pessoas que valorizamos, não há como negar que o que amamos e valorizamos nos compromete profundamente.

Falar sobre isso me faz lembrar a pergunta que Jesus fez a Pedro em João 21:15. Conhecemos a história, Jesus havia dito que Pedro falharia e que o negaria três vezes antes de Jesus ser crucificado. Depois de sua

DES

TAQ

UE

por Giane Paiva

12 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 23 de outubro de 2011| Ano II

DES

TAQ

UE

morte e ressurreição, Jesus aparece aos discípulos e tem uma conversa pessoal com Pedro. Nesta conversa pergunta três vezes a Pedro se este o ama, e a resposta é sempre positiva, então Jesus dá a Pedro uma incumbência: apascenta os meus cordeiros, apascenta as minhas ovelhas. É como se as duas coisas estivessem muito conectadas a ponto de ser quase que uma resposta direta.

Vejo, nesta conversa, um princípio muito claro que é mostrado na Bíblia várias vezes de formas diferentes. Aquilo ou quem amamos nos compromete profundamente. Quantas vezes Deus nos dirige a entendermos que o amor a Ele é a fonte de todas as coisas, “amarás o Senhor teu Deus de todo coração, alma e espírito.”

Se eu, como missionária, encarar meu chamado como apenas uma função a ser desempenhada eu perco o real significado de sê-lo. Sou missionária hoje, porque entendo que não há nenhum outro Deus como o nosso Deus; por saber que o que tenho vivido no meu relacionamento pessoal com Jesus não pode ser experimentado em nenhum outro lugar ou religião; que o que Ele fez por mim mais ninguém poderia fazer; que como cristã tenho experimentado e provado um amor incondicional que não pode ser encontrado em nenhum outro lugar. Por ter certeza que o que eu anelava em minha vida também é desejado por milhares de pessoas ao redor do mundo. Enfim, sou missionária porque entendo que o amor incondicional e

ilimitado dEle por mim faz com que eu queira dar uma resposta de amor e viver por quem me ama. Faço o que faço porque sei o valor de Jesus em minha vida e do impacto que Ele, e só Ele, tem e teve em minha história e que este impacto pode e precisa reverberar nas Nações...

Queridos, este mês como igreja estamos direcionando o nosso foco para missões, e como tal podemos falar de números, estatísticas, mostrar fotos e divulgar de várias formas sobre o valor de fazer missões, mas acredito que isso só fará mesmo sentido quando entendemos que missões é uma resposta de amor, não apenas ao perdido em si, mas primeiramente ao Senhor Jesus. Uma resposta prática pelo que Ele é pessoalmente para cada um de nós, pelo que Ele

significa.

É interessante que como em qualquer relacionamento íntimo, à medida em que nós gastamos tempo

com a outra pessoa, nos envolvemos mais e mais gostando do que o outro gosta, vemos o mundo na ótica do outro a ponto de muitas vezes aprendermos a amar até mesmo o que o outro ama. Quanto mais íntimos formos de Jesus, mais pensaremos como Ele, mais amaremos o que Ele ama e mais viveremos pelo que Ele viveria. Que esse amor possa nos comprometer profundamente...

“Amor Incondicional”

13Primeira Igreja Batista de Curitiba | 23 de outubro de 2011| Ano II

ACO

NTE

CE

NA

PIB

O Global Leadership Summit é uma série de videoconferências com pastores e lideres de destaque internacional. Uma oportunidade única de ouvir o que Deus fez na vida de Cory Booker que é prefeito de Newark, com o apoio da Heinz Family Philantropies sob a supervisão de Teresa Heins, em parceria com empresas privadas da cidade e de algumas farmácias estão colocando à disposição dos moradores de Newark, um projeto revolucionário na área de saúde que beneficiará todos os residentes da cidade, sem levar em conta a situação legal dos mesmos dentro do país. Este é um projeto sócio humanitário, que nesta época de crise, vai de encontro às necessidades da população carente e de baixa renda da maior cidade do Estado Jardim. Não apenas esse, mas outros projetos estão sob o comando de Cory Booker que em fé e ousadia tem gerado mudanças significativas na sua época. ( Jornal.US News Service)

Você também irá conhecer uma pequena igreja, que em uma semana chegou a batizar 1200 pessoas de uma só vez! Não perca a oportunidade de aprender a lidar com pessoas de diferentes temperamentos. Seja ministrado a respeito de amor, humildade, submissão, coragem, entre muitas outras coisas.

Serão dois dias intensos para sua capacitação, de sua equipe ou liderados. Que tal chamar os colegas do trabalho? Conversar com seu chefe para participar como grupo? O Summit é um evento tradicional e reconhecido, transmitido em centenas de cidades do mundo inteiro! O participante irá receber um certificado para comprovação e muita bagagem para seu dia a dia.

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM LÍDER SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS! PARTICIPE! INFORMAÇÕES: NO STAND AOS DOMINGOS (41) 3091-4321

WWW.PIBCURITIBA.ORG.BR/SUMMIT

The Global Leadership Summit por Albert Martins de Oliveira

14 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 23 de outubro de 2011| Ano II

FAM

ÍLIA

“Por esta causa me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu

como sobre a terra, para que segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e assim habite Cristo nos vossos corações, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a

fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a

profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a

plenitude de Deus.” (Ef. 3:14-19).

Quando Deus criou o homem e a mulher os abençoou dizendo: sejam fecundos, multipliquem-se, encham a terra e assim sujeitai-a a si e dominem sobre tudo o que há sobre a terra. E vendo a coroação máxima de sua criação, o Deus Todo-Poderoso faz uma exclamação digna de registro eterno, pois viu que tudo quanto fizera e eis que era muito bom! Até aqui nada de novo em se tratando do Senhor nosso Deus. Maravilha!!

Assim, o Senhor permite que Adão e Eva coabitem e os transforma em família permitindo-lhe filhos. Assim nascem-lhes (perfeitos?!) Caim e Abel. Filhos benditos, amados e abençoados. O que não poderia se previr é que embora filhos da mesma raiz, fossem tão diferentes nas ações (deformação no caráter?). Será que Caim deixou de ser filho por ter atitudes diferentes daquela em que seus pais gostariam que tivesse? Ou deixou de ser filho por ter se tornado um criminoso? Claro que não. Conhecemos a história. Filhos tão especiais.

Declaramos que o nascimento de um filho é um milagre de Deus e posso assegurar que isto é uma verdade insofismável. Quando um filho nasce há uma manifestação de alegria no coração dos pais, um misto de realização com a certeza de dever cumprido que não temos como definir.

Mas o que fazer quando descobrimos, ainda na maternidade, que o nosso filho bendito, amado, tão esperado é uma criança especial com necessidades especiais? Que tem uma síndrome a qual não conhecemos? É um choque! Um misto de tristeza e decepção. O filho tão desejado não é o mesmo que nos chegou. Mas... ainda assim é filho! Detentor de todo o amor do mundo! Queremos vê-lo crescer, se desenvolver, estudar, ser um profissional, participar da sociedade. Como fazer isso? Como acreditar que isso é possível? Estimulando-o.

Muitas vezes nos perguntamos onde é que erramos para que recebamos o que estamos recebendo? Acreditamos até que falhamos, mas fazer o quê? Esta é a pergunta que não quer calar.

Digo-lhe que isto é um acidente genético (simples assim) e como tal precisa ser encarado. Sem medos e sem preconceitos. Buscando informações que nos tirem da ignorância de nossa frágil sabedoria.

Acredite! essa criança vai crescer, e dependendo do estímulo que lhe for dado ela vai saber lidar com a situação melhor do que os pais que muitas vezes são os causadores das suas dificuldades, pois não conseguem vê-los como crianças que precisam apenas de mais estímulos para chegar onde querem ir e não aonde os pais querem que elas cheguem. A criança muitas vezes pode perceber que tem dificuldades, mas tem habilidades, são capazes e superam as adversidades. São simples e sem preconceitos. Ninguém nasce deficiente, mas é “fabricado”. Deficientes são aqueles que não conseguem ver como dádiva divina tudo o que Ele nos concede.

Olhe com os olhos da fé, ame com o amor de Cristo e veja o milagre da vida!

E não se esqueça, seja feliz com o que Deus te deu!

Família, onde todos somos especiais.. por Pr. Emanuel Pereira de Melo por Albert Martins de Oliveira

15Primeira Igreja Batista de Curitiba | 23 de outubro de 2011| Ano II

...

EDU

CA

ÇÃ

O C

RIS

16 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 23 de outubro de 2011| Ano II

JUV

ENTU

DE

17Primeira Igreja Batista de Curitiba | 23 de outubro de 2011| Ano II

EM C

ON

STR

ÃO

......

EM C

ON

STR

ÃO

18 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 23 de outubro de 2011| Ano II

ACO

NTE

CE

NA

PIB

19Primeira Igreja Batista de Curitiba | 23 de outubro de 2011| Ano II

ACO

NTE

CE

NA

PIB Retiro de Líderes

Data: 24 a 26 de Fevereiro Local: Chacará Leão de Judá (Witmarsum)Preletor: Pr Paschoal PiragineVenha fazer sua inscrição!!!

Grande Coro Nataleluia 2011Participe do Grande Coro Nataleluia 2011Ensaios: às 4as. feiras às 20h / sábados às 17hInformações: Roselian, 3091-4434 [email protected]

Seminário ferida paterna Data: 4-5 de novembroRecepção e distribuição de material: 6ª feira: 19h Palestra: 6ª feira: das 19h30 às 21h. Sábado: 9h às 12h e 14h às 17h.Preço: R$ 50,00, incluindo apostila.Local: PIB Curitiba Info: Francine, 3091-4358.

Prepare-se para o ministério Vestibular 2012 da Faculdade Teológica Batista do Paranáinscrições: 01/11 até 07/12Info: 3024-8142 | 0800 600 [email protected]

Atenção futuros seminaristasOs interessados em ingressar na Faculdade Teológica Batista do Paraná devem agendar um horário com o Pr. Igor Baumann até o dia 24/11 para compartilhar seu chamado e requerer a possibilidade da carta de recomendação da igreja para sua matrícula.OBS: a carta de recomendação só será emitida mediante tal reunião e a aprovação do candidato.Info: 3091-4309 | [email protected]

Encontro amigos em CristoVocê que é divorciado(a) , viúvo(a) ou deseja não estar só. Venha participar do Amigos em Cristo, no dia 28/10 às 20h, na sala 101.

20 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 23 de outubro de 2011| Ano II

Semana Diáconos23/10 a 29/10 Darlene, Roberto Solyon, Mirian, Hélio, Marcos Poly, Rosemeri Poly, Alfred Lis.

30/10 a 05/11 Haroldo, José Volcov, Hilda, Rute G., Moisés, Malafaia, Davi Kruklis.

Presidente: Pr. Paschoal Piragine Jr.

Pr. Adoniran dos Santos MeloPr. Adriano Fogaça dos SantosPr. Anselmo José R. AlvesPr. Antônio LopesPr. Artur PaupitzPr. Daniel Cecil Pr. Diego Barbosa dos Santos Paz Pr. Edson M. de Andrade Pr. Eliezer dos Santos MagalhãesPr. Gerson Avena da Silva

Pr. Igor Pohl BaumannPr. Marcílio de Oliveira Pr. Manfred E. SchwalbPr. Michel Ferreira PiraginePr. Nilson Vital de OliveiraPr. Paulo Davi e SilvaPr. Ricardo LebedencoMin. Albert M. Oliveira FilhoMin. Elly Claire J. LopesMin. Érika C. B. Massa ChecanMin. Rondinely Germano VieiraMin. Tallita Vieira Barros

1. Levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus;

2. Amar e servir ao próximo;

3. Fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo.

ANIVERSARIANTES

NOSSOS PASTORESNOSSO PROPÓSITO

ESCALA DO CONSELHO DIACONAL

OBS: Caso não queira que apareça o número de seu telefone, comunique a Secretaria da PIB, [email protected], 3091-4301

NES

TA S

EMA

NA

21Primeira Igreja Batista de Curitiba | 23 de outubro de 2011| Ano II

Banco do BrasilAg 1869-4 CC 5045-8

ItaúAg 3835 CC 33218-4

Banco SantanderAg 4741 CC 13000243-7

BradescoAg 2369 CC 16-7

Caixa EconômicaPIB: Ag 1316 CC 1290-0 Op. 003ABASC: Ag 1316 CC 1655-7 Op. 003

HSBCAg 0054 CC 38242-41

Contas para Depósito de Dízimos e OfertasCNPJ PIB: 75.051.458/0001-79 CNPJ ABASC: 02.052.396/0001-46

ATIVIDADES

NES

TA S

EMA

NA

Todos os dias 06h..... | Encontro de oração Domingo09h30 | Escola Bíblica: Discipul. e Form. Espiritual09h30 | Estação 22.6 (0 a 12 anos)

09h30 | Escola Biblica em Inglês09h30 | Embaixadores do Rei 10h30 | Culto Matutino10h30 | Culto em Inglês10h30 | Culto dos Juniores17h | Mensageiras do Rei 19h | Estação 22.6 (0 a 12 anos)

19h | Culto Vespertino

Segunda-feira13h30 | Espaço Mulher 14h | Curso de Tricô, Crochê e Pathwork19h45 | Culto dos Advogados Cristãos 20h | Culto dos Atletas Terça-feira14h | Mulher Cristã em Ação19h30 | Encontro de Homens20h | Encontro de Mulheres 20h | Ensaio Conj. Feminino20h | Amor Exigente - Grupo Conexão

Quarta-feira13h30 | Oficinas Maturidade 14h | Culto Maturidade 15h | Células Maturidade 16h30 | Coro Maturidade 20h | Culto de Oração

Quinta-feira15h | Culto da Vitória15h | Estudo Bíblico em Inglês19h | Discip. e Form. Espiritual19h30 | Montanhistas de Cristo20h | Surfistas de Cristo Sexta-feira09h | Grupo Amor Exigente - Grupo Conexão Um.18h | Discipul. e Form. Espiritual19h30 | União de Adolescentes 20h | Amigos em Cristo (quinzenal)

Sábado15h30 | Ensaio Conj. Celebrai17h | Ensaio Coral A. B. Deter17h | Culto dos Surdos18h | Discipul. e Form. Espiritual19h30 | Culto dos Jovens 19h30 | Culto Jovens Adultos19h30 | Culto Jovens Casais (mensal)

22 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 23 de outubro de 2011| Ano II

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos às sextas-feiras, das 9h às 18h, na semana anterior à publicação, através do e-mail [email protected] | A PIB não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta Revista.

• Maca portátil, seminova,com abertura, R$ 200,00 e cadeira de quick massage R$ 200,00, Denise, 9199-3376.

•Sobrado em cond. fechado mobiliado, 160m². 3248-0566 | 8841-0842 | 8849-9576.

•Ap. Bacacheri, com 126m², 02 q., 01 garag. R$ 210 mil. Adenilson, 9102-8712 | 9649-5057 | 3528-0892.

• Gran Picasso 08/09, prata. Johan, 9115-6105.

• Violão elétrico Di Giorgio Steel II, com case. Valor R$ 700,00. Tratar com Marcio 3088-3770 ou 9690-6170.

• Caminhão Atego 2425/08 truck, semi leito, pneus novos, com sider facchini 10,5mts, vendo também só no chassi. 3027-5928 / 9984-9289

•Studio Lolita Contrata: Cabeleireira(o), Manicure/ Pedicure/ Esteticista. Edna, 3242-8519 / 3016-9414.

•Babá, tratar com Lívia 9626-5662

•Indúst. de móveis no CIC contrata: Ass. Financ. Horário: 2ª a 6ª feira das 8h às 18h. 3389-0000.

• Manobrista c/ exp. e habilit., 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 18h30. Sal. R$ 1.000, + V. Aliment. + V.Transporte. 9905-7538.

•Recepcionista, Aux. Administrativo, supervisora de limpeza. Currículo p/ [email protected]

•Salas em clínica no Batel p/profissio-nais da área de saúde como psicólogos. Tatiana, 9205-3100.

• Quarto, p/ moça ou senhora cristã. Anezinha, 3262-8839 | 9112-3034.

•Casa c/ um quarto p/ pessoa de sexo masculino. Iara, 9665-2646 | 9253-0315.

• Equilíbrio Financeiro Cursos e Palestras Finanças Pessoais. 3618-2379 equilibriofinanceiro.com.br

•Atendimento psicológico: crianças e adultos. Carla Melo, 9209-6600.

•Professora particular, aulas de reforço para séries iniciais. Mirian, 9608-7547.

•Doméstica, 57 anos, cozinha bem, 2ªf a 6 ª f, das 8h às 14h, R$ 800,00 c/ cart. assin.+ vale transp., Maria, 9992-5575.

•Cuidadora de idosos. Final de sema-na, noite ou com horário marcado. Christina, 3569-0959 / 8892-6127.

•Decoração de salão de festa p/ even-tos em geral. Kit a partir de R$ 100,00. Késia, 3538-0382/8495-0382...

VENDE-SE

SERVIÇOS

CLA

SSIF

ICA

DO

S E

AN

ÚN

CIO

S

PRECISA-SE

ALUGA-SE

OFERECE-SE

23Primeira Igreja Batista de Curitiba | 23 de outubro de 2011| Ano II