revista pib - 14/04/13

32
Distribuição gratuita - venda proibida Revista PIB Primeira Igreja Batista de Curitiba 14 de Abril de 2013 | Ano IV | Edição 15 A tocha da fé p. 04 Uma nova identidade espiritual p. 09 Especial 40 Dias p. 15

Upload: primeira-igreja-batista-de-curitiba

Post on 28-Mar-2016

241 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Revista PIB Curitiba

TRANSCRIPT

Page 1: Revista PIB - 14/04/13

Dis

trib

uiçã

o gr

atui

ta -

vend

a pr

oibi

da

Revista PIBPrimeira Igreja Batista de Curitiba

14 de Abril de 2013 | Ano IV | Edição 15

A tocha da fép. 04

Uma nova identidade espiritualp. 09

Especial 40 Diasp. 15

Page 2: Revista PIB - 14/04/13

EDITORIAL

RevistaPIB - Ano IV - Nº 1514 de Abril de 2013pibcuritiba.org.br/revistapib

Publicação cristã semanal destinada ao crescimento e transformação de cada indivíduo e à edificação da igreja local, a partir de conteúdos baseados na Palavra de Deus.

Direção de Comunicação Albert Martins de Oliveira Filho

Secretaria GeralTânia Regina Machado dos Santos

Projeto Gráfico e Direção de ArteIsrael Lessak

Capa e DiagramaçãoLetícia Gonçalves

ColaboradoresDaniel Torres, Ivam Rodrigues, Sheila Torres , Erik Saes, Martha Z. de Morais, Tânia dos Santos, Judi Bolen, Ledijane Savi, Ivete Contieri Ferraz, Marília Costa Pessanha.

RevisãoIsmael Carrenho

Impressão e AcabamentoNova Gráfica

Tiragem3.000 exemplares

Anúncios41 [email protected]

Ministério de Comunicação 41 [email protected]

Dúvidas, sugestões ou comentá[email protected]

Primeira Igreja Batista de Curitiba41 3091-4347 | pibcuritiba.org.br

Rua Bento Viana, 1200 - Batel - Curitiba, PR | CEP 80240-110Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h

Campus PIB Vila Sandra41 3373-6770 | pibcuritiba.org.br/vilasandraRua João Dembinski, 2069 - Cidade IndustrialCuritiba, PR | CEP 81230-000

Campus PIB Campo Largo41 3555-2773 | pibcuritiba.org.br/campolargoRua Manif Júlio, 445 - Vila São LuísCampo Largo, PR | CEP 83608-230

RevistaPIBComeça hoje a segunda semana da campanha 40 Dias Vivendo

para Jesus, cujo tema é: Defina suas prioridades. Neste contexto, foi elaborado o Destaque, trazendo um resumo do que veremos nos próximos capítulos do livro Dia a Dia com Deus, a fim de que todos possam receber o que está sendo ministrado.

No Em Foco, veremos como influenciar nossos filhos para que eles compreendam a importância que Jesus tem em nossas vidas; e como passar adiante a tocha da fé que recebemos em Cristo.

Na página de Educação Cristã, apresentamos o Caderno de Discipulado Infantil, material preparado em parceria com o Ministério Infantil. Não deixe de conferir!

Por sua vez, na página do Infantil, são apresentadas 7 oportunidades que não podemos perder para ensinar nossos filhos a aproveitar melhor o tempo.

Como dito, definir suas prioridades é o tema da segunda semana dos 40 Dias Vivendo para Jesus, e é uma visão geral do assunto que é o destaque dessa revista. Por isso, participe da campanha e leia as matérias que preparamos!

Uma excelente semana, e que Deus os abençõe.

A Redação.

EXPERIMENTE CONVIDAR UM

AMIGO PARAESTUDAREM

JUNTOS OLIVRO DA

CAMPANHA! #VIVENDOPARAJESUS

Page 3: Revista PIB - 14/04/13

Nosso Propósito

é levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus, amar e servir ao próximo e fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo.

Paschoal Piragine JúniorPastor Presidente

ABASC 05

ESPECIAIS 22

NOSSA IGREJA 26

CONSTRUÇÃO 20

ACONTECE NA PIB 23

COMUNICAÇÃO13

DESTAQUE 16

VIDA EM CÉLULAS 10

VIDA CRISTÃ 13

CONGREGAÇÕES 08

ENGLISH18

Uma nova identidade espiritual

MISSÕES09

Especial 40 Dias

INFANTIL14

EM FOCO04

Caderno do Discípulo

para criançasEDUCAÇÃO

CRISTÃ15

IDOSOS 19

A tochada fé

Page 4: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013

EM FOCO

4

Como posso influenciar meu filho em seu dia a dia, para que ele entenda a importância que Jesus tem na minha vida e também perceba a importância que Jesus precisa ter na vida dele? Como ensinar meu filho a ser uma pessoa apaixonada por Jesus e por tudo que está relacionado a Ele (pessoas, igreja, natureza, famí-lia, fé, solidariedade)? Como passo adiante a tocha da fé que recebi em Cristo e considero a herança mais importante que posso deixar para meus filhos? Como pai, estas são perguntas que estão constantemente diante de mim e quero compartilhar com você algumas boas respostas que tenho encontrado nesta caminhada da paternidade ao lado de Cristo.

Cultive uma fé no lar: O nosso lar é o ambiente mais apropriado para que a fé seja cultivada no cora-ção dos nossos filhos. As crianças precisam ter um contato diário com Deus. Às vezes, esta responsabili-dade assusta e parece que não vamos conseguir fazer isto na nossa dinâmica do dia a dia, mas a grande chave para que este contato diário aconteça é ser simples e aproveitar as oportunidades. Fale com seu filho sobre a chuva que cai, crie o hábito de orarem juntos antes de dormir, procure relacionar uma brin-cadeira a uma lição de fé ou ore por uma situação que está acontecendo na rua enquanto a família está se locomovendo de carro. Pense comigo: podemos potencializar as lições bíblicas que nossos filhos estão aprendendo na igreja nas 2 ou 3 horas que passam por semana aos domingos, quando contamos com pais que estão procurando oportunidades para transmitir esta fé de forma viva e constante.

Seja intencional: Nesta busca também tenho percebido que esta missão de transmitir a fé não pode ser uma coisa que faço quando lembro ou quando dá tempo. Preciso ter um comprometimento diário de passar a fé ao coração dos meus filhos. Tenho aprendido com alguns escritores que falam

sobre este assunto, a importância de criar nossos filhos com valores pré-definidos que queiramos ver na vida deles quando chegarem na vida adulta. Por exemplo, desejo que meu filho ame falar de Deus a outras pessoas. Com este objetivo em mente, vou intencionalmente procurar oportunidades para ensiná-lo a falar de Deus, vou me envolver com um trabalho missionário para que este valor apareça em sua vida na fase adulta. Agora pergunto: Você já tem esta lista de valores que deseja ver em seu filho quando ele chegar na fase adulta? Pense e aja com intencionalidade.

Procure mentores: Outro conselho importante que recebi é para procurar adultos, entre meus fami-liares e amigos, que tenham um relacionamento com

Deus que eu admirasse para que pudessem ser meus ajudantes na criação dos seus filhos. A medida que a criança cresce, a voz dos pais perde um pouco da sua força enquanto outras refe-rências vão surgindo na vida deles. A grande lição que pre-

cisamos passar para nossos filhos é aonde procurar estas referências. Televisão, internet podem trazer muitos modelos errados de referência. No entanto, se os ajudamos a ouvirem vozes sábias como a de um amigo de confiança, de um jovem comprome-tido com Deus, de um avô com experiência de vida, esta jornada se torna mais fácil. Comece a orar para conhecer quem serão estes mentores para a vida dos seus filhos. Quem pode ajudá-lo nesta tarefa de pas-sar a tocha da fé ao coração dos seus pequenos? Ore a Deus pedindo muito discernimento neste assunto.

Seja o exemplo: Por último preciso deixar o conselho mais importante. Seu filho verá Jesus na forma pela qual você vive sua vida de devoção. Pai e mãe sempre serão os maiores e mais influentes professores na vida de seus filhos. Portanto se

você quer ver valores importantes sendo plantados no coração do seu pequeno (que talvez já seja gran-dão), comece por se certificar que estes valores já estão presentes na

sua vida e disponíveis para que ele observe. O meu desejo é aprender mais e mais nesta caminhada da paternidade ao lado de Deus. E desejo que você seja um pai ou uma mãe que vive para Jesus e passa adiante a tocha da fé.

por Daniel Torres Pr. do Ministério Infantil

[email protected]

Passando aos filhos a tocha da fé

Como passo adiante a tocha da fé que recebi em Cristo

e considero a herança mais importante que posso deixar

para meus filhos?

Seu filho verá Jesus na forma pela qual você vive

sua vida de devoção.

Page 5: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013

AÇÃO SOCIAL

5

O que não podefaltar em uma feijoada?

Uma cozinheira experiente diria que não pode faltar um bom tempero e descreveria o passo-a-passo para ficar “no ponto”, um carioca diria que não pode faltar uma laranjinha fatiada para acompanhar, tem também aqueles que não dispensam uma boa farofa para misturar na feijoada.

Entretanto, para nós do Ministério de Ação Social, o ingrediente principal da nossa feijoada é a sua solidariedade! Dentro do nosso calendário de eventos este foi o primeiro, que teve como objetivo levan-tar recursos para a manutenção dos projetos sociais. Acompanhe nossa programação através das matérias aqui na Revista PIB, como também em nossa página: facebook.com/ABASCresponsabilidadesocial.

Apresentação Grupo Além da Visão Palavra com Pr. Paschoal

Através de sua participação na Feijoada Beneficente realizada no dia 23 de Março,conseguimos um público de 250 pessoas.

Crédito fotos: Gabriel T. Borba

Page 6: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013

AÇÃO SOCIAL

6

Page 7: Revista PIB - 14/04/13

EDUCAÇÃO CRISTÃ

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013 7

Page 8: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013

CONGREGAÇÕES

8

Neste domingo (14) a Congregação Vila Sandra comemora 16 anos. A Congregação Vila Sandra está localizada na parte norte do CIC, próximo ao Campo Comprido e Fazendinha. Conta atualmente com 159 membros.

Desenvolve um trabalho voltado para as famílias e atividades sociais, tendo em vista as características da região. Possui um grande terreno e excelente espaço para as atividades da igreja.

Os cultos são realizados em uma linda tenda, e as famílias podem conhecer um pouco mais sobre o amor de Deus. Desde a criança até o mais experiente, todos são convidados a vivenciar uma experiência de relacio-namento pessoal com o Deus Vivo!

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOCIRCO DA VIDAWenceslau Braz(43) 9129-8044

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃODO FAROL

R. Rio Tietê, 357 - Iguaçu I Fazenda Rio Grande 83.820-000

(41) 9976-3188

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOWENCESLAU BRAZ

Av. Avelino Vieira, 52 - CentroWenceslau Braz,PR 84.950-000

(43) 9129-8044

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOREALEZA

R. Padre Fernando Zanchet, 2410 – Realeza,PR

(46) 9901-7571

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃODIONÍSIO CERQUEIRA

R. Henrique Brasil de Quadros 320 Dionísio Cerqueira,SC

(49) 8849-2028

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOPARTENON

R. Tenente Alpoin, 145 – PartenonPorto Alegre,RS 91510-710

(51) 3319-4020

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOPRESÍDIO FEMININO

Av. Bento Gonçalves 1515 Ap 1105 Porto Alegre,RS 90650-000

(51) 9405-4773

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOBOTUVERÁ

R. André Wilson Colzani, 100 Centro - Botuverá,SC

(41) 8493-1640

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOCAMAQUÃ

R. Boa Ventura Soares, 304Camaquã,RS 96.180-000

(51) 3737-7190

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOSANTO ÂNGELO

R. Antunes Ribas, 579 – CentroSanto Ângelo, RS(55) 8124-1021

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOAMPERE

R.XV de Novembro, 1675–Centro Ampere,PR 85.640-000

(46) 9901-7571

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOPÉROLA DO OESTE

Av. Brasília, s/nº Pérola do Oeste,PR

(46) 3563-3934

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOPLANALTO

R. Curitiba, 311 – CentroPlanalto,PR 85.750-00

(46) 8407-1970

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOPRANCHITA

R. Parnabaí, s/n Caixa Postal 08(46) 8407-1970

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃODA PAZ

Av. João Franco, 1.233 Contenda 83.730-000

(41) 9626-0709

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOJOGO DA VIDA

R. José Milek Filho, 1084 - Jardim Graziela - Almirante Tamandaré

83.505-500(41) 9154-0159

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOCRISTO VIVE

Trav. Clotilde dos Santos Gomes, 19 Prudentópolis,PR 84.400-000

(42) 88384675

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOBARRA DAS ORDENANÇAS

Interior de Prudentópolis (42) 8845-2689

PIB CURITIBA CAMPUSVILA SANDRA

R. João Dembinski, 2069 – ao lado do Lar Ebenezer - CIC

Curitiba,PR 81.230-000(41) 3373-6770

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOCRISTO REINA

R. Guaçui, 5502 Sitio Cercado Bairro Osternack

Curitiba,PR 81.935-080(41) 3564-5048

PIB CURITIBA CAMPUSCAMPO LARGO

R. Manif Júlio, 445 – V. São Luis Campo Largo,PR 83.608-230

(41) 3555-2773

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃODA BÊNÇÃO

R. Arapongas, 1393Pinhais,PR 83.326-250

(41) 3056-5603

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOLOTIGUAÇU

R.Eunice Betine Bartoszeck, 1625Uberaba

(41) 4141-0710

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃO VILA DA FÉ

R. João Scuissiato, nº. 381 - Santa Quitéria Curitiba - PR, 80310-310

(41) 9804-4136

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOVILA POMPÉIA

R. João Sarot, 485 – TatuquaraCuritiba,PR 81.480-130

(41) 9850-0441

Visite a CongregaçãoVila Sandra

Vila Sandra

Pr Ricardo Lebedenco e família

}

Page 9: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013

MISSÕES

9

Evangelismo e Missões(41) 3091-4315 | [email protected]

É sempre bom conhecer o trabalho das pessoas que atendem plenamente o chamado de Deus para o seu Reino e para as pessoas ao seu redor. Um desses traba-lhos maravilhosos é o do Ministério Nova Identidade.

A missão do Nova Identidade começou em no-vembro de 2011, quando um grupo de pessoas, to-cadas por Deus, começou a evangelizar no meio do Passeio Público, ponto conhecido pela concentração de mendigos, viciados e garotas de programa. Na pri-meira missão, uma ação muito simples, mas estron-dosamente significativa: presentear essas pessoas com um botão de rosa, e uma cartinha, dizendo que alguém que os amava muito mandou entregar.

As pessoas ficaram muito felizes, e aceitaram muito bem esse gesto simples de afeto, do qual cer-tamente sentem muita falta. Elas foram surpreen-dentemente receptivas, demonstrando um carinho juvenil, ao contrário do que o preconceito compele a pensar. O grupo orou com quem se sentiu à von-tade, e anotou os pedidos de oração dos demais, fazendo com que aquele universo de dor e neces-sidade básica se abrisse ainda mais diante de um grupo cristão sedento em estender a mão de Jesus para ajudar suas ovelhinhas.

Continuando com esse compromisso de amor, o grupo sentiu a seriedade dessa responsabilidade. Por isso, sentiram que seria prudente se dedicar a se pre-parar mais para atender satisfatoriamente a neces-sidade daqueles filhos de Deus. Logo, consagraram suas mentes e seus corpos a Deus através do jejum, buscando uma santidade mais profunda, se dedican-do ao estudo e a trocar experiência com outros grupos que já estavam nessa jornada há mais tempo.

Logo, mais pessoas se uniram ao grupo, e em 2012 dois de seus participantes viajaram para Belo Horizonte no dia Internacional da Mulher, fazendo parte de um impacto evangelístico em conjunto com a JoCUM-BH. Posteriormente, com cada integrante sendo capacitado conforme o Espírito Santo aponta-

va, em novembro do mesmo ano mais uma integran-te participou do SEIS – Seminário Intensivo de Sexu-alidade, através da JoCUM de Almirante Tamandaré.

Com esse respaldo, hoje o Ministério é formado por cinco pessoas, sob a liderança do Pastor Eliézer Magalhães. É incrível como a Palavra de Deus tem o poder de refinar o olhar e a sensibilidade de um ser humano, fazendo com que ele enxergue através de uma situação corriqueira com uma perspectiva espi-ritual. Pois no último Dia Internacional das Mulheres, em 2013, o amor de Jesus buscou carinhosamente o coração das mulheres que são vistas como de quinta classe pela sociedade. Mulheres cuja denominação é vista como uma ofensa a qualquer mulher. As pros-titutas. Almas menosprezadas pela sociedade, cujos corações absolutamente não têm menos valor diante d’Aquele que as moldou com suas mãos. E quem, além de Jesus, iria querer homenageá-las e fazê-las saber que suas vidas são especiais, sagradas e de máximo valor aos Olhos Santos?

Sob essa missão, o Ministério convidou alguns voluntários e homenageou várias prostitutas, entre-gando uma rosa, um evangelho de João e um cartão com o contato do Ministério, que sempre estará de braços abertos a elas. A homenagem foi feita entre os dias 8 e 9 de março, das 23h30 às 3h30, em diver-sas ruas da região do Centro e do Boqueirão, e dentro de cinco prostíbulos. O saldo foi muito positivo, ao passo que vários clientes também foram presentea-dos com um dos 70 livretos do evangelho distribuí-dos, ou uma das 80 rosas.

Embora muitos denominem as garotas de pro-grama como “Profissional do Amor”, as reações de muitas delas foram evidentes que elas nunca expe-rimentaram um gesto genuíno de amor. “Nossa, essa rosa é pra mim?!” E abraços bem apertados e sorrisos largos de gratidão mostravam um encontro simples do amor divino tocando a vida de crianças que nem acreditavam mais no amor. E tanto essas mulheres quanto os seus clientes foram impactados por ape-nas um segundo do olhar amoroso do Senhor sobre suas almas machucadas e violadas, as quais o Se-nhor nunca deixou de amar.

Por isso, o cristão precisa ser cuidadoso com as pessoas as quais a sociedade despreza, pois elas não são menos valiosas para o Senhor. E estender despre-zo e palavras vis ao filho perdido pelo qual uma mãe derrama suas lágrimas todas as noites não é nem um pouco cristão, além de ser até perigoso. Pois tudo o que o Senhor ama, o cristão também ama. Pois para um filho, nada como ver o sorriso satisfeito de sua mãe. E é por isso que o Ministério Nova Identidade trabalha todas as semanas.

Uma Nova Identidade Espiritual

por Ivam RodriguesRedator Voluntário

[email protected]

Page 10: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013

VIDA EM CÉLULAS

10

Estudo das Células Sermão de07/04/13

Texto base: Atos 17:22-31

O Deus que adoramos - Ele é o dono e Senhor de todas as coisas – Pr. Paschoal Piragine Júnior.

Pregador:Tema:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Mensagem

Quando o apóstolo Paulo chegou a Atenas e contemplou o panteão de ídolos percebeu a idolatria que rodeava aquela cidade. Para pregar o Evangelho naquele lugar, Paulo usou como ponto de partida um altar que havia encontrado com a inscrição “AO DEUS DESCONHECIDO”, desejando mostrar aos atenienses quem era o único e verdadeiro Deus. Esse sermão de Paulo é um resumo dos principais aspectos da natureza de Deus, que nos leva a entender por que o nosso Deus é o dono e Senhor de todas as coisas:

1. Porque Ele é o Criador (v.24) – Ainda que a teoria da evolução seja propagada como a hipótese mais plausível sobre nossas ori-gens, há muitas dificuldades até mesmo entre os cientistas para acreditar nela. A criação é aceita por fé no que a revelação de Deus nos apresenta, pois tanto o Velho como o Novo Testamento, afirmam categoricamente que Deus criou todas as coisas.

2. Porque Ele é o Senhor (v.24) – Por ser o Criador, Deus é o dono e Senhor de tudo. A Bíblia afirma que é uma tolice lutar contra a autoridade de Deus.

3. Porque Ele é o doador e sustentador da vida (v.25;28) – Deus não depende de nada mas nós dependemos dele. A maior arrogância do homem é pensar que pode viver de forma inde-pendente de Deus, Deus doa e sustenta a vida por Sua bonda-de. (veja Mt.5.45)De que forma Deus tem sustentado a sua vida?

4. Deus é suficiente (v.25) – Em muitas religiões as oferendas e sacrifícios serviam para satisfazer as necessidades dos deuses. Entretanto, o nosso Deus continua sendo o Todo-Poderoso, in-dependente do que o homem lhe ofereça. Ele é suficiente em Si mesmo, precisamos entender que é um privilégio poder adorar e nos relacionar com Deus.

5. Porque Ele tem um plano para o homem (v.26) – O Deus cria-dor não abandonou o universo, Ele tem um plano para as nações e para cada pessoa, pois tem o controle da história em Suas mãos.Você acredita que os planos de Deus são melhores que os seus? Por quê?

6. Porque instituiu um juízo e um juiz para todo homem (v.31) – Todo privilégio traz consigo uma responsabilidade. O homem é diferente do restante da criação porque recebeu o sopro de Deus, é um ser moral e por isso tem a responsabilidade de prestar con-tas da sua vida ao Criador. Deus providenciou um Salvador, que se sacrificou por amor, para que pudéssemos passar pelo juízo e viver eternamente no céu com Ele. No entanto, aos que não se arrependem e não aceitam o plano de Deus para as suas vidas, só lhes resta o juízo do Salvador

Page 11: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013

VIDA EM CÉLULAS

11

40 Dias vivendo para Jesus

A Campanha Dia-a-dia com Deus - 40 Dias Vivendo para Jesus - que iniciou domingo passado (07), vai até 19/05. Não deixe de participar!

Como? Abrindo sua casa para um grupo de célula da campanha; adquirindo o livro devocional; participando dos cultos dos fins de semana; convi-dando amigos para orar com você na célula; parti-cipando dos movimentos de oração que a igreja vai promover nos 40 dias.

Na semana 1 vimos: Você pertence a Deus - O que é mordomia? Versículo da semana: “Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.” Salmos 24:1

Nesta semana, veremos: Defina suas priori-dades – Mordomia do tempo. Versículo da semana: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.” (Efésios 5:15-17).

No stand de células você encontra os cartões da

campanha. Convide seus amigos para o culto e para

visitarem sua célula!!!

DICA

Page 12: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013

COMUNICAÇÃO

12

Preencha o formulário

Preencha todos os campos do formulário disponibilizado no site do Dia a Dia com Deus (diaadiacomdeus.com.br), lembrando de escolher a opção “Patrocínio”. Salientamos que os seus dados serão mantidos em sigilo absoluto.

Formas de pagamento

Para que os recursos tenham sua destinação correta, fique atento à forma de pagamento escolhida: para ofertas em dinheiro, depósito, transferência bancária ou cheques, é importante colocar em um envelope de Dízimos e Ofertas, identificando corretamente como “Programa de Rádio”, caso contrário, o valor não será destinado ao projeto.

• Depósito ou Transferência em Banco: não esqueça de incluir no envelope o comprovante ou enviar por e-mail: [email protected] - para conhecer as contas de depósito, você pode ir até a seção Nossa Igreja (p. 27).

• Cartão de Crédito (VISA): pela internet, acesse o site do Dia a Dia com Deus e lembre-se de escolher a opção “Patrocínio”. Se preferir, agende um horário para pagamento com a tesouraria pelo telefone: 3091-4303, ou e-mail: [email protected]

• Boleto bancário: acesse diaadiacomdeus.com.br e preencha todos os dados solicitados, lembrando-se de marcar a opção “Patrocínio”.

Ajude-nos em oração

Nosso desafio neste projeto é diário: Dia a Dia com Deus, Dia a Dia no

Compromisso, dia a dia em oração e dia a dia com você! Sua oração pelas vidas alcançadas, pelos patrocínios,

pelas novas rádios e por cada participante envolvido é essencial.

Muito obrigado por nos ajudar a construir esta antena!

diaadiacomdeus.com.br

Assuma o compromisso!

A Palavra de Deus fala que a fé vem pelo ouvir (Romanos 10:17). Com base nesse versículo, o Dia a Dia com Deus tem levado, há 10 anos, mensagens de esperança e amor para milhares de pessoas, em todo Brasil, através do rádio e da televisão. Do sul ao norte do nosso país, e até no exterior, nosso programa tem transformado vidas por meio das pregações do pastor Paschoal Piragine Júnior.

Parece muito? Não! Podemos fazer muito mais e você pode ser parte disso! Como? Seja um patrocinador do programa de TV/Rádio Dia a Dia com Deus.

Você deseja tornar-se um patrocinador? Entenda como você pode participar:

Page 13: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013

VIDA CRISTÃ

13

Grupos de Oração

Defina suas prioridadesEsta é a semana 2 da nossa campanha. Ore para que o Santo Espírito de Deus intervenha nos membros da PIB e todos possam participar deste período de benção. Ore pelo crescimento espiritual de todos durante a campanha.

Células Interceda pelo mover do Espírito de Deus para que as casas das famílias da PIB acolham com amor todos os participantes das células. Ore pelo pastor Marcilio e sua equipe, responsáveis por este ministério.

Equipe JMMColoque diante de Deus a Junta Mundial de Missões e pela vida de cada integrante. Peça a Deus por sabedoria na administração do tempo e para que consigam atender às solicitações recebidas.

Ministério de ComunicaçãoTem grande importância no corpo da PIB. É responsável por todos os estímulos visuais e sonoros (revista, data show, multimídia, iluminação, internet, áudio, vídeo, design, jornalismo). Interceda por cada um dos envolvidos.

Ministério de AdoraçãoInterceda pela vida e direção deste ministério. Ore pelos integrantes para que mantenham seu foco no Senhor e possam agir de acordo com Sua vontade. Ore pelo Pastor Paulo Davi e sua equipe.

Ministério InfantilInterceda por cada voluntário, seminaristas, funcionários, ministros e pastores. Peça a Deus que possam participar junto com as famílias, o crescimento espiri-tual de cada criança. Ore pelo Pastor Daniel e Sheila.

AgradecimentoDê Glória a Deus!!! Pela sua vida, pelos desafios que estão em seu caminho, pela oportunidade que Deus nos dá de crescermos na sua graça a cada dia.

Para Refletir“ Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não sejam insensatos, mas sábios.” . Efésios 5.15

Pedidos de Oração14

15

16

17

18

19

20

Cleusa Piragine | Diná Poletti

Sentinelas de OraçãoDomingos, das 9h às 10h30 e 18h às 18h45

Quartas-feiras, das 9h30 às 11h(Jardim de Oração)Diná, 9997-0495

Clamor JovemSábados às 18h e Quartas-feiras às 22h30

(Jardim de Oração)Helen Grazek, 9902-9999

[email protected]

Valentes de OraçãoAdolescentes – 13 a 17 anos

Quartas-feiras e Sextas-feiras às 18h(Jardim de Oração)

Daniel Schmitt, 9169-5444

Heróis de OraçãoJuniores – 9 a 12 anos

Domingos, das 18h30 às 19h(Jardim de Oração)

Daniel Schmitt, 9169-5444

Projeto Débora (pais intercedendo por seus filhos)

Quartas-feiras às 14h(Jardim de Oração)

Odete Haro, 3528-9405 | 8885-8204

Esposas orando por seus maridosTerças-feiras às 14h (Sala 201) – MCA

Jucirene Rodrigues

Orando pelo BrasilPare tudo e ore diariamente às12h

Alvorecer com DeusTodos os dias às 6h (Jardim de Oração)

Pr. Alvo Waldow

Orando pela ConstruçãoSábados às 6h (Jardim de Oração)

Pr. Alvo Waldow

Orando pelos MuçulmanosQuintas-feiras às 18h (Jardim de Oração)

Denise Baracat

Orando por AtletasSegundas-feiras às 19h (Ginásio) - Anderson Varga

[email protected]

Orando pelos FuncionáriosCleusa Piragine

Pedidos de Oração por e-mail - RIVIDaura Stofella

[email protected]

Page 14: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013

INFANTIL

14

Especial 40 Dias Você já parou para pensar em como anda sua

rotina do dia a dia? Está Corrida? Trabalho, acompa-nhar a vida escolar dos filhos, célula, cuidar da casa e da família, atividades físicas, cursos e mais uma infini-dade de compromissos que todos nós temos. É no meio disso tudo que vem aquele desafio: e o meu tempo com Deus? Com minha família? Meu tempo de servir?

Há quem diga que seria melhor 48 horas por dia. Não sei se isso resolveria, mas o fato é que separar um tempo de qualidade a sós com Deus e para nossa família, a cada dia fica mais difícil, e é este o desa-fio que a Campanha dos 40 dias irá abordar nesta semana: um reajuste de sua agenda, de suas priori-dades, para ter aquele momento especial com o seu Pai, Criador e Sustentador. Também separar tempo para viver momentos significativos em família. Uma das formas mais poderosas de aprendizagem é por meio do exemplo, por isso compartilhamos 7 opor-tunidades que você não pode perder nesta semana para ensinar seu filho a aproveitar melhor o tempo.

Oportunidade 1: Conte para seu filho o que você aprendeu no culto.Seu filho vai gostar de saber que você também

aprende sobre Deus. Conte a ele o que mais te cha-mou atenção na mensagem de hoje.

Oportunidade 2: Explique à criança o que significa aproveitar bem o tempo.Você tem uma ampulheta? Se tiver ela pode

lhe ajudar a tornar visível um conceito abstrato. Converse com seu filho sobre como o tempo passa. Conte que você já foi uma criança tam-bém e o que você gostava de fazer. Em seguida converse sobre qual é a maneira certa de uma criança aproveitar o tempo.

Oportunidade 3: Faça algo simples e diferente.Para deixarmos boas memórias não é preciso

investir muito dinheiro. Que tal uma noite em que todos dormem na sala? Ou então um piquenique no parque ou ainda uma noite “da vela” em que todos sentam no escuro para conversar sobre momentos legais em família, apenas com uma vela iluminando o ambiente. Ideias simples, mas que podem ficar guardadas na memória como um dia inesquecível. Aproveite para se divertir e incluir na sua programa-ção momentos para conversar sobre como Deus tem cuidado de sua família.

Oportunidade 4: Mostre sua Bíblia para seu filho.Convide para ver sua Bíblia, mostre alguns de

seus versículos preferidos e conte algumas coisas que Deus já falou com você por meio da Bíblia.

Oportunidade 5: Registre.Já pensou que legal escrever o que Deus fez por

sua família no último ano? Invista um tempo nisso e depois compartilhe com toda a família. Guarde este registro e de tempos em tempos mostre para seu filho e acrescente as novas coisas que Deus irá fazer por vocês.

Oportunidade 6: Ajude seu filho a se organizar.Converse sobre como ele se sente com a rotina

de sua semana. Ele tem coisas de mais para fazer? Passa muito tempo ocioso? Tem tempo para ser criança? Avalie com ele sua “agenda” e converse sobre a importância de incluir a oração e leitura da Bíblia (e do material devocional ) em seu dia.

Oportunidade 7: Abençoe.Sente com seu filho e diga motivos pelos quais

você fica feliz por ser seu pai ou mãe. Nesse momento não vale críticas, apenas elogios. Em seguida ore agra-decendo a Deus pelo presente que Ele é em suas vidas.

por Sheila Torres e Erik Saes

Berçário e Maternal: pequenos tiraram foto para personalizar seu livrinho devocional dos 40 dias.

Créditos fotos: Sérgio Vanalli

Page 15: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 13 de Janeiro de 2013

EDUCAÇÃO CRISTÃ

15Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013 15

Em parceria com o Ministério In-fantil estamos adaptando o Caderno do Discípulo para as crianças. Este sonho começou em 2011 com nossa turma de Ensino Significativo do CFM, que foi desafiada a produzir material para dife-rentes áreas ministeriais. Hoje inicia-se o primeiro grupo de discipulado infantil de 2013 envolvendo discipuladores, pais e filhos com, aproximadamente, 20 crianças.

A proposta é que, assim como aconteceu com o caderno do discípulo, este material possa receber muitos ajustes, de forma que seja um recurso cada vez mais acessível a todas as crianças que desejam seguir os passos de Jesus. Sendo assim, o Caderno do Discípulo In-fantil será reproduzido semanalmente para este primeiro grupo, para ser avaliado e revisto de acordo com as suges-tões que recebermos de pais, discipuladores, crianças e colaboradores.

As primeiras 12 semanas representam o início de uma caminhada que dura a vida inteira. Neste período, as crian-ças serão desafiadas a vivenciarem os valores da fé em seu cotidiano e a buscarem em seus pais os referenciais de vida cristã, pois Deus escolheu os pais para serem os principais responsáveis pela educação espiritual dos filhos. Por isso, no Caderno do Discípulo Infantil, os pais encontrarão dicas que podem ajudá-los nessa importante tarefa.

Existe um cuidado do Ministério Infantil em apoiar os pais neste processo e, por isso, eles participam de en-contros para orientações e oração. O projeto de discipula-do infantil parte do entendimento de que o compromisso da família é fundamental e enfatiza que é preciso:

Caderno do Discípulo para crianças: Ensinando a criança no caminho em que deve andar

Vida Devocional: Orar todos os dias pelo filho e ter seu tempo devocional;

Encontros: Participar dos encontros com pais;

Missões: Estimular o filho a ter seu cofre missionário – interceder por missões e abençoar um missionário indiano;

Acompanhar o filho em seu progresso no Caderno do Discípulo, como sugestão revisar o conteúdo com ele (vistar o material);

Serviço: Separar um dia durante o discipulado para fazer um ato de serviço (visitar alguém, montar uma cesta básica e entregar, ajudar alguém que está precisando, sair para evangelizar).

Que o Senhor nos ajude nesta tarefa tão especial que Ele colocou em nossas mãos.

por Martha Z. de MoraisMinistério Educação Cristã

[email protected]

Page 16: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 201316

Meus tempo é para Deus – Cap. 9 | Mt. 6:33Neste capítulo conta-se a história de uma ado-

lescente que se sentia sobrecarregada com tantas coisas por fazer, pressões de todos os lados, e num momento ela abre a Bíblia e lê o versículo acima e toma a decisão de não abrir mão de fazer a vontade de Deus e servi-lo de todo o coração. Colocou suas prioridades no que lhe parecia mais justo. O tempo dela foi usado para o Reino de Deus, mas não deixou suas atividades normais de lado, com isto foi muito bem recompensada.

Mas o que significa afirmar que “meu tempo é para Deus”? Significa fazer sempre o melhor, primar pela excelência, dedicando cada momento do dia a ser testemunha do amor de Deus, independente do que se está fazendo. No trabalho, em casa, na escola, as atitudes devem espelhar a intimidade com Deus.

Como estão suas prioridades?

Tempo bem aproveitado – Cap. 10 | Ef. 5:15-17De todos os recursos que cabe às pessoas admi-

nistrar, o mais difícil é o tempo. Ele não pode ser reciclado, nem substituído por outro. Não pode ser acumulado, apenas consumido.

O versículo acima ensina que a melhor maneira de aproveitar bem o tempo é entender a vontade de Deus. Na Bíblia encontramos várias passagens que mostram que a alegria, a oração e gratidão é a vontade de Deus. Estudar a Palavra de Deus é como garimpar a verdade que reluz como grandes faróis.

Seguir a vontade de Deus exige fé e ação. O conhecimento da vontade de Deus implica em colo-cá-la acima de qualquer desculpa ou racionalização.

O preço de deixar a zona de conforto e chegar onde Deus está pode comprometer opinião das pes-soas significativas, pode comprometer relaciona-mentos, compromissos, ações ou crenças.

Questão de prioridade – Cap. 11 | Mt. 6:19-21Por que as pessoas acumulam bens? Alguma

honra ou mérito profissional, outras por questão de poder ou ainda para alguma atividade prazerosa ou garantia em tempos difíceis. No cap. 11 de Hebreus é apresentado um grande número de indivíduos cujas histórias inspiradoras servem de exemplo até hoje.

“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insen-satos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.” (Ef. 5.15-17)

Na Semana 1 nós aprendemos como ser bons mordomos, entendemos que Deus é o dono de tudo e nos concedeu o privilégio de cuidar de sua cria-ção. Ele é o nosso dono e se importa conosco, não há nada que está sob o Seu controle que Ele não se importa, seja algo grande ou pequeno, e assim tam-bém é conosco. Ele nos ama e se importa com todas as áreas e circunstâncias da nossa vida.

Nessa caminhada vamos aprender como cuidar daquilo que Deus entregou em nossas mãos. Para nos ajudar nesta missão esta semana, temos que entender que Ele nos deu o tempo para realizarmos esta tarefa, e o tempo é o bem mais precioso e difícil que temos para cuidar. Diariamente temos os devo-cionais que nos ajudarão neste processo.

Tic-tac – Cap. 8 | Gl. 6.7-9O relógio é o nosso maior amigo ou inimigo.

Dependendo da situação, podemos tê-lo como um aliado ou adversário nas tarefas que vamos realizar, mas precisamos entender a nossa prioridade para sempre termos o relógio como nosso aliado. Como cristãos qual deve ser nossa prioridade?

Na carta que escreveu aos cristãos da Galácia, o apóstolo Paulo deu algumas dicas. No capítulo 6, ele ensinou que quem segue a Jesus deve se esforçar para fazer o bem em qualquer situação – isso inclui ajudar na restauração de pessoas que caíram em pecado, ser solidário aos outros na dor e contar aos outros as bênçãos que tem descoberto em Cristo. Esses atos de bondade serão como sementes, que germinarão e trarão uma colheita abundante.

Pode ser que não seja nada fácil. Tentativas de correção, restauração e resgate de alguém que está em pecado, como sugere Paulo neste mesmo capí-tulo de Gálatas, podem não dar resultado imediato. Aí, então, a pressão começa a surgir.

Não desanime, continue a fazer o bem. Você também não é perfeito, e mesmo assim Cristo não desistiu de você.

Page 17: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013 17

Ninguém está lá por ter sido influente ou pode-roso. Eles só ganharam tal honraria porque organiza-ram suas prioridades de modo a agradar a Deus.

No texto de Mateus 6, Jesus ensina que não há garantias de que os bens materiais acumulados resistam à ação corrosiva do tempo e de predadores. Acumular tesouros no céu é colocar-se integral-mente com todos os bens (sejam poucos ou muitos) nas mãos de Deus, sabendo que Ele tem direito sobre a destinação dessas riquezas.

Acima de tudo – Cap. 12 | Tito 3.14Você já observou que gasta muitas horas do

seu dia apagando incêndios? Ou seja, você até se organiza, planeja mentalmente o que vai fazer, começa um plano de prioridades, mas, de repente, as tarefas urgentes começam a tomar corpo e, ao final do dia, percebe que não conseguiu ter tempo para orar, ler a Bíblia, conviver com pessoas que você ama, meditar. Ou seja, o urgente está inva-dindo o importante em sua vida.

Outro aspecto relevante que é importante men-cionar é a tendência à procrastinação, ou seja, deixar tudo para depois. Existe aqui um problema de prio-ridade. O tempo é uma dádiva de Deus e, por isso, exige critério para usá-lo.

O que você faz quando parece que o mundo vai cair sobre sua cabeça? Tenta resolver tudo sozi-nho? Passa a noite em claro buscando uma solu-ção? Retira-se e dedica um bom tempo em leitura da Bíblia e oração?

O nosso relacionamento com Deus deve estar acima de tudo. Isso é uma prioridade.

Cap. 13 – Organiza-se – Mateus 6:7A falta de organização é reflexo da falta de

prioridades. “Ponha as primeiras coisas em primeiro lugar e teremos as segundas a seguir; ponha as segundas coisas em primeiro lugar e perderemos ambas” (C.S.Lewis)

Em seu livro Ponha ordem em seu mundo inte-rior, Gordon MacDonald diz que a falta de organi-zação no controle do tempo é um sintoma de que a pessoa não gosta de si mesmo, do trabalho que faz e de outras tarefas que fazem parte do seu mundo. Para eliminar esse horrível hábito da desorganiza-ção, é preciso tomar a decisão de assumir o controle do próprio tempo.

Em João 4:32 Jesus quis dizer que a coisa mais importante, tão essencial para aquele que crê quanto o alimento, era servir a Deus.

É importante ter sempre em mente que o verda-deiro sentido da vida não é realizar algo, ou desfrutar algo, mas preparar-se para a eternidade .

É desperdiçar a vida quando passamos por ela sem nada para a eternidade. Tudo o que você cons-trói nesta vida deixa de ter sentido e importância quando se olha para a sepultura, mas só que da graça de Deus semeamos no coração pode ir além para a eternidade .

Quer ter uma vida produtiva? Lembre-se de que ganhar tudo e perder a eternidade é uma vitória vazia.

A disciplina como ferramenta – Cap. 14 | Jo 9:4O tempo é um fator preponderante no desen-

volvimento da disciplina para Deus. Se ele for bem administrado, é possível descartar tarefas irrele-vantes e substituí-las por mais tempo na presença de Deus. A correria diária impede a reflexão. Pare, respire, olhe ao redor, aprecie a natureza e comece a usufruir do encontro restaurador com Deus. Esse encontro não pode ser casual. Ele precisa ser inten-cional, um tempo de qualidade na presença do Pai.

Esta semana separe tempo para cuidar das prioridades. Organizando sua vida você perceberá quanto tempo você irá ganhar e todas as tarefas importantes serão encaixadas em sua agenda.

Deus, como Pai que nos ama, deixou o tempo para que cuidássemos dele como um pai que entrega ao filho um bem precioso, esperando que este filho cuide tão bem ao ponto que o pai fique orgulhoso.

O tempo está em nossas mãos, basta a nós sabermos administrá-lo. Separe um período do seu dia para os devocionais do livro.

Resumo e adaptação dos Capítulos 8 a 14 do Livro Dia a dia com Deus – 40 dias vivendo para Jesus.

por Tânia dos SantosMinistério de Comunicação

[email protected]

Page 18: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013

ENGLISH

[email protected]

Pastor Rivelino dos Santos and many others at CAM minister and serve seafarers from around the world. The center (CAM) fully focuses on social and spiritual needs of the seafarer who may be able to spend a few hours of rest time on land when the ships port into the harbor in Paranaguá. The facilities at CAM offers telephone service, internet, a library, a game room, TV, a cafeteria, medical assis-tance and a chapel with church ser-vices and counseling to minister to the seafarer’s spiritual needs.

These seafarers are people who spend months away from family and loved ones. They suf-fer from loneliness, burnout from working 15-20 hours straight because of unavoidable dangerous storms. Then there is the psycho-logical impact of piracy and epi-sodes of captivity that cause them great levels of fear and trauma.

CAM – Centro de Apoio aos Marinheiros in Paranaguá, Paraná

They also suffer health risks due to poor diets, infections and diseases. All of these issues put an early end to the seafarer’s career. Their ser-vices are vital to us. Nearly every necessity in our modern-day lives that are provided depend on ship-ping and seafarers who risk their lives to transport goods for us. So, what can we do for them? First and foremost pray for seafarers to become aware of their need for Jesus, for their safety and health and for their families. As a church we can also be a small source of encouragement in their short time at port by providing items such as a box of candy, a toothbrush, tooth-paste, a bar of soap and a razor.

Psalm 107.28-31 tells us about seafarers who witness the Lord’s awesome power of action at sea. God spoke and the waves rose up, tossing their ships up and then down. They lost courage and cried

out to the Lord in their helpless-ness. God heard their cry, calmed the storm, stilled the waves and brought them safely into the har-bor. Many of us may have never witnessed God’s awesome power or have experienced major hard-ships like they have. My prayer is that these seafarers who have seen God work in extremely stressful situations would be able to grasp the deep understanding of God’s loving kindness in their lives and the satisfaction of knowing Him. Verse 31 says: “Let them praise the Lord for His great love and for all His wonderful deeds to them”.

May the Lord bless your lov-ing-kindness and your expression of God’s love to the them.

by Judi BolenMissionary

Sunday Morning Service: 10h30 in the Chapel

Coffee & Conversation (English Practice):

Wednesday, 19h30 at Old Bar Café in Shopping Curitiba

Cell Group: Friday at 19h30 at the home of

Pr. Mark and Caron Johnson

Sunday School Class: 9h30 on the 4th floor

Page 19: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013

IDOSOS

19

Jesus é extremamente ho-nesto, como sempre, quando disse em João 16:33: “No mundo tereis tribulações...”. Sim muitas tribulações acon-tecem em nossas vidas e sem-pre que ocorrem são doloridas e difíceis. Como reagimos às perdas e às catástrofes, no en-tanto, fará toda a diferença.

Jesus não somente anun-ciou que teríamos tribula-ções, mas anunciou também no mesmo versículo que ele venceu o mundo. Ou seja, Ele venceu todo os medos, todas as dores, venceu todas as perdas. Sentiu na pele a experiência de

ser ser humano em todas as suas tribula-ções. Por isso Ele nos garante a vitória.

Quando temos perdas existe um processo natural que precisamos passar. Nesse processo exis-tem etapas que são

facilmente detectadas e um tempo cronológico médio, para lidarmos com as perdas. Vale a pena entender se existe uma resposta natural a um luto ou se existe um luto patológico, que precisaria então ser tratado de maneira mais específica.

Ivete Contieri FerrazMédica- Psiquiatra

Diretora Clínica, Clínica Veritas

Sempre que sofremos alguma perda significativa (morte de ente querido, separação afetiva, perda por roubo, perda de status, fase da vida...) surge uma resposta denominada luto, que não é um estado, mas sim um pro-cesso necessário para que se possa processar e lidar com a situação; pode se apresentar com diversos sintomas que gradativamente cessam no luto normal.

Os sentimentos envolvidos nesse processo são diver-sos e podem variar de intensidade e tempo necessário para serem elaborados, dependendo do apego ao que foi perdido, resiliência individual, experiências pessoais, fatores emocionais e cognitivos, cultura, crença e religião.

Teoricamente, após pesquisas sobre o efeito da perda e o luto, uma psiquiatra chamada Kubler-Ross propôs que o processo do luto estaria dividido em 5 fases, não neces-sariamente precisando passar por todas, tampouco seguir uma ordem exata. Na primeira fase é onde geralmente ocorre o maior sofrimento devido à reação de resistência ao choque, fase chamada de “negação”. Na segunda fase, fase de “raiva”, é fre-quente a revolta por não aceitar o que foi perdido. Após isso começa uma fase de negociação com a emoção, denominada fase de “bar-ganha”. Passada essa etapa, um sentimento intenso de tristeza acompanha a fase de “depressão” até que ocorra a fase de “aceitação”, quando se consegue administrar os sentimentos e retomar a vida; a aceitação não significa esquecer, mas administrar a perda, lembrar com saudade sem o sentimento de dor.

O luto não é uma doença que mereça ser tratada, depois que se encerra o processo, normalmente a pessoa retoma a vida normal, porém às vezes esse processo se complica, resultando numa tristeza duradoura, alteração no padrão de apetite, insônia ou sonolência aumentada, baixa auto-estima, diminuição da energia, perda de inte-resse, cansaço fácil, isolamento social e irritação, entre outros sintomas. Nessa situação é necessário avaliação médica, acompanhamento psicológico e apoio social. Apesar de não ser uma doença, quando por algum motivo inicia e mantém um prejuízo no funcionamento físico, men-tal ou social da pessoa, pode ter sido o fator desencadeante de uma patologia que precisa de tratamento especializado.

por Ledijane SaviCRM 24996

Médica da Clínica Veritas

Luto

Apesar de não ser uma doença, quando por algum motivo

inicia e mantém um prejuízo no funcionamento físico, mental ou

social da pessoa, pode ter sido o fator desencadeante de uma patologia que precisa de tratamento especializado.

Vale a pena entender se existe uma resposta natural a um luto ou se existe um luto patológico, que

precisaria então ser tratado de maneira mais específica.

Page 20: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013

CONSTRUÇÃO

20

14/04 21/04Hug Burguer

Escala de Serviço

Grupo 19 - Eunice Solyom Grupo 01 - Fabrício Fameli

Ministério Idosos - Érika Checan

Hug BurguerStand

R$ 0

R$ 20.000

R$ 40.000

R$ 60.000

R$ 80.00011-17MAR 18-24MAR 25-31MAR 01-07ABR

R$ 1.175,00R$ 3.636,90

R$ 36.145,34R$ 40.957,24

R$ 1.519,00R$ 212,00

R$ 66.800,20R$ 68.531,20

R$ 1.144,15R$ 89,90

R$ 61.013,96R$ 62.248,01

R$ 1.489,00R$ 259,00

R$ 16.392,30R$ 18.140,30

RESULTADO SEMANAL DE ARRECADAÇÃO PARA O ABRAÇO DA VITÓRIA

CANTINASTAND

OFERTASTOTAL

Page 21: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013

CONSTRUÇÃO

21

20/04 Dia Especial do Abraço

Inscrições para novos eventos

Convidamos os ministérios, células e grupos que desejam organizar um evento específico com o objetivo de gerar recursos para a construção, para entrarem em contato conosco. Cleide Neto | [email protected]

Tarde da Beleza - em prol da construção

Convidamos os profissionais que atuam como cabeleireiros (fem./masc.) e manicures para investirem uma parte do seu tempo no Salão de Beleza que estará acontecendo no dia 05/05, das 12h30 às 19h. Informações e inscrições com Solange Proença, 9924-9837.

Reunião - Líderes Pretos

Todos estão convidados para um encontro de planejamento neste domingo (14) às 17h, no salãozinho.

Concerto

Big Band Jazz | Camp Kirland and Orchestra 20/06 | R$ 20 | Local: Canal da Música Promoção: Adoração Ingressos na Livraria da PIB

Info: [email protected]

04/05 - SÁBADO

•6h - OraçãoServiços que serão oferecidos:•Bazar•Lavacar•Consertos de computadores - Hiroshi

Descritivo dos serviços: backup; remoção de vírus, formatação.

•Clínica Veterinária - Ludmila de Carlos VitalAtendimento clínico para seu animal de estimação - R$ 60.

•Dicas gastronômicas - Fábio CarnielliComo preparar lanches para células.

•Enfermagem - Luiz Carlos PadilhaVerificação de pressão arterial e dextro (taxa de açúcar no sangue).

•Curso de Cupcake - Jocelia MachinisldInscrições: a partir de 21/04 - R$ 20.

•Almoço - Grupos da Construção•Palestra - Altemir Farinha

Tema: Equilíbrio financeiro - R$ 20.•Culto Jovem.

Após o culto haverá uma cantina especial para jovens, preparada pelo Coral A.B.Deter.

05/05 - DOMINGO

•6h - Oração•9h30 - Escola Bíblica•10h30 - Culto•12h30 - Almoço. Grupos da Construção.•12h30 - Salão de Beleza. Salão Lady e Lord.

Escova, pintura, manicure, etc.•19h - Culto | Encerramento•21h30 - Cantina do Abraço - Pastores

40 horas para a Vitória

A L M O ÇOVenha participar das atividades e saboreie um delicioso risoto feito pela célula136 (Hélio e Noemi Correia) por apenas R$ 19,00 o quilo.

A CANTINA FICARÁ ABERTA DURANTE O PERÍODO DOS EVENTOS

Curso de Cupcake Inscrições ESGOTADAS!

Promoção: Grupo 25

Oficina de Fotografia Promoção: Grupo 55 e Comunicação

Campeonato de Jiu-jitsu Promoção: Atletas de Cristo

Page 22: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013

ESPECIAIS

22

Uma das “palavras de ordem” de hoje é acessi-bilidade, que pode se entender basicamente como a possibilidade de igualdade entre pessoas com e sem deficiência.

Precisamos ter em mente que o deficiente não é inferior aos demais. Ele deve ser respeitado como pessoa plena, apesar de sua limitação. Se antes visto como algo a ser eliminado da sociedade, ele hoje é alguém cujo potencial deve ser estimulado e apoiado pela comunidade, capaz de decidir sobre sua vida profissional, de sonhar e planejar seu futuro, de constituir família e ser um cidadão relevante na sua zona de influência.

A maior dificuldade para tornar esse discurso real, penso eu, é o apego a padrões que ignoram as necessidades especiais. Sabemos que cadeirantes precisam de rampas de acesso e portas largas, mas alguns não farão esse tipo de alteração em seus locais de trabalho porque sairia caro ou não combi-naria com o estilo arquitetônico.

Sabemos que deficientes visuais precisam de informação sonora, mas muitos farão a publicidade de suas empresas somente por cartazes, vídeos sem narração e outros meios exclusivamente visuais. Da mesma forma, muitos gritarão com surdos ao invés de recorrerem a intérpretes ou à escrita e outros insistirão em tratar deficientes intelectuais de forma infantilizada ou desrespeitosa.

E dentro da igreja? O que a Bíblia fala a res-peito disso?

“De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. (...) Os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis.” (I Co. 12:18, 22)”

A partir da Palavra, entendemos que todas as pessoas com deficiência foram criadas à imagem de Deus e são alvos do seu maravilhoso amor; dentro da igreja, todo cristão com deficiência foi escolhido pelo Senhor para desempenhar uma missão essen-cial e intransferível.

Quando a comunidade de fé falha em ser aces-sível, ela impossibilita a salvação, o crescimento espiritual e a missão de pessoas com deficiência.

Paulo, ao falar sobre a vida em comunidade, afirmou: “Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o des-truirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.” (I Co. 3:16-17).

Quando a nossa arquitetura, nossa forma de culto, nossa barreira comunicativa e principal-mente nossos preconceitos impedem que sejamos todos plenamente irmãos, a união é quebrada, o santuário de Deus é profanado e chamamos sobre nós a repreensão do Pai.

Que, por sua misericórdia, Ele abra nossos olhos, sensibilize nossos corações e renove nossas mentes!

por Marília Costa PessanhaMinistério com Especiais

Acessibilidade,igreja, omissão

e pecado

Page 23: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013 23Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013

ACONTECE NA PIB

23

Page 24: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 201324

ACONTECE NA PIB

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 201324

• Especiais: - Profissionais com capacidade em educação física para ajudar no treinamento da equipe de Goalball.

• Comunicação: - Gerador de conteúdo web da PIB;- Iluminador cênico do templo;- Telemarketing para o Summit 2013: realizar contatos telefônicos; conseguir inscritos para Caravana nos EUA; conseguir apoiadores/divulgadores.

• Culto em Italiano: músicos.

• Abraço da Vitória: Barista Júnior para preparo de bebidas com máquina de café.

• Educação Cristã:- Recepção da Escola Bíblica;- Biblioteca Digital: contar livros, fazer upload no sistema;- Discipulador;- Design auxiliar.

• Gabinete Pastoral: Biblioteca Virtual. Cadastrar e fazer upload dos livros digitalizados no sistema.

• Células: - Discipulador para pessoas que frequentam as células, de todas as faixas etárias; - Redator de matérias p/ a Revista PIB e site; - Designer Gráfico para o site, revista e palestras de Células; link do Ministério com as redes sociais (face-book, twiter); - Roteiristas das reuniões em células, baseado no sermão de domingo, para jovens, adultos e idosos; - Stand: representar e atender o público em geral, durante os cultos de sexta, sábado e domingo; coleta de dados para direcionamento às células.

• Integração: - Recepcionista; - Médicos: auxiliar nos cultos do templo no atendimento ao ambulatório.

• Adoração:- Produzir/secretariar cultos e eventos; - Organização sala figurinos/cenário. Organizar, catalo-gar objetos de figurino e cenário do Min. de Adoração.

• Jovens adultos- Cadastramento de aniversariantes e envio de e-mails;- Abordagem às pessoas atendidas na FAS visando esta-belecimento de vínculos individuais buscando realizar aconselhamento e oração;- Atendimento às crianças ministrando a Palavra de Deus através de histórias e brincadeiras.

Dia da CapacitaçãoSempre no primeiro e terceiro sábado do mês. Próximo Encontro - 20/04

Page 25: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013 25Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013

ACONTECE NA PIB

25

Mega Trans PiauíFaça parte deste projeto que ganhará o Piauí para Cristo.Ore e participe! Data: 29/06 a 13/07. Inscrições no site.Info: [email protected] facebook.com/piauiparacristo

Grande CoroAniversário 99 anos PIB Curitiba e Encerramento Campanha 40 diasVoluntários que desejam participar do Grande Coro, info: [email protected] | [email protected] | 3091 -4434

Escolinha de Judô, Futsal e Jiu-jitsuInscrições abertas. Confira os horários abaixo:Futsal: terça e quinta (manhã e tarde);Judô: segunda e quinta (manhã);Jiu-Jitsu: segunda e quarta (tarde).Valor: R$ 40 mensais.Info: Márcio, 3091-4325 ou no Ginásio PIB (horário comercial).

Libras KidsCurso de libras para crianças (5-10 anos)Data: 14/04 e 21/04. Domingos, às 9h30.R$ 20,00 - Vagas limitadas. Professor: Pr. Adoniran MeloInfo: 3091-4311 | [email protected]

Convocação - Reunião do ConselhoConvoco os membros do Conselho da Primeira Igreja Batista de Curitiba e os delegados da ABASC - Associação Batista de Ação Social de Curitiba, para a reunião mensal que acontecerá no dia 25 de abril, quinta-feira, às 19h, no salãozinho.Pr. Paschoal Piragine Junior - Presidente

Dança Juniores (10 a 12 anos)Se você gosta de dançar, venha ensaiar conosco.Toda quarta-feira, das 19h às 20h30, no 2° andar, sala 206.Info: [email protected] | 8861-4427

Congresso de professores e líderes deEscola BíblicaData: 17 e 18/05. Até 30/04 o valor é de R$ 50. Local: PIB Curitiba.Promoção: Editora Cristã Evangélica Inscrições: editoracristaevangelica.com.br | (12) 3202-1700.

Page 26: Revista PIB - 14/04/13

EDUCAÇÃO CRISTÃ

2626 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013 2013

NOSSA IGREJA

26

Conheça os pastores e ministros que atuam aqui em nossa igreja, atendendo, administrando e aconselhando.

Paschoal Piragine JuniorPastor Presidente

Manfred SchwalbPastor do Ministériode Homens eAconselhamento

Israel PerdonsinPastor do Ministério de Adolescentes

Lucas DutraPastor da Área deUniversitários

Adriano Fogaça dos SantosPastor do Ministério de Juventude:Jovens Adultos

Anselmo José R. AlvesPastor do Ministério de Esportes e Atletas de Cristo

Arthur PaupitzPastor de Visitação

Adoniran dos Santos MeloPastor do Ministério com Especiais

Alexandre SombrioPastor do Ministério de Juventude

Anderson Stefan VargaPastor do Ministériode Esportes

Antônio LopesPastor Diretor do Minis-tério de Evangelismo e Missões

Daniel CecilPastor do Ministério Inglês: ICES - Internatio-nal Community English Service

Gerson Avena da SilvaPastor do Ministério de Integração

Leandro SondaPastor do Ministério de Juniores

Daniel TorresPastor do Ministério Infantil

Eliezer dos Santos MagalhãesPastor do Ministério de Evangelismo e Missões

Igor Pohl BaumannPastor do Ministériode Educação Cristã

Marcílio de OliveiraPastor do Ministériode Células

Pastores e Ministros

Edson M. de AndradePastor Assessoria da Presidência

Escala do Conselho DiaconalSemana

Luiz Roque, Marlene, Sandra, Sônia, Sabino

Marcos Poly, Darlene Kaniak, Hélio, Rosemeri Poly, Alfred Lis

14/04 a 20/04

21/04 a 27/04

Diáconos

Page 27: Revista PIB - 14/04/13

EDUCAÇÃO CRISTÃ

2727Primeira Igre Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013

NOSSA IGREJA

27

Nilson Vital de OliveiraPastor do Ministérioda Administração

Michel FerreiraPiragine Pastor do Ministériode Juventude

Paulo Davi e SilvaPastor do Ministério de Adoração

Banco do BrasilAg 1869-4 CC 5045-8

ItaúAg 3835 CC 33218-4

Banco SantanderAg 2133 CC 130011302

BradescoAg 2369 CC 16-7

Caixa EconômicaPIB: Ag 1316 CC 1290-0 Op. 003ABASC: Ag 1316 CC 1655-7 Op. 003

Contas para Depósito de Dízimos e OfertasCNPJ PIB: 75.051.458/0001-79 | CNPJ ABASC: 02.052.396/0001-46

HSBCAg 0054 CC 38242-41

Ricardo LebedencoPastor do CampusVila Sandra

Albert Martins de Oliveira FilhoMinistério de Comunicação

Érika Massa ChecanMinistério de Mulheres e de Idosos

Tallita Vieira BarrosMinistério de Adoração

Thiago de Souza CarvalhoPastor do Ministériode Juventude

Elly Claire Janson LopesMinistério de Visitação

Rondinely Germano VieiraMinistério de Atletas

Thais Regina de LimaMinistério Infantil

Aniversariantes

Page 28: Revista PIB - 14/04/13

EDUCAÇÃO CRISTÃ

2828 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013 2013

NOSSA IGREJA

28

Atividades na igreja

Programação de TV e Rádio

Todos os dias 06h..... | Encontro de oração

Domingo09h30 | Estação 22.6 (0 a 12 anos)09h30 | Escola Bíblica09h30 | Escola Bíblica em Inglês09h30 | Embaixadores do Rei09h30 | Mensageiras do Rei 10h30 | Culto Matutino10h30 | Culto em Inglês10h30 | Culto dos Juniores18h30 | Heróis de Oração19h | Estação 22.6 (0 a 12 anos)19h | Culto Vespertino

Segunda-feira8h30 | Atendimento Social Abasc 13h30 | Espaço Mulher 13h30 | Assessoria Jurídica Gratuita14h | Atendimento Social Abasc14h | Curso de Tricô e Crochê19h45 | Culto dos Advogados Cristãos 20h | Culto dos Atletas

Terça-feira14h | Mulher Cristã em Ação14h | Curso de Patchwork18h30 | Encontro de Homens 19h | Centro de Formação Ministerial20h | Encontro de Mulheres 20h | Ensaio Conj. Feminino20h | Amor Exigente - Grupo Conexão

Quarta-feira10h30 | Estudos Bíblicos13h30 | Oficinas Maturidade14h | Culto Maturidade15h | Células Maturidade16h30 | Coro Maturidade18h | Oração Adolescentes19h | Ensino Jovens19h30 | Escola Bíblica19h30 | Celebrando a Recuperação20h | Culto de Oração22h30 | Oração Jovens

Quinta-feira8h30 | Atendimento Social Abasc 15h | Culto da Vitória

15h | Estudo Bíblico em Inglês19h | Centro de Formação Ministerial19h30 | Escola Bíblica19h30 | Montanhistas de Cristo20h | Culto dos Surfistas de Cristo

Sexta-feira09h | Amor Exigente-Grupo Conexão Um15h | Culto dos Cadeirantes - RPA18h | Valentes de Oração18h | Ensino Adolescentes19h30 | Culto de Adolescentes20h | Amigos em Cristo (quinzenal)Sábado14h | Embaixadores do Rei15h | Assessoria Jurídica Gratuita17h | Ensaio Coro Celebrai17h | Ensaio Coral A. B. Deter17h | Culto dos Surdos18h | Ensino Jovens18h | Clamor Jovem19h30 | Culto dos Jovens19h30 | Culto Jovens Adultos19h30 | Culto Jovens Casais (mensal)

BAND. Canal 2 . Sábado 09h (41) 3331-5700

CNT. Canal 6 . Sábado 15h30 (41) 2169-7250

CWBTV. Canal 5 (NET) e Canal 72 (TVA) | Digital: Canal 186 (TVA/VIVO TV) . Terça/Quinta 17h (41) 3336-3537 / 3335-3501

TV CENTRO SUL. UHF 36. Domingo 11h Prudentópolis - PR

MARUMBY . AM 730 . Segunda à Sexta 07h30 e 18h30 (41) 3257-2410 / 3257-4021

SARA BRASIL . FM 107,5 . Terça à Sexta 22h (41) 3270-5000

CWBTV. Canal 5 (NET) e Canal 72 (TVA). Segunda 23h30 (41) 3336-3537 / 3335-3501

CWBTV. Canal 5 (NET) e Canal 72 (TVA) | Digital: Canal 186 (TVA/VIVO TV) Quarta 18h (41) 3336-3537 ou 3335-3501

SARA BRASIL . FM 107,5 . Segunda 22h (41) 3270-5000

Mensagem comPr. Paschoal Piragine Jr.

Mensagem comPr. Paschoal Piragine Jr.

Programa para Jovens

Programa para Jovens

Alfa FM 104,9 (Catuporanga-PR) – 06h - (42) 3654-1029 Aliança FM 98,3 (Paranaguá-PR) – 18h - (41) 3422-5888

Araucária FM 98,7 (Pranchita-PR) – 12h - (46) 3540-1060 Bereiana Web Radio (S.José dos Pinhais-PR) – 11h - (41) 3398-2596

Chik Musical Web Radio (São Paulo-SP) – 16h - (11) 2653-4652 Cidade Gospel FM 100,5 (Realeza-PR) – 11h - (46) 3543-2660 Felicidade Web Radio (Sapiranga-RS) – 10h - (51) 3559-4333

HCJB (Curitiba-PR) – Qua 20h30 - (41) 3376-3553 Iguaçú FM 104,9 (Planalto-PR) – 13h - (46) 3555-1541 Livre Web Rádio (Curitiba-PR) – 12h - (41) 3029-4272

Louvor Eterno FM 100,5 (Maringá-PR) – 11h - (44) 3233-1490 Marumby AM 730 (Curitiba-PR) – 07h30 - (41) 3257-2410

Mensagem Web Radio (São Paulo-SP) – 15h Ômega FM 93,9 (Garujá-SP) – 14h - (13) 3341-8036

Poder Total Web Radio (Brasí lia-DF) – 09h30 - (61) 9981-9216 Portal Igrejas Web (S.José dos Pinhais-PR) – 15h – (41) 8403-0656

Portas Abertas - Web Radio (Aliança-PE) – 11h - (81) 3637-1399 Regional AM 790 (Serrinha-BA) – 12h30 - (75) 9925-8638 Sara Brasil FM 107,5 (Curitiba-PR) – 22h - (41) 3270-5000

Sara Brasil FM 95,5 (Porto Alegre-RS) – 22h - (51) 3325-9565 Sertão FM 87,9 (Sertanópolis-PR) – 08h30 - (43) 3232-4906 Som do Céu Web Radio (Curitiba-PR) – 12h - (41) 4141-0710

Timburi FM 98,5 (Andirá-PR) – 07h30 - (43) 3538-2213 Transmundial (São Paulo-SP) – 13h - (11) 5031-3533

TELEVISÃO Curitiba e Região Metropolitana

RÁDIO Curitiba e Região Metropolitana

Rádio Web e Outras Regiões

Page 29: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013

ANÚNCIOS

29

Page 30: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013

ANÚNCIOS

30

• Massoterapia, coluna, nervo ciático, drenagem linfática pré e pós cirúrgica e outras. Arminda, 8427-3718.• Montagem e desmontagem de móveis em geral, móveis sob medida e reformas. Paulo, 9642-1698 | 8486-6137.• Foto e Vídeo de aniversários e casamentos. Júnior Lopes, 3243-6954 | 8405-1394.• Psicóloga Heloísa Vieira - Centro Médico Reviver - 3342-3337 | 8418-6430.• Floricultura Larissa - 24 horas. Buquês, cestas de café, arranjos florais, coroas, placas para Jazigo. 3276-6292 | 9904-3865 | 8515-4608.• Pequenos reparos, hidráulica, elétrica, pinturas, forros, pisos, montagem de móveis. Luiz, 9235-7407 | 3013-3780.• Dólar, Euro, Cartão Cash Passport e outras. Melhores taxas. Flex Câmbio. Cesar, 3223-5556.• Aulas de Turco c/professor de origem turca. P/executivos, grupos fechados, em residência ou empresa. Curitiba e Região metropolitana. Professor Kerim Bozkurt, 3575-0340 | 9855-5583 | [email protected]• Serviços de motoboy. Luiz, 9915-4556.• Personal Trainer - Denis Rafael F. da Silva, 8819-6944 | 9663-1358 | [email protected]• AGE Contabilidade - fazemos IR 2013, não deixe p/a última hora. Alessandra, 3244-3483

• Planos de Saúde - Amil, Unimed, Saúde Ideal, SulAmérica, Bradesco. Sandra, 9964-3235 | 9224-7300 | [email protected] • Apto Capão Raso, 2 qtos, sala, coz planejada, lav, bwc., próx. de tudo. Aceito financ. 8495-0382 | 3538-0382. [email protected]• Sobrado triplex, cond. fechado, bairro Santo Inácio, R$ 390.000. Aceito apto de valor equiva-lente no Bigorrilho/Batel. Marcelo, 8401-8480.• Apto no Bacacheri, localização privilegiada. www.rodinresidence.com.br | 3079-7503.• Piano Essenfelder (Armário). Excel. estado. Elfie, 9222-4548 | 9662-7009 | 3206-3704.• Violão Crafter elétrico Lite Te/cd Novinho! Apenas R$ 690,00! Tainah (41) 8888-2910.

Serviços

• Advogado (sexo masculino) em início de carreira, para contratar. Enviar curriculum para: [email protected]• Casa, terreno e apto no Batel, Champagnat e Rebouças p/aquisição, direto c/ proprietários. Antônio, 8809-3663 | 9989-1977.• Auxiliar de Escritório (sexo feminino), entre 18 e 35 anos, Boqueirão. Enviar Curriculum p/ [email protected] ou 3042-3939.

Precisa-se

Vende-se

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos na semana anterior à publicação, das 9h às 18h, através do e-mail: [email protected]

Vagas

Aluga-se

• Assist. Adm. Inicial R$812,00 + VR/VT + co-missão. Preferencia cursando ADM. 3076-2123.• Estágio de Ed. Física na área de musc. e cond. físico. Mário, 3082-8859 | 8411-8673. Academia Vida Plena.• Monitora, exp. em com. terapêutica com dep. químicos, morar próx. Ceifar. Ens. médio, 13h30 a 21h50. CV. p/ [email protected]

• Quarto em apartamento p/ moça ou senhora evangélica. 9112-3034 | 3262-8839.• Quartos Centro, c/armários e cama p/ moça/senhora cristã acima de 25 anos, estar trab. Quezia, 9756 3981 | Neuzimar, 9604 0614.

Page 31: Revista PIB - 14/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Abril de 2013

ANÚNCIOS

31

A Primeira Igreja Batista de Curitiba não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta revista.

ANUNCIE SEMANALMENTE NA REVISTA PIB

Info: [email protected]

Page 32: Revista PIB - 14/04/13