revista pib - 07/04/13

32
Distribuição gratuita - venda proibida Revista PIB Primeira Igreja Batista de Curitiba 07 de Abril de 2013 | Ano IV | Edição 14 Zona de conforto p. 04 Bíblia: para ler e compreender p. 07 Especiais p. 15

Upload: primeira-igreja-batista-de-curitiba

Post on 24-Mar-2016

264 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Revista PIB Curitiba

TRANSCRIPT

Page 1: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013

Dis

trib

uiçã

o gr

atui

ta -

vend

a pr

oibi

da

Revista PIBPrimeira Igreja Batista de Curitiba

07 de Abril de 2013 | Ano IV | Edição 14

Zona de confortop. 04

Bíblia: para ler e compreender p. 07

Especiaisp. 15

Page 2: Revista PIB - 07/04/13

EDITORIAL RevistaPIBRevistaPIB - Ano IV - Nº 1407 de Abril de 2013pibcuritiba.org.br/revistapib

Publicação cristã semanal destinada ao crescimento e transformação de cada indivíduo e à edificação da igreja local, a partir de conteúdos baseados na Palavra de Deus.

Direção de Comunicação Albert Martins de Oliveira Filho

Secretaria GeralTânia Regina Machado dos Santos

Projeto Gráfico e Direção de ArteIsrael Lessak

Capa e DiagramaçãoLetícia Gonçalves

ColaboradoresAlexandre Sombrio Nunes Teixeira, Bruna Seifert, Cleide Neto, Daniel Cecil, Denize Barboza Eiras, Erik Saes, Haroldo Portugal , Humberto Queiróz, Igor Pohl Baumann, Ligia Freitas, Márcia Zeni, Raquel Lessa e Sheila Torres.

RevisãoDaura Stofella

Impressão e AcabamentoNova Gráfica

Tiragem3.000 exemplares

Anúncios41 [email protected]

Ministério de Comunicação 41 [email protected]

Dúvidas, sugestões ou comentá[email protected]

Primeira Igreja Batista de Curitiba41 3091-4347 | pibcuritiba.org.br

Rua Bento Viana, 1200 - Batel - Curitiba, PR | CEP 80240-110Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h

Campus PIB Vila Sandra41 3373-6770 | pibcuritiba.org.br/vilasandraRua João Dembinski, 2069 - Cidade IndustrialCuritiba, PR | CEP 81230-000

Campus PIB Campo Largo41 8805-8568 | pibcuritiba.org.br/campolargoRua Manif Júlio, 445 - CaratuvaCampo Largo, PR | CEP 83608-230

O que você está vivendo hoje, quais são suas alegrias ou tristezas? Independente da resposta, cremos que Deus tem algo a dizer a cada um de nós através do verso 5 do salmo 37: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.” Ele fará todas as coisas para que o Seu propósito se cumpra em nossas vidas.

Através da Revista buscamos ser instrumento de Deus na vida de nossos leitores para que estes propósitos se realizem. Portanto, nas páginas a seguir, preparamos as matérias procurando abençoar suas vidas, buscando comunicar o Reino de Deus e sua Palavra.

Por isso, não deixe de ler os editoriais e meditar na Palavra, pois a sabedoria que ela nos traz é mais valiosa do que qualquer tesouro. Aprenda a viver cada dia em conformidade com o desejo que o Senhor tem a seu respeito, lembrando o que diz em Jeremias 29.11: “Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.”

Deus abençoe sua vida, e que o Seu Espirito Santo esteja com vocês nestes dias e para sempre, conduzindo seu caminho de acordo com o coração do Pai.

A Redação.

EXPERIMENTE CONVIDAR UM

AMIGO PARAESTUDAREM

JUNTOS OLIVRO DA

CAMPANHA! #VIVENDOPARAJESUS

Page 3: Revista PIB - 07/04/13

Nosso Propósito

é levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus, amar e servir ao próximo e fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo.

Paschoal Piragine JúniorPastor Presidente

CONGREGAÇÕES 08

COMUNICAÇÃO 22

NOSSA IGREJA 26

CONSTRUÇÃO 20

ACONTECE NA PIB 23

VIDA CRISTÃ 13

DESTAQUE 16

VIDA EM CÉLULAS 10

INFANTIL 14

MISSÕES09

ENGLISH18

Um oásis nodeserto

AÇÃO SOCIAL05

Bíblia: para ler e compreender

EDUCAÇÃO CRISTÃ

07EM FOCO

04

Meu filhotão especial

ESPECIAIS15

IDOSOS 19

Zona de conforto

Page 4: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013

EM FOCO

4

Todos nós já ouvimos e costumamos utilizar, algu-mas vezes, o termo “zona de conforto”. O que é, porém, zona de conforto? É uma série de ações, pensamentos ou comportamentos, que uma pessoa está acostumada a ter e que não causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. Assim, a pessoa realiza vários tipos de compor-tamentos que lhe dão um desempenho confortável, com uma limitada sensação de segurança. Entendendo dessa forma, muitas pessoas não correm risco, mas também não saem do lugar.

Quando olhamos para o exemplo de Jesus, vamos ver exatamente o contrário: Jesus saía da zona de conforto.

"Ora, ouvindo Jesus que João fora entregue, reti-rou-se para a Galiléia; e, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zabulom e Naftali; para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: A terra de Zabulom e a terra de Naftali, o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios, o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, a estes a luz raiou." (Mateus 4.12-16)

Logo depois do batismo de Jesus, Ele se dirigiu, geograficamente, para o pior lugar daquela região. O local onde Jesus começou a exercer Seu minis-tério era um lugar de passagem. Muitos exércitos passaram por ali, deixando um ras-tro de destruição. O termo "região de sombra da morte", utilizado no texto,

não se refere somente à questão espiritual daquele povo, mas física também. Eles viviam à sombra da fome, da doença, da mutilação, da falta de espe-rança, entre outras.

Quando olhamos para estes fatores descobri-mos que Jesus saiu da zona de conforto. Ele poderia ter optado ir para um lugar mais confortável, mas preferiu lugar de dores, de sofrimento e de escassez. 1 Coríntios 11.1, diz: "Sede meus imitadores, como também eu de Cristo". A ação de Jesus em sair da zona de conforto pode servir para nós como um convite. Um convite para sair da inércia, arregaçar as mangas e trabalhar com Ele e para Ele.

Você aceita o desafio de Jesus para sair da zona de conforto? Você aceita o desafio de viver para Jesus?

por Alexandre Sombrio Nunes Teixeira Pastor do Ministério de [email protected]

Zona deConforto

Page 5: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013

AÇÃO SOCIAL

5

Era dia 18 de março quando dois policiais que fazem a ronda no bairro do Xapinhal entraram no CEI Pedacinho de Gente, para saber se estava tudo bem e disseram que a nossa creche era um oásis no deserto. Surpresa, eu perguntei por que. Eles disseram que a “creche” estava muito bonita e bem cuidada. Meu coração se alegrou, era uma resposta e um presente de Deus no dia do meu aniversário. Convidei-os a conhecer mais de perto nossa estrutura e falei do nosso atendimento às 83 crianças. Eles saíram felizes e se colocaram à disposição se precisarmos de algo.

Fiquei pensando no significado do oásis. Nunca vi um oásis a não ser pelos filmes e desenhos. Oásis é um lugar de descanso, de cuidado, é um abrigo, é uma resposta a uma necessidade.

Como muitos sabem, o CEI estava precisando passar por uma reforma. O tempo e os recursos eram poucos, mas ao ser lançado o desafio na igreja, a resposta veio atra-vés de irmãos que doaram recursos financeiros, materiais e mão de obra. Foi tremendo! A princípio pensávamos em só pintar as salas de aulas, mas Deus nos deu abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos: pintamos toda a escola por dentro e por fora, trocamos todo o piso de dentro da creche, trocamos as tomadas, limpamos o telhado e o terreno, plantamos flores, etc.

Muitos reparos foram feitos e os espaços estão sendo reorganizados. Foram feitos três mutirões e a igreja cedeu alguns pedreiros para fazer o trabalho técnico, além do acompanhamento do engenheiro da igreja.

Tivemos mais de 100 voluntários envolvidos com a creche. Tudo isso foi feito em 31 dias, pois as aulas iniciaram no dia 18 de fevereiro. Ainda temos muitos desafios, precisamos colocar o rodapé nas salas, areia e brinquedos novos no parquinho, trocar o forro da casa, colocar móveis novos nas salas, etc., mas temos a certeza de que Deus vai nos dar. Esta semana uma professora fez o seguinte comentário: “até nós nos sentimos mais animadas a trabalhar, está tudo ficando tão bonito...”.

Registramos o nosso agradecimento a todos que colaboraram para que ao CEI Pedacinho de Gente fosse vista como um “Oásis no deserto”.

“Ó Deus, mostra a tua grandeza nos céus, e que a tua glória brilhe no mundo inteiro”. (Salmos 57.5)

Você quer participar? Existem muitas maneiras: ore, envolva-se, visite a cre-che, apadrinhe uma criança, seja um voluntário.

Acesse:facebook.com/ABASCresponsabilidadesocial

e veja mais fotos da reforma do CEI.por Denize Barboza Eiras

Diretora

Desejamos que a comunidade do Xapinhal veja o amor e o cuidado de Deus através

das ações promovidas pela creche.

Um oásis no deserto

Page 6: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013

AÇÃO SOCIAL

6

Page 7: Revista PIB - 07/04/13

EDUCAÇÃO CRISTÃ

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013 7

A Bíblia ou Escrituras Sagradas apresenta a revelação de Deus. Nestes livros, Deus se mostra como quer ser conhecido. A Bíblia nos transmite as palavras que Deus quis que chegas-sem a nós e o padrão de pensamento e prática que devem acompanhar a vida dos seguidores de Jesus Cristo.

A Bíblia é a fonte de toda nossa teologia e orientação espiritual; nos mostra quem é Deus e Suas manei-ras de agir; mostra a mais sublime concepção de Deus, um Deus Trin-dade, tal como Ele quis ser revelado; revela-O como sendo pessoal, volta-do para relacionamentos, dando a si mesmo através de Sua palavra encar-nada: Jesus (João 1.1,2,14).

A Bíblia é a palavra de Deus e nos impede de pensar e viver de um jeito qualquer. Ela é um livro no qual nos relacionamos com Deus diaria-mente. Por conseguinte, através da leitura, reflexão, entendimento e obe-diência à palavra sagrada, nos relacio-namos com o Senhor e nos ajustamos aos Seus padrões.

O conteúdo da Bíblia não é uma tentativa de definir Deus, tão pouco a vida espiritual, mas é um testemunho registrado da revelação de Deus por meio de Seus servos, profetas e após-tolos, através do sopro do Espírito neles.

“Escreveram segundo a intenção total do coração, segundo a consciên-cia que os movia no exercício normal de sua tarefa, com seus estilos literá-

rios e seus vocabulários individuais. As personalidades dos profetas não foram violentadas por uma intrusão sobrenatural. A Bíblia que eles pro-duziram é a Palavra de Deus, mas também é a palavra do homem. Deus usou personalidades humanas para comunicar proposições divinas” (Nor-man Geisler e William Nix, Introdução Bíblica, Ed. Vida).

A Bíblia torna precisa nossa ten-tativa de conhecer a Deus e Sua von-tade. Não permite que reduzamos Deus conforme nossas possibilida-des intelectuais ou estáticas. As Escrituras nos impelem a conhecermos as possibilidades de Deus, além das nossas próprias.

No entanto, ler a Bíblia requer de nós singela vigilância. Vigilância con-tinua e cuidadosa contra a preguiça e o excesso; vigilância contra as leituras banalizadoras; contra a leitura por pre-texto (aquela que interpreta a Palavra de acordo com o desejo do leitor).

A leitura saudável possibilita que o texto coloque em nossa mente o sentido que o Espírito Santo inten-cionou. Vigilância contra a leitura acadêmica sem qualquer aplicação ou relevância na vida espiritual das pessoas. Vigilância para não tornar a leitura das Escrituras um objeto que despersonaliza seu propósito de re-

lacionamento com Deus, tornando-a um amuleto. Vigilância para ler a Bí-blia com diligencia mental e devoção espiritual, a fim de relacionar-se com a Trindade (Deus como é).

Por isso, percebe-se na atuali-dade que um dos aspectos mais ne-gligenciados quando se fala sobre as Escrituras é sua leitura, entendimen-

to e aplicação. Precisa-mos ler e compreender. Compreender e viver o que elas revelam. De-vemos colocar a “leitu-ra bíblica à vida e vida à leitura”. Ler a Bíblia deve nos levar a vivê-la, permitindo que ela dite as regras, participe das

nossas emoções, forme nosso caráter e nos dê o privilegio de conhecer o Senhor. As palavras da Bíblia têm po-der de produzir transformação interior e intimidade com o Pai.

O objetivo de Deus em registrar Sua revelação sempre foi o de que Suas palavras entrem em nós. Quando você abrir a Bíblia almeje ser molda-do por ela. Quando você ler a Bíblia, permita ser orientado pelo desejo de conhecer a Deus e incluí-Lo em sua vida. Aplique sua mente com discipli-na, para dissecar as verdades espiri-tuais reveladas; e aplique seu coração em devoção ao estudar as Escrituras, pronto para obedecer e servir a Deus.

por Igor Pohl BaumannPastor de Educação Cristã [email protected]

A Bíblia é a palavra de Deus e nos impede de pensar e viver de um jeito qualquer.

Ela é um livro no qual nos relacionamos com

Deus diariamente.

Bíblia: para ler e compreender

Page 8: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013

CONGREGAÇÕES

8

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOCIRCO DA VIDAWenceslau Braz(43) 9129-8044

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOWENCESLAU BRAZ

Av. Avelino Vieira, 52 - CentroWenceslau Braz,PR 84.950-000

(43) 9129-8044

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOREALEZA

R. Padre Fernando Zanchet, 2410 – Realeza,PR

(46) 9901-7571

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃODIONÍSIO CERQUEIRA

R. Henrique Brasil de Quadros 320 Dionísio Cerqueira,SC

(49) 8849-2028

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOPARTENON

R. Tenente Alpoin, 145 – PartenonPorto Alegre,RS 91510-710

(51) 3319-4020

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOPRESÍDIO FEMININO

Av. Bento Gonçalves 1515 Ap 1105 Porto Alegre,RS 90650-000

(51) 9405-4773

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOBOTUVERÁ

R. André Wilson Colzani, 100 Centro - Botuverá,SC

(41) 9670-1522

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOCAMAQUÃ

R. Boa Ventura Soares, 304Camaquã,RS 96.180-000

(51) 3737-7190

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOSANTO ÂNGELO

R. Antunes Ribas, 579 – CentroSanto Ângelo, RS(55) 8124-1021

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOAMPERE

R.XV de Novembro, 1675–Centro Ampere,PR 85.640-000

(46) 9901-7571

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOPÉROLA DO OESTE

Av. Brasília, s/nº Pérola do Oeste,PR

(46) 3563-3934

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOPLANALTO

R. Curitiba, 311 – CentroPlanalto,PR 85.750-00

(46) 8407-1970

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOPRANCHITA

R. Parnabaí, s/n Caixa Postal 08(46) 8407-1970

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃODA PAZ

Av. João Franco, 1.233 Contenda 83.730-000

(41) 9626-0709

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOJOGO DA VIDA

R. José Milek Filho, 1084 - Jardim Graziela - Almirante Tamandaré

83.505-500(41) 9154-0159

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOCRISTO VIVE

Trav. Clotilde dos Santos Gomes, 19 Prudentópolis,PR 84.400-000

(42) 88384675

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOBARRA DAS ORDENANÇAS

Interior de Prudentópolis (42) 8845-2689

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOCRISTO REINA

R. Guaçui, 5502 Sitio Cercado Bairro Osternack

Curitiba,PR 81.935-080(41) 3564-5048

PIB CURITIBA CAMPUSCAMPO LARGO

R. Manif Júlio, 445 – V. São Luis Campo Largo,PR 83.608-230

(41) 3555-2773

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃODA BÊNÇÃO

R. Arapongas, 1393Pinhais,PR 83.326-250

(41) 3056-5603

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOLOTIGUAÇU

R.Eunice Betine Bartoszeck, 1625Uberaba

(41) 4141-0710

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃO VILA DA FÉ

R. João Scuissiato, nº. 381 - Santa Quitéria Curitiba - PR, 80310-310

(41) 9804-4136

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOVILA POMPÉIA

R. João Sarot, 485 – TatuquaraCuritiba,PR 81.480-130

(41) 9850-0441

A Igreja Batista Boas Novas - Pinheirinho, iniciou um pon-to de pregação no ano de 1997, no bairro Iguaçu I - F.R.G. - PR. Devido às dificuldades de deslocamento dos membros e líderes que apoiavam este trabalho, os encontros e estudos bíblicos fo-ram aos poucos enfraquecendo. Em novembro de 1998, a mis-sionária Vera Lauer assumiu a direção do trabalho com o auxilio de alguns seminaristas.

O primeiro salão para cultos foi alugado no ano seguinte e o trabalho já contava com os seminaristas: Rivelino e Liana Santos, trabalhando em tempo integral e permanecendo no lo-cal até 2004. Neste período, a igreja mãe, através do trabalho do Pr. Rivelino Santos, adquiriu um terreno e iniciou a construção do templo da congregação, com o apoio de missionários ameri-canos e voluntários.

Em maio de 2004 assumem o trabalho, o Pr. Samuel e Evellyn Romano, permanecendo até os dias atuais. Neste perío-do o templo foi concluído e sua inauguração oficial ocorreu no ano de 2008. No próximo mês de junho, no dia 22, a congrega-ção dará um passo importante que será a sua emancipação. Hoje a congregação conta com cerca de 40 membros, 40 frequenta-dores e, no dia 31 de março, serão batizadas 6 pessoas.

PIB CURITIBA CAMPUSVILA SANDRA

R. João Dembinski, 2069 – ao lado do Lar Ebenezer - CIC

Curitiba,PR 81.230-000(41) 3373-6770

Visite a Congregaçãodo Farol!

Congregação do Farol

Pr. Samuel Romano e família

}PIB CURITIBA CONGREGAÇÃODO FAROL

R. Rio Tietê, 357 - Iguaçu 1 - Fazenda Rio Grande 83.820-000

(41) 9976-3188

Page 9: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013

MISSÕES

9

Evangelismo e Missões(41) 3091-4315 | [email protected]

Congregação de Vila PompéiaNo último dia 17 de fevereiro estivemos em Vila

Pompéia, no Tatuquara, para oficializar a adoção da congregação naquele bairro, pela Primeira Igreja Batista de Curitiba. O Pr. Neidivaldo Dias da Silva e sua família cuidam da congregação desde o inicio de suas atividades, há dois anos. Durante este tempo a congregação caminhou sem apoio de qualquer deno-minação. Recentemente o Pr. Neidivaldo fez contato com o Pr. Paschoal, tendo início o processo de ado-ção por parte de nossa igreja.

Por ocasião da oficialização desta parceria, o Pr. Eliézer Magalhães participou do culto represen-tando a PIB. Após o culto a Congregação de Vila Pompéia recebeu um computador e uma impresso-ra, a exemplo de nossas outras congregações, para auxiliar na rotina de trabalho. O clima era de alegria e expectativa por um novo tempo na vida daquela comunidade. Isto se estendeu ao domingo seguinte, quando o Pr. Neidivaldo realizou na PIB o batismo de irmãos que são frutos daquele trabalho.

A Igreja Batista da Vila Pompéia passa agora a fazer parte do Núcleo Curitiba, das congregações da PIB, coordenado pelo Pr. Renato Cordeiro. E, como parte deste novo tempo, em breve serão levantadas necessidades da nossa mais nova congregação, para que possamos ajudar nossos irmãos que trabalham ali a desenvolver seu ministério de forma mais efe-tiva e para que os frutos sejam abundantes para a glória de Deus.

Não apenas Vila Pompéia, mas todas as congre-gações da PIB passarão a receber visitas que servirão para levantarmos suas necessidades, buscando uma sinergia entre a PIB e suas congregações. Unidos no serviço do Senhor, para crescermos todos juntos.

A cooperação entre a PIB e as congregações é um sonho e motivo de oração de muito irmãos, que está sendo perseguido para que se torne realidade em breve. Fique atento, pois logo surgirão informa-ções sobre as necessidades e você pode ser o agente para suprir algumas delas.

Seja a resposta da oração de alguém!

“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo, do qual todo o corpo bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.” Efésios 4.15-16

por Raquel LessaMissionária da PIB

[email protected]

Page 10: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013

VIDA EM CÉLULAS

10

Estudo das Células Sermão de31/03/13

Texto base: Marcos 16.1-8

Quem removerá a pedra? Pr. Paschoal Piragine Júnior.

Pregador:Tema:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Mensagem

A maior preocupação das mulheres era a de quem removeria a pedra... Mas, quando chegaram lá, a pedra já tinha sido removida, pois Jesus tinha ressuscitado. Estes fatos nos ensinam que a pedra que precisava ser removida não estava à porta do sepulcro, mas sim à porta do coração dos companheiros de Jesus. Vamos tentar entender quais eram as pedras que estavam à porta do coração dos seguidores de Cristo, quando Ele ressuscitou. Que pedras eram estas?

1- A pedra da IncredulidadeA incredulidade era fruto de uma realidade sólida: Jesus mor-

reu! Ela não permitia que lembrassem ou confiassem em Suas pro-messas e, muito menos, acreditassem nos relatos de Sua aparição.

Assim acontece hoje: conseguimos focar a nossa vida em re-tirar pedras que estão em nosso caminho, mas não as que estão em nosso coração; ficamos ansiosos; o resultado disto é pura infelicidade, pois nossa esperança se perde e nossa fé, petrificada, nos projeta para diante das pedras nos túmulos de nossa existência.

Mas, quando a fé é vivificada, somos capazes de entrar em uma dimensão poderosa: vemos a glória de nosso Senhor; somos tocados e tocamos o Deus todo poderoso; somos restaurados à missão de Deus.

Jesus precisa tirar uma pedra que está no seu coração - a sua incredulidade, a sua dureza de coração, a sua incapacidade de con-fiar nas promessas de Jesus, ou no método dEle para a sua vida. Dei-xe-O remover esta pedra.

2- A pedra do medoToda a vez que a nossa realidade concreta é confrontada pelo

poder de Deus, perdemos o aparente controle e a segurança de que conhecemos em nossa realidade. Ela vai além da nossa compreensão e capacidade, por isso temos medo. Elas tiveram medo do que viram, do que ouviram. O medo é fruto da loucura que a quebra da realida-de nos propõe, do que os outros vão pensar da entrega.

Hoje o Senhor está dizendo a você: “Não tema! Crê somente!”.

3- A pedra da nossa percepção distorcida pelo sofri-mento da dor

É interessante como somos capazes de enxergar a realidade, não como de fato ela é, mas à luz dos nossos sentimentos, emoções e marcas da vida. Por isso, muitas vezes a pedra que precisamos que seja removida é da interpretação que temos: de Deus, das pessoas, da fé, da Igreja de Jesus.

Assim como Jesus fez com Maria, chamando-a de forma pes-soal (João 20.13.16), Ele marca a nossa vida com pequenas coisas pessoais que, talvez para os outros, pareça simples demais ou inex-pressiva, mas que para nós são um chamado a realidade do Seu po-der e graça.

Hoje Jesus quer se mostrar a nós do jeito que Ele realmente é: Salvador, Senhor, Ressurreto; que está vivo e se importa com cada um de nós.

Veja com os olhos da Fé!

Page 11: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013

VIDA EM CÉLULAS

11

As redes sociais na internet vieram para ficar. Diariamente milhões de pessoas se cadastram e pas-sam a fazer parte delas. Não se tem a menor certeza onde isso vai dar. Existem previsões otimistas, como a de uma integração mundial para o bem dos habitantes de nosso conturbado planeta; mas, também, visões catastróficas de manipulação de mentes e corações dos que já detém o poder e controle sobre todas as informações ali registradas.

Outro dia recebi um “post” de uma cristã conhe-cida, cujo mini banner, ou folheto digital, continha as seguintes expressões: “ser cristão não é igreja”, “ser cristão não é dar o dízimo e ofertas”, “ser cristão não é templo”, “ser cristão não é retiros”.

Como são muitas mensagens recebidas, é comum passar batido pela maioria delas e nem perceber, a fundo, o conteúdo das mensagens. Em muitos casos, de maneira automática, é clicado o botão “comparti-lhar” e aí, pronto! Já foi. Mas, neste caso, parei para pensar e fiquei analisando cada um dos itens acima e concluí que as afirmações não combinam em nada com o que a Bíblia ensina.

Ser cristão é sim ser igreja, porque a fé cristã é essencialmente relacional. Não é possível estar forta-lecido na fé quando não estamos em comunhão per-manente. “E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo.” Atos 5.42.

Ser cristão é participar da obra de Deus; pri-meiro, devolvendo a Ele parte do que já nos deu por Sua graça e misericórdia. A participação na obra mis-sionária, para alcançar pessoas que ainda não se ren-deram a Jesus Cristo, é um privilégio de todo crente. Nossa nação começou a ser evangelizada há menos de um século e meio, e isso só foi possível porque mui-tas pessoas, de igrejas em outros países, se uniram e investiram em recursos materiais - dinheiro mesmo - e

humanos, corajosos missionários para nos trazer a mensagem da salvação. “E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros? As Escrituras Sagradas dizem: “Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias!” Romanos 10.15.

Ser cristão é investir em templos, não importa aqui discutir a arquitetura, mas a finalidade, pois, como “igreja organismo” dirigida pelo Espírito Santo, existimos num contexto de tempo e geografia, onde precisamos agir como “igreja organização”, tendo em vista os vínculos sociais e legais que se estabelecem.

Como cristãos sinceros, cumpre-nos estar aten-tos e cuidadosos ao compartilhar – esta expressão nas redes significa propagar, espalhar, divulgar – “posts” ou mensagens que se recebe para todas as pessoas inscritas como amigas. É preciso examinar tudo e reter (e compartilhar) o que é bom. I Ts. 5.20-22.

Ser cristão

Haroldo PortugalCélula 42

[email protected]

Page 12: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013

EDUCAÇÃO CRISTÃ

12

Page 13: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013

VIDA CRISTÃ

13

Grupos de Oração

Equipe JMM (sede) Coloque diante de Deus a Junta Mundial de Missões e a vida de cada integrante. Peça a Deus sabedoria na administração do tempo e para que consigam atender às solicitações recebidas de todos os missionários no campo, em tantos países.

Amor Exigente e Ceifar Ore pelo trabalho destes ministérios, que estão ligados ao corpo de Cristo para ajudar os dependentes químicos e suas famílias. O Amor Exigente se reúne às 3ªs e 6ªs feiras. Ore para que Deus oriente, capacite e abençoe os seus lideres.

Ministério de OraçãoInterceda por cada intercessor. Que suas orações causem impacto espiritual nas vidas, movendo o coração de todos. Clame pela liderança, ore pela vida e direção da Diná e Cleusa.

Para Refletir“Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.” Salmos 24:1.

Pedidos de Oração07

08

09

10

11

12

13

Cleusa Piragine | Diná Poletti

Sentinelas de OraçãoDomingos, das 9h às 10h30 e 18h às 18h45

Quartas-feiras, das 9h30 às 11h(Jardim de Oração)Diná, 9997-0495

Clamor JovemSábados às 18h e Quartas-feiras às 22h30

(Jardim de Oração)Helen Grazek, 9902-9999

[email protected]

Valentes de OraçãoAdolescentes – 13 a 17 anos

Quartas-feiras e Sextas-feiras às 18h(Jardim de Oração)

Daniel Schmitt, 9169-5444

Heróis de OraçãoJuniores – 9 a 12 anos

Domingos, das 18h30 às 19h(Jardim de Oração)

Daniel Schmitt, 9169-5444

Projeto Débora (pais intercedendo por seus filhos)

Quartas-feiras às 14h(Jardim de Oração)

Odete Haro, 3528-9405 | 8885-8204

Esposas orando por seus maridosTerças-feiras às 14h (Sala 201) – MCA

Jucirene Rodrigues

Orando pelo BrasilPare tudo e ore diariamente às12h

Alvorecer com DeusTodos os dias às 6h (Jardim de Oração)

Pr. Alvo Waldow

Orando pela ConstruçãoSábados às 6h (Jardim de Oração)

Pr. Alvo Waldow

Orando pelos MuçulmanosQuintas-feiras às 18h (Jardim de Oração)

Denise Baracat

Orando por AtletasSegundas-feiras às 19h (Ginásio) - Anderson Varga

[email protected]

Orando pelos FuncionáriosCleusa Piragine

Pedidos de Oração por e-mail - RIVIDaura Stofella

[email protected]

AgradecimentoDê glória a Deus!!! Pela sua vida, pelos desafios que estão em seu caminho, pela oportunidade que Deus nos dá de crescermos na Sua graça a cada dia.

Conclusão da nossa igrejaPeça que o Espírito de Deus esteja com todos os membros da igreja, para que a Sua Presença irradie bem estar e confiança, e possamos cumprir com compe-tência o término desta obra de construção de nosso templo.

Paixão de nosso Senhor e Salvador Jesus CristoOre com o coração contrito, medite atentamente na vida, paixão e morte do Senhor que se despiu de Sua divindade e veio a nós para nos conceder a Salvação.

Adrenalina 1Ore por todas as crianças, adolescentes e adultos que estiveram envolvidos nesta atividade. Clame ao Senhor para que nossas crianças possam criar laços de amizade sólidos e sejam comprometidas com o evangelho.

Page 14: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013

INFANTIL

14

Hoje começam as 40 oportunidades para que você possa abençoar sua família nos “40 Dias vivendo para Jesus”. Cada semana estaremos com-partilhando 07 oportunidades para que você possa incluir o Senhor na rotina de sua casa. O Ministério Infantil estará trabalhando o mesmo tema que os adultos, porém de uma forma adaptada para crian-ças. Na semana 1 as crianças vão aprender sobre o que é mordomia. A Mordomia Cristã é um assunto que até mesmo nós adultos temos dificuldades em compreender plenamente. Então, de que forma podemos explicar para nossas crianças este tema que trataremos durante a Campanha dos 40 Dias?

Oportunidade 1 – Reforce o que elas aprende-ram no culto infantil.

4 – 12 anos: seu filho vai aprender sobre o que é mordomia, ou seja, Jesus nos chama para ser ser-vos e cuidar do que Ele tem nos dado. Pergunte a Ele como foi o culto e sobre a atividade da célula, e con-verse com ele durante a semana sobre como colocar o que aprendeu em prática.

0 - 3 anos: os pequeninos vão aprender, através da criação, a importância de cuidar das coisas que Deus nos deu.

Oportunidade 2 - Explique a criança o que sig-nifica ser um bom mordomo.

Pode-se compreender mordomia, como cuidar bem daquilo que Deus fez e do que Ele nos deu. Você pode explicar que Deus deu muitas coisas para seu filho como os brinquedos, comidas e passeios que ele gosta. Pergunte se ele sabe o que Deus tem haver com o fato dela ter um quarto, uma bicicleta e, de vez em quando, uma sobremesa que gosta muito! Para começarmos bem, o essencial é trabalharmos para que ela entenda que tudo vem dEle, e deve ser usado por nós para a glória dEle.

Oportunidade 3 - Use exemplos ligados à reali-dade das crianças.

Uma boa maneira de explicarmos para a criança, o que é ser um bom mordomo na linguagem dela, é por meio de analogias. Sempre que trouxer-mos princípios bíblicos aplicados para o mundo com que a criança tem contato, teremos mais chances de sermos entendidos. Por exemplo, se seu filho já vai a escola e tem tarefas de casa, você pode explicar que

Especial 40 Dias Deus quer que ele cuide bem de suas tarefas, assim como o papai e a mamãe cuidam bem das tarefas que tem no trabalho. Mostre para seu filho algumas coi-sas que você precisa fazer no trabalho e que exigem dedicação. Explique que fazendo suas tarefas de casa, é uma ótima forma de ser um bom mordomo.

Oportunidade 4 - Leia com seu filho o material devocional do Ministério Infantil

0 – 3 anos: nessa semana você pode ensinar que foi Deus quem fez todas as coisas: a natureza, os amiguinhos, os bichinhos, e o mais importante, fale para ele que foi Deus quem o fez.

4 – 12: Diogo e seus amigos dão início à sua aventura para compreender o que significa ser um mordomo no contexto bíblico. Seu filho pode pre-cisar de sua ajuda para realizar algumas tarefas. Aproveite para entrar nesta aventura junto com ele!

Oportunidade 4 - Louvem juntos

No site da PIB você pode encontrar a música tema da campanha “Assim Jesus Ensinou”. Que tal aprender e cantar junto com seu filho?

Oportunidade 6 - Adore por meio de coisas simples

Um pássaro cantando lá fora, as nuvens for-mando desenhos ou a chuva regando o jardim. Cada detalhe simples do nosso dia a dia deve nos fascinar e nos fazer refletir junto com nossos filhos, como nosso Deus é criativo! Não deixe de observar as coi-sas simples.

Oportunidade 7 - Abençoe seu filho

Existem muitas formas que você pode utilizar para abençoar seu filho. Uma delas é a noite antes de dormir, orar com ele e terminar com a bênção descrita em Números 6.24-26, e com esta bênção, nós também queremos abençoá-los nesta semana: "O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça res-plandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz.”

Obs: querida família, se você tem uma expe-riência para compartilhar, sobre como tem colo-cado sua fé em prática em casa, envie para nós: [email protected]

por Erik Saes, Ligia Freitase Sheila Torres

Page 15: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013

ESPECIAIS

15

Meu filho Gabriel é portador de uma epilepsia severa, que o deixou com um retardo mental. Quando as pessoas descobrem que meu filho apresenta uma deficiência, costumam olhar para ele com mistura de simpatia e condescendência.

Ao termos um filho especial, o impacto atinge o âmago das expectativas dos pais, porque nossa cultura vê nosso filho como a continuação de nós mesmos. Projetamos nele fantasias e aspirações.

A deficiência afeta nossa autoestima, o valor como pais e a imagem social. No início nos culpamos, entramos em con-flito com nossos próprios sentimentos. Sentimentos controversos nos ajudam a elaborar o luto pela criança perfeita que era esperada e a descobrir uma maneira de amar aquela que veio.

Sonhei com um futuro maravilhoso para meu filho, estava tudo traçado: estudar no Colégio Militar e fazer parte das fileiras dos cadetes na Academia Militar das Agulhas Negras, como todos os homens de minha família.

Mas Deus, todo poderoso, tinha outros planos e mandou um oficial de seu exército com a missão de nos trazer a salvação, de conhecer os frutos do Espírito: amor, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Ensinou-nos a amar e compreender o diferente.

Como Deus sempre sabe de todas as coisas, e está à frente de tudo, nos preparou um futuro abençoado. Neste ano meu anjo completará 15 anos. Quinze anos de lutas, sofrimentos, transformações, progressos, alegrias e muita superação. Foi através de sua vida que tive um encontro com Deus. Aprendi que só com os exércitos de Deus é que podemos encontrar a vitória, e com isso aprendi a valorizar cada progresso do meu filho sem fazer previsões, a persistir nos objetivos sem alimentar expectativas e temores, fazer nossa parte e deixar o futuro nas mãos de Deus.

Eu olho para meu filho como um ser superior espiritualmente, com reverência, gratidão. Hoje eu bato continência para ele.

Ainda cultivo a esperança de que nos próximos anos a ciência invente algum remédio capaz de facilitar a vida de meu filho, e de outras crianças, e se não inventar, paciência, acredito na força do amor, de que não estamos sozinhos e sem direcionamento neste mundo. Deus tem um plano, um propósito para todos nós, feliz daquele que entende tudo isso, que supera o preconceito e os medos e torna-se um exemplo de superação.

Somente Deus nos proporciona tudo isso, preparando pessoas maravilhosas que nos fazem seguir em frente, exem-plo disso é o projeto AME (ministério voltado a pessoas com deficiências intelectuais). Sempre tive dificuldade em assistir aos cultos com o Gabriel, e também a preocupação de como fazer com que ele tivesse um relacionamento intenso com Deus, possuindo tantas limitações intelectuais. Mas Deus ouviu minhas súplicas e orações, e conhecemos esse traba-lho maravilhoso. Ele ama o AME. Obrigada AME, obrigada PIB Curitiba. OBRIGADA DEUS!

“Deus escolheu de propósito as coisas que a sociedade considera absurdas para envergonhar aqueles que pensam ser sábios. E ele escolheu as pessoas fracas para envergonhar as que têm poder. Deus escolheu coisas que, no mundo, são insignificantes, que não valem nada, e usou-as para aniquilar o que o mundo considera importante...” (I Corintios 1:27-29)

por Márcia ZeniFisioterapeuta

Meu filhotão especial:Gabriel

“Deus nos fez semelhantes para que soubéssemos respeitar as diferenças”

Page 16: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 201316

“És o dono dos meus dias, sempre comigo, todo tempo. És centro da minha vida, que seja Teu

o meu pensamento. Não me importa a hora ou lugar, que toda vida em mim seja pra Te adorar.

Vejo, sinto, penso para o Teu louvor. Choro, canto, vivo para Ti Senhor. Tudo que sou é Teu.

Tudo que quero ser é Teu. O meu prazer está em Ti, que meu louvor alegre a Ti.” (Dono dos

meus dias - Daniela Araújo).

Toda vez que escuto essa música, ela fala muito ao meu coração. Cantar essas palavras parece tão fácil, mas vivê-las na prática me faz sair da zona de conforto. Entender que Deus é dono de absolu-tamente tudo implica em encarar a vida de uma maneira diferente.

Tudo o que somos e temos, pertence a Deus. E o Autor da Vida nos deu a missão de cuidar daquilo que pertence a Ele. Somos mordomos do Senhor aqui na Terra. Ele nos confiou nossa vida, nosso tempo, nosso corpo, nossos relacionamentos, nossos recur-sos materiais e naturais, e o Seu Evangelho. Uma missão e tanto, não é mesmo? E parece tão difícil!

A boa notícia é que o fardo não é pesado, pois Cristo levou sobre Si o nosso fardo pesado. Quando entendemos que somos responsáveis diante de Deus, por tudo o que fazemos, a vida recebe um novo sentido, pois entendemos que precisamos aprovei-tar cada oportunidade para cumprir a missão que o Senhor nos confiou.

Durante esses 40 dias da Campanha Dia a Dia com Deus, vamos entender como viver para Jesus com tudo o que Ele tem colocado em nossas mãos. Entenda:

Semana 1Você pertence a Deus - O que é mordomia

“Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.” (Salmo 24:1).

Quando Deus disponibiliza aos homens todos os recursos do universo, para que estes os adminis-trem, espera que a contrapartida seja não só a da responsabilidade, mas também da inteireza de cora-ção. Infelizmente tem se tornado comum pessoas trabalharem para seu próprio benefício ao recebe-rem oportunidades, poder e recursos, em vez de se esforçarem para o bem comum na sociedade. A ten-tativa de acomodar desvios de comportamento pode parecer esperteza, mas a verdadeira sabedoria está em agradar a Deus – afinal é a Ele que cada pessoa prestará contas. Ele é o dono de tudo!

Semana 2Defina suas prioridades – Mordomia do tempo

“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insen-satos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.” (Efésios 5:15-17).

O excesso de tarefas parece ser um dos grandes problemas do mundo contemporâneo. Todos têm muita coisa para fazer, e por isso vivem apressados. A administração do tempo é um desafio. Muitos livros foram escritos sobre isso, inclusive, mas quem tem tempo para lê-los? Quem é desafiado a viver para Jesus também precisa aprender a conviver com esse tic-tac e a usá-lo a seu serviço.

Page 17: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013 17

Semana 3Viva para adorar – Mordomia do corpo

“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?“ (I Coríntios 6:19).

Uma pessoa que vive para Jesus terá a honra de ter o seu corpo como habi-tação do Espírito Santo e precisará mantê-lo bem cuidado, organizado, como qualquer outra habitação. É preciso buscar equilíbrio e bons hábitos físicos, emocionais e espirituais. Colecionar maus hábitos não é um comportamento saudável. É preciso fazer um compromisso pessoal com Ele de não desperdiçar sua vida. Ela teve um custo muito alto: o sacrifício de Jesus na cruz.

Semana 4Escolha amar – Mordomia dos relacionamentos

“Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros” (João 13:35).

De alguma forma você exerce influência, maior ou menor, na vida das pessoas de suas relações. No universo em que vive, quanto maior for essa influência, tanto maior é a responsabilidade – e maior também passa a ser a oportunidade para servir a Deus e ao próximo. A ordem é para você: pro-cure exercer sua influência mostrando a luz divina por meio de sua vida.

Semana 5Faça sua parte – Mordomia dos recursos

“Mas quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos con-tribuir tão generosamente como fizemos? Tudo vem de ti, e nós apenas te demos o que vem das tuas mãos” (Crônicas 29:14).

O ato de plantar e colher é uma imagem presente na Bíblia, em várias pará-bolas. Ele pressupõe a multiplicação e abundância, não o esgotamento da terra ou das riquezas naturais e dos recursos renováveis. Pelo contrário: o manejo ade-quado do solo, e a extração equilibrada e responsável desses recursos é condição para que essa seja fértil. Mas a responsabilidade não termina nas técnicas agrí-colas, em políticas de extração sustentável ou outras estratégias que busquem reduzir o impacto da atividade sobre o meio ambiente. Ela continua através de uma distribuição consciente e responsável da riqueza produzida. Essa riqueza se estende a todos os bens e serviços que gerem riqueza e o seu acúmulo.

Semana 6Compartilhe Jesus com alguém – Mordomia do Reino

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus” (Mateus 5.16).

A principal missão que Deus deixou para aqueles que decidem ser Seus representantes na terra é a de fazer discípulos. A forma de se reali-zar a missão é viver os Seus princípios, valorizar o que Ele valoriza, ajudar outros a conhecê-Lo e, junto a Ele, desenvolver uma vida plena. É simples, mas exigirá total comprometimento seu – afinal, hoje não parece haver tempo em nossa agenda para cuidar de pessoas.

Para participar da campanha, não deixe de comprar o livro e fazer as leitu-ras diárias, agrupadas em temas semanais. Memorize os versículos para manter-se firme nos princípios da Palavra de Deus. Participe de uma célula! Essa é uma oportunidade que você tem para compartilhar com outras pessoas o que Deus tem falado durante esses dias e orar juntos. Venha aos cultos de domingo, assim você poderá entender com mais profundidade sobre o tema da semana. Essa é uma jor-nada de fé que você não pode perder!

por Bruna Seifert Jornalista voluntária

[email protected]

“És o dono dos meus dias, sempre comigo,

todo tempo. És centro da minha vida,

que seja Teu o meu pensamento. Não me

importa à hora ou lugar, que toda vida em mim seja pra Te adorar. Vejo, sinto,

penso para o Teu louvor. Choro, canto,

vivo para Ti Senhor. Tudo que sou é Teu. Tudo que quero ser

é Teu. O meu prazer esta em Ti, que meu louvor alegre a Ti.”

Page 18: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013

ENGLISH

18

Announcements for the English Ministry

- Sunday Morning Service: 10h30 in the Chapel

- Sunday School Class: 9h30 on the 4th floor

- Coffee & Conversation (English Prac-tice):

Wednesday, 19h30 at Old Bar Café in Shopping Curitiba

- Cell Group: Friday at 19h30 at the home of

Pr. Mark and Caron Johnson

For questions or more information please email

[email protected]

Many people think that being a Christian is obeying a set of rules and not really enjoying the things life has to offer. They think that Christianity means you have to attend services with really old songs, long prayers that don’t have meaning and listen to sermons that are way too long and boring. To the world, there is no pleasure in Christianity. They think that to be a Christian, you have to put on a straightjacket that limits your freedom and joy.

As a Christian, we do have commands from God that we obey, but these commands are not a burden to us because we trust that God knows what is best for us. In fact, every relationship puts restrictions on individuals. We have all seen people fall in love. When they do fall in love, the new found relationship means certain restrictions and less independence for each individual, but they happily concede to the restrictions because the love they have for one another creates intimacy. In order to experience the joys of love, you

must be willing to give up some of your freedoms. You cannot be in a serious relationship and make decisions

without the involvement of the other person. In the same way, when we come into a relationship with Christ there is a loss of independence, but we experience the “freedoms” of love. Therefore, we conform our lives to God, but we do it with pleasure because of the love we experience in our relationship with him. Surprisingly, in God’s relationship to us he made some major adjustments to accommodate the relationship in that he became a human being, suffered, and even died for us.

Being a Christian does not put us in a straightjacket that confines us, but it places us in a relationship where we make decisions that please God. Jesus said, “If you love me, you will obey my commands” (John 14:15). So we obey him because we love him, not because it is something we have to do. John says it this way, “For this is the love of God, that we keep his commandments. And his commandments are not burdensome” (1 John 5:3).

It is true that we pursue obedience, but we are commanded to rejoice in God. “Let the nations be glad and sing for joy” (Psalm 67:4). “Rejoice in the Lord

always; again I will say, rejoice!” (Philippians 4:4). We should pursue the maximum pleasure this life has to offer. We should pursue the most happiness we could possibly experience. C.S. Lewis wrote, “It is a Christian duty, as you know, for everyone to be as happy as he can.”

Do you take pleasure in obeying and glorifying God? Do you rejoice when God is worshipped? Do you obey God because you are commanded or do you obey God because you love Him and it brings to your life great joy to know that God is worshipped and glorified by your obedience? A husband kisses his wife out of spontaneous affection for her, not out of obligation. In the same way, we should obey God out of a sense of affection for Him, not mere obligation.

Saint Augustine once wrote of his conversion: “How sweet all at once it was for me to be rid of those fruitless joys which I had once feared to lose!...You drove them from me, you who are the true, the sovereign joy. You drove them from me and took their place, you who are sweeter than all pleasure.” Is Christianity confining? No. In fact, it is liberating.

by Daniel CecilEnglish Ministry`s Pastor [email protected]

Is Christianity confining?

“Rejoice in the Lord always; again I will say, rejoice!”

(Philippians 4:4).

Page 19: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013

IDOSOS

19

A velhice é a noite dos dias da juven-tude e a noite tem seu esplendor! Que o digam as estrelas, que, se durante o dia são ofuscadas pelo espetacular brilho do sol ou por nuvens que fecham a abóbada celeste, a noite é sua, com toda a intensidade do seu brilho, cada uma se mostra mais feliz e eloquente, numa festa de luzes que entu-siasma os que pisam a Terra.

A velhice é o tempo, e a noite. Nós, os velhos, somos as estrelas. Muitas estre-las reais que têm milhares e milhares de anos e ainda brilham. E brilham para nossa contemplação porque existe a noite e estão vivas. Nós, os velhos, somos as estrelas que pisam o solo terrestre, somos o “farol que brilha à noite”, somos “como ponte sobre as águas” – que o jovem de ontem atravessou. Oxalá possamos ser o “abrigo no deserto” do caminhante que atravessou o Mar Vermelho das aflições, das traições, do sofrimento, do abandono, da solidão, da fome e da sede da Água da Vida.

O pastor Billy Graham traz à lume uma frase escrita pelo missionário norte americano Dr. E. Stanley Jones, que viveu na Índia, amou-a e, em suas terras, se viu

sepultado: “Na velhice... floresça como a flor da noite”. Trata-se de uma flor, no chão da terra indiana, que enche a noite de per-fume quando se abre para se alegrar nesse precioso tempo da cronologia de Deus. Alguns dizem que seus frutos são comes-tíveis. E o Pr. Billy comenta: “Certamente Stanley Jones entendia sobre florescer durante a ‘noite da vida’ e dar frutos em abundância: pense em quantas pessoas ele tocou durante seu caminho. Aos 87 anos, apesar de sofrer um derrame cerebral que o debilitou e prejudicou sua fala, ditou seu último livro – The Divine Yes – e participou de um congresso mundial em Jerusalém, em sua cadeira de rodas, pouco antes de vir a falecer em sua amada Índia.” (In “A Caminho de Casa”. p. 45/46.)

Nota da redação: “A Caminho de Casa”, de autoria do Pr. Billy Graham, foi objeto de estudo promovido pelos Idosos em Ministério, durante os meses de março/abril.

por Humberto QueirózMinistério Idosos

[email protected]

A flor da noite

Page 20: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013

CONSTRUÇÃO

20

AGENDA DE CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS

Chá do Abraço 09/04

Promoção: MCA

Curso de Cupcake Inscrições ESGOTADAS!

20/04 Promoção: Grupo 25

Oficina de Fotografia 20/04

Promoção: Grupo 55 e Comunicação

Campeonato de Jiu-jitsu 20/04

Promoção: Atletas de Cristo

40h para a Vitória 04 e 05/05

Promoção: A igreja

Concerto 20/06

Big Band Jazz | Camp Kirland and Orchestra

Local: Canal da Música Promoção: Adoração

Inscrições para novos eventos

Convidamos os ministérios, células e grupos que desejam organizar um evento específico com o objetivo de gerar recursos para a construção, para entrarem em contato conosco. Cleide Neto | [email protected]

Tarde da Beleza - em prol da construção

Convidamos os profissionais que atuam como cabeleireiros (fem./masc.) e manicures para investirem uma parte do seu tempo no Salão de Beleza que está sendo organizado e realizar-se-á no dia 05/05, das 12h30 às 19h. Informações e inscrições com Solange Proença, 9924-9837.

Reunião - Líderes Pretos

Todos estão convidados para um encontro de planejamento no próximo domingo, dia 14/04, às 17h, no salãozinho.

Info: Stand | [email protected]

Page 21: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013

CONSTRUÇÃO

21

07/04

14/04

Hug Burguer

Hug Burguer

Grupo 09 - David Fechmann

RS 1.144,15RS 89,90RS 61.013,96RS 62.248,01

Grupo 19 - Eunice Solyom

Comunicação - Albert Martins

Ministério Idosos - Erica ChecanHug Burguer

Stand

Stand

Stand

OfertasTotal

RESULTADO FINANCEIROSEMANA 18 A 24 DE MARÇO DE 2013

1ª. Situação - MOISÉS: um cajado de pastor transformado em instrumento de vitória contra os inimigos (Êxodo 4:2).

2ª. Situação - DAVI: um estilingue transformado em arma poderosa de guerra contra um experiente guerreiro (1 Samuel 17:40, 49-50).

3ª. Situação - UM MENINO: cinco pães e dois peixes transformados em alimento para 5.000 homens (Mateus 14:17).

Deus usa coisas comuns para realizar Seus propósitos extraordinários. Vimos algumas dessas situações comuns transformadas em propósitos incomuns e maravilhosos.

O que tens em tuas mãos? Comece a dar nomes: Seu curso superior ou técnico? Sua profissão? Uma guitarra? Violão? Contrabaixo? Bateria? Uma casa? Um carro? Um computador? Você desenha muito bem? Cozinha? Pinta? Aplicação financeira?

O desafio está lançado. Use o que tens em suas mãos e coloque nas mãos de Jesus. Quer participar das 40 horas? O que você pode oferecer? A hora é AGORA. Envie um e-mail para: [email protected] – com o descritivo do que você pode oferecer e o horário disponível, e logo retornaremos o contato.

por Cleide NetoJornalista Voluntária

[email protected]

40 horas paraa VitóriaO que tens em tuas mãos?

04/05 - SÁBADO

•6h - Oração•9h - Café da manhã com as células e convidados

Serviços que serão oferecidos:•Bazar•Lavacar•Consertos de computadores - Hiroshi

Descritivo dos serviços: backup; remoção de vírus, formatação.

•Clínica Veterinária - Ludmila de Carlos VitalDescritivo dos serviços: atendimento clínico para seu animal de estimação - R$ 60.

•Dicas gastronômicas - Fábio CarnielliDescritivo dos serviços: como preparar lanches para células.

•Curso de Cupcake - Jocelia MachinisldInscrições: a partir de 21/04 - R$ 20.

•Almoço - Grupos da Construção•Palestra - Altemir Farinha

Tema: Equilíbrio financeiro - R$ 20.•Concerto Big Band Jazz.

Local: Capela - R$ 10.•Culto Jovem.

Após o culto haverá uma cantina especial para jovens, preparada pelo Coral A.B.Deter.

05/05 - DOMINGO

•6h - Oração•8h - Café da manhã, com alunos da Escola

Bíblica e convidados.•9h30 - Escola Bíblica•10h30 - Culto•12h30 - Almoço. Grupos da Construção.•12h30 - Salão de Beleza. Salão Lady e Lord.

Descritivo: escova, pintura, manicure, etc.•19h - Culto | Encerramento•21h30 - Cantina do Abraço - Pastores

AGENDA

Page 22: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013

COMUNICAÇÃO

22

Preencha o formulário

Preencha todos os campos do formulário disponibilizado no site do Dia a Dia com Deus (diaadiacomdeus.com.br), lembrando de escolher a opção “Patrocínio”. Salientamos que os seus dados serão mantidos em sigilo absoluto.

Formas de pagamento

Para que os recursos tenham sua destinação correta, fique atento à forma de pagamento escolhida: para ofertas em dinheiro, depósito, transferência bancária ou cheques, é importante colocar em um envelope de Dízimos e Ofertas, identificando corretamente como “Programa de Rádio”, caso contrário, o valor não será destinado ao projeto.

• Depósito ou Transferência em Banco: não esqueça de incluir no envelope o comprovante ou enviar por e-mail: [email protected] - para conhecer as contas de depósito, você pode ir até a seção Nossa Igreja (p. 29).

• Cartão de Crédito (VISA): pela internet, acesse o site do Dia a Dia com Deus e lembre-se de escolher a opção “Patrocínio”. Se preferir, agende um horário para pagamento com a tesouraria pelo telefone: 3091-4303, ou e-mail: [email protected]

• Boleto bancário: acesse diaadiacomdeus.com.br e preencha todos os dados solicitados, lembrando-se de marcar a opção “Patrocínio”.

Ajude-nos em oração

Nosso desafio neste projeto é diário: Dia a Dia com Deus, Dia a Dia no

Compromisso, dia a dia em oração e dia a dia com você! Sua oração pelas vidas alcançadas, pelos patrocínios,

pelas novas rádios e por cada participante envolvido é essencial.

Muito obrigado por nos ajudar a construir esta antena!

diaadiacomdeus.com.br

Assuma o compromisso!

A Palavra de Deus fala que a fé vem pelo ouvir (Romanos 10:17). Com base nesse versículo, o Dia a Dia com Deus tem levado, há 10 anos, mensagens de esperança e amor para milhares de pessoas, em todo Brasil, através do rádio e da televisão. Do sul ao norte do nosso país, e até no exterior, nosso programa tem transformado vidas por meio das pregações do pastor Paschoal Piragine Júnior.

Parece muito? Não! Podemos fazer muito mais e você pode ser parte disso! Como? Seja um patrocinador do programa de TV/Rádio Dia a Dia com Deus.

Você deseja tornar-se um patrocinador? Entenda como você pode participar:

Page 23: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013 23Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013

ACONTECE NA PIB

23

Page 24: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 201324

ACONTECE NA PIB

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 201324

•Especiais: - Profissionais com capacidade em educação física para ajudar no treinamento da equipe de Goalball.

•Comunicação: - Gerador de conteúdo web da PIB;- Iluminador cênico do templo;- Telemarketing para o Summit 2013: realizar con-tatos telefônicos; conseguir inscritos para Caravana nos EUA; conseguir apoiadores/divulgadores.

•Culto em Italiano: músicos.

•Abraço da Vitória: Barista Júnior para preparo de bebidas com máquina de café.

•Educação Cristã:- Recepção da Escola Bíblica;- Biblioteca Digital: contar livros, fazer upload no sistema;- Discipulador;- Design auxiliar.

•Gabinete Pastoral: Biblioteca Virtual. Cadastrar e fazer upload dos livros digitalizados no sistema.

•Células: - Discipulador para pessoas que frequentam as células, de todas as faixas etárias; - Redator de matérias p/ a Revista PIB e site; - Designer Gráfico para o site, revista e palestras de Células; link do Ministério com as redes sociais (facebook, twiter); - Roteiristas das reuniões em células, baseado no sermão de domingo, para jovens, adultos e idosos; - Stand: representar e atender o público em geral, durante os cultos de sexta, sábado e domingo; coleta de dados para direcionamento às células.

• Integração: - Recepcionista; - Médicos: auxiliar nos cultos do templo no atendi-mento ao ambulatório.

Dia da CapacitaçãoSempre no primeiro e terceirosábado do mês. Próximo Encontro - 20/04

Page 25: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013 25Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013

ACONTECE NA PIB

25

Mega Trans PiauíFaça parte deste projeto que ganhará o Piauí para Cristo.Ore e participe! Data: 29/06 a 13/07. Inscrições no site.Info: [email protected] facebook.com/piauiparacristo

Mensageiras do ReiReuniões aos domingos pela manhã | 9h30 | 2º andar.Para meninas de 7 a 13 anos. Info: Alice, 9802-1140 | Lúcia, 9602-7117.

Escolinha de Judô, Futsal e Jiu-jitsuInscrições abertas. Confira os horários abaixo:Futsal: terça e quinta (manhã e tarde);Judô: segunda e quinta (manhã);Jiu-Jitsu: segunda e quarta (tarde).Valor: R$ 40 mensais.Info: Márcio, 3091-4325 ou no Ginásio PIB (horário comercial).

X Congresso de HomensData: 16 a 18/08. Vagas limitadas.Tema: Família, um presente de Deus.Local: Hotel do SESC, Caiobá/PR. Preletor: Pr. Paschoal Piragine Júnior.Informações e inscrições: Stand do Congresso.

Libras KidsCurso de libras para crianças (5-10 anos)Data: 14/04 e 21/04. Domingos, às 9h30.R$ 20,00 - Vagas limitadas. Professor: Pr. Adoniran MeloInfo: 3091-4311 | [email protected]

Convocação - Reunião do ConselhoConvoco os membros do Conselho da Primeira Igreja Batista de Curitiba e os delegados da ABASC - Associação Batista de Ação Social de Curitiba, para a reunião mensal que acontecerá no dia 18 de abril, quinta-feira, às 19h, no salãozinho.Pr. Paschoal Piragine Junior - Presidente

Dança Juniores (10 a 12 anos)Se você gosta de dançar, venha ensaiar conosco.Toda quarta-feira, das 19h às 20h30, no 2° andar, sala 206.Info: [email protected] | 8861-4427

Projeto Oito e Meia apresenta: Big Band Jazz PIBData: 12/04 | 20h30 | Capela PIB

Congresso de professores e líderes deEscola BíblicaData: 17 e 18/05. Até 30/04 o valor é de R$ 50. Local: PIB Curitiba.Promoção: Editora Cristã Evangélica Inscrições: editoracristaevangelica.com.br | (12) 3202-1700.

Page 26: Revista PIB - 07/04/13

EDUCAÇÃO CRISTÃ

2626 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013 2013

NOSSA IGREJA

26

Conheça os pastores e ministros que atuam aqui em nossa igreja, atendendo, administrando e aconselhando.

Paschoal Piragine JuniorPastor Presidente

Manfred SchwalbPastor do Ministériode Homens eAconselhamento

Israel PerdonsinPastor do Ministério de Adolescentes

Lucas DutraPastor da Área deUniversitários

Adriano Fogaça dos SantosPastor do Ministério de Juventude:Jovens Adultos

Anselmo José R. AlvesPastor do Ministério de Esportes e Atletas de Cristo

Arthur PaupitzPastor de Visitação

Adoniran dos Santos MeloPastor do Ministério com Especiais

Alexandre SombrioPastor do Ministério de Juventude

Anderson Stefan VargaPastor do Ministériode Esportes

Antônio LopesPastor Diretor do Minis-tério de Evangelismo e Missões

Daniel CecilPastor do Ministério Inglês: ICES - Internatio-nal Community English Service

Gerson Avena da SilvaPastor do Ministério de Integração

Leandro SondaPastor do Ministério de Juniores

Daniel TorresPastor do Ministério Infantil

Eliezer dos Santos MagalhãesPastor do Ministério de Evangelismo e Missões

Igor Pohl BaumannPastor do Ministériode Educação Cristã

Marcílio de OliveiraPastor do Ministériode Células

Pastores e Ministros

Edson M. de AndradePastor Assessoria da Presidência

Escala do Conselho DiaconalSemana

Iwerson, Almir, Antero, Simone, Cláudio Dominguez, Paulo Romano, Arnaldo M. Júnior

Luiz Roque, Marlene, Sandra, Sônia, Sabino

07/04 a 13/04

14/04 a 20/04

Diáconos

Page 27: Revista PIB - 07/04/13

EDUCAÇÃO CRISTÃ

2727Primeira Igre Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013

NOSSA IGREJA

27

Nilson Vital de OliveiraPastor do Ministérioda Administração

Michel FerreiraPiragine Pastor do Ministériode Juventude

Paulo Davi e SilvaPastor do Ministério de Adoração

Banco do BrasilAg 1869-4 CC 5045-8

ItaúAg 3835 CC 33218-4

Banco SantanderAg 2133 CC 130011302

BradescoAg 2369 CC 16-7

Caixa EconômicaPIB: Ag 1316 CC 1290-0 Op. 003ABASC: Ag 1316 CC 1655-7 Op. 003

Contas para Depósito de Dízimos e OfertasCNPJ PIB: 75.051.458/0001-79 | CNPJ ABASC: 02.052.396/0001-46

HSBCAg 0054 CC 38242-41

Ricardo LebedencoPastor do CampusVila Sandra

Albert Martins de Oliveira FilhoMinistério de Comunicação

Érika Massa ChecanMinistério de Mulheres e de Idosos

Tallita Vieira BarrosMinistério de Adoração

Thiago de Souza CarvalhoPastor do Ministériode Juventude

Elly Claire Janson LopesMinistério de Visitação

Rondinely Germano VieiraMinistério de Atletas

Thais Regina de LimaMinistério Infantil

Aniversariantes

Page 28: Revista PIB - 07/04/13

EDUCAÇÃO CRISTÃ

2828 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013 2013

NOSSA IGREJA

28

Atividades na igreja

Programação de TV e Rádio

Todos os dias 06h..... | Encontro de oração

Domingo09h30 | Estação 22.6 (0 a 12 anos)09h30 | Escola Bíblica09h30 | Escola Bíblica em Inglês09h30 | Embaixadores do Rei09h30 | Mensageiras do Rei 10h30 | Culto Matutino10h30 | Culto em Inglês10h30 | Culto dos Juniores18h30 | Heróis de Oração19h | Estação 22.6 (0 a 12 anos)19h | Culto Vespertino

Segunda-feira8h30 | Atendimento Social Abasc 13h30 | Espaço Mulher 13h30 | Assessoria Jurídica Gratuita14h | Atendimento Social Abasc14h | Curso de Tricô e Crochê19h45 | Culto dos Advogados Cristãos 20h | Culto dos Atletas

Terça-feira14h | Mulher Cristã em Ação14h | Curso de Patchwork18h30 | Encontro de Homens 19h | Centro de Formação Ministerial20h | Encontro de Mulheres 20h | Ensaio Conj. Feminino20h | Amor Exigente - Grupo Conexão

Quarta-feira10h30 | Estudos Bíblicos13h30 | Oficinas Maturidade14h | Culto Maturidade15h | Células Maturidade16h30 | Coro Maturidade18h | Oração Adolescentes19h | Ensino Jovens19h30 | Escola Bíblica19h30 | Celebrando a Recuperação20h | Culto de Oração22h30 | Oração Jovens

Quinta-feira8h30 | Atendimento Social Abasc 15h | Culto da Vitória

15h | Estudo Bíblico em Inglês19h | Centro de Formação Ministerial19h30 | Escola Bíblica19h30 | Montanhistas de Cristo20h | Culto dos Surfistas de Cristo

Sexta-feira09h | Amor Exigente-Grupo Conexão Um15h | Culto dos Cadeirantes - RPA18h | Valentes de Oração18h | Ensino Adolescentes19h30 | Culto de Adolescentes20h | Amigos em Cristo (quinzenal)Sábado14h | Embaixadores do Rei15h | Assessoria Jurídica Gratuita17h | Ensaio Coro Celebrai17h | Ensaio Coral A. B. Deter17h | Culto dos Surdos18h | Ensino Jovens18h | Clamor Jovem19h30 | Culto dos Jovens19h30 | Culto Jovens Adultos19h30 | Culto Jovens Casais (mensal)

BAND. Canal 2 . Sábado 09h (41) 3331-5700

CNT. Canal 6 . Domingo 09h (41) 2169-7250

CWBTV. Canal 5 (NET) e Canal 72 (TVA) | Digital: Canal 186 (TVA/VIVO TV) . Terça/Quinta 17h (41) 3336-3537 / 3335-3501

TV CENTRO SUL. UHF 36. Domingo 11h Prudentópolis - PR

MARUMBY . AM 730 . Segunda à Sexta 07h30 e 18h30 (41) 3257-2410 / 3257-4021

SARA BRASIL . FM 107,5 . Terça à Sexta 22h (41) 3270-5000

CWBTV. Canal 5 (NET) e Canal 72 (TVA). Segunda 23h30 (41) 3336-3537 / 3335-3501

CWBTV. Canal 5 (NET) e Canal 72 (TVA) | Digital: Canal 186 (TVA/VIVO TV) Quarta 18h (41) 3336-3537 ou 3335-3501

SARA BRASIL . FM 107,5 . Segunda 22h (41) 3270-5000

Mensagem comPr. Paschoal Piragine Jr.

Mensagem comPr. Paschoal Piragine Jr.

Programa para Jovens

Programa para Jovens

Alfa FM 104,9 (Catuporanga-PR) – 06h - (42) 3654-1029 Aliança FM 98,3 (Paranaguá-PR) – 18h - (41) 3422-5888

Araucária FM 98,7 (Pranchita-PR) – 12h - (46) 3540-1060 Bereiana Web Radio (S.José dos Pinhais-PR) – 11h - (41) 3398-2596

Chik Musical Web Radio (São Paulo-SP) – 16h - (11) 2653-4652 Cidade Gospel FM 100,5 (Realeza-PR) – 11h - (46) 3543-2660 Felicidade Web Radio (Sapiranga-RS) – 10h - (51) 3559-4333

HCJB (Curitiba-PR) – Qua 20h30 - (41) 3376-3553 Iguaçú FM 104,9 (Planalto-PR) – 13h - (46) 3555-1541 Livre Web Rádio (Curitiba-PR) – 12h - (41) 3029-4272

Louvor Eterno FM 100,5 (Maringá-PR) – 11h - (44) 3233-1490 Marumby AM 730 (Curitiba-PR) – 07h30 - (41) 3257-2410

Mensagem Web Radio (São Paulo-SP) – 15h Ômega FM 93,9 (Garujá-SP) – 14h - (13) 3341-8036

Poder Total Web Radio (Brasí lia-DF) – 09h30 - (61) 9981-9216 Portal Igrejas Web (S.José dos Pinhais-PR) – 15h – (41) 8403-0656

Portas Abertas - Web Radio (Aliança-PE) – 11h - (81) 3637-1399 Regional AM 790 (Serrinha-BA) – 12h30 - (75) 9925-8638 Sara Brasil FM 107,5 (Curitiba-PR) – 22h - (41) 3270-5000

Sara Brasil FM 95,5 (Porto Alegre-RS) – 22h - (51) 3325-9565 Sertão FM 87,9 (Sertanópolis-PR) – 08h30 - (43) 3232-4906 Som do Céu Web Radio (Curitiba-PR) – 12h - (41) 4141-0710

Timburi FM 98,5 (Andirá-PR) – 07h30 - (43) 3538-2213 Transmundial (São Paulo-SP) – 13h - (11) 5031-3533

TELEVISÃO Curitiba e Região Metropolitana

RÁDIO Curitiba e Região Metropolitana

Rádio Web e Outras Regiões

Page 29: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013

ANÚNCIOS

29

Quer conhecer os lugares mais fantásticos do planeta?

Ligue agora mesmo, CVC Loja Batel

(41) 3595 7000

Anuncie semanalmente comum texto ou imagem nesta página!

Entre em contato com [email protected] ou pelo telefone 3091-4321

Anuncie semanalmente

com um texto ou imagem nesta

página!

Anuncie semanalmente

com um texto ou imagem nesta

página!

Page 30: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013

ANÚNCIOS

30

• Massoterapia, coluna, nervo ciático, drenagem linfática pré e pós cirúrgica e outras. Arminda, 8427-3718.

• Montagem e desmontagem de móveis em geral, móveis sob medida e reformas. Paulo, 9642-1698 | 8486-6137.

• Marido Suporte Informática. 8844-3293 | 9194-0175 | 9746-7293 | 8506-2470 | 3023-3293.

• Foto e Vídeo de aniversários e casamentos. Júnior Lopes, 3243-6954 | 8405-1394.

• Aulas de piano e teclado. Sandra, 3345-9545 | 9128-6853.

• Floricultura Larissa - 24 horas. Buquês, cestas de café, arranjos florais, coroas, placas para Jazigo. 3276-6292 | 9904-3865 | 8515-4608.

• Pequenos reparos, hidráulica, elétrica, pinturas, forros, pisos, montagem de móveis. Luiz, 9235-7407 | 3013-3780.

• Dólar, Euro, Cartão Cash Passport e outras. Melhores taxas. Flex Câmbio. Cesar, 3223-5556.

• Marli Garlini - cuidadora de idosos que pode ficar no emprego de segunda a sexta. 8488-8862 | 3557-1928 (noite).

• Serviços de motoboy. Luiz, 9915-4556.

• Personal Trainer - Denis Rafael F. da Silva, 8819-6944 | 9663-1358 | [email protected]

• AGE Contabilidade - fazemos IR 2013, não deixe p/a última hora. Alessandra, 3244-3483.

• Superativa Massagem Empresarial: qualidade de vida e bem estar p/ seus colaboradores. 3298-0006| www.superativamassagem.com.br

• Projetos, assess., consultoria p/ design e deco-ração de interiores, arquitetônico coml. e resid. 9880-5448 | interioresdesignin.wordpress.com

• Planos de Saúde - Vendas Amil, Unimed, Saúde Ideal, SulAmérica, Bradesco. Sandra, 9964-3235 | 9224-7300 | [email protected]

• Fiat/Uno Fire 09/09, branco, 4p, 53 mil km, único dono. R$17.990. Carro novo. 9702-8328.

• Apto Capão Raso, 2 qtos, sala, coz planejada, lav, bwc., próx. de tudo. Aceito financ. 8495-0382 | 3538-0382. [email protected]

• Sobrado triplex, cond. fechado, bairro Santo Inácio, R$ 390.000. Aceito apto de valor equiva-lente no Bigorrilho/Batel. Marcelo, 8401-8480.

• Apto no Bacacheri, localização privilegiada. www.rodinresidence.com.br | 3079-7503.

Serviços

• Apto. ou Kitinet para alugar, prox. ao Centro. Sandra, 8817-5000 (manhã ou noite).

• Advogado (sexo masculino) em início de carreira, para contratar. Enviar curriculum para: [email protected]

Precisa-se

Vende-se

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos na semana anterior à publicação, das 9h às 18h, através do e-mail: [email protected]

Page 31: Revista PIB - 07/04/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Abril de 2013

ANÚNCIOS

31

A Primeira Igreja Batista de Curitiba não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta revista.

Page 32: Revista PIB - 07/04/13