revista pib - 10/02/13

28
Distribuição gratuita - venda proibida Revista PIB Primeira Igreja Batista de Curitiba 10 de Fevereiro de 2013 | Ano IV | Edição 06 Quase três boates por ano p. 04 Mãos a obra e um coração disposto a ajudar! p. 05 Crescimento dos filhos p. 13

Upload: primeira-igreja-batista-de-curitiba

Post on 12-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Revista PIB Curitiba

TRANSCRIPT

Page 1: Revista PIB - 10/02/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013

Dis

trib

uiçã

o gr

atui

ta -

vend

a pr

oibi

da

Revista PIBPrimeira Igreja Batista de Curitiba

10 de Fevereiro de 2013 | Ano IV | Edição 06

Quase três boates por anop. 04

Mãos a obra e um coração disposto a ajudar!

p. 05

Crescimento dos filhos p. 13

Page 2: Revista PIB - 10/02/13

EDITORIAL RevistaPIBRevistaPIB - Ano IV - Nº 0610 de F evereiro de 2013pibcuritiba.org.br/revistapib

Publicação cristã semanal destinada ao crescimento e transformação de cada indivíduo e à edificação da igreja local, a partir de conteúdos baseados na Palavra de Deus.

Direção de Comunicação Albert Martins de Oliveira Filho

Secretaria GeralTânia Regina Machado dos Santos

Projeto Gráfico e Direção de ArteIsrael Lessak

CapaFranciele Rosário

DiagramaçãoLetícia Gonçalves

ColaboradoresAlbert Martins, Cleide Neto, Marcílio de Oliveira, Humberto Queiroz, Sheila Torres, Igor Baumann, Gisele Camargo e Ivam Rodrigues

RevisãoBruna Seifert e Ivam Rodrigues

Impressão e AcabamentoNova Gráfica

Tiragem3.000 exemplares

Anúncios41 [email protected]

Informações 41 [email protected]

Dúvidas, sugestões ou comentá[email protected]

Primeira Igreja Batista de Curitiba41 3091-4347 | pibcuritiba.org.br

Rua Bento Viana, 1200 - Batel - Curitiba, PR | CEP 80240-110Atendimento de segunda sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h

Campus PIB Vila Sandra41 3373-6770 | pibcuritiba.org.br/vilasandraRua João Dembinski, 2069 - Cidade IndustrialCuritiba, PR | CEP 81230-000

Campus PIB Campo Largo41 8805-8568 | pibcuritiba.org.br/campolargoRua Manif Júlio, 445 - CaratuvaCampo Largo, PR | CEP 83608-230

Um pouco antes de subir ao céu, Jesus nos deixou uma missão muito importante: fazer discípulos (Mateus 28:19). O discipulado é um mandamento de Jesus. Por esse motivo, na PIB Curitiba, essa prática é um valor muito importante. Neste ano, começamos a trabalhar com o Discipulado 24x7. Saiba mais e como você pode participar nas páginas de Destaque.

No final de semana do carnaval, o Em Foco destaca como esta “festa” tem destruído vidas, principalmente por causa da imprudência. A mesma que levou a vida de mais de 230 jovens em Santa Maria (RS). Quem são os culpados? O Falando Nisso traz uma reflexão sobre o assunto.

Confira nesta edição da Revista PIB como a 93° Convenção Batista Brasileira impactou o Estado do Sergipe e quanto o trabalho dos batistas tem marcado a história do nosso país. Também fique por dentro das novidades dos Ministérios de Mulheres, Infantil, Missões, Ação Social e Células.

Boa leitura e Deus abençoe!

A Redação.

LEVE A REVISTAPIBCOM VOCÊ!ELA PODE SER UM INSTRUMENTO PARA FALAR DO AMOR DE DEUSA ALGUÉM QUE VOCÊ CONHECE!

Page 3: Revista PIB - 10/02/13

Nosso Propósito

é levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus, amar e servir ao próximo e fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo.

Paschoal Piragine JúniorPastor Presidente

EDUCAÇÃO CRISTÃ 07 ACONTECE NA PIB 21

NOSSA IGREJA 23

ANÚNCIOS 26

IDOSOS 12

MULHERES 16

VIDA EM CÉLULAS 10

DESTAQUE 14

VIDA CRISTÃ 08

FALANDO NISSO 18

Mãos à obrae um coração

disposto a ajudar!

AÇÃO SOCIAL

05

De lá pra cá e de cá pra lá

MISSÕES09

Quase três boates por anoEM FOCO

04

Crescimentos dos filhos

INFANTIL13

HOMENAGEM 20

Page 4: Revista PIB - 10/02/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013

EM FOCO

4

O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em me-ados dos anos 600 a 520 a.C. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tor-nando-a intolerável aos olhos da Igreja. De 590 d.C. até 1545 a festa foi adotada pela Igreja Católica e comemorada através de cultos oficiais, banindo os “atos pecaminosos”, porém após aquela data, durante o concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular.

O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, influen-ciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa.

Os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) surgiram nessa época, mas tornaram-se mais populares no começo do século XX. As pessoas decoravam seus carros, fantasiavam-se e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem aos carros alegóricos.

O carnaval tornou-se cada vez mais popular no século XX, e teve um crescimento considerável neste período, que ocorreu em virtude das marchinhas carnavalescas, as músicas que faziam o carnaval mais animado.

Após vários anos, pouco antes do carnaval passado, um comediante famoso na tv aberta fez um comentário:

“Lembro de uma campanha do Carnaval do ano re-trasado em que a Daniela Mercury dizia assim: ‘Quando for pular carnaval não leve bolsa para não te roubarem, evite sair de minissaia para não ser abusada, vá de chine-lo para não machucar os pés e use camisinha. Carnaval é alegria.’ - Ou seja, você tá me dizendo que tá rolando um negócio que vão me roubar, me pisar, posso ser abusado ou pegar uma DST, e ainda quer que eu participe?”

Na sequencia, o comediante ironiza a campanha mais recente do governo que pede para que as pessoas não façam xixi em locais públicos, muros ou postes:

Quase três boates por ano

“Você tem ideia que o governo precisa gastar uma grana pra implorar para as pessoas não fazerem xixi em locais públicos...que tipo de festa é essa? Que tipo de povo é esse?”, questiona.

Se isso ainda fosse o maior dos problemas quanto ao carnaval não estaríamos tão preocupados. A polêmica sobre a ‘maior festa popular nacional’ se estende a aspectos mais dra-máticos. Discussões sobre altos investimentos públicos e pri-vados que prejudicam as questões mais urgentes como saúde e educação, prejuízos econômicos e financeiros, o aumento das estatísticas quanto a acidentes de trânsito, consumo exagera-do de álcool, homicídios, DST, turismo sexual e diversas outras infrações que não aparecem nos números além das atendidas pelos órgãos policiais. Sem contar ainda a incoerência da Rede Globo de Televisão que classifica e posi-ciona seus programas na grade conforme a censura e a faixa etá-ria, informado a idade mínima permitida. Mas ao longo do dia preenche seus espaços com uma vinheta tradicional de uma mulata nua dançando sem nenhum pudor ou restrição, expon-do crianças e famílias a uma ‘sensualidade artística’.

O mais triste é que segundo o Seguro DPVAT, em 2011, quase 700 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito durante os dias de carnaval. A grande causa não foi o aumento da frota ou condições climáticas mas a imprudência e o álcool combinados com a direção. A maior parte das vítimas tinham entre 25 e 34 anos. Jovens cujas fotos não veremos na mídia, não teremos bandeiras a meio mastro ou luto nacional decretado. Jovens que não buscaram uma saída de emergência ou uma porta estrei-ta, pois não perceberam os sinais do perigo.

por Albert MartinsMinistério de Comunicação

[email protected]

Referências:www.brasilescola.com/carnaval/historia-do-carnaval.htmwww.diariodamanha.com/noticias.asp?ID=26634www.defesasocial.al.gov.br/dados-estatisticos/carnaval-2012/RESUMO_CARNAVAL_2012.pdf/view

Faça sua parte: www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N20083(abaixo assinado solicitando a censura da vinheta sensual de carnaval)

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas

as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.”

(1 Coríntios 6:12).

Page 5: Revista PIB - 10/02/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013

AÇÃO SOCIAL

5

Mãos à obra e um coração disposto a ajudar!

Em 20 de Janeiro, aconteceu na PIB Curitiba uma reunião com voluntários, que se disponibilizaram a ajudar no projeto de melho-ria do Centro de Educação Infantil Pedacinho de Gente. Nesta reu-nião, foram abordados as principais demandas que atualmente o CEI necessita em termos de reforma e adequação.

Logo nas semanas seguintes, os voluntários, conforme o cro-nograma, visitaram a creche e ajudaram no que era preciso. Foram realizados lavagens nos muros, placas e calhas, limpeza dos brin-quedos, reforma do jardim, pintura das paredes e móveis, organiza-ção dos materiais e muitas outras atividades.

Esta iniciativa já mobilizou 90 voluntários. Participantes nas ações diretamente no CEI, ou por “trás das câmeras” doando recur-sos para que quando as crianças retornarem às aulas, encontrem um ambiente saudável e bem estruturado para desfrutarem.

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,sabendo que

receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.”

(Colossenses 3:23-24)

Quer se voluntariar? Entre em contato com [email protected] ou (41)3091-4654. Fique por dentro de tudo que está acontecendo no CEI, acesse facebook.com/abascresponsabilidadesocial

Page 6: Revista PIB - 10/02/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013

AÇÃO SOCIAL

6

Page 7: Revista PIB - 10/02/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 13 de Janeiro de 2013

EDUCAÇÃO CRISTÃ

7Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013 7

Page 8: Revista PIB - 10/02/13

Retiro da FamíliaQue Deus use o preletor, Pr. Antônio Nasser, neste período de des-canso familiar. Que todas as famílias sejam envolvidas nas mensagens transmitidas e sintam segurança e sabedoria na Palavra de Deus.

Projeto Impacto de CarnavalOrganizado pela C. B. Carioca e pela Junta de Missões Nacionais nas imediações do Sambódromo da Marquês de Sapucaí. As atividades se realizarão de dom. a seg., das 22h às 6h. Clame por conversões.

Festa PopularO Carnaval é uma festa popular que tem, a cada ano, apresentado mais perversidade e permissividade. Ore para que o mover do Espírito do Senhor levante intercessores para orar por estes dias tão difíceis.

Projeto “Não se Retire”A PIB de São Caetano do Sul (SP), há mais de dois anos, tem saído às ruas para proclamar o evangelho em meio à “festa da carne”. Ore para que Deus capacite as pessoas que fazem parte deste projeto.

Junta Mundial de MissõesA organização missionária decidiu abrir processo seletivo para obreiros que já tenham experiência em centros de recuperação de dependentes químicos. Interceda por estes que serão chamados.

Radical Brasil na CristolândiaA Cracolândia paulista continua clamando pela mensagem libertadora de Cristo. Entre os voluntários, temos jovens que deixaram família e emprego por amor a missões e aos perdidos. Ore por este projeto.

AgradecimentoAgradeça ao Nosso Deus pelo cuidado que Ele tem com você neste período de grande confusão social, que é o Carnaval.

Para Refletir“Importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. ” (Hebreus 2:1)

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013

VIDA CRISTÃ

8

Pedidos de Oração Grupos de Oração10

11

12

13

14

15

16

Sentinelas de OraçãoDomingos, das 9h às 10h30 e 18h às 18h45

Quartas-feiras, das 9h às 11h(Jardim de Oração) Diná, 9997-0495

Clamor JovemSábados, 18h

Quartas-feiras, 22h30(Jardim de Oração)

Helen Grazek, 9902-9999

Valentes de Oração Quartas-feiras, 18h Sextas-feiras, 18h

(Jardim de Oração)Daniel Schmitt, 9169-5444

Heróis de OraçãoDomingos, 18h30 às 19h

(Jardim de Oração) Daniel Schmitt , 9169-5444

Projeto Débora (pais intercedendo por seus filhos)Quartas-feiras, 14h(Jardim de Oração)

Odete, 3528-9405 | 8885-8204

Esposas orando por seus maridosTerças-feiras, 14h (Salãozinho)

Orando pelo BrasilPare tudo e ore diariamente às 12h

Orando pelas CélulasTodos os dias às 6h (Jardim de Oração)

Pr. Alvo

Orando pela ConstruçãoSábados, 6h (Jardim de Oração)

Orando pelos muçulmanosQuintas-feiras, 18h (Jardim de Oração)

Participantes Escola Bíblica (Professores do Ensino)

Quintas-feiras, 13h às 13h30(Jardim de Oração)

[email protected]

FamíliasPr. Gerson e Maria José

9154-0084

Orando pelos FuncionáriosCleusa Piragine

Pedidos de Oração por e-mail:- Jovens (Helen):

[email protected]

- RIVI (Daura):[email protected]

Page 9: Revista PIB - 10/02/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013

MISSÕES

9

Evangelismo e Missões(41) 3091-4315 | [email protected]

Eles não se acham tão jovens como os universitários; são noivos, casados, solteiros, namorados. Todos participam e têm uma missão: Levar o amor de Jesus a todo mundo.

Quem são eles?

São os Jovens Adultos que todos os sábados, às 19h30, reúnem aqui na PIB cerca de 200 participan-tes. Coordenados por Márcia Maria Stazek, estão rea-lizando, além de outras atividades, diversos projetos missionários com crianças, idosos, moradores de rua e estudantes. Promovem colônia de férias e organizam também a celebração de casamento coletivo, em coope-ração com o Fórum local.

Cada uma dessas atividades tem um projeto especial:

Mão Estendidas -É um projeto realizado na Casa Lar Corina, em Araucária e também no Lar André Valério Cor-rea (Colombo), para as crianças; e para os idosos, na Casa de Repouso Doce Lar (Curitiba).

Escola - Alcançando os pais e filhos da Escola Jurandir Mockel, com palestras temáticas e evangelização das crian-ças. Este projeto será estendido para a Escola Professora Ma-ria do Carmo, em parceria com a Congregação Vila Sandra.

Breshopping - É realizado na Escola Municipal Bal-bina Pereira de Souza, com campeonato de futebol, hip hop, louvor e contação de história, entrega de bíblias e fo-lhetos. Realizam também um bazar com produtos para as crianças e adultos. Assim, de várias maneiras e através de recursos diversos, a Palavra do Senhor é anunciada.

Sementes na Rua - Através desse projeto, realizado com os moradores de rua, são alcançadas pessoas em si-tuação de vulnerabilidade social que são resgatadas pela Fundação de Ação Social (FAS).

Apoio a Comunidades Terapêuticas - Testemunho vivo do poder libertador de Jesus Cristo, servindo como a mão de Deus para aqueles que estão internados devido ao uso de drogas.

Fé em Ação - Este projeto é desenvolvido com a or-ganização de ações contínuas e articuladas, a partir das necessidades locais da Congregação Batista em Coroados, com a participação nas Tardes para as Crianças, Evangeli-zação na praia, visita aos moradores e outras atividades.

Eles também emprestam apoio à Congregação Vila Sandra, participando da Colônia de Férias da criançada e realizando visitas aos pais das crianças.

As parcerias com o Ministério Jovem e a Ação Social da PIB tem possibilitado cada uma dessas ações. Graças à visão desse grupo, um braço da nossa igreja está esten-dido em diversos lugares, anunciando a Palavra de Deus através do ensino e de ações práticas que revelam o amor de Deus a cada pessoa por onde eles passam, de lá pra cá ou de cá pra lá.

Além de todo movimento para fora, nossa missão acontece dentro também! Por isso, nesse ano, você, jovem adulto, é convidado para estudar a Palavra de Deus, quando vamos falar em saúde e cuidado com as diversas áreas de nossas vidas. Junte-se a nós, é o con-vite do Pastor Adriano Fogaça dos Santos, responsável por essa área da Juventude.

por Cleide NetoJornalista Voluntária

[email protected]

Momento de oração no culto dos Jovens Adultos com a equipe de missões.

De lá pra cá e de cá pra lá

Page 10: Revista PIB - 10/02/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013

VIDA EM CÉLULAS

10

Estudo das Células Sermão de03/02/13

Texto base: Gênesis 13.5-18

Uma família em pé de guerra. Pr. Paschoal Piragine Junior.

Abrão e seu sobrinho Ló estavam vivendo um tempo de desenten-dimento entre suas famílias e entre seus empregados. Neste texto Abraão ensina algumas atitudes que permitem que sejamos vitorio-sos quando o teste de nossa fé envolve os relacionamentos significa-tivos de nossa vida.

1 . Ser um pacificador (v.5-8) - Abrão procurou um meio de concilia-ção mesmo que isto significasse aparente perda.

Na visão divina, sempre as pessoas valerão mais do que as coisas, e como é isso para você?

2. Viver para os outros e não para si mesmo (v.9) - Abrão abriu mão de seus direitos pelo bem e pela unidade da sua família e pelo teste-munho de Deus entre os povos pagãos. Este é o caminho que Deus quer que vivamos como seus servos, e quando honramos a Deus; às vezes até nos humilhando, Ele mesmo nos exalta.

Se a sua família esta em pé de guerra, ou se você e seus irmãos não estão bem, como você pode buscar a paz?

3. Tomar decisões pela fé e não pela aparência (v. 10-13) - Quando decidimos viver pela fé e colocar os valores do Reino em primeiro lu-gar em nossa vida, então não precisamos nos preocupar com o nosso futuro. Aos olhos humanos Ló havia feito a melhor escolha, mas ao ler este livro nos próximos 6 capítulos, vai perceber que a escolha de Ló o levou a perder tudo.

Como você tem visto as coisas em sua vida? Com os olhos e va-lores de Deus?

4. Deixar Deus fazer escolhas por nós (v. 14-17) - Quando Deus dá ninguém tira, mas quando eu penso que eu conquistei por mim mesmo, a primeira crise leva tudo. A maior bênção de caminhar pela vida permitindo que o Senhor faça escolhas por nós é viver debaixo da bênção de Deus.

5. Ser agradecido por tudo quanto Deus dá (v. 18) - Adoração, gra-tidão, dízimo, culto passam a ser parte integrante de nossas vidas.

Se você foi marcado pela graça bondosa de Deus, precisa construir o altar da adoração no caminho da sua vida. Vamos orar uns pelos outros!

Pregador:Tema:

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Mensagem

Page 11: Revista PIB - 10/02/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013

VIDA EM CÉLULAS

11

No começo de cada ano, algumas pessoas sonham e fazem compromissos pessoais para o tempo que se inicia, outras, esperam para ver o que vai acontecer. A diferença entre elas é que as primeiras têm uma grande chance de realizar seus sonhos e replanejar áreas em que não tiveram sucesso, enquanto as outras, por não refletir sobre onde querem chegar, provavelmente não cheguem a lugar algum.

A vida em células funciona da mesma forma. Ela não é só uma reunião para fazer amigos e estudar a bíblia, mas também trabalhar o desenvolvimento da vida de discípu-los de Cristo na terra. Alguns líderes sonham com seus grupos, motivam seus liderados, planejam como será o ano, e outros, deixam o ano passar. Para ajudar você a ter um ano produtivo em sua célula, aí vão algumas sugestões sobre seu planejamento:

Planeje a data de reinício das atividades: As pessoas tiram férias de no máximo 30 dias de descanso. Algumas células ficam cerca de 3 meses paradas. Quando isso acontece, há pouco tempo para o desenvolvimento e maior produtividade no grupo.

Sonhando eplanejando a vida em células

Viva momentos de relacionamentos e comunhão: Hoje todos têm muitos compromissos, por isso, é pre-ciso determinar quando o grupo se encontrará para se divertir. As células que mais crescem são os que se divertem juntos.

Desafie o grupo ao crescimento espiritual através da parceria: Crescemos quando estudamos a bíblia, mas o crescimento contínuo se dá quando há prestação de con-tas através do discipulado e mentoria. Atualmente, quase todos nós desejamos receber cuidado, mas a vida não terá sentido se você não investir na vida de pessoas. Pode até ser trabalhoso, mas é tremendamente recompensador. Alvo: cada pessoa discipulando uma pessoa em 2013.

Invista no treinamento: a maior crise da atualidade é a falta de compromisso com pessoas, com instituições e etc. Um dos alvos da vida do grupo é preparar novos líderes para a igreja e para a sociedade. A igreja oferece cursos de liderança. Leve todos os membros de seu grupo para os treinamentos. Isso trará ótimos resultados.

Planeje a multiplicação: estipule uma data para celebrar as vitórias e o nascimento de um novo grupo à partir do grupo atual. Isso significará que a visão de Deus de sermos sal e luz, influenciando o mundo, está sendo cumprida.

Viva mais em 2013, tome uma atitude! Que Deus abençoe sua vida em células!

por Marcílio de OliveiraPastor do Ministério de Células

[email protected]

Fique de OlhoEXPEDIÇÃO BÍBLICA | DO ÊXODO À JERUSALÉM | EGITO – JORDÂNIA - ISRAELLíder espiritual: Pastor Marcilio de OliveiraData: 13 a 26 de agosto de 2013Informações: Aline, (41) 3091-4342 | Cleide Neto, (41) 3501-2071 | [email protected] | http://expedicaobiblica.blogspot.com.br/

Page 12: Revista PIB - 10/02/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013

FALANDO NISSO

12

Quem passou o sábado retrasado entediado em casa, não imaginava que centenas de pessoas perdiam suas vidas num incêndio em uma festa, em Santa Maria (RS).

Brigadistas encontraram jovens mortos no banheiro, com a cabeça dentro da privada, certamente lutando por ar.

Acredite, não é nada prazeroso escrever sobre isso. De uma turma de 40 alunos de Agronomia da UFSM, 30 morreram. O que reverbera é uma pergunta: Por quê?

Em face a uma tragédia, é comum nos depararmos com opiniões. E na última semana elas rechearam veícu-los de comunicação, geralmente baseadas em uma pala-vra: “Se”. “Se o segurança não tivesse...”, “Se o músico não tivesse...”, “Se os funcionários tivessem...” E poderíamos preencher essa revista inteira com possibilidades que evi-tassem essa tragédia.

Se você é cristão e está com a cabeça cheia de frases como essa, é prudente refletir sobre um ditado: Deus não joga dados.

Catástrofes acontecem. E a grandeza de Deus é que Sua graça resplandece mesmo sobre as trevas (João 1:5). Mesmo na tragédia, Deus nos ensina, conforme revela a Bíblia. Quanto mais escuro, mais vemos as estrelas.

Logo, a sociedade procura alguém para receber o fardo da culpa. A ira precisa ser canalizada e despejada sobre a cabeça de alguém. Isso lhe soa familiar?

Cristo recebeu toda a ira do Juiz que deveria cair sobre nós. Por isso, parar de julgar e vencer o ódio contra os responsáveis é declarar que Jesus é o Rei, e venceu a morte através do amor. Nós somos Suas ovelhas, e o alívio vem ao olharmos para Ele com amor, e não para os respon-sáveis com ódio. Em relação aos não-cristãos, nosso dever é oferecer água. Mostrar que Deus consola o inconsolável. E que poderemos dar aquele abraço apertado nos entes que perdemos, pois em Cristo, a morte nunca tem a última palavra. Não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta, os mortos em Cristo ressuscitarão. E assim estaremos com o Senhor para sempre. (1Ts 4:13,16-17)

Nossa missão não é julgar. Por isso paira aquela sensação de frustração e insegurança quando uma pes-soa que comete uma chacina se suicida, minando qual-quer possibilidade de juízo mundano, só deixando um buraco de dor no lugar. E só quem preenche esse buraco é o amor do Pai.

E o seu amor tem mobilizado as pessoas a agir em solidariedade. Em menos de uma semana, os hospitais estavam pedindo que as pessoas parassem de doar sangue, pois já tinham mais do que o suficiente. Já ouviu falar nisso?

Ele tem derramado vida sobre o rastro que a morte deixou. E, quem sabe, não assopre um avivamento? Nesse caso, o nosso julgamento não contribuirá em nada. O mundo já está bem servido de juízes. Mas de pessoas que ofereçam Deus, amor, consolo, e se ponham à disposição incondicional de quem precisa, ah...disso o mundo está carente!

As autoridades irão estabelecer a pena dos res-ponsáveis. Mas já parou pra pensar que, mesmo quitada a pena, eles serão atormentados pelo resto da vida com pesadelos sobre o incidente? Não como vítimas, mas como culpados pela dor de uma multidão. É possível dizer que um fardo é mais pesado do que o outro?

Nos últimos dias, um dos sócios da boate tentou sui-cídio no hospital; o que geralmente está atrelado à falta de saída. À sensação de que o fardo é pesado demais. E se você não tem compaixão por eles, saiba que Jesus teve na cruz. Ele também morreu para ser a porta de saída do dono da boate cuja saída não pôde garantir a vida daque-les jovens. Para carregar em seu lombo o fardo da morte, que está hoje sobre essas pessoas.

Se a ideia de amar essas pessoas crucificadas pela sociedade te escandalizou, tomo emprestadas as pala-vras do batista Paul Washer: “Se você está pregando o evangelho de maneira correta, ele será um escândalo. Se você tentar diminuir o escândalo, não estará mais pregando o evangelho.”

por Ivam RodriguesRedator Voluntário

[email protected]

Uma única porta de saída

Page 13: Revista PIB - 10/02/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013

INFANTIL

13

Crescimento dos filhos: Enfrentando o processo de adaptação

Com o crescimento de nossos pequenos, surgem novos desafios e tarefas que algumas vezes são tão ou mais difíceis para os pais do que para os filhos. Uma delas é o processo de adaptação. Seja no retorno da mãe ao trabalho, no início na Educação Infantil, na mudança para o Ensino Fundamental e tantas outras que vão surgindo a cada etapa vencida.

Como podemos auxiliar nossos filhos a superar os desafios que cada etapa da vida traz? Tenho conversado com muitas mães sobre como seus filhos passaram pelo processo de adap-tação na escola. É incrível! Não existe uma experiência igual a outra! Afinal, Deus fez nossos filhos únicos, especiais e irrepetíveis, como sempre diz minha mãe. Por isso a forma como as crianças

experimentarão as mudanças também será única.

Como pais, Deus nos deu o privi-légio e a responsabilidade de escolher pelos nossos filhos pequenos, por isso é preciso buscar em Deus a convicção de que a decisão que estamos tomando é a correta, pois será esta convicção que nos fará continuar firmes em momentos de adaptação.

Em 03 de março, muitas crianças do Ministério Infantil iniciarão mais uma fase de adaptação em suas vidas. Se seu filho completou ou irá comple-tar 02, 04, 07, 10 ou 13 anos até março de 2013 ele estará mudando de faixa etária. E terá a oportunidade de convi-ver com novos ministros e voluntários que poderão ajudá-lo a influenciar seu

filho a viver pertinho de Deus. Para as crianças esse momento pode gerar muitos sentimentos, especialmente o medo da mudança. Convidamos você para ajudar o seu filho a superar mais esse desafio em sua vida. Logo, ele irá fazer novos amigos e agregar novos referenciais de pessoas comprometi-das com Deus. Superar desafios faz parte do crescimento, e desenvolver laços de amizade na igreja fará muita diferença ao longo da vida de seu filho.

Quando o filho está em pro-cesso de adaptação, toda a família também está - alertou a médica de nossa família. Se a sua família está nesse processo, peça a orientação de Deus e procure encontrar a melhor maneira de, juntos, passarem por este tempo de mudança.

Dica: Se seu filho tem ficado com você nos cultos, que tal tentar mais uma vez iniciar o processo de adaptação no Ministério Infantil? Mesmo que a curto prazo seja a opção mais difícil, a longo prazo, com certeza, terá valido a pena.

por Sheila TorresMinistério Infantil

[email protected]

Page 14: Revista PIB - 10/02/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 201314

O discipulado é um mandamen-to de Jesus. Foi uma prática que os dis-cípulos diretos de Jesus reproduziram com a geração seguinte de novos cris-tãos. A igreja primitiva possuiu vitalida-de espiritual e relevância social quando

seus membros experimentaram o discipulado.

Em nossa igreja o discipula-do é um valor muito importante. Não

queremos dizer apenas dos encontros de ensino em sala de aula ou com seu dis-cipulador individual. Não é apenas preen-cher o caderno do discípulo e terminar as lições. Essa é parte de nossa metodologia, mas não é a essência do que entendemos como discipulado. A metodologia que utili-zamos, porém, visa levar as pessoas a vive-rem a essência do discipulado.

O discipulado acontece quando vivemos os ensinamentos de Jesus e pra-ticamos com coerência o que ele nos ensi-

nou com seu modelo e nos ordenou com suas palavras e mandamentos.

Em nossa comunidade de fé, o discipulado acontece de várias for-mas, sendo a principal desenvolvida por meio de relacionamentos – tudo

isso visando o principal: a expe-riência de viver de acordo com a vontade de Cristo.

Temos os seguintes espaços para promover o discipulado:

•Em nossas células – priorizando o discipulado individual;

• Em horários alternati-vos de discipulado durante a semana;

• Em classes de ensi-no em diversos horários na semana.

A novidade deste ano, fica por conta do que chama-

mos de discipulado 24x7, isto é, 24h por 7 dias da semana.

Com isso, estamos dizendo que

Page 15: Revista PIB - 10/02/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013 15

nosso estilo de vida como igreja dá prioridade ao discipulado. Estamos abrindo horários em todos os dias da semana para discipular pessoas.

O discipulado não é apenas um evento único e pontua-do na vida do cristão. É um processo de maturação dos valores cristãos. Com estas ações espirituais e bastante práticas que-remos atingir o coração de cinco tipos de pessoas, no mínimo:

Os novos convertidos podem iniciar o quanto antes seu discipulado para conhecer mais a Jesus e, na caminhada com ele, atingir níveis de maturidade espiritual ainda maio-res. Os novos convertidos e interessados em fazer o discipu-lado podem acessar os discipuladores das células, os horários alternativos durante a semana para seu discipulado ou ainda frequentar as classes de discipulado;

Os convertidos que desejam se tornar membros de nos-sa igreja podem começar o quanto a antes a realizar o módulo Igreja, da Linha Básica de Ensino e, ao final do módulo, devem realizar um retiro que chamamos de Retiro Integrador;

Os membros da igreja que desejam e devem crescer no conhecimento bíblico, no amor e proximidade cristã com as pessoas. E também no exercício e eficácia do seu ministério dentro e fora do âmbito eclesiástico podem se inscrever em uma de nossas classes da escola bíblica para aprofundamento de sua experiência de vida com Deus;

Todos os discipuladores de nossa igreja têm como forum de capacitação inicial o módulo Perfil do Discipulador e tam-bém podem participar ativamente como alunos do Centro de Formação Ministerial. O CFM existe para levar cada vez mais os discipuladores à motivação, profundidade e excelência em seu serviço como capacitação continuada na abençoada tarefa de discipular pessoas;

O último grupo é o de líderes da igreja em geral,como diáconos, líderes de células, supervisores de células, professo-res da escola bíblica de todas as faixas etárias e temas, semina-ristas, líderes e coordenadores de projetos, irmãos da área de música, etc. Neste ano iremos abrir cursos de formação conti-nuada em temas gerais e específicos para você aperfeiçoar o seu ministério. O CFM é um dos ambientes de capacitação. Se você não pode se matricular no CFM em tempo integral, pode realizar algumas disciplinas como aluno ouvinte, basta entrar em contato com a coordenação. Também iremos ofertar dois cursos importantes durante o ano todo: o primeiro é o de líde-res de células, todas as quartas e domingos, sendo que para a juventude haverão horários adaptados .

por Igor BaumannPastor do Min. de Educação Cristã

[email protected]

Page 16: Revista PIB - 10/02/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013

MULHERES

16

segunda feira14h - Mulheres: Clínica Pastoral (acolher)

terça feira14h - Mulheres: Encontro de Oração14h - Mulheres: Células Mães de Primeira(MOPS - nas casas)15h - Mulheres: Culto (MCA)18h - Mulheres: Grupos de Mentoria20h - Mulheres: Culto

quarta feira8h30 - Mulheres: Grupo de Apoio10h30 - Idosos: Oficinas IEstudo Bíblico, Dança Sênior, Cond. Físico, Internet13h - Idosos: Oficinas II14h - Idosos: Células Simultâneas15h - Idosos: Culto

quinta feira14h - Mulheres: Pachwork (compartilhar) + voluntariado Evangélico14h - Mulheres: Célula Mães de Primeira (MOPS)+ musicalização infantil15h - Mulheres: Células na igreja15h - Mulheres: Chá das amigas (mensal)

sábado9h - Mulheres: Encontro Mães de Primeira(MOPS - 3º sábado)

Atividades na Igreja

Page 17: Revista PIB - 10/02/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013

MULHERES

17

Eternamente amigasQuando era criança, chamava minhas amigas da vizi-

nhança e nas férias a minha prima para brincar. As nossas poucas horas de fim de tarde depois da aula tinham tantas atividades e mesmo assim pareciam incrivelmente longas, levando nossas mentes para um mundo longe e mara-vilhoso através da imaginação. A brincadeira que mais gostava era de Casinha: A gente arrumava cada uma um pedacinho na varanda para ser a sua casa. Depois, íamos para os armários da minha mãe e lá nos transformávamos em incríveis mães, esposas, médicas, professoras, atletas e até cantoras! Colocar um simples acessório como um brinco ou o sapato, ainda que grande para os nossos pés, pegar um livro ou um artefato da cozinha já era suficiente para mudarmos nossas atitudes, o jeito de falar, de andar e se portar em nossa tarde juntas.

Naquele momento não éramos apenas amigas brin-cando, nos sentíamos ligadas pelos mesmos desejos de ser, atuar, servir e isso nos dava um senso de cumplici-dade, que até então não sabíamos o que era. Não tínha-mos medo de enfrentar nada juntas e nem mesmo o fim do dia poderia atrapalhar nossa maravilhosa rotina na varanda de casa. Se não desse para brincar mais, no diz seguinte a gente começava tudo de novo. Não tinha fim porque éramos eternamente amigas!

Os anos passaram e as brincadeiras deram lugar para as tardes de estudo e pesquisa juntas na biblioteca. Com mais alguns anos, vieram os encontros durante alguns dias de férias, onde dormir seria perda de tempo, já que tínhamos de compartilhar sobre os paqueras, as aulas da

faculdade e pedir ajuda para decidir entre uma viagem de intercâmbio ou uma universidade em outro canto do país. Passamos do faz de conta com avental e boneca para ver algumas do grupo assumirem a posição maravilhosa de esposa e mãe. Chegaram os afilhados, filhos que se cha-mam de primos, quando nem sequer sabem que não tem nada de familiar em suas veias a não ser a memória de suas mamães que um dia firmaram um compromisso de irmãs do coração.

Sabemos que independente das fases que passamos em nossas vidas, podemos sempre contar com as nossas amigas. Para brincar, compartilhar, apoiar, trabalhar e servir. Esperamos que com os anos, possamos acrescen-tar novas (eternamente) amigas em nosso caderninho de telefones. Amigas que com a graça de Deus, irão transpor todas essas fases com elegância e perseverança para che-garmos juntas à fase da maturidade. Juntas buscar chegar lá não apenas como vovós companheiras e amigas, mas como servas e filhas maduras de Deus imitando juntas os passos de amor ensinados por Jesus Cristo, nosso eterno e maravilhoso amigo. “Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos(as), porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês.” (João 15:15)

Quem são suas amigas? Ore por elas agora. Se pos-sível, vá ao encontro delas e convide-as para o especial Eternamente Amigas. Pois como disse Hans Burky, “o Reino de Deus é um reino de amigos”.

por Gisele Camargo Ministério de Mulheres

[email protected]

“... e o cordão de 3 dobras não se rompe com

facilidade”. Eclesiastes 4.12

14h - abertura15h - Oficinas17h - Bazar Rosa e Cantina19h - Culto

PROGRAMAÇÃO

Guia da AmigaCom a intenção de presentear uma amiga no dia internacional da mulher, estamos produzindo uma coletânea com informações

de programas, atividades e projetos dos ministérios da igreja destinados a mulher adolescente, jovem, adulta e idosa. As páginas rosas, a exemplo das páginas amarelas, divulgarão mini cartões de visita de empreendedores e serviços, destinados ao público feminino de irmãos e parceiros. Anuncie: [email protected] | [email protected]

Page 18: Revista PIB - 10/02/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013

IDOSOS

18

Cartas são coisas que, hoje, raramente se faz. A pressa solapou-as. Os Correios entregam encomendas e “contas a pagar”. Cartas rareiam. Chovem e-mails. Em tempestades. O grande tribuno sacro, Padre Antônio Vieira, juntou-as em volumes publicados como joias da literatura portuguesa. O romance Juliano (Gore Vidal) reporta cartas trocadas por consolidados amigos, como certidões dos fatos que o livro narra sobre a vida daquele Imperador Romano.

Os saudosistas – os que levaram mais de cinquenta anos escrevendo cartas -, não titubeiam em transformar e-mails em missivas (tratamento solene de carta) e a que lhes mostro aqui, pretende contribuir para uma decisão sua de dedicar tempo, diante da presença sutil do outro, para a construção ou consolidação de um sonho, maturação de uma ideia e até de mudança de concepção do mundo, de pessoas e de fatos – até corriqueiros – como o futebol.

Meu querido amigo Reginaldo Aracheski.

Li, com inusitado, sabor cada linha da crônica de Dr. Simões, poeta emérito e prosador de escol, sobre a Casa Aracheski - MUSEU LAPEANAO DO FUTEBOL - e sobre futebol (pedilúdio, para os nativistas exigentes). Somente duas pessoas poderiam construir essas duas marcas, reveladoras do sentido de eternidade que Deus misturou no sopro criador do ser humano: Um MUSEU e um POEMA EM PROSA,ambos do FUTEBOL.  Sempre vi, depois de maduro, é claro, o futebol como uma lição de vida, que agora o poeta me faz ver como.

Arte suprema, grupo escultural em movimento, arquitetura instável sobre o tapete verdeem agilidade sôfrega por um resulta-do-prêmio, sonho acalentado no coração humano. O tapete verde

A carta e asutil presença do outro

representa, para mim, o grande palco da luta diária pela vida, onde um Newton Santos e um Domingos da Guia mostraram o que é “viver sem violência” e onde um Zico (e tantos outros) foi vitimado por ela. Realmente, se todos formos um “grupo escultural em movi-mento”, não só nos gramados, mas no palco real da vida, a violên-cia esportiva (embora tolerada pelo Direito e degradante da “arte suprema”) seria banida pelo Árbitro, que não está no tapete verde por acaso, mas sim como Mediador dos movimentos da “arquite-tura instável”, como Guardião da “arte suprema”; responsável pela integridade da peleja, não de gladiadores mas de “dançarino (s) com a sua coreografia fascinante e complexa, feita de movimentos sutis, de gestos sibilinos, de arabescos mágicos” (como o poeta vê e a poesia retrata).Futebol só é ciência para a prancheta do Técnico. Por isso, o técnico que manda “bater” deve ser banido do empenho futebolístico. 

Um dia retornarei à LAPA, onde seus ancestrais lutaram por um país para eles, e onde um sensível descendente desse sangue heróico, edificou, ao lado dos monumentos à Pátria, um monu-mento à eterna lição de vida que o futebol representa aos olhos humanos, a quem Deus empresta a Lupa da Verdade, que deu ao museu um conteúdo sublime que só Ela revela. Dois monumen-tos mais reverenciam a Lapa dos Aracheski: a Casa e o Poema. Abraços do seu velho amigo, agradecido pelo régios presentes.

por Humberto QueirozMinistério de Idosos

[email protected]

Todas as quartas - início 20/FEV

10h30 – Oficinas I12h – Almoço Restaurante Sal da Terra13h – Oficinas II14h – Células Simultâneas15h – Culto

Oficinas: Estudo Bíblico: Prof. Paulo Jeremias; Dança Sênior: Prof. Andréa Vianna; Condicionamento Físico: Prof. Elizabeth Fylyk e Internet.

Info: 3091-4327 | [email protected]

Page 19: Revista PIB - 10/02/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013

FALANDO NISSO

19

93ª Convenção Batista Brasileira

A 93ª Convenção Batista Brasileira foi sediada nesse ano na capital aracajuana. Marcando o fim da gestão bie-nal do nosso pastor Paschoal Piragine Jr., a convenção tem adquirido tamanha magnitude a ponto de ter se tornado alvo de atenção do principal jornal televisivo do estado.

A TV Sergipe, afiliada da Rede Globo, retratou a reu-nião de batistas do Brasil inteiro em um evento cujo uma das principais missões é alinhar a ação de nossa denomina-ção nacionalmente, a fim de que possamos fazer diferença direta sobre a nossa sociedade. Por isso, o tema desse ano foi “Desafiados a ser padrão na valorização da nova geração”.

A matéria foi ao ar pelo SE TV, e evidenciou elementos importantes. Primeiro, a importância para os batistas em se reconhecer como uma igreja integrada. Por isso a importân-cia da Convenção, para expandirmos nossos olhos para a realidade nas quais nossos irmãos em outros pontos do país vivem, a fim de que possamos nos fortalecer como igreja através da troca de experiências e edificação em função da Palavra, conforme nos ensina o Senhor. Esse é o parâmetro que o nosso pastor, Paschoal Piragine Jr., lançou desafios para o futuro de nossa denominação tanto para os líderes, quanto para os liderados.

Outro ponto que se pôde observar é que somos mui-tos, e por isso, temos o poder de influenciar o mundo em que estamos. E é nesse contexto que a Palavra de Deus nos ensina que, como cristãos, assim como nossas atitudes posi-tivas exaltam a Cristo, nossas atitudes negativas mancham

a imagem de Jesus diante do mundo. Tamanha responsabilidade ser cris-tão, não? Prova dessa influência foi a cobertura do maior veículo de comu-nicação do estado sobre a nossa igreja batista brasileira, sobre os nossos pla-nos e sobre o nosso comportamento. Graças a Deus, o desenvolvimento de nossa denominação tem honrado o seu Reino.

O terceiro ponto, importantís-simo, é a expansão das missões de nossa denominação pela história, que transborda para a eternidade. Enchemos um estádio de futebol e, com muita felicidade podemos constatar que 106 almas provenien-tes da Cristolândia foram batizadas. Os veículos de comunicação, como a TV Sergipe, puderam testemunhar o depoimento de pessoas que tiveram sua vida transformada por Jesus. Esse é um tipo de ferramenta que os primeiros evangelistas não poderiam imaginar.

por Ivam RodriguesRedator Voluntário

[email protected]

Page 20: Revista PIB - 10/02/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013

HOMENAGEM

20

Rhodemark inspirou a Primeira Igreja Batista de Curitiba a Celebrar! Como não se lembrar de uma pessoa inspiradora? Com personalidade comunicativa e cativante, Rhode agregava pessoas ao redor do seu Mestre e Senhor, quer em pequenos ajuntamentos, em reuniões operativas, nos bastidores ou no palco de grandes eventos e celebra-ções, para glória de Deus.

Talentoso, servo, artista e parceiro do saudoso Pr. Marcílio de Oliveira Filho, nosso querido empregou recursos de criação, de publicidade, de música e de artes cênicas em realizações históricas e eternas: Louvação, Nataleluia, Coro Celebrai e Grão de Areia.

Reagimos a notícia desta madrugada com um silêncio reverente, regado com lágrimas de gratidão e esperança. A mesma esperança que moveu este guerreiro diante dos desafios e oportunidades da sua caminhada: “combatendo o bom combate, completando a carreira e guardando a fé”. 2 Timóteo 4.7

Tânia, Daniele e Milena, que a memória do esposo e papai, seja honrada por vocês, que sem dúvida foram as obras de arte mais preciosas que ele amou. Cremos, que Deus consolará o coração de cada uma, e juntas, toda vez que precisarem.

Sentimos a perda de um irmão, um amigo, que muitas vezes nos fez rir, outras chorar com sua arte, seu talento. Imagens gravadas em nossos arquivos, em nossas memórias, de mensagens bíblicas passadas através de formas não muito tradicionais, mas com uma beleza artís-tica sem igual, e uma eficácia divinal.

A vida e história do Rhode continuará nos inspirando.

Seus irmãos e amigos da PIB Curitiba, dentre eles, Pr. Paschoal e Cleusa Piragine, Equipe pastoral,

Corpo diaconal, Coro Celebrai...

Carta da PIB paraa família do Rhode

Queridos irmãos da PIB Curitiba, nem parece ver-dade, mas o Rhode não está mais aqui entre nós. Quanta mistura de sentimentos envolve nosso coração. Entender, explicar já não era uma prioridade há um bom tempo. Escolhemos receber, seguir.

Queremos agradecer o carinho da igreja com a nossa família neste momento tão delicado de nossas vidas. Que gostoso receber sua mensagem e relembrar do tempo precioso que estivemos com vocês. O Rhode amava a PIB Curitiba. Tanta história construída juntos!

Seu jeito tão peculiar de ser, um estilo incomum, exalava arte, estimulava a ver o belo nas coisas mais sim-ples da vida. Líder carismático, interagia com respeito e interesse genuíno ajudando a revelar o que cada um tinha de melhor.

Muito obrigada por darem espaço para o Rhode servir a Deus como ele era e com o amor que tinha pelo que fazia.

Com carinho,

Tânia, Danielle e Milena

Carta da família para a PIB

Page 21: Revista PIB - 10/02/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013 21Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013

ACONTECE NA PIB

21

Page 22: Revista PIB - 10/02/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 201322

ACONTECE NA PIB

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 201322

NecessidadesMissionárias- 1 violão e 1 caixa de som para Congregação; - Voluntário(s) c/ caminhonete ou caminhão baú que possam transportar mesinhas e cadei-ras para as crianças da Cong. Botuverá/SC.- 1 fogão para a cozinha da Cong. Vila da Fé. Mateus, 9804-4136.- Cong. Lotiguaçu: camisas, bolas, meias, chuteiras para uma escola de futebol | telhas de eter-nit simples, areia, pedra, tijolos e cimento para reformar a casa de uma irmã viúva.

- Geladeira ou frigobar para o Ministério Elo.

Info: 3091-4315 [email protected]

Voluntários para EducandárioPrecisamos de voluntários homens para trabalhar com menores infratores , junto com o grupo do Min. Missões. Info.: 8834 4298 | [email protected]

Convocação MembrosConvoco os membros do Con-selho da Primeira Igreja Batista de Curitiba e os Delegados da ABASC para Reunião Mensal que acontecerá no dia 21 de fevereiro às 19h, no Salãozinho. Sua pre-sença é fundamental.Pr. Paschoal Piragine Junior – Presidente

Culto Advogados Cristãos & AmigosReinício dia 18 de fevereiroHorário: 20h.Local: Capela

Page 23: Revista PIB - 10/02/13

EDUCAÇÃO CRISTÃ

2323Primeira Igre Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013

NOSSA IGREJA

23

Atividades na igreja

Programação de TV e Rádio

Todos os dias 06h..... | Encontro de oração

Domingo09h30 | Estação 22.6 (0 a 12 anos)09h30 | Escola Bíblica09h30 | Escola Bíblica em Inglês09h30 | Embaixadores do Rei09h30 | Mensageiras do Rei 10h30 | Culto Matutino10h30 | Culto em Inglês10h30 | Culto dos Juniores18h30 | Heróis de Oração19h | Estação 22.6 (0 a 12 anos)19h | Culto Vespertino

Segunda-feira8h30 | Atendimento Social Abasc 13h30 | Espaço Mulher 13h30 | Assessoria Jurídica Gratuita14h | Atendimento Social Abasc14h | Curso de Tricô e Crochê19h45 | Culto dos Advogados Cristãos (recesso)20h | Culto dos Atletas

Terça-feira14h | Mulher Cristã em Ação14h | Curso de Patchwork18h30 | Encontro de Homens 19h | Centro de Formação Ministerial20h | Encontro de Mulheres 20h | Ensaio Conj. Feminino20h | Amor Exigente - Grupo Conexão

Quarta-feira10h30 | Estudos Bíblicos13h30 | Oficinas Maturidade14h | Culto Maturidade15h | Células Maturidade16h30 | Coro Maturidade18h | Oração Adolescentes19h | Ensino Jovens19h30 | Escola Bíblica19h30 | Celebrando a Recuperação20h | Culto de Oração22h30 | Oração Jovens

Quinta-feira8h30 | Atendimento Social Abasc 15h | Culto da Vitória

15h | Estudo Bíblico em Inglês19h | Centro de Formação Ministerial19h30 | Escola Bíblica19h30 | Montanhistas de Cristo20h | Culto dos Surfistas de Cristo

Sexta-feira09h | Amor Exigente-Grupo Conexão Um15h | Culto dos Cadeirantes - RPA18h | Valentes de Oração18h | Ensino Adolescentes19h30 | Culto de Adolescentes20h | Amigos em Cristo (quinzenal)Sábado14h | Embaixadores do Rei15h | Assessoria Jurídica Gratuita17h | Ensaio Coro Celebrai17h | Ensaio Coral A. B. Deter17h | Culto dos Surdos18h | Ensino Jovens18h | Clamor Jovem19h30 | Culto dos Jovens19h30 | Culto Jovens Adultos19h30 | Culto Jovens Casais (mensal)

BAND. Canal 2 . Sábado 09h (41) 3331-5700

CNT. Canal 6 . Domingo 09h (41) 2169-7250

CWBTV. Canal 5 (NET) e Canal 72 (TVA) | Digital: Canal 186 (TVA/VIVO TV) . Terça/Quinta 17h (41) 3336-3537 / 3335-3501

TV CENTRO SUL. UHF 36. Domingo 11h Prudentópolis - PR

MARUMBY . AM 730 . Segunda à Sexta 07h30 e 18h30 (41) 3257-2410 / 3257-4021

SARA BRASIL . FM 107,5 . Terça à Sexta 22h (41) 3270-5000

CWBTV. Canal 5 (NET) e Canal 72 (TVA). Segunda 23h30 (41) 3336-3537 / 3335-3501

CWBTV. Canal 5 (NET) e Canal 72 (TVA) | Digital: Canal 186 (TVA/VIVO TV) Quarta 18h (41) 3336-3537 ou 3335-3501

SARA BRASIL . FM 107,5 . Segunda 22h (41) 3270-5000

Mensagem comPr. Paschoal Piragine Jr.

Mensagem comPr. Paschoal Piragine Jr.

Programa para Jovens

Programa para Jovens

Alfa FM 104,9 (Catuporanga-PR) – 06h - (42) 3654-1029 Aliança FM 98,3 (Paranaguá-PR) – 18h - (41) 3422-5888

Araucária FM 98,7 (Pranchita-PR) – 12h - (46) 3540-1060 Bereiana Web Radio (S.José dos Pinhais-PR) – 11h - (41) 3398-2596

Chik Musical Web Radio (São Paulo-SP) – 16h - (11) 2653-4652 Cidade Gospel FM 100,5 (Realeza-PR) – 11h - (46) 3543-2660 Felicidade Web Radio (Sapiranga-RS) – 10h - (51) 3559-4333

HCJB (Curitiba-PR) – Qua 20h30 - (41) 3376-3553 Iguaçú FM 104,9 (Planalto-PR) – 13h - (46) 3555-1541 Livre Web Rádio (Curitiba-PR) – 12h - (41) 3029-4272

Louvor Eterno FM 100,5 (Maringá-PR) – 11h - (44) 3233-1490 Marumby AM 730 (Curitiba-PR) – 07h30 - (41) 3257-2410

Mensagem Web Radio (São Paulo-SP) – 15h Ômega FM 93,9 (Garujá-SP) – 14h - (13) 3341-8036

Poder Total Web Radio (Brasí lia-DF) – 09h30 - (61) 9981-9216 Portal Igrejas Web (S.José dos Pinhais-PR) – 15h – (41) 8403-0656

Portas Abertas - Web Radio (Aliança-PE) – 11h - (81) 3637-1399 Regional AM 790 (Serrinha-BA) – 12h30 - (75) 9925-8638 Sara Brasil FM 107,5 (Curitiba-PR) – 22h - (41) 3270-5000

Sara Brasil FM 95,5 (Porto Alegre-RS) – 22h - (51) 3325-9565 Sertão FM 87,9 (Sertanópolis-PR) – 08h30 - (43) 3232-4906 Som do Céu Web Radio (Curitiba-PR) – 12h - (41) 4141-0710

Timburi FM 98,5 (Andirá-PR) – 07h30 - (43) 3538-2213 Transmundial (São Paulo-SP) – 13h - (11) 5031-3533

TELEVISÃO Curitiba e Região Metropolitana

RÁDIO Curitiba e Região Metropolitana

Rádio Web e Outras Regiões

Page 24: Revista PIB - 10/02/13

EDUCAÇÃO CRISTÃ

2424 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013 2013

NOSSA IGREJA

24

Conheça os pastores e ministros que atuam aqui em nossa igreja, atendendo, administrando e aconselhando.

Paschoal Piragine JuniorPastor Presidente

Manfred SchwalbPastor do Ministériode Homens eAconselhamento

Israel PerdonsinPastor do Ministério de Adolescentes

Lucas DutraPastor da Área deUniversitários

Adriano Fogaça dos SantosPastor do Ministério de Juventude:Jovens Adultos

Anselmo José R. AlvesPastor do Ministério de Esportes e Atletas de Cristo

Arthur PaupitzPastor de Visitação

Adoniran dos Santos MeloPastor do Ministério com Especiais

Alexandre SombrioPastor do Ministério de Juventude

Anderson Stefan VargaPastor do Ministériode Esportes

Antônio LopesPastor do Ministério de Evangelismo e Missões

Daniel CecilPastor do Ministério Inglês: ICES - Internatio-nal Community English Service

Gerson Avena da SilvaPastor do Ministério de Integração

Leandro SondaPastor do Ministério de Juniores

Daniel TorresPastor do Ministério Infantil

Eliezer dos Santos MagalhãesPastor do Ministério de Evangelismo e Missões

Igor Pohl BaumannPastor do Ministériode Educação Cristã

Marcílio de OliveiraPastor do Ministériode Células

Pastores e Ministros

Edson M. de AndradePastor Assessoria da Presidência

Page 25: Revista PIB - 10/02/13

EDUCAÇÃO CRISTÃ

2525Primeira Igre Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013

NOSSA IGREJA

25

Nilson Vital de OliveiraPastor do Ministérioda Administração

Michel FerreiraPiragine Pastor do Ministériode Juventude

Paulo Davi e SilvaPastor do Ministério de Artes e Adoração

Banco do BrasilAg 1869-4 CC 5045-8

ItaúAg 3835 CC 33218-4

Banco SantanderAg 2133 CC 130011302

BradescoAg 2369 CC 16-7

Caixa EconômicaPIB: Ag 1316 CC 1290-0 Op. 003ABASC: Ag 1316 CC 1655-7 Op. 003

Contas para Depósito de Dízimos e OfertasCNPJ PIB: 75.051.458/0001-79 | CNPJ ABASC: 02.052.396/0001-46

HSBCAg 0054 CC 38242-41

Ricardo LebedencoPastor do CampusVila Sandra

Albert Martins de Oliveira FilhoMinistério de Comunicação

Érika Massa ChecanMinistério de Mulheres e de Idosos

Tallita Vieira BarrosMinistério de Juventude

Thiago de Souza CarvalhoPastor do Ministériode Juventude

Elly Claire Janson LopesMinistério de Visitação

Rondinely Germano VieiraMinistério de Atletas

Thais Regina de LimaMinistério Infantil

Page 26: Revista PIB - 10/02/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013

ANÚNCIOS

26

• Foto e vídeo de casamentos e aniversários. Vídeo Full HD ou Blu Ray. Jr. Lopes, 8405-1394.

• Adesivos, banners, cartões visita, crachás, fol-ders, faixas, imãs de geladeira, ident. visual. ALX Com. Visual 3082-7001 | Lucas, 9889-2436.

• Professora de Canto, Cantora e Regente Coral. Wanilzey, 3030-0125 | 9641-2218.

• Construções e Reformas - com/sem projeto. granitos porcelanatos e pinturas. Valdinei Matoso, 9198 3313 | [email protected]

• Montagem/desmontagem de móveis, instal. de armários, cozinhas, persianas etc. Paulo, 9642-1698 | 8486-6137 | [email protected]

• Clinica - alta tecnologia em trat. faciais, corporais, podologia, studio pilates e platafoma vibratória. 3023-6878 | tatianapizani.com.br

• Aulas de turco c/prof. de origem turca, p/executivos, grupos fechados, em resid./empresa. Kerim Bozkurt, 3575-0340 | 9855-5583 | [email protected]

• Aulas particulares de inglês. Profissional c/ 20 anos de experiência no Brasil. Permanência por 10 anos nos EUA. Maria, 3383-7357.

• Pequenos reparos, hidráulica, elétrica, pinturas, forros, pisos, montagem de móveis. Luiz, 9235-7407 | 3013-3780.

• Cuidadora de idosos. Irene, 3817-2557 | [email protected]

• Psicóloga - adulto, criança e adolescente. Mestranda Heloisa Vieira, 9739-3244 | [email protected]

• Reforma de estofados - residencial e automóveis 3246-1926 / 9900-2229.

• Apto. no Água Verde, 2Q., garagem, 2 quad. do shopping. Aceito carro e imóvel em Maringá. Léo, (44) 9909-9292 (TIM) | (44) 3301-9983.

• 2 casas novas em Araucária. cond. 52m², 2Q., lavand. e garagem. R$105.000 cada. Sheila, 9858-3695

• Natura e Avon a pronta entrega. Ruth, 9165-6901.

• Roupas novas e semi-novas de marcas famosas (nº 40 fem.) de R$5,00 até R$50,00. 8406-5773

• Cruze 2012, cinza espectro, flex, automático, 10.000km, RS 58.000. Wilson Beal, 9927-8333.

Serviços

• Doméstica p/ o Mossunguê. Aline, 9627-2399 / 2112-9386.

• Mulher estudante p/ dividir apto. em Joinville, próx. à UFSC. Simone, 8718-8919 (TIM)

• Apto. no Água Verde, reform. e mobiliado c/garagem R$1600. Markus, 9284-6934 / 51 8942-2278 | Miriam, 96 8906-2013

• Aux. de Produção (100 vagas) - CV: gd9rh.com.br ou na R. Reinadino S. de Quadros, 323 - Alto da XV (próx. à Pça do Expedicionário. 2104-6300 / 2104-6301

• Consultora de vendas da Marjorie Lingerie. Confecção própria, venda com excelentes ganhos. Simone (Cong. Lotiguaçú), 9950-5084 / 9186-2357

• Formação em Letras com experiência em tradução. RBC Publicações. CV: [email protected]

• Emprego para deficientes físicos. Info: 3213-5511

• Camareira c/ experiência em limpeza. R$ 864,43 + benefícios. CV: [email protected] - Rodrigo, 3342-9350.

Procura-se

Aluga-se

Vagas

Vende-se

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos na semana anterior à publicação, das 9h às 18h, através do e-mail: [email protected].

Page 27: Revista PIB - 10/02/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 10 de Fevereiro de 2013

ANÚNCIOS

27

• Aparelhos auditivos, teste antes da compra;• Atendimento domiciliar;• Confecção de moldes auriculares e protetores de ouvido;• Temos pilhas para aparelho e toda a linha de acessórios;

Encontre aqui a solução para ouvir bem Aparelhos AuditivosAssista a Televisão com mais qualidade

sonora, ligue e agende seu teste.

(41) 3082-8361www.phonesul.com.br Rua Marechal Floriano Peixoto - 228 - 18° andar - Centro - Curitiba-

25%

desconto

à vista

8,00

A Primeira Igreja Batista de Curitiba não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta revista.

Page 28: Revista PIB - 10/02/13