revista oss dezembro 2011

12
Fevereiro/2011 Fevereiro/2011 Amigos do planeta OSS Dezembro/2011 Distribuição Gratuita N°25 Feliz Natal!

Upload: guilherme-neumann

Post on 12-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição da revista oss de dezembro de 2011 referente ao tema natal.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista OSS Dezembro 2011

Fevereiro/2011Fevereiro/2011

Amigos do planetaOSS

Dezembro/2011

Distribuição GratuitaN°25

Feliz Natal!

Page 2: Revista OSS Dezembro 2011

Apresentação da revista

1

Dicas práticas para você economizar energia e proteger o planeta

14. Mude sua geladeira ou freezer de lugarAo colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar

o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelo menos 15cm das paredespara evitar o superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles

então, nem pensar!

(cada mês uma dica)

Índice

Concurso Calendário 2012 2

Ecocuriosidade - Pinheiros 3

Pets- Cuidados no verão 4

Especial - Fim de ano... 5

Concurso sustentável 6

Saúde - Recusar o leite 7

Natal dos animais 8

Passatempos 9

Patrocinadores 10

Page 3: Revista OSS Dezembro 2011

2

Está aberto o concurso de fotos para o calendário 2012 da Oss.2012: Ano Internacional da Energia Sustentável para TodosEnvie fotos de sua autoria que representem de alguma forma energiassustentáveis.Dica: Pesquise tipos de energias alternaticas (ex. eólica, solar...) e elaboreuma bela foto que represente essas energias.O vencedor do concurso ganhará de presente uma camisa da Oss e, alémdisso, terá sua imagem exposta durante todo o ano no calendário 2012 daOss.Este calendário será único para todo o ano.A oss ainda pretende distribuir de alguma forma este calendário (impresso).

Contamos com sua participação!

As imagens podem ser enviadas até dia 23 de dezembro de 2011 para osemails [email protected] [email protected] e/ou então comentados em nosso blogcom nome completo, cidade, estado e email.

Atenciosamente, Oss.

(28 de novembro - 9 de dezembro de 2011)A 17 ª Conferência das Partes (COP17) à Convenção Quadro das NaçõesUnidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e a 7 ª Sessão da Conferênciadas Partes servindo como Reunião das Partes (CMP7) do Protocolo deQuioto, estão agora em andamento , na ensolarada cidade de Durban,África do Sul.Para mais informações:www.cop17-cmp7durban.com/Veja as últimas notícias em nosso blog: ossamigadoplaneta.blogspot.com

COP-17

Concurso Calendário Oss 2012

Page 4: Revista OSS Dezembro 2011

3

Os pinheiros são gimnospermas (as sementes não têm fruto) e são maistradicionalmente encontrados na América e na Europa.

Sua madeira é uma boa fonte de matéria-prima para a celulose, matéria-prima do papel, e por isso têm grande valor comercial no mundo inteiro.

O Pinheiro-do-pará cresce no sul do país, no sul de São Paulo e noextremo sul de Minas Gerais, tem sua origem datada de 200 milhões deanos atrás e pode chegar a altura de 50 metros quando adulto.

Tradicionalmente são associados ao natal porque é a única árvore quenão perde as folhas no outono, permanece verde representando a vidadada por Deus e, seu formato está sempre apontando para o céu,simbolizando a santíssima trindade, por parecer com um triângulo.Entretanto, também há fontes que apontam que a tradição está ligada acultos pagões dos romanos e dos povos que habitavam a Germânianaquela época.

Diz a lenda que: "quando Cristo nasceu, as árvores ao seu redor queriamdar-lhe presentes. Apenas o pinheiro, pobre pinheiro, não tinha presentespara dar ao "rei". Com pena da árvore, as estrelas decidiram enfeitar opinheiro, cobrindo-o com elas mesmas e palha. Assim, o pinheiro virou osímbolo do Natal e, por isso, as pessoas enfeitam árvores no Natal.”

A tradição surgiu na Alemanha no século XVI onde as famílias enfeitavamas árvores com papel colorido. Somente no século XIX a tradição seespalhou pelo mundo graças aos imigrantes da América.

Não se sabe ao certo o porquê do pinheiro ter esses significados, mas eleé hoje um grande símbolo do natal que traz consigo paz e felicidade.

Texto por Camila Diniz

Pinheiros

Page 5: Revista OSS Dezembro 2011

Com a chegada do calor do verão é tempo de praia, sol, sucos e comidasleves. Estamos sempre pensando em como nos refrescar. Mas nãopodemos esquecer dos nossos amigos peludos e temos que tomaralgumas medidas simples para que eles enfrentem o verão saudáveis.

Lembre-se de tomar os devidos cuidados para que não entre água nosouvidos de seu amiguinho durante os banhos. Coloque sempre algodãopara evitar a entrada da água. Se ele gostar de nadar, preste bastanteatenção nos ouvidos dele e tome os cuidados indicados pelo veterinário.Ácaros, fungos e bactérias, causadores da otite, adoram ambientesúmidos e escuros, exatamente como o interior das orelhas do seu pet.Sem contar que é comum acontecer um aumento da produção de cerumedurante o período de temperaturas mais elevadas. Isso facilita ascondições ideais para a otite. A limpeza adequada é a melhor medida deprevenção.

Todos os animais podem sofrer de desidratação, que é a perda excessivade água do corpo. Os sintomas iniciais mais frequentes são vômitos,diarréias e o emagrecimento. Deixe sempre água fresca disponível para oseu amiguinho. E, atenção com as saborosas misturas de ração seca comração pastosa, que eles tanto gostam. Coloque a quantidade exata para arefeição porque os restos, com o passar do tempo, podem fermentar ecausar problemas digestivos, vômitos ou diarréias, que se forempersistentes, correm o risco de ocasionar a desidratação.

Não deixe seu amiguinho em locais abafados ou que não tenham umabrigo para protegê-lo do sol. Também evite passear com animal noshorários mais quentes. Além do sol incidindo diretamente sobre ele, o calorda superfície pode causar-lhe queimaduras. Não use, nunca, sapatinhospara o seu cão andar no chão quente, pois os sapatos abafam as patas deseu cão, impedindo-o de transpirar e eliminar calor por elas. Se o chãoestiver muito quente, não saia de casa com ele. Converse sempre com omédico veterinário de sua confiança para esclarecer suas dúvidas.

Um grande abraço a todos.

Dr. Felipe Facklam(24) 8817-5752(24) 2245-7095www.veterinariamorin.comveteriná[email protected]

PETs

4

Page 6: Revista OSS Dezembro 2011

5

Especial

É época de natal, o ano está acabando e bate aquele clima deconfraternização, em que todos estamos mais reflexivos e, infelizmente,muito mais atolados com todos os preparativos para a comemoração donatal, finalização do ano e início de outro.Todos os anos passamos por isto, e na maior parte das vezes fazemoso mesmo, nos reunimos com a família, viajamos, compartilhamospresentes... E o principal esquecemos.O que? Você sabe.No seu último natal, você ou alguém que comemorou o natal ao seulado lembrou, ao menos na hora da ceia, de convidar o convidadoprincipal, o aniversariante. Você fez uma oração? Muitos acreditam,outros não, mas quase todos comemoram o natal e muitos... simmuitos, não convidam quem deveriam convidar, dão uma festa deaniversário sem o aniversariante.Todos os natais, alguém dá esse mesmo sermão e o que muda? Muitopouco.Nossa proposta seria um natal ecológico, junto com seu bichinho e umareceita vegetariana, mas de que adianta isso sem o significadoverdadeiro do natal.Aproveite este momento e reflita se neste natal você estará com aspessoas que deveria estar, no lugar que deveria estar, fazendo o quedeveria fazer. Só você sabe o seu lugar e sua companhia ideal, masnem sempre a real.Tente, este ano fazer diferente, sem desculpas faça o que tem quefazer!Tenha um ótimo fim de ano e um natal bem espirituoso e verdadeiro. Sepuder tente ao menos convidar seu bichinho para ficar ali, aos seuspés, ou aos pés da árvore, compartilhando daquele mesmo calornatalino. E tente também, se possível, ao invés de preparar um lindofrango assado, uma linda receita vegetariana, descubra outros saboresbons da vida e seja o mais sustentável possível, na hora de comprarpresentes tente descobrir o que a pessoa realmente necessita.

Feliz Natal e um próspero

Texto por Guilherme Borba

Page 7: Revista OSS Dezembro 2011

6

Concurso Sustentável

Tema para o mês de janeiro: Paz.Desenvolva algo que represente maneiras de cultivar a paz.Não se esqueça de enviar seu trabalho desenvolvido até dia 19 de dezembro,para uma de nossas urnas (Petro Cine, Casa das Rações Indaiá ou ImaModas) ou à nosso email ([email protected]). Além disso,informe aos seus familiares e amigos para votarem em seu trabalho em nossoblog (ossamigadoplaneta.blogspot.com).O prêmio ao vencedor será um certificado de melhor ‘trabalho’ desenvolvidojuntamente com algo associada a sua idade ( Um DVD, ou livro ...)Crianças, adolescentes, adultos e idosos, todos são bem vindos ao concurso!

Participe!!

Foto de Gisele - São Paulo

Neste concurso você faz o que sua criatividade manda.Podem concorrer fotos, desenhos, vídeos, redações, pinturas,artesanatos...

Parabéns!

Page 8: Revista OSS Dezembro 2011

A imagem de vacas pastando tranquilamente em pastos e sedeixando alegremente ordenhar é veiculada pela indústria leiteiravisando incitar as pessoas a consumirem leite. Entretanto, estaimagem fabricada esconde uma sórdida realidade. É evidente que,para obtermos leite, não matamos as vacas. Por isso, se nosmantivermos em uma abordagem superficial do assunto, chegamosrapidamente à conclusão que, consumir produtos lácteos nãoimplicaria sofrimentos para os animais. Infelizmente essa análisenão leva em conta que, para produzir leite, é necessário que umavaca dê a luz, como todo e qualquer mamífero e, isto, uma vez aoano. É aí que as coisas começam a se complicar: se os produtoresdeixarem os bezerros mamar, a vaca controlará e freiará a descidado leite; prejudicando a produtividade. Então, o bezerro é retirado damãe logo alguns dias depois de seu nascimento. Você já pensou notraumatismo que é infligido à vaca, cuja ligação ao filhote nãopodemos negar?Se for um bezerro fêmea, esta irá se juntar as outras vacas leiteiras.Sua primeira gravidez acontecerá quando ela tiver cerca de 2 anos;ela será novamente fecundada 3 meses após cada parto (através deinseminação artificial em cerca de 65 a 75% dos casos), a vaca serámantida em ordenha durante pelo menos 7 meses ao ano e oprodutor continuará a ordenhá-la mesmo enquanto ela estivergrávida. Você pode imaginar a que ponto isto pode extenuar seucorpo cujas necessidades vitais não são de forma algumarespeitadas? Além do que, este produtivismo intensivo reduz seupotencial de vida (que normalmente é de 20 anos) a cerca de 5anos, idade na qual ela será abatida por ter se tornado estéril ou porrender pouco… Você sabia que 70% da carne bovina é provenientedas vacas leiteiras?Por outro lado, se o bezerro for macho, seu destino dependerá daqualidade de sua carne. Se seu potencial em carnes for pobre, eleterminará virando patê para cachorros e uma parte de seu estômagoserá usada para fabricar o coalho destinado à fabricação de queijos.A quase totalidade dos queijos que encontramos no mercadocontém carne animal (queijo = carne branca).Se o produtor desejar produzir carne vermelha, o bezerro seráenviado a unidades de engorda intensiva onde será superalimentado com cereais e mantido em um local estreito para evitarque ocorra a mínima perda de peso.Cada vez que você consome produtos lácteos, você envia animaisao abatedouro. Porque então continuar a consumi-los se existemsubstitutos como o leite de soja, o leite de arroz, o de amêndoas(também em forma de pastas, cremes e queijos) que são tãosaborosos e equilibrados quanto o leite de vaca?! Temos à nossadisponibilidade substitutos que não implicam na exploração nem namorte de milhões de animais…Se você teme uma deficiência de cálcio, saiba que a maioria doslegumes verdes, cereais integrais e até mesmo a água o contém emgrande quantidade.

Por que devemos recusar o leite?SAÚDE

Page 9: Revista OSS Dezembro 2011

Nestes dias que antecedem a comemoração de uma das maiores festasCristãs, onde compartilho meu amor, alegria e felicidade com meusfamiliares, amigos e colegas, não poderia esquecer o Natal dosAnimais.Tudo parou nesse instante e vi passar a minha frente,como um filme, todosos animais em seus habitats longe e perto e que nos dão exemplos de amor,organização e sobrevivência.E aqui pertinho, do meu lado . . . está alguém que me olha, me acompanhaonde vou, está atento a todos os meus movimentos;sabe pedir para passear, tomar banho, passar sua patinha quando senteque estou pensativa, me acordar quando estou atrasada para o trabalho,avisar quando alguém está chegando e quando o celular está tocando,enfim . . .esse é o meu maior amigo, que sente, entende e me envolve numaaura de puro amor. E sabe também reivindicar seu direitos.

É o meu cachorro !E neste ano ele terá o melhor e mais feliz Natal da sua vida.Não vou enfeitá-lo, como fazem, pois ele não entende nada disso. Não vouignorá-lo quando estiver com os familiares e amigos, vou comprarbrinquedos e dar a ele para abri-los, rasgando o embrulho, curtir o presente.Vou brincar com ele, as brincadeiras queele gosta, carregá-lo no colo, fazer uma comidinha diferente, enfim...proporcionar a ele um lindo Natal! Que seja inesquecível para nósdois, rodeados por familiares e amigos.É meu desejo que ao lerem este texto, reflitam o quantoé importante proporcionar ao nosso animal ou a qualquer outro alegria efelicidade, pois ele está trilhando o mesmo caminho e lembrar que o Animalé um acréscimo de Deus em nossas vidas.Desejo a todos um Natal muito Feliz junto com seu fiel Amigo Animal.Observação: Para você que leu este texto,se não tiver um animalzinho de estimação,prometa a si mesmo que fará feliz outroanimal, um da rua; um ou outros de algumcanil ; sempre haverá algum animalesperando por teu cuidado, atenção e amor.E você será mais feliz ainda.

Natal dos animais

Texto por Jandyra Ramos

Page 10: Revista OSS Dezembro 2011

9

Passatempos Árvore de copos

Siga as instruções e faça sua própriaárvore de natal!

Material:

Instruções:

- Papel pardo-Tesoura-Tinta guache-Cola branca-Copinhos de papel

1) Faça um recorte de uma árvore de Natal, em papel pardo deaproximadamente 90cm de base, que deve ser fixada em umaparede ou mural;

2) Pinte a árvore com tinta, escolhendo cores vivas, pois aparecerácomo fundo colorido da árvore;

3) Pinte também a parte externa do copinho, escolhendo uma corapenas ou variando as cores;

4)Cole os copinhos como aparece no modelo.

Pronto, Feliz Natal! Por Smart Kids

Page 11: Revista OSS Dezembro 2011

PatrocinadoresCasa das Rações Indaiá LTDA.

Rua Capitão DaniloPaladine Nº 72Bairro São SebastiãoPetrópolis - RJ

Tel:(24) 2246-5670

PapelariaArtesanatosBijuteriasCartões comemorativosPresentes em geral

R. São Sebastião, 525 - Lj 01(embaixo do bloco 01) - (24)22425916

Temos:Serviços de XeroxRecarga de celularpara todas as operadoras

10

Deus criou os pássaros, a maldadehumana inventou a gaiola.

Veterinário de pássaros, hamsters, coelhos, etc

www.felipefacklam.comTel (24) 8112-8950 ou (24) 4104-1364

Page 12: Revista OSS Dezembro 2011

TODOS PELA RECICLAGEM

Criação

Oss amigos do planeta

Edição:

Guilherme Borba e Camila Diniz

site:

www.ossamigosdoplaneta.com.br

Blog:

www.ossamigadoplaneta.blogspot.com

email:

[email protected]

!

Geração consciente

DESCARTE ESTA REVISTA CORRETAMENTE: RECICLE-A