revista oss janeiro 2012

12
Fevereiro/2011 Fevereiro/2011 Amigos do planeta OSS Janeiro/2012 Distribuição Gratuita N°26 O ano da energia sustentável para todos 2012

Upload: guilherme-neumann

Post on 01-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição de janeiro de 2012 da revista Oss referente ao tema energias sustentáveis.

TRANSCRIPT

Fevereiro/2011Fevereiro/2011

Amigos do planetaOSS

Janeiro/2012

Distribuição GratuitaN°26

O ano da energia sustentávelpara todos

2012

1

Nesta edição da revista Oss, temos como principal objetivo o falarsobre o ano de 2012.Quais são as expectativas para este ano tão popular, o ano daprofecia maia.Sustentavelmente, este é um ano muito importante para quegrandes passos sejam tomados em direção a uma sociedadeecologicamente correta. Pois 2012 é o ano internacional dasenergias sustentáveis para todos.Na área pet veremos como os animais conseguem pressentirdeterminadas catástrofes naturais ou não.Esperamos conseguir levar até você uma breve do que 2012prepara para nós.Boa leitura, feliz 2012 e aproveitem nossa revista que está de caranova!

ÍndiceCapa

2

Ecocuriosidade

5

2012

6

Saúde

7

Cantinho do leitor 9

2012: o ano das energias sustentáveis

Diabo da Tasmânia

O ano da profecia maia

Aumento nos casos de câncer em 2012

Pets

4

Amiguinhos do planeta

8

Patrocinadores

O poder de pressentimento dos animais

A paz no mundo

10

Editorial

2

2012 foi o ano escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas)como representante internacional das energias sustentáveis para todos.Durante todo ano devem ser realizados eventos e mudanças para quecada vez mais as energias alternativas sejam acessíveis à todo e qualquercidadão do planeta Terra.Mas primeiramente, o que são as energias sustentáveis ou alternativas?E qual o papel do governo nisso tudo?

Energias sustentáveis são as energias que não afetam o meio ambiente.Por exemplo, uma hidrelétrica (energia a partir da água) para que estejaem funcionamento, foi preciso antes que uma grande área tivesse sidoinundada, e conseguentementedesabrigando e em alguns casos afogando vários animais. Em contrapartida poderia em alternativa ter sido instalada uma usina de energiasolar, não sendo necessária a inundação, apenas uma área específicaseria utilizada para a implantação das placas solares, que também nãoprecisariam ser instaladas em local de vegetação nativa.Agora creio que o segundo termo também já está subtendido, pois asenergias sustentáveis são alternativas às não sustentáveis.Algumas energias alternativas:- Energia eólica: energia obtida a partir do vento.Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores -grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas têma forma de um catavento ou um moinho. Esse movimento, através de umgerador, produz energia elétrica. Precisam agrupar-se em parques eólicos,concentrações de aerogeradores, necessários para que a produção deenergia se torne rentável, mas podem ser usados isoladamente, paraalimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão. Épossível ainda a utilização de aerogeradores de

Energias sustentáveis

desmatando uma grande área vegetativa

baixa tensão quando setrata de requisitos limitados de energia elétrica.O Brasil responde por cerca da metade da capacidade de energia eólicainstalada na América Latina, mas representa apenas 0,38% do totalmundial.

2012: Ano internacional dasenergias sustentáveis para todos

CAPA

Existem grandes vantagens neste tipo de energia, pois não é utilizada água,produto cada vez mais escasso, não é poluente e não precisa estarconectado à outras redes eólicas.-Energia solar: coletada de maneira direta a alta temperatura em centraissolares, ou a baixa temperatura através de painéis térmicos domésticos. Aenergia solar é uma fonte de vida e origem da maioria das demais formas deenergia na Terra. Cada ano a radiação solar aporta à Terra a energiaequivalente a quantidade de energia que consume a humanidade.-Biomassa: Através da fotossíntese, as plantas capturam energia do sol etransformam em energia química. Esta energia pode ser convertida emeletricidade, combustível ou calor. As fontes orgânicas que são usadas paraproduzir energias usando este processo são chamadas de biomassa. Oscombustíveis mais comuns da biomassa são os resíduos agrícolas, madeirae plantas como a cana-de-açúcar, que são colhidos com o objetivo deproduzir energia. O lixo municipal pode ser convertido em combustível para otransporte, indústrias e mesmo residências.E outras...Como podemos ver, há várias maneiras de se produzir energia, cada lugardeve aproveitar o que tem de melhor: sol, vento, lixo...Então, pra que continuar produzindo a partir de métodos ultrapassados comoas usinas hidrelétricas e nucleares.Claro que será necessário um tempo para que toda a nossa energia sejalimpa e, também necessário um equilíbrio, pois essas energias sozinhas nãosão suficientes para abastecer o globo, mas podem ser muito melhoresaproveitadas do que são atualmente.É este o ponto em que a ONU quer chegar. Precisamos cada vez maisutilizar das energias sustentáveis. Mas como, sendo tão poucas as usinasdestas origens e tão caras as instalações destas em residênciasconvencionais?O governo precisa incentivar a população a utilizar destas energias e aincentivar de alguma forma as empresas responsáveis pela instalaçãodestas energias.Fique por dentro do que está sendo feito neste em ano em torno dasenergias sustentáveis no site oficial: www.sustainableenergyforall.org.

Texto por Guilherme Borba3

PETs

Alguns acontecimentos fortalecem a teoria de que os animais são dotados de um “sextosentido” , ou seja, uma relação muito próxima com os segredos da natureza. Os irracionaisparecem ter premonição, pois conseguem prever as catástrofes ambientais.Consideradospor uns como uma simples coincidência , outros suspeitam que por eles terem os sentidosmais aguçados do que os do ser humano, são capazes de captar vibrações e mudançasna pressão do ar e, percebendo até as primeiras ondas que vêm do centro da terra, fogembuscando encontrar um local seguro.

De toda maneira um fato é certo, os animais sabem o que vai acontecer antes de nós. Aspesquisas sobre o comportamento animal merecem ser aprimoradas , buscando encontraruma fórmula de permitir que os animais sirvam futuramente como um sistema de alertapara os seres humanos frente as manifestações da natureza.

Os cientistas podem detectar sinais que mostram as possibilidades de um terremoto, comoas pressões sísmicas, modificações dos campos magnéticos, inclinação do solo, etc. Mastodas estas técnicas não permitem prever com exatidão quando acontecerá umacatástrofe.Na China, um grupo de especialistas em sismologia em Nanning, província deGuangxi, decidiram usar cobras para prever abalos sísmicos. Monitorizam, 24 horas pordia, um conjunto de cobras e ninhos delas, com o intuito de prever tremores de terra. Elesacreditam que as cobras podem sentir a libertação de energia que dá origem aos tremoresde terra cerca de 120 horas antes de os sismógrafos os registarem e de os humanossentirem o chão a tremer debaixo dos pés. As cobras são, segundo os pesquisadores, osanimais que mais rápido dão sinal de movimentos na crosta terrestre, embora acreditemque todos os répteis têm capacidade de sentir estas alterações. Nas horas que antecedemum abalo, o comportamento das cobras é errático e agressivo, chegando a atirar-serepetidamente contra as paredes ou vidros dos espaços onde estão confinadas.

O histórico de catástrofes ambientais anunciadas pelos animais é muito antigo.Oficialmente o interesse pelo tema iniciou em 1975 quando os funcionários da cidadechinesa de Haicheng foram surpreendidos pelo comportamento anormal dos animais eresolveram evacuar a cidade de 90 mil habitantes. Pouco depois um terremoto de escala7.3 atingiu a cidade destruindo 90% dos edifícios.

Existem muitos relatos de testemunhas que viram aves e animais migrando antes dosurgimento de terremotos, maremotos e erupções vulcânicas.

- Em 1755, o filósofo alemão Immanuel Kant observou uma multidão de minhocas saindodo subsolo perto de Cadiz, Sul da Espanha, oito dias antes do desastre atingir Portugal,provocando um grande terremoto em Lisboa .

- No dia 25 de junho de 1966, os moradores de Parkfield, na Califórnia, Estados Unidos,foram invadidos por cobras cascavéis. Eles não entendiam por que os répteis fugiram dascolinas. A resposta chegou dois dias depois quando a área foi atingida por um terremoto.Até mesmo cabritos e outros animais demonstraram sinais de medo.

- Pouco antes de ocorrer a grande tragédia que abalou o Haiti , no dia 12 de janeiro de2009, o cão chamado K9 , que estava sossegado deitado no meio de um escritório,manifesta de repente um forte desejo de fuga do local, como se tivesse captado um sinalde alerta. Segundos depois começa o tremor e pessoas correm em busca de saída.O fatorelatado numa matéria recente do Daily Mail, divulga um vídeo que registrou o momentoexato em que este cão labrador sai em disparada momentos antes de um tremor. Depois,as coisas começando a cair por todos os lados.

O veterinário PhD Robert Eckstein, estudioso do comportamento animal no departamentode biologia da Warren Wilson College, em Asheville, Estados Unidos, afirma:“eles sentemaspectos do mundo real que nós não temos conhecimento.”

4

O poder de pressentimento dos animais

5

O diabo-da-tasmânia (nome científico: ) tem aaparência de um urso e é robusto e musculoso. Sua pelagem é escura etem manchas brancas e os dentes molares são adaptados para comercarniça tendo como preferência os animais de pequeno porte por não termuitas habilidades com caça.Pode ser encontrado em vários tipos de habitat, incluindo cidades, masprefere florestas e bosques.De hábitos noturnos e solitários vivem em áreas bem definidas não tendouma tendência grande a migração, mas não tendo também tendênciasterritoriais. Às vezes, vários deles se reúnem ao redor de uma grandecarcaça, porém isso nunca acaba bem e gera interações agressivas.Acasalam-se uma vez ao ano e geram de 2 a 4 filhotes que sãodesmamados com cerca de 8 meses.Inicialmente, o animal foi visto pelos colonizadores europeus como umaameaça aos rebanhos domésticos, sendo então caçado e envenenadopor eles. Em 1941, a espécie foi oficialmente protegida e os númeroscomeçaram a aumentar. No final da década de 90, uma doençaneoplásica reduziu drasticamente a população e agora ameaça asobrevivência da espécie, que em maio de 2009 foi declarada em perigode extinção. Programas de manejo estão sendo conduzidos pelo governoda Tasmânia (AU) para reduzir o impacto da doença, incluindo umainiciativa para formar um grupo de diabos saudáveis em cativeiro, isoladosda doença. O animal é o símbolo da Tasmânia e de muitas organizações,grupos e produtos associados com o estado.Ficou popularmente conhecido através do personagem Taz dos desenhosanimados Looney Tunes.Atualmente o bichinho existe apenas na Austrália e é incapaz desobreviver em outro ambiente

Sarcophilus harrisii

.

Texto por Camila Diniz

Diabo da Tasmânia

6

2012 : o ano da profecia maiaFim do mundo, fim de um ciclo, início de uma nova era, juízo final,apocalipse.

sociedade Cristã

Há várias histórias em torno de 2012. Agora e aqui. 2012chegou!Nos últimos anos houve muitas histórias místicas, espiritualistas e atémesmo científicas sobre um suposto fim do mundo ou de uma era em21/12/12. Mas e agora o que vai acontecer?Há quem acredite e há quem discorde, mas será que isto tem mesmo umalógica?De acordo com o calendário maia, em 2012 ocorrerá o fim de um ciclo, umciclo de evolução humana, assim como anos acabam e recomeçam , 2012seria o fim de um ciclo para que outro começasse. Neste novo ciclo, nós,seres humanos, iniciaríamos uma nova evolução em que seria possível umalto estado de espírito, onde nos desligaríamos do mundo material. Naverdade, de acordo com os maias, o caminho para essa evolução jácomeçou em outubro de 2011.Mas não são só os maias quem dizem que haverá o fim de um ciclo, os incase várias outras profecias falam sobre um suposto fim que coincidem comdezembro de 2012.Nós mesmos, que somos uma , acreditamos no fim dostempos, no juízo final, não necessariamente o fim do nosso mundo, mas oinício de outro tempo, tempo de az entre tudo que é vivo. Naverdade, muitos não sabem, mas de acordo com o cristianismo estamos emuma criação constante, ou seja, uma evolução, desde que fomos criados porDeus, então o juízo final seria uma nova fase da criação em que nós sereshumanos, animais e toda a natureza viveríamos em grande harmonia. (Vejalivro Criação e ecologia).Contudo, não se sabe ao certo quando e nem o que acontecerá, só Deus équem sabe. Mesmo os maias que dizem saber o quando não sabem beminformar o que vai acontecer na prática, nem os cristãos, que, além disso,não sabem o quando.O que podemos fazer é esperar. Viver a nossa vida até que chegue o fim, oumelhor, um novo começo. Até porque não sabemos se estaremos aquiquando isto acontecer. Temos que fazer o melhor daqui enquanto estamosvivos e deixar um mundo melhor para as gerações que continuarão. Muitoprovavelmente não dará tempo de mudar o mundo antes do fim, além do quenós mesmos já estamos fazendo com que o fim chegue antes.Já ocorreram vários outros fins. A era do gelo, extinção dos dinossauros emesmo assim há espécies destes tempos que vivem até os dias de hoje.Seja Feliz e um ótimo 2012!Temos ainda quase um ano para talvez termos a ideia do que irá acontecer.Talvez uma evolução espiritual que nem todos possam aproveitar. No fim denossa revista tem dicas de dois livros que podem fazer você entender o quepode ser feito.

harmonia e p

Texto por Guilherme Borba

SAÚDE

Ministério da Saúde prevê 518 milnovos casos de câncer em 2012

7

Estudo do Ministério da Saúde indica que serão diagnosticados neste ano518.510 novos casos de câncer em todo o País. A projeção consta daEstimativa 2012 - Incidência de Câncer no Brasil, feita pelo Instituto Nacionalde Câncer (INCA) e divulgada em novembro de 2011. Os tipos mais comunsda doença devem ser o câncer de pele não melanoma, próstata, mama epulmão. Segundo a entidade, as estimativas são a principal ferramenta deplanejamento da saúde pública na área oncológica, porque forneceminformações para a criação de políticas públicas de atendimento.Com exceção do câncer de pele não melanoma, tumor que tem baixaletalidade, o de próstata deve seguir entre os homens como o tipo maisincidente da doença em 2012 no País. O estudo do INCA prevê 60.180novos casos no ano que vem, uma média de 62 incidências a cada 100 milhomens. A idade é o maior fator de risco para a doença. "Aproximadamente62% dos casos de câncer da próstata diagnosticados no mundo acometemhomens com 65 anos ou mais", afirma o instituto. "Pode ser considerado umcâncer de bom prognóstico se diagnosticado e tratado oportunamente." Osoutros tipos da doença que deverão ser mais comuns em 2012 entre o sexomasculino são traqueia, brônquio e pulmão, com 17.210 casos novos; cólone reto, com 14.180; e estômago, com 12.670.Entre as mulheres, o câncer de mama deve ser o tipo mais comum, com52.680 casos novos previstos. Sem contar o câncer de pele não melanoma,o da mama é o tipo que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Aidade segue como o maior fator de risco. "Apesar de ser considerado umcâncer de relativamente bom prognóstico se diagnosticado e tratadooportunamente, as taxas de mortalidade por câncer da mama continuamelevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda édiagnosticada em estágios avançados." Entre as mulheres, câncer de colodo útero, com 17.540 novos casos; cólon e reto, com 15.960; e glândulatireoide, com 10.590; devem ser os outros tipos de câncer mais comunsprevistos para o ano que vem.

Amiguinhos do planetaConcurso sustentável:

Tema para a revista de fevereiro:

Passatempos:

Vencedor de Janeiro: Gustavo da Silva

PARABÉNS!

Pinte bem bonito Jesus em harmonia com toda a criação!Devemos como Jesus, amar, respeitar e cuidar de tudo queDeus criou.

Fantasia de carnaval ecológica (fotoda fantasia feita pela pessoa ou um desenho) para ser entregue em uma denossas urnas(Ima Modas, Petro cine ou Rações Indaiá) Atédia 20/01.

ou enviada por email.

PAZ

8

9

Cantinho do leitorFique à vontade para postar suas críticas e sugestões aqui.Basta enviá-las para nosso email que se econtra no verso

da revista.Fique sempre informado

.

Ajude a revista:

Dicas de livros:

:Resultados da Cop-17As nações se entenderam quanto à necessidade de redução deemissões – e se comprometeram com metas – durante a COP17, emDurban. Este passo abre um cenário de oportunidades em inovaçãopara o Brasil, para as empresas geridas com esse foco e para quemse dedica a produzir conhecimento sobre sustentabilidade.Entretanto,Greenpeace relata Cop-17 como fracasso-

Compre uma rifa no valor de 1,00 de um liquidificador paraque possamos comprar mais uma impressora para a impressãodos exemplares da revista.Pontos de venda: Millo´s e Petro Cine (abaixo do BNHSão Sebastião).Caso more longe e queira contribuir envie-nos um email queiremos informar números disponíveis, o pagamento das rifas pode serfeito através de deposito bancário para este caso.

O mistério 2012 Ecologia e criação Mundo Sustentável

Saiba mais em nosso blog

Dicas práticas para você economizar energia e proteger o planeta

Na próxima edição:

15.Descongele geladeiras e freezers antigos a cada 15 ou 20 diasO excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo quegaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar deaparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelosmais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.(cada mês uma dica)

saiba sobre Rio+20 e sobre meios de se reutilizar !

Casa das Rações Indaiá LTDA.

Rua Capitão DaniloPaladine Nº 72Bairro São SebastiãoPetrópolis - RJ

Tel:(24) 2246-5670

PapelariaArtesanatosBijuteriasCartões comemorativosPresentes em geral

R. São Sebastião, 525 - Lj 01(embaixo do bloco 01) - (24)22425916

Temos:Serviços de XeroxRecarga de celularpara todas as operadoras

10"A compaixão para com os animais, é a mais nobre virtude da natureza humana" - Charles Darwin

Veterinário de pássaros, hamsters, coelhos, etc

www.felipefacklam.com

Tel (24) 8112-8950 ou (24) 4104-1364

Patrocinadores

ANUNCIE AQUI!

([email protected])

ANUNCIE AQUI!

([email protected])

ANUNCIE AQUI!

([email protected])

TODOS PELA RECICLAGEM

Criação

Oss amigos do planeta

Edição:

Guilherme Borba e Camila Diniz

site:

www.ossamigosdoplaneta.com.br

Blog:

www.ossamigadoplaneta.blogspot.com

email:

[email protected]

Geração consciente

DESCARTE ESTA REVISTA CORRETAMENTE: RECICLE-A