revista oss abril 2012

12

Upload: guilherme-neumann

Post on 07-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição da revista Oss abril 2012 referente ao tema Terra.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Oss Abril 2012
Page 2: Revista Oss Abril 2012

Nessa edição da revista Oss você viajará pelo planeta Terra, nossolar. Morada de milhares de animais, plantas e todo o tipo de ser vivo.Desde simples e conhecidos seres à criaturas bizarras.O nosso lar é o abrigo de milhares de espécies vegetais e animais,por isto devemos aprender a respeitá-los e conviver em paz.Cuidando de sua saúde, você pode tornar sua vida mais saudável esustentável, a partir do chamado Veganismo. Isso é o que você veráem nossa coluna da saúde.Conheça a Carta da Terra. Documento importantíssimo que nosauxilia a cuidar melhor de nosso planeta.O principal motivo desta edição será instigar sua sede de maisconhecimento e curiosidade em buscar aprender mais sobre oplaneta em que vivemos.Tenha uma boa leitura e viaje pelo Planeta Terra!

Capa

2

Carta

Ecocuriosidade

5

Páscoa

6

Saúde

7

Cantinho do leitor

9

Terra: nosso lar!

As 5 criaturas mais fantásticas do mundo

Feliz páscoa!!!!!!!

Veganismo

da Terra

4

Amiguinhos do planeta

8

OSS - Nossa revista

O que é...

Música - Tirinhas

10

1

Índice

Editorial

Page 3: Revista Oss Abril 2012

Terceiro planeta do sistema solar, Terra, o planetaAzul.Nossa morada por 200 mil anos (“Homem moderno“-

) e por ainda milhões de anos, nãosabemos.Hoje a vida na Terra é algo comum, já conhecemostudo aqui, ou isso é, pelo menos o que pensamos.Será mesmo que tudo já foi descoberto? E o queexiste no núcleo da Terra e, as diversas espécies de seres estranhos que aindanão identificados?Há muito ainda a ser descoberto não só por aqui, mas também por além denossos horizontes. Somos grãos em comparação ao planeta. O planeta é umgrãozinho em comparação a Via Láctea. Esta é apenas um grão em comparaçãoao Espaço Sideral que...Pois é, há muito ainda, além... talvez um dia descobriremos. Mas precisamos nospreocupar com o hoje.Nosso planeta é o nosso único lar e devemos tratá-lo com muito respeito eagradecimento. Precisamos cuidar dele para que futuras gerações e espéciesaqui viventes possam ainda continuar a existir.Com isso, dia 22 de abril foi escolhido como dia Internacional da Terra, para quetodos possamos refletir sobre como estamos à tratá-lo.Repare que o dia da Terra não é o dia do solo.Infelizmente o dia do Planeta Terra ainda não é reconhecido pela ONU e nãoconsiderado feriado, mas é muito aceito mundialmente falando e, vários eventosocorrem neste período para resgatar problemas como aquecimento global, percada biodiversidade, aumento da população, dentre outros.Por volta de 4,6 bilhões de anos atrás surgia nossa casa, o mais belo planeta dosistema solar.Aqui, aos poucos foi surgindo vida, até que a espécie dominante fosse formada, oser humano.De início, este ainda não sabia como sobreviver e não entendia como funcionavasua casa.O homem viu fogo, colocou a mão e então queimou-se. Com isso percebeu que ofogo era muito útil como fonte de calor.Daí era preciso que um raio caísse do céu para que o fogo surgisse.Por um acaso, o homem, brincando com duas pedras fez surgir fogo e esteaprendeu que esta fonte de calor poderia ser desenvolvida por ele mesmo.E assim, a espécie foi dominando o conhecimento, a técnica e oseu território.O tempo passou e o tempo marcou a história do Planeta Azul, com marcas boas eruins, em que hoje podemos narrar através de nossos conhecimentos,comprovações e suposições.

Homo sapiens

Homo sapiens

2

Planeta Terra: nosso lar!CAPA

Page 4: Revista Oss Abril 2012

3

Enfim, nos dias atuais podemos dizer que somos conhecedores do planeta aoqual abitamos e que neste, as diversas culturas que o dominam sabem: énecessário da Terra para viver!

Século XXI, ano 2012, mês de abril, ecologia continua a ser o ponto central dasdiscussões mundiais e, por quê? Porque envolve o futuro de nosso planeta.Dez anos se passaram desde a Rio 92 e cá estamos nós, em plena Rio+20. Pradez anos passados e problemas urgentes para serem resolvidos. Parece queestamos em passos curtos e lentos. A Rio+20 trás basicamente os mesmosproblemas da década passada e sem muitas vantagens em soluções obtidas.Mas nós podemos ajudar nisso, através da Cúpula dos Povos, a populaçãomundial hoje, pode levar ao resto do globo sua opinião e indignação à respeito daatual situação planetária.Participe da Cúpula (cupuladospovos.org.br) e aprenda mais sobre como nós,cidadãos comuns, pessoas comuns, podemos mudar o futuro de nosso planeta,NOSSO LAR.Fácil é o descobrimento dos obstáculos a serem enfrentados, difícil odesenvolvimento das resoluções destes e muito pior a prática das resoluções.Precisamos levar ao mundo nossa voz!Somos os dominantes, mas nos deixamos ser dominados. Não podemos quepessoas isoladas resolvam o destino de uma humanidade. Estes antes precisamao menos saber nossa opinião e precisam de nosso apoio para que juntospossamos construir um mundo de paz, fraternidade e equilíbrio entre homem enatureza.Não desista, siga em frente.

Só você pode mudar o mundo!

Texto por Guilherme Borba.

Texto por Guilherme Borba

Page 5: Revista Oss Abril 2012

4

Carta da TerraA Carta da Terra é uma declaração de princípios éticosfundamentais para a construção, no século 21, de umasociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirartodos os povos a um novo sentido de interdependência global

e responsabilidade compartilhada voltado para o bem-estar de toda a famíliahumana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visãode esperança e um chamado à ação.

A Carta da Terra se preocupa com a transição para maneiras sustentáveis devida e desenvolvimento humano sustentável. Integridade ecológica é umtema maior. Entretanto, a Carta da Terra reconhece que os objetivos deproteção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômicoequitativo, respeito aos direitos humanos, democracia e paz sãointerdependentes e indivisíveis. Consequentemente oferece um novo marco,inclusivo e integralmente ético para guiar a transição para um futurosustentável.

A Carta da Terra é resultado de uma década de diálogo intercultural, em tornode objetivos comuns e valores compartilhados. O projeto da Carta da Terracomeçou como uma iniciativa das Nações Unidas, mas se desenvolveu efinalizou como uma iniciativa global da sociedade civil. Em 2000 a Comissãoda Carta da Terra, uma entidade internacional independente, concluiu edivulgou o documento como a carta dos povos.

A redação da Carta da Terra envolveu o mais inclusivo e participativoprocesso associado à criação de uma declaração internacional. Esseprocesso é a fonte básica de sua legitimidade como um marco de guia ético.A legitimidade do documento foi fortalecida pela adesão de mais de 4.500organizações, incluindo vários organismos governamentais e organizaçõesinternacionais.

À luz desta legitimidade, um crescente número de juristas internacionaisreconhece que a Carta da Terra está adquirindo um status de lei branca (“softlaw”). Leis brancas, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos sãoconsideradas como moralmente, mas não juridicamente obrigatórias para osGovernos de Estado, que aceitam subscrevê-las e adotá-las, e muitas vezesservem de base para o desenvolvimento de uma lei stritu senso (hard law).

Neste momento em que é urgentemente necessário mudar a maneira comopensamos e vivemos, a Carta da Terra nos desafia a examinar nossos valorese a escolher um melhor caminho. Alianças internacionais são cada vez maisnecessárias, a Carta da Terra nos encoraja a buscar aspectos em comum emmeio à nossa diversidade e adotar uma nova ética global, partilhada por umnúmero crescente de pessoas por todo o mundo. Num momento ondeeducação para o desenvolvimento sustentável tornou-se essencial, a Cartada Terra oferece um instrumento educacional muito valioso.

Veja a carta da Terra em: www.cartadaterrabrasil.org

Page 6: Revista Oss Abril 2012

5

Anguinus Proteus

Polvo Blanket

Centrolenidae

Blobfish

Aranha assassina

Este é um anfíbio que vive nas escuras cavernas daEuropa e erroneamente chamado de “bebê” dragão.Complemente cego, e quase sem pigmentação nocorpo, a vida do proteus é praticamente sensorial.Apesar de ser cego, ele usa sinais químicos eelétricos para se alimentar. O proteus tem pelemacia e pálida que se assemelha um pouco a de um ser humano, daíseu apelido local de “peixe humano”.

Os polvos são animais extraordinários. Entre asmuitas características, podemos mencionar seustrês corações, saliva venenosa, bico de papagaioescondido e a capacidade de mudar a cor e texturada pela com incrível facilidade e velocidade. Distoisto, há alguns polvos que são mais bizarros que outros. O polvocobertor é um deles. Para começar, a fêmea é 40 mil vezes mais pesadaque o macho. Quando sente-se ameaçada, a fêmea também podeestender uma membrana entre seus braços que faz com que ela pareçamaior e mais arrojada do que realmente é.

O que faz este pequeno sapo tropical tão surreal éa sua pele translúcida que, basicamente, faz deleuma lição de anatomia. Na verdade, alguns deseus órgãos internos, como coração, intestinos efígado são praticamente visíveis quando se olhapara baixo dele.

Encontrado nos oceanos ao redor da Austrália eTasmânia, o Blobfish leva uma vida bastantepassiva, alimentando-se de pedaços de detritosflutuantes ao seu alcance. Raramente vistos vivos,o peixe Blobfish é ocasionalmente capturado porredes de pescadores.

A aranha assassina mede apenas 2 mm decomprimento e, apesar do nome e aparênciaassustadora, é totalmente inofensiva para os sereshumanos. Seu pescoço longo evoluiuespecificamente para suportar o peso de suasenormes mandíbulas, que estão armadas compresas venenosas e agem como armadilhasmortais para aranhas menores, que são seu principal alimento. (O bichoestranho)…

Conheça mais animais bizarros em nosso blog (final da revista).

As 5 criaturas mais fantásticas do mundoEcocuriosidades

Page 7: Revista Oss Abril 2012

6

Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pesah, data em que osjudeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festajudaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelosentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs(passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura noEgito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição daPáscoa no calendário.A Páscoa cristã celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrerna cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu portrês dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religiãocristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dosfestivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ouPassover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas docalendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxododos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual depassagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.A última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus discípulos é narrada nosEvangelhos e é considerada, geralmente, um “sêder do pesach” – arefeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos ativermos àcronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. O Evangelho de Joãopropõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura dahecatombe dos cordeiros do Pessach. Assim, a última ceia teria ocorridoum pouco antes desta mesma festividade.A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade,e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dadoscomo presentes. De fato, para entender o significado da Páscoa cristãatual, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar os antigos povospagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ouEsther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa. Ostera (ou Ostara) é adeusa da Primavera, que segura umovo em sua mão e observa um coelho,símbolo da fertilidade, pulandoalegremente em redor de seus pés nus.A deusa e o ovo que carrega sãosímbolos da chegada de uma nova vida.Ostara equivale, na mitologia grega, aDeméter. Na mitologia romana, é Ceres.

Fonte: Wikipédia

Páscoa

Page 8: Revista Oss Abril 2012

Veganismo é vida saudável

Dieta Saudável

Qual a diferença entre um vegetariano e um vegano?

O veganismo é, acima de tudo, uma escolha por uma vida saudável,não apenas do ponto de vista de saúde, mas também social emoralmente. É saudável para quem pratica, é saudável para o meioambiente que é poupado do peso da produção de alimentos de origemanimal e, obviamente, é saudável para os animais que são criados emortos para alimentar pessoas.

Os benefícios de uma dieta vegano continuam a ser revelados a cadadia em estudos científicos e em experiências individuais.

Uma dieta isenta de produtos de origem animal é isenta de colesterol,baixa em gordura (especialmente gordura saturada) e rica em fibras,vitaminas e minerais. Isto significa uma enorme diminuição no risco dedoenças como arteriosclerose, infarto, derrame, diabetes, câncer,constipação, entre outras. Além disto, por eliminar alimentos altamentecontaminados por antibióticos, hormônios, pesticidas, além de alimentosalergênicos como o leite, este estilo alimentar também evita osurgimento de diversos tipos de alergias e intolerâncias. A dieta veganotambém é geralmente baixa em calorias, o que significa um melhorcontrole de peso e a distância dos desconfortos causados pelaobesidade.

Vegetariano é alguém que se alimenta basicamente de grãos,sementes, vegetais, cereais e frutas, com ou sem o uso de lacticínios eovos. Os vegetarianos excluem o uso de todas as carnes animais,incluindo peixe.Um vegano exclui todos os produtos de origem animal não só daalimentação, mas também da roupa, dos produtos de higiene, dosdetergentes. É ainda contra todo o tipo de exploração animal (touradas,circos com animais, jardins zoológicos, pesca, caça, etc.) e boicotaprodutos testados em animais.

Page 9: Revista Oss Abril 2012

Música - Letra

Água! Vamos economizar!

Turma da Mônica

Economizar água!Sabendo usar não vai faltarágua em nenhum lugar.Economizar água!Água é pra se usarmas sem exagerar.

Economizar água é bom!Não deixe a torneira pingando,senão a água pode acabar.Se é fácil abrir a torneira,é muito mais fácil fechar.Você que lava calçadae gosta de cantar no banheiro,a água é desperdiçada,acaba e custa muito dinheiro.

Por isso, é preciso:Economizar água!Sabendo usar não vai faltarágua em nenhum lugar.Economizar água!Água é pra se usarmas sem exagerar.

Economizar água! (5x)Economizar água é bom!

Amiguinhos do planeta

Veja o vídeo no You tube!

8

Tirinhas:

Page 10: Revista Oss Abril 2012

9

Cantinho do leitorFique à vontade para postar suas críticas e sugestões aqui.Basta enviá-las para nosso email que se econtra no verso

da revista.Fique informado

Dicas de filmes:

:

Lucas no formigueiro Wall-e Terra (Earth) - Disney

A luz das estrelas e o laço do infinito da canção de Djavan pairaram no céude Brasília na noite de sábado(31/03), quando os relógios marcaram oito emeia e a cidade entrou na Hora do Planeta. No Parque Olhos D’Água, umapequena multidão se formou para fazer parte desta grande manifestaçãomundial em favor da natureza. As luzes se apagaram e uma constelação develas se acendeu no gramado, enquanto o grupo vocal La Clave cantava parao público.

Dicas práticas para você economizar energia e proteger o planeta

Na próxima edição:

18. Tome banho de chuveiroE de preferência, rápido. Um banho de banheira consome até quatro vezes

mais energia e água que um chuveiro. .(cada mês uma dica)

saiba tudo sobre a reciclagem, dentro e fora de você.

Veja notícias do Brasil e do Mundo na Hora do planeta em nosso blog!

Page 11: Revista Oss Abril 2012

10

Revista Oss amigos do planeta

Revista Virtual - Livre visualizaçãoEdição número 29 - Tema: Planeta TerraEdição: Guilherme BorbaEscritores: Camila Diniz

Francyne AndradeGuilherme BorbaFelipe Flacklam

Proibida a cópia ou divulgação desta com objetivoscomerciais.Projeto por Oss amigos do planetawww.ossamigosdoplaneta.com.br/pr.html

Blog Oss: www.ossamigadoplaneta.blogspot.com

Contato: [email protected]

Todos os direitos reservados

Page 12: Revista Oss Abril 2012

TODOS PELA RECICLAGEM

Geração consciente