revista negócios mapfre 35

44

Upload: mapfre-seguros

Post on 12-Mar-2016

256 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Edição 35 da Revista Negócios MAPFRE destinada aos Corretores da MAPFRE Seguros

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Negócios MAPFRE 35
Page 2: Revista Negócios MAPFRE 35

hthththttptptp:/://w/w/wwwww.m.mapapfrfre..cocom.brb /s/ ege uro_o auto

*Es*Es*Es*Es*EsEstetete te te tete anúanúanúananúúncincinncincinciciio po po po po po po po po po possossossoo sui ui ui ui infininfnfnfinfooormormormormormmmo maçõaçõaçõaçõçõçõaçõaçç es eeses sees es resresresrereesrrr ssr umumiumiumimiuumiumimu dasdasdasasdasdasdadass. C. C. CC. CCCCConsonononsnsnsono uultultulttu tee ae aae as os o os os opçõpçpções es deded concono trar tação das cococ berbebererrturturturu asa e assistêtêêncincias as a comcomcom o o o seusseuuu CoCoCoorrrrrerreetotortortorororrtordede de de ded SegSegSegSeSegS urourouroouroos Ms Ms Ms Ms MMMs MMs APFAPFAPAPFAPFAPFAPFAPFFPFAPFPFRRE RE RERERREREERERE oou ouu ouu ouou u aceacaaceaceaceceea eaa essessesssseessssssees wwwwwwwwwwwwwwwww www.mw.mw.mw.mw.mmw mapfapfapfapfapfapfp rere.re.re.re.rre.comcomcommcomcoc .br.brbbrbr. rb /au/au/ u/a/ to.too.ototo. OOOO OO regregregegregistisistististro ro ro desdesdesdesd te tte te te plaplaplaplaplanononono na nana na SUSSSSUSEP EP EPEPEPPEPEP nãonãonãonãonão imimimmimpliplipliplipl ca,cacc popooor pr pr pr artarte de a AAAAutautautautataautaarqurquququurququq iaia,aia,a,iia,ia,iaiaa incincnnnincentnentntentivoivivoivo ououou rerererecomcomcomomcomcommendendendndendendnddde açaçãaçãaçãçãããaçaa o ào àoo ào ào àào ààào à sususuuususuuss a ca ca ca ccca omomeomeommememeomomomercircircrcircialialialialialializaçzaçzaçzaçzaççzaçzaçção.ão.ãoão.o.ão.ããã PrPrPrPrrPrrPP ooceoceoceceooceoo ssossossossosso SUSUSUUSSUSUSUSEPSEPS PSSEPEPSEPEPSEPSEPSEPP nºnºnºnnnn 151515151511541441441444144144 1010.10010.10.1003203203203230326/2/226/26/266/20040040040404004004-8383-83-8383 ––– CNPCNPCNPCNPCNPCNNCNPJ 6J 6J 6J 6J 6J 6J 1.01.011.01 74.74.74.17517575/00/00/00010101---01-38383838.88.38...

Só o Seguro MAPFRE Auto cuida bem do carro dos seus clientes e das mamães dentro dele.Seguro MAPFRE Auto: o único com assistência emergencial para grávidas - segurada ou esposa do segurado.

OOffeerreeççaa ppaarra seus clientes mmais eeessssssaaa nnoovvidade.CCorrreeeettttoooorrrr MMAAPFRE é mmmmmaaaiiisss sssseeeegggggguuuuuurrrrooooooo...

DDDeessccoonntto de até 40% na frraannqquuiaa..*

IIInnnnddddeeennniizzzzaaaaaçççããããoooo iinnttteegggrraall eemm aattéé 55 ddiiaass úútteeiiss..**

GGGuuuiiinnnccchhhhooo gggrrrraaaatttuuiittoo aattéé 225500kkmm..**

CCCaaarrrrrrooo rrreesseerrvvaa ppoorr 1155 ooouuu 3300 ddiiiaaaassssss..***

PPPPáááágggiinnaa ppeerrssoonnaalliizzaaddaa nnaa inntteerrnneettttt.***

AAssssiissttêênncciiaa rreessiiddeenncciall ggrraattuuiitttaa.***

Page 3: Revista Negócios MAPFRE 35

VejVeja oa o fifilmelme..

GRUPO SEGURADOR BB E MAPFRE

Page 4: Revista Negócios MAPFRE 35

E X P E D I E N T E

PRESIDENTE:Marcos Ferreira

COORDENAÇÃO EDITORIAL: Dirceu Tiegs, Paulo Eduardo Fernandes Rossi

EDITORA-CHEFE: Tatiana Cerezer (MTB 28.989)

JORNALISTA RESPONSÁVEL: André Guerra (MTB 33.675)

REDAÇÃO: Guerra Comunicação

COLABORADORES: Adriane Mori, Bianca Oliveira, Carina Rodrigues,

Elizabeth Pinheiro, Fátima Lima, Flávia Amuri Varga, Renata Martins Pappalardo, Vera Ceolim

PROJETO GRÁFICO: bmew Propaganda

DESIGNER: Flávio Barão

FOTOS: André Guerra / Paulo Pepe

CTP e IMPRESSÃO: Duograf Gráfica e Editora Ltda

PUBLICIDADE Av. das Nações Unidas, 11.711 - 4º andar

CEP 04578-000 - São Paulo - SP Fax: (11) 5112-7835 - [email protected]

Uma publ icação dir igida aos cor retores de seguros. Editada pela Rede MAPFRE Seguros.

Marcos Ferreira Presidente MAPFRE Seguros

Negócios MAPFRE não é responsável pelo conteúdo de nenhum artigo ou trabalho assinado por seus autores. O fato de publicá-los não implica conformidade ou identifi cação com os trabalhos expostos. Está proibida a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações desta revista sem autorização prévia e por escrito dos editores.

Aproveite bem a leitura. Bons negócios e um excelente final de ano.

Marcos FerreiraPresidente MAPFRE Seguros

Editorial MAPFRE

Arqu

ivo M

APFR

E

Sim. Orgulho é a palavra. Formamos um grande time. Nós e os corretores de seguros. E disso, nós da MAPFRE temos muito orgulho.

Nesta edição temos alguns exemplos disso. Já no início da revista, no “Espaço do Leitor”, temos duas corretoras manifestando suas opiniões e mostrando seu engajamento na leitura de nossa revista.

Na matéria “Especial”, quatro corretores mostram como estão conseguindo quebrar barreiras rumo à diversifi cação de carteira, atitude muito benéfi ca, para as carteiras deles, para nós como seguradora e para o mercado brasileiro como um todo.

Em “Comunicação e Publicidade”, também é a vez do corretor dar bons exemplos sobre como otimizar o brinde, esta importante ferramenta promocional.

Temos também a cobertura da participação da MAPFRE no Conec, que registra o encontro com parceiros do Brasil inteiro, momento que sempre nos marca. A animação foi grande, pela presença do ator Carlos Casagrande, estrela de nossa atual campanha publicitária e pelo lançamento ofi cial da Campanha Mega MAPFRE DNA que levará o grupo vencedor para Las Vegas.

Também é motivo de muito orgulho para nós ver o desenvolvimento de uma nova fase do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), iniciativa pioneira, trazida ao Brasil pela MAPFRE.

Essa edição traz também, sobretudo dicas para a otimização de nosso trabalho, seja em “Tecnologia”, falando do Microsoft Outlook, em “Gestão de Pessoas”, que aborda a timidez na hora da venda ou no planejamento, tratado em “Consultor Administrativo”.

O número 35 de nossa revista traz ainda mais um motivo de orgulho para todos os brasileiros: o escritor Jorge Amado, que completaria 100 anos em 2012. Visitamos os principais cenários de seus romances para captar a essência e as infl uências deste grande autor.

Orgulho

4

Page 5: Revista Negócios MAPFRE 35

E AINDA NESTA EDIÇÃO40 MAPFRE NO MUNDO38 FUNDACIÓN MAPFRE07 ESPAÇO DO LEITOR

12 Reempreender é preciso

20

5N E G Ó C I O S M A P F R E

Divu

lgaçã

o

ESPECIALCONEC

Entrevista

28 TECNOLOCIAMicrosoft Outlook.

30 CESVIAlmir Fernandez e a nova fase do CESVI.

36 SUSTENTABILIDADEOs princípios para sustentabilidade em seguros.

06 DICAS DE INTERNETComo usar o LinkedIn a seu favor.

10 DICAS DE LIVROS

08 VENDER É SIMPLESMitos e micos.

11 DESTAQUECampanha Vida Rosa.

18 CONSULTOR ADMINISTRATIVOPor que planejar?

16 COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADEBrindes: Ferramenta de fidelização ou apenas um gasto a mais?

24 GESTÃO DE PESSOASTimidez ou fobia social?

32BRASIL

A Bahia deJorge Amado

Page 6: Revista Negócios MAPFRE 35

N E G Ó C I O S M A P F R E 6

Dicas de INTERNET

Como usar o

A rede social é considerada uma das principais formas de relacionamento entre empresas e profissionais ao redor do mundo. Entenda como ela funciona.

A diversidade das redes sociais online se destacou nos últimos anos, devido,

em grande parte, à popularidade do Orkut e, mais atualmente, do Facebook. Mas para quem está interessado em investir em contatos profi ssionais, o local mais apropriado pode ser o LinkedIn.

Essa rede é diferente de outras porque foi criada especialmente para relacionamentos profi ssionais - encontrar um emprego, descobrir malas diretas, entrar em contato com possíveis parceiros de negócios -, e não apenas para fazer amigos ou compartilhar fotos, vídeos e músicas.

Confi ra algumas dicas e aprenda como usar a ferramenta para se destacar profi ssionalmente e - por que não?! – alavancar seus negócios.

Mande uma mensagem antes de adicionar alguém - A menos que você tenha trabalhado com essa pessoa por algum tempo,

a seu favor

é recomendado sempre mandar uma mensagem pessoal antes de adicioná-la no LinkedIn. As pessoas com quem você quer ter contato já devem ter visto milhares de pessoas na vida, por isso não custa nada se identifi car e dizer onde vocês se conheceram. Além do mais, se você não conhece a pessoa, explique por que você quer se conectar com ela. Muitos profi ssionais simplesmente não vão aceitá-lo se você não der a eles uma boa razão para tal.

Não seja direto demais - Por exemplo: se você estiver acabando de sair da faculdade, está implícito que você tem ambições profi ssionais, mas se você for direto demais e só falar sobre oportunidade de trabalho, isso pode prejudicá-lo. Não há problema em dizer que você está procurando clientes ou negócios, mas lembre-se de que o campo de Relações Públicas é composto realmente por “relações”. Espere criar laços para pedir ajuda a outros profi ssionais.

Preencha seu perfil por inteiro - Isso faz com que as pessoas achem você mais facilmente. Para ser encontrado, quanto melhor a descrição, mais fácil fi ca. Você não vai querer perder esta chance por preguiça de completar seu perfi l.

Consiga novos clientes através das recomendações online - Consumidores satisfeitos são a melhor forma de conseguir novos clientes. Aumente sua propaganda boca a boca online solicitando aos seus consumidores que escrevam uma recomendação sobre você, que será publicada no seu perfi l no LinkedIn e se espalhará pelo site.

E, por fim, construa uma rede de contatos (online e pessoalmente) - Procure no diretório de grupos do LinkedIn e encontre associações setoriais e redes de contato para fazer parte. Existem diversos grupos relacionados a sua área de atuação.

Page 7: Revista Negócios MAPFRE 35

7N E G Ó C I O S M A P F R E 7

ESPAÇO do leitor

7N E G Ó C I O S M A P F R E

Leitores comentam sobre a edição anterior

Achei a edição 34 da Revista Negócios MAPFRE muito interessante, principalmente por abordar, em uma de suas matérias, o seguro de vida, que gosto muito de vender. 'O Ser Humano Produtivo' me lembrou muito de uma forte experiência que tive, pois nós da PHP Corretora

vivenciamos muitas das coisas relatadas nesse artigo. Em 1998, perdemos de forma trágica o meu cunhado, com 42 anos, que na época era corretor de seguros e a base de toda a família. Graças ao seguro de vida que ele tinha, benefi ciou sua esposa e fi lho, que na época tinha sete anos.

Se não fosse o seguro de vida para dar sustentabilidade na parte fi nanceira, seria muito difícil. Só quando realmente vivenciamos em nossa própria família é que sentimos e realmente damos valor ao benefício que o seguro traz em todos os sentidos. Com certeza, esta foi uma excelente matéria, parabéns.

Carol Gatti PassosPHP Corretora de Seguros - Limeira/SP

A Revista Negócios MAPFRE sempre chega para nos informar e atualizar com matérias e dicas dos nossos corretores e parceiros do segmento. É uma leitura recomendada a qualquer tipo de profi ssional.

Sua abrangência é cada vez maior e deve ser apreciada por qualquer um que deseje agregar conhecimento ao seu negócio.

Dest aco dois pontos na edição 34: O artigo com dicas de livros, em que chamo a atenção para a obra ‘A estratégia do Olho do Tigre’, que aponta que apenas conhecimento e competências não são requisitos sufi cientes se não vierem agregados de atitudes e estratégias corretas para sobrevivência num mundo cada vez mais competitivo.

Outra matéria muito interessante trata da importância de um profi ssional que vem ganhando cada vez mais destaque, o coach. Mais comum entre os executivos americanos, este “treinador de grandes profi ssionais” tem feito a diferença por aqui também. Os líderes não nascem prontos, e mesmo aqueles que têm essa característica mais marcante precisam de um coach para dar direcionamento e apontar onde colocar a força do lado certo, para que as decisões sejam cada vez mais acertadas. Um profi ssional pode fazer a diferença no direcionamento do foco para o alcance dos resultados de forma assertiva, ajudando a melhorar a performance e a manter um equilíbrio entre a vida profi ssional e pessoal.

Anderson Barbosa GuimarãesGerente Sucursal Belém/PA

Parabenizo a equipe da Revista Negócios MAPFRE pelo excelente conteúdo oferecido em todas as suas edições. Acredito que a publicação é mais do que só mais uma revista, destacando-se como um excelente instrumento de informação e de motivação.

Gostei muito da edição 34, em especial do artigo ‘O Ser Humano Produtivo’ e da entrevista com Suzana Azevedo, ‘Líderes não nascem prontos’, que confi rmam a importância de treinamento e aperfeiçoamento constantes para se alcançar o resultado desejado. Espero ansiosa pela próxima edição.

Silvana Segalla PegoraroHarpia Corretora de Seguros - Itajaí/SC

Page 8: Revista Negócios MAPFRE 35

VENDER é simples

N E G Ó C I O S M A P F R E 8

C erta vez, ao conversar com um cliente que estava acompanhado de uma

criança, perguntei qual era o nome de seu neto, e ele me respondeu que seu fi lho (e não neto) se chamava Pedro. Mais tarde, ao tentar fechar a venda, ele me disse que iria pensar com calma e depois decidiria... Mas acho mais fácil eu ser avô do que ele ligar para fechar a compra.

Outra vez, quando estava conhecendo um prédio onde ia morar, encontrei uma vizinha que estava com sua fi lha e que resolveu

“NEM VOU PERDER TEMPO COM ESSE POBRETÃO”

Eu já fui vítima de alguns vendedores que não me atenderam bem porque entrei na loja de chinelo, bermuda e regata. Uma vez fi z igual à Julia Roberts no fi lme Uma Linda Mulher: fui ao concorrente, comprei várias peças de roupas, pedi para colocar em várias sacolas e desfi lei com elas diante dos que me prejulgaram. Uma rápida lição de vendas: um real de um rico tem o mesmo valor de um real de um pobre.

“MULHER COMIGO NÃO TEM VEZ”

Vendedor machista costuma atender casais somente dirigindo a palavra aos homens, talvez porque tenha sido criado e ainda conviva num ambiente machista, em que a mulher não é provedora. O detalhe é que elas estão assumindo cada vez mais o papel de provedora fi nanceira da casa. Mais uma venda perdida!

“FALA, QUE EU NÃO TE ESCUTO”

Muitos vendedores não conseguem fi car calados no momento em que os clientes estão falando sobre suas necessidades, problemas e desejos. Eles estão mais preocupados com

e Micos!Mitos

me mostrar a garagem. Certamente a menina era fi lha, em virtude da idade da mulher, mas de qualquer modo eu não ia arriscar novamente. Pelo volume da barriga, achei que ela estivesse grávida e resolvi perguntar à menina: “Você já sabe se será um irmãozinho ou irmãzinha?”. A menina não entendeu nada. A mãe se adiantou em explicar: “Não estou grávida. É barriga grande mesmo!”... Admito. Chutei o pau da barraca! Prometi nunca mais fazer isso.

Confesso que nas duas vezes não fi z por mal. Sou muito espontâneo e acabo não pensando muito antes de falar ou agir. Por mais que não tenha sido intencional, ridicularizei, diminuí e machuquei o cliente e a vizinha. Vejamos algumas gafes, micos e vexames que muitos vendedores cometem com os clientes:

Você já pôs alguma venda

ou relacionamento em risco em virtude de um mico, gafe ou mal-entendido que

cometeu?

Page 9: Revista Negócios MAPFRE 35

9N E G Ó C I O S M A P F R E

o que vão dizer em seguida ou em ouvir sua própria voz interna. Esses nunca se calam e acham que sabem tudo o que todo cliente deve ouvir, decidir e comprar.

“SE NÃO ENTENDEU, PROBLEMA SEU!”

Se um vendedor tem uma voz alta, fala de modo rápido com todo mundo, terá problemas ao se comunicar com aqueles que gostam de ouvir pessoas falando calmamente, devagar e num tom baixo. Quem usa muitos termos difíceis ou incompatíveis com seu público-alvo também se depara com um abismo de relacionamento. O signifi cado da comunicação é a resposta que ela obtém, não importando qual foi sua intenção. A responsabilidade de ser compreendido cabe a quem comunica. Atenção total à forma e ao conteúdo de sua linguagem.

“HOMEM QUE É HOMEM APERTA A MÃO COM FORÇA”

Esse é o famoso quebrador de ossos de mãos. Muitos gostam, muitos odeiam! Como acertar? Sintonize não só o aperto de mãos, como comportamentos, posturas, características vocais, gestos, pensamentos e linguagem com seus clientes. A ideia é se assemelhar ao cliente e se aproximar do seu mundo.

“ELE FALA ENGRAÇADO”

Já presenciei alguns vendedores rindo do jeito de vestir, falar ou se comportar de um cliente. Não existe ignorância maior do que o desrespeito. O pior conceito é aquele que formulamos quando ainda não estamos maduros para formulá-los, ou seja, o PRÉ-conceito.

Eu poderia fi car aqui enumerando diversos micos e gafes que muitos vendedores cometem. Mas, afi nal, por que eles acontecem? Como evitá-los? Cada pessoa percebe e vivencia tudo de modo muito particular, ou seja, possui um mapa diferente e limitado da realidade. Toda vez que tento impor minha forma de perceber o mundo (o meu mapa) aos outros, defronto o que é real para mim com algo diferente, mas também real para outros.

Ao pensar sobre as gafes que cometi, fi ca fácil descobrir que, no meu mapa da época, um senhor acima dos sessenta anos ao lado de uma criança era avô, e que uma mulher com barriga grande estava grávida. O problema estava no meu mapa. Ele estava limitado e limitaria minhas relações, pois afetaria a impressão que as pessoas teriam de mim. A partir desse dia, resolvi enriquecer meu mapa para não me perder facilmente.

Fique muito atento em relação às suas crenças e valores. Na verdade, a grande maioria nem é sua. Muitas vezes criamos alguns mitos e cremos neles, que acabamos fazendo de tudo para provar que são verdadeiros.

Não precisamos sempre provar que nossos mitos são reais para todos. Se nossas crenças fossem verdadeiras para todos, deveriam ser universais, tal como a lei da gravidade. Solte uma maçã em qualquer lugar do planeta Terra e ela cairá. Agora expresse sua opinião achando que ela é uma lei universal e já terá problemas em sua própria casa.

Marcos Antonio de Sousa é graduado em Engenharia Eletrônica e MBA em Administração de Marketing pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Especialista em vários cursos nacionais e internacionais de vendas. Trainer e Practitioner em Programação NeuroLinguística (PNL). Palestrante, Conferencista e Especialista em Vendas e Motivação.

Muitos vendedores acham que não conseguem fechar as vendas e as perdem por questão de preço ou negociação. Na verdade, a venda sequer foi iniciada. O que sai caro no fi nal é o preço para vendedores que não aprendem com seus micos. Eu tenho aprendido muito com os meus. E você?

Enfim, seja flexível ao sentir, pensar e agir, buscando opções, crenças e recursos diferentes para se relacionar com pessoas diferentes. Cuidado com o mal da Gabriela: “Eu nasci assim, eu cresci assim. E sou mesmo assim, vou ser sempre assim: Gabriela, sempre Gabriela!”.

Você pode jamais sair de seu mundo, se tentar impô-lo a todos. No final, estará preso e isolado em seu universo solitário. As visitas se tornarão cada vez mais escassas. No final, o maior mico de todos é acreditar que seus mitos são leis universais... Mas esse é apenas mais um de meus mitos e longe de mim impô-lo a você.

Page 10: Revista Negócios MAPFRE 35

N E G Ó C I O S M A P F R E 1 0

Afinal, o que é design thinking?Rique NitzscheEditora Rosari

A evolução acelerada da economia demanda cada vez mais novas ferramentas de transformação. Essa “nova economia” está relacionando, na prática, cada vez mais o design a conceitos como inovação e vantagem competitiva, obtidos

a partir da experiência do usuário.

O design thinking é uma metodologia que humaniza os propósitos dos negócios. Esta obra destaca que bom design é bom negócio e ajuda a construir o indispensável diferencial das marcas.

A Menina do Vale - Como o empreendedorismo pode mudar sua vida Bel PesceEditora Casa da Palavra

Iniciativa? Trabalho em equipe? Networking? Determinação? Quais são as coisas que podem fazer toda a diferença para quem sonha em empreender?

Em "A Menina do Vale", a escritora Bel Pesce conta o que tem aprendido em sua jornada empreendedora e cita diversos cases de sucesso que mostram como o perfil empreendedor pode mudar uma vida. O leitor mergulha em histórias cativantes em que tudo é possível para quem se dedica de cabeça e coração.

Um livro fácil de ler, que vai dar todas as dicas para um empreendedor moderno conquistar o que almeja, contado por uma menina que venceu no competitivo mundo do Vale do Silício, nos Estados Unidos.

iPad: O manual que faltavaJ.D. BiersdorferEditora Digerati Books

O iPad da Apple redefiniu os aparelhos de mídia pessoal, especialmente se você sabe realmente utilizá-lo. Aprenda como tirar o máximo do seu tablet para navegar na web, mandar e receber e-mails, assistir a filmes e programas de TV, ler eBooks, ouvir música, jogar games e até trabalhar um pouco. E ainda gravar vídeos, tirar

fotos e fazer ligações gratuitas pelo FaceTime.

No ano de seu lançamento, a Apple vendeu mais de 15 milhões de iPads no mundo todo. Este pequeno aparelho de 9,7 polegadas revolucionou o mundo da tecnologia. Trata-se de uma nova forma de navegar na internet, acessar e-mails, rede sociais, ler livros e jogar uma infinidade de games com apenas um toque... Tudo isso usando apenas uma tela colorida, atrativa e, simplesmente, incrível!

Tudo o que é fácil já foi feitoLuiz MarinsEditora Saraiva

O livro relata a realidade que todos conhecemos: para vencer, pessoal e profissionalmente, o leitor tem de se preparar para cada dia que passa, pois a competição está mais acirrada não só entre as empresas, mas também entre os profissionais.

Sendo assim, não se pode esperar que a empresa proporcione somente prazer e bem-estar. Hoje em dia, muitas pessoas perderam a noção concreta de que trabalho não é lazer e trabalha-se porque é preciso. A ilusão de querer um emprego que só dê alegrias está deixando as pessoas infelizes – tanto funcionários quanto chefes – exatamente pelo nível de expectativa irreal em relação ao que seja trabalho e emprego.

Com linguagem direta e fluente, o autor esclarece que as expectativas de funcionários e chefes devem ser revistas, pois o objetivo de uma empresa, seja ela qual for, é maximizar resultados.

DICAS de Livros

Page 11: Revista Negócios MAPFRE 35

1 1N E G Ó C I O S M A P F R E

destaque

D urante todo o mês de outubro, a fachada do Edifício MAPFRE, na

Marginal Pinheiros, em São Paulo (SP), foi iluminada com luzes cor rosa em apoio à Campanha Outubro Rosa, que tem por objetivo a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

As redes sociais da MAPFRE também foram importantes ferramentas para a disseminação da informação e para conscientizar a população. Para mostrar a importância do seguro na proteção da pessoa e de seus familiares, foi veiculado o vídeo (http://goo.gl/PMqM7) do depoimento de uma segurada diagnosticada com a doença, a qual mostrou de que modo os recursos recebidos, após a confi rmação do diagnóstico, a ajudaram no período de tratamento e cura da doença.

Outra ação relacionada ao vídeo foi o aplicativo disponibilizado na página do Facebook da MAPFRE Brasil, no qual os visitantes puderam utilizar o programa para completar a frase “Tranquilidade é...” – fazendo alusão ao depoimento da segurada.

Seguradora recebeu iluminação rosa na fachada durante o mês de outubro em apoio à Campanha Outubro Rosa e criou também a Campanha Vida Rosa.

Campanha Vida Rosa

MAPFRE Vida Você MULHERAlinhado com os desafi os atuais da mulher, o Seguro Vida Mulher foi desenvolvido para oferecer proteção a esse público, com cuidos e coberturas que vão além dos tradicionais. Essa apólice possui a cobertura Para Vida, em que, nos casos de câncer de mama, de útero

e/ou de ovário, se a doença for diagnosticada em vida, o valor do contrato é pago e pode ser utilizado tanto para custear o tratamento como para qualquer outro fi m. Somente em 2011, o Grupo registrou R$ 11 milhões em pagamentos para seguradas diagnosticadas com câncer.

A unidade de Vida da MAPFRE promoveu também a Campanha “Vida Rosa”, com objetivo de incentivar e premiar a produtividade das Corretoras com a venda de seguros MAPFRE VIDA VOCÊ MULHER no período de 1º de outubro a 31 de dezembro deste ano.

Ao término da campanha, as três corretoras de cada

Diretoria Territorial com maior produção serão premiadas com uma bolsa de academia.

Além disso, a cada três apólices do produto MAPFRE Vida Você Mulher, regularmente emitidas durante o período da Campanha Vida Rosa, a Corretora terá direito a um prêmio surpresa. Participe!

Page 12: Revista Negócios MAPFRE 35

N E G Ó C I O S M A P F R E 1 2

Especial

“Reempre Por mais sucesso que tenha o empreendedor, sempre é necessário se reinventar. Conversamos com corretores e consultores para comprovar que “time que está ganhando tem que ser mexido... para continuar ganhando”.

Segundo o consultor Marcos Hashimoto, da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Pequenas Empresas.

Todos nós nascemos empreendedores e cada um de nós passa por circunstâncias na vida que podem fazer nosso lado empreendedor se manifestar.

Do que é feito o empreendedor? Empreendedores já nasceram predestinados? Uma pessoa normal pode, de repente, se tornar empreendedora?

é preciso

Essas circunstâncias podem ter as mais diversas naturezas: são os ‘chamados’ para empreender. Pode ser um curso, um amigo que nos infl uencia, pode ser um trabalho benfeito... os ‘chamados’ surgem de qualquer lugar. “Muitas vezes nem notamos; outras não seguimos. Mas, em algumas ocasiões, é tão forte que não conseguimos ignorar”, observa Hashimoto.

Page 13: Revista Negócios MAPFRE 35

N E G Ó C I O S M A P F R E 1 3

WVV

ender” Foi assim com o corretor Ricardo Ricci, da CAS (Central de Atendimento de Seguros), de Presidente Prudente/SP. Um dia, após uma apresentação sobre Seguros de Pessoas, ele parou para pensar e fez as contas. Se, em seus 19 anos de carreira, tivesse vendido mensalmente uma pequena quantidade de Seguros de Vida, mesmo com uma pequena “fuga” que pudesse ocorrer na carteira, hoje estaria ganhando muito mais dinheiro.

Ricci conta que facilmente se convenceu do potencial fi nanceiro da venda de riscos pessoais, mas para transformar a perspectiva em realidade foi necessário fazer mudanças estruturais na corretora.

“Percebi que muitos clientes me procuravam para

coisas que poderiam ser resolvidas com facilidade pela minha equipe. Então o primeiro passo foi fazer com que os segurados confiassem mais nos meus colaboradores e eu só atuasse quando realmente houvesse necessidade”.

Com o tempo livre, ele pôde se dedicar à venda de Seguros de Vida, que por ser mais consultiva requer mais tempo e dedicação. “Quem investir na venda de Seguro de Vida com certeza vai ter um futuro garantido. Mas o desafi o está na administração de tempo e pessoal para que isso possa acontecer”, completa.

m r

mureealiddade oiode

p ra ta dad

mmforu

iimmtrris

pc

o pspc

proro

tencesso

rspectrio

soaec

nc

c

nciaoai

tioti

otittct

o

aaaootenccc

da ve

PPPPeeerirctccceeeebbi

esees nna coorrreetotto

RICARDO RICCI

CAS (Central de Atendimento de Seguros)Presidente Prudente/SP

Page 14: Revista Negócios MAPFRE 35

N E G Ó C I O S M A P F R E 1 4

Assim como Ricci, Jair de Brito, da Coliseum JVF Seguros, de São Paulo/SP, considera que uma das chaves está em delegar funções. “Isso é fundamental para a evolução da carteira”, afi rma ele.

Outro fator destacado pelo corretor paulistano é a capacitação.

Brito conta que motiva os funcionários sempre a estarem envolvidos com a seguradora na busca constante de informações. Ele ressalta que o cliente amadureceu e está exigindo mais profi ssionalismo, e quem não seguir este caminho estará limitado no mercado atual.

Francisco Dantas, da Órion Corretora e Administradora de Seguros, de Itajubá/MG, também percebe com clareza o crescimento do mercado. Há 27 anos no segmento de seguros, considera a melhor estratégia se basear em dois pilares: indicações e análise precisa das necessidades dos clientes.

Sobre crescimento e evolução da carteira, o corretor mineiro é categórico: o Automóvel vai continuar sendo protagonista, mas o Seguro de Vida e outros ramos vão crescer, tendo espaço para todos eles. Quanto ao sucesso das vendas de Vida, ele diz que o importante é oferecer. O segredo estaria na comunicação e na informação.

JAIR DE BRITO

Coliseum JVF SegurosSão Paulo/SP

FRANCISCO DANTAS

Órion Corretora e Administradora de SegurosItajubá/MG

“Sempre soubemos do potencial de Vida e da utilidade deste seguro para os clientes, mas só conseguimos evoluir nas vendas com a capacitação. Os colaboradores precisam de conhecimento técnico sobre os produtos e treinamento em vendas. Sem isso, fica difícil uma abordagem sustentável”

“A indicação nos leva com mais facilidade a novos clientes, e a análise cuidadosa das necessidades de cada pessoa ou empresa nos leva a ter um ótimo aproveitamento nas vendas”

Page 15: Revista Negócios MAPFRE 35

w1 5N E G Ó C I O S M A P F R E

Outro corretor que descobriu os benefícios da venda de seguros de Vida é Adivalcir Tadeu Dias, da Dias e Camargo Corretora de Seguros, de São José dos Campos/SP.

Hoje, segundo ele, mais de 70% dos segurados de Automóvel em sua corretora também têm pelo menos um seguro de Vida, sendo que, em alguns casos, ele tem um total de até 11 apólices com o mesmo cliente.

Para Dias, um dos maiores benefícios é o grau de fi delização dos clientes com mais de um contrato. Por isso, ele criou uma rotina: nenhum cliente novo sai de sua corretora sem passar por sua mesa, para que conheça outros produtos além do que está adquirindo.

O corretor avalia ainda que uma carteira de Vida dá previsibilidade ao faturamento, o que ajuda a ter uma estrutura física maior, dar oportunidade de emprego às pessoas e crescer no faturamento.

ADIVALCIR TADEU DIAS

Dias e Camargo Corretora de SegurosSão José dos Campos/SP

A corretora entrou em atividade em 2001, com um mix tradicional liderado pelo Automóvel, mas a partir

de 2007 ocorreu uma mudança.

“Influenciado por palestras de especialistas, vimos que precisaríamos trabalhar com outros nichos de mercado que trouxessem mais fidelização”.

O corretor conta ainda que é movido a campanhas e metas, o que auxiliou no crescimento de sua carteira de Vida desde o início. “A partir de 2008, já começamos a vender bem o ramo de Pessoas, também graças a campanhas de incentivo das seguradoras”, relembra.

A MAPFRE disponibiliza aos Corretores de Seguros uma ferramenta de

incentivo para seus colaboradores: o Clube de Vendas. Com ele, os funcionários da Corretora são premiados sem afetar a comissão do Corretor.

“Na prática, é uma campanha de incentivos permanente, com a qual o colaborador da corretora ganha pontos a cada nova venda, de acordo com os produtos participantes, e depois os converte em cash card, para utilizá-lo da maneira que preferir”, explica a gerente de Relacionamento Comercial, Vera Ceolim.

Clube de Vendas

A ferramenta será reformulada e em 2013 estará mais ágil e rápida, garantindo um maior relacionamento com os participantes durante todo o ano, com o objetivo de ampliar as vendas e distribuir ainda mais prêmios.

Vera destaca que é importante que os Corretores entrem em contato com a MAPFRE para que o Clube de Vendas fique ainda melhor. “Estamos atentos às necessidades e às oportunidades de melhoria apontadas por este público, uma vez que nosso objetivo é oferecer um sistema que atenda perfeitamente o Corretor”, acrescenta.

Quem ainda não estiver escrito no Clube pode fazê-lo com facilidade. Basta procurar o assessor comercial que o atende e solicitar a inscrição, que é simples e rápida.

Aos participantes que já estão inscritos, um lembrete importante: manter sempre os dados atualizados, para que possam aproveitar todos os recursos e promoções do Clube de Vendas no próximo ano!

ACESSE AGORA MESMO

www.mapfreconnect.com.br (Link Extratos - Clube de Vendas)

de Cara Nova

1 5N E G Ó C I O S M A P F R E

Page 16: Revista Negócios MAPFRE 35

Comunicação e Publicidade

Mais do que somente um pequeno agrado, a distribuição

de brindes pode impactar e fidelizar o elo da empresa

com o cliente.

C om o aumento da concorrência no mercado e consumidores mais

exigentes, fi delizar os clientes torna-se cada vez mais importante para qualquer negócio, e a simples distribuição de brindes pode ser um grande aliado para impulsionar seus negócios.

Os brindes são um diferencial na apresentação de sua empresa e, principalmente, em sua estratégia de comunicação e marketing. O produto, além de presentear o cliente, ajuda a companhia a difundir sua marca. Uma maneira

atrativa e inteligente para fi delizar o cliente ao seu negócio, que ajuda o corretor a se aproximar e conquistar novos clientes.

Segundo o diretor do Guia de Brindes, portal voltado para a confecção desses artigos, Marcelo Chaves, o brinde é uma importante ferramenta estratégica para as vendas, pois, além de fi delizar, faz com que o cliente crie uma relação de proximidade com a empresa.

“Muitas vezes, a distribuição de um simples brinde pode quebrar a barreira de uma venda e ainda fazer com que o cliente fi nal o veja como um amigo, pelo simples fato de se sentir especial por receber a lembrança”.

Para Chaves, o corretor deve usar a distribuição de brindes para impactar o cliente e fazê-lo se sentir especial desde a primeira abordagem.

Brindes:ou apenas um gasto a mais?ferramenta de fidelização

N E G Ó C I O S M A P F R E 1 6

om

Page 17: Revista Negócios MAPFRE 35

O brinde pode ter várias funções dentro da estratégia promocional de uma empresa, entre elas:

• LEMBRANÇA DA MARCA - serve para fi delizar e ajuda a manter o reconhecimento da marca perante seu público-alvo.

• AGRADECIMENTO - enviado em datas comemorativas como forma de agradecimento pela confi ança nos serviços da empresa.

• ABERTURA DE NEGÓCIOS - facilita o contato inicial com um cliente e ajuda a manter o relacionamento enquanto se está em negociação.

• RECONHECIMENTO - quando é uma forma de reconhecimento da importância do cliente para a empresa.

O momento da escolha do brinde é essencial. Nesse momento devemos analisar o quanto poderemos investir na aquisição dos brindes, assim como qual brinde se adequaria mais à atuação profi ssional da empresa.

Chaves destaca que existem diversas opções de produtos para empresas de todas as dimensões, porém o quesito qualidade nunca deve ser deixado de lado. Além do valor que a empresa pretende investir, um estudo sobre o perfi l de seus clientes é fundamental para que o brinde agregue valor

Para o corretor Wilibaldo Romão Guedes, da Willi Corretora de Seguros, em Loanda/PR, a distribuição de brindes deixou de ser uma simples prática de marketing e se tornou marca registrada na região.

“Distribuir brindes, presentes e lembrancinhas, além de agradar os clientes, amigos e colaboradores, é sem dúvida um fator diferencial na apresentação e na divulgação do nome de uma empresa e, principalmente, em sua estratégia de comunicação e divulgação para conquistar novos clientes. É a arte de ir além da satisfação e uma forma de ser lembrado indiretamente”, afirma o corretor.

Para ele, clientes fidelizados associam à empresa e sua marca sentimentos positivos e fortalecedores - como credibilidade, segurança, conforto,

tranquilidade – e passam a considerar a marca como parte de suas vidas. Faz com que seus amigos, colaboradores e clientes se sintam prestigiados, além de fomentar o bom relacionamento entre as partes.

“Uma pequena lembrança estabelece relacionamentos mutuamente satisfatórios de longo prazo com clientes e potenciais clientes, a fim de ganhar e reter sua preferência em seus negócios. O resultado final dessa ferramenta é a construção de uma base de relacionamento formada por clientes eventuais, regulares e clientes potenciais. O corretor deve apostar e investir sempre nesse diferencial, pois com toda certeza terá um retorno bastante promissor em seus negócios”, finaliza o corretor.

Um exemplo de sucesso

e crie um relacionamento entre empresa e cliente. Sendo assim, ele precisa ser algo útil e que fará parte de seu dia a dia.

Outro ponto importante para o diretor é o momento da distribuição “Muitas empresas costumam enviar brindes para seus clientes apenas em datas festivas convencionais, fator que pode diminuir o sucesso da ação, pois o diferencial sempre é a melhor opção. Uma lembrança enviada fora de época pode causar um impacto muito maior no cliente”.

1 7N E G Ó C I O S M A P F R E

Funções de um brindeQUAL BRINDE ESCOLHER?

Page 18: Revista Negócios MAPFRE 35

Consultor ADMINISTRATIVO

O planejamento é uma prática essencial para a efi cácia de uma boa

administração, sendo de extrema importância para empresas de todos os tipos e perfi s traçar objetivos e escolher qual caminho será seguido para o melhor resultado.

Segundo a superintendente executiva de Gestão Estratégica da MAPFRE, Cynthia Betti Qualharello, o planejamento é uma fase que não pode ser deixada de lado pelo corretor que busca se destacar em um mercado tão crescente.

“O fato de você parar para analisar seu mercado, refl etir sobre sua atuação e estruturar

A evolução do mercado tem proporcionado situações que tornam cada vez mais importante a organização e a definição de objetivos e estratégias anuais, para que possamos atingir os resultados esperados e, até mesmo, saber como agir em possíveis situações que comprometeriam o sucesso dos negócios.

Por que

seu pensamento e suas ações é um diferencial para as empresas que querem sobreviver em um mercado em constante transição, extremamente competitivo e com um enorme leque de produtos”.

Por onde começar?Cynthia destaca que o exercício do planejamento tem de ser um organismo vivo e que não pode ser visto como uma ferramenta orçamentária fria, já que os conceitos atuais de planejamento focam também os processos, as pessoas e os clientes. Mas uma boa visão estratégica requer uma análise ampla sobre o mercado de atuação, cenário macroeconômico, tendências e concorrentes.

“Mais do que planejar (O quê? Como? Quem? Quando?), é preciso fazer o acompanhamento das ações executadas, verifi cando o que pode ser aprimorado durante o processo, o que precisa de mais foco, por que não está acontecendo como planejado e o que precisa ser totalmente repensado, em virtude de mudanças no cenário”, enfatiza a executiva.

A metodologia a ser utilizada também é um ponto importante. O BSC (Balanced ScoreCard) é um método muito usado pelos especialistas, pois ajuda a equilibrar as ações nas suas diversas perspectivas: capital humano, processos, clientes e fi nanceira. É

N E G Ó C I O S M A P F R E 1 8

Planejar?

Page 19: Revista Negócios MAPFRE 35

uma forma do corretor ponderar o foco das ações, reforçando que são pessoas de alta performance que fazem processos melhores, criam produtos e serviços inovadores e de excelente qualidade aos clientes e que trazem o retorno fi nanceiro aos acionistas.

1 9N E G Ó C I O S M A P F R E

Fundamentos Estratégicos: a primeira fase é a elaboração dos Fundamentos Estratégicos: Missão, Visão e Valores. É preciso definir qual a razão da empresa existir – Missão –, aonde queremos chegar – Visão - e quais são os Valores que devem nortear as ações.

“Esta é uma etapa essencial que deve ser realizada com a participação de todos os colaboradores da empresa. Se não for possível, deve-se ter pelo menos pessoas que representem todas as áreas ou equipes”.

Análise de Ambiente: a partir daí inicia-se a construção de uma boa Análise de Ambiente, utilizando a metodologia DAFO (mais conhecida pela sigla em inglês - SWOT). DAFO = Debilidades - Ameaças – Forças – Oportunidades.

Neste passo podemos aplicar algumas perguntas na análise de cada item: para Debilidades (No que ainda não somos bons? Onde temos poucos recursos? Onde nossa equipe tem mais dificuldades? O que nossos clientes percebem como nossas fraquezas?); para Ameaças (Quais as mudanças de leis, regulamentos, economia ou concorrentes que podem

Uma boa dica é começar estabelecendo os Fundamentos Estratégicos (Missão, Visão e Valores) com sua equipe. No caso de corretoras maiores, a sugestão é prever a participação de pelo menos um representante de cada uma das áreas, pois, se todos

sabem a razão de existir, para onde irão e quais valores serão priorizados nesta trajetória fi ca mais fácil estabelecer as ações. Depois, o caminho é seguir as etapas abaixo e colher os frutos de seu trabalho.

Fases de um bom modelo de Planejamento EstratégicoConfi ra abaixo cada uma das fases de um planejamento para sua corretora:

nos prejudicar? O que nosso concorrente anda fazendo?); para Forças (O que esta equipe faz bem? Que recursos especiais esta equipe possui e pode aproveitar? O que nossos clientes acham que nós fazemos bem? Em que somos reconhecidos?); e para Oportunidades (Quais as mudanças de mercado que podem nos ajudar? O que os concorrentes fazem que podemos fazer também? Quais as tendências que estão surgindo?).

Debilidades e Forças fazem parte do nosso cenário interno, enquanto Ameaças e Oportunidades fazem parte do cenário externo (mercado/concorrentes/governo, etc.).

Definição dos Objetivos: uma vez realizada a Análise de Ambiente, o próximo passo é estabelecer Objetivos e Planos de Ação. Os objetivos são baseados na Missão e orientam a empresa no seu caminho. Podemos ter objetivos de longo e de curto prazo. Os de longo são metas definidas para um período superior a quatro anos, cujos resultados podem ser descritos de forma abrangente, sem precisão numérica. Já os de curto são metas anuais que irão contribuir para atingir os objetivos de longo,

e estes devem ser passíveis de mensuração e com resultados bem definidos. Os Planos de Ação contribuem para o alcance dos objetivos de curto prazo e sua principal ferramenta de estruturação também é o DAFO, com a qual podemos extrair ações e prioridades para: corrigir as Debilidades, amenizar as Ameaças, manter as Forças e aproveitar as Oportunidades.

“Podemos ter vários Planos de Ação para um mesmo objetivo de curto prazo. Tanto os objetivos como os Planos de Ação devem abranger as perspectivas financeiras, as pessoas, o processo e os clientes”. A executiva finaliza destacando que o exercício do planejamento deve se tornar parte do ciclo de governança da organização, ou seja, fazer parte do organismo que chamamos de empresa. “Ele deve ser encarado como um benefício que auxilia o crescimento sustentável da empresa, e não como um processo burocrático.Vale lembrar que Missão, Visão e Valores devem permear toda a empresa, bem como os Objetivos e os Planos de Ação, para que todos os colaboradores possam entender a razão dos seus esforços e os resultados para os quais contribuem”.

Page 20: Revista Negócios MAPFRE 35

N E G Ó C I O S M A P F R E 2 0 N E G Ó C I O S M A P F R E 2 0

Especial

MAPFRE no

Seguradora participa da edição 2012 do Congresso

dos Corretores de Seguros, reforçando seu relacionamento com os

corretores e apresentando novidades sobre o Programa

MAPFRE DNA, que terá como destino a cidade de Las

Vegas, nos Estados Unidos, e destribuirá muitos prêmios.

Sucesso entre os Corretores de Seguros

XV CONEC(da dir. p/ esq.) Dirceu Tiegs, diretor geral da Rede MAPFRE; Marcos Ferreira, presidente da MAPFRE Seguros e convidados.

Page 21: Revista Negócios MAPFRE 35

2 1N E G Ó C I O S M A P F R E 2 1

D urante os três dias do maior evento de relacionamento com

os corretores de seguros do país, o CONEC, realizado de 11 a 13 de outubro, a MAPFRE destacou sua presença em diversas atividades.

Os corretores foram recebidos pelos profi ssionais da Rede MAPFRE em um estande de 100 metros quadrados, com projeto arquitetônico arrojado e moderno. Além de poderem contar com um ambiente para relacionamento, tiveram a oportunidade de conhecer, em primeira mão, os detalhes do Programa MAPFRE DNA 2013,

que levará os corretores para Las Vegas, nos Estados Unidos, entre outras novidades.

Chegando ao estande, os corretores puderam sentir o clima desta tão desejada viagem em um totem interativo que simulava um jogo em Las Vegas. Ao acertar uma sequência de três desenhos, o corretor ganhava um brinde

especial: uma almofada, um chaveiro ou um bloco de anotações. Caso não acertasse, o prêmio era um saquinho com moedas de chocolate. Os promotores da brincadeira estavam caracterizados como profi ssionais que trabalham nos cassinos de Las Vegas, reforçando a temática do destino.

Na foto acima: Luciana Quintana, diretora de desempenho comercial da Rede MAPFRE, Carlos Casagrande e Eliane Durante, diretora territorial Centro Oeste

Na foto acima à direita: Raphael de Luca, diretor comercial III, corretores e Antônio Edmir Ribeiro da Silva, diretor territorial Nordeste.

Na foto ao lado: Jacqueline Izabel Gomes da Silva, gerente nacional do Programa Corretores MAIS, Dirceu Tiegs, diretor geral Rede MAPFRE, Luciana Quintana, diretora de desempenho comercial da Rede MAPFRE, Edson Pereira, diretor territorial Bahia, e corretores.

Os corretores foram recebidos pelos profissionais da Rede MAPFRE em um estande de 100 metros quadrados, com projeto arquitetônico arrojado e moderno.

Carlos Casagrande e corretora

Page 22: Revista Negócios MAPFRE 35

N E G Ó C I O S M A P F R E 2 2

Na foto acima esq: Ator Carlos Casagrande e Ricardo Souza, diretor territorial SP Sul e Interior.

Na foto acima dir: Antônio Edmir Ribeiro da Silva, diretor territorial Nordeste e corretores.

Na foto ao lado: Vera Ceolim, gerente de relacionamento comercial Rede MAPFRE, Waldemir Fiorio Jr, diretor territorial Campinas e corretores.

Completando sua participação, como apoiadora das ações sociais realizadas pelo Sincor/SP, a MAPFRE ainda patrocinou a ação “Passaporte do Bem”, que destinou recursos a entidades sociais e sorteou bicicletas entre os congressistas.

1 O primeiro dia do evento contou com a presença do presidente da MAPFRE

Seguros, Marcos Ferreira, que também participou da abertura do evento na plenária do Congresso.

2 O segundo dia foi marcado por grandes momentos, como a visita do ator Carlos

Casagrande, estrela da nova campanha publicitária do MAPFRE Auto. Os congressistas puderam tirar fotos e pedir autógrafos, causando grande movimento e chamando a atenção de todos no evento. Houve também o sorteio de cinco iPads, realizado em conjunto pelo ator e pelo diretor territorial da região São Paulo Sul e Interior,

Ricardo José de Souza. Além dessas ações, durante a manhã o diretor comercial I, Jonson Marques de Souza, participou da sessão “Você sabe analisar (e potencializar) a sua carteira?” junto com executivos de outras seguradoras.Nesse dia também, ainda na parte da manhã, dentro da plenária do Congresso, foi realizado o sorteio de um carro patrocinado pela MAPFRE, com a presença do diretor geral da Rede MAPFRE, Dirceu Tiegs.

3 O terceiro e último dia do Congresso também foi marcado por diversos

sorteios. Mais um corretor foi contemplado com um carro patrocinado pela MAPFRE - e quem

realizou o sorteio foi o diretor comercial II, Sérgio Machado de Oliveira –, e ainda mais quatro corretores foram premiados com iPads no sorteio realizado no estande da MAPFRE pelo di retor territorial São Paulo Leste, Renato Rezende Cassemiro, e pela diretora de desempenho comercial da Rede MAPFRE, Luciana Quintana.

Page 23: Revista Negócios MAPFRE 35

2 3N E G Ó C I O S M A P F R E

D urante o CONEC, a MAPFRE

anunciou o lançamento de sua campanha de incentivos para 2013 com o Programa MAPFRE DNA, que premiará os corretores que atingirem as metas propostas com uma incrível viagem para Las Vegas, nos Estados Unidos. O período da campanha será de 1º de outubro de 2012 a 30 de setembro de 2013. A expectativa da MAPFRE é receber nesta campanha mais de 6 mil adesões, o maior da sua história.

Para participar, a corretora deverá necessariamente se cadastrar no site “MAPFRE Connect” e preencher todos os dados constantes da Ficha de Inscrição.

Apesar de ser uma campanha nacional, as metas e apurações são regionais, para garantir que corretores de todo o país possam concorrer ao prêmio fi nal. A MAPFRE promove campanhas de relacionamento diferenciadas há mais de 12 anos, sempre com a proposta de motivar e estreitar relacionamento com o seu principal canal de distribuição, pois acredita no relacionamento como premissa básica para os seus negócios. Por isso, investe e mantém a maior rede territorial do Brasil com 125 sucursais e mais de 800 profissionais exclusivos para atender os corretores de seguros.

Aposte suas fichas na MAPFRE: Conheça agora um pouco mais sobre o Programa MAPFRE DNA 2013

Não perca essa grande oportunidade, aproveite pois a sua produção vale uma viagem para Las Vegas!

Público do CONEC participa de lançamento da Campanha DNA Las Vegas

Page 24: Revista Negócios MAPFRE 35

?

N E G Ó C I O S M A P F R E 2 4

Gestão de PESSOAS

Saiba a diferença entre esses dois tipos de comportamento e veja como encarar essa situação.

C om o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as pessoas são ainda mais cobradas para participar e expressar suas

opiniões no ambiente profi ssional.

É aí que começa o problema dos tímidos. O inibido tende a se retrair e não expor suas ideias, sem chamar a atenção da liderança. Assim, ele corre o risco de ser “atropelado” pela agilidade do mercado, já que a comunicação é fundamental para o trabalho em equipe.

O medo exagerado de se expor pode ser algo muito além de uma simples timidez e prejudicar ou comprometer a atuação de uma pessoa, assim como o rendimento na hora da entrevista de seleção para contratação ou mesmo no dia a dia profi ssional.

Segundo a psicóloga clínica de abordagem cognitivo-comportamental e docente do Programa Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do HC FMUSP, Cristiane Maluhy Gebara, nem todo tímido é fóbico social, e o primeiro passo é identifi car as diferenças entre a fobia social e a timidez.

“A timidez é um traço de caráter, um comportamento, e não acarreta prejuízo na vida da pessoa, ou, se acarreta, é mínimo. Já a fobia social é caracterizada pelo medo excessivo de ser o centro das atenções e uma preocupação em ser avaliado negativamente, causando, em muitos casos, prejuízo em diversas áreas da vida. E os

Timidezfobiasocial

ou

Page 25: Revista Negócios MAPFRE 35

principais sintomas frente a uma situação temida são: taquicardia, tontura, tremor, suor excessivo, rubor facial e também sentimento de vergonha e humilhação”.

Essa fobia pode trazer muitos outros problemas que prejudicam o desenvolvimento profi ssional dos envolvidos.

“No âmbito profi ssional, muitas pessoas precisam se expor, seja

proferindo palestras ou em reuniões. Essa situação, quando não é possível evitar, é enfrentada com muito desconforto. Em alguns casos, a pessoa chega até a recusar uma promoção, por aumento da exposição. Ser entrevistado e lidar com pessoas em posição de autoridade também podem ser situações que atrapalham o desenvolvimento profi ssional”, destaca a psicóloga.

O PAPEL DO LÍDER PARA SUPERAR A FOBIA SOCIAL E PROPORCIONAR EQUILÍBRIO NO COMPORTAMENTO DE SUA EQUIPE E COLABORADORES

Acompanhar o desempenho da equipe e observar suas principais dificuldades está entre as principais atribuições de um líder, que, em seu papel de gestor, deve buscar soluções para reverter e minimizar situações negativas em sua equipe, além de aperfeiçoar resultados, o que inclui um olhar cuidadoso sobre a postura de seus colaboradores.

Ao identificar um colaborador que apresente sinais dessa síndrome, o líder deve buscar conversar com o funcionário para que ele se sinta mais à vontade com a exposição que seu ambiente profissional pode trazer em seu dia a dia. Para isso, é preciso deixar claro para o profissional qual o nível de exposição que se pretende assumir e quais as práticas que serão adotadas.

Essas pequenas atitudes podem ser de grande serventia, e, com auxílio e um pouco de tempo, este colaborador poderá se revelar um excelente profissional.

É comum os fóbicos sociais terem pensamentos do tipo “vai dar branco e vou travar”, quando encaram uma entrevista de trabalho, ou ao defender pontos de vista em uma reunião, o que lhes provoca um sofrimento enorme, a ponto de evitarem muitas vezes essas situações.

A difi culdade de interação com colegas de trabalho não muito conhecidos pelo fóbico social, por exemplo, pode ser um fator que o afaste e propicie o isolamento, prejudicando o aparecimento de oportunidades, seu próprio desempenho profi ssional e também o do grupo.

Em alguns casos, o fóbico social, devido à sua difi culdade de interação, pode até passar a imagem de uma pessoa arrogante ou prepotente.

Isso acontece pelo medo de ser avaliado negativamente e criticado pelo outro. O olhar do outro incomoda tanto que ele não consegue encarar. Há um défi cit de repertório para manter uma conversa, então, muitas vezes, o fóbico social evita participar de pequenos grupos.

Identificando o problema

2 5N E G Ó C I O S M A P F R E

Como encarar e tratar esse comportamento?Cristiane destaca que o problema não é um “bicho de sete cabeças” e que, com o tratamento, a pessoa pode aprender a superar seus medos.

“Combinado com medicação e terapia cognitivo-comportamental, o tratamento tem efi cácia comprovada em vários estudos. Uma das técnicas utilizadas é a exposição ao

vivo, em que o fóbico social se expõe gradual e repetidamente às situações que ele teme, até que a ansiedade diminua. Já a técnica de exposição por realidade virtual tem a vantagem de ser realizada no consultório, propiciando privacidade e diminuindo o tempo de tratamento. Há vários estudos que comprovam a efi cácia da exposição e têm trazido bons resultados”.

Page 26: Revista Negócios MAPFRE 35

aguardando anúncio

INVESTIMENTOSPREVIDÊNCIA SEGUROS

VIDA RESGATÁVELSAÚDE SAÚ

SAÚDE

SAÚDE SAÚDE

SAÚDE

SAÚDE

SAÚDESAÚDE

INVESTIMENTOS

INVESTIMENTOCAPITALIZAÇÃOCAPITALIZAÇÃO

SEGURANÇATRANQUILIDADE

TRANQUILIDADE

TRANQUILIDADE

PROTEÇÃOPROTEÇÃO

FELICIDADEFUTURO

FUTURO

CONSÓRCIOS

CONSÓRCIOS

CONSÓRCIOS

PESSOAS

PESSOAS PESSOAS

CONSÓRCIOSTRANQUILIDADE

VIDAVOCÊ MULHERSEGUROS

SEGUROS

TRANQUILIDADE

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

VIDAVIDA VOCÊ MUTIFL

INVESTIMENTOS

FUTURO

FAMÍLIA

TRANQUILIDADE

ACIDENTES PESSOAIS

SEGURANÇA

SEGURANÇA

FUTURO

VIDAVIDAPROTEÇÃO

PROTEÇÃO

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

SEGUROSPREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA

FAMÍLIA

FAMÍLIA

FAMÍLIA

TRANQUILIDADE

BENEFICIÁRIO

PESSOAS

ACIDENTES PESSOAIS

VIDA

VIDA

BENEFICIÁRIOS

SEGUROS

FUNERAL

PREPREV

MOTO

VIDAAUTO

RESRESRIMO

IMOBILIÁPVIDA I

AGRÍCOL

PREVIDÊNCIA

CAMINHÃ

PESSOAS

TRANQUILIDADE

PRP

AE

AAUTOMÓVEL

VIDA EM

CAPITALIZAÇÃO

IMOBILIÁRIO

I

TRANQUILIDADE

FAMÍLIA

PREVIDÊVVIDACELULAR AUTRANQ

REIMOBI

VIDAPESSOAS

PREAEROIMOBILIÁRIO

FUNERAL

VIDA

SEGURANCAFUTURO

FUTURO FUTURO

FUTURO

FUTURO FUTURO

TRANSPARÊNCIA

PESSOAS

TRANQUILIDADE

SAÚDEVIDA RESGATÁVEL

Page 27: Revista Negócios MAPFRE 35

2 7N E G Ó C I O S M A P F R E

aguardando anúncio

NaNaNaNaNaNa MMMMMAPAPPAPAPFRFRFREE EE PPrPrrevevidididênêêncicia,a,aa vvvocococoocê ê êê nãnãnãnãnãn ooo prpprrecceecissii a a ese peppep raaar r a a aa apapappososososenenenentatatatadodododorirririaa a papap rara uutititilililizazar r o momontntntananantetette aaacucucucumumumum lalaladodododoo. . . E E E E papapapaaparararaara qqqqueueuueue vvvvococococê ê ê ê popopoossssssssa a a a apapapaprorororovevevev ititittararar mmmmelelelelelhohohohohor r rr

osos mmmmomomomomenenenntotoos s dededee ttttrarararaanqnnqqquiuilililidadadadadededede, ,, cocococoontntntntntn ee eee tatatatatatambmbmbmbmbmbmbémémémémémémém cccccomomomoomomom aaaa CCCCCCapapapapitiititit lalala izizizaçaçaçaçaçãoãoãoooo,, CoCCoConsnssóóróróróró ciicicicic ososososos, , InInInInInvevevevestststimiimimenenenenenennentotototototototos s e e ououtrtrososos sssegegegegggururururosososos ddddddaa aa a MAMAMAMAMAPFPFPFP RERERERE..

A vida leva vocêê ppaarraa todooss oooss llluugggaarreesss..MMAAPPFFRREE PPrreevviddêêncciiaa

leva você parraa ooss sseeuuss mmeellhhores moommeennttooss..

ÚDEVI

OS

LEX

OS

PREVIDÊNCIA

EVIDÊNCIAVIDÊNCIA

AERONÁUTICOVIDAVIDAVIDA

DAAUTOMÓVEL

AUTOMÓVELOMÓVEL

SIDENCIALRESIDENCIALPREVIDÊNCIAAERONÁUTICO

AUTOMÓVEL

IDENCIALRESIDENCIAL

IMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

OBILIÁRIO

ÁRIOPREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

LAS

ÃO

REVIDÊNCIAPREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA CONSÓRCIO

CAMINHÃO

ERONÁUTICOAERONÁUTICOAERONÁUTICOAERONÁUTICOAERONÁUTICOAERONÁUTICOAERONÁUTICO AERONÁUTICO

AUTOMÓVEL

AUTOMÓVELRESIDENCIALRESIDENCIALIMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

PREVIDÊNCIA

VIDA

AUTOMÓVEL

GRUPORESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIAL

RESIDENCIAL

IMOBILIÁRIO

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA VIDA

VIDAVIDA

VIDAAUTOMÓVEL

AUTOMÓVELAUTOMÓVEL

RESIDENCIALRESIDENCIALPREVIDÊNCIAAERONÁUTICO

AUTOMÓVEL

RESIDENCIALRESIDENCIAL

IMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIOPREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAVIDA IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

AGRÍCOLAS

CAMINHÃO

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA CONSÓRCIO

CAMINHÃO

AERONÁUTICOAERONÁUTICOAERONÁUTICOAERONÁUTICOAERONÁUTICOAERONÁUTICOAERONÁUTICO AERONÁUTICO

AUTOMÓVELRESIDENCIALRESIDENCIALIMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

PREVIDÊNCIA

VIDAAUTOMÓVEL

AUTOMÓVELRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA VIDA

VIDAVIDA

VIDAAUTOMÓVEL

AUTOMÓVELRESIDENCIAL

RESIDENCIALPREVIDÊNCIAAERONÁUTICOAUTOMÓVEL

RESIDENCIALRESIDENCIAL

IMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIOPREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAVIDA IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

AGRÍCOLAS

CAMINHÃO

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA CONSÓRCIO

CAMINHÃO

AERONÁUTICOAERONÁUTICOAERONÁUTICOAERONÁUTICOAERONÁUTICOAERONÁUTICOAERONÁUTICO AERONÁUTICO

AUTOMÓVEL

AUTOMÓVELRESIDENCIALRESIDENCIALIMOBILIÁRIO PREVIDÊNCIA

VIDA

AUTOMÓVELRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIAL

RESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIAL

IMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA VIDA

VIDAVIDA

VIDAAUTOMÓVEL

AUTOMÓVELAUTOMÓVEL

RESIDENCIALPREVIDÊNCIAAERONÁUTICOAUTOMÓVEL

RESIDENCIALIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

AGRÍCOLAS

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA CONSÓRCIO

CAMINHÃO

AERONÁUTICOAERONÁUTICOAERONÁUTICOAERONÁUTICOAERONÁUTICAERONÁUTICO AERONÁUTIC

AUTOMÓVEL

AUTOMÓVELRESIDENCIALRESIDENCIALIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIOPREVIDÊNCIA

VIDA

AUTOMÓVELRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIAL

RESIDENCIAL

RESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIAL

RESIDENCIALRESIDENCIALIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIO

PREVIDÊNCIAÊNCIA VIDAVIDAAUTOMÓVELQUILIDADERESIDENCIAL

ESIDENCIALIMOBILIÁRIO

LIÁRIOEVIDÊNCIACONSÓRCIONÁUTICO

AERONÁUTICOAERONÁUTICO

AUTOMÓVELRESIDENCIALRESIDENCIALPREVIDÊNCIAAUTOMÓVELRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALPREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA VIDAVIDAVIDAAUTOMÓVEL

AUTOMÓVELRESIDENCIAL

RESIDENCIALIMOBILIÁRIO

IMOBILIÁRIOVIDA

PREVIDÊNCIACONSÓRCIOAERONÁUTICO

AERONÁUTICOAERONÁUTICO

AUTOMÓVELRESIDENCIALRESIDENCIALPREVIDÊNCIAAUTOMÓVELRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIAL

IMOBILIÁRIO

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA VIDA

VIDAVIDAAUTOMÓVELRESIDENCIALRESIDENCIAL

IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIO

VIDAPREVIDÊNCIA

CONSÓRCIOAERONÁUTICOAERONÁUTICOAERONÁUTICO

AUTOMÓVELRESIDENCIALRESIDENCIALPREVIDÊNCIAAUTOMÓVELRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIAL

IMOBILIÁRIO

PREVIDÊNCIAPREVIDÊNCIA VIDA

VIDAVIDAAUTOMÓVELAUTOMÓVEL

RESIDENCIALRESIDENCIAL

IMOBILIÁRIOIMOBILIÁRIOPREVIDÊNCIA

CONSÓRCIOAERONÁUTICOAERONÁUTICO

AUTOMÓVELRESIDENCIALRESIDENCIALPREVIDÊNCIAAUTOMÓVELRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIAL

RESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIALRESIDENCIAL

RESIDENCIMOBILIÁRIO

VIVIDVID

VIV

VIVVIS

www.mapfre.com.br

Pessoas que cuidam de pessoas.

Veja o filme.

Page 28: Revista Negócios MAPFRE 35

Tecnologia

O rganização, planejamento, administração e produtividade são fatores

essenciais no dia a dia de qualquer pessoa atualmente e que podem ser alcançados muito mais fácil e rapidamente quando associados a sua rotina com o auxílio dos programas de computador. Um desejo de muitos, mas que poucos conseguem atingir. Mas por quê?

A resposta é mais simples do que você pode imaginar. Apenas porque na pressa e na correria diária não temos o costume de utilizar todas as ferramentas que a tecnologia nos oferece.

Com pequenas ações é possível administrar melhor as suas tarefas, como compromissos pessoais, responder e-mails com mais

Uma mãozinha na administração do tempo Conheça melhor as ferramentas do Outlook em ambiente profissional e aumente a sua produtividade e a de sua equipe.

Microsoft Outlook

rapidez, agendar reuniões, deixar recados nas caixas postais, além de priorizar as ações mais importantes que podem minimizar a perda de tempo com possibilidade de ganhos de até horas por dia.

Segundo o consultor e autor do livro “O Outlook como ferramenta de produtividade”, Fernando

Andrade, o programa é uma das ferramentas mais completas existentes em seu computador, mas também uma das mais desperdiçadas.

“Para aproveitá-lo é preciso sim um bom conhecimento do programa, mas o mais importante é a atitude. Usar bem o Outlook

2 8 N E G Ó C I O S M A P F R E

Page 29: Revista Negócios MAPFRE 35

2 9N E G Ó C I O S M A P F R E

Principais ferramentasConheça agora um pouco mais sobre as facilidades que o Micr osoft Outlook pode lhe oferecer:

CALENDÁRIO:

Crie ações diárias: Para usar de maneira efi ciente os recursos do calendário do Outlook, é muito importante diferenciar compromisso de ação. A

diferença é simples: compromisso tem hora marcada, ação não. Você pode relacionar todas as ações do dia de uma forma muito mais efi ciente: crie uma ação genérica hoje e digite todas as ações do dia. À medida que você for realizando as ações, apague-as. Defi na também o que é importante e o que é urgente em seu dia a dia. Ao fi nal do expediente, não deve haver mais nenhuma ação nessa área de trabalho. Assim você tem certeza de que fez um bom planejamento diário.

Marque compromissos: através do gerenciador de tarefas você pode organizar em forma de lista seus compromissos com todos os detalhes sobre a atividade a ser realizada.

ANOTAÇÕES:

Esta opção é interessante de se usar no momento em que você precisa anotar um pequeno texto sobre determinado contato. Basta você criar uma nova anotação e digitá-la,

e o sistema automaticamente irá armazená-la na pasta de anotações. O ícone se parece muito com os “Post-it” que usamos para encher nossa mesa de recadinhos.

CONTATOS:

Aqui você poderá gravar todos os seus contatos com praticamente todas as informações necessárias, como endereço, telefone, e-mail, entre outras.

CAIXA DE ENTRADA:

Local aonde todas as suas mensagens eletrônicas irão chegar, e também onde você vai poder criar seus e-mails com anexos. Neste campo você também pode

otimizar seu tempo com as seguintes ferramentas:

• Bloquear e-mails indesejáveis;Destacar mensagens como lidas rapidamente;

• Encaminhar mensagens em massa e mensagens de grupo em respostas conjuntas;

• Conferir novos e-mails automaticamente e criar pastas para facilitar sua visualização;

• Importar listas de contato/catálogo de endereços;• Criar resposta automática para períodos de ausência ou

confi rmação de recebimento da mensagem.

tem muito pouco a ver com tecnologia: importante mesmo é o comportamento do usuário. É no planejamento que o Outlook mostra algumas de suas melhores funcionalidades. Usados em conjunto, o Calendário, as Anotações, as Tarefas, os Contatos e até mesmo os e-mails proporcionam uma ferramenta perfeita de planejamento. Infelizmente, quase ninguém usa o Outlook para planejar, e os poucos que o usam ainda não aproveitam o que há de melhor”, afi rma o autor na publicação.

Mas lembre-se de que todas essas facilidades oferecidas pelo Outlook só funcionarão se você já tiver uma proposta clara de organização, metodologia e efi ciência mesmo sem o software. O programa sozinho não faz milagres, o maior trabalho depende de você!

“Faça de seu Outlook um companheiro de verdade.

Confi e a ele uma porção de coisas que não precisam consumir esforço de fi xação. Guarde sua memória para os assuntos, os momentos e as experiências importantes, e não para pequenas informações, datas e compromissos que, uma vez ocorridos, desaparecem como vapor”, destaca Andrade.

2 9N E G Ó C I O S M A P F R E

Page 30: Revista Negócios MAPFRE 35

3 0 N E G Ó C I O S M A P F R E

espaço CESVI

O que mudou no CESVI desde

sua criação?Desde sua fundação, o CESVI se mantém fi el a sua missão, provendo soluções para qualifi cação do setor automotivo, contribuindo para a redução da sinistralidade e para a evolução dos trabalhos de reparabilidade automotiva.

No entanto, em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, o Centro se adaptou a este cenário e iniciou uma nova fase - sem perder sua essência.

Hoje também temos uma atuação na prestação de serviços técnicos ao mercado, que nos proporciona uma condição melhor de investimento no desenvolvimento de estudos e pesquisas e que reforça nossa imagem como centro provedor de

informações. Ao mesmo tempo, são esses estudos e pesquisas que geram know-how e agregam valor às nossas soluções técnicas, criando, assim, um círculo virtuoso de efi ciência do nosso negócio e maior atratividade para nossas soluções.

Que tipos de treinamentos o CESVI tem ministrado e para quais públicos?

Cada vez mais os players do mercado automotivo estão preocupados em atender seus clientes com efi ciência e efi cácia. Parte fundamental para que isso ocorra é formar e especializar profi ssionais.

Atendendo a essa demanda, o CESVI BRASIL transmite as melhores práticas nos treinamentos que oferece para profi ssionais do setor automotivo - ofi cinas,

e a nova Fase do CESVI

Almir Fernandes

N E G Ó C I O S M A P F R E 3 0

O CESVI (Centro de Experimentação e Segurança

Viária) está sob o comando de Almir Fernandes da Costa, que tem 17 anos de experiência no mercado segurador. Engenheiro mecânico com MBA em gestão empresarial pela FGV, é especializado nas áreas técnicas de produto e sinistro, tendo também uma extensa atuação na área de negócios, incluindo gestão de área comercial. Assumiu a direção do CESVI BRASIL em maio de 2011. A Revista Negócios MAPFRE conversou com o executivo para saber mais sobre este importante centro de pesquisas.

Page 31: Revista Negócios MAPFRE 35

3 1N E G Ó C I O S M A P F R E 3 1N E G Ó C I O S M A P F R E

concessionárias, seguradoras, reguladoras, montadoras e empresas de rastreamento e bloqueio. Para isso, o Centro conta com um corpo técnico de instrutores capacitados e dispõe de infraestrutura adequada, com salas de aula teórica e prática, auditório, ofi cina-modelo e laboratório de eletroeletrônica.

Os treinamentos voltados para o mercado reparador abrangem técnicas em funilaria e pintura, além de eletrônica embarcada. Alguns deles:• Chefes de ofi cina• Eletrônica embarcada• Pequenos retoques de pintura• Pintura automotiva• Reparação sem pintura• Técnicas de orçamentação

Já para o mercado segurador, o CESVI BRASIL oferece cursos com conteúdos técnicos, que contemplam cada etapa do ciclo de um sinistro, contribuindo com a redução de custos com indenizações e operações. São eles:

• Analistas de sinistros• Atendentes de call center• Guincheiros• Perito em automóveis• Perito em caminhões• Técnicas de identifi cação de

sinistros duvidosos

O Centro também ministra treinamentos para empresas de rastreamento e bloqueio. O curso de instalação de rastreadores e bloqueadores capacita o especialista com as técnicas mais modernas de instalação e principais componentes eletrônicos do veículo.

Os fabricantes de veículos fazem grande uso de nossos treinamentos. Como exemplo disso, podemos

destacar a recente parceria fi rmada com a Renault, em que todos os cursos de aperfeiçoamento na área de reparação, para os profi ssionais da montadora, passam a ser ministrados pelo CESVI. A intenção da Renault é contar com o know-how do Centro de Pesquisa, para ampliar o nível de qualidade dos serviços prestados por suas concessionárias.

Como o trabalho do CESVI influencia no dia a dia das montadoras, seguradoras e corretores?

O CESVI tem infl uenciado todos os agentes da cadeia automotiva de forma isolada. Porém, seu grande diferencial é ser mediador entre o produto automóvel (desenvolvimento/lançamento) e o mercado segurador.

Impactamos e estudamos o veículo e, com embasamento técnico, propomos melhorias nos projetos e geramos índices. O principal deles, CAR Group, avalia o custo e o tempo de reparo de um veículo, gerando informações para as próprias montadoras, seguradoras e consumidor fi nal, que pode comparar dois modelos de veículos na hora da compra, em relação ao tempo e ao custo do reparo.

Fale um pouco sobre a campanha “Chega de Acidentes!”. Quais

resultados já foram colhidos?A ação foi lançada em 18 de setembro de 2009, por entidades com um histórico de lutas em prol da segurança no trânsito brasileiro: a ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e o CESVI BRASIL, que formaram um comitê organizador inicial do movimento, ao qual se

juntou mais tarde a AND (Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito). Na data de lançamento, o movimento também iniciou um contador que estima o número de vítimas fatais e não fatais de acidentes de trânsito e o impacto econômico decorrente. Sua missão é reunir e mobilizar diversos segmentos da sociedade em prol da elaboração e da implantação de um Plano Nacional de Segurança Viária, com metas (ambiciosas e factíveis) e prazos de redução de vítimas de acidentes, visando um trânsito mais seguro no país.

O que podemos esperar do futuro do CESVI?

Pode-se esperar uma atuação mais dinâmica e próxima ao mercado (seguradoras e montadoras). O crescimento previsto para os próximos anos nos traz grandes desafi os.

As montadoras utilizarão cada vez mais tecnologia para o desenvolvimento de produtos mais complexos e seguros. Já as seguradoras buscarão simplifi car e dinamizar seus processos, além de aumentar sua base de clientes.

Com esse cenário, a missão do CESVI é se antecipar às necessidades e propor, através de estudos e/ou transferência de conhecimento do RCAR – Research Council for Automobile Repairs (conselho internacional que congrega demais centros com o mesmo foco de atuação), soluções que apoiem as iniciativas desses dois mercados.

Page 32: Revista Negócios MAPFRE 35

3 2 N E G Ó C I O S M A P F R E

Turismo BRASIL

3 2 N E G Ó C I O S M A P F R E

Uma viagem pelo universo de um dos principais autores brasileiros, que completaria 100 anos em 2012.

de Jorge AmadoA Bahia

J orge Leal Amado de Faria foi um dos escritores brasileiros mais famosos e traduzidos de todos os tempos. Também é considerado o autor mais

adaptado para a televisão brasileira, com sucessos como Tieta do Agreste; Gabriela, Cravo e Canela; Teresa Batista Cansada de Guerra; Dona Flor e Seus Dois Maridos e Tenda dos Milagres.

Nascido em Itabuna/BA, foi para Ilhéus com apenas um ano de idade, onde passou a infância. Depois, mudou-se para Salvador/BA, onde ficou durante sua adolescência, época em que conheceu muitos dos tipos populares que seriam retratados em suas obras.

Foi repórter no Diário da Bahia e tornou-se escritor aos 18 anos. Sempre viveu basicamente dos direitos autorais de suas obras, embora tenha sido deputado federal na Assembleia Constituinte em 1946, entre outras atividades.

Jorge Amado morou em vários lugares no Brasil, como Salvador, São Paulo e Bahia, e também fora do país, quando foi exilado e passou pela Argentina, pelo Uruguai e pela França. Mas foi a cidade de Ilhéus que ficou mais ligada à sua identidade.

Page 33: Revista Negócios MAPFRE 35

3 3N E G Ó C I O S M A P F R E N E G Ó C I O S M A P F R E 3 3

Quem chega a Ilhéus não tem dúvida de que está na terra de Gabriela, mesmo para aqueles que têm no seu imaginário Sônia Braga ou, mais recentemente, Juliana Paes como intérprete da retirante que conquistou não somente o coração do turco Nacib mas também o de vários poderosos da cidade no romance ambientado nos anos 1920.

Os vestígios da época áurea do cacau, dos personagens do romance e do próprio autor estão por todos os lados, começando pelo aeroporto da cidade, que leva o nome do filho mais ilustre da “Princesinha do Sul”, como era conhecido no estado.

Os pontos fundamentais a visitar começam pelo centro histórico, que abriga o Bar Vesúvio e a Catedral de São Sebastião, que no início era apenas uma capela. O livro conta que os coronéis do cacau reuniam-se no bar com o pretexto de discutir sobre negócios, enquanto as esposas iam à missa na igreja ao lado. O padre, então, prolongava a celebração para que os maridos pudessem seguir para o bordel Bataclan. Diz a lenda, alimentada por muitos moradores, que eles iam por um túnel e eram avisados para voltar a tempo de não ser pegos.

Ilhéus

O mais incrível ao conversar com os ilheenses é que a maioria afirma que personagens, como o Coronel Ramiro Bastos ou Mundinho Falcão, são praticamente cópias de pessoas reais que lá viveram, assim como a própria Gabriela, que teria sido inspirado em uma cozinheira que ali morou nos anos 1940.

Para ver a dimensão real da importância do autor para Ilhéus, a dica é ir à Casa de Cultura Jorge Amado. Instalada no sobrado onde o autor viveu, o acervo exibe vários objetos originais, como roupas usadas por ele, além de o próprio imóvel ser interessante por suas características arquitetônicas.

Também no campo da realidade, é interessante conhecer uma das fazendas produtoras de cacau. A Renascer destaca-se pela riqueza de documentos históricos, que mostram a evolução de Ilhéus desde que era uma capitania hereditária. Já a Fazenda Yrerê segue uma linha mais rústica, mostrando o jeito mais tradicional de produzir cacau, além da fabricação artesanal de móveis rústicos, fl ores tropicais, artesanato decorativo, patchwork e chocolate.

Page 34: Revista Negócios MAPFRE 35

N E G Ó C I O S M A P F R E 3 4

Jorge Amado viveu em Salvador na adolescência e na juventude por causa de seus estudos.

Aos 14 anos, conseguiu seu primeiro emprego como repórter policial no Diário da Bahia e depois trabalhou no jornal O Imparcial. Na época, participava intensamente da vida boêmia de Salvador, frequentava “casas de raparigas”, botecos e vilas de pescadores, com direito a saídas em seus saveiros.

Em 1928, fundou com amigos a Academia dos Rebeldes, reunião de jovens que pregavam

“uma arte moderna, sem ser modernista”, antecipando a ênfase social e o teor realista que caracterizariam muitos de seus romances.

Salvador

Os principais livros ambientados em Salvador são Tenda dos Milagres, Capitães de Areia, Dona Flor e Seus Dois Maridos e A Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água.

No centro histórico soteropolitano, mais precisamente no número 68 da Ladeira do Pelourinho, é possível conhecer a casa onde ele viveu por algum tempo, citada no livro Suor. Mais adiante está a Fundação Casa de Jorge Amado, onde é possível visitar uma exposição permanente de documentos, fotografias, livros, suas apropriações populares, adaptações e objetos relacionados. Também estão expostos prêmios recebidos pelo romancista e fotos tiradas por Zélia Gattai, sua última esposa.

No Largo Terreiro de Jesus, também no centro histórico, está a faculdade de medicina de Tenda dos Milagres, livro cuja trama retrata o candomblé. E referências a essa religião não faltam em Salvador. A melhor época para conhecer os terreiros de candomblé da cidade é durante as festas dedicadas aos orixás, que acontecem entre agosto e dezembro. Tombados pelo Patrimônio Histórico, os terreiros perpetuaram, além da religiosidade, a música, a culinária e as danças típicas africanas trazidas pelos escravos. O endereço mais famoso é, sem dúvida, o Terreiro de Gantois (lê-se Gantoá). Localizado no bairro da Federação, o mesmo onde se concentram as emissoras de TV locais, ele mantém um museu em memória à Mãe Menininha, famosa líder religiosa.

Foi na capital baiana que Amado teve os primeiros contatos com o candomblé, quando recebeu seu primeiro título na religião: “Ogã de Oxóssi”.

A descoberta desse culto afrocelebrativo, no qual não existe a noção do pecado, e as tradições e a história da escravidão levaram Jorge Amado a desenvolver uma visão específica da Bahia - e do Brasil - que perpassa toda a sua criação literária: uma nação mestiça e festiva.

De volta ao Pelourinho, os amantes do cinema nacional certamente vão se lembrar da cena do casamento de Dona Flor, com Sônia Braga saindo da igreja de braços dados de um lado com Mauro Mendonça e de outro com José Wilker, totalmente nu, representando Vadinho, o marido “fantasma”. Descendo pelo Elevador Lacerda, é possível acessar a Cidade Baixa, onde se encontra o Mercado Modelo, inspiração para a criação de Quincas Berro D’Água. Antes respeitado funcionário público, foi ali que o personagem se entregou à bebida e ganhou o apelido.

O Solar do Unhão e o Museu de Arte Moderna ocupam o lugar onde ficava o Trapiche, retratado no livro Capitães da Areia. Vale a visita, principalmente pela bela visão do mar e do porto na região.

Page 35: Revista Negócios MAPFRE 35

3 5N E G Ó C I O S M A P F R E

Nenhum passeio pelo universo de Jorge Amado estará completo sem visitar os cenários que inspiraram Tieta do Agreste. Mangue Seco é uma pequena vila de pescadores com cerca de 200 habitantes em Jandaíra, o município mais ao norte da Bahia, fazendo fronteira com o estado de Sergipe. Ele está localizado em uma península, cujo acesso por terra normalmente só é possível com veículo 4x4 ou bugue. Por isso, se faz o trajeto de barco, partindo do estado sergipano.

Conhecer as dunas de Mangue Seco dá a sensação de que a qualquer momento vamos ver, surgindo no horizonte, a jovem Tieta pastoreando algumas cabras. A simplicidade do povoado dá o tom de viagem no tempo. Palafitas e casas muito antigas se espalham pelo

Mangue Secopequeno centro, com igreja, pousadas, restaurantes e chão coberto de areia.

Além de passeios de bugue pelas dunas, é possível praticar esqui de areia e deitar em redes armadas à beira da praia, degustando pratos de peixe e frutos do mar.

Para se aproximar do autor e ter um gostinho de história, nada melhor do que conversar com Dona Ana Flora Amado, responsável pelo Recanto Dona Sula, uma espécie de loja de conveniência local. Embora tenha apenas parentesco distante com o escritor, ela sempre tem histórias para contar, como sobre a época em que Jorge Amado viveu em Estância/SE. Ela ajuda a alimentar a lenda de que a cidade teria inspirado Santana

do Agreste e de que alguns personagens do romance seriam inspirados em pessoas que viveram no local.

Uma dica final é passar pelo menos uma noite na vila, para absorver por inteiro a atmosfera de tranquilidade do local.

Assim como em Ilhéus, não há nenhuma evidência concreta que as histórias do escritor sejam reais, mas com certeza é um tempero interessante imaginar que nesses locais a realidade e a imaginação dele se misturavam.

Page 36: Revista Negócios MAPFRE 35

N E G Ó C I O S M A P F R E 3 6

sustentabilidade

N E G Ó C I O S M A P F R E

Sustentabilidade

A Área de Sustentabilidade da MAPFRE promove uma série de iniciativas com o objetivo de disseminar o posicionamento pioneiro e inovador da empresa em relação à sustentabilidade.

Academia de Sustentabilidade

MAPFREe os Princípios para

em Seguros

A MAPFRE trabalha constantemente os temas relacionados à área de

sustentabilidade e adotou os Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI – Principles for Sustainable Insurance), um compromisso entre as 30 maiores seguradoras mundiais e a Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep-FI, na sigla em inglês) com o objetivo de fornecer ferramentas de seguro para a gestão de riscos em apoio à sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Os PSI são resultado de um processo global de seis anos de elaboração, conduzido pelo Unep-FI, contando com a participação de representantes das principais seguradoras. A adesão a eles é voluntária, mas, uma vez comprometida, a seguradora precisa apresentar relatórios anuais com ações adotadas para o cumprimento de cada princípio

Page 37: Revista Negócios MAPFRE 35

3 7N E G Ó C I O S M A P F R E

São quatro os Princípios para Sustentabilidade em Seguros:1. Incluir no processo de tomada de decisões as questões ambientais,

sociais e de governança.2. Atuar em conjunto com os segurados para aumentar a

conscientização sobre as questões ambientais, sociais e de governança.3. Trabalhar junto com o governo e os órgãos reguladores para

promover ações coletivas no gerenciamento de questões ambientais, sociais e de governança.

4. Demonstrar responsabilidade e transparência na implementação desses princípios.

Os PSI no Brasil e a Academia de Sustentabilidade MAPFREO PSI (Principles for Sustainable Insurance) - princípios que nortearão o mercado de seguros nas próximas décadas e que foram lançados, ofi cialmente, durante a Rio +20 - Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, em junho de 2012.

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) é a responsável pela disseminação do princípios no Brasil. A MAPFRE assumiu um compromisso público do setor com o desenvolvimento social e econômico sustentável do planeta e como parte dos trabalhos criou a Academia de Sustentabilidade, que capacitou mais de 790 corretores neste ano de 2012 e difundiu as discussões sobre o tema entre seus colaboradores.

A Academia de Sustentabilidade está alinhada às diretrizes do Pacto Global, do qual a MAPFRE é signatária, e aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros - PSI, mais especifi camente, ao Princípio 2:

“Trabalharemos em conjunto com nossos clientes e parceiros comerciais para aumento da conscientização sobre questões ambientais, sociais e de governança, gerenciamento de riscos e desenvolvimento de soluções ”. A Academia de Sustentabilidade viajou pelo país compartilhando as boas práticas e debatendo sobre o desenvolvimento sustentável na estratégia de negócios. A discussão dos Princípios de Sustentabilidade em Seguros- PSI possibilitou a participação e o envolvimento dos corretores com sugestões de ações e práticas sustentáveis no negócio.

Os encontros aconteceram em 10 locais do Brasil: Ribeirão Preto, Porto Alegre, Brasília, São Paulo, Joinville, Campinas, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro. Nessas oportunidades, os participantes foram instruídos sobre temas atuais ligados à sustentabilidade, como os principais impactos gerados por suas atividades.

RESULTADOS DA MAPFRE

Confi ra abaixo alguns dos números alcançados pela MAPFRE com a adoção dos PSI.

• 2 meses de duração• 10 encontros, em diferentes cidades• (São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas,

Porto Alegre, Joinville, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife)

• Participação total de 793 pessoas

Diversas sugestões foram apresentadas e discutidas pelos participantes, como alteração do procedimento do sinistro, que passa a ser digital, consumindo menos papel; criação de uma agenda positiva para a utilização e a indicação de ofi cinas que utilizem tinta à base de água; reutilização das peças dos carros sinistrados, que são encaminhados para o pátio de salvados; precifi cação diferenciada para clientes e/ou empresas que pratiquem ações ASG (ambientais, sociais e de governança) estruturadas; criação de um canal de comunicação sobre o tema a que todos os corretores possam ter acesso; forma diferenciada de comunicação para clientes idosos; e precifi cação diferenciada para clientes (automóvel) que rodam menos.

Segundo o diretor territorial de Ribeirão Preto, Sandorva Cosmos Silva, a participação dos corretores foi ótima e extremamente proveitosa. “Tivemos muitas sugestões do que fazer para um mundo melhor e mais sustentável, inclusive com aplicações no nosso mercado, como dar descontos no seguro para empresas que tenham o ‘Selo Verde’; descontos no seguro residencial para casas que tenham aquecedor solar, e muito outras sugestões”, destaca o diretor.

Page 38: Revista Negócios MAPFRE 35

N E G Ó C I O S M A P F R E 3 8

FUNDACIÓN MAPFRE

Instituto de Ciências do Seguro

FUNDACIÓN MAPFRE realiza nova edição BugaMAP na FAAP e FGV

No fi nal de agosto a FUNDACIÓN MAPFRE realizou mais uma edição do BugaMAP (Business Game MAPFRE), uma ferramenta desenvolvida para disseminar

O Programa Educação Ambiental nas Escolas, desenvolvido pela FUNDACIÓN MAPFRE no Brasil desde 2009, visa tornar a escola um espaço educador sustentável, contribuindo com a melhoria da aprendizagem das crianças. Através da formulação de projetos pedagógicos nas escolas, o programa favorece o desenvolvimento de processos educativos permanentes e continuados, capazes de sensibilizar o indivíduo e a coletividade para as principais questões ambientais da atualidade: energia, água e lixo. Os alunos desenvolvem ações que promovem o espírito crítico na comunidade escolar, refl etindo na mudança de atitudes e na percepção do meio ambiente onde vivem. A expectativa é de que aproximadamente 34.000 crianças sejam benefi ciadas em 2012, em 68 municípios paulistas e mineiros, nas 85 escolas diretamente envolvidas com esta ação.

Instituto de Prevenção, Saúde e Meio Ambiente

Programas de educação

informações sobre o mercado segurador. Ação faz parte das premissas de entidade de promover a formação e a disseminação da cultura de seguros entre os profi ssionais do setor, incentivando assim a criação e a difusão desse conhecimento.

Nesta edição os trabalhos foram conduzidos pelo colombiano Jorge Noguera Arias, profi ssional com ampla experiência no mercado segurador internacional, e pelo diretor técnico Atuarial da MAPFRE, Roberto Carlos Lago. Participaram do evento 32 estudantes universitários da FGV/EAESP (Fundação Getúlio Vargas/ Escola de Administração e Finanças de São Paulo) e 23 alunos do curso de Administração da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado).

Realização do bugaMAP na Fundação Getúlio Vargas

Já o Programa Viver com Saúde, que teve suas atividades iniciadas no Brasil em 2010, nasceu com a intenção de estimular a sociedade a refl etir sobre a saúde e a qualidade de vida, proporcionando iniciativas relacionadas à alimentação saudável e a adoção de exercícios físicos regulares. Através destes aspectos fundamentais para o desenvolvimento saudável do ser humano, o Programa oportuniza a refl exão de professores, alunos e familiares sobre as condutas saudáveis, além de fomentar ações pedagógicas que sensibilizem a comunidade escolar sobre a importância deste tema na vida de cada aluno. As ações do Programa já benefi ciaram 13.476 alunos, 211 escolas, 31 municípios e 306 professores em 2012.

Desenvolvimneto de projeto dos alunos em Minas Gerais.

Oficina do programa Viver com Saúde, em São Paulo.

Page 39: Revista Negócios MAPFRE 35

3 9N E G Ó C I O S M A P F R E

Em agosto aconteceu na Academia Brasileira de Letras, na cidade do Rio de Janeiro, o lançamento de mais dois volumes da coleção de livros sobre a História do Brasil, a

“A construção nacional: 1830-1889” e “A abertura para o mundo: 1889-1930”.

O segundo volume contou com a coordenação do historiador, cientista político e membro da Academia Brasileira de Letras, José Murilo de Carvalho, mostrando um instigador panorama da vida politica, sociedade, relações internacionais e cultura brasileira entre os anos de 1830 e 1889. Já o terceiro volume foi coordenado pela antropóloga, Lilia Moritz Schwarcz, destacando a Primeira República, um dos períodos mais emblemáticos da história brasileira.

Estiveram presentes no lançamento importantes nomes do setor como o economista e ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco; o historiador inglês e professor emérito de historia da América Latina na Universidade de Londres, Leslie Bethel; o historiador Luiz Aranha Correa do Lago e o professor universitário, historiador e crítico de literatura, Alfredo Bosi; além de diversos acadêmicos e jornalistas.

Instituto de Cultura

Lançamento do 2º e 3º Volumes da Coleção “História do Brasil Nação: 1808-2010”

Instituto de Segurança Viária

Semana Nacional do Trânsito 2012Entre os dias 18 e 25 de setembro a FUNDACIÓN MAPFRE promoveu a campanha “5km/h a mais, uma vida a menos. Respeite os limites de velocidade”, durante a Semana Nacional de Trânsito. Baseadas no tema “Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”, foram desenvolvidas diversas iniciativas para contribuir com a redução de acidentes de trânsito, como: anúncio na Revista Época (publicação semanal de circulação nacional), adesivagem das cancelas do estacionamento do Shopping D&D, na cidade de São Paulo, e a distribuição de folhetos sobre a importância de respeitar os limites de velocidade.

Mais de 10 mil pessoas foram abordadas no shopping, com a distribuição dos folhetos educativos, além do impacto e abrangência de milhares de pessoas atingidas pelo anúncio publicado na Revista Época, que tem tiragem superior a 500 mil exemplares, e divulgação nos meios digitais e nas mídias sociais.

Para conscientizar ao mesmo tempo diversos públicos da sociedade (crianças, jovens, adultos e idosos), também foram promovidas ações do Instituto de Segurança Viária em diversos estados brasileiros, com resultados

igualmente expressivos. O programa “Na Pista Certa” foi até Belo Horizonte (MG) para difundir a educação viária às crianças de 5 a 9 anos de idade na Escola Estadual Leon Renault, contando com a participação de 1.800 crianças. Em Cabo Frio (RJ), cerca de 180 pessoas participaram das capacitações do programa “Segurança Viária para Idosos”. E o programa “Educação Viária é Vital”, contou com a participação e capacitação de 163 professores de 100 escolas dos municípios de João Pessoa e Guarabira.

Fátima Lima, Diretora da Delegação Brasil da FUNDACIÓN MAPFRE, fala aos presentes.

Ação no estacionamento do Shopping D&D

Page 40: Revista Negócios MAPFRE 35

MAPFRE no Mundo

N E G Ó C I O S M A P F R E 4 0

FUNDACIÓN MAPFRE e Confederação Empresarial de Madri assinam acordo de colaboração

A MAPFRE ASSISTANCE e a Car Server, empresa italiana líder em locação de veículos, estabeleceram um acordo para a gestão de sua frota. Trata-se da primeira cooperação importante no país com um cliente especializado no setor do aluguel de automóveis.

A parceria consiste na prestação de serviços de assistência para os mais de 21 mil veículos de que dispõe a companhia italiana. Esses serviços cobrem a assistência em estrada em toda a Europa, carro reserva em caso de acidente ou avaria e transporte para regresso ou destino dos passageiros, entre outros.

Após a assinatura do acordo, o gerente de Vendas da MAPFRE ASSISTANCE italiana, Riccardo Alberti, afi rmou que “esta cooperação destaca a capacidade de adaptação na prestação de serviços conforme as necessidades de nossos clientes”, ressaltando a importância de “fortalecer a entidade com a melhoria do serviço e a supervisão de novas e possíveis necessidades”. Nesse mesmo sentido, o diretor

técnico da Car Server, Giovanni Mezzadri, destacou a fl exibilidade da MAPFRE ASSISTANCE para dar resposta às necessidades da empresa na gestão da sua ampla frota de veículos.

MAPFRE ASSISTANCE assina acordo com a Car Server na Itália

A FUNDACIÓN MAPFRE e a Confederação Empresarial de Madri - CEOE (CEIM) fi rmaram um acordo para dar continuidade a programas de formação, readaptação e inserção no mercado de trabalho de pessoas portadoras de necessidades especiais.

Estiveram presentes para a assinatura desse acordo o presidente do Instituto de Ação Social da FUNDACIÓN, José Manuel Martínez, e a vice-presidente da Confederação, Lourdes Cavero. Essa iniciativa fará parte do programa “Juntos Somos Capazes”, da FUNDACIÓN, cuja missão principal é promover a integração de pessoas portadoras de necessidades especiais nas empresas.

Esse programa teve início em 2010 e até hoje formou mais de 214 pessoas e integrou cerca de 300 em empresas de toda a Espanha.

Page 41: Revista Negócios MAPFRE 35

4 1N E G Ó C I O S M A P F R E

MAPFRE é eleita a melhor companhia seguradora da América Latina pelo sétimo ano consecutivo

A MAPFRE foi eleita a “Melhor Companhia Seguradora da América Latina” pela revista

“Reactions”, do grupo Euromoney, pelo sétimo ano consecutivo. O prêmio foi baseado em uma pesquisa realizada com os leitores da revista e os profi ssionais das áreas fi nanceira, seguradora e jurídica.

“Ser eleita pelo sétimo ano consecutivo como a Melhor Seguradora da América Latina confi rma o nosso modelo de negócio e é um importante reconhecimento para mais de 11.500 funcionários e mais de 37.600 colaboradores que trabalham na

A MAPFRE reforça sua presença no Índice de Sustentabilidade Dow Jones World Index e também no regional Europeu. A seguradora está presente mais uma vez nesta seleção de empresas que receberam o prêmio por boas práticas em Responsabilidade Social Corporativa. No total foram analisadas 342 empresas em todo o mundo, incluindo 22 companhias de seguros.

A análise pela Dow Jones Sustainability World Index, é realizada por meio de um processo rigoroso que avalia a qualidade da gestão de

MAPFRE presente pelo segundo ano consecutivo no Indíce de Sustentabilidade Dow Jones

empresas em áreas como governança corporativa, gestão de risco e marca, retenção de talentos, além de práticas de trabalho ou eco-efi ciência.

Este índice tornou-se uma referência internacional e a integração da MAPFRE nesta seleção é um reconhecimento do importante trabalho do Grupo.

região”, destacou o presidente da MAPFRE AMÉRICA, Rafael Casas.

O presidente da MAPFRE MÉXICO, José Ramón Tomás Forés, recebeu o prêmio em nome da MAPFRE, em um evento realizado em Nova York.

A “Reactions” é uma das principais revistas do setor mundial de seguros e resseguro e publica anualmente o ranking do setor, com análises detalhadas das principais empresas, assim como toda a evolução no mercado das entidades seguradoras.

Page 42: Revista Negócios MAPFRE 35

Pão de Açúcar - RJ

www.bbmapfre.com.br

Page 43: Revista Negócios MAPFRE 35

O impressionismo tomou conta do Rio de Janeiro. Venha ver a maior exposição de impressionismo que a América Latina já viu.Impressionismo: Paris e a Modernidade, obras-primas do Museu d’Orsay. Até 13 de janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil.

Para comemorar o primeiro ano do GRUPO SEGURADOR BB E MAPFRE, estamos patrocinando a exposição que traz 85 obras-primas do Museu d’Orsay, de grandes artistas como Monet, Van Gogh, Renoir e mais sete expoentes do impressionismo. Não perca.

Patrocinador: Realizadores:

Page 44: Revista Negócios MAPFRE 35

GRUPO SEGURADOR BB E MAPFRE

Pessoas que cuidam de pessoas.

Seguro Educacional

O Seguro Educacional garante um diferencial competitivo à sua Instituição de Ensino, tranquilidade aos pais proporcionando continuidade dos estudos e atendimento aos alunos em situações emergenciais. Ser reconhecida como a melhor seguradora nessa categoria só foi possível porque somos uma empresa feita por pessoas como você, que buscam se diferenciar sempre.

O r

egis

tro

des

te p

lano

na

SUSE

P nã

o i

mpl

ica,

po

r pa

rte

da A

utar

quia

, inc

enti

voo

u re

com

enda

ção

à s

ua c

om

erci

aliz

ação

. Pro

cess

o S

USE

P: 1

5414

.003

730/

2012

-10

MA

RES

- M

APF

RE

Ris

cos

Espe

ciai

s Se

gura

dora

S.A

- C

NPJ

: 87.

912.

143/

0001

-58.

CORRETOR MAPFRE É MAIS SEGURO.