revista negócios de zero a três #14

52
UM GUIA PARA LOJISTAS, FABRICANTES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO SETOR www.epgrupo.com.br ano 2 nº14 maio REVISTA ZERO A TRÊS | ANO 2 | Nº 14 | 2015 EP GRUPO O boom das linhas de cosméticos baby no Brasil Isso cheira a bons negócios!

Upload: ep-grupo-agencia-de-conteudo

Post on 22-Jul-2016

238 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Isso cheira a bons negócios! O boom das linhas de cosméticos baby no Brasil

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Negócios de Zero a Três #14

UM GUIA PARA LOJISTAS, FABRICANTES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO SETOR www.epgrupo.com.br ano 2 nº14 maio

RE

VIS

TA ZE

RO

A TR

ÊS

| AN

O 2 | N

º 14 | 2015

EP

GR

UP

O

O boom das linhas de cosméticos baby no Brasil

Isso cheira a bons negócios!

CAPA_ZeroaTres_#14.indd 1 5/12/15 12:03 PM

Page 2: Revista Negócios de Zero a Três #14

anuncio.indd 2 5/12/15 4:34 PM

Page 3: Revista Negócios de Zero a Três #14

3NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

ÍNDICE

32

18 28

6 Notáveis

12 Pegada digital

16 Números

18 Cresça sabendo – Novas linhas de cosméticos

28 Vitrine – Composto lácteo

30 Na moda – Xadrez

34 Perfil – Ênio Kohler (Lepper)

36 Posso ajudar? – Brascol

36

40 Fornecedor – Colibri

44 Falando sobre varejo – Gian Catinella (Tarks)

46 Falando sobre comportamento – Ana Amélia e Aurélia (Play)

48 Falando sobre segurança – Mariano Bacellar (Inacc)

50 O próximo passo...

Indice zat14.indd 3 5/13/15 3:23 PM

Page 4: Revista Negócios de Zero a Três #14

EDITORIAL

Com pouco mais de 1 ano, esta publicação começa a firmar seus passos. Tal qual os pais de um bebê, vivemos atentos às suas necessidades, preocupa-dos em alimentá-la e, às vezes, até perdemos o sono por ela. Mas o fato é que todo esse esforço vale a pena. A cada encontro com um de nossos leitores, ao ouvir comentários sobre as reportagens, sugestões de matérias e, princi-

palmente, ao descobrir recursos capazes de movimentar os negócios do setor, percebemos que a dedicação e o envolvimento com o conteúdo não foram em vão.

Assim, renovamos nossas ideias, pegamos fôlego e tocamos este projeto que ultrapassa a linha editorial. Afinal de contas, um veículo não sobrevive isoladamente. A revista é apenas o centro de uma série de ações a serem realizadas em prol deste segmento.

Por isso, pautamos com carinho mais uma edição da revista Zero a Três. Desta vez, a Matéria de capa traz informações sobre o boom das linhas nacionais de cosméticos para mamães e bebês. Fomos atrás dos principais fabricantes e de especialistas, a fim de mostrar a representatividade desses artigos no mercado brasileiro. Vale a pena conferir o resultado!

Para a seção Na moda, selecionamos oportunamente diversas peças xadrez para compo-sição de um mix junino bem completo. Confira ainda a Vitrine de leite em pó e aposte nessa fonte de nutrientes para suas vendas.

Acompanhe também nossos colunistas nesta edição, com excelentes artigos, e um perfil de loja especial sobre a Brascol. Com mais de 20 anos de experiência, a atacadista é uma das maiores distribuidoras de moda bebê e infantojuvenil do Brasil. Conheça melhor a trajetória da empresa.

O EP Grupo acredita no cooperativismo e na força das parcerias. Há mais de 10 anos, essa tem sido nossa filosofia de trabalho e temos colhido bons frutos. É isso o que nos motiva a seguir. Colabore enviando suas críticas e sugestões. Boa leitura!

UM GUIA PARA LOJISTAS, FABRICANTES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO SETOR www.epgrupo.com.br ano 2 nº14 maio

REVIS

TA ZER

O A

TRÊS

| AN

O 2 | N

º 14 | 2015

EP G

RU

PO

O boom das linhas de cosméticos

baby no Brasil

Isso cheira a bons negócios!

CAPA_ZeroaTres_#14.indd 1

5/12/15 12:03 PM

Ano 2 – Ed. 14 – Maio 2015

Espaço Palavra Editora e Arte Ltda.

[ Direção-geral e jornalista responsável ]

Marici Rosana Ferreira (MTb 36727)

[ Revisão ]

Renata Lopes Del Nero

Lu Peixoto

[ Redação ]

Kika Martins

Lívia de Vivo

[ Arte/Projeto Gráfico ]

Wilson Alves

Rening Masuyama

[ Marketing ]

Lívia Gimenes

[ Departamento comercial ]

Alessandra Aragon Frate

Daiane Miranda

Sandra Olegário

[ Assistente administrativa ]

Cristina Venâncio

[ Administração, publicidade e redação ]

Rua Arapapi, 45

Moema – São Paulo/SP

CEP: 04516-020

Tel. (11) 5092-5588/(11) 5094-0403

E-mail: [email protected]

[ Assinaturas ]

(11) 5092-5588 ou pelo site

www.epgrupo.com.br

As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores e podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte.As fotos utilizadas nesta edição pertencem ao banco de imagens da revista Zero a Três e podem ser utilizadas, desde que citada a fonte.A revista Zero a Três possui distribuição nacional para proprietários, diretores, gerentes, compradores, lojistas e demais pessoas envolvidas com lojas de artigos infantis, magazines, supermercados, atacadistas, drogarias, fabricantes, papelarias, armarinhos e bazares.

Cooperativismo

Marici Ferreira – [email protected]/epgrupo1

@epgrupo1@epgrupo

editorial zat14.indd 4 5/12/15 12:16 PM

Page 5: Revista Negócios de Zero a Três #14

editorial zat14.indd 5 5/12/15 12:16 PM

Page 6: Revista Negócios de Zero a Três #14

6 NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

MEDELA PUMP IN STYLE ADVANCED: Distribuída pelo Grupo Equipamed, a bomba para extração manual simples ou dupla Medela Pump in Style Advanced funciona com bateria ou na rede elétrica (bivolt). É ideal para mães que estão retor-nando ao trabalho ou para quem vai viajar, já que acompanha uma mochila com cooler e é prática para transporte.O produto é equipado com a 2Phase Expression, única tecnologia de extração de leite do mercado baseada no ritmo natural de sucção do bebê. Este sistema ajuda a extrair mais leite em menos tempo.

Para obter mais informações, acesse www.equipamed.com.br.

UPMAN LANÇA CUECA DO BEBÊ: Para não deixar passar despercebido o momento em que o bebê deve deixar a fralda, a Upman desenvolveu a primeira cuequinha infantil acompanhada por uma régua de crescimento. Totalmente personalizada e coordenada com a estampa da cueca, a régua permite que os pais acompanhem o crescimento do bebê até os 120 cm. Para guardar de recordação, o produto também funciona como um minidiarinho, no qual os pais colocam fotos referentes a cada etapa do cres-cimento. A embalagem pode ser utilizada posteriormente na organização das coisas do bebê.Apostando em matéria-prima nobre, com tecnologia e conforto no DNA, a empresa é reconhecida no mercado por desenvolver linhas com design diferenciado para ho-mens. Presentes em pontos de venda de todo o Brasil, os produtos Upman estão distribuídos nas linhas underwear, homewear, beachwear, next e kids.

notaveis zat14.indd 6 5/12/15 1:10 PM

Page 7: Revista Negócios de Zero a Três #14

7NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

NOVA PAMPERS PREMIUM CARE: Com materiais ul-tramacios e a melhor absorção da Pampers, a nova ver-são premium chega ao mercado para proporcionar mais maciez e absorção para o bebê. Sempre investindo em pesquisa e desenvolvimento, a marca de cuidados com o bebê da P&G fez melhorias na Pampers Premium Care.A nova versão oferece melhor proteção para a pele de-licada do bebê, com uma exclusiva cobertura interna Algodão-Sec™. Mais acolchoada e macia, mas ainda assim leve, a fralda mantém a cobertura externa ultramacia, com uma textura especial prin-cipalmente entre as pernas do bebê. Além disso, a cobertura é respirável, pois conta com uma película resistente à água com microporos para que o ar penetre na fralda.O formato é flexível e anatômico, graças às exclusivas fitas elásticas que se adaptam ao corpo do bebê.O sistema absorvente exclusivo com 4 camadas proporciona até 12 horas de absorção: a camada 1 é responsável pela rápida absorção de fluidos; as camadas 2 e 3 se encarregam de sua distribuição, movendo-os e a camada 4 é responsável pelo seu armazenamento e pela sua retenção.

BRINQUEDOS ESTIMULANTES E INTERATIVOS: Reconhecida mundialmente e distribuída com exclusividade no Brasil pela Brasbaby, a Tiny Love aposta na diversão para estimular a evolução das habilidades motoras dos bebês. Entre os destaques estão o cubo mágico com uma varieda-de de recursos divertidos; brinquedos de empilhar; tapetes de atividades e mordedores.Cubo Mágico, Amiguinhos de Empilhar, Mordedores Tiny Smarts, Gymini Cozy 3 em 1 e Crib & Strollers Sleeves são alguns dos brinquedos da nova linha.Já a marca K’s Kids, também distribuída com exclusividade no Brasil pela Brasbaby, acaba de ampliar seu portfólio de itens interativos. Entre as novidades, destacam-se as novas versões da clássica lousinha mágica, uma diferente trave de gol com diversas opções de jogos e um bonequinho musical. Night Pals, Doodle Studio e Baby GoGoGoal compõem a linha Brasbaby. Para obter mais informações, acesse: www.brasbaby.com.br/catalogovirtual.

notaveis zat14.indd 7 5/12/15 1:10 PM

Page 8: Revista Negócios de Zero a Três #14

8 NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

LINHA BUBBLE GUPPIESA área de consumer products da Viacom Brasil apresenta sua linha de produtos inspirada nos Bubble Guppies, personagens da animação exibida pelo canal Nickelodeon. Em cada epi-sódio, os personagens exploram um tema único de diversas formas, por meio do canto, da dança e de brincadeiras ima-ginárias, espelhando como as crianças em idade pré-escolar aprendem.Agora, entre as novidades dos personagens está o DVD “Bubble Guppies de volta para a escola”, lançado pela Paramount Home Media. As novas aventuras abordam o início

das aulas em seis episódios, a fim de auxiliar as crianças na fase pré-escolar, propondo ati-vidades lúdicas e divertidas. A duração é de 138 minutos, com áudio em inglês, português e espanhol. Para as brincadeiras em casa, a Viacom apresenta a linha de produtos desen-volvida pela Fisher-Price e comercializada com exclusividade pela rede Ri Happy/PBKids. Amigos do Banho Bubble Guppies, Molly Banho Divertido e Molly e Acessórios são alguns dos produtos que chegam ao mercado para divertir a hora do banho dos pequenos.

BARUEL BUSCA INSPIRAÇÃO EM CINDERELA: A empresa Baruel, especializada no seg-mento de higiene e limpeza, oferece às crianças a linha Disney Princesas na versão Cinderela. O shampoo e o condicionador foram desenvolvidos com uma suave fragrância floral que re-mete ao brilho de sapatinhos de cristal e a sofisticação de um baile real.Os produtos altamente hidratantes possuem fórmulas suaves, não contêm álcool, além de serem testados e aprovados por dermatologistas e oftalmologistas.Para obter mais informações, acesse: www.baruel.com.br.

BIBI DA CABEÇA AOS PÉS: Marca referência em calçado infantil, a Bibi lança duas novidades cheias de magia: sapatilha e tiara de princesa. Os dois itens têm enfeite em formato de borboleta e detalhes cheios de bri-lho. A sapatilha em couro macio vem com a tradicional palmilha Fisioflex Bibi, responsável pela sensação de andar descalço.Para obter mais detalhes, visite as páginas www.lojabibi.com.br / www.bibi.com.br.

notaveis zat14.indd 8 5/12/15 1:10 PM

Page 9: Revista Negócios de Zero a Três #14

9NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

notaveis zat14.indd 9 5/12/15 1:10 PM

Page 10: Revista Negócios de Zero a Três #14

10 NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

PALAVRA CANTADA COMEMORA 20 ANOS: Para celebrar seu aniversário de 20 anos, a Palavra Cantada lança um box comemorativo com cinco DVDs de grande sucesso da sua car-reira: Pé com Pé, Canções do Brasil, Brincadeiras Musicais, Vem Dançar com a Gente e Pauleco e Sandreca. O objetivo da dupla Sandra Peres e Paulo Tatit era compilar uma coleção com um conteúdo divertido, que despertasse a sensibili-dade das crianças. O box foi lançado pela MCD, gravadora oficial da Palavra Cantada.Os DVDs Pé com Pé, Pauleco e Sandreca Canções do Brasil e Vem cantar com a gente e o show Brincadeiras Musicais compõem a cole-ção comemorativa.

FRALDAS CAPRICHO RENOVA O PORTFÓLIO:A Fraldas Capricho comemora 40 anos com portfólio renovado, construindo uma marca forte, referência de qualidade superior e pre-ço competitivo. Durante a APAS 2015 – Feira da Associação Paulista de Supermercados −, a empresa, fundada em 1975 em Capivari (SP), apresentou suas linhas de fraldas, além de toalhas e lenços umedecidos, que passam a ser comercializadas sob a marca-mãe.Como parte do novo posicionamento, a empresa acaba de renovar a linha infantil, que inclui fraldas com cobertura macia e respirável, sistema de absorção inteligente, além de um moderno sistema de fechamento ajustável. Todas as suas linhas de produtos ganharam novas embalagens com a marca Capricho em evidência.As mudanças incluem as licenciadas Pica-Pau, Rei Leão, Garfield e Snoopy. E cada produto passa a ter um padrão cromático único para melhor fixação da marca.Para obter mais informações, acesse: www.fraldascapricho.com.br.

notaveis zat14.indd 10 5/12/15 1:11 PM

Page 11: Revista Negócios de Zero a Três #14

AMERICANAS.COM LANÇA LINHA DE BEBÊS: A Americanas.com conta com a linha in-fantil First Steps, que oferece produtos de qualidade, com estilo e design diferenciados. A linha inclui todas as fases do desenvolvimento infantil, desde o nascimento até os 3 anos de idade. No total, ela possui aproximadamente 200 itens, de cadeirinhas de automóveis, berços, cer-cados e carrinhos de passeio a almofadas, toalhas e roupões, brinquedos educativos, kit alimentação, enxoval e cuidados com o bebê. Entre as opções da nova marca, estão o berço Confort rosa (com duas alturas e mosquiteiro), a toalha felpuda (revestida com fralda Zebrinha First Steps – Biramar), o trocador First Steps portátil (percal plastificado branco 100% algodão) e a toalhinha de boca com porta-chupeta (2 peças Princesa rosa). Para obter mais informações, acesse: www.americanas.com.br.

MUSTELA® LANÇA STELATOPIA BÁLSAMO HIDRATANTE: A Mustela®, marca francesa de dermocosméticos para bebês e crianças do Laboratório Expanscience, traz para o Brasil o Stelatopia® Bálsamo Hidratante, um produto da linha DermoPediatria que combate o ressecamento excessivo do rosto e do corpo dos pequenos desde o nascimento. Desenvolvido com o apoio de dermatologistas e pediatras, o bálsamo hidrata e alivia a pele dos bebês e crianças, graças a uma associação inédita de ativos de origem natural. A textura nutritiva e protetora do bálsamo, aliada às propriedades do óleo des-tilado de girassol – ativo patenteado de origem natural –, gera uma combinação capaz de aliviar os sintomas da dermatite atópica já nas primeiras aplicações. Estudos clínicos realizados com 227 crianças por 30 dias e acompanhados de perto por pediatras comprovaram que o Stelatopia® Bálsamo Hidratante dimi-nuiu em 88% a sensação de secura da pele, além de reduzir em 80% a coceira e irritação nos pequenos que utilizaram o produto. A pele fica hidratada graças à Relipidação Ativa®, processo também patenteado pelo Laboratório Expanscience que estimula naturalmen-te a produção de lipídios que constituem a barreira cutânea protetora. Com a nutrição propor-cionada pelo bálsamo, até mesmo as peles mais secas recuperam sua suavidade. Stelatopia®, Stelatria® e Stelaker®, também compõem a linha de DermoPediatria da Mustela®. Todos os produtos são voltados a alterações cutâneas, com ação tanto nas causas quanto nos sintomas característicos desses problemas.

notaveis zat14.indd 11 5/12/15 1:11 PM

Page 12: Revista Negócios de Zero a Três #14

PEGADA DIGITAL

12 NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

A Vick lançou recentemente um projeto especial e bem inusitado para ajudar as mamães: o Vick Pijama. Trata-se de uma roupinha com termômetro, que fica preso ao tecido e envia os dados da temperatura do bebê para um aplicativo. Se a temperatura da criança aumentar, uma mensagem de aviso é enviada automaticamtne. O app também apresenta a variação dos núme-ros coletados durante a madrugada e registra um histórico. Parte de uma ação de marketing da Vick, o produto foi enviado para um grupo de mães e blogueiras, para ajudar a divulgar a essência da marca: cuidar das

pessoas com um toque de carinho. A ação da P&G foi criada em parceria com a agência Publicis.

Pijaminha com tecnologia

O filme Conhecendo Murilo relata o emocionante momento em que uma mãe, deficiente visual, tem a oportunidade de tocar a impressão 3D de um ultrassom e conhecer como é seu bebê naquele momento, tudo graças à tecnologia. Além desse, outros três filmes no formato documental foram criados para a campanha da marca, contando his-tórias de outras mães. Os filmes foram concebidos pela La Casa de la Madre

em parceria com a agência Mood. Para conferir a campanha, acesse o canal Huggies no YouTube: www.youtube.com/user/huggiesturmadamonica.

“Must have – Bebê a bordo” é o nome do site que leva ao público ofertas e produtos inovadores do mercado de puericultura. A ideia do Submarino foi reunir em um só lugar ofertas de até 40% e itens indicados por profissionais de diversas áreas. Essas pessoas fazem uma espécie de curado-ria e comentam os produtos de acordo com suas próprias experiências. Para navegar e conhecer melhor, acesse www.submarino.com.br/hotsite/must-have-bebe-a-bordo.

Campanha Huggies emociona com impressão 3D

Submarino lança hotsite com produtos baby

pegada digital zat14.indd 12 5/12/15 1:17 PM

Page 13: Revista Negócios de Zero a Três #14

O conteúdo produzido pela RockContent em parceria com a DNA Digital, agência de comunicação do Grupo Comunique-se, tem como objetivo auxiliar pequenos e médios empresários a driblar erros comuns quando o assunto é marketing digital. A publicação dá larga-da a uma série de livros digitais que serão disponibili-zados pelas agências. Um dos assuntos abordados é a presença das empresas nas redes sociais. Os autores pontuam que não basta apenas criar perfis e fan pages para conseguir um resultado de marketing favorável. Entre os

principais erros cometidos pelas PME também estão não possuir um blog corporativo e usar as redes sociais apenas para divulgar seus próprios produtos. O e-book está disponível gratuitamente para down-

load. Para baixar o conteúdo, acesse materiais.rockcontent.com/10-erros-mkt-digital-pme.

E-book gratuito traz 10 erros de marketing digital em PMEs

pegada digital zat14.indd 13 5/12/15 1:17 PM

Page 14: Revista Negócios de Zero a Três #14

PEGADA DIGITAL

14 NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

Os jogos Quente ou Frio e Brinquedaria pro-duzidos pelo estúdio Virgo fazem parte do projeto Incluir Brincando. Voltados para crian-ças com 3 anos de idade ou mais, eles es-tiveram na 10ª edição do International Digital Emmy® Awards, que premia as melhores produções multimídia produzidas fora dos Estados Unidos. O projeto transmídia “Vila Sésamo – Incluir brincando” concorreu na categoria Digital Program: Children & Young People. Os jogos digitais estão dispo-

níveis no site da série (cmais.com.br/vilasesamo), e têm como foco proporcionar experiên-cias criativas e inclusivas, acessíveis a crianças de diversas idades. Quente ou Frio foi de-senvolvido em parceria com a Associação Laramara e é especialmente voltado para pessoas com deficiência visual.

Games brasileiros no International Digital Emmy® Awards

App para atendimento ao consumidor

Com a proposta de ser uma forma de relacionamento entre empresas e consumidores, o PossoAjudar? é uma plataforma que funciona como alternativa de atendimento ao cliente. A M2G, empresa criado-ra da solução, estima que com o novo aplicativo a ideia deverá atingir mais de um milhão de usuários até o final do ano. A plataforma foi lançada em setembro de 2014 e tem sua versão mobile para download gratuito nos sistemas iOS e Android.Com mais de 400 companhias cadastradas, o serviço é composto por duas interfaces: a do consu-midor e a da empresa. Para o cliente, a plataforma funciona como uma central de atendimento so-cial e colaborativo, promovendo interação entre usuários. Para a empresa, o sistema agrega sendo mais uma opção de proximidade com seu consumidor, oferecendo novas ferramentas e trazendo soluções. Com a plataforma, a empresa poderá interagir com sua comunidade e estreitar relaciona-mentos com seus clientes.“A internet não está mais só na web, ela está nos momentos do dia a dia, nos devices, em tudo! E a missão do PossoAjudar? é acompanhar esse cross-channel e também existir em cada lugar sendo uma ferramenta colaborativa de atendimento social”, diz o CEO da M2G Daniel Lindenberg.

pegada digital zat14.indd 14 5/12/15 1:17 PM

Page 15: Revista Negócios de Zero a Três #14

15NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

RMC Baby é uma empresa que distribui produtos importados para lojistas do setor de puericultura e tem como carro-chefe o cobertor de microfibra. Há menos de um mês, Roberta Slavutzki, empresária à frente do negócio, inaugurou também o e-commerce Lulu Bebê. O foco desta vez é o consumidor final e a intenção é levar novas marcas à loja online, incrementando aos poucos o mix. O novo canal já está presente nas redes sociais e ganhou anúncios para maior visibilidade no Google. “Esse mercado de e-commerce é muito promissor. Vamos ficar de olho no que os clientes estão buscando e vamos oferecer esses produtos, com credibilidade e agilidade”, comenta Roberta. Para conferir, acesse: www.lulubebe.com.br.

E-commerce recém-nascido

pegada digital zat14.indd 15 5/12/15 1:17 PM

Page 16: Revista Negócios de Zero a Três #14

NÚMEROS

16 NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

As mulheres no universo digital

38%

38%

51%

44%

56%

Fonte: Relatório Connected Life (estudo

global) da TNS.

BRASILEIRAS

GASTAM MAIS DE 6 HORAS

DIÁRIAS EM APARELHOS

COMO CELULAR, PC E

TABLETS, ENQUANTO OS

HOMENS GASTAM

5 HORAS.

AS MULHERES

GASTAM 3 HORAS E 48 MINUTOS

NO CELULAR, ENQUANTO OS HOMENS,

3 HORAS E SEIS MINUTOS. A MÉDIA DE

APARELHOS VARIA ENTRE 3,8 E 4 EM AMBOS

OS SEXOS. NO BRASIL, GERALMENTE

AS MULHERES SÃO “CONECTORES” E

REPRESENTAM 60% DA AMOSTRA. ESSE

PERFIL É FORTE CONSUMIDOR DE MÍDIA

SOCIAL E O ENVOLVIMENTO DIGITAL É

PARTE IMPORTANTE DE

SUAS VIDAS.

AS BRASILEIRAS

CLASSIFICADAS NO GRUPO

“FUNCIONAIS” REPRESENTAM

51%. ESSE PERFIL POSSUI BAIXO

ENVOLVIMENTO E INFLUÊNCIA DIGITAL.

JÁ OS “OBSERVADORES” REPRESENTAM

44%, MAS O PERFIL É REPRESENTADO

EM SUA MAIORIA POR HOMENS, 53%,

GERALMENTE COM RENDA MAIS ALTA E

QUE CONSOMEM DIFERENTES

CATEGORIAS DE PRODUTOS.

O LEVANTAMENTO

DA TNS DIVIDIU AS

USUÁRIAS EM QUATRO

GRUPOS: FUNCIONAIS

(38%), OBSERVADORES

(12%), CONECTORES (12%) E

LÍDERES (38%).

JÁ AS MULHERES

COM PERFIL “LÍDERES”

REPRESENTAM 56% DA AMOSTRA

E SÃO MAIS JOVENS (16-34 ANOS

DE IDADE) COM RENDA MAIS ALTA E

SÃO CONSIDERADAS ALVO PORQUE

POSSUEM ALTA INFLUÊNCIA DIGITAL

E ENVOLVIMENTO

SOCIAL.

O Relatório Connected Life emitido pela TNS entrevistou 963 pessoas em todo o Brasil. Realizado em mais de 52 países, o estudo envolveu 56 mil entrevistas para detectar e analisar o comportamento dos consumido-

res no ambiente digital. Confira o resultado referente ao mer-cado nacional, a seguir:

5h

6h

53%

60%

Estudo da TNS revela comportamento e hábitos de consumo

numeros zat14.indd 16 5/12/15 12:28 PM

Page 17: Revista Negócios de Zero a Três #14

anuncio.indd 2 5/13/15 4:09 PM

Page 18: Revista Negócios de Zero a Três #14

18 NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

CRESÇA SABENDO

Brasil ocupa segundo lugar em ranking mundial com ajuda dessa categoria de produto e as empresas

do ramo correm para não ficarem de fora

Cosméticos Baby

cresca sabendo zat14_2.indd 18 5/13/15 3:33 PM

Page 19: Revista Negócios de Zero a Três #14

19NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

Acompanhando o crescimen-to no universo brasileiro de puericultura, os produtos de banho e cuidados com o bebê representam hoje

uma categoria promissora e a nova apos-ta de tradicionais fabricantes. Muitas ve-zes classificadas com o termo “cosméti-cos” essas linhas englobam itens como shampoos, condicionadores, sabonetes líquidos para banho, cremes, óleos, filtros solares e outros.

Segundo um estudo realizado pela Euromonitor International – empresa de pesquisa de mercado com sede em Londres –, as vendas dessa categoria para bebês e crianças tiveram um crescimento acumulado de 91% no período de 2009 a 2014 − isso no mercado brasileiro. Ou seja, se em 2009 as vendas de foram de 2,3 bi-lhões de reais, no ano passado elas alcan-çaram 4,5 bilhões.

A pesquisa ainda mostra que o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial gra-ças ao tamanho desse nicho por aqui. Em 3º está a China e em 1º os Estados Unidos, com mercado de 1,8 e 2,8 bilhões de dóla-res, respectivamente.

Para Rosana Fiorelli, gerente de marke-ting sênior da Lillo, os números não men-tem: “O crescimento deste mercado tem sido constante e conseguimos enxergar uma ótima oportunidade para a extensão da linha Lillo (lançada no fim do ano pas-sado)”, opina ela, em uníssono com outros executivos da indústria.

Além da oportunidade de expansão do portfólio, os fabricantes ressaltam o cuidado necessário na concepção de itens dessa na-tureza. “É um segmento no qual a credibili-dade dos produtos está em jogo. Afinal, as mães são muito cautelosas com os cuidados de seus bebês”, comenta Patricia Sueza, co-ordenadora de marketing e trade da Biotropic.

Do outro lado da moeda, há a movimen-tação de supermercados e drogarias para uma oferta plural e com marcas de qualida-de para seus clientes. Para se ter uma ideia, até mesmo lojas de brinquedos entraram na onda e ampliaram o seu mix. É o caso da Bmart, rede com 28 unidades pelo Brasil que há alguns anos passou a trabalhar com cos-méticos baby no ponto de venda. “Sentimos a necessidade de atender a mãe em todos os campos, não só com vestimenta, mas com higiene e alimentação também”, diz Angélica Pardelli, responsável pelo setor de compras da Bmart. Ela comenta que, mes-mo com valor agregado relativamente baixo, a saída da linha é boa. “Ficam bem na frente nos PDVs, que é onde as mães facilmente encontram produtos e os levam”.

E não é apenas no varejo físico que cos-méticos têm ganhado espaço. O relatório WebShoppers, divulgado pela e-Bit, mostra que a categoria “Cosméticos e Perfumaria/Cuidados Pessoais/Saúde” está em segundo lugar nas que mais movimentaram as com-pras online no Brasil durante o ano passado. Pelo que tudo indica, é só uma questão de tempo para que os cosméticos baby repre-sentem mais e mais dentro desta estatística.

cresca sabendo zat14_2.indd 19 5/13/15 3:33 PM

Page 20: Revista Negócios de Zero a Três #14

CRESÇA SABENDO

20 NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

NA LOJA VIRTUALConsultora em marketing digital, e-commerce e comportamento do consumidor, Fátima Bana é mestre em comportamento digital do consumidor pela UCLA/USA. Ela dá dicas sobre como trabalhar cosméticos baby nas lojas virtuais.

O CONTEÚDO É EXTREMAMENTE IMPORTANTE, SEJA ELE INDICAÇÃO DE COMO USAR O PRODUTO, SEJA ELE – PRINCIPALMENTE – A SUA COMPOSIÇÃO. ISSO PORQUE MUITAS MÃES USAM O COMÉRCIO ELETRÔNICO PARA PESQUISAR SOBRE ALGUNS TIPOS DE INTOLERÂNCIA E ALERGIAS.

É IMPORTANTE QUE EXISTA NO SITE DA EMPRESA UMA CATEGORIA BABY EXCLUSIVA, COM TODOS OS PRODUTOS DE HIGIENE. ISSO AJUDA A ESTIMULAR A CONVERSÃO DO COSMÉTICO.

MOSTRAR TODOS OS INGREDIENTES DA FORMULAÇÃO, POIS NO E-COMMERCE AS PESSOAS SÃO MAIS DETALHISTAS, QUEREM O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES POSSÍVEL.

DEIXAR CLARA A GRAMATURA DO PRODUTO TAMBÉM É FUNDAMENTAL.

GERALMENTE, O AMBIENTE ONLINE ESTIMULA A COMPRA DE COMBOS. POR ISSO, UMA DICA IMPORTANTE É OFERECER KITS OU AMOSTRAS PARA CLIENTES QUE JÁ FAZEM COMPRAS RECORRENTES. ISSO COSTUMA DAR CERTO EM LANÇAMENTOS DE NOVOS PRODUTOS.

cresca sabendo zat14_2.indd 20 5/13/15 3:33 PM

Page 21: Revista Negócios de Zero a Três #14

21NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

Explore o segmento!

Os dados abaixo foram fornecidos pela MultiFocus – empresa de inteligência de mer-cado que realiza estudos qualitativos e quan-titativos – e apresentam um panorama da

incidência de compra na categoria em ques-tão, de acordo com idade, faixa etária, classe social, sexo e também os mais vendidos em cada fase de 0 a 3 anos.

cresca sabendo zat14_2.indd 21 5/13/15 3:33 PM

Page 22: Revista Negócios de Zero a Três #14

CRESÇA SABENDO

22 NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

LILLONA LINHA: sabonetes líquidos, shampoos, condicionadores e outros.Aproveitando sua atuação consolidada de mais de 40 anos no merca-

do de puericultura, a Lillo trabalhou o lançamento de sua primeira linha de cosméticos baby no final de 2014. Os produtos Lillo Baby foram desen-volvidos especialmente para recém-nascidos e bebês maiores, e todos eles tiveram o toque de especialistas desse mercado, tendo passado por testes para comprovação da segurança.

“A linha foi dermato e oftalmologicamente testada e aprovada con-forme as normas da Anvisa. Todos os produtos possuem registro do Ministério da Saúde, que classifica os itens de higiene pessoal e cos-méticos para o uso infantil”, diz Rosana Fiorelli. A executiva tem boas expectativas quanto ao nicho para os próximos anos. “É muito promissor, as expectativas são as melhores possíveis. Esperamos ganhar cada vez mais espaço na categoria, contando com estudos constantes e lança-mentos que ofereçam ao consumidor opções de produtos naturais e su-aves”, explica.

Ela ainda destaca detalhes de embalagem e composição na busca por diferenciação no PDV. “Nossas embalagens são coloridas e anatômicas para que a mãe possa segurá-las e abri-las com uma única mão”, explica. A Lillo já tem lançamentos preparados para 2015 na linha de cosméticos.

QUEM FAZ E COMO ANDA A ATIVIDADE DE ALGUMAS DAS EMPRESAS NA CATEGORIA

JOHNSON’S®

NA LINHA: sabonetes líquidos, shampoos, loções e outros.Presente no mercado mundial de cuidados com a pele do bebê

há mais de 120 anos, a JOHNSON’S® leva ao consumidor um vas-to portfólio, incluindo as linhas Recém- -Nascido, Gotas de Brilho e Desitin, lançadas no ano passado.

A empresa enxerga o mercado em crescimento, especialmente na categoria de sabonetes líquidos. “Essa categoria cresce bastante na medida em que a consumidora se educa e entende que este formato é o mais indicado para a pele delicada do bebê”, diz o porta-voz da empresa.

Em destaque nos produtos da marca fica o rigor de seus proces-sos industriais. A empresa tem um comprometimento com a segu-rança, realizando diversos testes para comprovar que o produto é adequado para a pele e o cabelo dos bebês.

cresca sabendo zat14_2.indd 22 5/13/15 3:33 PM

Page 23: Revista Negócios de Zero a Três #14

MUSTELANA LINHA: água de toilette, cremes hidratantes, gel de limpeza e outros. A  Mustela® nasceu como uma marca de  dermocosméticos para be-

bês e crianças desde a sua criação, há mais de 60 anos. Atualmente são mais de 30 produtos em portfólio e a linha Bebê da Mustela® é dividida em quatro finalidades: banho, troca de fralda, hidratação e toilette. No ano pas-sado, toda a formulação desses itens foi renovada, incluindo o Perséose de Abacate®, que ajuda a manter o nível de hidratação da epiderme.

Marina Lima, gerente de marketing da Mustela® no Brasil, diz que o mer-cado de bebê apresenta uma grande perspectiva de crescimento e que essa foi uma das razões que levou o Laboratório Expanscience, multinacional far-macêutica com sede na França, a abrir sua operação no País em 2013.

Ela ressalta também toda a tecnologia e pesquisa envolvidas na produ-ção: “As novas formulações são resultado de mais de 10 anos de pesqui-sa científica, em que profissionais da divisão de Inovação, Investigação e Desenvolvimento do Laboratório Expanscience se aprofundaram na com-preensão da fisiologia da pele do bebê. Os resultados dessas pesquisas estão em 9 patentes e 19 publicações científicas, entre elas, o conceitua-do British Journal of Dermatology”, conta.

BARUELNA LINHA: creme para pentear, colônias, shampoos e outros. A Baruel é uma empresa nacional fundada em 1892, que, entre diver-

sas linhas, atua com produtos baby há mais de 15 anos. A história come-çou com o lançamento da linha Turma da Xuxinha By Baruel.

Christiane Natale Bisoni, coordenadora de marketing da empresa, ex-plica que a revisão e adequação no portfólio são práticas anuais e ressalta que são as mães as decisoras e consumidoras desse tipo de produto: “Por ano, no Brasil, nascem 3 milhões de bebês e existem 8 milhões de bebês até a idade de 3 anos. As despesas dos pais com os filhos até o primeiro ano de vida são as que mais movimentam este mercado”.

Um destaque no atual portfólio da Baruel tem sido a linha Sono Tranquilo, que leva fragrâncias com essências de lavanda e bergamota, que ajudam o bebê a se acalmar. Os produtos não contêm corantes; são hipoalergênicos e oftalmo e dermatologicamente testados.

cresca sabendo zat14_2.indd 23 5/13/15 3:33 PM

Page 24: Revista Negócios de Zero a Três #14

CRESÇA SABENDO

24 NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

BABY ROGERNA LINHA: shampoos e condicionadores neutros, para cabelos cacheados

e outros.A empresa brasileira está há mais de 15 anos no ramo de higiene e cosméti-

cos e há 7 trabalha com a linha baby. Detentora das marcas Baby Roger para a linha infantil e Big Roger para a linha adulta, ela conta com duas unidades: uma instalada na cidade de Várzea Paulista, com um parque fabril de 10 mil m², e outra instalada na cidade de Igarassu (PE), com um de 15 mil m².

Com a preocupação de oferecer o produto o mais hipoalergênico possível e garantir que todas as matérias-primas sejam testadas, a Baby Roger vê bons resultados no segmento. “É um mercado que cresce a cada ano, principalmente no Brasil. Com o cresci-mento do poder de compra, a mãe brasileira hoje pode comprar produtos específicos para o bebê. E ela não pensa duas vezes em economizar em um produto cosmético para ela e gas-tar um pouco mais com um produto de mais qualidade para seu bebê. Com isso aumentou muito a demanda de cosméticos baby”, diz o gerente de produtos Diego Finardi.

Para o segundo semestre deste ano, o plano é expandir o portfólio ao adicionar itens como colônias, hidratantes, óleos corporais e pomadas contra assaduras.

DOVENA LINHA: sabonete líquido e em barra, shampoo e outros.Com 50 anos de experiência no mercado com produtos voltados para adultos, a Dove

lançou no ano passado a linha Baby Dove. Isso aconteceu após cinco anos de investimento em pesquisa e desenvolvimento para produzir uma linha com benefícios diferenciados para o bebê.

“Podemos afirmar que, desde a chegada de Baby Dove, a aceitação do público está sen-do muito positiva. Temos crescido exponencialmente dentro da categoria, o que demonstra a representatividade que a marca tem alcançado em tão pouco tempo após seu lançamento”, diz Eduardo Campanella, diretor de marketing de Baby Dove.

O executivo opina sobre as necessidades do consumidor para esse tipo de produto: “a consumidora procura e leva em conta no momento da compra uma linha com benefícios di-ferenciados para o bebê. No caso de Baby Dove, levamos todas as credenciais de cuidado e hidratação da marca mãe para os produtos de bebês”.

A nova linha foi desenvolvida para auxiliar na reposição da umidade/hidratação essencial na pele e no couro cabeludo do bebê que são perdidos no banho. Os produtos Baby Dove contêm em sua fórmula fórmula ¼ de creme hidratante e a tecnologia patenteada Dove DEFI.

cresca sabendo zat14_2.indd 24 5/13/15 3:33 PM

Page 25: Revista Negócios de Zero a Três #14

25NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

BIOTROPICNA LINHA: kit com colônia grátis, shampoo, sabonete em barra, óleo de massagem e outros. Há nove anos no mercado, a Biotropic apresenta linhas sob medida para diversos perfis que

vão de 0 a 12 anos de idade. No portfólio baby estão itens para banho licenciados da Fisher Price e da marca própria, a Bebê Natureza. Além disso, uma infinidade de licenciados para crianças mais velhas e até para o público adulto.

Desde 2009 com produtos baby, a empresa está investindo em desenvolvimento para exten-são das linhas e também na ampliação de sua distribuição, pois percebe a importância do nicho. “Dentro do segmento infantil, o mercado baby é o de maior expressividade, por isso, gera muita expectativa”, diz Patrícia Sueza. A variedade se vê nas linhas atuais: a Bebê Natureza possui 2 versões, Suave e Lavanda, compostas por itens que vão desde shampoos até kits presenteáveis.

Patrícia ressalta que, no caso de bebês, as formulações têm diferenças em relação a algumas matérias-primas, além da realização de testes específicos.

NEOKIDS NA LINHA: shampoo, condicionador, colônia, loção hidratante e outros. Uma marca originada da empresa Mariah Produtos de Beleza, a Neokids entrou no mercado

em 2004, voltada para o público infantil, inicialmente com produtos para cabelo, como shampoo e condicionador, para a linha baby. Marco Antonio Carossa, diretor comercial da empresa, conta que a marca é importante e cresce anualmente. “O Brasil é segundo mercado consumidor de cos-méticos infantis do mundo, e linha baby tem um papel importante nesse mercado. É um mercado que cresce acima da média de outros setores”, comenta.

O executivo explica que o fator segurança é o mais importante na hora de lançar linhas para ne-néns de 0 a 3 anos de idade. “Utilizamos produtos específicos e seguimos rigorosamente as normas da Anvisa.” Além disso, a Neokids pensa em embalagens que ofereçam segurança ao serem manu-seadas, e sejam isentas de substâncias tóxicas. Marco Antonio opina que este é um fator importante para as mamães. “No primeiro momento, é a embalagem que atrai, e nós, como responsáveis pelo produto, devemos garantir o que está sendo oferecido. Esta confiabilidade deve ser alcançada com o tempo. Os designers de embalagem também são muito importantes, pois precisam oferecer atra-tivos e confiabilidade aos pais”, finaliza.

cresca sabendo zat14_2.indd 25 5/13/15 3:34 PM

Page 26: Revista Negócios de Zero a Três #14

CRESÇA SABENDO

26 NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

Fala mamãe!Conversamos com mamães sobre o assunto. Sabe o que elas disseram?

“Compro em supermercados e acho que tem bastante opção, porém, já vi em farmácias e acho que elas têm mais opções do que o mercado. Isso

falando em farmácias de grande porte/nome, pois as de bairro são bem defasadas.”

“Primeiro observo se o produto é

dermatologicamente testado, hipoalergênico,

livre de álcool, e para qual idade é indicado.

Apesar de o meu filho ter 6 meses, prefiro comprar produtos indicados para

recém-nascidos.”

“Gasto em média 50 reais por mês com esses

produtos.”

“Normalmente olho a marca do produto,

o cheiro e o valor. Todos esses itens são essenciais na minha

escolha.”

“Escolho os que são neutros ou com glicerina,

para evitar alergias.”

“Costumo variar a marca, até mesmo para mudar o

cheirinho do bebê.”

cresca sabendo zat14_2.indd 26 5/13/15 3:34 PM

Page 27: Revista Negócios de Zero a Três #14

27NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

Perspectivas da categoriaUm estudo especifico da empresa Technavio (www.technavio.com) mapeou ten-dências quentes para o mercado global de cosméticos baby. Fique por dentro!• Crescimento da oferta no grande varejo, principalmente em economias emer-gentes;• maior gasto médio por filho na categoria, graças a novas famílias com duas fontes de renda;• aumento na presença com vendas online, com cada vez mais empresas explo-rando canais web;• mais investimento em pesquisa e desenvolvimento por parte dos fabricantes para produzir itens orgânicos e naturais;• aumento de casos com o grande varejo oferecendo itens de marca própria.

Na gôndola da farmácia Karina Diniz, diretora comercial da rede Drogaria Iguatemi, fa-lou sobre o desempenho de cosméticos baby no ponto de venda. Ela ressalta que o trabalho começa na seleção de for-necedores do mercado nacional e internacional, com a es-colha de marcas que estejam em sintonia com o desejo de compra do cliente. “Pudemos identificar uma procura grande por produtos naturais e orgânicos, como produtos da Weleda e higiene bucal do bebê. Existem muitas vendas casadas na categoria porque são novas necessidades e, visando atender a elas, oferecemos vários produtos para cada fase. A principal preocupação da mamãe são produtos de marcas confiáveis e que sejam recomendadas pelo pe-diatra.” Ainda falando de cosméticos baby, Karina observa:• Redes de relacionamento influenciam as escolhas da mãe. • Produtos para cada cuidado específico, levando a uma oferta diversificada. • Alto nível de exigência, relacionado ao sentimento materno de proteção. • Fidelidade às marcas já consumidas e ao mesmo tempo abertura para consu-mir novas marcas que tragam soluções eficientes.

cresca sabendo zat14_2.indd 27 5/13/15 3:34 PM

Page 28: Revista Negócios de Zero a Três #14

VITRINE

28 NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

Composto lácteoExistem diferentes produtos em pó no mercado, resultantes da mistura do leite com ingredientes lácteos ou não, tais como fibras e óleos vegetais, por exemplo. Mais conhecidos como leite em pó, cada um deles possui uma finalidade nutricional e oferece benefícios específicos para as crianças. A seguir, conheça a variedade de linhas disponíveis no Brasil e engrosse o seu mix.

PediaSure

[Abbott] Suplemento nutricional clinicamente comprovado para ajudar na alimentação

de crianças com dificuldades alimentares, oferece uma nutrição completa e

balanceada, necessária para o crescimento saudável. Entre as marcas mais

recomendadas por pediatras, este suplemento é um dos mais vendidos nas

farmácias do Brasil.

Vitrine.indd 28 5/12/15 12:42 PM

Page 29: Revista Negócios de Zero a Três #14

29NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

Milnutri [Danone]Única marca de produtos desenvolvidos para

bebês e crianças que contém Pronutra+, uma

combinação exclusiva de nutrientes nas pro-

porções adequadas em cada fase. Latas 400 g

e 800 g. Mix único de nutrientes, contribui para

o desenvolvimento físico e mental, com maior

nível de vitaminas A e D, mais ômega 3 (DHA),

fibras e zero adição de açúcar (sacarose). Não

contém glúten.

Enfagrow [Mead Johnson Nutrition]Um composto lácteo com altos níveis de colina, ferro, iodo e

zinco e DHA nutrientes que apoiam concentração, memória,

aprendizagem, segundo estudo interno (Mead Johnson Nutri-

tion) importantes nos primeiros 5 anos de vida – fase na qual

85% do cérebro da criança se desenvolve*. Além disso, Enfa-

grow contém fibras alimentares (inulina, FOS. e betaglucana)

e mais 24 vitaminas e minerais na sua formulação.

*Scammon RE. General Characteristicsofthegrowthanddevelopment.

In: Games EJ, Palacios JL. eds. Pediatrics Introduction. 5th ed. México;

1997:30-2.

Ninho Fases [Nestlé]Com os devidos nutrientes para adequada formação e manu-

tenção do sistema imunológico, este composto inclui as vita-

minas A, C, D e K, além de selênio e ferro, importantes para o

sistema imunológico. Sem adição de sacarose ou aromatizan-

tes, contém 14 vitaminas e minerais, ácidos graxos essenciais

(ômega 3 e ômega 6) e FOS/Inulina.

Neslac Comfor [Nestlé]Voltado à nutrição e ao conforto intestinal das

crianças, este composto tem menor teor de

gordura saturada. Sua composição proteica,

com predominância de soro do leite (60%),

também é rica em vitaminas C e D e é fonte de

cálcio, ferro, zinco e vitamina A.

Vitrine.indd 29 5/12/15 12:42 PM

Page 30: Revista Negócios de Zero a Três #14

NA MODA

30 NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

Antes que as festas juninas comecem, prepare o seu mix para a data.

Baby HappyVestidos e conjuntos masculinos - O tradi-cional xadrez príncipe de Gales e o clássico pied de poule acompanham os modelitos da coleção ou-tono/inverno 2015.

BiramarBabyBabadores Bandana confeccionados em tecido 100% algodão, com estampa xadrez nas cores cinza ou azul.

Brandili MundiBodies e camisas. Chicletaria

Bermuda e vestido.

Aprenda a jogar o XADREZ

moda zat14.indd 30 5/12/15 4:39 PM

Page 31: Revista Negócios de Zero a Três #14

Grow UpShorts Holiday com cós ajustável, disponível nos tamanhos de 1 a 4, nas cores azul e verde.

MarisolConjunto de bermuda xadrez e camiseta estampada - tamanho de 12 a 24 meses.

MarisolMeia xadrez.

Marisol Casaco - tamanho de 12 a 24 meses.

Marisol Camisa de 3 a 24 meses de idade.

MarisolConjunto de camisa e calça jeans de 12 a 24 meses.

Marisol Camisa de 12 a 24 meses.

moda zat14.indd 31 5/12/15 4:39 PM

Page 32: Revista Negócios de Zero a Três #14

NA MODA

Tigor T. TigreBermuda xadrez branco e preto.

Mineral KidsConjunto de bermuda xadrez e camiseta estampada (cinza).

Mineral KidsCamisa xadrez (vermelho e pre-to), tamanhos de 12 a 24 meses.

Mineral KidsJaqueta tamanho de 12 a 24 meses.

PimpolhoLinha de tênis.

Tigor T. TigreCamisa xadrez.

MilonCamisas e vestidos.

moda zat14.indd 32 5/12/15 4:39 PM

Page 33: Revista Negócios de Zero a Três #14

33NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

moda zat14.indd 33 5/12/15 4:40 PM

Page 34: Revista Negócios de Zero a Três #14

PERFIL

34 NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

Formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Ênio Kohler iniciou sua carreira profissional em 1982 na ARTEX, em Blumenau. Por cerca de dez anos atuou na empresa e, posteriormente, criou um negócio próprio, focado no desenvolvimento de estampas e soluções em ja-cquard para empresas têxteis do Brasil e do exterior. Sua trajetória na Lepper começou

em 2001 – também na área de desenvolvimento de produtos – e Ênio é hoje diretor comercial da empresa, apoiado por uma equipe de gerentes e supervisores de vendas, assistentes comerciais e 55 representantes que cobrem todos os estados do Brasil.

A Lepper sempre teve parte de sua linha de produtos voltada ao segmento de bebês, mas há cerca de dois anos resolveu inves-tir na ampliação desse mercado, incluindo itens importados, com matérias-primas sintéticas e de algodão. Atualmente a linha é composta de aproximadamente 120 itens. Ênio avalia o crescente mercado de puericultura: “É um mercado com-posto de consumidores exigentes que prezam pelo conforto e pela praticidade dos produtos. A ausência de sazonalidade e o visível crescimento de novos pontos de venda focados na linha de bebê são itens que favorecem a estratégia comercial da companhia de buscar produtos e marcas perenes, tal qual a Lepper é e pretende ser por vários anos”, explica.

Um dos atuais objetivos do executivo é ampliar a equi-pe de representantes comerciais da empresa. Os produtos da marca já alcançam cerca de 7 mil pontos comerciais no Brasil: “Atualmente a linha baby responde por cerca de 5% do volume de negócios da empresa. Dobrar esse percentual em um ano nos parece bastante viável, pela excelente relação que temos com os nossos clientes e pelo nosso desejo de fortalecer a nossa distribuição em novas fren-tes de negócios”, explica ele.

[Diretor da Lepper]

Ênio Alfredo Kohler

perfil zat14.indd 34 5/12/15 12:48 PM

Page 35: Revista Negócios de Zero a Três #14

35NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

perfil zat14.indd 35 5/12/15 12:48 PM

Page 36: Revista Negócios de Zero a Três #14

36 NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

POSSO AJUDAR?

Especializada em atacado de moda bebê e infantojuvenil há quase 30 anos, a Brascol integra um grupo de empresas que inclui shopping centers

e hotéis. A rede de lojas nasceu no bairro paulista do Brás, famoso por suas malharias. Não por acaso, hoje a empresa investe na revitali-zação da região e as melhorias em sua infraestrutu-ra ajudam a garantir a visitação dos consumidores.

Com o sucesso de suas atividades, na década de 1990 a Brascol abriu a segunda unidade no Shopping Mega Polo. Assim, os negócios cresceram e a rede passou a oferecer uma vasta linha de produtos. Roupas, acessórios, calçados, puericultura leve e pesada, artigos para decoração e brinquedos são alguns dos itens disponíveis atualmente.

posso ajudar zat14 Brascol.indd 36 5/12/15 12:54 PM

Page 37: Revista Negócios de Zero a Três #14

37NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

Nosso maior diferencial é o atendimento e a variedade de

artigos disponíveis.

“Na categoria baby, a ampla linha de enxoval como um todo tem muita procura”, destaca Antônio Almeida, superintendente da Brascol.

Para potencializar as vendas, a rede investiu em um novo layout arquitetônico, elaborado com base em projetos de grandes magazines. “Recentemente, implementamos nova iluminação e equipamentos, além de aperfeiçoar a equipe de visual merchandising. Temos um fashion team, responsável pela coordenação da coleção. Eles viajam frequentemente para pesquisar e conferir as tendências das feiras de negócios. Nossos compradores estão sempre visitando novos mercados dentro e fora do Brasil”, comenta. Outra ferramenta utilizada pela empresa foi a tecnologia RFID (Radio Frequency

Identification) no atacado, otimizando a logística da compra.

Líder em seu segmento, hoje a Brascol possui clientes em todo o Brasil e no exterior. “Nosso maior diferencial é o atendimento e a

variedade de artigos disponíveis. Contamos com mais de 35 mil itens diferentes e com vendedoras altamente treinadas e expe-rientes. Oferecemos também um serviço de transporte dos clientes aos aeroportos, além de translado para os diversos hotéis da região. Nosso cliente também pode fechar seu pedido pelo telemarketing, sem ter que vir até a loja. Não medimos esforços para agradá-lo”, conta Antônio.

No momento, a Brascol trabalha com um total de nove marcas próprias. Entre as

posso ajudar zat14 Brascol.indd 37 5/12/15 12:54 PM

Page 38: Revista Negócios de Zero a Três #14

POSSO AJUDAR?

grifes femininas, destacam-se Kookabu – de 1 a 3 anos de idade; Color Girl – de 4 a 12 anos e Pami – de 14 a 18 anos. Para os ga-rotos, Gijo Kids – de 1 a 3 anos, Gijo – de 4 a 12 e Okyside – de 14 a 18. Sem contar, claro, com as marcas do segmento Baby Gijo, Din Don e Smoby. “No ponto de venda, realizamos um forte trabalho de parceria e trade marketing com as marcas de terceiros e com nossas marcas próprias, assim como ações com licenciados. Em abril, por exem-plo, tivemos um espaço dedicado ao Bob Esponja”, observa o superintendente.

Por enquanto, a rede estuda o funcio-namento e o desempenho do e-commerce. Porém, a ideia é transformá-lo em mais um canal de distribuição bem-sucedido, assim como o telemarketing. “Como estamos em fase de mudanças, analisamos várias pos-

sibilidades para nos aproximarmos de nos-sos clientes, a fim de atendê-los melhor”, explica Antônio.

Apesar dos desafios econômicos deste ano, o superintendente da Brascol vislum-bra muitas oportunidades para o segmen-to. “Acreditamos que seja um período para melhorar os negócios, ajustar projetos e pre-parar-se para crescimentos maiores. Temos muitos fornecedores e a indústria brasileira tem se desenvolvido, apresentando exce-lentes produtos, além da variedade. Por esse motivo, somente 6% de todo o merca-do é importado. Um percentual muito baixo, quando comparado aos 25% do segmento adulto”, finaliza Antônio.

Serviço:Brascol – www.brascol.com.br

posso ajudar zat14 Brascol.indd 38 5/12/15 12:54 PM

Page 39: Revista Negócios de Zero a Três #14

39NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

posso ajudar zat14 Brascol.indd 39 5/12/15 12:55 PM

Page 40: Revista Negócios de Zero a Três #14

FORNECEDOR

40 NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

Unidade Fabril em Atibaia (SP)

Entre eles estão babadores, saída- -maternidade, trocador para viagem, jogo de lençol, mantas, travesseiro, toalha, bolsa- -maternidade, cobertores, casaquinhos, macaquinhos e kits de presentes.

Com 200 colaboradores, a fabricante se orgulha de investir em treinamento, es-tudos, pesquisas e tecnologia de ponta, a fim de manter-se atualizada: “Diversas mu-danças ocorreram na empresa no decorrer dos anos. Processos estruturais, administra-tivos, entre outros, fizeram (e fazem) parte do processo de renovação da empresa. No processo fabril, as linhas de produção foram substituídas por células, o que otimizou a produção”, diz Marcelo Rosa, diretor comer-cial da Colibri.     

O desenvolvimento de produtos leva em conta as necessidades do consumi-dor. Marcelo explica: “Temos um processo de inovação estruturado que começa com pesquisas qualitativas de mercado (focus

Presente há mais de 40 anos no mercado de enxovais e produtos infantis, a Colibri busca inovar com qualidade e conforto dentro de seu seg-

mento. A empresa foi fundada em 1974 por Dirceu Rosa, o atual presidente, que iniciou o negócio com a fabricação  de coberto-res. É por isso que, até os dias de hoje, a Colibri é referência no mercado brasileiro de cobertores infantis. A distribuição do mix ocorre em todo o território nacional, em mais de 5 mil pontos do varejo. Além disso, a empresa conta com lojas próprias no in-terior de São Paulo, na capital e em Santa Catarina e também com seu e-commerce (www.lojacolibri.com.br). Dirigindo toda essa operação estão Dirceu Rosa, Marcelo Rosa, Diego Rosa e Florise Pasquini Rosa.

Na fábrica em Atibaia (SP) são produzidos diversos produtos do catálogo, composto atualmente por cerca de 300 produtos.

fornecedor zat14.indd 40 5/12/15 4:41 PM

Page 41: Revista Negócios de Zero a Três #14

41NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

Cadeira G1/G2 Spider Man

fornecedor zat14.indd 41 5/12/15 4:41 PM

Page 42: Revista Negócios de Zero a Três #14

FORNECEDOR

42 NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

groups com consumidores finais, home invasion), passando por saídas ao merca-do (nacional e internacional) das equipes de desenvolvimento de produtos, marke-ting e comercial, que culminam com o que chamamos de Innovation Day. É um dia, a cada dois anos, no qual reunimos nos-sas equipes e convidados do mercado”. O objetivo da reunião é analisar em grupo a massa de dados das pesquisas qualitati-vas e buscar novos produtos, serviços e um ótimo entendimento do que o segmen-to está pedindo.

Para o ponto de venda — As emba-lagens da Colibri são elaboradas para car-regar identidade visual unificada. Ou seja, tanto a caixa do cobertor Premium quanto a caixa da saída-maternidade e o cabide para babadores estão no mesmo padrão

de identidade visual, o que facilita a expo-sição dos produtos em todos os tipos de ambientes de ponto de venda.  Mercelo explica que o ideal é que a exposição seja feita por linha de produto e não por tipo de produto. Isso induz o consumidor a adquirir mais produtos, aumentando o tíquete mé-dio das lojas.

O público-alvo para os produtos da Colibri é das classes A e B, “mas temos bastante penetração também na classe C. Nossos produtos atendem as necessidades de todas as mamães e grávidas, de todas as classes, que buscam produtos com qua-lidade, conforto e durabilidade”, comenta Marcelo. O executivo também compartilha um pouco de sua visão sobre o mercado de puericultura: “O fato de a taxa de natalidade ter caído bastante nas últimas décadas no Brasil tende a ser favorável para empresas que buscam inovação e qualidade em seus produtos. O raciocínio é simples: o casal tendo apenas um filho vai buscar comprar o que há de melhor para esse filho, muitas ve-zes gastando mais do que gastaria até com ele próprio. Por isso, enxergamos esse mer-cado como sendo bastante promissor, e um dos últimos a sofrer com crises”, diz.

Nos próximos meses, a fabricante de-senvolverá uma linha voltada para um públi-co bem específico: o consumidor que quer presentear um recém-nascido, mas que não conhece o mercado de bebês e portanto não sabe bem o que adquirir.

O raciocínio é simples: o casal tendo apenas

um filho vai buscar comprar o que há de

melhor para esse filho, muitas vezes gastando mais do que gastaria até com ele próprio

fornecedor zat14.indd 42 5/12/15 4:41 PM

Page 43: Revista Negócios de Zero a Três #14

43NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

fornecedor zat14.indd 43 5/12/15 4:41 PM

Page 44: Revista Negócios de Zero a Três #14

FALANDO SOBRE Varejo

44 NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

A recente alta do dólar, que já ba-teu os R$ 3.20 e deve se firmar nesse patamar durante o ano de 2015 segundo alguns eco-nomistas, já vem fazendo com

que turistas com viagem marcada para os Estados Unidos revejam seus planos.

Em um passado recente, um de nossos maiores e mais agressivo concorrente foi Miami.

Era modismo. Clientes das classes A e B ficavam grávidas e entravam nos sites espe-cializados para programar sua viagem para Miami. Porém a situação mudou.

É esperada uma queda de cerca de 40%, em relação ao mesmo período do ano passado, no número de turistas brasileiros viajando para o exterior.

O efeito “compras em Miami” deve di-minuir muito devido à alta do dólar e esses consumidores buscarão produtos similares no Brasil, principalmente itens de puericultu-ra pesada e roupas.

Que impacto positivo isso representa para seu negócio? Você está preparado para essa nova demanda de consumo?

Algumas dicas podem ajudá-lo a vender mais:

• Mix de produtos correto: Temos de mostrar aos clientes o quanto é vantajoso comprar aqui, em lojas especializadas e pre-paradas para vender para gestantes, mães e familiares. Por isso, é muito importante ter um mix de produtos que satisfaça todos os desejos e anseios desses clientes. Lembre--se de que a gestão de seu estoque é muito importante para não faltar nada e também não cometer excessos.

• Atendimento diferenciado: Novas clien-tes têm de ser conquistadas. Por isso, capri-

Preparado?

Gian Catinella é diretor da TARKS - Capacitação Empresarial, que ofere-ce cursos, workshops e palestras de capaci-tação para empresas. Apresenta as últimas tendências do varejo e da indústria, aju-dando a vender mais, oferecendo inovação, gestão e treinamento a equipes. Com mais de 20 anos trabalhan-do no varejo, leva a expertise da operação de grandes players às empresas. Contato: (11) 98334-3030 / 98698-2577 / [email protected]

che no atendimento. Invista em treinamento de seus colaboradores, verifique a cober-tura das áreas de vendas e caixas da loja. Demostre organização, proatividade e res-peito aos clientes.

• Seja multicanal: Hoje o consumidor é multicanal, ou seja, compra em diversos meios conforme a conveniência do momen-to, podendo cruzar compras virtuais e físi-cas. Oferecer novos canais de vendas não apenas supre uma necessidade do cliente, como também representa uma excelente estratégia para alcançar e atrair novos con-sumidores com hábitos de compra diferen-tes daqueles que já conhecem sua marca.

• Conheça seu cliente: Saber os dese-jos do consumidor pode ser o segredo para vender mais e um diferencial diante da con-corrência. Fique próximo, pergunte muito e entenda se o que você oferece atende às necessidades de quem está comprando. Como está sua média de preços? A quali-dade dos produtos oferecidos? Quais as formas de pagamento e facilidades ofereci-das? Lembre-se: quando o cliente fica feliz, recomenda sua marca.

• Inove: Em meio à crise, é preciso ino-var. Não basta fazer o mesmo, sua venda não aumentará se você não fizer algo novo. Os clientes gostam de ser surpreendidos, produtos diferentes, promoções inéditas, decoração na loja. Inove sempre! Com cer-teza, você será reconhecido por isso e sua loja será referência de novidades.

“Aprendi que as oportunidades nun-ca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu”, William Shakespeare. Prepare-se para a alta do dólar vendendo mais e melhor! Boas vendas...

Dólar mais alto deve aquecer seu negócio

falando sobre varejo zat14.indd 44 5/12/15 1:00 PM

Page 45: Revista Negócios de Zero a Três #14

45NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

falando sobre varejo zat14.indd 45 5/12/15 1:00 PM

Page 46: Revista Negócios de Zero a Três #14

FALANDO SOBRE Comportamento

As crianças de hoje já nascem sa-bendo e isso não é mais brinca-deira, é coisa séria.

A quantidade de estímu-los à qual são submetidas faz

com que desenvolvam um senso crítico ain-da maior, fazendo com que façam escolhas, tomem decisões e influenciem toda a família cada vez mais cedo.

Estudos comprovam que o target infantil até os 10 anos de idade está encolhendo e o ado-lescente aumentando.

Isso demonstra o quanto a nova geração está passando por transformações e vivendo, cada vez mais, uma era da linearidade. Ou seja, os pais ouvindo, prestando atenção e interagin-do com as ideias e opiniões dos filhos, mesmo que ele tenha apenas 3 anos de idade.

A partir desta idade tem início a fase do “não”, o que não significa que não queira de fato. A criança apenas diz não para quase tudo, numa tentativa de autonomia e desprendimen-to, rumo a uma pseudoindependência. O de-sejo crescente de controlar seu próprio espaço por meio de atitudes que para nós são básicas, como fazer o número 1 e 2, passa a ser cons-tante e intensificada.

Hoje vemos crianças a partir dos 2 anos de idade escolherem o que vestir. Isso aca-ba sendo bom, pois começa a dar autono-mia para a criança.

O maior desgaste emocional entre pais e filhos se dá fundamentalmente pelo fato de o pais não aceitarem que os filhos começaram a crescer, tratando-os como bebês, não permi-tindo que exerçam sua individualidade e auto-nomia. Em vez de oferecer opções adequadas, decidem por eles o que deverão usar ou fazer.

Apesar de crítica, é uma fase de desenvol-vimento saudável e normal e que necessita de muita compreensão e paciência.

Para não tolher a luta incessante pela in-dependência, os pais devem ser mais flexí-veis, negociando com a criança o que pode ser alterado. Porém, as regras e os limites básicos terão de ser mantidos e respeitados sempre, com consistência e de comum acor-do entre os responsáveis.

Estudos realizados pela Play demostram que crianças, até 3 anos de idade, têm uma maneira particular de ver o mundo. Enxergam--no a partir de si mesmas e de seus pais. Por isso, adoram vestir os calçados da mãe e fingir que estão se barbeando na frente do espelho.

O brinquedo permite que a criança coloque em ação sua imaginação. As brincadeiras per-mitem reproduzir as situações que estão viven-do e expressar determinadas angústias.

O desenho permite que a criança expres-se as emoções de seu mundo interno; trans-mite aquilo que ela não consegue exprimir com palavras.

Alguns key points de consumo do target:1. Buscam cores fortes.2. Efeito repetição.3. Sons.4. Aprender brincando.E as categorias que despertam o primeiro

olhar desse target:1. Os brinquedos.2. Material escolar.3. Alimento.A criança nessa fase é hedonista, voltada

para tudo aquilo que lhe proporciona prazer. Assim, aos 3 anos já começa a ter argumen-tos, mesmo não falando muito ainda, para convencer os pais do que é melhor para ela. Cabe aos pais enxergar o que, de fato, é saudável ou não a seu filho e qual deve ser o limite para fortalecer a independência, ajudar no desenvolvimento e também deixar os pais no controle da situação.

Elas sabem bem o que querem!

Ana Amélia De Cesaro e Aurélia Picoli são diretoras da Play Pesquisa e Conteúdo Inteligente, empresa especiali-zada em crianças, adolescentes, jovens adultos e famílias.

falando sobre comportamento zat14.indd 46 5/12/15 1:03 PM

Page 47: Revista Negócios de Zero a Três #14

47NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Janeiro/2015

falando sobre comportamento zat14.indd 47 5/12/15 1:03 PM

Page 48: Revista Negócios de Zero a Três #14

FALANDO SOBRE Segurança

48 NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

Antes de tudo, acho válido escla-recer para que servem as chu-petas. Em inglês, existem duas palavras diferentes para desig-nar o produto. Nos Estados

Unidos, é “pacifier” e, na Inglaterra, “soother”. O significado, porém, é o mesmo: calmante.

Este artigo se destina a acalmar a crian-ça pequena, pelo uso do reflexo da sucção, movimento natural. Por isso, existem tantos casos de fetos que chupam um dedinho, mesmo antes de nascer. Por outro lado, há crianças que não necessitam de chupetas. Esta é uma questão individual.

O fato é que existem contraindicações para o uso do produto. Alguns pediatras muito radicais, sob a influência de recomen-dações da Organização Mundial da Saúde em benefício do aleitamento materno, in-cluem a chupeta como vilã contra o aleita-mento. Entretanto, a chupeta não oferece alimento algum à criança. Logo, ela dificil-mente trocaria seu leite por uma chupeta.

Outros profissionais atribuem o uso da chupeta à má formação da arcada dentária. Contudo, essa condição é decorrente do uso de chupetas inadequadas.

A NBR 10334 de segurança de chupetas apresenta várias condições para a chupeta correta:

1ª – Deve ter o escudo (parte que fica em contato com os lábios) com uma concavida-de, de tal forma que a chupeta fique apoiada bem na parte externa da boca, enquanto es-tiver sendo sugada.

2ª – O comprimento do bulbo deve es-tar de acordo com a idade da criança. Nem muito grande, para evitar que o bulbo che-gue até a garganta, nem muito pequeno, pois forçaria a criança a fazer biquinho para prender a chupeta. Com isso, deformaria sua arcada. Assim, as instruções de uso e tamanho adequado devem ser rigorosa-mente observadas.

Com relação às indicações de uso, se a criança chupa o dedo isso prejudica tanto a arcada quanto o dedo sugado, além da questão da contaminação. A chupeta por sua vez pode ser desinfetada por fervura, o dedinho não. Outra vantagem é a possibili-dade de retirar a chupeta quando a criança deixa de ser bebê. Os pequenos que esti-verem viciados em chupar o próprio dedo terão maior dificuldade para largar o vício.

Há também razões preventivas para o uso e a aceitação da chupeta, tais como a rara síndrome da ”morte súbita”, em razão da qual a criança recém-nascida para de respirar repentinamente. A chupeta previne esse mal, devido ao exercício da sucção.

Atualmente, os bulbos de chupetas dividem-se em dois tipos: de látex natural e de silicone. O primeiro modelo é mais resistente à mordida, mas menos durá-vel do que o de silicone, pois amarelam e podem melar com o tempo. Já os de silicone resistem ao tempo, mas devem ser observados quando aparecerem os dentinhos da criança pelo risco de arran-carem pedaços do bico.

Certificação de chupetas

Mariano Bacellar Netto é engenheiro espe-cialista do Instituto Nacional de Avaliação da Conformidade em Produtos (Innac).

falando sobre segurança zat14.indd 48 5/12/15 1:04 PM

Page 49: Revista Negócios de Zero a Três #14

49NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

falando sobre segurança zat14.indd 49 5/12/15 1:04 PM

Page 50: Revista Negócios de Zero a Três #14

50 NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Maio/2015

O PRÓXIMO PASSO...

30 a 2

30 a 2

30 a 2

27 e 28

ÓPERA – Feira Internacional de Moda e Decoração Infantil

Expo Parques e Festas

Maio

Maio/Junho

Maio/Junho

Maio/Junho

Visite as feiras e os eventos de negócios!

Listamos os principais eventos de negócios do momento para você

Local: São Paulo, BrasilSite:www.grupoopera.com.br/evento

Local: São Paulo, BrasilSite: www.expoparquesefestas.com.br

Local: São Paulo, BrasilSite: expodisneybrasil.com.br

Local: São Paulo, BrasilSite: www.feiranatalshow.com.br/2015

Expo Disney

Natal Show

O proximo passo zat14.indd 50 5/12/15 1:07 PM

Page 51: Revista Negócios de Zero a Três #14

51NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Fevereiro/2015

O proximo passo zat14.indd 51 5/12/15 1:07 PM

Page 52: Revista Negócios de Zero a Três #14

anuncio.indd 2 5/12/15 1:09 PM