revista n°137 out 2009

68
PINHEIROS Publicação oficial mensal do Esporte Clube Pinheiros | Ano 12 . nº 138 . OUTUBRO 2009 NAS CRIANÇAS, O FUTURO

Upload: esporte-clube-pinheiros

Post on 09-Mar-2016

304 views

Category:

Documents


25 download

DESCRIPTION

Publicação Oficial Mensal do Esporte Clube Pinheiros

TRANSCRIPT

Page 1: Revista n°137  OUT 2009

PINHEIROSPublicação oficial mensal do Esporte Clube Pinheiros | Ano 12 . nº 138 . OUTUBRO 2009

NAS CRIANÇAS, O FUTURO

capa_final_138.indd 1 24/09/2009 21:10:54

Page 2: Revista n°137  OUT 2009

an_venice.indd 11 24/09/2009 21:24:58

Page 3: Revista n°137  OUT 2009

ÍNDICE

Veículo informativo oficial do Esporte Clube Pinheiros - Rua Angelina Maffei Vita, 493 - São Paulo - SP - CEP 01455 902 - Tel. 11 3598 9700 - Entrega domiciliar gratuita | www.ecp.org.br

DIRETORIA Presidente: Antonio Moreno Neto Vice-presidente: Severiano Atanes NettoConsultores Especiais: Synesio Alves de Lima, João Paulo Rossi e Luis Eduardo Pinheiro LimaAssessor de Comunicação Institucional: Waldir LachowskiAssessor Jurídico: José Luiz Toloza Oliveira CostaAssessor de Planejamento e Tecnologia:Jorge Augusto de Albuquerque EhrhardtDiretor Administrativo: Oswaldo Fontana FilhoDiretora Cultural: Maria Cristina Nogueira de Sá PikielnyDiretor de Esportes Aquáticos e Individuais:Marcos Macedo Maynard AraújoDiretor de Esportes Coletivos e Raquetes: João Fernando RossiDiretor Financeiro: Roberto GaspariniDiretor de Jovens: Bruno MinioliDiretor Médico: Luís Fernando ImperatrizDiretor de Patrimônio: Ronaldo de Miranda AmaralDiretor de Relações Esportivas: Ivan Gilberto Castaldi FilhoDiretor de Relações Sociais:Paulo Eduardo Vargas Machado SartorelliDiretor de Restaurantes: Sérgio Ricardo SpinaDiretor de Serviços Gerais: Nilson José IasiDiretor Social: Luis Eduardo Dutra RodriguesDiretor de Suprimentos: Álvaro VaselliDiretor de Veteranos: Ernesto Julio Santos Corrêa Schleier

CENTRO PRÓ-MEMÓRIA HANS NOBILINGPresidente: Helmut Peter Schütt

CONSELHO DELIBERATIVO - BIÊNIO 2008/2010Presidente: Alberto Antonio Pascarelli Fasanaro Vice-presidente: Francisco Carlos Collet e Silva 1º secretário: José Roberto Coutinho de Arruda 2º secretário: Apparecido Teixeira 3º secretário: Eduardo Ribas Oliveira Machado

CONSELHO FISCAL Presidente: Keyler Carvalho RochaSecretário: Ademir José ScarpinMembro Efetivo: Edilberto PortoPrimeiro Suplente: José Roberto de Araújo Cunha JuniorSegundo Suplente: Alencar Severino da CostaTerceiro Suplente: José Carlos Augusto Luxo

CONSELHO EDITORIALCoordenador: Waldir LachowskiMembros: Adhemar Arnez Domingues, Paulo Palo, Walter Silva Bacelar de Barros e Walter Leonelli

Editor: Waldir LachowskiJornalista: Diego Muniz - MTB 46963/SP Projeto Gráfico e Editorial: Agência Smart . Tel.: 11 3824 0697 www.agenciasmart.com.brCapa: RegiscleiFotos: Ariett Gouveia, Diego Muniz, Dimas Schittini, Rodrigo Sodrée Saulo Ribeiro Revisão: Leontina C. JacubcionisImpressão: Gráfica ProlTiragem: 21.000 exemplaresPeriodicidade: mensal [email protected]

PABX : 3598-9700

CENTRAL DE ATENDIMENTOSegunda e sábado: 8h30 às 17hTerça a sexta: 8h15 às 19h Telefone: 3598-9500

SAP - Serviço de Atendimento ao PinheirenseSegunda e sábado: 8h30 às 17h Terça a sexta: 8h30 às 19hTelefone: 3598-9805/9588/9989E-mail: [email protected]

EXPEDIENTE58 Pinheiros Fashion

59 Ballet da Ucrânia

56 Jantar dos Veteranos

Foto

: Div

ulga

ção

5 Editorial

7 Presidente do Conselho

8 Informes

11 Pinheiros na Mídia

14 Bazar do Bem Possível

15 Festa da Cerveja

16 Capa

20 I Simpósio ECP - Meio ambiente

28 Esportes

50 Boliche

52 Centro Pró-Memória

54 Saúde

56 Veteranos

60 Teatro | Bazar de Natal

62 CursosFoto

: Rod

rigo

Sodr

é

pag_indice138.indd 33 25/09/2009 16:04:31

Page 4: Revista n°137  OUT 2009

4 | ÁLBUM DE FOTOS

ÁLBUM DE FOTOS

Foto

: Rod

rigo

Sodr

é

Jorge Ben Jor animou a pista com grandes sucessos

Foto

: Rod

rigo

Sodr

é

A diva da black music brasileira, Paula Lima, esbanja simpatia e boa música no Show Jovem

Presidente Lula, Cesar Cielo e Antonio Moreno Neto

Após o Mundial de Roma, o presidente Luis Inácio Lula da Silva recebeuatletas da Seleção Brasileira de Natação e dirigentes esportivos

Daniela Mercury contagiou a plateia no Jantar dos 110 anos

Foto

: Dpt

o. d

e Fo

togr

afi a

da

Pres

idên

cia

da R

epúb

lica

Foto

: Rod

rigo

Sodr

éFo

to: R

odrig

o So

dré

Foto

: Dpt

o. d

e Fo

togr

afi a

da

Pres

idên

cia

da R

epúb

lica

pag_albumfotos138.indd 4 9/25/09 5:16:36 PM

Page 5: Revista n°137  OUT 2009

Antonio Moreno NetoPresidente

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Setembro foi o mês das comemorações dos 110 anos do nosso Clube. Como sempre acontece, foi marcado por muitas atividades e eventos de todos os departamentos. O ponto alto foi o Desfile de Aniversário, realizado no dia 12. Repito, aqui, as minhas palavras de então: “É emocionante ver os associados vestindo a camiseta comemorativa e, orgulhosamente, representar cada setor. Das crianças aos Veteranos, passando por todas as atividades, o Clube se mostra, mais do que na sua quantidade, principalmente, na emoção que nos une como uma verdadeira família pinheirense.” No Jantar de Aniversário, além do perfeito cardápio, tivemos um show contagiante de Daniela Mercury. Mas não ficamos apenas nisso. Trouxemos Paula Lima e Jorge Ben Jor, numa apresentação direcionada aos jovens, que, pela excelência dos artistas, foi prestigiada por todas as idades.

Foram muitos aplausos para a emocionante apresentação da Orquestra Bachiana Filarmônica e do pianista Arthur Moreira Lima, regidos pelo maestro João Carlos Martins, e para o espetáculo de dança criado pela CIA. Tango e Paixão que homenageou Carlos Gardel e Astor Piazzolla. O Centro Pró-Memória nos trouxe mais da nossa rica história com a Exposição 110 anos em três tempos. No setor esportivo, inúmeras foram as competições. Os times de Vôlei Feminino Pinheiros/Mackenzie e Vôlei Masculino Pinheiros/SKY, Handebol e Basquete revelaram-se os grandes destaques dos Campeonatos Paulistas. Vale prestigiar e torcer por nossas equipes no Ginásio Poliesportivo.

Ainda na área esportiva, o mês também foi repleto de festivais, amistosos, torneios, aulas especiais, de diversas modalidades, para apresentar a qualidade técnica alcançada por nossos associados. O importante é que esse conjunto de festividades marca onze décadas de sucesso pleno e contínuo. O Pinheiros é o maior Clube poliesportivo da América Latina e prossegue a sua caminhada firme rumo ao futuro.

Em evento promovido pela Confederação Brasileira de Clubes (CBC), Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo (Sindi-Clube) e Associação de Clubes Esportivos e Socioculturais de São Paulo (ACESC), tivemos a satisfação de contar com a presença do Ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, que abordou a aprovação do parcelamento da dívida de impostos federais aos clubes sociais e esportivos, em 240 meses, e o repasse dos novos recursos aos clubes formadores de atletas olímpicos e dos recursos da Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte. Como parte das comemorações dos 110 anos, realizou-se, no Pinheiros, a Sessão Solene da Câmara Municipal de São Paulo, que homenageou os principais nomes do Pinheiros – autoridades, associados e funcionários – que muito contribuíram para a construção da nossa história.

Ainda, em setembro, mantivemos a hegemonia e conquistamos o Troféu José Finkel de Natação, em Florianópolis, pela sétima vez consecutiva e 12ª na história do campeonato. No Clube, com um projeto moderno, entregamos o Ginásio de Ginástica Artística, um espaço à altura dos nossos atletas.

A tarefa continua para apresentar sempre o que há de melhor nas diversas áreas, como as festividades de outubro para as crianças, Festa da Cerveja, Pinheiros Fashion, I Simpósio ECP – Meio Ambiente e muito mais.

Quanto à infraestrutura, as obras já realizadas e outras que ainda virão, obedecem ao princípio de otimizar os nossos espaços para, então, dar início à grande obra, anseio maior de nossos associados, que é o novo Estacionamento. Partimos do princípio de que o Clube deve pensar sempre no associado e, dentro da nossa filosofia maior, cuidar do presente e ousar o futuro.

EDITORIAL | �

pag_editorial138.indd 5 25/09/2009 18:24:28

Page 6: Revista n°137  OUT 2009

Taxa de Transferência para o caso de cedente Veterano ou que esteja em condições de ingressar na categoria Veteranos:

ISENTO DA TAXA, desde que nesta condição a transferência do título social seja destinada aos próprios descendentes em linha reta ou cônjuge ou partícipe de união estável destes descendentes.

Nas demais transferências que envolverem sócios Veteranos (inciso V do artigo 6º do Regulamento Geral) como cedentes, o cessionário terá desconto de 10% em relação à taxa de transferência que pagaria normalmente.

Para o atendimento do artigo 6º, acima referido, fica estatutariamente proibida a venda de títulos nestas condições para "Terceiros".

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO> À vista, para transferência “Causa-Mortis”.> Em até seis (6) vezes, para Terceiros (correção do saldo devedor).> Em até dez (10) vezes, para ascendentes, descendentes, cônjuge ou partícipe de união estável, em linha reta de associados (correção do saldo devedor).

ENCAMINHAMENTO DOS BOLETOS: mensal

VENCIMENTO > Contribuições: dia 10 de cada mês> Editais e transferências: dia 20 de cada mês

ACRÉSCIMO: pagamento após vencimento normal: multa de 10%. A partir do mês seguinte ao do vencimento: acréscimo de 1% por mês, sobre o valor da taxa de Transferência no mês do efetivo pagamento.

CORREÇÃO DA TAXA DE TRANSFERÊNCIAConforme estabelecida em Previsão Orçamentária aprovada pelo Conselho Deliberativo, com base em repasse do INPC e dissídio da categoria.

ESPECIFICAÇÃO VALOR (R$)

> Taxa de Transferência para Terceiros 20.702,00> Taxa de Transferência: "Causa-Mortis" (Sucessão) 208,00

TÍTULOS SOCIAISTAXAS DE TRANSFERÊNCIA (aprovadas pelo Conselho Deliberativo)

VALIDADE: 1º a 31/10/2009

TAxA dE TRAnSFERênCIA PARA CônjugE, unIÃO ESTáVEL, ASCEndEnTES E dESCEndEnTES Em LInhA RETA dE ASSOCIAdOS E COLATERAIS ATé 4º gRAu, COnFORmE TEmPO dE CLubE

Tempo de Clube desconto Valor (R$)

10 anos ou mais 95% 1.036,009 anos 90% 2.070,008 anos 85% 3.106,007 anos 80% 4.141,006 anos 75% 5.176,005 anos 65% 7.245,004 anos 55% 9.316,003 anos 45% 11.387,002 anos 35% 13.456,001 ano 25% 15.527,00

Menos de 1 ano --- 20.702,00

CLASSE FAmILIAR IdAdE VALOR (R$)

Filho menor Até 9 anos 78,00

Infantil 10 a 14 anos 89,00

Juvenil 15 a 17 anos 132,00

Aspirante 18 a 20 anos 177,00

Filho maior Acima de 20 anos 221,00

CLASSE IndIVIduAL

Mirim Até 9 anos 78,00

Júnior 10 a 17 anos 155,00

Familiar 443,00

Familiar sem cônjuge 221,00

Individual 221,00

Ascendente 22,00

Agregado 221,00

débITO AuTOmáTICOClientes do Bradesco não precisam se preocupar com as datas de vencimento, nem ir ao Clube para fazer pagamentos. O Banco disponibiliza o sistema de débito automático para o pagamento da contribuição social do Clube, aluguel de armário e outras taxas, inclusive as de renovação automática. Mais informação no Setor de Cobrança ou pelos telefones 3598-9790/9792/9793.

bOLETO On-LInEO associado pode emitir a segunda via dos boletos bancários para todas as taxas e contribuições pelo site do Clube, www.ecp.org.br, na área Serviços on-line. Para uma transação segura, ao usar este serviço, pela primeira vez, é necessário cadastrar uma senha de seis dígitos que dará acesso aos boletos gerados para sua matrícula. Ficarão disponíveis os boletos com vencimento no mês vigente e os já emitidos para meses futuros. Quando o pagamento é efetuado, o boleto é retirado da internet automaticamente, para evitar duplicidade.

VALORES DE CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS

VALIDADE: 1º a 31/10/2009

FORmAS dE PAgAmEnTO nO CLubE Dinheiro, cheque, desde que não seja pré-datado ou de terceiros, e cartões de débito no caixa da Central, Estacionamento, Sauna e Ficha Médica. Cartões de débito e crédito nas Lanchonetes e Restaurantes.

mEnSALIdAdE Em ATRASOVeja como é feita a cobrança das contribuições sociais não pagas no vencimento:> Pagamento em atraso deve ser sempre calculado pelo valor do mês vigente.> Pagamento em atraso realizado dentro do mês vigente, ou seja, do dia seguinte

ao vencimento informado no boleto ao último dia do mês em curso, é calculado sobre a mensalidade do próprio mês mais a multa de 10%.

> Pagamento efetuado fora do mês em curso, ou seja, após o último dia do mês do vencimento, é calculado pela mensalidade vigente do mês do pagamento, acrescido de 10% de multa e 1% de juros/mês, multiplicado pelo número de meses em atraso.

Para mais esclarecimentos, entre em contato com a Diretoria Financeira.

COnSIdERAÇÕES gERAIS

� | TÍTULOS SOCIAIS

pag_titulos138.indd 6 24/09/2009 21:49:30

Page 7: Revista n°137  OUT 2009

PALAVRA DO PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO

Desde nossa última mensagem, ocorreram dois eventos envolvendo grande participação de Conselheiros: A 576ª Reunião Extraordinária, no dia 31 de agosto, e a Sessão Solene da Câmara Municipal de São Paulo, em comemoração aos 110 anos do Esporte Clube Pinheiros, no dia 14 de setembro, ambas realizadas no Auditório do CCR.

Na última reunião do Colegiado, foram apreciados na Ordem do Dia três processos:

CD-09/2009 - Pedido de autorização formulado pela Diretoria, para utilizar verba do Fundo Especial (de Investimentos) para execução do projeto acústico do Salão de Festas. - Considerando a necessidade de revalidar o Alvará de Funcionamento do local; a Intimação para a execução das obras emitida pelo CONTRU sujeita a aplicação de multas; as manifestações favoráveis das Comissões Permanentes Financeira, Jurídica e de Obras e os esclarecimentos prestados pelo Presidente da Diretoria em plenário, foi aprovada a utilização de recursos de até R$ 471.301,00 para a realização da obra – Resolução 17/2009.

CD-07/2009 - Proposta da Diretoria de concessão do título de Atleta Benemérito a Fabio Amante Chiquidimo, da Seção de Polo Aquático. - Tendo em vista as manifestações favoráveis das Comissões Permanentes de Sindicância, Jurídica e de Esportes, e estando atendidas as exigências dos artigos 6º, inciso VI, e 76, inciso VI, do Regulamento Geral, e do artigo 5º, inciso IX, do Regimento Interno da Diretoria, foi autorizada a concessão solicitada – Resolução 18/2009.

CD-08/2009 - Proposta da Diretoria de concessão do ingresso de atleta da Seção de Saltos Ornamentais, como associado Contribuinte, na classe Individual, independentemente da aquisição de título. - Foi aprovada proposição da Mesa do Conselho, de retirada da matéria de pauta, para que a Diretoria providencie a complementação das informações relacionadas às conquistas do atleta, nos anos 2008 e 2009, perante a Federação Aquática Paulista – Resolução 19/2009.

Na Sessão Solene da Câmara Municipal, presidida pelo Vereador Celso Jatene, Associado Pinheirense, autor da proposta de comemoração da marca histórica alcançada, receberam Diplomas personalidades que muito contribuíram com o Clube nesses 110 anos de existência.

Alberto Antonio Pascarelli FasanaroPresidente

Foram homenageados “in memorian” Hans Nobiling, fundador e primeiro Presidente do Sport Clube Germania; Henrique Villaboim, fundador e primeiro Presidente do Esporte Clube Pinheiros; Carlos Otto Wilibald Klaussner e Max Engelhardt, doadores do terreno de nossa Sede, este último representado por sua filha, a senhora. Helga Rieckmann.

Foram também agraciados, os antigos e os atuais Presidentes da Diretoria e do Conselho Deliberativo; do Departamento de Assistência Social; os Conselheiros com mais tempo de mandato; os Atletas que conquistaram medalhas olímpicas e os funcionários com mais tempo de Clube.

A relação completa dos homenageados está disponível no site do Conselho Deliberativo na Internet (http://www.ecp.org.br/conselho/site/index.htm).

Finalizando, gostaria de mais uma vez ressaltar a integração entre o Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva. Todas as propostas encaminhadas são analisadas cuidadosamente pelas Comissões Permanentes e então submetidas ao Plenário. O trabalho conjunto permite transparência total nos atos de gestão, fazendo com que o Conselho exerça a sua função maior, representar o associado na tomada de decisões.

O zelo dos Conselheiros no exercício do seu mandato valoriza esta Casa e nos dá a certeza de que cumprir fielmente o Estatuto Social, o Regulamento Geral e os Regimentos, é garantia absoluta de que o Clube está no rumo certo.

CONSELHO | �

pag_presidente_conselho_138.indd7 7 24/09/2009 21:20:05

Page 8: Revista n°137  OUT 2009

INFORMES

BIBLIOTECA

Para facilitar a atualização dos usuários da Biblioteca, a relação dos novos livros incorporados ao acervo está no site do Clube e no quadro de avisos da Biblioteca.

Atendimento – Terça a sexta, 9 às 19h; sábado, 9 às 18h, domingo, 9 às 17h; feriado, terça a domingo, 9 às 13h.

Observação: a Biblioteca não atende às segundas, mesmo sendo feriado.

ACHADOS E PERDIDOS

Os objetos, que forem encontrados nas dependências do Clube, podem ser entregues na Sala Achados e Perdidos, localizada dentro do Estacionamento, próximo à saída, junto à Segurança Operacional.

CORREÇÃO

• Diferente do que foi publicado na matéria da Esgrima, na edição 137, o primeiro 4º lugar do Pinheiros, no Pan-americano, aconteceu em Porto Rico (1979), com a equipe formada por Márcia da Silva Leonelli, Paula Lazzarini e Eloisa Brasil de Moraes. Aproveitamos a oportunidade para destacar os atletas beneméritos da Esgrima: Humberto Calabrez Filho, Francisco Italico Buonafina, Márcia da Silva Leonelli, Yara Busch Coelho, Eloísa Brasil de Moraes e Roberto Lazzarini.

• O nome correto do atleta olímpico, da matéria especial 11 Décadas em 11 Fotos, na edição de setembro, é Lúcio Almeida Prado de Castro.

PAGAMENTO DAS ATIVIDADES ESPORTIVAS

Para os associados que optaram em pagar as atividades em duas vezes:

• O não pagamento da segunda parcela impede a frequência à atividade• O Clube concede a possibilidade de pagar as atividades esportivas em duas vezes, o que não significa que a primeira parcela equivale à metade do período.Fo

to: D

imas

Sch

ittin

i

SEGURANÇA NAS PORTARIAS

O setor de Segurança recomenda aos adultos passar na catraca do Clube com apenas uma criança por vez, para evitar acidentes. Quando duas crianças passam ao mesmo tempo, há o risco da segunda ser atingida pelo braço da catraca.

NOTA FISCAL PAULISTA

A partir de 1º de outubro, o Pinheiros está incluído no Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal, criado pela Lei 12.685/2007, passando a emitir a Nota Fiscal Paulista. Os Restaurantes e Lanchonetes do Clube, ao receber

pagamento, deverão perguntar ao associado se deseja que o número de seu CPF seja lançado no Cupom Fiscal.

Foto

: Div

ulga

ção

� | INFORMES

pag_informes138.indd 8 25/9/2009 18:15:03

Page 9: Revista n°137  OUT 2009

SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO 110º ANIVERSÁRIO

A Câmara Municipal de São Paulo realizou, no Pinheiros, no dia 14 de setembro, por iniciativa do Vereador Celso Jatene, uma sessão solene em comemoração ao 110º Aniversário do Clube.

Na ocasião, foram homenageados autoridades, associados e funcionários que contribuíram para a construção da história do Pinheiros.

Foto

: Rod

rigo

Sodr

é

MINISTRO DO ESPORTE APOIA CLUBES EM EVENTO NO PINHEIROS

Dia 17 de setembro, aconteceu o encontro das entidades clubísticas nacionais para tratar do repasse dos novos recursos para os clubes formadores de atletas olímpicos.

Contando com a presença do Ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, homenageado pelo apoio às reivindicações dos clubes, um dos assuntos tratados foi o refinanciamento de

Foto

: Thi

ago

Nun

es

débitos e a captação de recursos por meio da Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte.

O evento foi uma iniciativa da Confederação Brasileira de Clubes (CBC) e do Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo (Sindi-Clube), em parceria com a Associação de Clubes Esportivos e Socioculturais de São Paulo (ACESC) e o Esporte Clube Pinheiros.

Alberto Fasanaro, Celso Jatene e Antonio Moreno Neto entregando a homenagem para Helga Rieckmann, filha de Max Engelhardt um dos doadores do terreno onde estamos instalados

Mesa composta por Presidentes das entidades clubísticas e o Ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior

SESSÃO SOLENE - CBD | �

sessao solene_CBD_138.indd 9 25/9/2009 16:32:37

Page 10: Revista n°137  OUT 2009

Iniciado em junho, o Projeto Cartão Pinheiros já atendeu 4.250 associados e apresenta os primeiros resultados, como agilidade e segurança na facilidade de acesso ao Clube. Todas as portarias já operam com as catracas acionadas pelo novo Cartão.

Para cargas e pagamentos, o associado pode utilizar o Cartão nas Lanchonetes do Tênis e do Boliche e nos Restaurantes do CCR e da Sede Social. Até o fi m do ano, todos os pontos de venda receberão o sistema. Veja as perguntas mais frequentes e tire suas dúvidas.

• Como funciona o Cartão Pinheiros? Ao aproximar o Cartão da catraca ou dos leitores dos Caixas, um sistema baseado em chips e antenas internas realizam a comunicação entre ambos. Com isto, é possível identifi car a matrícula do associado.

• Como uso o Cartão Pinheiros para acessar o Clube?Basta aproximar o Cartão das novas catracas e, em seguida, colocar o dedo para confi rmação da digital. Caso não seja possível a utilização da digital, o associado deverá digitar a senha de acesso.

• Preciso tirar o Cartão Pinheiros da bolsa ou da carteira? Não. Basta o Cartão estar localizado num compartimento externo de uma bolsa, por exemplo, e ao tocar a bolsa na catraca, a leitura é feita. Funciona também com carteiras, desde que o Cartão esteja na parte mais externa.

• Onde posso utilizar o Cartão Pinheiros?Para acesso, em todas as portarias sociais e, para pagamento, nos Restaurantes da Sede Social e do CCR e nas Lanchonetes do Boliche e do Tênis. Além das portarias sociais, as Piscinas, Salas de Ginástica e Fitness receberão o novo sistema, para controle de acesso, e todos os Restaurantes, Lanchonetes, Estacionamentos e outros pontos terão o sistema, para carga e pagamentos. • Como fica a operação com crianças que não sabem ler a orientação do display ou não alcançam a catraca?Para o desenvolvimento do Projeto Cartão Pinheiros, consideramos que as crianças que não possuem condições para utilizar sozinhas a catraca, estão, via de regra, acompanhadas pelos pais ou acompanhantes que as ajudarão nesse momento.

• A Carteira Social Magnética continuará funcionando?Até 31 de dezembro de 2009. Porém, não tem uso para efeito de pagamentos dentro do Clube. Durante a fase de implantação, será mantida uma catraca para acesso assistido, operada pelo responsável da portaria, que poderá atender o associado que não estiver com o novo Cartão Pinheiros, digitando a matrícula e liberando o acesso, mediante validação visual.

EM PLENA EXPANSÃO, PARA ATENDER A TODOS OS ASSOCIADOS

Foto: Divulgação

CARTÃO PINHEIROS

Foto: Divulgação

10 | CARTÃO PINHEIROS

pag_cartao_pinheiros_138.indd 10 9/24/09 8:24:36 PM

Page 11: Revista n°137  OUT 2009

Pinheiros na mídia

12 de setembro - Globo Esporte

“Hoje tem festa, o Clube Pinheiros está completando 110 anos. No início do século XX desfilavam os remadores do Germania, depois o Clube mudou de nome e virou Esporte Clube Pinheiros. A instituição é referência no esporte ama-dor, sendo um Clube tradicionalíssimo da capital. Hoje é dia de festa por aqui, todas essas estrelas do esporte brasileiro são atletas do Clube. Estão reunidas para comemorar o aniversário de 110 anos do Pinheiros. Parabéns Pinheiros!”, repórter Felipe Diniz.

TV GLOBO

21 de agosto – Gazeta Esportiva

“É uma estrutura formidável, o Pinheiros tem tudo para um atleta render o máximo possível. Alguns dos meus companheiros de equipe eu conheço e já tive a oportunidade de jogar junto por muito tempo. Confio neles plenamente e acredito que o time Pinheiros/SKY deverá render muitos frutos”, diz Rodrigão, campeão olímpico que integra a equipe de Vôlei Pinheiros/SKY.

TV GAZETA

Foto

: Ro

drig

o So

dré7 de setembro

Pinheiros fatura o José Finkel. O Pinheiros sagrou-se campeão por equipes no Troféu José Finkel de Natação. Para chegar ao título, o Pinheiros contou com seis vitórias, cinco delas com recordes.

LANCE

6 de setembro - Esporte Espetacular

“Na Olimpíada de Pequim, 14 nadadores do Pinheiros estavam na Seleção. No Mundial, foram 17. Com uma estrutura moderna, o Clube cuida de cada detalhe. Com o orgulho estampado no corpo, os 61 nadadores do Pinheiros vencem o Minas e conquistam o 12º título do Clube”, repórter Dolmar Frizon.

TV GLOBO

7 de setembro

Pinheiros é Campeão - O Troféu José Finkel acabou com dois recordes sul-americanos: Guilherme Guido cravou 53s24 nos 100 m costas e o revezamento feminino, 3min 41s49. As duas marcas ajudaram o Clube a garantir o 12º título (7º seguido).

JORNAL DA TARDE

12 de setembro - Jornal da Cultura

Dez medalhas olímpicas do Brasil vieram do talento e do suor dos esportistas do Pinheiros. Entre eles: João do Pulo, Gustavo Borges e Cesar Cielo. Nas Olimpíadas de Pequim do ano passado, 40 integrantes da delegação brasileira eram do Clube. Para agradecer o apoio e recontar a história, 2.800 atletas desfilaram no aniversário de 110 anos do Pinheiros. Futuros campeões, lado a lado com os atuais, todos para dar parabéns a uma fábrica de craques. “Pena que são tão poucos os clubes que fazem isso, mas todos os atletas que estão no Pinheiros têm a sorte de ter um Clube que ajuda e investe no esporte e nos seus atletas,” diz a ginasta Daiane dos Santos.

TV CULTURA

PINHEIROS NA MÍDIA | 11

pag_midia138.indd 11 24/9/2009 20:55:49

Page 12: Revista n°137  OUT 2009

Conselho DeliberativoDando sequência à matéria iniciada na edição anterior, seguem as principais competências do Conselho Deliberativo.

• Eleger e empossar seu Presidente e Vice, o Presidente e Vice da Diretoria, o Conselho Fiscal, a Comissão de Sindicância e os Presidentes das demais Comissões Permanentes

• Deliberar sobre a reforma do Estatuto Social

• Conceder títulos de associados Beneméritos e Honorários

• Fixar contribuições sociais, taxas e outras contribuições previstas no Estatuto Social

• Deliberar sobre a Proposta Orçamentária, Relatório da Diretoria, balanço, demonstração das contas de receita e despesas e parecer do Conselho Fiscal

• Deliberar sobre recursos apresentados contra suas próprias decisões e contra atos da Diretoria

• Autorizar a Diretoria a adquirir ou alienar bens imóveis, a celebrar contrato de mútuo, “leasing”, penhor, anticrese e hipoteca, ou a assinar quaisquer outros documentos que possam onerar o Clube, não previstos como da competência exclusiva da Diretoria

• Deliberar sobre projetos de Regulamento Geral, Regimentos Internos e respectivas reformas

• Deliberar sobre transferência ou reforço de verba e sobre a aplicação de fundos especiais

• Submeter à Assembléia Geral, após prévia discussão e aprovação, proposta de destituição dos administradores que atentarem contra o Estatuto Social, o Regulamento Geral ou Regimentos, não os cumprirem, ou, ainda, quando o exigirem os interesses do Clube

• Cassar o mandato dos membros nomeados da Diretoria, membros da Mesa do Conselho, das Comissões Permanentes e do Conselho Fiscal, que atentarem contra o Estatuto Social e o Regulamento Geral, não o cumprirem, ou, ainda, quando o exigirem os interesses do Clube

• Autorizar locações por prazo superior a trinta (30) dias, bem como concessões de serviços em qualquer dependência do Clube

• Aplicar penalidades aos membros da Diretoria com mandato findo, mas sem contas aprovadas, em virtude de infração estatutária ou regimental, quando no exercício de suas funções de Diretor

• Cassar títulos honoríficos concedidos pelo Clube, mediante representação da Diretoria ou por proposta de 50 Conselheiros, no mínimo

• Aplicar aos associados, membros de sua família e aos dependentes as penalidades de sua competência, previstas no Estatuto Social e no Regulamento Geral, constituindo comissões de inquérito quando for o caso

• Autorizar o Presidente da Diretoria, ou o seu substituto legal a transigir em juízo ou fora dele, de acordo com o Estatuto Social e com o Regulamento Geral

• Convocar extraordinariamente o Conselho Fiscal

• Deliberar sobre os casos omissos e interpretar o Estatuto Social, Regulamento Geral e Regimentos

• Autorizar a celebração de contratos de patrocínio que impliquem na inserção de publicidade nos uniformes do Clube

• Discutir, alterar e aprovar o Regulamento Geral e Regimentos do Clube.

ENTENDA O ESTATUTO

Controle de qualidade nas Lanchonetes e RestaurantesO Departamento de Restaurantes possui um setor de Controle de Qualidade, formado por nutricionistas e técnico em Nutrição. O objetivo principal é garantir a qualidade e a segurança alimentar, visando a promoção da saúde individual e coletiva dos associados.

O trabalho do Controle de Qualidade já se inicia na homologação dos fornecedores, quando são avaliadas, criteriosamente, as instalações, a documentação e as boas práticas higiênico-sanitárias.

Na recepção dos alimentos, são analisadas as características organolépticas, como textura, odor, cor e padrão. Em seguida, os produtos são preparados, proporcionados e acondicionados de acordo com as especificações de cada cardápio. Toda a manipulação e distribuição para os Restaurantes e Lanchonetes, são acompanhados pela Central de Distribuição.

Diariamente, o corpo técnico realiza avaliação rígida, quando são verificadas as boas práticas com relação aos alimentos, sempre seguindo os princípios estabelecidos pela vigilância sanitária.

12 | ESTATUTO

pag_estatuto_138.indd 12 25/09/2009 16:03:09

Page 13: Revista n°137  OUT 2009

an_pueri_domus.indd 11 24/09/2009 21:40:14

Page 14: Revista n°137  OUT 2009

BAZAR DO BEM POSSÍVEL

O Pinheiros, por suas diversas ações de responsabilidade social, vem mostrando que, para ser solidário, basta apenas ter boa vontade e disposição.

O Bazar contará com o reforço especial do medalhista de ouro, Cesar Cielo, padrinho desta edição.

No ano em que completa 110 anos, o Clube lança um desafio: reunir 110 ONGs na 7ª edição do Bazar do Bem Possível.

Você terá oportunidade de antecipar suas compras de Natal, de se deliciar na Praça de Alimentação, se emocionar com as apresentações artísticas, além de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelas organizações participantes. O Bazar é aberto ao público. Acesso pela Rua Tucumã, 36. Entrada gratuita.

Patrocínio

5 a 7 de novembroQuinta e sexta, 10 às 19h Sábado, 10 às 18hSalão de Festas

foto

s: R

odrig

o So

dré

14 | BAZAR DO BEM POSSÍVEL

pag_bazar bem possivel.indd 14 9/24/09 8:26:52 PM

Page 15: Revista n°137  OUT 2009

Foto

: Rod

rigo

Sodr

é

24 de outubro, sábado | 21h

Salão de Festas

Animação: Champagne Band

A tradicional Festa da Cerveja comemora a 52ª edição com uma homenagem à Imigração Alemã em São Paulo. O tema é uma data especial para o Pinheiros, que tem raízes germânicas. Os imigrantes alemães, que chegaram há 180 anos em São Paulo, contribuíram para o desenvolvimento do Estado e, ainda, ajudaram a apreciar uma boa cerveja. Não é à toa que o País é sede da Oktoberfest original, realizada em Munique.

A Champagne Band, de Blumenau (SC), fará um verdadeiro show de animação e alegria.

Venha curtir uma noite especial, com muita música, pratos típicos e, é claro, aquele chope bem geladinho.

Associado: R$ 65,00Convidado de associado: R$ 85,00 - Acesso pela Portaria Principal ou Estacionamento Social, portando o convite do evento.

Venda, a partir de 3 de outubro, na Central de Atendimento.Retire sua caneca na entrada do evento.

CARDÁPIO

Buffet frio Pastrami, lombinho condimentado Landjäger, presunto, tender defumadoAlface, agrião, rúculaPicles em conservaSalada alemãMostarda clara e escuraPão preto

Pratos quentesPaprikahuhn (frango com molho de páprica) Eisbein traseiro defumado e assado Sauerkraut (chucrute) Kassler grelhado ao molho agridoce Salsichão vermelho com alho e branco com ervas Pastelão alemão Bolo de carne com azeitonas Purê de maçã Arroz branco

SobremesasApfelstrudel I Torta de ricota

BebidasÁgua, refrigerante, chope claro e escuro e Steinhäger

Mesa de café e petits-fours

FESTADACERVEJA|15

pag_festa cerveja138.indd 15 24/9/2009 20:14:55

Page 16: Revista n°137  OUT 2009

Maria Fernanda Carneiro, 6 anos“Ainda estou aprendendo muita coisa no CAD, mas já posso contar que gosto mais de duas modalidades. Uma é o Basquete, até acho que vou ser jogadora profissional quando crescer, porque gosto muito de bater bola na quadra. Mas, outro dia fui fazer uma aula de Ginástica Artística e gostei muito também. Agora, estou na dúvida do que vou fazer. Será que consigo fazer os dois?”

Guilherme Pina Ayub, 6 anos“Eu já sei o que vou fazer, vou ser jogador de Basquete ou fazer Atletismo. Acho que me destaco nessas duas modalidades e olha que, antes de entrar no CAD, nem sabia o que era Basquete e agora adoro bater bola na quadra. Eu sei que sou novinho, mas quando ficar grandão, quero ser profissional. Outro dia, a tia levou a gente para a Pista de Atletismo e ganhei medalhas no Salto em

Distância e no Salto em Altura. Por isso, acho que também quero fazer isso, mas a tia falou que tenho até os 11 anos para escolher. Então, vou fazendo de tudo.”

Doze de outubro, dia em que milhões de crianças ficarão ansiosas para saber qual o presente que vão ganhar. Mas, no Pinheiros, todo dia é Dia da Criança, não acredita? Dê uma volta rápida pelo Clube e encontre a

garotada nas quadras, nas piscinas, na Brinquedoteca, no Jardim de Infância, no Parquinho e até no Restaurante, criado especialmente para o público infantil. Enfim, já são 5.111 pequenos associados aproveitando tudo o que o

Clube oferece. Conheça a rotina e as atividades programadas para esse público durante o ano todo.

CRIANDO GOSTO PELO ESPORTEIniciar crianças e jovens na prática dos esportes faz parte da história do Pinheiros. Os anos 30 e 40 foram marcados pelo sucesso das Olimpíadas Infantis, que contavam com a participação de colégios de São Paulo.

A descoberta de novos talentos esportivos era comum. Com esse espírito, nasceu o CAD (Centro de Aprendizado Desportivo), oficializado em 1974. Hoje, toda a iniciação esportiva está centralizada nele, o que o torna um verdadeiro celeiro de futuros atletas.

São mais de 600 crianças divididas nas categorias Júnior (4 a 6 anos), Esportes (7 a 9 anos), Escolinha (10 a 12 anos) e Juvenil (13 a 17 anos), que aprendem 12 modalidades esportivas. O que à primeira vista parece uma festa infantil, também é a oportunidade dos pequenos ter contato com diferentes atividades esportivas, para que, mais tarde, possam optar por sua preferida.

Foto

s: D

iego

Mun

iz

Ilus

traç

ão: R

egis

clei

16 | CAPA

pag_materiacapa138.indd 16 25/9/2009 17:11:51

Page 17: Revista n°137  OUT 2009

ESCOLA DE CAMPEÕESExiste uma turminha que, apesar da pouca idade, já encontrou a vocação e está treinando sério. São os atletas mirins, que levam o nome do Pinheiros para os principais campeonatos. “O segredo para uma criança se destacar bem no esporte é praticar com prazer. Não adianta os pais obrigarem que ela treine em certa modalidade porque eles acham legal, pois um dos fatores que leva a criança ao sucesso é o encanto de se envolver com o esporte escolhido”, revela o técnico de Salto, Roberto Biagioni.

O fato de ainda serem crianças exige alguns cuidados especiais. Além de terem de dividir o tempo com a escola e as brincadeiras da idade, o treinamento é diferente do de um atleta adulto. “Cada idade tem um limite físico e psicológico. Na parte psicológica, o treinador trabalha muito induzindo e desafiando. Aquele velho truque ‘será que você consegue fazer isso?´ faz com que a criança queira tentar e acabe evoluindo. Na parte física, já é preciso pegar mais devagar, pois ainda são crianças”, finaliza Biagioni.

ORIGEM DO DIA DA CRIANÇA

A data foi criada no Brasil por uma Lei federal, proposta pelo deputado Galdino do Valle Filho, em 1924. O dia 12 de outubro foi o escolhido, por ser a data em que Cristóvão Colombo descobriu a América – chamada de “Continente-Criança”, pelos europeus.

Mas o Dia da Criança só emplacou nos anos 60, quando o diretor da fábrica de brinquedos Estrela criou uma promoção para incentivar a venda da boneca “Bebê Robusto”.

Você sabia... ... que o Dia Mundial da Criança é comemorado em 20 de novembro? Foi nessa data que a Declaração dos Direitos da Criança foi aprovada.

Gabriela Fajardo, 8 anos“Estava fazendo o CAD e resolvi me dedicar somente à Esgrima. Fiz algumas aulas e amei o esporte. Comecei a treinar há dois anos e já participei de três campeonatos. Ganhei uma medalha de bronze e duas de prata. Sempre disputei com meninas maiores, porque não tem ninguém com a minha idade. Para ter esses resultados, treino duas ou três vezes por semana,

mas ainda tenho tempo de fazer outras coisas, como jogar Tênis e brincar com as minhas amigas. Meu maior sonho é participar de uma Olimpíada.”

Guilherme Gentile, 9 anos“Sempre passava pela Piscina, olhava o pessoal saltando e achava muito legal. Um dia, fiz o treino e gostei bastante. Depois, chegar às competições e à medalha, foi muito natural. O treino também me ajudou a ficar mais atento com os deveres da escola. Acho que o esporte ajuda muito em outras relações também. Hoje, tenho vários ídolos no esporte e quero ver meu nome, um dia,

nas Olimpíadas. Treino bastante e gosto muito. Não acho uma coisa chata, ao contrário, é muito bacana entrar na piscina para saltar.”

CAPA | 17

pag_materiacapa138.indd 17 25/9/2009 17:12:03

Page 18: Revista n°137  OUT 2009

Renata Mendes, 6 anos“A Brinquedoteca é um dos meus lugares preferidos no Clube. Aqui, além de brincar com diversos jogos, tenho a oportunidade de fazer pinturas com giz molhado, desenhos e artes em geral. Uma vez, fiz uma caverna, que ficou tão bonita, que até levei para casa. Eu venho aqui todos os dias e, às vezes, até encontro minhas amigas de escola e a gente faz a lição de casa

juntas no Clube, porque é mais gostoso. Eu venho com a minha irmã Sofia, de 4 anos, que fica brincando de construir.”

Pedro Orfali Waack, 10 anos“Eu venho a cada 15 dias à Brinquedoteca, porque aqui é o lugar onde mais gosto de jogar e brincar com as tias. É um bom lugar para fazer novos amigos. Já fiz quatro nesse tempo em que eu frequento. Eu passo muito tempo aqui. Chego de tarde e quando saio já está escuro. O tratamento das tias é muito legal. É melhor do que ficar em casa jogando videogame ou no computador.”

A TERRA DO FAZ DE CONTABrincar também é importante, por isso um dos xodós da criançada é a Brinquedoteca. Criada em 29 de abril de 2006, o lugar virou o verdadeiro paraíso infantil. Lá a criança pode se transformar em super-herói no canto da Fantasia ou um engenheiro no canto das Profissões. Não se pode esquecer os cantinhos do Ateliê e o Supermercado. São lugares de convivência que incentivam a criançada a explorar, sentir e experimentar.

UNIVERSO INFANTILAliando um projeto pedagógico a um espaço verde invejável, a Escola de Educação Infantil (Jardim de Infância), criada em 1945, é um lugar ideal para a criança descobrir o mundo. “Não existe nenhuma Escolinha com essa localização, esse ambiente que envolve a natureza, o esporte, e está dentro de um Clube. Tais condições ampliam bastante o conhecimento e a sociabilidade do aluno”, diz Regina Delduque, Diretora da Escolinha. Se brincar é uma preocupação da criançada, a Escolinha é um paraíso, pois lhe oferece a ampla estrutura do Pinheiros, onde todos se divertem dando comida para os peixes ou fazendo uma visita à lavanderia industrial. Atividades extracurriculares também fazem parte do dia a dia, com temas culturais e ambientais desenvolvidos com os pequenos.

Fernanda Assis, 6 anos“Aprendo tanta coisa na Escolinha que é até difícil de falar. Mas lembro bem do dia em que eu fui à horta ver como se planta e até coloquei uma minhoca na terra. Este ano, aprendi a ler e a escrever e foi muito legal, nem achei tão difícil assim. Outra aula de que gosto muito é a de música. Na festa de aniversário da Escolinha, a gente fez uma apresentação e tocamos instrumentos, foi

muito divertido. Como gosto bastante do Michael Jackson, acho que quando crescer vou virar cantora. Aqui, a tia me ensina a cantar.”

Pedro Antonio Torres, 7 anos“Eu gosto de fazer todas as atividades na Escolinha, sempre são bem legais. Gosto também de jogar bola e brincar no Parquinho com os meus amigos. Tenho muitos aqui. Lembro, também, de todos os eventos. Teve um em que o boi saiu correndo em volta da escola, era na semana do folclore. Foi muito legal. Tenho até um livro que conta tudo sobre o boto cor-de-rosa, porque um dia a tia leu

essa história em classe e eu gostei muito. Este é o meu último ano na Escolinha e eu vou sentir falta de tudo.”

Foto

: Dep

to. S

ocia

l

18 | CAPA

pag_materiacapa138.indd 18 25/9/2009 17:12:17

Page 19: Revista n°137  OUT 2009

MÊS DAS CRIANÇAS NO PINHEIROS

Atrações especiais para a garotada. Confira e faça sua programação.

DIA LEGAL DA CRIANÇA3 de outubro, sábado, 10 às 14h I Parque Infantil

Venha curtir o Dia Legal, que terá muitas atrações e novidades.

Entrada gratuita. Somente para associados. Em caso de chuva, consultar a Cen-tral de Atendimento.

TEATROPLUFT, O FANTASMINHA4, 11 e 18 de outubro, domingo, 14h30Auditório do CCR | GratuitoDireção: Silnei SiqueiraElenco: Núcleo de Teatro do ECP

O Pinheiros traz de volta a peça Pluft, o Fantasminha. Com elenco formado por associados, o espetáculo narra a história de um fantasma que tem medo de gente. Cria, porém, coragem e vira um herói em defesa da menina Maribel, ameaçada pelo pirata da perna de pau.

Não é necessário convite. A entrada está sujeita à lotação do Auditório.

LIVROS INFANTIS NA BIBLIOTECA DA SEDE SOCIAL

MINHA MÃE É UM PROBLEMABabette Cole

Ter uma mãe feiticeira pode ser um transtorno, principalmente se ela anda de vassoura e está sempre com aquele chapéu preto e pontudo. Ela adora cozinhar, mas prepara coisas como maionese de minhoca. As crianças adoram, os

adultos é que detestam. Mas eles vão aprender a gostar, porque essa feiticeira sabe fazer muito bem às crianças.

A HISTÓRIA DE BABARJean de Brunhoff

Uma história com início trágico pode interessar a alguma criança? Pode, dependendo do enredo e do modo como for contada e esse é o caso das narrativas de Jean de Brunhoff. Babar, um elefantinho simpático, perde a mãe, mas ganha amigos, conhece a cidade, socializa-se, retorna ao seu mundo, torna-se rei, casa-se, enfrenta

perigos e se salva, porque, a despeito de tragédia, há todo um mundo para ser vivido, explorado e refeito.

OS HERÓIS DA FAZENDADerek e Michelle Brookes

Viver na fazenda nunca foi tão emocionante que o diga Clarinha, a pintadinha, que queria uma vida com mais ação e aventuras, mas que não podia imaginar como a sua ia mudar, subitamente. As descobertas de Clarinha e seus amigos para virar super-heróis são o enredo desse livro que faz parte da Coleção Ler e Crescer, uma inovadora

série de livros infantis, ricamente ilustrados, com histórias que farão você crescer enquanto lê.

CURIOSIDADES NO CLUBE

SUA FESTINHAAté a festa de aniversário é possível fazer no Pinheiros. Com uma área de 196 m², é possível montar, no Anfiteatro do Parque Infantil, sua reunião de aniversário e chamar os amiguinhos para cantar Parabéns.

RESTAURANTE INFANTIL Dois restaurantes exclusivos para a garotada, com um cardápio adaptado às necessidades infantis, estão abertos durante o horário do almoço. O Restaurante do CCR, de segunda a sexta, e o do Parque Infantil, sábado e domingo, das 11 às 14h.

EXPOSIÇÃO DE LIVROS INFANTIS1º a 15 de outubroVitrine da Sede Social

Foto

: Rod

rigo

Sodr

é CAPA | 19

pag_materiacapa138.indd 19 25/9/2009 17:12:28

Page 20: Revista n°137  OUT 2009

I SIMPÓSIO ESPORTE CLUBE PINHEIROS MEIO AMBIENTE

3 de novembro, terça

10, 15 e 20h - ABERTURA - A QUESTÃO AMBIENTAL Com Gil Anderi da Silva

10h - CONSUMO DE RECURSOS NATURAIS Com Eduardo Antonio Licco

15h - ÁGUA Com Eduardo Antonio Licco

20h - ENERGIA Com Flávio de Miranda Ribeiro

4 de novembro, quarta

10, 15 e 20h - ABERTURA - A QUESTÃO AMBIENTAL Com Gil Anderi da Silva

10h - POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA Com Eduardo Antonio Licco

15h - USO DO SOLO / PEGADA ECOLÓGICA Com Eduardo Antonio Licco

20h - RESÍDUOS SÓLIDOS Com Luiz Alexandre Kulay

Auditório do CCR - Vagas limitadas. Inscrição, a partir de 13 de outubro, na Central de Atendimento.

Mais informação: www.ecp.org.br

Aruntho Savastano Neto, engenheiro civil, trabalhou na EMPLASA – nas Unidades Técnicas de Saneamento e Recursos Hídricos e na de Licenciamento. Também ocupou cargos nas Secretarias de Negócios Metropolitanos, na de Habitação e Desenvolvimento Urbano e na de Meio Ambiente. Atualmente, na CETESB, é Assistente Executivo da Diretoria de Controle da Poluição Ambiental.

Eduardo Antonio Licco, engenheiro industrial químico, professor docente permanente do Centro Universitário SENAC, nos programas de graduação, pós-graduação lato senso e mestrado em gestão integrada de saúde, trabalho e meio ambiente.

Flávio de Miranda Ribeiro, engenheiro mecânico EP-USP, atualmente é Gerente da Divisão de Produção mais Limpa e Qualidade Laboratorial da CETESB.

Gil Anderi da Silva, graduado e doutor em Engenharia Química, pós-doutorado pelo Georgia Institute of Technology/EUA, professor associado do Departamento de Engenharia Química da EPUSP, é coordenador do Grupo de Prevenção da Poluição (GP2) e especialista em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).

Luiz Alexandre Kulay, com mestrado e doutorado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

27 de outubro, terça, 20h

ABERTURA - Com Aruntho Savastano Neto• O desenvolvimento sustentável e os riscos ocasionados pelo aquecimento global• Rio Pinheiros tem solução?• Ônibus na Avenida Faria Lima e sua emissão de poluentes e qualidade do ar

• O verde do Clube, sua permeabilidade e sua importância para a região• Água - resíduos e efluentes• Solo - resíduos e efluentes• Proposta de minimização dos impactos ambientais

20 | MEIO AMBIENTE

pag_meio ambiente.indd 20 9/25/09 3:54:42 PM

Page 21: Revista n°137  OUT 2009

an_lorenzetti.indd 11 25/09/2009 16:07:37

Page 22: Revista n°137  OUT 2009

Revista Pinheiros - Como você chegou ao esporte e ao Vôlei?Giba - Sempre tive muita energia quando era criança. Tentei jogar todos os esportes na escola e nos clubes, mas quando comecei a praticar Vôlei não mudei mais de esporte, me apaixonei e transformei essa paixão em profissão.

RP - Em 2006, você foi eleito o melhor jogador do mundo. O que um atleta precisa para ganhar esse reconhecimento?Giba - Primeiro, precisa trabalhar duro, treinar bastante e se dedicar muito à equipe. O Vôlei, por ser um esporte coletivo, você não ganha sozinho.

RP - Qual o momento mais marcante da sua carreira?Giba - A medalha de ouro na Olimpíada de Atenas - 2004, sem dúvida, marcou minha carreira, porque também aconteceu o

Um dos atletas mais representativos dos últimos tempos fala sobre sua carreira, a volta ao Vôlei brasileiro,

a Superliga 2009/2010 e seus novos planos

Gilberto Amauri Godoy Filho, o Giba, marcou de vez seu nome na história do esporte em 2006, quando foi eleito o melhor jogador de Vôlei do mundo. Capitão da seleção brasileira, o atleta acumula títulos importantes, como duas medalhas olímpicas (ouro e prata), dois títulos na Copa do Mundo e dois Mundiais, todos conquistados enquanto jogava fora do País.

Uma parceria entre a SKY e o Pinheiros trouxe o melhor ponteira do mundo de volta às quadras brasileiras, após oito anos defendendo times europeus. O paranaense, que agora veste a camisa do Pinheiros, entra na briga pelo título do Campeonato Paulista e da Superliga 2009/2010.

Entre os treinos da seleção brasileira, o atleta mais admirado, até por torcedores de outros times, falou à Revista Pinheiros.

GIBA

Foto

s: R

odrig

o So

dré

22 | ENTREVISTA

pag_entrevista_138.indd 22 24/9/2009 20:13:41

Page 23: Revista n°137  OUT 2009

nascimento de minha primeira filha, Nicoll, e o ouro olímpico que, com certeza, é o mais desejado por qualquer atleta. Mas, se pudesse dividir o momento mais marcante em dois, a prata de Pequim teve sua importância, pela superação do nosso grupo para chegar a duas finais olímpicas seguidas e, claro, poder ter visto o nascimento do meu filho Patrick, coisa que não consegui com a primeira, que nasceu no meio dos Jogos Olímpicos.

RP - Como é voltar a jogar no Brasil?Giba - É maravilhoso poder sentir um pouco de calor novamente, porque há oito anos só vivemos no inverno. Estar de novo em casa, não tem preço.

RP - Jogar no Brasil é muito diferente do que jogar na Europa?Giba - Um pouquinho, pois lá você é cobrado como estrangeiro, isso é bem diferente, no resto, acho que não. A vida em cada país deve ser aproveitada ao máximo, como as pessoas do lugar, nascidas ali, assim você não fica com saudade de casa o tempo todo.

RP - Você jogou oito anos na Europa. Como está sendo a sua adaptação em São Paulo?Giba - No esporte, um pouco mais tranquilo, afinal estou de volta ao meu país, com saudade de ouvir a minha língua. Já na cidade de São Paulo, estou fazendo de tudo para me acostumar. Afinal, para quem morou dois anos em Moscou, se habituar na capital paulista é fácil.

RP - Você já atuou em times italianos e russos. O que você acha da infraestrutura que o Pinheiros/SKY oferece?Giba - Uma estrutura maravilhosa. Não é por acaso que o Pinheiros tem uma história no esporte brasileiro e, no geral, sendo assim, oferece tudo o que precisamos. Sinto-me muito honrado em defender um Clube com tanta história e com formação de diversos atletas campeões.

RP - O time do Pinheiros/SKY está com quatro medalhistas olímpicos. Isso cria um favoritismo? Giba - Se olhar no papel, somos os com mais chance para ganhar todos os jogos. Mas, neste ano, vários jogadores que estavam fora voltaram a jogar aqui, o que deixa o campeonato brasileiro muito mais forte. Podemos dizer que o Pinheiros/SKY está entre os três favoritos.

RP - Qual a importância para o Brasil, trazer de volta tantos atletas que estavam jogando fora?Giba - Isso deixa o campeonato mais competitivo, chama mais público, imprensa e patrocínios. E também traz mais crianças para o esporte e, como conseqüência, tira muitas das ruas.

RP - O que você espera da Superliga 2009/ 2010?Giba - Muita disputa. A volta de jogadores, como Dante, Murilo e Sidão ao Brasil deve deixar o campeonato ainda mais difícil.

RP - Como é enfrentar esses seus colegas da seleção?Giba - Quando estamos jogando uns contra os outros nos clubes, é tranquilo, não tem problema, mas jogamos muito seriamente quando a coisa esquenta. RP - Quando acaba um jogo, você é um dos últimos a sair da quadra com tantos pedidos de fotos e autógrafos. Como você vê esse carinho dos fãs?Giba - Acredito que seja um reconhecimento por tantas vitórias jogando pelo Brasil. É muito gostoso e temos de ter muita paciência com os fãs, afinal eles acordam de madrugada para torcer, acompanhar e vibrar conosco.

RP - Em outubro, comemora-se o Dia da Criança e você tem dois filhos. Ser pai mudou sua forma de ver a vida?Giba - Os valores mudaram por completo. A nossa agenda do dia quem faz são eles. Nós viramos uma espécie de seguidores. Ter filhos faz amadurecer bastante.

RP - Casado com a jogadora de Vôlei Cristina Pirv, você acha que seus dois filhos devem seguir a carreira dos pais?Giba - Gostaríamos, mas não podemos obrigá-los a nada. Vamos dar uma forcinha para que aconteça, mas se não for, paciência. Porque, na verdade, quem vai escolher a profissão são eles.

RP - Há 14 anos defendendo a seleção brasileira, você pensa em parar?

Giba - Penso, sim. Já pensei algumas vezes, principalmente depois que meus filhos nasceram, mas agora fizemos um plano para 2012, depois da Olimpíada de Londres.

RP - Você tem um projeto para quando deixar de jogar? Giba - Estamos trabalhando em um projeto social para tirar as crianças das ruas e trazer para mais perto das escolas com atividades que possam revelar talentos, passando depois por um centro de excelência, o que pode levar essas crianças a jogar em clubes pelo Brasil e no exterior.

RP - De onde surgiu essa vontade de revelar novos talentos?Giba - Acredito que não só talentos para o Vôlei, mas, sim, para todas as coisas da vida. Quando você faz esporte, não tem tempo livre para pensar nem fazer nenhum tipo de besteira nas ruas. Acredito muito no nosso País.

ENTREVISTA | 23

pag_entrevista_138.indd 23 24/9/2009 20:13:49

Page 24: Revista n°137  OUT 2009

ARTES MARCIAISKARATÊ

Origem – JapãoSignifi cado - Mãos vazias

Uma lei rigorosa no Japão proibia o uso de armas. Para se proteger, os monges zen-budistas criaram um combate chamado “mãos vazias” que, com o tempo, evoluiu e se transformou no Karatê.

O Karatê moderno nasceu na Ilha de Okinawa, no Japão, no início do século 18. O criador, Gishin Funakoshi (1869-1957), aprendeu a lutar Jiu-jítsu na China, mas queria criar uma arte marcial com referência japonesa.

A popularidade do esporte aconteceu em 1922, quando o então futuro imperador Hiroito viu uma apresentação de Funakoshi e recomendou ao governo que adotasse ofi cialmente a luta no país.

No mesmo ano, Tóquio passou a ensinar Karatê nas universidades e seus alunos se espalharam por todo o Japão.

A técnicaExistem diversos estilos de Karatê, desenvolvidos por escolas diferentes. Os mais praticados são: Shotokan, Goju-Ryu, Shito-Ryu e Wado-Ryu. A fi losofi a e a luta são as mesmas, variando somente a forma.

O princípio fundamental é usar o corpo como uma arma efi ciente para defender e atacar no momento certo. Concentração, coordenação motora, agilidade e força são características dos praticantes da arte marcial.

As técnicas básicas incluem postura e métodos para bloquear, chutar, esmurrar e golpear. Os karatecas vestem o “gi”, um kimono, amarrado com uma faixa colorida, que representa o nível de conhecimento.

Tudo isso resulta num treino com muita disciplina, hierarquia e respeito ao próximo e traz benefícios para o crescimento físico e espiritual. Como consequência, uma melhora na qualidade de vida.

No PinheirosO treinamento leva os alunos ao kumite (luta), em que o praticante usa a força e o método com disciplina e respeito aos companheiros. A cada seis meses, acontece o exame de faixa para avaliar se o ensinamento foi assimilado, gerando uma progressão conforme a capacidade e amadurecimento do aluno.

Para treinarAs aulas acontecem às segundas, quartas e sextas, em quatro horários. Escolinha I - 16h30 às 17h30 para atletas mirins e infantis. Escolinha II - 17h30 às 18h30 para atletas infantis e juvenis.Adulto - 18h30 às 19h30 para o full contact karatê (técnica sem formalismo).Adulto – 20h45 às 22h Ginásio de Yoga

As técnicas básicas incluem postura e métodos para bloquear, chutar, esmurrar e golpear. Os karatecas vestem o “gi”, um kimono, amarrado com uma faixa colorida, que representa o nível de conhecimento.

Tudo isso resulta num treino com muita disciplina, hierarquia e respeito ao próximo e traz benefícios para o crescimento físico e espiritual. Como consequência, uma melhora na qualidade de vida.

No PinheirosO treinamento leva os alunos ao kumite (luta), em que o praticante usa a força e o método com disciplina e respeito aos companheiros. A cada seis meses, acontece o exame de faixa para avaliar se o ensinamento foi assimilado, gerando uma progressão conforme a capacidade e amadurecimento do aluno.

Para treinarAs aulas acontecem às segundas, quartas e sextas, em quatro horários. Escolinha I - 16h30 às 17h30 para atletas mirins e infantis. Escolinha II - 17h30 às 18h30 para atletas infantis e juvenis.Adulto - 18h30 às 19h30 para o full contact karatê (técnica sem formalismo).Adulto – 20h45 às 22h Ginásio de Yoga

24 | CONHEÇA A MODALIDADE

pag_conheca_modalidade.indd 24 9/25/09 6:50:08 PM

Page 25: Revista n°137  OUT 2009

TAI CHI CHUAN

Origem – ChinaSignifi cado - Punho do Limite Supremo

Com o objetivo de autodefesa, a arte do Tai Chi Chuan foi desenvolvida há centenas de anos. Existem muitas histórias e lendas sobre o criador dessa arte e um dos mais creditados é o General Ji, que teria preparado os soldados do exército chinês para as lutas usando essa técnica. Nunca derrotados em batalha, o Ji, seus soldados e seus métodos fi caram conhecidos por todo o país.

Com o passar dos séculos, a arte se aproximou da fi losofi a taoísta e incorporou os conceitos novos como yin-yang. A popularidade cresceu entre a nobreza, mas só se espalhou pelo resto da China durante os anos 20, quando seus benefícios à saúde foram reconhecidos.

Gradativamente, a prática do esporte passou a dar ênfase à terapêutica, e não aos aspectos marciais. Dessa forma, o Tai Chi Chuan evoluiu de técnica de combate para técnica profi lática. Os saltos e os movimentos bruscos e difíceis foram gradativamente sendo suprimidos, de forma que qualquer pessoa pudesse praticá-lo.

A técnicaO Tai Chi Chuan enfoca o desenvolvimento dos aspectos internos do corpo humano como respiração, fl exibilidade e mente. Os iniciantes aprendem primeiro a relaxar e a conservar a boa postura.

Depois, os praticantes estudam um treino em que sutilmente pressionam e retiram suas mãos de encontro aos braços do parceiro. Em uma situação de combate, o Tai Chi Chuan ensina a relaxar e a fazer movimentos fl uidos, permitindo uma ação suave e respostas rápidas. A autodefesa é mais uma reação refl etida que a repetição de uma técnica.

No PinheirosAs aulas são voltadas para a saúde (física e mental) e a consciência corporal. Os conceitos fundamentais do Taoísmo (que diferenciam o Tai Chi Chuan das outras artes marciais chinesas) são combinados com elementos da cultura e medicina chinesas. Além do Tai Chi Chuan, são praticados exercícios de Lian Gong, Ba Duan Jin (Oito Brocados de Seda) e Qi Gong. Com o tempo, o aluno aprende a alcançar o movimento essencial: o máximo de estabilidade e efi ciência com o mínimo de tensão muscular e, ainda, como aplicar essa sabedoria em sua rotina.

Para treinarA partir de 14 anos Terça e quinta, 18h45 às 19h45Ginásio Azul

CAPOEIRA

Origem –BrasilSignifi cado - Mato Ralo

A Capoeira é uma arte marcial afro-brasileira, criada pelos escravos africanos no século 17 como uma forma de guardar sua religião e as tradições culturais. O curioso é que “capoeira” é um termo tupi, que signifi ca “mato ralo” e dá nome às clareiras onde os escravos praticavam a luta.

No Brasil, a luta ganhou ingrediente africano, como a ladainha, cântico trazido pelos malês, negros muçulmanos do norte da África. Já o berimbau, um dos principais símbolos da Capoeira, só foi adotado no início do século 20. Antes disso, o canto era acompanhado apenas por tambores.

Depois da abolição da escravatura, a Capoeira passou a ser associada a atividades criminais e antigovernamentais e foi proibida em 1892. Somente em 1937, na gestão do presidente Getúlio Vargas, foi abolido o decreto-lei que proibia o esporte. Em 1953, o presidente brasileiro permitiu a abertura “ofi cial” da primeira escola de Capoeira. Desde então, foi reconhecida ofi cialmente como um esporte nacional e sua popularidade se espalhou pelo mundo nos anos 70.

A técnicaUm esporte em eterna mudança, a Capoeira incorporou novos golpes e movimentos acrobáticos nas apresentações. Hoje, virou um misto de luta, dança e ginástica. Existem dois modos distintos.

A Capoeira Angola, considerada a verdadeira raiz dessa arte, é caracterizada por movimentos mais lentos e sorrateiros, com ênfase nos rituais e tradições originais. E a Capoeira Regional tem movimentos mais acrobáticos e fl uidos, cujo foco é a estratégia e a técnica. Os dois estilos empregam fi ntas e outros subterfúgios, assim como movimentos ao rês do chão, com rasteiras, chutes e até cabeçadas.

No PinheirosA luta existe desde 1996 e é ensinada pelo grupo Fonte do Gravatá. A partir dos três anos, qualquer um pode aprender Capoeira, pois ela não se refere a uma luta, mas à cultura brasileira.

No Clube, além da Capoeira, são ministradas aulas instrumentais de berimbau, atabaque, pandeiro, agogô e outros instrumentos que podem ser usados acompanhados por músicas e cantigas.Na Capoeira, ninguém é adversário, todos são “camaradas”. Não há luta; “fi nge-se” lutar. A visão artística de um combate é mais importante do que o espírito de competição.

Para treinarSegunda e quarta, 19h30 às 20h30Quarta e sexta, 10h30 às 11h30Ginásio de Fitness Antigo – 1º andar

CONHEÇA A MODALIDADE | 25

pag_conheca_modalidade.indd 25 9/25/09 6:50:08 PM

Page 26: Revista n°137  OUT 2009

MEMÓRIA PINHEIRENSE

“Minha história no Pinheiros começou em 1940, quando meu pai, Thomaz Deluqui, comprou um título familiar e minha mãe, Sophia Müller Deluqui, meu irmãos, Dan e Leo, e eu começamos a frequentar o Clube, assiduamente. Daquele tempo, tenho ótimas e gratas recordações. Os bailes, animadíssimos na Sede da Rua Dom José de Barros, eram encantadores e deixaram muita saudade.

Na área esportiva, pratiquei Tênis durante vários anos. Foi minha principal atividade, no tempo de solteira, no Clube. Lembro que, nessa época, havia apenas uma única piscina, ao lado das palmeiras imperiais, um pequeno morro e alguns bancos. Em 1953, casei-me com Newton Vasques e, alguns anos depois, ele comprou um título familiar que nos permitia, a ambos, frequentar o Pinheiros.

Em 1958, nasceu nosso primeiro filho, o Luciano. Depois de quatro anos, veio o Fernando. Com eles, aproveitei muito o Parquinho. Quando cresceram, ambos tornaram-se associados. Casaram-se e, logo mais, tive a oportunidade de voltar para brincar com meus netos, Pedro e Renata. A rigor, fui cliente do local em três épocas diferentes. A terceira vez, a fase atual, começou bem recente, já contando com a Briquedoteca.

A história de Lya Deluqui Vasques, 82 anos, se mistura com a evolução do Clube Pinheiros e as diferentes gerações familiares

Foto

: Die

go M

uniz

Tenho trazido os filhos de Luciano e de Cristina, minha nora, Otavio (13 anos), Fábio (9) e Gabriel (6). Esses netos frequentam o CAD, a Natação, o Tênis e o Skate. O menor, além disso, ainda vai muito à Briquedoteca.

Eu faço parte do Boliche há anos. Entrei para a equipe Piratas, pelas mãos de Edith Hotz, lá pela década de 1970. Naquele longínquo tempo, as canchas eram apenas quatro, ficavam próximas à Rua Tucumã, lá no fundão do Clube, e junto a duas canchas de Bolão. Ao lado, havia um Restaurante antigo e a Casa de Barcos, que ainda resistia heroicamente.

Quando começou a construção do CCR, as canchas foram transferidas, provisoriamente, para ao lado da Piscina e lá permaneceram até o fim da construção. Quando o Boliche mudou-se para as novas instalações, fui convidada por Heloiza e Maria Ignez para jogar pela equipe Amazonas. E lá estou até hoje, colhendo 28 anos de grandes amizades e alegrias.

Também gosto de ir à Biblioteca. Lembro até da data de fundação, 15 de março de 1964, quando tinha apenas 600 livros. Hoje, dispõe de 15 mil títulos. Tenho um caderno, onde anoto todos os livros que leio.

Quase diariamente faço minhas caminhadas pelo Clube. Evito a Pista de Atletismo, embora a considere maravilhosa. Prefiro, contudo, circular pelo Clube saboreando sombras, jardins, flores e o canto dos pássaros. E, ainda, faço alongamento no Fitness, o que está me proporcionando ótimos resultados.

Vou sempre aos Restaurantes para almoçar. E, nos fins de semana, é nosso hábito reunir filhos, noras e netos, geralmente no Restaurante do CCR, para uma ótima pizza.

Tem mais, jogo Carteado três a quatro vezes por semana, participo, como voluntária, das atividades do DAS, fazendo tricô, e, vez por outra, aproveito atividades culturais, como Teatro, Cinema e o Jantar Dançante. Você pode se perguntar: - Será que essa senhora mora no Clube? Explico: - Sempre sonhei em morar perto do Clube e, no ano passado, meu sonho foi realizado. Meu marido comprou um apartamento a 200 m do Pinheiros. E chegar aqui ficou muito mais fácil, o que deixa minha vida muito mais feliz.

O objetivo deste espaço é contar a história do Pinheiros pelos depoimentos pessoais de associados. Se você tem uma história interessante, tendo o Clube como cenário, entre em contato com a Assessoria de Comunicação Institucional pelo telefone 3598-9803 ou e-mail [email protected]

26 | MEMÓRIA PINHEIRENSE

PAG_memoria pinheirense_138.indd26 26 24/9/2009 20:42:06

Page 27: Revista n°137  OUT 2009

an_villa_luxis.indd 11 24/09/2009 21:27:33

Page 28: Revista n°137  OUT 2009

ESPORTES

PRESENÇA VIPA equipe de Atletismo do Pinheiros, que participou do Campeonato Mundial, em Berlim, realizado no fim de agosto, foi convidada para visitar o espaço especial da ASICS, montado na Alemanha. O técnico Cláudio Castilho e os atletas Fabiano Peçanha e Adriana Aparecida da Silva ficaram mais de duas horas no local onde conheceram as novidades da marca. “Fomos recebidos por Ben Cesar, um dos principais gerentes da marca, e aproveitamos a oportunidade para verificar a nova linha e descobrir

ATLETISMO em Berlim

Adriana Aparecida assina o mural feito para os atletas

tecnologias que podem ajudar na Corrida”, conta Castilho. O evento reuniu delegações de diversas nacionalidades, como: Itália, Japão, Holanda e Austrália. Para os visitantes brasileiros, uma boa notícia. Fabiano Peçanha terá uma sapatilha feita com exclusividade. “Tiraram as medidas do meu pé ali mesmo no espaço e, em breve, devo receber o produto desenvolvido com tecnologia de ponta e criada especialmente para mim”, revela Peçanha, que garante que uma sapatilha pode ajudar muito na performance da prova.

Fabiano Peçanha tirando as medidas para a sapatilha exclusiva

Foto

s: D

epto

. de

Espo

rtes

28 | ESPORTES

pag_esportes138.indd 28 29/09/2009 17:29:00

Page 29: Revista n°137  OUT 2009

No mês de agosto, os pinheirenses participaram de duas importantes competições. A Prova do Centro Histórico, realizada em São Paulo, contou com grande plateia, mesmo sendo uma prova de 9 km e com limitação nas inscrições. Pela participação, o Pinheiros ficou em 5º lugar em equipes, por número de atletas. O troféu transitório da Corpore foi recebido durante a prova

Duque de Caxias (RJ), que teve duas modalidades, 4 km e 10 km. O total de pinheirenses nessa prova, que contou com barraca de apoio e transporte, foi de 66 participantes. Isso coloca o Clube, no ranking geral anual Corpore de equipes, em oitavo lugar e entre as 10 maiores equipes de São Paulo.

Equipe de Atletismo dá uma pausa na Corrida para a foto

ApoioPatrocínio

CAD em São Paulo

DIA DOS PAIS Como todos os anos, o Dia dos Pais não passou despercebido pelo CAD. Começou com as turmas do Multiesportes fazendo o jogo “Trio Atleta”, com muitas perguntas e tarefas esportivas. Os pais do CAD Junior fizeram um rally, com atividades esportivas pelo Clube, e o pessoal do CAD Gym participou do Jogo dos Desafios, fazendo atividades que as crianças fazem no dia a dia de aula.

OLIMPÍADA DA HEBRAICAO último fim de semana de agosto foi agitado para o CAD. Aconteceu a Olimpíada da Hebraica e o CAD Gym participou do Festival de Ginástica Artística. Os alunos passaram pelo solo, trave, paralela e salto. As categorias Junior 2 e 3 participaram de um Circuito de Jogos Adaptados de Basquete, Vôlei, Futebol e Handebol. Depois, foi a vez do Multiesportes 1, de 7 e 8 anos, participar do Circuito Esportivo, ficando em 1º lugar. Para fechar, o CAD Junior 1 participou do Atletismo Kids, quando as crianças correram e saltaram.

29ª CADÍADAOs encantadores da Disney resolveram pintar o 7, o 8, o 9... Eles viajaram muitos quilômetros e trouxeram personagens escondidos na mala. Agora é você quem vai brincar com o Mickey, levar o Pluto para passear, voar no tapete com o Aladin, procurar o Nemo e descobrir em qual das portas está a Boo. Venha “viajar” com os Jedis na 29ª Cadíada, nos dias 24 e 25 de outubro, no Ginásio de Treinamento – 4º andar do Conjunto Desportivo e no Ginásio Azul.

PROGRAMA E PROGRAMINHA DE FÉRIASPegue a agenda e anote as datas, pois as férias já estão programadas. Em dezembro, o Programa de Férias, de 15 a 19, e o Programinha, de 15 a 18, trarão muitas aventuras.

Foto

: Dep

to. d

e Es

port

esFo

to: D

epto

. de

Espo

rtes

ATLETISMO SOCIATIVO - TRABALHO EM EQUIPE

Turminha do CAD na Olimpíada da Hebraica

ESPORTES | 29

pag_esportes138.indd 29 29/09/2009 17:29:11

Page 30: Revista n°137  OUT 2009

FUTEBOL ADULTO no Clube

Foto

s: D

epto

. de

Espo

rtes

SELEÇÃO MASTERA seleção Master está no topo da tabela. Nas quatro primeiras partidas, foram três vitórias e apenas uma derrota. Os jogos estão bem competitivos e a equipe do Pinheiros está bem unida, com o objetivo de disputar o título da categoria. As vitórias ocorreram contra as fortes equipes do Ipê Clube e Alphaville Tênis Clube, ambas na casa dos adversários, e com a expressiva vitória contra a boa equipe do São Paulo FC, no Pinheiros, pelo placar de 3 a 0. Neste mês, acontecem os jogos das fases finais dos Campeonatos Interclubes, nas quatro categorias: Principal, Sênior, Master e Super Master. Venha conferir e torcer pela nossas equipes.

Equipe Master na final

SUPER MASTERSEm agosto, foi realizada a final do 1º. Campeonato Super Masters 2009, com as equipes formadas por meio de sorteio de jogadores, o que trouxe à competição um grande equilíbrio e motivação aos associados participantes. Os times de Portugal e Suécia disputaram a final, ao derrotarem as equipes da Holanda e Inglaterra nas semifinais. O artilheiro foi José William Monteiro (Holanda), com 7 gols marcados, e o melhor goleiro foi Carlos Sebastian, o Sebá (Inglaterra).

O sucesso da competição foi tão grande que, já no dia 9 de setembro, iniciou-se o 2º. torneio da categoria, no qual as equipes foram ajustadas, com a inclusão de novos jogadores e transferência de outros, mantendo ainda mais o equilíbrio dos times.

Seleção Master, antes de começar o jogo

Sebá exibe o troféu e o sorriso de melhor goleiro

Willian recebe o prêmio de artilheiro

30 | ESPORTES

pag_esportes138.indd 30 29/09/2009 17:29:27

Page 31: Revista n°137  OUT 2009

COPA ACESC - NA BUSCA DE TÍTULOSPresente nas cinco categorias da competição, o Pinheiros segue firme na luta por títulos. As categorias Sub 9 e Sub 11 estão invictas e garantidas na fase final. As demais também apresentam boas chances de garantir vagas. Em setembro, aconteceram as duas últimas rodadas para fechar a fase de classificação, com jogos contra o EC Sírio, SPAC e Clube de Campo S. Paulo.

FUTEBOL MENOR no Clube

SEMIFINAL DA COPA PAULISTACom uma ótima campanha na fase de classificação, o Pinheiros conseguiu colocar suas duas categorias na Copa Paulista. O Sub 13 somou 6 vitórias e 2 empates, ficando em 1º lugar do grupo, de forma invicta, e avançou para as semifinais como o grande favorito. Já o Sub 15 teve um campanha com 5 vitórias, 2 empates e 1 derrota, terminando em 2º lugar no grupo após ter enfrentado o Olímpia Soccer, na fase semifinal.

Apoio Patrocínio

DESAFIO AZUL E PRETOEm setembro, foi realizado o Desafio Azul e Preto no Futebol Menor, em comemoração aos 110 anos do Clube, com a participação de 110 associados, envolvendo as categorias Sub 9, Sub 11, Sub 13, Grupos de Pais e Grupos de Mães. Nas cinco categorias, as equipes foram divididas nas cores azul e preto e cada uma enfrentou a sua oponente, da mesma categoria, em três jogos de curta duração. A disputa entre as equipes e a cada partida terminada, o placar era somado com os demais jogos

das outras categorias. Assim, o time que terminava a sua partida ficava torcendo pelo resultado dos outros jogos, pois o que valia era a soma de gols de todas as partidas. A decisão ficou para a última e disputada partida entre os papais, com o placar final marcando 19 a 16 para a equipe azul, que se sagrou vencedora do desafio. No congraçamento final, todos receberam medalhas comemorativas e a equipe azul comemorou a conquista.

ARTILHEIROO atleta pinheirense Pedro Real Vergara foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil, com 15 gols. A competição foi realizada em julho, na cidade do Rio de Janeiro, com a equipe do Esporte Clube Pinheiros alcançando a terceira colocação.

EQUIPEMarcelo Pio, Felipe Alterthum, Rafinha Vergara, Tiago Alterthum Quadix, Pedro Vergara, Rafael Simões, Oliver McDonald, Fernando Cintra, Nicolas Gerlentier, Tiago Clas, Giorgio Lambert e Rodolfo Pinho.

POLO em São Paulo e no Rio de Janeiro

OURO E BRONZE NO BRASILEIRO JÚNIOR Pinheiros é campeão do Brasileiro Júnior de Polo Aquático 2009, encerrado em setembro, em São Paulo. A final aconteceu no Paineiras e o Pinheiros derrotou o tricolor carioca em jogo equilibrado: 7 a 6.

No feminino, o Pinheiros ficou com o terceiro lugar ao vencer o Tijuca por 9 a 6. Confira a classificação geral.

Masculino: ouro, Pinheiros; prata, Fluminense; bronze, Tijuca Feminino: ouro, Botafogo; prata, Flamengo; bronze, Pinheiros

Apoio

ESPORTES | 31

pag_esportes138.indd 31 29/09/2009 17:29:31

Page 32: Revista n°137  OUT 2009

PINHEIROS COM AS SELEÇÕES BRASILEIRASEm agosto, a equipe da Categoria Cadete Masculino do Pinheiros realizou jogos amistosos com a Seleção Brasileira Feminina (Adulta), que está em fase de preparação para a 6.ª Copa América, que serve de Pré-Mundial e que será realizada em Cuiabá, MS.

Nos dois confrontos, o Pinheiros venceu por 87 x 60 e por 93 x 68. Os dois jogos aconteceram no Ginásio José Correa,

BASQUETE no Clube

Barueri, onde a Seleção Feminina realiza seus treinos. Ainda no mês passado, a Seleção Adulta Masculina, que também vem se preparando para a Copa América, Pré-Mundial de San Juan, Porto Rico, treinou nas quadras do Clube, a pedido da Confederação Brasileira de Basquete. Foi a oportunidade dos atletas do Clube e associados acompanhar de perto os treinos e conversar com seus ídolos.

PROJETO VENCERNo dia 28 de agosto, aconteceu a IV Edição do Projeto Vencer de Basquete, que reuniu as diversas turmas da Escolinha, para a realização de atividades voltadas para o crescimento técnico dos futuros atletas.

NOVAS TURMAS DA ESCOLINHASe você nasceu em 1994, 1995 ou 1996, venha jogar no Clube. Às quartas e sextas, 16h30, nas Quadras Externas, há um encontro de Basquete. Não perca.

BASQUETE ADULTOO Pinheiros iniciou o Campeonato Paulista a todo vapor. No jogo de estreia, em casa, contra o Americana, o time conquistou a

Seleção Cadete Masculina ajudou na preparação da Seleção Feminina Brasileira

Apoio

Encontro dos alunos do Projeto Vencer

Foto

s: D

epto

. de

Espo

rtes

brilhante vitória de 76 x 64.Venha torcer pelo Pinheiros nos jogos que acontecem sempre no Ginásio Poliesportivo. Acompanhe a tabela pelos sites: www.fpb.com.br e www.ecp.org.br

32 | ESPORTES

pag_esportes138.indd 32 29/09/2009 17:29:38

Page 33: Revista n°137  OUT 2009

O atleta do Pinheiros Decio Cecílio Silva Junior (Decito) participou do 10º Campeonato Mundial de Basquete Master, em Praga.

JUDÔ no Brasil e na HungriaDESTAQUE NO GRAND SLAMA 3º etapa do Grand Slam de Judô, uma das mais importantes competições do circuito mundial que proporciona pontuações para o ranqueamento olímpico, aconteceu no Rio de Janeiro e teve uma excelente participação dos judocas pinheirenses. Defendendo a seleção brasileira, os atletas do Clube conquistaram 3 medalhas. Daniel Andrey Hernandes conseguiu o único ouro para o Brasil, sagrando-se campeão da categoria Pesado. Leandro Marques Guilheiro foi medalha de prata na categoria Leve e Tiago Camilo foi medalha de bronze na categoria Médio.

COPA DO MUNDO Em julho, o Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, recebeu a Copa do Mundo etapa Brasil e os pinheirenses convocados pela CBJ para representar o Brasil conquistaram 5 medalhas: 4 de ouro e 1 de prata. Veja os medalhistas, nas categorias:Ligeiro - Denilson Lourenço: ouro Meio-leve - Leandro Cunha: ouro Leve - Leandro Guilheiro: ouro Médio - Tiago Camilo: ouroPesado - Daniel Hernandes: prata

NO PAULISTA JUVENILEnquanto os judocas da equipe Principal disputavam a Copa do Mundo, os Juvenis estavam em Louveira (SP), disputando o Campeonato Paulista Juvenil e conquistaram quatro medalhas, nas categorias:Leve - Gilberto Dauricio Silva Leite: ouro Médio - Henrique Augusto Miniskowsky da Silva: ouro Meio-leve - Jéssica Neves Miranda Osório: prata Meio-pesado - Vitor Taranto Panini: bronze

NO BRASILEIRO JUVENILO Campeonato Brasileiro Juvenil, realizado em Natal (RN), reuniu os campeões de todos os estados em suas respectivas categorias de peso. Os atletas do Pinheiros, Gilberto Dauricio Silva Leite (Leve) e Henrique Miniskowsky da Silva (Médio), representaram o Estado de São Paulo, por terem sido campeões paulistas, e tornaram-se Campeões Brasileiros.

NO PAULISTA SUB-23Na cidade de Praia Grande (SP), foi realizado o Paulista Sub 23 que é classificatório para o Campeonato Brasileiro da categoria. Charles Koshiro Chibana foi o campeão da categoria Meio-leve e Rafael Carlos da Silva campeão da categoria Pesado. Ambos representarão São Paulo no Brasileiro da categoria, em Belo Horizonte. Já os atletas Ilden Alves Ribeiro Jr., na categoria Ligeiro, e Diego Borges Ferrante, na categoria Meio-leve, sagraram-se vice-campeões.

HENRIQUE É VICE-CAMPEÃO MUNDIALEm agosto, foi realizado, em Budapeste (Hungria), o 1º Campeonato Mundial Juvenil. Representando o Brasil, na categoria Médio, o atleta pinheirense Henrique Augusto Miniskowsky da Silva conquistou a medalha de prata, com uma bela campanha: venceu quatro lutas por ippon. Henrique é um dos judocas que faz parte do projeto da Lei de Incentivo e que se destacou este ano. Campeão da Copa São Paulo, campeão Paulista, campeão Brasileiro, campeão Pan-americano e culminando, agora, com a medalha de prata, no 1º Mundial Juvenil.

Apoio

Zé Luis, Carioquinha e Decito, atletas do Master

BASQUETE MASTER na República Tcheca

Foto

: Dep

to. d

e Es

port

es

ESPORTES | 33

pag_esportes138.indd 33 29/09/2009 17:29:40

Page 34: Revista n°137  OUT 2009

UM MÊS VITORIOSO Em agosto, aconteceu o 2º Regional Nacional – Sudeste, Campeonato da Confederação Brasileira de Badminton, nas dependências do Clube Hípica, de Campinas. A competição foi disputada por atletas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e, mesmo no fim das férias, 340 jogos foram realizados. O Pinheiros chegou a cinco finais e trouxe várias medalhas.

BADMINTON no Clube e no Regional Sudeste

BRASIL NO PAN-AMERICANO No fim de agosto, aconteceu o campeonato Pan-americano Juvenil, em San Juan, Porto Rico. O Brasil enviou 71 pessoas entre atletas e dirigentes e conquistou o 4º lugar na competição por equipes e 2º na individual, garantindo 4 medalhas de ouro, 1 de prata e 7 de bronze.

Confira os resultados. Fabio Moreira - campeão Sênior A simples Masculino Paulo Nunes - campeão Sênior A especial Simples MasculinoRafael Lajusticia - 2º Adulto A Dupla Masculino Fabio Moreira - 2º Sênior A Dupla MasculinoBruna Moreira - 2º Infantil Dupla Mista

Foto

s: D

epto

. de

Espo

rtes

Paulo Nunes, no centro Bruna Moreira

O Clube oferece aulas abertas aos sábados. Confira as datas no site http://www.ecp.org.br/badminton. O Pinheiros também está em busca de atletas de 12 a 19 anos para a equipe 2009/2010, modalidade incluída na Lei de Incentivo ao Esporte. A inscrição é gratuita.

As equipes disputam a XI Copa Sindi-Clube, cujas finais acontecerão em novembro. Quem quiser participar das equipes Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17 deve comparecer ao Ginásio do Handebol, a partir das 14h, de segunda a quinta, para treinamento e avaliação, pelos responsáveis de cada categoria.

FUTSAL no Clube

Time de Sub 13

Foto

: Dep

to. d

e Es

port

es

34 | ESPORTES

pag_esportes138.indd 34 29/09/2009 17:29:51

Page 35: Revista n°137  OUT 2009

PINHEIROS É TETRAEm agosto, o Remo pinheirense manteve sua hegemonia no tradicional Troféu Bandeirante. A prova, que acontece há 50 anos,

REMO em São Paulo

CAMPEONATO PAULISTANo mesmo mês, o Remo recebeu o troféu de Campeão Geral do Paulista 2009. Os pinheirenses já eram campeões em diversas categorias, mas foi neste ano que, pela primeira vez, ganhou o

é disputada no barco 8 com Timoneiro e os vencedores levam o troféu transitório de bronze, pelo quarto ano consecutivo.

campeonato, título que o C.A. Paulistano vinha conquistando nos últimos seis anos. O Pinheiros tratou de tirar essa hegemonia.

Foto

s: D

epto

. de

Espo

rtes

Equipe do Remo comemorando a vitória Jairo Klue com o troféu

ESPORTES | 35

pag_esportes138.indd 35 29/09/2009 17:30:02

Page 36: Revista n°137  OUT 2009

ESGRIMA em São Paulo e em Porto Alegre

ESTADUAL LIVREEm agosto, aconteceu a II Etapa de Florete do Circuito Estadual Categoria Livre, na Sala São Jorge de Esgrima. Veja os resultados do Pinheiros.

Florete Masculino1° Marcos Cardoso2° Henrique Rochel3° Heitor Shimbo e Fernando Scavasin

Florete Feminino1° Ana Beatriz Bulcão

ESTADUAL INFANTILNos dias 15 e 16 de agosto, aconteceu o II Torneio Estadual Infantil, na Sala D’Armas do Pinheiros. Veja os resultados.

Florete Masculino Infantil até 9 anos3° Leo Fluckiger e Marco Coelho

Florete Feminino Infantil até 9 anos2° Isabella Crotty | 3° Marina Dale e Taís Dale

Florete Masculino Infantil até 11 anos3° Natan Ferreira e Lukas Korizek

Espada Feminino Infantil até 11 anos1° Isabella Walwitz

Sabre Feminino Infantil até 11 anos1° Julia Amorim

Florete Masculino Infantil até 13 anos1° Henrique Marques2° Rafael Melaragno | 3° Victor De Simone

Espada Masculino Infantil até 13 anos1° Henrique Marques2° Rafael Melaragno | 3° Victor De Simone

Espada Feminino Infantil até 13 anos1° Naira Ferreira | 2° Isabella Walwitz

Sabre Masculino Infantil até 13 anos1° Luca Bonchristiano | 3° Hugo Bentivegna

Sabre Feminino Infantil até 13 anos2° Mariana Salvatore | 3° Julia Amorim e Gabriela Martins

TORNEIO NACIONAL Entre os dias 21 e 23 de agosto, foi realizado, na cidade de Porto Alegre (RS), pela Confederação Brasileira e Federação Gaúcha, a 2ª etapa do Torneio Nacional de Esgrima na Categoria Livre. Mais de 170 atletas de seis estados lutaram pelos títulos nas suas categorias. Participaram também atletas da Argentina e Uruguai. Pinheirenses no pódio:

Florete Masculino1° Heitor Shimbo2° Henrique Rochel

Espada Feminino2° Camila Rodrigues

A competição definiu os atletas convocados para disputar o Campeonato Mundial, em Antalya, na Turquia. Entre os convocados, Florete Masculino, Heitor Shimbo e Marcos Cardoso, Florete Feminino, Taís Rochel, e Espada Masculino, Nicolas Ferreira.

SKATE no Clube

2ª ETAPA DO CIRCUITO PINHEIROS Mesmo com muito frio e risco de chuva, no fim de agosto ocorreu a 2ª Etapa do Circuito Pinheiros 2009. Os skatistas pinheirenses se divertiram muito e tiveram um ótimo desempenho no campeonato. Confira a tabela.

Iniciante (5-7)1° Gabriel Wolff2° Vitório Ramenzoni3° Victor Vargas

Iniciante (8-13)1° Eduardo Henrique 2° Felipe Maia3° Gilberto Leite

Sênior1° Gabriel Ribeiro2° Paulo Martines3° Cláudio Ramenzoni

Feminino1° Lucia Gomes

Best-Trick1° Dudu - Ollie Shifty

Foto

: Dep

to. d

e Es

port

es

Premiação Sênior: Gabriel Ribeiro “Muche”, Martines e Cláudio Ramenzoni

Apoio

36 | ESPORTES

pag_esportes138.indd 36 29/09/2009 17:30:04

Page 37: Revista n°137  OUT 2009

PINHEIROS CONQUISTA TÍTULOS ESTADUAISNuma campanha excelente, com apenas uma derrota, a equipe masculina conquistou, no mês passado, o Tricampeonato Estadual da Primeira Divisão. A equipe, formada por Alberto Foresti Sanseverino, Alexander Ticholoff Martinho, Eduardo Foresti Sanseverino, Fabio Andrade Reinbold, Flavio Cantieri, Rogerio Arkie, Randolf Hettfleisch e Wagner Cantieri, conseguiu trazer o 22º título pinheirense.

O último tricampeão havia sido o próprio Pinheiros, na década de 70. Na competição, vários atletas pinheirenses destacaram-se individualmente. Rogério Arkie, pela 19ª vez, foi o atleta com a Melhor Média Individual e recordista do Campeonato, com 315 pinos derrubados em uma só partida; Eduardo Sanseverino, 3° melhor média individual com 262,57 pinos por partida; Alexander Martinho, 5° média com 257,29; Wagner Cantieri, 6° média com 256,57; Flavio Cantieri, 7° média com 255,71, e Alberto Sanseverino, 11° média com 251,71.

BOLÃO no Clube

PENTACAMPEÃO ESTADUAL1° DIVISÃO FEMININOA equipe feminina manteve sua hegemonia e, também, com apenas uma derrota, conquistou o Campeonato da Primeira Divisão, pela quinta vez consecutiva. O grupo é formado por: Elizabeth Medeiros Bax, Fernanda Cobra Ortiz, Gisele Migliore Paolilo, Joice Pauli Pasqualini, Leandra Abrão Baruque, Maria Beatriz Hettfleisch, Maria Luisa Barros (Pituca), Marion Wenger Cantieri e Sheila Steigleder.

Como destaque, Marion Wenger Cantieri - Melhor Média Feminina do Campeonato Estadual, com 235,89 pinos derrubados por partida, e Sheila Steigleder - recordista, com 254 pinos derrubados em uma só partida. Agora, as equipes Masculina e Feminina se preparam para a disputa da Taça Brasil de Clubes Campeões, que será realizada neste mês, em Itajaí (SC).

MASTER É VICE-CAMPEÃA equipe Master do Pinheiros conquistou o Vice-Campeonato Estadual e o atleta Ricardo Braga Ignatti conseguiu a segunda Melhor Média Individual.

Em pé: Flavio, Alex, Rogério e Edu. Agachados, Randi, Beto e Wagão Em pé: Fernanda, Sheila, Gisele e Beth. Agachadas, Marion, Pituca, Bia e Joice

Foto

s: D

epto

. de

Espo

rtes

ESPORTES | 37

pag_esportes138.indd 37 29/09/2009 17:30:11

Page 38: Revista n°137  OUT 2009

NATAÇÃO MASTER no Clube

PISCINASEm agosto, a equipe conquistou o Troféu Luis Simi, com mais de 2.000 pontos de vantagem para o segundo colocado, no Círculo

TRAVESSIASPara fechar agosto, a equipe Master de Águas Abertas nadou a primeira prova do semestre em São Bernardo, na 7ª Etapa do Circuito Paulista de Maratona Aquática. Confira os resultados nas categorias:

Distância: 2 kmB - Marcelo Teixeira Marques: 2º Geral - 25º / Tempo: 33min 56

B - Christian Frauendorf: 8º Geral - 69º / Tempo: 41min 02

B - Renata Ayres Rocha: 2º Geral: 19º / Tempo: 41min 37

G - Wanderley Nalim: 2º Geral: 43º / Tempo: 37min 17

H - Antonio Carlos Forjaz Soares: 1º Geral: 61ºTempo: 39min 37

Distância: 4 kmC - Roberto Teixeira de Camargo: 10º Geral: - 52ºTempo: 1h15min45

E - Marta Barreto Junqueira: 2º Geral - 19º / Tempo: 1h18min 05

E - Werner Mahnke: 3º Geral - 55º / Tempo: 1h16min 57

Militar. Moisés Zylbersztajn bateu o recorde paulista da categoria 50+ nos 400 medley, com o tempo de 5min 57s 87.

Equipe no Círculo Militar

Equipe dos 2 km

Marta Barreto Junqueira e Werner Mahnke, da equipe dos 4 km

Foto

s: D

epto

. de

Espo

rtes

38 | ESPORTES

pag_esportes138.indd 38 29/09/2009 17:30:20

Page 39: Revista n°137  OUT 2009

HANDEBOL no Pinheiros

PINHEIROS NA LIGA NACIONALComeçou, em agosto, a Liga Nacional Adulto Masculino e o Pinheiros segue na briga pelo título. O sistema de disputa será o mesmo do ano passado: todos se enfrentam em turno e returno e os quatro primeiros se classificam para os playoffs de semifinal e final. O Pinheiros conta com o retorno dos atletas que estavam em recuperação, após terem passado por cirurgias: Bruno Santana, Guilherme Rosa, Fernando Pacheco “Zeba” e Alexandre Folhas. Confira as datas no site do Clube.

PINHEIROS NA SELEÇÃO BRASILEIRAGabi Pessoa (Cadete), Mateus, Rodolfo, André e Assef foram convocados para fazer parte das Seleções Brasileiras (nascidos até 1992) que disputarão vaga para o I Jogos Olímpicos da Juventude, que acontece em Cingapura, em 2010.

EQUIPE MIRIM NAS FINAIS DO PAULISTACom excelente atuação, o Pinheiros, com Tite, Pacheco e Marcelinho Nogueira e os goleiros João Pedro Viacelli e Filipo Bertollucci, venceu dois jogos na fase classificatória, no Corinthians, em agosto, e conquistou uma das vagas para as finais do 2º Circuito, que acontecerão no Pinheiros, dia 4 de outubro, no Ginásio de Handebol.

Foto

: Dep

to. d

e Es

port

es

Jogo do Pinheiros contra a Metodista

Apoio

ESPORTES | 39

pag_esportes138.indd 39 29/09/2009 17:30:25

Page 40: Revista n°137  OUT 2009

pag_esportes138.indd 40 29/09/2009 17:30:28

Page 41: Revista n°137  OUT 2009

HERMAN, CAMPEÃO BRASILEIRO DE VETERANOSO professor e associado Herman Claudius van Riemsdijk sagrou-se campeão brasileiro de Veteranos de 2009, em torneio realizado em Penha (SC), em agosto. Herman jogou 7 partidas, ganhou 6 e cedeu apenas 1 empate.

RICARDO SCHUTT, VICE EM ALPHAVILLERicardo Schütt representou o Pinheiros no 21 minutos de Alphaville e foi vice entre 44 jogadores, fazendo 5 pontos em 6 possíveis (5 vitórias e 1 derrota), derrotando 2 mestres nas 2 últimas rodadas, Mauro de Souza e Edson Tsuboi.

TORNEIO INTERNO DE 15 MINUTOSPedro Henrique Rovai conquistou o torneio de agosto do Pinheiros, cedendo apenas um empate para Ricardo de Amorim Schütt e vencendo a partida decisiva da última rodada contra Herman Claudius van Riemsdijk. Além de Pedro, também Schütt terminou invicto. Seu outro empate foi com Herman, terminando apenas meio ponto atrás do campeão. Alan Reis, com uma derrota para Herman Claudius, também somou quatro pontos nas cinco rodadas disputadas, dividindo o segundo lugar com Schütt. Gustavo Schneider, único aluno presente, foi inserido no Torneio Principal e teve bom desempenho, somando um ponto e meio.

XADREZ

CAMPEONATO INTERNO DA PRIMEIRA CATEGORIAO campeonato terminou com Luiz Venelli em 1º, Jovane Nikolic, em segundo, e Simon Von Erlea, em terceiro. Venelli se classificou para jogar a categoria especial com Herman van Riemsdijk, Ricardo Schütt, Eduardo Batista e Vinicius van Riemsdijk.

GUSTAVO SCHNEIDER 100%

Competidores em ação

No Torneio ACESC, realizado em agosto, no C.A. Paulistano, na categoria Mirim, Gustavo Schneider teve 100% de aproveitamento (5 vitórias), ficando em segundo lugar, depois de desempate em partidas relâmpago.

AULASAinda há vagas para aulas. Informação pelo telefone 3598-9842 ou na sala de Xadrez, de terça a sexta, 16 às 20h, e, sábado, 9 às 13h.

Foto

s: D

epto

. de

Espo

rtes

ESPORTES | 41

pag_esportes138.indd 41 29/09/2009 17:30:43

Page 42: Revista n°137  OUT 2009

CAMPEÃO EM GUARULHOSFoi realizado, no início de agosto, no Ginásio de Guarulhos, o Campeonato Estadual Juvenil e Adulto e o Pinheiros esteve representado, tanto no Feminino como no Masculino, nas duas categorias. Com excelentes resultados, totalizou 22 medalhas: 5 de ouro, 10 de prata e 7 de bronze.

JUVENIL FEMININO1° Paralelas: Ingrid3° Salto: Caroline3° Por equipe: Caroline Yumi Tsuchiya, Ingrid Messias, Juliana Campos e Janaina da Silva

JUVENIL MASCULINO2º Por equipe: Glauco Garrido, Arthur Nory Mariano, Gustavo Polato, Guilherme Oliveira e Thiago Camara1º Individual Geral, 14 a 16: Arthur2º Individual Geral, 17 e 18: Glauco2º Solo: Arthur3° Argolas: Arthur2º Paralelas: Arthur2º Barra Fixa: Arthur e Glauco

GINÁSTICA ARTÍSTICA em Guarulhos

ADULTO FEMININONível A3° Por equipe: Jessica Melo, Caroline Yumi Tsuchiya, Ingrid Messias e Juliana Campos

Nível B2º Salto: Ana Luiza DiBella3° Paralelas: Ana Luiza

ADULTO MASCULINO2º Por equipe: Luiz Augusto dos Anjos, Péricles da Silva, Jefferson Negrão e Glauco Garrido1º Individual geral: Luiz Augusto dos Anjos3° Individual geral: Péricles 1º Solo: Luiz Augusto e Péricles 2º Cavalo com alças: Luiz Augusto2º Barra fixa: Luiz Augusto3° Barra Fixa: Péricles

O campeão Luiz Augusto dos Anjos e Péricles Fouro Silva, terceiro lugar geral

Vice-campeão Por Equipe Juvenil

Foto

s: D

epto

. de

Espo

rtes

42 | ESPORTES

pag_esportes138.indd 42 29/09/2009 17:30:50

Page 43: Revista n°137  OUT 2009

Apoio

Vice-campeão Por Equipe Adulto

Campeã de Paralelas, Ingrid Lima Messias, à direita

3° lugar Por Equipe Adulto Feminino

3° lugar Por Equipe

Arthur, campeão Individual Geral, categoria 14 a 16 anos

Foto

s: D

epto

. de

Espo

rtes

ESPORTES | 43

pag_esportes138.indd 43 29/09/2009 17:31:22

Page 44: Revista n°137  OUT 2009

TROFEÚ BRASIL NA USP Os pinheirenses subiram ao pódio em todas as categorias amadoras da terceira etapa do Troféu Brasil. Com cerca de 600 atletas de 18 estados, além de competidores de outros países, a participação do Clube não podia ser melhor. Nem a temperatura baixa (13 graus) nem a água gelada da Raia Olímpica da USP, incomodaram a equipe. O Pinheiros teve o melhor amador com Eduardo Beretta e, no feminino, a dobradinha pinheirense com Flavia Fernandes em primeiro e Fabiana Pinheiro em segundo. Nas categorias, o ECP conquistou vários pódios. 1º Alexandre Takenaka e 3º André Venturell (25/29)1º Arthur Ferraz (30/34)3º André Lemmi (17/19)4º Roberto Di Franco (20/24)2º Flavia Fanuchi (30/34)2º Alexandre Giglioli e 4º Roberto Nascimento (35/39)

TRIATLO em São Paulo e no Espírito Santo

SUL-AMERICANOBruno Matheus foi campeão sul-americano de Sprint Triathlon, dia 30 de agosto, em Vila Velha (ES). A prova teve 750 metros de Natação, 20 km de Ciclismo e 5 km de Corrida. “A Olimpíada está cada vez mais perto. Hoje já é quase uma realidade”, disse o atleta. No Sul-americano, ele lutou muito na água e no ciclismo, mas decidiu no sprint final, vencendo numa chegada emocionante. Ele vem treinando forte no Pinheiros e com o grande desempenho no Sul-americano Sprint, quer participar de provas internacionais. A quantidade grande de triatletas defendendo o Brasil no Mundial é um orgulho para o Pinheiros.

Foto

s: D

epto

. de

Espo

rtes

1º Carlos Vianna, 2º Thomaz Kirsten e 5º Roberto Rebello (45/49)2º Nazaré Landi (50/54)

PAN-AMERICANO 2009 O Pinheiros sediou a Seletiva Feminina para o IX Campeonato Pan-americano, que será realizado em Ambato, Equador, de 17 a 25 de outubro. Os jogos foram realizados em setembro e contou com as melhores atletas brasileiras.

SQUASHPINHEIRÃOAté o fim do mês, acontecerão os jogos de Squash pelo Pinheirão/2009. Serão partidas de simples e, pela primeira vez, de duplas. Serão mais de vinte jogos, que acontecem durante a semana.

LÍDER Felipe Ombrinho continua líder absoluto da categoria Ouro e se distanciando mais dos craques Carvalhal e Caio Peduti. Vale ressaltar a contusão do Ivã Picolé que, depois de um ano de tratamento médico, voltou e trouxe mais alegria para a turma do Futevôlei.

No feminino, o que mais impressiona é a qualidade técnica e o número de meninas que está praticando e treinando.

Na categoria prata, o jogo é mais duro. Cadinho se destaca na ponta da tabela, mas é observado por muitos outros concorrentes e não pode vacilar nessa reta final de campeonato.

FUTEVÔLEI no ClubeVeja a tabela abaixo:

Ouro - Rei da areia1º Felipe - 56 pts2º Carvalhal - 32 pts3º Fê Morada - 31 pts Prata - Príncipe da areia1º Cadinho - 46 pts2º Cassi - 27 pts3º Gui Beyruth - 18 pts

Mista - Rainha da areia1º Camila - 50 pts2º Bia - 36 pts3º Suzana - 22 pts

Patrocínio Apoio

Triatleta Thomaz Kirsten

Bruno Matheus no Sul-americano Sprint Triatlo

44 | ESPORTES

pag_esportes138.indd 44 29/09/2009 17:31:34

Page 45: Revista n°137  OUT 2009

pag_esportes138.indd 45 29/09/2009 17:31:37

Page 46: Revista n°137  OUT 2009

CAMPEONATO PAULISTA INTERCLUBESO Pinheiros continua na liderança de uma das competições mais importantes de São Paulo, o Campeonato Paulista Interclubes. Veja as mais recentes conquistas: INFANTO-JUVENILCampeão2ª classe masculina até 34 anos - duplaRogério Barrozo Ribeiro, Michael Struben, Alexandre Bueno, André Pelegrino, Alexandre Silva, Rafael Braga, Pedro Henrique Albuquerque e Eduardo Saguas Miller4ª classe feminina até 34 anos - duplaRafaela Bastos, Brunna Ribeiro, Beatriz Troiano, Victoria Mendes, Ana Carolina Favero, Julia Meni, Marina Gouveia e Mariana Favero

TÊNIS em São Paulo

ADULTO

INFANTO-JUVENIL

CONQUISTAS ESTADUAISCopa Serra Negra 2009 (22 e 23 de agosto) - São PauloArion Santinho Bueno ReisCampeão de simples 12 anos masculino ADULTO

CONQUISTA INTERNACIONALTono Vera (24 a 30 de agosto) - ParaguaiAntonio Franco SalgadoCampeão de simples 60 anos masculino

Campeã4ª classe feminina acima de 35 anos - dupla Beatriz Paulino, Cláudia Pécora, Maria Fernanda Arbex, Ana Paula Izzo, Arminda Bado, Marina Antunes, Helena Lima e Dagmar Ghizzi

Vice2ª classe feminina acima de 35 anosCibele Spinelli, Maria Cristina Caneiro, ou Carneiro? Roberta Mendes, Vera Lúcia Zacharias, Andiara Guimaraes, Rosália Luz, Marilena Queiroz e Maria Célia Velloso

2ª classe masculina acima de 35 anos - duplaAntonio Franco Salgado, José Carlos Almeida, Noel Santos, John Helal Jr, Maurício Marques, Paulo Pardini, Pedro Avancine e André OsserTécnico: Rafael Fontes

4ª classe masculina acima de 35 anos - duplaCandido Padin Neto, Vater Ortiz, Adrian Duran, Paolo Di Sora, Marcelo Brigagão, Fabio Giusa, Diogo Tibiriçá e Elcio Varella

CONQUISTAS ESTADUAIS - ADULTOSXVII Slice Tennis Open - São Paulo (15 e 16/8)

Guilherme Rigatto NovaesCampeão de simples 3ª classe masculina acima de 35 anos

Lais Eun Jung KimCampeã de simples 4ª classe feminina acima de 35 anos

Silvia Vivan FioravantiVice de simples 4ª classe feminina acima de 35 anos

Foto

s: D

epto

. de

Espo

rtes

Equipe Juvenil

Fernando Avventurato, Maria Fernanda Arbex, Beatriz Paulino, Helena Lima, Ana Paula Foz e Cláudia Pécora

46 | ESPORTES

pag_esportes138.indd 46 29/09/2009 17:31:43

Page 47: Revista n°137  OUT 2009

TORNEIO CITIBANK MASTER TOUR

Na segunda quinzena de agosto, o Pinheiros foi palco da 7ª etapa da temporada de 2009, do único circuito de Tênis de Seniors do Brasil, o Citibank Masters Tour 2009. A competição foi disputada entre as duplas de ex-tenistas profissionais que fizeram a história do esporte, antes da era Guga. Confira os resultados: Campeões: Fernando Roese e Cesar KistVices: Marcelo Saliola e Júlio Góes

TORNEIO PRO-AM(DISPUTA ENTRE TRINCAS)Campeões: Clayton Felix dos Santos, José Manoel Sanchez e Fernando ZulianiVices: Filipe Penteado, Marcelo Brigagão e Eduardo Souza TORNEIO AMADORDuplas 19 a 39 anos: Alexandre Arroyo e Rogério ArkieAcima de 40 anos: Rogério Barion e Eduardo MarquesMasculino acima de 50 anos (5ª classe e principiante): Rubens Amadeu e Carmine StrifezziFeminino acima de 50 anos (4ª classe principiante): Telma Buckup e Marina Meirelles AntunesInfanto-Juvenil (Competitivo 1 e 2): Alexandre Bueno Weiss e Silvio Passarelli Scott

Apoio

Simples acima de 19 anosFeminino A (1ª, 2ª e 3ª classes): Nê LongarçoFeminino B (4ª classe e principiante): Silvia MeniMasculino A (1ª, 2ª e 3ª classe): André Galluppo BuzoniMasculino B (4ª, 5ª classe e principiante): Diogo Rocha Malheiros

O Citibank Masters Tour 2009 começou em Curitiba (PR), passou por Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Ribeirão Preto (SP). Agora, encerra a fase classificatória em Salvador (BA) de 2 a 4 deste mês. O Masters será no Clube Med, Angra dos Reis, de 18 a 22 de novembro. ITF SENIORS DE SÃO PAULO Até o dia 3 de outubro, será realizado, nas quadras do Pinheiros, o ITF Seniors de São Paulo, reunindo os melhores das categorias Seniors.

César Kist e Fernando Roese

Foto

s: Is

mar

Ingb

er

Premiação do Torneio Citibank Master

ESPORTES | 47

pag_esportes138.indd 47 29/09/2009 17:31:52

Page 48: Revista n°137  OUT 2009

pag_esportes138.indd 48 29/09/2009 17:31:54

Page 49: Revista n°137  OUT 2009

VOLEIBOL em São Paulo

ADULTO FEMININONo Campeonato Paulista Adulto Feminino Divisão Especial 2009, o Pinheiros tem uma participação brilhante. Até a penúltima rodada da primeira fase classificatória, o time não sofreu nenhuma derrota e não perdeu nenhum set. Comprovando a força da equipe montada, foram convocadas para a Seleção Brasileira Adulta Feminina para o Campeonato Sul-americano, na cidade de Lima (Peru), as atletas Fernanda Garay, Fabíola e Lia, além de Paulo Coco, que já faz parte da Comissão Técnica da Seleção há 8 anos, que assume provisoriamente neste Sul-americano o cargo de técnico.

ADULTO MASCULINOO maior atleta do Voleibol Mundial, o Giba, já está treinando nas dependências do Clube. No dia 1° de setembro, a equipe já contou com sua presença no jogo realizado em São Bernardo do Campo.

O time, até a sexta rodada, ficou em primeiro lugar no Campeonato Paulista, com 5 vitórias e 1 derrota.

O Campeonato Paulista se estenderá até este mês, tendo várias partidas nas dependências do Clube.

As datas e horários estão afixados no Clube e podem ser consultados no site.

Foto

s: R

odrig

o So

dré

Patrocínio

Confira a programação dos jogos que acontecem no Ginásio Poliesportivo, neste mês.

2 de outubro, sexta, 20hPinheiros/Mackenzie x Taboão8 de outubro, quinta, 20hPinheiros/Mackenzie x Vôlei Futuro24 de outubro, sábado, 16hPinheiros/Mackenzie x Franca31 de outubro, sábado, 19h30Pinheiros/Mackenzie x Piracicaba

Giba, após o jogo

Time feminino se mantém invicto no Paulista

Patrocínio

ESPORTES | 49

pag_esportes138.indd 49 29/09/2009 17:32:10

Page 50: Revista n°137  OUT 2009

9 PINOS

A equipe de Bowling do Pinheiros foi destaque na Taça Gladiators de Duplas, realizada no Tiger Bowling.

Dupla Mista 1ª DivisãoCampeã: Rogério Arkie e Roberta RodriguesVice: Marcelo Suartz e Marina Suartz

Dupla Masculina1ª Divisão: 3º lugar - Geraldo Couto e Felipe Rezende2ª Divisão Masculina: 3ª lugar - Sérgio Sá e Bira Teodoro

10 PINOS

BOLICHE

TORNEIO DE DUPLAS BOLICHE SOLIDÁRIO24 e 25 de outubro, sábado e domingo, pela manhã

É o Boliche pinheirense ajudando entidades sociais de São Paulo.

Inscrição: até 19 de outubro, Secretaria do Boliche

Foto

: Dim

as S

chitt

ini

All Events Individual1ª DivisãoCampeã Feminina: Roberta Rodrigues3º lugar Masculino: Marcelo Suartz 2ª Divisão3º lugar - Bira Teodoro

45º CAMPEONATO MUNDIAL INDIVIDUALAconteceu, no Dragoon Bowling - Center Norte, a eliminatória brasileira para o 45º Campeonato Mundial Individual de Bowling. Roberta Rodrigues venceu e será a representante oficial do Brasil, na Malásia.

HORÁRIOS LIVRES - Para associados acima de 12 anos, inscritos ou não no Boliche. Venha com tênis e a carteira social, escolha uma bola e divirta-se muito. Segunda, 17h45 às 19h; terça e quinta, 17h45 às 19h e 20 às 23h30; quarta e sexta, 14h30 às 19h; sábado, 9h30 às 13h30 e 16 às 19h, e, domingo e feriado, 9h30 às 13h30.

Atenção: se houver algum torneio, o horário livre poderá ser suspenso, sem prévio aviso.

50 | BOLICHE

pag_boliche138.indd 50 24/09/2009 21:19:07

Page 51: Revista n°137  OUT 2009

an_dante_clicpix.indd 11 24/09/2009 21:31:47

Page 52: Revista n°137  OUT 2009

Conversa animada com sotaque alemão, risos, emoção, salada de batata com salsicha, tudo regado à cerveja. Até parece que estamos falando do antigo Sport Club Germania, mas essa cena teve espaço no Centro Pró-Memória, na abertura da Exposição Imigração Alemã - 180 anos, em setembro.

Estiveram presentes na saudosa confraternização diretores do Clube e antigos associados, descendentes ou de origem alemã, que colaboraram com depoimentos e emprestaram documentos e objetos de suas coleções pessoais para a Mostra.

O evento contou, também, com a parceria do Instituto Martius-Staden, que cedeu documentação e os painéis da Mostra itinerante Viagem por uma São Paulo alemã: do primeiro assentamento a 1930.

Quando o Pinheiros voltou a ser Germania

visite a exPosição imiGração alemã 180 anos, até 31 de outubro

Terça a sábado, 9 às 16hDomingo, 10 às 14hCentro Pró-Memória, 1º andar do Conjunto Desportivo

O Núcleo de Teatro ECP intensificou a comoção geral com uma apresentação especial, interagindo com as instalações de forma bem humorada e revivendo histórias contadas por imigrantes e descendentes.

Fica na memória de todos os presentes o dia em que, por uns momentos, o Pinheiros voltou a ser Germania.

Inauguração da Exposição Imigração Alemã - 180 anos

Foto

: Cris

tina

Mat

tos

Foto

s: R

odrig

o So

dré

Participação do Núcleo de Teatro ECP

Visitantes apreciando a apresentação

52 | CENTRO PRÓ-MEMÓRIA

pag_promemoria138.indd 52 24/9/2009 20:46:27

Page 53: Revista n°137  OUT 2009

an_tidelli.indd 11 24/09/2009 21:41:45

Page 54: Revista n°137  OUT 2009

13 de outubro, terça I 20h30 I Sala de Conferências

PalestranteDr. Waldir Moreno Arevalo

24 de outubro, sábado | 10h Sala de Conferências

PalestrantesDr. Marcelo Monteiro de BarrosFisioterapeuta Fernanda Rizzo

A osteoporose é um distúrbio osteometabólico, caracterizado pela redução da densidade mineral óssea, com deteriorização. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 1/3 das mulheres acima dos 65 anos sofre do distúrbio. O diagnóstico tem como objetivo a determinação dos grupos de risco de uma determinada população de pacientes.

Foto

: Dep

to. M

édic

o

MAIS SAÚDE PARA O HOMEM

A importância da qualidade de vida e do acompanhamento médico para evitar complicações futuras no público masculino será o tema tratado nessa palestra médica. Os temas abordados dizem respeito às doenças e tratamentos mais comuns ao longo da vida dos homens.

Assuntos que serão apresentados:

SaúdePapel do médico nos dias de hojeQualidade de VidaSexualidadeA saúde do homem após os 45 anos (doenças e complicações)Problemas da sexualidade na terceira idade

(disfunções e opções de tratamento)

Após a palestra, será oferecido um coffee break.

•••••

SAÚDE

Para saber mais, participe dessa palestra que trará explicações sobre:

As opções de tratamento da osteoporose, seus objetivos e resultadosA forma de descobrir se você está dentro de um ou mais grupos de risco

Faça, no dia, um teste para avaliação da sua massa óssea.

Após a palestra, haverá um coffee break.

Apoio

PALESTRAS

OSTEOPOROSE: A DOENÇA E SUA PREVENÇÃO

Apoio

54 | SAÚDE

pag_saude138.indd 54 24/9/2009 20:46:57

Page 55: Revista n°137  OUT 2009

CLASSIFICADOSCLASSIFICADOS

cursos cErÂMIcA PLÁsTIcA

E ArT cLAYTécnicas em Cerâmica Plástica,

direcionadas à joalheria e bijuteria.Art Clay: massa que, ao queimarem forno caseiro, transforma-se

em prata 99,9% (não requer experiência)http://www.flickr.com/photos/polioreo

Mônica Daris (associada)Tel.: 9186-4918

PATHWorK coNsTELAÇÕEs FAMILIArEs

Grupo de Estudos, Workshop Palestra gratuita: 27 de outubro, 19h15

Autoconhecimento e autorrelacionamento com a vida.

Alexandra Segala Corano (associada)[email protected]

Lurdes Gaspar - [email protected].: 3744-4326 / 9151-9123

VENDo APTo. Em frente ao clubeRua Tucumã, 385 m²,

4 suítes (máster + 1 frente), 6 garagens Novo, andar alto, vista espetacular,

raridade, mármore importado, cozinha e armários, fechamento

de sacada, piscina aquecida.Tratar com o proprietário (associado)

Tels: 5090-1186 / 5090-1187

sATYA TErAPIAsAtendimento personalizado,

com hora marcada.Quiropraxia, Acupuntura Integração Craniossacral

Florais de BachTerapeutas: Adriana Gasparini

e Henrique CosentineRua Prof. Arthur Ramos, 241 - cj. 51

www.satyaterapias.com.brTel.: 3031 9399

ALuGo APTo.JArDIM EuroPA

Rua Carlos Millan, 64, apto 181 Vista exuberante de toda a região.A uma quadra do Clube Pinheirose a duas do Shopping Iguatemi

4 suítes / 2 vagasReformado / R$ 8.000,00

Carmen Lucia - [email protected] Tel.: 9970-7231

PsIcÓLoGoPsicoterapia individual

p/ adolescentes e adultos.Orientação Vocacional e Profissional

Avaliação Psicológica e Psicologia Esportiva

Novo endereço: Rua Rodolfo Troppmair, 105 - Ibirapuera Eugênio Luiz Sigaud Taliberti

CRP- 6a. reg.: [email protected]

Tel.: 3057-2392 / Tel./Fax: 3051-7193

ENGLIsH TEAcHEr Professor nativo dos Estados Unidos

Aulas particulares ou em grupos. Conversação com ênfase em pronúncia.

Desconto especial para associados. Stephen Hall (associado)[email protected]

Tel.: (11) 9322-9222

cAMPos Do JorDÃoVende-se I Aluga-seÁrea total: 2.000 m²

Área construída: 250 m² Amplo jardim

3 dormitórios (1 suíte),3 salas, lavabo, cozinha, salão de festas

Bairro: Vale EncantadoValores a combinar

Lurdes PolatoTels.: 3938-4995 / 9619-0423

ELIANE oPEN HousERapidez e segurança na

venda de seus móveis, quadros, pratas, cristais, antiguidades etc.

Decoração de interiores.Eliane (associada)Tel.: 3082-4161

APTos. PrÓXIMos Ao cLuBE Vendo

R. Tucumã - 505 m², 4 stes, 5 gar R. Carlos Milan - 230 m², 3 stes, 2 garHebraica - Lindemberg - 3 dorm, 2 gar

AlugoR.Tucumã - 240 m², 3 stes, escrit, 2 garR. Seridó - 310 m², 4 stes, 4 gar. À vista

R. Prof. A. Ramos - 450 m², 4 dorm, 3 garSpina Imóveis

Tel.: 3813-0388

AuLAs DE INGLÊsEx-professora do CEL-LEP

Longa experiência pedagógicae vivência no exterior.

Aulas também aos sábados, para todos os níveis e objetivos:

conversação, business, TOEFL etc.Simone (associada)

[email protected].: (11) 9249-2548

Anuncie nos clAssificAdos dA RevistA PinheiRosTelefone: 3598-9511 E-mail: [email protected]

ALuGo APArTAMENToPróximo ao Clube

Rua Professor Artur Ramos. 500 m² área útil, um por andar,

4 quartos, escritório, lareira, 3 garagensFace norte, último andar.

Recém reformado. R$ 12.000,00Percival

cel.: 8321-3366

CLASSIFICADOS | 55

pag_classificados138.indd 55 24/09/2009 20:58:20

Page 56: Revista n°137  OUT 2009

14 de novembro, sábado l 20hRestaurante da Sede Social Show Altemar Dutra Junior

JANTAR DOS VETERANOSPara homenagear os associados Veteranos, pessoas que ajudaram a fazer do Pinheiros o maior clube poliesportivo do Hemisfério Sul, será realizado o Jantar dos Veteranos, ao som do cantor Altemar Dutra Junior, fi lho do cantor Altemar Dutra, um dos maiores nomes da música romântica no Brasil. Dutra Junior tem consolidado cada vez mais sua carreira, vencendo o Prêmio Sharp, como revelação do ano, logo no seu primeiro CD Transparência.

Idade mínima: 18 anos I Traje: passeioServiço de buffet I Mesas redondas com 10 lugaresCONVITE• 17 a 23 de outubro: para novos Veteranos, que ingressaram na categoria de outubro/2008 a setembro/2009 - gratuito• A partir de 24 de outubroVeteranos: R$ 45,00 Acompanhante: associado, cônjuge ou convidado: R$ 60,00 Convidado de associado: acesso pela Portaria Principal, Rua Tucumã, 142, ou pelo Estacionamento Social, portando o convite do evento.Fo

to: R

odrig

o So

dré

AtençãoOs pagamentos podem ser facilitados. Reserve o quanto antes.

Mais informação sobre as atividades programadas para a Melhor Idade e demais associados na Sala dos Veteranos, 3598-9864, no Departamento Cultural, 3598-9710, ou por e-mail: [email protected]

Atenção - as viagens e os passeios são de inteira responsabilidade das empresas.Se você deseja receber por e-mail informação sobre os eventos organizados pelo Departamento de Veteranos, solicite pelo [email protected].

VETERANOS

OKTOBERFEST – BLUMENAU Joinville com Barco Príncipe, Beto Carrero e Curitiba14 a 20 de outubro

CAMPOS DO JORDÃO – SPHospedagem no Hotel Serra da Estrela23 a 25 de outubro

NEW YORKCompras de Natal – Thanksgiving Day20 a 28 de novembro

GRAMADO COM NATAL LUZ - SERRA GAÚCHABento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa e Caxias do Sul23 a 30 de novembro

RÉVEILLON ESPECIAL – FOZ DO IGUAÇUMaringá e Londrina no percurso28 de dezembro a 3 de janeiro

ENCONTRO DE NUMISMÁTICA E FILATELIA 30 de outubro, sexta, 15h Sala dos Veteranos

Foto

: Sxc

.hu

56 | VETERANOS

pag_jantar veteranos_vet.indd 56 9/24/09 8:41:55 PM

Page 57: Revista n°137  OUT 2009

an_eta.indd 11 25/09/2009 16:08:54

Page 58: Revista n°137  OUT 2009

Glamouroso, surpreendente e emocionante. São os três adjetivos que definem o Pinheiros Fashion 2009. O evento comemora o Ano da França no Brasil, com homenagens aos monumentos e à música francesa, como La Vie en Rose. Ver a vida em cor-de-rosa significa enxergar o mundo de forma apaixonada, com mais amor, calma e suavidade.

A CMM Fashion, dirigida por Claudia Mehggy Métne, uma das produtoras mais reconhecidas no mundo da moda, preparou um desfile imperdível, que mostrará desde a sofisticação da alta costura até a criatividade dos looks modernos.

A apresentação do cantor Jerry Adriani, que iniciou sua carreira em 1964, com o LP Italianíssimo, promete surpreender a todos e relembrar sucessos como Broto Legal, Namoradinha de um Amigo Meu, Querida e Doce Doce Amor.

Venha conhecer as tendências da moda, curtir um show especial, saborear um delicioso cardápio e, ainda, concorrer a muitos prêmios. Descubra a melhor forma de ver a “vida em cor de rosa” no Pinheiros Fashion.

La Vie en Rose

Foto

: Pet

roni

o C

inqu

e

17 de outubro, sábado | 17hSalão de Festas

Mesas redondas com até 6 lugares.Associado: R$ 45,00Convidado de associado: R$ 55,00 – Acesso pela Portaria Principal, Rua Tucumã, 142, ou Estacionamento Social, portando o convite do evento.Venda na Central de Atendimento.

Apoio MiGuEL GiAnini ÓCuLOS e

DESFiLE DE MODAS CMM FASHiOnPor Cláudia Mehggy Métne

SHOW: JERRY ADRIANI

Foto

: Spa

rtac

us B

rech

es

CardápioServiço à mesaMinipães Patê de fígado de galinhaCaviar de berinjelaTapenade de azeitonas

BuffetQuiches Lorraine, cogumelo e alho-poró Steak tartar Emmenthal | Gruyère Lombo condimentado, presunto e salame Soupe a l’oignon

SobremesaCreme bruleé baunilha

BebidasÁgua, sucos, refrigerante e cerveja Batidas de coco e meia de sedaLambrusco

58 | PinHeiRos FasHion

pag_pinheiros fashion_138.indd 58 25/9/2009 17:20:09

Page 59: Revista n°137  OUT 2009

COMPANHIA DE DANÇAS FOLCLÓRICAS DA UCRÂNIA “KVITEN”

29 de outubro, quinta | 21h I Auditório do CCR

Foto

s: D

ivul

gaçã

o O Pinheiros recebe, em única apresentação, a Companhia de Danças Folclóricas "Kviten". O grupo, formado em 1993, conquistou o reconhecimento mundial ao mostrar, em uma variedade de ritmos e cores, a habilidade de seus artistas.

A Companhia apresentará o tesouro da arte folclórica da Ucrânia, como as danças Telenki, Gopak e Kalinka.

Associado: R$ 25,00Convidado de associado: R$ 40,00 - Acesso pela Portaria do Boliche, Rua Tucumã, 600, ou Estacionamento Social, portando o convite do evento.

Convite, a partir de 13 de outubro, na Central de Atendimento.

DANÇAS FOLCLÓRICAS DA UCRÂNIA | 59

pag_ballet_ucrania.indd 59 24/09/2009 20:54:38

Page 60: Revista n°137  OUT 2009

RESTOS1º de novembro, domingo, 18h Teatro FAAP

PINHEIROS LEVA VOCÊ AO TEATRO

Texto: Neil LaButeEncenação: Marco AurélioElenco: Antônio Fagundes

Com mais de 40 anos de carreira, Fagundes sobe ao palco num monólogo desafiador na pele de Edward Carr, homem simples, pai devotado e comerciante de sucesso que vê seu cotidiano destruído com a perda da única mulher da sua vida. Seu personagem tece comentários sobre uma sociedade muitas vezes propensa à confissão pública e relatos emocionais. Um espetáculo passional sobre a natureza da vida e da morte e o que a sociedade aceita em nome do amor.

Associado: R$ 110,00Meia: R$ 60,00 (obrigatória a apresentação de documento na entrada do espetáculo)Reserva: até dia 18 de outubro, mediante pagamento (dinheiro ou cheque)Retirada de convite: 19 a 31 de outubroDepartamento Cultural

Saída do Clube: 17h, do Estacionamento do Salão de Festas

Foto

: Div

ulga

ção

BAZAR DE NATAL18 a 22 de novembroSalão de Festas

Jóias / Bolsas / Decoração / Artesanato / Bijuterias / Calçados Cosméticos / Perfumaria / Utensílios domésticos / Alimentação Confecção Inscrição: 17 a 24 de outubro, na Central de Atendimento

• Exclusiva para associados.• Pessoal e intransferível, mediante o pagamento da taxa de R$160,00, válida para os cinco dias, com aceitação dos termos constantes no regulamento. Direito a duas mesas de aproximadamente 80 x 80 cm cada. • A presença do expositor é obrigatória durante todo o evento.• Será permitida apenas uma inscrição por associado, em uma única especialidade.• Regulamento completo no site www.ecp.org.br ou na Central de Atendimento. Fo

to: R

odrig

o So

dré

60 | TEATRO - BAZAR DE NATAL

pag_pinheiroslevateatro.indd 60 9/24/09 8:21:56 PM

Page 61: Revista n°137  OUT 2009

an_agaxtur.indd 11 24/09/2009 21:29:42

Page 62: Revista n°137  OUT 2009

FAÇA CURSOS NO CLUBE

Com Eleonora MarsiajSexta: 9h30 às 10h30 I Piano’s BarDias 9, 16, 23 e 30/10 I Vagas limitadasTurma mínima de 8 alunos. Preço: R$ 120,00Início: 9 de outubro

MEDITAÇÃO - Palas Athena

Inscrição e mais informação na Central de Atendimento

17 aulas | 25 horas | Início: 5 e 6 de outubro | Pré-requisitos: na Central de AtendimentoINFORMÁTICA PARA VETERANOS

HORÁRIOS SEGUNDA E QUARTA TERÇA E QUINTA

9 às 10h30 Windows Vista e Word 2007 - Básico Excel 2007 - Básico

10h45 às 12h15 Word 2007 - Intermediário Internet - Básico

13h30 às 15h Internet - Básico Windows Vista e Word 2007 - Básico

15h15 às 16h45 Word 2007 - Intermediário Internet - Intermediário

17 às 18h30 PowerPoint 2007 - Básico Internet - Básico

19 às 20h30 Internet - Intermediário PowerPoint 2007 - Básico

Com Nelson PaimQuarta: 19h30 às 21h30Sala de Conferências Duração: 8 semanasPreço: 2 parcelas de R$ 148,50Início: 28 de outubro

FOTOGRAFIA - nova turmaIDIOMAS FrancêsEnglish For Pleasure Italiano

DANÇA Ballet Clássico e Movimento ContemporâneoDança do Ventre Dança de Salão Sapateado - Kika Tap Center

MúSICATeclado e PianoViolão Bateria

ARTEDesenho e Pintura Aquarela

TEATRO

TRICô, CROCHê E TAPEÇARIA

OS NOVOS ASSOCIADOS SãO ADQuIRENTES DE TíTulOS DE PESSOAS QuE SE RETIRARAM DO CluBE.

Adriana Mathias BaptistaAlessandra Mattar da GamaAlex Silva Furquim MarinhoAlexandre Neves FerreiraAna Paula Borghi HornosAna Roberta Vizinhani AlvesAndré Rizzi de OliveiraAndrea Diniz D`AvilaAndréia Crespo dos SantosAntônio dos Santos PereiraArthur Soares Queiroz ViscondeAvelino Alves Palma NetoBruno Stoklosa SzelesCármen lúcia Heldt D’AlmeidaCarolina Pereira de Queiroz de Moraes BarrosCarolina Procópio GomesChristiano Teixeira ClementeCláudia Simoni linaresDaniele Muniz loiolaDiego Goulart lopes FerrazEleno Paes Gonçalves JuniorEnzo Gouvea Giudice Cardoso SousaFabiano Garcia Mascarenhas BelloubeFelipe Roberto CassabFernanda Rombino

Fernanda Schaefer ArbexFrancisco Soares Montans GussoFrederico Constant Rocha SilvaGabriel Junqueira Seara MoraisGabriel Schaefer ArbexGabriela Pismel PortugalGeorg PredtechenskyGiorgia Xavier FreitasGuilherme Schaefer ArbexHelena Avanzi leonardiIsabel Almeida Prado SanchesIsabel de Carvalho MendesIsabel Moraes BarrosJoão Pedro Junqueira Seara MoraisJoão Pedro Moraes BarrosJoão Pedro Ribas OliveiraJohn Terrell Silveira Mota NetoKelly Charlaine Kuster lazaro Beckerlaura lavitola Siqueiralígia Racy Guimarães Oyaluca Fabianilucas Duarte Agmont Silvalucas Marquezano Medeirosludmila Ângela Acquati Velloso Santosluís Fernando Gustavo de Castroluís Fernando laranja Fonseca

luísa Auriemo Miglorancialuísa Naomi GerhardManoella Ruman Mendes CaldeiraMarcela Strobel Amaral FerrazMarcelo Taiar ArbexMaria Aparecida MatosMaria Carolina Cestari Vieira KhouryMaria Clarisse Guimarães ReadeMaria Elisa Machado PachecoMaria Fernanda CândidoMaria luiza leão Esteves D’IppolitoMaria Paula Vizinhani AlvesMaria Regilea Muniz loiolaMariana Ferreira Fonseca SchwarzMatheus Benyamin Bahi TorresMaurício de Freitas leiteMichelle Muhringer ShayerMiguel Souza CarvalhoMônica Junqueira Andrade MoraisOlivia Siqueira FilogonioPaul Anthony Olsen AmadeiPaula FagundesPaula OlsenPaula Rodovalho FontesPaula Taberner BaltarPaulo Amaral Amorim

Pedro Pismel PortugalRachel Siqueira FilogonioReinaldo Velloso SantosRoberta Rassam ArrivabeneRoberto CupiniRodrigo Belloube dos SantosRodrigo Felisatti Gonçalves PereiraRuth Aparecida Barbosa RicoSônia Regina Vizinhani AlvesSophie Mathilde Maria D P E J SchoenburgSuellen Hornos VieiraSuzana Junqueira FrancoSylvio Iasi NetoTatiana Azevedo Costa RizziThatiana Sampaio F de Albuquerque MaranhãoThiago Acquati Velloso SantosThomas Andrew OlsenThomaz Alcântara WhatelyThomaz Andrade CondeValeria Susana OliverVictor l’Astorina Auge

NOVOS ASSOCIADOS Os mais recentes integrantes da família pinheirense

62 | CURSOS - NOVOS ASSOCIADOS

pag_cursos138_.indd 62 25/9/2009 18:36:31

Page 63: Revista n°137  OUT 2009

an_unip.indd 11 24/09/2009 21:44:25

Page 64: Revista n°137  OUT 2009

1) Posição Patrimonial e Financeira do mês

Fundo especial (investimento)

Saldo mês anterior R$ 3.734.779

Saldo de Contas a Receber R$ 80.516

Resultado do mês R$ (271.754)

Saldo mês atual R$ 3.543.541

Fundo REFIS II

Saldo mês anterior R$ 8.523.478

Provisão 2009 R$ 441.667

Pagamento 2009 R$ 605.632

Saldo mês atual R$ 8.359.513

Fundo de emergência

Saldo mês anterior R$ 2.603.794

Receita Financeira 2009 R$ 14.362

Utilização/Baixas de 2009 R$ 0

Saldo mês atual R$ 2.618.156

Análise da Posição Financeira em agosto/2009

A.Saldo do fundo de investimento R$ 3.543.541

B.Saldo do fundo de emergência R$ 2.618.156

C.Saldo do fundo REFIS II R$ 8.361.001

D.Lei de Incentivo ao Esporte R$ 3.312.060

E.Projeto Olímpico R$ 1.102.850

F.Soma saldo dos fundos: A + B + C + D + E R$ 18.937.608

G.Posição Adiantamento de Sócios R$ 6.463.378

H.Disponibilidade total

I.Disponibilidade líquida: H - G - F R$ 873.784

J.Saldo de Caixa/Banco em 31/12/08 R$ 5.050.375

K.Resultado de caixa do exercício de 2009: H - J R$ (3.767.990)

agosto 08 agosto 09 Diferença

a) Inadimplência total R$ 996.831 1.024.342 (27.511)

b) Caixas e bancos R$ 1.293.469 345.542 (947.927)

c) Aplicações R$ 32.293.020 25.927.740 (6.365.280)

d) Índice de liquidez corrente (direitos/dívidas) 2,23 1,32 (0,91)

3) PrinciPais indicadores

São Paulo, 14 de setembro de 2009Roberto Gasparini - Diretor Financeiro

POSIÇÃO PATRIMONIAL E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DE AgOSTO DE 2009

2) execução orçamentária do mês conForme resolução 24/2002:

Receita-real Despesa-real Resultado

Realizado Previsto Variação

(1) (2) (3)=(1)-(2) (4) 5=(3)-(4) (5)/(1)

Custeio R$ 59.414.193 56.118.864 3.295.329 4.543.633 (1.248.304) (2,10)%

Restaurantes R$ 11.122.73 11.485.727 (362.994) (488.451) (125.457) (1,13)%

Saldo Orçamento Corrente R$ 70.536.926 67.604.591 2.932.335 4.055.182 (1.373.761) (1,95)%

Investimentos (*) R$ 4.857.452 8.265.328 (3.407.876) (2.768.409) (639.467)

Lei de Incentivo ao Esporte R$ 3.861.152 3.861.152 0 0 0 0%

Pagamento de serviços advocatícios (4x$162.500 a partir de agosto) aprovado pela resolução 15/2009 da 575ª reunião extraordinária do conselho

(*) Valores considerados pela movimentação de competência

Resolução 24/2002 R$ 330.000 inclusa no saldo

Lei de Incentivo ao Esporte

Saldo Banco Conta Corrente R$ 99.426

Saldo Banco Aplicações Financeiras R$ 4.414.910

Saldo mês atual R$ 4.514.336

64 | DIRETORIA EXECUTIVA

pag_balanço138.indd 64 24/9/2009 20:57:50

Page 65: Revista n°137  OUT 2009

BALANÇO PATRIMONIALEM 31 AgOSTO 2009 e de 2008

(VALORES EXPRESSOS EM REAIS)

ATIVO ago/2009 ago/2008

CIRCULANTE 31.067.094 37.817.913

Disponível 26.273.282 33.586.489

* Caixa e bancos 345.542 1.293.469

* Aplicações financeiras 21.410.598 29.907.778

* Aplicações financeiras reserva Fundo de Emergência 2.618.156 2.385.242

* Aplicações financeiras - Reserva Fundo de Investimentos 1.898.986

REALIZÁVEL A CURTO PRAZO 4.793.812 4.231.424

* Contribuições sociais e Jardim de Infância a receber 1.024.342 996.831

* Taxas de Transferências e Editais a receber 1.644.555 1.272.246

* Adiantamentos administrativos / fornecedores /

funcionários

817.031 873.222

* Outras contas a receber 315.598 300.594

* Estoque dos almoxarifados 586.951 477.052

* Estoque de Lanchonetes e Restaurantes 255.453 176.231

* Despesas antecipadas 149.882 135.248

NÃO CIRCULANTE 358.899.496 344.235.886

REALIZÁVEL A LONGO PRAZO 74.871.849 71.721.870

* INSS - Patronal depósitos judiciais 71.539.019 68.879.046

* PIS - Depósito judicial 1.424.970 981.013

* REFIS - Depósito judicial 1.558.849 1.465.253

* Depósitos recursais/judiciais 349.011 396.558

IMOBILIZADO 284.027.647 272.514.016

* Imobilizado 284.027.647 272.514.016

TOTAL DO ATIVO 389.966.590 382.053.799

PASSIVO ago/2009 ago/2008

CIRCULANTE 23.448.907 16.940.204

* Fornecedores 2.477.834 1.529.092

* Pessoal / Obrigações Trabalhistas / Provisões 6.596.187 5.906.463

* Provisões para contigências trabalhistas 373.452 793.377

* Provisão INSS - REFIS 1.680.114 1.658.001

* Contas a Pagar diversos 1.343.605 1.009.867

* Adiantamentos de sócios - Receita Antecipada 6.463.378 5.018.421

* Lei de Incentivo ao Esporte - Receita Antecipada 4.514.337 1.024.983

NÃO CIRCULANTE 137.285.721 135.682.003

* Provisão INSS patronal 71.539.019 68.879.046

* Provisão INSS - REFIS 61.167.490 62.592.892

* Provisão de IPTU 0 406.440

* Provisão do PIS 4.579.212 3.803.625

PATRIMÔNIO SOCIAL 229.231.962 229.431.592

* Superávit no exercício (830.289) 5.157.445

* Resultado acumulado do exercício anterior (21.887.935) (16.494.628)

* Reserva avaliação ativo imobilizado 238.383.533 238.383.533

* Reserva de investimentos 7.404.956

* Reserva fundo de emergência 2.618.156 2.385.242

* Reserva fundo de investimentos 3.543.541

TOTAL DO PASSIVO 389.966.590 382.053.799

B - ANÁLISE DA LIQUIDEZ CORRENTE (2009-2008)(Ativo circulante / Passivo circulante)

1 - Em agosto de 2009

Liquidez corrente igual a:

R$ 31.067.094 ÷ R$ 23.448.908 = 1,32

Para cada R$ 1,00 de obrigações a pagar no curto prazo,

dispomos de saldo, considerado como situação boa.

2 - Em agosto de 2008

Liquidez corrente igual a:

R$ 37.817.912 ÷ R$ 16.940.204 = 2,23

Para cada R$ 1,00 de obrigações a pagar no curto prazo,

dispúnhamos de saldo considerado bom.

A - DISPONIBILIDADE DO CLUBE (2009-2008)

1 - Em agosto de 2009

1.1 - Aplicações financeiras

1.1.1 - Fundo Especial (de investimentos)

1.1.2 - Fundo de Emergência

1.1.3 - Fundo REFIS II

1.1.4 - Projeto Olímpico

1.1.5 - Outras aplicações financeiras

1.1.6 - Lei de Incentivo ao Esporte

Sub-total aplicações

1.2 - Caixa e bancos

Total da disponibilidade

2 - Em agosto de 2008

2.1 - Aplicações financeiras

2.1.1 - Fundo especial (de investimentos)

2.1.2 - Fundo de Emergência

2.1.3 - Fundo REFIS II

2.1.4 - Fundo IPTU

2.1.5 - Outras aplicações financeiras

2.1.6 - Lei de Incentivo ao Esporte

Sub-total aplicações

2.2 - Caixa e bancos

Total da disponibilidade

R$ 3.543.541

R$ 2.618.156

R$ 8.361.001

R$ 1.102.850

R$ 6.990.132

R$ 3.312.060

R$ 25.927.740

R$ 345.542

R$ 26.273.282

R$ 12.219.823

R$ 2.385.242

R$ 8.693.832

R$ 321.896

R$ 4.746.012

R$ 3.926.215

R$ 32.293.020

R$ 1.293.469

R$ 33.586.489

ROBERTO GASPARINI - DIRETOR FINANCEIRO JOSÉ ALBERTO PIRES SILVA - CT CRC 1SP 218.338/O-3

DIRETORIA EXECUTIVA | 65

pag_balanço138.indd 65 24/9/2009 20:57:50

Page 66: Revista n°137  OUT 2009

Adcontri - Advocacia e Consultoria Tributária Ltda. - CNPJ 22.444.681/0001-10 - Consultoria e Assistência Jurídica R$ 3.000,00 - 22/7/2009.

Antonio Rodrigues de Lima - CPF 433.678.108-78 - Manutenção preventiva e corretiva nos equipamentos do Relógio das Flores R$ 4.872,00 - 1º/8/2009 a 1º/8/2010.

Beija Flor Locadora de Veículos Ltda. - CNPJ 53.499.240/0001-49 - Transporte de pessoas em vans - valor variável conforme serviços - 1º/6/2009 a 31/5/2010.

Coldmaq Tecnologia e Qualidade do Ar Ltda. - CNPJ 08.003.224/0001-69 - Desinfecção e limpeza dos dutos de aparelhos de ar condicionado - R$ 13.000,00 - 1º a 12/8/2009.

Consagua Engenharia Ltda. - CNPJ 61.351.409/0001-47 Reforma em três filtros da Piscina Olímpica do Conjunto Desportivo - R$ 24.000,00 - 10/8 a 10/9/2009.

Darcon 08 Engenharia Ltda. - CNPJ 03.704.695/0001-80 - Mão de obra e material para obras civis no CIAA - R$ 20.000,00 30/7 a 30/8/2009.

DVP Assessoria em Segurança do Trabalho Ltda. - CNPJ 00.305.738/0001-67 - Assessoria em segurança do trabalho em obras civis - valor conforme número de horas - 1º/8 a 1º/11/2009.

Eduardo Honora ME - CNPJ 71.960.512/0001-48 - Decoração do local para recepção de Cesar Cielo - R$ 6.000,00 - 7/8/2009.

Entini Editoração de Textos Ltda. - CNPJ 03.754.378/0001-79 Produção de livro sobre os 110 anos do Clube - R$ 13.500,00 15/6 a 15/9/2009.

Feron Engenharia Ltda. - CNPJ 01.237.001/0001-17 Regularização do Sistema de Proteção contra descargas elétricas (SPDA) - R$ 8.350,00 - 1º a 15/8/2009.

Feron Engenharia Ltda. - CNPJ 01.237.001/0001-17 - Assessoria técnica para cabine elétrica - R$ 1.350,00 - 22/7 e 10/8/2009.

Forbex Brasil Ltda. - CNPJ 01.392.236/0001-83 - Revitalização mecânica do gramado sintético - R$ 14.700,00 - 6 a 27/7/2009.

Francisco Chaga Oliveira - CNPJ 04.060.464/0001-44 - Material e instalação de guarda-corpo e corrimão em aço inox - Variável conforme serviços - 15/8 a 31/12/2009.

Geralserv Indústria e Comercio de Produtos Metalúrgicos Ltda. CNPJ 64.014.996/0001-77 - Material e instalação de guarda-corpo e corrimão de aço inox - valor variável conforme serviços 30/7 a 31/12/2009.

Gregório & Cia Ltda. - CNPJ 06.114.390/0001-07 - Cessão de direito de uso de nome, apelido, voz e imagem do atleta Jadel Gregório - R$ 46.767,00 - 15/4 a 15/9/2009.

Habittare Comércio de Mármores e Granitos Ltda. - CNPJ 06.948.980/0001-35 - Instalação de piso de granito nas portarias do Estacionamento - R$ 39.503,80 - 30/7 a 20/8/2009.

Hidromar Indústria Química Ltda. - CNPJ 46.481.156/0001-32 Coloração a gás para as piscinas externas - R$ 26.332,00 20 a 30/6/2009.

INFOR Serviços Administrativos Ltda. - aditivo nº 2 - CNPJ 04.833.734/0001-02 - Supervisão administrativa para o Voleibol Adulto Masculino - R$ 20.700,00 - 9/8/2009 a 9/5/2010.

Informídia Pesquisas Esportivas Ltda. - aditivo nº 2 - CNPJ 04.618.228/0001-09 - Monitoramento, análise e mensuração do retorno da exposição obtida pelos patrocinadores, planejamento estratégico e captação de novos patrocinadores - R$ 59.400,00 1º/4 a 31/3/2010.

Jean Comércio de Materiais para Construção Ltda. - CNPJ 50.285.204/0001-94 - Remoção e transporte de terra R$ 4.940,00 - 3/8/2009.

Marcelo Giachini dos Santos - aditivo nº 2 - CPF 09.252.261/0001-73 - Acompanhamento do funcionamento e cardápio do Restaurante O Ponto - R$ 24.000,00 - 1º/9 a 31/12/2009.

Maxetron Serviços, Informações e Representações S/C Ltda. CNPJ 66.052.242/0001-37 - Cessão de uso de informações pela internet e fornecimento de dados cadastrais de empresas que atuam na imprensa nacional - R$ 5.619,07 - 27/7/2009 a 27/7/2010.

M Metais Estruturas Metálicas - CNPJ 02.446.886/0001-27 Material e mão de obra para fabricação, montagem, tratamento de superfície e esquema de pintura metálica em arcos e superestrutura de edificações adjacentes para o Ginásio de Ginástica Olímpica - R$ 311.000,00 - 29/6 a 29/8/2009.

Moore Stephens Lima Lucchesi Auditores Independentes - aditivo nº 3 - CNPJ 60.525.706/0001-07 - Auditoria - R$ 31.800,00 1º/6/2009 a 31/5/2010.

Muner & Gomes Informática Ltda. - CNPJ 06.788.826/0001-43 - Serviços fotográficos - valor variável conforme serviços 1º/8/2009 a 31/7/2010.

Near Machine Serviço e Comércio de Máquinas Ltda. - aditivo nº 2 - CNPJ 06.863.354/0001-46 - Locação de máquinas Vending Machine - R$ 3.500,00 - 5/8/2009 a 4/1/2010.

Net Telecom Informática Ltda. - CNPJ 04.597.289/0001-29 Fornecimento, instalação e ajustes de câmeras para o sistema de monitoramento IP - R$ 46.000,00 - 30/6/2009.

Porto Seguro Cia de Seguros Gerais - aditivo nº1 - CNPJ 61.198.164/0001-60 - Seguro de Vida para atletas inscritos no Programa de Formação Desportiva para Atletas Não Profissionais valor conforme nº de atletas - 25/6/2009 a 16/1/2010.

Refrigeração Friolar Ltda. - CNPJ 61.192.449/0001-93 Fornecimento e instalação de uma câmara frigorífica R$ 26.000,00 - 13/7 a 20/8/2009.

Riaque Construções Ltda. - CNPJ 00.321.657/0001-50 - Mão de obra para execução de serviços de construção civil - valor variável conforme serviços - 17/7/2009 a 17/7/2010.

Sandra Selma Carneiro - CPF 852.536.699-49 - Taquigrafia R$ 160,00 por hora - 31/8/2009 a 30/8/2010.

Silva Mello Soluções Construtivas Ltda. - CNPJ 10.779.831/0001-67 - Mão de obra para obras civis no Ginásio de Ginástica Olímpica - R$ 67.500,00 - 7/7 a 31/8/2009.

SKM Indústria Metalúrgica Ltda. - CNPJ 09.687.215/0001-05 Material e instalação de guarda-corpo e corrimão em aço inox valor variável conforme serviços - 15/8 a 31/12/2009.

SKM Indústria Metalúrgica Ltda. - CNPJ 09.687.215/0001-05 Mão de obra para montagem de estrutura metálica na Alameda da Pista de Atletismo - R$ 8.400,00 - 1º a 15/8/2009.

Studio Povoa - Produção Fotográfica Ltda. - CNPJ 08.251.362/0001-67 - Serviços fotográficos - valor variável conforme serviços - 1º/8/2009 a 31/7/2010.

Superfil Engenharia Fundações e Comércio Ltda. - CNPJ 96.582.820/0001-08 - Material e mão de obra para a fundação da edificação ao lado do Ginásio de Ginástica Olímpica R$ 19.772,76 - 23 a 29/6/2009.

Tectel Tecnologia em Montagem e Instalações Ltda. - CNPJ 57.357.964/0001-09 - Construção de muro em bloco de concreto estrutural para tratamento acústico no Salão de Festas R$ 21.722,60 - 15/7 a 10/8/2009.

Tectel Tecnologia em Montagem e Instalações Ltda. - CNPJ 57.357.964/0001-09 - Mão de obra para construção civil - valor variável conforme serviços - 17/7/2009 a 17/7/2010.

Tectel Tecnologia em Montagem e Instalações Ltda. - CNPJ 57.357.964/0001-09 - Mão de obra e material para instalação da parte elétrica, lógica, para-raios e CFTV, infraestrutura e cabeamento do Ginásio da Ginástica Olímpica - R$ 82.000,00 - 27/7 a 30/8/2009.

Resolução do Conselho Deliberativo nº 01/2002

CONTRATOS EFETIVADOS

Via Sphaera - Organização de Eventos e Produções Fotográficas Ltda. - CNPJ 74.516.170/0001-66 - Serviços fotográficos - valor variável conforme serviços - 1º/8/2009 a 31/7/2010.

Vidraçaria Velho Bandeirante Ltda. - CNPJ 53.753.216/0001-94 Fornecimento e instalação de vidros e espelhos - R$ 8.308,00 23/7 a 25/8/2009.

Vita Care - CNPJ 06.334.269/0001-90 - Acompanhamento fisioterápico para atletas inscritos no Programa de Formação Desportiva para Atletas Não Profissionais - R$ 150.000,00 25/6 a 30/12/2009.

Zogaib & Hernandez Médicos Associados Ltda. - CNPJ 05.304.534/0001-25 - Coordenação e execução das atividades de medicina esportiva, ortopedia, nutrição e fisioterapia R$ 54.600,00 - 1º/6 a 31/12/2009.

A.P.E. & Marketing 58 Ltda. - CNPJ 08.619.697/0001-95 Apresentação de Paula Lima e Banda, no Show Jovem R$ 21.000,00 - 12/9/2009.

Banda Vogue Eventos Artísticos Ltda. - CNPJ 08.100.405/0001-03 - Apresentação da Banda Vogue, no Jantar Dançante R$ 2.300,00 - 15 e 16/8/2009.

Cia. Tango e Paixão Produção Cultural e Artística Ltda. - CNPJ 09.062.874/0001-48 - Apresentação do grupo Tango e Paixão, na Mostra de Dança - R$ 7.500,00 - 24/9/2009.

Cooperativa Paulista de Teatro - CNPJ 51.561.819/0001-69 Apresentação do espetáculo teatral Papo de Sapo - R$ 1.000,00 30/8/2009.

Eduardo Honora ME - CNPJ 71.960.512/0001-48 - Decoração do Chá de Inverno - R$ 2.000,00 - 13/8/09.

Fundação Bachiana Filarmônica - CNPJ 08.259.935/0001-07 - Apresentação da Orquestra Bachiana Filarmônica R$ 40.000,00 - 26/9/2009.

Gato Negro Produções Artísticas Ltda. - CNPJ 09.227.806/0001-91 - Apresentação da Banda 4 Baquetas, na Noite do Queijo e Vinho - R$ 3.000,00 - 25 e 26/7/09.

Manoel Pacífico de Souza Filho ME - CNPJ 05.878.652/0001-47 Apresentação do Grupo Mandassaia, no Almoço do Dia dos Pais - 9/8/2009.

Mil Beijocas Produções Artísticas - CNPJ 04.142.098/0001-72 Apresentação do espetáculo teatral O Homem Inesperado R$ 23.000,00 - 20/9/2009.

Musical Fênix Ltda. - CNPJ 02.243.044/0001-78 - Apresentação da cantora Marly Montoni, no Coral - R$ 150,00 - 19/8/2009.

Musical Fênix Ltda. - CNPJ 02.243.044/0001-78 - Apresentação de Raquel Martins e Bia Clemente, no Piano’s Bar - R$ 700,00 20/8/2009.

Musical Fênix Ltda. - CNPJ 02.243.044/0001-78 - Apresentação de Thiago Warzeé e percussão, no Piano’s Bar - R$ 750,00 6/8/2009.

Musical Fênix Ltda. - CNPJ 02.243.044/0001-78 - Apresentação de seis músicos, na Orquestra Pinheiros - R$ 2.169,00 30/05/2009.

Musical Fênix Ltda. - CNPJ 02.243.044/0001-78 - Apresentação do Trio Cerimonial Music - R$ 1.500,00 - 29/8/2009.

Musical Fênix Ltda. - CNPJ 02.243.044/0001-78 - Apresentação da Banda Monte Carlo e de Jorge Durian, na Noite Italiana R$ 14.500,00 - 29/8/2009.

Promove Empreendimentos Art íst icos Ltda. - CNPJ 02.445.379/0001-79 - Contratação de Bernard Fines e Julio Bittencourt Trio - R$ 3.500,00 - 25 e 26/7/2009.

Samba de Rainha Produções Artíst ica Ltda. - CNPJ 06.341.378/0001-35 - Apresentação do grupo Samba de Rainha, no Clube Musical - R$ 4.000,00 - 5/9/2009.

pag_contratos138.indd 66 25/09/2009 16:53:54

Page 67: Revista n°137  OUT 2009

an_bradesco.indd 11 24/09/2009 21:30:30

Page 68: Revista n°137  OUT 2009

an_europa_motors.indd 11 24/09/2009 21:33:51