revista industria de bebidas - edição 60

32
SE BEBER NÃO DIRIJA www.industriadebebidas.com.br BEB DAS INDÚSTRIA DE Ano 10 - N o 60 - 2011 R Vendas de Vinhos crescem, mas estoques continuam altos ! Vonpar Bebidas, mais de 60 anos de história e tradição

Upload: mofo-design-studio-comp-grafica

Post on 04-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A Revista Indústria de Bebidas é publica desde abril de 2002 a revista ‘Industria de Bebidas’. A publicação é voltada para o setor produtivo e tem circulação nacional. A revista é bimestral e tem uma tiragem de 5 mil exemplares

TRANSCRIPT

se

BeB

eR N

ÃO

DIR

IJA

www.industriadebebidas.com.brBEB DASINDÚSTRIA DE Ano 10 - No 60 - 2011

R

Vendas de Vinhoscrescem,mas estoquescontinuamaltos !

Vonpar Bebidas,mais de 60 anos

de história e tradição

Edição Nº 60 – 2011Vinhos e EspumantesFoto: www.cereser.com.br

Diretoria:Fábio dos SantosCátia Rodrigues dos [email protected]

Editor e Jornalista Responsável:Domingo Glenir Santanercchi – Mtb: [email protected]

Repórter :Bruno [email protected]

Diagramação e Criação:Mofo Design Studiowww.mofodesign.com.br

EstagiáriaLetícia dos Santos [email protected]

Assinatura / Expedição:Reinaldo A. dos SantosThiago dos Santos [email protected]

Departamento Comercial:Fábio dos SantosEnéas B. de [email protected]

Departamento Administrativo:Carla [email protected]

Colaboradores:José Carlos [email protected] R. [email protected]

Consultor:Matthias R. Reinold(Mestre Cervejeiro)

“Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores e não representam a opinião da editora.”

FC Santos Editora e Eventos LtdaAv. da Paz, 665 – Sala 04 – UtingaSanto André – SP – CEP: 09220-310Tel.: (11) 2786-3076 / 2786-3168Fax.: (11) [email protected]

Expediente

Capa: Vendas de vinhos crescem, mas estoques continuam altos

Ingredientes: Otimizando o potencial com L-carnitina

Evento: 2º congresso da Confrebras reúne cerca de 200 pequenos e médios produ-tores de cervejas e refrigerantes

Marketing: A eficácia do brinde na influência da compra

Entrevista: Vonpar bebidas mais de 60 anos de história e tradição

Artigo: O tratamento da água potável e de processo por UV

Empresa: Toda tampa tem o seu bocal

Índice

Anunciantes

Editorial

06

12

14

18

24

22

30

Mais um ano se vai e novos trabalhos e desa-fios se aproximam, o ano de 2011 foi satisfatório para o mercado de bebidas, mas estamos se pre-parando para que 2012 seja melhor.

A FC Santos editora através de toda a sua diretoria e seus colaboradores deseja um ótimo 2012 para todos os profissionais do mercado de bebidas.

Lembramos a todos nossos leitores que no mês de março de 2012, circularemos nosso Anu-ário 2012, com informações de mercado e uma grande gama de fornecedores desse segmento.

Na edição Nº 60, estamos publicando assun-tos atualizados e artigos que possa auxiliar os pro-fissionais das indústrias de bebidas no seu dia a dia.Iniciamos com nossa matéria de capa, trazendo informações atualizadas do mercado de vinhos e espumantes, destacando o mercado nacional.

A empresa Tovani Benzaquen apresenta atra-vés dessa matéria informações importantes para que as indústrias de bebidas possam oferecer aos seus clientes um produto de qualidade e que irá fazer diferença para o corpo humano.

O 2º congresso da Confrebras reúniu cerca de

200 pequenos e médios produtores de cervejas e refrigerantes e a revista Indústria de Bebidas es-teve lá e trás a cobertura do evento nessa edição.

Estamos dando destaque também para o setor de marketing nas indústrias de bebidas, e trazendo a opinião de vários profissionais do mer-cado sobre a importância do brinde no dia a dia na indústria.

Nosso colaborador e Mestre Cervejeiro Mat-thias R. Reinold escreveu um artigo que com cer-teza irá ajudar você leitor, profissional do mercado de bebidas, ele fala sobre, o tratamento da água potável e de processo por UVC.

O Sr. Luiz Fernando Mattos, diretor de Marke-ting e Desenvolvimento de Negócios da Vonpar Bebidas, nos concedeu uma entrevista exclusiva para essa edição, na qual ele fala sobre a história de sucesso da Vonpar.

Encerramos com uma matéria sobre a empre-sa Doni-Tec, que iniciou suas atividades no ano de 2001 e já coleciona grandes sucessos no mercado de bebidas.

Boa Leitura e Ótimos Negócios!

Adecol ..................................................25Aro .......................................................05Beraca ........................................ 3ª CapaBrazicolor .............................................09Cervesia ...............................................26Doni-Tec ...............................................24Eletroinox ............................................27Heuft ....................................................11Hexakron .............................................13IEC-Perma ............................................30I.G Máquinas .......................................28Lapiendrius ..................................4ª Capa

Meplast ................................................17 Mesal ....................................................07Miaki .....................................................29MMC Equipamentos .............................08Plastamp ............................................... 16Promoline .............................................19Rami .....................................................10Sibrape .................................................23STA Systems ..........................................21System Plast................................2ª. CapaWallerstein ...........................................28

I.B. Ed. no 60 - 2011

VEndAs dE Vinhos crEscEm,mAs EstoquEs continuAm Altos

Conforme levantamento do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN),o ano deve terminar com estoques de 295 milhões de litros de vinho no Rio Grande do Sul.

Sr. Julio FantePresidente do Conselho Deliberativo do IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho)

O Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) projeta um aumento de 10% na venda de vinhos e es-pumantes este ano. A boa nova, contudo, vem acompanhado de um dado preocupante manifesta-do pelo presidente do Conselho Deliberativo do Instituto, Júlio Fante. “O crescimento na venda de vinhos este ano é bom, porém, ainda não resolve os problemas de estoques de vinhos, que são elevados há alguns anos”, disse Fante, nesta terça-feira (6).

Conforme levantamento do Ibravin, o estoque de vinhos no início de 2012 deve somar aproxi-madamente 295 milhões de litros (sendo 166 milhões de vinhos co-muns; 63 milhões de litros de vi-nhos finos e 66 de outros vinhos).

Fante explicou que o incremento nos estoques de vinhos ocorre porque a produção da última safra foi recorde, superior à comerciali-zação.

Um aspecto positivo revelado pelas estatísticas é o aumento de 33,4% na comercialização dos vi-nhos engarrafados em detrimen-tos dos vendidos a granel, que tiveram uma queda de 16,25% de

janeiro a outubro deste ano. “Isso mostra que as vinícolas estão se qualificando e vendendo seus produtos com maior valor agre-gado”, comentou Fante. A venda de vinhos em barris também caiu (89,5%), assim como os vinhos de garrafão, que encolheram 26%.

Selo fiscal

Além do mercado aquecido, com o ingresso de novos consu-midores das classes mais popula-res na faixa de consumidores de vinhos e espumantes, o ano está sendo positivo para o setor vitivi-nícola brasileiro devido à entrada em vigor do Selo de Controle Fis-cal. Desde o início do ano, a Recei-ta Federal do Brasil obriga todas

Temos de ser realistas e trabalhar com as empresas e o governo federal para resolver este problema histórico

POR Bruno Almeida

6

capa

Situada na cidade de Caxias do Sul-RS, a Brazicolor, é especialista em Rótulos especiais, pois foi uma das pioneiras a implantar processos flexográficos em sua produção, na Região Sul do Brasil, atuando nos mer-cados de bebidas, cosméticos, farmacêuticos, frigorí-ficos, alimentos entre outros.

Com uma história sólida no mercado a Brazicolor não parou por aí e no ano de 2011 a empresa investiu forte em novos equipamentos, adquirindo novas im-pressoras para a execução de trabalhos como, Flexo-grafia UV, impressão de média a alta tiragem, impres-são DIGITAL OFFSET HP em alta qualidade, podendo atender clientes com necessidade de pequenas e mé-dias tiragens e também dados variáveis.

Em 2012 a empresa completa seus 25 anos de his-tória e não deixará por menos, a empresa já adquiriu novos equipamentos para oferecer ao mercado, ró-tulos com uma qualidade superior aos já oferecidos atualmente.

Conforme cita o Sr. Celso Antonio Cenci, diretor da Brazicolor, já estamos trabalhando com revisoras de inspeção eletrônica com câmera que tem várias fun-

ções, entre as principais: identifica falhas de impres-são, evitando que o rótulo chegue ao nosso cliente com problema.

Cenci também destaca o equipamento Digicon Series 2 que dentre suas funções estão a impressão de hot stamping, laminação e aplicação de verniz UV, além de SERIGRAFIA.

A Serigrafia é o processo mais adequado para im-primir braile e relevo em filme, explica Cenci.

Comprometidos com o meio ambiente, a Brazico-lor desenvolve varias ações ecologicamente corretas, como viabilizar os seus clientes, o retorno de resíduo (liner) gerado na aplicação dos rótulos.

A Empresa possui a Certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade pela norma ISO 9001:2008, ga-rantindo a eficácia de suas operações, através do con-trole e aprimoramento continuo de seus processos.

O investimento constante em treinamento e aper-feiçoamento profissional de sua equipe de colabora-dores, reforçam ainda mais o compromisso da Brazi-color com a qualidade, finaliza Cenci.

compromisso com A quAlidAdE

as vinícolas, nacionais e estrangeiras, a colocarem um selo nas garrafas comprovando a regularidade fiscal e legal (como pagamento de impostos, re-gistros no Ministério da Agricultura, entre outros).

O resultado é que as importações de vinhos, que cresceram assustadoramente em 2010, ao re-dor de 27%, estão estáveis este ano. De janeiro a outubro, o acréscimo nas importações de vinhos é de 2,7%, com a entrada de 60 milhões de litros de vinhos estrangeiros no País. A partir de janei-ro de 2012, todos os estabelecimentos comerciais deverão vender exclusivamente vinhos com o Selo de Controle Fiscal nas garrafas (na cor verde para os rótulos brasileiros e na vermelha para os es-trangeiros).

Vinhos e espumantes

A maioria dos espumantes brasileiros – mais de 60% – deve ser comercializada no último tri-mestre do ano, sendo que, até outubro de 2011, foram colocados 8,6 milhões de espumantes gaú-chos no mercado – um aumento de 8% em rela-ção ao mesmo período do ano passado. De janei-ro a outubro deste ano, ocorreu um acréscimo de 7%, com a venda de 16 milhões de vinhos finos no mercado brasileiro – um aumento de 7% em com-paração com igual tempo do ano passado.

“O último trimestre do ano é o período de grandes vendas – assim como o inverno – quando as pessoas procuram vinhos para dar de presente e para as festas de final de ano”, explicou Fante. O crescimento até outubro é de 9,5% na venda de vinhos finos e de mesa, com a colocação de 198,6 milhões de litros desde janeiro até o décimo mês do ano.

Vinícola Salton investe R$ 8 milhões em nova li-nha de produção

A nova linha de produção da Vinícola Salton já está em funcionamento em sua fábrica, na unida-de de Bento Gonçalves. Líder na comercialização de espumantes pelo sexto ano consecutivo, a Sal-ton busca aperfeiçoar e agilizar o engarrafamento de vinhos e espumantes ao instalar as novas má-quinas. Com a tecnologia vinda da Itália, a capa-cidade de produção terá um incremento de até 80%. O investimento totalizou aproximadamente R$ 8 milhões, justificado no aumento da compe-

titividade e na melhoria do aten-dimento ao mercado, evitando rupturas em períodos de grande demanda.

Outra novidade fica por conta de um robô que organiza as caixas ao final da linha de produção. As melhorias permitem atingir o en-vase de até 12 mil garrafas de vi-nho e 9 mil garrafas de espumante por hora. Com as duas linhas, será possível engarrafar dois produtos ao mesmo tempo ou até, em épo-cas de maior demanda, aumentar o volume de envase. “A implanta-ção da nova linha garante maior versatilidade à Salton, possibili-tando organizar um planejamento de acordo com a necessidade de mercado”, explica o diretor-presi-dente, Daniel Salton.

A Salton investiu, ainda, na aquisição de quatro autoclaves e

11 tanques de aço inoxidável, de última geração, usados para fer-mentação de vinhos e espuman-tes. Os equipamentos, também de tecnologia italiana, são consi-derados sustentáveis e responsá-veis ecologicamente. Isto porque utilizam uma quantidade muito menor de água em sua limpeza e processos. Suas estruturas inter-nas são espelhadas, não deixam resíduos e o formato possibilita que a água escorra mais rápido. A tecnologia é considerada uma novidade tanto no Brasil como na Europa.

“Todos estes investimentos possibilitam um aumento da pro-dução em mais de 4 milhões de litros de vinhos e espumantes”, destaca Daniel Salton. A vinícola está construindo, ainda, um túnel subterrâneo entre a sede e os par-

reirais. O objetivo é abrigar novas caves abaixo do solo, para aumen-tar a capacidade de armazena-mento de espumantes elaborados pelo tradicional método Champe-noise, onde a fermentação ocorre na própria garrafa.

Vinhos brasileiros ampliam reco-nhecimento na Ásia

Os vinhos brasileiros estrearam com o pé direito na quarta edição da Hong Kong International Wine Fair, realizada de 3 a 5 de novem-bro. O vinho tinto Salton Talento ganhou uma medalha de bronze no Hong Kong International Wine Challenge – a primeira conquista de um rótulo verde-amarelo no concurso realizado para escolher os vinhos mais adequados ao per-fil de sabor asiático. Foram quatro

dias de provas às cegas pelos me-lhores críticos de vinhos da Ásia, oriundos de Hong Kong, Índia, China, Macau, Taiwan, Singapura, Malásia, Coreia do Sul e Tailândia.

Espumante brasileiro é destaque no Wine Future Hong Kong 2011

O espumante brasileiro esteve em destaque no mais importan-te evento de vinhos do mundo, o Wine Future 2011, que aconteceu no mês de novembro, em Hong Kong. Pela primeira vez, um rótu-lo do Brasil será foi na degustação conduzida por Jancis Robinson, uma das mais prestigiadas críticas de vinho do planeta. Ela incluiu o Cave Geisse Brut 1998 (em gar-rafa Magnum, fotos em anexo), elaborado por Mario Geisse em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha,

na degustação “Além de Borde-aux”, quando apresentará a 1.000 ouvintes rótulos de 15 países que merecem mais atenção.

“Os vinhos selecionados fo-ram de alta qualidade, vindos de alguns tradicionais produtores e também de mercados emergentes como Brasil, Turquia e China”, con-cluiu ela. O projeto Wines of Brasil, realiza-do em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ainda levou cinco vi-nícolas brasileiras para o Wine Fu-ture. Aurora, Lidio Carraro, Geisse, Miolo e Salton estiveram presen-tes com seus vinhos e espuman-tes, que puderam ser degustados pelos participantes do Wine Futu-re nos intervalos das conferências.

Serviços:Os números apurados pelo

Ibravin referem-se ao Rio Grande do Sul – origem de aproximada-mente 90% da produção brasilei-ra de vinhos e derivados –confor-me o Cadastro Vinícola, mantido em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agrone-gócio (Seapa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abaste-cimento (Mapa). As informações não abrangem as empresas do restante do País em razão de ou-tros estados brasileiros não im-plantarem o Cadastro Vinícola.

www.ibravim.org.brwww.salton.com.brwww.brazicolor.com.br

capa

Alterar

I.B. Ed. no 60 - 201112

Uma bebida para reidratação adi-cionada de Carnipure para um efeito de queima de gordura, “Isostar Fitness L-carnitine”, da Nutrition et Santé, contém 500mg de Carnipure na em-balagem de 500 ml. Outra bebida para reidratação é a Active Refresh, da Inkos-por, que contém 200mg de Carnipure por embalagem de 500 ml assim como vitaminas e minerais.

De uma só vez, Carnipure oferece:

Eficácia comprovada: pesquisas clínicas extensivas mostram que Carni-pure pode desempenhar um papel be-néfico para uma ampla gama de aplica-ções, incluindo nutrição esportiva, controle de peso, saúde cardiovas-cular e envelhecimento saudável.

Excelente perfil de segurança/total rastre-abilidade: avaliação de segurança do EFSA con-cluiu que até 2g de L-car-nitina/dia é seguro para o consumo humano. Os produtos Carnipure da Lonza são certificados HACCP e oferecem total rastreabilidade.

Fácil aplicação em formulações: Carnipure cristalina e Carnipure tartarato são estáveis sob as condições comuns de processamento.

Fácil comunicação para os consumi-dores: “Carnipure transforma a gordura em energia!”

Serviços:Adriana Williams é Gerente de Marke-ting de Nutrição na Lonza Ltd, Basel, Suíça.

otimizAndo o potEnciAl com l-cArnitinACom a tendência do estilo de vida sedentário aumentando cada vez mais, é importante encontrar uma maneira de fazer exercícios de uma forma mais agradável. Carnipure® pode auxiliar os consumidores em seus exercícios

otimizando performance, retardando o início da fadiga e acelerando o processo de recuperação.

Pesquisas extensivas mostram que a suplementação com Carnipure pode desempenhar um papel benéfico em muitas áreas da saúde, incluindo exercícios e recuperação, diz Adriana Williams.

Isos

tar F

itnes

s L-c

arni

tine

by N

utriti

on e

t San

té.

Essencial para o metabolismo de energia

L-carnitina é um nutriente em nosso corpo que exerce um papel importante no metabolismo de energia. É essencial no transporte de ácidos graxos de ca-deia longa para dentro da mitocôndria, a “fornalha” das células do corpo, onde estes ácidos são quebrados e transfor-mados em energia. L-carnitina é impor-tante no fornecimento de energia para muitos órgãos no corpo, como coração, músculos, fígado e células do sistema imunológico. O corpo humano sinteti-za cerca de 20mg de L-carnitina por dia desde que os precursores necessários (aminoácidos essenciais, algumas vita-minas e minerais) estejam disponíveis. Entretanto, a maior parte da L-carnitina

é obtida pela ingestão na die-ta. Carne vermelha (cordeiro, boi, ou carnes de caça, por exemplo) é particularmente rica em L-carnitina, enquanto que peixes, aves e leite con-têm quantidades menores. Alimentos de origem vegetal contêm muito pouca, quan-do contém, L-carnitina, mas estima-se que uma dieta não vegetariana bem balanceada fornece, aproximadamente, de 100 a 300mg de L-carni-tina por dia. Na Europa e Es-tados Unidos, entretanto, a ingestão pela dieta diminuiu cerca de 20% na última déca-da, devido principalmente à redução do consumo de car-ne vermelha.

Benefícios para atletas e pessoas ativas

Pesquisas extensivas mostram que a suplementação com Carnipure pode desempenhar um papel benéfico em muitas áreas da saúde, incluindo exer-cícios e recuperação. Suplementação pode beneficiar atletas e pessoas fisica-mente ativas de muitas formas: otimi-zação de performance, retardamento do início da fatiga e melhora no proces-so de recuperação. Estudos mostram que Carnipure pode otimizar a perfor-mance aumentando o VO2 max, que é a máxima quantidade de oxigênio que um indivíduo pode utilizar durante o exercício, dentro de um certo período de tempo.

Um estudo com atletas de resis-tência mostrou que a suplementação com L-carnitina diminui o quociente respiratório (QR) durante um exercício que consiste em 45 minutos de peda-lada, indicando um efeito poupador de glicogênio, que leva a crer em uma performance melhorada e um atraso da fadiga. Além disso, pesquisadores observaram uma diminuição na produ-ção de radicais livres, menos danos nos tecidos e dores musculares reduzidas após os exercícios, em atletas de recre-ação que receberam suplementação de Carnipure durante 3 semanas. Desco-briu-se que estes efeitos dependem da dose e podem ser visto em homens ou mulheres, tanto idosos quanto jovens.

Últimas pesquisas mostram que a L--carnitina desempenha um papel duplo no metabolismo energético do múscu-lo esquelético durante exercícios, que depende da intensidade. Durante exer-cícios de baixa intensidade, músculos com quantidade de L-carnitina aumen-tada através da suplementação com Carnipure, levam a um menor consumo de glicogênio e aumento da oxidação de ácidos graxos. Durante exercícios de alta intensidade, níveis incrementados de L-carnitina levam a uma menor pro-dução de energia pela via anaeróbica, diminuindo o acumulo de lactato no músculo. Além disso, durante um teste de performance, a suplementação re-sultou em um menor esforço percebido assim como aumento do rendimento no exercício.

Aplicações em produtos

Sob a marca Carnipure, a Lonza, através da Tovani Benzaquen Ingre-dientes, oferece não só a Carnipure cristalina, que é a pura L-carnitina, mas também o Carnipure tartarato, uma alternativa não-higroscópica para apli-cações em líquidos e sólidos. Ambas as formas tem excelentes propriedades tecnológicas: elas são totalmente bran-cas, estáveis em uma ampla faixa de pH e temperatura, altamente solúveis em água, e forma soluções praticamente incolores. Devido à sua eficácia, exce-lente perfil de segurança e adequação ao processamento, Carnipure pode ser utilizado em diversas aplicações em in-dústrias de alimentos e nutrição, sendo bebidas esportivas uma das aplicações mais populares.

ingredientes

12

Activ

e Re

fres

h by

Inko

spor

.

www.carnipure.comwww.carnipure-for-you.com

Representante no Brasil:www.tovani.com.br

I.B. Ed. no 60 - 201114

2º congrEsso dA confrEbrAsrEúnE cErcA dE 200 pEquEnos E médios

produtorEs dE cErVEjAs E rEfrigErAntEsAfrebras decide travar luta pelo compartilhamento de garrafas contra o abuso de poder da RFB,

decisões foram tomadas durante o 2º Confrebras, que ocorreu no mês de Novembro em Brasília – DF

Evento

14

No 2º Congresso Brasileiro de Bebidas – Confrebras, que ocorreu entre os dias 8 a10 de novembro, em Brasília, cerca de 200 peque-nos e médios produtores de cerve-jas e refrigerantes de todo o Brasil decidiram fortalecer a luta pelo compartilhamento dos vasilhames entre todos os produtores, inde-pendentemente do porte. Com a coordenação da Associação dos Fa-bricantes de Refrigerantes do Brasil – Afrebras os empresários regionais já estudam medidas jurídicas para reverter o atual cenário.

Os produtores alegam que as garrafas de litro com expressão “AmBev” ou “cerveja” limitam o desenvolvimento do setor, tanto para as pequenas cerve-jarias quanto para os pequenos produtores de refrigerantes, “pois os dois vasilhames estão errados e fogem do conceito de compartilhamento inicia-do na garrafa de 600 ml há mais de 100 anos”. De acordo com o presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros, as garrafas com expressão “AmBev” representam um limitante à concor-rência em função da posição domi-nante de mercado que esta empre-sa possui. “Por esse motivo, várias medidas serão tomadas na defesa desse compartilhamento”, diz Bair-ros, explicando que os congressistas deliberaram pela exclusão total da expressão “cerveja” dos vasilhames de 600 ml, respeitando as condições técnicas da garrafa na cor âmbar.

A garrafa personalizada da Am-Bev limita o uso dos cascos e au-menta os custos para o pequeno fabricante. No parecer de Cid Gallo,

produtor da Refrigerantes Coroa, esse procedimento faz com que os consumidores não tenha liberdade de escolha na hora de comprar cer-veja ou refrigerantes. “Atualmente, a maioria dos pontos de venda só aceitam trabalhar com os vasilha-mes da AmBev”.

A ideia de garrafa retornável compartilhada, como o próprio nome já diz, é que ela seja utilizada por qualquer empresa da indústria cervejeira, em todo o território na-cional. “Isso reduzirá a concorrência desleal e preservará a liberdade do consumidor”, afirma Gallo.

Os representantes das indústrias de refrigerantes e cervejas decidi-ram tomar medidas judiciais, civis e criminais para evitar o abuso de autoridade dos agentes da Receita Federal do Brasil, que estão autu-ando e desligando aparelhos de be-bidas de pequenos e médios fabri-cantes em todo o País. O abuso de poder foi estabelecido pelo Fisco, por meio da Instrução Normativa nº 1.148/2011, a qual determina que o estabelecimento industrial que não regularizar sua situação em relação ao Sistema de Controle de Produção de Bebidas - Sicobe, “terá caracte-rizada a anormalidade no funcio-

namento do sistema”, diz o docu-mento legal. É importante lembrar que o Sicobe instituiu a cobrança de R$ 0,03 por unidade de bebidas envasadas, independentemente do volume e do preço da embalagem. “Essa situação faz com que os pe-quenos e médios fabricantes de bebidas tenham uma carga tribu-tária absurda, muito superior à das grandes corporações, que dominam mercado, com 92% do faturamento global do setor”, afirma o presiden-te da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil – Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros.

Em junho de2010, a Asso-ciação entrou com uma ação na Justiça para reconhecer a inconstitucionalidade da co-brança do Sicobe. “Esta ação foi julgada em primeira ins-tância, quando foi determi-nada a inconstitucionalidade do Sistema. Contudo, a União recorreu dessa decisão e ago-ra, em segunda instância, está aguardando recurso”, lembra

Bairros, afirmando que a Instrução Normativa nº 1.148, publicada em abril último, foi editada pela Receita como uma forma de retaliar o setor. “Com a medida, o órgão criou um conceito de anormalidade, mesmo estando os produtores de bebidas depositando o valor do Sicobe em juízo, por força de uma liminar”.

“Essa histórica desigualdade tributária vem acompanhando o setor há muito tempo e o Sicobe é comprovadamente uma ilegalidade, uma vez que viola os princípios da igualdade, da legalidade e da pro-porcionalidade tributária”, alega Bairros.

2º congrEsso dA confrEbrAsrEúnE cErcA dE 200 pEquEnos E médios

produtorEs dE cErVEjAs E rEfrigErAntEs

POR Redação

Alterar

I.B. Ed. no 60 - 201116

Evento

Durante a Confrebrás a RC Cola promoveu o lançamento do projeto RC Cola a nível Brasil. O projeto RC Cola, agora reestruturado com a produção do famoso concentrado sabor Cola da RC Cola, na fábrica da Cibea em Manaus, vem para lutar pela conquista da prefe-rência do consumidor brasileiro.

O principal diferencial do projeto é o sabor do refrigerante RC Cola, que está comemorando 106 anos de vida e possui inúmeras vitórias de melhor sabor em pesquisas sensoriais, mesmo quando comparado com as marcas lí-deres de mercado. Ao mesmo tempo, com a fabricação do concentrado em Manaus, o projeto ganha velocidade e competitividade.

Simultaneamente ao evento ocor-reu a 1ª. Convenção Nacional de Engar-rafadores RC Cola com a presença de 10 engarrafadores, líderes de mercado, que já, a partir de agora, cobrirão apro-ximadamente 70% do território nacio-nal.

Além da contribuição estratégica da

Cibea, com sua fábrica em Manaus, a Tovani Benzaquen Ingredientes estará adicionando valor ao projeto através de seu suporte técnico/comercial e a disponibilidade em fornecimento de seus inúmeros ingredientes funcionais, de seu expertise, responsáveis pelo enriquecimento das bebidas voltadas para o Natural e Funcional.

A Tovani Benzaquen Ingredientes apresentou, ainda o VersaCAL® Clear, a fonte de cálcio ideal para fortificação de bebidas. VersaCAL® Clear é um fos-fato de cálcio 100% solúvel e que pode ser utilizado em todos os tipos de bebi-das, mas principalmente indicado para bebidas cristalinas. Trata-se de uma ex-celente fonte de cálcio e fósforo, que juntos, são essenciais para o desenvol-vimento de uma boa saúde óssea.

A Tovani Benzaquen Ingredientes conta, ainda, com uma linha completa de soluções inovadoras para o merca-do Brasileiro de bebidas como extratos de chás instantâneos (preto, verde, branco, vermelho e amarelo), aromas

e concentrados para todos os tipos de bebidas, edulcorantes (sucralose) e na-tural (stevia), proteína isolada de soja, colágeno hidrolisado, fibra solúvel, mis-turas de vitaminas e minerais, extratos de açaí e de cranberry e diversos ativos funcionais como agente de imunidade, promotor de saciedade, proteína hidro-lisada para recuperação muscular, ativo obtido do tomate para diminuir a agre-gação plaquetária e contribuindo para a saúde cardiovascular.

A Tovani Benzquen Ingredientes, empresa que comemora 20 anos de existência, está localizada na cidade de São Paulo, estado de São Paulo , cita que o evento contribuiu para divulga-ção do lançamento do projeto RC Cola para os visitantes da Confrebrás , bem como divulgar o seu trabalho junto aos congressistas, oferecendo , através de sua equipe técnico-comercial, ingre-dientes inovadores, naturais e com pro-priedades funcionais que agregam valor nutricional ao produto final.

Expositores

Durante o 2º Congresso Brasileiro de Bebidas – CONFREBRAS foi lançado do livro “Concorrência e Tributação no Setor de Bebidas Frias – Manual de Bebidas Frias”, obra de 200 páginas, organiza-da pelos professores doutores Márcia Carla Pereira Ribeiro e Weimar Freire da Rocha Jr., que abordam a estrutura do mercado de bebidas frias brasileiro, casos de concorrência entre empresas, explanação do atual sistema tributário do setor, dados atualiza-dos sobre o consumo e produção, assim como uma análise completa sobre os problemas enfrentados pelos fabricantes de bebidas, principalmente consi-derando a concorrência com as grandes corporações multinacionais.

Entre os expositores, destaque para o estan-de do Chope Kalena, um dos mais visitados. Para o empresário Jeter Sidney Carvalho, gestor de Marke-ting do Chope Kalena, o motivo de tanto sucesso é que o chope, nas versões claro e escuro, é produ-zido somente com matéria prima selecionada, com a puríssima água do Aquífero Guarany, na região de Agudos-SP: “Envasado sem pasteurização, preserva a leveza e o frescor de um chope tirado na hora”, de-clara Jeter. O chope Kalena é um produto inovador, idealizado por um grupo de empresários do setor de bebidas.

Serviços:www.afrebras.org.brwww.confrebras.org.br

soluçõEs inoVAdorAs pArA o mErcAdo dE bEbidAs

Alterar

I.B. Ed. no 60 - 201118

A EficáciA do brindEnA influênciA dA comprA

Com o fim de ano próximo, inúmeras empresas já se preparam e planejam novas estratégias de retençãoe fidelização de clientes para 2012.

Em uma nova era digital, disse-minada pela velocidade das redes sociais e embalada pelo furacão internet, as companhias cada dia mais estão se preocupando em hu-manizar as suas relações, buscando uma proximidade efetiva junto aos seus clientes, colaboradores e até mesmo fornecedores. Uma das es-tratégias de marketing mais efica-zes para esta finalidade é a boa e antiga distribuição de brindes, que com o tempo precisou modernizar seu arsenal para melhor atender à esta nova geração de consumido-res, que dentre outras coisas tem demonstrado explicita preferência por brindes que sejam ao menos criativos, qualificados, úteis e que agreguem algum valor ao produto que está sendo comprado. Ou seja, atualmente em cavalo dados, se olham os dentes SIM!

Para comprovar a eficácia do brinde na influência da compra, a IPSOS realizou em 2009 uma pes-quisa que abrangeu os países Brasil,

Argentina, México e Espanha, con-siderados mercados que possuem relações mais emocionais com as marcas que consomem.

A pesquisa revelou que 52% dos entrevistados já compraram pro-dutos que continham algum brin-de promocional, sendo que destes 52% eram produtos alimentícios, 33% artigos de higiene pessoal e 29% produtos de limpeza. Ainda de acordo com a pesquisa, 55% dos entrevistados sentem orgulho das marcas que oferecem brindes e 52% acreditam que as marcas que oferecem brindes têm algum tipo de preocupação com a família.

Outros dados relevantes da pesquisa são que 50% dos entre-vistados acreditam que vale a pena pagar um pouco a mais por produ-tos com brinde e 47% aumentaram a compra de marcas que investem neste tipo de promoção.

Tais dados por si só justificam o argumento de que humanizar sua comunicação não é só uma estra-tégia de marketing e sim, um afago no ego do seu consumidor!

Porém, atenha-se á qualida-de do brinde oferecido, pois uma ação que objetiva, por exemplo, o aumento das suas vendas, pode de repente ser negligenciada pelo seu cliente pelo simples fato de que o copo estilizado que você ofereceu como brinde, é feito de um mate-rial que causa odor ao utensílio. Esses são os famosos “detalhes que derrubam a promoção” atente-se.

O lado bom é que com a cons-cientização das companhias quan-to á esta “atenção especial” a ser dada aos seus clientes, milhares de empresas vem se especializando na produção de brindes promocionais

dos mais diversos tipos e utilidades, como por exemplo as modernas canetas pen drivers ou até mesmo os sofisticados kits para churrasco, que dentre outros detalhes são per-sonalizados com a sua logomarca.

O que eu quero dizer com tudo isso, é que idéias e motivos não fal-tam para que a sua empresa entre nesta corrente de promoção de vendas, encarando a confecção de brindes como um fator estratégico e necessário de marketing. Afinal de contas muitas pessoas ainda compram determinado café, pela simples intenção de ganhar uma caneca. Façamos um brinde á sua marca!

Um exemplo de empresa

A Promoline nasceu de uma ne-cessidade pessoal de unir a habili-dade natural de criar e produzir coi-sas com a formação profissional. Há vinte e três anos atrás, Sergio Renê Wawrzeniak começou a trabalhar nesta área e desde então percebeu que era este o caminho, e em mui-to breve somou forças convidando Vânia Matar, que também vem da área de comunicação e, juntos, os sócios administram a empresa onde já viveram altos e baixos do merca-do, Renê lembra que para quem co-meçou do zero, hoje a Promoline é uma empresa voltada ao segmento de brindes e Presentes corporativos que tem um nome reconhecido, uma sede própria considerada mo-delo no segmento, uma organização e estrutura voltada ao que tem de melhor em nível de atendimento, onde já conquistou alguns prêmios de reconhecimento.

Vânia destaca que além da di-

POR Redaçãomarketing

18

Alterar

I.B. Ed. no 60 - 201120

marketing

versificada linha de produtos, a Promoline oferece aos seus clientes uma assessoria diferenciada na de-finição de itens que mais se enqua-dram a determinada campanha ou lançamento de produto. Este trabalho não só vem a otimi-zar o tempo do cliente com a con-centração de compra, o que lhe proporciona uma tranqüilidade na administração que deixa sob a responsabilidade da Promoline o acompanhamento integral do seu pedido de brindes.

Por já terem uma larga expe-riência na área promocional e no segmento ( o que se estende a toda equipe de consultores em função do próprio treinamento padrão ), tem a facilidade de adequar o pro-duto a necessidade do cliente.

Desta forma, os clientes da Pro-moline são assistidos não somente na qualidade dos produtos ofere-cidos, mas principalmente na con-quista da satisfação e credibilidade.Estão sempre investindo em no-vas tecnologias tanto a nível de produção e comunicação como de reciclagem, fundamentais para acompanhar adequadamente as mudanças de mercado cada vez mais competitivo.

Contam também, com uma sóli-da estrutura em informática , além da implantação do sistema de CRM, que veio a somar na agilidade e precisão dos serviços prestados.

O crescimento da Promoline pode ser caracterizado como uma conseqüência , fruto de muito tra-balho, dedicação e investimento profissional.

Vânia não deixa de salientar que, o maior patrimônio da Promo-line, é a imagem que conquistaram junto ao mercado. Segundo a Pro-moline, a conquista de um cliente é um dever da empresa, porém mantê-lo é um mérito.

Renê destaca que o mercado de bebidas é um setor muito im-portante para o segmento de brin-des, onde existe uma preocupação constante de divulgação, mas ain-

da com uma concentração sazonal onde a maior parte das empresas investe a partir de outubro ( final de ano, clima tropical, lançamentos de produtos). A competitividade entre fábricas, marcas, diversidade de produtos existentes, lançamentos é cada vez maior e todos querem conquistar o seu público promo-vendo ações promocionais diversas tanto localizadas como a nível na-cional. Quanto maior a divulgação de uma imagem, esta se torna mais conhecida e, isto é uma questão na-tural e inquestionável de mercado.

Notam uma grande expansão no mercado de bebidas nos últimos tempos, com lançamentos freqüen-tes lembra Vânia, exigindo, cada vez mais a busca por produtos dife-renciados e de qualidade. Hoje, a visão do “brinde” vai além do benefício oferecido ao consumi-dor. Ele possui o valor “agregado” de fixação da marca, contar com um produto inovador que vá ao encon-tro de suprir uma necessidade do mercado até então não explorado, significa estar atento as mudanças e exigências dos clientes na busca por novidades e este diferencial é uma característica de nossa empre-sa, finaliza Vânia.

Um brinde para cada momento

As agencias de comunicação hoje, assessoram as empresas no desenvolvimento de campanhas e, conseqüentemente ,a Promoline é a extensão para compor o seu pla-no de marketing, o que vai depen-der de vários fatores como: público, faixa etária, época do ano, localiza-ção da ação promocional, área geo-gráfica a ser atingida, tipo de even-to, valores entre outros.

Definindo isso parte-se para compatibilizar o produto ao brinde: institucional ou promocional.

Exemplo:- Um vinho induz a um clima acon-chegante: um cachecol, gorro, saca rolha, porta vinho.

- Uma cerveja : porque não dar en-foque com itens de praia como: to-alha, cadeira, sandália, guarda sol, sacola, fressbie, cooler, frescobol, viseira, bola de voley, canga, gaze-bo, esteira.- Um energético: podemos ligar ao esporte / laser: squeeze, mochila, porta MP3, boné.

Nós da Promoline pensamos, que o benefício principal, está li-gado diretamente á qualidade do produto, onde a empresa coloca sua marca.

É necessário, despertar o inte-resse do consumidor, em utilizar o brinde e, para isso, é fundamental que ele ofereça não só um design diferenciado, mas, que possua ca-racterísticas fundamentais no que se tange a segurança, higiene e pra-ticidade.

Desta forma, o brinde, passa a ser um meio de fortalecimento da marca, enaltecendo a preocupação da empresa com seu consumidor final.

O brinde vem tangibilizar uma ação promocional, onde a pessoa que o recebe está ciente que ao apreciar, degustar, comprar algo está ganhando uma cortesia que está diretamente vinculada ao pro-duto que acabou de conhecer.

Não tem quem não goste de ga-nhar um brinde, seja o que for! E usar algo que tenha marca é moda! Está na mídia!

A marca, desde que bem utili-zada , em um determinado brinde, passa a fazer parte no cotidiano do consumidor. Isso traz o benefício de ser vista em momentos e locais di-ferentes. Esse quadro, traz fácil me-morização, ou seja, determinada marca passa a ser reconhecida de forma positiva.

Serviço:www.promoline.com.br

Bruna [email protected]

20

o trAtAmEnto dA águA potáVElE dE procEsso por uV

POR Matthias R. Reinold

Os microrganismos sempre te-rão um papel importante na dete-rioração de bebidas e eles podem ser introduzidos na fábrica através das matérias-primas (açúcar, mal-te) e outros insumos ou através da água, pessoal de operação, pó e aerossóis.

Nas cervejarias são utilizados principalmente o cloro e o dióxido de cloro como métodos químicos para a desinfecção da água, assim como a radiação UV, a filtração por membrana e a esterilização térmica, como métodos físicos. Adicionalmente, o ozônio e as es-pécies de oxigênio reativo devem ser considerados para a utilização em passos de desinfecção no pro-cesso (rinser, pós-enxágüe de pro-cessos, CIP).

O cloro apresenta uma série de riscos em sua utilização (em forma de gás ou hipoclorito de sódio), que sendo mal utilizado, pode in-fluenciar a qualidade do produto e integridade dos materiais. Existe também a possibilidade de se uti-lizar processos baseados em ele-trólise de sal de cozinha (NaCl), os quais pretensamente dão um fim a esta problemática e apesar disso trazem excelentes resultados de desinfecção.

Antes de optar por um ou ou-tro processo de desinfecção de água, devemos comparar os mé-todos e as aplicações, onde de-vemos observar entre outros, as características do processo onde a água desinfetada irá ser utilizada, a qualidade da água e o processo de desinfecção.

Na utilização para consumo humano, deve-se verificar a sua conformidade de utilização com a Legislação de Água Potável.

Em fábricas de bebidas é de vital importância eliminar os microrganismosque representem potencial de perigo para a água, ar e produto, em uma condição em que

não podem se reproduzir ou apenas se reproduzir até uma extensão admissível.

Descoberta

A descoberta da radiação UV surgiu rapidamente a partir das primeiras experiências com o es-curecimento de sais de prata à luz do sol. Em 1801 o físico alemão Johann Wilhelm Ritter observou que os raios um pouco além do extremo violeta do espectro visí-vel eram incrivelmente eficazes no escurecimento do papel de cloreto de prata. Ele chamou os raios de “raios de-oxidantes” para enfatizar a sua ação química e distingui-los dos “raios de calor” infravermelhos na outra ponta do espectro.

Até o século 19, a radiação UV era chamada de “radiação quími-ca”. Hoje em dia, no entanto, são utilizados apenas os nomes de “ra-diação infravermelha” e “radiação ultravioleta” para caracterizar os dois tipos diferentes de radiação.

No início do século 20 foram descobertos os efeitos curativos da radiação UV artificial. Assim, o médico austríaco Gustav Kaiser (1871-1954), que tinha se ocu-pado em Würzburg com estudos eletro-terapêuticos, relatou em fevereiro 1902, na Assembléia Ge-ral da Sociedade Médica de Viena, uma auto-experiência com uma lâmpada UV, com cuja ajuda ele alcançou a cura de uma ferida que não se cicatrizava.

Uma paciente tuberculosa em estado crítico, de acordo com o relatório existente, teria se cura-do em 4 semanas, usando a “luz azul”. Encorajado por estes suces-sos, Kaiser estendeu seus experi-mentos com uma lente côncava às doenças de pele, onde também alcançou resultados muito favo-

ráveis. Ele chegou à conclusão de que a radiação UV possuía ação germicida.

Radiação UV

Como único método de desin-fecção físico, a radiação ultravio-leta alcançou importância para a desinfecção de água. O efeito é particularmente da radiação de comprimento de onda de 254 nm (radiação UVC). Essa é particular-mente absorvida pelo DNA das bactérias, que se manifesta pela formação de dímero na timidina, a base do DNA.

Danos pela radiação ultravioleta

Porém os microrganismos mos-tram diferentes sensibilidades. As potências de radiação necessárias podem perfeitamente se diferen-ciar pelo fator 20.

Na desinfecção por UV, são utilizadas em princípio duas dife-rentes versões de emissores de descarga de gás: emissores de média e baixa pressão. Eles se di-ferenciam claramente tanto nas suas características elétricas e físi-

Artigo

I.B. Ed. no 59 - 201122

Os fótons de UV danificam o DNA (este é o mecanismo para os danos diretos do DNA)

cas, como também no tipo do es-pectro emitido e o rendimento do UVC. Esse diminui continuamente com o aumento das horas de uso da lâmpada.

As substâncias dissolvidas pre-sentes na água (transportadas na água a ser desinfetada) influen-ciam a desinfecção por UV e por isso devem ser levadas em consi-deração, quando do dimensiona-mento de um sistema de desinfec-ção por UV.

A transmissão por UV é uma medida para a permeabilidade da água para a radiação UV. Em águas naturais ela é determinada na maioria das vezes pelo teor de substâncias húmicas, substâncias turvadoras, ferro e manganês, as-sim como nitrato.

Como a absorção das substân-cias acima citadas depende forte-mente do comprimento de onda - e na faixa de UV é especialmente elevada - uma reduzida coloração

da água não significa, quando me-dida em 436 nm, necessariamente uma elevada transmissão de UV em 254 nm.

A indicação da transmissão da UV ocorre normalmente em % / 1 cm, e hoje é freqüentemente in-dicado também o Coeficiente de Atenuação Espectral (CAE) em 254 nm, o CAE 254.

Sistemas de UV foram compro-vados muitas vezes para a desin-fecção da água, mas não são apro-priados para a proteção de redes e para o combate de biofilmes, já que ele não pode ser alcançado pela radiação UV.

Vantagens da desinfecção por ul-travioleta:

- Não há adição de produtos químicos à água- Não há a formação de substâncias indesejáveis na água- Não há influência para o gosto e

sabor da água desinfetada- Não há necessidade de se armazenar e manusear produtos químicos - Sistemas amigáveis para o usuário- É necessária pouca manutenção- Tecnologia segura e confiável- Baixos custos de aquisição e operacionais

Serviço:Matthias R. ReinoldMestre cervejeiro – Diplom Brau-meisterwww.cervesia.com.br

Referências:1.Comparativo de métodos de desinfecção atuais para água potável e de processo. Dr. Eng. Uwe Behmel. Trabalho apresentado no Seminário Cervejeiro VLB, em Köln – Alemanha - 2008. 2.Ultraviolletstrahlung. Wikipedia.

Alterar

I.B. Ed. no 60 - 201124

VonpAr bEbidAs mAis dE 60 AnosdE históriA E trAdição

As fábricas da Vonpar estão entre as melhores do país. No ranking do Sistema Coca-Cola, a unidade de Porto Alegre está em primeiro lugar. A da cidade de Antônio Carlos ficou em segundo e Santo Ângelo, em quarto. Isso é um reflexo da eficiência e modernidade das instalações da companhia, aliadas à preocupação em ser uma empresa verde.

POR Bruno Almeida

Também em relação ao ano passado, a categoria de refrigerantes foi um dos maiores destaques, com alta de 10,3%. A Coca-Cola tradicional garantiu 11,4% e Coca-Cola Zero, 18,8%. As apostas da companhia,

Sr. Luiz Fernando Mattos Diretor de Marketinge Desenvolvimento de Negócios da Vonpar Bebidas

Hoje, a companhia tem participação de 10% do volume total de vendas no país. Entre 2000 e 2010, obteve uma evolução significativa na participação do mercado, indo de 46,2% para 60,3%, segundo pesquisa AC Nielsen.

“ “

Entrevista

Fale um pouco sobre a sua trajetória profissional Me formei em Publicidade e Propaganda pela Faculdade

Helio Alonso, no Rio de Janeiro, e tenho pós-graduação em Ma-rketing pela ESPM, também do Rio. Fiz especialização em Gestão Empresarial, pela Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte.

Por 16 anos, atuei no mercado de consumo e durante cin-co anos em agências de publicidade. Tive passagens por em-presas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambu-co, Paraná e Rio Grande do Sul.

Há cinco anos atuo na Vonpar como diretor de Marketing e Desenvolvimento de Negócios, sendo responsável pelas áreas de Marcas, Trade-Marketing e Planejamento de Mercado.

Junto com a equipe de Marketing da Vonpar, construímos cases de sucesso, como o lançamento da Coca-Cola Zero e a garrafa azul da Sprite, eventos como a Coca-Cola Vibezone e a edição gaúcha da Cow Parade, que bateu recorde nacional de arrecadação de fundos para instituições filantrópicas. Nosso grande trabalho deste ano foi o naming right do Campeonato Gaúcho, que passou a se chamar Gauchão Coca-Cola.

Fale sobre a trajetória da VonparA Vonpar Bebidas tem mais de 60 anos de história e tradi-

ção. Fundada em 1948 pelos irmãos João Jacob e Arno Von-tobel, a empresa possui três fábricas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina: em Antônio Carlos (SC), Santo Ângelo (RS) e Porto Alegre (RS). Também conta com cinco centros de distribuição, localizadas em Blumenau, Joinville e Chapecó, Farroupilha e Pelotas.

A companhia, que atualmente é a quarta maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil, começou fabricando doces e fazendo a distribuição de refrigerantes locais. Em 1956, pas-sou a produzir refrigerante sabor laranja e distribuir Coca-Co-la. Nos anos 60, a Vonpar começou a distribuir exclusivamen-te os produtos do portfólio Coca-Cola.

24

Fanta e Sprite, também impulsionaram o crescimento nas vendas. O primeiro registrou aumento de 13,1%, enquanto o segundo, 21,1%.

No segmento de cervejas, o volume de vendas su-biu 13,6% na comparação com 2009. Em não-carbona-tados, o resultado foi 47,3% superior, sendo a catego-ria de sucos a principal responsável pelo crescimento, com aumento de 57% em volume de vendas. A melhor performance foi da marca Del Valle Mais, que cresceu 75,6% versus 2009. Entre os energéticos a alta foi de 48% e entre os produtos de baixa caloria, 63%.

Faça uma análise do mercado nacional de bebidasO segmento de bebidas é um mercado extrema-

mente aquecido e cresce a cada dia no Brasil. Só em 2010, foram consumidos mais de 9 milhões de litros de produtos do portfólio Coca-Cola no país.

De acordo com uma pesquisa publicada em 2010 pela Associação Brasileira de Indústria de Refrige-rantes (ABIR), o país possui mais de 1 milhão de pontos de venda regis-trados e estima-se que existam 420 mil lojas formais e informais.

Outro dado interessante do le-vantamento da ABIR é que na última década, os consumidores procuram novidades e diversificação. O resul-tado dessa mudança foi refletido no crescimento de vendas de água en-garrafada, refrescos e néctares na última década. Para atender essa demanda, a Vonpar diversificou o portfólio, sempre apresentando no-vas opções de embalagens, preços e sabores de sucos, chás, isotônicos e hidrotônicos. Em Julho deste ano, tivemos o lançamento da água Crys-tal em Santa Catarina e atualmente estamos trabalhando no lançamen-to de Limão&Nada, um suco da Fa-mília Del Valle sem conservantes.

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a Vonpar Bebidas é líder absoluta no mercado de re-frigerantes. De acordo com dados consolidados de 2010 da Nielsen, a companhia registrou 62,1% de par-ticipação no mercado catarinense e 60,3%, no gaúcho.

Fale sobre os diferenciais das fábri-cas da Vonpar

As fábricas da Vonpar estão en-tre as melhores do país. No ranking

do Sistema Coca-Cola, a unidade de Porto Alegre está em primeiro lugar. Antônio Carlos ficou em segundo e Santo Ângelo, em quarto. Isso é um reflexo da eficiência e modernidade das instalações da companhia, alia-das à preocupação em ser uma em-presa verde.

Pensando em reduzir a emissão de resíduos sólidos e de CO2 no meio ambiente, a Vonpar Bebidas foi a primeira na América Latina a adotar a garrafa verde PlantBottle, em abril de 2010. A embalagem é composta por até 30% de resina de cana-de-açúcar. Com isso, em um período de 12 meses, a empresa deixou de lançar 306,3 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente a 650 viagens de Porto a Alegre a São Paulo com um carro popular.

Outra medida sustentável toma-da pela empresa foi a redução da gramatura na produção das emba-lagens, que resultou na economia de 793 toneladas de resina plástica em 2010. Para este ano, a expec-tativa é dobrar esse número. Além disso, a adoção da minitampa, que tem a altura e o bocal menores que os da embalagem padrão, diminuiu o consumo da resina derivada de petróleo. Em 2010, a empresa eco-nomizou mais de 38 toneladas de resina plástica com esta mudança.

Estamos trabalhando para inau-gurar uma nova linha de garrafas PET, que vai proporcionar uma eco-nomia de até 30% de energia e de 4 mil metros cúbicos de água por mês em relação aos modelos atuais. A redução é possível porque, no novo processo, o equipamento funciona em bloco, com sopro e enchimento juntos, evitando que a embalagem entre em contato com o ambiente externo. E, na linha de latas, está em funcionamento a tecnologia de higienização com ar ionizado, sem utilização de água e com baixo con-sumo de energia. Com isso, deixam de ser gastos 30 mil litros de água/dia.

Como você analisa o ano de 2011 para Vonpar

O ano 2011 está sendo um exce-lente para a Vonpar Bebidas. Prova

Luiz

Fern

ando

Matt

os

disso, são os lançamentos de novos produtos, como Matte Leão pronto para beber nos sabores tradicional e limão, água Crystal e o isotônico Powerade em Santa Catarina. No segmento de sucos, foi lançado o Limão&Nada, uma bebida da famí-lia Del Valle, sem conservantes.

Outro destaque do ano foi o futebol. Sempre foi um dos pilares mais importantes para a Coca-Cola e a Vonpar, e sua importância vem crescendo a cada ano. A marca pro-cura sempre investir no esporte e participar das grandes conquistas do torcedor brasileiro. Por isso, a Coca-Cola é parceira da Fifa desde 1950, e, desde 1974, é patrocina-dora oficial da Copa do Mundo. No Rio Grande do Sul, a Vonpar é fornecedora exclusiva de produtos Coca-Cola nos estádios do Grêmio e Internacional.

No Marketing, a plataforma do futebol recebeu importantes inves-timentos para a realização da Copa Coca-Cola e o naming right do Cam-

peonato Gaúcho, que a partir deste ano, passou a se chamar Gauchão Coca-Cola.

Esta foi a primeira vez que um grande patrocinador deu nome ao Campeonato Gaúcho. Com isso, a Coca-Cola esteve presente nas 134 partidas do Campeonato Gaúcho 2011, um dos quatro maiores e mais competitivos do país. O que permitiu também muitas promo-ções para os torcedores e as ações nos estádios.

Também neste ano, tivemos o lançamento do maior campeona-to de futebol para adolescentes do País: a Copa Coca-Cola. O torneio, disputado em 27 cidades, reuniu mais de 10 mil atletas, distribuídos em 564 equipes masculinas e fe-mininas. Na região de atuação da Vonpar Bebidas, a disputa aconte-ceu em Porto Alegre, Novo Hambur-go e Caxias do Sul.

Mais do que uma competição, a Copa Coca-Cola é uma celebração das torcidas e da comunidade. No

entorno dos campos, o público pôde participar de atividades de lazer, brincadeiras, oficinas de reciclagem e conferir apresentações musicais da comunidade. A Coca-Cola Brasil, em parceria com a Vonpar, realizou ainda benfeitorias nos campos sele-cionados, como por exemplo, pintu-ra, construção de vestiários e insta-lação de bancos de reserva.

Agora em novembro, os campe-ões regionais partem para São Pau-lo, onde participaram da preliminar nacional. Temos representantes masculinos de todas as cidades par-ticipantes e um time feminino de Porto Alegre. Da fase preliminar, saem os finalistas que vão para o Rio de Janeiro para disputar o título nacional da Copa Coca-Cola.

Quais são as perspectivas de cresci-mentos da Vonpar para 2012?

Em 2012, vamos manter o foco na ativação de pontos de venda, por meio de ações que aumentem o flu-xo de pessoas nos estabelecimen-

Entrevista

tos. A plataforma de embalagens retornáveis, tanto as de vidro como a REF PET, também receberá aten-ção especial.

A Vonpar Bebidas vai seguir com ações para consolidar o portfólio e trará novidades em categoria de produtos não-carbonatados para o próximo ano.

Quais são os projetos da empresa para 2012, no que tange aos inves-timentos?

Estamos trabalhando na amplia-ção da fábrica de Porto Alegre, com um incremento de 60% em sua ca-pacidade de produção. A inaugura-ção de uma nova linha de produção de PET vai permitir que a unidade passe a fabricar 92 mil garrafas/hora em relação as 55 mil atuais.

As obras incluem construção dos prédios para abrigar as áreas de depósitos, produção e utilida-des. Desta forma, a planta industrial da capital gaúcha estará preparada para futuras linhas que devem ser

implantadas até 2023. A ampliação está em acordo com um cenário de alto crescimento nas vendas da Vonpar Bebidas, superior à média nacional.

Ao longo de 2011, a empresa in-vestiu nas áreas de Tecnologia da In-formação, frotas, processos indus-triais, comercial e treinamento. No marketing, grande parte da verba foi destinada a plataforma futebol com a realização de eventos como a Copa Coca-Cola e o Gauchão Coca--Cola. O atendimento diferenciado - com promoções e ativações es-peciais nos pontos de venda – está sempre no foco de investimento. A integração dos setores de atendi-mento, logística, vendas, marketing e trade contribuem para o sucesso da empresa no mercado.

O aumento no poder aquisitivo tem elevado o consumo dos produ-tos Vonpar?

De maneira geral, o consumo dos produtos aumentou. Não só por

conta do aumento do poder aquisi-tivo dos consumidores, mas porque a Vonpar Bebidas flexibilizou o por-tfólio, agregando novos produtos e embalagens econômicas para aten-der todas as categorias e ocasiões de consumo.

Um exemplo dessas novas op-ções para os consumidores é a ado-ção de embalagens retornáveis. Tanto no Rio Grande do Sul como em Santa Catarina, a Vonpar lançou embalagens familiares (1l e 2l) de vidro e plástico resistente. As em-balagens, sustentáveis, promovem o desenvolvimento sustentável, a preservação dos recursos naturais e o consumo consciente. Além dis-so, também representam economia para os consumidores, já que o cas-co vazio é trocado por outro cheio. naturais e o consumo consciente. Além disso, também representam economia para os consumidores, já que o casco vazio é trocado por ou-tro cheio.

Quais são os trabalhos que a Vonpar executa para proteção ao meio ambiente?

Há 18 anos consecutivos, a Co-ca-Cola Brasil e a Vonpar participam do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias. A ação, que acontece no mundo inteiro, tem o objetivo de promover a conscientização e me-lhorar a qualidade ambiental. Neste ano, a iniciativa reuniu 65 voluntá-rios em Santo Ângelo (RS), Porto Alegre (RS) e Antônio Carlos (SC).

No Arroio Cavalhada, em Porto Alegre, a equipe recolheu 154 kg de resíduos. Além de materiais plás-ticos, também foram encontrados pneus e lixo não-reciclável que foi encaminhado para o aterro sanitá-rio. Já na cidade de Santo Ângelo, foram retirados mais de 700 kg de material do Arroio São João. Em ge-ral, foram recolhidos resíduos plás-ticos, papelões e metais. Durante a ação, também foram encontrados três sofás e telas de amianto. A equipe de colaboradores da Vonpar

recolheu cerca de256kg de resíduos em Antônio Carlos (SC).

Além da ação, a empresa toma medidas sustentáveis dentro da fá-brica ao adotar o uso da PlantBottle e da minitampa, reduzir da grama-tura das embalagens e a instalar a nova linha PET, representando uma economia de 30 mil litros de água/dia e redução do consumo de ener-gia elétrica.

Quantos empregos diretos e indire-tos são gerados pela Vonpar?

Fechamos o ano passado, com a Vonpar Bebidas gerando 3.512 em-pregos diretos.

Deixe um recado para toda a ca-deia produtiva de bebidas, desde os fornecedores até os fabricantes e distribuidores.

A Vonpar Bebidas tem um com-promisso a zelar com desenvolvi-mento da cadeia produtiva e do mercado de refrigerantes. Por isso, estamos sempre em busca de solu-ções para atender às necessidades

Entrevista

dos mais de 14 milhões de consu-midores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Além de oferecer produtos de qualidade, nos preocupamos com o desenvolvimento sustentável, le-vando em conta todos os processos, desde a fabricação até o descarte de embalagens. Essas medidas fa-zem parte da Visão 2020 da Coca--Cola Brasil, que possui metas ar-rojadas para a economia de água, uso e reciclagem de embalagens e diminuição da emissão de carbono. Ainda neste pacote de metas estão: o incentivo a hábitos saudáveis e a criação de uma cultura de trabalho positiva e saudável para nossos co-laboradores.

Serviço:Sr. Luiz Fernando Mattos, diretor de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Vonpar Bebidas www.vonpar.com.br

Alterar

I.B. Ed. no 60 - 201130

todA tAmpAtEm o sEu bocAlCom início de suas atividades em 2001, a Dóni-Tec se destacapela fabricação de bocais arrolhadores e insertos antiderrapantespara máquinas envasadoras

POR RedaçãoEmpresa

30

A Dóni-tec é uma empresa de pequeno porte que iniciou suas atividades no começo do ano de 2001. A empresa sempre traba-lhou na área de peças de reposição para as linhas de envase, atuando hoje com as peças denominadas bocais arrolhadores para tampas plásticas, insertos antiderrapan-tes para garrafas plásticas, rolete recravador para latas e bocal re-cravador para tampas metálicas (garrafas de vidro).

Segundo Daniel Peres Filho, di-retor técnico da Dóni-Tec, os bo-cais arrolhadores e insertos anti-derrapantes fabricados são cópias fiéis dos originais das máquinas de envase, e muitas vezes adaptações são feitas a fim de buscar a melho-ria no processo de fechamento dos frascos e garrafas. A Dóni-tec se destaca por obter uma ótima aceitação no mercado, produzin-do suas peças com durabilidade igual ou superior às originais, po-rém com um diferencial importan-te: seu preço é inferior em relação a essas peças.

Para a Dóni-Tec, o mercado de bebidas é o principal público-alvo da empresa e, portanto, Daniel destaca que nas conversões de linha de tampa alta 28mm para tampa short 1881, esse mercado exige uma troca maior das pe-ças de arrolhamento e com um prazo de entrega muito curto. Trabalhando em parceria com as indústrias envasadoras é possível propiciar crescimento em uma ve-locidade maior para ambos, forne-cedor e envasador, explica Daniel.

Em parceria com fabricantes de tampas que hoje são mais de 12 (doze), entre eles CSI, América Tampas, Berry (Rexam), Bericap, Videolar e Aro, a Dóni-tec fornece os bocais e demais peças de repo-sição principalmente para as in-dústrias de refrigerante e água mi-neral, porém a empresa também atua em diversos outros setores como: farmacêuticas, químicas, petroquímicas, produtos sanitá-rios, entre outros. Pode-se dizer que onde há uma tampa plástica com rosca, a Dóni-tec está presen-te no sistema de fechamento.

Para Daniel, o ano de 2011 foi muito satisfatório para a empre-sa, pois foi neste ano que grandes envasadoras migraram definitiva-mente para as tampas short1881 e houve uma demanda muito grande por bocais para esse tipo de tampa, ao mesmo tempo em que se firmou parceria com novas empresas de tampas que surgiram no mercado e já tem seu destaque como Videolar, Injecap e Aptar, além de continuar o fornecimento de peças para grandes empresas como Ambev, Coca-Cola, Dolly, Minalba, Convenção entre outras.

Para 2012, a Dóni-tec quer ex-pandir sua produção em 50%, ze-lando sempre pela qualidade de suas peças que passam por um rí-gido controle e mantendo o mes-mo prazo de entrega em tempo satisfatório para os clientes, afir-ma Daniel.

Serviço:www.bocais.com.br

I.B. Ed. no 60 - 2011 31