revista imoveis e cia - julho 2012

52
Mais conteúdo em qualquer lugar

Upload: revista-imoveis-cia

Post on 07-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista Imoveis e cia - Julho 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

1

Mais conteúdoem qualquer lugar

Page 2: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

2

Page 3: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

3

Page 4: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

4

Edgar Ueda - Diretor [email protected]

Revista mensal sobre mercado de imóveis

Editorial

Diretor GeralMarketing - Planejamento - EstratégiaEdgar [email protected]

Jornalista ResponsávelFátima Fernandes - MTb 57176/[email protected]

Edição e RevisãoCom Texto e CiaMTb 15615/SP

Design e DiagramaçãoMondeluz - Design & Performance

Direção de ArteDiego [email protected]

Gestão FinanceiraMichele Goto

Publicidade e MarketingEdgar [email protected] Relacionamento & pós-vendaConsuelita [email protected]

Assessoria Jurídica Dra. Fátima da Silva BarrosOAB/SP [email protected]

Executivos de VendaCláudio [email protected]

Esther [email protected]

AuditoriaASPR Auditoria - www.aspr.com.br

Colaboradores nesta ediçãoMárcio Borba - CRECI J23699Nilse Bernal - MTb 66145/SP

Tiragem 10.000 exemplaresPeriodicidade MensalImpressão Silvamarts

Anuncie:11- 4594-3057

Expediente

Julho - 2012

Vivenciamos metade do ano. Seis meses se passaram. Convido você a me acompanhar numa breve reflexão sobre aquilo que foi pensado, feito e concretizado nesse tempo. Realizamos tarefas todos os dias, mas,

apenas algumas delas proporcionam satisfação e sensação de missão cumprida. Atentemo-nos ao tempo. Mais seis meses e o ano termina. Faltaram

realizações? Os dias voaram e quase nada foi feito? Então, vale um “pit stop” para repensar estratégias, definir metas possíveis e arregaçar as mangas.

Talvez muitos não gostem de frases de efeito. Particularmente, eu gosto e acho que algumas são verdadeiros mantras que nos inspiram em momentos assim, de avaliação e retomada.

Compartilho com você minhas frases preferidas e espero que o ajudem, como me ajudam:

“Se você faz o que sempre fez, você obterá o que você sempre obteve.” (Anthony Robbins)

“Realização parece estar conectada com ação. Homens e mulheres de sucesso mantêm-se em movimento. Eles cometem erros, mas não param.” (Conrad Hilton)

“Devíamos ser ensinados a não esperar por inspiração para começar algo. Ação sempre gera inspiração. Inspiração raramente gera ação.” (Frank Tibolt)

Agora, vire as páginas desta edição, pensada para inspirá-lo ainda mais. Aqui você encontra informações que, sem dúvida, aumentarão o seu conhecimento e sua percepção sobre diversos assuntos nas seções Informe-se, Sustentabilidade, Negócios Imobiliários, Decoração, Dicas Domésticas, dentre outras. Também mergulhe em textos para relaxar e viajar numa boa leitura sobre férias, em uma parábola e uma crônica, além de conhecer um livro interessante que poderá trazer novas questões e ideias para você.

Depois, não se esqueça de sinalizar, na sua agenda, o grande evento que acontecerá nos dias 4 e 5 de agosto e entrará para a história de Itatiba, como um marco de inovação. A primeira ExpoNegócios será aberta ao público em geral e você é nosso convidado especial. Com certeza, na Expo, encontrará o que estava precisando. Além de mais de 70 expositores, que oferecerão produtos e serviços de qualidade, você poderá participar gratuitamente de palestras, workshops e distrair-se em stand-up comedy e shows musicais. Sua família também será muito bem-vinda! Preparamos um playground para as crianças e uma praça de alimentação completa.

Confira a programação nas próximas páginas. Participe! Porque, juntos, caminharemos com Itatiba para o progresso sustentável, com qualidade de vida, e faremos desta cidade um lugar ainda melhor para viver e trabalhar!

Juntos fazemos melhor!

EXPONEGÓCIOS!

E-mail: [email protected] Rua Doutor Jorge Tibiriça, 551º andar - Salas 29/30Centro - Itatiba - SP

Distribuição Gratuíta:Itatiba, Louveira, Morungaba.Locais:Condomínios, Comércios, Panfletagem e Mala direta.

Seções

14 22

16

34

69

1012141618222426323436374244

Feedback

Negócios Imobiliários

Decoração

Dicas Domésticas

Dica de leitura e Para pensar

Mulher

Informe-se

Tecnologia e construção

Contos, crônicas & causos

Prevenção

Especial

Perfil profissional

Entrevista

Sustentabilidade

Mural

Informe-se

Depoimentos dos anunciantes

Metro quadrado: valor menor no interior do estado

Papel de parede: um visual moderno e atual

Aqueça o inverno com conforto e bom gosto

Maternidade X Trabalho: um desafio que vale

encarar

O “dicionário” do segmento imobiliário

Sistema de construção inovador e sustentável

Por um copo cheio

Casa + segura

Férias: de malas prontas para o sossego

O propósito de atingir metas

Líder premium:você pode ser um

Rio+20 e a agricultura familiar

Depoimento dos leitores

Segurança em condomínios: todo cuidado é pouco

Grupo Ueda & GotoRevista Imóveis & Cia

Os conceitos emitidos nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião da revista Imóveis & Cia. O conteúdo dos anúncios aqui publicados são de total responsabilidade dos anunciantes. É proibida a reprodução de textos, fotos e ilustrações sem a prévia autorização desta revista.

Informa:

Page 5: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

5

Page 6: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

6

O sucesso que se vê a cada edição

Você tem sugestões? Críticas? Quer nos contar o que acha da revista Imóveis & Cia?

Então, este é o seu espaço, parceiro e anunciante. Nosso objetivo, a cada edição, é fazer uma revista que tenha tudo a ver com você, com o seu negócio. Aproveitamos, também, para agradecer os elogios e as ideias que chegam à redação. É nessa troca de experiências que, juntos, vamos traçar um novo cenário, repleto de bons produtos e ótimos serviços.

“A revista Imóveis & Cia pro-

porciona aos anunciantes infor-

mação e uma forma inteligente

de expor produtos, serviços e

afins.” Pelé, Proprietário do Espetinhos Tche

Itatiba, SP

“Quero agradecer à equipe da Revista Imóveis & Cia, pela atenção e compre-ensão que teve com nossa Empresa. A nossa propaganda apareceu e, graças primeiramente a DEUS, e segundo ao sucesso da Imóveis & Cia, trouxe ótimos resultados. As portas que esta-vam fechadas, hoje estão se abrindo a cada dia. E com isso, podemos mos-trar nosso trabalho com honestidade à população de Itatiba e região. Estamos trabalhando com sinceridade e preço justo e creio que DEUS nos honrará a cada dia. Continuaremos com a publi-cação na Revista Imóveis & Cia devido ao seu sucesso e ao bom resultado que essa equipe nos traz.”Ewerton Alves Ramalho e Mariana Squetin Matteuzzo Ramalho, Proprietários da Ramalho Impermeabilização e Pintura, Itatiba, SP

“Um grande veículo de

comunicação que vem crescendo

junto com a cidade de Itatiba.

Desejo muito sucesso a todos!”

Marcelo Fernandes, Proprietário do Auto

Posto Calopsyta, Itatiba, SP

“A StampTex/StudioStamp acredita no sucesso da revista Imóveis & Cia. Por esta razão é que iniciamos nossa parceria.”Léo Sesti, Diretor da empresa Studio Stamp, Itatiba, SP

FeedBack

Page 7: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

7

Page 8: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

8

Page 9: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

9

Ela trabalhava naquele lugar há quase dez anos. Sabia de cor e salteado qualquer coisa sobre a empresa e também as

reações da chefia, dos colegas, dos prestadores de serviços. Era tudo tão claro e certo que... ela cansou.

Cansou de não ter de pensar ou se esforçar para conquistar algum desafio. Aliás, quase nem tinha desafio. A rotina era corrida, mas tão previsível que chegava a chateá-la.

Até pensou em agitar por conta própria – levar ideias novas para mudar processos. Mas, se deu conta de que só ela estava com disposição para mudar.

Pensou, então, que talvez merecesse ganhar mais, ser promovida, ter outros benefícios, já que há quase uma década tudo estava no mesmo patamar – tirando os reajustes anuais promovidos pelo dissídio.

Elaborou uma proposta modesta, mas que, de alguma forma, a faria ir um pouco além e, provavelmente, daria um “gás” à sua disposição em permanecer na empresa. Mas a chefia nem a deixou expor suas ideias. Já adiantou que abrir qualquer coisa para ela era despertar desejos em outros. Não dava.

Então, naquele dia, ela resolveu sair mais cedo e foi para um parque, no meio da cidade, pensar. Olhou as pessoas caminhando ou correndo, outras lendo à beira do lago, outras simplesmente não fazendo nada. Só curtindo a paz e o sossego.

Foi quando se deu conta de que seu dia a dia se resumia ao ir e vir do trabalho. E, em muitos finais de semana, tinha de fazer um extra para dar conta de tantos afazeres que, nas dez horas de jornada diária, não cabiam.

Olhou para a água do lago e se viu refletida nela, cansada, envelhecida e triste. Foram dez anos de dedicação total para ouvir que qualquer mudança não caberia, porque podia suscitar o desejo de outros. Como ela poderia continuar aceitando essa mesmice sem desafios, sem surpresas, sem crescimento, só para não cutucar os outros e fazê-los também se repensarem?

Concluiu, enfim, que seu copo – aquele que todos têm nesta vida – estava quase vazio. E que ela tinha muito – mas, muito mesmo – com que preenchê-lo. Só que, naquela empresa, com os limites impostos, ela jamais se preencheria, jamais encheria seu copo, nem fortaleceria sua alma. Cansou da mediocridade, do pouco, da escassez.

No dia seguinte, falou com a chefia sobre seu desânimo, de saber que podia dar e receber mais. Que estava mesmo jogando a toalha. E pediu demissão.

A chefia, tão acostumada com a passividade de seus colaboradores, quase caiu da cadeira. E respondeu que ela devia pensar com calma (e ela sabia que a reação da chefia tinha a ver com sua dedicação extrema nesses dez anos, como a tal ‘pau pra toda obra’ com baixo custo e alta eficiência. Ia ser difícil conseguir outra para seu lugar nesses mesmos termos). Ela agradeceu o conselho, mas não voltou atrás.

A chefia, bastante incomodada, falou que era uma pena porque, em poucas semanas, ela seria promovida e receberia um bom aumento. E foi com essa fala que ela teve a certeza irrevogável de que estava fazendo a coisa certa. Levantou-se, e apenas balbuciou: ‘Agora, Inês é morta’. Saiu orgulhosa de si, fechou a porta e foi ser feliz.

Contos, crônicas & causos

Mariângela de Almeida - Jornalista, editora e redatora.

Para ler, relaxar e curtir...

Por um copo cheio

Page 10: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

10

Historicamente, recebemos em Itatiba muitos moradores da cidade de São Paulo que, na maioria das vezes, estão

em busca de um lugar mais tranquilo para mo-rar, com mais espaço e conforto, muito verde, priorizando o contato com a natureza e a qua-lidade de vida.

A realidade difícil na grande metrópole leva o paulistano a acreditar que não é possível ter tudo isso vivendo naquela cidade. Por isso, um grande número de pessoas afirma que se mu-daria se tivesse a oportunidade de viver com qualidade e, ainda, conseguir um bom emprego.

Nessa busca, alguns acabam encontrando imóveis no interior com valores bem atrativos, inferiores aos praticados na cidade de São Pau-lo. Alguns municípios ficam próximos e, muitas vezes, dependendo do local de trabalho, chega--se mais rápido saindo da cidade do interior do que entre pontos extremos da grande capital.

Atualmente, um apartamento de 90 m² a 100 m², em bairros como Butantã, Pinheiros, Cidade Jardim, Mooca, custa em média R$ 500 mil reais. Em Itatiba, há opções de casas em condomínios fechados, com toda infraestrutura e lazer completo, além de segurança, de 125 m² a 200 m² construídos, em valores que vão dos R$ 370 mil a R$ 420 mil.

O preço médio do metro quadrado no

Itaim Bibi, bairro bastante procurado em São Paulo, custa R$ 8.060,00 segundo o índice Fipe-Zap, o que leva um apartamento de dois dormi-tórios (de 90 a 120 m²) variar entre R$ 370 mil e R$ 1,85 milhão. Na cidade de Itatiba, comercia-lizamos imóveis em bairros como Nova Itatiba, Morumbi, Santa Filomena, dentre outros bas-tante procurados, com 120 m² a 300 m² de área construída em até R$ 2.500,00 o metro quadra-do, dependendo do tipo de acabamento. Na maioria das vezes, os parâmetros variam para menos, chegando com facilidade a R$ 1.400,00 o metro quadrado construído, fixando valores de casas de R$ 240 mil a R$ 600 mil em bairros abertos, considerados tradicionais na cidade.

Para adquirir um imóvel é preciso levar em consideração vários fatores que variam de acor-do com cada família. Algumas priorizam o lo-cal, outras o tipo ou estilo do imóvel. Há as que escolhem pela quantidade de dormitórios, mas, todos sabem que o que rege os valores dos imó-veis são a demanda e a lei da oferta e procura.

Outro fator determinante para a mudança de cidade está ligado ao período de vida. No primeiro momento, aqueles em formação ou ascensão profissional não medem esforços nem sacrifícios para conquistar seus objetivos, man-tendo-se nas grandes cidades. Numa segunda etapa da vida, depois que os objetivos e metas

são alcançados, a prioridade passa a ser a qua-lidade de vida, o que leva à procura por imóvel fora das grandes cidades. E essa procura ajuda a valorizar o imóvel no interior, mesmo que ain-da bem menos do que a valorização e procura por imóveis na cidade de São Paulo, onde estão concentrados as grandes empresas nacionais, as multinacionais, as sedes dos bancos, os grandes escritórios de advocacia, de arquitetura, as cons-trutoras, dentre outros ramos e expertises.

Por isso, caro, leitor, se você é da cidade de São Paulo ou tem amigos e familiares que lá vivem, mas buscam uma vida melhor e tranqui-la, venha a Itatiba conhecer as tantas opções. É uma diversidade de ‘pros’ que fazem diferença e eliminam quaisquer ‘contras’.N

EGÓ

CIO

S IM

OBI

LIÁ

RIO

S

Metro quadrado: valor menor no interior do Estado

Márcio Borba Psicólogo e diretor de negócios imobiliários da Issho Imóveis

Foto

: ww

w.im

ovel

com

pra.

com

.br

Page 11: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

11

Page 12: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

12

Casa + Segura

Nas últimas edições, a revista Imóveis & Cia publicou informações da cartilha Casa + Segura, produzida pela Asso-

ciação Médica Brasileira (AMB). Nesta edição, dando continuidade à proposta de ajudá-lo a ga-rantir o seu bem-estar e de sua família, vamos mostrar como prevenir-se de incidentes em vá-rios ambientes da casa. Confira!

No banheiro• Não deixe a tampa do vaso sanitário aberta.• Nunca deixe água na banheira.• Retire secadores e lâminas de barbear de cima

da pia.• Desligue sempre os equipamentos depois de

usá-los e guarde-os em lugar seguro.• Confira se está tudo ok com a instalação do

chuveiro e se for fazê-la sozinho, tome muito cuidado.

• Insira uma película protetora no box de vidro ou troque-o por uma cortina.

• Não deixe cadeira ou banquinho no banheiro.• Instale fechadura com chave de emergência

para abrir o banheiro em caso de acidente.• Guardar todos os produtos tóxicos (cosméti-

cos, limpadores bucais líquidos, medicamen-tos) nos recipientes originais, em armários trancados.

• Vigie as crianças no banho.• Não use piso escorregadio, dando preferência

a materiais antiderrapantes.• Tenha muito cuidado ao preparar o banho de

bebês, especialmente com a temperatura da água, já que não é incomum queimadura.

Na sala e na varanda• Fixar tapete no chão ou retirá-lo.• Evitar mesas de centro, principalmente quan-

do as bordas são pontiagudas.• Não deixar objetos espalhados.• Guardar garrafas de bebidas em prateleira alta.• Fixar bem a televisão ou manter em móvel

alto.• Nunca deixar o sofá embaixo da janela.• Não manter móveis perto do peitoril da va-

randa.• Instalar rede/grade de proteção nas janelas.• Escolher com cuidado enfeites e plantas de-

corativas.• Verificar a estabilidade e nivelamento de mó-

veis periodicamente.• Nunca ligar mais de um equipamento eletrô-

nico na mesma tomada.• Evitar a exposição e fácil acesso aos fios.• Manter uma boa iluminação e fácil acessibi-

lidade. • Evitar o uso de velas como iluminação.

Nos corredores e nas escadas• Manter os ambientes bem iluminados quando

houver circulação.• Não deixar objetos pelo caminho.• Evitar tapetes ou fixá-los bem.• Instalar corrimão.• Nivelar os degraus da escada e sinalizá-los nas

pontas.

No jardim e na garagem• Tomar muito cuidado ao manobrar e tirar o

carro.• Guardar equipamentos e ferramentas em local

seguro e de difícil acesso para crianças.• Guardar em local seguro bicicletas, skate, pa-

tins etc.• Tomar cuidado ao usar piscina ou outras for-

mas de lazer com água.• Não acumular objetos antigos e fora de uso.• Garantir que churrascos sejam feitos na parte

externa da casa, utilizando modelos seguros de churrasqueiras.

Deixe em lugar visível, os números dos telefones do SAMU (192), dos Bombeiros de Itatiba e re-gião (4524-1212) e da Polícia Militar (190). Fonte: Comissão de Prevenção de Acidentes Domésticos da Associação Médica Brasileira www.casamaissegura.com.br

Foto

: http

://w

ww

.por

talm

s.co

m.b

r/

PREV

ENÇ

ÃO

Page 13: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

13

PAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORES

Fone 4538 6088 45344962

www.innovapaisagismo.com.bre mail: [email protected] Avenida Marechal Castelo Branco 525 B. Engenho

Page 14: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

14

Papel de parede: um visual moderno e atual

Muito conhecido antigamente por ter preços exorbitantes, o papel de parede para a decoração do

ambiente é um hábito mais comum a cada dia. Apresentando diferentes tipologias e um ótimo custo benefício, a instalação de papéis de parede tem sido uma ótima opção no lugar da pintura, tornando o ambiente mais agradável, harmônico e aconchegante.

As tipologias do papel não se baseiam apenas nas cores, mas, também, nas texturas, motivos, acabamentos e complementos, como também no tipo da reprodução (de metal, couro, madeira, dentre outros), trazendo conforto ao ambiente, podendo ser aplicado na sala de estar e lavabo, como, também, na cozinha e área de serviço, com variações adequadas tanto às áreas secas como úmidas.

Comercializado em forma de rolos, que medem aproximadamente 10 m de comprimento por 50 cm de largura, o papel de parede varia de acordo com cada fornecedor. Para calcular o tamanho da área de cobertura, sem grandes perdas, é importante lembrar, por exemplo, de que papéis estampados pedem uma metragem maior para garantir o casamento correto da estampa, quando necessário.

Aplicados com cola à base de água, a regra a ser seguida é a de ter uma área uniforme, sem imperfeições, umidade e pó. E, se necessário, para garantir essa uniformidade da superfície, pode-se passar massa corrida.

Quais são as vantagens do papel de parede?

O papel de parede garante um ambiente inovador e com personalidade. A aplicação é rápida, fácil e limpa, não transmitindo odores para o ambiente e, muitas vezes, saindo mais em conta que a utilização de tinta. A durabilidade varia entre oito e dez anos e a manutenção e a conservação são feitas apenas com a utilização de um pano úmido.

Como escolher o papel de parede

para seu ambiente? Se você já possui uma gama de

mobiliários que compõe o espaço, procure ornar com esses detalhes, harmonizando com a ambientação que deseja formar. Sem medo da mudança, ouse nas cores e texturas, trazendo personalidade para o ambiente. Mas, se ainda tiver receio de como proceder, procure um profissional experiente para auxiliá-lo, visite fornecedores de papel e veja o que mais o agrada, conversando com o profissional e falando de suas preferências.D

ECO

RA

ÇÃ

O

Foto

:ww

w.c

riand

ocom

desi

gn.c

om.b

rFo

to: w

ww

.dic

asgr

atis

nane

t.blo

gspo

t.com

.br/

Jessica BrandemburgoArquiteta e Designer de Interiores

Page 15: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

15

Page 16: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

16

Está mais do que comprovado de que férias são necessárias. Não podem ser desprezadas, muito menos totalmente

vendidas. Os profissionais precisam desse tem-po para recarregar as baterias. Isso é fato!

No entanto, muita gente acha que para sair em férias é preciso fazer algo mirabolante: uma viagem à Patagônia ou quinze dias no deserto do Saara. Lógico que tudo isso é o máximo! Ainda mais quando as economias estão dispo-níveis para as mil e uma noites.

Mas, se as ambições (e condições) são mais modestas – porque talvez outras prioridades estejam na frente – nem por isso é impossível tirar uns dias para relaxar. E não é uma semana ou uma emenda de feriado. O ideal são, sim, os trinta dias. Não dá? Que sejam vinte dias, então. Porque em uma semana a gente não se desliga e permanece plugado nos problemas do trabalho.

Conheço pessoas que, durante as férias, leem os e-mails corporativos, apreciando caipi-rinha com espeto de camarão à beira-mar. Haja indigestão! Por isso mesmo, alguns viciados em trabalho fogem para o Alasca para garantir dis-tanciamento. Mas, não precisa ir tão longe, não.

Férias de inverno, como as de julho, mais curtinhas, podem ser curtidas perto de casa. Aliás, se quer saber, dá para curti-las em casa mesmo.

Você já se deu conta que há meses não vai ao cinema sem correria, filas e gentarada? E quando foi que você leu um livro bacana, de ficção, deitado no sofá enquanto a tarde caia?

E caminhar a pé pela cidade, observando tudo que nela mudou... você fez isso ultima-mente? Há quanto tempo você não perambula pelos shoppings numa segundona às 3 horas da tarde? E a soneca pós o almoço, que você não pode tirar quando está trabalhando?

Por onde andam os filmes que você gravou porque não teve tempo de assisti-los e estão lá, na memória da TV, te esperando para serem apreciados com pipoca e chocolate quente?

Falta de opção não é um problema. O pro-blema é vencer essa máxima de que férias só combinam com viagens longas e distantes. Fé-rias, meu amigo, minha amiga, têm tudo a ver com prazer e disciplina.

Uma dica: aproveite esse tempo para viajar em você mesmo. Realizar suas vontades tão es-quecidas, que ficaram em stand by, esperando apenas uma oportunidade.

Da massagem à limpeza de pele. Do fute-bolzinho ao reencontro com amigos que não vê faz tempo. Faça as malas! Encha-as de coisas que quer fazer por você e ótimas férias!ES

PEC

IAL

Férias: de malas prontas para o sossego

Mariâgela de AlmeidaJornalista

Foto

: ww

w.s

hutte

rsto

ck.c

om

Page 17: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

17

Page 18: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

18

O inverno chegou e o frio já dá as caras em muitas cidades do Brasil. Por isso, cobertor, cama, guloseimas e controle

remoto são elementos indispensáveis para o cair da noite e aos finais de semana. Nessa época do ano, passamos mais tempo no quarto. É impor-tante garantir que sejam momentos bem acon-chegantes. Hora de dar uma atenção especial às roupas de cama que, além do conforto, fazem diferença na decoração.

Você pode optar entre cobertores, mantas e edredons. E escolhê-los ou porque são mais bonitos, mais acessíveis ou, ainda, pelo material com que são confeccionados. Você decide. Mas, nós damos uma dica: é que vários materiais já foram utilizados na fabricação de cobertores, entretanto, o preferido do público, e também de quem os fabrica, é a microfibra, submetida a alguns tratamentos especiais, com proteção antimofo, além de ser antialérgica. Ao mesmo tempo em que cobertores em microfibra são mais leves, pesando menos sobre o corpo, eles também aquecem bastante. Confira aqui outros materiais no mercado:

Mantas de lã merino - A lã é extraída de carneiros da região ibérica. Indicada para crian-ças porque regula a temperatura do corpo do bebê; por isso, pode ser utilizada em dias frios

ou em dias com temperatura mais amena. A lã é absorvente, logo, evita que o bebê transpire demais. Além disso, ela é antibacteriana, não sendo necessário lavá-la com frequência. Basta deixá-la arejando no varal, à sombra.

Mantas de cashmere - A cashmere é pro-duzida com lã de cabras da região de Caxemi-ra, nas montanhas do Himalaia. O material dá origem às mantas leves, quentes, brilhantes e bastante duráveis. Suas fibras são bem versáteis, sendo usadas em peças de vestuários e coberto-res grossos, perfeitos para invernos rigorosos.

Cobertor elétrico - Quem mora em uma região muito fria ou pretende passar as férias em um local de baixas temperaturas pode ter como opção os cobertores ou lençóis elétricos, colocados entre o colchão e o lençol comum para aquecer a cama. Eles são feitos de malha e possuem um sistema interno que gera calor. Se esta for a sua opção, escolha uma marca de qualidade que possua o item de segurança, in-dispensável para evitar choques no corpo. O cobertor elétrico é ideal para diminuir dores musculares e proporcionar uma noite de sono mais tranquila, além de evitar excesso de cober-tores e edredons na cama. Mas, vale avisar que o uso do cobertor ou lençol elétrico é limitado. Pessoas que usam marca-passo e diabéticos não

devem usar o produto.Edredons – Os edredons são os mais usa-

dos hoje em dia. O mercado oferece diversos modelos, com os mais variados preços. A ca-pacidade do edredom de aquecer pode variar muito. Os mais comuns são de mantas de po-liéster siliconado, que retém o calor do corpo. Há também edredons preenchidos com penas de ganso, de qualidade e que suportam invernos rigorosos. Não se esqueça, entretanto, de tirar as medidas da sua cama antes de ir às compras, já que os tamanhos variam bastante.

Fonte: Faça VC Mesmo – Móveis Bürohaus www.burohaus.com.brD

ICA

S D

OM

ÉSTI

CA

SAqueça o inverno com conforto e bom gosto

Foto

: ww

w.s

hutte

rsto

ck.c

om

Page 19: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

19

Page 20: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

20

Page 21: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

21

Page 22: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

22

PER

FIL

PRO

FISS

ION

AL

Hoje as empresas perdem dinheiro e muitos talentos e tudo isso porque alguns líderes não conseguem

conduzir suas equipes rumo ao PODIUM e, portanto, suas empresas não dão resultados.

O Líder comum quer conseguir resultados a qualquer preço e se acha insubistituível e supremo. Pensa que tudo depende dele e que as pessoas são meros recursos.

O Líder Premium é aquele que consegue resultados fantásticos, quatro vezes mais do que o Líder comum, pois entende que seu sucesso está relacionado à maneira como ele conduz a sua equipe e o clima de trabalho que ele desenvolve. Conhece o potencial das pessoas e o utiliza em sua capacidade máxima, respeitando cada um e orientando sempre que necessário.

Ele entende que não basta ter um bom planejamento: é preciso entrar em ação, mas, também sabe que ele depende de uma

excelente equipe para que a empresa consiga resultados.

Este é o grande diferencial do Líder. Se você também quer ser um Líder

Premium siga estas dicas:1. Dê feedbacks constantes à sua equipe. Seus colaboradores precisam saber como está o desempenho deles, quais os seus objetivos. Respeite as regras de dar feedback.2. Converse muito com sua equipe. Escute muito.3. Lidere com perguntas e não com respostas.4. Fale, claramente, quando algum colabora-dor não estiver atendendo às suas expectati-vas. Ofereça orientação, treinamento, acom-panhamento, mas, acima de tudo, combine prazos para a mudança se realizar.5. Deixe claro que tudo tem consequências. E quais são essas consequências.6. Delegue, não centralize.7. Entenda os diferentes ritmos de execução

dos membros de sua equipe. Tenha paciência.8. Estabeleça critérios para promoção, para demissão etc., assim todos saberão o que devem fazer para chegar aonde pretendem dentro da empresa. Quando não existem critérios e regras claras, todos ficam pensando em fazer “políticas” - e isso é péssimo.9. Não dê ouvidos a fofocas ou comentários de qualquer colaborador. Faça sempre acareação, isto é, pergunte a quem levou a informação se poderia convocar a outra pessoa envolvida para vocês três conversarem juntos, assim você elimina o vírus da fofoca em sua empresa. 10. Controle suas emoções. Evite explosões emocionais, caras e bocas. Por mais difícil que seja, mantenha a serenidade.

Faça parte da Liderança Premium!

Líder Premium: você pode ser um

Ilust

raçã

o: w

ww.

felip

son.

files

.wor

dpre

ss.c

om

Marynês PereiraExecutiva em gestão estratégica e de pessoas, liderança e vendas. Certificada internacionalmente em neurocoaching

Quem é o Líder Premium? É o que FAZ ACONTECER.

[email protected].

Page 23: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

23

Page 24: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

24

Corrupção, ambiente de trabalho desfavorável, falta de perspectivas, rendimentos baixos, poucos benefícios, falta de controle da própria vida... você está cheio disso tudo e não pode ficar aí, paralisado, reclamando da empresa, do governo ou de quem quer que seja.O livro de Robert Kiyosaki, da Editora Saraiva, traz 133 páginas em que você vai saber como construir o seu negócio sem, necessariamente, mudar o

Dica de Leitura Para Pensar...

Autor:Robert Kiyosaki

Editora Saraiva

ramo de atuação. Se você quer um futuro sólido, essa leitura é obrigatória.

O Negócio do Século XXI O velho lenhador

Certa vez, um velho lenhador, conhecido por sempre vencer os torneios dos quais participava, foi desafiado por outro lenhador, jovem e forte, para uma disputa de quem

conseguia cortar mais lenha. A competição chamou a atenção de todos os moradores da localidade. Muitos acreditavam que, finalmente, o velho perderia a condição de campeão, em função da grande vantagem física do jovem desafiante.

No dia marcado, os dois competidores começaram a disputa. O jovem entregou-se com grande energia, convicto de que seria o novo campeão. De tempos em tempos, olhava para o velho e, às vezes, percebia que ele estava sentado. Pensou que o adversário estava cansado demais para a disputa, e continuou cortando lenha.

Ao final do tempo estipulado, foram medir a produtividade dos dois lenhadores e, pasmem!, o velho vencera novamente, por uma larga margem.

Intrigado, o moço questionou o velho:- Não entendo! Muitas vezes, quando eu olhei para o senhor durante a

competição, notei que estava sentando, descansando, e, no entanto, conseguiu cortar muito mais lenha do que eu! Como pode?

- Engano seu - disse o velho. Quando você me via sentado, na verdade, eu estava amolando meu machado. E percebi que você usava muita força para pouco resultado.

Na vida também é assim: muitas pessoas acreditam que apenas o conhecimento é suficiente para vencer os desafios do dia a dia nas empresas. No entanto, é preciso muito mais do que isso. Assim como o lenhador que acreditava que sua jovialidade e força física eram suficientes, muitos profissionais também acreditam que apenas alguns atributos, nem sempre tão relevantes, bastem para realizar suas tarefas na organização.

Por isso, tanto os profissionais quanto as empresas precisam entender a importância de parar para “amolar o machado”, otimizando conhecimentos e habilidades técnicas.Autor desconhecido

(Parábola sugerida por Consuelita Faria, relacionamento e pós vendas do Grupo Ueda & Goto)

(Leitura sugerida por Fátima Fernandes, jornalista e administradora da Revista Imóveis & Cia)

Ilust

raçã

o: w

ww.

felip

son.

files

.wor

dpre

ss.c

om

Page 25: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

25

Page 26: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

26

ENTR

EVIS

TA

A empresa Atacadão Construção e Acabamento começou de uma forma modesta, com uma pequena loja na

cidade. Hoje – e a mais de 30 nos – ocupa um lugar de tradição e credibilidade. Nesses anos todos, houve muita dedicação, trabalho e pessoas engajadas para que o projeto se tornasse o que é hoje. Trata-se de uma empresa familiar, cuja administração já está na terceira geração e todos, como administradores e empreendedores, sempre se preocuparam em adaptar-se aos padrões e exigências do rigoroso mundo corporativo, assim como atender ao perfil e às necessidades de Itatiba, buscando a cada dia uma melhor relação entre a empresa, os fornecedores e os clientes.

Eduardo Suzan faz parte dessa história e mantém o mesmo propósito de melhorar continuamente, expandindo os relacionamentos e gerando bons negócios.

I&C: Qual a receita do sucesso, que mantém a Atacadão Construção e Acabamento desde 1981 no mercado?

Eduardo Suzan: A receita se resume a dedicação ao trabalho e muita honestidade. Com isso conseguimos alcançar todos os demais objetivos.

I&C: O que o motivou a investir no segmento da construção civil?

Eduardo Suzan: Investir nesse segmento é resultado da grande expansão econômica que o país esta vivendo, aliado ao crescimento demográfico de nossa cidade com a inauguração de novos bairros residenciais, condomínios como também parques industriais e novas empresas.

I&C: Conte-nos resumidamente a história e a trajetória dessa renomada e tradicional

empresa.Eduardo Suzan: A empresa atua no

mercado varejista de construção civil há três décadas, mas somente agora estamos mudando o posicionamento estratégico, agregando o conceito de Home Center, aliado ao forte comércio de materiais básicos, que sempre foi nossa característica.

I&C: No site da empresa, vocês ressaltam a frase: “buscar se adaptar aos padrões e exigências do rigoroso mundo corporativo, buscar a cada dia uma melhor relação entre a empresa e o ambiente sistêmico”. O que isso significa, de fato?

Eduardo Suzan: Uma empresa nunca está sozinha no mercado. Ela está inserida numa cadeia composta por clientes, fornecedores, concorrentes, colaboradores, dentre outros. Contudo, a empresa procura adaptar essa interação com os demais integrantes dessa cadeia, da melhor maneira possível.

I&C: Relate alguma situação adversa pela qual a empresa passou e as ações tomadas para reverter o quadro.

Eduardo Suzan: Sempre passamos por situações difíceis e, a cada dia, procuramos evoluir e colocar a empresa no caminho correto focando sempre na prosperidade dos negócios.

I&C: Quais as características primordiais que qualquer empreendedor deve ter para ser bem sucedido, independentemente do ramo que atue?

Eduardo Suzan: Conhecimento técnico, liderança, ousadia e honestidade são algumas características indispensáveis a qualquer empresário.

I&C: Quais partes da visão, missão e dos valores a empresa tem como definidas e

concluídas nesses 31 anos de mercado?Eduardo Suzan: Não temos nada definido

porque sempre procuramos evoluir e agregar valor ao nosso nome. Sempre há alguma coisa a melhorar e é isso que nos motiva todos os dias a trabalhar pela excelência.

I&C: O governo estimula o crescimento do empresário que atua no segmento da construção?

Eduardo Suzan: De certa forma sim, pois vem facilitando o crédito para o consumo. Mas só isso não é suficiente, e até certo ponto é arriscado. O governo precisa aumentar a competitividade do país, reduzindo a carga tributária, a desoneração da folha de pagamento, cortando gastos ineficientes, evitando desperdícios, combatendo a corrupção, investindo em educação, para que assim a economia possa crescer de maneira sustentável. De nada adianta aumentar o crédito se o país possui baixa eficiência competitiva.

I&C: Gestão de pessoas é a solução para alcançar resultados satisfatórios ou existem outros aspectos mais importantes?

Eduardo Suzan: Com certeza a gestão de pessoas é um dos pilares da administração de uma empresa. Com colaboradores motivados fica muito mais fácil trabalhar e alcançar os objetivos e as metas.

I&C: Qual o seu conselho para os futuros empreendedores?

Eduardo Suzan: Primeiramente, procurar se qualificar para adquirir o conhecimento necessário. Depois, fazer um planejamento tentando visualizar o futuro do seu empreendimento e assim investir naquilo que acredita ser realmente viável.

Por FátimaFernandes

O propósito de atingir metas

Foto

: Rev

ista

Imóv

eis &

Cia

l

Dedicação ao trabalho e muita honestidade. Com isso conseguimos alcançar todos os demais objetivos.“ “

Page 27: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

27

Page 28: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

28

Áreas - Residenciais, comerciais e industriais.

Temos várias opções que atende suas expectativas como empreendedor, in-vestidor, incorporador e construtor. Áreas em locais estratégicos e que agregarão grande valor ao seu projeto. Abaixo, citamos a área código AR00004.

Casas de alto padrão

Se você procura por segurança, conforto e sofisticação. Temos várias opções de imóveis em alto padrão. Com piscinas, áreas gourmet, playgrounds, sauna, cir-cuito de segurança 24 horas, dentro dos melhores condomínios da cidade. Abai-xo, citamos uma de nossas alternativas:

Jardim Arizona - CA00064Casa grande, em bairro de fácil acesso, próximo ao Centro da cidade. Possui 3 andares, para habitação de até 3 famílias. Com 4 dormitórios, sendo 1 suíte, 2 salas, 3 cozinhas, 3 wc, lavanderia, 2 terraços (frente e fundos), garagem para 2 carros. R$ 190.000,00

Terra Nova - CA00162Casa nova, com 70m² construídos e com 180 m² de área total. Possui 2 dormitórios e 1 suíte, vagas na garagem para 2 carros com quintal grande . Excelente oportunidade! R$179.000,00

Jardim das Nações - CA00163Casa com 143m² de área construída, 3 quartos, varanda, sala 2 ambientes, cozinha ampla, 2 ba-nheiros, garagem p/ 2 autos, dependências de empregados c/ banheiro, edícula, área de serviço, quintal, corredor lateral. Ótima rua. R$ 190.800,00

Parque da Fazenda - CA00168Linda residência com 3 dormitórios suítes, pisci-na de 4,5 por 9 metros, campo de futebol, chur-rasqueira, lareira, aquecimento elétrico / gás, sauna, condomínio apenas R$ 350,00 com ter-reno de 1.200 m². Oportunidade! R$ 795.000,00Excelente oportunidade para morar com conforto.

São Francisco - CA00148Casa com ótimo acabamento, excelente lo-calização.Possui: cozinha, sala, 3 dormitórios sendo uma suíte, churrasqueira, garagem para 1 carro e um ponto comercial para locação.Faça uma visita e adquira sua casa própria! R$ 275.600,00

Condomínio Itaembú - CH00023Casa com excelente localização com cozinha planejada, copa, despensa, lavanderia, área de serviço, salas de TV, estar e jantar, lava-bo, 4 suítes com hidro, 6 banheiros, quintal, piscina, churrasqueira, sauna, salão de jogos. R$ 1.000.000,00

Itatiba Park - CA00160Terreno com 250 m², construção apenas de uma edícula que possui 1 dormitório, sala, cozinha. Com 103,27 m² de área útil. Agende uma visita sem compromisso, e construa a casa de seus sonhos! R$ 130.000,00

Área de 68.000 m², permitido para indústrias, habitações e comércio. A 10 km do Centro de Itatiba. Disponível 80% do espaço para cons-trução. Topografia declive suave. R$ 2.200.000,00.

Condomínio Chamonix - CA00136Casa de alto padrão contem 8 dormitórios, 6 suítes, sala, piscina aquecida e abastecida pelo poço artesiano, sistema de câmeras de segu-rança, lareira, sala de cinema, adega e living com 3 ambientes. R$ 4.250.000,00

Jardim Santa Filomena - CA00145Imóvel novo com ótima localização. Possui 3 dormitórios sendo uma suíte, com ambientes abaixo do nível da rua, área de serviço, sala cozinha e garagem para 2 carros. Agende uma visita, sem compromisso! R$ 220.000,00

Parque das Laranjeiras - CA00060Casa nova com 52 m², em condomínio fecha-do. Com 4 suítes sendo 3 com jardim privativo e varanda, aquecimento solar, escritório com varanda, hall nos quartos e entrada, sala com lareira, sala de jantar, lavabo, quarto com ba-nheiro p/ empregada, despensa, garagem, pis-cina de vinil, adega, jardim gramado. Agende uma visita. R$ 950.000,00

Centro - CA00167Casa em ótima localização, próximo ao Centro da cidade. Excelente oportunidade para comércio. Ambientes amplos e bem arejados. Agende uma visita sem compro-misso! Para locação R$ 1.800,00 para com-pra R$ 296.800,00

Jardim Alto de Santa Cruz - CA00065Casa nova, boa localização, com sala de estar, banheiro social, cozinha, 2 dormitórios sendo 1 suíte com sacada, garagem para 2 carros, quintal, área de serviço. Ótima oportunidade para adquirir o seu imóvel! R$ 170.000,00

Casa Nova

Comercial

Oportunidade

Comercial

Giardino d’ Italia - CA00156Linda casa, com 2 vagas de garagem, sala de estar e jantar, cozinha americana, lavabo, la-vanderia, lavabo externo, 3 dormitórios sendo uma suíte. Todos os dormitórios com saída para varanda com vista para área reservada verde sendo um adendo da casa. R$ 339.500,00

Requinte

Casa Nova

Casa Nova

Casa Nova

Casa Nova

Page 29: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

29

Doutor Pimenta - CA00007Casa térrea com amplo espaço, muito bem aproveitado. Com 3 dormitórios, 2 salas, co-zinha e quintal. Garagem para 2 automóveis e corredor lateral com jardim. R$ 201.400,00

Adad Jaffet - CA00149 Casa ampla, bem construída e pronta para morar. Ótima localização. Possui 2 dormitórios sendo uma suíte, lavanderia, banheiro social e garagem coberta para um carro.Proporcione conforto para você e sua família. Agende uma visita sem com-promisso! R$ 276.000,00

Jardim Harmonia - CA00157Aceita permuta terreno ou casa de menor valor. Casa ampla com 2 dormitórios sendo 1 suíte, lavanderia, edícula, área de serviço e garagem para 2 carros. Agende uma visita e acredite na possibilidade de ter sua casa própria! R$ 276.000,00

Jardim Santa Filomena - CA00140Sobrado em ótima localização, amplo e bem construído. Possui 3 dormitórios, salas, edícula com possibilidade para alugar e garagem para 02 carros. Aceita permuta.Agende uma visita, sem compromisso! R$ 318.000,00

Virginia - TE00073Terreno com 3.000 m², construímos o galpão para atender sua necessidade, disponível 6 lotes de 500m ² ou total 3.000m², contrato de locação de no mínimo 5 anos, valor de R$ 17,00 o metro. Bairro industrial com fácil acesso a ro-dovia D. Pedro I. Oportunidade de negócio. R$ 2.000.000,00

Parque da Fazenda - CA00159Casa de madeira com campo de futebol alambrado, 4 dormitórios (1 suíte), parque infantil, poço caipira com 30 metros de profundidade, terreno plano. Bela paisagem com muito verde. Segurança e excelente preço! R$ 470.000,00

Santo Antônio - CA00161Casa bem localizada, com cozinha planejada, despensa, edícula, sala de estar, com 4 dormitórios sendo 2 suítes. Tem dois salões comercias. Ótima oportunidade para negócio montar próprio! R$ 480.000,00

Parque Santa Rosa - TE00072Espetacular terreno de 610m² plano, em condomínio fechado, na fase l . Entrada e saldo em parcelas, não necessita de com-provação de renda. Excelente oportunidade para investimento. R$ 45.000,00

Vila Mutton - CA00166Linda casa, com ótima localização, excelente vista, com 3 dormitórios sendo 1 suíte, garagem para 2 automóveis. Aceita permuta. R$ 339.200,00

Itatiba Country - CA00165Linda casa, com 5 dormitórios sendo 3 com suítes, e 1 suíte com closet, sauna, sala ampla com varanda, escritório, adega, salão de festas, churrasqueira, forno e fogão a lenha, dormitório para empregada, lavanderia, canil, quintal com 70m². R$ 960.000,00

Giardino d’ Italia - CA00004Casa nova com 03 dormitórios, sendo 1 suíte. Banheiro social e lavabo, cozinha com banca-da em granito, living com 2 ambientes, área de serviço coberta, acabamento em piso frio.Piso antiderrapante nas áreas externas, garagem para 6 carros, tem espaço para piscina/edícu-la,1 salão de 60m² semi pronto na parte inferior. R$ 375.000,00

Jardim Santa Filomena - CA00153 Casa com 3 dormitórios, sala, cozinha com armário embutido, sacada ampla, edícula, lavanderia, área de serviço e garagem coberta. Ótima localização. Próximo à área verde.Venha realizar o sonho da casa própria! R$ 165.000,00

Itatiba Country - CA00150Imóvel localizado em um dos melhores condomínios de Itatiba, em fase de acaba-mento. Possui área de serviço, despensa, 4 dormitórios sendo 2 suítes e 1 suíte mas-ter, sacadas, salas de jantar e estar, gara-gem para 4 carros (2 cobertos).Venha morar com requinte e segurança. R$ 430.000,00

Parque da Fazenda - CH00012Excelente chácara, com mais de 2 mil metros de área. Possui 7 dormitórios, 2 suítes, 5 ba-nheiros, sala com lareira, 2 cozinhas, sauna, piscina, 2 quiosques sendo 1 com churrasquei-ra, mini campo de futebol, pomar etc. Venha conferir e adquirir o imóvel dos seus sonhos. R$ 640.000,00

Portal Giardino - TE00071Terreno com 500m² em um loteamento aberto, com quadra poliesportiva, ciclo via, praça com fitness, entrada mais parcelas, não necessita de comprovação de renda. Excelente oportu-nidade! R$ 25.000,00

Itatiba Country - TE00003 Terreno com 450m² em condomínio fechado, lazer completo com quadras, campo, salão de festas e jogos, sauna, piscina, área verde de excelente qualidade. Oportunidade de construir a casa dos seus sonhos. Agende uma visita. R$ 106.000,00

Bairro tradicional

Bairro tradicional

Bairro tradicional

Industrial

Alto Padrão

Alto Padrão

Oportunidade

Oportunidade

Oportunidade

Comercial

Casa Nova

Casa Nova

Page 30: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

30

Classificados

Praça da Bandeira, 127 - Centro - Itatiba/SP(11) 4524-7700 | (11) 4538-0443

Previna-se contra a Gripe aqui na Belém!

Álcool Gel - Preventivo da Gripe A

Goji Berry - Fonte de vitamina C e antioxidante

Page 31: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

31

Page 32: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

32

O tempo acabou. Você está feliz e com-pleta com seu bebezinho, relembrando os grandes momentos vividos, de sen-

timentos intensos, mas, o desafio agora é encarar o fim da licença maternidade. Hora de retornar ao trabalho e saber conciliar o papel de mãe com o de profissional. Sabemos que essa tarefa não tem nada de simples, pois nem sempre as ma-mães sentem-se preparadas para essa retomada.

A sensação de angústia e conflito interno é latente na maioria das mães, porque, de um lado, está a carreira profissional e tudo o que a mulher conquistou até aquele momento – inclusive a in-dependência financeira. Muitas mães são alicer-ce de família. Por outro lado, tem a maternidade, que sempre foi desejada, o cuidado e o prazer de estar com o seu bebê.

As mulheres e mães acumulam muitas fun-ções e se cobram por todas elas, o que gera cul-pa e a sensação de ter deixado alguma coisa por fazer. Isso pode trazer consequências negativas, como a depressão. Mesmo assim, nem sempre a melhor saída é parar de trabalhar.

O importante é ter presente, desde o iní-cio da gravidez (ou até antes dela, quando for planejada), como a mulher e mãe pretende lidar com a nova rotina e com o seu trabalho, após o nascimento do bebê. É importante também preparar-se para o inesperado, como a ausência

da pessoa que estaria disponível para ficar com o bebê, por motivos alheios à vontade.

Aliás, esse é um aspecto essencial na nova fase: quem vai ficar com o bebê? Ele – e a ma-mãe - precisa de uma rotina, para sentir-se aco-lhido e protegido. O ideal é que uma mesma pessoa cuide do bebê, transmitindo-lhe seguran-ça para influenciar diretamente na sua saúde psí-quica. Se não puder ser a mãe, que seja alguém que ao menos tenha consciência da importância de um acompanhamento afetivo e de cuidados especiais.

O bebê deve ficar em casa com a babá? Com um parente? Ou é melhor deixá-lo no ber-çário? Essa é outra escolha difícil e alguns pon-tos precisam ser levados em conta. Se a mãe não se sente segura em deixar o bebezinho com uma babá ou não tem ninguém de confiança para to-mar conta dele, é importante que faça visitas a vários berçários e eleja aquele que, claramente, ofereça pessoas treinadas, ambientes arejados, poucas crianças, muita higiene e uma proposta pedagógica que favoreça o desenvolvimento do bebê.

As mães devem buscar o maior número de informações e orientações nesse momento para sentirem-se seguras e amparadas em suas esco-lhas, além de fortalecidas para o retorno à rotina profissional. Por isso, há 9 meses para preparar

esse novo cenário, entrando em contato com as próprias questões, como os medos e as angústias que fazem parte desse momento da separação do bebê. Planejar com calma, ter ao lado pes-soas que ajudem a pensar contribui muito para a segurança e o equilíbrio emocional das mães, dos bebês e de toda a família. Afinal, quem foi que disse que mulher pode se dar ao luxo de ser o sexo frágil?M

ULH

ERMaternidade X trabalho: um desafio que vale encarar

Karina DuarteGraduada em Matemática pela USF e pós- graduada pela FGV em Investimentos Financeiros.Estudou Empreendedorismo Corporativo, em Boston nos EUA.

Page 33: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

33

Page 34: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

34

SUST

ENTA

BILI

DA

DE

A Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, ocorrida no último

mês de junho, no Rio de Janeiro, teve como objetivos renovar a agenda e os compromis-sos políticos mundiais, avaliar os progressos e as lacunas deixadas nos últimos anos, tra-çando as novas medidas de sustentabilidade a serem adotadas para a próxima década.

Muitos assuntos foram tratados, mas dois temas mereceram destaque:

• Estrutura institucional para o desen-volvimento sustentável.

• Economia verde no desenvolvimento sustentável e na erradicação da pobreza.

O primeiro tema buscou alcançar me-lhorias para a coordenação de atividades voltadas aos diferentes setores - econômico, social e ambiental. Foi discutido, inclusive, como essas três áreas podem se organizar de forma conjunta, alcançando o desenvol-vimento sustentável.

Já o segundo tema teve por objetivo mostrar que a economia verde estabelece-se como um instrumento de aplicação de pro-gramas e políticas para o desenvolvimen-to sustentável dos países participantes da ONU, buscando a erradicação da pobreza e englobando as ações de cunho social.

A economia verde tem entrado forte-mente no mercado mundial como soma de alternativas. Adicionando-se a preocupação social aos pilares do desenvolvimento sus-tentável, a agricultura familiar é um bom exemplo de aplicação para o tema.

A agricultura familiar consiste na prá-tica de desenvolver atividades agrícolas sustentáveis em pequenas áreas rurais fa-miliares, através de incentivo do Governo e a anuência do sindicato de cada catego-ria. Tornou-se um instrumento de políti-ca pública como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e a criação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A agri-cultura familiar não é uma atividade conhe-cida recentemente, mas o desenvolvimento e a aplicação de seu conceito são relativa-mente novos no Brasil.

Durante a conferência da ONU, na pra-ça da biodiversidade, os agricultores fami-liares de todo o país apresentaram e comer-cializaram seus produtos elaborados com matérias primas naturais, feitos a partir do látex, da castanha do Brasil, dentre outros produtos provenientes da caatinga, do cer-

rado e da Mata Atlântica, o que inclui a ativi-dade como empreendedorismo sustentável e acrescenta valor à renda do agricultor.

Para tanto, o uso de materiais reciclados, sobras e resíduos, é fundamental e torna-se exemplo de otimização dos recursos.

Outro ponto apresentado na conferên-cia, relacionado ao tema, são as tecnologias adotadas para o desenvolvimento do culti-vo das espécies. Com o intuito de otimizar também o processo produtivo das áreas, melhores práticas agrícolas, novas sementes, máquinas modernas e trato do agricultor são introduzidos ao cultivo.

Sendo assim, vale lembrar que a agricul-tura familiar no Brasil representa hoje cerca de 38% do valor bruto de produção gerada e destaca-se como a grande fonte fornece-dora de alimentos para o país, sendo a Bahia

e Minas Gerais os estados com os maiores números de estabelecimentos destinados à agricultura familiar (dados do Censo Agro-pecuário de 2006).

Essa prática, ainda pouco divulgada, necessita de gerenciamento para seguir à mesma velocidade do processo de transfor-mação do Brasil. É necessário um número maior de pessoas aptas a trabalharem pela causa, contribuindo ao desenvolvimento sustentável do país. Atender a essa demanda é algo gratificante e harmonioso para o mo-delo de desenvolvimento brasileiro e exige apoio e força de vontade para que o pro-cesso seja contínuo, transformando ideias em soluções para a erradicação da pobreza de nossa nação como modelo a ser seguido mundialmente.

Rio+20 e a agricultura familiar

Foto

: ww

w.bl

ogdo

sere

no.c

om.b

r

Renata Invenzioni Engenheira [email protected]

Page 35: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

35

Page 36: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

36

O “dicionário” do segmento imobiliário

Assim como em cada contexto existe um mundo de siglas e jargões, o segmento imobiliário também apresenta, muitas

vezes, expressões próprias. Confira aqui uma seleção de termos utilizados por esse ramo para ajudar você – investidor, proprietário de área, comprador e incorporador – a inteirar-se dos sig-nificados e saber em quais situações empregá-los.

Habite-se: autorização dada pela prefeitura para que se possa ocupar e utilizar um imóvel re-cém-construído ou reformado. A autorização só é emitida depois de o imóvel ter sido vistoriado por fiscais de obra (que comparam a construção com o projeto aprovado) e de serviços públicos (corpo de bombeiros, companhia de luz, água e esgoto).

Memorial de incorporação: é o documen-to descritivo da obra projetada, especificando os acabamentos da edificação, segundo modelo con-feccionado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Antes de negociar as unida-des autônomas, o incorporador deve arquivar o Memorial no cartório competente de Registro de Imóveis.

VGV (Valor Geral de Vendas): é um valor calculado pela soma do valor potencial de ven-da de todas as unidades de um empreendimento a ser lançado. Indica se o empreendimento é ou não viável do ponto de vista comercial. O VGV auxilia na definição do orçamento da obra, das verbas administrativas da incorporadora, no de-sempenho da empresa no mercado, dentre outros aspectos.

Levantamento topográfico e planialtimé-trico: demonstra as dimensões reais do terreno, seus desníveis e sua vegetação. Com esse estudo é possível analisar em qual direção deve-se cons-truir e o real aproveitamento da área.

Zoneamento: divisão de um município em zonas com características urbanísticas (destina-ção, tipo de construção e de atividade) específicas: residencial, comercial, mista (comercial e residen-cial), industrial, área de preservação cultural, de preservação de mananciais etc.

IPTU: Com nomes diferentes conforme o município do país - Imposto Predial e Territorial Urbano, Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana e outras variações -, é uma taxa baseada no valor venal do imóvel cobrada dos proprietários pela prefeitura.

Planta baixa: é a projeção que se obtém quando cortamos, imaginariamente, uma edifica-ção com um plano horizontal paralelo ao plano do piso. Trata-se de um desenho que demonstra todos os elementos da construção como paredes, portas, janelas e outras convenções previstas na Norma de Desenho da ABNT. Imagine uma casa. Agora efetue um corte na horizontal a 1,5m do piso e retire a tampa e olhe por cima. A partir da planta baixa são feitos os lançamentos dos demais projetos complementares de instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, telefônicas, pre-venção e combate a incêndio, sistema de proteção a descargas atmosféricas, sonorização, segurança, assim como o cálculo estrutural e de fundações

de uma obra.Taxa de ocupação do terreno: é um dos

sete parâmetros urbanísticos de ocupação pre-sentes no Plano Diretor Urbano e Ambiental de qualquer cidade. Por definição do Plano, a taxa de ocupação máxima do terreno é a relação entre as projeções máximas de construção, excetuando-se os beirais, e a área do terreno onde se implanta a edificação. Não está diretamente ligada ao nú-mero de pavimentos de uma edificação, como muitas pessoas chegam a confundir. Se os pavi-mentos superiores estiverem contidos dentro dos limites do pavimento térreo, o número de pavi-mentos não fará diferença nenhuma nessa taxa. Se, ao contrário, um ou mais pavimentos tiverem elementos que se projetam para fora, então a taxa de ocupação será alterada.

INCC (Índice Nacional de Custo da Construção): índice elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, tem a finalidade de apurar a evo-lução dos custos das construções habitacionais. Usualmente é utilizado para correção dos contra-tos de compra de imóveis, enquanto a obra está em execução.

CND (Certidão Negativa de Débito): é um documento de documentos emitido pela Re-ceita Federal, que tem como objetivo comprovar que a pessoa não possui débito junto aos órgãos públicos. Também serve para comprovar a regu-laridade fiscal e cadastral da empresa perante a Secretaria da Receita Federal.

Fontes: João Fortes Engenhariawww.mzweb.com.br e www.portalvgv.com.brIN

FOR

ME-

SE

Page 37: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

37

Page 38: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

38

Page 39: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

39

Page 40: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

40

Page 41: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

41

Page 42: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

42

TEC

NO

LOG

IA &

CO

NST

RU

ÇÃ

O

O sistema construtivo Concreto/PVC é uma solução otimizada para habitações populares,

galpões industriais, creches, escolas, unidades básicas de saúde, canteiro de obras, sanitários comunitários, dentre outras obras.

A principal característica desse sistema é a rapidez: levam-se cerca de 8 dias para construir uma habitação de 50m². Outras vantagens são o baixo risco para as construtoras e a grande facilidade de montagem. Como o sistema é industrializado, os kits saem da produção já pré-montados.

Inovador e versátil, o sistema construtivo proporciona uma nova maneira de projetar e de construir. Desenvolvido pela Global Housing International, em Araquarí, ao lado de Joinvile, SC, a técnica tem base em

sistemas aplicados no Canadá e nos Estados Unidos e vem sendo bem aceito em todo o Brasil.

O sistema Concreto/PVC atende aos critérios de desempenho estabelecidos na norma NBR 15575-4/2008 e também à diretriz SINAT 004, considerando sua aplicação em unidades residenciais térreas, assobradas, isoladas ou geminadas.

Formado por perfis leves e modulares de PVC de simples encaixe, o sistema é preenchido por concreto, resultando em um produto de elevada resistência e com inúmeras qualidades, totalmente industrializado e compatível com qualquer projeto.

Oferece alta produtividade, uma vez que facilita a administração de materiais, mão de obra e transporte.

Proporciona uma construção rápida e limpa, evita desperdícios e reduz o

impacto ambiental, além de o PVC ser um produto reciclável.Confira estas vantagens:• Respeito ao meio ambiente• Baixo custo• Isolamento termo acústico• Alta resistência e durabilidade• Rapidez na montagem• Conforto e tecnologia• Indicado para qualquer clima ou

terreno• Resistente à umidade• Imunidade a cupins, mofo, fungos e

corrosão• Não propaga o fogo• Fácil limpeza - lavagem com água e

sabão - e não precisa pintar• Adaptável a qualquer projeto de

arquitetura• Possibilita ampliações

Sistema de construção inovador e sustentável

Foto

: ww

w.gl

obal

hous

ing.

com

.br

Fonte: www.globalhousing.com.br

Você pode conhecer essa novidade de perto. É só visitar a casa pronta, que ficará disponível na 1ª ExpoNegócios de Itatiba, no Itatiba Esporte Clube, nos dias 4 e 5 de agosto.

Entrada Franca

Page 43: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

43

Page 44: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

44

Muitos equipamentos de segurança e pa-rafernálias eletrônicas podem ser usados para controlar e analisar riscos de inva-

são, vandalismo e assalto a condomínios.Contudo, a mais importante das iniciativas

nessa área é a conscientização dos próprios condô-minos sobre a importância de respeitar as normas e regras de seguranças estabelecidas.

Sempre tem aquele que se coloca acima das regras, passando por cima delas. A falta de cola-boração ou negligência dos próprios moradores pode abrir brechas para fragilizar os esquemas de vigilância estabelecidos.

Em primeiro lugar, é necessário fazer um trabalho interno para, posteriormente, serem to-madas as providências que listo abaixo, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública-SP e o Sín-dicoNet (http://www.sindiconet.com.br). Confira:

• A seleção de pessoal doméstico e do condo-mínio deve ser severa, verificando-se a veracidade das fontes de referência, e se não existe anteceden-tes criminais dos candidatos. Dar preferência aos que possuam cursos de formação e treinamento.

• Cadastrar todos os condôminos com dados pessoais, dos veículos e até de parentes próximos, para uso em caso de emergência.

• Estabelecer o sistema de identificação com crachá para todos os visitantes, com assinatura do condômino visitado.

• Orientar adequadamente porteiros, zelador e funcionários em geral. O pessoal de zeladoria, principalmente aqueles que desempenham funções na portaria do prédio, deve ser alertado para os di-ferentes disfarces e as formas de abordagem dos bandidos e devem estar capacitados para tomar providências urgentes quando necessário.

• Acompanhar o andamento de todos os tra-balhos realizados no lugar. Em caso de obras no condomínio, contratar uma empreiteira, identifi-cando os funcionários que serão alocados, antes do começo da obra. Exigir o uso de crachá com foto e, antes da obra, orientar porteiros e zelador a só deixar entrar os funcionários que foram identi-ficados previamente pela empreiteira.

• Realizar a reciclagem e o treinamento perió-dicos de seus funcionários com foco na segurança do condomínio.

• Desenvolver reuniões periódicas com os condôminos a fim de despertar a consciência para a segurança de todos.

• Dar o mesmo treinamento de segurança aos funcionários que possam vir a substituir, mesmo

que temporariamente, o porteiro. Assaltantes já têm explorado essas ‘’brechas’’: entrar em momen-tos em que percebem funcionários que não os por-teiros na guarita.

• Treinar perfeitamente os funcionários para o uso dos equipamentos e sistemas de segurança. Muitos condomínios desperdiçam dinheiro em equipamentos que os empregados não sabem utili-zar corretamente.

• Sugere-se a instalação, na entrada do con-domínio, de caixa ou abertura para encomendas, evitando a entrada do entregador.

• Deixar o aparelho de gravação de fitas do circuito fechado de TV em uma sala trancada, da qual os funcionários não tenham a chave. Já ocor-reram vários assaltos em que os ladrões fizeram o zelador ou o porteiro entregar a fita de gravação.

• Sempre atualizar procedimentos de segu-rança, porque métodos criminosos mudam, se adequam às medidas de segurança dos condomí-nios. Portanto, mesmo instalado um sistema de segurança, com equipamentos, procedimentos e infraestrutura, o condomínio não deve nunca se acomodar. A revisão desses tópicos precisa ser permanente.

Muitos casos de invasão a condomínios ocor-rem quando marginais usam a técnica de se disfar-çarem de empregados de concessionárias de servi-ços públicos. Por isso, é necessário verificar se foi realmente solicitado o serviço, pedir o crachá com foto, observar atentamente se o documento apre-sentado não tem características duvidosas. É me-lhor impedir a entrada, se o serviço não foi solicita-do, do que colocar em risco a vida dos moradores.

Nem sempre as pessoas bem vestidas são de confiança. Elas aproveitam-se da entrada de algum pedestre, empregado ou da abertura do portão da garagem. Ao liberar a entrada de pessoas autoriza-das, é preciso observar se tem algum oportunista por perto.

Alguns usam a técnica de se fazerem de co-nhecidos da pessoa que tem acesso aos condomí-nios para enganarem o porteiro e entrarem com ela. Puxam conversa com o morador para se passa-rem por amigos ou familiares. Em caso de dúvida, o porteiro deve perguntar se a pessoa está autori-zada a entrar com o morador ou não.

Nos casos de sequestros, os bandidos se es-condem no banco de traz do carro do morador e o obrigam a levá-los para sua residência, saindo, em seguida, carregados com os pertences rouba-dos da casa. Em certas situações, fazem a vítima ir

e voltar várias vezes com o próprio carro levando bagagens. Caso perceba-se um movimento atípico do morador, é fundamental verificar se ele não está sofrendo alguma coação. Vale pedir aos moradores que, sempre que passarem pela portaria, abram os vidros do carro.

Residências que fazem divisa com terrenos vazios ou de fácil acesso devem ter câmeras e mu-ros altos, pois essas brechas também são utilizadas para invadir as casas.

Carros clonados também são uma estratégia comum, adotada pelos assaltantes. Eles observam o morador e, para a invasão, usam um carro com a mesma cor e modelo, seguindo a rotina da pessoa, o horário em que ela chega, buzinando como se tivessem esquecido o controle remoto, o que con-funde o porteiro. Já existem sistemas eletrônicos que podem identificar se o carro é realmente do morador, liberando ou não a sua entrada automa-ticamente.

Como já dissemos existem vários recursos tecnológicos para colaborar na manutenção da se-gurança, mas o bom senso e o espírito observador dos que trabalham nesse setor são essenciais para evitar manobras daqueles que usam de várias ar-madilhas para confundir e enganar as pessoas.

Você, morador ou administrador de condomí-nios, mantenha seu pessoal bem informado e trei-nado e acompanhe de perto os que frequentam o lugar, para que não sejam usados como informan-tes ou facilitadores da ação de criminosos.IN

FOR

ME-

SESegurança em condomínios: todo cuidado é pouco

Nilse BernalEscritora, radialista e ex-funcionária da Caixa EconômicaFederal

Foto

: ww

w.sh

utte

rsto

ck.c

om.b

r

Page 45: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

45

Área externa

Expo

sitor

es p

iso p

rinci

pal

Expo

sitor

es p

iso su

perio

r

Praça de alimentação

O Nosso muito obrigado as 80 empresas expositoras!

Page 46: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

46

Page 47: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

47

Page 48: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

48

Page 49: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

49

Page 50: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

50

ROBERTO GUIMARÃES

ROBERTO CARUSO

PRISCILLA DE SÁ

JEORGE KARWASKI

ALEXANDRE POLACHINI

LÚCIA HELENA

IVAN DE MARCO

BOB FLORIANO

Os 5 Segredos da Inovação

Excelência Comportamental para a Gestão de Talentos

Liderança Feminina - Os Segredos de Liderança de

uma Lenda Viva

Vendas - Supere Obstáculos e Venda Cada Vez Mais

Felicidade no Trabalho, Produtividade e Qualidade

de Vida

Alta Performance em Atendimento ao Cliente

Mentes Vencedoras

Quem Fala Bem se Dá Bem

11:20 h

15:20 h

17:20 h

13:20 h

12:20 h

16:20 h

18:20 h

14:20 h

Palestras & WorkshopsNo Brasil, existem apenas 143 mil pessoas com patrimônio acima de 1 milhão de reais. Isso repre-senta 0,006% da população. E pode ter certeza que, para 99% dessas pessoas não existe domingo ou qualquer feriado. Todos os dias são úteis, estão sempre antenadas para descobrir coisas novas para aumentar o patrimônio e qualidade de vida. E se você tivesse acesso a conhecimentos que permitissem seu crescimento pessoal e profissional, chance de agregar valor na sua vida e que ainda potencializassem seu currículo? Não perca a grande oportunidade e faça já sua reserva para as palestras e Workshops INSPIRATION DAY da 1ª ExpoNegócios. Inscrições pelo credenciamento: www.exponegociositatiba.com.br

O valor do conhecimento

Palestras - Sábado 04/08

Page 51: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

51

MARCELO BRANDÃO

RICCARDO OLIVEIRA

MARY PEREIRA

CLEVERTON GOMES

FERNANDO ROSA

EDUARDO COLLINETT

BRUNO GOBBI

THIAGO BARROS

PEREIRA VENCENDO

Marcas e Patentes no Mundo Globalizado

A Construção da Equipe dos Sonhos

Lider Premium

A Importância da Charge na História

Realização de Metas

Networking

Marketing 3.0 Online - Como as grandes empresas atuam

nas redes sociais.

Magia de bolso - Aprenda números de ilusionismo e impressione seus amigos

Vencendo, uma Questão de Atitude

11:20 h

15:20 h

17:20 h

14:00 h 14:00 h

13:20 h

12:20 h

16:20 h

14:20 h

Palestras & WorkshopsPalestras - Domingo 05/08

Workshops

Garanta já a sua vaga!visitantes@ exponegociositatiba.com.brAcesse: www.exponegociositatiba.com.brInformações: 11 4594-3057/ 4594-1952

SábadO dOmINGO

Page 52: Revista Imoveis e cia - Julho 2012

52