revista imoveis & cia - setembro 2012

68
Mais conteúdo em qualquer lugar

Upload: revista-imoveis-cia

Post on 19-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

1

Mais conteúdoem qualquer lugar

Page 2: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

2

Page 3: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

3

Page 4: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

4

Edgar Ueda - Diretor Geral

[email protected]

Revista mensal sobre mercado de imóveis

Editorial

GeralMarketing - Planejamento - EstratégiaEdgar [email protected]

Jornalista ResponsávelMariângela de AlmeidaMTb 15615/SP

JornalismoPatrícia Festa

Design e DiagramaçãoMondeluz - Design & Performance

Direção de ArteDiego [email protected]

Gestão FinanceiraMichele Goto

Publicidade e MarketingEdgar [email protected] Relacionamento & pós-vendaConsuelita [email protected]

Assessoria Jurídica Dra. Fátima da Silva BarrosOAB/SP [email protected]

Executivos de VendaCláudio [email protected]

Esther [email protected]

AuditoriaASPR Auditoria - www.aspr.com.br

Colaboradores nesta ediçãoJessica BrandemburgoSamuel MarquesRenata InvenzioniBruno GobbiMariângela de Almeida

Tiragem 10.000 exemplaresPeriodicidade Mensal

Anuncie:11- 4594-3057

Expediente

Setembro - 2012

Há um ano, a Imóveis & Cia. saia “do forno” e entrava na sua casa e na sua empresa. Nas páginas da revista número 1, já se vislumbrava uma inovação editorial, com temas focados no mercado imobiliário, em negócios e em pautas diversificadas para trazer informações e conhecimento ao leitor itatibense.

Em poucos meses, a I&C conquistou espaço e o respeito de empresários e da sociedade em geral. Tornou-se o veículo mensal de maior expressão da cidade. Hoje, com 68 páginas e mais de 110 anunciantes, traz assuntos como: segurança doméstica, consultoria para compra e venda de imóveis, sustentabilidade, arquitetura e decoração, recursos humanos, marketing, dentre outras pautas importantes para o fortalecimento do empresariado local.

Distribuída gratuitamente, a revista é lida por cerca de 60 mil pessoas ao mês, formando opiniões. Um eficiente canal para a divulgação de produtos e serviços prestados pelas empresas de Itatiba e região.

Também tem sido um veículo de disseminação de ações inovadoras, como os coquetéis empresariais, meetings e a ExpoNegócios 2012.

A equipe que atua na revista é formada por profissionais especializados em vendas, marketing, design e comunicação, oferecendo tanto aos anunciantes como aos leitores suporte e orientações, potencializando trocas e oportunidades de desenvolvimento.

A I&C veio para mudar, ampliar e revolucionar o mercado e fortalecer as relações. Por isso, traz sempre uma novidade a cada edição.

Nesta, a número 12 de aniversário, você vai conhecer a história de sucesso de 15 empreendedores da cidade. Pessoas que apostaram no próprio negócio, investiram tempo, recursos e muito conhecimento para se desenvolver e oferecer qualidade em serviços e produtos. Pequenos e médios empresários que podem servir de inspiração a qualquer pessoa que também tenha o sonho de conquistar sua independência e vencer com autonomia.

Esta é uma das muitas novidades que a Imóveis & Cia. oferece aos leitores, desde seu lançamento, em setembro do ano passado. E assim vai ser sempre, com mais páginas, mais anunciantes, também na versão eletrônica (www.revistaimoveisecia.com.br) e com muita interação nas redes sociais.

Aproveite as páginas desta edição comemorativa. Participe e mande suas ideias, críticas e sugestões. Só assim poderemos, a cada mês, levar informação e entretenimento para você e sua família!

Esta festa de conquistas é toda sua, porque você faz a revista acontecer! Por isso, aproveitamos para agradecer a sua parceria.

Sabemos que vamos continuar juntos por muito tempo.

Juntos fazemos melhor!

parabéns para você!!!

E-mail: [email protected] Rua Comendador Franco, 650Centro - Itatiba - SP

Distribuição Gratuíta:Itatiba e Morungaba.Locais:Condomínios, Comércios, Panfletagem e Mala direta.

Seções

10

2426

69

101416222224323436373842

Feedback

Decorção

Especial

Para refletir

Gestão com humor

Sustentabilidade

Papo de Mulher

Contos, crônicas & causos

Informe-se

Dica de leitura

Perfil

Sustentabilidade

Mural

Mundo digital

Depoimentos dos anunciantes

Pelícolas decorativas e o efeito jateado

Padroeira de Itatiba, Nossa Senhora do Belém

Decisão Certa

Simpatia para zerar cartão de crédito

Combater o colapso ambiental

E o futuro? vai bem?

O Medo que o medo dá

Invista na sua empresa, mas lembre-se: você está sozinho

Vamos Goolgar

Reutilizar é moderno e o planeta agradece

Edgar Ueda: jovem empreendedor celebra um ano de vitórias

5 ferramentas para o empreendedor moderno

Depoimento dos leitores

Grupo Ueda & GotoRevista Imóveis & Cia

Os conceitos emitidos nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião da revista Imóveis & Cia. O conteúdo dos anúncios aqui publicados são de total responsabilidade dos anunciantes. É proibida a reprodução de textos, fotos e ilustrações sem a prévia autorização desta revista.

Informa:

Impressão - Gráfica Mundo

Perfil Empreendedor15 histórias de empreendimentos de sucesso, confira!

A partir da página 51

CADERNO ESPECIAL

Page 5: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

5

Page 6: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

6

Você tem sugestões? Críticas? Quer nos contar o que acha da Revista Imóveis & Cia? Então, este é o seu espaço, parceiro e anunciante. Nosso objetivo, a cada edição, é fazer uma revista que tenha tudo a ver com você, com o seu negócio. Aproveitamos, também, para agradecer os elogios e as ideias que chegam à redação. É nessa troca de experiências que, juntos, vamos traçar um novo cenário, repleto de bons produtos e ótimos serviços.

“Essa parceria tem sido bem bacana. Gosto da proposta da revista e da forma como estamos nela.Tenho certeza de que, por intermédio da I&C, faremos bons negócios”.

Maria de Lourdes Alves, proprietária da Malu Interiores

“A revista I&C tem qualidade e visibilidade. Prova disso é o ótimo retorno. Anunciei por três meses e vou renovar por mais três. E quero continuar essa parceria, porque é muito bom ter a empresa divulgada em um veículo que traz renovação ao mercado local”.

Luís Fernando Karam Sanfins, proprietário da Ita-Ocupacional

“A ideia da revista, sua formatação, é muito boa, profissional e séria, com uma equipe comprometida. Muitos clientes nos procuram por intermédio do anúncio publicado na Imóveis & Cia. Tem valido muito a pena anunciar”.

Giancarlo Costa, proprietário do Center Costa

FeedBack

O sucesso que se vê a cada edição

1 ano

Page 7: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

7

Page 8: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

8

Page 9: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

9

Ele reuniu os amigos mais chegados em uma noite quente. Pediu pizzas e cerveja. “Tudo por minha conta!”, disse. Depois do primeiro gole, começou a compartilhar suas ideias. Sempre foi um empreendedor ousado. Dessa vez não seria diferente. Queria abrir, na pequena cidade, um centro de trocas, uma espécie de feira do rolo, onde as empresas teriam espaço para mostrar seus produtos e serviços. Todos reunidos em um grande galpão, como uma vitrine gigante.“Precisamos agitar a cidade, melhorar nossas relações com a população, trazer gente de fora para consumir”, dizia. “Se fizermos isso juntos, todos ganharão e ninguém ficará com o mais pesado”.Alguns olharam para o horizonte, pensativos. Outros olharam para o relógio, como que descrentes e querendo dar um jeito de cair fora. No meio de tantos olhares, a reunião, que contava com doze pessoas no início, acabou em quatro “gatos pingados”, que compraram a ideia e já compartilhavam sugestões animadas, regadas à cerveja.O pequeno grupo sofreu na pele a resistência de uma maioria ainda enjaulada em valores e interesses mesquinhos, pautados no antigo e ultrapassado lema: “cada um por si e Deus por todos”.Faltava um mês para o tal evento e, embora a adesão dos empresários para mostrar seus produtos tenha sido total, o apoio externo, de alguns setores públicos e meios de comunicação, ainda era frágil, o que podia comprometer a divulgação e a participação do público. Era o tal medo do novo. Que medo que o medo dá!Mesmo assim, os intrépidos empresários foram até o fim. Até panfletagem fizeram, de casa em casa.

Por Mariângela de Almeida Jornalista, editora e redatora.

O medoque o medo dá

No dia marcado, o público foi chegando. Meio timidamente no início, mas, de repente, após um infalível boca a boca, a cidade toda passava por ali, adquiria produtos, conhecia serviços que ainda eram pouco divulgados e saia carregado de boas informações e futuros planos.Vitória enorme daquele pequeno grupo! E os que, naquela noite, durante a reunião, olhavam para o relógio, querendo fugir, estão até hoje deixando o tempo passar, andando para trás.Os que olharam para o horizonte e compraram a briga com o futuro, colhem frutos e mais frutos, ajudando outros a também crescerem e vencerem as amarras. Essa é a marca invisível na alma de quem acredita, renova e empreende. Os demais, provavelmente fracassarão, marcados pelas rugas do medo.

Foto

: ww

w.s

hutte

rsto

ck.c

om.b

r

Contos, crônicas & causosPara ler, relaxar

e curtir...

Page 10: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

10

Como manter a privacidade do am-biente sem escurecê-lo? Essa dúvida surge muitas vezes tanto em aplica-ções comerciais como residenciais que, em determinada disposição da

arquitetura e do design, acaba tendo uma divisória ou uma janela que precise manter a privacidade. Uma maneira prática de resolver a questão é a utili-zação de películas decorativas: adesivos que trazem o efeito do vidro jateado ao ambiente, tornando-o arrojado e moderno. Necessária à privacidade ou não, os arquitetos e designers aplicam esse recurso porque apresenta uma completa variedade, com grafismos, listras, pontos, retângulos, quadrados, gotículas, degradê, deixando o projeto diferenciado. Essa opção é encontrada em vitrines e divisórias de escritórios e nas residências, no fechamento de áreas de serviço e em banheiros, lembrando que, se bem planejado, pode ser aplicada em outras funções. Além de esteticamente bonito, as películas são utilizadas em fachadas arquitetônicas para controlar a transmissão de radiação solar e reduzir os efeitos ultravioletas, mantendo a temperatura do ambiente mais agradável.

Películas decorativas e o efeito jateado

Decoração

Foto

s: w

ww

.shu

tters

tock

.com

Jessica BrandemburgoArquiteta e Designer de Interiores

Page 11: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

11

Page 12: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

12

Page 13: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

13

PAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORES

Fone 4538 6088 45344962

www.innovapaisagismo.com.bre mail: [email protected] Avenida Marechal Castelo Branco 525 B. Engenho

Page 14: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

14

Para investir no crescimento de sua empresa e na qualificação de seus funcionários, damos aqui opções de órgãos da cidade que podem auxiliá-lo a elevar o nível de seu trabalho e

oferecer mais serviços aos seus clientes. As dicas também valem para quem sonha em

ter o próprio negócio. O caminho não é muito fácil, por isso é preciso planejar e ter todo o suporte para fazer a coisa certa.

O SEBRAE é uma boa opção tanto para quem já é empresário atuante como para aqueles que começam a pensar no assunto. Lá você recebe inúmeras informações sobre mercado competitivo, lucro presumido e o suporte técnico para estruturar sua empresa, dentre outras atividades relacionadas ao mundo dos negócios. Há, também, oficinas e consultorias gratuitas, individuais e coletivas.

Os temas dos cursos variam conforme a procura, mas existem alguns assuntos que são sistematicamente abordados, porque estão entre os interesses recorrentes como: controle do fluxo de caixa, investimento de mercado, mercado de risco, noções de marketing empresarial para atrair clientes, dentre outras abordagens atuais.

Contudo, um pré-requisito básico para iniciar uma atividade por conta própria é a coragem em se arriscar por novos caminhos e organizar o seu tempo para estruturar-se e conhecer seus clientes em potencial. Obviamente, um grande diferencial é o fato de o profissional saber tudo sobre aquilo que se propõe a fazer, porém, adotando a postura de renovar e aprimorar sempre.

A vantagem de ter como suporte um órgão especializado em negócios, que presta auxílio ao empresário, é a possibilidade de se estruturar a

Por Patrícia Festa - Jornalista

Invista na sua empresa, mas lembre-se: você não está sozinho

partir de uma base sólida ao crescimento da empresa, diminuindo os riscos de prejuízo e perda de recursos.

Atualmente, há uma grande procura por cursos e órgãos especializados àqueles que pretendem ter seu empreendimento, isto porque a maioria das pessoas vislumbra um ideal de mais independência profissional e de uma maior rentabilidade com a criação da sua empresa.

Deve-se levar em consideração que, no início, as dificuldades existirão, seja qual for o segmento adotado. Também é senso comum que, inicialmente, os lucros não alcançarão grandes patamares, justamente pela necessidade de se implantar um capital de giro para, literalmente, fazer a empresa “deslanchar”, criando, em tempo hábil, a fidelização dos clientes, os maiores responsáveis pelo êxito do negócio.

Em Itatiba existem outras organizações que podem apoiar e orientar suas decisões. Uma delas é a AICITA (Associação Industrial e Comercial de Itatiba) que dá subsídios para o empreendedor traçar sua jornada. Por meio de um atendimento especializado, quem procura esse serviço consegue identificar suas necessidades e trabalhar para supri-las.

A AICITA e o SEBRAE SP selaram uma parceria para aproximar e incentivar os empresários da região, que contam com o Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor (PAE) para a aquisição

de conhecimentos técnicos e gerenciais. Com o objetivo de realizar um trabalho eficiente junto ao empreendedor itatibense, o PAE tem ao seu lado parceiros como a Prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Fiação e Tecelagem de Itatiba e Morungaba.

Segundo informações da assessoria de imprensa da AICITA, somente no primeiro semestre deste ano cerca de 500 pessoas já participaram de palestras, oficinas, treinamentos, cursos e consultorias. Ainda, de acordo com a assessoria, a procura é grande, principalmente por parte das micro e pequenas empresas, com média de 30 inscritos por curso.

Todos os alunos recebem apostila, crachá de identificação e certificado após o término das aulas. Dentre os temas de maior sucesso estão liderança, oratória, atendimento ao cliente, gestão de pessoas, otimização em cobrança e vendas no balcão. E, com a proximidade do fim do ano, a associação disponibiliza também capacitação para os funcionários contratados temporariamente pelas empresas.

Todo esse apoio, associado ao crescimento e desenvolvimento da cidade, ampliam as possibilidades para os empreendedores de Itatiba investirem no próprio negócio. A força de vontade aliada à competência dos órgãos especializados abre caminhos e sinaliza novas frentes de trabalho e de sucesso.

Foto

s: w

ww

.shu

tters

tock

.com

.br

O Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor de Itatiba funciona no espaço de treinamentos da AICITA, à Rua Coronel Camilo Pires, 225 - Centro. Informações pelo telefone (11) 4534-7896.

Informe-se

Page 15: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

15

ÁÁRREEAASS DDEE AATTUUAAÇÇÃÃOO EE SSEERRVVIIÇÇOOSS DDAA

AATTHHRROOSS AASSPPRR

Auditoria das Demonstrações Contábeis, Due Diligence e Auditoria Interna

Auditoria de Tiragem, Circulação e Eventos

Consultoria em Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS

Empresas regulamentadas pela ANS

Consultoria em Tributos Diretos e Indiretos

Planejamento Tributário, Societário e Sucessório

Fórum Empresarial: Boletins, Palestras, Seminários e Cursos In Company

Avaliação de ativos e negócios;

ESCRITÓRIOS

São Paulo: (011) 2713-7700 ABC: (011) 4435-7300 Manaus: (092) 8133-8000

VISITE: www.athros.com.br www.auditoriadetiragem.com.br

CONTATE: [email protected]

Page 16: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

16

Além das comemorações do feriado nacional de 7 de setembro pela Independência do Brasil, Itatiba tem sempre mais um

motivo para celebrar o mês da Primavera: no dia 8 é comemorado o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Belém. Mais do que curtir o feriado municipal, os Itatibenses saíram às ruas para relembrar essa data importante no calendário católico regional. No dia 8, foi celebrada uma missa na igreja matriz e, também, uma procissão com dezenas de fiéis que demonstraram sua devoção à santa, durante a caminhada entre as ruas do centro da cidade, acompanhados pela corporação musical Santa Cecília.Conta a história que Nossa Senhora do Belém

foi intitulada padroeira de Itatiba por um antigo morador da cidade, o senhor Antonio Rodrigues da Silva, conhecido por “Sargentão”, que chegou por aqui no inicio do século 19. Consigo ele trazia uma pequena imagem da santa, mas ninguém sabe ao certo o motivo da devoção desse homem.Segundo fontes do Museu Histórico Municipal Padre Francisco de Paula Lima, a partir da devoção do “Sargentão”, elegeu-se como Padroeira, Nossa Senhora do Belém, que é também a origem do antigo nome de cidade: Belém de Jundiaí. Ainda hoje, na região, a santa batiza alguns estabelecimentos com seu nome.Em pouco tempo, a imagem ganhou uma moradia e foi colocada numa antiga capela da região, onde

atualmente está localizado o bairro do Cruzeiro. Com o passar dos anos e as mudanças ocorridas em Itatiba, em 1830 foi construída a igreja matriz, no centro da cidade. A partir disso, a imagem de Nossa Senhora do Belém ganhou definitiva morada.A igreja matriz é toda em estilo barroco e a conclusão das obras só se deu 20 anos após o início. Ela é adornada por vitrais feitos por um artista polonês que esteve na cidade oriundo da II Guerra Mundial. Entre as pérolas do interior paulista, a igreja de Nossa Senhora do Belém é considerada uma das capelas mais bonitas e imponentes da região. A torre principal é um marco na história da cidade e um orgulho para o povo itatibense.

Foto

: ww

w.s

hutte

rsto

ck.c

om

A história da santa começou no século 19, quando Itatiba ainda engatinhava, e faz parte de nosso dia a dia, desde as badaladas que ouvimos para marcar as horas até a fé que a ela muitos devotam.

ESPECIALPadroeira de Itatiba, Nossa Senhora

do Belém, rogai por nós!

Foto

: ww

w.d

ezen

ovev

inte

.net

Foto

: Pre

feitu

ra M

unic

ipal

de

Itatib

aPor Patrícia Festa - Jornalista

Page 17: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

17

Page 18: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

18

Foto

: ww

w.s

hutte

rsto

ck.c

om

Page 19: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

19

Page 20: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

20

Page 21: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

21

Page 22: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

22

Quando uma marca se torna um verbo e é repetida centenas de vezes, é porque ela, de fato, re-presenta um sucesso. É por isso que “Nos Bastidores do Google – Tudo o que sei sobre marketing aprendi com o Google”, de Aaron Goldman (Editora Saraiva) se tor-nou um best-seller. Aaron mostra com breves lições – chamadas de googleylessons –, como as ações de marketing praticadas pela Google podem ajudar no marke-ting, não importando o tamanho da empresa. Além de ser um as-sunto interessante, Aaron escreve de forma simples, bem-humorada e cativante. Pra quem deseja co-

Dica de Leitura Para Refletir...

Autor:Aaron Goldman

Editora Saraiva

nhecer melhor os passos de uma empresa que vale bilhões, usando apenas ações simples de marketing, esse livro é leitura obrigatória.

Vamos Goolgar Decisão certa

Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia-noite. É minha função escolher que tipo de dia vou ter

hoje. Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício. Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo. Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido. Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho. Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer por ter um teto que abrigue minha família e meus pertences. Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades. Se as coisas não saíram como planejei, posso ficar feliz por ter hoje... para recomeçar.

(Charles)

(Parábola sugerida por Consuelita Faria)(Leitura sugerida por Bruno Gobbi, webdesigner)

Page 23: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

23

Page 24: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

24

Edgar Ueda: jovem empreendedor celebra um ano de vitórias

Fotografia: Marcio Inohara

Texto: Mariângela de Almeida

Page 25: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

25

Edgar Ueda tem 33 anos. As raízes do interior de São Paulo são as mesmas que acabaram por fixá-lo em Itatiba há quase dois anos. Edgar nasceu em Pinhalzinho, cidade com 13 mil habitantes, em 1978. No seu DNA, o lado empreendedor já se destacava quando, ainda menino com apenas 12 anos de idade, vendia coxinhas de porta em porta. Também foi esse lado que superou as enormes desvantagens de viver em um meio desfavorável ao desenvolvimento pessoal, intelectual e econômico. Os recursos iniciais, adquiridos pela persistência e vontade de sair da pobreza, bancaram sua independência para comprar roupas e ainda ajudar nos gastos da casa muito modesta, onde morava com os pais.

Perfil

Como um bom libriano, Edgar aplicava uma parte dos ganhos na poupança. Aos 15 anos começou a trabalhar em um restaurante da cidade. Em seis meses já era o

gerente do estabelecimento e ganhava em torno de 2 mil reais, uma fortuna considerável para a época e também para um rapaz de sua idade. Mas, Edgar queria ir além e por isso abriu uma lanchonete quando completou 17 anos. Foi tempo suficiente para muito aprendizado, boas economias e a realização de um desejo ousado: morar e trabalhar no Japão, sonho que concreti-zou aos 19 anos, sem falar uma palavra da língua oriental.

Aos 21 anos, retornou ao Brasil para um rápido ‘pit stop’, tendo um bom “fôlego” eco-nômico, já que era proprietário de três imóveis, uma rede de locadoras de vídeo, uma sorveteria e uma discoteca. Também pode usufruir do sonho de possuir carro importado, desejo de qualquer jovem daquela idade, mas que normalmente é concretizado com a ajuda dos pais - o que não foi o caso de Edgar.

Voltou ao País do Sol Nascente logo depois, aos 22 anos, e por lá permaneceu por mais sete anos, em Nagoya, província de Aichi-ken, onde se lapidou e se tornou um empreendedor “gente grande”.

Antes dos 30 anos, o jovem empresário carregava na sua bagagem viagens a mais de 40 cidades em 17 países, bens materiais de fazer in-veja a qualquer senhor de mais idade e cursos de ponta em Portugal, Japão, Brasil e na Espanha, alguns dos mais renomados institutos de educa-ção executiva do mundo.

Edgar não teve condições para cursar uma faculdade, mas a postura autodidata e a abertura para o novo o colocaram em contato com muito conhecimento e boas experiências que aprendeu com empreendedores mais velhos e respeitados, tanto no Japão como no Brasil.

Frequentou cursos de especialização no

mundo, como JAL Academy, Toyota Enterprise, Door Training, dentre outros. Nunca colocou qualquer obstáculo para aprender mais. Segundo Edgar, “podemos ser o que queremos ser. Nada é impossível, não existem limitações financeiras e intelectuais que impeçam alcançar qualquer objetivo e sonho”.

Mesmo assim, com essa visão positiva e motivada, Edgar precisou enfrentar ‘saias justas’. “A falta de recursos para investir em conheci-mento foi um limitador. Eu lia e-books por não ter dinheiro, juntava uma grana para investir em conhecimento e assim, ao longo do tempo, fui agregando aprendizado, não só profissional como pessoal. Como empresário, cada nova ação eu começava do nada, sem qualquer reserva, o que também me limitava já que primeiro é preci-so ganhar, pagar contas e só o que sobrar pode ser investido novamente no negócio”.

Por isso que hoje Edgar é um empresário respeitado em Itatiba, cidade que adotou para si porque acredita que seja um espaço fértil. “Os empresários daqui têm muita tradição e, ao mesmo tempo, vontade de acompanhar as novas tendências. Isso me atrai e quero fazer parte dessa transformação pela qual a cidade está pas-sando, contribuindo com o que sei e com o que aprendo todos os dias. Eu acredito no potencial de mercado de Itatiba e estou investindo todas as minhas fichas e energias nesta cidade”.

Edgar tem se dedicado a construir um portfólio sólido, respeitado e reconhecido pelo mercado, não só da região, mas, também, para além das fronteiras. “Meu trabalho de 12 horas ao dia visa estruturar uma empresa inovadora, ousada e criativa, que possa servir como modelo de negócios e, assim, criar franquias, tendo sempre em mente o meu papel responsável pelo presente e o futuro da cidade. Claro que prevejo bons lucros para minha empresa, mas com a contrapartida de garantir mais desenvolvimento a Itatiba, contribuindo para a abertura de novos negócios e postos de trabalho”.

Edgar já aprendeu, no dia a dia, que um bom planejamento, uma estratégia ousada, sem perder o chão, e muitas ações interligadas determinam o sucesso de qualquer negócio. E, para ele, treinar a equipe para manter esse mesmo ritmo é vital. A capacitação sistemática tem de estar presente entre os itens estratégicos de uma empresa que queira ser vencedora e competitiva.

A grande e atual contribuição de Edgar ao mercado de Itatiba e região é a visão moderna de empreender. A começar pela forma como se relaciona com outros empresários, concorrentes ou não. Para ele, juntar forças é mais importante do que uma postura fechada, que objetive apenas os lucros individuais. “Todos podem ganhar se trabalharem juntos”, defende. Por isso, por duas vezes ele realizou em Itatiba os chamados mee-tings e coquetéis empresariais para a prática do Networking. Os encontros reuniram empresários de todas as áreas para troca de experiências. Espaços qualificados que ampliam horizontes e propiciam parcerias para fortalecer marcas e ne-gócios. A novidade, ainda inédita para as pessoas da cidade, foi bem aceita e se tornou referência.

Mas, Edgar ousou mais uma vez. Por meio da WOW! Entertainment, uma das empresas de seu Grupo, realizou a ExpoNegócios 2012, nos dias 4 e 5 de agosto, um marco na história empresarial de Itatiba e região. “Eu acredito em Itatiba e sei que essa ação foi essencial para todos nós que investimos na cidade e queremos que ela se fortaleça como modelo de empreen-dedorismo, com qualidade e sustentabilidade”, define.

O evento gigantesco envolveu mais de 90 empresas da região. E mais: foi aberto para todos, gratuitamente. O público pode conhecer, interagir e adquirir produtos e serviços. Também teve garantido espaço para diversão e aprendi-zado.

Tudo pensado para que as pessoas se sentis-sem “em casa”, tendo acesso a mais informações e possibilidades viáveis para aquisição de bens e

Page 26: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

26

serviços. “Não queríamos só envolver o em-presariado, mas, especialmente, os cidadãos das cidades da região para que pudessem conferir quantas e ótimas possibilidades po-dem encontrar aqui, sem precisar deslocar-se para grandes metrópoles”.

Os pequenos e médios empresários também tiveram um espaço diferenciado para amadurecer ideias e traçar estratégias. “Temos de garantir ferramentas de gestão aos empresários. Precisamos crescer, obter lucros e trazer mais divisas à região”, explica o jovem empreendedor, já de olho no futuro.

Resultado: a Expo foi um sucesso de adesão e público. Edgar já está focado na se-

gunda edição, no ano que vem, prometendo mais novidades para o deleite do empresaria-do regional e dos cidadãos itatibenses.

Mas, o jovem empresário não para. Entre setembro e outubro deste ano, Edgar vai lançar o primeiro e maior portal de conteúdo da cidade. E, para fechar 2012 com chave-de-ouro, realizará o 2º coquetel para empresários, mas com uma novidade especial – e inédita em Itatiba. Será um encontro para pessoas que, como Edgar, têm visão empreendedora apurada, mas sabem que é preciso sempre reciclar ideias e rever estratégias. O coquetel trará um espaço diferenciado justamente para fomentar

conceitos e conhecimentos que fortaleçam os negócios e preparem os empreendedores para novos e maiores desafios em 2013. No evento, Edgar levará um talk show, com a presença de experts para dar dicas e responder a dúvidas dos presentes, em uma conversa dinâmica e interativa (veja programação nesta edição da revista). Uma iniciativa que só poderia ser pensada por alguém muito além de seu tempo. E imaginar que tudo começou com a venda de coxinhas, de porta em porta...

Portal Cidade Itatiba é o primeiro portal da cidade a contar com diversas formas de interação com seus usuários. Nele, os internautas contam com um guia prático da cidade, contendo descrição, contato e mapa de empresas e serviços; classificados para compra, venda e troca voltados às pessoas físicas; assuntos diversos escritos pelos colunistas do Portal Cidade; O CupomMania, que é um Clube do Cupom com ofertas exclusivas; as principais notícias da cidade; roteiros e viagens; revistas; agenda e fotos de eventos; opiniões; enquetes; entrevistas; empregos e muito mais.

Frase predileta: “Juntos fazemos melhor”Lição aprendida: “Se você perder a aposta, não perca a lição”

Empreender é...: “criar oportunidades em cima de necessidades, ter uma atitude positiva, ser criativo, inovador, buscar infor-mações de qualidade, estar continuamente aperfeiçoando-se”.

Mentores e ídolos: João Dória, Donald Trump, Roberto Justus.Sobre o Brasil: “País do presente e do futuro, cheio de possibilidades. A segunda maior potência em gerar milionários.

Terra de muitas riquezas e de diversidades fantásticas!”

O Grupo Edgar fundou o Grupo Ueda & Goto com sua esposa, Michele, que é formado por estas marcas:

Issho Imóveis - A Issho oferece um leque de opções para atender aqueles que procuram por imóveis, independentemente da classe social. Oferece uma estrutura e equipe de marketing, de vendas, além de exper-tise em negócios imobiliários, propiciando a segurança e o conhecimen-to necessários para fechar negócios rentáveis e com liquidez. Conta com o suporte de instituições financeiras, assessorias jurídica, ambiental, co-mercial e de gestão de obras. Tem os serviços de crédito imobiliário com especialistas em consórcios, financiamentos e refinanciamentos. Fecha parcerias com incorporadoras e, por meio delas, consegue investir em loteamentos residenciais e empresariais. Mantém parceria com a Caixa Econômica Federal com foco no programa Minha Casa Minha Vida, dentre outros serviços.

Mondeluz – Agência de Marketing & Publicidade. A agência traz ideias novas e modernas para alavancar vendas e criar empa-tia instantânea com os clientes das empresas, compartilhando a filosofia de que o design, marketing e propaganda são ferramen-tas essenciais para agregar valor a produtos, serviços e marcas. Desenvolve peças gráficas para os mais variados segmentos. Cria websites institucionais e portais rápidos, utilizando alta tecnologia aliada a um design funcional e atrativo.

Wow! Entertainment - Realiza eventos corporativos e desenvolvi-mento de mídias há 8 anos. É a empresa com o maior número de even-tos realizados com a comunidade brasileira no Japão, conquistando a confiança de mais de 431 empresas parceiras e treinando cerca de 2.928 pessoas no Japão e no Brasil. É a responsável pela realização da Expo-Negócios 2012.

Revista Imóveis & Cia – Celebrando um ano de sucesso, é considerada uma inovação no mercado da cidade e região. A linha editorial investe em matérias que oferecem informações qualifi-cadas para empreendedores, empresários, comerciantes, além de opções variadas de conteúdo aos leitores para a aquisição de pro-dutos e serviços. É a única da cidade com periodicidade mensal. Os 10 mil exemplares são distribuídos gratuitamente em Itatiba e Morungaba, sendo que 3.060 revistas são destinadas a empresas da região. O objetivo da publicação é contribuir para que outras empresas divulguem seus negócios e tenham espaço para alavan-car, expor, posicionar-se e relacionar-se no mercado de um modo mais criativo, apresentando o seu ramo de atuação e agregando mais valor a sua marca. Hoje conta com mais de 100 anunciantes e enquadra-se nas normas de sustentabilidade, possuindo os selos FSC e ISO 9001.

Mais sobre Edgar Ueda

Page 27: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

27

Page 28: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

28

Terra Nova - CA00179Casa semi-pronta (sobrado), boa locali-zação. Possui 3 dormitórios, 2 banheiros, sala, copa, cozinha, lavanderia, garagem para 2 carros. Oportunidade para família! R$ 265.000,00

Centro - AP00002Apartamento alto padrão - próximo a bancos e comércios. Vista privilegiada. Sala com dois ambientes, lavabo, 3 dormitórios todos com sacada, sendo 1 suíte com closet, 1 dependência com wc para empregada, cozinha ampla, lavanderia, churrasqueira, piscina, sauna, salão de festas e garagem para 3 carros. Portaria 24 horas. R$ 490.000,00

Parque da Fazenda - CA00168Linda residência com 3 dormitórios, 3 suites, pisci-na de 4,5 por 9 metros, campo de futebol, churras-queira, lareira, aquecimento elétrico/ gás e sauna, condomínio apenas R$ 350,00 com terreno de 1.200 metros. Oportunidade!!! R$ 795.000,00

Aida Jaffet - CA00149Casa ampla, bem construída e pronta para morar. Ótima localização. Possui tres dormitórios sendo uma suíte, lavanderia, banheiro social e garagem coberta. Proporcione conforto para você e sua família. Agende uma visita sem compromisso!R$ 276.000,00

Terra Nova - CA00189Casa nova, com 2 dormitórios, sala 2 ambi-entes, cozinha, garagem para 2 automóveis. Você mais perto de realizar o sonho da casa própria! R$ 196.000,00

Terra Nova - CA00191Linda casa, nova e com ótima localização. Possui 3 dormitórios sendo 1 suite, sala, cozi-nha americana. Excelente oportunidade!!!R$ 254.000,00

Engenho d’Água - TE00084Excelente terreno para investimento! Localizado no bairro do engenho d agua, ligue e agende a sua visita !! R$ 185.000,00

Itatiba Country - CA00193Casa nova sobrado na fase II. Possui 4 dormitórios, sendo 1 suíte com closet, sala de estar, sala de jantar, lavabo, espaço gormet, cozinha, despensa, lavanderia, garagem para 2 automóveis. Ótima oportunidade para quem procura tranquilidade e segurança para toda família! R$ 480.000,00

Bairro do Engenho - CA00194Casa no bairro do engenho, com 2 dorm. Assobradada, garagem p/ 2 carros com portão eletrônico. Casa bem conservada com possibilidade de ampliação para mais 2 dormitórios. Venha conhecer essa oportunidade! Agende uma visita. R$ 260.000,00

Jardim Santa Filomena - CA00184Linda casa nova no bairro Santa Filomena, com 3 dorm. Sendo 1 suite, garagem, sala, cozinha, lavanderia coberta. Você mais perto de realizar o sonho da casa própria! Agende sua visita!R$ 210.000,00

Av. Prudente de Morais - AP00008Prédio novo, apto com 3 dorm. 1 suite com 2 va-gas de garagem, área de lazer com piscina, chur-rasqueira, academia, acabamento em porcelanato no Hall de entrada. Vista privilegiada da cidade, bairro extremamente tranquilo. Agende sua visita hoje mesmo! R$ 440.000,00

Terra Nova - CA00180Casa em fase de termino de acabamento com 3 dormitórios, sala, cozinha, possui mais dois cômodos com banheiro na parte inferior do imóvel. Agende uma visita sem compromisso!!!R$ 212.000,00

Nova Itatiba - CA00177Casa de alto padrão na principal avenida do bairro. Excelente localização, revestimento de primeira, finalização da obra prevista para dezembro. Agende sua visita hoje mesmo!R$ 600.000,00

Prédio Novo Apartamento

Morumbi - CA00076Ótima casa em bairro bem localizado e de fácil acesso, com 3 dormitorios e 253 m contruidos. Agende uma visita !!! R$ 345.000,00

Condomínio Chamonix - CA00136Casa de alto padrão contem 8 dormitórios, 6 suítes, sala, piscina aquecida e abastecida pelo poço artesiano, sistema de câmeras de segu-rança, lareira, sala de cinema, adega e living com 3 ambientes. R$ 4.250.000,00

Casas de alto padrão

Se você procura por segurança, conforto e sofisticação. Temos várias opções de imóveis em alto padrão. Com piscinas, áreas gourmet, playgrounds, sauna, cir-cuito de segurança 24 horas, dentro dos melhores condomínios da cidade. Abai-xo, citamos uma de nossas alternativas:

Requinte

Casa NovaCasa Nova

Casa Nova Casa Nova Casa Nova

Casa Nova Casa Nova

Casa Nova

Page 29: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

29

Parque São Gabriel - CA00192Lindíssima casa, alto padrão, no parque são gabriel, com 353 m² de construção. Casa com acabamento impecavel, 3 dorm. Sendo 3 suites e closet, casa plana! Valor abaixo do mercado, ideal para clientes exigentes e perfeccionistas. Oportunidade! R$ 700.000,00

Giardino d’Itália - CA00197 Casa com 2 dorm. 1 Suíte máster, no melhor bairro de itatiba, com móveis plan. Na cozinha, closet, banheiros e escritórios, sala com pé di-reito duplo. Com garagem para 5 carros, jardim, quintal grande com pomar, e lavanderia. Ligue e agende a sua visita! R$ 479.000,00

Itatiba Country - CA00196Casa em construção, com término previsto para novembro de 2012. 170m² de área construída, 451 m² de área total, 3 quartos, 1 suíte com closet,escritório, área gourmet com churras-queira, cozinha americana, sala de jantar e tv. Imperdivel !! R$ 545.000,00

Itatiba Country - CA00195Excelente casa em condomínio fechado, 3 dormi-tórios grandes, 1 suíte, garagem coberta para 2 carros. Pronta para morar ! Ótima oportunidade !!R$ 495.000,00

Itatiba Country - TE00081Terreno em condominio fechado itatiba country, vista maravilhosa para o mirante, vale a pena conferir, ligue e agende a sua visita !R$ 125.000,00

Jardim Santa Filomena - CA00098Sobrado com quintal amplo, coz., despensa, entrada separada para área de serviço, de-pendência privativa no subsolo, sala de estar e jantar, 3 dorm. Sendo 1 suíte com hidro, 3 banheiros e garagem para 2 carros. Casa com terraço maravilhoso e muitas possibilidades de ampliação. R$ 276.000,00

Terra Nova - CA00187Casa nova, com 2 dormitórios, sala, cozinha estilo americana, garagem para 2 automóveis. Ótima oportunidade!!R$ 212.000,00

Villa Ravenna - TE00083Terreno em condomínio fechado, com ex-celente localização e com lazer completo, otimo para toda a sua familia !!!Ligue e agende a sua visita.R$ 159.000,00

Terra Nova - CA00190Casa nova com 2 dormitórios sendo 1 suíte, sala, cozinha estilo americana, garagem para 2 automóveis. Você mais perto de realizar o sonho da casa própria!R$ 212.000,00

Jardim Santa Filomena - CA00185Linda casa nova, em excelente bairro, com 3 dormitórios sendo 1 suite, garagem, sala, cozinha, lavanderia coberta. Você mais perto de realizar o sonho da casa própria! Agende uma visita sem compromisso!!R$ 210.000,00

Giardino d’Itália - CA00156Lindíssima casa, bem localizada, com 2 vagas de garagem, sala de estar e jantar, cozinha americana, lavabo, lavanderia e lavabo externo que atende a área de lazer, com 3 dormitórios, sendo uma suíte. Agende uma visita!R$ 339.500,00

Jardim Coronel Peroba - CA00199 Linda casa com ótima localização, fino acabamento, com 3 dormitórios, 1 com closet, 3 banheiros, sala de estar e jantar, ar condicionado na sala e no quarto do casal, churrasqueira, garagem para 2 automóveis e cerca elétrica. Proporcione conforto para você e sua família. Agende uma visita sem compromisso!!! R$ 290.000,00

São Francisco - CA00152Ponto comercial com salão na frente, casa principal e edícula na parte superior.Ambientes amplos com salas de estar e jantar, 3 dormitórios, escritório e 3 banheiros.Salão alugado para igreja. Oportunidade de negócio. Agende uma visita, sem compromisso.R$ 280.000,00

Jardim Santa Filomena - CA00178Imovel novo, materiais de primeira linha, acabamento impecavel, interior pronto. Agende sua visita, hoje mesmo!R$ 280.000,00

Terra Nova - CA00162Terreno de 250 m², bem localizado. Documen-tação em ordem para trâmite de financiamen-to. Faça sua proposta de compra e marque uma visita sem compromisso. R$ 180.000,00

Itatiba Country - TE00048Terreno de 550m², ótima localização, em condomínio fechado country. Oportunidade para construir a casa para sua família. O condomínio oferece excelente estrutura, com opções de entretenimento para todas as idades, com muita segurança e conforto. R$ 135.000,00

Alto Padrão

OportunidadeCasa Nova Casa NovaComercial

Impecável

Casa Nova

Casa Nova

Casa Nova Casa Nova Casa Nova

Page 30: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

30

Classificados

Anuncie11 4594-3057

Page 31: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

31

Page 32: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

32

Muita gente me manda e-mail descre-vendo simpatias para atrair dinheiro e confesso que realmente acredito

que algumas podem funcionar. Como não custa nada arriscar uma aju-

dinha do sobrenatural, eu selecionei uma das mais interessantes pra você exercitar a fé e, quem sabe, zerar a fatura do seu cartão de crédito.

E que atire a primeira pedra aquele que nunca levou um susto com o valor da fatura do cartão. Para quem já teve essa ingrata sur-presa aqui vai uma simpatia para “amarrar” os danos que os juros do cartão possam causar ao seu orçamento.

No dia do vencimento do seu cartão de crédito reúna o seguinte material: um pote pe-queno de margarina, vazio e com tampa; 1/2 kg de sal; 1 dente de alho; a fatura do mês atu-al, não vencida, do seu cartão de crédito.

Procedimento: logo pela manhã pegue um pote de margarina e encha de sal. Coloque um dente de alho no centro do pote deixando uma pontinha pra fora de forma que você possa vê--lo no meio do sal. Depois coloque a fatura do cartão de crédito na mesa da cozinha e, sobre ela, o pote com sal e o dente de alho e aguarde o horário de abertura dos bancos. Quando o

banco abrir, vá até lá e pague integralmente o valor da fatura.

Mas, atenção: nunca pague o mínimo ou apenas parte do valor! A simpatia só vai fun-cionar se você pagar todo o valor da fatura.

Ao voltar do banco escolha um local onde as crianças não têm acesso – pode ser em cima de um armário da cozinha – e coloque a fatura de volta embaixo do pote junto ao seu cartão de crédito.

Importante: a fatura e o cartão devem fi-car embaixo do pote de sal até o mês seguinte. Você não deve mexer no pote nem retirar o cartão de lá até o vencimento da próxima fa-tura.

No próximo mês, renove a simpatia: pote e fatura nova em cima da mesa. Pagamento integral da fatura. Fatura paga e o cartão de crédito embaixo do pote em local seguro, não mexendo mais até o mês seguinte.

Dizem que quem faz esta simpatia zera a fatura em poucos meses e que você nunca mais vai pagar juros pelo uso do crédito rota-tivo do cartão.

Como consultor financeiro, eu tenho cer-teza que esta simpatia funciona, mas, e você, o que acha?

Simpatia para zerar cartão de créditoPor Samuel Marques, palestrante e consultor financeiro.

Gestão com Humor

Foto

s: w

ww

.shu

tters

tock

.com

.br

Page 33: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

33

Page 34: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

34

Cada vez mais consumidores adquirem móveis fabricados a partir de materiais recicláveis e descobrem o luxo que há no lixo. Com o intuito

principal de despertar a consciência ambiental nas pessoas e levar essa ideia para dentro de casa, nenhuma outra maneira é tão eficaz e bem-vinda quanto o propósito de criar móveis e objetos decorativos usando material reciclável como matéria-prima. Essa iniciativa traz bom gosto e originalidade para o ambiente.

Falta muito para a questão ambiental ser tratada de forma prática. Por enquanto, o discurso é bonito, mas os resultados são ínfimos, ainda mais quando se sabe que muitos materiais comumente descartados como lixo são reaproveitáveis e podem ganhar uma nova finalidade. É o caso dos produtos feitos de plástico, metal, papel, vidro e os pneus que, empilhados nas calçadas e quintais, tornam-se nocivos ao meio ambiente.

A partir da reciclagem desses materiais é possível criar objetos diferenciados e contemplar também a mão de obra social para a fabricação de móveis como bancos, cadeiras, mesas, poltronas e lixeiras utilizando, por exemplo, o pneu. Esse é o objetivo da ONG Arte em Pneus, para mostrar ao público em geral que quase todos os materiais podem ser transformados em objetos de design do dia a dia. Os projetos dessa ONG são assinados pelo designer Daniel Beato.

Em um primeiro momento, o público demonstra certo estranhamento diante das peças, o que é natural. No entanto, quando entendem o propósito do trabalho e identificam a originalidade e o exotismo dos objetos, a reação seguinte e

imediata é de aceitação. A ideia é mostrar que a maioria das coisas pode ser reutilizada e reinserida na própria casa, com materiais que já foram extraídos e transformados quimicamente.

Para trabalhar os móveis é feita a reciclagem secundária ou pós-consumo, que se trata da conversão de resíduos plásticos de lixo a partir de um processo de combinação de operações que, teoricamente, “limpam” o material a ser reutilizado. Os produtos dessa classe provêm principalmente de lixões, sucata e da coleta seletiva.

Os móveis reciclados não são facilmente encontrados em grandes lojas, justamente pela falta de divulgação do trabalho, mas são mais comuns em lojas de médio e pequeno porte e em cidades do interior. O preço das peças varia muito.

Com o tema sustentabilidade cada vez mais em foco, é de se esperar que as iniciativas de escultores, designers, arquitetos e ONGs, em reutilizar os materiais encontrados no lixo para a criação de peças de decoração e a feitura de móveis utilitários, ganhe mais espaço no mercado e vire tendência, porque são peças que trazem alegria e colorido ao ambiente doméstico, além de uma maior consciência ambiental.

Foto

: ww

w.sh

utte

rsto

ck.c

om

Sustentabilidade

Reutilizar é moderno e o planeta agradece

Poltrona elaborada por Daniel Beato.Foto: www.sindepark.org.br

Por Patrícia Festa - Jornalista

Page 35: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

35

Page 36: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

36

Renata Invenzioni Engenheira [email protected]

Sustentabilidade

Poluição, risco à saúde humana, degradação, desperdício, esgotamento dos recursos... parem o mundo que eu quero descer!

Estamos à beira de um colapso ambiental. O tratamento abusivo que temos dado ao nosso planeta nos últimos anos vem sendo devolvido, geralmente como consequências agressivas, como destruições e esgotamento dos meios.

Muitos já se conscientizaram de que nossos recursos, fonte de toda manutenção da vida em nosso planeta, estão se esgotando e que devem rever sua postura e seu modo de vida. Mas, infelizmente, também são muitos os que insistem em desrespeitar e atropelar as medidas mitigadoras pacíficas.

Sendo assim, é possível encontrarmos alternativas punitivas, ou não, de economia e conscientização em diversos níveis? Sim. São chamados de Instrumentos. Essas medidas, adotadas pelas autoridades governamentais (municipais, estaduais ou federais) de diversos países, trabalham pela conscientização, mas, muitas vezes, são aplicadas em formas de multas ou punições. Dessa forma, é possível minimizar os impactos gerados pelos degradadores e obter uma “conscientização forçada”.

Nesta primeira parte de nossa conversa, vou compartilhar com você, leitor, instrumentos que utilizam penalidades e subsídios aos poluidores.

Um exemplo aplicado à poluição industrial e urbana é a agenda marrom, que é dividida em dois tipos principais: os instrumentos reguladores (ou instrumentos de comando e controle – C&C) e os instrumentos de mercado (ou instrumentos econômicos – IE).

Os instrumentos reguladores são os comandos em que o poder público estabelece os padrões e monitora a qualidade, regulando as atividades para aplicar sanções e penalidades através de normas e legislações. O poluidor é

penalizado e não há chance de escolhas. Ele deve seguir as legislações impostas ou é levado aos processos judiciais e administrativos. Como exemplos desse instrumento, podemos citar a proibição total ou restrição das atividades praticadas sejam por períodos, por condicionantes, valores permitidos ou zoneamento, que tem a finalidade de controle espacial e temporal. Já o controle de uso é citado pela outorga de recursos hídricos, realizado por intermédio de fixação de cotas não comercializáveis de extração ou lançamentos (no caso de efluentes é estabelecida uma cota máxima de emissão).

Os instrumentos econômicos atuam de forma complementar aos instrumentos reguladores. Os IEs são aplicados por meio de taxas, ou seja, o conceito poluidor – pagador. Nesse caso, todos devem pagar pela utilização dos recursos naturais e não somente os poluidores. É uma ação preventiva, além de punitiva. Sendo assim, a aplicação desse instrumento cumpre simultaneamente com o financiamento da luta contra a poluição e incentiva o poluidor a modificar o seu comportamento, pois, quando cumprido corretamente, não terá de sofrer “as consequências no bolso”.

Como exemplo desse instrumento, temos taxas sobre lançamento de

efluentes (em que as fontes poluidoras não são diferenciadas pelos danos ambientais causados, mas, sim, pelos valores qualitativos e quantitativos dos efluentes lançados), taxas sobre usuários e produtos, diferenciação de taxas e sistema de depósito reembolsável ou, ainda, o sistema de consignação (a cobrança da taxa, neste caso, é feita sobre o produto, podendo haver reembolso da taxa, caso a embalagem seja devolvida ou entregue à reciclagem).

Além disso, existem também os incentivos através de subsídios aos praticantes de bons exemplos. A estes, podem ser gerados subvenções (não reembolsáveis a aqueles poluidores que se prontifiquem a reduzir suas taxas de poluição), empréstimos subsidiados, incentivos fiscais como abatimento de impostos, dentre outros.

Outros programas, como a comunicação social e educação ambiental, também são aplicáveis e eficazes. São instrumentos que objetivam a conscientização racional e não punitiva.

Na nossa próxima conversa, vamos falar dos instrumentos que definem a redução dos subsídios pelo governo, complementando aqueles que já tratamos nesta edição.

Combater o colapso ambiental: papel de todos nós

Page 37: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

37

Page 38: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

38

Educação financeira. É isso que falta na vida da maioria das pessoas. Na minha também. E sabe de quem é a culpa? A culpa é da escola. Quando estudamos, aprendemos continha ‘de

mais’, continha ‘de menos’, ‘de vezes’, porcentagem, frações, juros etc., mas, sem saber, exatamente, para que tudo isso serve.

Na escola a gente aprende que o preço que pagamos por um produto não é o seu valor real, pois estão embutidos os impostos. O que ninguém explica é o quanto de impostos nós pagamos. É aí, na fase da escola e das descobertas, que se aprende também a reclamar do número abusivo de impostos que pagamos durante o decorrer da vida.

E a poupança? Outro assunto que poderia ser polêmico. Mas, que nada! Ninguém fala de poupança, de rendimentos, de ações, de investimento.

Mas, se a gente para, pensa, reflete, percebe que nós, mulheres, só nos preocupamos com tudo isso quando aparece um filho, um futuro, um medo ou um sapato novo – aquele vermelho, salto 14, com pedrarias, igual ao que a Lady Gaga usou numas das suas últimas aparições públicas. E isso não é futilidade, preconceito ou generalização.

E quando vamos ter tempo e ocasião pra usar o

sapato idêntico ao da Lady Gaga, se a gente acorda cedo pra levar o filho até a escola e corre o dia todo pra baixo e pra cima com mil compromissos na agenda ?

Viu? Educação financeira. Então, deixa disso! Compra a sapatilha bonitinha, simples, mas super-honesta que está à venda por bem menos que o sapato com pedrarias – valor que equivale a oito pares de sapatilhas... mas, para que também se só temos dois pés?

E o pior ainda está por vir, porque as coisas mais estranhas acontecem depois que saímos da escola e nos tornamos, de fato, adultos. Por exemplo, usamos o cartão de crédito para parcelar tudo que compramos.

Às vezes os juros não são tão altos, então, parcelamos um pouco mais. Mais. Mais. Durante toda a nossa vida, compramos produtos que usamos apenas uma vez (lembra do sapato vermelho?). Ou não usamos nunca. Não consigo, sequer, listar a quantidade de coisas que comprei pra usar uma só vez. Foram muitas. E não custaram barato.

Na minha vida, nunca ninguém me disse: “Estou juntando esse dinheiro para daqui vinte anos...”. Ninguém!

“Vinte anos é tempo demais, nem sei se estarei viva”. Bom, se não estivermos vivos, tudo bem,

mas, e se estivermos? Aí complica. Já imaginou? Vivos, velhos, doentes e sem dinheiro.

Então, qual é o objetivo? Pensar na aposentadoria, claro. Trabalhamos por 35 anos para depender do INSS quando a idade chegar. Aí gastamos com plano de saúde, remédios, netos e, com sorte, dando uma festa de fim de ano para a família.

E depois, com os pés cansados, o rosto cheio de marcas da vida, quais serão os planos para o futuro? Simples. O que sempre quis fazer e ainda não fiz. Porque sempre há tempo.

Pois então, está decidido! Minha vida vai começar aos 60. Até lá tenho tempo para investir, aprender, escolher, ter mais filhos, mais maridos, pensar, cuidar da saúde (que também é um investimento), trabalhar, ser útil de alguma maneira e comprar o bendito sapato vermelho com pedrarias.

Depois? Ah... depois eu pego a estrada. Com sorte, viajo sem volta por 15 anos. E, enquanto houver saúde e habilitação em dia, os 15 anos se estenderão por novos dias, com novos horizontes.

PAPO DE MULHER E o seu futuro? Vai bem?

38

Foto

: ww

w.s

hutte

rsto

ck.c

om.b

r

Por Patrícia Festa - Jornalista

Page 39: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

39

Page 40: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

40

Page 41: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

41

Page 42: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

42

1Google Calendar: a primeira ação é organizar o seu tempo. Para isso, o Google Calendar (www.google.com/calendar) é excelente - e o melhor: gratuito! Com ele você

pode organizar todas as tarefas e reuniões, otimizando seu tempo. Para isso, basta ter uma conta do Gmail.

2Evernote: o slogan do Evernote (www.evernote.com) é “Lembre--se de tudo” e sua logomarca é a cabeça de um elefante – fazendo analogia à memória desse grande

mamífero. Já identificou a funcionalidade do Evernote? Nele, é possível fazer anotações, registrar suas ideias, pautas de reunião, fo-tos, tudo dividido por TAG’S e sem ocupar espaço no computador. É preciso fazer o download do programa, que é bastante leve e não atrapalha em nada a performance de seu computador. Funciona muito bem em tablets e celulares.

3VeoProject: Sabe como organizar os projetos e sua empresa? O VeoProject (www.veoproject.com) ajuda você nisso, com um serviço simples, elegante e gratuito. Com

ele, é possível gerenciar seus projetos e atividades, recursos, cronogramas e agendas. Tudo isso na web, podendo integrá-lo ao Google Calendar. Também é uma ferra-menta sem custos, porém, todo o site é em inglês. Outra opção para gestão de projetos é o Microsoft Project (www.microsoft.com.br), que é pago.

4Organizze: Além de organizar o tempo e o projeto, é extrema-mente necessário ter as finanças sob controle. O Organizze (www.organizze.com.br) é um serviço

online de organização financeira, ideal para finanças pessoais e de profissionais liberais. Faça o lançamento de suas despesas e

receitas. Saiba exatamente para onde está indo o seu dinheiro. Crie parcelamentos e seja lembrado de contas a pagar em seu e-mail. Funciona muito bem para pequenas empresas também, porém, se precisar de algo mais elaborado, acesse www.baixaki.com.br para encontrar softwares gratuitos de gestão financeira.

5Pagseguro: uma forma bastante simples e segura de enviar seus bo-letos e cobrar seus clientes. Basta criar uma conta e seguir os passos básicos. Dá um pouco de trabalho

para ler todos os itens e dicas do site, mas vale a pena. No final, com o esse serviço (www.pagseguro.com.br), pagando uma por-centagem em cima de cada valor recebido, você fica tranquilo com suas cobranças. A taxa ainda é mais alta que as praticadas pelos bancos, mas o sistema é muito útil para quem está começando seu negócio.

42

Cinco ferramentas para o empreendedor moderno

Mundo Digital

Bruno Gobbidiretor de mídias digitais na agência Mondeluz ([email protected])

Foto

: ww

w.s

hutte

rsto

ck.c

om.b

r

Sempre tive o empreendedorismo no sangue. Filho de pai e mãe empreendedores, percebi logo cedo que me realizava ao criar meus próprios sistemas de compra, venda e troca – ou, como dizia meu pai, “fazia meus rolos” – e sempre me frustrava ao trabalhar para outras pessoas.

Mas, foi apenas quando abri minha segunda empresa – aos 27 anos e muito mais maduro e organizado – que percebi a real necessidade de utilizar todas as ferramentas disponíveis para me auxiliar no novo negócio.A maioria dos empresários toma decisões baseadas no lado emocional ou financeiro, deixando de lado alguns detalhes que podem influenciar diretamente no sucesso ou fracasso de seu negócio. Infelizmente, não temos tempo – nem dinheiro – de errar para aprender. Precisamos decidir e, principalmente, decidir com embasamento, seja ele em números, tendências ou valores.Por isso, compartilho aqui 5 ferramentas incrivelmente úteis que me ajudaram muito e que poderão auxiliá-lo no seu negócio, sem custos ou com valores extremamente reduzidos:

Page 43: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

43

Page 44: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

44

Page 45: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

45

Page 46: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

46

Page 47: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

47

Page 48: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

48

Page 49: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

49

Page 50: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

50

Page 51: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

51

Page 52: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

52

PerfilEmpreendedor

I&C - Por que você escolheu Itatiba pra iniciar seu empreendimento?Isma - Era um sonho antigo, de muitas bus-cas quando, em 1983, encontramos a cidade e achamos que ela seria um bom lugar pra realizá-lo. Deparamo-nos com muito espaço, excelente lago com nascente própria, bastante verde e linda paisagem, além do melhor clima da região. Outro fator favorável foi a proximi-dade da capital com ótimas estradas e via de acesso rápida.

I&C – Depois dessa descoberta, quando o sonhou começou a se tornar, de fato, rea-lidade?Isma - Foi em 1984, quando iniciamos a limpe-za do terreno e o plantio das primeiras mudas de árvores, conforme o layout e já com nome definido para o lugar: Chácara do Lago.

I&C – A partir daí, quais dificuldades você teve de enfrentar? Isma - Vivenciamos momentos difíceis. Em 1999, eu e minha família viemos residir defi-nitivamente em Itatiba. Ao longo do tempo, ocorreram mudanças e algumas circunstâncias familiares nos levaram a colocar a chácara a venda de 2004 a 2009 em diversas imobiliárias, sem nenhuma proposta de compra. Alugáva-mos a propriedade nos finais de semana e tem-poradas, paralelamente a isso participávamos de reuniões com o SEBRAE, a prefeitura e os empreendedores da região, mas sem qualquer êxito.

I&C - E qual foi à saída para superar aque-le momento?Isma - Durante dez dias no mês de julho de 2006, alugamos o espaço como pousada para expositores da FOB (Federação Ornitológica Brasileira), que realizavam o campeonato de canários. A partir disso, voltamos a lembrar de nossos sonhos: por que não idealizá-los, com-partilhando com outras pessoas, além de lazer, trabalho e fonte de renda? Foi aí que Deus nos mostrou a riqueza que tínhamos nas mãos.

I&C – A partir dessa reviravolta, com o “trem nos trilhos” novamente, qual a pos-tura que vocês assumiram para fortalecer o negócio?

Isma - Nosso maior objetivo é - e sempre será - proporcionar aos nossos clientes a mesma alegria que esse lugar sempre nos deu, num ambiente maravilhoso em contato com a na-tureza, usufruindo de nossas áreas de lazer, com hospitalidade e serviços especiais. Temos como ideais profissionais estar sempre prepa-rados para atender aos diversos tipos de clien-tes nos finais de semana ou aos profissionais que vêm às cidades próximas, a trabalho, em busca de um lugar tranquilo.

I&C – Você comentou, antes da entrevista, que existe um lema característico da sua Pousada, não é isso?Isma- Sim, o nosso lema é: “Perto da Natureza, longe do estresse”. Nossa Pousada é familiar e o carro-chefe está na recepção oferecida aos nossos hóspedes, deixando-os bem acomoda-dos, fazendo com que se sintam muito à vonta-de para desfrutar a Pousada Chácara do Lago.

I&C - Por falar em acomodações, como é a estrutura da Pousada?Isma- Temos 7 apartamentos com banheiros internos e 8 quartos econômicos com banhei-ros externos, todos com televisão, ventilador e chuveiros elétricos. Alguns ainda dispõem de guarda-roupas e cômodas e outros com camas e beliches, incluindo roupas de cama e banho.

I&C - E quanto à alimentação, o que a Pousada oferece?Isma - Nosso café da manhã é servido com muita variedade para todos os tipos de gostos: frutas, bolos, pães, queijos, geleias, dentre ou-tras opções, sempre fresquinhas. Mesmo que não esteja hospedado na Pousada Chácara do Lago, você pode saborear esses quitutes. Basta marcar com antecedência.

I&C - Depois de uma noite bem dormida e um café da manhã reforçado, o que mais o cliente pode desfrutar na Pousada?Isma – Os 9.200 m² de área total têm muito verde e clima revigorante. O hóspede pode usufruir da quadra poliesportiva, do lago para pesca esportiva, do playground para criançada, da piscina, sauna seca, fazer caminhadas pela região, jogar na sala de sinuca, pebolim e carte-ado, descansar nas redes, no quiosque ao lado do lago. Disponibilizamos também estaciona-mento, Wi-Fi Zone - Internet wireless (sem fio) e a sala de televisão.

I&C – Depois de toda essa vivência, geren-ciando a Pousada, você considera que esse

tipo de negócio é lucrativo?Isma - Sem grandes pretensões, o negócio se tornou algo lucrativo e pode se tornar muito mais, tendo em vista o grande potencial de crescimento que ele oferece. Mas, inicialmente, o grande objetivo foi unir o útil ao agradável. Como que algo tão maravilhoso para nós, não seria também especial para o público? Com o tempo o marketing “boca a boca” acabou atraindo cada vez mais pessoas.

I&C – Na sua opinião, qual a maior difi-culdade em gerenciar um empreendimen-to desse tipo?Isma - Hoje eu diria que é a escassez de pro-fissionais qualificados. Com o aumento da de-manda, necessitamos de novos serviços, mas, para isso, é essencial termos uma equipe de alto nível, para que possamos manter a qualidade do atendimento que hoje oferecemos aos nos-sos clientes.

I&C - Como você comentou no início da entrevista, tudo começou com um sonho. Sonhar é uma característica importante do verdadeiro empreendedor?Isma - Claro que sim. Primeiro temos de ter um sonho, para que possamos nos dedicar e dar o melhor de nós. Mas, também é importan-tíssimo ao empreendedor ser bem assessorado para saber onde está pisando e como direcio-nar corretamente seu potencial para atender exatamente as necessidades dos clientes e al-cançar o sucesso.

Pous

ada

Chá

cara

do

Lago

A Pousada Chácara do Lago, propriedade de Isma da Costa Velho, é o lugar ideal para você e sua família curtirem momentos de paz e lazer. O dia a dia, de corre-corre e muitos afazeres, provoca um grande desgaste físico e mental. A solução para todo esse

estresse é passar um tempo junto à natureza, em um clima favorável e com bela vista para mon-tanha e lago. Mas, antes de reservar seu fim de semana na Pousada, conheça a história desse empreendimento de sucesso.

Pousada Chácara do Lago: onde é muito bom estar... e descansar

Rua Anísio Carlos de Oliveira, 585/595Res. Grêmio - Bairro Moenda 1- Km 28Estrada Itatiba-Bragança - Itatiba - SP

Fone: 11 4538-7350/ 11 [email protected]

Page 53: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

53

PerfilEmpreendedor

I&C – Profissionais qualificados e que gostam do que fazem são essenciais ao seu negócio. Atualmente, quantos funcio-nários trabalham no Cantinho da Vovó?Claudilene - Hoje nosso quadro de funcioná-rios conta com sete professores, uma berçaris-ta, um auxiliar de berçário, uma faxineira, um dentista, uma psicóloga, uma fonoaudióloga, um psicopedagogo, um professor de teatro, um professor de karatê, uma professora da ballet e um professor de educação física.

I&C - Com tantos anos de trabalho quali-ficado, você deve ter muito orgulho do seu negócio...Claudilene – Tenho, sim. A escola está há 19 anos no mercado e nosso maior orgulho são os nossos ex-alunos. Alguns já são pais e dei-xam seus filhos sob nossos cuidados, o que é muito gratificante.

I&C - Além de gratificante, você considera o Cantinho da Vovó uma empresa lucrativa?Claudilene - Infelizmente ainda somos vis-tos, por alguns pais, como um “depósito de crianças”, que tem obrigação de cuidar de seus filhos e, por isso mesmo, nem sempre somos reconhecidos. Inadimplência é um problema que enfrentamos e que prejudica a rentabili-dade do negócio.

I&C – Além da inadimplência, que outras dificuldades você enfrenta?Claudilene - O que também dificulta nosso trabalho, bem como o de outras escolas, são as “escolas” e “cuidadoras” clandestinas que, além de dividir o mercado, colocam as crianças em risco, sem espaço e condições adequados, a preços mais baixos e sem nenhuma supervisão municipal ou sanitária.

I&C – E para você, especificamente, que gerencia o Cantinho da Vovó, qual a principal dificuldade? Claudilene - No meu caso, é a instabilidade financeira, gerada pelo não pagamento de al-gumas mensalidades, que pode comprometer os nossos compromissos.

I&C - Como empreendedora, qual característica você acha importante para apostar num negócio próprio?Claudilene - É ter esperança e sabedoria para

enfrentar os obstáculos que surgem no dia a dia. Também é importante amar o que faz e não se apegar apenas à parte financeira.

I&C - Então, um dos motivos que a levou a criar o Cantinho da Vovó foi o amor?Claudilene - De certa forma, sim. A ideia de ser empresária partiu da união das irmãs em parceria com a minha mãe. Sempre quis tra-balhar ao lado dela e de meus irmãos, pois somos uma família muita unida. Tenho um ir-mão que sempre nos deu muita força. Ele é o nosso anjo. Eu e minhas irmãs temos filhos e sabemos o que isso significa nos dias de hoje, já que eles são nosso maior tesouro.

I&C – Essa identificação de sua família e o fato de serem mães zelosas também foram aspectos relevantes para montar o Cantinho da Vovó.Claudilene – Isso mesmo. Sabemos como é difícil para as mães que trabalham período in-tegral ou parcial encontrar um lugar diferen-ciado para deixar seus filhos, com pessoas que cuidem e participem positivamente da educa-ção das crianças.

I&C – Quais crianças podem frequentar o Cantinho da Vovó e em que horário? Claudilene - O nosso foco é atender crianças de 0 a 5 anos (berçário à segunda fase da pré--escola), dando a oportunidade aos pais de estabelecerem a rotina que lhes for mais con-veniente. Ou seja, nós é que nos adequamos às suas necessidades. Dentro do período de funcionamento da escola, das 6h50m às 19h, os pais podem fazer o horário que quiserem.

I&C – E como você define a educação que as crianças do Cantinho da Vovó recebem?Claudilene - Temos como objetivo principal oferecer uma educação que favoreça o desen-volvimento das habilidades necessárias para que as crianças possam caminhar na vida ten-do objetivos e metas definidas. Ficamos muito orgulhosos quando terminamos um ano letivo com a sensação de mais um ano de conquis-tas, com a desenvoltura de nossos alunos, que podemos avaliar, por exemplo, nas peças de teatro que realizamos. Vemos seus rostinhos tão felizes! E isso é muito gratificante. Aqui professores e funcionários formam uma única equipe e, para nós, só é possível caminhar as-sim: com união e ideais comuns.

Can

tinho

da

Vov

ó

Diz a filosofia popular que ser mãe é padecer no paraíso, mas, para que esse tempo en-tre as nuvens seja bom e prazeroso, é preciso contar com um lugar seguro para seus filhotes enquanto elas encaram o mundo do trabalho e compromissos. Garantir esse

espaço é o negócio da Maria Claudilene Colhado Baptistella. Na sua escola, o Cantinho da Vovó, fundada em 1993, as crianças são assistidas por profissionais qualificados, deixando qualquer mamãe e papai mais tranquilos.

Cantinho da Vovó: crianças felizes e pais satisfeitos

Foto

s: C

láud

io C

ruz

Page 54: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

54

PerfilEmpreendedor

I&C - Qual o diferencial da sua empresa para estar tanto tempo no mercado?Paulo - A Vector Embalagens se destaca por ser uma empresa preocupada com o cliente, ou melhor, parceiros. Nestes 20 anos temos muito a comemorar, pois estamos sempre antenados aos acontecimentos do mercado e das suas ne-cessidades, buscando ser cada vez mais compe-titivos para auxiliar nossos parcei-ros naquilo que melhor fazemos: um atendimento diferenciado.

I&C - E que produtos vocês oferecem aos parceiros?Paulo - Trabalhamos com toda linha de embalagens descartáveis, produtos de limpeza e higiene como sacos plásticos e de papel, bobinas plásticas, copos, talheres, bandeja, cloro, desinfetante, vas-souras, papel higiênico, sabonetes, sacos para lixo, dentre outros. Eu costumo dizer que a Vector é uma empresa multifuncional, já que atuamos em vários setores e tam-bém atendemos desde o comércio em geral até as indústrias de gran-de porte.

I&C – Sem dúvida é um traba-lho multifuncional. Mas, conte pra gente como você foi parar nesse ramo.Paulo - Eu sou metalúrgico de carteirinha. Minha formação é em mecânica geral, no Senai, em Itatiba. Depois fiz o curso de ferramentaria em Campinas, mas, como tudo muda na vida, resolvi mudar também.

I&C – E como se deu essa mudança pro-fissional? De que forma aconteceu a tran-sição de uma área para outra?Paulo - Meu irmão era comprador de uma grande empresa da cidade. Um dia surgiu a vaga em uma indústria de produtos químicos da capital para vendedor externo na região e eu me interessei na hora. Sai do emprego de fer-ramenteiro e fiquei 3 anos trabalhando nisso. Logo depois criei a Vector.

I&C - E como foi o começo? Conte-nos um pouco dessa história.Paulo - Há 20 anos a cidade tinha uma carência no ramo de embalagens. Existia apenas uma loja. Como eu e meu irmão, Francisco, já tínha-mos a representação de uma grande indústria

do setor, a Neoplastic, deixamos nossos em-pregos e fomos montar uma pequena loja na garagem da casa de meus pais. No começo, era só um depósito porque ficávamos o dia todo na rua. Depois veio a loja. Em 1994, casei com uma mulher maravilhosa e tenho duas filhas maravilhosas também, inclusive, uma delas me ajuda na loja, pelo menos três dias por semana, e eu estou gostando bastante porque ela apren-de rapidamente e também dá suas opiniões. Isso é muito legal.

I&C – Depois de tanto tempo, você acre-dita que esse empreendimento é algo pro-missor, lucrativo?Paulo - É um bom ramo, sim, mas, eu sou suspeito para falar, pois esta é minha paixão eu sou apaixonado pela minha loja e o que ela representa hoje para mim e para a cidade. Atu-almente somos referência em embalagens em Itatiba.

I&C – Hoje seu negócio é um sucesso, mas, para chegar nisso, que dificuldades normalmente o empreendedor tem de en-frentar?Paulo - Acho que a gente acaba encarando essa “aventura”, desconhecendo alguns aspectos do negócio, principalmente a parte administrativa. Sempre que montamos algo, somos bons em um ou dois atributos. No meu caso, na parte de vendas e compra. No entanto, abrir um ne-gócio não se resume somente a isso. Tem todo um emaranhado de tarefas que a gente só des-

cobre depois. É aí que muitos se perdem por-que não dão conta de exercer todas as funções necessárias para administrar uma empresa.

I&C – E o que é necessário para adminis-trar uma empresa?Paulo - Delegar funções é uma das principais características, se não você vai nadar e morrer na praia. Se você tiver que fazer tudo sozinho, não alcançará excelência no atendimento ou na entrega porque terá muito com o que se preo-

cupar e não vai conseguir adminis-trar seu tempo para isso. Vale ressal-tar, o valor da minha equipe, porque sem ela, nada seria possível.

I&C – E qual sua dica para, no dia a dia, manter tudo no eixo?Paulo - O atendimento é um dife-rencial muito importante. Pessoal-mente, é algo que prezo no dia a dia da minha loja. Sem o bom atendi-mento que temos acredito que não me sentiria feliz ao abrir as portas de manhã. O contato com o público é maravilhoso. Tenho clientes que fre-quentam meu balcão há 20 anos e isso faz com que eu me sinta realiza-do em corresponder a essas pessoas da melhor forma.

I&C - Essa atitude aproxima você de seus clientes e parceiros, não é mesmo? Conte-nos sobre essa relação.Paulo - Temos casos de empresas que estão conosco também há 20 anos, desde o comecinho, e, nesse

meio tempo, trocaram de comprador ou até mesmo de dono e nós estamos lá, firmes no atendimento e prestação de um bom serviço.

I&C - E a que você atribui essa facilidade em se relacionar com o próximo, neste caso, com os seus clientes.Paulo - Isso tudo é consequência de uma for-mação que recebi de meus pais, que me ensi-naram, principalmente, a ter educação, valor que não se aprende em cursos ou universidade e, sim, dentro de casa, pondo em prática com todas as pessoas.

Vec

tor E

mba

lage

ns

O empreendedor nasce quando o indivíduo tem vontade de crescer, de sair do senso co-mum e explorar novas áreas. Nesta entrevista, você vai descobrir como a Vector Em-balagens se consolidou no mercado em Itatiba e, há mais de duas décadas, propicia um

trabalho de qualidade aos seus clientes. Confira o nosso bate-papo com Paulo Henrique Bertoni, um dos idealizadores da empresa.

Vector Embalagens: embalando qualidade e bom atendimento há 20 anos

Rua Campos Salles, 792 - Centro - Itatiba, SP

Foto

s: D

iego

Mac

hado

Page 55: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

55

PerfilEmpreendedor

I&C – Conte pra gente como foi o início desse empreendimento.Rogério - Tudo começou por acaso, há 20 anos, quando Itatiba sofria com a carência de um bom atendimento no setor imobiliário. Diante disso, fui literalmente “seduzido” pelo mercado e pela necessidade de preenchê-lo da melhor maneira possível.

I&C - Duas décadas se passaram e a con-corrência aumentou. Como a Ouro Casas consegue se destacar dentre tantas imobi-liárias que se estabeleceram na cidade? Rogério – Nosso diferencial é o atendimen-to. O cliente se sente acolhido, bem recebido. Nossa equipe é altamente qualificada e veste a camisa da empresa. Aqui o cliente realmente vale ouro.

I&C - Por falar em equipe, atualmente, quantos funcionários compõem o quadro da empresa?Rogério – Atualmente trabalhamos com 3 funcionários administrativos e mais 7 corre-tores no mercado de Itatiba e região com a compra e venda de imóveis.

I&C – Você encontrou muitas dificuldades para gerenciar o seu negócio? Rogério – Na verdade, não tenho dificuldades

na administração porque minha equipe é mui-to comprometida. Não sou gestor, sou em-preendedor. Costumo dizer que minha gestão atual é exemplar.

I&C – E quais características você acre-dita que são essenciais ao empreendedor? Rogério – A meu ver, o mais importante é ter vontade, comprometimento e um olhar estra-tégico.

I&C – E você considera o comprome-timento uma característica forte de sua personalidade? Conte-nos um pouco mais sobre você e sua história pessoal.Rogério - Sim, tenho compromisso com tudo que faço. Os 20 anos de mercado foram mi-nha maior escola. Além disso, sou uma pes-soa com muita fé, simples e autêntica com os meus clientes e minha família. Sou casado, te-nho 4 filhos e nasci em Itatiba.

I&C – Com o mercado imobiliário cres-cendo e muitas empresas firmando-se no setor, você considera o seu negócio lucra-tivo?Rogério – Esse aspecto é bem relativo! O que posso dizer é que acompanhamos as várias fases do mercado imobiliário na região e este tem sido um excelente momento.

I&C – Ajudar alguém a adquirir um imó-vel é semelhante a ajudar uma pessoa a realizar um grande sonho. Diante dessa responsabilidade, que valores e condutas a Ouro Casas defende no dia a dia de seu trabalho?Rogério - Nossa missão é reconhecer e aten-der as necessidades do cliente, excedendo suas próprias expectativas, proporcionando im-pactante experiência de compra, sempre com total transparência. Valorizamos a construção de relacionamentos sólidos e duradouros por meio da qualidade do atendimento, que trans-cende a própria negociação. E nosso maior orgulho é fazer parte da história de vida de nossos clientes, abrindo caminhos e realizan-do desejos muito especiais.

Our

o C

asas

O olhar apurado sobre as necessidades de uma região faz surgir, mesmo que por acaso, grandes empreendimentos. Foi isso que aconteceu com Rogério D. Delforno que viu, em Itatiba, a necessidade de expansão do mercado imobiliário aliada à demanda de cidadãos interessa-dos em largar o estressante dia a dia das grandes cidades para ter a qualidade de vida que só um município como este pode oferecer. Por

isso, ele criou a Ouro Casas, que se tornou uma das imobiliárias mais respeitadas da região. Conheça esta história de sucesso.

Ouro Casas: concretizando sonhos com eficiência e comprometimento

Qualidade em Consultoria ImobiliáriaAtendemos de Seg. a Dom das 08:30 às 18h

TELEFAX (11) 4524-0246 8714-0008Rodovia Itatiba-Jundiaí, Km 82

www.ourocasas.com

Foto

s: e

sque

rda

- arq

uivo

pes

soal

/ dire

ita -

Clá

udio

Cru

z

Page 56: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

56

PerfilEmpreendedor

I&C – Você trabalha com diversão. Então, qual são os pontos fortes de sua empresa que o diferenciam da concorrência?Aleksandro – Nosso objetivo é oferecer ao cliente produtos diferenciados, com uma qua-lidade a mais, porque não são fabricados em massa. Também temos opções interessantes de pagamento. Oferecemos garantias que nenhum outro fabricante oferece, além de realizarmos entregas até 200 km de cada loja, sem cobrar o frete. Outro ponto forte de nossa empresa é o pós venda. Não abandonamos o cliente depois da entrega e ele pode contar sempre conosco.

I&C - E por que você resolveu investir nes-se tipo de negócio?Aleksandro – Eu já tinha trabalhado nesse ramo como funcionário e percebi que a maio-ria dos fabricantes só pensa no hoje, na ven-da em si. Para alguns, vender é o suficiente. Depois, sequer ligam para saber se o cliente ficou satisfeito, se precisa de alguma assistên-cia. Resolvi fazer diferente. Por isso, a Bilha-res Correia está sempre ao lado do cliente, à disposição.

I&C – E há quantos anos a Bilhares Cor-reia está no mercado de entretenimento?Aleksandro - Há 12 anos fabricamos diversão. Nossa equipe conta com quatro funcionários e nossos produtos são basicamente artesanais porque primamos pela qualidade e não pela quantidade.

I&C - Além da fabricação das mesas de

bilhar, quais outros produtos vocês ofere-cem?Aleksandro – Temos várias opções como me-sas de pebolim, de pingue-pongue, carteado, sinuca, xadrez. Oferecemos produtos novos e usados, fazemos reformas, permutas e outros serviços.

I&C – Depois de tanto tempo nesse seg-mento, sob sua avaliação, é um mercado lucrativo?Aleksandro – É um segmento com bom retor-no. Mas é preciso trabalhar com muita dedica-ção e compromisso para poder se manter.

I&C – Na sua opinião, qual a maior difi-culdade que um empreendedor pode en-contrar no seu caminho?Aleksandro – Eu acho que, se você for uma pessoa disciplinada, não há dificuldade algu-ma. Mas é essencial que respeite sempre o seu cliente.

I&C – E quais devem ser as características do indivíduo que resolve abrir o próprio negócio?Aleksandro – Sem dúvida, paciência, dedica-ção e muita, muita coragem para começar e não desistir.

I&C – Agora, conte-nos um pouco de você, de sua história.Aleksandro – Basicamente, sou uma pessoa que acredita do ser humano. Sou casado, pai de quatro filhos que amo demais. Não nasci

em Itatiba, mas aprendi a gostar de cidade. No começo, foi bem difícil, mas, aos poucos, fui criando boas relações e agora me sinto mais acolhido. I&C – E quais são os valores e sentimentos que baseiam a sua forma de gerir a empresa? Aleksandro - Na minha empresa vemos o cliente como um parceiro e não o cara que paga nossas contas. Penso assim porque acre-dito que todos são filhos de um grande Deus. Mesmo que algumas situações sejam desfavo-ráveis, temos sempre esse pensamento de que não estamos sozinhos, de que dinheiro não é tudo e o que importa são as boas parcerias. E a Bilhares Correia tem bons parceiros.

Bilh

ares

Cor

reia

Bilhares Correia: puro lazer para toda família

Bilhares Correia

A diversão começa aqui: a empresa Bilhares Correia oferece aos seus clientes um serviço completo para animar qualquer ambiente com mesas de bilhar, pebolim e sinuca. Para Aleksandro Correia, empreender é, acima de tudo, ter paciência e

dedicação, além de valorizar o ser humano, seja ele um cliente ou um funcionário. Segundo Aleksandro, o trabalho voltado ao bem-estar do indivíduo gera um bom negócio e uma satisfação incrível!

Foto

: Top

o - w

ww

.shu

tters

tock

.com

.br /

Dem

ais

- Arq

uivo

pes

soal

Page 57: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

57

PerfilEmpreendedor

I&C - Quais os pontos fortes da sua empresa e o que faz dela um negócio de sucesso?Alex - Atualmente, quando uma empresa ad-quire um software de gestão empresarial, na maioria dos casos, ela necessita adaptar-se ao produto para que ele possa atender parte de suas necessidades. A Doublesoft propõe um processo diferenciado para isso, adequando os nossos softwares às necessidades do cliente, para que a ferramenta possa realmente contribuir na gestão da organização empresarial. Nossos softwa-res são produtos desenvolvi-dos com tecnologia própria, apoiada nas melhores fer-ramentas de programação e gerenciamento de dados do mercado. Optamos por inter-faces gráficas de fácil mani-pulação, arquitetura ágil, que trazem praticidade de uso.

I&C – Por que você investiu nesse tipo de negócio? Alex - Além de ser uma área na qual o Brasil ainda precisa se desenvolver muito, a Tecno-logia de Informação (TI), quando bem explo-rada, pode trazer muitos benefícios a todas as áreas, principalmente ao mundo corporativo. É preocupante perceber administradores, ge-rentes, encarregados gastando muito tempo em controles diversos, utilizando as famosas planilhas excel, sendo que, se possuíssem sof-twares eficientes, poderiam utilizar esse tempo a mais com a prospecção de novos clientes e oportunidades para que seu empreendimento possa crescer. O que me motiva é poder con-tribuir, por meio de meus produtos, com a otimização desse trabalho e o sucesso dessas empresas.

I&C - Há quanto tempo você atua no mercado? Qual a sua formação profissional? Conte-nos um pouco de você e de seu sócio. Alex - Sou analista de sistemas desde 1996. Nasci em Itatiba, sou casado e tenho uma fi-lha. Meu sócio, o Alison, de São Paulo, é Pro-gramador Sênior desde 1998. Ele também é

casado e tem dois filhos.I&C - Quais produtos são oferecidos pela sua empresa? Alex – Temos os seguintes produtos: Usual 3 – Corporativo/Industria, Usual 3 – Distribui-dora, Usual 3 – Automação Comercial, Usual 3 – Imobiliária e Usual 3 – Medicina do Traba-lho. A Doublesoft já desenvolveu dezenas de

softwares específicos nas mais diversas áreas e segmentos empresariais. Tudo para responder à necessidade de cada cliente.

I&C - Atualmente, quantos funcionários formam o quadro de sua empresa? E há quantos anos ela existe?Alex - A Doublesoft tem 16 anos e, além dos dois sócios, conta com a parceria de dois fun-cionários.

I&C – Depois de 16 anos no mercado, com certeza a Doublesoft tem trazido um bom retorno para vocês...Alex - Sim, a área de Tecnologia de Infor-mação e a necessidade das empresas em criar softwares que se adaptem ao seu ramo de ati-vidade permitem que as negociações cresçam a cada ano, trazendo mais divisas à empresa.

I&C - Na sua opinião, qual a maior dificuldade em gerenciar um negócio próprio? Alex – Basicamente a falta de tempo para ir atrás de mais informações. Se isso não é cui-dado pelos gestores da empresa, impossibilita investimentos naquilo que é mais importante

nos produtos e serviços oferecidos: qualida-de, fidelização e prospecção de clientes e de oportunidades.I&C - Na sua opinião, qual a principal característica do perfil empreendedor e essencial para quem quer iniciar o próprio negócio? Alex – Sem dúvida, disciplina e um completo

Business Plan, o Plano de Negó-cios, que indicará se o empreen-dimento que a pessoa pretende iniciar possui viabilidade econô-mica e mercado.

I&C – Para encerrar nossa conversa, conte-nos um pouco mais sobre a política da empresa, sobre os ideais profissionais. Também queremos conhecer alguns casos de sucesso da Doublesoft e suas parcerias. Alex - Nossa principal política de trabalho é poder perceber em nossos clientes que, aquilo

que um dia eles investiram no nosso trabalho, possa dar frutos. Nossa alegria e principais ca-sos de sucesso são as empresas para as quais prestamos serviços há muito tempo. Algumas são nossos clientes há mais de 10 anos e, atu-almente, estão consolidadas como referências no mercado regional e nacional. É bom fazer parte desse processo. É muito gratificante ser atendido em um ponto comercial e receber um ticket, um cupom fiscal, uma nota fiscal eletrô-nica, uma nota fiscal de serviço, de forma ágil e saber que todos foram emitidos pelo nosso software. Considero cada cliente um parceiro e o que mais me motiva é vê-los prosperar!

Dou

bles

oft

O ramo da tecnologia vem sendo cada vez mais explorado por profissionais empreendedores que querem apostar em um mercado lucrativo em permanente expansão, com novidades que surgem todos os dias. Alex, um dos sócios da Doublesoft, de Itatiba, acredita ser essen-

cial assumir uma postura diferenciada, que prime pela organização e disciplina, estabelecendo metas claras, para destacar-se na concorrência. Confira aqui como Alex Fabiano de Souza (na foto, à es-querda) faz de sua empresa - que administra com seu sócio, Alison Ramos Lacerda - uma referência.

Doublesoft: tecnologia de ponta para empresas que querem crescer

Av. Barão de Itapema, 120 - Sala 14Centro - Itatiba - SP

Suporte (11) 4534-0855 Comercial (11) 9498-1585www.doublesoft.com.br

Foto

: Die

go M

acha

do

Page 58: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

58

PerfilEmpreendedor

I&C – A Escav atua em um segmento que envolve grandes obras. Por que vocês optaram por isso?Milton - Já tínhamos esse sonho de investir na área de movimentação de terra há algum tem-po. Todos os sócios da Escav Terraplenagem já atuavam na área de logística e construção.

I&C - E por que vocês escolherem Itatiba?Milton - Sentimos que o nosso município vivenciava e vivencia um crescimento sem precedentes na demanda de serviços no setor. Isso se deve, em parte, à duplicação das es-tradas, construção da perimetral e a multipli-cação de condomínios horizontais e verticais.

I&C – E para dar conta dessas demandas, quantos funcionários formam o quadro da empresa?Milton - Somos hoje 10 almas atuando na Es-cav, entre operadores de máquinas, motoristas e apoio do escritório. Os próprios sócios tra-balham diretamente, tanto na gestão do ne-gócio como, quando necessário, nos canteiros das obras.

I&C - Sendo uma empresa ainda jovem, como tem sido a inserção da Escav no mercado?Milton - Iniciamos as operações em meados de 2010 e nós mesmos nos espantamos com o espaço que conquistamos nesse período, re-lativamente curto. Estamos agora planejando a nossa expansão, com a aquisição de mais equipamentos, sempre novos e de primeira linha.

I&C - E como foram esses dois anos com a Escav em funcionamento?Milton - Nestes dois anos já ajudamos cen-tenas de famílias a realizarem o seu sonho de construir a primeira casa. Nossa dedi-cação é a mesma na construção do platô de um pequeno lote de 150 m² como na terraplenagem de grandes obras, como as drenagens da Quinta da Baroneza, do Su-permercado Russi ou mesmo agora a nova fábrica da BorgWarner em nossa cidade. A Escav Terraplenagem tem uma grande car-teira de clientes, não somente no nosso mu-

nicípio, mas, também, em outras regiões.

I&C - E quais os grandes desafios que vocês já enfrentaram nesses dois anos?Milton - Entre os inúmeros desafios, posso citar, por exemplo, a nossa participação no rescaldo de um incêndio em Jundiaí, em que entramos (sob a supervisão e orientação do Corpo de Bombeiros) com duas retroescava-deiras no prédio ainda em chamas e ajudamos a minimizar os estragos e salvar parte dos es-toques de nosso cliente.

I&C – E analisando as experiências que vocês têm vivenciado com a Escav, é possível dizer que é um negócio rentável?Milton - Ninguém sobrevive à economia de hoje sem muito trabalho e dedicação. A mar-gem de rentabilidade da terraplenagem não é das maiores e atuamos em Itatiba com outras boas empresas do mesmo ramo.

I&C - Com uma concorrência forte na cidade, qual estratégia usada para destacar sua empresa?Milton - Nossa estratégia, que vem garantin-do um bom resultado, é diferenciar nossos serviços, principalmente no que diz respeito à qualidade, pontualidade e às garantias. Fi-camos felizes quando os clientes percebem a diferença e voltam a nos procurar.

I&C - E qual característica você aponta como o plus no perfil do empreendedor?Milton – Eu destacaria, como uma caracterís-tica importante, o entusiasmo, a paixão pelo que faz e a capacidade de extrair uma satis-fação genuína ao ver o trabalho pronto e o cliente satisfeito.

I&C – Quais outros atributos você considera importantes ao empreendedor?Milton - As pessoas que resolvem abrir o pró-prio negócio precisam conhecer bem a área em que vão atuar e ter muita clareza que a vida de empresário, em muitos aspectos, é bem mais difícil do que a do empregado. Não tem hora para voltar para casa, nem feriado ou benefícios.

Esca

v Te

rrapl

enag

em

Atuando em Itatiba desde 2010, a Escav Terraplenagem oferece toda a linha de serviços no segmento como: cortes, aterros, bar-ragens em terra, reforma de açudes, drenagens e, até mesmo, o

apoio de terraplenagem nas demolições e construções em geral. Quem conversou conosco foi Milton Piovesana, um dos sócios da empresa, que nos contou detalhes sobre esse trabalho diferenciado.

Celular: (11) 9 9942.2299Telefone: (11) 4524.6076

e-mail: [email protected] Radio: 55*96*31947 - Nextel: (11) 7741-7219

www.escav.com.br

Escav: ajudando a construir sonhos

Foto

s: D

e ci

ma

para

bai

xo -

ww

w.s

hutte

rsto

ck.c

om.b

r / D

icul

gaçã

o - D

ivul

gaçã

o - w

ww

.shu

tters

tock

.com

Page 59: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

59

PerfilEmpreendedor

I&C – Malu, conte pra gente quais os pontos fortes da sua empresa e o que faz dela um negócio de sucesso, uma referência.Malu - Trabalho há 35 anos no setor e tenho total controle de tudo que acontece na em-presa, desde o atendimento até a finalização do projeto. Tenho facilidade em captar o que o cliente busca, pois lido com a realização de sonhos e por esse motivo acredito que não te-nho o direito de transformar esse sonho em pesadelo. Pra mim, este é um diferencial da nossa empresa.

I&C – E por que você optou em investir nesse tipo de negócio?Malu - Itatiba é conhecida como a cidade dos móveis coloniais. Eu passei praticamente toda a minha vida nesse segmento. Para não ficar na mesmice, vou inovando e buscando novas coi-sas para o meu trabalho, até porque também acho tudo isso muito prazeroso.

I&C – E quem é Malu? Malu – Sou formada em Decoração e atuo no setor desde 1978. Hoje, a área é mais conheci-da como Designer de Interiores. Nasci e cresci em Itatiba, onde constitui família. Fui casada, tenho duas filhas e uma netinha. Na vida pes-soal, me considero uma pessoa simples, de hábitos simples.

I&C – Quais produtos a Malu Interiores oferece aos seus clientes?

Malu - Desenvolvo projetos especiais de mar-cenaria e conto com duas bandeiras de móveis planejados, ambas do Sul do país: a UP Mó-veis e a Pomzan.

I&C – Há quanto tempo sua empresa atua na região? Quantas pessoas trabalham com você?Malu – Como comentei, estou nesse mercado há 35 anos, mas, recentemente, inauguramos um novo espaço na cidade. Conto com duas equipes de montadores e três funcionários que atuam na parte administrativa da empresa.

I&C – Depois de mais de três décadas, como você avalia os resultados de seu trabalho?Malu - É prazeroso trabalhar nesse ramo. Claro que, como em todo segmento, a experi-ência conta bastante, e um dos segredos para se realizar um bom trabalho é conhecer bem o seu produto e ter ao seu lado uma equipe comprometida. Dessa maneira, as coisas acon-tecem com maior facilidade. No dia a dia, nos deparemos com clientes felizes. São pessoas que acabaram de passar por mudanças ou ex-periências em sua vida, como a conquista da casa própria, o nascimento de um filho, o ca-samento... É muito bacana fazer parte disso.

I&C - Malu, qual a maior dificuldade do empreendedor para gerenciar uma empresa?Malu – Acho que, no geral, a maior dificuldade

é contar com profissionais qualificados e real-mente comprometidos com a empresa.

I&C – E qual característica é fundamental ao perfil empreendedor, para aqueles que querem abrir uma empresa? Malu - Para iniciar o próprio negócio é preciso coragem e determinação e também, é claro, saber um pouco da área onde pretende atuar.

I&C – Em poucas palavras, o que é a Malu Interiores? Malu - A Malu Interiores é uma empresa pe-quena que trabalha com criação. Por isso mes-mo, não dá pra crescer muito. Mas, queremos, sim, formar alguns profissionais com o perfil de responsabilidade e respeito ao nosso con-sumidor. Temos como parceiros as empresas UP Móveis Planejados, Pomzan Móveis Pla-nejados, Built Eletrodomésticos, Marmoraria Innovare, os marceneiros Osvaldo Sena, Luís Carlos S. Santos e Helton Fuzeri e o tapeceiro Ivan F. Basso.

Mal

u In

terio

res

Malu Interiores está no mercado de decoração há mais de três décadas e possui uma gama de clientes que prezam pela qualidade do serviço e dos produtos que a empresa oferece e que fazem diferença. O empreendedorismo de Maria de Lourdes Alves, a Malu, sempre teve como base competência, coragem e determinação, valores que se aliaram a um nicho de mercado promissor de Itatiba, conhecida como

a cidade dos móveis coloniais. Conheça um pouco mais dessa história de sucesso.

Rua Luis Scavone , 120Centro - Itatiba - SP

11 4594-1944/ 99767-8380

Malu Interiores: para fazer de sua casa um lugar mais feliz

Malu Interiores

Foto

s: M

alu

- Arq

uivo

pes

soal

/ M

óvei

s - w

ww

.shu

tters

tock

.com

Page 60: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

60

PerfilEmpreendedor

Rena

ta A

dvo

gad

a Lidar com as pessoas nem sempre é tarefa fácil, ainda mais para aqueles que se propõem a dirimir problemas alheios, como Renata Gouvêa Megda que, por conta da sua paixão pelo Direito, exerce a profissão de advogada há quase 20 anos. Uma

função que requer disciplina, organização e comprometimento, especialmente quando se tem escritório próprio, onde o profissional é responsável por toda rotina. Nessa área, vale ressaltar a importância dos cursos de especialização, a busca por novos aprendizados e um constante aperfeiçoamento, como nos conta a doutora Renata.

Advogar para que a justiça seja feita, com muita transparência

I & C – Renata, sob o seu ponto de vista, quais as principais características de um empreendedor que queira ter o próprio negócio?Renata - As principais características são força de vontade e persistência. É essencial, tam-bém, aprimorar-se sempre para apropriar-se do segmento escolhido, por meio de cursos, palestras, seminários, conferências, por exem-plo, porque o mercado de trabalho está em constante evolução e os clientes merecem sempre o melhor que o profissional pode e deve oferecer.

I & C – Conte-nos um pouco de você, sua vida e formação profissional.Renata - Sou advogada, nascida em Itatiba e formada pela Universidade São Francisco. Atuo no mercado há 17 anos na área cível, com escritório na rua Comendador Franco, 499, no centro da cidade. Tenho especialização em Direito Civil e Processual Civil, bem como vários cursos de aperfeiçoamento em outras áreas, dentre elas as de contratos, família, exe-cuções, imobiliário e condominial.

I & C – E que serviços você oferece às pessoas que precisam de um advogado?Renata - Ofereço todo o serviço de advocacia e assessoria jurídica, inclusive a condomínios e administradoras, sendo uma delas a empresa RJ2A Administração e Conservação de Con-domínio Ltda.

I & C – E por que você decidiu seguir essa profissão e atuar em seu escritório?Renata - O principal motivo da minha esco-lha foi paixão pelo Direito e suas ramificações, assim como o desejo de ajudar as pessoas a terem seus direitos reconhecidos e garantir que os danos que venham a sofrer sejam justamen-te reparados.

I & C – Quais são os pontos fortes da sua empresa que contribuem para o sucesso de seu negócio?Renata - Acredito que o que faz do meu empreendimento um negócio de sucesso é o atendimento diferenciado e personalizado. Eu procuro me relacionar com todos os clien-tes de forma humanizada e pes-soal para acolher e entender seus conflitos e interesses, sabendo que cada caso tem suas peculiaridades e cada indivíduo é único, trazendo consigo uma ba-gagem de vida que deve ser respeitada e con-siderada. A sinceridade no trato profissional é imprescindível e faz parte dos meus princí-pios, já que quero sempre deixar muito claro, e dar todas as orientações, sobre os riscos e as chances de vitória antes de ajuizar uma ação.

I&C – Na sua opinião, o que geralmente é o mais difícil na gestão de uma empresa? Renata - A maior dificuldade em gerenciar um negócio próprio, principalmente no início, é a captação da clientela. Esse é um processo lento e gradativo, que implica na conquista da confiança alheia, mas, que, com honestidade e respeito ao próximo, sempre é superado e vencido.

I&C – Para encerrar, faça um resumo dos princípios e valores que norteiam o seu trabalho. Renata - Como disse anteriormente, a minha política é a do respeito ao próximo, tratando o cliente como igual e dando importância ao seu histórico, fazendo valer, acima de tudo, a sinceridade e a honestidade nessa relação pro-fissional, nunca iludindo o cliente com pro-messas de vitória processual que não poderão ser cumpridas.

Rua Comendador Franco, 499Centro - Itatiba - SP

[email protected]

11 4538-0571

AdvocaciaOAB/SP 141.926

Renata Gouvêa Megda

Foto

s: D

e ci

ma

para

bai

xo: w

ww

.shu

tters

tock

.com

/ D

iego

Mac

hado

/ w

ww

.shu

tters

tock

.com

Page 61: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

61

PerfilEmpreendedor

I&C – Rose, qual é o ponto forte da Top Clean? Rose - A Top Clean destaca-se no mercado justamente porque realiza serviços de maneira diferenciada, tanto na lavagem em geral como na técnica de passadoria, primando pela qualidade e empregando produtos de primeira linha, porque temos o compromisso de pre-servar o bom estado dos tecidos.

I&C – E por que você escolheu esse nicho do mercado?Rose – Percebi que, cada vez mais, as pessoas estão comprometidas com uma rotina corri-da de afazeres e não têm tempo para cuidar pessoalmente das roupas e acessórios. Tam-bém existe uma crescente tendência de um maior cuidado com a apresentação pessoal, o que exige vestimentas bem cuidadas e limpas. Oferecemos tudo isso com praticidade e qua-lidade. I&C – Agora fale de você: sobre sua vida pessoal, o seu dia a dia como mulher e profissional. Rose - Nasci no ABC Paulista e lá também trabalhei nesse segmento. Sou casada, mãe de duas filhas, formada em Design de Interiores e Exteriores, com residência fixa em Itatiba há mais de doze anos. Sou frequentadora da re-gião há mais de vinte anos. Durante esse tem-po, observei que poderia implantar na cidade os conhecimentos acumulados nos oito anos de experiência no segmento, vivenciados no ABC paulista.

I&C – O que o cliente vai encontrar na Top Clean para facilitar e melhorar a sua vida? Rose – Ele pode contar com serviços espe-cializados em passadoria e lavanderia do ves-tuário em geral além de cama, mesa, banho, tapetes e cortinas. Também trabalhamos para os setores de Hotelaria, Restaurantes, Salões de Cabeleireiros e comércios em geral.

I&C – A Top Clean conta com quantos funcionários atualmente?Rose – Inauguramos recentemente. Temos uma equipe treinada de três funcionários, tan-to para passadoria como para lavanderia. São excelentes profissionais: Adriana, Maria Cris-tina e Rosemary. E já estamos com mais duas novas contratadas, ainda em treinamento: Gi-sele e Maria.

I&C – Depois de atuar nesse segmento por oito anos no ABC Paulista, e agora recém-instalada em Itatiba, como você analisa o retorno financeiro desse tipo de empresa?Rose - Como todo negócio, a lucratividade está relacionada a uma gestão focada em re-sultados, tendo esse segmento uma margem não muito elástica, exigindo do gestor muito mais empenho na sua operação.

I&C – Quais são as maiores dificuldades na gestão de um negócio?Rose - Dificuldades sempre existirão e, para supri-las, o empreendedor deve ter muita ha-

bilidade para conciliar o seu empreendimen-to com assuntos pessoais. Essa prática é fun-damental para o equilíbrio empresarial, uma vez que o bem-estar nos negócios reflete dire-tamente na vida pessoal e vice e versa.

I&C – E quais características você consi-dera essenciais a um empreendedor? Rose - Uma das principais características para quem tem o perfil empreendedor é ser visio-nário, identificando os pontos fracos do seg-mento para supri-los com bons serviços.

I&C – Rose, quais são os princípios, obje-tos e metas da Top Clean? Rose - A política de atuação da Top Clean La-vanderia e Passadoria é a constante busca pela excelência de seus serviços, garantindo que os profissionais envolvidos na operação tenham consciência de que o compromisso e o es-forço de seu trabalho vão gerar a satisfação da clientela e, consequentemente, sua fidelização, retornando à empresa para utilizar novamente nossos serviços. Essa é a ideologia da nossa equipe TOP CLEAN.

Top

Cle

anA Top Clean Lavanderia e Passadoria tem trazido a Itatiba praticidade e co-modidade em serviços de lavanderia por meio de um trabalho sério e com-prometido com o resultado final. Para Rose Falcari, proprietária da empresa,

o empreendedor tem de ser visionário e com muita vontade de se qualificar sempre para apropriar-se em seu ramo de atuação. Outra característica é saber conciliar o dia a dia profissional com o cotidiano pessoal já que, quase sempre, algumas questões na empresa só podem ser resolvidas pelo proprietário. Manter esse equilíbrio é o grande segredo – e um superdesafio.

Rua Atílio Lanfranchi, 92Bela Vista - Itatiba - SP

11 4487-0847/ 97650-1380

Top Clean: excelência em serviços para facilitar o seu dia a dia

Foto

s: D

iego

Mac

hado

/ C

láud

io C

ruz

Page 62: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

62

PerfilEmpreendedor

Lolla

Lav

a-Rá

pid

o

Com pouco tempo de vida, o Lolla Lava-Rápido conseguiu conquistar uma boa clien-tela aqui na nossa cidade. O empreendimento de Adriana Vilchez Ramos Perondini e Murillo Vilchez Perondini oferece atendimento diferenciado e um ambiente agra-

dável para receber os seus clientes, que hoje buscam mais do que uma lavadinha no carro. Procuram um serviço mais amplo e especifico. Confira neste bate-papo com o Murillo o que a empresa oferece e saiba como foi o início dessa história de sucesso.

Lolla Lava-Rápido: mais que aspirar e manter seu carro limpo, um atendimento impecável

I&C – Há quanto tempo vocês atuam no mercado em Itatiba? Como foi esse início?Murillo - Nós não somos da cidade. Admito que vivenciamos uma adaptação muito difícil, mas, com o tempo, conquistamos bons clien-tes. Estamos nessa trajetória há quase 3 anos.

I&C - Atualmente, quantos funcionários formam o quadro de colaboradores da sua empresa?Murillo - Nossa equipe é composta por 7 fun-cionários, que estão conosco praticamente desde que abrimos.

I&C – E por que vocês resolverem investir nesse negócio?Murillo - Percebemos que a cidade possuía pouca opção no segmento e essas eram ob-soletas, não inovavam para atender as reais necessidades dos clientes. Nossa empresa tem esse diferencial: ela é flexível de acordo com o gosto de cada um.

I&C - E quais serviços vocês oferecem aos clientes?Murillo - Oferecemos lavagens simples, com-pleta, polimento, cristalização, higienização in-terna, dentre outros serviços específicos. Eles variam de acordo com a necessidade de cada cliente.

I&C - Em 3 anos de funcionamento, você acha que esse é um negócio lucrativo?Murillo - Assim como todo ramo, quem faz o lucro somos nós mesmos. Um bom atendi-mento, uma boa prestação de serviços e serie-dade no que se faz resultam sempre em um bom retorno de capital.

I&C – Mas, esse retorno é permanente ou há períodos menos lucrativos?Murillo - Existem meses em que os resultados são menores. É o tipo de negócio que sofre interferências externas impossíveis de gerir, como as chuvas.

I&C - E como vocês contornam essas fases menos lucrativas?Murillo - Nesses tempos de baixa maré, é es-sencial que você seja criativo e inovador para trazer coisas novas e úteis aos clientes. Lavar e aspirar não são mais as únicas atividades que se pode realizar em um lava-rápido. O veícu-lo necessita sempre de cuidados especiais. Por isso, acreditamos que é sempre bom ficar aten-to a tudo que está a nossa volta, trazer coisas diferentes e manter, como ponto forte, a ho-nestidade. Tentamos sempre fazer de nossos clientes amigos - que hoje são muitos – que depositam confiança em nosso trabalho.

I&C - Conquistar a confiança dos clientes como empreendedor é algo muito importante, mas, quais outras qualidades você acha que uma pessoa com esse perfil deve ter?Murillo - O verdadeiro empreendedor não se limita apenas a fazer o que deve ser feito e pronto. Ele tem de abrir sua mente para novas possibilidades. Nós, por exemplo, exercemos, dentro da empresa, um branding coorporati-vo. Não é só porque sua empresa é pequena que você não deve pensar de maneira grande. Ter uma marca forte é essencial para não ser esquecido. Li, recentemente, uma pesquisa re-alizada pela ‘Yankelovich & Partners’ que diz que, se você tem uma marca forte, faz com que as pessoas prefiram seus serviços, paguem mais por eles, recomendem seus produtos a outras pessoas, recomendem a sua empresa como um bom lugar para trabalhar, dentre outros atributos. Portanto, é crucial pensar na empresa como um todo. Com certeza você terá bons resultados.

I&C - Na sua opinião, qual a maior dificuldade em gerenciar um negócio próprio?Murillo - A maior dificuldade é fazer tudo dan-çar conforme a música. Deve oferecer bons salários, mostrar que vale a pena trabalhar nes-se ambiente. Conciliar tudo é difícil, porém, não impossível.

Foto

s: C

láud

io C

ruz

Page 63: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

63

PerfilEmpreendedor

I&C - Você comentou, Daniel, antes de a gente começar a entrevista, que não nasceu em Itatiba...Daniel - Eu sou do Paraná e moro em Itatiba há exatos 25 anos. Passei por alguns bairros antes de me estabelecer onde estou hoje, com minha esposa e filhos.

I&C – O que o motivou a entrar nesse ramo, da fotografia? Daniel - De certa forma, meu irmão foi um motivador. Ele era fotógrafo. Era uma área mais próxima e conhecida por mim. E um so-nho que eu pude realizar.

I&C - Antes desse sonho realizado, em que você atuava profissionalmente em Itatiba? Daniel - Chegando à cidade, eu desenvolvi outras atividades: trabalhei com vendas de re-vistas e também fui funcionário em um super-mercado durante um tempo.

I&C - E depois, com a criação da Foto Calisto, quais dificuldades você enfrentou no início? E o que fez você não desistir?Daniel - A maior dificuldade foi começar uma empresa própria, sem muita estrutura e capi-tal. Eu tinha uma Brasília e pensava que, se isso não desse certo, ficaria sem a empresa e sem o carro. Foram persistência e vontade de fazer dar certo que me motivaram a continuar o negócio.

I&C – Então, imagino que você acredite que persistência é uma característica importante ao empreendedor...Daniel – Acredito, sim. É muito importante. Além disso, o profissional deve ocupar uma

parte do tempo com pesquisa de mercado e fortalecer a coragem para não desistir, porque, realmente, o começo é bem difícil.

I&C – O fato de você ter vindo de outro Estado, estabelecendo-se aqui, montando o seu negócio... Você sentiu alguma resistência do mercado local?Daniel – Senti, sim, algumas dificuldades nes-se sentido, mesmo porque sempre há concor-rência. Mas, a gente conseguiu se estabelecer porque nosso diferencial e a política da nossa empresa estão pautados em um trabalho com emoção. Damos aos nossos clientes um aten-dimento personalizado, até porque os serviços que prestamos são muito pessoais: lembranças de momentos que ficam eternizados na histó-ria de cada pessoa, por meio de fotos e vídeos.

I&C - Por falar em serviços, o que o cliente pode encontrar na Foto Calisto?Daniel – Nossa empresa oferece o serviço de foto e revelação, principalmente de fotos di-gitais, justamente para acompanhar a grande evolução e revolução da tecnologia. Também temos produtos relacionados à área, como quadros e álbuns. Fotografamos eventos so-ciais, fazemos vídeos e vendemos produtos de informática, como pen drives e mouses.

I&C – Você tem um estúdio de fotografia. Conte-nos mais sobre ele, como funciona.Daniel - Realmente, temos aqui um estúdio de fotografia para a feitura de Books de Recorda-ção. É o nosso carro-chefe atualmente. Apos-tamos muito nessa proposta, mesmo porque é inovadora. Antes, no antigo endereço, já tí-nhamos um estúdio, mas ele era bem menor.

I&C – É verdade... Vocês mudaram recen-temente de endereço. Daniel – Essa mudança foi estratégica. Hoje estamos com um espaço maior, viabilizando um estúdio melhor equipado e mais confor-tável, além de ser uma localização privilegiada, de fácil acesso em uma região mais valorizada.

I&C - Pra finalizar, quantos funcionários trabalham na Foto Calisto atualmente?Daniel - Atualmente contamos com 4 fun-cionários. Tenho ao meu lado, também traba-lhando comigo, a minha esposa.

Foto

Cal

isto

Daniel Calisto é apaixonado pelo que faz. Tanto que toda a conversa girou em torno de fatos sobre sua empresa e como ela se transformou em um empreendimento de sucesso na cidade há quase 18 anos. Confira este bate-papo e descubra que a fotografia é muito mais que um registro ou pedaço de papel. Nela estão embutidas emoções e lembranças de momentos especiais.

Foto Calisto: mais que um clique, pura emoção

Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 358Centro - Itatiba - SP

[email protected]

Foto

s: F

acha

da C

láud

io C

ruz

/ Dem

ais

- Fot

o C

alis

to

Page 64: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

64

PerfilEmpreendedor

Mag

ma

Fogo

s

Fazer brilhar: é esse o objetivo da Magma Fogos comandada por Nelson da Silva Marques. O paulista atua no ramo de pirotecnia há mais de 20 anos e vislumbrou em Itatiba a oportunidade de investir em um negócio próspero e de sucesso. Nessa área,

o mais importante é garantir a segurança e a qualidade dos produtos oferecidos, para não colocar em risco pessoas e eventos. E sabe o que é mais interessante? Na Magma Fogos nem sempre o cliente tem razão. Mas, calma! Há um bom motivo para isso. Descubra o porquê neste bate-papo com Nelson.

I&C – Antes de mais nada, Nelson, conte--nos quais são os produtos e serviços que sua empresa oferece.Nelson – Nossos principais produtos são os fogos de artifício e as prestações de serviço, apresentando shows pirotécnicos, queima de fogos e efeitos especiais (Indoor e Outdoor). A Magma Fogos trabalha com 80% de mate-rial importado, proveniente da China, país que criou a técnica de pirotecnia.

I&C - E esse segmento, de pirotecnia, é lucrativo?Nelson - É um negócio lucrativo sim, mas, como em qualquer empresa, também tem seus altos e baixos. Ora procuramos clientes, ora os clientes nos procuram.

I&C – E a que você atribui o sucesso de sua empresa em Itatiba e região?Nelson - Para mim, o que vem garantindo o nosso sucesso é a excelência na prestação dos serviços, que acabou gerando grandes vínculos com nossos clientes. Temos pontos fortes que vão desde o trabalho com produtos infantis até mesmo o uso profissional dos fogos em gran-des eventos.

I&C – Há quanto tempo vocês atuam em Itatiba? Quantos funcionários trabalham na Magma? Nelson - Em Itatiba nós atuamos há 22 anos.

O número de funcionários varia de acordo com a temporada e as demandas. Não temos um número fixo.

I&C - E por que você resolveu investir nes-se ramo?Nelson – Minha maior motivação foi perceber que Itatiba não tinha empresas focadas nessa área. Se alguém quisesse um produto ou ser-viço de pirotecnia, ia procurar em Campinas ou São Paulo.

I&C - Na sua opinião, qual a maior difi-culdade em gerenciar um negócio próprio?Nelson – Falando especificamente do meu caso, o maior desafio é conseguir manter óti-mos funcionários com bons salários na baixa temporada.

I&C – Conte-nos um pouco de sua vida, da sua história. Nelson - Eu sou casado, tenho filhos e venho da grande São Paulo, de Diadema. No mer-cado de trabalho, atuo há 25 anos. Sou cabo--pirotécnico com curso de fogos Indoor e a nossa empresa já é cadastrada na Associação Brasileira de Pirotecnia (ASSOBRAPI).

I&C - Você comentou, antes de começar a entrevista, que na sua empresa nem sem-pre o cliente tem razão. Explique pra gente por quê.

Nelson – Verdade... Na minha empresa, o cliente nem sempre tem razão. Mesmo que ele esteja disposto a gastar uma grande quantidade de recursos com fogos, eu não vou fornecer aquilo que não garantirá segurança a ele e às pessoas que estarão em seu evento. Segurança para nós é tudo. Chegamos até aqui, com su-cesso, graças à divulgação de nosso trabalho e testemunho de clientes que se tornaram ami-gos porque confirmaram a nossa seriedade e responsabilidade.

I&C – Para encerrar nossa conversa, diga--nos qual característica você considera es-sencial ao empreendedor? Nelson - Eu acredito que a característica prin-cipal do empreendedor é passar confiança. No meu caso, é transmitir aos meus clientes uma total segurança de que o produto oferecido vai trazer satisfação e bons resultados.

Magma Fogos: uma explosão de luz, cores e alegria

MAGMAFogos

Rua Basílio Consolini, 81Jardim Lucca - Itatiba, SP

11 4524-3665

Foto

s: T

opo

- ww

w.s

hutte

rsto

ck.c

om /

Clá

udio

Cru

z

Page 65: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

65

PerfilEmpreendedor

I&C - Então, Eduardo, para começar a nossa conversa, cite os pontos mais fortes que você credita à sua empresa.Eduardo - Os pontos fortes da nossa empresa são os preços acessíveis, a pontualidade na entre-ga e, principalmente, o compromisso com nossos clientes.

I&C – Qual razão motivou você a trabalhar com uma madeireira? O fato de Itatiba ser conhecida como a cidade dos móveis colo-niais teve alguma influência na escolha? Eduardo - Na verdade, pessoalmente resolvi in-vestir nesse ramo porque já era um negócio de família. Então, quis tocá-lo em frente.

I&C – Agora, conte pra gente um pouco so-bre você.Eduardo - Eu sou casado, nasci em Itatiba e pro-fissionalmente estou no ramo madeireiro há 25 anos.

I&C – E quais produtos a Madeireira Belgini oferece aos seus clientes?Eduardo – Oferecemos o que há de melhor em madeiras para a construção civil e para embala-gens.

I&C – Para realizar esse trabalho, você conta com quantos funcionários atualmente? Eduardo - No momento temos, na nossa empre-sa, 30 funcionários que atuam nesse mercado há mais de 30 anos.

I&C – Depois de tanto tempo e tendo funcio-nários experientes ao seu lado, você conside-ra esse negócio algo rentável? Eduardo - O negócio é rentável, sim. Mas, como todo comércio, temos que tomar cuidado com a inadimplência. Também acho importante ficar de olho nas novas tendências e ter cuidado na hora de finalizar grandes contratos.

I&C – Mesmo sendo uma herança familiar, você acreditou e empenhou seu tempo na madeireira. Como empreendedor, que ca-racterísticas você considera essenciais para quem quer ter também abrir o seu negócio?Eduardo - Acho importante a pessoa não ter medo de arriscar, ter certo conhecimento do ne-gócio no qual pretende investir e ter consciência que o lucro, às vezes, demora um pouco para atingir bons níveis.

I&C - Pra atingir esses bons níveis de lucro e permanecer muito tempo no mercado, quais são os diferenciais da Madeireira Belgini?Eduardo - O nosso diferencial é trabalhar com madeiras que possuem certificado de origem. Já se sabe que algumas empresas do segmento atuam com madeira ilegal. Outro ponto relevante é a força da marca. A Madeireira Belgini se tornou uma empresa conhecida na cidade nestes 30 anos de atuação, mostrando sua seriedade e competência. Com tudo isso, conquistamos bons parceiros, tanto na compra como na venda dos nossos produtos.

Mad

eire

ira B

elgi

ni

Atuando em Itatiba há três décadas, a Madeireira Belgini, empresa de Eduardo Belgini, oferece aos seus clientes a certeza da utilização de madeira de qualidade e devidamente certificada para a construção civil. Esse negócio, que começou em família, agora está sob o comando do Eduardo, que contou à revista Imóveis & Cia. como é o dia a dia de um empreendedor desse ramo. Confira!

Madeireira Belgini: 30 anos de competência e compromisso com o meio ambiente

Rosa Helena Torso e Jaqueline Belgini

Foto

s: T

opo

- ww

w.s

hutte

rsto

ck.c

om /

Clá

udio

Cru

z

Page 66: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

66

PerfilEmpreendedor

Told

os It

atib

a Serviço diferenciado e inovador: esta é a proposta da Toldos Itatiba. O desafio é atuar em uma área onde existe uma grande demanda e muitas empresas, porém, algumas delas, com dificuldades em cumprir o combinado Essa característica traz à tona o perfil empreen-

dedor de quem acredita em um ramo ainda pouco explorado e, ao mesmo tempo, se compro-mete com a inovação por meio de produtos e serviços diferenciados, aprimorando técnicas e adquirindo novos conhecimentos. Veja como Luciano Alves do Nascimento tem conduzido com sucesso a sua empresa.

Toldos Itatiba: garantia de um ambiente aconchegante, com requinte e bom gosto

I&C – Luciano, para você, quais são os pontos fortes da Toldos Itatiba e por que ela se destaca nesse segmento?Luciano - O grande diferencial da nossa em-presa é a busca por qualidade no atendimento ao cliente antes, durante e depois da venda. Não visamos somente a quantidade. O nosso compromisso com o cliente é também o de honrar as datas combinadas.

I&C – E por que você decidiu investir no segmento de toldos? Luciano - Além de ser um ramo que propor-ciona uma grande satisfação por causa do re-sultado final, tenho um contato direto com o consumidor, onde puder perceber as carências que existiam e, dessa forma, resolvi investir nesse aprimoramento I&C – Você veio de longe para Itatiba. Conte um pouco de sua história. Luciano - Sou de uma família humilde, nor-destina, e trabalho desde cedo. Sempre fui motivado por uma enorme vontade de vencer. Procurei me aprimorar e adquirir conhecimen-to sempre. Atualmente, sou casado, tenho três filhos e, portanto, acredito que minha respon-sabilidade aumentou ainda mais. Cheguei a Itatiba por força do destino, há anos, e aca-bei adotando esta cidade. Prezo pelo sucesso da minha empresa e espero, um dia, ver meus filhos à frente de um empreendimento bem--sucedido, assim como aconteceu e acontece comigo.

I&C – Luciano, o que a Toldos Itatiba tem a oferecer aos seus clientes? Luciano - Trabalhamos com toldos e cober-turas de um modo geral. Temos toldos corti-nas, retos, curvos e articulados, tanto em lonas, como em policarbonato e, também, com es-

trutura alumínio. Além disso, fazemos refor-mas em geral

I&C – Se você estivesse no lugar do clien-te, por que optaria pela Toldos Itatiba? Luciano – Eu escolheria a nossa empresa por-que é uma nova opção no mercado para suprir a carência que existe de bons atendimentos e de pontualidade, além de oferecer ótimos pre-ços. Tudo isso aliado ao que eu considero o mais importante: a qualidade do produto.

I&C – Como bom empreendedor que você é, conte pra gente qual característica uma pessoa deve ter para abrir uma empresa e ser bem-sucedido? Luciano – Deve ter, principalmente, conhe-cimento no ramo, além de responsabilidade. Também deve investir em algo que o estimule a estar sempre na ativa, buscando aprimorar a qualidade do produto e serviço. Porque a gente sabe que, na vida, tudo é aprendizado constante. I&C – Luciano, então, para encerrar a en-trevista, conte-nos um pouco mais sobre a Toldos Itatiba, seus objetivos e planos. Luciano - A Toldos Itatiba vem conquistando cada vez mais um lugar especial no mercado consumidor da cidade pela sua postura com-prometida em aprimorar permanentemente a qualidade, com muita inovação, oferecendo se-gurança, credibilidade e ótimos preços. Somos uma empresa que visa ampliar o conceito de que os toldos servem apenas para a proteção de chuva e sol. Na verdade, eles também são acessórios de decoração externa, criando am-bientes aconchegantes e reduzindo a tempera-tura interna. Nosso objetivo é alcançar a satis-fação plena de nossos clientes com qualidade, pontualidade e muito estilo.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 67: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

67

Page 68: Revista Imoveis & Cia - Setembro 2012

68