revista ibb - 17/08/2014 - edição 242

12

Upload: igreja-batista-do-bacacheri-ibb

Post on 02-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Revista semanal da Igreja Batista do Bacacheri, Curitiba/PR.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista IBB - 17/08/2014 - Edição 242
Page 2: Revista IBB - 17/08/2014 - Edição 242

DOMINGO

9h - Escola Bíblica Dinâmica

10h45 - Culto Manhã

18h30 - Culto Noite

REVISTA IBB Ministério de Comunicaçã[email protected]

Coordenação de Comunicação Renato Mendonça

Projeto Gráfico e Diagramação Ana Letícia Pie

CapaJoão Campagnolo

Revisão Ortográfica Cláudia Campagnolo

ImpressãoNova Gráfica

Tiragem 1400 exemplares

Igreja Batista do BacacheriRua Amazonas de Souza

Azevedo, 134Bacacheri - Curitiba - Paraná

82520-620

(41) [email protected]

Mídias Sociaisfacebook.com/ibbcuritibatwitter.com/ibb_curitiba

youtube.com/batistabacacheri

04 PASTORALToque de fé | Márcio Tunala

06 JUVENTUDE Adoração | Mozart Gil

07 ABC VIDA Virada Social | Cristina Correia

08 EDUCAÇÃO CRISTÃEnsino na igreja | Elaine Oliveira

09 FINANCEIRO Abençoando a IBB | Francisco Gomes

SUMÁRIO

DÍZIMO & OFERTA

PROGRAMAÇÃO IBB

Agência 1551C.C 05753-99

Agência 3702C.C 00096-3

Agência 3510-6 C.C 25034-1

Agência 3127C.C 4774-0

Agência 0372C.C 825-5 | OP. 003

Deposite seus dízimos e ofertas nas contas da igreja e colo-que o recibo de depósito no envelope durante o ofertório. Escolha a melhor opção:

SEGUNDA

19h - C.F.I. Lidera

20h - Grupo Resgate (Amor Exigente)

QUARTA

19h30 - Celebrando a Recuperação

QUINTA

20h - Culto de Cura e Libertação

SEXTA

19h - C.F.I. Lidera

20h - Encontro Juventude (Adolescentes)

20h - Encontro Pré-Adolescentes

SÁBADO

20h - Encontro Juventude (Jovens)

2

NECESSIDADES X REALIZADO

JAN A JUL 94,8%

42,2%AGOSTO REAL

Page 3: Revista IBB - 17/08/2014 - Edição 242

DOMINGO

9h - Escola Bíblica Dinâmica

10h45 - Culto Manhã

18h30 - Culto Noite

ROTEIRO DE CÉLULA

TEMPO DA PALAVRAMateus 8.14-15

“Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra deste de cama, com febre. Tomando-a pela mão, a febre a deixou, e ela se levantou e começou a servi-lo.”

TEMPO DE COMPARTILHAREm uma sociedade como a nossa, em que os toques e os encontros são marcados por interesses individualistas, pela violência e pelo abuso, é cada vez mais necessário o toque cheio de respeito, compaixão e amor como o de Jesus. Há urgência de um toque que revela o caráter cuidadoso de Deus que, ao se aproximar de nós, leva consigo as nossas dores.Vamos refletir juntos sobre este texto.

APLICAÇÃO PESSOAL1. No texto bíblico, Jesus vê alguém que precisava de um toque e vai ao seu encontro. Como Deus tem tocado e trabalhado em sua vida? Como tem sido esta experiência?

2. Vivemos em uma sociedade individualista, indiferente e cheia de “não me toque”. Como podemos ter a mesma atitude de Jesus e viver um amor prático em um mundo cada vez mais fechado para relacionamentos significativos?

3. A sogra de Pedro reage ao toque de Jesus demonstrando amor por meio de um ato de serviço. Como temos reagido ao toque restaurador de Jesus em nossas vidas? O medo tem nos impedido de ir ao encontro, com amor prático, daqueles que precisam de um toque?

Jesus veio para anunciar uma nova dimensão de existência: o reino de Deus, onde o maior valor é o amor de Deus que reflete em nós e vai ao encontro do próximo. Você já aceitou o convite de Jesus para ser o Senhor de sua vida e, através de você, transformar uma sociedade que precisa tanto deste amor? O primeiro passo é com você.

TEMPO DE ORAROremos (se possível, em grupos separados de homens e mulheres) por essa missão de viver o genuíno amor de Jesus na prática. Conversem rapidamente sobre como cada um pode fazer isso durante esta semana.

Ministério de Células

Roteiro 32 | 17 a 23 de agosto | 2014

3

GABRIEL KALILDiscípulo da Rede do Pr. Marcos Ferreira

O TOQUE DE JESUS

Page 4: Revista IBB - 17/08/2014 - Edição 242

4

Page 5: Revista IBB - 17/08/2014 - Edição 242

No Evangelho de Marcos, capítulo cinco, te-mos um texto abençoador que conta a história de uma mulher que, embora não saibamos o nome dela, sabemos que é uma MULHER DE FÉ, marcada pela dor e sofrimento. Ela tinha uma doença incurável para a época e ainda ti-nha o preconceito religioso que a considerava impura. Mesmo assim, aquela Mulher de Fé foi persistente até alcançar a bênção. Com esta história podemos aprender algumas atitudes que demonstram fé. A ousada mulher seguiu a Jesus e tocou em Suas vestes, experimentan-do um milagre extraordinário.

O texto nos relata que em meio à multidão que seguia Jesus, ela persistiu com um objetivo muito claro. Cada um estava ali por um motivo pessoal; a multidão era tomada por interesses diversos. Mas no meio daquela multidão havia alguém com uma fé diferenciada. Ela seguia a Jesus com propósito claro, mas um coração diferente. Ela seguia a Jesus motivada por sua fé. Não tinha forças, mas tinha uma fé corajosa. Sua determinação e coragem eram sublimes a ponto de atingir o coração de Deus. Imagi-no que a dor daquela mulher já havia chega-do ao limite. Conforme o relato nos revela, há doze anos ela sofria com aquela enfermidade e já havia gasto tudo o que tinha com medi-camentos e tratamentos de saúde sem resul-tados. Grande era sua frustração. Mas ao ouvir sobre Jesus, um raio de esperança brilhou em seu coração e ela buscou forças para chegar até o Mestre, mesmo tendo que avançar em meio a uma multidão. De todas as pessoas que seguiram Jesus, esta foi o maior exemplo de superação e fé. Ela se arrastou mesmo antes de ser curada. Como você tem buscado a Je-sus? Talvez você já tenha ouvido falar de Jesus que salva, cura e liberta, mas precisa seguir ao Senhor verdadeiramente e experimentar Seu poder restaurador. Um milagre deve aconte-cer primeiro no coração do que crê. Aquela mulher declarou exatamente o que acreditava enquanto se arrastava aos pés de Jesus. A pos-sibilidade de cura era a maior necessidade que tinha. Então teve a ideia proveniente da fé de tocar em Jesus. Parecia algo inatingível, difícil e distante; cheio de obstáculos pelo caminho.

Mas era a parte dela nesse milagre. Jesus ha-via ensinado: “que, qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvi-dar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.”. Você consegue imaginar que mesmo diante de mui-tos milagres registrados na Bíblia deve ter tido cegos, paralíticos ou leprosos que não acredi-taram e não ousaram ir até Jesus? Esta mulher foi persistente e corajosa. Sua alegria foi ouvir Jesus perguntando: ‘quem me tocou?’ e então teve que declarar novamente sua fé “contan-do-lhe toda a verdade”, ou seja, que O seguiu e O tocou pela fé. Essa declaração rendeu-lhe não somente a cura do corpo, mas a salva-ção da alma, por que Jesus lhe disse “Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal”. Nunca declare suas dificuldades ou obstáculos, declare sua fé enquanto segue em direção a Jesus. O que você está precisando? Declare e creia que você alcançará!

A fé manda agir. Crer é uma ação, não ape-nas uma vontade. Muitas pessoas sonham com coisas que poderiam acontecer em suas vidas, mas não têm atitude. Aquela mulher demons-trou sua fé firme; ela provou do poder sobrena-tural de Deus. Uma ação prática de sua fé pro-voca uma reação milagrosa da parte de Deus. Todas as marcas, cicatrizes e dores foram em-bora e uma alegria incontida encheu aquela mulher que antes era marcada por sofrimento e lágrimas. Ela de repente foi tomada por uma alegria incomparável causada por uma liberta-ção física e espiritual.

Aprendemos muito com esta passagem bí-blica, uma bela história de fé verdadeira. Uma mulher que não olhou para as barreiras à sua frente, mas sim para a possibilidade de cura. Jesus era a única possibilidade para ela, e ao alcançar Jesus ela alcançou a tão esperada vi-tória sobre a enfermidade. “Sem fé é impossí-vel agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa àqueles que o buscam”. Hebreus 11.6.

MÁRCIO TUNALAPastor do Ministério de Integração e Células

5

Page 6: Revista IBB - 17/08/2014 - Edição 242

Eu amo música. Sem sombra de dúvidas, a combinação de letra e melodia é uma das mi-nhas formas favoritas de arte em todo o mundo, mas a minha mente tem vagado em uma questão que é relacionada à adoração: Será que nós temos cantado muitas músicas? E o que cantamos tem tido o efeito oposto em nossos corações?

As músicas estão em todo lugar na vida do Cristão. Cantamos aos domingos. Cantamos nos cultos do meio da semana, nas Células. Cantamos quando estamos ouvindo som no nosso iPod, rádio, DVD. Sei que precisamos adorar… mas será que temos negligenciado o verdadeiro propósito de cantar? Será que estamos entorpecidos ao suposto efeito que o ato de cantar de-veria ter em nossos corações? Mas então, será que cantar é o problema? Até podemos cantar músicas em adoração… mas será que sabemos como orar quando estamos em um tempo a sós com Deus? Podemos saber cantar os últimos lançamentos musicais… mas será que temos falado entre nós com salmos, hinos e cânticos espirituais? (Ef. 5.19) - Será que sabemos mais da Bíblia do que do último CD da Hillsong?

Olhando para minha própria vida, muitas vezes temo que eu esteja cantando muito mas negligenciando as demais disciplinas cristãs que são saudáveis para o meu coração. É claro que cantar não é o problema. Nós somos ordenados a cantar. As Escrituras estão cheias de exortações para cantar:

Juízes 5.3 - “Ouçam, ó reis! Governantes, escutem! Cantarei ao Senhor, cantarei; comporei músicas ao Senhor, o Deus de Israel.”

1 Crônicas 16.9 - “Cantem para ele, louvem-no; contem todos os seus atos maravilhosos.”Salmos 21.13 - “Sê exaltado, Senhor , na tua força! Cantaremos e louvaremos o teu poder.”Na Bíblia, não faltam passagens sobre o ato de cantar. Então, qual é o problema?O problema é cantar ao invés de se render. Cantar não pode e nem deve substituir outras

disciplinas espirituais. Músicas não são substitutos de um verdadeiro rendimento. E estas disci-plinas precisam ser ensinadas. Não é surpresa que nós estejamos vivendo em uma sociedade pós-cristã. As pessoas não sabem o que fazer. Nós não podemos assumir que elas saibam sobre disciplinas espirituais, sobre oração contemplativa, leitura da Bíblia, memorização da Pa-lavra e louvor. Se nós não ensinarmos, a extensão do louvor e adoração será adorar as músicas que nós cantamos, o que não é o suficiente para verdadeiros discípulos de Jesus.

Será que temos tido contato regular com a Palavra de Deus, de uma forma que a verdade possa reger nossa visão de mundo e como tratamos as questões da vida? Será que temos nos quebrantado e clamado realmente a Deus nos nossos momentos de oração a ponto de viver-mos a realidade de que precisamos de Deus? Será que temos nos encontrado regularmente com nossos amigos para estimulá-los em amor a fa-zerem boas obras? Qual foi a última vez que compar-tilhamos do Evangelho para uma pessoa não cristã? Ou será que só estamos cantando?

JUVENTUDE CROSS

6

MOZART GILMinistério de Juventude

QUANDO A ADORAÇÃO É APENAS CANTAR

Traduzido e adaptado do texto de David Santistevan (Worship Pastor at Allison Park Church in Pittsburgh, PA).

Page 7: Revista IBB - 17/08/2014 - Edição 242

ABC VIDA

7

A Virada Social é um evento beneficente da Igreja Batista do Bacacheri, que percebe o outro e a dimensão das ações desenvolvidas pela ONG ABC Vida em prol dos que mais precisam e se envolve trazendo doações e serviços, além de se voluntariar. A outra ênfase da Virada Social é ser um evento facilitador para a comunidade e para os nossos Sementes nos conhecerem. Finalmente, esta festa proporciona para a toda a Família IBB um tempo de comunhão e muita Diversão!

Dia 13 de setembro será um dia de 12 horas voltadas exclusivamente para você! As atividades acontecerão das 9h às 21h.

Um dia no qual você poderá se divertir com sua família, jogar bola, andar de skate, brincar de taco com seu filho, pular elástico com sua filha, assistir filme de cinema, ter um tempo para lavar o carro, fazer um alongamento, saborear um delicioso churrasco, ter um lugar para bater papo com seu amigo na praça de alimentação da Feira Gastronômica, ou assistir a um show musical.

Em um único lugar poderá fazer pequenos reparos em roupas, aprender arte-sanato, dicas de maquiagem e moda.

E o melhor, é saber que todos os recursos arrecadados serão revertidos para as ações sociais da Minha Igreja (50% serão para apoiar o projeto da Ig. Espe-rança Viva na Vila Zumbi com o projeto de contra turno escolar para 140 crian-ças até 8 anos, e os outros 50% para os projetos de ação social da ABC Vida).

Acesse o site www.viradasocial.ibb.org.br para mais informações e faça a sua inscrição. Mais informações pelo site ou pelo e-mail [email protected].

ESTÁ CHEGANDO MAIS UMA VIRADA SOCIAL

#SejaDiferença

CRISTINA CORREIAABC Vida

Page 8: Revista IBB - 17/08/2014 - Edição 242

8

Com a missão de ser uma Igreja acolhedora, discipuladora e multiplicadora, que na de-pendência de Deus promove transformação integral de pessoas, sociedades e povos, a IBB utiliza como estratégia os Pequenos Grupos Multiplicadores baseados na visão discipular sustentada pelo ensino bíblico (2 Timóteo 3.16). Para alcançar este propósito, tem investido na formação e capacitação de discípulos de Jesus competentes por meio do Centro de Formação Integral Lidera, CFI Lidera, com o intuito de eles multiplicarem-se através de uma evangelização multiplicadora e relacionamentos discipuladores.

Centro de formação foi a categoria de escola definida, pois tem a missão de reunir atividades educacionais em áreas diversificadas de temas e faixas etárias e Integral para descrever uma proposta que alcançaria o tripé da missão da Igreja: relacional, discipular e missional, buscando desenvolver uma formação de crescimento pessoal, teológica e minis-terial dos discípulos.

O CFI Lidera tem como objetivo “preparar os santos para a obra do ministério, para que o Corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conheci-mento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. “ (Efésios 4.12-13); tornando-nos discípulos multiplicadores de discípulos, cumprindo o Ide de Jesus (Mateus 28.19-20).

Atualmente o CFI Lidera vive está com 175 participantes em seu curso básico com dis-ciplinas do Eixo Discipular e do Eixo Teológico; com forma de cursar diversificada e com avaliação e atividades ministeriais estipuladas. O CFI cresceu e agora oferece as seguintes classes:

• CFI Lidera – Formação discipular básica.• CFI Consolidação - novos convertidos e novos membros.• CFI Família - classes temáticas para pais e filhos.• CFI Gerações - formação para as diferentes faixas etárias.São aproximadamente 500 pessoas se reunindo semanalmente em classes, seminários

e encontros para fortalecimento da visão discipular.Os princípios trabalhados na escola CFI têm sido aplicados por seus participantes, o que

tem refletido nos Pequenos Grupos Multiplicadores, na evangelização e nos relacionamen-tos, pois o discipulado como centro do processo faz a responsabilidade de alcançar não se limitar em acolher e cuidar, mas também em multiplicar e o preparo é fundamental nesse processo.

Se você é um discípulo de Jesus, não deixe de se envolver no estudo da Palavra. Usufrua das oportu-nidades oferecidas para você e sua família. Cresça-mos juntos e cumpramos nossa missão.

EDUCAÇÃO CRISTÅ

8

ELAINE OLIVEIRAMinistra Auxiliar do Ministério de Educação Cristã

O ENSINO NA IGREJA COM VISÃO DISCIPULAR

Page 9: Revista IBB - 17/08/2014 - Edição 242

9

FINANCEIRO

9

FRANCISCO GOMES Ministério de Finanças

ABENÇOANDO A NOSSA IGREJA

participe dessedesafio!

Temos sido abençoados na IBB com estudos bíblicos, cultos, Células, grupos de oração, retiros, encontros, celebrações, etc. Deus tem sido maravilhoso conosco. Ele tem suprido nossas necessidades e nos guiados para um caminho de excelência e experiências com Ele. Graças a essa direção todos nós temos sido desafiados continuamente a sermos discípulos e discipular outros, porque só assim teremos experiências com Deus. Várias famílias têm sido tocadas por Deus e têm abençoado nossa comunidade de maneira bem específica, indo além dos dízimos e ofertando para as necessidades da igreja.

- As famílias da IBB, através da campanha dos 55 anos, ofertaram R$ 130.000,00 que estão sendo investidos em parte do projeto do Corpo de Bombeiros e as obras estão em andamento.

- Foram doados sete rádios de comunicação para serem usados no estacionamento e comunicação interna da IBB.

- Várias famílias estão ofertando para o projeto das salas do Ministério Infantil e já temos ofertas em caixa para começar reformar o berçário, a sala de um e dois anos, além da pin-tura de outras salas.

- As sala 8 e 9 do Ministério Infantil, foram unidas em uma só e foram pintadas.- A ABC vai reformar a cozinha da IBB até o final do ano e reformar algumas salas de

estudos.- Já recebemos ofertas dirigidas há poucos meses atrás para: Iniciarmos os banheiros

da Capela (estamos dependendo da liberação dos Bombeiros para iniciarmos as obras);- Compra de dois projetores para o Salão de Cultos (já foram comprados). No domingo passado, em assembleia, a IBB votou a favor da criação de uma nova cam-

panha de arrecadação para a conclusão da primeira etapa das obras que nos darão segu-rança e nos deixarão regularizados perante o Corpo de Bombeiros. Ore e busque em Deus o que Ele espera de você para vencermos mais essa etapa.

Abençoe a geração atual e futura da Igreja Batista do Bacacheri com sua fidelidade nos dízimos e ofertas. Deus o escolheu para nesse tempo estar aqui e participar dessa

oportunidade de servi-lo. “E direis naquele dia: Dai graças ao SENHOR, invocai o seu

nome, fazei notório os seus feitos entre os povos, contai quão excelso é o seu

nome.” (Isaías 12.4).

Page 10: Revista IBB - 17/08/2014 - Edição 242

10

Venha ter um período de comunhão e almoce conosco! Cardápio: feijão; arroz; arroz biro-biro; espaguete ao alho e óleo; nhoque à bolonhesa; batata soutée; peito de frango em finas ervas; peixe; lombo com abacaxi; bife à parmegiana. Saladas, conservas e frutas.

Preços: Almoço R$ 29,90 kg; Refrigerante (lata) R$ 3,00; Refrigerante (2L) R$6,00; Sobremesa R$ 4,00.

Page 11: Revista IBB - 17/08/2014 - Edição 242

ALBA DA SILVA SANTOS

GLAUBERT TURRI

HENRIQUE STUTZ GOMES DE FARIAS

HOMERO GOMES DE FARIAS JR

INGRID OSTERNACK BARROS NEVES

MARCELO LUIZ FATUCH

PAULO ROBERTO DULEBA

WASHINGTON WILLIAN DA SILVA KOCHINSKI

ALCINIR DA SILVA SERAPHIM

GUILHERME MELLO DE OLIVEIRA

JURACI ROCHA APARECIDO

MARCELO FERREIRA DIAS

MARCIA REGINA MOTTA

REBECCA BAUMGARTNER

SILVANE CARNEIRO LOBO

CRISTINA GARCIA BECKERT

ELISA RAMOS SCHREIBER

FERNANDA TUNALA MUXFELDT

MARTIN KITZMANN

MELISSA GOSENHEIRMER

SULIANE COSTA DE OLIVEIRA

ANTERIA REGINA DA SILVA PEREIRA

LEILA PORTO DE SOUZA

LUCIANO WANDERLEY GUIMARÃES

MÁRCIO LUIZ VILELA

CÉLIA BRENNEISEN HANKE

17/8

17/8

17/8

17/8

17/8

17/8

17/8

17/8

18/8

18/8

18/8

18/8

18/8

18/8

18/8

19/8

19/8

19/8

19/8

19/8

19/8

20/8

20/8

20/8

20/8

21/8

ANIVERSARIANTES

ANIVERSARIANTES DAS NOSSAS MISSÕES

21/8

21/8

21/8

21/8

21/8

22/8

22/8

22/8

22/8

22/8

22/8

22/8

22/8

22/8

22/8

23/8

23/8

GISELE MAY PEREIRA

HENRIQUE GUIMARÃES SANTOS

KETHLEEN CRISTINE DA SILVA PESSOA

MARIA APARECIDA DE ARAÚJO

ROGÉRIO DOUGLAS ROSSETO ZENGO

ADERBAL VICENTE LAPOLLI

ANTONIO CARLOS PEREIRA DA SILVA

ELENICE GABOARDI

FULVIO FREDERICO PACHECO DOS SANTOS

JÔNATAS WEIGERT

JULIANA DA SILVA HORTA

MARCILENE APARECIDA DA SILVEIRA

SELMA TELES OLIVEIRA

TEREZA BASSOI DUARTE

WILIAM ALVES BARBOSA

ANTONIO NOVAES FILHO

HADLER FAVARIN MARTINES

17/8

18/8

19/8

19/8

21/8

23/8

ANDRESSA FREITAS DE SOUZA

JORDY FERREIRA DE OLIVEIRA

DANIELE CRISTINA MIRANDA

GUILHERME AUGUSTO MENDES DA COSTA

ADRIANO PEREIRA BARRETO

PALMIRA STRAPASSON

Page 12: Revista IBB - 17/08/2014 - Edição 242