revista hospital de cássia revisão 6 (1)

20

Upload: biblioteca-e-e-sao-gabriel-cassia-mg

Post on 22-Jul-2016

226 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Os 10 Anos doProjeto Irmão AmigoUma década de história, de trabalho e de muitos serviços

prestados à comunidade cassiense e regional

“É com satisfação que a diretoria do Hospital compartilha com a comunidade as conquistas do ‘Ir-mão Amigo’. Sem as doações dos irmãos amigos, quase nada teria sido feito em nossa instituição”

Uma década de história, de trabalho e de muitos serviços prestados à comunidade cassien-se e regional.

“É com satisfação que a diretoria do Hospital compartilha com a comunidade as conquistas do ‘Irmão Amigo’. Sem as doações dos irmãos amigos, quase nada teria sido feito em nossa insti-tuição”.

Neste ano, mais precisamente no dia 22 de outubro, o Projeto Irmão Amigo completa 10 Anos de existência. O projeto, ação que envolve o Instituto São Vicente de Paulo, da cidade de Cás-sia, e a comunidade local e regional, é um programa social que deu certo, sendo resultado de suas doações espontâneas e voluntárias, que são transformadas em melhorias no segmento da saúde.

Criado pelo consultor organizacional Luiz Carlos Ramos , da Monte Car-lo Group Consultoria, há 17 anos, atendendo hospitais filantrópicos entre Minas e São Paulo, o projeto tem por finalidade essencial reduzir a distância social entre as diversas classes, seja através da promoção social, seja por meio do sistema de inclusão social, ao mesmo tempo em que divide a responsabilidade com a comu-nidade pelo zelo da unidade de saúde local. Funciona através de doação voluntária e espontânea das pessoas, que se beneficiam, por sua vez, quando precisam dos serviços prestados pela entidade, com ênfase na hotelaria hospitalar em aparta-mentos privativos com direito, além de valores especiais em consultas e exames, em medicamentos nas farmácias conveniadas.

Hoje, após uma década de funcionamento, o Irmão Amigo é, de fato, uma realidade, e há quem diga que seja a solução para a revitalização, perpetuação e manutenção das Santas Casas enquanto instituições filantrópicas.

Os amigos doadores são aqueles que acreditaram no projeto e continuam confiando no eficiente trabalho que é realizado dentro do Hospital de Cássia, por uma equipe de profissionais capacitados da área de saúde e de administradores que investem em novas instalações e equipa-mentos de última geração para a realização de exames. Em 10 anos o Projeto cresceu e ampliou o seu atendimento para outras cidades da microrregião de Cássia, como Capetinga, Delfinópolis, Ibiraci e Pratápolis.

A missão dos diretores é manter o hospital de Cássia como uma instituição respeitada, promover um melhor atendimento à população, melhores condições de trabalho aos funcionários e manter

“A população é o alicerce de uma comunidade, e seu apoio é fundamental para que essa missão seja cumprida, oferecendo aos usuários condições de amparo nas horas que mais se sentem impotentes”, disse o administrador Marcos Antônio Rezende.

“Às pessoas que conhecem o Projeto Irmão Amigo do Hospital de Cássia e tem algum tipo de dificuldade em ajudar a entidade, está aí a forma mais prática de fazê-lo: Tornando-se um Irmão Amigo. Desta forma estará ajudando o Hospital e ainda mais ao cidadão que precisa.” disse também o consultor Luiz Carlos Ramos.

Irmão-AmigoHospital

de

Cássia

anos

Uma instituição sólida

Com a administração con-trolada e sem dívidas, o Projeto Irmão Amigo, braço do Hospital Instituto São Vicente de Paulo de Cássia, chega aos seus 10 anos de prestação de serviços à comunida-de local e regional com sucesso.

Após 10 anos de trabalho, quero agradecer a cada irmão ami-go que acreditou e continua apos-tando neste projeto e dizer que, sem cada um de vocês, nada faríamos, Deus tem nos abençoado. Enquan-to pudermos atuar à frente do Hos-pital Instituto São Vicente de Paulo de Cássia\Projeto Irmão Amigo, lu-taremos para que ele cresça a cada dia. A divina missão de aliviar a dor, nosso lema, vai continuar cada dia mais forte e mais presente na vida da população.

Toda a renda arrecadada no projeto é revertida para melhorar o acolhimento dos pacientes, as aco-modações e a tecnologia de trata-mento do complexo hospitalar de Cássia, que atende toda comuni-

dade local. Temos concretizado muitos sonhos. O mais recente é a construção de 11 apartamentos.

O objetivo do hospital é salvar vidas. Desde que assumi-mos a diretoria estamos engaja-dos nessa missão. Quando equi-pamos o hospital, investimos em tecnologia de ponta, bus-cando sempre o atendimento de qualidade. Organizamo-nos e, a cada dia, buscamos recursos para manter nosso parque tec-nológico moderno, bem como nossa equipe atualizada. Isso dá tranquilidade para a população e para o profissional médico. Não adianta ter um profissional capa-citado e especializado e não ter a estrutura e o suporte neces-sários. Não podemos regredir à época em que faltava estrutura. Temos um plano de expansão em andamento e vamos intensi-ficar as ações.

Marcos Antônio Rezende

O administrador do Hospital São Vicente de Paulo de Cássia/Projeto Irmão Amigo, Marcos Antônio Rezende.

Doadora MariaAparecida OliveiraSantos

Doador EduardoBatista Ribeiro

Doadora EdnaBandim Mariano

DoadoraFernanda Araújo

Doadora Sueli Maria Ferreira Brandão da Mata

Doadora Maria Alice da Silva

03

REVISTA DO HOSPITAL DE CáSSIA - NOVEMbRO DE 2014

Expediente:Revista comemorativa aos 10 anos do Projeto Irmão Amigo, braço mantenedor do Hospital São Vicente de Paulo de Cássia.Cássia, Minas Gerais - Outubro/2014 | Provedor: Welligton Luvzotto | Vice-Provedor: Auxíbio Andrade Faria | Tesoureiro: José Francisco Pádua barbosa | Vice-Tesoureiro: João Marcos Amaral de Lima | Secretário: Ronaldo barros Pinto | Vice-Secretário: José Armando Cardoso | Diretor clínico: Ênio Alcântara de Pádua | Diretor técnico: Cacildo Rodrigues Pinto Neto | Diretor administrativo: Marcos Antônio Rezende | Projeto Editorial e Edição: Denise bueno DRT/MG 6173 | Reportagem e Textos: Graciela Nasr MTb 70058 Revisão: Tamires Amaral | Projeto Gráfico: Creato Publicidade e Propaganda | Tiragem: 1200 exemplares.

Hospital de Cássia

AtendimentoAtuar em várias áreas médicas é, sem dúvida, uma tarefa que exige discipli-na, dedicação e, sobretudo, trabalho incansável. Graças a esses elementos, o Instituto São Vicente de Paulo de Cássia/Projeto Irmão Amigo alcançou a reputação e a qualificação de “hos-pital referência” na região. O hospital mantém uma equipe repleta de co-laboradores eficientes e capacitados nas mais diversas áreas médicas. Por isso, é exemplo em todos os segmen-tos em que atua.

Para melhor atender a população cassiense e regional, o hospital conta com ambulatório de ortopedia e cen-tro de diagnóstico, onde se realizam os seguintes exames: audiometria, im-pedanciometria, teste da orelhinnha, campimetria, paquimetria, biometria, colonoscopia, endoscopia, raio x-digi-tal, mamografia digital, densitometria óssea, eletrocardiograma, holter, teste ergométrico, monotorização ambu-latorial da pressão arterial – MAPA, ecocardiograma, ultrassonografia (gi-necológica, renal, próstata, abdominal, carótidas, mamas, obstétrica, morfo-lógica, tireóide, ombro, membros, do-ppler, triplex, testículo, pélvica), prova de função pulmonar e laboratório de análises clínicas e patológicas.

O hospital interna pacientes de média complexidade nas especialidades de clinica médica, obstetrícia, pediatria, cirurgia geral, oftalmologia, ortopedia e otorrinolaringologia e vascular. Nos casos de alta complexidade (UTI), os pacientes são encaminhados e inter-nados em outras unidades de saúde.

04

REVISTA DO HOSPITAL DE CáSSIA - NOVEMbRO DE 2014

As diversas áreas de atuação de um hospital em crescimento

Sala onde é feita a triagem.

Áreas de atuaçãoCardiologia

Cirurgia Vascular

Gastroenterologia

Obstetrícia\Ginecologia

Oftalmologia

Ortopedia

Pediatria

Pneumologia\Tisiologia

Urologia

Medicina no Trabalho

Otorrinolaringologia

Clínica Médica

Multiprofissionais:

Fisioterapia

Fonoaudiologia

Nutrição

Psicologia

O Centro Cirúrgico

Serviços de apoioAo redor do centro cirúrgico, equipa-mentos e serviços de apoio garantem a qualidade do trabalho. Comandada por um profissional da saúde, aliada à dire-ção clínica e à chefia de enfermagem, essa equipe tem garantido resultados excelentes, mantendo o índice de infec-

A estrutura cirúrgica do hospital está dis-ponível para todos os médicos do corpo clínico mediante agendamento prévio.

O Centro Cirúrgico conta com recursos tecnológicos atualizados e prontos para atender as mais diversas necessidades. Amplo, com 3 salas de cirurgia, foi pla-nejado para facilitar a circulação de pro-fissionais e pacientes e atendê-los com absoluta segurança.

Entre alguns equipamentos disponíveis estão: o aparelho de cirurgia por

05

ção no hospital em patamares in-significantes. Parte dessa conquista é também resultado da utilização de modernos equipamentos de es-terilização de materiais, associados a rigorosos procedimentos de higie-ne e isolamento de resíduos.

O centro cirúrgico conta com os ge-radores do hospital que funcionam automaticamente em caso de falta de energia elétrica. Além disso, to-das as dependências do hospital são monitoradas por um circuito in-terno de segurança.

As salas cirúrgicas foram reformadas.

vídeolaparoscopia, materiais de cirurgia ortopédica, aparelho intensificador de imagem, aparelho de facoemulsificação, microscópico oftálmico para cirurgias oftalmológicas.

A diretoria do Hospital tem conseguido, juntamente ao apoio dos funcionários e da população, estruturar o hos-pital, melhorando as ins-talações físicas, adquirindo aparelhos e equipamentos e

06

As conquistasdo Projeto

Irmão Amigo

Da direita para a esquerda: remodelação de novos apartamentos, construção dos novos aparta-mentos, usina de oxigênio, nova máquina de raio-x, aparelho de mamografia, sala para cirurgia de catarata, endoscopia e aparelho de ultrassom.

implantando projetos de ar-recadação de recursos para a manutenção do hospital e para a efetivação da rees-truturação funcional e orga-nizacional dos projetos para a revitalização administrati-va. Confira as melhorias no hospital de Cássia através do Projeto Irmão Amigo:

- Remodelação de novos apartamentos.

- Construção de 11 novos apartamentos.

- Aquisição de usina de oxigênio.

- Troca de aparelho de raio X.

- Troca de aparelho de mamografia.

- Compra de microscópio e equipamento para cirurgia de catarata.

- Aquisição de aparelho endoscópio e equipamentos de esterilização para servi-ço de endoscopia e colonoscopia.

- Troca de aparelho de ultrassom.

- Equipamento para teste ergométrico – esteira.

- Reforma das três mesas cirúrgicas.

- Aquisição de dois focos cirúrgicos.

- Ampliação da rede de informática do hospital.

- Aparelho de audiometria e campimetria.

- Ampliação e reforma do novo laboratório de aná-lises clínicas.

- Aquisição de uma passadeira de roupa.

- Aquisição de uma secadora de roupa.

- Construção de uma sala de atendimento aos ir-mãos doadores.

- Equipamento de densitometria óssea doada pelo Consulado Japonês.

- Reforma e ampliação da Enfermaria Masculina. (convênio com a Secretaria Estadual de Saúde).

- Reforma e ampliação da Enfermaria Pediátrica. (convênio com a Secretaria Estadual de Saúde).

- Reforma e ampliação do Ambulatório. (convênio com a Secretaria Estadual de Saúde).

- Reforma e ampliação da Recepção do hospital. (convênio com a Secretaria Estadual de Saúde).

- Veículo Fiat Uno (convênio com a Secretaria Esta-dual de Saúde).

- R$ 230 mil para a compra de medicamentos e equipamentos diversos para o hospital (convênio com a Secretaria Estadual de Saúde).

- Reforma da creche do hospital, que abriga os filhos dos funcionários da entidade. Doação da empresa Furnas Centrais Elétricas.

aquisições e Melhorias

07

REVISTA DO HOSPITAL DE CáSSIA - NOVEMbRO DE 2014

Da direita para a esquerda: sala de exames ergonômicos, as três salas de cirurgia reformadas, aparelho bioquímico para o laboratório, aparelho de hematologia, recepção para os doadores e a farmácia.

AcolhimentoA excelência em atendimento hospitalar envolve diferentes ações, como investi-mentos em tecnologia, segurança, qualificação técnica cientifica dos profissionais, implantação de processos eficientes, entre outros. Porém, a humanização em um serviço de saúde é fundamental para um bom atendimento e recuperação do pa-ciente. Esta é uma das metas da equipe do Hospital São Vicente de Paulo de Cássia/Projeto Irmão Amigo desde a sua inauguração. A instituição vem incorporando dire-trizes e projetos de humanização para funcionários e pacientes.

Se o usuário do Instituto preferir, as coletas de sangue poderão ser realizadas no PSF’s.

A creche em 1999.

Selma Marquetti, a filha Lívia, uma das primeiras crianças a frequentar a cre-che e hoje seus filhos Francisco e Cla-ra, que também ficam na creche.

Para facilitar a vida dos usuários, sobretudo e principalmente os idosos e as crianças, o pro-jeto Irmão Amigo e o hospital, em parceria com os três PSF’s da cidade, disponibilizam o serviço de coleta de sangue e outros materiais para exame no PSF do bairro do usuário.

Dispor de um berçário ou creche para atender os filhos de funcionários é um benefício que poucas companhias arriscam em oferecer às suas cola-boradoras. No Hospital Instituto São Vicente de Paulo de Cássia\Projeto Irmão Amigo, a creche para crianças de 4 meses a 10 anos de idade é uma realidade. Criada em setembro de 2001, hoje atende 25 crianças entre seis meses a 10 anos.

As mães, servidoras do hospital, afirmam que sem essa oportunidade, talvez, não estivessem inseridas no mercado de trabalho. “Para quem precisa trabalhar e não tem com quem deixar os filhos, a creche do hospital é uma benção”, disse Lucilene Souza que tem uma filha de oito anos matriculada na creche. Suely Rodrigues desta-ca que o hospital é a única empresa de Cássia a manter creche para os filhos de funcionários. “Eu fico mais tranquila em saber que o meu filho está seguro”, ressaltou.

Parcerias quebeneficiam a população

Creche auxiliafuncionárias

08

REVISTA DO HOSPITAL DE CáSSIA - NOVEMbRO DE 2014

A humanização envolve diferentes ações que incluem educação e treinamento dos profis-sionais em saúde para entender as necessi-dades e expectativas dos pacientes na sua in-tegralidade, indo além dos aspectos técnicos, envolvendo acolhimento, a necessidade de falar com clareza, explicar e saber ouvir, apri-morando o diálogo com seu semelhante para que a experiência da hospitalização seja mais confortável.

A auxiliar administrativa do hospital e Projeto Irmão Amigo Lucimar Costa

As gestantes participantes do curso.

A chegada de um filho é um momento mágico na vida de uma mulher, por este motivo, a preparação para o nascimento do bebê é imprescindível. O Hos-pital São Vicente de Paulo de Cássia/Projeto Irmão Amigo oferece um curso para gestantes com aulas teóricas e expositivas que acontecem conforme ca-lendário informado pela entidade.

No curso são abordados temas como a gestação em si, os sinais e sintomas do trabalho de parto, tipos de parto e anestesia, características e necessidades do recém-nascido (vacinação, amamentação, banho, troca de fraldas, curativo umbilical, entre outros), cui-dados no puerpério, etc..

Ministrado por uma equipe multiprofissional com-posta por médico, enfermeira, fisioterapeuta, psicó-loga e nutricionista, esse curso é cuidadosa e cari-nhosamente planejado para que os futuros papais recebam orientações de qualidade.

“Desenvolvemos um conteúdo especial para orien-tar mães e pais sobre o nascimento do bebê, além de desenvolver capacidades naturais e instintivas da mulher e também de fortalecer o vinculo e partici-pação do pai no processo de gestação e no início da vida do bebê”, explica a auxiliar administrativa, Luci-mar Costa.

O Hospital oferece a toda comunidade um programa efi-ciente que tem trazido resultados satisfatórios a toda a família. Trata-se das Visitas Domiciliares, um dos instru-mentos mais indicados à prestação de assistência à saú-de do indivíduo.

O Projeto Irmão Amigo disponibiliza três agentes de saú-de que vão até a casa do paciente e aplicam medidas de controle de prevenção à saúde, como aferir a pressão, averiguar a diabetes, observar e o quadro de evolução do paciente que acabou de receber alta do hospital, entre outros procedimentos necessários à saúde básica.

“A visita domiciliar traz efeitos inovadores, uma vez que possibilita conhecer a realidade do paciente e sua família in loco, fortalecer os vínculos com o paciente/terapêuti-co/profissional.”, explica a auxiliar administrativa do hos-pital, Lucimar Costa.

A visita domiciliar também deve ser considerada no con-texto de educação em saúde por contribuir para a mudan-ça de padrões de comportamento e, consequentemente, promover a qualidade de vida através da prevenção de doenças e promoção da saúde. “Garante atendimento holístico por parte dos profissionais, sendo, portanto, im-portante a compreensão dos aspectos psico-afetivo-so-ciais e biológicos dos pacientes assistidos”.

Curso para Gestante

As Visitas Domiciliares

Creche auxiliafuncionárias

09

REVISTA DO HOSPITAL DE CáSSIA - NOVEMbRO DE 2014

“Não tem custo algum para os pacientes. Esse meca-nismo faz parte da humanização do nosso hospital, especialmente àquelas pessoas que por algum mo-tivo têm dificuldade de chegar até a nossa entidade de saúde. Qualquer pessoa pode recorrer aos PSF’s 1, 2 ou 3 e coletar o sangue ou entregar qualquer material para exame, explica a auxiliar administrati-va, Lucimar Costa.

O hospital disponibiliza os resultados dos exames laboratoriais via internet.

A Saúde como bem maior

Os princípios fundamentais no Instituto São Vicente de Paulo de Cássia/Projeto Irmão Amigo são integralidade, qualidade, equidade e participação social. A equipe do hospital estabelece vínculo com a população, possibilitando o compromisso e a parceria dos profissionais com os usuários e a comunidade.

Um dos desafios da entidade, afirma o médico e vice-provedor Dr. Auxíbio Andrade Faria, é o de ampliar suas fronteiras de atu-ação visando uma maior reso-

lubilidade da atenção, que deverá sempre integrar todo o contexto da organização do hospital.

“Somos referência em Cássia e em muitas cidades vizinhas. Devido ao Projeto Irmão Amigo, crescemos e temos inovado grada-tivamente na agilidade dos diagnósticos, na realização dos exames e nos tratamentos mais adequados. Nossos médicos têm a função de diagnosticar, avaliar possíveis in-tervenções de urgência e acompanhar dia-riamente a evolução do paciente. Para que tudo funcione bem, realizamos a criação de novos procedimentos de atendimento, visando minimizar atrasos no diagnóstico, padronizar tratamentos e aperfeiçoar resul-tados, conseguindo colocar o Hospital de Cássia como referência entre os hospitais da nossa redondeza.”, diz Dr. Auxíbio.

Para o médico, os programas de prevenção que são realizados dentro e fora do hospital têm extrema importância para o diagnóstico adiantado de possíveis doenças. Trabalhan-

Os programasde prevenção

10

REVISTA DO HOSPITAL DE CáSSIA - NOVEMbRO DE 2014

O médico anestesista, ultrassono-grafista e vice-provedor do Hospital de Cássia/Projeto Irmão Amigo, Au-xíbio Andrade Faria.

Superando expectativas

11

Funcionários do Hospital tem descontos especiais na adesão do projeto.

“O Irmão Amigo superou nossas expectativas. Quando

o projeto começou, não achávamos que teríamos

tanto resultado!”O vice-provedor diz que hoje o hospital não deixa nada a desejar em relação a outras ins-tituições da região, principalmente em termos de qualidade e agilidade no atendimento aos pacientes.

Os recursos repassados aos hospitais pelo SUS são insuficientes, o projeto Irmão Amigo

veio suprir essa deficiência. Por isso o nosso respeito e reverên-cia ao projeto. “Com a implantação do Irmão Amigo, nossos pa-cientes recebem “tratamento de primeira” e da melhor qualida-de”, fala o médico, acrescentando. “Quando o projeto começou,

não achávamos que teríamos tanto resultado. O Irmão Amigo superou nossas expectativas”.

do com a prevenção da saúde, o Projeto Irmão Amigo mantém três agentes de saúde que fa-zem visitas domiciliares para controle da pres-são e diabetes, entre outros procedimentos para controle de doenças crônicas. Também acompanham os pacientes que acabaram de receber alta, que por sua vez são monitorados continuamente até que estejam restabeleci-dos completamente.

Entre os vários programas de prevenção do hospital, Dr Auxíbio cita o Programa “Escolinha da Gestante” como o mais importante de to-dos, por entender que tudo começa no ventre materno. “Informar a gestante e, sobretudo, às ‘mães de primeira viagem’ sobre os cuidados com o recém nascido é fundamental para o crescimento sadio da criança. O programa tem muita aceitação na cidade e prepara a mãe para eventuais problemas que possam aco-meter o bebê. Considero esse programa mui-to importante para toda a família.”, considera Auxíbio.

Direção comprometida com a saúdeProvedor: Welligton Luvzotto

Vice-provedor: Auxíbio Andrade Faria

Tesoureiro: José Francisco Pádua barbosa

Vice-tesoureiro: João Marcos Amaral de Lima

Secretário: Ronaldo barros Pinto

Vice-secretário: José Armando Cardoso

Diretor clínico: Ênio Alcântara de Pádua

Diretor técnico: Cacildo Rodrigues Pinto Neto

Diretor administrativo: Marcos Antônio Rezende

Auxiliar administrativa: Lucimar Costa bastos Campos

O provedor Welligton Luv-zotto, o administrador Marcos Antônio Rezende e o vice-pro-vedor, Auxíbio Faria.

12

REVISTA DO HOSPITAL DE CáSSIA - NOVEMbRO DE 2014

Para Marcos Antônio Rezende, que atua no Instituto São Vicente de Paulo/Projeto Irmão Amigo há 36 anos, os últimos 10 anos representaram um verdadeiro divisor de águas na história da instituição de saúde. Entre os desta-ques do período, está a consolidação do posicionamento estratégico do hospital, o que permitiu evoluir na gestão, tornando-se apto a atuar em toda a cadeia da saúde e desenvolvendo condições para sua expansão. A criação do Projeto Irmão Amigo, que agora completa 10 anos de vida, foi, sem dúvida, a maior estratégia já realizada pela

Novos Desafiosinstituição em toda a história do hospital. Através do projeto é possível dotar o Instituto São Vicente de Paulo de ótimos profissionais, além de manter e equipar com o que há de mais moderno e sofistica-do no mundo dos aparelhos. Estas e outras realiza-ções demonstram que a profissionalização do hos-pital, meta perseguida desde o início, foi alcançada. Agora, com a base sólida construída, a diretoria vai prosseguir com a estratégia.

Fornecer serviço hospitalar com qualidade aos pacientes dentro das especialidades. Sentir-se responsável pelo desen-volvimento da instituição, envolvendo-se com seus objetivos por meio de atitudes positivas na aplicação das políticas internas.

A missão do Instituto São Vicente de Paulo de Cássia/Projeto Irmão Amigo: cuidar da saúde dos seus pacientes com ética, qualidade, comprometimento e de forma humanizada.

Ser instituição de saúde reconhecida por sua excelência em atender seus pacientes, de forma integral e individualizada.

Ética, humanização e qualidade.

13

REVISTA DO HOSPITAL DE CáSSIA - NOVEMbRO DE 2014

Missão

Visão

Valores

Negócio

Como se tornar um Irmão Amigo

A renda arrecadada nas doações men-sais, o hospital reverte em melhorias internas, seja ela comprando novos apa-relhos, equipamentos e materiais neces-sários, ou ainda investindo em programas para os pacientes.

Como doador do projeto, o contribuinte tem acesso a vários benefícios volta-dos à saúde, como hotelaria hospitalar em apartamentos com direito a acom-panhante sem limite de dias, consultas médicas com valores especiais no con-sultório particular dos médicos parceiros, valores especiais em exames para doa-

14

Irmão-AmigoHospital

de

Cássia

anos

REVISTA DO HOSPITAL DE CáSSIA - NOVEMbRO DE 2014

Equipe do Projeto Irmão Amigo

dores não internados e ainda descon-tos em clínicas especializadas, labora-tórios, farmácias e outros.

O hospital mantém duas formas de do-ações: a individual e a familiar.

As formas de recolhimento das doa-ções são através de carnês, e o paga-mento é feito no Hospital de Cássia e nos bancos.

Para se tornar um Irmão Amigo, entre em contato com a nossa equipe:35 3541-1263.

Como se tornar um Irmão Amigo

A Diretoria Clínicae o seu papel

Para o Instituto São Vicente de Paulo de Cás-sia/Projeto Irmão Amigo, um dos referenciais do reconhecimento conquistado está na qual-ificação de seus especialistas. Por meio de diversas atividades, a diretoria clínica do hos-pital intensifica cada vez mais seu papel de valorizar e estimular a atuação dos médicos que integram o corpo clínico.

A diretoria clínica é o órgão de máxima con-fiança do corpo clínico. Seu legítimo repre-sentante, Dr. Ênio Alcântara de Pádua, médico pediatra, tem entre suas atribuições a missão de elevar, prestigiar e enaltecer a atividade médica perante o hospital e promover a inte-gração dos médicos com a mesa administra-tiva, criando uma harmônica sintonia que per-mite a evolução e o crescimento constantes dos profissionais.

O Projeto Irmão Amigo traz melhores acomodações ao paciente de baixa renda. Este é o objetivo do projeto: melhorar as condições de humanização e respeito aos nossos pacientes.

O que faz um diretor clínico?Zela pelo bom desempenho da medicina. O di-retor clínico é o responsável por todas as ações médicas realizadas dentro do hospital.

Quais especialidades que o Instituto SãoVicente de Paulo oferece? Clínica médica, cirúrgica, pediatria, cardiologia, ginecologia, obstetrícia, anestesiologia, ortope-dia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ultras-sonografia, cirurgia vascular, urologia, ecocar-diografia e radiologia.

Como funciona o plantão médico no hospital? Temos plantões presenciais de clínico geral e pediatra, e ainda plantões a distância de outras especialidades.

Quantos médicos o hospital tem em seu quadro?Temos 20 médicos nas especialidades: clinica médica, obstetrícia, ortopedia, pediatria, aneste-siologia, cirurgia geral, cirurgião vascular, cardi-ologia, otorrinolarigologia e médico em radio-logia e diagnóstico por imagem.

Quais são os principais desafios enfrentados pelos gestores do setor privado?Os principais desafios são os altos custos dos serviços e procedimentos realizados pelo hos-pital, os quais vêm em desencontro com o baixo nível salarial da população de nossa cidade, onde há uma baixa oferta de emprego. Jun-ta-se a isto o fato do hospital ser filantrópico e se propor a fazer o melhor sempre, mesmo aos que não podem arcar com os custos do trata-mento.

15

REVISTA DO HOSPITAL DE CáSSIA - NOVEMbRO DE 2014

Dr. Ênio Alcântara de Pádua, diretor clínico do Insti-tuto São Vicente de Paulo de Cássia/Projeto Irmão Amigo.

16

A união faz a força

A união de todos em favor de um bem comum é a realidade que inte-gra a equipe do Hospital São Vicente de Paulo de Cássia, formada por pro-fissionais que também são doadores do Projeto Irmão Amigo.

Os funcionários, em todas as suas funções, são os responsáveis pelo atendimento de todos os beneméri-tos do Irmão Amigo, seja no processo administrativo, na prevenção de do-enças e no atendimento e consultas e no hospital em geral.

Para os bons resultados do Projeto, a equipe é treinada constantemen-te e atua também como benemérita do Irmão Amigo ao ser incorpora-da à lista de doadores. Desta forma, do mesmo modo que atendem, são

também atendidos e podem aperfei-çoar a cada dia o trabalho realizado no hospital de Cássia, conhecendo o seu potencial e as condições de ex-pansão.

“Quanto mais doadores tivermos, melhor será para o hospital de Cássia, que ganhará mais em manutenção e tecnologia e terá mais oportunida-des de oferecer melhores condições de trabalho e benefícios para nossos funcionários”, acrescentou o adminis-trador da entidade, Marcos Antônio Rezende.

REVISTA DO HOSPITAL DE CáSSIA - NOVEMbRO DE 2014

Equipe de enfermagem.

17

Preparando o futuro, trabalhando no presente

O Hospital Instituto São Vicente de Paulo de Cássia, através do Projeto Irmão Amigo, caminha para a espe-cialização no diagnóstico e tratamen-to de doenças de alta complexidade, investindo maciçamente em novas tecnologias. No futuro, sem perder de vista o papel de prestar assistência de forma diferenciada e oferecer servi-ços especiais, a entidade estará mais preparada para cuidar do paciente de maneira holística. O Hospital do Fu-turo, diz os diretores, poderá dispor de recursos humanos e tecnológicos para cuidar das pessoas nas dimen-sões biológica, psíquica e social.

É intenção da diretoria do Hospi-tal São Vicente de Paulo de Cássia, através do Projeto Irmão Amigo, que a gestão hospitalar seja totalmente informatizada e que a tecnologia es-teja presente em todas as etapas de atendimento ao paciente. Uma ideia para o futuro é implantar o Sistema de Prontuário Eletrônico do Paciente, que permite que em menos de dois anos todos os pacientes do hospi-tal utilizem pulseiras com códigos de barras, garantindo que médicos e enfermeiros tenham acesso imediato às informações para o diagnóstico e tratamento.

Segundo o administrador Marcos An-tônio Rezende, há 36 anos à frente da instituição, o desafio maior do futuro é, de fato, manter, ampliar e melhorar os serviços da entidade.

“O presente está melhor do que o passado e o ,futuro do hospital, tende a ser promissor. Estamos ampliando novos apartamentos, reciclando pro-fissionais, comprando mais equipa-mentos, investindo em todas as áreas. Tudo isso para oferecer aos pacientes mais conforto, mais qualidade e mais segurança no hospital.” Marcos.

REVISTA DO HOSPITAL DE CáSSIA - NOVEMbRO DE 2014

Fachada do hospital após a reforma.

18

Instituto São Vicentede Paulo de Cássia:o início de tudo

Desde o início, a trajetória do Insti-tuto São Vicente de Paulo de Cássia foi pautada pela superação de inú-meros desafios e pela vocação de cuidar das pessoas – atributos que até hoje estão presentes em sua es-sência.

Na sociedade cassiense existem pessoas que, na sua luta silenciosa e abnegada, destacam-se da multidão por alcançarem a dimensão dos he-róis benfeitores, daqueles que devo-taram suas vidas aos seus ideais. Em Cássia viveram pessoas assim, entre elas o Coronel Thomé Machado de Azevedo, de coração magnânimo e caridoso. Na ânsia de erguer um edi-fício hospitalar e asilo aos necessita-dos, aceitou o cargo de presidente da

Comissão Promotora da Construção do Hospital Santa Casa Izabel.À época, Thomé Machado deliberou pela construção do prédio na encosta do morro da chácara de sua proprie-dade, e, pessoalmente e “de sol-a-sol”, administrou as obras de construção, custeando-a com recursos próprios, no ano de 1914. Houve então a benção da pedra fundamental. Paralela à Co-missão, foi criada a comissão feminina, presidida pela Sra. Esther Oberlaender, destinada a dotar a Santa Casa de mo-biliário.

Aproximadamente dois anos depois, já dominava a cidade o grande prédio de fachada branca, investida avançada contra a dor e a miséria. Era o reflexo da filantropia do povo cassiense, alia-

REVISTA DO HOSPITAL DE CáSSIA - NOVEMbRO DE 2014

Fachada do Hospital em 1915.

19

da ao espirito humanitário do Coronel Thomé Machado de Azevedo, grande benfeitor de Cássia, que faleceu em 1917, não presenciando o funciona-mento do Asilo e Hospital Santa Iza-bel.

No primeiro dia de janeiro de 1918, ao meio dia, aconteceu a inauguração da Santa Casa Izabel, com a presença de mais de 500 pessoas sob um sol es-caldante. O Asilo funcionou durante 13 anos, com a colaboração da família Machado de Azevedo e a dedicação dos médicos e enfermeiros. Em 1931, na falta de uma direção que o levasse adiante, desativou-se o prédio do Asi-lo, ficando a população na esperança de voltar a funcionar.

Em 1940, o prédio foi ocupado pela escola do professor Adolfo. Nova-mente abandonado, o Reverentíssimo Cônego Geraldo Magela do Amaral Teixeira, então dinâmico pároco de Cássia, propôs-se a ajudar no término do belíssimo Santuário de Santa Rita, aproveitando o que havia em bene-fício dos pobres e indigentes, cons-truindo o Instituto São Vicente de Paulo de Cássia, para servir de asilo e, ao mesmo tempo, ser hospital, além de escola profissional para meninas desamparadas.

O prédio da antiga Santa Casa Santa Izabel e o terreno ao lado foram doa-dos a Paróquia de Santa Rita de Cás-sia pelos proprietários benfeitores, Sr. Manoel Pinto de Azevedo e Sra. Fran-cisca batista de Azevedo, com a fina-lidade de ser construído o Asilo São Vicente de Paulo, gesto inigualável de caridade cristã para o setor de assis-tência social.

Em março de 1948, o asilo já esta-va prestes a ser inaugurado, tendo à frente um jardim onde se ergueu a imagem do Cristo Redentor. O Institu-to foi inaugurado, finalmente, no dia 22 de maio de 1948. Na administra-ção do Instituto respondiam as irmãs Superiora da Comunidade - Carlota Maria do Coração de Jesus, Secretá-ria – Irmã Nazaré Maria da Encarnação,

REVISTA DO HOSPITAL DE CáSSIA - NOVEMbRO DE 2014

as enfermeiras Irmã Andrézia Maria do Divino Prisioneiro e Irmã Electa do Di-vino Amor.

Os médicos locais, Dr. Luciano de Melo baptista, Dr. Joaquim Tito Pe-reira, Dr. álvaro Oliveira Guimarães e Dr. Raul de Azevedo barros iniciaram o trabalho prestando serviços profis-sionais. Madre Carlota Maria do Cora-ção de Jesus, além de suas funções e responsabilidade como superiora da comunidade, preocupava-se com os mantimentos para os pobres. Era for-te, dinâmica, enfrentava toda e qual-quer dificuldade, não se importando com o peso do trabalho. Ajudava na cozinha e cuidava da economia do-méstica do Instituto, lembrando sem-pre do possível conforto dos doentes asilados. Risonha e alegre, contagiava a todos.

Paralelamente à urbanização da ci-dade, o Instituto se transformava e modernizava, passando por diversas reformas e ampliações, sempre com a finalidade de oferecer o melhor aten-dimento à comunidade. Atento aos avanços da medicina, o Instituto São Vicente de Paulo investiu em equi-pamentos e tecnologia, oferecendo novas especialidades clínicas e cirúr-gicas aos pacientes. Ampliou também o quadro administrativo, de profissio-nais médicos e de saúde.

Atualmente o Instituto São Vicente de Paulo de Cássia é uma referência

no trato à saúde. Conta om corpo médico e de enfermagem de ex-celência, que nada ficam a dever aos de centros médicos de cida-des maiores, dado o seu alto nível de profissionalização e especia-lização. Ao longo de sua existên-cia, o Instituto vem incorporando, de forma contínua e permanente, novas tecnologias e modernos equipamentos para as mais di-versas aplicações, essenciais para o atendimento à saúde e para salvar vidas, principalmente nas questões relativas à alta comple-xidade.

Com a implementação do Projeto Irmão Amigo, ação que envolve o hospital e a comunidade na qual o cidadão contribui para a melho-ria do hospital e as utiliza quando precisar, o Instituto cresceu ainda mais. Uma sólida instituição par-ticular que se auto sustentava e gerava recursos para manter suas atividades filantrópicas, passou a ocupar o lugar do pequeno hospi-tal geral. Tal como a parábola do “bom Samaritano”, o Instituto São Vicente de Paulo, hoje consolida-do e respeitado pela comunidade cassiense e da região, jamais es-quece a sua vocação desde os pri-mórdios: o cuidado e a dedicação integral ao paciente.

Fachada atual.