revista estação aeroporto setembro 2012

92
Ano IV - #47 - Distribuição gratuita Turismo | Cultura | Moda | Beleza | Comportamento | Arquitetura | Tecnologia | Gastronomia | Vinhos Depois de brilhar no blockbuster “Os Vingadores”, o aclamado ator Jeremy Renner estrela “O Legado Bourne”, novo capítulo da bilionária franquia baseada nos livros de Robert Ludlum. Renner Legacy

Upload: estacao-aeroporto

Post on 21-Feb-2016

234 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Revista Estação Aeroporto Setembro 2012 - #47

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

Ano IV - #47 - Distribuição gratuita

Turismo | Cultura | Moda | Beleza | Comportamento | Arquitetura | Tecnologia | Gastronomia | Vinhos

Depois de brilhar no blockbuster “Os

Vingadores”, o aclamado ator Jeremy Renner estrela

“O Legado Bourne”, novo capítulo da bilionária

franquia baseada nos livros de Robert Ludlum.

Renner Legacy

Page 2: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

v-13275-06 Resgate Rev Estacao Aeroporto 41x28.indd 1 8/30/12 11:41 AM

Page 3: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

v-13275-06 Resgate Rev Estacao Aeroporto 41x28.indd 1 8/30/12 11:41 AM

Page 4: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012
Page 5: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012
Page 6: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

6

DESEMBARQUEEDITORIAL

REDES SOCIAIS

EXPEDIENTE

www.estacaoaeroporto.com

www.facebook.com/estacao.aeroporto

www.twitter.com/estacao

A Revista Estação Aeroporto pertence à E Editora Ltda. Apenas as pessoas que constam no expediente têm autorização para representá-la. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

É primavera... hoje o céu está tão lindo, é primavera, hoje o céu está tão lindo, é pri-mavera... meu Amor! Como já dizia Tim Maia, setembro anuncia a chegada da linda estação das flores. A poesia e o perfume espalham-se pelo ar.

Vamos aproveitar a época da beleza, da fertilidade da terra, para viajar! Que tal ad-mirar mais a natureza, entrar bem no clima da estação? Sugerimos a seguir alguns roteiros que são verdadeiros caminhos das flores, como a cidade Frei Rogério (SC), terra de imigrantes japoneses, onde se pode apreciar a beleza dos sakuras, cerejei-ras japonesas que têm uma flor belíssima. A florada dos ipês brasileiros não deixa nada a dever, como se pode conferir pelas ruas de Curitiba (PR). Holambra (SP), co-nhecida como cidade das flores, promove até 23 de setembro a maior exposição de flores e plantas ornamentais do País.

E... para quem planeja visitar o exterior, que tal um passeio pela Turquia? Difícil um roteiro mais bacana... Com aqueles palácios maravilhosos e tudo muito bem preser-vado, verdadeiros sítios arqueológicos, uma marcante conexão entre os contrastes do oriente e do ocidente. Para matéria de capa, o ator Jeremy Renner falou com a Estação Aeroporto sobre sua participação em "O Legado Bourne", inclusive sobre as cenas difíceis filmadas sobre uma motocicleta, e também sobre sua paixão por redecorar casas.

Ainda nessa edição, uma homenagem a Marilyn Monroe, que morreu há 50 anos, no auge de sua juventude, consagrando-se como um dos maiores símbolos sexuais do século 20 e imortalizada por filmes como "Os Homens Preferem as Louras" (1953), "O Pecado Mora ao Lado" (1955) e "Quanto Mais Quente Melhor" (1959).

Em Moda, Ana Martha conta tudo o que rolou na Semana de La Moda de Colom-bia, abrindo o leque para que o leitor possa conhecer mais sobre as tendências da moda nos países latino-americanos. Realizado em Medellín, na Colômbia, o evento é o mais importante do País e reuniu cerca de 30 grifes. Imperdível!

Em Empreendedorismo, matéria sobre o uso compartilhado de bens, que possibilita adquirir imóveis de alto padrão com custos reduzidos substancialmente devido a otimização do tempo de utilização. Há opções de uso compartilhado de aviões, bar-cos, carros de luxo e também de imóveis para férias. Aproveite, é uma super opção!

Para os fãs de cinema, a Mostra de Cinema de São Paulo exibirá 297 títulos dos mais variados países, numa verdadeira maratona, com projeções em 22 salas de São Paulo. Ótimo para manter-se antenado com o melhor da produção contemporânea. Haverá também uma retrospectiva com dez filmes de Elia Kazan.

Então é isso, que a temporada das flores traga muita inspiração e beleza pra todos nós. E vamos que vamos... Folheiem!

Beijos e fiquem com Deus,

Narimann Chede Rotolo

DiretoraNarriman [email protected]

Jornalista ResponsávelRodrigo [email protected]

Editor ExecutivoDani [email protected]

Direção de ArteAnne Cristyne Pereira [email protected]

Jornalista de Moda e BelezaAna Marta [email protected]

Diretora de MarketingAna Carolina [email protected]

Coordenador de MarketingMauricio MendonçaGestor de Marketing e Mercado(31)9354-3141/ 95132710 [email protected]

ColunistasRaul Caldas - [email protected] Pamplona - [email protected] Nicolau - [email protected]

TXTCOM - Conteúdo Web e Unidade de MarcaMônica Corrêa - Novos negócios(48) 9977-2127 | [email protected]

FlorianópolisNarriman Chede(48) 9104-0919 | [email protected]

Balneario Camboriú e RegiãoMirla Fabiane G. Barrios | Ícone Agencia de Negó-cios SC(47) 8451.6774 | 9984.6922 | [email protected]

Rio de JaneiroDD9 . Chroma Design (21) [email protected]

BrasíliaRafael Kern - (61) [email protected]

CuritibaMirian Lins (41) 32323466Paraná@centralcomunicacao.com.br

Comercial InternacionalRita Branco (351) [email protected]

Sucursal Miami - Piquet Business ConsultingDiretor: Luiz Piquet: [email protected] Assistant:Taina Piquet: taina@piquetbusinesscom 305-781-8823 / 786-314-0886www.piquetbusiness.com

RedaçãoAv. Trompowsky 219 | Sala -202 Florianópolis | Centro. CEP- 88015-300. Fone: 48-3222-1840

HABITAT

Page 7: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

30

72

28

RENNER LEGACY

EDITORIAL DE MODA

08 Horizontes

10 Mimos

17 Lugares por onde andei

14 Beleza

16 Aposte

18 Estética

26 Turismo Internacional

34 Homenagem

36 Entrevista

37 Shows

38 Cultura

48 Desembarque

54 Tecnologia

56 Gastronomia

58 Vinhos

60 Velocidade

62 Estação de Partida

64 Moda

68 Tendência

80 Empreendedorismo

82 Festival

84 Estação Final

89 Crônica

90 Página Poética

20DECORAÇÃO

HABITAT

Page 8: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

8

HORIZONTES

A MAGIA FESTAS CATARINENSES

No início do mês de setembro, no começo da pri-mavera, as cerejeiras do Parque Sakura , em Frei Rogério (SC), florescem, irradiando toda a sua beleza e encanto. Sua florada dura menos de

uma semana. Nesta época, no dia 2 de setembro, a cidade realiza a festa da Sakura Matsuri (Florada da Cerejeira), uma das preliminares das famosas festas de outubro de Santa Catarina.

Diversas apresentações culturais são promovidas na ocasião, entre elas, cerimonial do chá, danças, Kendô (luta), caligrafia japonesa, comidas típicas, entre outras atrações. Há ainda preparo do moti-tsuki (bolinho de ar-roz) ao ar livre e com o auxílio dos turistas. Tantas ativi-dades fazem deste local um verdadeiro pedaço do Japão,

DAS

com costumes, crenças e práticas orientais.

O que mais encanta na festa da Sakura Matsuri é a flor da cerejeira, uma flor espetacular, originária do Japão, conheci-da em todo o mundo por sua beleza. O evento será sediado no Parque Sakura - Núcleo Celso Ramos. O ingresso custa R$ 10,00 (estudante e idoso acima de 60 anos pagam meia).

Suaves colinas com terras ocupadas pelo plantio de alho, feijão e pêra levam a Frei Rogério, município de três mil ha-bitnates que abriga a mais autêntica colônia japonesa no Sul do país.

O município, além da população cabocla, também recebeu imigrantes italianos, poloneses e alemães que chegaram após a Segunda Guerra Mundial.

Santa Catarina

A Festa das Etnias celebra a herança cultural dos imigrantes.

Sakurá Matsuri.

Page 9: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

9

Prefeitura de Frei Rogério: Tel. (49) 3257-0000 ou

www.freirogerio.sc.gov.br

MAIS INFORMAÇÕES:

FESTA DAS ETNIAS

A Região sul catarinense é caracterizada pela formação de etnias específicas (italianos, alemães, poloneses, por-tugueses, negros, árabes e espanhóis), reunindo quase todas as colonizações dos estado brasileiros, mantendo marcante as tradições , através das associações étnicas, grupos folclóricos e festas populares. Entre elas, destaca--se a Festa das Etnias, antes denominada Quermesse de Tradição e Cultura, realizada em Criciúma (SC) há 22 anos consecutivos.

A festa constitui-se num festival gastronômico e cultural, com shows folclóricos nacionais e internacionais (dança e música), gastronomia típica, exposição e comercialização de trabalhos artesanais, exposição de fotos e peças históricas. O evento recebe aproximadamente 20 mil pes-soas por noite, num período de nove dias.

Mais informações: Pavilhão de Exposições José Ijair Con-ti Rua Giacomo Sônego Neto, s/n, Pinheirinho, Criciúma. Website: www.festadasetnias.com.br

PARQUE COLINA PARA A MELHOR IDADE

O Parque Colina Bondinhos Aéreos, de Nova Trento (SC), lançou uma programação especial para a melhor idade, com dia especial até o próximo dia três de outubro, Dia do Idoso. Na programação, passeios nos bondinhos aéreos que levam até a Estação Colina, onde se localiza a Capela Nossa Senhora da Paz. O templo foi projetado com inspi-ração no véu de Santa Paulina, e seu interior é decorado por uma revoada de 90 pássaros de cristal.

O passeio inclui ainda trilha ecológica, missa no Santuário de Santa Paulina e almoço típico, seguido de tarde dançan-te e café da tarde.

ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS

• Parque Sino da Paz, em Frei Rogério: Relembra o acontecimento da bom-ba atômica lançada sobre Hiroshima e Nagasaki, na 2ª Guerra Mundial, e homenageia as vítimas e seus sobreviventes.

Festa das Etnias 2012.

Cerejeiras foram trazidas do Japão.

Teleférico do Parque Colina.

A Festa das Etnias celebra a herança cultural dos imigrantes.

Show na festa Sakura Matsuri.

Cerejeiras podem ser vistas em Frei Rogério.

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão./

San

tur..

Page 10: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

10

MIMOS

foto

s: d

ivu

lgaç

ão |

Pre

ços

con

sult

ado

s em

ago

sto

de

20

12

.

SAFÁRI NOS DEDOSCom o desejo de trazer frescor para o mundo das joias, e con-tando com um know-how em porcelana, duas irmãs francesas criaram a marca de acessórios Nach. A origem está ligada à his-tória de família: o pai, Christian Koch, é um dos líderes mundiais em miniaturas de porcelana de animais, no mercado há qua-se 30 anos. Cada peça é totalmente feito à mão na ofi-cina própria, desde a fabricação de porcelana para a montagem final. A originalidade das criações advém do uso de porcelana, sozinha ou combinado com outros materiais de revestimento de latão (ouro, couro, corda, penas). O mundo da nach é animal, colorido e frutado!

PREÇOS: sob consulta. MAIS EM: www.nach-jewellery.com

MINI SPEEDOMETER BLACKRelógio no formato de um velocímetro, com caixa redonda metálica, superfície do velocímetro preta com o logotipo MINI pequeno, e os elementos do mostrador em orange Mini. Pulseira de couro de alta qualidade, com costura con-trastante em orange.

Converse + BO.BÔA CONVERSE e a Bo.Bô acabam de lançar o segun-do tênis Chuck Taylor All Star assinado pela grife. Feito em cavalino de onça, o tênis tem spikes em cone na cor ouro velho na tira traseira e também junto aos ilhoses. Como no modelo anterior lança-do pelas duas marcas no início do ano, o novo tênis também conta com sola translúcida, nas quais se podem ler as inscrições Bourgeois Bohême nos pés esquerdo e direito, respectivamente. No mo-delo, que pode ser encontrado nas lojas da grife, o tradicional brasão CONVERSE Chuck Taylor All Star, também feito em cavalino, tem os bordados em preto, mesma cor dos cadarços.

PREÇO: sob consulta. MAIS EM: www.converseallstar.com.br

PREÇO SUgERIDO: R$ 651,00. MAIS: www.mini.com.br

Page 11: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

11

foto

s: d

ivu

lgaç

ão |

Pre

ços

con

sult

ado

s em

ago

sto

de

20

12

.

MENTA À TIRACOLOA bolsa de ombro pequena e estru-turada, modelo que se tornou febre entre fashionistas de todo o mundo, ganha versão atualizada com as co-res do próximo verão. Na onda das candy colors, o modelo da grife Jorge Bischoff, em tons suaves de verde--menta, é uma aposta charmosa e cer-teira para compor looks românticos e arejados. Os detalhes em metal já são marca registrada da grife gaúcha e modernizam o acessório.

PREÇO: R$ 499,00. MAIS EM: www.jorgebischoff.com.br

BOLSA TRIVALENTEA linha lifestyle da BMW inspira-se nos triatletas para criar uma prática mala esportiva, em coope-ração com a OGIO. A capacidade de 80 litros de volume oferecem espaço suficiente para todo o equipamento profissional: com um compartimen-to principal de grandes dimensões, um comparti-mento arejado para tênis, um compartimento iso-lado para vestuário molhado e um compartimento com zíper protegido contra impactos para gad-gets. Um compartimento adicional com abertura superior, dois bolsos isolados para bebidas , três compartimentos para alimentos , um comparti-mento adicional e dois compartimentos para ócu-los complementam o saco profissional..

ANO DO DRAgÃOA New Balance apresenta uma edição especial em come-moração ao ano do Dragão do Zodíaco Chinês. O modelo Dragon Year possui sola em borracha que adere melhor ao solo. Confeccionados em couro e mesh sintéticos, com estampa gráfica de Dragão produzida a laser em sua parte superior. Os tênis New Balance 574 Dragon Year são per-feitos para o uso casual e possuem a já conhecida tecnolo-gia da marca com ótima durabilidade

PREÇO SUgERIDO: R$ 583,33. MAIS EM: www.ostenbmw.com.br/bmw-lifestyle

PREÇO: R$ 399,00 (modelo ML574). MAIS EM: www.newbalance.com.br

Page 12: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

LUGARES POR ONDE ANDEI

Foto

s: A

pare

cid

o M

arti

ns.

RIO DO RASTRO

O interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catari-na são muito parecidos, embora a serra gaúcha seja mais popular. Numa tarde de inverno, fomos em direção ao Arizona catarinense. A escuridão

da noite estrelada empurrava os últimos tons vermelho--alaranjados do crepúsculo na longa estrada que está no ranking de uma das 20 estradas mais incríveis do mundo! É uma serpente flamejante, iluminada graças à energia eóli-ca produzida pelos moinhos de vento da região. Um cartão postal! Vinte e cinco quilômetros de valsas rodopiantes entre cânions e rochas, um tapete de matizes de verde, araucárias, mata nativa.

Depois de ziguezaguear na radical, vertiginosa e eston-teante estrada que conduz a Bom Jardim da Serra, numa noite gelada de agosto, o prêmio foi chegar a um lugar mais que especial na boca do planalto serrano, que faz parte do Roteiros de Charme, o Rio do Rastro Eco Resort. Inspiro o perfume com blend de couro com madeira e orvalho na relva e tenho um dèjá vecu, a sensação de estar diante de algo já vivido e familiar. Um aroma para mim muito acon-

o gRand canyon cataRinensePor Bárbara Reiter

chegante, de infância em fazenda.

Um urso preto na escuridão da noite nos aguardava: Max, o terranova dócil e preguiçoso esparramado pelo chão ge-lado. O proprietário Ivan Cascaes, engenheiro de Orleans, nos aqueceu com sua hospitalidade e um cálice de tinto du-rante o jantar campeiro no aconchegante restaurante feito em cima do lago natural.

Ivan, nosso anfitrião impecável, na noite de sábado nos brin-dou com um jantar em torno do fogo, no galpão crioulo, com música tradicionalista gaúcha ao vivo. Uma reunião deliciosa entre velhos e novos amigos regada a vinhos de altitudes.

Além de curtir lareira e jacuzzi no chalé, você pode escolher entre trilhas e cavalgadas por paisagens inacreditáveis.

As placas tectônicas desenharam uma paisagem vertigino-samente exuberante, que ainda não foi invadida pelo ho-mem, com poucas construções, num dos poucos pontos do Brasil onde se pode ver cair neve.

Sei que já saí de lá com saudades e planos de voltar em breve...

12

Page 13: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

13

Foto

s: A

pare

cid

o M

arti

ns.

RIO DO RASTRO

Page 14: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

14

BELEZA

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão.

Pre

ços

con

sult

ado

s em

ago

sto

de

20

12

.

PREÇOS: de R$ 245,00 (40ml) a R$ 359,00 (100 ml). MAIS EM: 0800 727 5626 (SAC).

NOITE MASCULINAA fragrância do perfume La Nuit de L’Homme (YSL) é marcada por con-traposições e choques olfativos, traduzindo sedução e elegância. Vivazes e intensos, a bergamota e o cardamomo liberam uma explosão de frescor, iluminando a nobre sofisticação de lavanda. A penetrante nota de pimen-ta do reino prolonga esta explosão, enquanto o gerânio adiciona uma ele-gância infinita. O almíscar e o cedro da Virgínia revelam suas facetas com um toque misterioso do capim limão, combinado com a fava tonka e o co-minho, deixando um rastro atraente. O frasco escuro e poderoso anuncia a fragrância misteriosa e explosiva, que transporta a profundidade e a elegância da noite, segundo Yves Saint Laurent. A força bruta do hexágo-no de metal recoberto pela laca negra e as linhas puras do frasco em cris-tal degradée aliam-se com tensão, uma elevação na carga de adrenalina.

CABELOS NOVOS COM ARgANReconstrução, profunda nutrição e rejuvenescimento são as promessas do puro óleo de argan. A linha da brasileira Hidran conta com nano-partículas que conseguem penetrar mais rápido e com maior eficiência no interior da fibra capilar, promovendo um tratamento de dentro para fora. Contém o puro Óleo de Argan, ingrediente rico em vitaminas, ácidos graxos, alto poder hidratante e anti radicais livres que ajudam a retardar o envelheci-mento dos fios. Nano Argan repara os danos, além de agir profundamente, fortalecendo toda a fibra capilar. Resgata a vitalidade dos cabelos, promo-ve maciez e brilho intenso.

PREÇO : sob consulta MAIS EM: 21 2445 2523 (SAC)

FLOWER TAg Sob o mote “Tag your dreams”, a nova fragrância de Kenzo convida os consumidores a expressar seus sonhos através do site da marca (confira abaixo). Para participar, basta acessar o site e digitar seu sonho na caixa. Um vídeo que mostra o sonho grafitado em um muro de Paris será cria-do e o internauta pode compartilhar com amigos via e-mail, Facebook ou Twitter.

O perfume traz a fragrância de uma flor efêmera que golpeia e dá voz a novos desejos. A papoula caminha em um livre e espontâneo gesto, ex-pressa sua nova identidade e assina a fragrância. Notas frutadas de gro-selha, ruibarbo e tangerina marcam o início da fragrância, seguida de um coração floral de peônia, jasmim e lírio do vale. Um Eau de Toilette floral, frutado e fresco, estridentemente espirituoso. As notas características de Kenzo aparecem na base sensual de chá, baunilha e musk.

PREÇO: sob consulta MAIS EM: www.flower-tag.com

Page 15: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

15

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão.

Pre

ços

con

sult

ado

s em

ago

sto

de

20

12

.

PREÇO: sob consulta. MAIS EM: www.lorealprofessionnel.com.br e www.arno.com.br

PAIXÃO VERMELHAA Viscaya apresenta uma linha de loções hidratantes e perfumadas com fragrâncias exclu-sivas, todas inspiradas na perfumaria internacional. Com maxi-hidratação, são indicadas para hidratar e perfumar todos os tipos de pele. O hidratante de frutas vermelhas (Red Fruits) garante um cuidado essencial para o corpo com a irresistível fragrância de cereja, morango e amora. Conheça também as demais fragrâncias da coleção: Sweet Vanilla, Mys-tique Fruits e Romantic Flowers.

MAIS EM: www.vizcaya.com.br PREÇOS: sob consulta

SEgUNDA PELE POR CONTÉM1g A Contém1g Make-up lança neste mês a Base Líquida Fa-cial Segunda Pele. O produto de textura macia vem com fa-tor de proteção 20, e dá à pele uma aparência natural. Sua fórmula com Aquaphyline auxilia na hidratação. Tudo isso em uma embalagem prática, ideal para levar na bolsa.

A L’Oréal Professionnel, em parceria com a Arno Salon, entra no merca-do de acessórios profissionais. A novidade é a chapinha de tratamento capilar: Stempod, ferramenta de uso profissional, com tecnologia revo-lucionária que leva a queratina até a última camada dos fios. Resultado de cinco anos de pesquisa, a chapinha é a exclusiva e inédita prancha de uso profissional, com contínua e alta pressão a vapor, que oferece ma-ximização total da performance dos serviços de alisamento de X-Tenso Moisturist e X-Tenso Care, com resultado de um liso perfeito, espelhado e natural. Também pode ser usada como tratamento em qualquer tipo de fio, inclusive naqueles que não possuem alisamento.

CHAPINHA E TRATAMENTO

PREÇO: R$75,00 MAIS EM: www.contem1g.com.br

Page 16: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

APOSTE

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão e

GQ

/rep

rod

uçã

o.

Undercut

O corte de cabelo masculino que vem conquis-tando cada vez mais adeptos é levemente polêmico. O estilo que apara as laterais e mantém o cabelo mais comprido no topo da

cabeça divide opiniões. Livremente inspirado na ten-dência da moda da década de 1920, o corte ganha novo fôlego com releitura contemporânea.

Amado ou odiado, é fato que o corte tem aparecido em muitas cabeças: de atores a estrelas do esporte. Um dos embaixadores do corte undercut - algo como “cor-tado por baixo”, em português - é o jogador de futebol inglês David Beckham. Entre os esportistas, especial-mente durante os Jogos Olímpicos deste ano, o corte também fez sucesso: os ginastas da Alemanha, Phillipp Boy e Marcel Nguyen estão entre os adeptos do estilo.

A tendência também faz a cabeça de músicos como Adam Levine, vocalista da banda Maroon 5 e Brandon Flowers, vocal da The Killers. O ator Michael Pitt opta por um corte mais dramático, em que os fios ficam mais longos, diferentemente do também ator Channing Ta-tum, que elege um corte mais discreto sem muito con-traste no comprimento dos fios.

Para manter as madeixas impecáveis e dar textura ao cabelo, para a tendência undercut, é regra básica. O look “plastificado”, com muito gel ou cera para cabelo, dá o toque correto além de manter as mechas no lugar - os meninos da ginástica artística que o digam! O inte-ressante do corte é que, para os homens, o cabelo logo cresce e dá para apostar sem medo. Em tempo, a versão feminina do undercut também encontra muitas segui-doras; uma das embaixadoras da tendência é a it girl Alice Dellal, que com seu estilo excêntrico conquistou até o estilista Karl Lagerfeld, estrelando a mais recente campanha da grife Chanel.

16 •

Page 17: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

O MELHOR SPA TAILANDÊS FICA NO CORAÇÃO DE SÃO PAULO. ESSA CIDADE É MESMO SURPREENDENTE.

Um verdadeiro oásis de bem-estar na capital paulista. O Elements Spa By Banyan Tree oferecetratamentos de tradições asiáticas aliados a produtos exclusivos como os óleos aromáticos,ervas e especiarias, tudo isso para garantir uma experiência única de serenidade. Esperamos por você.

Elements Spa By Banyan Tree | Tivoli São Paulo – Mofarrej

Alameda Santos, 1437 | 4º andar

Cerqueira César | 01419-001 | São Paulo | SP

T: +55 11 3146 6420

E: [email protected]

www.banyantreespa.com

Melhor Spa em Hotel pelo guia Quatro Rodas Brasil 2010

Melhor Spa Urbano na categoria bem-estar pela revista Época 2010 e 2011

Único membro no Brasil da The Leading Spas of the World

Page 18: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

18

ESTÉTICA

O Hara SPA, espaço de luxo que acaba de inaugu-rar uma nova franquia no charmoso bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, é o único especializado em Drenagem Linfática Manual Profunda (DLP)

– técnica criada há mais de 15 anos pela Dra Ana Hara. En-tre os diferenciais desta drenagem, estão os movimentos mais firmes e concisos, realizados para modelar todo o cor-po, eliminando a retenção de líquido, gordura localizada e flacidez. Os movimentos diferenciados da DLP seguem o trajeto dos vasos linfáticos, melhorando as funções essen-ciais do sistema circulatório. O principal objetivo é movi-mentar a linfa (líquido que está dentro dos vasos linfáticos) em direção aos gânglios. A prática, se realizada constante-mente, melhora a circulação sanguínea e o metabolismo, trazendo bem-estar no dia a dia. Além desses benefícios, a drenagem realizada no Hara SPA Itaim, comandado por Silvia Meloni, ajuda na diminuição de edemas e melhora a captação de oxigênio pelos tecidos. Auxilia, ainda, na eli-minação do ácido lático da musculatura, evitando fadiga e câimbras decorrentes de excesso de exercícios físicos, como a musculação por exemplo. “É excelente para os homens também porque alivia as dores causadas por ati-vidades físicas e estresse cotidiano. Com isso, a recupe-ração muscular é mais rápida, favorecendo o treinamento muscular intensivo”, explica a Dra Ana Hara. A Drenagem Linfática Manual Profunda é uma ótima aliada também no combate à celulite, porque elimina a acumulação de líqui-dos, que pode ser provocada por uma dieta rica em sal e gordura, alterações hormonais, entre outros. A DLP rea-liza uma limpeza nas toxinas através da eliminação de nó-dulos, líquidos que provocam inchaço e oxigenação da pele a curto prazo.Veja quais são as principais modalidades de drenagens oferecidas no Hara SPA e seus benefícios para o corpo:

Drenagem Manual Terapêutica e Fisioterápica – Indicada para dores musculares, vasculares e na coluna. Ameniza também tendinites, fibromialgias, linfedema, lipedema, do-res e cansaços nas pernas e lesões.

Drenagem Linfática Manual Relaxante – O tratamento é de uma hora de massagem suave em todo o corpo, dos pés à cabeça, para relaxar, desestressar e reenergizar.

Drenagem corporal com inalação de Oxigênio – O efeito da drenagem oxigena todo o corpo, de dentro para fora,

com efeito rejuvenescedor. Ideal para fumantes, alérgicos e pessoas que apresentam patologias no pulmão.

Drenagem para grávidas – Reduz e previne o inchaço e ainda há o benefício da oxigenação de todo o organismo da mãe e do bebê.

Drenagem Senil – A drenagem linfática para senhores e senhoras é de suma importância, já que melhora as fun-ções essenciais do sistema circulatório, enriquecendo e mantendo a saúde do coração e do cérebro.

Drenagem para obesos – Desintoxica, desincha e acelera o metabolismo, favorecendo o emagrecimento. Trata os inchaços dos membros, retenção hídrica e problemas vas-culares.

tratamento exclusivo Hara spa: DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL PROFUNDA

SERVIÇO:

HARA SPA: Itaim Bibi - Rua João Cachoeira,

1099, São Paulo (SP).

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: De segunda a sexta das 08h00 às 21h00 Sábado das 09h00 às 18h00 Obs.: Feriados das 10h00 às 17h00

MAIS INFORMAÇÃO:

(11) 4327 9929 | www.hara.com.br

Page 19: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012
Page 20: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

DECORAÇÃO

20

foto

s: d

ivu

lgaç

ão |

Pre

ços

con

sult

ado

s em

ago

sto

de

20

12

.

JENETTE “CAMPANA”Os famosíssimos designers brasileiros Humberto e Fernando Campana trazem para a marca especializada Firma Casa, em São Paulo, mais uma novidade assinada pela dupla. A cadeira Jenette, criada em 1999, tem assento em madeira pintada e encosto em PVC em várias cores vibrantes. O encosto longo (total de 94 cm de altura) dá um toque versátil ao ambiente.

ALTA-COSTURA PARA A CASAA marca Celina Dias apresenta a coleção de alfaiataria Finlay, da grife inglesa Romo, exclusividade da marca no Brasil. A coleção é composta por lãs inspira-das na alta costura, em composições contemporâneas com cores fortes, riscas múltiplas com brilhos, combinações de tons ousados e har-moniosos.

Os tecidos são indicados para revestimento de móveis, almofadas e cortinas, uma opção para aquecer a decoração no inverno.

PREÇO: sob consulta. MAIS EM: www.firmacasa.com.br

PREÇO: sob consulta. MAIS EM: www.celinadias.com.br

FINgER FOODA prática de servir em pequenas quantidades conquis-tou o cenário gastronômico nacional. Os Finger Foods, além de fazer o maior sucesso em eventos, também já estão sendo adotados pelos consumidores finais, que podem preparar em casa receitas para serem servidas em mini produtos. O produto - que tem 11 cm de com-primento, seis cm de largura e três cm de altura - é ató-xico, altamente resistente, pode ir ao micro-ondas e má-quina de lavar louça. A Germer tem uma linha de peças completa para Finger Foods. A porcelana branca dá um arremate especial em cada prato, pois contrasta com a cor e textura da maioria dos alimentos.

PREÇO: sob consulta. MAIS EM: www.germerporcelanas.com.br

Page 21: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

PREÇO: sob conslta MAIS EM: www.artisan.ind.br

21

foto

s: d

ivu

lgaç

ão |

Pre

ços

con

sult

ado

s em

ago

sto

de

20

12

.

CONFORTO CHIQUEA Artisan Móveis e Decorações é uma empresa situada em Criciúma, tendo como canal de distribuição de seus produtos a região sul de San-ta Catarina. Além dos produtos de marca própria, a loja conta com dis-tribuição de mobiliários multimarcas, incluindo acessórios e objetos de decoração. A novidade agora é o lançamento da poltrona Susy Élégance com botões e zíper cristais SWAROVSKI ELEMENTS. A Artisan utiliza os cristais em várias linhas de estofados como em cabeceira de cama, chaise long, criado mudo e mesas laterais.

ESCRIVANINHA DE SONHOO arquiteto e designer italiano Carlo Mollino foi famoso pela criação de móveis e com formas or-gânicas e status de obra de arte. A escrivaninha “Cavour” foi lançada em 1949 e até hoje é item de desejo. A estrutura é confeccionada em car-valho natural ou tingido Wengé, com detalhes em laca preta. O tampo da mesa é em cristal. Disponível na Firma Casa, em São Paulo.

VALOR: sob consulta MAIS EM: www.firmacasa.com.br

ESTOFADO MODERNOOs designers Maurizio Galante e Tal Lancman criaram pufes total-mente diferentes dos estofados comuns. Em formato oval, com base em poliuretano, o pufe é preenchido com espuma de poliuretano inje-tada. O detalhe mais interessante é a impressão fotográfica digital do revestimento em capa de tecido removível. Estiloso!

PREÇO: Sob consulta. MAIS EM: www.firmacasa.com.br

Page 22: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

22

Assim como a moda, a ar-quitetura também segue tendências. Deve-se elabo-rar um projeto sob medida,

aliando estas tendências, metodolo-gias e novos métodos construtivos com hábitos e propósitos dos futuros moradores. Os espaços internos po-dem ser constantemente renovados, readaptados e atualizados às neces-sidades das famílias. Um imóvel de praia estará sempre associado a um momento de lazer, descanso, férias e... festas!!! Por que não?

Um destes empreendimentos em fase de construção é o Puntablu, lo-calizado na paradísíaca praia de Bom-binhas, iniciativa da Construtora Cota. O Puntablu é um empreendimento para famílias que procuram habita-ções confortáveis, modernas e fun-cionais, posicionado em ponto privi-legiado com vista para o mar. Ao seu lado, está sendo edificado o Puntablu Mall Boutique, feito sob medida para aquele recanto paradisíaco do litoral, com opções em lojas, lazer e servi-ços.

Profissionais dos mais conceituados e reconhecidos no mercado nacio-nal participaram do projeto. Renne Gonçalves (RG), da RC Arquitetura, e Roberto Simon (RS), do Studio Domo, trabalharam no projeto arquitetôni-co do Puntablu Residence, enquan-to Manoel Doria projetou o Puntablu Mall Boutique. Aqui, vamos conhecer um pouco mais destas tendências de vanguarda que estes profissionais aplicaram aos projetos e que agora se transformarão em realidade.

Quais as tendências da arquitetura brasileira para habitações de praia?

RG: Acredito que hoje a palavra de ordem é sustentabilidade e a arquite-tura não foge à regra. O uso do de-senho como arma de integração da construção com a paisagem e com as condicionantes locais, a utilização de aberturas maximizando o conforto ambiental dos espaços funcionais e a leitura do ambiente exterior; a utiliza-ção de tecnologias e materiais eco-logicamente adequados com certeza constituem uma importante revolu-ção com poder de estabelecer ten-dência em qualquer local.

RS: A busca de um design limpo, tanto nos materiais quanto na distribuição interna. Uma tendência também ve-

NOVAS TENDÊNCIAS EM

DESIGN DE IMÓVEIS DE

PRAIA

Page 23: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

PUBLIEDITORIAL | COTA EMPREENDIMENTOS

rificada em outros tipos de habitação é a substituição dos dormitórios simples por suítes ou demi-suítes, re-forçando a existência de lavabos sempre vinculados a área social, ou seja, uma separação clara do uso das áreas intimas e sociais, quase extinguindo a figura do banheiro social inserido nas áreas intimas.

O que diferencia um projeto desses em relação a uma habitação ‘normal’ das famílias?

RG: O Punta Blu é um projeto que foi criado espe-cialmente para um local que é único. No que diz res-peito às diferenças entre uma moradia de praia e a permanente, podemos enfatizar que a de praia tem por objetivo propiciar o lazer o conforto da convivên-cia familiar. Estes pressupostos conduzem a soluções de espaços inteligentes, funcionais, práticos, confor-táveis e que inspirem liberdade.

RS: A diferença são as áreas sociais com ambientes integrados – Cozinha/Estar/Jantar. A inserção de es-paços gourmet, para pequenos eventos, no próprio apartamento e para eventos maiores nas áreas co-muns. Como conceito básico para habitações de praia as áreas externas privativas vêm fartas e confortáveis, priorizando a vista. Normalmente, excedem os bene-fícios oferecidos pela legislação e incorporam tam-bém percentuais de área computável como objetivo de qualificar esses espaços.

Que tipos de materiais são os mais utilizados nas composições dos ambientes?

RG: Para que os pressupostos acima citados cumpram o seu propósito, é de fundamental importância a espe-cificação de materiais práticos de manutenção, limpe-za e conforto ambiental, onde, entre outros, podemos citar como os mais utilizados as cerâmicas/porcelana-tos, mármores, granitos, laminados e tintas laváveis.

RS: Os revestimentos cerâmicos de piso estão presen-tes nas áreas sociais e intimas, apresentando-se em peças grandes. Para bancadas de cozinha e banheiros percebe-se a busca de materiais processados como silestone e corian.

Nas habitações de praia os proprietários gostam muito de receber para festas?

RG: A observação é verdadeira. Na praia é onde os sentimentos de liberdade e descompromisso nos propiciam uma melhor convivência com as pessoas que queremos bem. Receber é uma das formas mais expressivas de demonstrar este sentimento. Porém, receber participando da festa é fundamental, e a ha-bitação tem que oferecer esta possibilidade, através de um bom planejamento dimensional e funcional dos seus espaços. Em se tratando da segunda habitação, os espaços têm que ser generosos no seu conjunto, portanto a sala, varanda e cozinha com características conjugáveis são imprescindíveis e a área do conjunto em torno de 40/60 m2. Se a unidade habitacional for de 3 quartos( 1 suíte, dois quartos, 1 banheiro), a área íntima deverá ser entre 40/50 m2.

Page 24: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

PUBLIEDITORIAL | COTA EMPREENDIMENTOS

Page 25: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

PUBLIEDITORIAL | COTA EMPREENDIMENTOS

RS: Para atender ao momento festas ou eventos os condomínios vêm oferecendo áreas de convívio cada vez mais diversificadas, o que podemos chamar de club house. Normalmente essas áreas são entregues pelas construtoras completamente montadas e equi-padas. Essas instalações contam com piscinas, salas de eventos, espaços gourmet, sala de jogos, acade-mias, spas, entretenimento infantil e para adolescen-tes.

Shoppings devem gerar emoções e sentimentos

Quais as tendências atuais que predominam nos pro-jetos de shoppings centers?

Manoel Doria* – Os centros de compra deixaram de ser apenas ambientes de consumo e passaram a ser equipamentos que agregam, além do varejo: lazer, serviços, entretenimento, cultura e relacionamento social com o entorno, ou seja, ele deve dialogar com a região e não ser uma barreira nesta relação econô-mica-social. Desta forma, os novos projetos buscam inserção com a cultura e modo de vida local, somados às novas tendências, design e tecnologias modernas. Estão sintonizados com as novas experiências que o atual consumidor quer sentir. Os novos modelos de shoppings devem gerar emoções e sentimentos. Para isto acontecer, considero que a arquitetura deve ser a maior âncora de um empreendimento.

Qual o diferencial para um empreendimento como o Puntablu, que terá uso mais focado na alta temporada e fica perto do mar, sem o perfil clássico de shopping center?

MD: É um empreendimento adequado com a realida-de da cidade e região, mas preparado para absorver, na alta temporada, um grande número de visitantes, consumidores e apreciadores. Não acredito mais em conceito clássico, ou padrão, para um Shopping. Cada empreendimento está buscando a sua personalidade para sair do comum. No Mall Boutique, a reinvenção do design, funcionalidade e praticidade que o usuário terá, agregados à permeabilidade visual com o exte-rior/mar, são grandes diferenciais do projeto.

P: Onde estão inseridos os conceitos de sustentabili-dade no projeto?

MD: Hoje em dia, não dá para pensar mais em pro-jetos com itens que não agreguem sustentabilidade. Já temos um conjunto de itens e procedimentos que funcionam como uma espécie de “cartilha” para os projetos. Temos a utilização de luz natural, captação e reuso de água de chuva, utilização de materiais reciclados, gestão/administração participativa e inte-grada com a cultura ecológica, seleção e destinação adequada aos resíduos, entre tantas, acabam fazen-do parte do projeto. Gosto de ressaltar que para mim uma obra só é sustentável se ela tiver sua viabilidade: econômica, social, cultural e ambiental.

*Manoel Doria é sócio e diretor do escritório Doria Lopes Fiúza Arquitetos Associados, com sedes em Curitiba e Florianópolis.

Page 26: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

26

TURISMO INTERNACIONAL

Turquia

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão.

A Turquia é um dos destinos turísticos mais atra-entes hoje em dia, graças à sua riqueza arqueoló-gica, bem como a sua longa costa com numerosas praias e o seu mar limpo. Numerosas mesquitas,

antigas igrejas bizantinas, cidades subterrâneas, casas chaminé, museus ao ar livre e as antigas cidades e templos podem ser vistos na Anatólia, e em outras áreas Turcas. Istambul é o símbolo da Turquia e é muito popular para estrangeiros, que podem visitar vários museus, palácios, igrejas, mercados de grande porte, parques, banhos Tur-cos. Além disso, os visitantes podem fazer passeios diver-sos, que possibilitam explorar a Anatólia central e a Capa-dócia ou as zonas costeiras. Cada lugar tem uma beleza única e uma longa história, com monumentos interessan-tes que valem a pena ser vistos.

A capital, Istambul, encontra-se estrategicamente locali-zada no ponto em que a Europa encontra a Ásia, dividin-do –se assim em uma parte europeia e uma parte asiatica, essas separadas pelo rio Bosfóro.

Istambul tem desempenhado um papel importante ao longo da historia. A cidade havia sido a capital da Cristan-dade, sucessora das antigas Grécia e Roma, desde os pri-meiros anos de sua fundação conquistada por Gregos e Turcos. Tendo sido depois a capital do Império Bizantino, que tem um passado glorioso, com um grande patrimônio histórico e cultural.

Em Istambul, convivem dois símbolos importantes do Cristianismo e do Islão: a igreja de Santa Sofia e a Mes-quita Azul. Numa parte da cidade, existe uma grande va-riedade de igrejas, mesquitas, museus históricos, como o Palácio de Topkapi e o famoso Grande Bazar. Por outro lado, há também a cidade moderna, com seus edifícios contemporâneos, clubes, restaurantes, arranha-céus e organizações internacionais. Acima de tudo, Istambul é o ponto de encontro do Oriental com o Ocidental, uma ci-dade em constante crescimento, adorada por milhares de visitantes e chamada de Cidade do Mundo.

Éfeso é uma das antigas cidades mais famosas, graças ao fato de que foi preservada em uma muito boas condições até hoje em dia, enquanto as escavações foram sendo realizadas por mais de cem anos. Os restos antigos que foram encontrados na cidade datam dos anos Romanos, quando Éfeso era a segunda cidade mais importante do Império Romano, depois de Roma. Esta tinha sido desen-

Entre o ORIENTE o OCIDENTEe

volvida para ser um centro comercial, atraindo comerciantes de países vizinhos. Seu porto ligava às regiões do leste com o Mar Mediterrâneo e foi o ponto de partida da Estrada Real para Susa.

Çanakkale é uma cidade costeira localizada no lado sul de Dardanelos. É a segunda maior cidade turca, composta de ambos os territórios Europeus e Asiáticos. É a cidade mais próxima de Tróia e tem desempenhado um papel importante durante as batalhas que ocorreram nessa área.

Hoje em dia, os visitantes podem ver os campos da batalha de Gallipoli, podem ir de ferry para Çanakkale, que é frequente-mente usado para viagens entre Troía e Gallipoli. Cemitérios e museus lembram aos visitantes as batalhas que ocorreram nessa região, há cem anos. O porto da cidade é impressionante. Como suegere o nome da cidade, Çanakkale (castelo de cerâ-mica), o local costumava ser o centro da indústria cerâmica.

O sitio arqueológico de Tróia consiste em impressionantes muralhas, que tinham ajudado a defender a cidade, prevenin-do os Aqueus de entrarem na cidade. Há também dois santu-ários que remontam ao século 8 AC, restos de casas antigas, um teatro romano e uma casa com pilares (portão sul), que foi, possivelmente, o palácio do rei Príamo. Um grande cavalo de madeira, semelhante ao utilizado pelos Aqueus para enganar os Troianos, está em Troia. Todo ano, em agosto, as crianças liberam uma pomba do cavalo como um símbolo de paz.

A Mesquita Sultan Ahmed, conhecida como a Mesquita Azul.

Page 27: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

27

Centro Cultural Brasil Turquia: www.brasilturquia.com.br

MAIS INFORMAÇÕES:

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão.

Topkapi Palace, Istanbul.

O Festival Whirling Dervishes, em Konya.

Chaminés de contos de fadas na Capadócia.

Praia Kaputas, em Kalkan.

Page 28: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

HABITAT

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão.

The Singular Patagonia

28

Prestes a completar um ano de funcionamento, o The Singular Patagonia, situado em Puerto Nata-les, próximo ao Parque Nacional Torres del Paine, no extremo sul do Chile, reabre no dia 1º de setem-

bro com novos espaços e serviços para os hóspedes. O empreendimento passou por uma remodernização entre junho e agosto, período de baixa temporada na Patagônia. Atualmente, já é reconhecido como o melhor hotel da re-gião pelo TripAdvisor, um dos maiores sites de viagem e turismo.

Construído em um antigo frigorífico e monumento nacio-nal do Chile, o hotel combina conceitos de modernidade e conforto aliados à história da região. O hotel oferece spa completo, restaurante de alta gastronomia, lounge, mu-seu privado, um menu de 20 expedições e 57 suítes que variam de 47 a 70m2, todas com vista para os fiordes.

Os quartos possuem janelas de 12 metros com uma vis-ta deslumbrante dos fiordes patagônico, proporcionando uma atmosfera de calma e privacidade única. A decoração interior apresenta mobiliário de luxo tradicional, com ca-mas grandes desenhadas para um sono profundo e con-fortável, uma pequena sala de estar em todos os aparta-mentos e um espaçoso banheiro com ducha e banheira separados.

A ampliação traz também aos hóspedes uma microcer-vejaria, onde serão oferecidas degustações de cervejas artesanais. Além disso, grupos de seis a oito pessoas po-

MODERNOremodelado

derão reservar um espaço exclusivo no restaurante para a degustação de vinhos chilenos, que são acompanhados por ceviches (salmão e ostra) e pela famosa centolla, espécie de crustáceo gigante típico da região.

A área onde está localizado o hotel foi nomeada reserva par-ticular, o que proporciona mais exclusividade aos hóspedes, que podem desfrutar de almoços e churrascos ao ar livre. O local também é ponto de partida para trekkings e passeios de caiaques. Também oferece o flyfishing, técnica de pesca praticada com uma vara longa e uma linha pesada, que serve para arremessar uma isca quase sem nenhum peso.

Page 29: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão.

29

The Singular Patagonia: http://thesingular.com/puertobories-pt

MAIS INFORMAÇÕES:

Hotel oferece passeios de barco.

Hotel alia conforto ao estilo da cultura local. As camas são grandes, desenhadas para um sono profundo.

Quartos possuem uma pequena sala de estar.

Page 30: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

CAPA

RennerBY DANI FERRERA / PHOTOGRAPHS BY CLIFF WATTS

Legacy

30

Nos últimos anos, Jeremy Renner simplesmente emendou um filme após o outro. Ele ficou famoso por filmes como “Guerra ao Terror” e “Atração Perigosa” - que renderam uma indicação ao Oscar de Melhor Ator, em 2010, e Melhor Ator Coadjuvante, em 2011. Após o sucesso estrondoso como Gavião Arqueiro em "Os Vinga-dores", o ator estrela "O Legado Bourne". Na trama ele dá vida a Aaron Cross, um dos seis agentes no programa

chamado Outcome. Contrariamente ao programa Treadstone da CIA, os agentes do Outcome são preparados e treina-dos para serem usados pelo Departamento de Defesa. Mais do que assassinos, os agentes do Outcome são treinados para serem usados em missões de inteligência isoladas, de alto risco e de longa duração. A ciência comportamental que foi o fundamento do Treadstone foi renovada e melhorada, mas são as origens em comum desses dois programas que fazem o Outcome tão vulnerável quando a história de Bourne se torna de conhecimento público. Tony Gilroy assume a popular série que já arrecadou mais de US$1 bilhão de no mundo todo. Jeremy Lee Renner nasceu em Modesto, Cali-fórnia, em janeiro de 1971. A atuação definitivamente não foi sua primeira opção. Ao término do ensino médio, passou por ciência da computação, criminologia e psicologia, até perceber que sua praia era a área das artes cênicas. Na ocasião do lançamento de "Missão Impossível : Protocolo Fantasma", o ator revelou que o início de sua carreira foi muito dificil e que almoçava e jantava com apenas 5 dólares. Hoje aos 41 anos, Jeremy é um dos grandes atores de sua geração.

Entre seus futuros trabalhos estão a comédia de ação "Hansel e Gretel: Caçadores de Bruxas", o novo projeto do dire-tor James Grey, onde dividie a tela com Marion Cotillard e Joaquim Phoenix. Há rumores de uma possível volta para o quinto filme da franquia de sucesso "Missão Impossível". Sem falar que produtores contam com sua presença no elenco da saga Bourne. O ator falou com Estação Aeroporto sobre sua participação em "O Legado Bourne", inclusive as cenas difíceis sobre uma motocicleta, sobre sua paixão por redecorar casas e seu próximo projeto, dar vida ao ícone Steve McQueen

Page 31: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012
Page 32: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

Estação Aeroporto: Como esse papel surgiu para você?

Jeremy Renner: Surgiu de uma maneira bem Bourne. Uma pessoa pegou o avião para a Alemanha onde eu estava rodando “Hansel e Gretel: Caçadores de Bruxas”. Bateram na minha por-ta, me entregaram um roteiro e disseram: “Quando você acabar, ligue para este número”. Foi muito com cara de espionagem. En-tão eu li, amei e achei que seria um idiota se não o fizesse.

Você teve algum problema em fazer este papel, sendo que co-nhece Matt Damon, que fez Jason Bourne nos filmes anterio-res?

O único problema que teria seria se me convidassem para viver Jason Bourne. Então foi fácil, porque não me chamaram. Agora que o filme foi lançado você pode ter uma ideia sobre do que trata a historia.

Quem é seu personagem, Aaron Cross?

Em resumo, Aaron Cross é um cara que queria pertencer. Ele é um cara que quer se adequar e ser parte de algo. Ele é comple-tamente o oposto de quem Jason Bourne era. Bourne estava só tentando descobrir que raio de pessoa ele era, mas Aaron Cross sabe exatamente quem é. Ele sabe o que quer fazer e é ser parte desse time.

Você participa de uma incrível cena de perseguição de moto-cicleta em Manila com Rachel Weisz confiando a você a vida dela. Como foi a preparação?

Para me preparar, precisei me habituar àquela moto. É um mode-lo de estrada e de campo que é muito diferen-te da maneira com que dirigimos os veículos urbanos aos quais estou acostumado. É o oposto de tudo que já diri-gi. Tive que me acostumar com aquela moto e depois ter alguém na garupa andando comigo. Se fosse só eu, teria me arriscado mais, mas quando estou respon-sável pela pessoa na garupa, é outra coisa. Tive que demonstrar a devida cautela e me habituar com aquela moto o máximo que pude.

Você leu os livros da série de Robert Ludlum sobre Bourne?

Não, não li. Isso exigiria muito tempo. Sou um cara com tempo muito limitado atualmente. É uma atividade de lazer sentar e ler por prazer. Normalmente leio para me instruir. A última vez que li por prazer foi provavelmente 15 ou 20 anos atrás.

Você alcançou o auge de sua forma neste filme ou em seu papel como o gavião Arqueiro de OS Vingadores?

Eles estão ligados, já que um veio logo depois do outro. Eu pro-vavelmente estava ainda em melhor forma como Aaron porque tive mais tempo para treinar.

Você filmou “O Legado Bourne” em várias locações, incluindo Canadá, Coreia do Sul e Filipinas. Qual foi a locação mais me-morável?

Eu me diverti muito em Alberta, no Canadá, pelo simples motivo que era época do Natal e estava nevando. Você provavelmente não tem aquele visual na Califórnia. Era muito bonito.

Música é importante para você?

Levo uma playlist ou duas, para o caso de precisar de algo ener-gético. Escuto com meus fones de ouvido enquanto me preparo de manhã. Passo quase uma hora de manhã alongando e me sol-tando para não me contundir.

Protagonizando O Legado Bourne, achou que podia ser alvo de comparações com o passado?

Não, na verdade não, porque este filme é todo amarrado. Só am-plia a concepção original e dá seguimento à história. A história

deste filme também corre em paralelo com a história de “O Ul-timato Bourne”, que transcorre ao mesmo tempo. Ela abre bas-tante os parâmetros e a perspectiva do que esse universo repre-senta.

Dez anos atrás, você interpretou o famoso serial killer Jeffrey Dahmer. Mas o seu papel em “Guerra ao Terror”, em 2008, mu-dou tudo. Agora você estrela filmes de ação intensa. Isso deve fazer com que se sinta bem.

Eu me sinto o cara mais sortudo do pedaço. É bacana poder tra-balhar e é ainda mais bacana quando as pessoas vêem seu traba-lho. Quando dá certo e faz sucesso de bilheteria, é ainda melhor. É uma sensação maravilhosa.

Você pode falar da sua nova produtora, The Combine?

Para mim, é uma ótima maneira de ser criativo sob uma perspec-tiva diferente. Em vez de ser apenas o pintor, pintar uma casa, agora sou o cara responsável pela casa. É assim produzir um fil-me, ter um pouco mais de ingerência sobre as coisas. Nos meus trabalhos, eu tendo a puxar mais trabalho do que devo para mim de qualquer jeito. Não sou só um ator que aparece. Levo tudo em consideração e gosto muito de cinema e de filmes.

A The Combine me permite agregar pessoas que eu considero muito talentosas e pelas quais tenho loucura. Então podem fazer os filmes que os estúdios não fazem ou talvez façam um desses por ano. Acho que existe um manancial ótimo para cinema incrí-vel, como o de “Guerra ao Terror” ou “Atração Perigosa” ou filmes que não são franquias gigantes de US$ 150 milhões em que você veste uma malha e precisa de computação para ser construído. Eu aceito fazer o trabalho braçal.

São seus xodós em termos de projetos?

Sim, mas se tudo der certo, esses projetos vêm com viabilidade co-mercial. Queremos que eles sejam bem sucedidos e queremos que as pessoas os vejam. Não queremos fazer filmes de arte.

E você planeja estrelar e produzir uma cinebiografia de Steve McQueen. Ele era um ídolo seu da juventude?

Page 33: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

Acho que ele é um ícone. Nunca fui um fã enlouquecido, de ma-neira alguma, mas certamente assisti a muitos filmes dele. Acha-va que ele era um cara muito interessante e interessante a se explorar. É uma honra poder explorar sua trajetória.

O que faz dele tamanho ícone?

Acho que as coisas que sabemos dele são só o pano de fundo de quem ele realmente é como pessoa. Ele era o cara mais generoso e ao mesmo tempo é o mais mesquinho e frugal. Ele é constante-mente oposto dele mesmo. Sua criação também foi muito inte-ressante. Não vejo a hora de embarcar nesse projeto.

Você ainda está redecorando casas?

Estou. Estou fazendo uma agora. Foi uma parte integrante da minha vida por tanto tempo e não tenho planos de abrir mão dis-so. Eu gosto muito, muito mesmo. É uma coisa palpável, uma das poucas coisas que faço na vida que ainda existirão depois que os filmes forem embora. São casas e estilos de vida que eu ajudo a proporcionar para as pessoas.

É difícil se separar dessas casas depois de ter colocado tanto sentimento e cuidado nelas? Fica emocionalmente ligado a elas?

É como ter um cachorro. Você não é o dono de um cachorro, você não possui um cachorro. Você proporciona um estilo de vida legal para aquele cachorro para que viva o máximo que puder viver, mas não o possui. Para mim, é a mesma coisa com crianças. Você não possui seus filhos. Você quer dar a eles as ferramentas para que sejam bem sucedidos na vida. Então eles crescem e você dá a eles as outras ferramentas para que atravessem a vida. Sua mis-são de pai termina ali, pelo menos para mim. É a mesma coisa com uma casa ou com qualquer outra coisa. Você não possui nada. Você só tem a sorte de compartilhar experiências com os outros.

Na pele de Aaron Cross, em “O Legado Bourne”.

Com Paula Patton, em “Missão Impossível Protocolo Fantasma”.

EEm “Guerra ao Terror”, filme que lhe rendeu sua primeira

indicação ao Oscar.

Em Los Angeles, durante a premiere de “Os Vingadores”.

Page 34: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

34

HOMENAGEM

Marilyn Monroe (1926-1962) morreu no auge de sua juventude, há 50 anos, consagrando--se como um dos maiores símbolos sexuais do século 20. A estrela, que deixou o mundo aos

36 anos, por uso abusivo de remédios, personificou o gla-mour hollywoodiano dos anos 1950.

Em apenas 15 anos de carreira, Marilyn estrelou 30 fil-mes, sendo o primeiro dele “The Shocking Miss Pilgrim”, dirigido por George Seaton, em 1947. "Os Homens Prefe-rem as Louras" (1953), "O Pecado Mora ao Lado" (1955) e "Quanto Mais Quente Melhor" (1959) são os seus fil-mes mais emblemáticos. A edição deste ano do Festival de Cannes dedicou o cartaz oficial do certame à atriz .

Marilyn soube se inventar - arranjou um novo nome, se tornou loira, e lançou uma carreira que seria sinônimo de uma chocante segurança com sua sexualidade. "Marilyn Monroe alcançou uma aura" , disse Goetz Grossmann, produtora-executiva de um novo filme sobre a atriz, cha-mado “Blonde”. “Você não pode fugir de Marilyn Monroe. Ela atingiu um status icônico”, concluiu.

Biografia recente, chamada "Sete Dias com Marilyn" , con-ta sobre como os bastidores de Hollywood e a indústria da música e da moda continuam intoxicadas pela atriz. Sem-pre deslumbrante e muito vulnerável, Marilyn se divorciou dos três maridos que teve: o escritor James Dougherty, o jogador de beiseball Joe Dimaggio e o dramaturgo Arthur Miller. Foi ela quem disse: "não me falta homens, o que me falta é amor" . Mas também foi ela quem cravou: “os ho-

Marilyn ícone da sensualidadeMonroe

•mens passam, mas os diamantes ficam”.

Batizada como Norma Jean Baker, a atriz nasceu órfã de pai, viu a mãe enlouquecer com problemas mentais, viveu num orfanato por três anos. E foi adotada por 12 famílias até chegar ao estrelato.

Devido às internações de sua mãe por problemas psicológi-cos, Norma Jeane passou grande parte de sua infância em casas de família e orfanatos até que, em 1937, ela se mudou para a casa de Grace Mckee Goddard, amiga da família. Em 1942, o marido de Grace foi transferido para a costa Leste, e o casal não tinha condições financeiras para levá-la com eles.

A solução para a jovem de 16 anos foi se casar, no dia 19 de julho de 1942, com James Dougherty, de 21 anos, com quem estava namorando há seis meses. Dois anos depois James, na Marinha, foi transferido para o Pacífico Sul.

Após a sua partida, Norma Jeane tentou a carreira de atriz, em pequenas aparições. O divórcio veio meses antes de assinar seu primeiro contrato com a Twentieth Century Fox, em 26 de agosto de 1946.

Adotou então o nome de Marilyn Monroe e tingiu o cabelo de loiro. Sua estréia no cinema foi com um papel irrelevan-te em "The Shocking Miss Pilgrim" em 1947. No mesmo ano participou de "Torrentes de Ódio" e "Idade perigosa" . Depois disso, a Fox cancelou seu contrato e Marilyn foi para a Columbia, onde só permaneceu por seis meses.

Em 1949, sem dinheiro, concordou em posar nua para

Page 35: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

um calendário. O sucesso foi tão grande que ela acabou ilustrando a primeira capa da revista Playboy em 1953. Tinha 1,66 metro de altura, 94 centímetros de busto, 61 de cintura e 89 de quadril.

Fez seu primeiro papel de destaque em 1951, no filme "O Segredo das Viúvas" . No ano seguinte, participou de "O Inventor da Mocidade" . Seu nome começou a atrair multidões aos cinemas. Foi assim em "Como Agarrar um Milionário" (1953), "Os Homens Preferem as Loiras" (1953), "O Pecado Mora ao Lado" (1955) e "Quanto Mais Quente Melhor" (1959) - este, com direção de Billy Wilder, foi considerado "a melhor comédia de todos os tempos" . Nele a atriz atuou ao lado de Tony Curtis e Jack Lemmon.

Em 14 de janeiro de1954, Marilyn se casou com o ex-jo-gador de beisebol Joe Di Maggio, uma lenda do esporte nos Estados Unidos. Durante sua lua de mel, em Tokyo, Marilyn fez uma performance para os militares que es-tavam servindo na Coréia. Joe, ciumento, não aguentou a exposição da esposa. Nove meses depois, em outubro de 1954, veio o divórcio. Em 1956, a atriz se casou com o dramaturgo Arthur Miller. Em 1961, após ela perder um bebê, os dois se separaram. No mesmo ano ela fez seu último filme, "Os Desajustados" . Em 1962, durante as filmagens de "Something?s Got to Give" , Marilyn foi demitida devido aos constantes atrasos. O diretor Billy Wilder fez um célebre protesto: "Tenho uma tia-avó na Áustria que é pontualíssima, mas ninguém pa-garia um centavo para vê-la" .

Uma das mais célebres performances de Marilyn foi a interpretação de "Para-béns a você", que cantou de maneira sensualíssima para o presidente america-no John Fitzgerald Kennedy, no Madison Square Garden. O fato reforçou os rumores de que ambos teriam sido amantes.

Quatro meses depois do episódio, Marilyn foi encontrada morta, segurando o telefone, ao lado de um vidro de barbitúricos. A hipótese de seu envolvimento amoroso com o presidente Kennedy e seu irmão Robert ganhou força, quando encontraram sua casa vasculhada - supostamente por agentes do FBI -, antes da chegada da polícia, no dia de sua morte.

em apenas 15 anos de carreira, a atriz estrelou 30 filmes

Page 36: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

36

ENTREVISTA

Estação Aeroporto: Do que trata o livro?

José Renato Avzaradel: Trata-se de uma obra multidisciplinar que aponta para os desenvolvimentos da psicanálise contemporânea e de um dialogo atual da psicanálise com a filosofia e a lingüística.

O que significa psicanálise contemporânea?

JRA: A psicanálise desde os primórdios do século XX vem se desen-volvendo ininterruptamente. Embora os conceitos de Freud conti-nuem como referencias básicas o psicanalista hoje trabalha neces-sariamente de forma diferente de como Freud o fazia, e se apóia em diversos outros autores e desenvolvimentos teóricos. No inicio a psicanálise se voltou quase que exclusivamente para o tratamento dos pacientes neuróticos. Atualmente os pacientes que nos procu-ram apresentam primordialmente distúrbios na esfera do pensa-mento e não mais na dos conflitos neuróticos. Isto impõe aos psi-canalistas uma investigação mais detalhada sobre os processos de pensamento. Por outro lado já não se pode falar como antigamente de uma psicanálise inglesa, outra francesa, outra americana, etc. As mesmas questões estão sendo discutidas e investigadas simultane-amente por psicanalistas em Londres, São Francisco, Rio de Janeiro, São Paulo, etc.

A que se deve esta mudança dos pacientes que procuram os con-sultórios de psicanálise?

Em primeiro lugar ocorreu um aumento na percepção e compreen-são de patologias para as quais não se dava antes muita atenção, mas que prejudicam toda a vida dos pacientes de forma mais ampla, do que nas neuroses. O trabalho do psicanalista visa uma integração da personalidade que permita aos pacientes uma reestruturação da sua forma de se relacionar seja com o mundo seja consigo mesmo. O psi-canalista não se restringe aos sintomas.

Por outro lado existem hoje diversos recursos que ajudam a aliviar os sintomas neuróticos como, por exemplo, o uso indiscriminado de antidepressivos e ansiolíticos. Isto sem duvida reduz os sintomas, mas não os curam, esta busca por resultados imediatistas faz sem duvida parte de toda uma cultura atual.

Trata-se de um livro exclusivamente para psicanalistas?

Não, é um livro para estudantes de psicologia, filosofia, letras e lin-güística. E também para aqueles que tiverem a curiosidade de co-nhecer o que se está estudando sobre a construção desta coisa fas-cinante que é o fato de que falamos e nos entendemos, para a qual não damos muita atenção como se fosse algo dado É deste fato que todo o pensamento humano e a civilização descendem. É também conhecer o que se faz em psicanálise hoje e não ficar apenas supondo a psicanálise como exclusivamente aquilo que foi criado por Freud.

LINGUAGEMBY DANI FERRERA

& O PENSAR

O psicanalista José Renato Avzaradel lança este mês o livro “Sobre a Linguagem e o Pensar” (2012) uma coletânea com dez ensaios produzidos por profis-sionais brasileiros das áreas de filosofia, comunica-

ção e psicanálise que retrata o pensamento, a simbolização, a representação dos afetos e a linguagem. A obra reúne ensaios sobre filosofia da linguagem, linguística, letras, comunicação visual e psicanálise na sua vertente da teoria das relações de objeto, dando subsídios à clínica psicanalítica. O autor con-versou com Estação Aeroporto e contou um pouco sobre essa psicanálise contemporânea.

Como se dá este diálogo da psicanálise com a filosofia e a lin-güística?

A partir da percepção de que a estruturação do pensamento é simultânea ao da linguagem, reconhecemos que isto vem sen-do estudado tanto pela filosofia analítica da linguagem quanto pelos estudos sobre a relação entre o leitor e o texto quanto na investigação da relação analista-paciente. Este diálogo entre áreas diferentes do conhecimento possibilita que os conceitos de uma determinada área sejam enriquecidos com os acrésci-mos de outra o que gera desenvolvimentos mais consistentes.

EA: Isto tem alguma implicação na clinica psicanalítica?

Sim, estamos conseguindo tratar com mais segurança de pa-cientes borderline e de pacientes com alterações estruturais da personalidade, bem como de pacientes psicóticos.

São pacientes cujo mundo de relações está muito perturbado, que não conseguem ter clareza entre o que é “eu” e o “não eu” e que como tem sua capacidade de pensar muito prejudicada, sua relação com o mundo visa exclusivamente se livrar do que os incomodam ao invés de resolver seus problemas.

Todos os autores são brasileiros?

Sim, busquei intencionalmente valorizar e ressaltar uma pro-dução intelectual em nosso meio. Apesar de um intercambio de idéias correr mais rápido ainda há certo ranço de coloniza-do que acho importante desfazer.

O que o inspirou para este projeto?

Este projeto começou com a publicação de “Linguagem e Cons-trução do Pensamento” publicado em 2006. Surge da necessi-dade de desenvolvermos conhecimento para podermos tratar pacientes mais graves. Em segundo lugar o psicanalista neces-

sita sair da torre de marfim, do isolamento que o trabalho no consultório inevitavelmente produz para relacionar-se com outras esferas do pensamento produzindo um enriquecimen-to na sua prática. Os textos publicados apresentam uma surpreendente confluência de idéias o que possibilita concluir que o projeto deste livro alcan-ça o sentido desejado.

Page 37: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

37

SHOWS

B.B KINGO rei do blues está de volta! B.B. King vem mais uma vez ao país de que tanto gosta para cinco shows em setembro e outubro: no Rio de Janeiro (29/09, no Vivo Rio), Curitiba (02/10, no Teatro Guaíra) e São Paulo (05 e 06/10, no Via Funchal, e 07/10, no Bourbon Street Music Club). Perto de completar 87 anos de idade, o título da turnê não poderia ser mais adequado: “The Blues is My Life!”. Sua vinda ao Brasil é promovida pelo Bourbon Street, do qual King é pa-drinho: foi ele que inaugurou a casa paulistana em 1993. E, nas últimas sete vezes em que veio ao país, as turnês foram sempre organizadas pelo Bourbon. King vem com a banda de oito integrantes e a inseparável Lucille, a guitarra que seus bends e vibratos fazem chorar e gemer. O repertório

certamente terá, como nas últimas turnês, clássicos como “The Thrill Is Gone”, “Rock Me Baby”, “How Blue Can You Get”, “Why I Sing the Blues”, “Key to the Highway”, “Bad Case of Love” e “When Love Comes to Town”. Consciente de que é uma lenda viva, Riley B. King recheia os shows de histórias curiosas sobre sua carreira e brincadeiras com a platéia, esbanjando simpatia – qualidade que é uma de suas marcas registradas. Em 2004, por exemplo, do palco do Bourbon ele tentou puxar conversa com uma mulher que estava em uma das primeiras filas. Percebendo a dificuldade dela em compreender o que dizia, desculpou-se como um lorde: “Meu inglês não é muito bom...”. E abriu um daqueles largos sorrisos que estampam suas fotos.

JOHN PIZZARELLIO cantor e guitarrista John Pizzarelli chega ao Brasil para a turnê de lançamento do novo cd Double Exposure, onde mescla, em treze faixas, o poprock ao seu personalíssimo estilo jazzy. Para a turnê vêm acompanhado pelo tecladista Larry Fuller, o baixista (e irmão) Martin Pizzarelli e o baterista Tony Tedesco. Além do show no Bourbon Street dia 18 de setembro, ele fará apresentações no SESC Pompéia, nos dias 22 e 23, dentro do Projeto Jazz na Fábrica; dia 28, no Teatro Via Sul, em Fortaleza, e dia 29, na Casa Miranda, no Rio de Janeiro. Double Expo-sure, último lançamento de Pizzarelli pela Telarc - uma divisão da Concord Music Group - apóia seu repertório em dois estilos distintos que resulta numa música híbrida e fascinante. Reune alguns dos melhores compositores pop - Lennon e McCartney, Neil Young, James Taylor, Leiber e Stoller, Tom Waits, Joni Mitchell e outros – e algumas de suas memoráveis composições, finamente costuradas por fios de jazz, emprestados de figuras como Wes Montgomery, Strayhorn Billy, Thad Jones e John Coltrane. John mescla em seus show, grandes sucessos de sua incrível trajetoria.

SERVIÇO:

O QUE: B.B King “The Blues is My Life!”ONDE E QUANDO: 29/09 – Rio de Janeiro – Vivo Rio www.vivorio.com.br02/10 – Curitiba Teatro Guaíra www.tguaira.pr.gov.br05 e 06/10 – São Paulo – Via Funchal www.viafunchal.com.br07/10 – São Paulo – Bourbon Street www.bourbonstreet.com.br

SERVIÇO:

O QUE: John Pizzarelli ONDE E QUANDO: 18/09 - Bourbon Street – São Paulo www.bourbonstreet.com.br22 e 23/09 – SESC Pompéia- São Paulo www.sescsp.org.br28/09 - Teatro Via Sul – Fortaleza www.teatroviasul.com.br 29/09 – Casa Miranda – Rio de Janeiro www.mirandabrasil.com.br

Foto

: Ro

ger

H. S

assa

ki e

An

dre

w L

eple

y.

Page 38: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

CULTURA | TEATRO

VOCÊ TEM MEDO DO ESCURO?

SERVIÇO:

O QUE: Você Tem Medo do Escuro? Experimente A Dúvida.

ONDE: Teatro do Ator - Praça Franklin Roosevelt, 172 - Consolação – São Paulo (SP).

QUANTO: R$30,00 (inteira) R$15,00 (meia).

INFORMAÇÕES: (11)3257-3207 http://aciadogrito.blogspot.com.br

SERVIÇO:

O QUE: Eu Era Tudo Pra Ela… E Ela Me Deixou

ONDE: Teatro das Artes - Rua Marquês de São Vicente, 52 loja 264 - Shopping da Gávea

QUANDO: Até 16/12

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão.

Você tem medo do escuro? Esta é uma pergunta infantil que nada tem de inocente nesse espetáculo.Talvez você não pense muito a res-peito para respondê-la, mas é muito mais complexo do que se imagina. Um casal à beira do fim de um rela-cionamento enfrenta seus medos, angústias, incertezas e vontades até então não experimentadas. A traje-tória da descoberta de si mesmo e do outro leva a muitos questiona-mentos e personagens enigmáticos. O espetáculo trata do amor, da con-fiança e dos medos, de uma forma drástica e poética, de sentimentos intensos e assustadores. Se você não tem certeza se tem medo do es-curo, experimente a dúvida. A vida da personagem “Menina” é apresen-tada em forma de questionamentos e traz uma realidade muito próxima do próprio espectador: é como se fosse um relato de uma pessoa dian-te do espelho esperando ter forças suficientes para abrir as portas para o mundo desconhecido e fechar ja-nelas que já não fazem mais sentido e que a machucam. O espetáculo propõe resgatar a sensibilidade de lidar com os sentimentos próprios e dos outros, convida a experimen-tar a dúvida desse escuro e não o medo que ele proporciona, tende a colocar o espectador no lugar da personagem, estimulando a imagi-nação, trazendo à tona lembranças e resgatando segredos, partindo do princípio colaborativo desde o início da apresentação.O espetáculo, com direção de Jamil Torquato, ficará em cartaz até o dia 27 de Outubro.

EU ERA TUDO PRA ELA... E ELA ME DEIXOU

Com humor, irreverência e ironia ao abordar o sofrimento e a dor do abandono, “Eu era tudo pra ela... e ela me dei-xou”, de Emílio Boechat, direção de Mira Haar, com Mar-celo Médici e Ricardo Rathsam no elenco, é um convite à gargalhada. Com o mestre do timing cômico e da criação de personagens hilariantes, Médici, apontado pela crítica como uma das principais estrelas do humor, vive os nove personagens que passam rapidamente pela vida de Sa-muel (Ricardo Rathsam), aquele que era tudo pra ela, foi deixado e sofre muito por amor. Na peça Samuel é sur-preendido pelo pedido de divórcio de sua mulher, Dóris, após dez anos e meio de casamento. Expulso de casa pede abrigo a sua mãe, mas é rechaçado por ela. Aquele a quem julgava seu melhor amigo também não o recebe. Desnor-teado, vai parar num submundo que lhe é desconhecido, vivenciando uma longa jornada noite adentro, encontran-do bandidos, um bêbado, uma prostituta com tendências suicidas e outros seres que nunca fizeram parte de sua realidade. Com um cenário que se transforma em vários ambientes diferentes, troca de roupas de 5 segundos, tri-lha musical que mistura elementos de humor e mistério as-sinada por Luiz Macedo e Thiago Chasseraux, iluminação de Kleber Montanheiro, Emi Sato no viasagismo e direção de produção de Giuliano Ricca, “Eu era tudo pra ela... e ela me deixou” faz perguntas sérias, duras, quase íntimas, mas que ganham outro significado na voz e na expressão dos talentosos Médici e Rathsam.

38

Page 39: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

39

ZÉLIA DUNCAN ESTREIA TURNÊ NACIONAL DE TÔTATIANDO EM SÃO PAULO

Foto

s: J

oão

Cal

das

e D

ivu

lgaç

ão.

O QUE: TÔTATIANDO

QUANDO: sexta, e sábado às 21h30 e domingo, às 19h.

ONDE: Teatro Tuca | Rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes - São Paulo.

CAPACIDADE DE PÚBLICO: 672 lugares

INFORMAÇÕES: www.teatrotuca.com.br Tuca: 11 3670 8455 (bilheteria).

SERVIÇO:

Dia 15 de setembro, a cantora Zélia Duncan estreia em São Paulo a turnê nacional do espetáculo “TôTatiando”. A tem-porada acontece no Teatro Tuca, nos finais de semana de setembro e outubro e depois segue para outras capitais, como Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte. Com direção de Regina Braga, que faz sua estreia neste papel, o espetáculo é baseado na obra do músico e compositor Luiz Tatit, com Zélia interpretando e dando vida ao rico material produzido por ele. A direção musical é de Bia Paes Leme, que foi produtora de “Eu Me Transformo em Outras” (2004), e é parceira de Zélia há muito tempo. O espetáculo musical é baseado na obra de Luiz Tatit e tem direção de Regina Braga.

A ideia do projeto “TôTatiando” é colocar uma lente de aumento no aspecto que pode ser mais teatral da obra de Luiz Tatit, obviamente através de suas canções, porém usando esse viés teatral, contando uma história e degustando cada canção como se fosse um esquete. Para cada canção, um personagem, com seus adereços e recursos próprios.

Tatit acredita e defende que a canção vem da voz falada, de nossas entonações cotidianas e compõe pensando nisso. Sua pesquisa é profunda e muito rica. Fala das idiossincrasias de uma forma tão direta, que todo mundo entende e até ri de si mesmo. Assim, ele vai nos apontando paradoxos e subjetividades, desmitificando também o isolamento, na medida em que percebemos quantos pontos em comum temos uns com os outros. Ele humaniza porque é espelho. Impossível não nos vermos em muitas de suas letras e formas de dizer dele mesmo, ou desse personagem que pula de sua imagina-ção para dentro de nós. E tem humor, quase sem querer. Para colocar em prática este grande projeto, onde o texto é a canção e a canção é o texto, Zélia precisava de alguém que entendesse perfeitamente a arte de atuar. Assim, convidou a atriz Regina Braga para dirigir.

“O Expresso do Pôr do Sol” narra à história de dois homens que, fecha-dos em um apartamento no subúrbio, e com um passado completamen-te diferente, se vêem envolvidos num intenso debate sobre o valor das suas existências. Na trama, o ex-presidiario evangélico Black (Guilherme Sant’Anna) salva o professor ateu White (Cacá Amaral), que ia se jogar na frente de um trem da linha Sunset Limited, nome de um trem de pas-sageiros que viaja pelo trecho New Orleans - Los Angeles, passando por vários estados dos EUA. Começa então a peça de fato, com os dois no apartamento de Black – que se recusa a deixar White sair – discutindo religião, vida e morte. Publicada em 2006, pelo norte-americano Cor-mac McCarthy, “The Sunset Limited” foi montada e levada aos palcos, no mesmo ano, pela Steppenwolf Theatre, companhia de teatro do pres-tigiado ator e diretor Gary Sinise. A peça foi adaptada para a televisão americana, com direção e produção executiva de Tommy Lee Jones, que no filme também interpreta o personagem White. Já Black, no filme, foi estrelado por ninguém menos que Samuel L. Jackson. O filme está em cartaz no canal pago HBO. A adaptação brasileira leva a assinatura de Maria Adelaide Amaral e tradução de Nelson Amorim. O texto valoriza o embate psicológico, filosófico e religioso entre Black e White, impulsio-na a discussão para uma esfera feroz e contundente, sem deixar de lado o humor crítico e ácido presente no jogo teatral. Em primeiro plano está a humanidade dos dois personagens. Esteticamente, a direção utiliza os contrastes do jogo de oposição entre a luz e a sombra. Em sua primeira incursão como diretor, Fabio Assunção, foi de extrema felicidade. Des-de a escolha do texto, escalação do elenco e sua incrível equipe: Fabio Namatame, na direção de arte, Caetano Vilela na iluminação e Eduar-do Queiroz na trilha sonora. Fábio prova estar pronto para alçar novos voos em sua vida artística.

O QUE: O Expresso do Pôr do Sol

QUANDO: De 2 de setembro a 30 de novembro de 2012 | Sextas, às 21h – Sábados, às 21h – Domingos, às 19h.h

ONDE: Teatro Tucarena | Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes (Entrada pela Rua Bartira, esquina com a Rua Monte Alegre, 1024).CAPACIDADE DE PÚBLICO: 672 lugares

QUANTO: Sextas: R$ 40,00 – Sábados: R$ 50,00 – Domingos: R$ 50,00.

INFORMAÇÕES: www.teatrotuca.com.br Tuca: 11 3670 8455 (bilheteria)

SERVIÇO:

O EXPRESSO DO PÔR DO SOL

Page 40: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

40

CULTURA l MÚSICA

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão.

CHECKERBOARD LOUNGE LIVE CHICAGO 1981

No dia 22 de novembro de 1981, em meio a uma gigantes-ca tour pelos EUA, os Rolling Stones desembarcaram em Chicago para tocar em três noites no Rosemont Horizon. Como havia duas noites livres, a banda resolveu visitar o clube de Muddy Waters, o ‘Checker-board Lounge’, para ver o lendá-rio guitarrista e bluesman tocar. Considerado o pai do Chicago

blues, atribui-se a Muddy Waters a ideia de invenção da guitarra elétrica. Foi considerado o 49º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone. O blues de Chicago e o próprio Muddy Waters são influências decisivas na música dos Stones. Não demo-rou muito para que Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood e Ian Stewart fossem convidados a subir no peque-no palco, onde depois também se juntariam Buddy Guy e Lefty Dizz, para participar da ‘Jam-session’. Foi uma oca-sião única, registrada com uma simples câmera levada por um dos técnicos da equipe que filmava os concertos dos Rolling Stones. Agora, com as imagens restauradas direta-mente da película original e com o som remixado e remas-terizado por Bob Clearmountain, essa fantástica noite de blues está sendo disponibilizada pela primeira vez como um lançamento oficial, aprovado pelos Stones e pelos her-deiros do legado de Muddy Waters.

DVD: Muddy Waters / The Rolling Stones Checker-board Lounge Live Chicago 1981 | ARTISTA: Muddy Waters e The Rolling Stones | QUANTO: R$42,90 (DVD+CD) | LANÇAMENTO: ST2 Vídeo

DÁ O TOMDe um trabalho longo de apresentações, o cd veio ra-tificar tudo que já foi feito até então pelo Dá o Tom. Com 10 músicas rearranjadas e mui-to apresentadas ao vivo em shows, o CD traz uma gama de referências da música bra-

sileira. O tom do cd não desafina: vai desde as referên-cias musicais de Noel Rosa (Com Que Roupa) Caetano e Milton (Paula e Bebeto), Chico (Feijoada Completa, Baioque), Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira (Qui nem Jiló), Vinícius de Moraes (A Casa), Gonzaguinha (Tá na Cara) e Edu Lobo (Sobre Todas as Coisas), até os compositores contemporâneos, como Carlinhos Bro-wn (Segue o Seco) e Rodrigo Maranhão (Caminho das Águas). Além do auxílio do baixista Didier Fernan, do ca-vaquinista André Moreno e do pianista Gabriel Geszti, o grupo contou com o carinho e as baquetas do percus-sionista Robertinho Silva em estúdio. O projeto gráfico ficou a cargo do tenor e publicitário Sandro Barretto.

ÁLBUM: Dá o Tom | ARTISTA: Dá o Tom | QUANTO: R$20,00 | LANÇAMENTO: Independente

JENNIFER LOPEZJennifer Lopez lança sua primeira coletânea, Dance Again… the Hits, que traz os maiores sucessos de seus 10 anos de carreira. O trabalho poderá ser encontra-do em dois formatos. A edição Standart traz o CD com duas músicas inéditas: “Goin’ In”, que tem colaboração de Flo Rida, e “Dance Again”, com participação de Pit-bull. Inclui sucessos como “Love Don’t Cost a Thing”, “Waiting for Tonight”, “If You Had My Love” e “On the

Floor”. Já na edição Deluxe, além do repertório standard, o álbum traz as faixas bônus “All I Have,” “Que Hiciste” - do primeiro álbum em espanhol, Como ama una Mujer, de 2007 -, “Let’s Get Loud”. Um DVD apresenta os clipes de seus maiores hits, incluindo a icônica e autoral “Jenny From The Block”, além de colaborações e remixes com Fabulous, Ja Rule, Fat Joe e outros. Jennifer Lopez já vendeu mais de 70 milhões de discos no mundo todo e emplacou 11 músicas no primeiro lugar do Top 100 da Billboard.

ÁLBUM : Dance Again... the Hits | ARTISTA: Jennifer Lopez | QUANTO: R$49,00 | LANÇAMENTO: Sony Music

#JUSTONa celebração dos 70 anos de Caetano Veloso, a Uni-versal Music preparou uma compilação única, que re-úne alguns dos melhores músicos do mundo, em torno de um só propósito: homenagear a obra de Caetano Veloso, um dos mais aclamados compositores do sé-culo XX. Frequentemente colocado no alto panteão dos singer-songwritters de todo o mundo, Caetano Veloso encerra em si um vasto repertório, pleno em

gênio e musicalidade. As suas composições inspiram multidões e são elogiadas pelos “seus colegas de profissão”, como David Byrne do Talking Heads e Chrissie Hynde, do Pretenders. Em A tribute to Caetano Veloso, encontramos gloriosas homenagens a Caetano por grandes nomes do mundo da música, como Deven-dra Banhart, Beck, Chrissie Hynde, Ana Moura e os Mutantes, a par de artistas de vulto da música brasileira como Marcelo Camelo, Seu Jorge, Céu e Mariana Aydar. Um tributo digno para uma das vozes do século. Imperdível!

ÁLBUM: A Tribute to Caetano Veloso | ARTISTA: Seu Jorge,Beck, Chrissie Hynde: David Byrne,Céu e outros | QUANTO: R$29,90 | LANÇAMENTO: Universal Music

Álbum: Lex Hives | Artista: The Hives | Quanto: R$35,00 | Lançamento: Sony Music

THE HIVESDepois de Tarred and Feathered, o EP com co-vers das bandas Zero Boys e Flash and the Pan e do duo Joy Ryder and Avis Davis, o The Hives, retorna com seu quinto álbum de inéditas, Lex Hives. São 12 faixas gravadas ao longo de dois anos, em diferentes estúdios, que trazem a essên-cia de banda de garagem que marcou o começo da carreira do quinteto sueco. O compacto abre com “Come On!”. Cheia de energia, a faixa de um

minuto e oito segundos traz a repetição de seu título sobre uma batida acelera-da e um sample de uma multidão aos berros. “I Want More” começa a mostrar essa experimentação, recheada de uma levada de blues. A balada “Without the Money” traz um órgão marcante, que se assemelha a “I Put a Spell On You” do Screamin’ Jay Hawkins. “Wait a Minute” e “Go Right Ahead” levam a banda para um new wave robótico, com uma batida repetitiva. Somando quase 20 anos de carreira, o The Hives consegue mostrar que, apesar de se manter fiel ao rock de garagem que os consolidou, são capazes de adicionar camadas ao seu trabalho, ao brincar com outros gêneros musicais.

Page 41: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão.

ÁLBUM: iUno! | ARTISTA: Green Day | QUANTO: R$30,00 | LANÇAMENTO: Warner Music

MÉNAGE À TROISGreen Day está de volta após três anos com não ape-nas um, mas três álbuns inéditos! A trilogia intitula-da ¡Uno!, ¡Dos!, e ¡Tré! serão lançadas respectivamen-te em 25 de setembro de 2012, 13 de novembro de 2012 e 15 de janeiro de 2013. Os álbuns são os sucessores de 21st Century Bre-akdown, venceder do 21º Grammy Award, e foram produzidos por Rob Cavallo, produtor de longa data

da banda.Green Day já vendeu mais de 65 milhões de cópias na carreira, mas quer muito mais “¡UNO! é o nono álbum da banda e o single Oh, Love, que es-treou em #1 no Billboard Rock Songs, tornou-se a terceira faixa a estrear no topo do ranking desde sua criação.¡Uno!, ¡Dos!, e ¡Tré! trazem, respectivamente, Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tre Cool em suas capas. Os fãs não perdem por esperar as 37 faixas inéditas da banda!

ÁLBUM: Rock of Ages: O Filme | ARTISTA: Tom Crui-se, Catherine Zeta- Jones, Mary.J Blige e outros | QUANTO: R$30,00 | LANÇAMENTO: Sony Music

ROCK OF AGESA trilha sonora de Rock of Ages: O Filme está repleto de clássicos do rock. Nele, ícones como Def Leppard, Journey, Bon Jovi e Poi-son ganham versões nas vozes do elenco, composto por Tom Cruise, Alec Baldwin, Catherine Zeta-Jones, Russell Brand, Paul Giamatti, Mary J Blige. Interpre-

tando a lenda dos palcos Stacee Jaxx, Tom Cruise surge cantando os sucessos “Wanted Dead or Alive”, de Bon Jovi, “Pour Some Sugar On Me”, do Def Leppard, e “Pa-radise City”, do Guns ‘N Roses. O ator também faz um dueto com Malin Akerman na balada “I Want To Know What Love Is”, do Foreigner, e divide o microfone com Julianne Hough na música “Rock You Like A Hurrica-ne”, do Scorpions.O álbum traz uma mistura de “Sister Christian” (Night Ranger), “Just Like Paradise” (David Lee Roth) e “Nothin ‘But A Good Time” (Poison), in-terpretada por Julianne Hough, Diego Boneta, Russell Brand e Alec Baldwin; e conta também com arranjos de canções que dominaram as rádios nos anos 80, incluin-do “Juke Box Hero” (Foreigner) e “I Love Rock N Roll” (Joan Jett); “More Than Words” (Extreme) e “Heaven” (Warrant); “Shadows Of The Night” (Pat Benatar) e “Harden My Heart” (Quarterflash); “We Built This City” (Starship) e “We’re Not Gonna Take It” (Twisted Sister).O filme não é grande coisa mais a trilha é espe-tacular

DVD: Stone Temple Pilots Alive in The Windy City| ARTISTA: Stone Temple Pilots| QUANTO: R$36,90: LANÇAMENTO: ST2 Vídeo

STONE TEMPLE PILOTSStone Temple Pilots é uma banda de rock alternativo dos Estados Unidos. Tudo começou com o vo-calista Scott Weiland, em 1992. O primeiro CD da banda, integrada por Scott Weiland (vocais), Ro-bert DeLeo (baixo), Dean DeLeo (guitarra) e Eric Kretz (bateria) foi lançado no mesmo ano: Core, que vendeu mais de 7 milhões de cópias em todo mundo. A banda ficou ativa de 1986 a 2003, mas

debandou devido a conflitos entre seus membros. Até 2008 os Seus cinco álbuns de estúdio tinham vendido mais de dezessete milhões de cópias somente nos Es-tados Unidos e aproximadamente quarenta milhões no mundo todo. Eles reuniram-se novamente em 2008 e em 2010 foi gravado no Riviera Theatre de Chica-go (com lotação esgotada ), “Alive In The Windy City” registra o Stone Temple Pilots no auge da forma, em uma apresentação visualmente espetacular. O show faz uma combinação de novas músicas com clássicos, apresentados diante de uma plateia ensandecida. Nos extras, uma entrevista com a banda. Este é definitiva-mente um excelente registro de uma apresentação ao vivo de uma das maiores bandas de rock do mundo.

THE RACONTEURSThe Raconteurs é uma banda formada por músicos experientes vindos de bandas consagradas como o gui-tarrista Jack White do White Stripes e Brendan Benson do Blanche. O baterista Patrick Keeler e o baixista Jack Lawrence ambos do The Greenhornes, completaram o grupo logo nos primeiros ensaios. A sonoridade da banda usa como referência a música de grupos como The Who, Small Faces, Deep Purple e, sobretudo Led Zeppelin, ou seja, os pioneiros do Hard Rock. Seus dois únicos álbuns “Broken Boy Soldiers” e “Con-solers Of The Lonely” alcançaram o Top 10 dos EUA e Reino Unido, imediatamente após seu lançamento. Esta apresentação em 2008 em Montreux fazia par-

te da turnê de seu segundo disco. O repertório é formado por canções próprias com destaque para a sensacional “Steady as She Goes”. Inclui ainda uma versão de “Rich Kid Blues” de Terry Reid “ e uma versão matadora da canção “Keep It Clean” de Charley Jordan. Uma banda brilhante produzindo música alucinante para uma audiência delirante. Jack White é um espetáculo á parte, extraindo sons inacreditáveis de sua guitarra.

DVD: The Raconteurs Live at Montreux 2008 | ARTISTA: The Raconteurs | QUANTO: R$37,00 | LANÇAMENTO: ST2 Vídeo

VELVET REVOLVERLet it Roll Live in Germany ,registra um show explosivo do Velvet Revolver! Filmado no Palladium, na cidade de Cologne, Alemanha, em março de 2008 para a série de TV “Rockpalast”, o show ocorreu próximo do final da turnê de seu segundo álbum, “Libertad”, apenas alguns dias antes da banda suspender suas atividades, segui-do da saída do vocalista Scott Weiland. O repertório é baseado nas faixas de “Libertad”, com algumas músicas de “Contraband”, álbum de estréia do grupo e incluem ainda músicas do Stone Temple Pilots e do Guns N’ Roses. Velvet Revolver é um supergrupo de hard rock formado no Rancho Santa Margarita em 2002 pelos

ex-membros do Guns N’ Roses, Slash, Duff McKagan e Matt Sorum, juntamente com Dave Kushner, ex-membro da banda de hardcore punk Wasted Youth e Scott Weiland, vocal do Stone Temple Pilots.

DVD: Let it Roll-Live in Germany | ARTISTA: Velvet Revolver | QUANTO: R$37,00 | LANÇAMENTO: ST2 Vídeo

Page 42: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

42

CULTURA | CINEMA

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão.

TROPA DE ELITE Barney Ross (Sylvester Stallone), Lee Christmas (Jason Statham), Yin Yang (Jet Li), Gunnar Jensen (Dolph Lundgren), Toll Road (Randy Couture) e Hale Caesar (Terry Crews), com os novos membros Billy the Kid (Liam Hemsworth) e Maggie (Yu Nan) a bordo, são reunidos quando o Sr. Chur-ch (Bruce Willis) convoca "Os Mercenários" para assumirem um trabalho aparentemente simples. A tarefa parece dinheiro fácil para Barney e seu bando de mercenários experientes. Mas quando as coisas dão erradas, um deles é violentamente assassinado, Os Mercenários são forçados a buscar vingança em um território hostil, onde as probabilidades estão contra eles. Decidida a se vingar, a equipe forma uma faixa de destruição através de for-ças opostas, causando estragos e acabando com uma ameaça inesperada em cima da hora. Cinco toneladas de plutônio para armamento são mais do que suficientes para que se mude o equilíbrio de poder no mundo. Mas isso não é nada comparado com a justiça de servir contra o repugnante vi-lão que assassinou brutalmente seu irmão. O filme conta ainda com Arnold Schuwarzenegger, Chuck Norris, Scott Adkins e Jean Claude Van Damme.

POLISSIAVencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2011 e com 13 indicações ao César Awards 2012, o drama "Polissia" mos-tra o cotidiano dos policiais da BPM (Brigada de Proteção ao Menor, de Paris), que é composto por confissões de abuso infantil, prisões de menores infratores; mas também pela pausa na hora do almoço, quando se desabafa sobre as crises no casamento. É composto de interrogatórios com pais suspeitos de abuso, depoimentos de crianças, desvios de sexualidade em adolescen-tes; mas também pela solidariedade entre os colegas e ataques de riso incontrolável em momentos impensáveis. Sabendo que o pior existe, mas seguindo em frente apesar disso. Como esses policiais conseguem encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e a realidade à qual são confrontados todo dia? Fred, o mais passional dos policiais do grupo, terá problemas para aceitar o olhar analítico de Melissa, uma fotógrafa enviada pelo Ministério para documentar a Brigada.

RESIDENT EVIL 5: RETRIBUIÇÃO

O mortal vírus-T, desenvolvido pela Um-brella Corporation, continua dizimando o planeta Terra e transformando a popula-ção global em uma legião de mortos-vivos comedores de carne. A única e última es-perança da raça humana, Alice (Milla Jo-vovich) desperta no centro de operações clandestinas da Umbrella, e descobre mais segredos do seu passado misterio-so conforme se aprofunda no complexo. Sem um porto seguro, Alice continua a caçar os responsáveis pela disseminação do vírus. uma caçada que a leva de Tóquio à Nova York, Washington, D.C. e Moscou, culminando em uma revelação alucinante que irá forçá-la a repensar tudo o que ela acreditava ser verdade. Ajudada por no-vos aliados e antigos amigos, Alice precisa lutar para sobreviver o bastante para es-capar de um mundo hostil que está pres-tes a ser destruído. A contagem regressi-va já começou. A bem-sucedida franquia, que já arrecadou quase 700 milhões de dólares em todo o mundo, retorna em formato 3D no esperado quinto capitulo, "Resident Evil 5: Retribuição", escrito e di-rigido por Paul W.S. Anderson.

Page 43: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão.

ABRAHAM LINCOLN: O CAÇADOR DE VAMPIROSO filme conta a história secreta do 16º presidente americano, uma história que não foi contada, mas que determinou o futuro de toda uma nação. Nancy Lincoln (Robin McLeavy) é a mãe do presidente Abraham Lincoln (Benjamin Walker) e foi assassinada por uma criatura sobrenatural. Inconformado com o fato, ele declara uma guerra sem piedade contra os seres das trevas e começa a destruir todos os vampiros e os escravos que os ajudam. Essa história cobre 45 anos da vida de Abraham Lincoln, de 1820 a 1865, e se passa em Kentucky, Illinois, Louisiana e, evidentemente, na capital do país. A adap-tação do livro de Seth Grahame-Smith, sem dúvida, foi uma grande aposta da Fox para o verão Americano. Tim Burton, produz essa aventura deliciosamente improvável, com a direção do mago Timur Bekmanbetov, responsável por sucessos como "Guardiões da Noite", "Guardiões do Dia" e "O Procurado". Embora falte a Benjamin Walker carisma necessário em um protagonista, o filme conta com excelente fotografia e efeitos especiais incríveis.

TROPICÁLIAUm dos maiores movimentos artísticos do Brasil ganha vida nesse documentário dirigido por Marcelo Machado. Numa época em que a liberdade de expressão perdia força, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Arnaldo Baptista, Rita Lee, Tom Zé, entre outros, misturaram desde velhas tradições populares a muitas das novidades artísticas ocorridas pelo mun-do e criaram o Tropicalismo, abalando as estruturas da sociedade brasileira, que sofria com a ditadura dos generais no poder, e acabaram influenciando várias gerações. Com depoimentos reveladores, raras imagens de arquivo e embalada pelas mais belas canções do período, "Tropicália" nos dá um panorama definitivo de um dos mais fascinantes movimentos culturais da história mundial.

Page 44: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

44

CULTURA | HOME VIDEO

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão.

BARBIENesta brilhante aventura musical, Barbie é Tori , uma princesa bondosa do reino de Meribella que prefere cantar e dançar a realizar seus deveres reais. Quan-do a sua pop star favorita, Keira, visita o reino, as duas descobrem que têm muito em comum, incluindo um segredo mágico que lhes permite trocar de lugar uma com a outra. No co-

meço esta troca parece ser uma ótima ideia, até que cada menina percebe que a vida da outra não é tão fácil como parece! Meribella ainda tem um segredo mágico e, quando ele é roubado, o reino inteiro é colocado em perigo. Será que a verdadeira amizade salvará o reino? Recheado de canções fantásticas, roupas fabulosas e amigos muito divertidos, este novo filme é um musical emocionante que mostra que a melhor coisa que você pode ser é você mesmo.DVD: Barbie – A Princesa e a Pop Star| QUANTO: R$39,90 | LANÇAMENTO: Universal Pictures

A GRANDE MENTIRAEm “A Grande Mentira” (The Debt), Helen Mirren vive Rachel Singer, uma ex-agente do Mossad, que tentou capturar um notório criminoso de guerra Nazista - o cirurgião de Birkenau - em uma missão secreta israelense que culminou com a morte do criminoso nas ruas da Berlin oriental. Agora, 30 anos depois, surge um homem alegando ser o mé-dico, e Raquel precisa voltar para a Europa Oriental para descobrir a verdade. O filme é uma adaptação do filme israelense “Ha-Hov” e foi rodado em Tel Aviv, Reino Unido e Budapeste. É dirigido por John Madden, que tem em seus créditos “Shakespeare Apaixonado”.

BLU-RAy: A Grande Mentira | QUANTO: R$79,90 | LANÇAMENTO: Universal Pictures

ALÉM DA ESTRADASantiago (Esteban Feune de Colombi) é um jovem que chega ao Uruguai para conhecer as terras her-dadas por ele, em decorrência da morte de seus pais quatro anos antes. No caminho para a pequena cidade de Rocha ele dá carona a Juliette (Jill Mul-leady), uma jovem belga que está no país em busca de um antigo namorado. Juntos eles cruzam as es-tradas do país e encontram várias figuras locais, se aproximando cada vez mais.

DVD: Além da Estrada | QUANTO: R$39,90 | LANÇAMENTO: Vinny Filmes

APENAS UMA NOITEJoanna (Keira Knightley) é uma escritora cujo ca-samento não anda bem. Seu marido, Michael (Sam Worthington), é um agente imobiliário que viaja muito a trabalho e tem uma vida agitada em Nova York, onde vivem os dois. O casal vai a uma festa promovida pelo escritório de Michael e, durante o evento, Joanna vê que o marido está sempre per-to de Laura (Eva Mendes), sua colega de trabalho, o que mais tarde acaba gerando conflito entre o jovem casal. Enquanto o marido está fora da cida-de, Joanna encontra Alex (Guillaume Canet), sua antiga paixão. Na Filadélfia, Michael está tratando de negócios ao lado de Laura e outro colega, Andy.

Durante esta noite separados, Joanna e Michael vivem situações parecidas, que poderão definir o rumo de sua relação, já que seus sentimentos um pelo outro serão colocados à prova.

BLU-RAy: Apenas Uma Noite | QUANTO: R$79,90 | LANÇAMENTO: Vinny Filmes

THE THINg“O Enigma do Outro Mundo” passa-se na Antártica: um

continente extraordi-nário de beleza impres-sionante. É também o lar de um isolado posto avançado conhecido como Estação Thule. Lá, uma equipe internacio-nal de cientistas trouxe à tona uma descoberta notável. No entanto, a euforia rapidamente se transforma em pa-ranóia e terror quando o grupo se depara com algo desumano capaz

de se transformar em qualquer ser vivo. Enquanto isso, a paleontóloga Kate Lloyd (Elizabeth Winstead) deixa para trás a segurança de seu laboratório e viaja até esta região isolada para o que espera ser a expedição de sua vida. Ao se unir à equipe de pesquisadores noruegue-ses, liderada por Edvard Wolner (Trond Espen Seim), e que acaba de se deparar com uma criatura, Kate e seus colegas Dr Sander Halvorson (Ulrich Thomsen) e Adam (Eric Christian Olsen) descobrem um organismo que parece ter morrido há algumas eras glaciais. Contudo, um simples experimento realizado pelos cientistas pró-ximo ao posto avançado liberta “a coisa” de sua gélida prisão e Kate precisa unir forças para afastar o perigo e o terror que essa criatura pode provocar.

BLU-RAy: O Enigma do Outro Mundo | QUANTO: R$59,90 | LANÇAMENTO: Universal Pictures

Page 45: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

45

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão.

A AVENTURA COMPLETAEm 1936, o arque-ólogo Indiana Jones (Harrison Ford) é contratado para en-contrar a Arca da Aliança, que, segun-do as escrituras bí-blicas, conteria “Os Dez Mandamentos” que o próprio Deus revelou a Moisés no Monte Horeb. Mas como a lenda diz que o exército que a pos-suir será invencível,

Indiana Jones terá um adversário de peso na busca pela arca perdida: o próprio Adolf Hitler. Os Caçadores da Arca Perdida foi o pontapé inicial para uma das maiores franquias do cinema.Agora você pode assistir em alta de-finição os quatro filmes estrelados por Harrison Ford. No box um quinto disco repleto de extras.BLU-RAy: Indiana Jones A Aventura Completa | QUAN-TO: R$159,90 | LANÇAMENTO: Paramount Home

BOND 50

BOND 50, uma coleção com todos os 22 filmes de James Bond, é lançada pela primeira vez em uma oferta com-pleta em Blu-ray. Pertencente à franquia de filmes mais longa de todos os tempos, a coleção BOND 50 marca a estréia de nove filmes de James Bond não disponíveis anteriormente em Blu-Ray de alta definição. BOND 50 mostra ordenadamente 50 anos de Bond acondicio-nados em uma elegante coleção que caracteriza os seis atores ícones de James Bond. Produzido com a mais alta qualidade de imagem e apresentação de áudio, a coleção inclui todos os 22 filmes de James Bond desde "Contra o Satânico Dr. No" até "Quantum of Solac", e mais de 130 horas de bônus, incluindo conteúdos novos e exclusivos. Agora os espectadores podem desfrutar em casa da ex-periência mais envolvente possível desta inovadora fran-quia de ação.

BLU-RAy: 007 – Coleção BOND 50 | QUANTO: R$699,00 | LANÇAMENTO: Fox Home

HOMELANDAclamado como melhor novo drama de TV pelos críti-cos, a premiada série Homeland oferece personagens fortes, reviravoltas emocionantes e suspense de tirar o fôlego. Carrie Mathison (Claire Danes), a brilhante e mais volátil agente da CIA, suspeita que o america-no resgatado, POW, pode não ser aquilo que parece. Será que o marinheiro, Sgt. Nicholas Brody (Damian Lewis), é um herói ou um membro da Al Qaeda disfar-çado, tramando um espetacular ataque terrorista em solo Americano? Seguindo seu instinto, Mathison vai arriscar tudo para descobrir a verdade - sua reputa-ção, sua carreira e até sua sanidade mental. Embalado

com múltiplas camadas e pistas escondidas, a primeira temporada oferece algo novo a cada vez que você assistir!

DVD: HOMELAND – A Primeira Temporada Completa | QUANTO: R$99,90 | LANÇAMENTO: Fox Home

MONEYBALLO Homem que Mudou o Jogo é uma história real baseada na vida de Billy Beane (Brad Pitt), gerente geral do Oaklands A, que desafiou o senso comum e até mesmo seus próprios rebatedores, quando mon-tou um time apenas de desconhecidos, que acaba-ram vivenciando uma das vitórias mais improváveis na história profissional deste esporte, o beisebol.Com este filme Brad Pitt foi indicado ao prêmio de melhor ator no Oscar 2012. Destaque para as boas atuações de Philip Seymour Hoffman, Robin Wright e Jonah Hill.

BLU-RAy: O Homem Que Mudou o Jogo | QUANTO: R$89,90 | LANÇAMENTO: Sony Home

PIRATAS PIRADOS! O Capitão Pirata (Hugh Grant) é um dos mais trapa-lhões piratas dos sete mares e sua maré de azar anda incomodando. O pior é que ele é louco para derrotar seus rivais Black Bellamy (Jeremy Piven) e Cutlass Liz (Salma Hayek) na premiação Piratas do Ano, mas sua tripulação pra lá de doida atrapalha mais do que ajuda. Para completar, o capitão vai ter que encarar uma enfezada Rainha Victoria (Imelda Staunton) na companhia do famoso pesquisador Charles Da-rwin (David Tennant). O filme é realizado em stop motion,uma técnica de animação quadro a quadro, exigindo meses de construção manual.

BLU-RAy: Piratas Pirados! | QUANTO: R$79,90 | LANÇAMENTO: Sony Home

Page 46: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

46

Foto

: Div

ulg

ação

LIÇÕES DE

A mostra Caravaggio e seus seguidores traz 20 obras do mestre bar-roco e de artistas por ele influenciados ao Masp, em São Paulo. Pas-sando por diversas fases da vida do gênio, a mostra pode ser divida em três grandes blocos: trabalhos consagrados e conhecidos; novas descobertas; e obras “problema”, que ainda são objeto de estudo. Com curadoria de Fábio Magalhães no Brasil e Giorgio Leone na Itália, a exposição foi idealizada por Rossella Vodret, uma das princi-pais autoridades em Caravaggio na Itália e chefe da Superintendên-cia Especial para o Patrimônio Histórico, Artístico e Etnoantropoló-gico e para o Polo Museológico da Cidade de Roma.

Pela primeira vez fora da Itália, a famosa Medusa Murtola (recen-temente identificada como a “Medusa original”) e o Retrato do Car-deal poderão ser vistos na mostra. Para o curador italiano Giorgio Leone, essa será uma oportunidade única para o público brasileiro: “Das obras produzidas por Caravaggio em seus 38 anos de vida, apenas 62 chegaram aos nossos dias”, diz.

Caravaggio usava sua técnica para impressionar o espectador: temática do cotidiano italiano de sua época; formato “ao natural” das figuras, à semelhança do espectador; a cena toda retratada em primeiro plano, para envolver emocionalmente quem a olha; fundo neutro ou escuro, destacando o tema representado, contrastando com o forte feixe de luz que iluminava o objeto principal da obra, evidenciando sua técnica do claro-escuro, que tornava tudo mais “real”, mais vivo.

SERVIÇO:

O QUE: Caravaggio e seus seguidores.

ONDE: MASP (Av. Paulista, 1578, São Paulo (SP).

QUANDO: De 02 de agosto de 2012 a 30 de setembro de 2012, domingo.

QUANTO: R$ 15,00. Estudante: R$ 7,00. Até 10 anos e acima de 60 anos. Às 3ªs

feiras: acesso gratuito.

MAIS INFORMAÇÕES: Tel.: (11) 3251.5644. www.masp.art.br

caravaggioNo MASP também poderão ser vistos 14 artistas que foram in-fluenciados por Caravaggio. Conhecidos como caravaggescos, cada um deles utilizava o chiaroscuro de uma maneira particular, de acordo com sua própria cultura. “Dos caravaggescos, sempre digo que era uma grande desventura para os artistas da época viver no mesmo período de um gênio. Eram grandes pintores, mas quando se tem o gênio, tudo fica obscurecido. Foi isso o que aconteceu. E é importante contextualizar para que o públi-co compreenda a relação dos artistas da época com Caravaggio”, explica Vodret.

Caravaggio tinha um temperamento explosivo. Encrenqueiro, envolveu-se em uma série de brigas e processos jurídicos ao longo de sua vida, tendo que fugir de diversas cidades, inclusive Roma, onde sua cabeça tinha sido posta a prêmio. A despeito de sua vida conturbada, sua técnica ímpar e a maestria com que re-tratava as cenas e os personagens de suas obras preservam até hoje o encantamento e emoção que causavam no século XVII.

Esplendores do Vaticano: Uma Jornada Através da Fé e da Arte, que chega pela primeira vez à América Latina depois de ter 1.5 milhão de visitantes nos Estados Unidos, apresenta 200 obras de arte sacra e objetos históricos significativos, muitos dos quais nunca deixaram o Vaticano. Cada objeto que compõe a exposi-ção conta sua própria história, formando um grande mosaico do legado da Igreja Católica e seu impacto sobre a arte, história e cultura da civilização Ocidental. As coleções estão organizadas para mostrar a contribuição do Vaticano no mundo das artes, com objetos que marcam eventos dos 2 mil anos de história e tradição da cidade-estado. A mostra é projetada para levar os visitantes a uma viagem através dos tempos de expressão artística e iconogra-fia religiosa. O Vaticano tem desempenhado um papel central na criação e preservação da arte Ocidental. Ao longo dos séculos, os papas encomendaram e coletaram obras de renomados artistas, e também foram objetos de muitas pinturas e esculturas. O Vaticano também serviu como um museu de objetos históricos, tais como relicários, mapas, documentos, vestimentas, itens litúrgicos e cul-turais de todo o mundo - todos apresentados na exposição, que ajuda a conectar os visitantes com importantes momentos e per-sonagens históricos. A curadoria é de Monsenhor Roberto Zagno-li, padre italiano de Ravenna, que trabalhou no Vaticano durante

SERVIÇO:

O QUE: Esplendores do Vaticano: Uma Jornada através da Fé e da Arte.

ONDE: OCA – Parque do Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, S/Nº, Portão 03,

São Paulo (SP).

QUANDO: segunda a sexta-feira, das 10h às 20h (acesso até 19h); sábados,

domingos e feriados, das 9h às 19h (acesso até 18h).

15 anos como Diretor do Departamento de Etnologia dos Museus do Vaticano.

Os objetos serão exibidos em onze galerias e ambientes recriados e organizados em seções temáticas, que facilitam a compreensão do visitante a respeito de sua importância histórica e artística. Coletivamente, ilustram a evolução da Igreja e o início do papado com o primeiro Papa,São Pedro, até o Papa Bento XVI, com ênfase especial na arte e nos objetos históricos que refletem os eventos e períodos significativos relacionados ao Cristianismo. O segundo andar trará elementos especialmente criados para que os visitan-tes se sintam transportados ao Vaticano. Haverá uma projeção da famosa Capela Sistina, no teto da Oca, e uma visita virtual à obra, com detalhes dos afrescos monumentais pintados por Michelan-gelo, além de vídeos que mostram detalhes da arquitetura e dos locais mais visitados do Vaticano.

CULTURA | ARTES VISUAIS

esplendores do Vaticano

Page 47: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

47

CULTURA | LITERATURA

INVERNO DO MUNDOO inverno do mundo começa exata-mente onde o primeiro livro termi-nou, quando as cinco famílias inter--relacionadas - Americana, Alemã, Russa, Inglesa, Galês - estão inseri-das em um tempo de enorme turbu-lência social, política e econômica, com o surgimento do terceiro Rei-ch, através da guerra Civil Espanho-la e dos grandes dramas da segunda guerra mundial, e além disso com as explosões das bombas atômicas Americanas e Soviéticas.

ULYSSES Um homem sai de casa pela manhã, cumpre com as tarefas do dia e, pela noite, retorna ao lar. Foi em torno desse esqueleto enganosamente simples, quase banal, que James Joyce elaborou o que veio a ser o grande romance do século XX.

Inspirado na Odisseia de Homero, Ulysses é ambientado em Dublin, e narra as aventuras de Leopold Bloom e seu amigo Stephen Deda-lus ao longo do dia 16 de junho de 1904. Tal como o Ulisses homérico, Bloom precisa superar numerosos obstáculos e tentações até retornar ao apartamento na rua Eccles, onde sua mulher, Molly, o espera. Para criar esse personagem rico e vi-brante, Joyce misturou numerosos estilos e referências culturais, num caleidoscópio de vozes que tem de-safiado gerações de leitores e estu-diosos ao redor do mundo.

BELO DESASTREA nova Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão, e tem a quantidade apropriada de cardigãs no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio está bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade. Travis Maddox, com seu abdômen definido e seus bra-ços tatuados, é exatamente o que Abby precisa - e deseja - evitar.

Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garo-tas da faculdade. Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento de Travis pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura.

AUTOR: Ken Follett | EDITORA: Arqueiro | PÁgINAS: 880 | PREÇO: R$ 49,90

AUTOR: Jamie McGuire | EDITORA : Verus | PÁgINAS: 392 | PREÇO: R$ 26,90.

O PRISIONEIRO DO CÉU

Barcelona, 1957. Daniel Sempere e seu amigo Fermín, os heróis de A Sombra do Vento, estão de volta à aventura para enfrentar o maior de-safio de suas vidas. Já se passa um ano do casamento de Daniel e Bea. Eles agora têm um filho, Julián, e vi-vem com o pai de Daniel em um apar-tamento em cima da livraria Sempere e Filhos. Fermín ainda trabalha com eles e está ocupado com os prepara-tivos para seu casamento com Ber-narda no ano-novo. No entanto, algo parece incomodá-lo profundamente. Quando tudo começava a dar certo para eles, um personagem inquie-tante visita a livraria de Sempere em uma manhã em que Daniel está so-zinho na loja. O homem misterioso entra e mostra interesse por um dos itens mais valiosos dos Sempere, uma edição ilustrada de O Conde de Mon-tecristo que é mantida trancada sob uma cúpula de vidro.

TÍTULO: O Prisioneiro do Céu | AUTOR: Carlos Ruiz Zafón. | PÁgINAS: 248. | PREÇO: R$ 26,90.

AUTOR: James Joyce | EDITORA: Penguin | PÁgINAS: 1112 | PREÇO: R$ 34,90.

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão.

Page 48: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

48

DESEMBARQUEDESEMBARQUE

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão.

FLORADA Curitiba | PR

DOS IPÊS

Basta dar uma volta pelas ruas de Curitiba para perceber a exuberância dos ipês coloridos. Es-palhados por todas as regiões da cidade, os ipês urbanos têm em média 30 anos de idade e porte

médio, alcançando no máximo 10 ou 12 metros de altura. É uma das mais belas árvores nativas e um dos símbolos de Curitiba. Há três espécies de ipês amarelos: gigantes, de várzea e miúdos.

Normalmente a florada do ipê amarelo acontece entre agosto e setembro e dura um mês. No caso do ipê roxo, a floração começa em junho e dura em torno de um mês. Árvore nativa da floresta de Araucárias, o ipê é espécie indicada para arborização viária urbana.

Conhecida como cidade-modelo, Curitiba é uma das ca-pitais com melhor qualidade de vida do Brasil. Possui avenidas largas e arborizadas, parques e áreas de lazer, sistema viário pioneiro, já exportado para muitos países, distritos industriais planejados e bairros residenciais que privilegiam o bem viver revelam uma metrópole moderna e cosmopolita, com forte jeito europeu.

Alemães, italianos, poloneses e ucranianos, entre outros povos, souberam preservar o passado e mesclar os novos sotaques aos costumes antigos. Os parques são boa pro-

va disso: além de servirem como espaço de lazer, reveren-ciam as diversas culturas étnicas dos colonizadores, com monumentos que homenageiam e recontam um pouco da história.

O Largo da Ordem, no Centro, reúne no seu entorno as principais edificações do século XVIII, entre elas, a Casa Romário Martins e o primeiro templo religioso da cidade, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, de 1737. Anexo à Igreja está o Museu de Arte Sacra. No local, o antigo bebedouro que servia às montarias dos tropeiros convive agora com o Memorial de Curitiba, espaço moder-no para a realização de eventos e exposições de arte. No calçadão de acesso à Praça Garibaldi, a Igreja do Rosário, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória e a Societá Giuse-pe Garibaldi di Beneficenza são os pontos turísticos mais visitados. Nas ruas de pedra, prédios da segunda metade do século XIX revelam influência da arquitetura alemã.

Para quem gosta de fazer compras, a dica é a Rua 24 Ho-ras (Rua Coronel Mena Barreto, entre as ruas Visconde do Rio Branco e Visconde de Nácar), primeira rua do Brasil em que o comércio não fecha nunca, inaugurada em 1992. A rua é coberta de vidro e abriga mais de 40 estabeleci-mentos comerciais, entre lojas, bares e restaurantes.

Page 49: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

49

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão.

• Bosque Alemão: Inaugurado em 1996, possui vários equipamentos que celebram e divulgam as tradi-ções alemãs. São 38 mil m² de mata nativa, que faziam parte da antiga chácara da família Schaffer.

• Museu Botânico: Um dos pontos turísticos mais visitados de Curiti-ba, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada. A estufa, em estrutura metálica, abriga espé-cies botânicas que são referência nacional.

• Ópera de Arame: Com estrutu-ra tubular e teto transparente, é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba. Inaugurada em 1992, aco-lhe todo tipo de espetáculo, do po-pular ao clássico.

ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS

DOS IPÊS

MAIS INFORMAÇÕES:

Viaje Curitiba: www.turismo.curitiba.pr.gov.br Largo da Ordem.

Museu Oscar Niemeyer.

Bosque Alemão preserva mata nativa.

Jardim Botânico abriga espécies raras.

Page 50: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

DESEMBARQUEDESEMBARQUE

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão.

50

CIDADE das floresHolambra | SP

Cerca de 40 paisagistas criaram 20 ambientes na mostra de paisagismo e jardinagem Minha Casa Meu Jardim, uma das atrações da Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais

do País, que acontece de 30 de agosto a 23 de setembro, das 9h às 19h, em Holambra (SP).

Na maior parte dos ambientes os jardins são multiuso e seguem a proposta da organização de mostrar que os jar-dins não são espaços apenas de contemplação, mas um lugar vivo que precisa de cuidados e de muita atenção, pois podem contribuir para melhorar a nossa qualidade de vida.

Andar pelas ruas tranquilas de Holambra, avistando sua arquitetura típica holandesa, remete a uma história que começou a ser construída no fim da década de 40.

Nacionalmente conhecida pela produção de flores e plan-tas ornamentais, o município, que tem menos de 12 mil habitantes, começou a se destacar no cenário turístico a partir de 1998, quando foi elevado a categoria de Estân-cia Turística.

Localizada a 140km de São Paulo, a cidade oferece diver-sas opções de passeios, compras, hospedagem e gastro-nomia, incluindo um “mix” de souvenirs, artigos de deco-ração, presentes, flores, plantas e artesanato para levar de lembrança para casa ou presentear amigos e parentes.

As opções para os visitantes são muitas: visitar o maior moinho da América Latina – uma réplica fiel de um moinho holandês moedor de grãos com 38,5 metros de altura dis-postos por seus nove andares -; uma estufa de produção de flores; a criação de jacarés de papo-amarelo do Sítio Arurá; o museu histórico cultural do Clube Fazenda Ribei-rão; e a produção de cachaça artesanal do Rancho da Ca-chaça. Um passeio a cavalo, ou simplesmente tirar um dia para pescar e passear pelas belas praças e lagos de Holam-bra, proporcionam momentos de convívio com a natureza.

A cidade ficou conhecida como “Capital das Flores” por seu volume na produção de flores e plantas ornamentais. São aproximadamente 350 produtores, responsáveis por 60% do abastecimento do mercado nacional e 40% da ex-portação nacional.

Cidade possui ruas tranquilas e arquitetura típica holandesa.

Page 51: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

51

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão.

MAIS INFORMAÇÕES:

Prefeitura Municipal: www.prefeituraholambra.com.br

• Danças Típicas Holandesas: Diariamente, a partir das 14h, durante a Expoflora, 300 bailari-nos, entre 9 e 18 anos de idade, apresentamos ritmos e histórias do folclore holandês.

• Shopping das Flores: Amplo espaço para a venda de mais de 200 espécies e 2 mil variedades de flores e plantas ornamentais fornecidas pelos produtores de Holambra para decorar e alegrar a sua casa.

• Culinária Holandesa e Brasilei-ra: os visitantes podem saborear tradicionais pratos típicos holan-deses: Pannekoek (panquecas) , Eisben (joelho de suíno), Batata Holandesa, Poffertjes (doce ex-clusivo da Expoflora) , Speculaas, Stroopwafel (bolachas), Violtje (doce de violeta) e Sorvete de Rosas.

ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS

Réplica de moinho holandês.

Dança holandesa.

Hollandse-Duet é destaque na gastronomia.

Cidade tem apenas 12 mil habitantes.

Page 52: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

52

DESEMBARQUE

FESTASprimaverade

A Schlachtfest, realizada desde 1966 em São Ben-to do Sul, é sinônimo de diversão e cultura. Todo mês de setembro a festa traz à cidade uma ener-gia única. A sensação que se tem é de estar em

uma pequena cidade alemã em festa, pois além da arquite-tura, a cidade toda se veste da cultura e aproveita os atra-tivos oferecidos durante o evento. Aproveite para conhe-cer melhor o norte do Estado de Santa Catarina!

Com uma completa programação cultural e musical, a 30ª Schlachtfest oferecerá ao público, nos dias 07, 08 e 09 de Setembro, o que há de melhor em gastronomia típica, pra-ça de alimentação com diversas opções, tradicional café colonial, jogos germânicos, eleição da Rainha, primeira e segunda princesas e muito mais.

O ponto alto será a presença de grandes bandas musi-cais, com destaque para a Orquestra Continental de Ita-piranga, Bandas Badenblu e Os Vilanenses de Blumenau, Banda Tal´s Buam de Jaraguá do Sul, Banda Fest Music de Joinville e é claro, não poderia faltar o talento dos grupos de nossa cidade, muito bem representados pelas Bandas Os Sonatas, Trio Edelweiss, Max Jakusch e a centenária Banda Treml.

São Bento do Sul é o maior polo exportador de móveis do Brasil e está localizado numa região de florestas, no Pla-nalto Norte de Santa Catarina. São Bento do Sul foi fun-dada em 1873 e colonizada por imigrantes alemães, aus-

tríacos, tchecos, poloneses e brasileiros de outras regiões. É conhecida pela dedicação com que seus habitantes cul-tivam as tradições em festas típicas, como a Schlachtfest e a Musikfest. Além da herança cultural, a cidade abriga belezas naturais, tornando-se destino para quem gosta de turismo ecológico. Na gastronomia, destacam-se a comida polonesa e a alemã.

Page 53: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

53

FESTASprimaverade

• Estrada Dona Francisca: A re-gião é cortada pela Estrada Dona Francisca, primeira e principal rota catarinense de ligação entre o lito-ral e o Planalto Norte. Paisagens bucólicas fazem o viajante retro-ceder no tempo ao percorrer o trecho original ainda conservado.

• Móveis e cerâmica: Principal polo de fabricação de móveis do Brasil, São Bento do Sul é também sede da maior fabricante latino-ameri-cana de cerâmica de mesa.

• Museu Municipal Dr. Felippe Ma-ria Wolff: O acervo conta a história da região por meio de peças como armas de guerra, ferramentas, ar-tigos religiosos e máquinas. Av. Ar-golo, 245, Centro. Terça a domin-go e feriados,9h às 12h e 13h30 às 17h30. Fone: (47) 3633-5924. www.saobentodosul.sc.gov.br/museu

ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS

MAIS INFORMAÇÕES:

Prefeitura: www.saobentodosul.sc.gov.br

Page 54: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

54

TECNOLOGIA

ENTRE O TABLET E O NOTEBOOKO Ativ Smart PC, da Samsung, muda de identidade do tablet para o notebook e vem com o sistema Windows 8, desenvolvi-do pela Microsoft para uso em múltiplas plataformas. . Junto com o teclado, o peso sobe para 1,45 kg. O aparelho terá duas versões, uma mais simples e a Pro, com configuração mais ro-busta (tem processador Intel Core i5 e 4GB de RAM). O tablet tem 11,6 polegadas (1.366 x 768 pixels), Processador Intel Atom núcleo simples com 2GB de RAM, armazenamento de 128 GB e pesa 762 gramas.

PREÇO: não divulgado. MAIS INFORMAÇÕES: www.samsung.com.br

SERVIDOR DE ARQUIVOSO HD externo Seagate Black Armor NAS 220 possui 4 TB de espaço para armazenamento e pode ser acessado remotamente. O aparelho oferece co-nectividade a redes domésticas sem fio, duas portas USB. Com essas carac-terísticas, o Seagate Black Armor NAS 220 vai além das funções de um HD externo, trabalhando com um servidor de arquivos para até 20 PCs – basta ligá-lo ao roteador. Apesar do grande espaço para encher de dados (dois discos rígidos SATA II de 2 TB cada), o Seagate Black Armor NAS 220 tem um tamanho portátil. As dimensões são de 16 x 20 x 26 cm (L x A x P), com peso de 6 quilos.

PREÇO SUgERIDO: R$ 1.950,00. MAIS INFORMAÇÕES: www.seagate.com/br

CAIXA DE SOM WIRELESS A caixa de som Logitech Wireless Boombox proporcio-na graves potentes, agudos puros, médios ricos. Além de áudio de primeira, o equipamento ainda conta com oito alto falantes, que garantem um volume alto o sufi-ciente para agitar uma festa em uma sala de 50 metros quadrados. O aparelho pesa 1,1 kg e possui potência de 20 W RMS, conectividade bluetooth e via cabo com conexão 3,5 mm.

PREÇO SUgERIDO: R$ 600,00. MAIS INFORMAÇÕES: boombox.com.br

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão.

Page 55: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

55

CÂMERA DE BOLSOA Sony Cyber-shot DSC-RX100 é uma câmera minúscula, que pode ser guardada no bolso da calça. O dispositivo mede uma polegada, pesa 240g e pode capturar fotos em 20,2 MP. A nova câmera fotográfica, a jugar pelo ta-manho do sensor, pode ter sido inspirada em modelos da linha Nikon 1 Mirroless. A câmera traz sensor CMOS 13,2x8.8mm Exmor, 20,2 MP, monitor LCD (4:3) três po-legadas com 1.229.000 pontos, e distância focal mínima de 5 cm. Além disso, grava vídeos em 1080p.

PREÇO: US$ 650,00. MAIS INFORMAÇÕES: www.sonystyle.com.br

NOVO ULTRABOOKFeito de uma liga de alumínio e magnésio, o Acer Aspire S7 é bo-nito e também resistente, além de surpreendentemente fino, o que garante também a portabilidade do ultrabook. O processa-dor também chama a atenção: i5 ou i7 Ivy Bridge, e traz 4 GB ou 8 GB de RAM. A tela é Gorila Glass de 11" e com resolução de 1.920 x 1.080 pixels e sensível ao toque, para casar com o siste-ma operacional Windows 8.

PREÇO: não divulgado. MAIS INFORMAÇÕES: br.acer.com

SMARTPHONE TOPO smartphone Xperia T, da Sony, vem com processador dual--core Snapdragon S4, 16 GB de espaço interno e bateria de 1850 mAh. Um dos seus maiores trunfos é a potente câmera de 13 MP, que faz vídeos em 1080p. Outro atrativo é o Access, que permitirá acessar o PC e PS3 pelo smartphone – mas o serviço só estará disponível na Europa. A resolução da tela é de 1280 x 720 em um visor de 4,55" e o aparelho é pequeno e leve: pesa 139 gramas e tem 9,35 milímetros de espessura.

PREÇO: NÃO DIVULgADO. MAIS INFORMAÇÕES: www.sonystyle.com.br

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão.

Page 56: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

GASTRONOMIAGASTRONOMIA

56

CARNE DEbode?Por Mônica Corrêa

Quando chegamos em Petrolina, sertão de Pernambuco, já na recepção do ho-tel, faminta, pergunto ao recepcionista o que temos para comer. Ele, com um

sotaque nordestino inconfundível me responde: - carne de bode. Como assim carne de bode? O prato principal da região de Petrolina e Juazeiro do Norte na Bahia, que faz divisa com o município é esse mesmo, bode ou cabrito. No bairro mais fa-moso da cidade tem até um centro gastronômico batizado de “Bodódromo”. A carne de bode pode ser feita de várias maneiras. A principal é no es-peto. A buchada de bode com bastante tempero e pimenta também é muito conhecida. Não há ca-bloco que resista. É comer e deitar na rede para fazer a digestão. Outras receitas incluem “bode ao vinho”, com batatas, salada, arroz, feijão e cla-ro, a macaxeira, a famosa mandioca nordestina. Durante o ano, também são promovidos vários festivais da carne caprina. A Fecampri e o Festival de Bode Chique são os mais conhecidos na região. Além disso, o bode também aparece em estrogo-nofe, pizzas, ensopado e frito. Os preços dos pra-tos variam entre R$ 40 a R$ 60. Quase todos os restaurantes de Petrolina e Juazeiro do Norte oferecem a carne de bode. Eu confesso para vo-cês que minha curiosidade me fez provar a “tal carne de bode”. O gosto é semelhante ao da ove-lha. Para quem gosta de comida exótica é uma boa dica. Além disso, Petrolina é linda e vale lembrar que a carne de bode pode ser degustada com os vinhos produzidos ali mesmo no Vale do Rio São Francisco. Então, bora?

Page 57: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012
Page 58: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

58

VINHOS

NIETO SENETINER COMBINA O MELHOR DA TRADIÇÃO E DA TECNOLOgIA NA FABRICAÇÃO DE VINHOS E ESPUMANTES

A bodega argentina Nieto Senetiner, que possui atualmente mais de 100 anos de tradição, está localizada na região conhecida historicamente como “Zona Premium”. No coração de Luján de

Cuyo, na província de Mendoza, a 900 metros sobre o nível do mar, as condições do clima e do solo são ideais para o cultivo de uvas de alta qualidade. Conservando o estilo artesanal que caracteriza desde sempre, a Nieto Senetiner consolidou-se no mercado em uma posição de liderança em todos os segmentos de vinhos e espu-mantes de média e alta gama, mantendo altos padrões de design e qualidade. A bodega foi a primeira do país a ob-ter a certificação de máxima qualidade de acordo com as normas ISO 9002, que confirmam que os processos de fermentação, engarrafamento e logística são realizados com equipamentos de alta tecnologia e com controle de qualidade. A casa tem capacidade para mais de 700 bar-ris de carvalho, que permitem alcançar a complexidade refletida no estilo único dos produtos. A identidade va-rietal é o conceito que rege os vinhos de Nieto Senetiner, o que significa que a bodega preza por manter a caracte-rística natural de cada uva para que elas possam atingir por si só sua máxima expressão, com a menor interven-ção possível do homem.

Os vinhos Nieto Senetiner já foram reconhecidos em im-portantes premiações e também por veículos especiali-zados. O vinho 2005 Cadus Single Vineyard Malbec foi reconhecido pela Wine&Spirits, renomada revista ame-

ricana, na categoria “Malbec de Alta Gama”. A vinícola foi reconhecida pela linha de vinhos Nieto Senetiner Malbec na 4ª edição do Argentina Wine Awards (AWA), compe-tição de vinhos mais importante do país. Em 2009 a The Wine Advocate, revista do crítico de vinhos mais influen-te do mundo, Robert Parker, reconheceu os vinhos Ca-dus Malbec 2004, Bonarda Edición Limitada 2006 e Don Nicanor Chardonnay-Viagnier 2007. No ano seguinte, o Decanter World Wine Awards premiou o vinho Don Nicanor Malbec 2008 com a medalha de ouro. O bole-tim mais recente da The Wine Advocate reconheceu novamente o vinho Bonarda, atribuindo a ele uma pon-tuação de 92 (em uma escala de 100) e o classificando como “marcante” e com “personalidade e complexidade excepcionais”.Com um perfil mais jovem, os lançamentos Benjamin Malbec com Bonarda e Benjamin Malbec com Syrah, trazem uma nova abordagem da uva Malbec Argentina, misturando-a com duas importantes varietais de características únicas: a Bonarda e a Syrah. “Estes vi-nhos vão mostrar ao consumidor uma nova fase da linha Benjamin e abrirão um leque de possibilidades, já que são vinhos leves, mas de aromas marcantes”, afirma Mauricio Marcondes, sommelier da Nieto Senetiner.

Mauricio aproveita para sugerir os acompanhamentos para estes vinhos. “Como são mais leves e frutados, os lançamentos da linha Benjamin atendem bem a pratos de culinárias mais exóticas e condimentadas, como as empanadas criollas, típicas da Argentina, cordeiro ao

BY DANI FERRERA

Page 59: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

molho de hortelã, ou ainda pratos de origem libane-sa”, comenta. Outro atrativo da bodega são os preços convidativos,um exemplo, os vinhos da linha Benjamin também cabem perfeitamente no bolso do consumi-dor com rótulos que variam de R$ 16,00 a R$ 20,00. As linhas de vinhos presentes atualmente no Brasil são:

Benjamin - Linha de vinhos jovens, frescos, frutados.

Nieto Senetiner - Vinhos clássicos, de cor e aromas mais intensos equilibrados pela passagem por madeira e pela intensidade da fruta.

Nieto Senetiner – Malbec D.O.C. - Vinho de cor e aromas mais intensos equilibra-dos pela passagem por madeira e pela intensidade da fruta.

Don Nicanor - Vinhos mais estruturados, elegantes e envolventes.

Bonarda – Limited Edition - Único Bo-narda de Alta Gama, reconhecido inter-nacionalmente, é um vinho que reflete a máxima expressão da casta. Encorpado e elegante.

Cadus - A máxima expressão de qualida-de que pode se obter de um varietal no melhor “terroir” argentino.

Espumantes Nieto Senetiner - Refrescan-te, apresenta aromas de frutas e toques de panificação, versátil e elegância.

Page 60: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

60

VELOCIDADE

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão.

EMOÇÕES

Aeronave CTLSPara surpreender aqueles que vivem em busca de novi-dades, a Just Fly Aeronáutica traz para o Brasil a aero-nave CTLS, líder mundial de vendas. Com mais de 1,8 mil em operação no mundo, o CTLS faz parte da cate-

goria Light Sport Aircraft (Avião Leve Esportivo), a terceira geração da renomada família de aeronaves CT. A empresa oferece aos apaixonados pelas alturas o máximo em tecnolo-gia, conforto e segurança, além de um baixo custo operacio-nal e de manutenção. “Essa aeronave é o máximo que você encontrará em sua categoria. O painel é totalmente digital e a cabine uma das mais espaçosas, o que torna os vôos ainda mais confortáveis, agradáveis e elegantes”, revela o diretor da Just Fly, Luis Fernando Meyer.

Fabricada pela empresa alemã, Flight Design, a aeronave é confeccionada em fibra de carbono e kevlar, mesma tecnolo-gia usada nos carros de Fórmula 1. Reconhecida pela sua alta velocidade e manobrabilidade em baixas velocidades, o CTLS oferece aos seus ocupantes o máximo em segurança, visto que vem equipada de fábrica com um paraquedas balístico da empresa BRS, que em uma eventualidade, traz a aeronave e seus tripulantes em segurança de volta ao chão. Além disso, também conta com cintos de segurança de quatro pontas e elementos deformáveis na fuselagem que, juntos, absorvem a energia, reduzindo a possibilidade do impacto das cargas no piloto e no passageiro.

O CTLS deixa claro que é possível ter uma aeronave sofistica-da e segura a um preço acessível. “Opção perfeita para fugir dos crescentes congestionamentos nas rodovias. Em apenas uma hora é possível decolar de São Paulo e pousar em Para-ti, tudo isso, com um custo muito próximo ao que se gastaria com uma viagem de carro, devido aos inúmeros pedágios. Além disso, o CTLS também é uma excelente opção para voos longos, já que possui autonomia de sete horas, e alcance de até 1.800km”, completa Meyer.

MAIS INFORMAÇÕES: www.justflyaero.com.br

NAS ALTURAS

Page 61: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

TM

Page 62: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

ESTAÇÃO DE PARTIDA JULIANA PAMPLONA

Jornalista, apaixonada por viagens de todos os tipos, curtas ou longas, à cidade vizinha ou ao outro lado do mundo. Carrega na bagagem um passaporte carimbado em diversos países, experiências e descobertas, que divide aqui com vocês, leitores.

[email protected]

PRIMAVERASetembro é o mês ideal para conhecer a cidade de Holambra, no interior de São Paulo. Até o dia 23 de setembro, a “Cidade das Flores” abriga a Explofora, conhecida como a maior da América Latina. Lindas, as flores e plantas produzidas através de técnicas especiais pelos imigrantes holandeses e seus des-cendentes, possuem níveis de qualidade altíssimos, semelhates ao europeu.

Para o visitante, a oportunidade de conhecer o culti-vo de espécies diferentes, admirar uma exposição de arranjos florais, a mostra de paisagismo, a apresenta-ção de danças típicas holandesas, entre outras atra-ções. Isso além de acompanhar o emocionante espe-táculo diário de chuva de pétalas, com 150 quilos de pétalas, o equivalente a 18 mil botões de rosas.z

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão.

62

MAIS VOOSBoa notícia! A American Airlines lançará um segundo voo diário entre São Paulo e o Ae-roporto JFK, de nova York, a partir de 1º de outubro. Já em 15 de novembro, a companhia aérea passará seu voo de Salvador para Mia-mi, com escala em Recife para um voo sem escalas. Serão cinco voos semanais, um par-tindo de Salvador direto para Miami e outro de Recife para Miami.

A American também acrescentará mais um voo diário sem escalas entre Rio de Janeiro e Miami, aumentando para dois voos diários sem escalas a partir de 15 de dezembro. Só esta empresa aérea passará a operar um total de 102 frequências semanais partindo de 07 cidades brasileiras.

Page 63: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

63

SABOR DE VIENAA beleza da capital da Áustria, com suas avenidas largas e ar-borizadas, imponentes prédios históricos, museus, palácios e elegantes cafés e restaurantes, agora pode ser encontra-da no Brasil em forma de... doce (!) Isso mesmo! A torta, que leva no sobrenome o título de melhor do mundo, produzida desde 1877 no luxuoso Hotel Sacher, em Viena, está dispo-nível no supermercado gourmet Hippo, em Florianópolis (SC). Com massa branca, chocolate amargo e um recheio ca-prichado de geléia de damasco, a receita do Hippo adaptada ao gosto brasileiro é tão guardada a sete chaves quanto a da tradicional.

TEMPORADA DE INVERNOOs apreciadores do turismo de neve podem ficar felizes. O American Airlines SkiClub, programa que leva brasileiros para estações de esqui dos Estados Unidos, passa a ter nesta temporada, que inicia em outubro, mais montanhas em suas opções. São 17 destinos em cinco estados: Colorado, nevada, Utah, Vermont e Wyoming. Desde a criação do programa, em 2002, 25% mais brasileiros embarcam por ano para as montanhas dos EUA, entre os meses de no-vembro e abril.

"Eu viajo não para ir a lugar algum, mas para ir. Eu viajo pelo propósito de viajar. A grande sedução é se mover." ROBERT LOUIS STEVENSON

Foto

s: D

ivu

lgaç

ão.

TURISMO ESPORTIVOQuem tem curiosidade de conhecer o interior de São Paulo, tem uma razão extra para fazê--lo agora no mês de setembro. É que a hospi-taleira e organizada cidade de São José do Rio Preto irá abrigar a Copa Davis, uma espécie de Copa do Mundo entre Países. O confronto entre Brasil e Rússia, valendo uma vaga para o disputado Grupo Mundial, acontecerá de 14 a 16, no Harmonia Tênis Clube. Os melhores jogadores do Brasil irão defender a nossa ca-misa em jogos de simples e de duplas. Guga Kuerten já garantiu que estará na arquibanca-da torcendo.

Page 64: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

por Ana Marta M. Flores | Fotos: COLOMBIAMODA/divulgação

A revista Estação Aeroporto já levou você para conhecer o melhor da moda brasileira nas semanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Florianópolis. Também já aponta-mos as tendências criadas em Paris, Milão e Nova York. Agora chegou a vez de conhecer melhor a moda dos países latino-americanos. A primeira parada? Medellín, na Colômbia.

A 23ª edição da Colombiamoda, edição verão 2013, é o evento mais importante do país e reu-niu cerca de 30 desfiles, palestras especializadas além de um movimentado salão de negócios. A Colômbia contribui expressivamente para a indústria de moda em nível global, especialmente por produzir moda e design de qualidade, fornecer mão de obra especializada e participar de tratados de livre comércio. Entre os shows, marcas comerciais, escolas de moda e estilistas de carreira sólida provam que a identidade colombiana é tão qualificada quanto seus famosos grãos de café. Durante os desfiles da Colombiamoda, pudemos perceber que várias tendências são, de fato, globais. Muita transparência e leveza nos tecidos, assimetrias e uma rica cartela de cores dão tempero globalizado às peças criadas no país vizinho. No entanto, a interpretação, a esco-lha de modelagem e materiais denunciam o calor latino da moda colombiana. Destaque para as marcas Rapsodia, Cromos Peroni (Renata Lozano) e Finesse (Carolina Sepúlveda). Confira nas próximas páginas alguns apontamentos encantadores da Colombiamoda.

MODA

64

Page 65: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

Os tons, que vão do offwhite ao nude, apareceram em quase todas as marcas apresentadas. A mistura de cores se dá es-pecialmente com dourado, beges e menta, em uma aura levíssima, como que pincelada em tons muitos suaves. Para co-laborar com a leveza da estação quente, os materiais são muito finos, como algodão cru, rendas vazadas e artesanato de luxo, com a textura do ponto de tricô e crochê. A coleção da estilista Laura de Dios (Miratex), por exemplo, foi inspirada na Sierra Nevada de Santa Marta, nos Andes colombianos. O trabalho, também inspirado nas pessoas, paisagens e sím-bolos culturais da região, resultou na confecção de malhas de fibras naturais que valorizam o corpo em cortes orgânicos.

Loo

ks d

e>>

Fu

nd

ació

n U

niv

ersi

tari

a d

el Á

rea

An

din

a, H

aceb

by

Leal

Dac

care

tt, M

irat

ex c

on

Lau

ra d

e D

ios,

Nav

arro

Co

rrea

by

Mar

ía E

len

a V

illam

il, S

tud

io F

, FU

CSI

A b

y P

olit

e e

YAM

AH

A (U

PB

).

Page 66: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

A tendência sportswear é unanimidade nas passarelas em qualquer ponto do globo. Porém, na moda co-lombiana, o esporte se une a um estilo muito casual: o perfeito pronto-para-usar. No guarda-roupa feminino, muito jeans e camisaria leve com algum toque étnico na estamparia. A passarela da Colombiamoda veio cheia de itens-desejo, com peças e styling muito aplicáveis à vida real. Sobreposição, capuz, modelagem e corte de roupas que lembram uniformes esportivos estão entre as principais apostas.

Loo

ks d

e>>

Fu

nd

ació

n U

niv

ersi

tari

a d

el Á

rea

An

din

a, T

enn

is, M

irat

ex c

on

Lau

ra d

e D

ios,

Stu

dio

F,

Cu

ero

s V

élez

, YA

MA

HA

(U

PB

) e P

ilsen

by

Dan

iel H

oyo

s.

Page 67: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

O brilho do ouro foi a tendência que mais chamou a atenção em todos os desfiles. Presente nos acessórios, nos tecidos e na maquiagem, o verão 2013 será mesmo próximo do sol. A coleção da estilista Renata Lozano inicia inspirada nas cores vibrantes e padrões geométricos da África misturadas à opulência do dourado, tudo inspirado em joias artesanais na fusão com o estilo clássico das ruas Paris. Já o tom de ouro aparece em malhas de brilho opaco na passarela da marca Tennis, que criou seu verão com referência em metrópoles modernas.

Loo

ks d

e>>

Hac

eb b

y Le

al D

acca

rett

, Cro

mo

s P

ero

ni b

y R

enat

a Lo

zan

o, T

enn

is, S

tud

io F

, Cu

ero

s V

élez

e In

fash

ion

– B

lan

-co

x (D

arío

Cár

den

as)

Page 68: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

68

TENDÊNCIA

NEONA TENDÊNCIA MAIS PERECÍVEL DOS ÚLTIMOS TEMPOS AGORA CONQUISTA TAMBÉM O GUARDA-ROUPA MASCULINO. OS TONS ACESOS E FLUORESCENTES EM VERDE, LARANJA, AMARELO E ROSA FIGURARAM NAS COLEÇÕES DE VERÃO 2013 DE GRIFES COMO KENZO, LANVIN, VIVIENNE WESTWOOD, GUSTAVO LINS E LOUIS VUITTON. CONFIRA AS INTERPRETAÇÕES DE VÁRIOS ESTILISTAS NAS SEMANAS DE MODA DE MILÃO, NOVA YORK, RIO DE JANEIRO, PARIS E COLÔMBIA. LIGHT UP!

por Ana Marta M. Flores | Fotos: divulgação

vivienne westwoodmilão | verão 2013

Page 69: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

A tendência que foi a cara dos moderninhos da década de 1980 volta com tudo. os tons de neon já vibraram em meados de 2009 na moda feminina e a versão para os meninos parece chegar com força total para 2013. Apesar da energia des-sas cores, as peças masculinas ainda seguem corte e modelagem clássicas, denunciando o ar contemporâneo somente pela cartela de nuances. a releitura da tendência consegue, por mais contraditório que pareça, criar tons de neon com variedade pastel, um pouco mais discretas e cool. Acessórios como bolsas e chapéus, além de detalhes como o barrado de calças ou o colarinho de camisas, são apostas na medida para quem gosta de estar na moda sem exageros. aproveite a fluorescência do verão para desfrutar dessa tendência, pois ela pode sair de linha em um piscar de olhos!

kenzo guccigustavo linslouis vuitton

mugler

lanvin

louis vuitton

salvatore ferragamo

gustavo lins pilsen by daniel hoyos

coca-cola clothingdsquared2issey miyakejean-paul gautier

louis vuitton

pilsen by daniel hoyos

pilsen by daniel hoyos pilsen by daniel hoyos

moschino

issey miyake

yohji yamamamotoiceberg

Page 70: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

WW

W.E

LLU

S.C

OM

Soraya Mansur ELLUS_anuncio duplo 42x28cm_5686.indd 1 7/11/12 5:18 PM

Page 71: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

WW

W.E

LLU

S.C

OM

Soraya Mansur ELLUS_anuncio duplo 42x28cm_5686.indd 1 7/11/12 5:18 PM

Page 72: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

72

EDITORIAL DE MODA

A percepção da cor é um dos principais estímulos de atenção dos sentidos do ser humano. Usualmente relacionamos a palavra “cor” a tons vibrantes e, nesse editorial, propomos uma visão filtrada do conceito das cores, limitando o espectro a variantes entre preto e branco. O cenário cinza e o skyline endurecido de prédios e edifícios contrastam com a suavidade das formas femininas. Ao restringir um dos sentidos, os demais tendem a se aguçar e a pro-posta é perceber texturas e contrastes de modo especial. O brilho dos paetês, bordados e a silhueta orgânica convidam para uma nova perspectiva do cenário urbano.

Page 73: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

Vestido Paetês M&Guia por Tida

Page 74: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

Vestido Le Lis Blanc por Tida

Page 75: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

Vestido Barbara Bela por Tida

Page 76: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

Blusa Animale por Tida

Short Animale por Tida

Page 77: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

FICHA TÉCNICA:

PRODUÇÃO EXECUTIVA E STYLING: Propague Trends| Melina Costa e Nina Rosa

FOTOGRAFIA: Matheus Alves

ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA: André Moecke

BEAUTY: Sabrina Maria

MODELO: Mariana Speckhahn Vicente| Ford Models

AGRADECIMENTO ESPECIAL: Beiramar Shopping e Lojas Tida

Vestido Barbara Bela por Tida

Page 78: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012
Page 79: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012
Page 80: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

EMPREENDEDORISMO

LUXO O

conceito de luxo compartilhado, que existe nos Esta-dos Unidos, há mais de 20 anos – onde é chamado de time share ou uso compartilhado de bens – conquista cada vez mais adeptos no Brasil. Este modelo possibi-

lita aos sócios compartilhar bens de luxo, como carros, barcos e aeronaves, durante determinado período de tempo (geralmente seis anos), num sistema de rodízio, por um custo até um décimo inferior ao preço normal. Cada comprador é dono de uma cota do bem total e tem direito a usufruir de sua propriedade duran-te determinado período do mês ou do ano. O sistema torna bens de alto padrão acessíveis à classe média. Também possibilita que pessoas de alto poder aquisitivo, que possuem muitos bens mas não têm tempo para desfrutar deles, otimizem o uso dos mes-mos. Desde 2010 pelo menos cinco empresas decidiram inves-tir nesse filão aqui no Brasil.

O desembolso para compra de um avião atualmente é seme-lhante ao valor de um carro importado – a partir de R$ 175 mil. Porém, comprar um avião por hobby não é vantajoso quando se voa menos de 50 horas por mês, de acordo com Walterson Ca-ravajal, sócio da Prime Fraction, empresa que há três anos atua no ramo de luxo compartilhado no Brasil.

A fração de um jato custa R$ 1,5 milhão e o preço da mensali-dade é bem variável. Já a de um helicóptero pode ser comprada por cerca de R$ 220 mil, mais a mensalidade de R$ 14 mil. “Na Prime, é possível comprar a cota de um avião e com uma taxa adicional usar um iate, por exemplo. Tenho clientes que estão na casa dos bilhões de reais e escolheram essa forma de usar os meios de transporte. Não justifica ter uma lancha parada que custa uma fortuna para ficar atracada”, explica.

A empresa também trabalha com o compartilhamento de car-rões de luxo, como o Camaro SS, Audi R8 5.2 V10 FSI Quattro R Tronic, Porsche Cayman S 3.4 Mec, Ferrari California e Ma-serati Gran Turismo S. No sistema de operação da Prime Cars, cada associado adquire uma fração do automóvel e tem o direito de desfrutar do bem por duas semanas por mês, de quatro dias cada uma (se optar por um grupo que compartilhe dois mode-los de carros diferentes), ou quatro semanas por mês, de quatro dias cada uma (se integrar o grupo que compartilha quatro mo-delos de carros diferentes). Por R$ 500 mil cada uma, quatro pessoas podem ter uma Ferrari, um Maserati ou um Camaro, algumas horas por semana.

Além da possibilidade do compartilhamento, que reduz o cus-to do veículo em até um quarto do seu valor real, o carro dos sonhos é entregue ao cliente com a manutenção em dia, limpo, higienizado e com o tanque cheio - o ideal de todo proprietário.

O custo da cota varia de R$ 107.250,00* a R$ 1.041.250,00*, de acordo com o grupo escolhido, e há uma taxa fixa de manuten-ção, o que assegura não apenas que o veículo esteja sempre em ótimas condições, mas também reduz a sua desvalorização por tempo de uso e fabricação.

Outra empresa atuando na área de “propriedade fracionada” é a Four Private Group. Como o nome indica, a empresa possibilita que até quatro clientes se tornem cotistas de carros bacanér-rimos, iates e areonaves privadas. “Quem possui ativos de luxo sabe que acaba usando muito pouco, ao passo que o custo fixo e os gastos com a manutenção são grandes. Nossos clientes dei-xam de ter qualquer preocupação com manutenção e deprecia-ção”, diz Ricardo Straus Jardim, CEO da Four Private Group.

COMPARTILHADO

80MAIS INFORMAÇÕES: PRIME FRACTION CLUB: www.primefractionclub.com.br MOTORINVEST: www.motorinvest.com

Page 81: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

MAIS INFORMAÇÕES:

ODEBRECHT REALIZAÇÕES IMOBILIÁRIAS: www.orealizacoes.com.br QUINTAS PRIVATE: www.quintasprivate.com.br

CASAS COMPARTILHADAS

O sistema de time share está se tornando comum também no setor de imóveis. Adquirir cotas de casas compartilha-das possibilita voltar ao mesmo lugar ou mesmo conhecer novos locais durante as férias ano após ano com custo de

aquisição e manutenção muito menor. Segundo pesquisas, as pesso-as passam menos de um décimo do ano em suas casas de praia. Foi pensando nisso que a Odebrecht Realizações Imobiliárias resolveu adotar o sistema de uso compartilhado. A empresa lançou o Quintas Private Residences, na região do Sauípe, a cerca de 70 km de Salva-dor. O empreendimento permite ao cliente aproveitar sua casa de férias pagando pelo uso na proporção do tempo adquirido.

Ao adquirir uma fração do Quintas Private Residences, o cliente se torna titular do direito de uso de uma casa de luxo de quatro suítes com o padrão Odebrecht, que conta com serviços de um resort pri-vativo. O sistema de uso compartilhado ou fractional também ofere-ce inúmeras vantagens, pois, além de pagar apenas o equivalente ao tempo que utiliza sua casa de férias, você usufrui dela sem se preocu-par com a manutenção e segurança.

No empreendimento, casas com quatro suítes, deck, piscina e tudo dentro são divididas em 12 frações, ao custo de aproximadamente R$ 180 mil cada fração. Além disso, cada comprador paga uma taxa de condomínio mensal. Seus donos participam de um sistema de ro-dízio de férias, de forma a equilibrar e distribuir as semanas ao longo do ano, especialmente as da alta temporada. Cada fração dá direito a quatro semanas de uso por ano, podendo reunir até oito pessoas na casa. Cada fracionado tem direito de uso a cem anos do imóvel, podendo vender sua fração ou passá-la a herdeiros.

Além disso, a Odebrecht fez parceria com a RCI (The Registry Collec-tion), uma rede internacional de intercâmbios entre outros imóveis fra-cionados pelo mundo. O sistema possibilita que os clientes da empresa desfrutem também de imóveis de luxo em pontos turísticos sofisticados do exterior. Pode-se escolher um dos 100 países que fazem parte do sis-tema de compartilhamento de hospedagem, como Ilhas Gregas, Aspen, Londres ou Acapulco.

81

Page 82: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

82

FESTIVAL

MOSTRA DE CINEMA DE SÃO PAULOParaíso dos cinéfilos

De 21 de outubro a 3 de novembro, São Paulo sediará a 35ª Mostra Internacional de Cinema, reunindo um total de 297 títulos dos mais variados países e cine-matografias, que serão exibidos em 22 salas, entre

cinemas, museus e centros culturais espalhados pela capital paulista. A seleção é um apanhado do que o cinema contem-porâneo mundial está produzindo e quais as tendências, te-máticas, narrativas e estéticas estão predominando ao redor do mundo.

Focada na diversidade cinematográfica e na revelação de novos talentos, a Mostra traz ao público uma seleção da pro-dução cinematográfica mundial divididos entre as seções Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores, com exibição de filmes de cineastas que tenham realizado no máximo seu segundo longa-metragem, Mostra Brasil, retros-pectivas, homenagens e exibições especiais.

Entre os filmes confirmados para a 35ª Mostra estão "O Amor não tem fim" ("Late Bloomers"), de Julie Gavras (A Culpa é do Fidel); "Habemus Papam", de Nanni Moretti ("Caro Di-ário" e "O Quarto do Filho'); "O Futuro" ("The Future"), de Miranda July ("Eu, Você e Todos Nós"); entre muitos outros.

Entre os filmes brasileiros, a 35ª Mostra apresenta os docu-mentários "Canções", de Eduardo Coutinho; "Construção", de Carolina Sá; "Vou rifar o meu coração", de Ana Rieper; "Marighella", de lsa Grinspum Ferraz; e "Vai-Vai 80 anos nas ruas", de Fernando Capuano.

Entre as ficções nacionais, "O céu sobre os ombros", de Sérgio Borges; "Olhe pra mim de novo", de Kiko Goifman e Claudia Priscilla; "O Palhaço", de Selton Mello; e o primeiro longa de Caio Sóh, "Teus olhos meus".

Em retrospectiva, estarão cerca de dez filmes de Elia Kazan, com a presença da viúva do cineasta, a escritora Frances Ka-zan. Neste ano, a Mostra apresenta uma grande seleção de clássicos do cinema em cópias restauradas, seja em versões digitais ou 35 mm. Entre elas, "Taxi Driver", de Martin Scor-sese; "1900", de Bernardo Bertolucci; e "Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick.

Primeiro grande festival de cinema internacional do Brasil, a Mostra Internacional de Cinema foi criada em 1977 pelo crí-tico Leon Cakoff. Sempre lutando contra a censura do regime militar aos filmes da programação, no início a Mostra era o único lugar do país onde se podia exercer o direito de voto – o Prêmio do Público foi instituído desde a primeira edição.

Em 35 anos, a Mostra cresceu ano a ano o número de títu-los exibidos e trouxe a São Paulo cineastas como Manoel de Oliveira, Abbas Kiarostami, Amos Gitai, Wim Wenders, Jafar Panahi, Pedro Almodóvar, Quentin Tarantino, Maria de Me-deiros, Atom Egoyan e Tsai Ming-Liang, entre muitos outros.

SERVIÇO: O QUE: Mostra de Cinema de SP

ONDE: Cinusp, Masp, MIS, Centro Cultural São Paulo, Reserva Cultu-ral, Cinemateca, Cine Olido, FAAP, Cinesesc, Cine TAM – Morumbi Shopping, Cine Sabesp, Espaço Unibanco Augusta, Espaço Unibanco Pompéia, Cine Livraria Cultura, Unibanco Arteplex.

QUANDO: 21 de outubro a 3 de novembro.

QUANTO: Permanente Integral – R$ 390,00; pacote de 40 ingressos R$ 285,00; pacote de 20 ingressos R$ 165,00. Ingressos individuais R$ R$ 14,00 e R$ 18,00 (sex, sab., dom.).

MAIS INFORMAÇÕES: http://35.mostra.org/

Page 83: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012
Page 84: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

84

ESTAÇÃO FINALby Jamil Nicolau

COQUETEL NA JK STORE EM FLORIPA

Foto

s: M

arco

s C

ampo

s.

Ro, Eliane e Marcia Koerich

Lourena Genovez

Gisela dos Santos

Néia e Martina Santiago

Ana Paula Burigo e Pare Cury

Carolina Lobato e Luisa MaltaEvelyn Vasconcelos

Maria José

Cris de Vincenzi

Simone Lumertz Karla Silva

Angelita Feijó e Jamil Nicolau

Simara e Fernando de Vincenzi

Page 85: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

85

Foto

s: A

nge

lo S

anto

s.

CANASTRA HIgH FLORIPA

Kiki Sirotsky, Anaia Brognoli, Mirian Koerich e Bel Parente

Luciano Martins e Tati Kinder Kris di Domenico Helena Aguiar

Meise FaustinoSimone Miranda

Ana Eliseu dal Zoto e Tati Iriê

Marilene Caldeira

Tais Serpa

Luiza Soncini e Nicole Vergetis

Luiza Collaço Paulo

Poliana Alcantara Machado

Mel Macovieck e Camila Silva

Mayte Sell e Rafael Beduschi

Flavia Koerich e Joana Freitas

Page 86: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

86

PROMENADE CHANDON EM SÃO PAULO

Foto

s: C

arlo

s P

rate

s, M

ido

ri d

e Lu

cca

e W

ald

emir

File

tti.

Eliza Joencke

Laura Neiva

Emmanuel Bassoleil e Patricia Toth

Mariana Weickert Humberto CarrãoMelissa Wilman, Pietro Mesquita e Otavio Mesquita

Karina Guarita, Gabriela Moreno e Paula Frerejean

José Ricardo e Carla Basiches Julio Rocha

Paula Frerejean, Caca Ribeiro, Karina Guarita

Carol Trentini

Vittorio, Adriane Galisteu e Alexandre Iodice

Sergio Degese, Camila Morgado, Davide Marcovitch, Carol Ferraz e Gontijo Pinto

Page 87: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

SHOW MAROON 5 EM SÃO PAULO

Foto

s: X

YZ

LIV

E.

Tato Malzoni e Juliana Martins

Fernanda Mota Nathalia DillBruno Rezende

Japinha CPM22

Caio Castro Giovana Lancelotti

José Loreto

Ana Beatriz Barros e Karim El Chiat

Bruno GissoniLuiza Possi Vivi Orth

Page 88: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012
Page 89: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

89

CRÔNICA

RAUL CALDAS FILHO

Jornalista, cronista e ficcionista

www.raulcaldasfilho.com.br

[email protected]

O público que chegou ao Circo-Tourada “Alhambra”, naquela tarde cinzenta e outonal de sábado, foi surpreendido com um aviso exposto na entrada: “Hoje não haverá espetáculo devido ao repentino falecimento do palhaço Benevides.” A inesperada ocorrência gerou muito falatório e controverti-das versões. Mas só uma delas sustentou-se, embora a di-reção do circo tentasse ocultá-la: o toureiro, cognominado Miguelito de La Torre, depois de se embriagar, apunhalara Benevides, por desconfiar que a sua mulher, a bela trape-zista Kátya, o traía com o palhaço. Em seguida, evadira-se da cidade.

Mas nem todos os que trabalhavam no circo confirmavam o caso escuso. Sabia-se apenas que Miguelito nutria um ciúme doentio por Kátya. Outros palhaços, todavia, mais próximos de Benevides, tinham conhecimento de sua velada paixão pela trapezista. E que ela, às vezes, correspondia, lançando--lhe faiscantes olhares, que o atingiam como uma flecha no peito, segundo confidenciava aos mais íntimos.

Leve e ruiva, com formas esguias, seus longos cabelos cor de fogo esvoaçavam, enquanto realizava perigosas acroba-cias e piruetas no trapézio, iluminada pela cruzada luz dos holofotes, o traje sumário realçando as límpidas coxas. De perto, já no solo, gotículas de suor cintilavam na pele rósea, coberta de sardas, o azul dos olhos parecendo um lago.

Numa tarde, o marido surpreendeu Benevides fixado nos graciosos movimentos de Kátya, lá no alto, semelhante a uma alada bailarina. Miguelito – um homenzarrão de qua-se 1,90 m, apesar do diminutivo – engoliu em seco. Noutra ocasião a ira ciumenta do toureiro foi despertada pelo sor-riso dela embevecendo Benevides, ao passar por ele após uma performance. Mais uma vez Miguelito conteve-se para não perder as estribeiras perante os colegas e plateia.

Chamavam Benevides de “o palhaço triste”, pois, mesmo com os saltos, cambalhotas e atos burlescos no picadeiro, junto aos companheiros bufões, sua máscara facial deno-tava melancolia, com a careca aderente, nariz postiço de papelão e os lábios pintados para baixo, em meia-lua, como criança fazendo beiço. Alguma coisa que lhe afetou a mente ficou no passado, comentavam. Mas sobre a sua vida e traje-tória Benevides nada revelava.

O circo-tourada, com a lona corroída pelo tempo e pelas intempéries, instalou-se num terreno em frente ao estádio de futebol, tendo ao fundo as verdes ou azuladas (conforme o rumo dos ventos) águas da Baía Norte. Apresentava ma-labaristas, equilibristas, trapezistas e comedores de fogo, além dos palhaços e de outras atrações, sob a animação de uma retumbante orquestra. Mas não exibia animais selva-gens. A função encerrava-se com a corrida dos touros, “des-tacando-se como principal atração o famoso toureiro espa-

nhol Miguelito de La Torre”. Para decepção dos espectadores mais sádicos, porém, os animais não eram sacrificados, pois o ritual obedecido era ao estilo português.

O verdadeiro nome de Miguelito era, na realidade, Joaquim Miguel da Silva, nascido em Ponta Grossa, Paraná, segundo apurou a polícia. Mas pouco mais se descobriu a seu respeito, a não ser que havia sido homem de múltiplas atividades e de vida errante, temperamento que o levou aos mares e terras longínquas. De volta ao Brasil, tornou-se astro do “Alhambra”, após alardear a falsa denominação e não desapontou os res-ponsáveis pelo circo ao enfrentar os touros. Vangloriava-se também de quase ter sido morto em Sevilha, exibindo como prova e troféu uma ostensiva cicatriz à altura do fígado.

Tempos depois, enamorou-se de Kátya, filha do exímio tra-pezista húngaro Puskas, que a iniciara no métier. Casaram-se depois de alguns meses de namoro, pois o pai receava que Miguelíto “fizesse mal” à atraente jovem de 22 anos e em se-guida fugisse. Desde o início da união, Miguelito revelou a sua índole ciumenta. Várias vezes foram observadas marcas de violência na delicada pele de Kátya, motivando muitas alter-cações entre Puskas e o toureiro.

Naquela sexta-feira, Miguelito começou a beber cachaça e cerveja no Topázio, um bar das imediações, a partir das 11 horas da manhã, de acordo com testemunhas. Lá ficou o dia todo, falando alto e contando vantagens com o seu engendra-do sotaque portunhol. E criou confusão, desacatou fregueses e desafiou outros para briga (o que ninguém se arriscou devi-do ao seu avantajado porte), espalhando algumas rodas.

Por volta das 21 horas, retornou às instalações do circo. E deparou com Benevides, passando por um canto escuro, pró-ximo ao trailer onde o casal coabitava. Miguelito não contou tempo: num lance único puxou o cintilante punhal que trazia à cintura e desferiu a facada fatal, transpassando o coração do palhaço. Benevides tombou sem um gemido. Gritos, agitação, correria e o olhar aterrorizado da trapezista, ao ver o corpo inerte, marcaram a trágica noite. Miguelito já não foi encon-trado.

No fim de semana, o local destinado à alegria e à diversão foi invadido por um sombrio silêncio, só quebrado pelo farfalhar do vento sul na lona solitária.

***

Dias depois, numa fria madrugada, a caravana do Circo-Tou-rada “Alhambra” atravessou a ponte para nunca mais retornar à ilha-cidade.

Raul Caldas Filho *

A MORTE DO PALHAÇO

Page 90: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

PÁGINA POÉTICA

PÁTRIA MINHAVINICIUS DE MORAES

90

Pátria minha... A minha pátria não é florão, nem ostenta

Lábaro não; a minha pátria é desolação

De caminhos, a minha pátria é terra sedenta

E praia branca; a minha pátria é o grande rio secular

Que bebe nuvem, come terra

E urina mar.

Mais do que a mais garrida a minha pátria tem

Uma quentura, um querer bem, um bem

Um libertas quase sera tambem

Que um dia traduzi num exame escrito:

"Liberta que serás também"

E repito!

Ponho no vento o ouvido e escuto a brisa

Que brinca em teus cabelos e te alisa

Pátria minha, e perfuma o teu chão...

Que vontade de adormecer-me

Entre teus doces montes, pátria minha

Atento à fome em tuas entranhas

E ao batuque em teu coração.

Não te direi o nome, pátria minha

Teu nome é pátria amada, é patriazinha

Não rima com mãe gentil

Vives em mim como uma filha, que és

Uma ilha de ternura: a Ilha

Brasil, talvez.

Agora chamarei a amiga cotovia

E pedirei que peça ao rouxinol do dia

Que peça ao sabiá

Para levar-te presto este avigrama:

"Pátria minha, saudades de quem te ama...

Con

sum

a co

m e

stilo

, não

com

exc

esso

.

www.facebook.com/veuveclicquotbr

VCP-byTheGlass2012-210x280.indd 1 5/4/12 1:09 AM

Page 91: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012

Con

sum

a co

m e

stilo

, não

com

exc

esso

.

www.facebook.com/veuveclicquotbr

VCP-byTheGlass2012-210x280.indd 1 5/4/12 1:09 AM

Page 92: Revista Estação Aeroporto Setembro 2012