revista em cotia - setembro - 110

16
Eleições 4 História de Cotia 6 Mudança do perfil da região 8 DISTRIBUIÇÃO GRATUiTA • Condomínios • Granja Viana • Vargem Grande Paulista • Caucaia do Alto ANO XIII ED.110 Setembro 2010 www.emcotia.com.br Incentivo à leitura Tempo seco O alfaiate DEIXAR BRINCAR... P. 11 9 10 5 VEJA NESTA EDIÇÃO

Upload: a9-editora

Post on 25-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Revista Em Cotia - Setembro - 110

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Em Cotia - Setembro - 110

1 Setembro110

Eleições 4 História de Cotia 6 Mudança do perfil da região 8

DIS

TR

IBU

IÇÃ

O G

RA

TU

iTA

• C

on

do

mín

ios

• G

ran

ja V

ian

a •

Va

rgem

Gra

nd

e P

au

list

a •

Ca

uca

ia d

o A

lto

A N O X I I I E D . 1 1 0 S e t e m b r o 2 0 1 0

ww

w.e

mc

oti

a.c

om

.br

Incentivo àleitura

Temposeco

O alfaiate

deixar BRINCAR...

p. 11

9 10

5

VEJA NESTA EDIÇÃO

Page 2: Revista Em Cotia - Setembro - 110

2 Setembro 110

Cartas ................................02

Eleições .............................04

Noite Política ................. 04

Ofícios: Alfaiate ............. 05

Memórias de Cotia ......... 06

Tempo de entender ........ 06

Região muda seu perfil ... 08

Perfumes da primavera ... 08

Virando a página ............ 09

Queimadas e tempo seco 10

Deixa brincar ................. 11

Mostra cultural .............. 13

Crianças adoram as repetições daquilo que lhe dá prazer. A tecnologia atual, com filmes, desenhos e games disponíveis na internet, seduz um público vasto, desde muito cedo. Brinquedos e brincadeiras de ontem eram construídos pelas próprias crianças, incluindo todo um processo de imaginação e destreza. Na capa desta edição, hábitos de brincadeiras de ontem e que permanecem hoje: mudam-se os materiais e permanece o ritual, o prazer de brincar de faz de conta, permitindo que Sophia, 2 anos, teatralize com seus familiares a história que a enche de encantamento: momentos de convivência saudável, criativa e construtiva.

SOB

RE

A C

AP

Aed

ito

ria

lCA

RT

AS

Respeite o tempo, o ritmo da vida. poetas e escritores já escreveram: tudo tem seu tempo certo. Hoje a vida parece contradizer os poetas. tudo é rápido, imediato, instantâneo. Celular, computador, internet. mas, será que a vida ao nosso redor acompanha essa velocidade?

tudo precisa de um tempo. Vivemos o tempo das eleições e em breve conviveremos com os políticos eleitos por nós. e teremos um tempo para viver as conseqüências de nossos votos. está se encerrando o tempo da estiagem, dos incêndios nas matas. em breve, estaremos no tempo das chuvas e das enchentes.

A infância tem seu tempo para as brincadeiras. e nós adultos, precisamos ter tempo para acompanhar as brincadeiras e entender as transformações que acontecem com nossos filhos, com nós mesmos e com o mundo.

Houve o tempo do grupo escolar. Houve o tempo dos ofícios aprendi-dos e transmitidos aos mais jovens. em meio à rapidez dos dias de hoje, e que mais céleres serão, precisamos encontrar tempo para entender os desafios que o tempo de cada coisa exige de nós.

Tempo para o tempo Nesta edição

Diretor Paulo Cezar Alves Goulart Diretora Comercial Marisa de Paula Souza Jornalista Responsável / Redação Rachel Soares - Mtb 662/PR Revisão Amaury de PaulaProjeto GráficoMarcos Andolphatto e Pedro Caetano Anúncios e Diagramação Pedro CaetanoColaboradora Bárbara RudnikImpressão InterGraf Distribuição A9 Editora Tiragem 12.000 Exemplares Endereço R. Dilma Cazoto C. Nascimento, 217-A · 06730-000 · Vargem Gde. Pta. - SP Fone/Fax (11) 4158.6184 / 4159.7944Email [email protected] www.emcotia.com.br Em Cotia e Região é uma publicação A9 Editora Ltda CNPJ 00.119.031/0001-66 IE 720.010.718.117 Registro nº 022, de 29.05.2001, livro B2. Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião da revista.Aas informações e as imagens dos anúncios foram aprovados e autorizados pelos respectivos anunciantes, sendo de total responsabilidade das empresas, instituições ou profissionais anunciantes os diteiros autorais, intelectuais, de propriedade e de imagem

ANOXIII ED.109 AGOSTO 2010

11 [email protected]

RessonânCiA mAgnétiCAgostei muito da matéria sobre o exame de

ressonância magnética (109). eu já fiz esse exame. na ocasião tive que ficar trancafia-da e, da mesma forma, quando achei que o terror tinha acabado a enfermeira veio me dar o contraste pois “não tinha sido possível uma boa visualização”. eles nos tratam com uma indiferença absurda. eu, profissional da área da saúde, que trabalho em um Centro Diagnóstico aqui em Cotia (fazendo avalia-ção audiológica) acho primordial um contato prévio com o paciente. Acredito que assim conseguimos criar um ambiente de confiança que torna o exame mais agradável para o paciente e para o profissional.

Luciana Decoussau, fonoaudióloga

VeRsão onLineLi a Em Cotia online e quanta modernidade

e facilidade! e olha que para algumas pessoas como eu, o hábito de ler a revista impressa tornou-se um entrave às novidades do século XXi. Como ler a versão eletrônica? mas é só experimentar para descobrir que a digital é um complemento da versão em papel, que posso “acrescentar” informações (achei demais o link nos anúncios, que me leva até o site da empresa). e tudo a um toque das mãos. A “carinha” dela está tão linda e moder-na quanto esse mundo online exige. imagino que tenham mais pessoas nesse projeto ‘mais do que’ atual, por isso parabéns a todos!

Rosani Andreani, repórter

RAnCHo pAysAgegostaria de parabenizá-los pela linda ma-

téria sobre o pesqueiro Rancho paysage (109). Realmente as palavras concretizam o que é o ambiente. Desde que conheci esse lugar maravilhoso, e a comida simples e gostosa, quase todo final de semana vamos lá. sucesso para toda a equipe da revista!

Wagner espíndola monteiro, empresário

RepeRCussãoLendo a revista, verifiquei que os senhores

escreveram matéria sobre o mercado de tra-balho: vagas x empregados x empregadores (109). parabéns pelo texto e pelas mudanças.

João dos santos,secretário de trabalho e emprego de Cotia

Escreva também suas críticas, elogios, comentário e sugestões sobre a Revista e a região: [email protected]

Page 4: Revista Em Cotia - Setembro - 110

4 Setembro 110

Sustentabilidade &desenvolvimentoEleições & eleitores

POlíTICAeleições

são RARAs as oportunidades para se discutir na região questões relacionadas ao meio ambiente e às formas de ocupação das áreas urbanas e rurais das cidades. principalmente quando esses momentos contam com a participação de representantes de autoridades governamentais, da sociedade civil e de jovens estudantes. Afinal, quando se discute sustentabilidade e desenvolvimento, o pensamento está voltado justamente para os jovens de hoje e de amanhã e para o futuro do planeta.

A noite política do Colégio madre iva, realizada dia 2 de setembro, contou com um pouco de tudo isso. Foi um exercício de cidadania. estiveram presentes (foto acima) o secretário de meio Ambiente de Cotia, Dr. Laércio Camargo; o vereador Antonio Kalunga; e o representante da Associação ecoexistir, Waldemir Farias. eles responderam a perguntas formuladas por convidados (entres eles, a revista Em Cotia), pela sociedade civil e por alunos de escolas públicas e particulares da região.

o debate, mediado pelo professor de geografia do Colégio, José maurício da silva, contou, em seu encerramento com a leitura de uma carta elaborada pelos alunos do madre iva endereçada ao prefeito de Cotia, Carlão Camargo, e entregue ao secretário do meio Ambiente, onde estão relacionadas várias questões essenciais para o futuro da cidade. A carta pode ser encontrada no site www.madreiva.com.br.

Rac

hel S

oare

s

o BRAsiL vive o clima de eleições. A propaganda eleitoral gratuita nas tvs e rádios irá até 30 de setembro. Vale lembrar que o voto, obrigatório, é uma conquista e um direito. mais uma vez, o Brasil está nas mãos dos eleitores. para votar em 3 de outubro, o eleitor que perdeu ou teve o título extraviado tem até o dia 23 de setembro para pedir uma segunda via (reimpressão) do documento, em qualquer cartório eleitoral do país. o prazo vale, também, para eleitores fora de seu domicílio eleitoral.

no site www.tse.gov.br há mais informações sobre título eleitoral, prazos e legislações. no link (eleicoes2010.jus.br) está a seqüência correta da votação:

1º Deputado estadual (5 dígitos)2º Deputado Federal (4 dígitos)

3º senador (3 dígitos)são dois votos para candidatos diferentes

4º governador (2 dígitos)5º presidente (2 dígitos)

Há também a opção do voto em branco (tecla branca). no site www.fichalimpa.org.br, da ABRACCi (Articulação Brasileira contra a Corrupção e a impunidade) e mCCe (movimento de Combate à Corrupção eleitoral), é possível conhecer detalhes sobre os candidatos, denunciar desvios e obter informações sobre o que é ficha limpa. Ainda dá tempo de se preparar e votar melhor. o futuro do Brasil está nas nossas mãos.

Page 5: Revista Em Cotia - Setembro - 110

5 Setembro110

Elegância únicaOfíCIOS VEíCUlOS

HouVe um tempo em que a elegância podia ser observada no estilo, corte e caimento das roupas usadas tanto no cotidiano pessoal como profissional. As vestimentas não pareciam um uniforme, eram confeccionadas de acordo com as medidas de cada pessoa. era comum, também, homens e mulheres escolherem o tecido que mais os agradava, a cor, o padrão e decidir qual o melhor acabamento, os detalhes dos botões, dos bordados, fitas e enfeites. Hoje, quase todo mundo compra praticamente o mesmo tipo de roupa. Calças compridas, saias, camisas e camisetas apresentam poucas opções de diferenças entre as várias unidades disponíveis nas lojas de departamentos, butiques ou shoppings centers. esse é um dos preços da globalização: a padronização.

Claro que hoje em dia todos têm pressa e acabam escolhendo a opção mais rápida e prática. no entanto, é inegável o charme, caimento impecável e detalhes únicos dos ternos, calças avulsas e camisas feitas em um alfaiate. e Cotia tem um alfaiate, que já confeccionou muitas roupas para os

atuais políticos da cidade. Valmir teixeira de Araújo, com 59 anos, começou no ofício de alfaiate quando ainda tinha 14 anos em sua cidade natal salinas, no norte de minas gerais. “Como lá faz muito calor, fiz muitas calças e camisas para os homens de salinas. poucos ternos devido à temperatura muito alta”, conta Valmir. Quando chegou a Cotia, há 24 anos, fez vários ternos masculinos, blazers e saias femininas.

“Quando comecei meu ofício não havia máquinas tão sofisticadas como há hoje em dia, ainda usávamos aquelas máquinas de pedal, mas o resultado eram roupas com um caimento perfeito”, comenta Valmir. tudo isso, segundo ele, foi antes da chegada da indústria têxtil globalizada, das muitas importações dos mais diferentes países. “o preço das roupas caiu muito. é difícil competir com as roupas importadas de países onde a mão de obra é muito barata. Hoje, são poucas as encomendas. nos resta fazer reformas, barras de calça e pequenos ajustes.”

A cadeirinhaé Lei e é polêmica. em foco está a segurança de bebês e crianças de até sete anos e meio transportadas em veículos. ninguém questiona a importância da adoção de medidas que visem à segurança de nossos pequenos, mas, a polêmica começa quando nem todos os motoristas conse-guem cumprir a lei. Carros mais antigos e alguns modelos populares não oferecem, por exemplo, cinto de segurança traseiro de três pontos. o inmetro é categórico ao afirmar que não existe no mundo cadeirinha segura para cinto de dois pontos. e agora? o que poderão fazer os moto-ristas que adquiriram carros sem condições de se adequar à lei e, pior, sem condições de oferecer segurança no transporte de crianças? A ong Criança segura (www.criancasegura.org.br) traz muitas informações em seu site e costuma respon-der às dúvidas que, desde o início de setembro, lotam a caixa de mensagens. Lembrete: A punição para quem descumprir a lei é multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira de habilitação.

Até 1 Ano: bebê conforto, voltado para o banco traseiro, de costas para o motorista. De 1 A 4 Anos: cadeirinha voltada para a frente do veículo, na posição vertical. De 4 A 7 Anos: assento de elevação ou booster e cinto de três pontos. A pArtir De 7 Anos e meio: cinto de segurança normal no banco traseiro.Conhece algum ofício curioso?

escreva para nós: [email protected]

Page 6: Revista Em Cotia - Setembro - 110

6 Setembro 110

Nos tempos do Grupo Escolar

HISTÓRIA DE COTIA Por Cesar Tiburcio

As esCoLAs sempre estiveram presentes na história de Cotia, porém de um modo curioso. A história efetiva das escolas em Cotia se perde no tempo.

no passado, na então pequena Cotia, haviam poucas escolas, designadas como grupo escolar, entre elas, a escola estadual Batista Cepelos, atual (fotos 1 e 2).

mesmo com pesquisas e levantamentos históricos, ainda não foi possível identificar a primeira escola de Cotia. mas, temos algumas pistas...

Quase na mesma época (década de 20), na rua Lopes de Camargo, onde hoje é um estacionamento e no passado foi a igreja da nossa senhora da penha, existia a Associação do Jesus Crucificado, no qual as irmãs ensinavam artesanato para crianças e mães da comunidade, alguns anos antes, também foi uma escola.

é claro que não podemos esquecer a C.A.C. e a colônia japonesa que, em seus memoráveis anos de atividades, além de participarem do desenvolvimento de Cotia, colaboraram também na área da educação.

As fotos 3 e 4 são da “escola infantil”, que foi construída no final dos anos 60, onde hoje fica a Câmara municipal. A professora era a “dona” Altair, também estavam sempre presentes a “dona” Cida e a Djanira. na frente do parquinho (como era chamado), existia um ponto de ônibus, muitas vezes, na espera do ônibus, as mães deixavam os filhos brincarem nos brinquedos do parquinho. no início da década de 80, foi desativado.

As escolas serão para sempre lembradas pelos cotianos, como um local de aprendizagem, de descoberta do mundo e do significado da amizade. Assim, serão sempre locais especiais, onde momentos inesquecíveis ficaram marcados na história de cada um. esses tempos do grupo escolar deixaram muitas saudades e amigos...

AgRADeCimentos: professora eliana,Lucas, pedro Victor e paulo Barreto

ACeRVo: maria pedroso, tarrachinha,Beto Kodiak e paulo Barreto.

1 · –, 2 · Marlene Fecchio, 3 · Madalena, 4 · –, 5 · Tânia, 6 · Rosinha (do Vanderley),7 · Márcia Hayashida, 8 · Leninha, 9 · Silvia Pedroso (filha do Valter Pedroso),10 · Ana Claudia, 11 · Nívea Pedroso, 12 · Márcia Pareja, 13 · –, 14 · Nelsinho,15 · Cássio, 16 · Eduardo Calil, 17 · Luizinho (Filho da Zilá), 18 · Marinho,19 · Ricardo, 20 · Junior Torrezani, 21 · Valdecir 22 · Mithil, 23 · Marquinho,24 · Paulinho Barreto, 25 · Fabinho, 26 · Cícero, 27 · Amauri Torrezani, 28 · –,29 · Ito, 30 · Junior (Banana) e 31 · Sérgio (filho da dona Camila)

3.

4.

2.1952

1970

1975

dec. de 60

CRIANÇAS

o munDo se tornou mais veloz. e as opções para brincar e divertir-se são infinitamente maiores que aquelas da nossa infância, de nossos pais e avós. os heróis do meu primeiro filho, que nasceu em 81, rapidamente foram substituídos. isso me faz pensar que os cuidados com os filhos sempre exis-tiram e, bem dosados, são saudáveis. se no tempo de meus avós os cuidados eram com quedas do cavalo, havia a preocupação com aprender um ofício e ter um ´bom ca-samento´. na minha infância, eram os estudos. pouco era o tempo para a rua e gibis; ler, somente livros. Com nossos filhos, o foco estava na educação, alimentação e passeios juntos; cuidávamos para que não ficassem pros-trados diante da tv ou dos jogos eletrônicos.

porém, independente do que seja feito para proteger os filhos, nada vai funcio-nar se não ocorrer diálogo. Diálogo que começa pela compreensão do tempo atual e tudo aquilo com que as crianças convivem: a internet, as redes sociais, as raves, o ficar... é nesse tempo para entender que as gerações podem se tocar.

[ PR

ESEN

TES

& E

STÉT

ICA

]

Tempo de entender

6 Setembro 110

Comentários ou sugestões? [email protected]@emcotia.com.br

Page 7: Revista Em Cotia - Setembro - 110

7 Setembro110

ANUNCIE AqUI: 4158.6184 · 4159.7944 | www.emcotia.com.br · [email protected]

ARTDECOR · Cortinas e Persianas · 4158.4741

[ CA

SA, C

ON

STR

UÇÃ

O &

DEC

OR

AÇÃ

O ]

7 Setembro110

Page 8: Revista Em Cotia - Setembro - 110

8 Setembro 110

[ CA

SA &

CO

NST

RU

ÇÃO

]

[ CA

SA &

CO

NST

RU

ÇÃO

]

Mudança doperfil da região

Perfumes da primaveraqUAlIDADE DE VIDA estações

HéLio ALteRmAn, da proinvest, conhece a região de Cotia, Vargem grande paulista e arredores, como poucos. ele começou a atuar na área imobiliária em 1977, na empresa Valdyr Luciano imóveis, que já funcionava no km 23 da Raposo tavares. A proinvest, criada em 1986, incorporou a Valdyr Luciano. “Ao longo desses anos, tenho observado a mudança do perfil da região”, conta Hélio. “Antes, o sonho daqueles que buscavam os trabalhos dos corretores de imóveis era por uma casa no campo para os finais de semana. A moradia continuava sendo em são paulo. essa busca centrava-se principalmente na granja Viana. Hoje, quem quer uma casa mais espaçosa procura um terreno em Caucaia do Alto e Vargem grande paulista. mas, a procura é quase sempre para moradia e não apenas para finais de semana.”

outro aspecto apontado por Hélio é a busca cada vez maior por morar e trabalhar na região. “para facilitar, vários empreen-dimentos comerciais estão surgindo próximo à Raposo tavares, como the square, e mesmo em áreas anexas aos loteamentos residenciais.” o objetivo, segundo ele, é tanto atender a uma de-manda por locais que propiciem o desenvolvimento profissional próximo à residência, como a preencher uma lacuna de serviços disponibilizados aos moradores, evitando as constantes idas a são paulo.

Batem leve, levemente, como quem chama por mim.

será chuva? será gente? gente não é, certamente e

a chuva não bate assim.

ConHeCi o poemA de Augusto César Ferreira gil (1873-1929), trecho acima, ainda criança, quando estava no primário. e essa cons-trução do poeta para anunciar um fenômeno meteorológico sempre me encantou: ele criava um clima mágico, despertando a curiosidade sobre o ‘personagem misterioso’.

o home office da editora A9 situa-se num local privilegiado, presenteando sua equipe com jardim, pomar e horta. gostaria de ter o dom do poeta gil para criar, através de palavras, o clima mágico que vivenciamos saindo do escritório. A tarde estava ensolarada e ainda muito quente. no ar, bailava um perfume intenso e muito agradável. inevitavelmente alguém comentou: Hummm que perfume delicioso! é seu? não, meu não... meu também não! e o frescor de lavanda nos acompanhou magicamente até o portão. era impossível não expressar aquela sensação nova de caminhar por um ambiente externo perfumado.

no dia seguinte, notei que a laranjeira estava repleta de flores. na primavera que se anuncia, a exuberância das flores nos envolve... e mesmo os mais distraídos são tocados por algum canal: visual, olfativo, tátil.

Arq

uivo

Pes

soal

Quem quiser conhecer mais sobre o poeta Augusto e saber o final do poema é só acessar: emcotia.com.br/augusto.

[email protected]

Page 9: Revista Em Cotia - Setembro - 110

9 Setembro110

[ CA

SA &

CO

NST

RU

ÇÃO

]CUlTURA

pARA Que seRVe uma livraria? e um livro, para que serve? Alguém poderá dizer que, hoje, pode-se viver sem o livro tradicional e sem sua leitura. pode ser. mas, quem não lê, sequer tem noção do que um livro pode possibilitar à sua vida, às idéias, à sensibilidade, ao espírito. Falar que a leitura amplia os horizontes, expande o conhecimento, estimula a curiosidade é pouco diante de tudo o que uma boa leitura pode proporcionar tanto às crianças, como aos jovens e adultos. A leitura pode nos levar para além dos limites de tempo e espaço, permitindo que entremos em contato com a experiência humana que se acumula e se reelabora ao longo dos tempos. nos permite crescer como seres humanos, como seres pensantes e, assim, nos capacitar a melhorar nossa percepção e postura diante do mundo em que vivemos.

einstein já dizia que a imaginação é mais importante que o conhecimento. Aqui está embutida a necessidade da leitura e da reflexão sobre o texto. estimular a leitura e a escrita. este é o objetivo do projeto eu escrevo, tu escreves, nós mudamos, desenvolvido pelo instituto sidarta, junto a 19 mil alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino de Cotia, em 98 escolas do município. “projetos como este procuram estimular o hábito da leitura e da escrita no cotidiano de nossos alunos”, diz olga Ferreira de moraes, secretária de educação e Cultura de Cotia.

sobre a falta de livrarias na cidade, a secretária informa que é preciso avaliar se os alunos teriam condições de adquirir livros. “para suprir a falta, nós estamos realizando um amplo trabalho de organização das bibliotecas das escolas, já que estes são os livros que os alunos mais têm acesso.” ela explica que as escolas ainda não possuem bibliotecas organizadas, mas oferecem aos alunos os livros das bibliotecas volantes que percorrem os estabelecimentos de ensino. “Algumas escolas também criam o cantinho da leitura, para criar o hábito entre os estudantes.”

Roberto pantarotto, do espaço mizar Cristal, há 16 anos na região, tem em seu estabelecimento um comércio de livros vol-tados para sua área de atuação que é auto-conhecimento, esoterismo e também CDs de músicas apropriadas para a prática de yoga e dança do ventre, dentre outras, além de uma mini-biblioteca. “tenho uma clientela que há anos frequenta o espaço mizar em busca de publicações na nossa linha de atuação e, às vezes, até em outras áreas. porém, reconheço que a procura é pequena. mesmo na mini-biblioteca, onde disponi-bilizo literatura diversa, como romances, livros utilizados nas escolas, entre outros, a freqüência de estudantes é pequena.”

Roberto diz que possui 120 títulos à disposição, mas que também aceita encomendas caso não possua o livro na loja. “Acredito que alguém que queira investir na área de livraria na cidade de Cotia terá que ter outras opções em

paralelo, já que a procura por livros é muito pequena.” Além do espaço mizar, que oferece uma literatura voltada para um público específico, no centro da cidade de Cotia é possível encontrar livrarias evangélicas e católicas que também atendem a um público específico.

A única livraria do município continua sendo a nobel que, em novembro, completará 10 anos na granja Vianna. “o mercado na região ainda é pequeno. precisa desenvolver bem mais. o número de clientes que compram livros regularmente ainda é baixo.” As palavras são de Daniel Camargo. ele comenta que nas reuniões da franquia são discutidas formas de ampliar o estímulo à leitura, especialmente entre crianças e adolescentes. “este é o mercado que mais tem se desenvolvido, o da literatura infantil e infanto-juvenil.”

o investimento nas crianças e jovens aponta uma perspectiva de crescimento no número de leitores atuais e futuros. “moradores de Cotia, Vargem grande e outras localidades próximas costumam procurar os livros aqui. Quando não encontram eu encomendo nas editoras e distribuidoras. os livros didáticos e paradidáticos também são muito procurados, estes somente sob encomenda.” Ao longo desses anos, com sua livraria na granja, Daniel vem fidelizando sua cliente sua clientela.

Virandoa página

saúde

instALADA ReCentemente na cidade de Cotia, a odontologia Raposo superou as expectativas. Resul-tado do profissionalismo e dedicação, a clínica vem conquistando a confiança da população. A integridade da empresa e a qualidade nos atendimentos oferecidos são os fatores determinantes do sucesso.

Um sucesso!

Dúvidas, comentários ou sugestões?escreva para: [email protected]

4614.2483www.odontologiaraposo.com.br

Page 10: Revista Em Cotia - Setembro - 110

10 Setembro 110

Tempo seco: incêndios e saúde

ambiente

um Ano De extremos. Assim tem sido 2010. enchentes, desmoronamentos e um período de estiagem, especialmente nos estados do sudeste, nos meses de junho, julho e agosto, como não se registrava há muito tempo. estiagem e seca. o Cabo Barreto, do Corpo de Bombeiros de Cotia, informa que no mês de julho deste ano foram registradas 49 cha-madas para atendimento de casos de fogo em diferentes lugares, mas principalmente na mata. e pior, no mês de agosto, foram 55 ocorrências registradas. “isso sem contar os chamados que não conseguimos atender”, diz. “nosso posto atende as ocorrências de Cotia e Vargem grande paulista. em 2010, registramos um aumento de 20% nas ocor-rências em relação ao ano passado.”

ele comenta que o fogo nas matas da região tem provocado outro problema resul-tante do desequilíbrio ecológico, além dos danos na flora e fauna local, com a morte de muitas espécies vegetais e animais. “temos observado o aumento no número de animais silvestres que, embora sobrevivam aos in-cêndios, por não encontrarem a proteção da mata, buscam refúgio nas residências próxi-mas aos locais onde houve incêndio. Fazemos o alerta porque alguns animais podem ofe-recer risco à população.” Cabo Barreto cita entre os poucos animais que conseguem fugir do fogo na mata e invadem as residências os inofensivos saurê (conhecido também como gambá) e sagüi, mas também as serpentes, entre outros.

o ideal, segundo ele, é que as pessoas, para se precaverem do risco dos incêndios,

façam o aceiro de pelo menos 3 a 4 metros em volta da casa, e nunca coloquem fogo em lixo ou mato no quintal de suas residências. “o fogo, por menor que seja, devido à seca, fica difícil de ser controlado e acaba se ex-pandindo e atingindo áreas próximas.” Cabo Barreto comenta que a maioria dos incêndios ocorridos nas matas da região são provoca-dos. “é muito difícil uma combustão espon-tânea, por mais seco que o mato esteja. por exemplo, uma garrafa em cima do mato seco demora até 9 horas com sol a pino para que provoque combustão.”

ele lamenta o fato de, em muitos casos, alguns irresponsáveis provocarem tragédias tão grandes como essas das matas sendo queimadas nos mais diferentes pontos dos municípios. Cabo Barreto diz que está há 12 anos na região e nunca viu tantos incêndios como os deste ano. segundo ele, o mês de setembro ainda é crítico, pois as chuvas mais fortes normalmente só costumam acontecer a partir de outubro, novembro. A dificuldade para atender todos os chamados está no fato no Corpo de Bombeiros de Cotia possuir ape-nas quatro veículos, sendo que destes, dois são de combate à incêndio, um de resgate e outro de salvamento. ele lembra que toda a população pode ajudar a combater os incên-dios e se observar alguém colocando fogo na mata acionar imediatamente a polícia militar.

TElEfoNEs úTEisCorpo de Bombeiros: 193

Polícia Militar: 190Secr. Mun. de Meio Ambiente: 4148.2191

Secr. Est. de Meio Ambiente: 5082.3330

[ OD

ON

TO

lOG

IA ]

DiAs seCos e CuiDADos Com A sAúDe

1 · sangramento no nariz: Deitar e tampar a região com algodão ou gaze levemente umedecida em soro ou água filtrada. se o sangramento persistir, procu-rar ajuda profissional.

2 · Como evitar complicações: Alérgicos, pessoas com sinusite, asma e conjuntivite devem evitar exposição em ambientes com tráfego intenso de veículos. Hipertensos também podem sentir os efeitos de forma acentuada. Ações que ajudam a minorar os efeitos: soro fisiológico, inaladores, umidificadores e até soluções caseiras como a toalha molhada no quarto.

3 · Beber bastante água, pelo menos 2 litros por dia. Bebês de até seis meses devem tomar apenas leite materno.

4 · usar hidratante logo após o banho, pois evita que a água evapore da pele rapidamente.

5 · Cuidados com os animais domésti-cos: água fresca sempre. Diminuir o ritmo de atividades físicas e evitar horário de intenso calor.

6 · Animais com pelos longos: escovar para tirar pelos excedentes e evitar que sujeira se acumule, dificultando a respira-ção. é interessante tosar e limpar os olhos com água filtrada.

7 · Como identificar os sintomas nos animais: secreção nos olhos, tosse e espirros continuados são sinais de que um veterinário deve ser procurado.

10 Setembro 110

Page 11: Revista Em Cotia - Setembro - 110

11 Setembro110

CRIANÇAS

[ OD

ON

TO

lOG

IA E

SA

ÚD

E ]

JogAR BoLA, pular amarelinha, fazer comidi-nha de areia e, em um minuto, virar rei, rainha, príncipe ou princesa. Correr de braços abertos, como se fosse um aviãozinho. sentir o gosto da liberdade, a brisa batendo no rosto e o coração explodindo no peito. Descobrir os limites e as possibilidades, experimentar e transformar, encontrar alegria nas coisas mais inesperadas e simples. A vida começa assim, como uma grande e animada brincadeira. e é essa vida que vamos levar dentro de nós em nossos caminhos futuros, repletos de desafios a serem enfrentados e superados. Quem não brincou não aprendeu a viver, dizem os especialistas.

e foi essa possibilidade de brincar livremen-te em amplos espaços abertos onde é possível andar de bicicleta, correr e se sujar, que trouxe para a região o casal Victor e sandra Castellano, pais dos gêmeos Letícia e théo (foto), de 9 anos. “nós morávamos em um apartamento em são paulo e as opções de lazer de meus filhos eram brincar no parquinho do prédio, participar de festas em buffet ou passear em shoppings”, diz sandra. “Quando minha filha estava com 6 anos, percebi que sua maior preocupação ao sair de casa era combinar o sapato com o vestido. isto me fez pensar se meus filhos estavam tendo infância.”

sandra conta que os sogros, sonia e marco, já moravam em um residencial em Vargem grande paulista. “Quando vínhamos visitá-los, meus filhos corriam à vontade. percebi que era isso que estava faltando na infância deles.”

Há 3 anos, a família se mudou para o mesmo residencial. “o comportamento de meus filhos mudou completamente. Aqui, eles sobem em árvores, andam de bicicleta, se sujam e brin-cam com as duas cachorrinhas que adotamos na ong patinhas da Liberdade. Brincando, eles aprendem muito, se tornam mais independen-tes e confiantes, conhecem os passarinhos pelo nome e assim respeitam a natureza.” sandra diz que só sente falta de opções culturais como os teatros, cinemas e livrarias de são paulo.

mas a região começa a investir mais na área cultural, pelo menos, em termos de desenvolver projetos que estimulem o hábito da leitura e incentivem a prática de atividades lúdicas nas escolas. essas são as propostas dos projetos educacionais que a Fundação Volkswagen, com o apoio técnico do Centro de estudos e pesquisas em educação, Cultura e Ação Comunitária, desenvolverá em Vargem grande paulista, em parceria com a prefeitura municipal e a secretaria de educação. o proje-to Brincar está sendo implementado na escola municipal Kozo ebina e visa à valorização da brincadeira na infância. orientadores e profes-sores da escola estão sendo capacitados para desenvolverem atividades com as crianças.

o projeto Brincar é uma proposta de for-mação de educadores para o aprimoramento de suas práticas com relação ao desenvol-vimento de atividades lúdicas, expressivas e recreativas com as crianças. o conteúdo da formação inclui repertório de brincadei-ras, o faz de conta, os valores que emergem e são construídos no brincar, a interação adulto-criança e criança-criança, o acervo de brinquedos, o tempo e o espaço do brincar, a articulação da unidade educacional com outros espaços e instituições da comunidade.

Brincar é necessário em todos os espa-ços, na escola e em casa. e, engana-se quem pensa que brincar é coisa apenas de crianças pequenas. todos, adultos, jovens e, princi-palmente crianças, precisam de brincadeira, fantasia, sonho e magia em suas vidas.

Professor bom não é aquele que dá uma aula perfeita, explicando a matéria. Professor bom é aquele que transforma a matéria em brinquedo e seduz o aluno a brincar. Depois de seduzido o aluno, não há quem o segure, escreveu Rubem Alves.

Fazendo um link com a idéia autor, podemos dizer que festa boa não é só aquela que tem uma grande va-riedade de doces e salgados, de brinquedos e música. Festa boa é a que leva você a brincar, a divertir-se, inte-ragir com amigos, fazer novos amigos e depois disso... é difícil querer que a festa termine. Pedro e Sandra, os proprietários da empresa de festas e eventos Bixo da Kara Preta, que há 5 anos fazem eventos para crianças e adultos, sabem da importância de colocar ‘essa alma lúdica’ em suas festas. Pais de 5 filhos – idades que vão dos 7 aos 23 anos - eles puderam aprender, na prática, como lidar com essa energia das crianças, adolescen-tes e jovens e... por que não ?, também dos adultos. Além dos cuidados com buffet, mesa de guloseimas e brinquedos eles primam por desenvolver as atividades recreativas criativas e adequadas às faixas etárias, onde os participantes liberam sua espontaneidade e aliviam tensões e preocupações e vivenciam o prazer de brincar e divertir-se.

A brincadeira não é um mero passatempo, ela ajuda no desenvolvimento das crianças, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo em seu tênue caminhar entre regras (como todo jogo ou brincadeira) e a criatividade. Pedro e Sandra sabem que a recreação é muito importante não só para as crianças, mas para o ser humano, ‘todos precisamos de nossos preciosos momentos de lazer’, comenta Pedro.

Brincaré bom

11 Setembro

Page 13: Revista Em Cotia - Setembro - 110

13 Setembro110

EMPRESARIAl

EXPOSIÇÃO

o mês De setembro é especial para a papelaria prymavera. Afinal, no dia 23,

quando também estará se iniciando a estação mais florida e alegre do ano, a prymavera estará completan-do 25 anos. A história da papelaria se confunde com a história do próprio município de Vargem grande

paulista, quando a cidade também

dava seus primeiros passos. o senhor Home-ro José de Barros se aposentou e resolveu abrir uma pequena loja, inicialmente no ramo de armarinho e roupas.

Com o tempo, Carlos eduardo de Barros assumiu o negócio do pai e o ponto comer-cial se expandiu e mudou de segmento, tor-nando-se ponto de referência em papelaria. “na prymavera você encontra ou o Carlos encomenda”, costumam dizer os moradores. para este mês de setembro, muitas surpre-sas e novidades serão preparadas tanto no setor de papelaria como de informática. Você vai se surpreender com as novidades!

Foi um momento como poucos na região. Artistas plásticos, escritores, poetas, inte-lectuais e moradores da região se reuniram ao som de música ao vivo, durante a i mostra Cultural parque são paulo. A abertura da vernissage aconteceu dia 27 e nos dias 28 e 29 de agosto a mostra ficou aberta à visita-ção. “Foi a primeira incursão em evento dessa natureza realizado pela Associação Amigos do parque são paulo”, conta Roberto pantarotto

diretor e um dos curadores da mostra, junto com o também diretor e curador Daniel Zec-chini, apoiados pela colaboração de mirella Zitto. o evento contou com o apoio cultural das empresas Casa yano Ferragens, CVC granja Viana e do Departamento de Cultura da secretaria de Cultura e turismo de Cotia. participaram da mostra artistas plásticos, escritores e fotógrafos. Durante a vernissage o violonista Rubens Barbosa Lima brindou os presentes com algumas obras primas de: Rovi-ra, tárrega, Vinícius de moraes, Villa Lobos, Baden powell, entre outros.

Colégio Adventista: compromisso com o seu futuro!

EDUCAÇÃO

o CoLégio ADVentistA de Cotia conta com estrutura física e educacional de qualidade e a tradição do sistema Adventista de ensino. e é esta qualidade e tradição que proporciona a você a certeza do comprometimento de uma escola mundial-mente reconhecida. Aqueles que passam por aqui sabem o que é uma vida de sucesso e realizações.

Faça parte da maior instituição educacional particular do mundo! um ensino que tem compromisso com o seu Futuro!

Colégio adventista de Cotia - Maternal ao Ensino MédioRua Rui Barbosa, 63 – Lajeado – Cotia (estrada da Roselândia)

Fone: 4616.7300 · www.cotia.ca.g12.bri

Destaques: educação de excelência pelo melhor preço da região; Aulas com calculadora científica e formação moral e de valores; intercâmbio – paris e Londres; Lousas interativas; prêmio internacional de Qualidade de ensino; prêmio nacional de Qualidade de educação; e tecnologia em sala de aula.novidades 2011: educação infantil na granja Viana eCurso técnico em nutrição

Estrutura e serviçosMini fazendinha · Biblioteca · Playground · Curso Gratuito · Periódico para Pais e Comu-nidade - Prédio Exclusivo para a Educação In-fantil · Quadra poliesportiva coberta · Amplo auditório · Laboratório de Ciências, Biologia e Física · Laboratório de informática · Lousas Interativas · Seguro de acidente pessoal 24h · Cantina especializada em lanches naturais · Serviço de orientação educacional e voca-cional · Serviço de capelania e orientação Familiar · Pesquisa de boletins, Ocorrência dos alunos via WEB · Tarefa “on-line” · Ensino Religioso - Terceirão · Intensivo para for-mandos do 3º ano do Ensino Médio · Inglês desde a Educação Infantil · Musicalização e Canto Coral · Software educativo “educart” (voltado para alunos do Fundamental I e II) · Participação do evento “adventure school” · Participação em projeto social · Projeto Re-vista “História da Vida” · Projeto “Calculadora Científica” · Escolinha de esportes

Maternal ao 1º ano: R$ 272,75 2º ano: R$ 397,75 3º ano ao 5º ano: R$ R$ 421,75 6º ano ao 9º ano: R$ 483,75 Ensino Médio: R$ 528,75Pr

eÇO

S 20

11

Mostra de arte

Os 25 anos daPrymavera

110

Page 15: Revista Em Cotia - Setembro - 110

15 Setembro110

[ ESC

OlA

S &

CU

RSO

S ]

ANUNCIE AqUI: 4158.6184 · 4159.7944 | www.emcotia.com.br · [email protected]

15 Setembro110

Page 16: Revista Em Cotia - Setembro - 110

16 Setembro 110

ANUNCIE AqUI: 4158.6184 · 4159.7944 | www.emcotia.com.br · [email protected]