revista de história

14
Revista Orates

Upload: anamafra

Post on 16-Jan-2015

128 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Revista de História

Revista Orates

Page 2: Revista de História

Curiosidades da 1º Guerra Mundial Trincheiras: Os alemães queriam uma guerra rápida, porém a

maior parte dos conflitos se deu através da guerra de trincheiras. Essa nova tática de guerra consistia na construção de valas, onde os soldados melhor se protegiam dos constantes tiros no front.

Page 3: Revista de História

Curiosidades da 1º Guerra Mundial

Para conquistar uma trincheira inimiga era preciso atravessar a terra de ninguém, o espaço entre as duas linhas que se enfrentavam. A distância entre as linhas variava de 100 m a 1 km, num terreno enlameado e cheio de crateras de bombas. No ataque, os soldados corriam em ziguezague para tentar escapar dos tiros.

Page 4: Revista de História

Curiosidades da 1º Guerra Mundial

Natal de 1914: Há uma história curiosa sobre essa data. No front belga, ingleses e alemães saíram das trincheiras, cantando músicas natalinas e deram uma trégua, devido à data comemorativa. Quando o episódio veio a público, o autor de Sherlock Holmes, sir Conan Doyle, afirmou: "Foi um episódio humano em meio a tantas atrocidades que têm manchado a História da guerra".

Page 5: Revista de História

Curiosidades da 1º Guerra Mundial Zeppelins: Durante a guerra, os dirigíveis foram utilizados

pelos alemães para bombardear Paris e cidades da Inglaterra. O nome da banda Led Zeppelin tem a ver com esses dirigíveis, já que o baterista da banda The Who achava que a banda era pesada e voava, primeiro, chamou-se Lead Zeppelin; depois, Led Zeppelin.

Page 6: Revista de História

Curiosidades da 1º Guerra Mundial

O “fogo amigo” provocou grandes baixas. Na confusão que rolava durante uma ofensiva, os soldados podiam ser atingidos por metralhadoras de suas próprias trincheiras. Calcula-se que, só no Exército britânico, cerca de 75 mil soldados tenham sido mortos pela própria artilharia.

Page 7: Revista de História

Curiosidades da 1º Guerra Mundial

Tática Venenosa: Mais de 91 mil soldados foram mortos por gases venenosos e outras armas químicas. Esses produtos podiam ser lançados por projéteis da artilharia ou por granadas carregadas pelos soldados. Eram usadas substâncias como o gás de cloro, que provocava asfixia nas vítimas.

Page 8: Revista de História

Curiosidades da 1º Guerra Mundial

T-shirt: O uso de uma peça de roupa leve e confortável para enfrentar os quentes e úmidos dias de verão foi idéia dos soldados europeus durante a Primeira Guerra Mundial. Os combatentes americanos, mortos de inveja pelo calor que passavam com os pesados uniformes de algodão, levaram o achado para os EUA, onde a roupa virou moda e foi incorporada pela marinha e exército em 1942. A peça sem mangas, que foi chamada de T-shirt (camisa-T, nome dado devido seu formato), era feita de algodão e tinha a gola arredondada. Sua popularização foi definitiva nos anos 50, graças ao cinema e televisão.

Page 9: Revista de História

Curiosidades da 1º Guerra Mundial Santos Dumont: O brasileiro teve duas decepções com

relação ao uso dado a suas invenções. Além do avião ter sido utilizado como meio de combate, o relógio de pulso (também concebido por ele) tornou-se artefato indispensável para os soldados. Santos Dumont teria se suicidado, em 1932, após ver suas invenções a serviço da guerra.

Page 10: Revista de História

Curiosidades da Revolução Russa

Como funcionavam os Sovietes: Era formado por cerca de 1.200 delegados e, em

circunstâncias normais, tinha uma sessão plenária de duas em duas semanas. Ao mesmo tempo, ele nomeava um ‘Comitê Executivo Central’ de 110 membros eleitos com base numa representação proporcional dos partidos; esse Comitê Executivo Central convidava, para participar de seus trabalhos, membros do Comitê Central dos sindicatos profissionais, comissões de fábrica e outras organizações democráticas.

Page 11: Revista de História

Curiosidades da Revolução Russa

O novo governo: O poder supremo, na nova estrutura

governamental, ficou reservado aoCongresso dos Sovietes de toda a Rússia. Ocumprimento das decisões aprovadas noCongresso ficou a cargo do Soviete dosComissários do Povo, primeiro GovernoOperário e Camponês, que teria carátertemporário, até a convocação de umaAssembléia Constituinte.

Page 12: Revista de História

Curiosidades da Revolução Russa

A guerra civil: O novo governo pôs fim à participação da

Rússia na I Guerra Mundial, através doacordo de Paz. O acordo provocou rebeliõesinternas que terminariam em 1920. Lênin e oPartido Comunista Russo assumiram ocontrole do país. A 30 de dezembro de 1922,foi feita a União de Repúblicas SocialistasSoviéticas. A ela se uniriam os territóriosétnicos do antigo Império russo.

Page 13: Revista de História

Curiosidades da Revolução Russa

Um certo Ulianov: No ano de 1915, Lênin estudava a fio obras

filosóficas de Hegel na biblioteca do Museu Britânico. Anos depois da revolução de 1917, perguntaram a um velho funcionário do museu se ele se lembrava de Lênin. Nem sabia quem era. Perguntaram então se conhecia algum Ulianov. Ele responde: “Naturalmente que me lembro do sr. Ulianov; um cavalheiro muito agradável, baixo com barba em ponta. Um senhor de fala muito educada. Lembro-me muito bem dele. O senhor sabe o que foi feito dele?”

Page 14: Revista de História

Curiosidades da Revolução Russa

O bobo da corte russo: Muito presente na época

da revolução russa, eles eram contratados pelos sovietes para animar um pouco suas reuniões.