revista conviver nº 1 - casa da tia léa

20
TIA 0012-11 Jornalzinho Tia Lea.indd 1 29/09/11 11:28

Upload: igenio-tecnologia

Post on 26-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Revista Conviver Nº 1 - Casa da Tia Léa

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Conviver Nº 1 - Casa da Tia Léa

TIA 0012-11 Jornalzinho Tia Lea.indd 1 29/09/11 11:28

Page 2: Revista Conviver Nº 1 - Casa da Tia Léa

Editorial É com alegria que apresentamos a primeira edição da Revista Conviver, produto da construção de várias mãos que convivem diariamente, partilhando práticas e ideais de educação. Essa não foi uma tarefa fácil, já que estamos todos implicados no dia a dia de atividades da escola, cuja rotina integral furta o nosso tempo para os registros. Porém é dessa mesma rotina intensa que extraímos ricas experiências de convivência e aprendizagem, hoje possíveis de ser compartilhadas. Para denominação de nossa revista, queríamos um nome que dissesse muito do “jeito Casa da Tia Léa de ser”, que resumisse a nossa essência e aquilo que acreditamos ser o cerne da educação: a relação. A proposta, portanto, é CONVIVER.Conviver com o outro, com o mundo, com as diferenças e igualdades. Conviver para construir conhecimentos.Conviver para sustentar valores e tradições.Conviver para quebrar antigos paradigmas e criar novos.Conviver para conhecer o outro e a si próprio.Conviver para evoluir.Conviver para realizar um propósito de vida.Conviver para amar e ser amado. Com esta revista, desejamos ampliar ainda mais a nossa convivência com nossos clientes, colaboradores e todos aqueles que acreditam em educação e transformação. Não deixem de conferir nesta primeira edição os relatos dos professores, pais e crianças sobre atividades simples, mas que revelam que é na convivência que as crianças aprendem.Mais uma vez, sejam bem-vindos à nossa Casa.

Rosália SampaioDiretora

ExpedienteDIREÇÃO: Rosália Sampaio e Guilherme Sampaio

RESPONSÁVEL: Ronaldo Mendes

PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO: Ronaldo Mendes e Bolero Comunicação

IMPRESSÃO: Tiprogresso

02

TIA 0012-11 Jornalzinho Tia Lea.indd 2 29/09/11 11:29

Page 3: Revista Conviver Nº 1 - Casa da Tia Léa

Sumário

ProjetoConviver

17

06

08

10

12

13

17

Projeto Criando ReceitasO prazer de cozinhar aliado ao aprendizado da leitura e escrita.

Show de TalentosCriatividade e espontaneidade no show de talentos da Casa da Tia Léa.

Dicas de FilmesOs melhores fi lmes para assistir com o seu fi lho.

Projeto Cultura Popular e LendasResgate de histórias folclóricas contadas pelos pais.

Projeto Música e MovimentoFavorecendo a linguagem oral e corporal.

Para CrescerFraldas! Tirá-las ou não?

03

TIA 0012-11 Jornalzinho Tia Lea.indd 3 29/09/11 11:29

Page 4: Revista Conviver Nº 1 - Casa da Tia Léa

O Dia das Mães é para a Casa da Tia Léa uma data muito especial, afi nal a nossa escola surgiu do amor de uma mãe (Tia Léa) e se concretiza, a cada dia, através do amor de várias mães que se esforçam para oferecer o melhor a seus fi lhos. Este ano a nossa celebração teve como objetivo promover um momento de intimidade e carinho entre mãe e fi lho. Entre lágrimas e muitos beijos, nossas mamães puderam assistir às apresentações das crianças, brincar com a fantasia e relaxar ao som de Roberto Carlos: “Eu tenho tanto pra te falar, mas com palavras não sei dizer, como é grande o meu amor por você!” A festa culminou com a entrega dos presentes e uma gostosa sorvetada.

De Mãepara Mães

04

TIA 0012-11 Jornalzinho Tia Lea.indd 4 29/09/11 11:29

Page 5: Revista Conviver Nº 1 - Casa da Tia Léa

“A minha intenção era promover mais integração e amizade entre as amiguinhas de minha fi lha (1º ano - Tia Valéria). Então organizei um chá de bonecas, um aniversário, e cada uma tinha que levar sua boneca preferida... quem de nós (mães) já não brincou um dia disso? Só que, nos tempos de hoje, tinha que ser algo bem mais moderno, nada de comidinha de arroz e farofa de biscoito... Então bolei um convite bem legal, junto com Maria Izadora, e convidamos todas as meninas da sala e uma amiguinha especial, que estão juntas a quatro anos (Maria Clara Ximenes), e o resultado foi esse ai, pura alegria, show de chá!”Por: Lena Patrícia, mãe da aluna Maria Izadora, do 1º ano,Unidade 2.

Criança

Chá

faz cada uma

de Bonecas

Mariana Parente Gomes PinheiroInfantil IV Mariana estava no Infantil III estudando os meios de transportes. A tia perguntou a ela que tipo de meio de transporte era o avião. Ela respondeu: - Terrestre e aéreo.A tia perguntou por que ela achava que era terrestre e aéreo. Ela respondeu:- Porque antes dele decolar ele anda na pista e ao aterrissar também.

Ana Luiza Nascimento PinheiroInfantil III – Tia Raissa. Estávamos em uma festa de aniversário e Ana Luiza foi brincar no parquinho com a babá. Quando quis ir a um determinado brinquedo que já tinha uma criança, deu um grito fi no e agudo. A babá falou: “Não grite, Ana Luiza!” Então ela abriu a boca e fi cou apenas fazendo o gesto de grito, já que não podia gritar de verdade!

“O melhor de viver

É a criança poder nascer

E brincar

E ser amado

Ficar observando o mundo crescer

Sempre sabendo

Que grande é a força

De quem fi ca velho

Podendo ainda criança ser.”

SER CRIANÇApor Gabriel EsmeraldoAluno da Tia Gardênia - 3º ano

05

TIA 0012-11 Jornalzinho Tia Lea.indd 5 29/09/11 11:29

Page 6: Revista Conviver Nº 1 - Casa da Tia Léa

Criandoprojeto

Receitas Os alunos do 3º ano das professoras Gardênia e Rebecca Mendes, ao trabalharem o portador textual receita, tiveram a oportunidade de vivenciar, na prática, a elaboração de uma receita juntamente com sua família. Algumas crianças trouxeram o que fi zeram para distribuir com os colegas, e todos socializaram suas experiências demonstrando empolgação.

Também criaram na sala a receita da amizade, levando em conta as características essenciais, a estrutura e o uso adequado da linguagem para esse portador textual.

Por: Gardênia Colaço e Rebecca Mendes – Professoras do 3º ano B/C da Unidade 2.

06

TIA 0012-11 Jornalzinho Tia Lea.indd 6 29/09/11 11:29

Page 7: Revista Conviver Nº 1 - Casa da Tia Léa

Receita da AmizadeIngredientes: 100g de respeito500g de amor 50g de simpatia3 xícaras de amizade4 xícaras de carinho

Modo de fazer: misture na batedeira 500g de amor, 100g de respeito, 50g de simpatia e bata por 50min. Retire do forno e coloque 3 xícaras de amizade e 4 xícaras de carinho. Legal! Você está pronto para ter grandes amizades.

Receita elaborada pelos alunos Lucas, Eduardo e Giulia, da turma do 3º Ano B. Professora Gardênia Colaço. Casa da Tia Léa.

Receita da AmizadeIngredientes:100g de alegria100g de respeito300g de amor3 xícaras de paciência50g de bom humor

Modo de fazer: pegue 100g de alegria e coloque na panela, misture também 100g de respeito. Retire da panela e misture num prato com 300g de amor, 3 xícaras de paciência e 50g de bom humor.Quando estiver pronto você terá um grupo de grandes amigos.

Receita elaborada pelos alunos Theo e Marcelo, da turma do 3º Ano B. Professora Gardênia Colaço. Casa da Tia Léa.

Meu Primeiro Bolo

01

0302

04

As gemas batidas com o açúcar, a manteiga e a casca de laranja ralada.

Misturando o suco de laranja ao creme de gemas.

Batendo as claras em neve.

Massa na forma, pronta para assar.

01

02

03

04

Por: � eo Martins Arruda - 3º Ano.

07

TIA 0012-11 Jornalzinho Tia Lea.indd 7 29/09/11 11:29

Page 8: Revista Conviver Nº 1 - Casa da Tia Léa

Showde Talentos

Louvável a iniciativa do grupo de crianças do 4° ano do Ensino Fundamental (Leticia Clara, Juliana, Ana Clara e Marina) de organizar na escola o show de talentos. Num cartaz exposto na escola durante a semana, as crianças (do 1° ao 5° ano) se inscreveram em diferentes modalidades: música, dança, mágica, desenho, piadas. Cada um apresentou com muita criatividade e espontaneidade seu número artístico, prestigiado pelos pais, funcionários e alunos da escola. Foi de fato um momento rico de aprendizagem: organização, respeito, criatividade, autonomia e descontração. Parabéns a todas as crianças que participaram do evento!Por: Eline de Carvalho

08

TIA 0012-11 Jornalzinho Tia Lea.indd 8 29/09/11 11:29

Page 9: Revista Conviver Nº 1 - Casa da Tia Léa

Confiranossos talentos

09

TIA 0012-11 Jornalzinho Tia Lea.indd 9 29/09/11 11:30

Page 10: Revista Conviver Nº 1 - Casa da Tia Léa

Filme para refl etir:Lixo ExtraordinárioSinopse: Lixo Extraordinário relata a transformação do material descartado em obras que compõem as paredes da alta sociedade carioca. O documentário relata o encontro de Vik Muniz com sete trabalhadores locais que produzem certa interferência na obra do artista brasileiro radicado em Nova York. A maior parte dos diálogos acontece em inglês, exceto as cenas com os moradores do Jardim Gramado.

Por que assistir: Para ampliar a consciência ecológica, rever valores impostos socialmente e perceber o grande poder da criatividade.

Filme para se divertir:RIOSinopse: Blu é uma arara-azul que nasceu no Rio de Janeiro mas, capturada na fl oresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda (Leslie Mann). Um dia, Túlio (Rodrigo Santoro) entra na vida de ambos. Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a Cidade Maravilhosa, onde conhecem Jade (Anne Hathaway). Só que ela é um espírito livre e detesta fi car engaiolada. Quando o casal é capturado por uma quarilha de venda de aves raras, Blu e Jade fi cam presos por uma corrente na pata. É quando precisam unir forças para escapar do cativeiro.

Por que assistir: Porque desperta sentimento de respeito e preservação da natureza, além de trazer uma bela história de amor que nos faz refl etir sobre a importância de vivermos os laços afetivos com liberdade. Apresenta, ainda, belos cenários do Rio de Janeiro, com enfoque na beleza natural e no cotidiano sociocultural da cidade.

Filme para refl etir:Criança, a alma do negócioSinopse: Por que meu fi lho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha fi lha quer mais uma boneca se ela já tem tantas? Por que meu fi lho acha que precisa de mais um tênis? Por que eu comprei maquiagem para minha fi lha se ela só tem cinco anos? Por que eu não consigo dizer não? Ele pede, eu compro, e mesmo assim meu fi lho sempre quer mais. De onde vem este desejo constante de consumo?

O documentário refl ete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes fi cam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada.

Por que assistir: Contundente, ousado e real, este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentrodele e sobre o futuro da infância.

DICA DA VEZ

Dica deFilmes

10

TIA 0012-11 Jornalzinho Tia Lea.indd 10 29/09/11 11:30

Page 11: Revista Conviver Nº 1 - Casa da Tia Léa

DICA DA VEZ

Casa da Tia Léa

KARATÊ =

no campeonato de karatê

saúde + diversão

No dia 21 de maio do ano de 2011, aconteceu no ginásio Paulo Sarasate o Campeonato Open Nacional Verdes Mares, que conta com a participação de nove estados brasileiros. A Casa da Tia Léa marcou presença e fez bonito, sendo muito bem representada por nossos alunos. Ficamos muito felizes em perceber como nossas crianças se esforçaram para fazer o seu melhor e como suas famílias prestigiaram o evento.Por: Ronaldo MendesSetor de Comunicação

RESULTADOS:• Artur Gomes (1º lugar na categoria Tira-fi ta)

• Felipe Alves (2º lugar na categoria Tira-fi ta, competindo com 34 crianças).

• Davi Bruno (3º lugar na categoria Tira-fi ta)

• Gisele Soares de Medeiros (3º lugar na categoria Tira-fi ta)

• João Davi Ivo Ximenes (3º lugar na categoria Tira-fi ta)

Promover uma vida saudável tanto no aspecto físico como no espiritual é a proposta das aulas de karatê para as crianças da Casa da Tia Léa. Há mais de 15 anos, sob a direção da academia de karatê Clube Verdes Mares, esse esporte vem compondo a grade de atividades extras da Casa da Tia Léa, formando cerca de 80 alunos

anualmente e obtendo importantes resultados no desenvolvimento geral das crianças. A Casa da Tia Léa é hoje uma das escolas que mais participam de competições de karatê, e seus alunos já ganharam várias vezes no campeonato Open Nacional Verdes Mares, organizado pela Federação Cearense de Karatê do Estado do Ceará. O mais importante desse esporte são os benefícios para a criança e para o grupo. Confi ra:

Benefícios do karatê

• M a n u t e n ç ã o d a s a ú d e e fortalecimento do físico.

• Estímulo à coragem para enfrentar obstáculos.

• Respeito aos outros, bons costumes em relação ao meio ambiente, equilíbrio, boa postura e respiração correta, que são estimulados pelos

rituais tradicionais.• Incentivo ao aperfeiçoamento pessoal no sentido de tentar vencer os próprios limites, como os do medo, da desconfi ança, da preguiça, da indecisão, etc.

• Empenho e dedicação, exigindo o máximo do corpo e da mente, treinando com paciência e perseverança até fazer desses benefícios um hábito.

• Estabilidade emocional. A situação de luta colabora efi cazmente para sua conquista. Qualquer descontrole de emoções tem imediata repercussão no rendimento e no desempenho. Por isso é preciso dedicar-se com empenho, para conseguir a necessária serenidade.

por: Ronaldo MendesSetor de Comunicação

11

TIA 0012-11 Jornalzinho Tia Lea.indd 11 29/09/11 11:30

Page 12: Revista Conviver Nº 1 - Casa da Tia Léa

Cultura popularprojeto

e lendas

No projeto fixo de cultura popular, escolhemos trabalhar com a riqueza e variedade das histórias folclóricas, visto que estas são integrantes do nosso patrimônio cultural, que vem se perdendo com o passar do tempo. Nesse sentido, pretendemos resgatá-las e torná-las vivas para o acervo cultural das crianças e da humanidade. As lendas possuem uma linguagem rica que instiga a criatividade, desperta a imaginação, além de envolver os valores de um povo, pois foram criadas em um determinado contexto social, fazendo o entrelaçamento entre fantasias e crendices com fatos reais e históricos. Através desse tema, as crianças são estimuladas no processo de construção da leitura e da escrita, de forma lúdica, significativa e prazerosa, valorizando principalmente a criatividade e o interesse pela literatura popular, ampliando assim a bagagem cultural. Com o objetivo de enriquecer ainda mais os nossos estudos, convidamos cada criança para apresentar, junto com a sua família, as lendas. A participação e empenho dos pais contribuiu para instigar ainda mais a curiosidade das crianças e dos adultos da escola.Por: Silene Forte – Professora do Infantil IV B/C.

12

TIA 0012-11 Jornalzinho Tia Lea.indd 12 29/09/11 11:30

Page 13: Revista Conviver Nº 1 - Casa da Tia Léa

Músicaprojeto

e movimento A música estimula o aprendizado e tem o poder de despertar a criatividade e a atividade infantil. Ela auxilia a criança no desenvolvimento de suas potencialidades, ajudando-a a usar o próprio corpo como meio de comunicação e expressão. A partir dela, podem-se alcançar diversos objetivos, como o desenvolvimento da linguagem, da coordenação, da percepção auditiva, rítmica, das orientações temporal e espacial, do equilíbrio e, principalmente, da comunicação. O ritmo das canções induz as crianças ao movimento, a maior atividade cerebral, além de despertar nelas o gosto de cantar, dançar e melhorar ou acelerar o seu desenvolvimento educacional. Através do projeto Música e Movimento, trabalhamos músicas de rotina, cantigas de roda, populares e brinquedos cantados, promovendo momentos de descontração através de vivências musicais e corporais, favorecendo a ampliação da linguagem oral e corporal. Por: Wládia e Grazi – Professoras do Infantil Agrupado da Unidade 2.

13

TIA 0012-11 Jornalzinho Tia Lea.indd 13 29/09/11 11:30

Page 14: Revista Conviver Nº 1 - Casa da Tia Léa

Brincandoprojeto

e cantando

A música está sempre presente em nosso dia a dia. Ela representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para as crianças. Percebendo a alegria e o encanto de nossas crianças nos momentos de musicalização, decidimos desenvolver na turma do Infantil III o Projeto Brincando e Cantando. O trabalho com essa proposta visa, sobretudo, desenvolver a expressão corporal, a oralidade, aguçar a percepção auditiva e a socialização através do manuseio de instrumentos musicais e das brincadeiras cantadas de forma lúdica e prazerosa.

Nesse projeto proporcio- namos às crianças momentos de diversão e descontração, através das atividades com músicas, desenvolvendo a e x p r e s s ã o c o r p o r a l , s o c i a l i z a ç ã o e m a i o r integração do grupo. Uma das novidades do projeto foi a utilização de instrumentos musicais diversos para que as crianças pudessem perceber os diferentes sons por eles produzidos.Professora Ceiça

14

TIA 0012-11 Jornalzinho Tia Lea.indd 14 29/09/11 11:30

Page 15: Revista Conviver Nº 1 - Casa da Tia Léa

Inicialmente, o livro é só um brinquedo. É a presença do adulto, no momento em que a criança inicia seu relacionamento com ele, que levará a descobrir seu verdadeiro sentido e suas múltiplas possibilidades.Graça Maria Fragoso

Berçário II

Despertando o prazer pela leitura

As crianças do

estão se divertindo muito!

É através do lúdico que as crianças descobrem e tentam entender o mundo em que vivem. O brincar, além de prazeroso, possibilita vivenciar papéis, estabelecer relações, criar parcerias, construir vínculos. As crianças do Berçário II, sob o comando das tias Nívea e Cyntia, Val e Janete, estão usando e abusando desse recurso. Confi ram!

As crianças do Berçário I estão descobrindo o prazer da leitura desde cedo! Além de diariamente escutarem histórias e entrarem em contato com diversos livros manuseando-os, semanalmente as crianças levam um para ser explorado em casa junto à família. Esses momentos são registrados por berçaristas e familiares.

Inicialmente, o livro é só um brinquedo. É a presença

15

TIA 0012-11 Jornalzinho Tia Lea.indd 15 29/09/11 11:30

Page 16: Revista Conviver Nº 1 - Casa da Tia Léa

amor e respeitoUma história de

Matéria Especial

pela educação “Chegamos em 2006 a Fortaleza, vindos de Teresina, não conhecíamos a cidade, nem as pessoas. Tudo era novo para nós: nossa casa, o trabalho da minha mãe, a minha escola, nossos vizinhos, os shoppings, os parques, as praias, enfim, estávamos cercados pelo desconhecido! Mas minha mãe tinha certeza que seríamos muito felizes nessa nossa escolha. Uma mudança de vida radical. Primeiramente escolhemos um apartamento bem próximo à Escola Casa da Tia Léa porque tivemos informações de que essa escola seria a ideal para mim. Acolhedora, pequena, amiga e calorosa. E foi exatamente esse sentimento que tivemos desde o primeiro momento, em agosto de 2006, e vem se perpetuando até hoje... Criamos laços de amizade, vínculo, aprendemos com os acertos e com os erros, fazemos críticas construtivas e somos ouvidas, também aprendemos a ouvir quando somos chamadas, nos sentimos importantes na construção diária dessa Escola, que é um território Vivo, Dinâmico e Humano. Então, segundo Paulo Freire: ‘Numa escola assim, vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz’. E a Casa da Tia Léa faz parte de uma história de amor e respeito pela Educação e, em especial, de amor pelas pessoas, que são vistas e reconhecidas como ‘gente’.” Somos gratas por participarmos dessa história, Yana e Lyana Leal.16

Matéria Especial

TIA 0012-11 Jornalzinho Tia Lea.indd 16 29/09/11 11:30

Page 17: Revista Conviver Nº 1 - Casa da Tia Léa

Projeto Conviver:construindo relações saudáveis na escola A partir do cotidiano de situações vivenciadas pelas crianças dentro da escola e de estudos sobre as características comportamentais na faixa etária do ensino fundamental, percebemos serem as difi culdades de convivência um dos problemas mais comuns enfrentados pelas instituições de educação hoje. Nesse sentido, e concebendo a escola como um espaço privilegiado de construção e propagação de valores e comportamentos, foi que, no ano de 2007, o serviço de psicologia, tendo à frente a psicóloga Alice Damasceno e a coordenadora Eline Vasconcelos, criou o Projeto Conviver, com o objetivo de minimizar as difi culdades relacionais e fortalecer os vínculos de amizade, promovendo uma convivência cada vez mais saudável entre as crianças. Com resultados bastante satisfatórios, o projeto atende, atualmente, a todas as turmas de ensino fundamental (do primeiro ao quinto ano), promovendo vivências nas salas de aula, com frequência semanal, nas quais são desenvolvidos debates, discussões

Um lugarpara aprender

Paracrescer

Rafaela Sampaio(Psicóloga)

Rosângela Mendes (Zoca) (Coordenadora Pedagógica)

Fraldas! Tirá-las ou não? Qual o momento certo de retirar as fraldas?Essa é uma inquietação comum aos pais e demais adultos que convivem e participam da educação das crianças. Para tal questão, não há uma resposta exata, pois

a maturação de cada criança é que vai dizer se ela está pronta ou não para essa nova conquista em seu processo de construção da autonomia. Possível é observar a criança e perceber se ela já apresenta algumas habilidades necessárias para iniciar esse processo, como fi car sentada sozinha por cinco a dez minutos, se comunicar, andar, despir sozinha suas roupas e tentar vesti-las. Geralmente por volta dos dois anos a criança já apresenta evolução em seu desenvolvimento sufi ciente para habilitá-la a controlar seus esfíncteres (músculos que controlam a saída da urina e das fezes). Mas atenção! Entre os 18 meses e três anos essa maturação pode acontecer, por isso nada de querer atropelar o ritmo da criança. O m a i s a c e r t a d o é acompanhar, incentivar e vibrar com mais essa conquista.

e dinâmicas que possibil i tam a t roca de exper iênc ias e construções de estratégias para uma melhor convivência consigo próprio e com o outro. As vivências são desenvolvidas pelos estagiários de psicologia, dirigidas pelas psicólogas Alice Damasceno e Rafaela Sampaio, e se caracterizam por instigar a autoavaliação das crianças, a autonomia, o diálogo e o respeito às diferenças.

17

TIA 0012-11 Jornalzinho Tia Lea.indd 17 29/09/11 11:30

Page 18: Revista Conviver Nº 1 - Casa da Tia Léa

E paraser feliz

18

TIA 0012-11 Jornalzinho Tia Lea.indd 18 29/09/11 11:30

Page 19: Revista Conviver Nº 1 - Casa da Tia Léa

19

TIA 0012-11 Jornalzinho Tia Lea.indd 19 29/09/11 11:31

Page 20: Revista Conviver Nº 1 - Casa da Tia Léa

TIA 0012-11 Jornalzinho Tia Lea.indd 20 29/09/11 11:31