revista città - edição 31

72
AMIGAS PARA O BEM VIVER Elas sabem que a jornada será cheia de desafios, porém acreditam que juntas podem transformar a vida de muitas pessoas. Jan/Fev 2012 Ano 06 Edição 31 R$ 10,00 Estilo Próprio com Sophia David Colecionador com Vagner Arrivabeni Saúde S.O.S. Verão

Upload: citta-leitura

Post on 12-Mar-2016

290 views

Category:

Documents


40 download

DESCRIPTION

Março/Abril

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Città - edição 31

AMIGAS PARA O BEM VIVER

Elas sabem que a jornada será cheia de desafios, porém acreditam que juntas podem transformar a vida de muitas pessoas.

Jan/Fev 2012 Ano 06 Edição 31 R$ 10,00 Estilo Próprio

com Sophia David

Colecionador com Vagner

Arrivabeni

SaúdeS.O.S. Verão

Page 2: Revista Città - edição 31

Impulsionados pelo prazer da arte e pela maravilha de tornar real projetos decora-

tivos elaborados para Festas e Eventos de todas as determinações, onde o visual da sua recepção se destaca pela criatividade e

qualidade.Nossa responsabilidade

é encantar e surpreender anfitriões e convidados, sesações que somente

profissionais aptos podem proporcionar aos seus

clientes, o resultado disso: O sucesso do seu evento e

a sua satisfação!

Page 3: Revista Città - edição 31

Agende sua visita: (27) 3721-6179/ 8819-6179Rua Éttore Dalmaschio, 118. Vila Nova - Colatina/ES

Page 4: Revista Città - edição 31

Revista Città0404

06 - Editorial.

08 - Cartas.

10 - Eu leio.

14 - Giro.

28 - Saúde.Mais saúde e disposição pra você.

42 - Comportamento.O ano começou.

44 - Dicas.

46 - + Cultura,por Chris Lehrback.

50 - Palavra de Estilo,por Renan Paiva.

56 - Eu Quero.

58 - Turismo.

64- Falando de bichos.

66- Pra Ver, ler e ouvir.

68 - Pela Cidade,por Zu Campos.

70 - Reticências uma vírgula,por Larissa Pretti.

22 - Saúde.S.O.S. Verão.

54 - Estilo Próprio, com Sophia David.

62 - Colecionador,com Vagner Arrivabeni.

67 - Eu indico,com João Carlos Martinelli Junior.

Na capa Associação Amigas para o Bem Viver.

54

22

62

67

Índice

32

Page 5: Revista Città - edição 31
Page 6: Revista Città - edição 31

EditoraSabrina Cani

JornalistaCristiane TrevizaniES-01377/JP

Diagramação Jefté DiasFubú Ramos

Foto CapaJovander “PITO”

DNa Comunicação e [email protected](27) 3717-0126

EndereçoRua Bartovino Costa, 200Centro - Colatina/ESCEP: 29.700-000

A DNA Comunicação e Arte não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou matérias assinadas. A reprodução do conteúdo original desta revista só será permitida com a autorização da editora ou citação da fonte. Os anúncios publicados e os artigos assinados não refl etem necessaria-mente a opinião da Editora.

Faça sua assinatura:[email protected]

(27) 3717-0126 / 8824-4263

ColunistasChris LehrbackRenan PaivaVanete ArrigoniZu CamposLarissa Pretti

[email protected](27) 3717-0126 / (27) 9976-7044

Produção:

Editora

Revista Città66

Começo

Avida tem sons que pra gente ouvir precisa entender que um amor de verdade, é feito canção, qualquer coisa assim, que tem seu começo, seu meio e seu fi m. A vida tem sons que

pra gente ouvir precisa aprender a começar de novo. É como tocar o mesmo violão e nele compor uma nova canção.” Todo começo tem sua história, seja ela de luta, de alegria, de desafi os ou de apreensão. Em Colatina um grupo de mulheres vem desafi ando suas próprias histórias para iniciar um tra-balho grandioso à frente da Associação Amigas para o Bem Viver. Elas merecem que essa história seja de muita realiza-ção, muita vida, muita determinação e amor. Afi nal, este é um trabalho pra ser feito com o coração, e como o Roupa Nova descreve em sua canção citada acima, elas querem sim, com-por uma nova canção. E tudo está apenas começando. Por falar em começo, parece que agora sim 2012 começou de verdade. Por isso, não fi que mais tempo parado. Mexa--se, exercite-se, cuide da sua saúde e vá em frente. Comece você também a escrever sua história. Está edição da Città está cheia de dicas de como você pode fazer isso. Trazemos a partir dessa edição uma novidade para você leitor, principalmente àqueles que são apaixonados pela cozinha. Dicas, histórias e receitas com Vanete Arrigoni, Cozinheira, Pesquisadora e Pós Graduada em Gastronomia. Aproveite! Afi nal essa é a primeira de muitas edições saborosas de 2012.

Editorial

Page 7: Revista Città - edição 31
Page 8: Revista Città - edição 31

Cartas

[email protected] www.twitter.com/cittaonlinerevista citta revista citta

Que tal ficar por dentro dos acontecimentos de

Colatina e região?Receber dicas de ali-

mentação, turismo, moda e muito mais?

Tels.: (27) 3717-0126 / [email protected]

Faça já sua assinatura e receba conteúdo de qualidade.

r e v i s t a

Sua leitura começa aqui.

CITTÀ NA REDE | Acompanhe o que nossos leitores dizem e pensam sobre a Città através de e-mails e redes sociais.

Participe você também: faça um comentário sobre alguma matéria, nota ou publicação da Revista Città,mande-nos por e-mail ou por um site de relacionamento, e ele pode vir direto pra cá.

Revista Città A Melhor Leitura está de parabéns. Sempre com edições maravilhosas em especial adorei "saiba como aproveitar o passeio com seu cão", pois sou fascinado por essas criaturas de Deus. Foi como uma homenagem ao meu amigo BOB. E não posso deixar de parabenizar também os textos da Larissa Pretti sempre fazendo parte de nossas vidas.

Renato Miguel

Estou encantada com a edição da revista Città A Melhor Leitura, muita beleza, e conteúdo que nos dá prazer ao ler, amei a coleção do meu e nosso amigo Uenisson Zu Campos, invejável, que me encantou com um colorido que só a Coca-Cola tem, que vcs continuem sempre nos propor-cionado as melhores e as mais belas notícias, parabéns a amiga Sabrina Cani, estou muito satisfeita em ser assinante...bjkis.

Maraeliza Penitente

Tenho muito carinho por vocês e sempre tenho muita gratidão pela sua equipe.Sucesso sempre viu, beijos.Glaucia Gaviorno.

Sabrina, a cada edição a revista sur-preende mais... no visual, no cuidado com os detalhes, no conteúdo e na informação. Parabéns a toda equipe pelo belo trabalho!! A gente percebe que foi feito com prazer... e tudo que é feito com amor e dedicação só pode dar óti-mos resultados. Grande abraço a todos.Zuliane Campos Pessin.

Esta edição superou todas as outras. Parabéns!Gabriela Boschetti Tononi.

Chegou a revista. Com vontade de parar tudo para ler.... Gisele Machado.

Città está ótima. Parabéns pra toda equipe. Gerusa Melotti.

Sabrina eu também achei linda.Parabénsssssss.Dany Gobetti Bastos

Sucesso à melhor revista da cidade!!! Que Deus continue capacitando todos os profi ssionais que fazem parte da equi-pe da Città A Melhor Leitura. Parabéns!!!Sabrina Godoy.

Muito sucesso. Que vocês continuem na sabedoria e criatividade para nós leitores termos sempre o melhor. Parabéns! Bettina Richa Monteiro.

Felicidades Città! Continuem sendo essa maravilhosa opção de lazer e in-formação em nossa cidade... parabéns!Feliciana Correa Dos Santos.

Page 9: Revista Città - edição 31
Page 10: Revista Città - edição 31

Foto

Joc

imar

San

tana

Revista Città1010

Eu leio

QUEM Cleuza Andreão da Silva O QUE FAZ Empresária POR QUE LÊ Vale a pena ler a REVISTA CITTÀ, pois contém assuntos desenvolvidos com clareza ao tema. A revista CITTÀ sabe demonstrar isso, equilibrando informações com rapidez e focalizando a atenção do leitor no que realmente importa.

QUEM Audréia Mota França Bravo O QUE FAZ Advogada POR QUE LÊ Porque gosto das reportagens e fi co sempre bem informada e atualizada com as dicas de moda, saúde, bem estar, entre outras.

QUEM João Martinelli O QUE FAZ Coach, Consultor e Pa-lestrante - Gospel Treinamentos e Consultoria POR QUE LÊ Leio a Revista Città porque ela me deixa bem informado dos acontecimentos mais importantes da cidade.

Page 11: Revista Città - edição 31
Page 12: Revista Città - edição 31

Jesus, Meu Deus Humano - Pe. Fábio de Melo

Page 13: Revista Città - edição 31

Jesus, Meu Deus Humano - Pe. Fábio de Melo

Page 14: Revista Città - edição 31

Giro

Revista Città1414

Nos dias 28 e 29 de janeiro, aconteceu no estado a Expo Tattoo Vitória, um evento que reuniu profi s-sionais do Brasil inteiro, apaixonados por esta arte

milenar que é a tatuagem. Realizado no Centro de Conven-ções, o evento pode mostrar as mais novas tecnologias em produtos, materiais e equipamentos destinados à tatua-gem e ao body piercing. Durante a convenção acontece-ram vários eventos; dentre eles o já tradicional concurso de tatuagem que vem acontecendo nas grandes capitais, bem como exposição de fotos, pinturas em tela, livros, revistas, e ofi cina de art fusion com os artistas expositores que reu-nidos em duplas divulgaram o estilo de desenho de cada um, ao vivo para o público presente. O grande vencedor do concurso foi o colatinense Kadu, do Street Arte Tattoo, que levou o primeiro lugar e fez bonito, mostrando seu enorme talento na arte de tatuar o corpo. Kadu é um dos tatuadores mais conhecidos e talentosos do município.A feira foi uma grande oportunidade para que os profi ssionais do ramo ad-quirissem materiais atualizados e devidamente registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que estavam à venda em diferentes estandes, além disso, ser-viu como oportunidade para aqueles que sempre quiseram ter uma tatuagem e/ou piercing, fazerem o procedimento durante o evento.

Carnaval Colatinense se consagrano calendário cultural da cidade.

COLATINA

Colatinense vence concurso de tatuagem na Expo Tattoo Vitória

Emocionante para os colatinenses, e surpreendente para os turistas que vieram assistir ao desfi le das escolas de samba na Avenida Beira-Rio, realizado pela Prefeitura, por meio da Secre-taria Municipal de Cultura. Foi marcado por muita irreverência, dedicação e total envolvimento das comunidades. Este ano a qualidade superou as expectativas, com criações de fantasias, adereços, abadas, carros alegóricos e todos os outros quesitos. Na sexta-feira, para os desfi les dos blocos Ayrton Senna e EQP (Honório Fraga), a Avenida foi lotada por um público que já antecipava que não ia arredar o pé nos dois dias seguintes. No primeiro dia já se percebia a grande expectativa do que estava por vir no sábado e no domingo, quando as nove escolas coloca-ram seus carros alegóricos e integrantes na avenida. Após dois dias de desfi les e uma disputa acirrada a Império de São Silva-no se consagrou vitoriosa contando a história do seu retorno, com samba-enredo “História de uma história”, de André Luis e Vandinho e interpretado por eles e Miraldo. Os cerca de 400 componentes, em diversas alas e cinco carros alegóricos, des-fi laram sob o comando do presidente Carlos Jarjura. A bateria relembrou a então Banda Marcial da Escola Conde de Linhares, com o uniforme tradicional azul, vermelho e branco. A Império de São Silvano recebeu 99,5 pontos dos jurados. A Mocidade Bela Vista (92,5) foi à grande surpresa ao conquistar o segundo lugar (92,5) e a Império do Operário fi cou em terceiro. O Bloco do Bairro Ayrton Senna foi o vencedor da categoria de blocos, conquistando 54,5 pontos. O bloco desfi lou com 200 componen-tes e mostrou o samba-enredo “Uma Saga de desenvolvimento através do social”, de André Luiz Cavalcanti e interpretado por Marinaldo. Para o prefeito, Leonardo Deptulski, O Carnaval é o resgate da autoestima, da alegria e da união da cidade, do mu-nicípio, em torno de uma festa que envolve pessoas de todas as idades, inclusive de muitas crianças.

Page 15: Revista Città - edição 31

Antes

Depois

Ao redor dos olhos que começam a surgir os pri-meiros sinais do tempo:

A pele em excesso e as bolsas que se formam nas pálpebras são sinais deste envelhecimento, conhecidos como "olhos caídos", com expressões tristes e empa-puçados são algumas características des-te envelhecimento, este excesso recebe o nome de Dermatocálaze.As causas da dermatocalaze podem ter diversas causas, como o fumo, o sol em excesso, a idade, a tendência familiar e os edemas recorrentes. "Se alguém da famí-lia, o pai ou avó, por exemplo, tem as pál-pebras caídas, existe tendência do mesmo acontecer com seus descendentes. Outro fator são os edemas que são os olhos in-chados ao acordar, quase todos os dias, como se estivessem de ressaca, também podem ser portadores de dermatocalazeAlém do incômodo estético, também po-dem atrapalhar a visão,criando dano fun-cional, pois em muitos casos, a pele das pálpebras superiores fi cam tão fl ácidas que caem ,atrapalhando o campo de visão e, dependendo da intensidade, a pessoa

tem difi culdades de enxergar, causando cansaço visual e fadiga.Para resolver isto as pessoas recor-rem à blefaroplastia, um procedimen-to cirurgico nas pálpebras destinado a corrigir estes problemas estéticos e funcionais,possibilitando uma melhora ex-terna , além do retardo de envelhecimento. Entretanto, esta cirurgia não removerá os famosos “pés de galinha”,não elimina as olheiras e também não tem a capacidade de elevar as sobrancelhas, sendo neces-sários neste caso a associação de outras técnicas. Problemas de tiróide tal como hipotiroidismo e outras doenças, pessoas que apresentam falta de lágrimas, pressão alta,fumantes, ou outras desordens circu-latórias como doenças cardiovasculares, diabetes e doenças da retina ou glaucoma necessitam maior cautela e inspiram maio-res cuidados ao se submeterem a cirurgia A operação de blefaroplastia é relativamen-te simples, dura em média uma hora e meia e pode ser realizada com uma anestesia local e sedação.O excesso de pele e as bol-sas de gordura são então retirados .As cicatrizes fi cam escondidas sob a prega natural dos olhos e pelos cílios e podem ser disfarçadas com uma maquiagem leve no pós-operatório.

Pálpebra superior caida

Pálpebra inferior caida

Biometria de ImersãoTopografi a de CórneaMicroscopia EspecularPaquimetriaGonioscopiaOCT - Tomografi a de Coerência Optica

Exames Complementares

Tonometria de PascalCampimetriaCurva de PressãoAngiofl uoresceínografi aRetinografi a a cores Lentes de Contato

Copsulotomia a LaserIridotomia a Laser

ProcedimentosCatarataGlaucomaTransplante de CórneaPálpebraAnel Intraestomal

Cirurgias

CORPO CLÍNICO: Dr. Golbery Meira de AlvarengaCRM-ES 5945

Dra. Mariana Nunes Calmon NascimentoCRM 10697

BLEFAROPLASTIA.Cirurgia das palpebras

Resultados

Page 16: Revista Città - edição 31

Giro

Revista Città1616

CRAS realiza aulasde artesanato para gestantes do município.

MARILÂNDIA

NOVA VENÉCIA

O ano letivo na rede de ensino de Nova Venécia vai começar com muitas novidades. Algumas es-

colas da Educação Infantil acabam de re-ceber mobiliário novo e outras também foram contempladas com parques de diversão. Tudo para tornar o ensino mais prazeroso e funcional para a criançada.Na lista das escolas que ganharam novo mobiliário, moderno e colorido, estão a Vera Lúcia Galvão, Odorico Domingos, Maria Caliman Lobo, Antônio Barbosa Sen-na Junior e São Marcos. No interior, as es-colas de Guararema e do Patrimônio do XV.Já os parquinhos foram instalados nas escolas Lar de Fátima, Antônio Barbosa Sena Júnior, Renato Araújo Maia, Maria Rodrigues Leite, anexo Cristalino, Guara-rema e São Cristóvão. E ainda aguardam a montagem dos brinquedos as escolas Maria Caliman Lobo, São Marcos, e anexo Patrimônio do XV.

As futuras mamães do município que realizam o Pré Natal no Programa Saúde da Família, agora contam com mais uma novidade. Além das tradi-cionais palestras que acontecem todos os meses através do Projeto Futuro, desde janeiro estão sen-do oferecidas no CRAS aulas de artesanato para confecção de lembrancinhas de maternidade, sa-patinhos e pintura de fraldas.As aulas são ministradas as quintas feiras, no pe-ríodo matutino e vespertino e as sextas feiras no período matutino, pela ofi cineira de artesanato Manoela do Carmo. As aulas começaram no dia 05 de janeiro e além de ser um momento de lazer e convivência entre as gestantes, é uma constante troca de experiência sobre maternidade.

Escolas com mobília e parquinhos novos.

Page 17: Revista Città - edição 31

FRUTASSeja no verão, seja no inverno,elas são ótimas!Seu consumo diário faz muitobem à saúde, afinal, as frutas são poderosas fontes de vitaminasque o seu corpo necessita!

Vai uma salada de fruta aí?

Page 18: Revista Città - edição 31

Giro

Revista Città1818

Que nutritivo! Alunos terão peixe e iogurte, além de muitas frutas na merenda.

Foi realizado em janeiro uma palestra sobre aleitamento materno e cuidados gerais com o bebê, promovida pela Secretaria Municipal de Saú-de de São Roque do Canaã. O encontro foi realizado nas dependências do projeto Corra Pela Vida.

Mais de 30 mães participamde palestra no município.

LINHARES

SÃO ROQUE DO CANAÃ

Para passar mais informações às participantes, os enfer-meiros Kleyson Mafi oletti e

Amanda Roldi palestraram, e ainda o dentista Fábio José da Silva, parti-cipou falando sobre os cuidados com a saúde bucal para as gestantes.

Para o ano letivo de 2012, o Depar-tamento de Alimentação Escolar da Prefeitura de Linhares continua com o foco na oferta de alimentação com qualidade nutricional e segurança ali-mentar adequada aos alunos da rede municipal de ensino.Seguindo princípios fundamentais da

nutrição e do Programa Nacional de Ali-mentação Escolar (PNAE), a equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Seme) aumentou, neste ano de 2012, a variedade dos produtos - inclusive os orgânicos, que compõem o cardápio alimentar da rede.Por meio dos produtos vindos direto

da agricultura capixaba, foi possível aumentar a oferta de frutas como ba-nana prata e nanica, me-lão, mexerica, além da manutenção da melancia na lista de alimentos.Outra novidade é a inser-ção do iogurte e do peixe no cardápio dos estudan-tes da rede municipal de ensino. Os cardápios nas escolas são previamente

elaborados, utilizando variáveis com as necessidades de cada faixa etária e o tempo que o aluno permanece na escola. Para os Centros Municipais de Educa-ção Infantil, há cardápios adaptados, exclusivamente, para as crianças me-nores de um ano, nos quais se prevê restrições, regulamentadas pela So-ciedade Brasileira de Pediatria (SBP), de itens como banana, leite, peixe, entre outros gêneros considerados "alergênicos". Para os demais grupos da educação infantil, o cardápio é di-ferenciado.A partir desses padrões, há ainda os cardápios e/ou orientações específi -cas para alimentação dos alunos com necessidades alimentares especiais, quer seja por intolerância, alergias ou restrições, como é o caso da diabete.

“Mamãe da Hora” O projeto “Mamãe da Hora” funciona em São Roque do Canaã desde 2010. A proposta do projeto é implementar ações de Saúde da Mulher na Atenção Básica desde o pré--natal até o parto, com o intuito de diminuir a mortalidade infantil e ofertar um pré-natal de qualidade para as gestantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Anualmente mais de 90 gestantes partici-pam do projeto onde são realizados ciclos de palestras onde são abordados temas como “A importância do Pré-natal”; “Cuidados com as mamas”; “Imunização e Teste do Pezinho”; “Tabagismo e Alcoolismo na gestação”; “Dro-gas e Medicamentos na gestação”; “Incentivo ao aleitamento materno exclusivo”; “Cuida-dos com o recém-nascido” entre outros.As gestantes que estão com o pré-natal em dia, com no mínimo sete consultas registra-das no cartão da gestante são contempladas com um kit para o recém-nascido contendo diversos itens para os cuidados com o bebê.

Cada participante com oito meses ou mais de gestação recebeu um kit com produtos para o uso no bebê e ainda uma camiseta do projeto. Todas com-partilharam de um momento de con-fraternização, com um delicioso café da manhã.

Page 19: Revista Città - edição 31

Há quatro meses eu e minha esposa fi zemos uma consulta com a nutricionista Dra. Marilza Albane com o intuito de emagrecer e fazer uma

reeducação alimentar. Pensei que seria muito difícil alcançar a meta de perder 15 kg e minha esposa 5 kg. Porém, com o passar do tempo verifi camos que seguindo as orientações da Dra Marilza seria fácil atin-girmos este objetivo, pois nos alimentávamos bem, não sentíamos fome, e além de emagrecermos passa-mos a ter uma vida mais saudável. Hoje já perdi 17 kg, ou seja, superei a meta estabelecida, e minha esposa conseguiu emagrecer os 5 kg que desejava. Recomen-do a todos que desejam emagrecer e ter uma vida mais saudável que procurem um nutricionista, como nós procuramos a Dra Marilza, pois este profi ssional irá fornecer as orientações adequadas para perder peso de forma saudável e com uma dieta equilibrada."

Patrícia Soares Furno Fontes e Alexandre Gomes Fontes.

A Nutricionista Marilza Albane atua com Reeducação Alimen-tar há 15 anos. Nessa trajetória, a profi ssional vem ajudando pessoas a viverem com mais qualidade de vida e, o que é mais importante, melhorando sua autoestima, fator indispensável para um dia a dia saudável. Marilza atende individualmente ou em grupo e afi rma que é possível unir amor e sabor à balança.

REEDUCAÇÃO ALIMENTARINDIVIDUAL E EM GRUPO

27 9977-2816

Page 20: Revista Città - edição 31

O MÉTODO PILATES também cha-mado de “exercício pensante” é uma forma de atividade física que utiliza molas, cintas e bolas asso-ciadas a aparelhos específicos, este método foi criado na 1ª Guer-ra pelo alemão Joseph Pilates que buscou uma forma de melhorar o condicionamento físico dos prisio-neiros da Guerra. Felizmente Jose-ph pôde observar que os exercícios criados por ele trouxeram excelen-tes resultados para os praticantes do método. Com o fim da 1ª Guer-ra, o estudioso aperfeiçoou o mé-todo e os equipamentos difundindo para o mundo a sua maior e me-lhor criação: o MÉTODO PILATES.Infelizmente, ao longo dos anos a metodologia original vem sendo modificada indiscriminadamente, o que resulta na perda da filosofia do seu criador. Aqui o Método Pilates é aplicado individualmente, permi-tindo uma atenção direcionada a cada paciente, possibilitando um

Dra. Grazieli Vervloet PonchaEspecialista em Pilates Original e Moderno pela Associação Brasileira de Pilates. CREFITO 79493-F

PILATES

tratamento seguro e de resultado. Os benefícios do Pilates são mui-tos, mas gosto de destacar a me-lhora da capacidade respiratória o que interfere diretamente no con-trole da ansiedade e do estresse, correção da má postura, ganho de flexibilidade e força muscular o que reduz dores crônicas e o risco de lesões, melhora na coordena-ção motora e no equilíbrio, atua na composição corporal pois to-nifica a musculatura eficazmente, enfim posso afirmar que o Pilates é uma atividade física comple-ta, podendo ser aplicado tanto na reabilitação de um paciente como na área fitness quando o paciente/cliente buscar uma me-lhor qualidade de vida através do condicionamento físico e mental.O Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa a partir de 8 anos de idade, salvo restri-ções médicas, é um método in-dolor e de grandes resultados!

Page 21: Revista Città - edição 31

Cel. (27) 9870-8962 - Rua Cassiano Castelo, 151 - Sl 103Ed. Brunório Serafini – Centro – Colatina/ES - (Em frente à Dadalto)

“ Os benefícios do Pilates só dependem da execuçãodos exercícios. As instruções devem ser seguidas com fidelidade”.

Joseph Pilates

Page 22: Revista Città - edição 31

Saúde

Page 23: Revista Città - edição 31

Revista Città 2323

AO verão é uma delícia. Sol, praias, diversão e muita agitação. Uma temporada onde as pes-

soas aproveitam para viajar, se bron-zear e se divertir. Mas, por causa do calor os cabelos, pele e todo o corpo ficam mais ressecados e pedem cui-dados especiais. A procura pelos cuidados geralmen-te acontece no período pós praia. Segundo a Dermato-Funcional, Dr� Tatiani Lemos, a busca por tratamen-tos estéticos cresce significativa-mente no retorno das férias. Dentre os tratamentos de recuperação mais procurados estão os peelings a base de ácidos, as sessões de drenagem linfática facial associadas às másca-ras específicas e o uso do laser N.I.R, que servem para reidratar a pele. E para quem acha que filtro solar é apenas produto de verão, engana--se, ele continua sendo item obri-gatório e indispensável em todas as estações do ano, principalmente no verão. O excesso de sol pode levar ao câncer de pele e ao foto-envelhe-cimento, formando rugas e manchas na pele. Por isso, aquela velha dica de horários propícios de exposição ao sol continua valendo: até as 10h

SOS

VERÃO

e após as 15h.Quanto aos cabelos, ninguém duvi-da que o verão seja a estação que mais danifica os fios. As condições climáticas, como o sol e o calor, são extremamente prejudiciais à saúde das madeixas. Por isso Dika Alves, do Studio Dika, recomenda o uso de cremes com protetor solar e bonés quando for expor o cabelo ao sol, cloro de piscina, vento, areia e sal de mar, que são inimigos dos fios. Os mais prejudicados são os que sofre-ram alguma reação química, como tintura, mechas e permanentes.Outra dica importante é quanto ao acumulo de resíduos, por isso evite deixar o cabelo secar com a água do mar nos fios. Se quando sair do mar não houver chuveiro por perto, jogue água mineral e para evitar que fiquem quebradiços, não os prenda molhados. Tendo estas considerações em vista, fica muito mais fácil e gostoso curtir o verão e aproveitar o melhor do sol. Prevenção e cuidados são as melho-res soluções para garantir o sucesso do seu verão e principalmente o que vai ficar após esse período, por isso confira a dica das duas profissionais e aproveite para ficar linda, o ano inteiro!

Page 24: Revista Città - edição 31
Page 25: Revista Città - edição 31

Revista Città 2525

SHAMPOO Usar shampoos menos agressivos, que são adequados para uso frequente. Esses produtos têm pH neutro e não retiram muito a camada de proteção do couro cabeludo, responsável pela força, brilho e maciez dos fi os.Também é muito importante usar leave-in, aquele produto que passa-mos após terminar a lavagem dos fi os, com fi ltro solar.

COSMÉTICOS Cosméticos com fi ltro solar também costumam ter em sua fórmula um derivado de silicone, que protege as ma-deixas dos danos causados pelo sal da água do mar e do cloro da piscina.

SECADORAproveite o verão para evitar o uso de secadores e assim dar um descanso para seus fi os. Se isso não for possível, não se esqueça de usar protetores térmicos antes de iniciar a secagem. Eles minimizam os efeitos do calor sobre o cabelo.

ÁGUA FRIAOutra boa dica é usar água fria na hora de lavar os fi os. Isso faz com que o couro cabeludo não produza tanto sebo, e os cabelos fi cam mais soltos.

ALIMENTAÇÃOE para fi nalizar, tenha uma boa alimentação. Opte por alimentos alaran-jados, como tomate, cenoura, etc.. Eles dão mais força ao fi o. Logo, uma alimentação saudável fará nossos cabelos mais saudáveis e bonitos.

O verão é a estação que exige que cuidemos muito mais dos cabelos. A exposição ao sol, vento, poluição, água do mar, cloro, etc., fatores que muitas vezes acontecem juntos, repre-sentam danos aos cabelos. E sempre surge aquela dúvida de como tratar as madeixas nesse período, cuidados bási-cos são necessários, conheça alguns deles.

Dika AlvesCabeleireira

CPR:( SENSCIENCE)

Cauterização:(L’ÓREAL)

Injeção Molecular:(L’ÓREAL)

Leave-in:( SCHWARZKOPF Linha Sun Guardian)

Protetor térmico:(L’ÓREAL Thermo Repair)

Inner Restore:L’ÓREAL Absolut Repair)

Tratamentos diários: ( KEUNE Óleo de Argan, SENSCIENCE

Muito importante também antes e depois do verão, são os tratamentos de reconstrução capilar, como: CPR, Injeção Molecular, Cauteri-zação e Hidratações semanais que fecham a cutícula do cabelo. Confi ra alguns dos melhores produtos:

STUDIO DIKA ALVESRua Santa Maria, 370Centro - Colatina/ES(27) 3722-3923www.studiodikaalves.com.br

Page 26: Revista Città - edição 31

Revista Città2626

LEUCODERMIACaracterizada por pequenas manchas brancas comumente encontradas nos braços e pernas, a leucodermia é uma lesão causada pela ação acumula-tiva da radiação solar, provocando alterações nos melanócitos (células responsáveis pela pigmentação).É importante o uso de fotoprotetores sempre que se expor ao sol, evitando assim, o surgimento de novas lesões. Para as marcas já existentes, um dos únicos tratamentos efi cazes é a microdermopigmentação paramédi-ca, um procedimento que promove uma microinfl amação estimulando novamente a melanina nestes pontos e que necessita de manutenção a cada 3 anos.

OLHEIRASSão causadas pelo excesso de vasos sanguíneos sob a pele nas pálpebras inferiores e, também, pela alta con-centração de melanina que é estimu-lada ainda mais pela radiação solar. Clarear as olheiras defi nitivamente não é possível, mas elas podem ser suavizadas.O tratamento consiste na combinação de recursos como peelings químicos superfi cias, carboxiterapia, luz intensa pulsada e laserterapia, considerados os melhores recursos para o trata-mento das tão incômodas olheiras.Em casa, o ideal é hidratar a área dos olhos com ativos como a vitamina k, arbutin ou ginkgo biloba, fazendo mas-sagens para estimular a circulação do sangue. Outra opção são as com-pressas geladas de chá de camomila, que promovem uma vasoconstrição, atenuando-as.

MANCHAS E SARDASAs causas podem ser do uso via oral de anticoncepcionais e alterações hormo-nais, além da genética que também pode infl uir. Mas todas elas têm um aspecto em comum: A radiação solar é um fator preponderante para o seu surgimento.O primeiro passo é a avaliação minuciosa da pele em um equipamento de raio x de pele capaz de localizar a profundidade em que a mancha se apresenta, desde a epiderme até a derme.Para combater é possível recorrer a Peelings Químicos, superfi ciais a médios. Outras alternativas são os Peelings Físicos como a Microdermoabrasão ou Pee-ling de Cristal, e o Laser Fracionado ou a Luz Intensa Pulsada, que nos casos de sardas pode eliminá-las em até 100%. Vale lembrar que para o sucesso do controle da hiperpigmentação são necessá-rios cuidados básicos, como o uso do fi ltro solar diariamente e dos cosmeceuti-cos orientados.

HIDRATAÇÃO Após a temporada de calor é comum a desidratação da pele, pois o sol faz com que as células da superfície descamem, intensifi cando o resseca-mento e favorecendo a aspereza e o aspecto envelhecido.Para atenuar essas marcas é reco-mendado o uso de produtos com ativos como uréia, semente de uva e ácido hialurônico, que retêm o líquido dentro das células mantendo-as hi-dratadas por mais tempo. No entanto, é importante escolher o produto adequado ao tipo de pele, evitando o desenvolvimento da acne, alergia ou excesso de oleosidade.Para uma recuperação mais rápida podem ser realizados peelings a base de ácido fítico, kójico e retinol que melhoram o viço da pele e, também, sessões de drenagem linfática facial associadas à máscaras específi cas que têm a fi nalidade de repor o líquido nas camadas mais profundas. O resul-tado após 3 dias é uma pele luminosa. Para a recuperação das rugas e da sustentação da pele nada melhor do que a radiofrequência e o laser N.I.R, que contraem e compactam as fi bras de colágeno e elastina, promovendo uma pele mais fi rme.

O verão é uma delícia, mas as marcas deixadas muitas vezes são difíceis de apagar. A cútis manchada, desidratada e mais grossa é quase sempre resultado da exposição solar.A combinação de hábitos de vida, com a cosmeceutica e os modernos recursos dos trata-mentos estéticos é a melhor receita para recuperar os danos provocados pelo sol.

Drª Tatiani LemosDermato-Funcional - CREFITO 77546

Page 27: Revista Città - edição 31

Revista Città 2727

CUIDADOSCORPORAISDevido ao calor do verão é comum a retenção de líquido, comprome-tendo a circulação e gerando um maior acúmulo de toxinas. O cuidado começa com a maior ingestão de líqui-do, redução do sal na alimentação e atividade física.Como recurso estético podemos explorar desde a tradicional drenagem linfática até técnicas mais profundas, como a Bambuterapia e Endermologia que são capazes de diminuir o incha-ço reduzindo, naturalmente, medidas, o peso corporal e também a celulite. Se a pele do corpo estiver grossa, ás-pera e com coloração irregular, como se estivesse manchada, a gomage en-zimática é uma ótima alternativa, pois remove as células mortas deixando a pele sedosa e favorecendo o clare-amento de áreas como os joelhos e cotovelos.Uma boa receita é misturar três colheres de sopa de sal marinho com seis colheres de óleo de amêndoas, aplicar no corpo com movimentos circulares e retirar com um banho.Em seguida é importante a aplicação de um hidratante.

MÃOS, BRAÇOS E COLOAssim como o rosto, estas áreas merecem o uso de fotoprotetores e antiaging o ano todo, pois são regiões expostas que sofrem com a radiação solar e, no período do verão, apresentam o envelheci-mento e a hiperpigmentação de forma mais acentuada.No dorso das mãos são comuns as melanoses solares, manchas geralmente pequenas de coloração castanha. Para seu tratamento são indicadas sessões de Luz Intensa Pulsada, dermoabrasão e pe-elings químicos. Desde que a técnica seja bem empregada, oferece ótimos resultados.Para melhorar a textura e rejuvenescer mãos e colo podem ser realizadas as aplicações de Carboxiterapia, Laser Fracionado e o Peeling de Cristal, que estimulam a formação de um novo colágeno.

Drª TATIANI LEMOSRua Guerino Menegatti, 300São Silvano - Colatina/ES(27) 3711-9207www.tatianilemos.com.br

Page 28: Revista Città - edição 31

Saúde

Revista Città2828

MaisSAÚDE e

DISPOSIÇÃO pra VOCÊNO INÍCIO DO ANO NORMALMENTE, AS

PESSOAS TÊM PLANOS, EXPECTATIVAS,

DESEJOS, METAS E PROMESSAS. MAS

PARA REALIZAR TUDO ISSO É PRECISO

ENERGIA, SERENIDADE, FOCO E BOM HU-

MOR, E ISSO VOCÊ GARANTE COLOCAN-

DO OS ALIMENTOS CERTOS NO PRATO.

UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA E COM

ALGUNS INGREDIENTES CHAVES, É CAPAZ

DE TRANSFORMAR SUA VIDA E GARAN-

TIR UMA DOSE EXTRA DE DISPOSIÇÃO.

CONFIRA AS DICAS.

Page 29: Revista Città - edição 31
Page 30: Revista Città - edição 31

Saúde

Revista Città3030

Quer começar a ano com menos peso, ou correndo atrás do prejuízo? Ao invés de fazer dietas malucas ou radicais, busque um equilíbrio, escolha itens que reduzam a retenção de liquido e que dão uma afi nada na silhueta. Exemplo: ingredientes termogênicos como a salsinha e o óleo de coco, aceleram o metabolismo, e os diuréticos, bem representados pelo morango, maçã, melancia, kiwi e melão, apre-sentam alto teor de fi bras e ajudam a eliminar excessos de líquidos e toxinas do organismo. A lentilha é outra boa aliada nessa missão: seu baixo índice glicêmi-co diminui a liberação de insulina responsável por armazenar gordura na barriga. Outra dica é o consumo do abacate, que apesar de ser calórico, ele contém um fi toquímico chamado beta-sitosterol que regula os níveis de cortisol (responsável pelo aumento de gordura abdominal). Uma colher de sopa por dia ajuda a queimar os indesejados pneuzinhos.

Mais leve

MangaGraças ao seu alto teor de fi bra, a manga também ajuda na nor-malização do sistema intestinal. A manga brasileira quando madura é rica em vitamina A. Sua polpa é digestiva e ligeiramente laxante, além disso, é recomendada con-tra resfriados, pois contém uma quantidade razoável de vitaminas B e C, sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, cobre e magnésio.

Carboidratos complexos e grãos integrais como aveia, granola e arroz integral, são fundamentais, já que aumentam a sensação de saciedade e ainda fornecem energia. Para quem pretende fi -car mais ligado, o gengibre é um ingrediente que age como esti-mulante e é rico em magnésio, selênio e zinco, e vitaminas A, B3, B6 e C. Peixes como sardinha, ca-vala e bacalhau fresco são ricos em selênio e zinco que turbinam a atividade cerebral, amenizando as ondas de cansaço.

Composição nutricional de15g da Semente de Linhaça:

•Valor calórico 43Kcal •Carboidratos 1g•Proteínas 2g •Gorduras totais 3g•Gorduras Saturadas 0g • Gorduras Trans 0g•Fibra alimentar 3g •Ômega-3 58%•Ômega-6 16% •Sódio 7,8mg

Maisdisposto

Alimentos também são fortes aliados no controle das emoções. O potássio encontrado no melão e na manga regula a atividade neuromuscular, melhorando o ânimo. Uma co-lher por dia de linhaça moída, rica em ômega 3, ajuda a equilibrar os hormônios. Uma porção de macarrão não atrapalha a dieta e eleva os níveis de serotonina, neurotrans-missor responsável pela sensação de relaxamento. Alimentos como os probióticos (conhecidos como bactérias do bem), também são recomendados, eles equilibram a fl ora intestinal, o que é necessário para a absorção dos nutrientes.

Mais equilibrado

Page 31: Revista Città - edição 31

Revista Città 3131

Menos ansioso

Uma dieta livre de alimentos pro-cessados, com pouca gordura satu-rada e elevada taxa glicêmica, pode ser muito saudável para o cérebro. O ideal são alimentos que contém substancias que facilitam as sinap-ses, comunicação de um neurônio com o outro. Os nutrientes essen-ciais para isso são as vitaminas do

Para os ansiosos especialistas dão a dica: A in-gestão do triponafo, por exemplo, traz bem estar e conforto e pode ser encontrado em alimentos como grão de bico, brócolis, banana e tâmara. Aposte também em nozes e castanhas: fontes de ômega 3 e 6 - as chamadas gorduras boas.

Mais bonito

Mais focado

Uma coisa é fato: a verdadeira beleza vem de dentro para fora! Então é hora de colocar esse conhecimento em prática. As proteínas encon-tradas no frango orgânico, por exemplo, são essenciais para o crescimento e renovação da pele. A vitamina C da laranja também auxilia na produção de colágeno e ajuda a neutralizar os radicais livres deixando as paredes dos vasos sanguíneos da pele mais irrigadas e oxigena-das; e a vitamina A presente no mamão, na abóbora e na cenoura é importante para a colo-ração saudável da pele. Outro amigo da pele é o ovo. A albumina da clara auxilia na sustentação e a vitamina D presente na gema protege e for-talece esse órgão.

complexo B, especialmente B6, B9, B12 encontradas em cereais integrais e vege-tais escuros. Outro nutrien-te que favorece a agilidade cerebral é, mais uma vez o ácido graxo ômega 3, en-contrado no salmão e nas oleaginosas. O chá verde é também uma ótima ferra-menta para o bom funciona-mento do cérebro.

Indicações terapêuticas da noz: Litíases urinárias; Antídoto de vene-nos e intoxicações; Fadiga cerebral e nervosa; Anemia; Parasitoses in-testinais; Dermatoses; Tuberculose; Raquitismo e atraso de crescimento; Zumbidos de ouvidos e Impotência.

Composição nutricional da laranja (por 100g):Caloria 42Hidrato de Carbono 8,5gGordura 0,6gProteínas 0,7gVitamina C 60mg

Page 32: Revista Città - edição 31

Capa

Fotos Jovander Pito

Page 33: Revista Città - edição 31

Mulheres, mães, irmãs e amigas. Pessoas comuns que querem e podem, sim, fazer a diferença. Amar para elas é acreditar em Deus e crer que somente Ele pode realizar o impossível. Amar para essas mulheres é cuidar do outro, é olhar o outro como al-guém que é cheio de possibilidades. Assim nasceu a “Associação Amigas para o Bem Viver”. Elas sabem que a jornada será cheia de desafios, porém acreditam que juntas po-dem transformar a vida de muitas pessoas. Conheça mais sobre essa história de fé, de-terminação e amor ao próximo.

Page 34: Revista Città - edição 31

Capa

Dia 4 de fevereiro comemora-se o Dia Mun-dial da Luta Contra o Câncer, uma doença que assusta e que cresce a cada ano no Brasil e no mundo. Estimativas lançadas

pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva) para o biênio 2012/2013 estabelecem cerca de 520 mil novos casos da doença para o ano de 2012. A informação faz parte da publicação Estimativa 2012 – Incidência de Câncer no Brasil, que o Institu-to lançou no final do ano de 2011, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado no dia 27 de novembro. Foram introduzidas algumas novidades, pois sete novas localizações de câncer entraram no ranking dos tumores mais frequentes do País.Esse estudo feito pelo INCA evidencia os tipos de cân-cer mais incidentes nas regiões brasileiras, como de pele não melanoma, próstata, mama e pulmão. As sete novas localizações de tumores são bexiga, ovário, ti-reoide (nas mulheres), sistema nervoso central, colo de útero, laringe (nos homens) e linfoma não Hodgkin, os dois últimos muito noticiados recentemente por terem acometido, respectivamente, o ex-presidente Lula, o ator Reynaldo Gianecchini e a presidente Dilma Rousseff. Como são pessoas muito conhecidas, isso fez com que todo o país refletisse mais acerca desse tema tão relevante. Além dos exemplos dos famosos, o médico que os acompanha, o oncologista Paulo Hoff que dirige o Insti-tuto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), tomou uma iniciativa que pode ser o inicio da luta contra a doença: A conscientização e o conhecimento sobre o tema. Paulo desenvolveu uma ação, onde reuniu cerca de 80 médicos e foram ate as salas de aula para pales-trar a alunos do ensino médio sobre a doença. Aproximadamente 24 mil estudantes receberam as in-formações mais confiáveis sobre prevenção e tiveram a chance de desconstruir muitos mitos. Um dos objeti-vos da ação é treinar professores de ciências para que o tema seja incluído na grade curricular das escolas. A impressão de que o câncer se tornou uma doença mais comum é uma realidade. O assunto saúde tornou-se tão preocupante, que até a Igreja Católica propõe como tema da Campanha des-te ano: “A fraterni¬dade e a Saúde Pública”, e com o lema: Que a saúde se difunda sobre a terra (cf. Eclo 38,8). Segundo o texto base divulgado pela CNBB, a campanha “deseja assim, sensibilizar a todos sobre a dura realidade de pessoas que não têm acesso à assis-tência de Saú¬de Pública condizente com suas neces-sidades e dignidade” visando melhorar as condições do atendimento da área de saúde do país.Por isso, quando se fala em saúde, prevenir ainda é o melhor remédio! Nos casos de câncer, na maioria das

vezes, quando a doença é descoberta, já está em sua fase final de desenvolvimento, e isso é só o início da luta. O dano na maioria das vezes começou lá atrás, na juventude. Num tempo em que as pessoas se sentem livres, intocáveis e acham desnecessários os cuidados com a saúde. Segundo dados, um sujeito de 50 anos pode ter um câncer de pulmão por causa de um carci-nógeno que inalou quando tinha 20 anos e fumava. É claro que pessoas de qualquer idade devem se cuidar, mas para ganhar o jogo de verdade é preciso ter bons hábitos sempre. E isso inclui um trabalho que possui três pontas: a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento, e para que tal aconteça de fato, é preciso que toda a população tenha acesso à saúde.É necessário lembrar que prevenir significa mudar há-bitos de vida, tais como adotar uma dieta rica em fi-bras, frutas, vegetais em geral, evitar carboidratos refi-nados em excesso, preferir comer sempre carnes com pouca gordura, sem se esquecer de praticar também alguma atividade física regular.No estado do Espírito Santo o trabalho de prevenção é realizado através da AFECC (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer) no Hospital San-ta Rita em Vitória, que aderiu ao movimento realizado anualmente em todo o mundo conhecido como Outu-bro Rosa. O movimento tem como objetivo ampliar a difusão da informação e reduzir o tempo entre o diag-nóstico e o início do tratamento da doença, além de unir esforços em prol de uma política nacional contra o câncer.Além de chamar a atenção em todo o mundo com a iluminação de monumentos históricos e edificações na cor rosa a ação despertou em um grupo de mulhe-res colatinenses o desejo de ajudar na prevenção e na luta contra a doença. Amor e caridade foram os mo-tivos para o surgimento da “Associação Amigas Para o Bem Viver”, que é um grupo de amigas que realiza um trabalho voluntário de divulgação e disseminação de informações sobre o câncer. Com esforço e muito trabalho essas mulheres superpoderosas têm vencido desafios importantes, entre eles a falta de verbas para uma maior divulgação das ações, mas tem colhido bons resultados.Apesar de ser um tema doloroso e complexo as inte-grantes não entraram enganadas nessa luta e fizeram desse fato complexo uma motivação ainda maior para continuar ajudando a quem precisa. Para o ano de 2012 diversas ações estão previstas, entre elas a reali-zação da 2ª edição do Outubro Rosa, onde a Associa-ção pretende desenvolver palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer e envolver cada vez mais “agentes de combate” a esse mal que causa tan-tas mortes anualmente em todo o mundo.

Page 35: Revista Città - edição 31

A beleza do ser humano estar na diver-sidade de poder fazer o bem não impor-tando a quem e colocando a serviço da humanidade.

Glaucia GaviornoEsteticista

A ideia surgiu através da minha cunhada Ediléia, pela necessidade de conscientizar as pessoas referente o nº alarmante de ca-sos de câncer e a importância de estarmos fazendo a prevenção. Abracei a causa por AMOR, porque acredito que juntas possamos fazer algo em beneficio do pró-ximo. É através de pequenos gestos que as coisas grandiosas acontecem. Obriga-da as amigas que acreditaram e fazem parte do grupo e acima de tudo, obrigada Senhor pela oportunidade de crescimento.

Glória da Silva BatistaGerente Administrativo e Financeiro

Sempre achei que faria algo realmente importante na minha vida. Algo que me desse orgulho de mim mesma e uma evo-lução espiritual. Há algum tempo adotei uma filosofia de vida e comecei a doar o dom que DEUS me deu para ajudar ao próximo. Assim, conheci a Glória que já estava no projeto de “Prevenção do Cân-cer” e através dela conheci outras amigas, que unidas estamos realizando um sonho. Agradeço a DEUS por nos dar essa opor-tunidade de além de ajudar ao próximo, nos fazer crescer como pessoas!.

Alethea Aparecida MartinsCirurgiã Dentista

Page 36: Revista Città - edição 31

Capa

Descobri ao me envolver neste projeto, uma forma maravilhosa de ajudar pessoas, e com isto dar minha pequena contribuição na construção de um mundo me-lhor e uma sociedade mais infor-mada e justa. Além de fazer uma terapia deliciosa com pessoas dotadas de um enorme senso cristão, de responsabilidade so-cial e amor ao próximo. Pessoas estas, que fazem a gente acre-ditar que, apesar dos afazeres diários e responsabilidades, só crescemos e evoluímos quando nos disponibilizamos a dedicar um pouquinho do nosso tempo para melhorar, de alguma for-ma, a vida de alguém.Existe coisa melhor? Junte-se a nós!

Paula Guedes FontesPedagoga

Meu trabalho me realiza. Atra-vés da TV, semanalmente entro na casa das pessoas mostrando festas e novidades bacanas, e nada melhor do que poder usar minha imagem para, também, alertar sobre saúde, bem estar e qualidade de vida. Fazer parte de um grupo de pessoas do bem e dispostas a fazer o bem é outra forte razão para eu apoiar e di-vulgar essa idéia que, certamen-te, já é realidade e ação.Queremos fazer com que as mulheres – filhas, mães, alunas, empresárias ou donas de casa – prestem atenção no seu corpo e garantam saúde e vida longa. Vida longa e feliz!

Larissa Pretti Apresentadora de TV

As pessoas não se encontram por acaso! E não foi por aca-so, que Deus uniu nosso grupo, nesta causa tão nobre! Quan-do refletimos sobre o assunto ou olhamos para o lado e ve-mos pessoas queridas, sofrendo com essa doença, o mínimo que podemos fazer é contribuir de alguma forma. Eu, como comu-nicadora, contribuo informando, divulgando e também vestindo a camisa contra o Câncer de for-ma em geral. Não conhecemos nosso futuro, mais sabemos que ele pode ser muito mais feliz, se lutarmos juntos contra qualquer mal, que possa nos atingir! JUN-TOS, SEMPRE SEREMOS MAIS!

Elisangela Ramos Apresentadora de TV

Faço por ti o que um dia poderás fazer por mim.Entrei nesta luta por ser uma cau-sa nobre e desafiadora, sei que esta ação ajudará não somente ao câncer de mama, mas ele em geral.É uma questão de alerta à sobre-vivência e sendo assim; um diag-nóstico precoce poderá salvar vidas e esta é a maior prova de amor ao próximo.

Mara Elizabete Penitente PoleseComerciante

Page 37: Revista Città - edição 31

A maior arma contra o câncer ainda é a prevenção, e, nesse caso, a informação correta é imprescindível. Esse é um dos motivos pelos quais entrei para esse grupo, exatamente para es-tar sempre buscando promover ações nesse sentido. Espero que com esse trabalho muitas mulhe-res consigam detectar a doença no início e combatê-la mais facil-mente. Enquanto a cura definiti-va não vem, é importante fazer a detecção precoce. O trabalho voluntário nos dá uma satisfação muito grande, pois através dele podemos servir ao próximo e a Deus. E que venham mais causas nobres como essa."

Ediléia Pereira Analista Judiciário

Nasci em 1964, ano da revo-lução e depois de muito tempo entendi que era preciso nascer de novo. “Toda manhã é dia de nascer de novo”. Então desejar e conseguir fazer a diferença em um mundo onde as pessoas nem sempre respondem “Bom Dia”, em que um simples sorriso é ca-paz de amenizar sofrimentos e fazer brotar esperanças, em que a fé em Deus te transforma em um ser humano melhor, em que apesar dos desafios do dia a dia você continua tendo valentia su-ficiente para não abrir mão de ser feliz e de alguma forma fazer algo de bom para o próximo é o que realmente importa na vida. Assim você vai descobrindo que as melhores coisas são de graça: amor, caridade, abraços, sorri-sos, amigos, beijos e família.

Ana da Silva BatistaGerente Administrativo

Meu contato com o Outubro Rosa começou ao adquirir camiseta e boné da Campanha numa barra-ca localizada no calçadão prin-cipal da cidade. A partir daque-le momento passei a ajudá-las informalmente, da maneira que pude. Semanas depois recebi o convite formal para juntar forças ao grupo e ajudá-las na Ação Comunitária que estava prestes a acontecer. Senti-me lisonjeada pelo convite, e de dentro de mim o mesmo era traduzido como um chamado de Deus para continua-ção de uma luta contra o câncer, pois anteriormente, já havia aju-dado o Hospital Santa Rita (Vitó-ria/ES) com doações de roupas para o Bazar que é realizado no hospital em prol dos familiares dos pacientes mais carentes. Auria Maria Moraes MartinelliProfessora de Ginastica

Conheço várias pessoas que passaram ou estão na luta pela cura de um câncer. Acho impor-tante ajudar da maneira que for possível. Através de informações ou até de um abraço. O impor-tante é não cruzarmos os braços e fingir que não estamos vendo como está crescendo o número de pessoas com câncer. Todos podem ajudar de alguma forma, basta querer.

Márcia Maria CozerEducadora

Page 38: Revista Città - edição 31

Use esta fita

e junte-se ao

time da mulheres

saudáveis e

mais felizes.

Page 39: Revista Città - edição 31

08 de Março

Dia da Mulher

Uma homenagem

Cuide mais de você!Mulher saudável é mais feliz.

Page 40: Revista Città - edição 31

os dias 15 e 16 de feve-reiro, a Faculdade Caste-lo Branco (FCB) entregou

aos seus alunos o kit “Volta às au-las”, uma inovação da instituição no marketing de relacionamento com sua clientela estudantil. O kit é com-posto de uma pasta plástica conten-do calendário acadêmico, manual do aluno, caneta personalizada, organize e da nova Revista Castelo Branco Superior, edição janeiro/fe-vereiro. O evento faz parte da nova filosofia da instituição, que preten-de, através das ações de marketing, estreitar relação com o seu público--alvo. “É importante que os alunos se sintam valorizados, afinal, é em função deles que traçamos todos os nossos objetivos e estratégias. Essa ação é uma das muitas que ainda virão”, declarou o responsável pelo Departamento de Comunicação e Marketing da FCB, Jefté Dias.Para a maioria dos alunos, a ideia do kit foi uma agradável surpresa, prin-cipalmente para os calouros, que ficaram felizes com a receptividade da instituição. Mas os veteranos também aprovaram a iniciativa, lem-brando que a Castelo Branco tem to-mado uma postura mais “agressiva” e “participativa” junto à comunida-de interna e externa. “Foi maravi-lhoso e surpreendente receber esse kit. Espero que essas boas surpresas continuem nos próximos anos”, elo-giou a aluna do 5º período de Letras, Bruna Gotardo Valotto.

Novidade agrada em cheio alunos da Faculdade Castelo Branco.

INFORME PUBLICITÁRIO

KIT“VOLTA ÀS AULAS”

Page 41: Revista Città - edição 31

Ensino realmente superior.

Foto

s: F

ocus

Pro

duçõ

es

www.fcb.edu.br

Page 42: Revista Città - edição 31

Educação

1) O princípio mais importante para ter disciplina é ser seletivo: saber fazer escolhas e priorizar o que deve ter espaço na agenda é o primeiro passo. Hierarquizando o que deve ser feito agora e o que pode ser deixado para mais tarde ou para o próximo dia, você ganha tempo (e espaço na mente!) para se deixar ao que merece total foco e atenção, evitando desperdiçar energia.

2) A falta de rotina gera ansiedade na hora de controlar horários e compromissos. É preciso trabalhar no circo para aprender a equilibrar tantos pratos em apenas duas mãos – o dia tem “só” 24 horas! Então, a principal dica é criar rotina. Mesmo quem trabalha em casa deve ter horários para dormir e acordar, para verifi car e-mails profi ssionais etc. A falta do hábito desestabiliza o relógio biológico do corpo, com efeitos colaterais como sono desregulado, picos de fome e ganho de peso; além de uma angústia desnecessária.

3) Utilizar agendas e calendários, além de listas de compras e afaze-res, libera espaço no cérebro para assuntos mais urgentes, além de ser mais simples na hora de visualizar o que deve ser priorizado.

4) Tanto quem trabalha em casa quanto em escritório deve estabelecer um horário para intervalo para um café ou uma volta, por exemplo. O simples ato de tirar o foco do pro-blema já dá um respiro e traz nova perspectiva ao assunto em questão, além de exercitar músculos das pernas e dos olhos, que podem sofrer de cansaço por fi carem muito tempo na mesma posição ou com o foco numa distância constante.

5) Não se cobre demais. Estudos comprovam que são necessárias aproximadamente seis semanas para instalar ou desinstalar um hábito. Por isso, dê tempo ao tempo para se programar no novo cotidiano. Mas nunca se esqueça de que, no fi m das contas, quem sai ganhando é você!

Depois de muito confete e purpurinas, chegou a hora de colocar a vida em ordem: O carnaval passou e o ano começou.

á um ditado popular que diz que “disciplina é liberdade”.

Contrariando o senso comum, que vê na discipli-na um aprisionamento de horários e métodos, os disciplinados garantem que quem se organiza para cumprir compromissos e mantém a vida em ordem é na verdade mais livre: sem o peso da angústia de fi car “correndo contra o relógio” para ir atrás de prazos em atraso, eles podem se dar ao luxo de fazer paradas fora de hora, esticar momentos de lazer e não se descabelar com impre-vistos. Que tal aproveitar que agora o ano começa de verdade para colocar um pouco mais de discipli-na no seu dia a dia? A gente ajuda!

2012 COMEÇOU!

Fonte: www.dicas.guiamais.com.br

Colatina/ES

Page 43: Revista Città - edição 31

PALESTRANTE

O MUNDO PEDE NOVOS LÍDERES

LUIZA LOPES | MG

O foco da Programação

Neurolinguistica – PNL é a pessoa (o

ser humano). Uma empresa ou qualquer

organização é um conjunto de pessoas.

Compreender e entender como as pessoas

funcionam no seu padrão de pensamento e

comportamento é um grande diferencial, pois

sabemos que somos únicos como pessoas, pensamos e

agimos de forma diferente... Mas o que fazemos com essa

informação?

PNL ho je é u t i l i zada no mundo in te i ro pa ra o

desenvolvimento empresarial.Podemos considerar que um dos principais desafios das

organizações está exatamente nas relações interpessoais.

“CONHECER DE GENTE”

Ela é uma ciência, que estuda o relacionamento e a

comunicação, que nasceu do trabalho conjunto entre o

psicólogo Richard Bandler e o lingüista John Grinder na

Califórnia. A partir deste estudo, criaram uma metodologia

capaz de ensinar a outras pessoas, estratégias para que

alcancem a excelência humana.

A P N L

oferece técnicas

práticas para potencializar a

utilização do cérebro, da mente e da intuição para o

crescimento de competências profissionais, elevando a percepção no dia a

dia e nos conectando com a criatividade para atingirmos

melhores resultados.

A PNL significa entender os motivos e as razões para que

cada pessoa faça mais e melhor aquilo que é

esperado de si , seja na empresa ou pessoalmente.

O que muitas pessoas questionam e querem compreender

é; “ como buscar o equilíbrio entre o Ter e o Ser?” Termos

sucesso financeiro e sermos verdadeiramente felizes em

todas as áreas da vida é um grande desafio. Muitas

pessoas já encontraram essas respostas na

Programação Neurolinguistica. Já algum tempo as

empresas estão investindo no Capital Humano,

buscando treinamentos que trabalhem o a u t o c o n h e c i m e n t o e a

inteligência emocional, 80% dos

lideres das empresas que se destacam no

mercado já conhecem a PNL.

Page 44: Revista Città - edição 31

Motorola Razr

Guerra de patentes contra Motorola obriga Apple a tirar produtos de loja na Alemanha

Dicas

(Fonte: O Globo)

Apple Iphone4

FRANKFURT - A Apple parou de oferecer os modelos mais antigos do seu smartphone iPhone e do tablet iPad 3G em sua loja virtual na Alemanha nesta sexta-feira (03/02). A medida foi tomada por cau-sa de uma liminar vencida pela Motorola em dezembro contra a Maçã. "Embora alguns modelos do iPad e do iPhone não estejam disponíveis na loja on-line da Apple na Alemanha neste momen-to, clientes não tiveram problenas em encontrá-los em nossas lo-jas de varejo ou revendedores autorizados", disse um porta-voz da Apple. Na loja alemã on-line da companhia americana (store.apple.com/de), os modelos iPhone 3G e 4 constavam como não disponíveis. O iPhone 4S e o iPad apenas com conexão Wi-Fi, con-tudo, continuavam disponíveis no site. Uma corte regional alemã em Mannheim decidiu, em 9 de dezembro, que a Apple Sales In-ternational - subisidiária europeia de vendas da Apple, localizada em Cork, Irlanda - deve parar de vender ou distribuir dispositivos móveis que infringem certas patentes da Motorola. A Apple atual-mente trava uma dura batalha com diversas companhias, incluin-do a Samsung e a HTC, em diversos países.

Page 45: Revista Città - edição 31
Page 46: Revista Città - edição 31

Revista Città4646

Foi com essa frase que Ca-cau Monjardim, grande jor-nalista e escritor dos anos 80 demonstrou sua apre-ciação pela famosa moque-

ca capixaba, provocando os baianos que atestam serem os melhores “mo-quequeiros” do Brasil.A iguaria é famosa pela receita sau-dável utilizando ingredientes natu-rais e seu indispensável utensílio de preparo que é a panela de barro, um hábito indígena. Afi nal foi assim que tudo começou: os índios contribuindo com o urucum para dar a bela colora-ção avermelhada, depois os africanos acrescentando a pimenta e o coentro, os portugueses vieram com o exce-lente preparo do peixe com limão, cebola e alho antes do cozimento. As-sim surgiu o tradicional prato capixa-

ba, unindo varias culturas.Diferente da moqueca baiana, que tem na sua receita o leite de coco e azeite de dendê, a capixaba tem como tempero ingredientes mais leves facilitando a digestão e fazen-do com que seja elogiada pelo seu inconfundível sabor, por turistas que visitam nosso litoral.E com tanto sucesso e reconheci-mento, começamos o ano de 2012 inspirados com o 1º Premio A Me-lhor Moqueca Capixaba promovido pelo suplemento Prazer&Cia do jor-nal A Gazeta. O concurso teve como objetivo divulgar os principais res-taurantes do Estado que mantêm a receita tradicional do prato e, claro, eleger a melhor receita. Com mais de 40 restaurantes especializados em frutos do mar inscritos, localizados

por todo litoral capixaba, tivemos a votação aberta ao publico. Após 15 dias e mais de 14 mil votos, quem es-tampou a página no caderno Prazer & Cia, foi a moqueca do restauran-te Ilha do Caranguejo, em Vitória. O estabelecimento já é conhecido por ganhar o premio de Melhor Bar pelo Roda de Boteco e Jornal A Gazeta, alem do Melhor Caranguejo eleito pela Revista Veja. Agora nossos turistas poderão de-gustar da melhor Moqueca da culi-nária capixaba. E chegarem à conclu-são do que o Espírito Santo tem de melhor a oferecer. Mas não importa se for uma moque-ca, uma peixada, uma caldeirada ou simplesmente um fi le de peixe na beira da praia, o importante é que seja capixaba.

+ Cultura

"Moqueca, só capixaba! O resto é peixada".

Page 47: Revista Città - edição 31

Revista Città 4747

Raiz da cultura popular do Espírito Santo, a legítima pa-

nela de barro Capixaba é identificada por um selo de

qualidade da Associação das Paneleiras de Goiabeiras.

As Paneleiras de Goiabeiras, assim chamadas por ser

a maioria das artesãs mulheres, residem no bairro de

Goiabeiras, em Vitória. Com competência confeccionam

em barro, panelas, potes, travessas, bules, caldeirões,

frigideiras de diversas formas e tamanhos.

O ensinamento, transmitido de pais para filhos, permite

que a identidade cultural desta atividade seja mantida

com muito poucas alterações, há várias gerações. São

avós, mães, filhas e netas exercendo o mesmo ofício. An-

teriormente, as Paneleiras trabalhavam individualmente

em suas próprias casas. Atualmente, mais organizadas,

estão agrupadas na Associação das Paneleiras de

Goiabeiras, uma espécie de cooperativa. Trata-se de

um galpão onde cada uma, independentemente, produz

e comercializa suas próprias peças. A Associação já se

tornou um dos pontos turísticos da cidade, sendo visita-

da, regularmente, por turistas interessados em adquirir

as peças e acompanhar como são confeccionadas.

1. Retirada da argila do mangue encon-

trado no Vale do Mulembá (Joana D’arc

– Vitória).

2. Limpeza do barro já no galpão das

paneleiras.

3. Amasso do barro manualmente.

4. Modelagem da Panela de Barro.

5. Acabamento com pedras de rio, cas-

ca de coco e faca.

6. Secagem ao ar livre.

7. Depois de seca, a panela passa pelo

alisamento para retirar impurezas.

8. Queima da Panela.

9. Tingimento da panela ainda quente

com tintura retirada do tanino, extraido

da casca de uma árvore encontrada no

mangue: “Rhizophora mangle”

Processo deprodução da

panela de barro.

... é de barro.

Page 48: Revista Città - edição 31

Revista Città4848

Encarar o sol vibrante da tem-porada é tarefa cheia de trans-piração, mas facilmente solu-cionável para quem tem olho

grande e paixão por óculos de sol. Assessório usado o ano todo, os óculos de sol não devem servir apenas para dar um brilho a mais no visual, devem ser considerados indispensáveis na prote-ção dos olhos contra os raios solares. “Proteger os olhos da radiação ultravio-leta é tão importante quanto procurar se expor ao sol nos horários recomendados (antes da 10h e após as 15h), é usar ócu-los com fi ltro solar. Inclusive os de grau. É preciso conscientizar a população de que se devem usar óculos com fi ltro so-lar sempre, inclusive no inverno.E é válido lembrar que óculos de sol NÃO precisa ser caro para ser indicado e sim ter procedência e suas lentes terem tra-

linha de produtos, além de bonitos, al-guns modelos vêm sendo desenvolvidos para que proporcionem mais conforto durante a exposição solar, como por exemplo,os de lentes polarizadas. O grande diferencial dessa linha é o fi ltro especial que faz com que a luz refl etida em superfícies como chão, água, vidro e areia não ofusque a visão, proporcio-nando assim mais cores e menos refl e-xos às imagens. Os usos dessas lentes garantem visão confortável e evitam a fadiga em atividades como dirigir ao sol ou caminhar na praia.Para os fashionistas e que gostam de es-tarem antenados com a moda, Stefania deixa algumas dicas. “Para o verão, as lentes espelhadas estão com tudo, ar-mações com inspirações retro, e nãotão grandes. O estilo "gatinha" da um char-me para a estação, e para os homens antenados, vale óculos mascaras lentes degrades,armações douradas, aliás,o que na verdade nunca cai de moda é a qualidade dos óculos e autenticidade de quem usa”, afi rma a técnica e também empresária do ramo.É muito importante que antes de com-prar óculos escuros, a pessoa procure se informar qual modelo fi cará melhor no formato do rosto, além de boa qua-lidade é imprescindível que eles fi quem bem em você. E para ajuda-lo na escolha a Revista Città trouxe algumas dicas dos modelos que estão em alta e fez uma vi-trine para não fi carem dúvidas!

de encher os

tamento para a proteção dos raios UVA E UVB”, afi rma a Técnica Optica, Stefa-nia SchimitBergher.Na hora de escolher os óculos de sol preste muita atenção, visto que muitos provocam maior absorção dos raios so-lares nocivos à saúde em vez de fi ltrá--los, como seria o esperado. A olho nu, suas pupilas se contraem naturalmente diante da luz, defesa esta que você per-de quando usa óculos de procedência duvidosa, pois eles dilatam a pupila, per-mitindo assim que sejam mais intensos os efeitos danosos dos raios ultraviole-tas e infravermelhos sobre a retina.O mercado hoje oferece uma extensa

OLHOS

Os óculos dessa página são da VICTOR HUGO e podem ser encontrados na Ótica Certa.

Page 49: Revista Città - edição 31

Marcas Exclusivas:

27. 3711-0220Av. Getúlio Vargas, 208Centro - Colatina/ES

Page 50: Revista Città - edição 31

Revista Città5050

Palavra de Estilo

Março chegou e com ele os lançamentos das coleções outono/inverno.Em breve nossas vitrines estarão repletas de peças coral, azul royal, verde oliva, amarelo açafrão e tons terrosos como terracota e camelos, cores mais do que importantes para a estação mais fria do ano.Renovar é preciso, reciclar é fundamental!Boa leitura a todos e até a próxima...

ESMALTES O.P.IAGORA NO BRASIL.

CHIC E CONSCIENTEChiara Gadaleta lança canal

sobre moda sustentável

A marca americana de esmaltes O.P.I, uma das preferidas do público feminino, fi nalmente chega ao Brasil.Para o lançamento, a marca traz uma gama de 32 cores, que vai desde os nudes e vermelhos tradicionais, aos roxos, verdes e azuis, além de sete itens entre tratamento e fi nalização , como

Um dos principais nomes da moda brasileira quando o as-sunto é sustentabilidade, Chiara Gadaleta acaba de investir em uma nova empreitada – ”Ser Sustentável com Estilo”.Esse canal na internet aborda os mais variados assuntos sobre a nova moda ética, com consumo consciente, artesanato, comér-

base fortalecedora, óleo secante e gel de hidratação para unhas e cutículas. Dentro do primeiro portfólio brasileiro, estão cores de coleções que fi zeram grande sucesso nos Estados Unidos, como Piratas do Caribe, Texas e Swiss.No primeiro ano, a marca estará pre-sente em cerca de 300 lojas espalhadas

pelo Brasil, entre drogarias, como a Drogaria Iguatemi em S. Paulo, perfumarias, como Fragrance e Faurè, e canais de venda on-line.Os esmaltes O.P.I serão distribuídos pela Passion Perfumes e Cosméticos e vendidos por R$ 35,00 para o consu-midor fi nal.

cio justo, reciclagem e diversas questões relacionadas ao desen-volvimento sustentável. Como tudo que faz, Chiara conduz de forma super competente e pro-fi ssional entrevistas e matérias inspiradoras.Parabéns pela iniciativa!Conecte-se você também: http://sersustentavelcomestilo.com.br/

Page 51: Revista Città - edição 31

Revista Città 5151

MuppetsestampamHavaianasUma edição limitada de Havaianas chega às lojas em fevereiro trazendo toda a irreverência da turma “oS MUPPETS”. Estampados na sola

MAGIC SHOWDior aposta em olhos esfumados

A Dior acaba de lançar no Brasil sua

nova aposta para a temporada. A

paleta de cores é composta por tons

de preto, vinho, verde, cinza, dourado

e marinho, sempre em combinação de

três cores, da mais claro à mais scura,

ideais para fazer os olhos esfumados.

Outra novidade é o sistema de aber-

tura da embalagem. Super prática, ao

abrir, um espelho desliza para facilitar

a aplicação do produto.

Dois ícones franceses acabam de anunciar uma parceria incrível. Ainda como parte das comemorações dos 20 anos de sua marca, o designer Christian Louboutin irá criar quatro shows especiais para o Crazy Horse de Paris, um dos espetáculos burles-cos mais finos do mundo.

Louboutincria shows para Crazy Horse

estão: Kermit (Sapo Cako), Fozzie, ani-mal, gonzo e a charmosa Miss Piggy.Os personagens que fi zeram parte da infância de muita gente estão nas sandálias numa estampa divertida e cheia de cor.À venda no Espaço Havaianas, lojas exclusivas e e-commerce a partir de fevereiro.

Vale lembrar que os sapatos de Louboutin já fazem parte do figurino , compondo o luxuoso visual das dançarinas.Os interessados em assistir à novidade deverão ficar atentos à programação es-pecial da casa, entre os dias 05 de março e 31 de maio de 2012.

Page 52: Revista Città - edição 31

Palavra de Estilo

Até que enfim! Demorou, mas a Animale deixa Raquel Zimmermann e aposta em outro nome para

representá-la. Depois de incansáveis temporadas tendo a top número do top desfilando e estrelando

sua campanha, a marca anuncia a contratação da atriz britânica Rosie Huntington-Whiteley, a bela do filme

“Transformers 3", que é considerada um dos corpos mais perfeitos do mundo na atualidade.

Além de abrir o desfile da marca durante a edição de inverno/12 do SPFW, Rosie também será fotografada

para a nova campanha da grife, que conta com dire-ção criativa de Luis Fiod, da Mint.

Sensação entre os fashionistas, Rosie tem estrelado editoriais de moda nas principais publicações, além de ter sido contratada recentemente para ser o rosto da

campanha do novo perfume da Burberry, ”The Body”.Escolha perfeita!

Raquel Zimmermann é substituída por estrela de “Transformers 3”

no desfile da Animale

Claro que tudo o que ele fez ou que ainda temos como herança de seu legado, é

emocionante. A nova campanha de Verão/12 de Alexander McQueen não poderia ser

diferente. De uma beleza sofisticada e sutil, as imagens clicadas por David Sims são de

tirar o fôlego, com a modelo Zuzanna Bijoch transformada num ser celestial.

De olho num público-alvo mais jovem, a atitude punk da socialite, modelo e

rock star Alice Dellal foi eleita por Karl Lagerfeld para estrelar a campanha da

nova bolsa da Chanel, a “Boy Bag”. De formato retangular, feita em couro preto

e com alça de corrente, a novidade faz parte da coleção de Verão/12 da marca e

poderá ser encontrada em breve em todas as lojas da grife.

As imagens foram clicadas pelo próprio diretor criativo da marca.

Boy Bag:alice Dellal é o novorosto da Chanel

Page 53: Revista Città - edição 31

Revista Città 5353

Erasmo Viana estrelanova campanha daNew Captain Underwear

Masters of Style: Gillette aposta no estilo com barba e bigode

Reforçando sua identidade de underwear ultra-sofi sticado, a New Captain, primeira marca brasileira a confeccionar underwe-ar com conceitos da alfaiataria, lança nova coleção para o outo-no/ inverno 2012. A peças são confeccionadas em fl amê nobre modal, composição de modal com elastano, que proporciona toque muito suave, com excelente caimento. O mesmo tecido é usado nas boxers e longjohns. Já nas peças loungewear, como na cacharrel rolê NEW CAPTAIN™, a marca usa malha cotton, mais encorpada para os dias e noites frias do inverno. A textura é suave e o aspecto é macio devido ao biopolimento, que reduz a formação de peeling, aquelas bolinhas que dão aparência desgastada às peças.Para a campanha outono/inverno 2012, a marca fotografou o mo-delo internacional Erasmo Viana, que foi clicado por Cesar Dutra.As peças da coleção já estão disponíveis nas melhores multi-marcas especializadas e revendedores autorizados da marca, em todo país e na boutique virtual da grife pelo link, www.shop.newcaptain.com.br.

Já que todas as grandes grifes estão de olho no mercado brasileiro, constantemente

nos deparamos com iniciativas para agradar aos brasileiros. Um bom exemplo disso é a

abertura da primeira loja exclu-sivamente masculina da Gucci

no mundo, que será no Brasil. A

Chega daquele visual de esportista com rosto lisi-nho. Para lançar seu mais novo produto, Gillette Fusion ProGlide Styler, a empresa contratou os artistas Adrien Brody, Gael García Bernal e André

Benjamin, incentivando o uso de barba ou bigode bem cuidados. A campanha “Masters of Style” foi elabora-da para vender essa nova aposta da marca 3 em 1, que promete aparar, raspar e barbear. A novidade será lan-

çada nos EUA em fevereiro e custará US$ 20.Há algum tempo estamos notando o aumento do uso de barba, principalmente pelos europeus. Basta dar uma olhada nas passarelas para constatar esse fato.

GUCCI ELEGE BRASIL PARA TER SUA PRIMEIRA

LOJA MASCULINA

loja é uma das novidades que estará no shopping Iguatemi JK, que será

inaugurado em abril/12.Aproveite e confi ra as imagens da campanha de verão/12 da Gucci, que traz os modelos Abbey Lee

Kershaw, Karmem Pegaru e Greg Nawrat, clicados pela dupla Mert

Alas & Marcus Piggot.

Page 54: Revista Città - edição 31

Sophia David é a definição perfeita da editoria

Estilo Próprio! Essa Colatinense de 30 anos,

esbanja charme e atitude em seu jeito de se

vestir e é puro estilo em tudo que faz.

Atualmente morando em Vitória, Sophia

tem uma vida profissional bem versátil, que

vai desde dona de casa a palestrante em grandes empresas.

Formada em psicologia com especialização em Recursos Hu-

manos e Gestão Empresarial, e trabalhando como Coach de

Marca e Pessoa, Sophia ainda arranja tempo para um mestrado

em Marketing Estratégico na Argentina. “A paixão por estudar

é devido a tudo o que faço profissionalmente. Sou muito feliz

com minha escolha profissional e amo demais o que faço, mas

acredito que exista ainda um longo caminho a ser percorrido

para a realização plena. Creio que depois do mestrado e futu-

ramente o doutorado, poderei falar de realização profissional”.

Na vida pessoal, Shopia é extremamente querida e realizada

como mulher. Os pais a chamam por Bubu, o esposo “Mi Vida”.

O lado alegre está sempre presente na vida dessa pessoa feliz,

de bem com a vida, flexível, estudiosa, empolgada e energizada.

“Adoro dançar, sair, morrer de rir, viajar, fazer arte, moda, fazer

as pessoas rirem, enfim gosto de fazer a vida valer à pena”.

Além da profissão que exerce a moda também faz parte da vida

de Sophia, que afirma não seguir tendências. “Sou uma mu-

lher que não passa despercebida, faço a minha moda, e neste

universo uso coisas diferentes, falo coisas diferentes por tudo

o que acredito, me comporto diferente de muitas pessoas que

conheço e isso me faz “diferente do pacote”. Minha caracterís-

tica marcante é minha determinação, e força de vencer”. Nas

horas vagas, que são raras, sempre surge uma brechinha para

a “profissão-hobbie” que é Produção de Moda, onde Sophia

realiza alguns trabalhos que aparecem nesta área.

A inspiração para compor seus looks, fazer suas produções, vem

muito das inúmeras viagens que realiza, onde costuma observar

a forma como as pessoas se comportam, a linguagem corporal,

como se vestem, o que comem, a história e os costumes. Ques-

tionada sobre o segredo de tanto estilo, ela é categórica. “Não

existe segredo para o estilo, o estilo vem do bom gosto,

da harmonia entre o que se combina. Estilo vem da pele,

do gosto pelas coisas, do amor próprio, do bem-estar

consigo mesmo, acho que vem da alma”.

“Meu estilo varia com meu humor, de acordo como eu

acordo, como me sinto, sempre estou mudando. Na

adolescência eu era a mais colorida da escola, hoje,

sou mais monocromática. O mundo gira e as pessoas

precisam acompanhar. No trabalho sou mais moderna,

mais reservada. No dia a dia adoro um chinelo, seja

com short ou calça jeans. Quando viajo carrego nas

combinações, nos acessórios, no Brasil as pessoas se chocam

muito fácil. Gosto de mente aberta e este é meu estilo. Quem

se define, se limita!

SOPHIA DAVID

Estilo Próprio

Page 55: Revista Città - edição 31

6

Revista Città 5555

2

5

4

7

3

3

3

3

1

Personalidade: Dalai Lama.Um ritmo: Samba raíz.Mania: Olhar no espelho.Essencial: Caráter.Abuso sem culpa: Caranguejo.Um sonho de consumo: Uma SW4 branca.Paguei caro, mas não me arrependo: Não gosto de comprar coisas caras. Mas posso dizer, meu carro.Um projeto de vida: “O meu!”Uma fi losofi a de vida: Ninguém evolui sozinho.Aquisição: Apartamento novo. Não saio de casa sem: Protetor facial.Não vivo sem: Queijo.Não falta no guarda-roupa: Muitas caixas decorativas cheias de tudo!

1 - Um hobbie: Produção de moda.2 - Recordação de família: Meu casamento.3 - Para Relaxar: Viajar.4 - Cor: Dourado.5 - Estou sempre pronta: Para ir às compras.6 - Uma viagem inesquecível: Hawaii.7 - Tem a minha cara: Tudo o que é diferente.

Page 56: Revista Città - edição 31

Eu quero

Aparelho de jantarQue tal reunir amigos, família e usar aquela porcelana simplesmente divina? A combinação do dourado com o branco e a riqueza dos detalhes certamente deixará seu jantar ainda mais exuberante. Peças dignas de decoração, que podem também dar um charme todo especial expostas em uma cristaleira.

Toalhas coloridasUma mesa com uma toalha bem colorida certa-

mente deixa qualquer refeição ou lanche mais agradável e um ambiente mais descontraído e alegre. A combinação fi ca perfeita com peças

claras ou transparentes, onde o colorido da toalha harmoniza com todo o ambiente.

Mesa de alumínio Quer dar um toque charmoso e ao mesmo tempo moder-no no ambiente? Invista em peças de alumínio, chiques,

duradouras, versáteis e extremamente elegantes. Esse modelo pode ser usado em salas, quarto e servir de

suporte para peças de decoração. Linda por si só, não precisa de mais nada para iluminar um ambiente.

(27) 3721-0245

Rua Expedicionário Abílio dos Santos, 176 - Loja A - Centro - [email protected]

Presentes e Decoração

Page 57: Revista Città - edição 31

Salada de penneteao pesto de rúculae lascas deparmesão

O verão é uma estação muito gostosa porque ele sempre acompanha a chegada das

férias, o clima ensolarado e a alegria que nos motiva a curtir os momentos livres e descontraídos com a família e os amigos. Os apaixonados desse clima passam o ano todo esperando o calor chegar. De mansinho, o sol começa a se retirar cautelosamente pelos dias, as manhãs ficam mais quentes, e, de repente, o fim do ano chega e traz com ele o verão. Com os raios do sol fortes e brilhantes, só dá vontade de uma coisa: aprovei-tar esses dias longos e envolventes de manhãs ensolaradas que sempre nos convidam a esquecer a rotina e as preocupações. É o momento de saciarmos nossa fome por meio de comidas leves e refrescantes. Perce-be-se que a maioria dos paladares delicados e desapressados deseja pratos fáceis de prepará-los nesse clima tropical. Essa salada é uma re-feição completa, apetitosa, colorida e leve em dias quentes. O picante da rúcula encontra-se com o macio do queijo e equilibram-se harmoniosa-mente em 6 porções.

DICA }O molho deve ser feito 1 hora antes para refrigerá-lo.Durabilidade: 2 dias na geladeira.

MOLHO} 500g de rúcula higienizada, seca e cortada em pequenos pedaços, ½ xícara de água, 1 colher de chá de alho amassado, ½ colher de sal marinho, 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem, 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado fino, 6 castanhas de caju tosta-das e 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto.

SALADA} 500g de massa de pennete (ou outra massa curta), 250g de queijo de minas curado ou mozarela de búfala cortada em cubos, 3/4 de xícara de no-zes-pecãs, cortadas e tostadas, 1 xícara de tomate cereja cortado em x, 1 molho de rúcula cortada em tiras largas.

Opção de fonte protéica: ovos de codorna ou kani desfiado.Harmonização: Um vinho de verão, tais como: branco, rosé ou espumante são excelentes. Bon appétit!

MODO DE FAZER} Em uma panela funda, coloque 2 1/2 litros de água para ferver. Ponha a massa para cozinhar até que fique a um minuto anterior ao ponto “ao dente” (significa massa cozida, porém, que esteja macia e textura firme na mordida). Escorra e deixe esfriar um pouco. Enquanto isso, coloque a rúcula para bater no liquidificador junto com a água, o alho, o azeite e a castanha de caju até que vire um molho. Em uma bacia grande, junte o pesto de rúcula aos outros ingredientes do molho e bata bem com um batedor manual ou garfo. Assim que a massa estiver fria, adicione ao pesto, juntamente com as nozes-pecãs cortadas e tostadas, o queijo e o tomate cereja. Na hora de servir, arrume as folhas de rúcula cortadas em tiras largas ou como uma cama para a salada ou por cima salpicadas. Enfeite com lascas de parmesão.

Vanete Santos arrigoniChefe de cozinha, Pesquisadora e Pós Graduada em [email protected]

Revista Città 5757

Page 58: Revista Città - edição 31

Revista Città5858

Um pedaço do paraíso

omeçar o ano des-cansando em um dos balneários mais bada-lados do Brasil não é uma má ideia não é? Para quem ainda não

tirou os merecidos dias de descanso ou para aqueles que querem mais um pouquinho de céu azul e mar perfeito a dica é a famosa cidade de Búzios. Uma península de 8 km de extensão que oferece grande diversidade de paisagens com seus 23 diferentes ti-pos de praias exuberantes, vegetação tropical, fl oresta árida, morros com vistas espetaculares, uma diversifi ca-

da fauna marinha e vida noturna cheia de glamour, estilo e opções.As praias são as estrelas principais, cada uma com seu charme e estilo próprios. Preferida da juventude, Ge-ribá tem ondas que atraem surfi stas o ano inteiro. Já as águas calmas e as barracas são as marcas registradas das praias Tartaruga e João Fernan-des, indicadas para quem viaja com os pequenos. Também procurada para o lazer em família é a Ferradura, com mar tranquilo, caiaque, banana boat e bares.Na orla central, formada pelas praias do Canto, da Armação e dos Ossos, o

cenário é digno de uma vila de pesca-dores, salpicado por barquinhos colo-ridos. O melhor programa por ali não é mergulhar e sim, contemplar a pai-sagem ao lado da escultura de Brigitte Bardot. Partindo do centro é possível ir a pé para as belas praias Azeda e Azedinha, pequeninas e contornadas por costões e vegetação exuberante. Do outro lado da cidade, os bons ven-tos marcam presença diariamente em Manguinhos e praia Rasa, pontos de encontro dos adeptos do wind e do kitesurf. Para relaxar, siga o rumo da Ferradurinha ou do Forno, as águas são geladas, porém, cristalinas!

Turismo

Page 59: Revista Città - edição 31

Revista Città 5959

GASTRONOMIA

Búzios é um paraíso também quando o assunto é boa mesa, reunindo restau-rantes franceses, italianos, japoneses, tailandeses, etc. Em cada um, sabores e delícias típicas para os mais exigentes e variados paladares. A razão da diversi-dade é o grande número de estrangeiros que vieram passar uns dias no balneário, apaixonaram-se e por lá fi caram. De suas origens, trouxeram os temperos e os segredos que incrementam os pratos à base de frutos do mar, os pescados são os carros-chefe da culinária local, afi nal, Búzios surgiu como uma vila de pesca-dores e está cercada de praias por todos os lados.Durante o dia a dica é beliscar nos quios-ques e bares espalhados pelas praias. A maioria serve anchovas e aspargos na brasa, porções de camarões e lulas pescadas no dia, além de refeições com-pletas como moquecas.

RUA DAS PEDRAS

Com pouco mais de 600 metros, a Rua das Pedras é um charme do início ao fi m. Se não fosse ela, Búzios não seria a mesma. Restaurantes aconchegantes e sofi sticados servem pratos que combinam os mais variados sabores e aromas. Bares descolados com shows ao vivo convidam a apreciar o movimento, enquanto as boates agitam as pistas até o dia clarear. E ainda têm galerias de arte, lojas de decoração, de acessórios e de roupas grifadas que despertam os mais inusitados desejos de consumo.O movimento é mínimo durante o dia, mas quando a noite cai e a iluminação amarelada toma conta da rua, o burburinho invade cada espaço. Depois da uma hora da manhã, o sobe-e-desce de jovens, gringos e casais pelo calçadão é incessante, não por acaso, as lojas funcionam até o começo da madrugada.

Page 60: Revista Città - edição 31

Revista Città6060

PASSEIOS E ESPORTES

Para quem busca tranquilidade e contato direto com o mar, os passeios de barco são uma ótima pedida. Assim, é possível conhecer boa parte das praias e escolher as preferidas para voltar nos dias seguintes. Mergulhar, seja de snorkel, seja de cilindro é uma das atividades mais emocionantes na península, tamanha a variedade de espécies em meios às águas cristalinas.Já para os fãs das atividades radicais, as opções são diversas, dentro e fora d’água. A pé ou de bike é possível desbravar tri-lhas e chegar à rampa de voo livre. Lá de cima, o visual é incrível e incentiva a um belo salto de asa-delta ou parapente. Curtindo o balneário com a família?

Turismo

COMPRAS

Ao longo da Rua das Pedras e ainda na Orla Bardot a varie-dade de lojas surpreende e as compras são inevitáveis. Para arrasar na noite ou na beira da praia, deixe-se hipnotizar pelas vitrines das griffes badaladas, que seduzem com mo-delitos e acessórios que são a cara de Búzios. Artigos para a casa também fazem sucesso. Peças produzidas na região e em outros cantos do Brasil e do mundo chamam a atenção nas lojas de decoração.Na Travessa dos Arcos, duas galerias paralelas que formam uma pracinha com direito a um café e um chafariz, estão al-gumas das principais grifes internacionais que aportaram no balneário. A moda praia é destaque em muitos endereços. Além dos últimos lançamentos em biquínis, a oferta inclui sungas, saídas de praia, bermudas, acessórios e sandálias.

VIDA NOTURNA

Se o dia é intenso nas praias, à noite buziana segue o mesmo ritmo! Boates, festas, bares com música ao vivo ou eletrônica, shows, jantares. O balneário ofere-ce programas para todos os estilos até o amanhecer, especialmente no verão e nos feriados.O centro do agito é a Rua das Pedras e sua continu-ação, a Orla Bardot, um ambiente eclético e tomado por bares, restaurantes, lojas, cafés e pessoas do mundo inteiro. É ali que se ouvem os mais variados sotaques e dialetos, revelando o astral cosmopolita que tomou conta da antiga vila de pescadores.

Para dar um gás na adrenalina das crianças, as opções são as corridas de kart, as atividades de aventura como por rapel, tirolesa e escalada, além de emocionantes partidas de paintball.Para aqueles que não abrem mão de programas sofi sticados, vale a pena conhecer o campo de golf de Búzios. As tacadas fi cam ainda mais inte-ressantes em um cenário que inclui, nada menos, que vista para o mar. Programas não faltam, mas se você prefere fi car de pernas para o ar em uma espreguiçadeira na piscina, deite e role sem culpa!Fonte: Búzios on line

Page 61: Revista Città - edição 31

Av. Getúlio Vargas, 500 - Colatina Shoppingloja 19 - Centro - Colatina/ESTel.: (27) 3722-2499 / Fax.: (27) 3721-4899

• Transporte em ônibus leito turismo equipado com poltronas re-clináveis em tecido soft, descanso para as pernas, sistema de som ambiente, cintos de segurança, DVD e monitor, microfone, toalete, lençóis e travesseiros, cafeteira, geladeira e ar condicionado;• 03 noites de hospedagem;• Seguro viagem com assistência enfermidade e acidental;• Serviço de bordo durante a viagem de ida;• Bolsa Viagem;• Guia Credenciado EMBRATUR acompanhando o grupo.

• Check-in às 10h00min e o check-out às 12h00min;

• Early check-in dará direito a usar todas dependências do resort e all inclusive, aptos após as 15h00min;

• A proposta acima é válido para grupo de no mínimo 30 pagantes e no máximo 42 pagantes;

• Caso na atinja o numero mínimo de pagantes, o valor será recalculado ou o cancelamento da excursão;

• O valor de Criança é valido quando acompanhado de 02 adultos;

• Forma de Pagamento: Entrada 25% + 9 vezes no cheque ou Cartão ou 1 + 5 vezes no cheque ou Cartão. Colo até 3 anos free | Criança até 11 anos – 01 criança por apto

HOTEL

Super Clubs Breezes

REGIME

All Inclusive *

DUPLO

1600

CATEGORIA

Deluxe

TRIPLO

1500

CRIANÇA

1500

Valores em R$ por pessoa a partir de:

SUPER CLUBS BREEZESNO FERIADO DE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

em BÚZIOS

Page 62: Revista Città - edição 31

Revista Città6262

A magia do velho oeste

por Cristiane Trevizani / fotos Sabrina Cani

O mundo imaginário dos qua-drinhos sempre fascinou um público apaixonado por esse tipo de leitura. As histórias,

séries e os personagens na maioria das vezes acompanham a pessoa por toda a vida, como acontece com o marilanden-se Vagner Arrivabeni, de 49 anos. Apai-xonado por leitura Vagner tem em sua casa uma rica coleção da revista Tex, uma publicação criada na Itália no ano de 1948 e que narra histórias de um dos mais famosos cowboys dos quadrinhos.

Colecionador

O personagem Tex foi criado pela dupla Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini e passou a ser distribuída pelo mundo todo. De 1948 a 1967 foram 36 histó-rias no formato de tiras semanais. São detalhes como esses que o coleciona-dor sabe contar como ninguém. O interesse pela história e consequen-temente pela revista surgiu em 1973 quando Vagner estudava em Colatina. Toda semana comprava exemplares di-ferentes e chegava a ler cada um, cerca de três vezes, hábito que mantém até

hoje. Atualmente a coleção conta com 2500 revistas, mas o número já chegou a ser bem maior. “Não me apego mui-to, já me desfi z de várias, a cada ano, vendo uma grande quantidade, visto que não teria espaço sufi ciente para guardá-las, por isso é necessário ven-der as mais antigas para dar espaço as novas”, afi rma Vagner.Diferente dos demais colecionadores,

Vagner não é ciumento e comercializa sua coleção a preço de banca, che-gando a enviá-las para vários lugares do Brasil como Paraná, Amapá e São Paulo. Pai de três fi lhos, ele afi rma que a paixão não teve continuidade na fa-mília. “Pensei em guardá-las para que quando meus fi lhos crescessem tives-sem a mesma paixão que eu tenho pela história, mas não gostaram, por isso não tenho como manter todas em casa, visto que ainda continuo a comprar no-vos exemplares”.

Page 63: Revista Città - edição 31

Revista Città 6363

As novas revistas são adquiridas sem-pre que Vagner que vai a alguma outra cidade, como por exemplo, Colatina, Nova Almeida e Vitória. Além das revis-tas Vagner tem pôster do herói, encar-tes que geralmente vem junto à edição e exemplares especiais, dignos de co-lecionador. A paixão pelo faroeste vai além, os fi lmes com histórias de índios e muito bangbang, são seus preferidos. Apesar de não ter ciúmes, Vagner é cuidadoso com a coleção. Segundo a esposa, esporadicamente ele aplica um produto anti mofo em todo o acervo para que não se deteriore com o tem-po. A limpeza é feita também de forma individual, e sempre que faz isso, aca-ba separando algumas para reler, pelo, quarta ou quinta vez.Vagner já colecionou outras revistas da mesma categoria como Chat, Chacal, Epopéia Tri, Ken Parker, Judas e Chacal, mas nenhuma chamou tanto a atenção como as famosas Tex. Assim como anunciou na própria re-vista Tex, Vagner deixa um recado aos leitores da Città e que tenham a mes-ma paixão que ele. “Estou disposto a me desfazer de mais algumas, como já disse, faço de minha coleção um ciclo, os interessados em comprar alguma, basta me ligar”.O telefone de contato do colecionador é: (27) 9946 -5057.

Alguns dos posters em cores que acom-panham as edições de TEX.

Anúncio que Vagnercolocou em uma das edições da revista.

Revista especial. Edição 500, junto com ela um caderno com todas as capas.

Edições es-peciais que o colecionador

guarda com carinho.

Page 64: Revista Città - edição 31

Falando de Bichos

VACINAÇÃOA vacinação é, sem dúvida, o cui-

dado mais importante tanto para o filhote como para o cão adulto.

Os animais devem ser imunizados an-tes de começarem a frequentar as ruas. Existem muitas doenças virais que po-dem acometer os cães e são causado-ras de um grande número de mortes, principalmente nos filhotes. Para ser vacinado, o animal deve estar saudável, sem febre ou diarreia, e previamente vermifugado. Se isso não for observa-

Este quadro mostra todas as vacinas disponíveis no mercado. Cabe ao veterinário decidir o me-lhor esquema para cada animal.

*cinomose, hepatite, parvovirose, 4 tipos de leptospirose,coronavirose, parainfluenza, laringotraqueíte

45 a 60 dias:

21 dias após a 1ª. dose:

21 dias após a 2ª. dose:

A partir de 4 meses de idade:

1ª. dose vacina múltipla*1ª. dose vacina contra Giardia vacina contra a Tosse dos canis

2ª. dose vacina múltipla2ª. dose vacina contra Giardia

3ª. dose vacina múltipla

anti rábica

Cães adultos que nunca foram vacina-dos ou filhotes que já passaram da épo-ca de vacinação devem receber 2 do-ses de vacina múltipla (intervalo de 21 dias entre elas) e 1 dose de vacina anti rábica . Isso também vale para cães de procedência desconhecida, quando não se tem conhecimento ou certeza sobre o histórico de vacinação. Além dessas vacinas, existe a imunização contra a leishmaniose ou calazar, uma importante zoonose (doença que pode ser transmitida ao homem pelo animal). Essa vacina é aplicada em regiões onde a doença é comum e deve ser antecedi-da de exames para detectar se o cão já tem a doença.Não se deve vacinar filhotes com me-nos de 45 dias de idade, a menos que a cadela (mãe) nunca tenha sido vacina-da, pois as vacinas podem ser inativa-das pelos anticorpos passados da mãe para a cria.Informe-se mais com um ve-terinário sobre a vacinação certa para seu animal e sobre o reforço anual de todas as vacinas.

do, pode ocorrer falha vacinal, ou seja, o organismo não responder plenamente à vacinação.As vacinas que seu cão deve receber e intervalos entre as doses devem ficar a critério do veterinário que irá cuidar de seu animal. As vacinas múltipla (V8 ou V10) e anti rábica são obrigatórias em qualquer esquema de vacinação. Abai-xo, um calendário para a vacinação de filhotes, com as vacinas existentes no mercado:

Page 65: Revista Città - edição 31

Por onde anda?

Quem? Fernanda Margotto Arpini.Natural de?Colatina/ES.Quando saiu de Colatina? 1998.Onde mora hoje?Vitória/ES.Já morou em outros lugares?Em 1998, mudei para Vitória para fazer cursinho e posteriormente facul-dade e trabalho. Em 2007, me casei e fui morar em SP, onde por lá fi quei por um ano e meio, retornando para Vitória em 2009.

Quem? Ricardo Fadini.Natural de?Colatina/ES.Quando saiu de Colatina?Em 1997.Onde mora hoje?Belo Horizonte/MG.Já morou em outros lugares?Sim. Já morei em Vitória/ES, Governador Valadares/MG, Rio de Janeiro/RJ, Três Marias/MG e São Mateus/ES.

O que anda fazendo? Formei-me em Fisioterapia, fi z Pós-graduação em Fisioterapia Pneumofuncional e Ergonomia, sou mestre em Engenharia Biomédica e Pós-graduada em MBA em Ges-tão de Saúde. Trabalho na área de Saúde e Segurança do Trabalho, no Sistema Findes.Pretende voltar? Sou casada há 4 anos, tenho um fi lho de 7 meses chamado Miguel. Hoje, não tenho pretensão de voltar para Colatina, apesar de minha fa-mília continuar morando na cidade.

O que anda fazendo?Atuo como Gerente de Contratos na área da Robótica na Comau do Brasil, empresa do Grupo FIAT. Tenho duas fi lhas (gêmeas) chamadas Giovanna e Izabelle, e uma esposa maravilhosa chamada Juliana. Amo minha família! Pretende voltar? Quem sabe um dia empreender um negócio na cidade! Deus é quem sabe.Mas sempre visito quando posso.

Page 66: Revista Città - edição 31

Revista Città6666

Pra ver, ler e ouvir

O DESPERTAR

Autor: Luiz Felipe Carneiro.Lançamento: 2011 (Espanha)Duração: 117 minGênero:

Roberto Ledgard (Antonio Ban-deras) No fi lme O Despertar (The Awakening), em 1921, a Inglaterra sofre com as perdas e o luto deixa-dos pela I Guerra Mundial. A cética Florence Cathcart, especialista em desvendar fenômenos paranormais, é chamada para visitar um pensiona-to e explicar as visões do fantasma de uma criança. O caso, porém, co-locará em dúvida tudo aquilo em [...]elabora um plano para se vingar do estuprador.

http://www.dicasdefilmes.com.br/index.php/4210/o-despertar-the--awakening/

CD - ADELE 21O álbum de Adele, foi um sucesso absoluto e vencedor do Grammy que revelou o estilo agridoce e romântico da cantora e compositora britânica, que relembra uma mistura infecciosa de Dusty Springfi eld e Terry Callier. O álbum rendeu milhares de fãs e o interesse foi grande para seguir adiante. Em vários sentidos, seu álbum dos tempos colegiais "21". O ponto alto do álbum é a forte vocal titânico da cantora, que é evidenciada mais de algumas vezes neste disco.

Page 67: Revista Città - edição 31

Revista Città 6767

O jovem João Carlos Martinelli Junior é conhecido pelo lado alegre, brincalhão, amigo, e também por ser um profi ssional dedicado ao que faz. Apaixonado por praia, não perde a oportunidade de dar uma esticadinha até Vitória na companhia da namorada e dos amigos. Além da praia Junior tem como hobby, a prática de esportes e a leitura, o empresário chega a ler entre 2 e 3 livros por mês, além de várias revistas. Confi ra as dicas que ele deixou para os leitores da Città:

LugarCaribe

Mesmo que fui a trabalho sempre tirava um tempinho para conhecer as

praias paradisíacas de águas transpa-rentes e sol escaldante.

LivroA Estratégia do Oceano Azul

Esse livro eu indico para todos os profi ssionais que queiram em suas carreiras e empresas “criar” um novo mercado.

ComidaJaponesa

Além de muito gostosa é bem saudável e nutritiva.

BebidaVinho

Gosto muito de vinhos e espumantes. Não tenho uma marca específi ca, gosto mais da uva Cabernet Sauvion.

MúsicaCapital Inicial

Pra mim o melhor pop rock nacional, e internacional tenho ouvido muito Adele.

FilmeA Rede Social

A Rede Social é um fi lme sério e que merece consideração pela qualidade e pela abordagem.

Eu indico

Page 68: Revista Città - edição 31

Foto

arq

uivo

pes

soal

Foto arquivo pessoal

Foto

arq

uivo

pes

soal

Foto

arq

uivo

pes

soal

Foto

Jack

ie C

ampo

sPela cidade

Revista Città6868

AO MARFernanda Martinelli lançou-se ao mar! Cal-ma, ela apenas fez um cruzeiro marítimo. Contrariando os pessimistas de plantão, Nanda reuniu alguns de seus familiares e seguiu para o Rio de Janeiro, onde em-barcaram no luxuoso navio MSC Musica rumo ao litoral do Nordeste brasileiro. No roteiro, que teve o sol como companheiro, paradas estratégicas em cidades históri-cas e turísticas. As noites no navio foram animadas e muito requintadas, com janta-res temáticos, shows teatrais e festas no night-club. Que delícia de viagem!

PARA NOIVASA empresária colatinense Dika Al-ves esteve em São Paulo nos dias 29 de 30 de janeiro para participar de um curso de aperfeiçoamento de penteados para noivas. O curso foi ministrado pelo renomado ca-beleireiro Paulo Persil, o Mago das Noivas. Na ocasião, Dika foi foto-grafada junto ao expert, mostrando seu certifi cado de participação.

MUSAA gata da foto é Rafhaela Vieira. Dona de um lindo sorriso, a estudante do cur-so de Direito de uma faculdade da city e torcedora do Vasco da Gama, merece o título de musa da torcida vascaína colati-nense. Um verdadeiro gol de placa!

NIVERO renomado oftalmologista, Golbery Meira de Alvarenga aniversariou no dia 6 de feve-reiro e comemorou com a famí-lia: sua esposa Stefania e sua linda fi lha Laura. Pelo sorriso dele dá para notar a felicidade do papai. Parabéns!

Inicio de ano, verão, férias, Carnaval... Já passou! Mas muita coisa aconteceu nesse período quente e animado, festas, viagens, cursos... Confi ra aqui alguns dos acontecimentos que marcaram essa tempora-da aqui na city e mundo afora. Boa leitura!

Page 69: Revista Città - edição 31

Foto arquivo pessoal

Foto arquivo pessoal

Foto

Joã

o A

rauj

oFo

to a

rqui

vo p

esso

al

QUE PIQUE!A bela Lylian Sossai Varnier começou bem o ano de 2012. Para o Réveillon, ela e seu marido Edson escolheram a cidade do Rio de Janeiro, onde se hospedaram no hotel mais chic da cidade, o Copacabana Palace e brindaram a virada na praia mais badala-da do Brasil. No início de janeiro, ela for-mou-se no curso de Direito pela FUNCAB, com uma super festa no Clube Itajuby. E não para por aí, no início de fevereiro Lylian passou na primeira fase da prova da OAB. Desejamos boa sorte para a próxima etapa!

FORMATURAA jovem Débora Lyrio graduou-se no curso de Letras Português-Inglês pela faculdade Castelo Branco. A programação contou com uma cerimônia de colação de grau, no dia 16 de dezembro no auditório da Faculdade Cas-telo Branco e no dia 17 aconteceu uma big festa no Sítio Valbuza. Na foto, Débora entre Arleide e Dário Lyrio, seus orgulhosos pais.

PELA ITÁLIAOs estilistas colatinenses Renan Paiva e Rodrigo Schmidt estiveram recentemente na Italiana, onde fi -zeram pesquisas e participaram de workshops sobre tendências de moda. Em breve poderemos confe-rir suas criações nas coleções das grifes onde os dois atuam. Na foto a dupla está na galeria Vittorio Ema-nuelle na Piazza Duomo, em Milão.

COMEMORAÇÃOA Andy Models está comemorando seus 3 anos de sucesso no mercado capixaba e internacional! Na foto as modelos Gyovana Spadarott, Veronica Assis, Nathalia Schae-fer, Kely Ferr, Leticia Loss, Janiny Almeida e Fran Schumaker posaram para as lentes de João Araújo com o apoio da grife de lin-geries Un.i.

Page 70: Revista Città - edição 31

Revista Città7070

Foto

Jova

nder

Pito

Reticências uma vírgula

SOMOS SINAIS DE PONTUAÇÃO

trato de arranjar alguém que me ajude a fazer tudo funcionar direito!Outro dia, pensando nessa minha paixão tão particular por escrever, comecei a relacionar meus amigos aos sinais de pontuação. Inter-rogação, exclamação, ponto final, vírgula, reti-cências, ponto e vírgula, dois pontos, aspas... Rindo à beça, revelei à uma dessas amigas queridas que havia relacionado muitas pesso-as com esses recursos. Ela, a propósito, é um super Ponto Final. Focada, auditiva, direciona-da que só, não dá margem pra dúvidas.Adorei a experiência e comecei a listar um por um à procura de sua “pontuação gêmea”. Olha, achei tanta coisa interessante, tantas caracte-rísticas que nunca havia prestado atenção an-tes. Percebi que, assim como nos textos, nem sempre quem lê usa a mesma entonação e os pontos que quem escreveu usou... Quantas ve-zes já fui surpreendida por pessoas que colo-caram vírgulas onde não pus, ponto final onde eu havia colocado reticências e interrogação onde eu só digitava exclamações! Por causa dessas interpretações particulares tomadas de paixão e um só foco, quase desacreditei na minha capacidade de comunicação, mas aí, relacionando os pontos às pessoas, vi que usa-mos com mais freqüência aqueles que nos são comuns e habituais.Pois bem, em minha lista de amigos (numero-sa, graças a Deus) achei quase todos os sinais de pontuação e confesso – mais uma vez – que foi algo muito divertido. Queria citar aqueles que encontrei logo de cara, mas acho melhor não criar ciumeira... Vou terminar esse texto com minhas reticências que comportam um hiato imenso e não dão brecha pra ninguém querer colocar um ponto final em nossa rela-ção. O que sei – e posso dizer – é que de to-das as pessoas que pensei, nenhuma é mais “Exclamação” que eu! Ri disso também, acom-panhada da minha amiga “Ponto Final”, que certeira feito flecha nem me deixou pensar em outra opção pra mim! E eu a-do-rei!!!!!

ATenho dedos afoitos e fome de letras. Não leio tanto quanto gostaria, mas escrevo bem mais do que deveria. Não. Escrever não é errado, mas eu já te ex-

plico o porquê disso se tornar um desafio, às vezes.Cresci sendo incentivada a escrever pelos meus professores queridos e pelos colegas que compartilhavam dos meus textos e se identifi-cavam com eles... Como sempre gostei de me revelar no papel, recebia cada palavra de in-centivo com coração e asas abertas, porque o que eu mais queria mesmo era voar em cada linha, cada traço e cada história.Falo muito também, mas se conversarmos talvez não me revele tanto quanto se você me der papel e caneta. Dos meus amigos sou o baú mais cerrado e trancado do mundo. Nada que me contam sai da minha boca ou do meu papel, já os meus segredos... ah, com eles não tenho pudor algum!Ouço os leitores vorazes dizerem que eles descobrem verdadeiros mundos nos livros e sempre me vi, de certa forma, entediada ao ter que virar a página para descobrir o novo desfecho “desse ou daquele pensamento”; tal-vez a minha inquietude tenha uma boa parce-la de culpa nisso. Em contrapartida, sempre descobri, inventei, curei e revelei mundos que guardo em mim nas linhas que ouso rabiscar e encher de letras, e essa sensação sempre me fascinou. Amo olhar pra dentro, vasculhar mi-nhas gavetas, jogar fora o que não cabe mais, e amo – com todas as minhas forças – arrumar o que me veste bem, o que me faz sentir bonita e de bem com a vida. Escrever me proporciona essa faxina interna. Descubro, acho, recordo, apago, amasso, jogo fora e às vezes vou no lixo buscar de volta... é um mexe-mexe danado, e a cada vasculhada descubro coisas novas, in-teressantes, amadurecidas e melhor aproveita-das que da última vez. Também descubro coi-sas que precisam de reparos urgentes; e logo

Pedagoga e Apresentadora de [email protected]

Page 71: Revista Città - edição 31

Rod. Gether Lopes de Farias, 2905

Carlos Germano Naumann - Colatina/ES

27 3770-6600

Seu carro e sua famíliaAgradecem.

Recuperação de cabeçotes - Retífica de motores - Peças e serviços de tacógrafos Bombas injetoras - Peças de reposição - Mão de obra especializada

VIAJE COM SEGURANÇA!VIAJE COM SEGURANÇA!VIAJE COM SEGURANÇA!

Page 72: Revista Città - edição 31