revista unica 31

48
1 Nesta Edição Matérias Sobre: Saúde, Beleza e Estética, Eventos Sociais e Mais. Veja Também! Quando você se preparar para perder Talvez você comece a ganhar! Carlos Peixoto Blog: revistaunika.blogspot.com Site: www.revistaunika.com.br Ano 8 Nº 31 - Distrito Federal e Estado de Goiás - 2012- R$ 5,00 O que é permitido Nas eleições 2012. Esforço conjunto Transforma a educação de Goiás. Exportações goianas Em destaque no lançamento do PNCE. Autonomia a escolas do DF Mudanças nas iniciativas do governo. Marco Túlio José Pereira Juarez Quirino Geraldo Messias Hildo do Candango ‘Candidatos a prefeito Em Águas Lindas de Goiás’. Conheça melhor seu representante! Náo basta dizer que vai fazer, mas, como vai fazer!

Upload: revista-unica

Post on 12-Mar-2016

253 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE

TRANSCRIPT

Page 1: REVISTA UNICA 31

1

Nesta EdiçãoMatérias Sobre: Saúde, Beleza e Estética, Eventos Sociais e Mais.

VejaTambém!

Quando você se preparar para perderTalvez você comece a ganhar!

Carlos Peixoto

Blo

g: r

evis

tau

nik

a.bl

ogs

pot.

com

Si

te:

ww

w.r

evis

tau

nik

a.co

m.b

r

Ano 8 Nº 31 - Distrito Federal e Estado de Goiás - 2012- R$ 5,00

O q

ue é

per

miti

do

Nas

ele

içõe

s 20

12.

Esf

orço

con

junt

o Tr

ansf

orm

a a

educ

ação

de

Goi

ás.

Exp

orta

ções

goi

anas

E

m d

esta

que

no la

nçam

ento

do

PNC

E.

Aut

onom

ia a

esc

olas

do

DF

Mud

ança

s na

s in

icia

tiva

s do

gov

erno

.

Marco TúlioJosé Pereira Juarez Quirino

Geraldo Messias Hildo do Candango

‘Candidatos a prefeito Em Águas Lindas de Goiás’.

Conheça melhor seu representante!Náo basta dizer que vai fazer, mas, como vai fazer!

Page 2: REVISTA UNICA 31

2

Page 3: REVISTA UNICA 31

3D o e n ç a P u l m o n a r Crônica

Pág. 44

ExportaçõesGoianasPág. 43

Do Editor

Diretor Responsável: Carlos Peixoto - DRT/DF 8507- Filiado a FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas.E-mail: [email protected] / [email protected] Sites: www.revistaunika.com.br / www.revistaunika.blogspot.com

Diag, e Projeto Gráfico: Domingos Ferreira - Direção de Artes: UNIKA Comunicação - Secretária: Marilei de SousaFotografia: UNIKA Comunicação, Beto Castanheiro e Fujioka. - Circulação: Estado de Goiás e Distrito Federal

Tel: (61) 3618 7669 / 8425 2404 Administração e Redação: Quadra 08 Lt. 03 Camping Clube – Águas Lindas/GO CEP: 72910 000 Revista ÚNIKA é Marca Registrada - Publicação de Unika Comunicaçao Marketing e Publicidade Ltda.

Os colaboradores não possuem qualquer vínculos empregatício com a revista.Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam, necessariamente, opinião dos editores da revista.

Expediente

VOCÊ TAMBÉM PODE SER CAPA ÚNIKA (61) 3618 7669 - 8425 2404 - 9191 1487 - 9608 8777

Editorial

MaioridadePenal Pág. 46

Atenção, Eleitores desinformados estão sujei-tos a toda sorte de assédio de políticos nem sempre bem intencionados: ouvem promessas que não serão cumpridas e têm a sensação de que ganharam alguma coisa, quando, na verdade, são os que mais perdem depois que são conhecidos os resultados das urnas.

Caro leitor, a caça ao voto ainda é um vale-tudo sem tamanho. Houve um tempo em que o eleitor ganhava dentaduras – a de cima antes de votar e a de baixo depois que seu candidato era eleito. A compra de votos, juridicamente tratada como “captação ilícita de sufrágios” pela lei nº 9.504, de 19/09/1997, é prática comum, mas que – este ano

2012 – já deixou alguns candidatos fora da disputa por esse Brasil a fora, graças a Lei da Ficha Limpa promovida pela opinião pública e aprovada pelos poderes.

Aproximamo-nos de mais uma eleição para prefeito e vereadores, nos mu-nicípios brasileiros, todavia, voltamos a pensar um pouco sobre o que precisa-remos fazer para votar certo. Mas, afinal, o que é votar certo?

A questão não me parece tão simples de ser respondida, pois envolve a história de cada pessoa e o contexto social, político e econômico em que se encontra. Suge-rimos ao cidadão que dê a necessária importância ao seu voto e seja mais participa-tivo nas questões que o envolvem no dia-a-dia e nos fatos que ocorrem à sua volta.

O momento requer que escolhamos, outra vez, entre todos os candidatos que aí estão, gente séria e responsável, revestida de sólido caráter ético e moral limpa para nos representar. Devemos aproveitar, sim, essas eleições para, juntos, resga-tarmos o valor e a relevância do exercício cidadão. Que tenhamos consciência da fundamental importância da ética para escolher cidadãos honestos no trato da coisa pública e, claro, do interesse coletivo.

Torna-se imprescindível buscar informações sobre os candidatos, visto que cabe a nós a responsabilidade da participação e do voto honesto, sem barganha. Mais do que usar o slogan “vote certo”, precisamos pensar e analisar sobre a atuação de nossos representantes no parlamento e no executivo, sair dos po-rões de nossa consciência e exigir, também, que cumpram suas promessas de campanha, para que demostre seriedade no cidadão que administra os recursos de uma população. Trata-se mesmo de uma ocasião especial para realizar as mudanças e transformações que desejamos.

Que não paremos para pensar somente nesse momento eleitoral que certa-mente terá um preço, o de ter exercido ou não a cidadania.

Esperamos do eleitor segurança e sabedoria na hora de votar e, posterior-mente, o acompanhamento e a cobrança àqueles a quem conferirmos nosso parecer e a quem credenciarmos como nossos legítimos representantes. Dos nossos pequenos gestos e ações poderemos fazer emergir um novo significado para nossas vidas e, assim, projetarmos nossa identidade no processo para a re-construção cidadã. O exercício da cidadania no Brasil ainda está engatinhando, por isso é necessário participar e debater questões de interesse público.

Evidentemente, nos deparamos com muitas barreiras culturais e históricas que nos impossibilitam praticar a cidadania em sua plenitude. Compreenda-mos, contudo, que os direitos que temos hoje não nos foram conferidos, mas conquistados; não se trata de uma concessão nem favor de quem está no poder. A cidadania não vem "na boa" nem de graça, não nos é oferecida gratuitamen-te; ao contrário, "é reconstruída e conquistada, a partir da nossa capacidade de organização, participação e intervenção social”.

Grande Abraço e até a próximaCarlos Peixoto

Capa

Desta vez, capa ÚNIKA vem com os candidatos a prefeito em Águas Lindas de Goiás. Publicamos no interior da revista, informações sobre cada candidato, para que você fique bem informado.

Como já disse em outrora, nós da Revista ÚNIKA somos isentos e não pendemos para nenhum lado político. O pêndulo democrático não oscila aqui na redação. É como se o tempo tivesse parado. É como se não tivéssemos opinião. Abrimos mão dela para que o nosso leitor, a nossa leitora possa escolher bem, pois, te-mos certeza que escolherá o que for melhor para governar o município.

Pág. 04Pág. 05Pág. 06Pág. 07Pág. 08Pág. 09Pág. 11Pág. 12Pág. 13Pág. 14Pág. 16Pág. 17Pág. 21Pág. 22 Pág. 23Pág. 24Pág. 25Pág. 26Pág. 27Pág. 28Pág. 30Pág. 31Pág. 33Pág. 38Pág. 39

Pro Contabil .................................................................>São Lucas Mat. de Construção ...................................>Evandro do CETEP .....................................................>Marques Paiva.............................................................>Dra. Beatriz Franco......................................................> Importância da Ambientação.......................................>Olavo da Drogaria Central...........................................>Genivaldo Silva............................................................>Eleições 2012..............................................................>Mérito Empresarial 2012..............................................>Regis Danese..............................................................>Colégio Selectus..........................................................>sabia que dá multa?.....................................................>4º Encontro da Cultura Nodestina................................>Prof. Mauro e Prof. Silvério..........................................>Festa na Roça..............................................................>Rotary Cluby................................................................>Entrevista Hildo do Candango.....................................>Entrevista Geraldo Messias.........................................>Outros candidatos........................................................>Festa de São Pedro.....................................................>Estúdio Anderson Fernandez......................................>Rodovida Urbano.........................................................>Troca de Comando......................................................>Preservação do Meio Ambiente...................................>

Page 4: REVISTA UNICA 31

4

Procontábil - ContabilidadeFalando de Contabilidade no terceiro Setor

Registros e Baixas de Empresas, Alterações, Impostos de Renda, Consultoria Contábil.

A Satisfação de nossa empresa, é cuidar da sua.

(61) 3613 1373

15 Anos em Águas Lindas, 20 Anos de Bons Serviços

Contabilidade

A expressão foi traduzida do inglês “third sec-tor”, dada à sua origem norte-americana, a exem-plo de outra expressão comumente por eles uti-lizada - “non profit organizations”, que significa organizações sem fins lucrativos. A influência da expressão serviu para balizar no Brasil o enqua-dramento de uma atividade não desenvolvida pelo Estado (Primeiro Setor) e tampouco pela iniciati-va privada ora representante do mercado (Segun-do Setor), mas sim por uma sociedade organizada (entidades sem fins lucrativos) que substituiu as ações singulares, para a prática conjunta e desin-teressada do bem, que formam o Terceiro Setor.

Assim como ocorre em uma empresa, é necessário que os dirigentes de organizações

não governamentais estejam atentos à gestão financeira da entidade, elaborando, inclusive, relatórios para acompanhamento do desem-penho da ONG. A Procontábil Contabilidade, recomenda que sejam feitos os seguintes rela-tórios gerenciais:

1. Controle de vendas ou serviços realizados;2. Apuração dos resultados;3. Controle de caixa e movimento realizado;4. Fluxo de caixa;5. Balanço gerencial.Apesar do objetivo das ONGs não ser, direta-

mente, o lucro, os relatórios auxiliarão na gestão das entidades, por isso a importância da contabi-lidade junta às instituições não governamentais.Aline Deusdete

Page 5: REVISTA UNICA 31

5

Vendendo qualidade pelo menor preçoA ordem é não perder negócio, nem que tenha que

baixar ainda mais os preços. Venha conferir!

NOS FAÇA UMA VISITA E CONFIRA NOSSAS PROMOÇÕES.

Fone: (61) 3613 1900QUADRA 26 - LOTE 04/05 - JD. BARRAGEM - ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS - GO

Jesus Cristo é o motivo do nosso sucesso!

DO BÁSICO AO ACABAMENTO - ENTREGA RÁPIDA EM TODA A CIDADE.

Page 6: REVISTA UNICA 31

6

VENHA NOS FAZER UMA VISITA, AO LADO DO SUP. TATICOSeja um profissional na área da saúde - Faça um curso profissionalizante na escola CETEP. Fone - (61)3618-1696

Evandro do CETEP E sua empresa em Águas Lindas de Goiás.

Trabalho

Evandro trabalhava em uma es-cola técnica de enfermagem em Ta-guatinga-DF, como coordenador e responsável técnico. Havia ali mui-tos alunos de Águas Lindas, os quais relatavam dificuldades pela distan-cia tendo que chegar em casa muito tarde, além das despesas altas, onde alguns chegavam a desistir do curso.

Em meio a interrogações, che-gou a uma conclusão que podia

“É nossa intenção, oferecer cursos técnicos de qualidade e com fácil acesso para todos, concienti-zar a população da importãncia de combater as DSTs, o cancer em geral, as drogas e tudo no que diz respeito, para ter e manter uma boa saúde, para que a população tenha melhor qualidade de vida, esta-mos fazendo tudo que estar em nosso alcance e vamos fazer muito mais, confiamos em nosso Deus.”

A escola CETEP, está com vagas abertas para os seguintes cursos:*TÉCNICO EM ENFERMAGEM*AUXILIAR DE SAUDE BUCAL

*QUALIFICAÇÃO EM IMOBILIZAÇÃO ORTOPÉDICA (Gesso Hospitalar)

*CURSO AUXILIAR DE FARMÁCIA*QUALIFICAÇÃO EM NECROPSIA

fundar uma instituição de ensino técnico em Águas Lindas. Em que pudesse oferecer a mesma qualida-de e por um custo bem menor.

Então a escola chegou a Águas Lindas em Abril de 2008, iniciou-se a primeira turma em Setembro daquele ano. Segundo Evandro não foi fácil. No início as pessoas não acreditavam, mas ele juntamente com sua esposa Alexsandra da Silva e equipe acredi-

taram em Deus e hoje o CETEP tem um nome com credibilidade. Parceiro do Município e amigo da Sociedade.

Hoje o curso técnico em Enfer-magem do CETEP, possui uma gra-de curricular exclusiva, autorizada pelo conselho Estadual de Educa-ção de Goiás. O curso traz várias inovações necessárias ao mercado de trabalho. Estágio no 2º módulo, aproximando teoria e prática.

Evandro do SETEP e sua esposa Alexsandra da Silva

Page 7: REVISTA UNICA 31

7Beleza & Estética

Marques Paiva Salão de Beleza é coisa séria

O Brasil possui grande diversidade étnica, o que torna os profissionais de beleza ainda mais competitivos. Por isso, a especialização no tratamento e penteados de vários tipos de cabelos ganha um incentivo maior para aderir às novidades e exigências do mercado. “Sou um profissional que me preocupo não só com minha formação, mas também com os profissionais de beleza desse município, todos precisam de um apoio, de um incentivo para se especializarem e acompanhar as tendências da be-leza. Precisamos promover no mínimo Cursos Técnico de Imagem Pessoal e Estética, para isso precisamos de um incentivo, em especial do poder público para nos capacitar cada vez mais, nós da categoria precisamos nos unir para buscar melhor qualidade de trabalho”. Disse Marques Paiva. Um dos cabeleireiro mais conhecido no município.

Segundo Marques Paiva, em vários outros municípios, os profissionais de beleza recebem incentivos para realizarem seus trabalhos, como palestras, cursos com várias noções de moda e beleza, maquilagem, maquilagem defini-tiva, penteados, terapia capilar, mega hair, cosmetologia e outros, informações sobre a composição da pele, saúde e segurança no trabalho, entre outras.

Sempre que pode Marques Paiva estar promovendo ações para ajudar pessoas, e pensa em breve montar um Centro Técnico para formação de cabeleireiros.

Q u a d r a 1 0 8 - L o t e 0 5 - C i d a d e J a r d i m Á g u a s L i n d a s d e G o i á s / G O

Q u a d r a 3 4 - L o t e 0 3 - L o j a 0 2 - J a r d i m B a r r a g e m I I

(0xx61) 3613 2531 - 9608 0911

Marques Paiva e Família

Page 8: REVISTA UNICA 31

8

Dra. Beatriz Franco Falando Sobre Como Evitar a Cárie

Dra. Beatriz Franco

Odontologia

Rua-10 Quadra-14 Lote-12 Jd-Brasília Águas Lindas Go

Ligue e Marque sua consulta:

3618-2844

Cirurgias, Raios-X, Próteses, Restaurações, Periodontia, Canal (endodontia)Aparelho Ortodôntico, Estética/Clareamento, Implantes, Aplicação de Fluor .

Temos Convênios Com: IPASGO e Rede UNNA

Atendemos adultos e crianças!

Cuidando dos seus dentes e do seu sorriso

Dra. Beatriz FrancoCRO-GO-4062 Pós-graduada em Ortodontia

e Especialista em Implante Olivaldo Weiler - Protético - TPD-437

A cárie é fruto de um processo que envolve perda e substituição de sais mi-nerais do dente com o passar do tempo, em resposta aos ataques ácidos diários que ele sofre pela ingestão de alimentos. A formação da cárie pode ser evitada com a ajuda do dentista: basta seguir sua orientação e alimentar-se corretamen-te, nos horários certos, evitando comer entre as refeições principais. E escovar os dentes com pasta à base de flúor pelo menos duas vezes ao dia é uma medida essencial para equilibrar a guerra que se trava na superfície do dente e combater o processo de deterioração que resulta na cárie. Vamos examinar esse processo.

O que é a Cárie? - A formação da cárie envolve dois fatores principais: • Alimenta-ção • Bactérias presentes na placa • Estado de saúde da boca As bactérias interagem com os alimentos ingeridos e produzem resíduos na forma de ácidos que provocam a decomposição, ou desmineralização, de áreas situadas abaixo da superfície do den-te. Essa deterioração da superfície do dente é a cárie. Pense desta forma: Toda vez que comemos, ocorre um ataque ácido sobre o dente. O corpo contra-ataca lavando com saliva os restos alimentares e o ácido for-mado. A saliva não apenas tampona – ou neutraliza – os ácidos, mas também con-tém sais minerais (de cálcio e fosfato) que

reconstroem as áreas desmineralizadas do dente ou atacadas pelos ácidos.

Alimentação - Alimentos e bebidas consumidos por períodos prolongados en-tre as refeições podem deslocar o equilí-brio entre remineralização/desmineraliza-ção a favor da formação da cárie. Comi-das que grudam no dente, como caramelo e uva passa, devem ser evitadas entre as refeições, porque provocam um ataque ácido forte demais para a saliva combater.

Bactérias Presentes na Placa.A placa bacteriana que se forma so-

bre os dentes deve ser removida por meio de escovação pelo menos duas ve-zes ao dia e uso de fio dental uma vez por dia. Normalmente, dentes limpos permanecem saudáveis. Certas bactérias promovem mais a cárie do que outras, porque sabem usar melhor os açúcares e amido dos alimentos do que outras. As chamadas streptococci mutans e lactoba-cillus são dois tipos dessas criminosas.

Estado de Saúde da Boca - O tercei-ro fator importante para a formação da cárie é a saúde dos dentes e da boca. Isso inclui tudo: formato, formação e posição dos dentes, saliva, tratamentos dentá-rios e hábitos de saúde bucal. A saliva é muito importante e sua ação se dá em diversas frentes, principalmente na dimi-nuição da perda mineral dos dentes e em

sua substituição no processo de remine-ralização. Às vezes, porém, determina-das condições ou medicações influem na quantidade e na qualidade da saliva, permitindo a formação da cárie.

Maneiras de Evitar a Formação de CáriesSelantes: - As ranhuras e depressões

de alguns dentes, como os molares, po-dem favorecer o surgimento de cáries, principalmente quando muito profundas. Uma maneira de evitar que o processo se instale é revestir essas áreas mais propí-cias com um material plástico chamado selante. Ao endurecer, ele age como bar-reira, protegendo a superfície do dente da placa e dos ácidos. Suplementos à base de Flúor: - O flúor também desem-penha um papel importante na preven-ção da cárie. A adição desse elemento à água ou à fórmula do antisséptico bucal usado na limpeza rotineira diária dos dentes aumenta a proteção contra cáries e bactérias. Existem também suplemen-tos à base de flúor que contribuem para a limpeza e saúde da boca.

Fonte: http://www.oralb.com

Page 9: REVISTA UNICA 31

9

[email protected](61) 8419 4208 Águas Lindas - GO

Rose Guiniver, Designer de Interiores, professora de Desenho Técnico e estudo Arquitetura e Urbanismo.

Deixe sua casa nas mãos de quem sabe fazer arte!

Nada melhor do que sair e ir a algum lugar do qual gostamos e nos sentimos bem. Nas grandes cidades bares, livrarias, cafés e restaurantes costumam ser os favoritos de qualquer programa entre amigos, famílias ou casais e são vários os fatores para escolha de sua preferência, mas talvez um deles seja o de maior relevância: a ambientação.

Muitas empresas desses segmentos investem pesado no design interno de seus estabelecimentos com o objetivo principal de criar uma espécie de mundo paralelo ao que a pessoa está acostumada lá fora e que, desta forma, lhe proporcione sensações variadas de bem-estar. O designer, neste caso o de interiores, fica com a incumbência de criar toda esta ambientação através de vários recursos do design que são utilizados de forma a contribuir para praticidade, usabilidade e conforto do usuário.

Esse trabalho de ambientação que acontece no mundo físico e que é realizado pelos designers especializados em interiores, também se dá em um outro ambiente que é o virtual. Neste outro ambiente onde o especialista é o de-signer de interface, e que apesar do objetivo nestes dois meios ser o mesmo, ou seja, proporcionar uma interação adequada ao usuário, os caminhos para atingi-lo são dis-tintos, até mesmo pela natureza de ambos. Hoje mais do que nunca os sites de empresas, principalmente destes seg-mentos, tentam criar no ambiente virtual, não diria uma simulação do ambiente físico, mas sim, uma espécie de virtualização das sensações encontradas lá.

A experiência do usuário, tanto física como virtual, de-pende de um bom trabalho de design que se alinhe às ex-pectativas do mesmo. Por isso, a necessidade de ambientes

virtuais em que as pessoas, durante a navegação, possam sentir-se “confortáveis” e vivenciar uma marca através de uma interface projetada de acordo com o ambiente físico, torna-se cada vez mais indispensável para diferenciação.

Assim como, qualquer pessoa se sentirá bem de ir a um restaurante que tenha certo requinte através de todo o conjunto de seu ambiente interno, o usuário de um site de mesma forma se sentirá, se este site além de ter uma ambientação com uma estética interessante, também for navegável e transmitir uma sensação de conforto.

http://www.designcoletivo.com

Importância da Ambientação

Designer de Interiores

Page 10: REVISTA UNICA 31

10 Uma loja completa

parcelamos suas compras no cartão

As melhores marcas você encontra aqui

Moda masculina e feminina

Especializada em roupas para academia.Com os melhores preços da cidade.

Calça Jeans - Bermudas Jeans - Short Jeans - Saias Jeans - Blusas

Seja qual for a ocasião, nós temos o presente!

Jardim Brasília - Águas Lindas de Goiás - Fone: (61) 3618 5089Jardim Pérola II - Águas Lindas de Goiás - Fone:(61) 3618 1255

KOYOTO PENA

UNI FITNESS

FALL BACK FATTOREJEANSWEAR

Page 11: REVISTA UNICA 31

11Farmácia

Av. Central - Pérola II

Entrega rápida em toda região da cidadeAplicação de injeção e nebulização grátis

As mais completas lojas de medicamentos e perfumaria da cidade

Predatamos seu cheque para 30 e 60 dias

É muito comum observar pessoas que saem pela manhã para trabal-har e ao voltarem para casa à noite se dão conta que não ingeriram ao menos 1 copo de água durante todo dia. Existem aqueles que não sentem tanta sede e por isso, acreditam que não há problema algum ingerir uma quantidade mínima durante o dia. O que essas pessoas não sabem é que a deficiência constante desse líquido precioso no nosso corpo pode causar sérios problemas no futuro e por nos-sa saúde em risco.

Muitas pessoas não associam a água a uma boa alimentação, mas ela é, depois do oxigênio, a substância mais importante para a manutenção da vida. Nos próximos meses, quando a média de temperatura deverá ultra-passar os 30ºC, as necessidades serão ainda maiores e todos nós deveremos ficar atentos para repor as perdas que ocorrem nesse período.

Água: elemento vitalA água é a substância mais abun-

dante do corpo humano. Ela é um com-ponente essencial de todos os tecidos do organismo. Apesar de não conter nenhuma caloria ou outros nutrientes, sem a água o corpo humano só con-tinuaria funcionando por poucos dias. A perda de 20% de água corpórea pode causar a morte e uma perda de apenas 10% causa distúrbios graves.

Em temperaturas moderadas, os adultos podem viver por aproximada-mente 10 dias sem água; as crianças podem viver por cerca de 5 dias. Já sem alimento uma pessoa saudável pode so-breviver durante várias semanas.

A água desempenha um papel essen-cial em quase todas as funções do corpo humano. É utilizada para a digestão, para a absorção e para o transporte de nutrientes; serve de meio para uma série de proces-sos químicos; assume o papel de solvente para os resíduos do corpo e também os di-

lui para reduzir sua toxicidade, ajudando no processo de excreção do corpo. Ajuda ainda a manter a temperatura do corpo estável. Além disso, a água proporciona uma camada protetora para as células do corpo e, sob a forma de líquido amniótico, protege o feto em desenvolvimento.

A água é necessária à formação de todos os tecidos do corpo, forne-cendo a base para o sangue e todas as secreções líquidas (lágrimas, saliva, sucos gástricos, etc), que lubrificam os diversos órgãos e juntas. Também mantém a pele macia e elástica.

Com o envelhecimento, o corpo começa a ressecar cada vez mais. Por exemplo, o corpo de um bebê recém nascido consiste em 75 a 80% de água, contra apenas 50% no caso de um corpo adulto com 60 a 70 anos. Este processo de ressecamento se re-flete em pele enrugada, fluxo reduzido de sangue e juntas mais endurecidas.

Fonte: http://www2.uol.com.br

Olavo Barbosa, popularmente conhecido como Olavo da Drogaria Central. Um jovem natural de Crateús no Ceará, casado, pai de uma filha, chegou a

Águas Lindas em 1996, e desde então atua no ramo de farmácia, podendo ser considerado um pioneiro do ramo no município, lembrando que a Drogaria

Central foi à primeira farmácia, a trazer o medicamento genérico, ajudando as-sim, a população ter remédios mais barato e com a mesma qualidade.Olavo é uma pessoa humilde, carismática de costumes simples, uma pessoa

que está sempre pronto para ajudar, em especial, quem o procura com alguma dificuldade na área de farmácia. Olavo Barbosa

Olavo Barbosa e Família

Olavo da Drogaria CentralDisse “A água é muito importante em nossas vidas”.

Page 12: REVISTA UNICA 31

12

Genivaldo Silva do Bombeiro Particular

Oportunidade

CONTATO: GENIVALDO SILVA - DO BOMBEIRO PARTICULAR - (61) 9195 5549E-mail: [email protected]

ÚNIKA – Genivaldo você é jo-vem, bem resolvido financeiramente, tem seu emprego de confiança em uma empresa de renome, porque re-solveu investir no Bombeiro Particu-lar de Águas Lindas?

Há muito tempo temos observado a necessidade das pessoas dessa cidade, em especial no quesito, mentalidade prevencionista, o Bombeiro Particular, estar preparado para atuar na área de se-gurança contra incêndio, pânico, aban-dono da edificação, e desenvolve essa mentalidade de prevenção tanto nas residências, no trânsito e nos estabeleci-mentos comerciais. Hoje temos um gru-po de pessoas preparadas vinte e quatro horas, para ajudar essas pessoas, talvez seja um dos momentos que as pessoas mais precisam de um apoio, seja com acidentes no transito, seja um incêndio em sua residência ou no seu comercio. Nós estamos preparados para ajudar.

ÚNIKA – Genivaldo você também juntamente com sua equipe, fundou o

Balcão de Empregos no Município, fala um pouco dessa instituição, como funciona?

Veja bem, somos sabedores que a falta de empregos em nosso município é um dos maiores problemas, muitos de-sempregados, outros trabalham no Dis-trito Federal enfrentando dificuldades todo dia, seja por deixar longe sua resi-dência e até mesmo por ter que levantar cedo e pegar ônibus lotado. Nosso ob-jetivo é fazer uma linha direta entre os nossos empresários e a população local, facilitando, assim, a vida de ambos.

ÚNIKA – Você tem alguma ideia do que poderia ser feito, para que o município gere emprego e renda para a população?

Claro, inúmeras ideias, podemos ter aqui um polo industrial, buscar em-presas para produzir em nossa cidade. Estamos do lado do Distrito Federal, te-mos uma facilidade enorme para expor-tar nossos produtos e serviços. É preciso gerar uma política voltada para a criação

de emprego e renda. Podemos trabalhar com o cooperativismo, onde todos tra-balham em função de todos, mas para isso acontecer, é preciso ter um incen-tivo, é preciso ter alguém que comesse que dê o primeiro passo. Eu estou aqui para ajudar no que for possível.

ÚNIKA – Você acredita realmente no desenvolvimento de Águas Lindas, qual a mensagem que você deixa a po-pulação?

Veja bem, tanto que acredito nes-se município, que o escolhi para fazer meus investimentos. Essa cidade tem um potencial enorme, só não ver isso quem não quer. Veja o que era esse município há cinco anos e veja hoje, foi um salto largo rumo ao desenvol-vimento e não vai para por aí, imagine essa cidade daqui dez anos, com cer-teza será uma potência.

Por isso quero dizer aos meus amigos moradores de Águas Lindas, tenham fé e continuem acreditando, pois, o melhor ainda estar por vim e Deus está conosco.

Com certeza você já deve ter ouvido falar dele, um homem honesto, tra-balhador que assim como a maioria dos moradores de Águas Lindas, acredita em um futuro melhor para a população do município. Genivaldo Silva, mais conhecido como Genivaldo do Bombeiro Particular, reside no município desde 1994, é um dedicado pai de família e sempre que pode está envolvido em ações sociais, que ajuda os menos favorecidos. Durante algum tempo temos obser-vado o trabalho deste cidadão em Águas Lindas de Goiás, e temos visto de perto as ações desenvolvidas por ele e sua equipe, tanto no apoio ao Bombeiro Particular como no Balcão de empregos, instituição fundado com um único objetivo; ajudar as pessoas e os empresários do município se encontrarem. Em uma conversa recente com esse cidadão do bem, ele nos respondeu o seguinte.

Page 13: REVISTA UNICA 31

13

No dia (06/07/) começou a propagan-da eleitoral para as eleições municipais 2012. Saiba o que é permitido e o que é proibido nas campanhas eleitorais.

É permitida a colocação de cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribui-ção de material e bandeiras em vias pú-blicas. Esse tipo de propaganda deve ser móvel e não pode dificultar a movimen-tação de pessoas e veículos. A mobilida-de é caracterizada com a permanência do material entre as 6 e as 22 horas.

Os candidatos que concorrem nas eleições de 7 de outubro também podem realizar comícios, usar alto-falantes e fazer propaganda em bens particulares através da fixação de faixas, placas, car-tazes, pinturas ou inscrições até o limite de 4m2. O proprietário ou responsável deve autorizar e ceder o imóvel gratui-tamente para a propaganda.

Internet - A propaganda pela in-ternet é permitida, desde que seja gra-tuita. Ela pode ocorrer através de site do candidato, partido ou coligação e o endereço eletrônico deve ser comu-nicado à Justiça Eleitoral e ser de um provedor estabelecido no país.

Outra opção pela rede mundial de computadores é o uso de mensagens eletrônicas para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligação. Nesse caso, a mensagem deverá dispor de mecanismo que per-mita seu descadastramento pelo desti-natário, hipótese em que o remetente deverá cumprir em até 48 horas.

Há, ainda, a opção de divulgação de propaganda por meio de blogs, redes sociais, sites de mensagens ins-tantâneas e assemelhados.

Propaganda irregular - São ve-dadas as pichações, inscrições a tinta, colagem de cartazes, afixação de placas, estandartes, faixas e assemelhados em bens públicos como postes, viadutos, passarelas e pontes, inclusive em tapu-mes de obras ou prédios públicos. A pro-paganda também é vedada nos bens de uso comum como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, igrejas, ginásios e es-tádios, ainda que de propriedade privada. A proibição se estende a árvores e jardins localizados em áreas públicas, mesmo que não lhes cause dano.

São vedadas na campanha eleitoral a confecção, utilização e distribuição, por

candidato ou comitê, de camisetas, cha-veiros, bonés, canetas, brindes, cestas bá-sicas ou quaisquer outros bens ou mate-riais que possam proporcionar vantagem ao eleitor. A realização de showmícios ou evento semelhante para a promoção de candidato, bem como a apresenta-ção, remunerada ou não, de artistas com o objetivo de animar comício e reunião eleitoral é proibida. Os outdoors estão proibidos desde as eleições de 2006.

Som - O uso de alto-falantes deve respeitar o horário das 8 às 22 horas e manter distância mínima de 200 metros de hospitais e de escolas, igrejas e teatros quando em funcionamento.

A realização de comícios com apare-lhagem de sonorização fixa e trio elétri-co, passeatas, carreatas e reuniões públi-cas é permitida no horário compreendido entre 8 e 24 horas.

Rádio e TV - A propaganda em rádio e TV é restrita ao horário eleitoral gratuito, que começa dia 21 de agosto.

Jornais e revistas - É permitida até 5 de outubro a divulgação paga na im-prensa escrita e a reprodução na internet do jornal impresso, de até 10 anúncios de propaganda eleitoral em datas diversas, por veículo, no espaço máximo por edi-ção, para cada candidato, partido ou coli-gação, de 1/8 de página de jornal padrão e ¼ de página de revista ou tabloide.

Denúncia online - Qualquer cida-dão pode denunciar pelos sites dos TREs (http://www.tse.jus.br/institucional/tribunais-regionais) irregularidades na propaganda eleitoral realizada em vias públicas, em bens públicos e naqueles a que a população tem pleno acesso, como igrejas, templos, lojas, restaurantes e pontos de ônibus, entre outros.

O serviço não serve para averiguar propagandas veiculadas em rádio, tele-visão, jornal, revista ou internet, pois a denúncia sobre tais irregularidades so-mente pode ser feita por candidato, parti-do, coligação ou pelo Ministério Público. Além disso, elas têm que ser formaliza-das diretamente ao juiz eleitoral.

LEI ELEITORAL IMPÕE RES-TRIÇÕES A AGENTES PUBLICOS.

A partir do último sábado (7) os agentes públicos devem respeitar uma série de proibições estabelecidas pela Lei das Eleições (Lei 9504/97) com re-lação à conduta que devem ter no exer-

cício do cargo ou da função durante a campanha eleitoral deste ano. O objeti-vo das proibições é evitar o uso e a influ-ência da máquina pública na campanha em benefício de um ou mais candidatos. A Resolução TSE 23.370 dispõe sobre a propaganda eleitoral e as condutas ilí-citas em campanha eleitoral, inclusive de agentes públicos, nas Eleições 2012.

A partir deste sábado está proibi-do, por exemplo, a qualquer candidato comparecer a inaugurações de obras públicas. A legislação eleitoral pro-íbe também os agentes públicos, nas inaugurações, de contratar shows ar-tísticos pagos com recursos públicos.

É proibido aos agentes públicos, a partir desta data, nomear, contratar, admitir, demitir sem justa causa, su-primir ou readaptar vantagens ou, por outros meios, dificultar ou impedir o exercício funcional de servidor.

É vedado também aos agentes remover (ex officio), transferir ou exonerar servidor, na circunscrição do pleito, até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito, sal-vo em determinadas situações.

A legislação eleitoral proíbe ainda ao agente público realizar transferência vo-luntária de recursos da União aos Estados e municípios, e dos Estados aos municí-pios, sob pena de nulidade de pleno di-reito, ressalvados os recursos destinados a cumprir obrigação formal preexistente para execução de obra ou de serviço em andamento e com cronograma prefixa-do, e os destinados a atender situações de emergência e de calamidade pública.

Por sua vez, é vedado a partir des-te sábado aos agentes públicos das esferas administrativas, cujos cargos estejam em disputa nas eleições, auto-rizar publicidade institucional de atos, programas, obras, serviços e campa-nhas dos órgãos públicos municipais, ou das respectivas entidades da admi-nistração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, reconhecida pela Justiça Eleitoral.

Também não é permitido a esses agentes fazer pronunciamento em ca-deia de rádio e de televisão, fora do horário eleitoral gratuito, salvo quan-do a critério da Justiça Eleitoral, tra-tar-se de matéria urgente, relevante e característica das funções de governo.

Fonte: http://www.mcce.org.br

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012 O que é permitido e o que é proibido nas campanhas eleitorais

Eleições 2012

Page 14: REVISTA UNICA 31

14

O INSTITUTO ALPHA realizou pesquisas de opinião pública em Águas Lindas de Goiás, com intuito de homenagear aqueles que se destacaram nas mais diversas atividades empresariais e profissionais. Com essa iniciativa o INSTITUTO ALPHA agraciou as empresas que no decorrer do ano se sobressaíram nos quesitos “qua-lidade de produto” ou “serviços”, incentivando as demais empresas a aprimorar-se

trazendo assim benefícios para toda a comunidade.Foram distribuídos trezentos questionários, e os mesmos preenchidos pela popu-

lação do município e recolhidos. A festa foi abrilhantada com a presença de vários empresários destaques e autoridades que com afinco trabalham pelo progresso dessa cidade. O evento aconteceu na Framozo Pizzaria, com muita pizza e música ao vivo.

Na página a seguir você confere algumas das empresas que foram agraciadas.

Pesquisa de opinião pública em Águas Lindas de Goiás

Destaque Empresarial

Page 15: REVISTA UNICA 31

15

Fone: 3613-4431Fone: 3613-6219Fone: 3613-1373Fone: 3613-6110Fone: 4063-9820Fone: 8528-6601Fone: 4141-6880 / 3616-1818Fone: 3613-1060Fone: 3618-2844Fone: 3613-5295Fone: 3618-1452Fone: 3613-4871 Fone: 3613 8980Fone: 3613-9512Fone: 3613-7908Fone: 3618-6378Fone: 3618-6394Fone: 3613-9422Fone: 3618-7669Fone: 3613-6157Fone: 3618-8686Fone: 3613-7169Fone: 3613-4004Fone: 3613-9691Fone: 3618-4272Fone: 3613-6110

{1} Ópticas Dinando{2} Auto Escola Classe A {3} Pró Contábil {4} Aluguel de Mesas {5} Ti5 Tecnologia e Inovação{6} Academia Viva-Bem{7} Lima Sousa - TV Comércio{8} Elefantu’s Fone: 3613-6204 {9} WJ Som{10} Odonto Franco {11} Mineirinho do PVC{12} Colégio Filos{13} Americanas Presentes {14} Derlene Cabeleireira Unisex{15} Universo do Filtros{16} Modelo Vidros{17} Mérithus Cursos e Concursos{18} Opção Presentes{19} Instituto Axioma{20} Revista Únika {21} Wagner Empreendimentos{22} Framozo Pizzaria{23} Expedita Confecções{24} Gráfica Milênium{25} Fast Noivas{26} Sacaria Paulista{27} Bella Noiva Fotografia

PÁGINA ESPECIAL DESTAQUE EMPRESARIAL 2012

{2} {4}

{7}

{10}

{13}

{16}

{21}{19}

{26}{24}

{5}

{8}

{11}

{14}

{17}

{22}

{27}

{3}

{6}

{9}

{12}

{15}

{20}{18}

{25}{23}

{1}

Destaque Empresarial

Page 16: REVISTA UNICA 31

16

“Sucesso”. Foi a palavra usada pelo promoter Jairo Cabeludo, diretor da JC Produções e Eventos para descrever o show “Faz um milagre em mim” do cantor gospel Regis Danese na noite do último sábado, dia 18, realizado em uma área descoberta, porém cercada, na entrada do Jardim Brasília, região cen-tral de Águas Lindas de Goiás.

Embora o cantor tenha subido ao palco com uma hora de atraso, devido à quantidade de bandas gospel de ou-tras cidades, inclusive de Brasília, que se apresentaram para abrir o show do artista mineiro, que ficou famoso com o sucesso “Faz um milagre em mim”, o público, cerca de quatro mil pessoas, não arredaram o pé.

“Eu vim para ver o Régis Danese. Ele é meu ídolo. Sem contar que é um grande homem de Deus”, disse o estudante João Carlos, 19 anos, que chegou ao local por volta das 20h quando os portões tinham sido recentemente abertos. Para o estu-dante, o fato da espera pelo astro maior da noite ter ultrapassado o anunciado não foi muito sentida, pois as apresen-tações de “Os Pacificadores”; “Sandro GNC”; “Banda Gênesis” e do “Minis-

tério Crescer”, entre outros, compensou a espera. “Tudo muito bonito. Era Deus derramando bênçãos”, afirmou.

As irmãs Taila e Taliane de Sousa, de 19 e 22 anos, estudantes de radiolo-gia e direito, respectivamente, também atestaram que o show do cantor hoje gospel, mas que já foi sertanejo e pa-godeiro e ainda compositor de sucessos gravados por cantores de renome como Daniel, Leandro & Leonardo, Gian & Giovanni, Cristian & Ralf e Alcione, entre outros, valia a pena enfrentar o frio que fazia na noite e a espera. “É uma pessoa de Deus e tem testemunho de vida. Uma bênção!”, destacaram.

Antes de pisar no palco e levar a multidão a cantar, dançar e louvar, Régis Danese foi direto para o cama-rim, sendo acompanhado por centena de pessoas que queriam tirar foto com o artista. Por mais de 30 minutos, Ré-gis Danese posou para os fãs que que-riam registrar o momento, considerado por muitos como único. O prefeito de Águas Lindas, Geraldo Messias e a pri-meira dama e secretária de Ação Social e Cidadania, Luzia de Fátima também fizeram questão de ser fotografados ao

lado de Danese. “Viemos dar as boas vindas e dizer que nosso município está em festa com a presença dele que é uma pessoa de Deus”, contou Messias.

Feliz com a carreira, Régis Danese que no dia anterior tinha feito o lançamento de seu primeiro livro “Faz um milagre em mim”, na bienal de São Paulo e dias antes recebido das mãos do apresentador Raul Gil um disco de platina, confidenciou que se sente realizado. “Já plantei uma árvore. Tenho filha e agora escrevi um livro. Re-alização total”, garantiu ele.

No show que demorou cerca de 1h30, com muitas luzes, telão de LED e fumaça, Regis Danese além de mostrar todo o repertório gospel, acompanhado por todos os presentes, falou de sua vida e a transformação que Deus fez nela.

Diante do sucesso, Jairo Cabeludo da JC Produções e Eventos anunciou para o próximo dia 11 de outubro, vés-pera do 17º aniversário de Águas Lin-das, outro grande astro da música gos-pel. Trata-se de Fernandinho que além de ser cantor, compositor, arranjador e produtor musical é também pastor evan-gélico, líder do Ministério Faz Chover.

Texto : Afrânio Pedreira - Fotos : Beto Castanheiro

Regis Danese Faz Águas Lindas louvar a Deus

Louvor

Page 17: REVISTA UNICA 31

17

Educação Infantil - Ensino Fundamental Ensino Médio - (Com preparativos para o ENEM)

RUA DA CÂMARA MUNICIPAL - CAMPING CLUBE - ÁGUAS LINDAS - GO

Festa Junina no Colégio SelectusA alegria tomou conta da criançada

Educação

Como de custume, a tradicional festa juni-na marcou o dia 16 de junho de 2012, no Colégio Selectus em Águas Lindas de Goiás. A festa foi animada com várias apresentações; dança de quadrilhas,

brincadeiras e muita comida típica da ocasião nas barracas.

Consultório de Clínica Geral e Estética Médica

Tratamento de:Doenças do couro cabeludo,Pele, Unhas, Diabetes mellitus,Hipertenção arterial sistêmica.

Dra. Teresinha Sena Loiola - CRM-15556-GO / CRM-18059-DFMarcação de consulta pelo telefone: (61) 3613-6079

Mais:Coleta de material para prevenção e diagnóstico de doenças do colo uterino (Papanicolau), Atestado de saúde e laudo clínico com exames atualizados.

Quadra 11 - Lote 13 - 1º Andar - Jardim Querência - Águas Lindas de Goiás - GO

Supletivo Selectus - Ensino Fundamental e Ensino MédioVamos ser grandes! invista em seu futuro! Venha sonhar conosco! Volte a estudar!

material didático gratuito;Mensalidades acessíveis;Professores qualificados;

Preparação para o vestibular;Ambiente saudável e aconchegante;Ensino sério, honesto e com reconhecida qualidade.

Oferecemos Matrículas

Abertas

Page 18: REVISTA UNICA 31

18

Valo

r: R

$ 25

0,00

Valo

r: R

$ 25

0,00

CONHEÇA ALGUNS CANDIDATOS A VEREADOR EM ÁGUAS LINDAS-GO

Valo

r: R

$ 25

0,00

Valo

r: R

$ 25

0,00

Valo

r: R

$ 25

0,00

Valo

r do

anún

cio:

R$

250,

00Va

lor:

R$

250,

00Va

lor:

R$

250,

00

Valo

r: R

$ 25

0,00

Valo

r: R

$ 25

0,00

Valo

r: R

$ 25

0,00

Page 19: REVISTA UNICA 31

19CONHEÇA ALGUNS CANDIDATOS A VEREADOR EM ÁGUAS LINDAS-GO

Valo

r: R

$ 25

0,00

Valo

r: R

$ 25

0,00

Valo

r: R

$ 25

0,00

Valo

r: R

$ 25

0,00

Valo

r: R

$ 25

0,00

Valo

r: R

$ 25

0,00

Valo

r: R

$ 25

0,00

Valo

r: R

$ 25

0,00

Valo

r: R

$ 25

0,00

Page 20: REVISTA UNICA 31

20 Flashes & Caras

Funcionários do VaptVupt, nova loja no Águas Lindas Shopping.

Funcionários da Tesoura de Ouro, inauguração da loja no Águas Lindas Shopping. Gilberto Castro ladeado pelos pais, Manoel e Neta.

Olavo Barbosa, Aline Alves, Dayane e Daniel Soares

Hélio Soares e Esposa

Pra. Rose e Pr. Fáviodo Ministério Influência

Anderson Teodoroe Andréa

Divino do Rancho ladeado por Angélica e Rosineide

Keila ladeada por Simone e Marques Paiva

Quadra 05, Lote 24, Loja 02 - Camping Cube - Águas Lindas GO

Venha conferir nossos preços de inauguração!

Page 21: REVISTA UNICA 31

21

8602-5854

Sabia que dá multa?

Fátima e Junior

Auto Escola

Você tem mania de aproveitar o sinal vermelho? Ou, então, andar em alta velo-cidade? Não adianta dar uma de desenten-dido e de que não sabia da multa recorrente dessas infrações. Afinal, elas são comuns. Mas o que dizer daquelas pessoas que fi-cam na rua porque faltou combustível? E dos motoristas que dobram a esquina sem sinalizar? Infrações menos conhecidas, elas também rendem multas e marcam presença nos “famosos”bloquinhos dos agentes de trânsito.

Infrações levesVocê já esteve naquele engarrafamento

e a única saída parecia buzinar intermina-velmente? Saiba que a buzina prolongada sem pretexto é uma infração leve, que des-conta 3 pontos e multa em R$ 50. Quan-tas pessoas não andam sem documento do carro? Saiba que você está cometendo uma infração leve, com perda de 4 pontos na carteira e multa de R$ 53. Segundo Lucia-no Vilela, andar sem a documentação obri-gatória é característico das mulheres, que mudam de bolsa com frequência.

Infrações médiasE quem acha que nunca vai levar uma

multa por arremessar objetos pela janela se engana. Se fizer isso na frente de um agen-te, ele imediatamente irá se reportar ao in-frator. A multa é de R$ 85, uma falta média punida com 4 pontos na carteira. Depen-dendo do volume e do material, o infrator pode ser enquadrado por crime ambiental.

Ficou na rua por falta de combustí-vel? A chamada pane seca, considerada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) uma infração média, diminui 4 pontos da habilitação e multa em R$ 85. Dirigir com o braço para fora do veículo coloca a integridade física do motorista em risco,

especialmente em casos de colisões. Os agentes autuam os motoristas flagrados dirigindo nessa condição com uma multa média de 4 pontos e R$ 80.

Todo mundo sabe que dirigir falando ao celular é infração. Mas o que muitos não sa-bem é que usar fones de ouvido conectados à aparelhagem sonora ou de telefone celular é proibido, acarretando em multa de R$ 85, uma infração média que acarreta 4 pontos.

Passar por uma poça e dar um banho no pedestre também dá bronca. A infra-ção média, que acarreta a perda de 4 pon-tos, prevê multa de R$ 85.

Infrações gravesAlguém já aproveitou a passagem dos

veículos em serviço de urgência, como bombeiros, polícia ou ambulância, para se livrar do tráfego? Seguir os carros com permissão para usar sirene é infração gra-ve, com 5 pontos na carteira e multa de R$ 120. “As pessoas querem ganhar tem-po, mas uma freada repentina pode fazer o veículo que está atrás se acidentar. É uma prática perigosa”, pontua Luciano Vilela.

E o que dizer de dobrar numa esquina bruscamente sem nada indicar? A multa por não acionar as setas é de R$ 127,69, uma infração grave, que implica em 5 pontos da carteira.

Está chovendo? É imprescindível que o motorista acione os limpadores. Deixar de usar o limpador de para-brisa na chuva é uma infração grave, que diminui 5 pon-tos e multa em R$ 127,69.

Você tem um cachorrinho e acha legal levá-lo na frente enquanto dirige? Saiba que constitui infração grave, perda de 5 pontos e multa de R$ 126. O correto, se-gundo Ana Patrícia Santos, da Pet Dream Clínica Veterinária, é transportar o bichi-

nho com o cinto de segurança para ca-chorro, na cadeirinha ou dentro de caixas de fibra de vidro ou plástico.

Confira as multas menos conhecidas:Andar com animais entre as pernasInfração grave, 5 pontos e multa de R$ 126Jogar lixo pela janelaInfração média, 4 pontos e multa de R$ 85Carro parar por falta decombustívelInfração média, 4 pontos e multa de R$ 85Banho nos pedestresInfração média, perda de 4 pontos e multa de R$ 85Não acionar os limpadores na chuvaInfração grave, 5 pontos e multa de R$ 127,69Ir atrás de veículos de emergênciaInfração grave, 5 pontos e multa de R$ 120Andar com o braço para foraInfração média, 4 pontos e multa de R$ 80Usar fones de ouvidoInfração média, 4 pontos e multa de R$ 85Não usar a seta corretamenteInfração grave, 5 pontos e multa de 127,69Usar buzina prolongadaInfração leve, 3 pontos e multa de R$ 50Andar sem os documentos do carroInfração leve, 4 pontos e multa de R$ 53

http://www.alvema.com.br

Page 22: REVISTA UNICA 31

22

A maior loja de novidades e papelaria em Águas Lindas.Compramos direto da fábrica, por isso vendemos mais barato

Jardim Brasília - Quadra 27 - Lote 06 - Águas Lindas de Goiás

Temos o maior estoque em papelaria e brinquedosvenha conhecer - 3613-4871

Culturas do Brasil

4º ENCONTRO DA CULTURA NORDESTINA

O setor Camping Clube em Águas Lindas de Goiás, no mês de junho de 2012, mais uma vez foi palco de um verdadeiro Encontro da Cultura Nor-destina. Durante a festa houve brin-cadeiras, concursos de dança de qua-drilha, comidas típicas, e uma longa programação com vários shows com bandas locais e regionais, com desta-que para os cantores Gabriel Lene e Rafael Silva. O evento aconteceu pela 4ª vez no setor, e essa contou com a

participação da Prefeitura Municipal, de vários empresários do município, com destaque para a empresa Droga-ria Central que hora esteve represen-tada pelo empresário Olavo.

O evento foi promovido e organi-zado pelo jovem Baiano do Camping Clube, como é popularmente conheci-do na região. Encontro da Cultura Nor-destina, já faz parte da agenda cultural da cidade, e segundo seu organizador a tendência é evoluir ano após ano.

Page 23: REVISTA UNICA 31

23

O MELHOR PARA

O SEU FILHO

Quadra 71 Lote 26/31- Av. Tiradentes. Pérola II- Águas Lindas- GOTel.: (61) 3618-1452 www.colegiofilos.blogspot.com

*Educação Infantil *Ensino Fundamental *Ensino Médio *Quadra Poliesportiva *Biblioteca Ampla *Laboratório de Informática

*Sala de Vídeo *Professores Qualificados

A educação é o princípio mais importante para o desen-volvimento de um país, através do conhecimento o país en-riquece uma fonte de qualidade de vida para a população, o Brasil tem evoluído muito nos últimos anos, com projetos governamentais totalmente voltados para este tema, mas ainda muito deve ser feito, apesar da evolução constante a cada ano, não é o suficiente para atingir a todos os habitantes, principalmente os que se encontram em áreas humildes sem perspectiva de vida e nenhuma condição básica de renda.

Em Aguas Lindas de Goiás, muitos profissionais da área de educação se esforçam para oferecer qualidade de ensino à população, exemplo disso, são os irmãos Professor Mauro e o Professor Silvério que a frente do Colégio Filos, tem feito um trabalho diferenciado, com honestidade e compe-tência, que ao longo do tempo tem obtido reflexos positivos na qualidade de ensino daquele colégio no município.

"Como consequência da honestidade, vêm à credibilida-de e a ética, assim como o respeito ao próximo, aos colegas e aos clientes. Tudo isso gera benefícios a esses dois pro-fissionais” que tem um objetivo; ‘educação de qualidade’.

É notável que uma pessoa íntegra, desde que seja capacitada e mostre habilidades no dia a dia, consegue sempre ser lembrada em uma hora de reconhecimentos interessantes. Tanto pelo pro-fissional, pela honestidade e até mesmo pela simplicidade.

Atualmente, os Professores Mauro e Silvério Correa, que acima de tudo, preserva seus valores morais, sempre são bem vistos, por sua humildade e integridade, por seus clientes e amigos.

Silvério Corrêa é formado em teologia, Filosofia, pelo seminário, chegando à formação completa de um religioso. Mas segundo Silvério, sua vida profissional se resume como professor, e acredita que a educação é a base de tudo para que uma sociedade tenha uma boa qualidade de vida. Há mais de 20 anos ministrou aulas tanto no Brasil como no exterior.

Silvério chegou a Águas Lindas de Goiás, há 15 anos, essa foi à cidade que escolheu para morar, e aqui pretende crescer como pessoa e como profissional, hoje, juntamente

com seu irmão Mauro Correa, é empresário na área de educa-ção a frente do Colégio Filos em Águas Lindas de Goiás

Em uma recente conversa com nossa equipe, falando da educação no município, Silvério disse o seguinte:

“Depois de 15 anos em Águas Lindas, observando todo o pro-cesso de crescimento, estou chegando uma conclusão que posso contribuir muito, me sinto preparado suficiente para um único obje-tivo, contribuir para o crescimento desse município, jamais entrarei em questão de me conduzir pela vaidade, mas sim pelo respeito que tenho por esse povo, essa gente sofrida, que tanto precisa de aten-ção. É preciso fazer projetos que envolva os jovens e as famílias.

A educação do município é diferente de muitos outros, temos uma grande quantidade de crianças, e as escolas carecem muito de qualidade, não atende a demanda, até porque é um município novo. Vejo a escola como algo complexo, não é apenas ter um professor e uma sala de aula, isso deveria ser o básico, é preciso de uma avaliação constante. A escola jamais deve aceitar interfe-rência política, mas sim, um trabalho técnico, amplo e avaliação constante de todos que fazem parte do ciclo escolar, isso durante a semana. Durante os fins de semana, a escola deveria ser um centro cultural, não um local de abandono, a escola deve ser um local de prazer e não um local de sofrimento”. finaliza nossa conversa.

Prof. Mauro e o Prof. Silvério“Oferecem qualidade de ensino à população”.

Colégio Filos

Page 24: REVISTA UNICA 31

24

Festa na Roça mascou o mês de julho naESCOLA UNIVERSIDADE INFANTIL

Quadra 51, Lote 42, Cj “A” – Setor I – Águas Lindas – GOFone: 3618-8783

ESCOLA UNIVERSIDADE INFANTILA Escola que seu filho precisacom qualidade e segurança!

Os pais eram os principais telespectado-res, muitos pela primeira vez, via seu filho participar desse tipo de evento. A festa foi animada com as atrações da noite, muita dança de qualdrilha, apresentações e brinca-deiras. Todos divertiram-se, também, com diversas guloseimas, típicas da época, servi-das nas tradicioanais barracas caipira. Tais como, cachorro quente, quentão, cural, maçã do amor, canjica, refrigerantes e outros.

Festa julina

Page 25: REVISTA UNICA 31

25Rotary

ROTARY CLUBE ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS

No dia 26 de junho de 2012, o Rotary Clube de Águas Lindas de Goiás realizou o evento para posse da nova dire-toria. Com a presença de várias autoridades, empresários e convidados, inclusive Rotarianos de outros Clubes do Distrito Fedral, José Fernando, “Dinando” recebeu posse e é o novo presidente do Clube na gestão 2012/2013.

Dinando está otimista, e acredita que vai poder fazer muito pelo clube e pelas pessoas menos favorecidas da cidade, e ja planeja ações beneficentes para sua gestão.

Page 26: REVISTA UNICA 31

26 Legislativo

Entrevista com Hildo do Candango

UNIKA – Hildo durante esse tempo como deputado estadual, re-presentando em especial à região do entorno, o senhor encontrou di-ficuldades para apresentar e aprovar projetos?

De forma nenhuma, sempre apresentei projetos, propostas, re-querimentos voltados para a melho-ria da região do Entorno do Distrito Federal, em especial para Águas Lindas de Goiás, foram apresenta-dos mais de setenta projetos de lei, temos hoje no estado de Goiás, qua-tro leis de minha autoria aprovadas na assembleia e sancionada pelo go-verno. Vários requerimentos que fo-ram aprovados já se encontram em exercício beneficiando a população no município.

ÚNIKA - Olhando como todo, o senhor acha que Águas Lindas cres-ceu, nesses últimos quatro anos?

Cresceu muito, hoje temos mais de dez mil casas do programa do Governo Federal, Minha Casa Mi-nha Vida, que foram construídas nesses últimos quatro anos, grandes e médias empresas acreditaram em nossa cidade e vieram instalar seus empreendimentos aqui, nesse ponto a cidade cresceu.

ÚNIKA – Qual a avaliação da

experiência de ser deputado estadu-al, uma vez que esse é seu primeiro mandato?

É uma experiência positiva, des-de o primeiro dia que sentei na ca-deira daquela Assembleia Legisla-tiva, tenho apresentado nossas pro-postas, e que tem beneficiado muito a população do estado de Goiás, da região do entorno, em especial Águas Lindas. Tem um projeto de minha autoria de combate ao craque, que recentemente o governador in-vestiu mais de dois milhões de reais, para combater a droga no estado de Goiás. Então com certeza foi uma experiência positiva.

ÚNIKA – De seus projetos apro-vados e executados na Assembleia Legislativa, durante esse tempo de mandato, qual o senhor cita como o principal para o Entorno? Águas Lindas?

Para o Entorno, é como já disse, temos quatro leis aprovadas, Como; lei do combate ao craque, à meio en-trada para os professores, a acessibi-lidade para os portadores de neces-sidade especiais, para que os acom-panhantes de necessidade espaciais tenha a informação, que tem direito de oitenta por cento de indenização nas passagens aéreas e terrestres. Até então fiz um mandato voltado para a região do Entorno, em espe-cial para Águas Lindas de Goiás.

ÚNIKA – Hildo senhor acha que como prefeito pode ajudar mais a população do município, de que

como deputado estadual? Com certeza, o deputado tem

a função de legislar e fiscalizar as contas do estado. Como prefeito, vou fazer muito mais. Vou poder contratar o médico, contratar as empresas para fazer pavimentação. Vou construir uma identidade para nossa cidade tanto cultural, tan-to educacional e na saúde. Sou um homem trabalhador, acordo cedo e durmo tarde e com certeza trabalha-rei muito por essa cidade.

ÚNIKA – Se for eleito prefeito, Em seus projetos de governo tem al-guma prioridade?

São muitas prioridades que agen-te precisa, mas tenho destacado a necessidade de uma atenção espe-cial para a saúde, quando uma pes-soa procura um estabelecimento de saúde é que realmente está preci-sando de ajuda, às vezes até podem pensar que as pessoas preferem o as-falto, mas a pavimentação pode es-perar por algum tempo e as pessoas que estão doentes às vezes não pode esperar nem algumas horas.

UNIKA – Se pudesse falar com toda população do município de uma só vez, o que diria?

Nosso povo tem que se conscien-tizar não se vender, o voto é para mudar o que não está bom, nessas eleições, procure conhecer melhor seu candidato a prefeito e a verea-dor, tome uma decisão que seja me-lhor para seu filho, para sua família, melhor para sua cidade.

Hildo do Candango, nome popularmente conhecido em Águas Lindas, Deputado estadual por Goiás, se intitula uma pessoa tranquila e sincera, casado com Aleandra de Sousa e pai de duas filhas. Segundo Hildo, seu nome se resume em trabalho e honestidade. Também é um empre-sário dedicado ao trabalho e a família. Hildo é candidato a prefeito de Águas Lindas, tendo como vice-prefeito Luiz Alberto “Giribita” e recentemente em uma conversa com nossa equipe, respondeu as seguintes perguntas;

Page 27: REVISTA UNICA 31

27Entrevista

UNIKA – Geraldo durante a traje-tória como prefeito de Águas Lindas, o senhor encontrou dificuldades para governar a cidade?

Minha maior dificuldade foi quan-do assumir a prefeitura, que tinha muitos débitos, a maioria de punho social, como piso PASEP, INSS, tele-fone, salários atrasados e outros, além disso, encontramos a prefeitura sem nenhuma estrutura e não tinha o nome limpo para receber os convênios.

ÚNIKA - Olhando como todo, o se-nhor acha que Águas Lindas de Goiás, cresceu nesses últimos quatro anos?

Águas Lindas deu um salto de mais ou menos quinze anos em quatro, quan-do assumir a prefeitura, Águas Lindas era uma cidade emergente, hoje graças a Deus, abrimos uma porta para gran-des empresários, não medimos esforços para que esses empreendedores viessem para cá, tivemos um avanço de trezentos por cento na área da construção civil, na área comercial avançamos cem por cen-to. Águas Lindas deu um salto enorme em número de habitantes, e isso se deve a credibilidade que passamos para esses empresários, essas pessoas que vieram investir em nossa cidade.

ÚNIKA – Qual a avaliação da experiência de governar uma cidade como Águas Lindas de Goiás?

A avaliação que faço é única pegar uma cidade como Águas Lindas do jeito que pegamos totalmente desorde-nada conforme citei acima, tínhamos trinta e oito loteamentos irregulares, onde a máquina pública estava total-mente descontrolada e deixar do jeito que está hoje, é um presente de Deus. Foi uma experiência singular, só quem passou por isso vai entender essa expe-riência, mudamos a página dessa cida-

de, para uma página de prosperidade.ÚNIKA – De seus projetos apro-

vados e executados em Águas Lindas de Goiás, durante o seu governo, qual o senhor cita como o principal?

Vou falar como todo, fizemos mui-ta coisa, mas acho que o mais impor-tante foi ter resgatado a credibilidade do município, junto ao governo fede-ral, ao governo de Goiás e o Governo do Distrito Federal. Quando assumi-mos o governo, a cidade não tinha credibilidade para celebrar nenhum tipo do convênio junto a esses órgãos. Digo que o maior projeto que fizemos foi a valorização do ser humano, de-volvemos a dignidade das pessoas que moram nesse município. Houve uma supervalorização na cidade, exemplo, a casa que custava trinta mil, foi para cem, hoje temos lotes nessa cidade que custam mais de um milhão. Va-lorizamos também o servidor público, que era um povo desacreditado e hoje tem crédito nessa cidade.

ÚNIKA – Geraldo, se o povo te der a chance de ser prefeito novamen-te, dar para fazer mais do que o que foi feito nessa gestão?

Vai dar para fazer o triplo do que foi feito, primeiro porque aprendi a governar, eu tive vontade de fazer muito mais do que foi feito, mas de-parei com uma situação crítica, que se tornou impossível eu fazer tudo que eu queria, trabalhei muito e fiz o que estava em meu alcance, agora com a benção de Deus, se o povo me der mais uma oportunidade, eu vou fazer muito mais, porque a cidade está toda projetada para receber asfalto, rece-ber saúde, educação, e muitas outras melhorias, vamos colher o fruto que plantamos, e plantamos muitas coisas

boas nessa cidade.ÚNIKA – Se for eleito, Em seus

projetos de governo tem alguma prio-ridade?

Em primeiro lugar vou concluir o asfalto, reforçar a segurança pública criando a guarda municipal e melho-rar a saúde do nosso município. De-pois de três anos de auditoria, agora a sequência da construção do hospital passou a ser de total responsabilidade do governo federal, que já nos deu si-nal verde para a retomada das obras.

UNIKA – Se pudesse falar com toda população do município de uma só vez, o que diria?

Aos moradores de Águas Lindas de Goiás, quero dizer que moro nessa ci-dade há trinta anos, fui um dos primei-ros comerciantes do município, amo de coração esse lugar. Estou preparadíssi-mo para trazer o progresso para todos. Agradeço a paciência das pessoas, as orações que fizeram para me dar força e governar bem o município.

Aproveito a oportunidade para finalizar, falando da grandeza da revista ÚNIKA, pela seriedade com a comunidade, junto ao comércio e aos órgãos públicos, é um jornalismo verdade e responsável, independente de credo ou posição social, se é situ-ação ou oposição, leva informações para o mundo inteiro, seja palas pá-ginas impressas ou pela internet, fi-camos felizes por essa revista ser ge-nuinamente de Águas Lindas.

Geraldo Messias, de naturalidade mineira, más se diz goiano de coração, casado, pai de cinco filhos, atual pre-feito de Águas Lindas de Goiás, formado em quatro cur-sos superior, ideologia, filosofia, contabilidade e direito. Morador de Águas Lindas há 30 anos, se diz viver uma vida voltada para o bem-estar social, focalizando um lado cristão. É candidato a reeleição tendo como vice-prefeito Everaldo Veículos, e em uma recente conversa com nossa equipe, Geraldo respondeu as seguintes perguntas.

Entrevista com Geraldo Messias

Page 28: REVISTA UNICA 31

28

José Pereira

Marco Túlio

Juarez Quirino

Outros candidatos a prefeito em Águas Lindas

Residente em Águas Lindas desde 1976, época em que nasceu, ainda, quando era mu-nicípio de Luziânia. Filho de Antônia Ribeiro da Silva. Graduado em Língua Portuguesa, Espanhola e suas respectivas literaturas e tam-bém fala fluente o inglês.

Casado há catorze anos (14) com Maria de Jesus Silva Quirino. Pai de três filhos.

Juarez é candidato a prefeito por ideolo-gia, acredita que é possível aplicar a demo-cracia em sua totalidade, a partir do protago-nismo popular, ou seja, o povo participando, indicando prioridades, deliberando de forma organizada junto ao governo.

Com dezoito anos de idade foi convocado para servir no Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, no ano de 1995, onde permaneceu até o ano de 2000, momento em que saiu da vida

militar e retornou para sua região de origem.Se eleito o candidato do PSOL, pretende

convocar uma Assembleia Constituinte Mu-nicipal para envolver toda a sociedade na discussão e aprovação das prioridades do orçamento e das ações envolvendo saúde, transporte, educação, moradia, emprego e renda, meio ambiente, qualidade de vida e combate à corrupção.

“Então, nós, povo de desta cidade trouxe-mos a existência, através de tributação continua, a possibilidade de uma assistência coletiva. Ele-gemos governantes para deliberar a respeito das receitas, para conforto de nossos cidadãos. Ape-sar disto, vivemos uma desventura social.

Para que nossa cidade evolua se faz ne-cessária participação direta do povo junto ao governo, mas para isso acontecer o governo tem que oferecer esse espaço ao povo, o que farei se caso eleito for”.Comenta Juarez.

José Pereira Soares, ha muitos anos resi-dente em Águas Lindas de Goiás, ex-prefeito do município, se diz conhecedor dos proble-mas da cidade.

Segundo J. Pereira, para que Águas Lin-das cresça e se desenvolva, é preciso um projeto ousado, inovador que exija coragem, compromisso, experiência e determinação de um homem que sabe fazer.

Para J. Pereira, o desafio de administrar a cidade que mais cresce na América, é muito grande. Para torná-la auto sustentável, é pre-ciso ter bons projetos, apoio político e o mais importante o apoio do povo. Segundo Pereira o eleitor não pode errar, é preciso fazer uma pesquisa entre os candidatos, em especial sa-ber de onde vem o dinheiro que ele gastando na campanha e se vai ter coragem de enfren-

tar as grandes empresas que visam somente o lucro no município.

Entre os principais projetos que preten-de desenvolver estão; Criar uma Empre-sa Municipal de Água e Esgoto. Licitar o Transporte Coletivo. Cobrar os impostos das grandes Instituições Financeiras. Co-brar da CAESB (Empresa do DF) os Royal-tys (Direito em dinheiro) da nossa parte em imposto sobre a exploração da Água Potá-vel do Rio Descoberto.

Entre outros estão também projetos para; Ação Social, Agricultura, Cultura, Educação, Esporte, Geração de emprego e renda, Habita-ção, Infraestrutura, Meio ambiente, Saúde 24 horas, Segurança pública e Transporte.

Segundo J. Pereira para conclusão desses projetos há necessidade de convênios com os governos do Distrito Federal, do estado de Goiás e do Governo Federal.

Tem propriedade residencial também em Águas Lindas, precisamente cito setor Por do Sol. É servidor público e bacharel em direito, declara que desde cedo procura se-guir o exemplo de seu tio, o ex-governador de Goiás Henrique Santillo. Segundo Túllio, juntamente com seu pai, Edward, na época secretário do Trabalho do DF, participou da criação das cidades satélites, Samambaia e Cidade do Automóvel.

Segundo Túllio, se eleito, pretende ofere-cer melhor qualidade de vida aos habitantes de Águas Lindas, trazendo recursos por meio de convênios e parcerias com instituições pú-blicas e privadas.

São pontos de seu plano de governo: Em-prego e Renda, implantação do Polo Indus-trial, com indústrias não poluentes e amplo

apoio ao micro e pequeno empreendedor. Educação: Criação de Escolas Técnicas de nível médio e superior. Esporte e Lazer: Im-plantação dos Centros Sociais urbanos e ru-rais, em especial nas áreas mais carentes. Se-gurança: Policiamento Ostensivo e Preventi-vo, em cooperação com os governos federal e estadual. Transporte: Integração do transporte com o metrô de Ceilândia DF, com passe úni-co para o trabalhador e criação de ciclovias no município com bicicletários. Saúde: Hospitais e postos de saúde, (UPAS) com distribuição gratuita de medicamentos, atendimentos do-miciliar periódico, a todas as faixas de idade, com atenção especial as gestantes(Pré-natal completo) e aos portadores de doenças crôni-cas, como diabetes e pressão alta. Bolsa Famí-lia: Ampliar o número de atendimentos. Lan-çar o Brasil Carinhoso e intensificar o projeto Minha Casa Minha Vida.

Eleições 2012

Page 29: REVISTA UNICA 31

29Festas & Eventos

Faça sua confraternização no Framozo Pizzaria e Escolha um dos Brindes

REGULAMENTO: UM BRINDE POR ANIVERSARIANTE, O ANIVERSARIANTE TERÁ QUE LEVAR NO MÍNIMO 12 CONVIDADOS. O ANIVERSARIANTE TERÁ QUE APRESENTAR UM DOCUMENTO COMPROVANDO A DATA DO ANIVERSÁRIO. OBS: A PROMOÇÃO PODE SER MODIFICADA A QUALQUER MOMENTO SEM A NECESSIDADE DE PRÉVIO AVISO.

01 Espumantepara a comemoração

Combo de Vodka mais Schweppes

Pizza média mais Refrigerante 2 Litros

Page 30: REVISTA UNICA 31

30 Festa de São Pedro

Festa de São Pedro: Oração e diversão juntas!“Uma festa pra ninguém botar defei-

to. Foi muito linda. Eu adorei”, classi-ficou a estudante de Administração de Empresas, Ana Paula, 21 anos. Para ela, foi a festa mais bonita que Águas Lin-das já promoveu este ano. Ela afirma que só deixou de ir ao local a em dois dias. “É que eu tinha prova na faculda-de. Por isso que eu faltei”, justificou.

Também pudera. A equipe da or-ganização da festa, que está na sua 19º versão, foi caprichosa em todos os deta-lhes para fazer com que o aguaslinden-se tivesse gosto e prazer em participar durante todos os dias de sua realização.

Foram 10 dias de pura distração e lazer para as quase 15 mil pessoas que, estatisticamente, passaram pelo local. A XIX Festa da Paróquia de São Pedro aconteceu do dia 22 de ju-nho a 1º de julho. E o cenário da festa, um grande e multicolorido arraial, não poderia deixar de ter outro endereço: toda a área aberta que fica em frente à Secretária de Ação Social, no Setor 10, ao lado da igreja anfitriã. O espa-ço, que é um grande estacionamento a céu aberto, se transformou em um tradicionalíssimo e típico “arraiá”, da-queles de dar inveja a qualquer festejo que possa ocorrer no nordeste, região brasileira em que as festas de São João e São Pedro são famosas.

E teve de tudo. Muitas barracas co-mercializando comidas típicas como canjica, pamonha, churrasquinho, pi-poca, fubá de milho, quentão e outras iguarias tradicionais da culinária cai-pira. Isso sem contar os shows musi-cais com grandes duplas do sertanejo universitário e tradicional como que estão despontando para o sucesso e que são do agrado e conhecimento do público de Águas Lindas. Um dos pontos altos da festa foi o imperdível e tradicional concurso de quadrilhas que premiou, com dinheiro, as três primeiras colocadas.

Sem ocorrências policiais, além dos fatores lazer e entretenimento, a XIX Festa da Paróquia de São Pedro, como não poderia deixar de ser, teve o seu lado religioso latente. Em todos os dias de sua realização, missas foram celebra-das no começo da noite pelo pároco da igreja que estava promovendo a festa.

“A festa está muito linda. A gente não poderia nunca deixar de vir pres-tigiar e se divertir também”, disse a primeira dama e secretária de Ação Social e Cidadania, Luzia de Fátima, se referindo a ela e ao prefeito da cida-de, Geraldo Messias. “A gente sempre vem prestigiar. A cada ano a festa fica mais bonita”, acrescentou Messias.

Texto : Afrânio Pedreira - Fotos : Beto Castanheiro

Page 31: REVISTA UNICA 31

31Evento

Estúdio Anderson Fernandez Cabelo e Maquiagem apresentou: Desfile de Noivas

No dia 06 de junho de 2012, o Estúdio Anderson Fernan-dez, promoveu o primeiro desfile de noivas em Águas Lindas de Goiás, onde participaram oito lindas modelos, sendo cin-co noivas, duas debutantes e uma dama de honra. Durante o evento compareceram inúmeros convidados que conferiram de perto o sucesso do evento. Segundo o organizador Ander-son Fernandez, o sucesso se deve em primeiro lugar a Deus e seus colaboradores entre eles, RS Cerimonial e o Buffet Carlos Araújo. A festa contou com animação ao vivo, com as bandas sertanejas Marcos Paulo e Alan, Dudu e Edú.

Estúdio Anderson Fernandez Cabelo e Maquiagem

Especialista em dia de noiva

(Sua beleza por nossa conta)

Audra 15 - Lote 35 - Jardim Brasília - Águas Lindas de Goiás - 61 - 9609 8845

Page 32: REVISTA UNICA 31

32

DESFILE

RAINHA DO RODEIO 2012, ÁGUAS LINDAS GO

Estilo Country

Aconteceu em Águas Lindas o concurso para escolha da Rainha do Rodeio 2012. Com a explêndida abertura da Garota ÚNIKA 2011, Jésska Cristina. Participaram 12 lin-das candidatas que se apresentaram com duas entradas com roupas di-ferentes. O evento foi realizado no Salão de shows do Coliseu no dia 01 de setembro de 2012, contou a par-ticipação de vários empresários do município, familiares e convidados especiais. O evento foi promovi-do pelo Promoter Nilvan da Top, a coreografia e organização ficou por conta do promoter Jucier Valeriano. Vencedoras do concurso Rainha do Rodeio 2012

3º Aline Rodrigues - 2º Camila Santos - 1º Cristal Paloma

Jéss

ika

Crist

ina.

Cris

tal P

alom

aLo

rran

y So

ares

Verô

nica

Mat

osA

na C

lara

Sam

ara

de S

ouza

Alin

e R

odrig

ues

Bea

triz

Souz

aD

ayan

e To

rres

Mire

lly T

omaz

Susa

na K

arol

ine

Cam

ila d

os S

anto

sJu

liana

San

tos

Page 33: REVISTA UNICA 31

33

Rodovida Urbano Maquinário nas vias da cidadeO programa Rodovida Urbano, do

governo do estado e que foi lançado no fim do ano passado, finalmente chegou a Águas Lindas. Maquinário pesado como pá carregadeira, caminhões de rolos com-pressores e pipas, patrol, basculantes, es-pargidor e comboio estão em plena ativi-dade. Quem costuma passar pela avenida principal de acesso ao Santa Lúcia pode testemunhar de que a recuperação da pista está sendo executada. O pontapé de início das obras de recuperação de 300 mil me-tros quadrados de asfaltamento de ruas e avenidas do município foi dado pelo pre-feito Geraldo Messias, na manhã da últi-ma segunda-feira, dia 02.07,2012 durante cerimônia realizada na entrada principal do Setor Camping Clube.

“É sabido que um dos maiores pro-blemas de Águas Lindas são as suas ruas esburacadas. Mas é fato que já recupera-mos muitas ruas e estamos levando mais asfalto para todo o município. Agora estamos recebendo o Rodovida Urbano que é um presente do governador Marco-ni Perillo”, disse o prefeito Geraldo Mes-sias. Conforme ele, aliado ao Rodovida que, neste primeiro momento vai atacar os principais corredores de trafegabili-dade da cidade e de ônibus, a sua secre-taria de Transporte e Serviços Públicos vai continuar dando seqüência aos tra-balhos de recapeamento asfáltico, tapa buracos, limpeza e recolhimento de lixo e entulhos que vem sendo executados por todos os bairros. “Aqui no Camping, as três ruas que cruzam deverão ser as-faltadas em uns 20 dias. Queremos uma Águas Lindas limpa e com sua malha viária totalmente recuperada. Nosso mu-nicípio e o povo merecem”, destacou o prefeito. E, de antemão, pediu desculpas pelos transtornos que ações como estas

Águas Lindas - GO

possam provocar. “Mas estamos traba-lhando para melhor servir”, arrematou e ordenou ao engenheiro Felipe Fidalgo, responsável pelas obras que colocasse as máquinas para funcionar.

E o início das obras foi imediato já que o secretário de Obras, Marcos Do-mingos mapeou todos os pontos críticos da cidade no que diz respeito a asfalta-mento. Conforme o engenheiro, a de-terminação da Agetop (Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas) órgão responsável pela execução do programa é de que, uma vez a obra iniciada, ela deve ser concluída em até 180 dias. Para a recuperação de vias e avenidas do esta-do, o programa estipulou quatro tipos de obras específicas como: a reconstrução total da via; recapeamento com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e com pré-misturado a frio (PMF) e apli-cação de lama asfáltica grossa.

O Rodovida Urbano vai beneficiar 133 municípios goianos com a recupera-ção de 13,8 milhões de metros quadra-dos de ruas e avenidas. Dividido em duas etapas, o programa, que na sua primeira fase está contemplando 81 cidades, di-vididas em 26 lotes, terá investimentos totais de R$ 123 milhões. Levantamento revela que o estado de Goiás tem 23 mil quilômetros de estradas. Sendo 50% de-las asfaltadas e 50% não asfaltadas.

Com menos 15 dias do início das obras de recuperação asfáltica pelo Pro-grama Rodovida Urbano do governo do Estado, a população de Águas Lindas de Goiás sente que, por alguns meses sofrerão alguns transtornos no seu di-reito de ir e vir, mas garantem ser por uma boa e justa causa.

“Isto é um sinal de que dias melhores estão por vir ai pela frente”, justificou o

mecânico José Pereira, 47 anos. Confor-me ele, que mora no município a quase 20 anos, antes mesmo da emancipação política local, a melhoria da principal via de acesso ao setor em que reside, o San-ta Lúcia, vai facilitar muito o ir e vir de todos. Tanto para os que moram na lo-calidade como muitas outras, localizadas entre a BR-060 até a saída para a vizinha Santo Antônio do Descoberto (GO).

É justamente ao longo dessa via, uma das de maior trafegabilidade no municí-pio, que a equipe de funcionários (35 ho-mens) da Construtora GAE de Goiânia, com maquinário pesado está trabalhando duro, das 7h45 às 21h, para entregar em tempo recorde, a avenida totalmente re-feita. “No momento estamos atuando em 30 quilômetros da avenida. A previsão é de que até primeiro de agosto a gen-te entregue esta etapa”, estimou Divino Miguel Soares, encarregado geral da obra que teve que ser toda refeita. Con-forme ele, no trecho que inclusive teve que ser interditado e o trânsito está sen-do praticado por apenas uma das vias, o trabalho realizado incluiu a retirada do antigo asfalto; serviços de pavimentação e terraplenagem e, por fim, vai receber a camada de massa asfáltica. “Mas isso não significa que em todos os trechos que vamos atuar o serviço será o mesmo. Vamos executar o serviço que o trecho precisar”, ressaltou ele.

As obras de recuperação da malha viária de Águas Lindas vão obedecer a um cronograma previamente estabe-lecido pela Agetop, com base em le-vantamento de situação realizado pela Prefeitura Municipal. Uma vez a obra iniciada, o Rodovida urbano estipula prazo de até 180 dias para conclusão.

Texto: Afrânio Pedreira

Page 34: REVISTA UNICA 31

34 Legislação

Quadra 37 - Lote 2B - Conjunto A - Setor 2 - Águas Lindas de Goiás GOTel: (61) 9677 5550 - 9156 8404 - 3613 5741

Os senadores aprovaram, na noi-te desta terça-feira (07 de agosto de 2012), projeto que regulamenta o sis-tema de cotas raciais e sociais nas uni-versidades públicas federais em todo o País. Pela matéria, relatada pela se-nadora Ana Rita (PT-ES), metade das vagas nas universidades deve ser se-parada para cotas.

Cotas, uma nova discussão.A reserva será dividida meio a meio.

Metade das cotas, ou 25% do total de vagas, será destinada aos estudantes negros, pardos ou indígenas de acordo com a proporção dessas populações em cada Estado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A outra metade será destinada aos estudantes que tenham feito todo o segundo grau em escolas públicas e cujas famílias tenham renda per capita até um salário mínimo e meio.

Para os defensores da proposta, esse modelo que combina cotas raciais e sociais é o mais amplo e uniformiza as políticas de reserva de vagas que existem nas diversas universidades federais. O projeto de regulamentação da política de cotas é aprovado depois que o Supremo Tribunal Federal de-clarou ser constitucional esse tipo de ação afirmativa nas universidades.

A aprovação da matéria foi em vo-

Senado aprova cota de 50% nas universidades federais do País

tação simbólica, pela maioria dos se-nadores presentes. O projeto já passou pela Câmara dos Deputados e segue agora para sanção presidencial.

Fenep: lei de cotas faz País assumir que rede pública é ruim

Escolas particulares do Brasil estão criticando o projeto aprovado na últi-ma terça-feira no Congresso Nacional que reserva 50% das vagas das 59 universidades federais do País a alu-nos da rede pública. De acordo com a presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) Amábi-le Pacios, a aprovação da lei faz com que o governo assuma que as escolas públicas do País são de má qualidade. "O que temos que discutir na socieda-de não são as cotas, mas por que as crianças de escolas públicas não têm condições iguais às que estão na esco-la particular", afirmou.

Cotas: desafio agora é garan-tir permanência do novo aluno

O que falta para o projeto entrar em vigor é a presidente Dilma Rousseff, que é a favor da iniciativa, sancionar a proposta. De acordo com o governo, a medida amplia o acesso de setores me-nos favorecidos da população ao ensino superior. "Essa lei, se sancionada pela Dilma, vai dizer primeiro que todos concordam que a escola pública é de

má qualidade, o governo vai estar assu-mindo isso. Segundo, vão estar dizendo que precisam corrigir já que não dão informação, facilitando o acesso dos es-tudantes à universidade", disse Pacios.

Para a presidente da Fenep, a esco-la particular se tornou a única opção para as famílias devido à qualidade do ensino. "Não queremos ser a úni-ca opção. Temos interesse na escola pública de qualidade, o que queremos saber é por que os alunos não tem essa qualidade no ensino público", disse. Além disso, Pacios afirma que a de-cisão do governo não vai resolver o problema da rede pública de ensino. "Estamos resolvendo uma dívida e já criando outra para resolver no futuro".

Ela explica que um aluno de rede pública que não tem uma base escolar de qualidade estará sendo prejudicado ao ingressar na universidade e compro-metendo na busca de empregos e estu-dos. "Quando você coloca um aluno de escola pública de má qualidade em uma faculdade de quatro anos, ele levará oito para terminar. A qualidade vai amarrar o aluno na caminhada da universidade", afirmou Pacios. "Não é fazendo uma lei que vamos corrigir. Temos que melho-rar o investimento não só em dinheiro mas em gestão", concluiu.

Fonte: terra.com.br

Page 35: REVISTA UNICA 31

35

Por que cuidar da saúde é financeiramente importante para todos?

Saúde

O processo de educação financeira não se destina apenas a fazer você apren-der a gerenciar melhor suas finanças pes-soais. Ele vai muito além desse objetivo. Com mais instrução financeira, você acaba percebendo que existem coisas mais importantes com que se preocupar na vida que esse simples meio de troca chamado dinheiro. E uma dessas coisas mais relevantes é justamente a saúde. Mas por que cuidar da saúde é impor-tante, sob a perspectiva financeira? Aqui estão alguns motivos básicos.

Porque ter saúde traz felicidade. Cer-to dia, estava ouvindo um programa de rádio em que era feita uma pesquisa na rua. Às pessoas era perguntado se di-nheiro trazia felicidade. A surpresa? A maioria delas disse que não trazia. Então o repórter perguntou o que então trazia felicidade. Bingo! Elas respondiam que era ter saúde. Ora, se ter saúde traz felici-dade, é óbvio que devemos então cuidar tanto da saúde quanto do dinheiro, ou até mais do bem-estar que desse último.

Porque ter saúde lhe permite ser mais produtivo. Lembre da última vez em que você ficou com enxaqueca, dor de cabe-ça ou doente. Lembrou? Agora, lembre-se de alguma coisa produtiva que você tenha feito durante esse período. Pois é, se você estava doente: ou você não tra-balhou e, portanto, deixou de adicionar valor à empresa, órgão ou negócio em que você trabalha ou você trabalhou, mas não da mesma forma com que se es-tivesse em perfeitas condições de saúde.

Daí a seguinte conclusão: com saúde, você consegue fazer muito mais coisas, entregando melhores resultados. E fazen-do coisas maiores e melhores, ou seja, sendo mais produtivo, você consegue ga-nhos financeiros maiores. Saúde não traz só felicidade: traz dinheiro também.

Porque ter saúde lhe permite ter mais tempo. Ok, é impossível transformar

duas horas em quatro horas apenas pelo simples fato de ter saúde. Mas estar fi-sicamente e mentalmente bem evita que você tenha que dormir mais para se recu-perar de alguma doença (pois dormir é um “santo remédio”), diminui as proba-bilidades de você ter que ficar internado em clínicas e hospitais, diminui as chan-ces de ter que fazer tratamentos médicos longos e dispendiosos e por ai vai.

Enfim, lhe permite ganhos extras de dias, a fim de que você possa aproveitar melhor a vida. Fora o tempo que você ge-ralmente gasta só esperando na fila ou na sala de espera, lendo aquelas revistas de fo-focas velhas, do ano passado. Esse tempo de espera também é eliminado ou diminuí-do quando você tem mais saúde.

Porque ter saúde lhe permite fazer escolhas de consumo mais conscientes. Quando eu falo de saúde, não estou me referindo apenas ao bem-estar físico. Também estou me referindo ao bem-estar mental. Pois a grande doença do século XXI, aquela que pode causar efeitos mais danosos, inclusive ao corpo, é a depres-são. Pessoas doentes não têm apenas seu sistema imunológico prejudicado: é a ca-beça que também não funciona direito.

Em situações assim, as pessoas aca-bam fazendo compras de produtos e serviços errados, em horas erradas e por motivos errados. Diz-se por aí que pes-soas deprimidas acabam “afogando as mágoas” numa sessão de compras no shopping. É “batata”! Se você não se permitir cuidar melhor de sua saúde – entendida a saúde sob o aspecto global -, é o seu bolso que vai sofrer as piores consequências. Não seja vítima de seus próprios atos equivocados de consumo!

Dicas para ter mais saúdeSe ter saúde implica ter uma vida finan-

ceira positiva, aqui vão algumas dicas para aprimorar seu estado de saúde geral:

Respeite seu relógio biológico. Não

adianta ter disciplina financeira se você não tem disciplina quanto aos horários em que vai para e sai da cama. Dormir bem é fundamental para que todas as funções metabólicas do organismo fun-cionem bem, fazendo seu estado geral de saúde melhorar;

Alimente-se bem. Faça a ingestão de alimentos que contribuam para o ganho de energia necessário para as atividades que requerem concentração física e in-telectual. Não adianta ter todo o tempo do mundo se você não estiver com re-servas de energia suficientes para serem “queimadas” em suas atividades coti-dianas. Ter uma dieta equilibrada é fun-damental para conseguir ser produtivo e também ter um descanso de qualidade;

Faça exercícios físicos. Seja em sim-ples caminhadas no parque, seja em aulas na sua academia favorita, praticar uma atividade física é essencial para que você tenha disposição suficiente para enfrentar as diversas demandas que ocorrem no dia-a-dia. Lembre-se de que o corpo humano precisa de movimento: é uma necessida-de inata de nossa espécie. Saia da inércia e do sedentarismo que prejudicam tanto nosso coração e nossa alegria de viver;

Cultive relacionamentos sociais. Uma das melhores formas de manter a saúde em níveis ótimos é manter uma rede de amigos com quem se pode con-tar. Sair com amigos pode funcionar como uma vacina que reforça seu sis-tema imunológico psíquico, ajudando a prevenir doenças e, portanto, prolongan-do e fortalecendo sua saúde e autoestima.

Em suma, preze e lute pela qualidade de vida de toda a sua família. Respeite seus limites financeiros e também de saú-de. Invista mais e melhor na construção de um legado, mas de forma que você possa aproveitá-lo com saúde, disposição e energia. Até a próxima.

Fonte: http://dinheirama.com

Page 36: REVISTA UNICA 31

36

(61) 3618 8837

Temos livros didáticos de todas as escolas de Águas Lindas

BRINQUEDOS, PRESENTES, COSMÉTICOS, UTILIDADES PARA O LAR, XEROX.

Parcelamos suas compras em até 3x sem juros nos cartões

Francisca e Artur Linhares.

QUADRA 46 - CONJUNTO B - LOTE 02 - LOJA 04 - ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS - (AO LADO DO SUP. TATICO)

Estatística

A educação de Águas Lindas de Goiás está de parabéns. Conforme o índice de desenvolvimento da educa-ção básica (Ideb) de 2011, divulgado na última terça-feira (14.8), pelo mi-nistro da Educação, Aloizio Merca-dante, a educação brasileira avançou nos últimos anos e o país atingiu as metas estabelecidas em todas as eta-pas do ensino básico.

Conforme o estudo, nos anos ini-ciais, o Ideb nacional alcançou 5,0. Ultrapassou não só a meta para 2011 (de 4,6), como também a proposta para 2013, que era de 4,9. Nessa etapa do ensino, a oferta é prioritariamente das redes municipais, que concentram 11,13 milhões de matrículas, quase

80% do total. O Ideb para os anos ini-ciais do ensino fundamental da rede municipal foi calculado em 5.222 municípios. A meta para 2011 foi al-cançada por 4.060 deles (77,5%). E Águas Lindas compõe esse quadro.

Se em 2007 e 2009, o Ideb obser-vado no município era 3.7 e as metas projetadas pelo MEC eram de 3.0 e 3.3, respectivamente, agora em 2011 o ob-servado é de 4.4 para uma projeção de 3.7. O resultado de 4.4 obtido na muni-cipalidade é um décimo acima do que foi projetado pelo governo federal para 2015 que é de 4.3. “Para 2017, a pro-jeção é de 4.6, somente dois décimos acima do que temos hoje, seis anos an-tes. Isto é um sinal de que o setor está

fazendo seu dever de casa”, disse Ro-naldo Torquato, presidente do Conselho Municipal de Educação, que fiscaliza de perto ações e tomadas de decisão do segmento. “É motivo de comemoração sim. Estamos de parabéns. Na atual ges-tão, educação é prioritária. Isto significa demonstra caminho certo”, destacou o secretário municipal de Educação, Cle-omídio de Oliveira, o Cléo.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avalia-ções do Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Tei-xeira (Inep) em taxas de aprovação. Para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e freqüente as aulas.

O índice é medido a cada dois anos. O objetivo é fazer com que o país, a partir do alcance das metas munici-pais e estaduais, obtenha nota 6 em 2022, correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Texto : Afrânio Pedreira

Educação de Águas Lindas de GoiásÍndice de hoje era projeção de 2015

Page 37: REVISTA UNICA 31

37

PARA QUEM GOSTA DE QUALIDADEA Espedita Confecções, surgiu do sonho de uma jovem, que queria não apenas abrir uma loja de vestuário, mas proporcionar sofisti-cação, conforto, qualidade, à preços acessíveis, com atendimento

diferenciado, e adequado para todos os estilos de cliente.

Qd. 41 - Conj. A - Lt. 06 - Setor 8 - Águas Lindas de Goiás - (Rua do tatico)

Fone: 61 3613 7169 - 9176 9556

Aqui você encontra as melhores marcas

3x no Cartão

Espedita Confecções

PalucciJeans de Luxe

Os primos Anderson e Jeovane FelipeSão sinônimo de muito trabalho e persistência

Anderson e Jeovane Felipe, dois pri-mos, jovens guerreiros que com muito trabalho conquistaram a vitória. A Fe-lipe Materiais para Construção é hoje uma referência em Águas Lindas e ser-ve de inspiração para quem não acredita em persistência e perseverança.

Tendo em vista que algo sempre pode ser melhorado, o desafio dos dois primos é transformar a empresa em um estabelecimento onde o clien-te se sinta bem, inovar sempre com novos produtos com qualidade, e em especial, preço baixo.

Segundo Anderson e Felipe, o sucesso de sua empresa se deve aos moradores de Águas Lindas, que deram vocês a credibilidade neces-sária, por isso os seus sinceros agra-decimentos. Os dois gostam do que faz, por isso, o crescimento pesso-al e profissional desses dois jovens empreendedores é inevitável.

Águas Lindas de Goiás tem muito a aprender com a família Felipe, uma família simples, humilde e empreende-dora, e que tem conquistado vitórias na cidade, exemplo disso é a irmã desse empresário, Jeovane Felipe, creio que

já deve ter ouvido falar na empresária Giva Felipe, que com garra e força de vontade, fez uma revolução no ramo de Papelaria e Armarinho no municí-pio, podemos destacar as empresas São Paulo novidades e a Americanas Pre-sentes, que é sucesso na cidade.

Assim como essa família, Águas Lindas está de parabéns, atualmente podemos citar diversas empresas fa-

miliares, que realmente deram certo no município e com suas experiências po-demos aprender o bastante para repetir o sucesso em nossos próprios negócios.

Na opinião dos dois primos, nun-ca devemos desistir do nosso objeti-vo, precisamos lutar sempre por dias melhores, é verdade que nem sempre dar certo, mas, só vamos ficar saben-do se tentarmos.

Levantamento

Page 38: REVISTA UNICA 31

38

Av. JK - Qd.28 - Lote 20 - Jd. Brasília - Águas Lindas GO

Armarinho, papelaria e presentes para todas as ocasiões

Até 6X sem juros nos cartões VISA MASTERCARD E SORECRED.

Venha conferir, teremos grandes promoções de presentes. Temos as cestas mais completas e mais baratas, não deixe de nos visitar.

Entorno DF

PAC do Entorno do DFMarconi Perillo e 9 prefeitos vam a Brasília tratar do Programa.

O governador Marconi Perillo, o senador Gim Argelo (DF) e nove prefeitos de cidades do Entorno do DF, em audiência no dia 10 de julho de 2012, com a ministra do Planeja-mento, Míriam Belchior, em Brasília, receberam a confirmação de que a presidente Dilma Rousseff deve as-sinar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno do Distrito Federal até setembro ou ou-tubro. Idealizador do PAC do Entorno do DF, juntamente com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, Marconi disse que vê boa vontade do Governo Federal para tocar o projeto.

A ministra Míriam Belchior afir-mou que a presidente Dilma Rous-seff tem muito interesse em viabili-zar o PAC do Entorno, que conside-ra de fundamental importância para o desenvolvimento de uma região

acometida por grandes problemas. O PAC do Entorno envolve a rea-lização de ações conjuntas dos go-vernos de Goiás, Distrito Federal e o Governo Federal para a região, que sofreu nas últimas décadas um grande impacto populacional desa-companhado do atendimento das de-mandas nas áreas da segurança pú-blica, educação, saneamento básico, infraestrutura, indústria e comércio, cidadania, dentre outras.

De acordo com o governador Mar-coni, as três esferas de governo têm interesse em melhorar as condições de vida da população do Entorno do DF e isso tem servido de motivação para o encaminhamento de ações nesse sentido. “A presidente Dilma recebeu com grande sensibilidade a sugestão que eu e o governador Agne-lo fizemos para a criação do PAC do

Entorno, vendo nela a maneira mais fácil e racional para a realização de in-vestimentos que procurem corrigir as distorções que afligem a região”.

Os projetos que orientam o PAC do Entorno sugerem atenção para a criação, ampliação e consolidação das vantagens competitivas dinâmicas, como infraestrutura econômica, edu-cação básica, conservação e preserva-ção dos recursos naturais, introdução tecnológica e também para dar supor-te ao desenvolvimento, com foco nas atividades econômicas geradoras de bens e serviços competitivos, através dos setores agropecuário, agroindus-trial, industrial, comercial e turístico e também sociais, com atendimento à cidadania, melhoria nas áreas da saú-de, saneamento básico, habitação, se-gurança pública e defesa social.

Fonte: Goiás Agora

Page 39: REVISTA UNICA 31

39

CONFIRA AQUI NOSSOS ENDEREÇOS:Av. JK Qd.32 - Lt.18 - Lojas 1 - Jd. Brasília - Águas Lindas de Goiás - GO .......................> Qd.63 - Lt.11 - Lj.02 - Centro - Santo Antônio do Descoberto - GO .....................................>Qd.QC 03 MC - Lt. 07c - Loja 2 - Setor Norte - Planaltina de Goiás - GO ..........................>Quadra 491 - Lote 06 - Loja 05 Av Comercial - Pedregal - Novo Gama - GO ..................>Rua Visconde Porto Seguro - Nº 625 - Centro - Formosa - GO .............................................>

3613-62013626-12793637-84053628 13723631-0252

CAMA - MESA E BANHO - A MAIOR E MAIS COMPLETA LOJA DA REGIÃO

É b a r a t o m e s m o , p o r q u e v e n d e m o s d i r e t o d a f á b r i c a . V e n h a c o m f e r i r .

Meio Ambiente

1. Não corte, nem pode árvores sem autorização. Poda drástica é PROIBI-DA, sem falar que ela ajuda na filtra-ção do oxigênio, e na beleza da casa.

2. Preserve a vegetação nativa. Não desmate! Não coloque fogo!

3. Não altere cursos De água ou ba-nhados, eles são protegidos por lei. Po-ços artesianos somente com autorização.

4. Não crie peixes sem licença. Nunca solte peixes nos rios, mesmo quando estiver bem intencionado.

5. Respeite os períodos de proibi-ção da pesca, se não, não teremos pei-xes, e esses entrarão em extinção.

6. Não compre, nem tenha animais silvestre em casa, na floresta eles se-rão bem mais úteis, se reproduzindo, afastando o risco de ameaças.

7. Não maltrate animais silvestres ou domésticos, eles são importantes para a garantia do bioma.

8. Separe o lixo em casa e no traba-lho, e coloque na rua no dia da coleta

seletiva em seu bairro, se não tiver pro-cure a prefeitura e faça a reclamação.

9. Não jogue lixo no chão. Carre-gue-o até a lixeira mais próxima. En-sine às crianças dando exemplo.

10. Recicle ou reaproveite tudo o que puder, garrafas pets, vidro, plástico, papel e outros materiais.

11. Reduza o consumo, especial-mente do que não puder ser reaprovei-tado ou reciclado, assim enviaremos menos lixo pra natureza digerir.

12. Mantenha seu veículo regula-do e ande mais a pé, ou de preferência para veículos comunitários.

13. Não contribua com a poluição sonora e/ou visual, além de fazer mal pra saúde, acaba sendo poluente ao meio ambiente.

14. Use menos veneno em sua la-voura ou horta, alimentas saudáveis sempre, sem agrotóxicos.

15. Não jogue óleos lubrificantes na sua rede de esgoto, eles poluem os rios e matam os peixes.

16. Não desperdice água. Um dos recursos mais importantes que está sendo ameaçado devido a falta do uso consciente.

17. Não desperdice energia elétri-ca: desligue aparelhos, verifique so-brecargas, apague as luzes.

18. Ensine às crianças amor e res-peito pela natureza.

19. Cuide da higiene e da sua saú-de, comendo coisas saudáveis.

20. Evite jogar materiais não degra-dáveis (plásticos ou outros) no ambiente.

Dicas para preservação do meio ambienteO meio ambiente não é somente a natureza, mas sim onde quer que nós vivamos, se poluímos a na-

tureza, estamos nos poluindo, precisamos dela como método de sobrevivência.A preservação do meio ambiente é algo que é bem notado para nós, nos últimos anos fomos esque-

cendo a sua importância, o resultado? Aquecimento global.Se todos tomarmos consciência com atitudes simples, podemos reverter o caso, veja algumas dicas:

Page 40: REVISTA UNICA 31

40

Fone: (61) 9240-0252

Quadra 06 - Lote 29 - Camping Clube - Águas Lindas de Goiás

Corte - Escova progressiva - PedicureManicure - Depilação e Química em Geral

Elizabeth Cabeleireira UnisexSua beleza fica por nossa conta

Entretenimento

Quase 300 crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infan-til (Peti) de Águas Lindas de Goiás, na terça e quarta-feira, dias 7 e 8 de agosto, tiveram a chance de ir ao ci-nema pela primeira vez.

O contato com a "Sétima Arte”, inventada pelos imãos Lumière, no fi-nal do século XIX, em Paris (França), deixou os pequenos, com idades entre sete e 14 anos, maravilhados. “Eu estou gostando”, disse o pequeno Arthur Gui-marães da Conceição, 6 anos, sem tirar os olhos da telona que estava tendo con-tato pela primeira vez. “Ele quase não dormiu a noite passada. Estava muito ansioso”, disse a mãe Deusenir da Con-ceição que além de Arthur, estava com mais dois filhos, o Victor Iuri e Victor Hugo de 11 e 9 anos, respectivamente e que também estavam indo ao cinema pela primeira vez para assistirem aos filmes “Era do Gelo” e o “Homem Ara-nha". As crianças tinham o direito de escolha. Muitos queriam assistir às duas

películas e ficavam saindo de uma sala de exibição e indo para a outra.

Assim como Arthur e os irmãos Victor, cerca de 90% do grupo estava freqüentando o cinema do Águas Lin-das Shopping pela primeira vez. Da-nilo Soares Sobrinho, 12 anos, tam-bém nunca tinha ido ao cinema e se mostrou encantado. “Estou adorando. É tudo muito bonito”, disse.

O presente coletivo foi proporcio-nado pela secretária de Ação Social e Cidadania do município, Luzia de Fátima que fez questão de participar da primeira sessão de cinema e pela gerente administrativo do cinema do shopping, Poliana Vieira. “A solicita-ção foi feita pela Dona Luzia e a rede de cinema aceitou. É prazeroso para nós ver a alegria dessas crianças”, ga-rantiu Poliana. “É bom ver os sorrisos de gratidão nos rostos dessa garotada. Eles merecem”, enfatizou a secretária.

Assim como a gerente adminis-trativa, outra que não cabia em si de

contentamento por ver as crianças tão alegres foi a coordenadora do progra-ma Peti no município, Geisa Gomes. Conforme ela é sempre bom quando alguém se propõe ajudar e incentivar qualquer atividade com as 700 crianças que hoje são assistidas pelo programa e que, embora sendo um projeto federal, sobrevive no município com a ajuda única da prefeitura. “Ainda bem que temos essa grande ajuda”, desabafou.

O programa Peti em Águas Lindas de Goiás compõe o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e tem três eixos básicos: transferência direta de renda a famílias com crianças ou ado-lescentes em situação de trabalho; ser-viços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças/adolescen-tes até 16 anos e acompanhamento familiar através do Centro de Refe-rência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Texto : Afrânio Pedreira - Fotos : Beto Castanheiro

Crianças do Peti vão ao cinema em Águas Lindas de Goiás

Page 41: REVISTA UNICA 31

41Notícias do DF

As escolas e coordenações regio-nais de ensino da rede pública do Dis-trito Federal receberão mais recursos para ações e projetos pedagógicos. Publicado no Diário Oficial do DF desta quinta-feira (23-08), o decreto que regulamenta o Programa de Des-centralização Administrativa e Finan-ceira (PDAF) dará mais independência e autonomia às unidades educacionais.

O programa existe desde 2008. A diferença, com a nova regulamentação, é que agora as escolas contarão com mais recursos e possibilidades amplas de investimentos. O cálculo dos valores levará em conta o número de alunos das instituições. Em geral, serão liberados R$ 55 por estudante. Antes, o recurso do PDAF correspondia a R$ 45.

Além do aumento dos recursos, previstos na Lei Orçamentária Anu-al do DF, o governo também inovou ao autorizar valores adicionais con-forme o tipo de atendimento nas es-colas. A educação em tempo integral, por exemplo, tinha direito a um valor adicional de R$ 12,50 para cada aluno que estudava nos dois turnos. Agora, o valor será de R$ 95.

Instituições que fazem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), creches e a educação especial ou inclusiva tam-bém receberão benefícios diferencia-dos, de acordo com a complexidade

do atendimento. Segundo a Secretaria de Educação, o objetivo é melhorar a qualidade de ensino levando em conta a realidade das unidades e do público atendido. Os valores para cada esco-la serão relacionados em portaria que será divulgada na semana que vem.

Gestão financeira – Os recursos se-rão recebidos pela unidade executora, pessoa jurídica formada pelo diretor da escola e por associações como as de pais e mestres. Para garantir a participa-ção no programa, as direções da escola, da coordenação regional e da unidade executora deverão apresentar um pla-no administrativo anual, aprovado pelo Conselho Escolar ou pela Assembleia Geral Escolar. A execução do projeto

político-pedagógico e o plano de ges-tão podem sofrer alterações conforme a necessidade, desde que seja observada a disponibilidade orçamentária.

Os recursos são liberados anualmen-te, em duas cotas: para despesas de cus-teio e para despesas de capital. As pri-meiras incluem aquisição de materiais de consumo e de primeiros socorros, contratação de serviços de manutenção preventiva e corretiva nas instalações físicas e pagamento de despesas como água, esgoto e serviços de banda larga, entre outros. Já as despesas de capital devem ser usadas para aquisição de ma-teriais permanentes, como mobiliário e equipamentos para modernizar a unida-de, como computadores.

Autonomia a escolas e coordenações do DFPrograma de Descentralização Administrativa e Financeira vai liberar mais re-

cursos. Mudanças integram as iniciativas do governo por uma gestão democrática.

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) terá agora a sua dis-posição o Sistema de Gestão de Au-ditoria (Saeweb), um software cria-do pela Secretaria de Transparência e Controle do DF (STC) para que as ações da pasta sejam acompanhadas de forma mais ágil e precisa pelo tribunal. O sistema foi entregue sem custos ao TCDF, e pretende facilitar o trabalho dos auditores de Controle Externo e melhorar a fiscalização da Administração Direta, autarquias e das fundações do Distrito Federal.

Segundo o secretário de Trans-parência e Controle, Higino Ribeiro

de Alencar, a adoção de um único sistema integrado para o tribunal au-tomatizará os procedimentos e dará agilidade aos processos de auditoria, incluindo os atos de gestão orçamen-tária, financeira, contábil, patrimonial e operacional do DF.“No nosso ponto de vista esse será um elemento funda-mental de controle interno e externo. O tribunal terá um ganho imenso nos seus trabalhos de acompanhamen-to e no controle dos gastos públicos, e uma eficiência maior. É um ponto fundamental de integração dos con-troles”, afirmou o secretário.

O novo software tem como princi-

pais produtos os relatórios de audito-rias especiais e programadas; inspe-ções; auditorias de contas, de eficácia e eficiência da gestão. O Saeweb faci-litará a criação de papéis de trabalho, a elaboração de informações em rela-tórios padronizados, além de auxiliar nas pesquisas.

Fonte: Agencia Brasília.

Auditorias do Tribunal de Contas do DF ficarão mais ágeis.Novo software cedido pela Secretaria de Transparência e Controle ao

TCDF facilitará o trabalho dos auditores.

Page 42: REVISTA UNICA 31

42 Notícias de Goiás

Esforço conjunto transforma a educação do estado de GoiásO governador Marconi Perillo e o se-

cretário da Educação, Thiago Peixoto, co-memoraram o desempenho de Goiás no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, durante almoço no Restaurante Lancaster Grill, em Goiânia, com diretores de 42 unidades educacio-nais da rede pública, subsecretários regio-nais de Educação e diretores dos Núcleos Pedagógicos das subsecretarias. As notas obtidas pelas escolas da rede pública esta-dual superaram todas as metas feitas pelo Ministério da Educação (MEC), inclusive as metas regionais e nacionais.

No Ensino Médio, por exemplo, Goiás foi o estado brasileiro com maior crescimento no Ideb, em comparação com 2009: 16%, saltando da 16ª posição no ranking nacional para a 5ª. Nos anos iniciais (5º ao 9º), salto da 8ª posição em 2009 para a 5ª colocação em 2011. Nos anos finais, crescimento ainda maior: do 15º lugar para o 6º lugar em 2011.

De acordo com o governador Mar-coni Perillo, o desempenho de Goiás no Ideb mostra o compromisso que o atual Governo tem com a educação. “Esta é a resposta mais contundente, o melhor meio de mostrarmos o compromisso que temos com a educação. Agora a meta é

seu o primeiro lugar no ranking nacional. Se fomos capazes de crescer tanto e sal-tar tantas posições, por que não brigar-mos para ser o primeiro? Temos força, vontade e determinação para chegar lá. O Governo vai fazer todo esforço neces-sário para dar o suporte que as escolas precisam para que esses avanços sejam consolidados. Temos nossas limitações, mas temos uma vontade ilimitada.”

Marconi afirmou que é preciso tam-bém creditar na conta de todos os pro-fissionais da educação o sucesso desse resultado. “Se não fossem vocês, de nada adiantaria o nosso esforço”. E garantiu que o Governo vai avançar ainda mais nas iniciativas do Pacto pela Educação, como continuar investindo e premiando alunos e professores, melhorando a rede física das escolas e criando um ambien-te de união de esforços pela educação. O governador antecipou que, no próximo ano, o Governo pretende estender o Prê-mio Poupança Aluno para dez mil alunos da rede estadual. “Este ano, premiamos quatro mil alunos. No ano que vem, va-mos fazer esforço para premiar os dez mil melhores. Vamos transformar a educação goiana na vitrine da educação brasileira.”

O secretário da Educação, Thiago

Peixoto, destacou que a atuação dos pro-fissionais da educação nas escolas e nas salas de aula fizeram toda a diferença no resultado do Ideb. “As ações planejadas do Governo ‘acordaram’ a Educação. Fortalecemos a área pedagógica. Foca-mos na aprendizagem. E os profissionais fizeram toda a diferença nas escolas e nas salas de aula. Por isso, 81% das escolas cresceram no Ideb, atingindo ou mesmo ultrapassando as metas do MEC.”

Thiago Peixoto lembrou que, histori-camente, Goiás vinha perdendo posições no ranking nacional do Ideb e que, agora, o Estado conseguiu “mudar a curva”. “Em todos os lugares do mundo onde a educa-ção melhorou é porque a educação é prio-ridade de Governo. E é isso que estamos fazendo. O nosso desafio agora é levar Goiás ao primeiro lugar. Com a rede, os profissionais e os alunos que temos, somos capazes de dar mais esse salto. Vimos que quando a oportunidade é dada aos alunos goianos, eles mostram resultado”, afirmou.

A segunda edição do Programa Sane-ar, criado pela Saneago, beneficiou mais de 10 mil consumidores que procuraram os postos de atendimento para negociar suas dívidas atrasadas. O programa, que busca solucionar pendências por meio de desconto em juros e multas de contas atrasadas, arrecadou este ano mais de R$ 9,5 milhões até seu último dia útil. Quan-tia que irá aumentar, uma vez que há va-lores a receber, referentes aos acordos realizados com vencimento em setembro e os demais que foram parcelados.

“Nossa maior meta com o Programa Sanear era possibilitar e criar condições de pagamento a todos aqueles que se encontravam inadimplentes com a Sane-ago. Uma clara demonstração desse in-teresse de nossa parte foram os descon-tos de até 99% sob multa e atualização monetária que muitos clientes tinham até julho do ano passado”, afirmou o supe-rintendente de Marketing e Relações da companhia, José Alves Alencar.

Para o Programa Sanear, estavam aptos a ter essa oportunidade consu-midores nas categorias residencial,

residencial social, comercial 1 e 2, in-dústrias e órgãos públicos. Os incen-tivos variavam conforme a opção de pagamento feita pelo cliente. Para os pagamentos à vista, eram concedidos descontos de até 99% e aos parcelados, que poderiam ser em até 60 meses, os descontos chegavam a 50%. Quanto às questões do parcelamento, a surpresa foi relacionada à quantidade de parce-las. Mesmo havendo a possibilidade de parcelamento maior, muitos dos clien-tes optaram por menos de 24 parcelas.

Em seus útimos dias, o Programa Sanear foi disponibilizado na Semana de Conciliação, promovida pela Sanea-go entre os dias 6 e 10 de agosto, Antô-nio Braz dos Santos conseguiu resolver um caso que se arrastava por quase dois anos. Ele recebia cobrança de aproxima-damente R$ 11 mil, dívida que perten-cia a outra pessoa com o mesmo nome. Ambos compareceram e resolveram seus respectivos problemas junto à empresa.

“Após três meses de trabalhos por meio do Programa Sanear, não temos dú-vidas de que os resultados obtidos foram

satisfatórios. É muito bom ter ciência da alta demanda que tivemos e dos bons acordos realizados que certamente bene-ficiaram muito nossos clientes”, destaca José Alves Alencar ao informar sobre a alta procura da população aos postos de atendimento dispostos nos 224 municí-pios do Estado. O superintendente des-tacou também que muitos dos acordos executados eram referentes a dívidas re-lacionadas ao tratamento de esgoto, taxa ignorada por muitos dos clientes e que, ao acumularem e se tornarem uma dívi-da, impediam muitos deles a ter acesso a serviços fornecidos pela Companhia como o religamento de água.

Os consumidores inadimplentes que perderam o prazo do Programa Sanear ainda podem procurar a Saneago para ne-gociar os débitos. “O término do Programa Sanear não signifca o fim das negociações. Estamos dispostos a promover acordos quanto a pendências antigas, basta se diri-gir às nossas unidades de atendimento ao cliente nas cidades”, conclui José Alves.

Fonte: Goias Agora

Sanear arrecada quase R$10 milhões em dívidas com consumidores

Page 43: REVISTA UNICA 31

43

Exportações goianas em destaque no lançamento do PNCE

Notícias de Goiás

As exportações goianas, em julho, registraram crescimento de 56% em relação ao mesmo período do ano pas-sado. O valor de US$ 713,3 milhões é o segundo melhor resultado mensal na história das exportações do Estado, perdendo apenas para o mês de maio deste ano, que atingiu o valor recorde de US$ 826 milhões. Já as importações chegaram a US$ 400,5 milhões, sinali-zando um recuo de 15% no mesmo cri-tério de comparação com 2011. Com isso, o saldo comercial do mês ficou positivo em US$ 313,8 milhões, carac-terizando também o segundo melhor saldo já registrado nas estatísticas da balança comercial goiana.

Esses dados foram repassados pelo governador Marconi Perillo esta manhã, na sede da Apex-Brasil, em Brasília, du-rante reunião do Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento Econô-mico (Consedic), quando foi lançado o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). No encontro, Marconi apre-sentou também os números positivos de Goiás quanto à geração de emprego e

disse que há hoje no Estado 150 muni-cípios que receberam e recebem investi-mentos em infraestrutura, visando apri-morar sua cultura exportadora.

O ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Fer-nando Pimentel, durante o lançamento do PNCE, reconheceu a importância do trabalho desenvolvido pelo Governo de Goiás, para incentivar o crescimento das exportações goianas, investindo em infraestrutura e fazendo parcerias com o setor produtivo de Goiás.

A elaboração do Plano Nacional de Cultura Exportadora foi uma iniciativa do ministro Fernando Pimentel, apre-sentada no ano passado. A partir daí, fo-ram definidos objetivos, eixos de atua-ção, estratégia e metodologia do Plano. Foi colocada à disposição dos governos estaduais uma matriz consolidada de 99 ações e projetos, que começaram a ser implementados em abril deste ano.

O principal objetivo do Plano é de-senvolver e difundir a cultura exportadora nos Estados, com a capacitação de gesto-res públicos, empresários e profissionais

de comércio exterior. É objetivo também ampliar a participação dos Estados no projeto Primeira Exportação, que visa capacitar empresas a realizar a primeira operação de exportação.

Marconi elogiou a iniciativa do ministro Pimentel e a determinação da presidente Dilma Rousseff de pro-por parcerias com a iniciativa privada para aumentar e melhorar a infraestru-tura brasileira, com investimentos na construção e manutenção de ferrovias e rodovias. Ele afirmou também estar confiante de que o PNCE vai realmen-te contribuir para aumentar as expor-tações brasileiras, com a participação efetiva dos estados.

O governador Marconi Perillo anun-ciou o reajuste do programa Renda Cidadã – Pão e Leite, repassado a creches, hospi-tais e entidades filantrópicas cadastradas na Secretaria de Cidadania e Trabalho. “O difícil no governo é prestar serviço a todas as pessoas. Essa é uma ação imate-rial, que mexe com o coração das pessoas e com a vida das pessoas. Hoje,mais do que a obra, o governo deve ter capacidade de prestar serviços de qualidade”, enfatiza o Governador Marconi Perillo.

A solenidade foi realizada no Palácio das Esmeraldas e contou com a presença da primeira dama e presidente da OVG, Valéria Perillo, do secretário de Cidadania e Traba-lho, Henrique Arantes e representantes de entidades sociais. O governador disse aos re-presentantes das entidades filantrópicas que “ajudar vocês significa cuidar do cidadão e olhar pelo próximo. O mais importante não é a placa de um viaduto, mas sim a que você coloca no coração das pessoas. É a placa que emancipa, que liberta, que ajuda a melhorar a vida de um irmão nosso, muitas vezes priva-do por suas necessidade especiais”.

Na ocasião o governador assinou a au-torização de reajuste de 100% no valor do repasse feito mensalmente às entidades, passando de R$ 0,40 para R$ 0,80 por pes-

soa atendida/dia. “Sempre que uma entida-de se enquadra no atendimento diário das pessoas, a Secretaria de Cidadania e Tra-balho enquadra essa entidade no programa. São 416 entidades beneficiadas com esse programa. O telefone para fazer o cadastro é o 3201-8566”, destaca Henrique Arantes.

Durante a solenidade, o governador Marconi Perillo anunciou a aquisição pelo Governo do Estado de 300 ambu-lâncias para os municípios goianos. “Na próxima semana, ou nesta ainda, vamos entregar kombis para todos os conselhos tutelares que enviaram pedidos para nós. Não dá pra fazer tudo ao mesmo tempo, mas à medida que vão chegando os plei-tos, nós vamos analisando e procurando viabilizar os pedidos”, completa.

Renda Cidadã – Pão e LeiteO Renda Cidadã – Pão e Leite é um

programa do Governo de Goiás, executado pela Secretaria de Cidadania e Trabalho, que transfere recursos financeiros mensal-mente para entidades, hospitais filantrópi-cos sem fins lucrativos, santas casas de saú-de e associações representativas de direitos para o pagamento das contas de energia elé-trica, água tratada, coleta de esgoto sanitário e complementação nutricional de crianças, adolescentes, idosos, dependentes quími-

cos, doentes crônicos, queimados e outros.O Governo do Estado tem como objeti-

vos com o programa Renda Cidadã – Pão e Leite, a garantia dos direitos fundamentais e assegurar a inclusão do público atendido pelas instituições sociais. “Nós recebemos essa notícia com muita alegria e satisfação porque essa iniciativa vai manter o lanche das nossas crianças e melhorar a qualidade. Nós conseguimos suprir 40% das nossas despesas com o apoio do Governo do Es-tado, por meio do programa pão e leite e a isenção da água e luz”, ressalta a presidente da Associação de Creches Filantrópicas do Estado de Goiás, Maria Isabel Silva Lima.

O Renda Cidadã – Pão e Leite é fi-nanciado exclusivamente pelo Tesouro Estadual, que investe anualmente R$ 29,4 milhões, beneficiando 287 entidades de 62 municípios com a isenção de água tratada e coleta de esgoto sanitário; 321 instituições de 70 municípios com o paga-mento das contas de energia elétrica e 420 entidades de 89 municípios goianos, que recebem o auxílio financeiro mensal para o enriquecimento do lanche servido dia-riamente. Estas ações beneficiam 187.223 pessoas mensalmente.

Fonte: Goias Agora

Governador anuncia aumento do Renda Cidadã – Pão e Leite

Page 44: REVISTA UNICA 31

44 Prevenção

Doença pulmonar crônica mata um brasileiro a cada 4 horasEla gera redução progressiva do fluxo de ar nos pulmões, é causada

principalmente pelo fumo e será a 3º causa de morte no mundo em 2020.

Morrer sem ar deve ser uma das pio-res formas de morrer. Se você fuma, imagine isso antes de acender o próxi-mo cigarro e considere parar de fumar o quanto antes. Pensar assim pode parecer mórbido, mas esta imagem é uma ame-aça real para os quase 8 milhões de bra-sileiros portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) , uma con-dição progressiva causada predominan-temente pelo fumo.

Apesar da palavra pulmonar no nome, a DPOC é uma doença sistêmica, ou seja, compromete o corpo todo. As-sociada a uma reação inflamatória exa-gerada – uma resposta do organismo a partículas e gases nocivos aos pulmões – ela gera a limitação progressiva do flu-xo de ar que entra e sai dos pulmões, e é responsável por 40 mil mortes ao ano no Brasil, o que, estatisticamente, resulta em uma pessoa a cada quatro horas.

As consequências da gradual redu-ção no ar aspirado e expirado começam de forma discreta. Os sintomas são tosse e catarro crônicos, cansaço e falta de ar. Com o tempo, o quadro evolui para uma bronquite crônica, e vai se agravando até chegar ao estágio mais avançado da doença, o enfisema pulmonar. E os pro-

blemas não param por aí: a DPOC pode gerar depressão e fadiga muscular, e au-menta em duas vezes o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC) .

“Muitas pessoas com a doença vão parar no hospital por conta de proble-mas cardiovasculares gerados pela DPOC. E um grande número delas volta para casa medicada para o coração, mas sem ter a doença pulmonar diagnostica-da”, diz o pneumologista José Jardim, da Escola Paulista de Medicina.

O diagnóstico da DPOC é o grande entrave para mudar o cenário da doença no Brasil e no mundo. Ele é feito com base no histórico do paciente e com um teste chamado espirometria . O grande problema, afirma Jardim, é que a maio-ria dos médicos nem chegam a descon-fiar da doença quando atende pacientes com problemas respiratórios. Hoje, dos quase 8 milhões de afetados por ela no País, apenas 350 mil estão fazendo tra-tamento – ele é feito com broncodila-tadores, remédios de ação prolongada cujo objetivo é dilatar os brônquios e aumentar o fluxo de ar nos pulmões.

Nem todos os casos de Doença Pul-monar Obstrutiva Crônica, no entanto, é consequência do fumo ativo ou passivo.

Uma parcela dos doentes (cerca de 20%) tem DPOC por exposição frequente e pro-longada a agentes químicos, poluição, po-eira e fumaça proveniente da queima de madeira (fogão e forno à lenha).

“Mas a grande maioria dos casos é causada pelo cigarro. O tabagismo não é um vício nem um hábito, é uma doença. E 100% de quem fuma terá algum mal rela-cionado ao tabaco. A DPOC é um deles” alerta o pneumologista Roberto Stirbu-lov, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

A última estatística mundial da entida-de divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a DPOC mostra que em 2005 a doença matou 3 milhões de pessoas, o equivalente a 5% do total de mortes daquele ano. Desde então os nú-meros vêm subindo, impulsionados pelo adoecimento da legião de fumantes e ex-fumantes com mais de 20 anos de tabagis-mo, quando a DPOC geralmente começa a se agravar. A DPOC já é a 5º causa de morte no País e será, em menos de duas décadas, a terceira a mais matar pessoas em todo o mundo, estima a OMS.

“Parar é uma das melhores decisões que alguém pode tomar. Mas é preciso ter força de vontade, pois qualquer recaída é uma oportunidade para voltar ao vício.”

“Tenha um objetivo e siga à risca. Mantenha-se focado, busque ajuda em amigos, familiares e até mesmo na religião.”

informações de acordo com a especialista Maria Cas-tellano e com a Campanha Nacional Contra o Fumo do INCA

*Esta reportagem foi produzida por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo

Page 45: REVISTA UNICA 31

45Segurança pública

Mudança de comando do 13º Co-mando Regional da Polícia Militar de Goiás (CRPM) marcou a manhã da última segunda-feira (20) de muitos profissionais do setor de segurança pública do estado e de Águas Lindas de Goiás. A solenidade em que o Co-ronel Alexandre Elias Freire passou o comando do 13º CRPM para o tam-bém coronel Divino Alves de Olivei-ra, aconteceu no auditório do Fórum da municipalidade e foi prestigiada por autoridades do alto escalão da PM, políticos, autoridades locais e pelo prefeito Geraldo Messias.

Após a execução do hino nacional brasileiro e leitura dos atos oficiais de exoneração e designação, assinados

em 15 de agosto pelo Coronel Edson Costa Araújo, comandante geral da Polícia Militar de Goiás, não faltou discurso emocionado por parte da autoridade que estava deixando o co-mando e a promessa de dar seqüência aos trabalhos que vem sendo desen-volvidos no órgão pelo empossado.

Presente na solenidade, o prefei-to Geraldo Messias aproveitou para desejar boa sorte tanto ao militar que estava deixando o cargo quanto para o que ora assumia. “Não tenho dúvidas de que o Coronel Divino, que agora assume a nossa circunscrição, vai de-sempenhar o seu papel com a mesma maestria que o Coronel Alexandre Elias desempenhou”, disse.

A prática da troca de chefias dentro da Polícia Militar é comum. A explica-ção é o exercício de ações de coman-do e implantação de idéias dentro da corporação. O novo comandante do 13º CRPM, Coronel Divino Alves de Oliveira é bacharel em matemática e desde o final do ano passado, coman-dava o 22º BPM da cidade de Trindade (GO). Há mais de 20 anos, o militar faz parte do quadro da PMGO.

Texto: Afrânio Pedreira - Fotos: Beto Castanheiro

Solenidade para Troca de Comando Águas Lindas - 13º CRPM tem nova chefia

Toda mudança exige determinação. Mudar é desafio, é imprimir um novo roteiro, é buscar possibilidades de melhorar.

Você é capaz.

Mude!Anuncie na

E-mail: [email protected]: (61) 3618 7669 - (61) 8425 2404Site: www.revistaunika.com.brBlog: www.revistaunika.blogspot.com

Page 46: REVISTA UNICA 31

46

Por iniciativa do presidente da Comis-são da Criança e Adolescente, deputado Carlos Antonio (PSC), a Assembleia pro-moveu, na manhã desta sexta-feira, 24, audiência pública para discutir questões sobre a redução da maioridade penal. O evento aconteceu no Plenário Teotônio Vilela, da Câmara Municipal de Anápolis.

Durante o encontro, de iniciativa do parlamentar, foram levantadas várias teses e polêmicas que cercam o tema. Foram também apresentadas críticas e defesas da proposta. De acordo com o de-putado, o encontro foi uma oportunidade para que a sociedade pudesse ser ouvida. “É diante do debate com a sociedade que teremos condições de elaborar uma legis-lação que esteja de acordo com os anseios da população”, disse.

Ele informou que serão realizadas ao todo nove audiências pelo Estado, sendo a de Anápolis a primeira delas. “Será um tema que ganhará grande atenção nos próxi-mos meses, e nosso intuito é fazer com que Goiás possa colaborar com sua opinião.”

Participaram desse primeiro encontro, além do deputado Carlos Antonio (PSC), que presidiu os trabalhos, o juiz da In-fância e Juventude, Carlos José Limongi Sterse; o comandante da terceira regional da Polícia Militar de Anápolis, Alexandre Freitas Elias; a representante da Delega-cia de Apuração de Atos Infracionais, Kê-nia Batista Dutra; o delegado de Polícia Civil, Gleidson Reis; e o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Paulo Inácio da Silva.

A audiência contou também com a presença do secretário de Desenvolvimen-to Social de Anápolis, Francisco Ferreira Rosa; do presidente do Conselho de Pas-tores de Anápolis – Associação Cruzada pela Dignidade, Pastor Leordino Lopes de Carvalho Junior; do secretário do Conse-lho Municipal da Criança e Adolescente de Anápolis, Iron Junqueira; do represen-tante da OAB de Anápolis, João Asmar; do presidente da União dos Estudantes do Ensino Superior de Anápolis, Gusta-vo Lopes; da diretora de Proteção Social, Maria Aparecida Brito; do presidente do 10º Conselho de Segurança de Anápolis, Eduardo Silva; e da representante do Co-légio Gabriel Issa, Bruna Santiago.

Redução penalO comandante da terceira regional da

Polícia Militar de Anápolis, Alexandre Freitas Elias, se disse preocupado com a questão. Segundo ele, é necessário edu-car as crianças para não ter que puni-las mais tarde. “Não é o fato de diminuir a idade que vai solucionar a maioria dos

problemas, pois apenas estamos colocan-do aquele menor para ser mais um nos presídios ou outros estabelecimentos pri-sionais. A solução, a meu ver, é somente uma questão organizacional e estrutural.”

A representante da Delegacia de Apu-ração de Atos Infracionais, Kênia Batista Dutra, destacou pontos em relação à ques-tão tratada. Segundo ela, antes de discutir a redução ou não da maioridade penal, deve-se alertar que qualquer alteração que finde na restrição de um direito individu-al fundamental será impossível, visto que seria inconstitucional.

“Sou defensora da redução - é uma opinião pessoal -, mas antes de debater-mos se seria uma medida realmente efi-caz no combate à criminalidade juvenil, é preciso que se faça uma análise da ques-tão especificamente jurídica, ou seja, da possível inconstitucionalidade que macu-laria qualquer alteração no artigo 228 da Constituição Federal”, disse.

O delegado de Polícia Civil Gleidson Reis afirmou que cadeia não recupera ne-nhum jovem. Segundo ele, está provado que o sistema carcerário brasileiro não recupera ninguém e que muitos dos defensores da re-dução não se aprofundaram nas consequên-cias que a medida pode acarretar.

“A sociedade não conhece bem a le-gislação prevista para jovens que come-teram crimes e, mesmo assim, pede re-baixamento da maioridade penal, no calor dos acontecimentos e noticiários. Desco-nhece que colocar um jovem na prisão é uma punição mais custosa e menos eficaz do que a prevenção.”

Ele lembrou ainda que muitos dos jo-vens que cometem crimes são manipula-dos por adultos. “Isso acontece muito no tráfico de drogas, em que as quadrilhas utilizam crianças e jovens de todas as ida-des. Assim, reduzirmos a imputabilidade penal para 16 anos, adultos vão se utilizar de adolescentes de 15, 14 anos. Se redu-zirmos para os 14 anos, vão utilizar crian-ças mais novas ainda.”

Ele disse que o problema principal está na desestruturação da família. “É preciso combater a causa e não o efeito; quando falamos em punir os jovens, esta-mos combatendo o efeito gerado por uma série de desmandos. E cadeia é a pior for-ma de punição criada pelo homem.”

O representante da Ordem dos Advo-gados do Brasil, seccional de Anápolis, professor e advogado João Asmar, disse que da premissa de que com a idade de 16 anos em diante os legisladores autorizam os jovens a votar, neste ato está implícito o pensamento de que o adolescente tem

pleno conhecimento do certo e do errado e, portanto, deve pagar por seus atos.

Porém, segundo ele, o sistema carce-rário não socializa e não educa. “Se fosse feita esta opção de reduzir a maioridade penal, a sociedade escolheria por enviar jovens para um sistema falido, promíscuo, onde os índices de reincidência são altos.”

Para ele, seria necessário atentar que os adolescentes são pessoas em formação, que ainda estão formando a personalidade adul-ta, o caráter, e justamente por isso estão sus-cetíveis a receber estímulos que os tornem mais justos, mais corretos, porém sem tirar deles a responsabilidade por seus atos.

Por fim, o juiz da Infância e Juventu-de, Carlos José Limongi Sterse, sendo o último a tomar posse da palavra, teceu co-mentários sobre vários pontos levantados por outros participantes do debate. Ster-se utilizou-se de vários dados levantados durante a confecção de uma tese, de sua autoria, sobre o tema.

Ele disse ser contra a redução e defen-deu medidas socioeducativas bem aplica-das e o aumento do tempo de internação para crimes hediondos ou atos infracio-nais hediondos. “Hoje, o prazo máximo é de três anos. Mas, com base nas estatísti-cas, sabemos que os atos infracionais he-diondos cometidos por adolescentes são minoria e não justificariam a redução da maioridade penal para 16 anos”.

Para ele, a forma como o Estado e o Direito tratam suas crianças e adolescen-tes é um indicador infalível na avaliação do processo civilizatório e de desenvolvi-mento. “Existe um desrespeito para com os direitos humanos de crianças e adoles-centes. Precisamos respeitá-los e garanti-los de forma integral, tomando medidas de natureza social, como a educação, que tem demonstrado sua potencialidade para diminuir a vulnerabilidade de centenas de adolescentes ao crime e à violência.”

Segundo o IBGE (Censo 2000), a po-pulação brasileira é composta por 15% de adolescentes. Desses, de acordo com dados da Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SPDCA), menos de 1% encontrava-se em conflito com a lei no ano de 2004, em cumprimento de medidas socioeducativas.

A redução da maioridade penal foi debatida na sexta-feira, 24-08-2012, na Câmara de Anápolis

Debate

Page 47: REVISTA UNICA 31

47

Atenção: Ingressos só para mesa e antecipado. Mais informações: 61 3618 7669 / 8425 2404.

NO FRAMOZO PIZZARIA02 DE OUTUBROS

IMP

LE

SM

EN

TE

O E

VE

NT

O M

AIS

ES

PE

RA

DO

DA

CID

AD

E!

Page 48: REVISTA UNICA 31

48 Garota Únika 2011FELIPEFELIPEC

OB

RIM

OS

QU

AL

QU

ER

OR

ÇA

ME

NT

O E

M Á

GU

AS

LIN

DA

S D

E G

OIÁ

S

MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃOMATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO

U S E E S S A C A S A PA R A C O N S T R U I R A S U A !

TEMOS UM ESTOQUE COMPLETO COM OS MENORES PREÇOS DA CIDADE !

VENHA CONFERIR!

61 3618 7522QUADRA 14 - LOTE 21 - JARDIM AMÉRICA I I

MORADA DA SERRA - ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS