revista atual janeiro/2015 ed. n°95

24
www.atualrevista.com.br | Edição 95 | Janeiro 2015 | Ano XII C A S A arinho mor entimento legria ter boas ideias ser mais saudável fazer exercícios entrar em forma f a z e r a vi a g e m d o s m e u s s o n h o s fazer curtir+ EM EU VOU...

Upload: revista-atual

Post on 07-Apr-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

www.atualrevista.com.br | Edição 95 | Janeiro 2015 | Ano XII

CASA

arinhomorentimentolegria

terboasideias

ser mais saudável

fazer exercícios

entrar em forma

fazer a viagem dos meus sonho

s

faze

r

curtir+

EM EU VOU...

Cheiroso e gostoso!

Nunca antes na história das re-vistas e similares dessa cidade, se viu coisa igual: simplesmen-

te colocamos duas capas numa mesma edição. A Revista ATUAL não cansa de inventar moda e dessa vez encartamos com a nossa capa principal uma sobreca-pa, onde destacamos a VALISA, a cons-trutora do empresário Ubiratã Neto, cujo conceito é a obsessão por qualidade.

E a nossa matéria destaque tem tudo a ver com o momento, com esse início de ano, onde propomos para pessoas de nossa cidade, resposta para a questão: “Em 2015 eu vou...”, pois, como é de praxe, as épocas que englobam finais e sequentes começos de ano, geralmente são marcadas por planos, projetos e até promessas. E uma promessa recorrente para a maioria dos cidadãos, tem a ver com o binômio estética/saúde, e o ema-grecimento sustentável tem sido um compromisso constante para muitos, apesar de nem sempre cumpridos. E para ajudar, nosso colaborador para assuntos nutricionais, o médico Dr. Rodrigo Va-lim, avalia e orienta sobre o primeiro passo para esse caso especifico que é nada mais nada menos que o famoso de-tox à base de sucos.

Ainda no quesito saúde, o personal Thiago Gonçalves, da academia Eco Live, sugere formas de retomar os trei-nos no pós-festas. Dicas importantes para recuperar a forma perdida, por contas dos excessos típicos de fim de

ano, de forma gradativa e consciente. O nosso atleta olímpico Renato

Portela, agora em seu momento em-presário, inaugurou junto ao seu Auto Posto Luziânia, a mais nova loja de conveniência, a BR Mania, onde criou um ambiente super agradável, com lo-calização privilegiada e um inquestio-nável bom gosto.

Da mesma forma que a Revista ATUAL gosta de inventar moda, tam-bém gosta de divulgar os modismos, e um que caiu mesmo no gosto de todo mundo, independente de idade, credo, crença, cor ou raça, é a tal da selfie, aquela onda do autorretrato, tirado com o auxílio de câmeras de celulares e demais aparelhos providos de câmeras. E a ATUAL entrou na onda e apresen-ta nessa edição dicas valiosas para que nossos leitores possam tirar o maior proveito dessa curtição.

E por fim aquela que tem se reve-lado a nossa página mais popular - os Aniversariantes do Mês - uma página aguardada ansiosamente por todos, desde os que querem se ver na Revista, ou apenas localizar um conhecido.

Na certeza de que vão cumprir suas promessas, seguir nossas dicas e prin-cipalmente tirar muitas selfies, me des-peço com um até Fevereiro.

Gilberto G. RorizEditor chefe

ExpEdiEntEJANEIRO 2015

fb.com/atualluziania

www.atualrevista.com.br

@atualluziania

Editor ChEfEGilberto Gonçalves Roriz

dirEtora ExECutiva E ComErCialRoberta Dantas Roriz

Jornalista rEsponsávElFabiana Costa DRT 4348/02 DF

proJEto gráfiCoOOT Design e Comunicaçãowww.oot.com.br

diagramaçãoMatheus Vieira

tiragEm3000 exemplares

publiCaçãoMensal

ColaboradorEsRodrigo Valim - nutricionista esportivo Magrass e Essence SpaThiago Gonçalves - personal trainer Eco Live

Contatos9933-0056 – Roberta Dantas9697-2831 – Gilberto Roriz

[email protected]

EndErEçoAv. Goiás, Qd. 38 - Lote 1 a 6 - Sala nº 03.

publiCaçãoA Revista Atual é uma publicação da Editora Jornalística e Marketing BRT Ltda - Avenida Goiás, Qd.38 – Lote 1 a 6 – Sala n° 03.

A Revista Atual não se responsabiliza pelos anúncios publicitários veiculados como também não se responsabiliza pelas matérias de seus colaboradores.

Janeiro 20154

EM EU VOU...

Editorial

NEStAEdição

06 empResAConheça as premiações conquistadas pelo Sicredi no ano 2014.

20 AniveRsARiAntes do mêsInauguramos 2015 dando os parabéns para nossos leitores aniversariantes do mês de Janeiro.

22 CUtUCAdAs do gilbeRtoO ano mudou, mas a acidez e as cutucadas do nosso colunista continuam em destaque. Não deixe de ler!

12 EspEcial EM 2015 EU VOU...Confira quais os projetos, planos e expectativas de gente da nossa cidade.

95 8 E 9 CidAdesAcompanhe as mais recentes realizações e ações executadas pela Prefeitura Luziânia.

18 nUtRiçãoDieta detox: o que é? Funciona? Saiba os detalhes desta dieta com a orientação do nosso colunista expert no assunto, o nutricionista Dr. Rodrigo Valim.

16 FitnessTrace metas para garantir ótimos resultados ao longo de todo o ano.

CARtA DO lEitor“Eu e minha família estamos sempre ligados na Revista Atual, vocês colocam coisas que interessam a todos os públicos. Vocês arrasam, continuem assim. Beijos!”

Júlia Gabrielle Cullura (Estudante)

“Sei da importância e da grandeza desse trabalho. Além disso, sei quão carente era nossa cidade de um meio de comunicação de CREDIBILIDADE, excelência e idealizado com capricho e muita qualidade! Sucesso, sucesso e mais sucesso!”

Elisa Melo (publicitária)

“Gosto da Atual por oferecer um conteúdo variado, leve, livre de lados ou partidos. Continuem assim.”

antenor pereira (Engenheiro)

Para saber se estamos indo no caminho certo, precisamos ouvir a sua opinião, caro leitor. Mande para nosso email ou em nossas redes sociais o seu comentário, opinião, sugestão e críticas. Ficaremos felizes em ouvi-los e publicar em nossas edições.

basta enviar email para: [email protected]

5

SuMário

Em 2014, o Sicredi manteve sua pre-sença em relevantes premiações e fecha o ano contabilizando 28 dis-

tinções nacionais. Segundo o ranking va-lor grandes grupos, publicado pelo jornal Valor Econômico em dezembro, o Sicredi ocupa o 112º lugar entre os 200 maiores grupos brasileiros. Na categoria Finanças, a instituição é a 16ª entre as 20 maiores, a oitava em rentabilidade patrimonial e a 11ª maior em lucro e patrimônio líquido.

A campanha de marketing para o lan-çamento da Sicredi Touch, a conta jovem do Sicredi, foi eleita a melhor do ano na categoria Comunicação de Marketing do prêmio aberje. Trata-se de um dos princi-pais reconhecimentos da área de comu-nicação corporativa do País. O case do Sicredi concorreu com iniciativas do Mc-Donald’s, O Boticário e Sebrae.

Três cases do Sicredi foram contem-plados com o prêmio Concred verde. Na categoria Melhor Coopera como Semente, o projeto “A sustentabilidade semeada pe-los públicos de relacionamento do Sicredi” conquistou o primeiro lugar. Em Melhor Coopera como Árvore, a instituição ficou com a segunda colocação com o Árvore Si-credi, estratégia verde adotada no Centro Administrativo da instituição, em Porto Alegre (RS). Além disso, a instituição figu-rou no terceiro lugar na categoria Melhor Coopera como Fruto com o trabalho Sicre-di Fruto Educação Financeira e Coopera-ção em Cena, que apresenta peças teatrais desenvolvidas como ferramenta de sensi-bilização para o valor da cooperação, edu-cação financeira e consumo consciente.

O outro destaque foi conferido pela

revista Época Negócios. O Sicredi foi reco-nhecido na edição 2014 do prêmio Época negócios 360º. A instituição conquistou o segundo lugar no ranking de governança corporativa, apenas um ponto abaixo do primeiro colocado, e a 17ª posição entre os maiores por ativo total.

Além disso, a instituição foi eleita, pelo quarto ano consecutivo, uma das me-lhores Empresas para você trabalhar, guia elaborado pela revista Você S/A. Em 2014, o Sicredi obteve 79,5 pontos no Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), 1,8 ponto acima da nota final registrada no ano pas-sado (77,7).

O Sicredi esteve entre as maiores ins-tituições financeiras do País, segundo o anuário valor 1000, do jornal Valor Econô-mico. A publicação trouxe o Banco Coope-rativo Sicredi na 17ª posição entre os cem maiores bancos.

Pelo segundo ano consecutivo, o Si-credi foi premiado na Assembleia Geral Anual do Conselho Mundial das Coope-rativas de Crédito (Woccu), que concedeu três destaques globais no Outstanding membership growth awards, considerando o crescimento no número de associados de seus mais de 70 países membros. O Sicredi recebeu a distinção por ter registrado, em 2013, um incremento de 11% no número de associados, finalizando o ano com 2,5 milhões.

A instituição também venceu a catego-ria Plataforma de Canais do xiii prêmio efi-nance, da revista Executivos Financeiros, com o case Plataforma Multicanal.

No tradicional levantamento melhores e maiores, promovido pela revista Exame,

o Sicredi foi eleito, pelo terceiro ano con-secutivo, a terceira instituição financeira com maior volume de recursos concedidos ao crédito rural.

No ranking das instituições Credencia-das por desembolso dos programas agrí-colas do governo federal do bndEs (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o Sicredi conquistou a segunda colocação em operações de crédito rural e o primeiro lugar como instituição privada na concessão deste recurso, com destaque ao Pronaf (Programa Nacional de Fortale-cimento da Agricultura Familiar).

O Sicredi também recebeu reconhe-cimento oferecido pelo BNDES como o agente financeiro que liberou o maior volu-me de recursos para a agricultura familiar na safra 2013/2014. O desembolso do Sicredi para o Programa Nacional de Fortaleci-mento da Agricultura Familiar (Pronaf), com recursos do banco estatal, foi de R$ 670 milhões em mais de 15 mil operações, mantendo-se como o principal apoiador do fortalecimento da agricultura familiar.

No Prêmio topblog 2013, o blog Gen-te que Coopera Cresce do Sicredi conquis-tou o Top of Blogs como a plataforma que recebeu a maior nota do júri acadêmico e, pelo segundo ano consecutivo, o pri-meiro lugar na categoria Corporativos. A distinção é a maior de blogs da internet brasileira e destaca as melhores platafor-mas de conteúdo digital.

O Sicredi também foi destaque no Banco Central top 5. A instituição ficou em segundo lugar na projeção de inflação medida pelo IGP-DI (Índice Geral de Pre-ços - Disponibilidade Interna).

SICREDI é DEStAqUE EM prEMiaçõESDesempenho e posicionamento da instituição foram reconhecidos pelo Valor Econômico, Aberje, BNDES, Exame, Você SA, entre outros.

EMprESa

6 Janeiro 2015

Janeiro 20158

CidadE_luziânia tExtO: ascOM

EMPEnhO PARA O MEio aMbiEntE.

Prefeito Cristóvão reúne-se com representantes da Sudeco em busca de recursos para a Cooperativa de Reciclagem de Luziânia.

O prefeito Cristóvão reuniu-se, em seu gabinete, com represen-tantes da Superintendência do

Desenvolvimento do Centro-Oeste (Su-deco), que vieram à Luziânia para conhe-cer a cooperativa de reciclagem Recicla Cooperluz e estudar possível destinação de verba para a construção de um galpão próprio, além da aquisição de equipa-mentos como balança, prensa, esteira e até um caminhão para a coleta seletiva. A Reunião aconteceu na manhã do dia 14 de novembro.

Também esteve presente a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídri-cos, Lisane Ramos e representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que após reunião em gabinete foram conhecer de perto o serviço prestado pela cooperati-va dos catadores de Luziânia.

O prefeito Cristóvão fez questão de

destacar o empenho de sua gestão em prol do Meio Ambiente e deixar claro que o processo de coleta seletiva e reciclagem estão recebendo toda atenção da Prefei-tura, para que a cidade possa descartar de forma mais consciente seus resíduos e promover renda e condição de trabalho mais digno aos catadores. “Nós estamos constantemente em busca de recursos, projetos e soluções para o lixo de Luziânia. Estamos já bem avançados com relação à implantação do aterro sanitário e aos ca-tadores, que antes eram obrigados a viver no lixão e já contam com a cooperativa, que nós ajudamos a tornar realidade. Hoje re-forçamos nossa preocupação com eles, ao trazer aqui os representantes da Sudeco, para conhecer o que já estamos fazendo e obter, com isso, mais recursos para mais investimentos”.

João Dutra, um dos cooperados da Recicla Cooperluz diz que o apoio da

‘nós estamos constantemente em busca de recursos, projetos e soluções para o lixo de luziânia. estamos já bem avançados com relação à implantação do aterro sanitário e aos catadores’, destaca o prefeito Cristóvão

9

prefeitura, através do prefeito Cristóvão, é de fundamental importância para o sucesso da cooperativa. “O prefeito Cris-tóvão sempre nos apoia. Se hoje nós temos esse local aqui para trabalhar, sem chuva, sem sol e que proporciona mais qualidade ao produto final, gerando mais renda pra gente, é graças a atenção e trabalho do pre-feito”, afirma o cooperado que já está a mais de nove meses na cooperativa.

Geremias, outro cooperado, afirma que a vida dos catadores de lixo melho-rou significativamente com o apoio da prefeitura de Luziânia. “A Prefeitura tem sido uma mãe para nós. Melhorou a vida de todos os catadores. Só temos a agrade-cer ao prefeito e a secretária Lisane”,co-menta Geremias.

A secretária municipal de Meio Am-biente e Recursos Hídricos, Lisane Ra-mos, está confiante que Luziânia será contemplada e diz que o município já está realizando várias ações em relação à sustentabilidade e em prol do meio ambiente. “Esta verba será muito bem vinda para a cooperativa. Já faz muito tempo que estamos elaborando projetos que beneficiem a reciclagem do município. Luziânia já possui uma cooperativa estru-turada e contratada pela Prefeitura, sem contar que já iniciamos a coleta seletiva no município. Se formos contemplados vamos melhorar ainda mais os serviços prestados pela cooperativa”, garante Lisane.

“A prefeitura tem sido uma mãe para nós. melhorou a vida de todos os catadores”,afirma geremias, um dos cooperados.

o prefeito Cristóvão reuniu-se, em seu gabinete, com representantes da superintendência do desenvolvimento do Centro-oeste (sudeco).

diCaS tExtO: ROBERTa DaNTas

qUAntAS CURtIDAS valE uMa SElfiE?

Não há dúvidas que em 2014 a palavra “selfie” foi uma das mais faladas, citadas, comentadas e

usadas. Fazer uma “selfie” nada mais é do que fazer um autorretrato, ou seja, para fazer uma “selfie” é inevitável que a pessoa que esteja fotografando, também apareça na foto (parece óbvio, mas mui-tas pessoas fotografam paisagens e uti-lizam a hashtag “selfie”). Tem também as selfies coletivas, onde se reúne uma turma para um super clique. Como elas continuam mais na moda do que nun-ca, selecionamos dicas prá lá de interes-santes para valorizar suas fotos e atrair ainda mais curtidas. Câmeras a postos e vem com a gente!

1. Escolha um ambiente agradável e descontraído, como locais que fazem com que você se sinta à vontade. Evite as fotos em ambientes formais demais e que pedem um pouco seriedade.

2. Evite espelhos - As fotos tiradas de frente para o espelho correm o risco de resultar em reflexos de luz, objetos indesejados ou até falta de foco, já que pode haver confusão de onde olhar na hora de tirar a foto, se olha para o espelho ou para o celular (o melhor é olhar para o espelho), a indefinição pode gerar um resultado não muito positivo.

3. a escolha do fundo é fundamental - Prefira fundos que enriqueçam a imagem. Se o ambiente for interno, opte por fundos com paredes lisas. Já em ambientes ao ar livre, praia e campo são ótimas opções de fundo.

4. a posição exata da câmera - Uma dica é colocar a câmera um pouco mais alta. Conheça o seu melhor ângulo e alinhe com a câmera. Quando você coloca a câmera acima do seu rosto, causa o efeito de que sua face é mais fina e é uma ótima dica para quem que disfarçar alguma imperfeição. A maioria dos aparelhos celulares possuem câmeras que permitem fotografar de frente. Aposte nestes aparelhos para fazer uma bela “selfie”, desta forma, não aparecerão partes dos seus braços e mãos ao se autofotografar.

5. iluminação ideal - A selfie perfeita requer uma boa iluminação. Aproveite a luz natural próximo às janelas e também a outros ambientes que difundem a luz do sol sem deixá-la muito intensa. Evite as fotografias escuras onde ocultam parte do seu rosto ou do fundo. O Instagram conta com ótimos filtros e recursos para melhorar sua foto, mas lembre-se: utilize-os com extrema cautela!

6. seja ousado, criativo e busque inspirações - Vale fazer print de imagens bacanas para servir de inspiração para uma futura postagem. Comece a apurar seu olhar, procure ângulos diferentes dos que costuma fotografar e busque um bom enquadramento. Um olhar crítico garante fotos de qualidade.

10 Janeiro 2015

dEStaQuE Capa tExtO: ROBERTa DaNTas

O que você pretende fazer neste ano que acabou de começar? Como foram os 365 dias de 2014? Essas são perguntas que vêm à cabeça de todo mundo que começa a pensar no planejamento do ano em vigência – são as famosas promessas. Parar de fumar, matricular-se na academia, concluir aquela pós-graduação, alimentar-se melhor... Enfim, quem nunca começou janeiro com muito pique para resolver a vida de uma vez por todas?

Segundo o psicólogo e terapeuta Denigés M. Regis Neto, “o Réveillon é a representação do início de um ciclo, como vá-rios outros que vivemos. Os dias, as semanas e os meses

costumam ser as referências para nossas atividades, nossos pla-nejamentos etc. O final de um ano e o início de outro têm um papel semelhante – é como se fosse um marco”.

A diferença é que o ano é a maior referência, o maior ciclo. “O fato de ser um evento importante para muitas pessoas agre-ga significados a essa data. Evidentemente, não é necessário um momento específico para renovar ou mudar algo em nossa vida, mas isso ajuda a, no mínimo, organizar nossos desejos e obje-tivos, pois criamos planos para conquistá-los. É como se olhás-semos a nossa própria história num flashback e, a partir daí, criássemos novas expectativas”, resume.

Esse momento de relembrar e refletir é, portanto, bastante útil para gerar um autoconhecimento e nos ajudar com as de-cisões futuras. “Pensar sobre o passado sem fazer planos pode nos levar somente ao saudosismo ou a uma estagnação, pois apenas projetar, sem fazer uma reflexão a respeito do que se viveu, dificulta a criação de objetivos atingíveis, possíveis”, afir-ma o psicólogo.

EM EU VOU...

Janeiro 201512

Cumprir ou não cumprir? Na maioria das vezes, é qua-

se inevitável passar pelo dia 31 de dezembro sem refletir sobre o que passou e planejar o que será feito. No entanto, fazer uma lista não é sinô-nimo de que ela será cumprida. Ge-ralmente, o problema está na forma como ela foi pensada.

“Só desistiremos das coisas que, na verdade, não queríamos ou daque-las em relação às quais não consegui-mos construir um caminho sólido para atingir. E ‘sólido’ pode significar devagar; porém, sempre será cons-tante!”, continua Denigés.

O segredo está na persistência e no planejamento. “As resoluções de Ano-Novo costumam ser desejos por mudanças de hábitos (perder os que são prejudiciais ou adquirir os sau-dáveis). As promessas podem servir para nos animar, motivar, mas a mu-dança de verdade precisa de prática diária!”, atesta o psicólogo.

autoconhecimento Se força de vontade é a chave,

será que é possível adquiri-la? A res-posta é animadora: “Acredito que uma pessoa determinada é alguém que aprendeu a planejar bem a pró-pria vida”.

Segundo o terapeuta, uma pessoa que se conhece sabe melhor como

planejar suas próprias atividades, re-conhece os horários em que o cérebro não rende tão bem, os hábitos que são mais difíceis de mudar e conse-gue pensar em estratégias eficazes para fazer alterações em sua rotina, pois tem consciência dos prejuízos de não cumprir com o que combinou consigo mesmo. “O primeiro passo é saber o que e por que deseja. Muitas vezes, não conseguimos realizar um plano ou promessa de Ano-Novo por-que, sem perceber, na verdade não queremos aquilo”, pontua.

Uma maneira de descobrir do que você realmente gosta pode ser experimentando coisas novas. “Por exemplo, se desejar fazer exercícios, precisa rever seus horários de tra-balho; portanto, sua resolução de Ano-Novo deveria ser ‘Vou tentar trabalhar menos’ em vez de ‘Vou voltar a fazer exercícios’. Nossos há-bitos competem entre si. Devemos conhecê-los para controlá-los. Uma mudança, qualquer que seja, trans-forma um equilíbrio já estabelecido em nossas vidas, por isso é tão difí-cil!”, resume o psicólogo.

Então, antes de pegar papel e ca-neta para anotar os famosos “parar de fumar” e “voltar para a academia”, que tal dar uma olhada nas recomendações ao lado e conferir as dicas para elaborar uma ótima lista de resoluções?

Como foi o ano anterior?

Saiba valorizar o que conquistou em 2014 mais do que o que não conseguiu realizar.

pés no chão

Não tire os pés do chão. Expectativas realistas, com metas objetivas e com prazos, podem ajudar.

sonhe

Não deixe de sonhar. Para isso, planeje como você vai alcançar seus desejos. Antes de escrever “emagrecer”, prefira “fazer aulas de natação duas vezes por semana”.

passo a passo

Se o seu objetivo é muito grande, divida-o em pequenos passos, lembrando sempre qual é a sua motivação, e valorize-o quando alcançá-lo.

Compartilhe seus planos

Compartilhe seus planos com as pessoas que se importam com você, pois elas podem ser grandes aliados para ajudá-lo a cumprir suas metas.

13

dEStaQuE Capa tExtO: ROBERTa DaNTas

A Revista Atual convidou cinco pessoas de grande prestígio e reconhecimento do município de Luziânia-GO para compartilhar suas resoluções para este ano que se inicia.Confira:

“Deus é muito bom! Nesse ano quero proclamar entre os fiéis o sentimento de GRATIDÃO! A vida já nos dá ingratidões desmerecidas.

Nesse ano nossa Paróquia (Nossa Senhora Aparecida) celebrará os 10 anos de criação. É tempo de júbilo e celebração.

Ele está no comando, confiemos nossos projetos e sonhos, alegrias e esperanças.

Em 2015 estamos juntos, com fé!”

pe. vanderlan gomes, Cp - Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Setor Fumal - Luziânia-GO.

“Pessoalmente pretendo buscar uma alimentação saudável e não cabular o treino da academia, independente da falta de tempo e outros contratempos; Quero voltar para as aulas de violão para ajudar aliviar o stress do dia-a-dia; Espero ser mais assídua nas atividades religiosas além de estar mais presente fisicamente nos projetos sociais que apoio, e não só nos bastidores; Quero dedicar mais tempo para meus familiares e ler ao menos um livro, que não seja técnico, por mês para distração. Já no âmbito profissional, quero buscar mais equilíbrio e resiliência no meu dia-a-dia; Pretendo

otimizar meus resultados, superando as metas e objetivos tanto no Marketing do Luziânia Shopping como na Livraria Sabor de Ler; Em um ano com tantas incertezas econômicas, políticas e sociais como 2015, só espero de verdade que os governos não nos decepcionem mais, e consigam superar as dificuldades de gestão e corrupção, que digamos de passagem não são poucas, e proporcionar aos brasileiros melhores condições de levar a vida.

ana paula taborda – Coordenadora de Marketing do Luziânia Shopping e administradora da livraria Sabor de Ler.

“Trabalho com publicidade há mais de oito anos em Luziânia e sempre procuro fazer amizade com meus clientes, para que possamos trabalhar com sinergia, e assim chegar a um resultado efetivo, prático e rápido. Em 2015, quero continuar me empenhando arduamente na produção e desenvolvimento de estratégias de marketing para diversas marcas e clientes. Quero estar 100%

focado no meu trabalho, deixarei o lazer e as viagens para o próximo ano. Este ano de 2015 será de muita ralação. Agradeço a Deus por me dar força para poder trabalhar e desejo ao longo do ano de 2015, muito sucesso a todas as empresas que presto serviço, direta e indiretamente.”

benilton sampaio – Proprietário da Extra B (www.extrab.com.br)

14 Janeiro 2015

“Profissionalmente falando, em 2015 eu vou focar na qualidade das três unidades da Quitanda São Judas Tadeu. Qualidade sob todos os aspectos: serviço, ambiente, atendimento, produto. Buscar a excelência. Pessoalmente eu quero

desacelerar, ter mais qualidade de vida, mais tempo para família e amigos. Quero viajar, conhecer novos lugares e fazer novas amizades. Quero que 2015 passe mais devagar.”

renata rodrigues – Sócio-proprietária da Quitanda São Judas Tadeu.

“Considerando apenas os rendimentos normais que possuo, desejo pagar todos os compromissos assumidos, com pontualidade. Fora do bem material, gostaria muito de ajudar na recuperação do meu filho mais velho, aprender a tocar violão e/ou sanfona, aumentar a minha fé, pedir desculpas pelos atos falhos, perdoar sem deixar resquícios e estar mais próximo da

família. Havendo condições, passear com todos, brincando e fazendo piadinhas inteligentes e vê-los sorrindo, sempre. Como estou achando que neste século vou morrer, quanto mais tempo puder estar com eles, mais feliz serei. Deixo claro que ainda faltam 84 anos para acabar o século, não é?”

hermes Carneiro – diretor do Colégio santa luzia

15

Janeiro 201516

fitnESS tExtO: ThiagO gONçalvEs (pERsONal TRaiNER EcO livE)

é hORA DE rECoMEçar

Depois do período festivo do fim de ano e possíveis férias, chega o momento de voltarmos à rotina para colocar o corpo e a saúde em dia.

Espero que todos tenham curtido bem o fim de ano. E se saíram da rotina alimentar e de treino não

se culpem, esse descanso e mudança de foco fazem parte de um macro ciclo (pe-riodização maior de um treino, que pode ser anual). O efeito maior pode-se dizer que seja mental, pois descansamos nos-sa cabeça de compromissos e obrigações que nos cercam durante todo um ano.

Tudo bem, mas agora já está na hora de voltar, não acham?! E como dizem por ai: “a volta não é nada fácil”. E realmen-te não é. Devemos neste momento con-dicionar o corpo e a mente novamente àquela velha rotina de atividades e ali-mentação (sabemos que treino sem dieta não é muito legal) e isso requer um pouco mais de disciplina e foco.

Vários estudos comprovam a eficá-cia de uma treino periodizado, sendo fundamental para otimizar o perfeito heterocronismo entre carga de treina-mento (estímulo) e o período eficiente de recuperação, com o objetivo de po-tencializar os ajustes de curto, médio

e longo prazo, evitando sobrecarga de treinamento. Um macro ciclo pode ser constituído por período adaptativo, pe-ríodo específico e período regenerativo assim como usamos na academia Eco live. Trabalham-se diferentes valências em cada um desses períodos.

Quando se volta de um recesso e inicia-se um novo ciclo (que é o nosso caso), é sensato aderir treinos que for-taleçam as articulações (exercícios de propriocepção, que exijam um pouco do seu equilíbrio) de maior volume, maior número de repetições e é claro menor intensidade (sabemos que volume e intensidade são variáveis inversamen-te proporcionais), e aos poucos iremos invertendo, dando mais intensidade e menor volume aos treinos.

Espero que consigam voltar aos trei-nos com muito foco e disciplina. Nós aqui na Eco live já estamos a todo vapor!

“A vida só tem sentido quando apren-demos a recomeçar todos os dias como se fosse o primeiro” - Fábio de Melo

www.luziania.go.gov.br

Luziânia - Nós Amamos. Nós Cuidamos.

Agora tem Coleta Seletiva no Centro de Luziânia e no Centro Jardim Ingá! O sucesso depende muito da sua participação, do seu apoio, da sua colaboração. Veja como você pode contribuir:

LIXO ORGÂNICO PARA CÁ! LIXO SECO PARA CÁ!

Separe o seu lixo orgânico do seu lixo seco.

Somente coloque seu lixo pra fora nos dias e horários certos,de acordo com a rota da Coleta.

O lixo do comércio deve ser separado por material: garrafas pet, metais, papéis, plásticos e similares devem ser colocados em vasilhames separados.

As caixas de papelão devem ser desmontadas e amarradas com barbante ou fita plástica.

Janeiro 201518

nutrição tExtO: DR. RODRigO valiM

DESIntOXICAnDO PARA CoMEçar bEMApós os excessos de fim de ano voltamos a questão… e agora, o que fazer?

Mesmo com os profissionais de saúde reforçando a importân-cia de se manter o cuidado com

a alimentação no fim de ano e nas festi-vidades você não se conteve e exagerou. Muita gente pergunta: “O que fazer?” O que eu recomendo é voltar o quanto an-tes para o seu objetivo, preservar a saúde, reduzir peso e gorduras localizadas. Ali-mentos ricos em açúcar, em farinhas in-dustrializadas (pães, biscoitos e massas), sobrecarregam o pâncreas, estimulando o excesso de insulina, e com isso o ganho das gorduras novamente. O excesso de alimentos gordurosos, frituras, álcool e também açucares e farinhas industriali-zadas sobrecarregam o fígado. Portanto é normal sentir no começo do ano indispo-sição, retenção hídrica (inchaço), aumen-to da fome, dor de cabeça, constipação ou diarreia, sonolência de dia e insônia a noite. São reflexos claros dos excessos de fim de ano.

Uma questão sempre vem à tona no verão, a famosa dieta detox e também os sucos detox. Elas funcionam? Qual a melhor dieta detox?

As toxinas produzidas pela má ali-mentação, presentes principalmente nos alimentos industrializados, embutidos e fast foods, se acumulam no corpo trazen-do os efeitos adversos que referimos. E uma dieta com alimentos naturais orgâ-nicos, sem carnes vermelhas e laticínios já auxilia muito. Existe mais de um tipo de dieta detox. E cada indivíduo tem sua característica, necessitando de um profissional nutricionista para orientar sobre qual dieta e também a duração da

mesma. Quais alimentos evitar e quais alimentos priorizar. Os sucos detox con-seguem auxiliar na eliminação do exces-so de liquido, reforça o fígado e auxilia na melhora do intestino e disposição. Não devem ser usados como remédios, mas como paliativos, ou seja, na preser-vação da saúde.

Portanto, deixo três sugestões de sucos detox para serem consumidos uma vez ao dia, logo ao acordar.

200 ml suco de cenoura;

200 ml suco de pimentão amarelo;

50 ml suco de erva-doce (passados na centrifuga);

2 colheres (chá) de Gojiberry.

100 ml suco de limão.

Bater tudo no liquidificador e tomar gelado

3 fatias de melancia sem caroço;

1 colher (chá) de linhaça triturada;

1 colher (chá) de gengibre ralado.

Bater tudo no liquidificador e tomar com gelo.

2 folhas de couve;

1 colher (sopa) de suco de gengibre;

2 colheres (sopa) de suco de limão;

1 maça;

300 ml de água de coco.

Bater tudo no liquidificador e tomar gelado.

ingrEdiEntEs / modo dE prEparo

ingrEdiEntEs / modo dE prEparo

ingrEdiEntEs / modo dE prEparo

dEtox dE laranJa

dEtox vErmElho

dEtox vErdE

Se o ronco do estômago estiver mais alto que o do motor, é só fazer um pit stop.

VENHA CONHECER a BR MANIA NO AUTO POSTO LUZIÂNIA.

OFERTAS TENTADORAS PARA MELHORAR O SEU DIA!

Avenida Joventino Rodrigues, 1

(Em frente à praça Santa Luzia)

Luziânia - GO

(61) 3621-1366

Janeiro 201520

anivErSariantES do MêS

A Revista Atual deseja a todos os aniversariantesdo mês de Janeiro um Feliz Aniversário!

ANIVERSARIANTES DE fEvErEiro: Mande sua foto para aparecer em nossa coluna. Envie sua foto com nome completo e data de nascimento para o email: [email protected] até o dia 2 de fevereiro.

ANIvERSARIANtES DO Mês

01. Aldemar Neto_01.01 / 02. Cristiane Jaber_01.01 / 03. Lucimar da Silva Ribeiro Oliveira_04.01 / 04. Ana Carolina Vargas Meireles_10.01 / 05. Márcia Pereira_13.01 / 06. Miguel Soares_13.01 / 07. Rayane Gonçalves_13.01 / 08. Amanda Pires_14.01 / 09. Vaneide Galdina do Silva_14. 01 / 10. Rúbia Gonçaves Ceppo_15. 01 / 11. Patrícia Ferreira Xavier_19.01/ 12. Ianne Lara de Oliveira Meireles_23.01 / 13. Simone Pereira Neto_24.01 / 14. Edvânia Araújo_27.01 / 15. Isadora e Valentina Galvão Ramos Neto_28.01

01 02 03

10 11 12

13 14 15

05 0604

08 0907

ENDEREÇO: AVENIDA GOIÁS, QD. 38, LT. 01 A 06

(PRÓXIMO À RODOVIÁRIA DO SETOR LESTE)

TELEFONE: (61) 3622.8224

*ACEITAMOS CARTÕES DE DÉBITO E CRÉDITO (MASTERCARD E VISA)

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:DE SEGUNDA A SEXTA 8H ÀS 18H

SÁBADO 8H ÀS 14H

NOVIDADE: ESTAMOS COM AÇOUGUE PADRÃO QUALIDADE TOTAL.

tudo com precosimbativeis

nao e promocao,

e preco baixo mesmo!

o menor preco da cidade

no varejo e atacado.

limpeza domestica

higiene pessoal

alimentos

bebidas

aqui o seu dinheiro rende muito mais:

-

-

---

-

-

-

-

carnaval de

preco justo e no

-

--

-

Janeiro 201522

CutuCADAS DOGilbErtoTudo que você gostaria de falar mas não tem coragem.

artiGo tExtO: gilBERTO RORiZ

O RELAXAMENTO DAS INSTITUIÇÕESMuita coisa tem acontecido ultimamente, que nos faz perder a fé nas instituições. Começaria com a aprovação da Lei n. 12.053, que de certa forma acabou com a responsabilidade fiscal por partes de todos os governantes, seja Federal, Estadual ou Municipal. A lei, em sua origem limitava os gastos públicos à arrecadação auferida, e essa outra libera geral, autorizando gastos sem controle, sem origem, e sem freios, ou seja, uma verdadeira farra. É o mesmo que você, um cidadão cujos ganhos são conhecidos, poder gastar muito mais do que ganha, sem se responsabilizar pelos excessos. E sabem por que isso acontece? Simples: o governo federal não tem oposição. Aprova o que quer do jeito que quer, e nenhum partido faz nada. Pelo contrario. Curvam-se e simplesmente homologam tudo que lhes é colocado nos cochos, ou nas cocheiras. Outra situação absolutamente surreal se reside no fato de escândalos homéricos atingirem estatais ou órgãos públicos, e os dirigentes serem mantidos com a cara mais deslavada do mundo. Não tem explicação para que, em situações como a da Petrobrás e muitas outras, não haver troca sistemática de direção, porque ou a pessoa está envolvida ou é de uma incompetência impar, por não perceber tamanhos absurdos bem debaixo de suas barbas. Lembro-me que, quando o PT era oposição, tais coisas não passavam, porque iam até as ultimas conseqüências para evitar os abusos e absurdos daqueles que governavam na época. E agora as coisas são fáceis para o PT, porque age como os partidos governantes de outrora, ao tentar impor o (dês)governo, uma eterna característica dos políticos brasileiros, e, infelizmente para o país

e a população brasileira, não tem ninguém para nos proteger e defender.

DIREITOS HUMANOSTenho ouvido cada vez mais indignações a respeito das ações dos chamados “Direitos Humanos”. Pelo que se comenta e divulga, na verdade eles só defendem os marginais, porque quando um meliante provoca crimes que podem destruir pessoas ou famílias inteiras em questão de segundos, ao serem presos (quando acontece ), tem toda a proteção desse grupo. E as pessoas que sofreram e que na maioria dos casos vão sofrer por toda a vida a conseqüência do ato criminoso? Alguém já ouviu falar de algum grupo, ou da presença do estado a amparar essas pessoas que sofreram abusos, enquanto estavam inocentemente cuidando de suas vidas? Eu nunca ouvi. Outro caso é a tal da remuneração paga a família de criminosos presos. Aqui a mesma pergunta: E a família dos agredidos, que às vezes ficaram na

penúria por conta do bandido? Não merecem ser ajudados? Dia desses, em um assalto numa lanchonete no centro de Luziânia, um policial reagiu, e num ato heróico, onde arriscou a própria vida para defender os demais cidadãos que se encontravam no local, acabou por balear um dos bandidos, e interrompeu o ato criminoso. Perante a sociedade, ele deveria ser aclamado, mas ao que se sabe, teve que se esconder por estar sofrendo ameaças de retaliações por parte dos demais criminosos ligados ao marginal baleado. Nessa hora, onde está a movimentação para proteger o bravo policial? Nossos bisavós iam pirar com essas “modernidades”. É de rir para não chorar.

CARTÓRIOSOs cartórios de Luziânia mudaram de tabeliões (leiam-se donos). Hoje em dia, os administradores dos cartórios são escolhidos através de concursos, e essa administração tem um prazo de validade, quando são feitos novos concursos, e outras pessoas, dependendo da avaliação, podem assumir o cargo. Sempre achei que a razão de ser dessa mudança na forma de gerir os cartórios era a melhoria através do chamado “sangue novo”, em que a troca de direção traria mudanças no sentido de aprimorar o atendimento e a eficácia dos serviços. Ledo engano; Se antes reclamávamos do atendimento, agora podemos perceber claramente que éramos felizes e não sabíamos. O atendimento está cada dia pior, e se você está num dia tranqüilo demais, e essa monotonia está te deixando meio depressivo, vá fazer algum serviço num cartório local. Sua adrenalina vai atingir níveis estratosféricos, e com certeza sairá das dependências do cartório com um belo estresse instalado.

23

Moda E nEGóCioS

Janeiro 2015

bElEza

24