revista aps n.º 33 – julho 2003

20
Porto Sines de REVISTA Reconhecimento Internacional Prémio em Barcelona para a Zona de Actividades Logísticas Ministro Carmona Rodrigues sobre o novo Terminal XXI “Factor de desenvolvimento económico nacional e da região” Sines Projecto piloto de sistemas de comunicação R E V I S T A D O P O R T O D E S I N E S 33 TRIMESTRAL JULHO 2003

Upload: aps-administracao-dos-portos-de-sines-e-do-algarve-sa

Post on 22-Jan-2018

144 views

Category:

Business


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Revista APS N.º 33 – Julho 2003

Porto Sinesde

RE

VI

ST

A

Reconhecimento Internacional

Prémio em Barcelonapara a Zona de Actividades Logísticas

Ministro Carmona Rodriguessobre o novo Terminal XXI

“Factor de desenvolvimentoeconómico nacionale da região”

SinesProjecto pilotode sistemas decomunicação

R E V I S T A D O P O R T O D E S I N E S Nº 33 TRIMESTRAL JULHO 2003

Page 2: Revista APS N.º 33 – Julho 2003

3 APS ganha prémio“Melhor Projecto de Logística”

5 Ministro Carmona Rodrigues visitaTerminal XXI

8 Alfândegas mais rápidas

9 Sindicatos em Antuérpia

11 Tempos de Mudança na APS

12 Segurança no Porto de Sines

13 Projectos vitais para o Alentejo

14 Marina de Sines

16 Notícias

20 Porto de Sines é Notícia

SumárioFicha técnica“Porto de Sines” nº 33

DirectoraAna Maria Viegas

PropriedadeAdministração do Porto de Sines

Contribuinte nº 501 208 950Sede: Apartado 16 - 7520-953 SinesTel.: 269 860 600 - Fax: 269 860 790

Editores

Avª João Crisóstomo, 30 - 4º1050-127 LisboaTel.: 21 351 19 91 - Fax: 21 315 57 19E- mail: [email protected]

Page 3: Revista APS N.º 33 – Julho 2003

Sines conquistou o 1º Prémio para oMelhor Projecto LogísticoInternacional atribuído durante oSalão Internacional de Logística deBarcelona, que decorreu de 17 a 20de Junho. O certame, que vai na sua5ª edição, teve a participação de 66países e mais de 30.000 visitantes,sendo hoje reconhecido como umponto de encontro de referência daactividade empresarial e do mundodos negócios, a nível mundial.

O Salão Internacional de Logísticade Barcelona decorreu emsimultâneo com as 25ª Jornadas doCentro Espanhol de Logística(CEL), as quais tiveram por lema afrase A Logística é Fundamentalpara o Negócio. Mais de 600profissionais participaram nasdiversas mesas redondas e painéisinteractivos destas jornadas daCEL. O principal tema debatido foia Logística Empresarial como Factorde Diferenciação e Competitividade.

Projecto para ZAL portuáriajá tem reconhecimento internacional

O Presidente da APS, Engº JoséMonteiro de Morais, foi orador nestecertame, onde explicou o projectode Desenvolvimento Logístico doPorto de Sines, enquadrado comoparte duma ZAL mais vasta,composta por dois grandes pólos:um localizado na Área Portuária eoutro na Zona Industrial de Sines/Santiago do Cacém.A apresentação da ZAL de Sines foia segunda feita no certame, logo aseguir aos “Puertos del Estado”.

Sines ganhou o prémio para o MelhorProjecto de Logística Internacional,dois meses depois deste projecto deengenharia ter sido concluído econsiderado viável pelas entidadesportuguesas responsáveis.

Uma área de 13 hectares

Este projecto foi desenvolvido pelaAPS com o apoio da Gablogis, aentidade incumbida de estabelecer,a nível nacional, o conceito deZonas de Actividades Logísticas, alocalização destas zonas, qual asua hierarquização e o tipo deintervenção que a AdministraçãoPública deverá ter nas mesmas.

O Pólo de Actividades Logísticasprevisto para a infra-estruturaportuária de Sines envolve umaárea de cerca de 13 hectares, nazona nascente do Porto, umalocalização próxima do Terminal de

Sines ganhou o prémio parao Melhor Projecto deLogística Internacional, doismeses depois desteprojecto de engenharia tersido concluído e consideradoviável pelas entidadesportuguesas responsáveis.

3○

Sines ganha prémio em Barcelona

Page 4: Revista APS N.º 33 – Julho 2003

Contentores e do TerminalMultiusos, dois terminais cujaactividade tem uma relaçãodirecta com a oferta de serviçoslogísticos.

O projecto de DesenvolvimentoLogístico do Porto de Sines prevêque esta área da zona nascentedo porto, com uma extensãoequivalente a 13 campos defutebol, seja devidamente infraestruturada e equipada paraactividades logísticas, tais comoarmazenagem, grupagem,preparação final dos produtos,etiquetagem, embalagem,distribuição, refrigeração, etc.

Estes serviços de logística darãoum notável contributo àactividade portuária e constituirãoum apoio fundamental àsempresas que venham instalar-sena região.

Investimento de8,3 milhões de euros

O investimento estimado para asinfra-estruturas logísticas da zonaportuária ronda 8,3 milhões deeuros. Foi já elaborado umestudo de viabilidade para omesmo, o qual se revelou

favorável, sobretudo levando emconsideração que Sines deverá ter,futuramente, uma ZAL integrandodois pólos: um localizado na áreaportuária e outro na Zona Industrialde Sines/Santiago do Cacém.

«Sines possui espaço disponível eprojectos de engenhariaconcluídos, estando reunidas todasas condições para que se possaavançar com a infra-estruturaçãoduma ZAL nesta área portuária»,realçou o Presidente da APS naexposição que fez no SalãoInternacional de Barcelona (SIL).

Com a entrada em funcionamentodo Terminal XXI, Sines será,progressivamente, um porto deconcentração de tráfego decontentores. Este núcleo deconcentração de tráfego tem, em sipróprio, potencial suficiente paraque os operadores logísticosse interessem pela área, nãosó para a distribuição dessetráfego como para aintervenção nas mercadoriasque são transportadas porcontentor.

Trata-se de um enormemercado potencial para todoo tipo de serviçoshabitualmente afectos às

O Pólo de ActividadesLogísticas previsto para a

infra-estrutura portuária de Sinesenvolve uma área de cerca de 13 hectares, na

zona nascente do Porto, uma localizaçãopróxima do Terminal de Contentores e do

Terminal Multiusos, dois terminaiscuja actividade tem uma relação

directa com a oferta de serviços logísticos

operações de logística,tais como agregação,desagregação,etiquetagem, etc. as quaissão normalmentenecessárias nos locaisonde se verifica umagrande concentração demercadorias.

É importante referir que omovimento demercadorias que Sines irápassar a ter, com aentrada em funcionamentodo Terminal XXI, terá duascomponentes distintasigualmente importantespara despoletar ointeresse do sectorlogístico: a destinada àdistribuição no hinterland

do porto e a destinada aotransbordo para outros navios.

Além da entrada em funcionamentodo Terminal XXI, o movimento demercadorias que se prevê para oTerminal Multiusos, através de umcrescente aproveitamento da suapolivalência, constitui outra razãode peso para captar o interesse dosoperadores logísticos para a ZALde Sines.

Durante a intervenção que fez emBarcelona, o Engº José Monteiro deMorais realçou, ainda, aimportância do «segundo pólologístico» de Sines, projectado paraa zona gerida pela PGS, entidaderesponsável por toda a envolventeindustrial e logística do Porto deSines. Este pólo industrial da ZALdeverá ficar situado entre Sines eSantiago do Cacém.

4○

Page 5: Revista APS N.º 33 – Julho 2003

O Ministro das Obras Públicas,Transportes e Habitação, CarmonaRodrigues, visitou o Terminal deContentores do Porto de Sines nodia 15 de Maio, assinalando com asua presença a data a partir da qualpassaram a estar reunidas ascondições físicas e operacionaisque permitem a entrada emexploração do Terminal XXI.

Carmona Rodrigues sublinhou, naocasião, a importância desta novavalência do Porto de Sinesenquanto motor dedesenvolvimento, para o Alentejo epara o País, realçando, igualmente,a modernidade da obra que, na suaprimeira fase, implicouinvestimentos superiores a 100milhões de Euros.

«Penso que estão criadas todas ascondições para este investimento

«Penso queestão criadastodas ascondições paraeste investimentoser, rapidamente,um factor dedesenvolvimentoeconómiconacional e daregião»

Carmona Rodrigues

ser, rapidamente, um factor dedesenvolvimento económiconacional e da região», disse oMinistro das Obras PúblicasTransportes e Habitação.

Carmona Rodrigues visitou oTerminal XXI acompanhado peloSecretário de Estado das ObrasPúblicas, Jorge Costa. Os doismembros do Governo foramrecebidos, ao início da manhã, peloPresidente da Administração doPorto de Sines, José Monteiro deMorais, na sede da APS.

Após uma reunião de trabalho, osdois responsáveis governamentais,acompanhados por José Monteirode Morais e restantes membros doConselho de Administração doPorto de Sines (Jorge Ruas da Silvae Abílio Marques Afonso), visitaramo Terminal XXI e as instalações da

empresa concessionária, a PSA Sines.Numa breve intervenção, durante avisita às instalações da PSA Sines,o Ministro das Obras PúblicasTransportes e Habitação realçou amodernidade da nova infra-estrutura referindo que, com estanova valência, «Sines passa a ser omais moderno porto do país».

Um ponto de viragem noPorto de Sines

A data a partir da qual passaram aestar reunidas as condições físicase operacionais que permitem aentrada em exploração do TerminalXXI constitui um marco histórico navida do Porto de Sines, uma dasmais importantes infra-estruturasportuárias portuguesas que celebra,também este ano, 25 anos deexistência.

Terminal XXI está operacional

5○

Com a presença do Ministro Carmona Rodrigues

Page 6: Revista APS N.º 33 – Julho 2003

A operacionalidade do Terminal XXImarca um ponto de viragem navida do Porto de Sines porque estanova valência constitui uma peçachave para a evolução da vocaçãotradicional do porto, basicamentecentrada no abastecimentoenergético, para uma novarealidade que passa peladiversificação das actividadesportuárias e o desenvolvimento denovos negócios.

Trata-se, assim, do primeiro grandepasso para transformar Sines numgrande porto «multi-funções», aptoa transformar-se num porto dereferência à escala da PenínsulaIbérica e da Europa.

O Porto de Sines é, presentemente,a grande porta de entrada para oabastecimento energético do País:cerca de 75% dos recursosenergéticos primários de Portugalsão movimentados em Sines. Mas,até agora, não tinha condiçõespara se assumircomo um porto dereferência no quetoca ao movimentode outro tipo demercadorias.

Breve historialdo Terminal XXI

O projecto do Terminal XXI começou aser equacionado em meados dadécada de 90, tendo em consideraçãoque Sines reunia potencialidadesúnicas para o desenvolvimento de umgrande Terminal de Contentores,resultantes, por um lado, da suaprivilegiada localização geográfica(cruzamento das principais rotas, anível mundial) associada às condiçõesnaturais do porto, particularmenteadequadas à recepção de navios dasnovas gerações.

Tendo presentes estas condições, eseguindo as orientações do LivroBranco para o Sector Marítimo-Portuário, a Administração do Porto deSines (APS), começou então aequacionar um projecto que visava,não só o tráfego «Hinterland» (deorigem/destino final das mercadorias),como também o «Transhipment»(tráfego de transbordo de contentores).

Mas este projecto implicava elevadosinvestimentos que só poderiam serconduzidos por grandes linhas denavegação, ou por um grandeoperador internacional. Contactaram-se inicialmente cerca de 25 potenciaispromotores, entre eles a PSACorporation Limited.

Em Dezembro de 1997, o operador deSingapura manifestou formalmente ointeresse em conhecer o projecto commaior profundidade. As negociaçõesculminaram em 24 de Junho de 1999,com a assinatura de um Acordo dePrincípios, a que se seguiu, no dia 28de Setembro do mesmo ano, aassinatura do Contrato de Concessão.

O Contrato de Concessão, assinadoem 1999, estabelece que a PSA Sines,Terminais de Contentores, SA,maioritariamente detida pela PSACorporation Limited, implementará asinfra-estruturas, super-estruturas eequipamentos do Terminal deContentores em quatro grandes fases,sendo o seu desenvolvimentorealizado através do sistema BOT(Build, Operate and Transfer). Aprimeira fase desse acordo está agoraconcluída.

A nova realidade doPorto de Sines passa

pela diversificação dasactividades portuárias e

o desenvolvimento denovos negócios

Com a operacionalidade doTerminal XXI e a sua exploraçãodirecta pela empresa detentora da

concessão, a PSASines - Terminais deContentores, empresaque, por sua vez, écontrolada por umdos maioresoperadores decontentores domundo, Sines temcondições para setornar num grandeporto «multi-funções»da Península Ibérica eda Europa.

Presentemente, otráfego médio anualdo Porto de Sines éde cerca de 800navios, tendo que87,5% deste tráfego(o equivalente a 700navios) é feito nos

terminais petroleiro epetroquímico. O Porto de Sinesmovimenta, em média, 20 milhõesde toneladas por ano que são, nasua quase totalidade, produtosenergéticos.

O petróleo bruto absorve 45% domovimento portuário, os refinadosdo petróleo 33%, o carvão 17%, oGPL 2%, os produtos petroquímicos2% e a carga geral 1%. O pescadodesembarcado na lota é de cercade 8 000 toneladas por ano.

Sines tem condições parase tornar num grande porto«multi-funções» da PenínsulaIbérica e da Europa

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Quotas do movimento portuário

Petróleo bruto 45%Refinados do petróleo 33%Carvão 17%GPL 2%Produtos petroquímicos 2%Carga geral 1%

6○

Page 7: Revista APS N.º 33 – Julho 2003

Os investimentos realizados, em conjunto pela APS e pelaempresa concessionária do terminal XXI, nesta primeira fasedo projecto, ultrapassaram os 100 milhões de euros, sendo55% da responsabilidade da APS e 45% da responsabilidadeda PSA Corporation.As infra-estruturas e equipamentos necessários ao arranquedo funcionamento do Terminal XXI representam mais de 35%do valor total do projecto de investimentos acordado entre asduas entidades, o qual está estimado em 228 milhões deeuros e será desenvolvido em quatro fases: 1A; 1B; 2A e 2B.

Terminal XXIOs investimentos da 1ª fase do projecto○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Fase 1 Fase 2Estruturas e Equipamentos Fase 1A Fase 1B Fase 2A Fase 2B Fases 1 +

Cais (metros) 381 550 750 940 940

Terrapleno (ha) 13,5 23,5 30,0 36,4 36,4

Gruas de cais 2 5 7 9/10 9/10

Quebra-mar (m) 1 100 1 100 1 350 - 1 350

Capacidade (TEUs) 250 000 600 000 900 000 1 320 000 1 320 000

Emprego 150 350 500 800 800

Início de exploração 2003 2006/7 2010 2015 -

Em 15 de Maio de 2003, o Terminal XXI estava emcondições operacionais para receber navios emovimentar contentores, com uma capacidadeinstalada de 250.000 TEU’s. Estavam concluídostodos os trabalhos referentes ao Cais deAcostagem, Terraplenos e Edifícios (Administrativo,Oficinas, Alfândega, Portaria e Edifício daSubestação).

Estava igualmente concluída a 1ª fase do Quebra-Mar, um paredão protector com 1.100 metros deextensão, bem como as obras relativas aos acessosinternos do porto ao Terminal XXI.

As obras que criaram condições de operacionalidadepara a circulação de mercadorias entre a Zona Lestedo Porto e as redes nacionais rodoviárias e ferroviáriasimplicaram investimentos de 13,3 milhões de euros,dos quais 10,3 milhões foram da responsabilidade daAPS e 3 milhões da responsabilidade da PSA.

Na componente rodoviária, são de realçar as obrasrelativas à estrada de acesso ao Terminal deContentores, com uma extensão de 1.280 metros,uma rotunda com 60 metros de raio, orestabelecimento de ligações às vias existentes(VR53, EN120-1, EN261-5), bem como a obra de arterealizada sobre o actual caminho-de-ferro.

Na componente ferroviária, as principais obrasrealizadas incluem a linha-férrea de acesso aoTerminal de Contentores, com aproximadamente1.130 metros, linhas-férreas de resguardo e topo demanobra, linha-férrea de inversão e topo, linhas-férreas do feixe de carga/descarga, muros de suportede via, pára-choques e aparelhos de mudança de via.

Ficaram igualmente concluídas a rede de drenagemde águas pluviais bem como as redes eléctricas paraa iluminação da rotunda e dos feixes ferroviários decarga/descarga e de resguardo.

7○

Page 8: Revista APS N.º 33 – Julho 2003

Os portos de Sines, Lisboa eLeixões estão a liderar um projectopiloto na área dos SistemasInformação para as ComunidadesPortuárias. O novo sistema detransmissão electrónica de dadospermitirá que o despachoalfandegário de mercadorias sefaça em pouco mais de uma horaquando, pelos sistemas antigos,eram necessários cerca de 3 a 4dias.

O trânsito de mercadorias noTerminal XXI vai beneficiar, desde oseu início, das vantagens desteprojecto piloto, cuja primeira fasedeverá estar pronta para arrancarem Setembro.

A adopção de uma plataformatecnológica única em cada porto éa peça chave do desenvolvimentodo novo sistema. Para que atinjatoda a sua eficiência, estaplataforma deverá serprogressivamente alargada eadoptada pelos restantesintervenientes no negócio dotransporte marítimo.

Por isso, embora a primeira fasede desenvolvimento do projectoresulte da cooperação entre aDirecção-Geral das Alfândegas,Direcção-Geral de Informática e astrês Administrações Portuárias,prevê-se já a integração de outrasentidades presentes nos portos,nomeadamente capitanias, SEF,serviços de sanidade marítima,agentes de navegação,concessionários de terminaisportuários e despachantes.

Para o desenvolvimento desteprojecto piloto, num tão curtoespaço de tempo, foramdeterminantes as experiênciasanteriormente desenvolvidas pelasAdministrações Portuárias de

Lisboa (APL) e Leixões (APDL), emmatéria de transmissão electrónicade dados com os váriosintervenientes.

As três Administrações Portuáriasuniram-se para criar este modelopiloto por terem váriascaracterísticas comuns,nomeadamente o facto demovimentarem contentores, ouestarem prestes a fazê-lo, como é ocaso de Sines, e por já possuíremplataformas de sistemas deinformação tecnologicamenteavançadas.

Desta cooperação resultou aantecipação de importantes etapasneste projecto crucial para amodernização do sector dostransportes marítimos nacional.

Esta experiência piloto vai permitir,ainda, uma economia de custospara cada um dos parceiros, umproduto final melhor, pois terá acontribuição de experiênciasdiversificadas e, ainda, aminimização dos investimentos dosagentes económicos privados, pelofacto de poderem “dialogar” domesmo modo com qualquer umadas autoridades portuárias.

Paralelamente, a cooperaçãoconseguida entre as trêsadministrações portuárias, constitui,só por si, um forte impulso nocaminho da harmonização deprocedimentos entre os portosenvolvidos. Os resultados obtidoscom este projecto serão, numa faseposterior, estendidos aos outrosportos.

Sines, Lisboa e Leixõeslideram projecto piloto

O despacho demercadorias emporto, exige, hoje,cerca de 50documentos

8○

Alfândegas mais rápidas

Page 9: Revista APS N.º 33 – Julho 2003

Delegações de dois sindicatosportugueses do sector portuárionacional tiveram a oportunidade devisitar, em Abril, o Porto deAntuérpia, um grande porto dereferência na Europa e no Mundo. Arazão da visita, feita a convite daAPS e da PSA Sines, foi mostraruma das «operações modelo» que oGrupo de Singapura detém naEuropa e no Mundo.

O Porto de Antuérpia movimentou,no ano passado, 4,8 milhões deTEU’s. Mais de 80 por cento destemovimento foi da responsabilidadeda operação da PSA Antuérpia. Ograu de eficiência e rentabilidadeda operadora, no movimento decontentores, é o segredo da quotade mercado atingida: a PSAAntuérpia movimenta, no mínimo,35 contentores por minuto.

No Porto de Antuérpia, a áreaocupada pelo parque decontentores controlado pelo GrupoPSA é de 350 hectares.

Sindicatos do Sector Portuárioportuguês visitam «operação modelo»da PSA em Antuérpia

Além de 28 pórticosespecificamente destinados àmovimentação de contentores, aPSA de Antuérpia opera, ainda, emmais 8 pórticos polivalentes queabrangem terminais de Ro Ro,Carga Geral, Fruta e um CentroLogístico.

Esta realidade pôde de serconstatada, in loco, por umadelegação do SINTAJP - SindicatoNacional dos Trabalhadores dasAdministrações e Juntas Portuárias,que se fez representar por LuísCastela e Rui Pereira, e peladelegação de Sines do SETTCMCSP- Sindicato dos Estivadores,Trabalhadores do Tráfego eConferentes Marítimos do Centro eSul de Portugal, representada porPaulo Rogélio e Álvaro Correia.

O Presidente da APS, Engº JoséMonteiro de Morais, o Director Geralda PSA Sines, Tan Sek Yong e oDirector Geral da PSA Antuérpia,acompanharam a visita dos

representantes dos sindicatosportugueses ao Porto de Antuérpiaque teve lugar em Abril.

Antuérpia: umaoperação modelo

O Grupo PSA de Singapura adquiriua maioria do capital da operadorabelga Hesse-Noord Nattie (HNN)em Março de 2002, controlando,actualmente, 100% do capital daempresa que opera, igualmente, noporto de Zeebrugge.

Para os padrões internacionais daPSA, a operação de Antuérpia éconsiderada um modelo, um centrode excelência da actividadeportuária, sendo essa a razãoapontada para a ausência, atéagora, do impacto dareestruturação porque o Grupo deSingapura tem passado, a nívelmundial, nomeadamente no quetoca à necessidade de redução donúmero de trabalhadores.

A PSA Antuérpiamovimenta, no mínimo,35 contentorespor minuto

9○

PSA em Antuérpia

Page 10: Revista APS N.º 33 – Julho 2003

obriga a pagar penalizações»,realçou, durante a visita, Jean-Jacques Moyson, Director deMarketing da HNN.

A internacionalização da PSA, apartir de Singapura, onde opera osegundo maior porto de mundo(depois de Hong Kong) passa pormais 13 portos situados em oitopaíses. Além de Singapura, oGrupo PSA possui cinco operaçõesna China, uma na Índia, uma noJapão, uma na Coreia, uma noBrunei, duas em Itália, duas naBélgica e uma em Portugal.

A operadora portuáriabelga da PSA manteveos 4.500 trabalhadores

Com efeito, a PSA de Antuérpiamanteve os cerca de 4.500trabalhadores que existiam naHesse-Noord Natie (HNN), aoperadora portuária belgaadquirida, há pouco mais de umano, pelo Grupo de Singapura.Além disso, a maioria dos gestoresde topo da empresa continuam aser quadros belgas.

Esta situação de manutenção dospostos de trabalho existentesnuma operação portuária podeconsiderar-se de excepção, nocontexto da actual recessãoeconómica internacional. Mas talexcepção é explicável à luz dosindicadores de rentabilidade ecrescimento que a empresa deAntuérpia tem conseguido atingir.

No entanto, há zonas do Globo,como por exemplo a Ásia, em que aPSA está a reduzir postos detrabalho, em resposta à criseinternacional, a qual se reflecte emalguns dos indicadores do Grupodesde 2001.

Em Antuérpia, não houvenecessidade de proceder a estetipo de reestruturação porque osindicadores de exploração da HNNsão considerados positivos pelaPSA, nomeadamente no que toca àdivisão de contentores.

Com efeito, a HNN, agora detida a100% pelo Grupo PSA, conseguiuapresentar um crescimento de 13por cento no movimento de

No Terminal XXI, em Sines, osobjectivos de rentabilidade daprodução que têm sidoconsiderados pela PSA, para afase de arranque do projecto,são a movimentação de 20contentores por hora em cadapórtico.

A PSA Sines já contratou 45trabalhadores e deverá aumentareste número até aos 150previstos para os objectivos de1ª fase da operação, ou seja, atémeados de 2004.

contentores, durante o primeirotrimestre deste ano, quando omovimento geral do Porto deAntuérpia cresceu, apenas, 1,2por cento.

O dinamismo e a rentabilidade daempresa traduzem-se emresultados simples e significativos:a HNN detém, actualmente, maisde 80% do movimento total decontentores do Porto de Antuérpia.

«A HNN movimenta, no mínimo,75 contentores por hora em cadapórtico, valor abaixo do qual se

Os contratos a realizar e aresposta da mão-de-obraentretanto formada ditarão ovalor dos objectivos derentabilidade para o TerminalXXI.

Cada um dos dois pórticosexistentes no Terminal XXIpossui uma capacidade para18 filas de contentores,ocupando, no seu conjunto,uma área de 13,5 hectares.

DE ANTUÉRPIA ATÉ SINES

10○

Page 11: Revista APS N.º 33 – Julho 2003

Implementação do Programa Neptuno

A implementação do Programa Neptuno começouem Abril deste ano. Desde aí, passaram a fazer-seduas reuniões mensais entre o núcleo coordenadore os diversos chefes de projecto. Tem sido elevadoo grau de motivação e empenho das pessoasenvolvidas neste núcleo de arranque das mudançasque se avizinham.

Apesar da multiplicidade dos projectos e da grandeambição subjacente aos objectivos, as equipasestão coesas, abertas à mudança e aos desafios,apostadas em cumprir os prazos propostos paraque se atinja um resultado global conforme o quefoi planeado.

Todos os chefes de projecto têm a noção das suasresponsabilidades perante este desafio deimportância vital para o futuro de Sines, da Regiãodo Alentejo e da Economia Nacional. Um estado deespírito fundamental para a motivação dosrestantes elementos das equipas.

Pretende-se que a implementação do PlanoEstratégico comece a dar frutos até ao final de2004. Para isso foram identificados mais de 40projectos específicos que vão desdereestruturações internas e/ou reengenharia deprocessos, até situações de alteração profunda nadinâmica actual, como por exemplo, a concessãodo Terminal Petroleiro.

A metodologia adoptada estabelece umplaneamento específico para cada projecto e umapessoa responsável pelo seu desenvolvimento.Compete a essa pessoa providenciar todos osmeios para assegurar o cumprimento dosobjectivos.

O Porto de Sines tem emcurso mais de 40 projectosespecíficos no âmbito daimplementação do ProgramaNeptuno – Plano Estratégicodo Porto de Sines. Já foramnomeados 30 chefes deprojecto e um núcleocoordenador composto porcinco pessoas. Desde Abrilque se fazem sentir os«tempos de mudança».

11○

Tempos de mudança na APS

Page 12: Revista APS N.º 33 – Julho 2003

A formação técnica do Corpo deSegurança do Porto de Sines é umadas grandes preocupações eprioridades da APS, emcomplemento da adopção deadequadas medidas de prevençãode riscos de incêndio. Com efeito,no caso de Sines, a prevenção nãobasta. O facto deser um porto ondese movimentamgrandesquantidades deprodutosenergéticos obrigaa esforçosredobrados. Daruma qualificaçãoespecial ao Corpode Segurança doPorto, para que osseus elementosestejam preparadospara intervir emsituações deemergência, é uma tarefa prioritária.Com este objectivo, teve início emJunho um conjunto de acções deformação ministradas pela EscolaNacional de Bombeiros (ENB). Aprimeira acção envolveu 10elementos do pessoal adstrito àBrigada de Terra e foi composta poraulas de formação teórica e prática,num total de 28 horas de formação.A acção decorreu entre os dias 23 e 26de Junho, tendo a parte de formaçãoteórica decorrido na nova saladestinada a formação de segurançaconstruída no Parque de Empreiteirosda área alargada do Terminal Petroleiro.A parte prática decorreu no Campo deTreinos da APS.Este curso teve a coordenaçãotécnica e pedagógica do Cmte.Matos Guerra, responsável pelo

Núcleo de Formação Extra--Bombeiros da ENB. Doisformadores especialistas em«Incêndio, Salvamento e Resgate»,Marco Martins e Pedro Cunha,completaram a equipa da ENB queesteve em Sines a ministrar estecurso. A APS já calendarizou mais

duas acções de formação idênticas,de modo a abranger todo o pessoaladstrito à Brigada de Terra.A parte teórica da acção teve porprincipais módulos: Fenomenologiado Fogo; Agentes Extintores;Extintores; Rede de Incêndio Armada;Aparelhos de Respiração Autónoma;Técnicas de Busca e Salvamento;Sistemas Automáticos de Detecçãode Incêndios; Sistemas Automáticosde Extinção de Incêndios; Sinalizaçãoe Iluminação de Segurança; Técnicasde Combate a Incêndios Urbanos eIndustriais.A parte prática envolveu acções detreino com: Extintores Portáteis eTransportáveis; Linhas de Água;Aparelhos de RespiraçãoAutónoma; Busca e Salvamento;Combate a Incêndios Industriais.

A EscolaNacionalde Bombeiros

A ENB é reconhecidacomo «autoridadepedagógica naformação técnica debombeiros» desdeNovembro de 2000.Ao longo dos últimostrês anos temdesenvolvido umavasta actividade comoentidade responsávelpela formaçãohumana, profissional ecultural dosbombeiros e demaisagentes de protecção

e socorro, assim como na formaçãocívica no domínio da auto-protecçãodos cidadãos.Tem igualmente desenvolvidoprotocolos de colaboração comdiversas instituições, sendo umaentidade acreditada por váriosorganismos, no âmbito dos quaisse destaca:INOFOR – Instituto para a Inovaçãona Formação, IMP – InstitutoMarítimo Portuária, ANEFA –Agência Nacional de Educação eFormação de Adultos, ICET –International Centre for EmergencyTechniques, EDIA – Empresa deDesenvolvimento e Infra-estruturasdo Alqueva, S.A., INEM – InstitutoNacional de Emergência Médica,Direcção-Geral das Florestas, ISN –Instituto de Socorros a Náufragos.

Escola Nacionalde Bombeiros faz acçãode formação em Sines

12○

Segurança

Page 13: Revista APS N.º 33 – Julho 2003

O Presidente da República, JorgeSampaio, está confiante nos trêsgrandes projectos estruturantes dodesenvolvimento do Alentejo -Alqueva, Porto de Sines eAeroporto de Beja – e defende quea Administração Central deve daratenção a estas “alavancas dedesenvolvimento” da região.

Após a sua visita à Ovibeja, nosdias 21 e 22 de Março, o Presidenteda República manifestou confiançanos três grandes projectosestruturantes do desenvolvimentodo Alentejo: Alqueva, Porto deSines e Aeroporto de Beja.

Na ocasião, Jorge Sampaio frisou,igualmente, a necessidade de sedar atenção a estas “alavancas dedesenvolvimento” e garantiu quepersegue o objectivo de “mantervivo o interesse de todos pelodesenvolvimento do país”.

AlquevaPorto de SinesAeroporto de Beja

Jorge Sampaio confia nos projectos do Alentejo

Durante o primeiro dia da sua visitaà Ovibeja, o Presidente daRepública teve uma reunião, decerca de 3 horas, com osresponsáveis dos projectosconsiderados estruturantes para odesenvolvimento do Alentejo:Marques Ferreira, Presidente daEmpresa de Desenvolvimento eInfra-Estruturas do Alqueva (EDIA),Monteiro de Morais, Presidente daAdministração do Porto de Sines(APS) e Santos Nicolau, Presidenteda Empresa de Desenvolvimentodo Aeroporto de Beja (EDAB).

Neste encontro, o Presidente da APSteve oportunidade de apresentar aJorge Sampaio o novo PlanoEstratégico para o Porto de Sines ede explicar as novas tendências dasconcessões portuárias nacionais quepassam pela consolidação domodelo da autoridade portuáriacomo gestora de concessões.

Nas declarações que fez àimprensa, no final do segundo diade visita à Ovibeja, Jorge Sampaiosalientou a utilidade do tipo dereuniões como a que tinha tido navéspera, para discutir a situaçãoactual dos projectos do Alqueva,Porto de Sines e Aeroporto de Beja,afirmando-se entusiasmado com osresultados das explicaçõesapresentadas pelos responsáveispor estes empreendimentos.

Jorge Sampaio prometeu voltar,dentro de um ano, para saber comose encontram os projectosestruturantes do Alentejo.

13○

Desenvolvimento do Alentejo

Page 14: Revista APS N.º 33 – Julho 2003

Marina de Sinesvai ser realidade

14○

Marina de Sines

Porto de Sines e CâmaraMunicipal assinamprotocolo

A Administração do Porto de Sinesassinou um protocolo com aCâmara Municipal local com vista àintervenção na frente marítima entreo extremo nascente da Praia Vascoda Gama e o Limite Nascente doCais de Construção. O acordo vaiassim permitir o desenvolvimentoda Cidade e da região.

O protocolo foi assinado dia 23 deJulho entre José Monteiro deMorais, da APS, e Manuel CoelhoCarvalho, presidente da Câmarade Sines, na Administração doPorto de Sines.

Movidas por princípios decooperação, as duas entidadesobrigam-se a criar as condiçõesadequadas e necessárias paraque o Porto de Recreio e as zonasadjacentes ao mesmo venham aconstituir um conjunto deequipamentos potenciadores dadiversificação da oferta turística dequalidade e de lazer em Sines.

Tanto o Porto de Recreio,actualmente existente, como todaa frente marítima em que se insere,serão convertidos em locais derecreio e lazer e num espaçoturístico de excelência. O acordoassinado permitirá a construção deequipamentos de apoio em terra eassegura que a sua gestão sejaefectuada por entidadesvocacionadas para a captaçãode utentes e prestação de serviçosde qualidade a preçosconcorrenciais.

Gestão da marina entreguea concessionários

Para viabilizar os investimentos aefectuar, as duas entidadesdefendem a construção deequipamentos – logísticos,comerciais de restauração ehoteleiros e de lazer – fórmulaencontrada para proporcionarcondições financeiras ao projecto.

A gestão do Porto de Recreio, e dosequipamentos com estedirectamente relacionados, será,assim, atribuída em contrato deconcessão, implicando oconcessionário na concepção econstrução das obras eequipamentos de apoio à futuraMarina de Sines.

Para tal, na área envolvente ao Portode Recreio e Praia de Sines, seráatribuído, com base na legislação emvigor, o direito de uso privativo deterrenos de domínio público afectos àAPS, SA, ou à Câmara Municipal,com vista, nomeadamente, àconstrução de equipamentos dediversificação da oferta turística.

Turismo e respeito ambiental

Tanto o Porto de Sines como aCâmara Municipal irão enquadrar,nesta zona, equipamentos decarácter cultural e científico, como porexemplo, as infra-estruturas a afectarà Universidade de Évora e ao Centrode Recuperação de AnimaisMarinhos.

O projecto será desenvolvido deacordo com as necessidadesevidenciadas no Plano deDesenvolvimento Turístico do Alentejoe dos projectos ligados àinvestigação e conservação danatureza e da biodiversidade.

O Porto de Sines e a CâmaraMunicipal vão iniciar os estudos deordenamento urbanístico da zona –nomeadamente em plano depormenor – bem como ossubsequentes projectos para aexecução de obras e infra-estruturas.

Para assessorar técnica emetodologicamente este processo, oprojecto será entregue ao CESUR –Centro de Sistemas Urbanos eRegionais do Instituto SuperiorTécnico de Lisboa – que, para oefeito, elaborará o programa doconcurso e acompanhará todo odesenrolar do processo.

Page 15: Revista APS N.º 33 – Julho 2003

Embaixada AmericanaO Adido Comercial daEmbaixada dos EUA,Mr. Robert Shipley, visitou o Portode Sines, dia 13 de Março, paraavaliar possíveis parceriascomerciais.

ANTRAMElementos da direcção da AssociaçãoNacional de Transportadores PúblicosRodoviários de Mercadorias (ANTRAM)estiveram em Sines, dia 8 de Abril, paraconhecer o Terminal XXI.

Câmara de Santiago do CacémO Presidente da Câmara Municipalde Santiago do Cacém, VítorProença, esteve na APS, dia 6 deMaio, para conhecer o ponto desituação dos projectos em curso noPorto de Sines.

Associação Internacional de NavegaçãoDois membros da delegação portuguesa da AssociaçãoInternacional Permanente dos Congressos de Navegação(PIANC), Marques Rita e Sanches do Vale, estiveram em Sinesdia 8 de Abril. Ofereceram à APS uma imagem gráfica dasJornadas da sua associação realizadas em Sines, há dois anos.

15○

O Porto de Sines recebeu

Iate DreamO maior barco de recreio que passou atéhoje pelo Porto de Sines é, sem dúvida, um«Iate de Sonho». Os 11 elementos datripulação vieram dos quatro cantos doMundo: Europa, América do Norte, África doSul e Austrália. O barco foi construído naHolanda, é propriedade duma empresa dasIlhas Bermuda e tem bandeira das IlhasCaimão. Esteve três dias em Sines: 27, 28 e29 de Maio.

Page 16: Revista APS N.º 33 – Julho 2003

16○

Alunos do Curso de Formação Profissional deHigiene e Segurança no Trabalho visitaram o Porto deSines dia 8 de Maio. Foi uma visita de estudo para vercomo funciona o porto neste domínio.

REFERO novo presidente da REFER,Dr. José Braancamp Sobral, visitouSines dia 12 de Maio. Veio conhecera infra-estrutura portuária.

Porto de VigoO Presidente da Autoridade Portuária de Vigo, JúlioPedrosa, fez uma visita oficial ao Porto de Sines no dia22 de Maio.

Investidores japonesesInvestidores japoneses, potencialmente interessados nafutura ZAL, visitaram a APS e a PGS no dia 3 de Junho.

ConsulmarOs procedimentos de construção dos molhes de protecçãodo Porto de Sines foram objecto de uma visita de estudo daCONSULMAR. A visita, realizada no dia 16 de Julho, contoucom a presença do Sr. Engº José Pedro Fernandes.

Ministério da Agricultura da MalásiaUma comitiva presidida pelo Sr. Y.Bhg.Dato, responsávelpelo Departamento de Irrigação e Drenagem doMinistério da Agricultura da Malásia visitou o Porto deSines, dia 29 de Junho. Os representantes do Governoda Malásia prestaram particular atenção àspotencialidades do Terminal XXI.

O Porto de Sines recebeu

Page 17: Revista APS N.º 33 – Julho 2003

17○

Embaixada BritânicaNo dia 25 de Julho, o Porto de Sines recebeu avisita da Embaixada Britânica que se fezrepresentar pelo Sr. Paul Welsh e pela Sra. ÂngelaMagalhães, ambos responsáveis por serviçoscomerciais.

Embaixada do JapãoRepresentantes da Embaixada do Japão, API(Agência Portuguesa para o Investimento) e PGS,visitaram o Porto de Sines no dia 24 de Julho.Vieram analisar as potencialidades do TerminalXXI e da futura ZAL.

O Porto de Sines esteve presente

No 10º Congresso de Tráfego Marítimoe Gestão Portuária realizado em Tarragona(Espanha) de 24 a 29 de Março. Foi umainiciativa dos Puertos del Estado em que oPorto de Sines esteve presente, potenciandonovas parcerias com portos espanhóis.

No 2º almoço da APS com jornalistas, noClube dos Empresários.O Presidente da APS, Engº Monteiro deMorais, voltou a conversar informalmentecom a imprensa, dia 11 de Abril, em Lisboa.Neste almoço estiveram presentes osjornalistas Alcídio Torres (Notícias de Sines),Armando Fialho (Revista da Marinha), DavidEspanca (Logística Hoje), Dora Assis(Logística Moderna), Jorge Alegria (PaísEconómico), Luís Filipe Duarte (RevistaCargo), Raul Tavares (Jornal Sem Mais) eSónia Diz (Diário de Notícias Transportes).

No 5º Ciclo de Seminários Transportes &Negócios, realizado dia 24 de Abril, noPorto. Este ciclo foi subordinado ao tema«Transporte Marítimo». O Presidente da APSfez uma apresentação sobre «O futuro dosportos nacionais e o Terminal XXI».

No 2º Encontro Ibero-Americano sobreIntercâmbio Tecnológico Portuário queteve lugar em Salvador da Baía, de 1 a 7 deJunho. O Presidente da APS, Engº Monteirode Morais, foi orador e abordou o tema«Tendências nas Concessões Portuárias emPortugal».

CEO do Grupo PSAMr. Eddie Teh, CEO do Grupo PSA, acompanhadopor Mr. Sek Yong (responsável pela PSA Sines),esteve em Sines dia 29 de Julho, para uma reuniãocom o Conselho de Administração da APS. Nestareunião foi reafirmado, pelo Sr. Eddie Teh, oempenho da PSA no projecto de afirmação doTerminal XXI.

Page 18: Revista APS N.º 33 – Julho 2003

18○

Seminário sobre «Europa - América doSul - África, o Triângulo de Ouro daLogística», organizado pela revista Cargo.O seminário decorreu dia 19 de Maio, emSetúbal.

Seminário do Conselho Portuguêsde Carregadores realizado dia 30 deMaio, no Centro de Congressos de Lisboa.«Segurança Marítima», «Impacto doAlargamento da UE no Sector dosTransportes» e «Liberalização do Acessoao Mercado dos Serviços Portuários»,foram alguns dos temas debatidos nesteseminário.

Edição do «Glossário MarítimoComercial», um trabalho desenvolvidopela Secção de Transportes da Sociedadede Geografia de Lisboa que teve acolaboração da Comissão Técnica daAssociação Portuguesa de Seguradores eda D.G. do Serviço de Tradução daComissão Europeia.

O Porto de Sines patrocinou

A realização da Prova do Quadro das Competições daAIDA Internacional que decorreu nos dias 27, 28 e 29 deJunho. Tratou-se de um iniciativa da AIDA Portugal (AssociaçãoInternacional para o Desenvolvimento da Apneia) e da FPAS(Federação Portuguesa das Actividades Subaquáticas)

Conferência sobre «Os líderes e modelos empresariais doséc. XXI», organizada pelo Diário de Notícias e o Diário Digital. Aconferência decorreu dia 23 de Maio, em Lisboa, no CarltonPalace Hotel, tendo por orador principal o empresário JackWelch.

O Relatório e Contas da Administraçãodo Porto de Sines SA, relativo ao ano2002, e o Plano de Actividades daempresa para o triénio 2003/2005. Ascontas e o plano de actividades foramaprovados em Assembleia-Geralrealizada a 3 de Julho.

O Porto de Sines aprovou

Page 19: Revista APS N.º 33 – Julho 2003

Porto de Sines é notícia

LOGÍSTICA MODERNAAbril 2003

DIÁRIO DE NOTÍCIAS26 Maio 2003

EXPRESSO31 Maio 2003

DIÁRIO DE NOTÍCIAS14 Abril 2003

Page 20: Revista APS N.º 33 – Julho 2003

Porto de Sines

Sobre o Mar,

No meio do Mundo

É este o canal de navegação de acesso ao nossoporto e aos seus terminais. As vizinhas zonas

logística e industrial apresentam áreas únicas noPaís. À localização estratégica no Oceano Atlântico

e à facilidade de acessos marítimos, acresce oespaço sem horizontes. Ao mar e à terra, une-os

uma estrutura portuária moderna e bemapetrechada.