revista amigos da saude

40
Anual | nº01 Dezembro 2011 1ª edição

Upload: marcio-gouveia

Post on 17-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

sports, football, event,

TRANSCRIPT

Page 1: revista amigos da saude

Anual | nº01 Dezembro 2011

1ª edição

Page 2: revista amigos da saude
Page 3: revista amigos da saude

Somos uma Associação recentemente criada, os Amigos da Saúde Madeira, que tem como objectivo promover o Desporto e a Saúde, através da prática da actividade desportiva.

Actualmente, organizamos um torneio de futebol de sete, no complexo da Praia Formosa e que decorrerá entre Ou-tubro de 2011 e Maio de 2012. Este será o quarto evento do género.

Este ano será o ano de mudança, queremos atingir o maior número de pessoas e com diversas parcerias procuramos chegar a outro tipo de desportista, nomeada-mente, a mulheres e crianças.

Somos uma Associação recentemente criada, os Amigos da Saúde Madeira, que tem como objectivo promover o Desporto e a Saúde, através da prática da actividade desportiva.

Actualmente, organizamos um torneio de futebol de sete, no complexo da Praia Formosa e que decorrerá entre Ou-tubro de 2011 e Maio de 2012. Este será o quarto evento do género.

Este ano será o ano de mudança, queremos atingir o maior número de pessoas e com diversas parcerias procuramos chegar a outro tipo de desportista, nomeada-mente, a mulheres e crianças.

Page 4: revista amigos da saude
Page 5: revista amigos da saude
Page 6: revista amigos da saude

equipas

Grupo de amigos que joga futebol há muito tempo decidiu participar no melhor torneio de futebol que se organiza na Madeira, com o intuito de manter a promoção da pratica desportiva num ambiente salutar de convívio com família e amigos.

CARLOS FOTÓGRAFOTEAM

Page 7: revista amigos da saude
Page 8: revista amigos da saude

equipas

A Casa do Pessoal do Sesaram foi fundada em 1974 por um grupo de funcionarios, e o sentido foi ter um expaço para lazer dos mesmos. Começou com futebol, um ano mais tarde um grupo de Folclore, depois jogos de amizade (jogos sem seringas) ralli-paper, durante muitos ,anos, tendo como presidente o sr Rui santos(ja Falecido há 22 anos, sendo Maria José Reynolds a presidente. Está inscrita na Federação Portuguesa dos Centros de Cultura da Saúde e Segurança Social , no Idram, no desporto para todos, na futup (serviço Prisional), tem como lazer: futebol, voleibol, pesca, motards, caminhadas, petanca, mini-golfe etc; tem o seu espaço no Hospital dr Nélio Mendonça) junto à lavandaria, inaugurado em 18.01. 2011 pelo sr Vice presidente drº João Cunha e Silva onde tem bilhar, matraquilhos, jogos de mesa como, damas, xadrez, dominó, cartas e café (está aberta a todos os que a

queiram visitar ) tem feito alguns enventos, como os jogos Euros, e o grande encontro, em 2005 organizou com a Federaçao Portuguesa em Porto Santo um evento (grande encontro) com 585 pessoas, em 2008 o mesmo evento no funchal com 420 pessoas todas elas vindas do Continente, Açores e Madeira claro, é uma instituiçao sem fins lucrativos e vive com a mesada da quota dos sócios, ja foi com futebol, voleibol e mini golfe a Lanzarote, Tenerife, a Espanha, ao Algarve, Alvor , Albufeira, em Monte Gordo, a Palma de Maiorca com passeio turístico três vezes , tem protocolo com o hotel CS Madeira, e pretende fazer com uma agência de viagem para futuros cruzeiros, tem feito também actividades e caminhadas em parceria com o parque Ecológico.

CASA DO PESSOAL DA SESARAM

Page 9: revista amigos da saude
Page 10: revista amigos da saude

equipas

A equipa FOR ME TEAM, resume-se a uma breve história, foi e é uma equipa que foi formada por alguns amigos, e tudo começou no Torneio organizado anualmente pela Junta de Freguesia de Machico anualmente nos finais dos campeonatos nacionais o primeiro nome da equipa tal como começou por um pequeno grupo de amigos, chamou-se AMIGOS DA BOLA FUNDADO EM 2009 nesse torneio e posteriormente em 2010 no mesmo torneio continuo a chamar-se o mesmo nome e conquistando A TAÇA DE DISCIPLINA.No III AMIGOS DA SAÚDE MADEIRA ano 2010 a equipa foi inscrita com o nome de “ZEQUINHAS” conseguindo nesse torneio conquistar a TAÇA DE DISCIPLINA e chegar á final da TAÇA BAVARIACUP, sendo o jogo disputado entre os ZEQUINHAS vs RAINBOW MADEIRA num jogo memoravel.O nome actual surge porque o grupo de AMIGOS que junta esta equipa achou por bem dar o nome do patrocionador da equipa e também atleta do grupo que é proprietário das Lojas FOR ME e então a equipa mudou o nome para FOR ME TEAM.O que mais caracteriza este grupo é o ESPIRITO DE SOLIDARIEDADE E AMIZADE QUE UNE TODOS OS ELEMENTOS DO GRUPO FOR ME TEAM.

FOR ME TEAM

Page 11: revista amigos da saude
Page 12: revista amigos da saude

equipas

Fundadores do Clube:Enio Andrade, Francisco Costa

História do Clube:Futebol Club Eco Team é um grupo criado no dia 5 de Dezembro do ano de 2009, por amigos com muitas coisas em comum, a história do HYPERLINK “” Futebol Club Eco Team é igual a muitas outras histórias de clubes de futebol. Tudo começou pela sua forma natural, um grupo de amigos e muito amor ao futebol.

Missão: Nutrir a amizade, fraternidade, respeito e alegria entre os partici-pantes.

Valores: Os valores do grupo são: Amizade, Fraternidade, Respeito, Honestidade, participação e alegria, sem distinção. Todos devem ser alegres e conscientes que para fazer deste grupo não precisa ser diferente, pois o grupo SEMPRE AMIGOS oferece aquilo que muitos procuram e não encontram tão fácil. O calor humano e a felicidade de fazer e manter amigos.

Continuidade: Desde o inicio, muitos amigos estiveram connosco, pois serão sempre lembrados com alegria e saudade. Novos amigos virão, novas gerações também, hoje nossos filhos participam deste seleto grupo e certamente será a continuidade de uma semente plantada: Ideal de amizade e de valores, de respeito e de digni-dade.

FUTEBOL CLUB ECO TEAM

Page 13: revista amigos da saude
Page 14: revista amigos da saude

equipas

Em 11 de Setembro de 2009, um grupo de amigos cria no Pavilhao dos Trabalhadores o Alberto Oculista Futebol Clube (AOFC) com uma unica secçao, a de futebol de 7. Nessa reuniao historica entre os socios fundadores encontravam-se actuais membros do plantel como Bruno Falcao, Dennys Martins, Fer-nando Sales Caldeira, Rodrigo Casanova e Nuno Catanho. Como primeiros dirigentes do clube, encontram-se os nomes de Martim Silva e Roberto Gouveia, direcção que viria a ter como Presidente Miguel Caires,sendo-lhe conferido o título de “sócio-protector” em virtude de todo o apoio prestado à criação do novo clube! A primeira sede fixou-se num prédio em Santo Antonio. Mais tarde ficaria definido que o recém-criado clube jogaria de branco e azul e que teria no emblema uma aguia: simbolo de independência, autoridade e nobreza; e o lema “Esforço Dedi-caçao, Borga e Boa Disposiçao”. O AOFC teria como missao: reunir mais vezes o grupo de amigos atraves da pratica saudavel da actividade desportiva!Os primeiros encontros (amigaveis) seriam disputados no com-plexo desportivo do Andorinha.O primeiro encontro oficial seria a contar para a 1ª jornada do ASM III, teve por cenário o estadio da praia formosa, e saldou-se por uma vitoria 2 a 1 sobre a Eco Team, vitoria dificil de reviravolta

( 0 a 1 ao intervalo) nascendo assim a Mistica AOFCiana. Esta vitória seria um prenúncio de que nascera um grande clube...No ASM III o AOFC continuou na senda dos bons resultados chegando a jornada final dependendo apenas de si para se sagrar campeao. Nesta autentica finalissima o AOFC fustigado por muitas lesoes defrontaria o lider da liga num jogo onde so a vito-ria interessava, apesar das muitas ausencias e limitaçoes o AOFC lutou bravamente pelo titulo, muito na sua mistica, claudicando nos momentos finais 3 a 2 fruto tambem da sua inexperiencia tal como equipa estreante no torneio que era!!Apos a 1ª epoca de aprendizagem o AOFC, pretende entrar no ASM IV numa perspectiva de maior convivio e camaradagem, ex-altando a bandeira do Fair-Play dentro e fora do campo, lutando lealmente pela vitoria em todos os jogos... Clube: Alberto Oculista Futebol ClubeRedes Sociais: FacebookEquipamento: NikePatrocinio: Alberto OculistaPresidente: Miguel Caires

ALBERTO OCULISTAFUTEBOL CLUBE

Page 15: revista amigos da saude

A empresa Alberto Oculista, Lda foi fundada em 1984 com o objectivo de se especializar no retalho de óptica. Teve origem na Rua Dr. Fernão de Ornelas, nº 41.Desde o arranque operacional da Alberto Oculista, com a abertura da primeira loja, até aos nossos dias a empresa sempre se pautou com uma estratégia de grande concentração na satisfação do cliente.

A Alberto Oculista, Lda é formado por profis-sionais com vasta experiência em saúde ocular, fazendo parte de um grupo que se dedica aos

cuidados com a vista.Disponibilizamos o mais completo leque de serviços de apoio ao cliente, saúde e conforto dos seus olhos, como também meios técnicos e profissionais qualificados, que visam o bem estar visual dos seus clientes.De forma a podermos oferecer produtos ópti-cos de grande qualidade aos melhores preços do mercado, somos representantes das princi-pais marcas de óculos de sol, armações para os seus óculos graduados e lentes de contacto.Neste momento a Rede de Lojas Alberto Ocu-lista é composta por 13 Lojas.

Rua 5 de Outubro; Rua Dr. Fernão de Ornelas, nº27; Marina Shopping, loja 132; Machico; Ribeira Brava; Câmara de Lobos; Estreito de Câmara de Lobos;

Caniço Shopping; Avenida Zarco; Fórum Madeira; Madeira Shopping; Rua Dr. Fernão de Ornelas, nº 66; Santa Cruz Shopping;

Ainda poderá, acompanhar todas as novidades do Grupo Alberto Oculista:www.albertooculista.nethttp://facebook.com/albertooculista

Para qualquer questão contacte-nos através de: Email:[email protected]: 291 000 190

Page 16: revista amigos da saude

equipas

Somos um grupo de amigos amantes do de-sporto, particularmente o futebol. Todos com experiência nessas andanças de torneios particu-lares de futebol de 7.Uma equipa constituida desde 2007 por 15 atle-tas, onde a maioria mantém-se fiel à estrutura inicial. Todos com idades superiores a 30 anos. Em 2009 nasceu a equipa com o nome de Rain-bow Madeira e também a nossa 1ª participação no Torneio “Amigos da Saúde Madeira”. Foi graças ao sr. Rui Miguel, que logo que apresentamos o nosso projecto deu-nos todo o apoio necessário para a nossa participação no torneio ASM, onde saímos vencedores da “Bavaria Cup” e “Super Taça”. Situação inedita no torneio ASM, a partici-

pação de uma equipa pela 1ª vez vencer duas competições.Aqui deixo o nosso agradecimento a todos os nossos amigos patrocinadores e apoiantes: Rainbow MadeiraRestaurante DiztintoLa Bamba PizzariaGráfica Cor-de-nadaBar Seven´sPereira´s DesportoFardias Muito obrigado

RAINBOW

Page 17: revista amigos da saude
Page 18: revista amigos da saude

equipas

“Tudo começou em 2001/02 quando um grupo de amigos dos escalões de formação de futebol que não seguiram carreira decidem fazer um equipa para entrar num torneio de irc através da internet com o nome de #barmarginal, sem patrocinadores, só com a vontade de todos lá conseguimos entrar em 2 torneios do mesmo género, pois a classificação não era o mais importante mas sim o convívio entre todos, de momentos que ainda hoje nos relembramos. Em 2008 aparece então a SJLT com a base da equipa de 2001 mas já com apoio de alguns patrocinadores entramos no torneio Pereiras Desporto no verão ficando em 12º lugar e no inverno no 7º lugar. Em 2009 no torneio Legea a SJL consegue sua melhor classificação até então de 4º lugar, em 2010 a SJL aventurasse pelo futebol de praia ficando em 9º lugar e finalmente na edição de 2011 a SLT consegue sua melhor classificação de sempre ficando em 2º lugar e atingindo a final nos 3 circuitos, ficando o 2º lugar a saber a pouco. Os ideias da SJLTeam sempre foram baseados no bom ambiente, convívio de amigos em que a personalidade do atleta é tão importante com as suas qualidades técnicas, desportivismo, disciplina e respeito por todos sendo o resultado disso tudo a crescente melhoria de classificação ao longo dos torneios, lenta mas sustentada”.

SERRALHARIAJOSÉ LUIS TEAM

Page 19: revista amigos da saude
Page 20: revista amigos da saude

equipas

?????????????????????????????? criado no dia 5 de Dezembro do ano de 2009, por amigos com muitas coisas em comum, a história do HYPERLINK “” Futebol Club Eco Team é igual a muitas outras histórias de clubes de futebol. Tudo começou pela sua forma natural, um grupo de amigos e muito amor ao futebol.

Missão: Nutrir a amizade, fraternidade, respeito e alegria entre os participantes.

Valores: Os valores do grupo são: Amizade, Fraternidade, Respeito, Honestidade, participação e alegria, sem distinção. Todos devem ser alegres e conscientes que para fazer deste grupo não precisa ser diferente, pois o grupo SEMPRE AMIGOS oferece aquilo que muitos procuram e não encontram tão fácil. O calor humano e a felicidade de fazer e manter amigos.

Continuidade:

Desde o inicio, muitos amigos estiveram connosco, pois serão sempre lembrados com alegria e saudade. Novos amigos virão, novas gerações também, hoje nossos filhos participam deste seleto grupo e certamente será a continuidade de uma semente plantada: Ideal de amizade e de valores, de respeito e de dignidade.

GUIMAS

Page 21: revista amigos da saude
Page 22: revista amigos da saude

crónicas

Atletas de fim-de-semanaNos dias que correm, cada vez existem mais pessoas a realizar actividade física, pelos mais diversos motivos que variam entre o interesse pessoal, a descontracção, a socialização, a manutenção física, passando ainda por questões de saúde. São bem conhecidos entre nós as variadas vantagens da prática de actividade física regular e moderada.

“Para além de melhorar o bem-estar físico, mental e social, a actividade física tem um papel importante na prevenção de doenças, principalmente as cardiovasculares.”Esta procura de bem-estar e necessidade de praticar exercício físico entra muitas vezes em conflito com as rotinas semanais organizadas e já muito preenchidas. Se por um lado queremos adquirir estilos de vida saudável onde o exercício físico faz parte, por outro lado deparamo-nos com muitas dificuldades em realiza-lo de forma regular e constante ao longo da semana. Assim a actividade física acaba por ser realizada de forma esporádica, sem dias certos e executada com níveis de intensidade elevados como forma de compensação.Os fins-de-semana são muitas vezes os dias encontrados para esta prática por aqueles que durante a semana se entregam ao sedentarismo (seja por falta de tempo e/ou de motivação). Os sábados e os domingos são assim os dias onde se procura recuperar o tempo perdido praticando intensamente algum exercício físico.O facto é que actividades esporádicas e intensas apresentam um risco acrescido de lesões desportivas. A exigência física dessas actividades e a falta de condicionamento físico dos praticantes, associado a uma vida sedentária e a uma alimentação desadequada, tornam o corpo mais vulnerável à ocorrência de roturas musculares, ligamentares, entorses, lesões articulares, lombalgias…

O exemplo mais comum é o do futebol, organizado ocasionalmente entre amigos. Indivíduos que não praticam actividade física com regularidade, juntam-se para a prática de um desporto muito competitivo, onde existe contacto físico, e que nem sempre é praticado em infra-estruturas adequadas.São habituais casos de lesões graves nestes “atletas”, muitas vezes resultantes de um pequeno toque, de um movimento mais brusco ou de um pontapear a bola, um pouco mais forte. As consequências podem ser desde roturas musculares, lesões nos joelhos e ate nos tornozelos.Com isto não se está a desincentivar a pratica desportiva esporádica. Esta deve ser sempre incentivada, no entanto deve ser realizada com moderação. Indivíduos sedentários e com pouco condicionamento físico devem optar por actividades de baixa intensidade e de baixo impacto, que expõem a baixo risco de lesões, como é o caso da caminhada.O ideal é a prática contínua e programada de uma actividade física, acompanhada por profissionais e, no mínimo 3 vezes por semana. Manter uma actividade física regular e progressiva, permite melhorar a condição cárdio-respiratória, circulatória, muscular e osteo-articular que associado a uma alimentação equilibrada contribui para uma melhor preparação física. Se esta actividade for mantida, o indivíduo estará apto para jogar com os amigos, tornando o desporto de fim-de-semana um forma de socialização relaxante, divertida e com baixos riscos de prejuízo para os seus praticantes. Não deixe o exercício físico só para o fim de semana…

Nádia SilvaFisioterapeuta do Plano D

Page 23: revista amigos da saude
Page 24: revista amigos da saude

crónicas

O ligamento cruzado anterior

O ligamento cruzado anterior (LCA), é uma estrutura localizada no centro da articulação do joelho à frente de um outro importante ligamento, o ligamento cruzado posterior. Ambos têm a importante função de manter a estabilidade da articulação. O LCA tem aproximadamente 4 cm de comprimento, é constituído por duas bandas, que mantém a estabilidade do joelho em flexão e extensão, estas bandas são constituídas por fibras de colágenio e têm sua origem no fémur (local onde frequentemente ocorrem as lesões) e sua inserção na tíbia.

“A lesão do LCA ocorre geralmente por um entorse do joelho com o pé fixo no solo, podendo também ocorrer após trauma (menos frequentemente).” Os principais sintomas são: - Dor importante no momento do entorse com possível estalido na articulação; - Edema e derrame articular, devido à ruptura do ligamento, podendo ocorrer hemorragia dentro da articulação; - Limitação da mobilidade do joelho, ocorre na fase inicial devido ao derrame articular; - Sensação de “instabilidade” ou de “algo que desencaixa” no joelho, devido a instabilidade ocasionada pela lesão; - Insegurança/incapacidade para descer escadas ou rampas; O diagnóstico é feito pelo ortopedista através de manobras para testar a estabilidade do joelho, podendo ser auxiliado (à critério do médico) por exames de imagem como Radiografias e Ressonância Magnética Nuclear (gold standard).O tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior é cirúrgico na grande maioria dos casos, salvo raras excepções como por exemplo em pacientes sedentários com idade avançada e sem limitação importante nas

actividades diárias (descer escadas, rampas,...). A cirurgia consiste na reconstrução do ligamento, realizada normalmente por artroscopia, sendo utilizados tendões do próprio joelho como enxerto para substituir o ligamento lesado.

Actualmente, a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior apresenta bons resultados, principalmente devido às melhorias na técnica cirúrgica proporcionadas pelo advento da artroscopia e das inovações dos implantes utilizados para fixação do enxerto (bioasorvíveis), permitindo inclusive o retorno às actividades desportivas com o mesmo desempenho prévio à lesão. É importante realçar a importância da reabilitação no pós-operatório, fundamental para recuperação e que normalmente se prolonga por 6 meses após a cirurgia.

José PestanaOrtopedista do Centro Hospitalar do Funchal

LCA

Page 25: revista amigos da saude
Page 26: revista amigos da saude

crónicas

Nutrir as “peladinhas”!

Aqui está pela quarta vez o torneio de futebol dos Amigos da Saúde! Pelas conversas cruzadas de que me apercebi, grande parte são amigos, que se juntam, e pela vontade de partilhar emoções e brincadeiras, decidiram praticar desporto, juntando o útil ao agradável!A maior parte aparece aos sábados, para jogos disputados com grande intensidade: emocional e física... e durante a semana?! Como são os treinos?! Como é a preparação física?! Não querendo “desestimular” esta atividade tão prazerosa, até porque todos sabemos como hoje em dia é tão difícil arranjar um tempinho para a prática de exercício (quanto mais para a preparação física ideal!), o melhor é prevenir e tentar minimizar os efeitos nefastos destes episódios “mal preparados”.

O meu desafio era o de dar umas dicazinhas sobre a alimentação, para que estes desportistas estejam “mais bem nutridos”! Nestes casos, o grande objetivo é o de adquirir os nutrientes necessários à obtenção de energia, reposição das reservas e tecido muscular e ainda prevenir o stress oxidativo (responsável pelo cansaço e lesões e ainda pelo aparecimento de algumas doenças crónico-degenerativas, como o cancro). O cuidado começa (pelo menos) no dia antes do jogo. Para repor as reservas de glicogénio o que se deve fazer é: aumentar a ingestão de glícidos (hidratos de carbono) principalmente complexos, como pães integrais, massas, batata-doce, etc.; e reforçar a hidratação, ingerindo bastante água. Repostas as reservas o corpo responde corretamente às exigências do exercício, contribuindo para um bom rendimento. Durante a atividade física o fluxo sanguíneo é desviado para os músculos, portanto no dia do jogo, não devemos ingerir alimentos que causem desconforto gastrointestinal, mal estar ou náuseas. A última refeição deve ser no mínimo 3 horas antes do jogo, para facilitar o esvaziamento gástrico. Boas opções são alimentos ricos em glícidos e pobres em gorduras: massas, legumes, sumos de fruta natural, carnes magras ou ovos. O mais importante é iniciar o jogo de estômago vazio (ou quase vazio). Caso tenha necessidade, 30 minutos antes pode ingerir um alimento rico em glícidos e moderado em fibra, como por exemplo, uma banana ou umas bolachas tipo Maria.

Durante os intervalos do jogo, é fundamental rehidratar. Beber bastante água e se necessário repor os minerais e electrólitos com uma bebida isotónica. Finalmente, depois do jogo deve ser continuada a rehidratação e a ingestão de refeições ligeiras e regulares, ricas (mais uma vez) em glícidos e proteínas para repor os níveis de glicogénio muscular (por exemplo, uma sandes integral com iogurte ou leite e uma peça de fruta). Para o efeito, estudos recentes indicam que o consumo de leite magro após a prática de exercício físico pode ser mais eficaz na recuperação e rehidratação que a água e bebida isótonica.

É ainda importante referir que as regras de uma alimentação saudável, rica em antioxidantes devem ser cumpridas durante todo o ano, assim como a manutenção de um peso adequado. Última dica: o desportista deve ser organizado e planear com antecedência o seu próprio padrão alimentar. A boa nutrição fará a diferença na performance.

Boas escolhas alimentares,

Nádia BrazãoDietista do Plano D

Page 27: revista amigos da saude
Page 28: revista amigos da saude

crónicas

Os pés dos atletasJá todos sabemos as qualidades e as vantagens em saúde que o desporto nos trás. No entanto, também pode ter os seus “senãos”! Vejamos:

O pé é a “chave mestra” do desporto! É a base da sustentação do corpo humano e, com a prática desportiva a mais impacto e a pressões fica sujeito. Estas condições variam consideravelmente de atleta para atleta, consoante a sua estatura corporal e modalidade que pratica. O impacto é a força que se gera no solo no momento em que o pé entra em contacto com este. De cada vez que o calcanhar realizar o apoio no solo, parte desta força é recebida através do pé e progressivamente percorre todo o corpo até terminar na cabeça. Quanto maior for esta força, maior terá de ser a capacidade do nosso organismo para absorvê-la essencialmente através dos nossos músculos. O pé é extremamente complexo e está especialmente desenhado para distribuir de forma homogénea e equilibrada estas forças de impacto, mas infelizmente nem sempre acontece. No momento em que aparece alguma alteração no seu alinhamento produzem-se sobrecargas e desequilíbrios na distribuição das forças entre o solo e o pé fazendo com que surjam lesões, por exemplo, no pé, tornozelo, joelho, anca e coluna.

A Podologia Desportiva tem como finalidade estudar e analisar o comportamento biomecânico do pé para assim prevenir lesões. É importante avaliarmos como se realiza o contacto do pé com o solo, como se produzem os movimentos e qual a pressão existente na fase de apoio. Em consulta é feita uma avaliação articular, muscular e postural, assim como o estudo do tipo de pé e pegada plantar para determinar possíveis desequilíbrios de forças e pressões. Para além do acompanhamento biomecânico, da avaliação morfológica e funcional do pé, o Podologista trata também das lesões que possam surgir na pele e unhas.

As lesões mais comuns nos desportistas são entorses, fracturas de stress (esforço), tendinite Aquiliana (lesão no tendão de aquiles), contusões, onicomicose (unhas com fungos), onicocriptose (unhas encravadas), hematoma subungueal (hematoma por baixo da unha), dermatomicose (pé de atleta), flictenas (bolhas), dores nos joelhos, talalgias (dores no calcanhar), metatarsalgias (dores na almofada metatarsal), hiperqueratoses (calosidades), verrugas plantares… enfim, demasiadas patologias que podem provocar desconforto e dor!

A boa escolha do calçado desportivo é portanto, fundamental para tais lesões e para garantir um bom desempenho. Na escolha das sapatilhas deve ter-se em conta diversos factores tais como: as características do pé do atleta, a modalidade praticada, o piso e a intensidade do exercício. Vejamos o exemplo, praticar futebol em piso sintético obriga a um maior impacto do calcanhar no solo, consequentemente a maior pressão, originando as já referidas talalgias. A solução seria a utilização de uma boa sapatilha com suporte plantar personalizado com calcanheira, por forma a amortecer o impacto e evitar este tipo de lesão.

O desconforto causado por atividades lúdicas pontuais, bem como o rendimento desportivo, dependem em muito da saúde dos seus pés. Cuide deles!

Sílvia Silva Podologista do Plano D

Page 29: revista amigos da saude
Page 30: revista amigos da saude

crónicas

COM SAÚDE PRATICANDO DESPORTO

Num momento conturbado a nivel mundial,onde as pessoas,são cumuladas com promessas de grandes dificuldades, existem ainda muitos grupos de “amigos” que encontram no desporto uma saida para a crise.A prática regular de actividade fisica ---qualquer que ela seja ---, aconselha que exista uma condição fisica minima,de modo a que o desporto da nossa escolha,constitua um meio de melhorar a saúde fisica e psicologica! Na vertente do futebol,dito amador e em recinto especifico,como é o caso do futebol de 5 ,ou futsal,merece de todos, uma atençaõ especial.De acordo com a maioria esmagadora desta prática,os problemas de ordem fisica mais relevantes que surgem,estão limitados aos problemas osteo-articulares e tramatologicos, que perante orientação básica e simples são suficientes para tratar! Refiro-me às lesões musculares,aos entorses e aos traumatismos locais com ou sem derrame! O que se deve fazer,quando isto ocorre e não temos médico,enfermeiro ou socorrista à nossa beira?Sem dúvida que o primeiro gesto,é suspender de imediato a prática,procurando aplicar gelo,imobilizando ou não o local da lesão e depois encaminhar para o hospital ou clinica. De facto tudo simples! E porquê? Porque não está em causa a vida do praticante. E é aqui que este artigo procura chegar: quando a lesão súbita e imediata,possa por,ou colocar a vida do praticante em risco!Um traumatismo directo da grelha costal,uma bola chutada e recebida sem preparação no rosto ou no peito,uma queda com traumatismo craneano com perda de consciencia, podem constituir eventos nefastos e eventualmente fatais para qualquer um de nós que estando a jogar para manter o seu estado de saúde fisica e intelectual,acaba por enfrentar um grave problema, que poderá custar a vida.Neste pequeno e despretencioso artigo,entendo,como coordenador do semer\emir, e com responsabilidades no ensino de tecnicas de socorro a todos,de salientar o que se deve fazer de imediato e que pode salvar uma vida,e se calhar marcarem o melhor golo de todos: ajudar a salvar uma vida!Assim e com a promessa que novos artigos surgirão em revistas futuras

Aconselho a dedicarem 2 ou 3 minutos a estes pontos que vou salientar:

1º vitima inconsciente,mas que respira,não mecher para não agravar lesões pre-existentes e chamar o 112!

2º se a mesma vitima está inconsciente, e não respira,devem continuar pedindo ajuda ao 112,dando a localização exata, e só desligando o telefone quando do outrolado do fio o operador,der por terminado o inquerito! Então e com a margem de sucesso possivel,procurar abrir a boca e verificar se existe algo que esteja obstruindo a respiração! Uma protese,a propria lingua,etc, e se mesmo assim não respira.....Está em paragem!!!! É preciso actuar e então proceder às compressoes cardiacas externas ao ritmo de mais ou menos 100 por minuto! Não se preocupem se estão fazendo tudo bem,desde a profundidade das compressoes até ao ritmo,o que interessa é que façam alguma coisa ! Com este gestos simples até à chegada do socorro mais especifo -emir e bombeiros- podem estar a contribuir para salvar uma vida.

3º a calma possivel, associado a um direito de cidadania absolutamente relevante,merece um conforto e um incentivo: não se esqueçam que pode ser um de vós a necessitar deste tipo de ajuda!

Fico por aqui com estas dicas básicas e a promessa que “Os Amigos da Saúde” terão a oportunidade de “oferecer” a todos vós uma pequena acção de sensibilização sobre suporte básico de vida no decorrer deste ano desportivo!

Saudações de saúde desportiva,

Eugénio MendonçaCoordenador regional da emergência médica pré-hospitalar

Page 31: revista amigos da saude
Page 32: revista amigos da saude
Page 33: revista amigos da saude
Page 34: revista amigos da saude

A JRFN II Saúde Humana e Reabilitação, Lda., é uma empresa de Prestação de Serviços na área da saúde humana, que surgiu a cerca de quatro anos, tendo por objectivo proporcionar vários serviços área de fisioterapia, de reabilitação, de medicina desportiva e do trabalho. Somos uma equipa multidisciplinar, com-posta por Fisioterapeutas e Massoterapeu-tas, que se apresenta com mais valências no que toca as competências /funções, de forma a poder dar resposta as necessidades dos nossos clientes, parceiros e Clubes Desportivos.Actualmente possuímos um espaço de Fisioterapia que fica situado no centro Fun-chal que integra três áreas de intervenção:

um centro de fisioterapia, um ginásio de avaliação e prescrição do exercício e bem como consultas médicas.Tudo com o objectivo de aumentar o leque de serviços prestados aos nossos utentes ao ponto de preencher todas as necessi-dades possíveis nesta área com a melhor qualidade possível.Para além disto, estamos situados em 3 es-paços de apoio a fisioterapia: Ribeira Brava, Camacha e Machico, com o intuito de proporcionar a todos os que têm direito a promoção, prevenção e cuidados de saúde.Também informamos e divulgamos os cuidados a ter com a saúde, através da reali-zação de Rastreios e Opens Days, de forma a intervir junto da comunidade em geral.

Cada vez mais, e mediante as necessidades de mercado, confrontamo-nos com alguma falta de técnicos na RAM, no que toca a área Técnica de Diagnóstico e Terapêutica – Terapia da Fala. Por isso, o nosso Grupo de-cidiu integrar na sua equipa uma Terapeuta da Fala, de forma a maximizar e potenciar os nossos serviços. No que diz respeito a assistência aos tor-neios desportivos, o nosso Grupo, dá apoio aos jogos que correm ao fim de semana, mediante as escala e sob orientação do Coordenador das Jornadas Desportivas.É desta forma que a nosso Grupo actua na sua área de intervenção.

> Elaboração e coordenação candidaturas aos sistemas de incentivos regionais

> Consultoria financeira de apoio à gestão

> Consultoria em negócios internacionais

Não fazemos projectos Apresentamos soluções!

Rua Princesa Dª Amélia nº 20 Loja K | 9000-019 Funchal - Madeira | Ph: (351) 291282990 | Fax: (351) 291232053 | [email protected]

Rua do Pico de São Martinho 9000-141 - Funchal | Tel 291 601 911 | Fax 291 623 393 | Telem. 912 627 047 | http://www.jrfn.pt

Page 35: revista amigos da saude

informática

www.madeiraviagens.pt

www.amigosdasaude.com

www.estradasdamadeira.pt

www.rsp-informatica.com

RSP Informática, Lda - Rua Dom João, Nº 6-8, Galerias Dom João Loja 25/26 | 9050-048 Funchal - MadeiraTelefone/Fax : 291 22 4621 Telemóvel : 969688288 [email protected]

Energy Sistem S250 Dark Iron Sistema de colunas estéreo com subwoofer e suporte de mesa para MP3/MP4 players incluído. Com um grande som e uma relação de preço/qualidade extraordinária. A potência RMS do S250 é de 12 Watts ENERGY.

29,90€

SOYNTEC NEXOOS ™ 610 SMART & SIMUm leitor de cartão para cartões de identificação eletrônica, e quaisquer outros cartões inteligentes. Também permite ler e editar dados do seu cartão SIM a partir de qualquer PC confortavelmente.

19,99€

SOYNTEC NEXOOS 700O primeiro mousepad ergonômico com descanso para o pulso que permite que toda a conectividade com o seu computador portátil. Inclui leitor de cartões de memória, HUB com 3 portas USB 2.0 e um apoio prático de fólios.

19,99€

“Peixe Voador”Peixe voador de 145cm de comprimento, um novo produto do ano, que pode “nadar” através do ar com movimento incrivelmente suave!Diversão dentro da sua casa com um controle remoto mesmo no menor dos quartos.O corpo é feito de um material de nylon de alta qualidade, durável, que vai manter-se cheio por semanas.As crianças vão adorar...e você também!

60€

Page 36: revista amigos da saude
Page 37: revista amigos da saude

Executamos todo o tipo de trabalhos de construção civil, com pessoal especializado.

Na apresentação do cartão AMIGOS DA SAÚDE MADEIRAexecutamos orçamentos GRÁTIS

Telem: 962 683 100 e-mail: [email protected]

Projetos e Construção Civil

SénioMalho

Page 38: revista amigos da saude
Page 39: revista amigos da saude

PARCERIA ATARAM / AMIGOS DA SAÚDE MADEIRAA ATARAM é uma associação de classe que representa todos os técnicos de arbitragem da RAM, desde os juízes / árbitros aos formadores, passando pelos observadores / avaliadores e dirigentes da função nas mais diversas modalidades desportivas.

De acordo com os seus estatutos, os seus objectivos passam pelo:- desenvolvimento de acções que contribuam para a dignificação da função;- promoção desportiva, formativa, cultural e recreativa dos seus associados;- dinamização de formas de cooperação com as estruturas sociais do desporto.

Alguns poderão questionar: de que modo uma parceria com uma entidade privada, essencialmente virada para o lazer e recreação, onde a promoção da saúde e do bem-estar através da prática desportiva e do futebol em particular são os seus objectivos fundamentais, se enquadra no objecto social da ATARAM?

Desde logo porque entendemos que a prática da arbitragem também pode ser feita por prazer e paixão. Porque através da arbitragem também se pode praticar desporto de uma forma saudável, convivendo com os diferentes intervenientes, ao contrário do que acontece em ambientes mais formais. O desporto de lazer e recreação, onde as preocupações com a saúde estão presentes, projecto onde se insere esta nossa parceria com os Amigos da Saúde Madeira, são um importante factor de socialização e um exemplo do que pode ser o relacionamento entre árbitros, técnicos, atletas e dirigentes / organizadores.

Para além disso, também desempenhamos um papel social. Daí que, para além dos apoios que prestamos a organizações desportivas do denominado desporto federado, também damos o nosso contributo a outras entidades oficiais e privadas que se dedicam quer ao apoio social a zonas / pessoas com dificuldades de integração, necessidades de aprendizagem, deficiências físicas, etc.

Os árbitros são os principais responsáveis por fazer cumprir as regras e regulamentos de qualquer actividade desportiva, onde a competição está presente, validando o resultado da mesma. Isto significa que mesmo ao nível do desporto de lazer, a sua função é imprescindível e a competência do seu trabalho factor importante na dignificação da actividade.

Por outro lado, esta nossa colaboração pode também funcionar como instrumento de treino / preparação / formação para árbitros ainda em actividade pois decorre normalmente num ambiente propício para o efeito.

A isto tudo, há ainda a acrescentar os benefícios que poderemos obter através do cartão Amigos da Saúde Madeira, disponibilizando aos nossos associados mais um conjunto de serviços e produtos que façam os árbitros acreditar de que vale a pena ser sócio da ATARAM.

Deste modo só podemos estar agradecidos à Amigos da Saúde da Madeira, organização amadora mas imbuída de um forte espírito profissional, que procura sempre a perfeição, a oportunidade que nos deram de nos associarmos a um evento de referência no panorama desportivo regional no que ao lazer diz respeito.

Page 40: revista amigos da saude

Também marcamos presença no desporto.