revisão na reforma · 2019. 5. 14. · , 04/06/2018 edição 8034 - ano 41 revisão na reforma...

16
, 04/06/2018 Edição 8034 - Ano 41 Revisão na reforma Seis meses após entrar em vigor a reforma administrativa implantada pelo prefeito Leo- naldo Paranhos, a Prefeitura de Cascavel já prepara a “reforma da reforma”. Trata-se de uma revisão geral nas medidas que, segundo o secretário Cletírio Feistler, já era prevista. A Casa Civil, por exemplo, passará a se responsabilizar pelos processos administrativos dos servidores, trabalho hoje executado pela Secretaria de Planejamento e Gestão. O pacote com as medidas será encaminhado para apreciação da Câmara de Vereadores. z Pág. 04 Câmara vota projeto que dará prêmios PÁGINA 03 Golpe de faca deixa homem em estado grave PÁGINA 14 FÁBIO DONEGÁ FÉ E DEVOÇÃO A frente fria que derrubou a temperatura ontem em Cascavel não intimidou os fiéis católicos para a celebração do Dia de Pentecostes. Aproximadamente sete mil pessoas participaram de momentos de louvor, adoração a Deus e muita música cristã no evento encerrado com uma missa celebrada pelo arcebispo Dom Mauro dos Santos. z Pág. 09

Upload: others

Post on 19-Feb-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • , 04/06/2018Edição 8034 - Ano 41

    Revisão na reformaSeis meses após entrar em vigor a reforma administrativa implantada pelo prefeito Leo-naldo Paranhos, a Prefeitura de Cascavel já prepara a “reforma da reforma”. Trata-se deuma revisão geral nas medidas que, segundo o secretário Cletírio Feistler, já era prevista.A Casa Civil, por exemplo, passará a se responsabilizar pelos processos administrativosdos servidores, trabalho hoje executado pela Secretaria de Planejamento e Gestão. Opacote com as medidas será encaminhado para apreciação da Câmara de Vereadores.

    Pág. 04

    Câmara votaprojeto quedará prêmios

    PÁGINA

    03

    Golpe de facadeixa homemem estado grave

    PÁGINA

    14

    FÁBIO DONEGÁ

    FÉ E DEVOÇÃOA frente fria que derrubou a temperatura ontem em

    Cascavel não intimidou os fiéis católicos para a celebraçãodo Dia de Pentecostes. Aproximadamente sete mil pessoas

    participaram de momentos de louvor, adoração a Deus emuita música cristã no evento encerrado com uma missa

    celebrada pelo arcebispo Dom Mauro dos Santos. Pág. 09

  • ESPORTE 15CASCAVEL, 04 DE JUNHO DE 2018

    email [email protected][email protected]

    2º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL5º TABELIONATO DE NOTAS

    Av. Brasil 8065 – Centro – CEP 85801-002 - CASCAVEL – PR - FONE/FAX 45-3224-5420

    HABILITAÇÃO DE CASAMENTOApresentaram neste Oficio os documentos de habilitação para casamento, nos

    termos do artigo 1525, Incisos, I,II,III, IV e V do Código Civil Brasileiro.

    Cascavel, 04 DE JUNHO DE 2018

    ELIZABETE VERSORIOficial Designada

    Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei.

    1- Heber Rodrigo Martini Ferreira e Elizabete Claudina Ramos2- Marcus Vinicius Uhlmann e Vandressa Cristina Menegott3- Wanderson Luiz Pereira e Ilana Nayara Johann4- Cristiano Gomes Strapasson e Werediana Raizer Naschke5- Marlos Eduardo Blank e Bruno de Oliveira Mello6- Édson José Missel dos Reis e Fabiane Vanessa de Souza7- Henrique Mitsu Matsuda e Daniela Cristina de Moura8- Volnei Seibert e Josieli de Medeiros9- Nilmar Francisco Vieira e Paula Marli Alves10- Tiago Pinheiro e Ana Paula de Oliveira11- João Valdeci de Oliveira e Loide Selvo do Nascimento

    Em seu penúltimo jogo antes daCopa do Mundo a Seleção Brasileiradisputou ontem amistoso com a Cro-ácia e venceu por 2 a 0 no AnfieldRoad, em Liverpool, na Inglaterra.

    O primeiro gol do triunfo foi mar-cado por Neymar, que retornou aosgramados três meses após a cirurgiano quinto metatarso do pé direito.

    Na comemoração, belo gesto degratidão do atacante com abraços nomédico Rodrigo Lasmar e no fisiote-rapeuta Rafael Martini. Já o segundogol foi anotado por Roberto Firmino,que festejou “em casa” com a torci-da do Liverpool, tão acostumada avibrar com seus tentos.

    Vitória no amistoso

    Empate comcasa cheiaO Cascavel Futsal recebeu oJaraguá no ginásio da Neva noúltimo sábado. O jogo válidopela 10ª rodada da LNF0 (LigaNacional de Futsal) contou comtotal apoio da torcidacascavelense e terminou empatadoem 6 a 6. Nesta quarta-feira(6), o Cascavel recebe oMarreco Futsal em partida pelaChave Ouro. Os ingressos jáestão à venda ao preçopromocional de R$ 20.

    Líder do grupoAs duas serpentes da cidade:Cascavel Clube Recreativo eFutebol Clube Cascavel seenfrentaram em jogo peloCampeonato Paranaense Sub- 19no Estádio Olímpico Regional.FC Cascavel venceu por 2 a 1 apartida e permanece na liderançado grupo com 13 pontos.

    Após o confronto com os croa-tas, a delegação brasileira volta aLondres e treina por lá até a próxi-ma sexta-feira (8), quando viajapara Viena, palco do amistoso con-tra a Áustria, no próximo domingo(10). A estreia no Mundial está mar-cada para o dia 17, diante da Suí-ça, na cidade de Rostov.

    Liderança na LigaA Seleção Brasileira Masculina de Vôlei virou o jogo sobre o Estados Unidosna terceira partida da segunda semana da Liga das Nações, realizada emGoiânia – GO ontem. O time comandado pelo técnico Renan venceu por

    21/25, 20/25, 25/19, 25/20 e 20/18. Com o resultado, o Brasil chegou àliderança do campeonato, ao lado da Polônia, com 15 pontos.

    A próxima parada da equipe brasileira será em Ufa, na Rússia, ondeenfrentará Rússia, Irã e China no próximo fim de semana, dias 8, 9 e 10.

    NEYMAR comemora retornoao gramado com gol

    CBF

  • ESPORTE16 HOJE NEWS, 04 DE JUNHO DE 2018

    FALTAM

    10dias para a

    Copa do MundoRússia 2018

    Paulistano de 24 anos, o zagueiroMarquinhos é uma das unanimida-des na “boca do povo” da lista deTite para a Copa 2018. Apesar dejovem, o defensor, revelado pelo Co-rinthians e atualmente no PSG, de-pois de boa passagem pela Roma,evidencia-se por atuações segurase tem sido cada vez mais elogiado como um dos melhoresem sua posição no mundo. Marquinhos, que tem 24 jogospela seleção e ainda nenhum gol marcado, espera encer-rar o tabu na Rússia, na sua primeira Copa do Mundo.

    AMISTOSOS15h Marrocos x Eslováquia15h45 Itália x Holanda16h Sérvia x Chile

    BRASILEIRÃO20h Paraná Clube x Fluminense

    SÉRIE D19h30 Linense-SP x Sinop20h Inter de Lages x Uberlândia20h Novo Hamburgo x São José-RS

    SÉRIE C21h15 Botafogo-PB x Globo-RN

    JOGAM HOJE

    PLACAR DE ONTEMAMISTOSOS

    Brasil 2x0 CroáciaCosta Rica 3x0 Irlanda do Norte

    Arábia Saudita 0x3 PeruEspanha 1x0 Suíça

    BRASILEIRÃOSantos 5x2 Vitória

    América-MG 3x1 Atlético-PRBahia 0x2 Grêmio

    Flamengo 1x0 CorinthiansCeará 0x1 Cruzeiro

    SÉRIE CYpiranga-RS 0x3 Botafogo-SP

    Confiança 0x0 Atlético AcreanoLuverdense 2x0 Joinville

    Remo 0x1 Salgueiro

    SÉRIE DCordino-MA 3x3 Ferroviário-CE

    Altos-PI 3x0 Nacional-AMFluminense-BA 0x2 Moto Club-MA

    Brusque 1x0 Tubarão-SCURT 1x1 Treze-PB

    Maringá 1x1 CaxiasImperatriz 1x0 América-RN

    Novoperário-MS 2x2 Iporá-GOItabaiana 0x1 Campinense-PB

    Santos-AP 1x1 ManausRio Branco-AC 3x0 Independente-PA

    Flamengo amplia vantagemO clássico das multidões fez

    jus ao nome ontem. Diante de umMaracanã cheio, com muita festadas torcidas, o Flamengo derrotouo Corinthians por 1 a 0 em umjogo movimentado no Rio.

    Felipe Vizeu fez o gol da vitóriarubro-negra no segundo tempo eajudou a equipe carioca a ampliarvantagem na liderança do Campe-onato Brasileiro depois de dez ro-dadas disputadas.

    Com o resultado, o Flamengo deMaurício Barbieri chegou à marcade 20 pontos, quatro a mais queGrêmio e São Paulo. Já o Corinthi-ans caiu para a sétima posição,com 14 pontos. A equipe deOsmar Loss também está atrás deInter, Sport e Palmeiras.

    Os dois times agora têm clás-sicos pela frente na próxima roda-da. O Corinthians recebe o Santosem Itaquera na próxima quarta-fei-

    FLAMENGO abriu placar aos 22 minutos daetapa final com gol de Felipe Vizeu

    ra (6), enquanto o Flamengo medeforças com o Fluminense, comovisitante, no Mané Garrincha.

    Na vice-liderançaO Grêmio venceu o Bahia pela 9ª rodada do Campeonato Brasi-

    leiro em partida realizada em Salvador-BA ontem.A equipe de Renato Gaúcho fez uma jornada atípica, com me-

    nos profundidade, e o time de Guto Ferreira não conseguiu nemna pressão pelo alto evitar a derrota. Maicon e Thaciano

    marcaram no 2 a 0 em favor do clube gaúcho. Com o resultado,o time gaúcho chega a 16 pontos e vira vice-líder pelos critérios.Nesta segunda-feira o Flu, que pega o Paraná fora de casa, podeultrapassar o clube gaúcho.

    AGIF

  • HOJE NEWS 05CASCAVEL, 04 DE JUNHO DE 2018

  • LOCAL06 HOJE NEWS, 04 DE JUNHO DE 2018 LOCAL 07CASCAVEL, 04 DE JUNHO DE 2018

    Reportagem: Marina Kessler Fotos: Fábio Donegá e Aílton Santos

    Um ginásio de esportes que,sem luz e sem água, pouco podeser utilizado pela comunidade doBairro Pacaembu. Desde a inau-guração, há dois anos, o localque atende também as criançase adolescentes da escola MariaFanny de Araújo, está limitandoa prática de exercícios, visto quesem iluminação ninguém usa aquadra à noite, período que se-gundo presidente da Associaçãode Moradores, Ney de Souza, te-ria a maior demanda.

    O problema, conforme ele, ain-da não foi levado à atual secre-tária de Educação, Márcia Baldi-ni, porém relata que a responsa-bilidade é do Município. “Esta éa única área de lazer que temosno bairro. Toda a comunidade po-deria usar se tivesse luz e água.Mas, não podem ir após o expe-diente, que é quando sobra umtempinho, pois está tudo escu-ro”, lamenta Souza.

    O jeito é marcar os jogos de vô-lei, basquete e futsal para o fimde semana. “Muitos queriam pra-ticar esportes à noite, mas nãodá. As mulheres, por exemplo,queriam montar times de vôlei, sóque não conseguem porque du-rante a semana fica impossível

    Pacaembu:esporteàs escuras

    GINÁSIO de esportesfoi inaugurado sem que

    instalações elétricasfuncionassem; o local

    também não tem águanas torneiras

    InfraestruturaEmbora existam problemas a

    serem resolvidos, Souzagarante que o Bairro Paca-

    embu possui uma infraestru-tura de qualidade e se diz

    privilegiado em morar nestelocal. “Estamos perto doCentro de Convenções,

    temos a Guarda Municipal, aDefesa Civil, vários super-

    mercados, farmácias, servi-ços especializados, unidade

    básica de saúde, creche,escola e até faculdade.Somos um bairro ‘bemservido’ e privilegiado”.

    OLINDO PERIOLONa Rua Olindo Periolo, próxima ao viaduto que liga ao Bairro Casca-

    vel Velho, um problema grave. Souza afirma que por lá, que é uma áreaescolar e com bastante tráfego de pedestres, alguns motoristas

    desrespeitam as normas de trânsito e pisam no acelerador. “Já vimosmuitos acidentes acontecerem aqui”, lembra.

    Por conta disso, a associação de moradores solicitou à Cettrans(Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) a implantação de

    redutores de velocidades, radares ou semáforos para melhorar asegurança no trânsito. Souza explica que o município estuda as op-

    ções e que em breve solucionará o problema. “O movimento ali é bemgrande e precisamos de uma solução”, comenta.

    jogar com a quadra da maneiraque está”, relata. Souza lembraque a falta de energia vem desdea inauguração, ainda na gestãopassada. O ginásio, segundo ele,foi entregue com as instalaçõeselétricas necessárias, o que difi-culta entender o motivo pelo qualo ginásio sempre está às escuras.

    Com luz e água, Souza comen-ta que seria possível ainda inici-ar uma escolhinha de futsal às cri-anças e adolescentes. As ativida-des seriam desenvolvidas à noi-te para que todos os interessa-dos pudessem participar.

    Bem mais seguroA presença da Guarda Municipalno Bairro Pacaembu, agora comendereço fixo, já apresentouresultados satisfatórios àcomunidade local. SegundoSouza, furtos e roubos queocorriam à luz do dia hoje já nãofazem mais parte do cotidiano.“As coisas estão diferentes, arealidade é outra. A segurançamelhorou muito com a chegadada Guarda [Municipal] aqui, foiuma conquista muito importante.Antes, víamos a circulação depessoas desconhecidas, quevinham de outras localidades eisso nos preocupava. Asocorrências também já nãoacontecem mais”, celebra.

    Conforme o presidente, quase todas as ruas do bairro estãoasfaltadas, e com frequência, passam por manutenção nas

    operações tapa-buracos. A única fora dos padrões é a Rua Irati,que tem seus 300 metros de comprimento cascalhados. “Esta éa única pendência quando se fala em pavimentação”, diz Souza.

    POPULAÇÃO pede redutor de velocidade ou semáforos na Rua Olindo Periolo

    Só mais 300 metros

    O PRESIDENTE da Associação deMoradores do Bairro Pacaembu, Ney de Souza

  • LOCAL06 HOJE NEWS, 04 DE JUNHO DE 2018 LOCAL 07CASCAVEL, 04 DE JUNHO DE 2018

    Reportagem: Marina Kessler Fotos: Fábio Donegá e Aílton Santos

    Um ginásio de esportes que,sem luz e sem água, pouco podeser utilizado pela comunidade doBairro Pacaembu. Desde a inau-guração, há dois anos, o localque atende também as criançase adolescentes da escola MariaFanny de Araújo, está limitandoa prática de exercícios, visto quesem iluminação ninguém usa aquadra à noite, período que se-gundo presidente da Associaçãode Moradores, Ney de Souza, te-ria a maior demanda.

    O problema, conforme ele, ain-da não foi levado à atual secre-tária de Educação, Márcia Baldi-ni, porém relata que a responsa-bilidade é do Município. “Esta éa única área de lazer que temosno bairro. Toda a comunidade po-deria usar se tivesse luz e água.Mas, não podem ir após o expe-diente, que é quando sobra umtempinho, pois está tudo escu-ro”, lamenta Souza.

    O jeito é marcar os jogos de vô-lei, basquete e futsal para o fimde semana. “Muitos queriam pra-ticar esportes à noite, mas nãodá. As mulheres, por exemplo,queriam montar times de vôlei, sóque não conseguem porque du-rante a semana fica impossível

    Pacaembu:esporteàs escuras

    GINÁSIO de esportesfoi inaugurado sem que

    instalações elétricasfuncionassem; o local

    também não tem águanas torneiras

    InfraestruturaEmbora existam problemas a

    serem resolvidos, Souzagarante que o Bairro Paca-

    embu possui uma infraestru-tura de qualidade e se diz

    privilegiado em morar nestelocal. “Estamos perto doCentro de Convenções,

    temos a Guarda Municipal, aDefesa Civil, vários super-

    mercados, farmácias, servi-ços especializados, unidade

    básica de saúde, creche,escola e até faculdade.Somos um bairro ‘bemservido’ e privilegiado”.

    OLINDO PERIOLONa Rua Olindo Periolo, próxima ao viaduto que liga ao Bairro Casca-

    vel Velho, um problema grave. Souza afirma que por lá, que é uma áreaescolar e com bastante tráfego de pedestres, alguns motoristas

    desrespeitam as normas de trânsito e pisam no acelerador. “Já vimosmuitos acidentes acontecerem aqui”, lembra.

    Por conta disso, a associação de moradores solicitou à Cettrans(Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) a implantação de

    redutores de velocidades, radares ou semáforos para melhorar asegurança no trânsito. Souza explica que o município estuda as op-

    ções e que em breve solucionará o problema. “O movimento ali é bemgrande e precisamos de uma solução”, comenta.

    jogar com a quadra da maneiraque está”, relata. Souza lembraque a falta de energia vem desdea inauguração, ainda na gestãopassada. O ginásio, segundo ele,foi entregue com as instalaçõeselétricas necessárias, o que difi-culta entender o motivo pelo qualo ginásio sempre está às escuras.

    Com luz e água, Souza comen-ta que seria possível ainda inici-ar uma escolhinha de futsal às cri-anças e adolescentes. As ativida-des seriam desenvolvidas à noi-te para que todos os interessa-dos pudessem participar.

    Bem mais seguroA presença da Guarda Municipalno Bairro Pacaembu, agora comendereço fixo, já apresentouresultados satisfatórios àcomunidade local. SegundoSouza, furtos e roubos queocorriam à luz do dia hoje já nãofazem mais parte do cotidiano.“As coisas estão diferentes, arealidade é outra. A segurançamelhorou muito com a chegadada Guarda [Municipal] aqui, foiuma conquista muito importante.Antes, víamos a circulação depessoas desconhecidas, quevinham de outras localidades eisso nos preocupava. Asocorrências também já nãoacontecem mais”, celebra.

    Conforme o presidente, quase todas as ruas do bairro estãoasfaltadas, e com frequência, passam por manutenção nas

    operações tapa-buracos. A única fora dos padrões é a Rua Irati,que tem seus 300 metros de comprimento cascalhados. “Esta éa única pendência quando se fala em pavimentação”, diz Souza.

    POPULAÇÃO pede redutor de velocidade ou semáforos na Rua Olindo Periolo

    Só mais 300 metros

    O PRESIDENTE da Associação deMoradores do Bairro Pacaembu, Ney de Souza

  • LOCAL08 HOJE NEWS, 04 DE JUNHO DE 2018

    Ao contrário do setor públicoque encontra dificuldade para quegrupos prioritários recebam a va-cina contra a gripe durante a cam-panha nacional de vacinação, es-tendida até 9 de junho, há bastan-te procura por aplicações em clí-nicas particulares em Cascavel eo estoque já está próximo do fim,como no IPRAA (Instituto Parana-ense de Rinite Asma e Alergia).

    A vacina para imunização con-tra quatro vírus: H1N1, H3N2 edois vírus da influenza B tem ocusto de R$ 110. “O ideal é quetodas as pessoas fossem imuni-zadas, mas como não há garan-tia das vacinas para todos narede pública, ocorre a procuradaqueles que não estão no gru-po prioritário”, afirma o médicoalergista responsável pelo IPRAA,Jorge Luiz dos Santos.

    Imunização valorizadaSomente no Paraná 14 mortes

    já foram registradas em decorrênciada Influenza neste ano, seis delasna região oeste. Os dados da mor-talidade na América do Norte, sobre-tudo, pelo vírus H3N2 aumentarama preocupação da população.

    A demanda sempre é influencia-da pelo momento e divulgação doscasos da doença. “Neste ano coma maior mortalidade na América doNorte, por exemplo, as pessoas, sepreocupam mais”, afirma Santos.Por outro lado, nos dois últimosanos o instituto arcou com prejuí-zos com estoque acumulado. “Tive-mos que eliminar mais de mil do-ses”, lembra o alergista ao justifi-car a baixa procura.

    A orientação do especialista é deque a imunização seja constante. “Éimportante que a pessoa que já re-cebeu a vacina uma vez, seja imuni-zada a cada ano para a manutençãoda proteção diante da gravidade dadoença que até mesmo pode levarà morte”, ressalta Santos.

    A Clínica de Imunização em Cas-cavel também conta com doses dis-poníveis pelo terceiro lote. A vaci-na tem o custo de R$ 120 e apesarda demanda não é preciso agendarhorário para o atendimento.

    CASOSOs números da gripe em

    Cascavel se mantiveram estáveisde uma semana a outra.

    Conforme boletim da Sesa(Secretaria Estadual da Saúde),

    o município confirmou até omomento quatro casos de

    Influenza – três do subtipo AH1N1 e um de Influenza B.

    No Paraná, 124 casos deInfluenza foram confirmados.

    Destes, 14 pessoas morreram,seis delas na região Oeste (Fozdo Iguaçu, Matelândia, SantaTerezinha de Itaipu e Toledo).

    Reportagem: Romulo Grigoli Foto: Aílton Santos

    VACINAÇÃO GRATUITAA 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi prorrogadaaté o dia 9 de junho. Pessoas que compõem o público-alvo podem

    receber a dose gratuitamente em UBSs (Unidades Básicasde Saúde) do município. Na rede pública a vacinaimuniza contra os vírus H1N1, H3N2 e o

    influenza do tipo B.

  • LOCAL 09CASCAVEL, 04 DE JUNHO DE 2018

    7 mil fiéis reunidosAproximadamente sete mil católi-

    cos participaram da tradicional celebra-ção de Pentecostes durante todo o diade ontem no Centro de Convenções eEventos de Cascavel. A celebração foiencerrada no fim da tarde com umamissa celebrada por Dom Mauro dosSantos, arcebispo de Cascavel.

    Esta é a 30ª edição da festa religi-osa que tem como objetivo comemo-rar a descida do Espírito Santo sobreos apóstolos e seguidores de JesusCristo após a ascensão ao céu.

    Pentecostes é uma das celebra-ções mais importantes do calendá-rio cristão. É celebrado 50 diasdepois do domingo de Páscoa eocorre no sétimo dia depois da ce-lebração da Ascensão de Jesus.

    O Domingo de Pentecostes é o úl-timo dia da Festa do Divino Espírito

    Santo, muito difundida no catolicismopopular brasileiro e de outros países.

    Os fiéis começaram chegar ao Cen-tro de Eventos por volta das 8 horas,participaram de momentos de ora-ções, além de acompanharem pales-tras de pregadores. A demonstraçãode fé também foi embalada com mui-ta música religiosa, em vários estilos.

    EVENTO foi encerrado comuma missa celebrada pelo

    arcebispo Dom Mauro dos Santos

    Importante dataO Pentecostes é considerado uma dasmais importantes datas do calendário

    da Igreja e tido como sinônimode fé aos católicos.

    O evento é promovido pelaRenovação Carismática Católica e

    reuniu cerca de 7 mil pessoas.

    FÁB

    IO D

    ON

    EG

    Á

  • 15 de janeiro de 193027 de maio de 2018

    Maria Luzia C. Nascimento

    OBITUÁRIO10 HOJE NEWS, 04 DE JUNHO DE 2018

    No Paraná

    Fé inabalável

    Nos últimos meses, a saúde da “Vó Maria” ficoudebilitada e ela faleceu no dia 27 de maio aos 88anos. Ela teve nove filhos, 26 netos e 18 bisnetos.

    Foi sepultada no Cemitério Central de Cascavel.

    CasamentoA “Vó Maria”, como era

    carinhosamente chamada,nasceu na cidade de

    Itabaiana, na Paraíba. E foino Nordeste brasileiro queela conheceu Amaro Selvo

    Nascimento, um homemviúvo e pai de um filho de

    sete anos. Os dois seapaixonaram e após um

    rápido namoro de três mesesMaria e Amaro subiram aoaltar na cidade de Recife.

    Logo após a união, embarcaram em um navio e rumarampara o Paraná. A lua de mel em foi em alto mar, mas o casalfixou residência na cidade de Paranaguá. No litoral paranaenseMaria fazia e comercializava bolinhos de banana que ficaramfamosos. Com isso, ela ajudava a sustentar a casa. Só retor-nou à capital pernambucana a passeio e para buscar a mãeque sempre morou com ela. Em 1971 ela e a família chegarama Cascavel onde se estabeleceram. Aos 45 anos ficou viúva.

    FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

    “Isso é tudo o que eu preciso”. Foiassim que reagiu Maria Luiza Concei-ção Nascimento, há 11 anos, quandorecebeu o diagnóstico médico de queum câncer agressivo lhe dava apenas1% de chance de vida. Determinada ecom uma fé inabalável, ela disse quesó partiria para outro plano de vidaapós ver todos os filhos casados e re-alizados profissionalmente.

    Alguns anos antes, ela já havia passa-

    do por uma experiência de câncer demama e foi curada. Contava que em umdeterminado dia teve uma visão onde umhomem de branco, aparentando ser médi-co, lhe apareceu e perguntou se ela queriater mais alguns anos de vida. “Então sejamãe de órfãos”, disse o homem. Sem en-tender ela questionou como seria isso eteve como resposta que ela deveria ado-tar as pessoas em oração. E assim elapassou a orar e auxiliar muitas pessoas.

  • POLÍCIA 13CASCAVEL, 04 DE JUNHO DE 2018

    VIOLÊNCIA EM NÚMEROSHOMICÍDIOS 18LATROCÍNIOS 00CONFRONTOS 03MORTES NO TRÂNSITO 17

    Reportagem: Tatiane Bertolino Fotos: PRF

    Acidentes graves na regiãoDois acidentes graves foram re-

    gistrados neste fim de semana naregião Oeste de Cascavel, e resul-taram em uma vítima morta e duasgravemente feridas.

    Na madrugada de ontem, um veí-culo Saveiro, com placa de Ubiratã,seguia pela BR-369 em Ubiratã, sen-tido Campina da Lagoa, quando ocondutor perdeu controle do veículo.O automóvel saiu da pista e bateuem uma árvore. O motorista, de 29anos, segundo a PRF (Polícia Rodovi-ária Federal), não usava cinto de se-gurança. Ele foi ejetado do carro emorreu na hora. O passageiro, umjovem de 19 anos, teve ferimentosgraves e foi levado para o HospitalSanta Casa em Campo Mourão.

    A outra colisão ocorreu na BR-277, em Ibema, na noite de sába-do. De acordo com informações daPRF, o acidente envolveu umamoto, placas de Cascavel, e umaHillux, placas de Guaraniaçu. Opiloto da motocicleta estaria tra-fegando na contramão e bateu defrente no veículo. O piloto, um ra-paz de 19 anos, ficou em estadograve e foi transferido para o HU(Hospital Universitário) em Casca-vel. Os dois ocupantes da Hilluxnão tiveram ferimentos.

    VEÍCULO ficou completamentedestruído ao bater em uma

    árvore, em Ubiratã

    MOTO bateu de frente em camionetena BR-277, em Ibema

    PILOTO da moto ficougravemente ferido em colisãoem Ibema, e foi levado ao HU

  • POLÍCIA14 HOJE NEWS, 04 DE JUNHO DE 2018

    Giro daViolência

    Mercadorias em VanPoliciais da 3ª Cia da PRE (PolíciaRodoviária Estadual) de Cascavel, emfrente ao posto policial de Iporã,apreenderam uma Van carregada demercadorias. O condutor recebeu ordemde parada da polícia. Ele estava com trêspassageiros. A Van foi vistoriada edentro do veículo, localizada grandequantidade de brinquedos, acessóriospara celulares, videogames, celulares eoutros aparelhos eletrônicos. Osacusados foram presos e, com amercadoria, encaminhados para aPolícia Federal em Guaíra.

    Apreensão de contrabandoPoliciais do BPFron (Batalhão de Polícia deFronteira) faziam patrulhamento em Guaíra,neste fim de semana, quando viram umMeriva branco carregado com contrabando,perto de uma casa. A moradora daresidência disse que o veículo e asmercadorias eram do filho dela, que nãoestava em casa. O carro estava com o tetocortado, para carregar mercadorias maiores.O automóvel, sem queixa de furto e roubo,e os produtos contrabandeados foramapreendidos e a suspeita detida.

    AgressãoUma mulher ficou ferida após seragredidas a socos pelo próprio irmão emuma casa, na Rua Campo Sales, BairroParque São Paulo, em Cascavel. A vítimase envolveu em uma discussão com oirmão, que a agrediu com um soco noolho e depois fugiu. A vítima foiatendida por uma equipe do Siate eencaminhada à UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Jardim Veneza) comferimentos leves e sem risco de morte.

    PRE

    Esfaqueadono Cancelli

    Um homem foi esfaqueado e fi-cou em estado grave na tarde deontem, em Cascavel.

    O crime ocorreu na Rua Viscondede Guarapuava, no Bairro Cancelli emfrente a uma casa. De acordo com aPolícia, a vítima trata-se de um ho-mem de 35 anos, que teve ferimentograve na região do abdômen. Segun-do moradores, o rapaz teria sido feri-do em outro local, mas parou em fren-

    te à residência para pedir socorro.O Siate foi acionado para aten-

    der a vítima. Zacarias de Souza Ne-ves Júnior foi encaminhado ao HU(Hospital Universitário) em estadograve. Equipes da PM fizeram var-redura nas proximidades, mas oagressor não foi localizado. A Polí-cia Civil investiga o caso.

    HOMEM foi atendido pelo Siate, e estava com ferimento no abdômen

    Reportagem: Tatiane Bertolino Fotos: Fábio Donegá

    VÍTIMA foi encaminhada em estado grave para o Hospital Universitário

  • POLÍTICA 03CASCAVEL, 04 DE JUNHO DE 2018

    Bolsa Família municipalMesmo com parecer contrário das comissões de Justiça e

    Redação e também de Saúde e Assistência Social, hoje entraem votação o Programa Promover: o Bolsa Família municipal.

    Após explanações do Município na semana passada, amaioria já declarou apoio a iniciativa de transferência direta

    de R$ 100 a famílias de baixa renda. Irredutível, JorgeBocasanta (Pros) já se posicionou contrário.

    Menos impostosDiante das manifestaçõespúblicas em todo o País,os vereadores se uniram evotam hoje dois apelos: umao governo federal e outroao governo estadual paraclamar pela redução dacarga tributária. No Paranáo apelo inclui o ICMS.

    LoteamentosA Prefeitura libera novosloteamentos em Cascavel.Amanhã, às 19h, serárealizada uma audiênciapública pelo ConselhoMunicipal da Cidade paraapreciar a liberação de doisempreendimentos: BairroRecanto Tropical, com aextensão da Avenida Guaíraaté a BR-467 e outro atrás

    do Treviso, próximo a Fag.

    InternacionalPrevisto no cronograma, oFestival Internacional deFolclore que seria realizado emCascavel entre julho e agostofoi cancelado. Nos bastidorescogitava-se umdesentendimento de interessesentre Secretaria de Cultura eFundação de Cultura.

    AgendaLuciano Biaggi, doDepartamento de Promoção eCultura da Fundação nega. Dizque houve uma dificuldade naagenda dos artistasinternacionais e nacionais,que estarão em outros doisfestivais de folclore: em NovaPetrópolis e Passo Fundo, RioGrande do Sul.

    BOM ENTENDIMENTO

    Giro PolíticoGiro Polí[email protected]

    Em caráter de registro de preços, a Prefeitura vaicontratar serviços de manutenção para SecretariaMunicipal de Educação e todas as edificações no períodode um ano, no valor de R$ 4,7 milhões.

    A licitação será realizada dia 28, às 9h, dividida emvários lotes.

    Ricardo Bulgarelli, secretário de Cultura, inclusiverealizou reunião recente com os membros da Fundaçãopara articular melhor as ações de ambos os setores.Alinhados, agora Fundação e Secretaria aguardam arevisão da lei para angariar recursos.

    Reportagem: Josimar Bagatoli Foto: Arquivo

    Para incentivar a ar-recadação de tributos,o Executivo encaminhoupara votação o projetoque cria o ProgramaNota 10 Premiada Cas-cavel. A sessão começahoje às 9h na Câmarade Vereadores.

    A exemplo de outrascidades brasileiras e dopróprio Estado que criouo Nota Paraná, Cascavelterá o próprio incentivo apremiar quem gastar nocomércio local, estimu-lando a cobrança de notafiscal das empresas. Osconsumidores receberãocréditos fiscais que pode-rão ser deduzidos noIPTU e também bilhetespara participação de sor-teios de prêmios. As da-tas e os produtos serãoestipulados pelo prefei-to. Em 2018, poderão ser

    Nota 10Premiada

    utilizados no máximo R$350 mil. Em 2019 estáprevisto o comprometi-mento de R$ 600 mil e2020 R$ 660 mil.

    Não gerará crédito: aprestação de serviço imu-ne, isenta, Micro Empre-endedor Individual, ouem que não houver inci-dência de ISSQN; a pres-tação de serviço por con-tribuinte submetido aoregime de pagamento doISSQN fixo; Pessoa jurídi-ca que possui regime di-ferenciado de pagamento.Para que seja implantado,a Secretaria de Planeja-mento e Gestão pretendecontratar um softwareque faça as inscrições etambém os sorteios demaneira automática.

    R$ 33,7 MILHÕESNeste primeiro quadrimestre, a Prefeitura arrecadouR$ 33,7 milhões de ISSQN (Imposto Sobre Serviços deQualquer Natureza), além de cota-parte de ICMS(Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nomontante de R$ 49,4 milhões. Os dados foramapresentados na última prestação de contas da Prefeitura. Apreocupação maior é com o limite prudencial, que hoje estáem 51,8%. Para atenuar essa média, o único jeito éarrecadar mais. Porém, o próprio secretário de Finanças,Renato Segalla, confirma que não é objetivo aumentar ostributos aos moradores. “Nosso objetivo é buscarmecanismos para elevar a arrecadação, sem implicar emaumento de impostos aos contribuintes”.

  • POLÍTICA04 HOJE NEWS, 04 DE JUNHO DE 2018

    Passados seis meses da im-plantação da reforma administrati-va da Prefeitura de Cascavel, o pre-feito Leonaldo Paranhos (PSC) pre-tende fazer uma “revisão geral” queem breve será encaminhada paravotação no Legislativo em um “pa-cotaço” de medidas.

    Nestes próximos dias os secre-tários municipais estarão compe-netrados em reformular açõespara que o Município tenha o efei-to desejado. “São alterações ne-cessárias para o bom funciona-mento do serviço público. Já sa-bíamos que essas mudanças se-riam feitas. Estava prevista essarevisão, quando houve a reformaadministrativa”, diz o secretárioda Casa Civil, Cletírio Feistler.

    Estão previstas organizaçõesinternas e obrigações de cada de-

    Reforma em revisão

    Reportagem: Josimar Bagatoli Foto: Fábio Donegá

    partamento, por exemplo, a CasaCivil passará a ser responsávelpelos processos administrativosdos servidores, em vez da Secreta-ria de Planejamento e Gestão.

    Quando foi implantada, a refor-ma administrativa possuía um cor-po de secretariado. Mesmo com asexonerações de quatro pastas, oscargos não serão supridos por no-vos secretários. As mudanças jáexecutadas foram no Instituto dePlanejamento de Cascavel (Fernan-do Dilenburg), Secretaria de Comu-nicação (Ivan Zuchi), Secretaria deMeio Ambiente, (Juarez Berté), Se-cretaria de Cultura e Esportes (Wal-ter Parcianello) e Secretaria deObras Públicas (Jorge Lange).

    Paranhos levou um ano paraanunciar o novo modelo de gestão,efetivado em janeiro deste ano. Porenquanto, os resultados ainda sãopequenos, conforme a própria ava-liação do secretariado. “O resulta-do vem aos poucos, não tivemosum impacto acentuado. Toda mu-dança tem um tempo de adaptação.Mas acredito que a cada dia atingi-mos um objetivo”, explica Cletírio.

    Fundação de Esporte e Cultura em análiseNo pacote de medidas está ainda uma reformulação da FMEC (Fundação Municipal

    de Esporte e Cultura). Em breve a proposta é colocar em prática as funções reaisdela, que a princípio serão comandar repartições públicas que de certa formarendem lucros, como o estádio, teatro, kartódromo e autódromo. Criado demaneira legal em dezembro do ano passado, após aprovação na Câmara de

    Vereadores, a FMEC teve em janeiro deste ano a nomeação de Léo Mion para ocomando, deixando a diretoria de Gestão de Espaços Desportivos. A legislação daFundação terá que passar novamente pelo plenário. Em vez de só planejar – como

    estabelecido em Lei, a Fundação deve executar também as ações.

    SÃO ALTERAÇÕES necessárias, diz osecretário Cletírio Feistler

  • RADAR02 HOJE NEWS, 04 DE JUNHO DE 2018

    SEM LIDERANÇA

    Transporte coletivoDepois de praticamenteduas semanas rodandocom números de veículosreduzidos, o transportecoletivo de Cascavel voltaao normal a partir de hoje.Segundo a Prefeitura, todosos veículos em seushorários habituais estarãocirculando. A redução delinhas se deu em função dagreve dos caminhoneirosque reduziu o volume deóleo diesel nos estoquesdas empresas que operamo sistema.

    NOTAS

    Uma publicação de Jornal Oparana S/A - CNPJ: 21.819.026/0001-36Matriz - Jornal Oparana S/A: CNPJ: 21.819.026/0002-17 Filial

    Rua Pernambuco, 1600 - Centro - CEP 85.810.021 Cascavel-PR Fone/Fax: (45) 3321-1000

    Direção GeralClarice Roman

    Editor-chefeLuiz Carlos da Cruz

    [email protected]

    DiretorJadir Zimmermann

    [email protected]

    FALE [email protected] • WhatsApp: (45) 99975-1047

    [email protected][email protected]. jho je .com.br

    “Sem prejuízo dealgum grau de

    combateinstitucional, penso

    que informaçãoverdadeira e de

    qualidade ainda é omelhor remédio.”

    (Envie sua opinião com até1.200 caracteres para [email protected])

    A atuação de apoiodos militares doExército Brasileiroaos órgãos desegurança públicana região durante agreve doscaminhoneiros.

    A produçãonacional de óleodiesel que,segundo matériaveiculada naFolha de S. Paulo,é a menor dosúltimos 15 anos.

    PREVISÃO DO TEMPOCascavel

    16Segunda

    Curitiba

    15 16Terça

    14Segunda

    15Terça

    101012

    Fases da lua

    Font

    e: S

    imep

    ar

    CRESCENTE20/06 - 07h52

    CHEIA29/05 - 11h20

    MINGUANTE06/06 - 15h34

    Parcialmentenublado com

    poucas nuvens

    NOVA13/06 - 16h45

    AGÊNCIA BRASIL

    Luís Fernando Barroso,ministro do STF, sobre a

    disseminação de fakenews.

    Nublado com chuva e trovoadas

    Nublado com chuva e trovoadas

    Nublado com chuva e trovoadas

    A greve dos caminhoneiros causou um dosmaiores prejuízos tanto para o governo quantopara a iniciativa privada dos últimos anos no Bra-sil, porém, a categoria demonstrou força. Em pou-cos dias de paralisação, o governo cedeu à pres-são e os caminhoneiros conseguiram concreti-zar pautas há anos reivindicadas.

    Passada a negociação, um grupo de caminho-neiros insiste em manter um protesto isolado naCapital da República. Na manhã de ontem, umgrupo sem líder e sem cronograma estava commenos de 20 caminhões estacionados nos arre-dores de Brasília para uma manifestação que, se-gundo eles, ocorrerá hoje.

    Os caminhoneiros diziam que comboios es-tariam a caminho e que reuniriam milhares decaminhões para a manifestação. Ao Jornal deBrasília, confidenciaram que foram ao local mo-tivados por áudios disseminados nas redes so-ciais e em aplicativos. Ninguém sabia quem li-derava a manifestação.

    As mudanças que tanto foram apregoadas du-rante a paralisação são necessárias, mas é pre-ciso paciência e consciência. Faltam exatamen-te quatro meses para que o cidadão brasileiro váàs urnas exercitar seu papel democrático de ele-ger seus representantes. A mudança precisa virnas urnas. Por isso, é importante ter discernimentona hora de votar.

    Política de preçosO Ministério de Minas eEnergia (MME) estuda acriação de uma política deamortecimento de preçosdos combustíveis quechegue ao bolso doconsumidor. Hoje, técnicosdo MME e do Ministério daFazenda, que integram ogrupo de trabalho criadopara discutir o assunto,têm reunião marcada.Estão incluídos nadiscussão os combustíveisderivados do petróleo,como a gasolina.

  • SOCIAL12 HOJE NEWS, 04 DE JUNHO DE 2018

    Felicidades!

    [email protected]

    RockO mês de junho começa com o lançamento doDVD "Nos Guizos do Rock". O documentário é

    baseado no livro Histórias das Bandas deRock, do jornalista Jean Paterno. Será dia 5 de

    junho, às 20h, no The Legend Bar.

    A Bela e a FeraO musical A Bela e a Fera será apresentado

    em Cascavel dia 16 de junho, no TeatroMunicipal, às 9h.

    O espetáculo conta com mais de20 integrantes. Os ingressos estão à vendanos seguintes endereços: Totem 72 - Super

    Mercado Beal, Posto Pegoraro, Loja LeveSport. Mais informações peloWhats App (11) 97486 8186.

    Enigma da visãoAberta na última sexta-feira, a exposição“Enigma da Visão” segue até o dia 20 de

    julho no Museu de Artes de Cascavel(MAC). Obras de 38 artistas brasileiros e

    internacionais compõem de forma magistralum conjunto de obras e poéticas singulares

    em exposição. Vale a pena conferir!

    A bela ANA ZIMMER,que comemorou idadenova recentemente.

    Ingo Voigt, Rui da Fonseca,Mariana Mecci Joicci, Paulo

    Azeredo Mattos, Luiza Maria Franco,Pedro Quiler dos Santos, Maria dosSantos Maia, Marileia Gotardo deOliveira e Fábio Lorenzo Mitti.

    Observatório SocialDia 20 de junho, o Observatório Social

    de Cascavel vai eleger a sua novadiretoria. Será a partir das 18h, na

    sede do Observatório, na Acic.O eleito vai substituir o empresário

    José Alexandre Polasek para o biênio 2018/2020.

    O Observatório foi criadoem 2008 e a função dele é

    acompanhar a correta aplicação derecursos públicos.

    ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

    ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

  • VARIEDADES 11CASCAVEL, 04 DE JUNHO DE 2018

    PALAVRAS CRUZADAS

    SOLUÇÃO ANTERIOR

    horóscopoÁ

    ries

    Perceba a força de suas habilidades,potenciais, dons, valorizando-os. Finan-ças enfatizadas. A Lua Minguante sinalizanovos acontecimentos relacionados à vidamaterial e ao que é valioso. Cor azul.

    Tour

    o

    Momento muito especial para os tauri-nos: Lua nova que ocorre em seu sig-no hoje. Vênus, seu regente, ingressaGêmeos. Inteligência é atributo quegera bons negócios. Cor lilás.

    Gêm

    os

    Entregue-se. Confie na sabedoria doUniverso e na providência divina, ge-miniano. Seja grato pelos ensinamen-tos. E abra-se a uma energia maispróspera e espiritualizada. Cor azul.

    Cân

    cer Lua nova, indício astrológico de novas

    energias e situações na vida dos can-cerianos. Acontecimentos importantesnas amizades, com instituições, grupose projetos para o futuro. Cor verde.

    Leão

    Um novo ciclo de realizações vai co-meçar. Mas faça as coisas com amor ecriatividade. Lua nova no ponto maisalto do céu leonino. Carreira, talentose materialização em pauta. Cor cinza.

    Vir

    gem

    Novas energias e oportunidades dedesenvolvimento, que dependem deuma mudança de mentalidade. Vê-nus atua na área profissional. Coramarelo.

    Libr

    a

    Lua nova no setor de transformaçõesemocionais e de negócios. Muitas mu-danças ocorrerão. Hora de viver maisapaixonadamente, intensamente. Mortee renascimento emocional. Cor verde.

    Esc

    orpi

    ão Uma nova atitude é essencial paraatrair novas energias em seus relaci-onamentos, escorpiano. Vênus indicao contato com profundos e sentimen-tos e relações. Cor pink.

    Sagi

    tári

    o Valorize o aprimoramento, as melhori-as e uma nova forma de viver o dia-a-dia. O trânsito astrológico de Vênus fa-vorece contatos com diferentes tipos depessoas, sagitariano. Cor aul-marinho.

    Capr

    icór

    nio Excelente momento para se sintonizar

    com novos sentimentos e energias.Abra o coração. Favorecimento profis-sional pode ocorrer. Vênus estará agorana área de trabalho.Cor verde.

    Aqu

    ário

    Lua nova, num ciclo que será pontua-do pela importância maior de questõessubjetivas e familiares. Vênus indica boasenergias para namoro e relação comfilhos. Cor marrom.

    Pei

    xes Fase lunar nova, que aponta um novo

    ciclo de desenvolvimento. E de capa-cidade de materialização. O contatocom pessoas próximas fica ativado.Cor verde-água.