retiro da mocidade - cristoevida.com · “confia os teus cuidados ao senhor, e ele te susterá;...

6
IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA www.cristoevida.com Ano XXVI 1005 Fortaleza, 10 de agosto de 2014 info RETIRO DA MOCIDADE 14 a 17 AGO • 2014 Quero Ser Fiel “Vencerão os que estão com Cristo, chamados eleitos e fiéis!” Apocalipse 17:14 mocidade2014.wix.com/queroserfiel Começa QUINTA-FEIRA - Dia 14 + Pr. José Nogueira AO REBANHO DE DEUS Aprendendo com Davi Todos nós lutamos com diversos problemas e dificuldades – seja na vida profissional ou em nossas famílias e casamentos. Inúmeras pessoas não conseguem mais dar conta dos seus problemas. Por isso a Bíblia nos convida a lançar nossas cargas sobre Jesus: “Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permirá que o justo seja abalado” Salmo 55:22

Upload: dinhxuyen

Post on 15-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Igreja BatIsta FundamentalIsta CrIsto é VIdawww.cristoevida.com

Ano XXVI Nº 1005 • Fortaleza, 10 de agosto de 2014

info

14 a 17 | AGO

RETIRO DA MOCIDADE14 a 17 AGO • 2014

Quero Ser Fiel“Vencerão os que estão com Cristo, chamados eleitos e fiéis!”

Apocalipse 17:14

mocidade2014.wix.com/queroserfiel

Começa QUINTA-FEIRA - Dia 14

+

– Pr. José Nogueira –

Ao RebAnho de deus

Aprendendocom Davi

Todos nós lutamos com diversos problemas e dificuldades – seja na vida profissional ou em nossas famílias e casamentos. Inúmeras pessoas não conseguem mais dar conta dos seus problemas. Por isso a Bíblia nos convida a lançar nossas cargas sobre Jesus:

“Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado”

Salmo 55:22

2

“Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR

te ordenou.” - 1 Samuel 13:14

Davi era uma pessoa como eu e você, com traços de caráter positivos e negativos. Ele sabia o que era simpatia e antipatia, era uma pessoa com pontos fortes e outros menos fortes. Mas, apesar de seus erros e fraquezas, Davi era uma pessoa que buscava a Deus de todo o coração. Ele tinha consciência profunda de sua pecaminosidade. E justamente por isso ele vivia na dependência do perdão de Deus.

Há um pensamento muito errado que precisa ser corrigido:Pensamento Errado: É um engano pensar que cristãos devotados a

Deus não adoecem e que não são suscetíveis a problemas.

Corrigimos isso com três argumentos:UM - A vida de Davi corrige essa heresia: o próprio Deus deu o

seguinte testemunho a respeito dele e de sua vida de fé: “Achei Davi... homem segundo o meu coração...” (Atos 13:22). Mas apesar desse testemunho positivo de Deus, a vida de Davi era tudo, menos livre de problemas e preocupações.

1 - Ainda menino, Davi foi obrigado a se considerar como alguém cuja única serventia era cuidar das ovelhas da família. Ele era sempre hostilizado. Seu irmão mais velho só o tratava com desprezo.

2 – Depois de ungido por Samuel, Davi passou quinze anos até ser reconhecido como Rei, e foram anos marcados por intensa perseguição.

3 - Seu protetor (Saul) o decepcionou e queria matá-lo. 4 - Sua esposa o ridicularizou publicamente. 5 - Seu próprio filho o expulsou de casa, roubou seu trono e queria

liquidá-lo por meio de um golpe de Estado.

DOIS - O Novo Testamento ensina justamente o contrário dessa Teologia da Isenção de Problemas. 2 Timóteo 3:10-12 é o eco dessa verdade no Novo Testamento.

10 Tu , porém , tens seguido a minha doutrina , modo de viver , inten-ção , fé , longanimidade , amor , paciência, 11 Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia , em Icônio , e em Listra ; quantas perseguições sofri , e o Senhor de todas me livrou; 12 E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.

TRÊS - A História do Cristianismo revela como foi difícil a vida dos fiéis - Uma publicação da Aliança Evangélica Alemã do dia 11 de novembro de 2005: “Ninguém pode determinar com precisão o número dos már-tires – as estimativas ficam entre 90.000 e 175.000. E a quantidade de cristãos torturados, ridicularizados e expulsos em todo o mundo nem sequer pode ser estimada”.

3

LeituRA pARA ConsAgRAção

Culto Matutino - Luiz Claudio & Claudiana

O Homenzinhoda Rua George

Repassamos aqui o depoimento de um pastor que tomou conheci-mento acerca de um homem idoso que entregava folhetos evangelísticos em Sidney, Austrália. Ele conta como conheceu a história do Homezinho da Rua George.

“Minha próxima série de palestras me conduziu a Atlanta, na Geór-gia (EUA). Fui até lá para falar num encontro de capelães da Marinha. Por três dias fiz palestras a mais de mil capelães de navios. No final, o capelão-mor me convidou para uma refeição. Aproveitando a oportu-nidade, perguntei como ele havia se tornado cristão.

‘Foi um milagre. Eu era marinheiro em um navio de guerra no Pacífico Sul e vivia uma vida desprezível. Fazíamos manobras de treinamento naquela região e renovávamos nossos estoques de suprimentos no porto de Sydney. Ficamos totalmente largados. Em certa ocasião eu estava completamente embriagado e peguei o ônibus errado. Desci na rua George. Ao saltar do ônibus pensei que estava vendo um fantasma quando um homem apareceu na minha frente com um folheto na mão e perguntando: ‘Marinheiro, você está salvo? Se morrer hoje à noite, você vai para o céu?’ – O temor de Deus tomou conta de mim imediatamente. Fiquei sóbrio de repente, corri de volta para o navio e fui procurar o capelão. Ele me levou a Cristo. Com sua orientação, logo comecei a me preparar para o ministério. Hoje tenho a responsabilidade sobre mais de mil capelães da Marinha, que procuram ganhar almas para Cristo’.

Seis meses depois, viajei a uma conferência reunindo mais de cinco mil missionários no Nordeste da Índia. No final, o diretor da missão me levou para comer uma refeição simples em sua humilde e pequena casa. Também perguntei a ele como tinha deixado de ser hindu para tornar-se cristão.

‘Viajei pelo mundo como representante diplomático da Índia. Sou muito feliz pelo perdão dos meus pecados, lavados pelo sangue de Cristo. Ficaria muito envergonhado se descobrissem tudo o que aprontei naque-la época. Por um tempo, o serviço diplomático me conduziu a Sydney. Lá fiz algumas compras e estava levando pacotes com brinquedos e roupas para meus filhos. Eu descia a rua George quando um senhor bem-educado, grisalho e baixinho chegou perto de mim, entregou-me um folheto e me fez uma pergunta muito pessoal: ‘Desculpe-me, mas o

4

senhor é salvo? Se morrer hoje, vai para o céu?’ – Agradeci na hora, mas fiquei remoendo esse assunto dentro de mim. De volta a minha cidade, fui procurar um sacerdote hindu. Ele não conseguiu me ajudar mas me acon-selhou a satisfazer minha curiosidade junto a um missionário na Missão que ficava no fim da rua. Foi um bom conselho, pois nesse dia o missionário me conduziu a Cristo. Larguei o hinduísmo imediatamente e comecei a me preparar para o trabalho missionário. Saí do serviço diplomático e hoje, pela graça de Deus, tenho responsabilidade sobre todos esses missionários, que juntos já conduziram mais de 100.000 pessoas a Cristo’.

Oito meses depois, fui pregar em Sydney. Perguntei ao pastor batista que me convidara se ele conhecia um homem pequeno, de cabelos brancos, que costumava distribuir folhetos na rua George. Ele confirmou: ‘Sim, eu o conheço, seu nome é Mr. Genor, mas não creio que ele ainda faça esse trabalho, pois já está bem velho e fraco’. Dois dias depois fomos procurar por ele em sua pequena moradia. Batemos na porta, e um homenzinho pequeno, frágil e muito idoso nos saudou. Mr. Genor pediu que entrássemos e preparou um chá para nós. Ele estava tão debilitado e suas mãos tremiam tanto que continuamente derramava chá no pires. Contei-lhe todos os testemunhos que ouvira a seu respeito nos últimos três anos. As lágrimas começaram a rolar pela sua face, e então ele nos relatou sua história:

‘Eu era marinheiro em um navio de guerra australiano. Vivia uma vida condenável. Durante uma crise entrei em colapso. Um dos meus colegas marinheiros, que eu havia incomodado muito, não me deixou sozinho nessa hora e ajudou a me levantar. Conduziu-me a Cristo, e minha vida mudou radicalmente de um dia para outro. Fiquei tão grato a Deus que prometi dar um testemunho simples de Jesus a pelo menos dez pessoas por dia. Quando Deus restaurou minhas forças, comecei a colocar meu plano em prática. Muitas vezes ficava doente e não conseguia cumprir minha promessa, mas assim que eu melhorava recuperava o tempo perdido. Depois que me aposentei, escolhi para meu propósito um lugar na rua George, onde centenas de pessoas cruzavam meu caminho diaria-mente. Algumas vezes as pessoas rejeitavam minha oferta, mas também havia as que recebiam meus folhetos com educação. Há quarenta anos faço isso, mas até o dia de hoje não tinha ouvido falar de ninguém que tivesse se voltado para Jesus através do meu trabalho’.

Leitura Bíblica Anual – Jeremias, capítulo 11.

COLABORAÇÃO IMPORTANTEPedimos aos pais e responsáveis que não deixem as crianças brincando e correndo na Massada, após a EBD e o Culto.Além de atrapalhar os aconselhamentos e até o momento solene depois do período de louvor e adoração, o local não é apropriado, constituin-do em perigo de acidentes para as crianças.Contamos com a sua compreensão e ajuda.

Igreja BatIsta FundamentalIsta CrIsto é VIdaAvenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE

Telefone: (85) 3286.3330 - Pr. José Nogueira (9912-0017 e 8970-3458)Jornalista Resp.: Mariana Cadete - MTB-CE 01820-JP

Boletim interno, semanal e gratuito • Tiragem: 500 cópias • www.cristoevida.com

INFORMISSÕES

5

LeituRA pARA ConsAgRAção

Culto Vespertino - Karlos & Paulinha

Na história do Homenzinho da Rua George (que lemos pela manhã), vemos o que é verdadeira dedicação: demonstrar amor e gratidão a Jesus por quarenta anos, mesmo sem saber de qualquer resultado visível. Esse homem simples, pequeno e sem dons especiais deu testemunho de sua fé para mais de 150 mil pessoas. Penso que os fru-tos do trabalho de Mr. Genor que Deus mostrou ao pastor londrino sejam apenas uma fração da

ponta do iceberg.Só Deus sabe quantas pessoas mais foram ganhas para Cristo

através desses folhetos e das palavras desse homem. Mr. Genor faleceu duas semanas depois daquela visita. Você pode imaginar o galardão que o esperava no céu? Duvido que sua foto tenha apareci-do alguma vez em alguma revista cristã. Também duvido que alguém tenha visto uma reportagem ilustrada a seu respeito. Ninguém, a não ser um pequeno grupo de batistas de Sydney, conhecia Mr. Genor, mas eu asseguro que no céu seu nome é muito conhecido. O céu conhece Mr. Genor, e podemos imaginar vividamente a maravilhosa recepção que ele teve quando entrou por suas portas.

Vale a Pena!“Disse-lhe o Senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no

pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” Mateus 25:21

Muitos irmãos fazem uso de folhetos, livros, fitas e revistas para divulgar o Evangelho, mas geralmente não veem o resultado de suas atividades missionárias. Isso pode causar desânimo, e certamente muitos distribuidores de folhetos já se perguntaram: “Será que vale a pena?”

Mas, é bom que se saiba que com freqüência ficamos sabendo de pessoas que se converteram através de um folheto ou de um livro, ou que foram fortalecidas na fé por meio da literatura. Mesmo que jamais saibamos dos resultados de nossa semeadura, eles são prometidos pelo Senhor (veja Isaías 55:11). Além disso, um obrei-ro na “seara do Senhor” não é avaliado pelo número de pessoas que se convertem pelo seu trabalho, mas por sua fidelidade no trabalho cristão. Também devemos ter sempre em mente que nós não convertemos ninguém. Só Deus é que pode tocar os corações, despertar as consciências e, pelo Espírito Santo, conduzir uma pes-soa à fé em Jesus Cristo. O exemplo citado mostra que Ele faz isso em nossos dias e que pode agir através de muito ou de pouco. Que este testemunho anime os evangelistas a continuarem semeando com perseverança a boa semente, que certamente dará frutos a seu tempo, pois “O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio.”- Provérbios 11:30.

Leitura Bíblica Anual – Jeremias, capítulo 12.

6

RETIRO DE JOVENS 201414 a 17 de Agosto

Quero Ser FielAlgumas Instruções Prévias1 - Nossos retiros são espirituais e não acampamentos de jovens. Que-remos manter sempre a bíblica filosofia de sermos sérios sem sermos sisudos – Colossenses 3:17 e Romanos 15:32-33.2 - Estamos diante de uma grande oportunidade de crescimento espi-ritual – há anos ansiávamos por um retiro longo (3 dias e meio). Vamos aproveitar essa porta aberta pelo Senhor.3 - Importante que pequenas coisas podem abençoar ou atrapalhar este desafio espiritual:

» Respeitar os horários.» Participar com garra das programações.» Honrar o testemunho de Cristo através de nossa igreja.

• Cuidado com as brincadeiras.• Não haverá namoro. A partir do dia 14 até o dia 17 de agosto, somos todos irmãos e amigos. Procurar a integração e não o isolamento.

4 - Levar Bíblia e roupas para aguentar o friozinho da Serra do Pacoti. Não esquecer dos tênis, das bermudas e das roupas sociais para os cultos à noite.

AGENDA DA IGREJA - SETEMBRO 06 (sáb) • 17h: Encontro dos Namorados e Namoradas com o Pastor 07 (dom) • 09h: Celebração da Ceia do Senhor 13 (sáb) • 17h: Encontro de Noivos e Noivas com o Pastor

RETIRO DE CASAIS 2014Deus Pode Melhorar Nossa FamíliaHebreus 6:9 17 a 19 de outubro

Hotel Vale das Pedras – Quixadáwww.valedaspedrashotel.com.br

Investimento: 750,00 (apto. Luxo); e 800,00 (Apto. Premium)Nós que temos lutado por nossas famílias, dependendo de Deus e abençoando outros lares, merecemos o melhor retiro-passeio.

notAs & notíCiAs

LEITURAS do INFORMISSÕES Manhã Noite

Dia 17 Jonas e Rebeca Paulinho & NacDia 24 Áurea Cavalcante e Vancláudia Maurício & OzêniaDia 31 Marcus & Lúcia Aragão & Jane

AGOSTO