resumo aula inflacao maua total de perguntas: 1 · a curva de phillips relaciona a taxa de...

22
GOUVEIA5592 05/09/2018 Resumo Aula Inflacao MAUA Total de Perguntas: 1 A maioria das respostas corretas: #0 Menos Corrigir respostas: #0 1. Digite seu resumo aqui: Felipe Bianco 16.04060-0 Inflação refere-se a um aumento contínuo dos preços em uma economia. Os principais efeitos da inflação são na distribuição de renda (efeito percentual da inflação é muito maior na população de baixa renda), na Balança de Pagamentos (inflação interna maior que a externa, produto nacional mais caro em relação ao importado) e na alocação de recursos. Para combater a inflação de Demanda é preciso aumentar a carga tributária, reduzir os gastos do governo, além de elevar as taxas de juros e controlar o crédito. Para combater a inflação de Custos é preciso existir políticas de controle sobre os lucros das empresas, uma política salarial mais rigida, além de controlar diretamente os preços. Existem também outros 2 tipos de inflação: a Inercial e a Administrada. Marcel Sanchez Aspectos microeconomicos: procura justificar os beneficios para cada pais, advindo do comercio internacional. Aspectos macroeconomicos: relativo a taxa de cambio e ao balanco de pagamentos. A taxa de cambio é a medida de conversao da moeda nacional em outras moedas. Com um aumento do nivel dos preços internos há inflação. Na maioria dos países em desenvolvimento, faz-se necessaria a intervencao do governo no mercado de divisas, dado a instabilidade do balanco de pagamentos nessas. O deficit em conta corrente significa que as importacoes excedem as exportacoes de mercadorias e servico. Inflação é um continuo aumento nos precos de todos os bens. A inflacao da demanda refere-se ao excesso de demanda agregada a producao de bens e servicos. A inflacao de custos esta relacionada com a inflacao da oferta (a demanda permanece a mesma, mas certos custos aumentam, retraindo a producao e consequentemente a oferta). A principal causa dos efeitos da inflacao elevada é a diferenca na velocidade de inflacao em diversos setores. 16.00437-0JoaoVictorZinato Macroeconomia é um ramo da economia que estuda em escala global os fenômenos econômicos. Busca explicações e as causas das variações observadas. Antes de 1929 o que vigorava na economia era a teoria de que o mercado capitalista se auto regulava. Em 1929 com a grande crise dos mercados capitalistas a teoria de Keynes ganhou força e foi usada até 1970. De 1970 até 2008 o pensamento voltou a lógica de que o mercado se auto regulava, até eclodir a crise do mercado imobiliário americano. De lá pra cá vem havendo discussões sobre qual teoria é a ideal. A atuação do governo se dá pelos seguintes instrumentos macroeconômicas: política fiscal, política monetária, política cambial, política comercia internacional, política de rendas. Inflação é o processo persistente de aumento geral no nível de preço o que resulta em perda do poder aquisitivo da moeda. rafael salama Page 1 of 22

Upload: vuongdiep

Post on 12-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GOUVEIA5592 05/09/2018

Resumo Aula Inflacao MAUA Total de Perguntas: 1A maioria das respostas corretas: #0 Menos Corrigir respostas: #0

1.    Digite seu resumo aqui:

Felipe Bianco 16.04060-0

Inflação refere-se a um aumento contínuo dos preços em uma economia. Os principais efeitos dainflação são na distribuição de renda (efeito percentual da inflação é muito maior na população debaixa renda), na Balança de Pagamentos (inflação interna maior que a externa, produto nacionalmais caro em relação ao importado) e na alocação de recursos. Para combater a inflação deDemanda é preciso aumentar a carga tributária, reduzir os gastos do governo, além de elevar astaxas de juros e controlar o crédito. Para combater a inflação de Custos é preciso existir políticas decontrole sobre os lucros das empresas, uma política salarial mais rigida, além de controlardiretamente os preços. Existem também outros 2 tipos de inflação: a Inercial e a Administrada.

Marcel Sanchez

Aspectos microeconomicos: procura justificar os beneficios para cada pais, advindo do comerciointernacional.Aspectos macroeconomicos: relativo a taxa de cambio e ao balanco de pagamentos.A taxa de cambio é a medida de conversao da moeda nacional em outras moedas.Com um aumento do nivel dos preços internos há inflação.Na maioria dos países em desenvolvimento, faz-se necessaria a intervencao do governo nomercado de divisas, dado a instabilidade do balanco de pagamentos nessas.O deficit em conta corrente significa que as importacoes excedem as exportacoes de mercadorias eservico.Inflação é um continuo aumento nos precos de todos os bens.A inflacao da demanda refere-se ao excesso de demanda agregada a producao de bens e servicos.A inflacao de custos esta relacionada com a inflacao da oferta (a demanda permanece a mesma,mas certos custos aumentam, retraindo a producao e consequentemente a oferta).A principal causa dos efeitos da inflacao elevada é a diferenca na velocidade de inflacao em diversossetores.

16.00437-0JoaoVictorZinato

Macroeconomia é um ramo da economia que estuda em escala global os fenômenos econômicos.Busca explicações e as causas das variações observadas.Antes de 1929 o que vigorava na economia era a teoria de que o mercado capitalista se autoregulava.Em 1929 com a grande crise dos mercados capitalistas a teoria de Keynes ganhou força e foi usadaaté 1970.De 1970 até 2008 o pensamento voltou a lógica de que o mercado se auto regulava, até eclodir acrise do mercado imobiliário americano. De lá pra cá vem havendo discussões sobre qual teoria é aideal.A atuação do governo se dá pelos seguintes instrumentos macroeconômicas: política fiscal, políticamonetária, política cambial, política comercia internacional, política de rendas.Inflação é o processo persistente de aumento geral no nível de preço o que resulta em perda dopoder aquisitivo da moeda.

rafael salama

Page 1 of 22

Capitulo 12 e 13

Com o passar do tempo a necessidade da criação de uma ferramenta de escambo, foi-seaumentando, criando assim, a moeda que pode ter demanda em três áreas diferentes, sendo elas:Transacional: Moeda de troca (dinheiro físico)Precaucional: retenção da moeda (poupança)Especulativo: retenção da moeda para investimentos e geração de renda a partir dos mesmos

A política monetária é uma política econômica que visa controlar a circulação de dinheiro das taxasde juros e do crédito de um país.

Não é novidade que a inflação não costuma ser coisa boa, porem suas consequências podem serdivididas em três principais, a primeira é a redução do poder aquisitivo das classes mais pobres,redução do perfil dos investidores e o balanço de pagamento que implica no crescimento do preçodos produtos nacionais, não incentivando assim a indústria nacional.

A inflação pode ser dividida entre quatro tipos:Inflação de demanda: ocorre quando há um excesso de demanda de determinado produto e aoferta não cresce junto, fazendo com que o preço cresça.Inflação por custo: ocorre quando produzir está mais caro, por causa de falta de matéria prima porexemplo, sendo assim o preço do produto aumentará.Inflação administrada ou estrutural: inflação de demanda ocorrendo junto com de custo.Inflação inicial: agentes econômicos tentando se adequar a inflação.

A curva de Phillips relaciona a taxa de desemprego e a taxa de inflação, ou seja, quanto maior a taxade desemprego menor a taxa de inflação.

16.01665-3 Stephanie Flores

A moeda surgiu por 3 motivos, sendo eles:-instrumento de troca;-reserva de valor (sendo este o mais importante);-unidade de conta;A moeda só te valor se for escassa, por isso existem os juros.Temos 3 tipos de demanda da moeda:-transacional (moeda usada para troca)-precaucional (retenção da moeda, como por exemplo em uma poupança)estes dois relacionados com a venda-especulativo (retenção da moeda, como por exemplo em previdencia ou ação)este relacionado com jurosO juros no Brasil reflete o consumismo e so irá diminuir quando pararmos de gastar mais do queganhamos e quando a produtividade aumentar.Existem tipos de inflação,são eles:-inflação de demanda (excesso de demanada agregada em relação a bens e serviços)-inflação de custo (aumento de custos, ou seja, quando produzir esta mais caro)-inflação inercial (agentes economicos tentam se ajustar a inflação)-inflação administrada/estrutural (iflação de demanda ocorrendo junto com a inflação de custo)Curva de Phillips é a relação entre a taxa de desemprego e a taxa de inflação (são inversamenteproporcionais)

Marcel Tanabe 15.01328-6

Moeda como unidade de conta, meio de troca ( hoje em dia modernizado pelo dinheiro virtual, porexemplo, o cartao de credito e debito) e reserva de valor. Este ultimo é afetado pela inflacao, onde amoeda pode valer mais, ou menos, do valor inicial. A moeda surge como facilitador de trocas eevolui ate chegar nos dias atuais onde o trabalho agrega valor a moeda, ou seja, tecnologias eprocessos mais sofisticados de paises ricos valorizam a moeda. A troca de mercadorias pode serentendida como reciprocidade de nocao de valor das partes quanto ao trabalho aplicado sobre oproduto. Atualmente, o que confere credito ao individuo passa a ser a renda.

Page 2 of 22

Bruno Fuks - 14.00707-0

Economia – Capítulos XII e XIII Origem e Função da Moeda: Muito cedo, na história da humanidade, surgiu a necessidade de um instrumento monetário que servisse como intermediário nas trocas, como medida e reserva de valor. Suas funções também se diversificaram: a moeda permitiu contar, pagar e poupar, mas também expressar o preço dos bens e o valor dos serviços, além de saldas dívidas. Demanda de Moeda: A demanda de moeda ocorre por três motivos básicos: -Transação: representa a guarda de moeda para se fazer face a pagamentos, dado que os pagamentos e recebimentos não são perfeitamente sincronizados. - Precaução: é a guarda de moeda para cobrir gastos imprevistos. - Especulação: a moeda é considerada também como reserva de valor e não apenas meio de troca. Por isso, não seria estranho que os agentes econômicos guardassem moeda ociosa, na expectativa de mudanças na taxa de juros de mercado e, assim, aplicá-la melhor no futuro. Equilíbrio no Mercado Monetário: O equilíbrio consiste em uma situação de estabilidade dos mercados que pode manter-se invariável ou sofrer novos desequilíbrios visando uma regularidade. Ambos os mercados se equilibram a uma combinação de taxa de juros ( simbolizada como “r”) e renda (dada como “Y”). Podemos representar em um gráfico simples, atribuindo a taxa de juros às coordenadas de Y e a renda às coordenadas de X. O equilíbrio no mercado monetário está vinculado diretamente a demanda e oferta de moedas, podemos representar a demanda de moedas através da equação: Md= L(Y,r) , ou seja, a demanda por moedas apresenta uma função positiva em relação a renda, quanto maior a renda do indivíduo maior serão suas transações financeiras. Políticas Monetárias: - Controle do dinheiro em Circulação: Quando o banco central decide reduzir a taxa de juros, a oferta de moeda deve ser aumentada e a operação de mercado utilizada é a compra de obrigações do tesouro nacional. Comprando esses ativos dos bancos, o banco central esta, efetivamente, fornecendo moeda à economia, logo, a taxa de juros diminui. Logicamente, para aumentar a taxa de juros, a oferta de moeda deve ser reduzida e a operação de mercado utilizada é a venda de obrigações do tesouro nacional. Vendendo esses ativos aos bancos, o banco central está, na verdade, reduzindo a quantidade de moeda na economia aumentando assim a taxa de juros, denominando uma política monetária contracionista. - Operações no Mercado Aberto: Também conhecido como Open Market (Mercado Aberto), as operações com títulos públicos é mais um dos instrumentos disponíveis de Política Monetária. Este instrumento, considerado um dos mais eficazes, consegue equilibrar a oferta de moeda e regular a taxa de juros em curto prazo. - Fixação da Taxa de Reserva: A taxa de reserva compulsória é a proporção dos depósitos que os bancos mantêm, voluntária ou compulsoriamente, em sua própria caixa ou junto às autoridades monetárias. A expansão da taxa de reserva compulsória exigidas pelo BC reduz as disponibilidades de crédito do sistema bancário para

Page 3 of 22

empréstimo, induzindo à redução dos meios de pagamento. O efeito inverso também é possível. O recolhimento compulsório consiste na custódia, pelo Banco Central, de parcela dos depósitosrecebidos do público pelos bancos comerciais. Esse instrumento é ativo, pois atua diretamentesobre o nível de reservas bancárias, reduzindo o efeito multiplicador e, consequentemente, aliquidez da economia. - Fixação da Taxa de Redesconto: A taxa de redesconto é a taxa de juros que o Banco Central (BC) usa para emprestar dinheiro abancos comerciais. Em geral, os bancos comerciais necessitam de empréstimos de curto prazo paracobrir seus caixas e podem não encontrar outras instituições financeiras que os possam emprestar,por falta de liquidez no mercado. Nesse caso, o BC funciona como um emprestador de últimainstância para estes bancos. O Banco Central usa a taxa de redesconto como parte de sua política monetária da seguinte forma:quando quer estimular a economia aumentando a base monetária e a disponibilidade de crédito,diminui a taxa de redesconto para que os bancos comerciais se sintam mais encorajados a realizarestes empréstimos de curto prazo. De forma contrária, quando quer desacelerar a economia,aumenta a taxa de redesconto e dessa forma, os bancos comerciais têm que reservar uma partemaior de seus recursos para o cumprimento de necessidades de curto prazo. - Controles Seletivos de Crédito: Trata-se de intervenções diretas do Banco Central no mercado de crédito. Neste sentido, é uminstrumento de controle da oferta monetária que se diferencia do trinômio compulsório,redesconto e mercado aberto em pelo menos três aspectos: alcança as operações de empréstimosdo todo o sistema financeiro, condiciona diretamente, e não por vias indiretas, o volume e os custosdos empréstimos do setor financeiro e atua sobre o conceito mais abrangente da oferta monetária. Inflação: • Conceito: Aumento generalizado de preços, resultando na desvalorização da moeda • Efeitos: Distribuição de renda: Menor poder de compra da população, acarretando numa maior desigualdade econômica; Alocação de recurso: Resistência de investidores em relação a investimentos em longo prazo; Balanço de pagamentos: Diminuição do saldo da balança comercial, gerando defict comercial Tipos de Inflação: Inflação de Demanda: Muita demanda em relação a produção disponível, “dinheiro demais à procura de poucos bens”; Inflação de Custos: A demanda se mantem, mas os custos de produção aumentam. Isso aumenta o custo do produto,gerando inflação; Inflação Inercial: Uma expectativa da taxa de inflação, que passa a ser integrada e incorporada nos contratos eacordos informais.

Luiza Bana de Camargo

Page 4 of 22

MACROECONOMIA: INFLAÇÃO (CAP 12 e 13)

- economia internacional: microeconomia (justificar os benefícios para cada país) e macroeconomia(taxa de cambio e balanço de pagamentos)- teoria das vantagens comparativas: cada país deve se especializar na produção de tal mercadoriaem que é mais eficiente (menor custo) e exportá-lo. Importar os produtos com custo maior que aprodução é menos eficiente- taxa de cambio: medida de conversão da moeda nacional- inflação interna: aumento do nível dos preços internos provoca redução na taxa real de cambio -perda do poder aquisitivo da moeda- desvalorização real = desvalorização nominal - taxa de inflação- inflação interna tem que ser maior que a inflação externa para ocorrer a desvalorização- fatores determinantes: importanção (preço do produto em dolar e real, taxa de cambio,concorrência e taxas de importanção) e exportação (dois primeiros mais renda mundial e incentivosà exportação)- balança comercial: mercadorias- balanço de serviços: transportes- transferências unilaterais- balanço de transações correntes: mistura dos 3- deficit em conta corrente: maior importações e menor exportações- poupança externa para manter seu nível interno em crescimento- organismos internacionais: FMI (garantir estabilidade), banco mundial (crescimento dos países) eOMC (liberação do comercio multilateral e redução das restrições ao comercio internacional)

INFLAÇÃO- continuo aumento nos preços de todos os bens- fontes: estruturas de mercado, grau de abertura economica ao comercio exterior, sindicatostrabalhistas- inflação da demanda: excesso de demanda - comum nos insumos básicos (agua e comida)- inflação de custos: inflação da oferta - demanda permanece igual mas os custos aumentam(menos produçao, menos oferta)- causas: aumento salariais, aumento do custo da materia prima-inflação elevada: diferença na velocidade de inflação nos setores; queda do poder de compra nasfamilias de baixa renda; encarecimento do preço de produtos nacionais em relação ao exterior;diminui interesse dos empresarios em aumentar os investimentos- milagre econômico: maior taxa de crescimento economico diminui inflação- crise do petroleo aumentou a inflação, aumentou a divida externa e os gastos publicos-inflação inercial: causada por inflaçoes do passado- concentraçao de renda

Henrique Alonso Pereira

Page 5 of 22

•microeconomicos: justuficam os beneficios de cada país.•macroeconomicos: relelativo a taxa de camnio e balanco dd pagametos.•Fundamentos do comércio internacional;-Cada país deve se especializar na produção daquela mercadoria que é relativamente maiseficiente. Desse modo ocorre a troca entre eles.•taxa de cambio: medida de conversão da moeda nacional em outras moedas.•taxa de cambio supervalorizada desestimula as exportacoes e importacoes.•desvalorizaçao real = desvalorizacao nominal - taxa de inflacao do periodo.•é necessario para que ocorra a desvalorizacao real que a inflacao interna seja superior a externa.•fatores do comportamento das exportacoes e importacoes:•importacoes: taxa de cambio, pode de compra, preco dos produtos, taxa de importacoes econcorrencia.•exportacoes: iguais a da importacoes substituindo os dois ultimos por renda mundial e incentivos aexportacao.•4 tipos de balanco: comercial, servicos, transferencias unilaterais, transacoes correntes.•Organismks internacionais:-FMI: evitar instabilidade cambial e garantir estabilidade.-Banco mundial: promover crescimento e auxiliar reconstrucao.-OMC: liberacao do comercio multilateral, reducao das restricoes ao comercio internacional.•Inflacao:-é um continuo aumento dos preços de todos os bens.-tem como fonte o tipo de estrutura de mercado, o grau de liberdade de abertura economica aocomercio exterior e estrutura de organizacao trabalhista.-inflacao da demanda é a procura por certos bens que varia e a produtividade nao conseguealcancar essa variacao.-inflacao de custos a demanda permanece a mesma, mas certos custos aumentam, retraindo aproducao e consequentemente a oferta.-Principais causas: aumentos salariais, aumento de custos da materia prima e manipulacao dosprecos.-efeitos da inflacao elevada: queda do poder de compra dos assalariados, encarecimento do precode produtos nacionais em relacao ao de paises externos e diminuicao do interesse do empresarioem aumentar seus investimentos.

Lucas Terrafino 14.02488-8

Teoria proposta por paises ricos, que defende a padronizaçao da producao de certos bens. Ondepaises produtores de tecnologia defendem a continuidade e exclusividade desse processo deixandoa produção de bens agricolas para paises menos desenvolvidos, teoria que alguns economistasdizem ser benéfica somente para um dos lados.A taxa de cambio varia de acordo com a inflação interna de cada pais. Onde uma taxa de cambioalta estimula a exportação e uma baixa estimula a importação. Qual a taxa ideal?Após segunda guerra, alguns paises ricos criaram instituições financeiras internacionais como:OMC, Banco Mundial, FMI. Inflação é um continuo aumento nos preços de todos os bens. Sãoresponsáveis por seu aumento diversos fatores, e é caracterizado como um processo natural. Comomanter a inflação perto de um nivel nulo? Melhorar as estruturas de mercado, de produção,comportamentos dos consumidores, etc

16.01683-0 - Bruno Pizzolato

Nesta aula foram discutidos conceitos macroeconomicos como Teoria das Vantagens Competitivas,Taxas de Câmbio, Organizações Mundiais em conjunto com suas respectivas influências naeconomia mundial e o conceito de Inflação com suas causas e consequências.

Como primeira aula sobre macroeconomia, foi importante compreender a influencia do governoperante as industrias. As discussões sobre as ações governamentais do Brasil nos últimos 70 anosauxiliaram o entendimento dos conceitos citados anteriormente.

Ana Carolina Ramos, 16.00716-6

Page 6 of 22

A Macroeconomia é uma análise das relações entre os diversos agregados, buscando explicaçõessobre seu comportamento. Enquanto a Microeconomia estuda as inter-relações de variáveiseconômicas de um determinado aspecto individual, a Macroeconomia estuda as inter-relaçõesdessas variáveis econômicas de forma agregada.A Evolução da Teoria Macroeconômica fala que a economia que predominava era a economiaclássica.Campo de Estudo, níveis de análise: explicação, previsão e ação política. A explicação era encontrarjustificativas para os acontecimentos que ocorreram no passado, checando se os agenteseconômicos se comportam conforme o previsto ou se apresentam disfunções e porque. A previsãoé simular o comportamento das variáveis agregadas para o futuro sempre em função dasobservações ocorridas no passado. Ação Política se encontra nas mãos dos governates e calcadanas simulações da previsão.Problemas básicos fundamentais, são cinco: problemas ligados à flutuação do nível de utilização derecursos produtivos, problemas ligados ao nível geral dos preços, problemas ligados à taxa decrescimento da capacidade produtiva ao crescimento vegetativo da população, problemas ligadosao papel do governo como elemento de controle da atividade econômica e problemas ligados aofuncionamento de uma determinada economia e sua relação com a economia internacional.Atuação do governo mediante aos instrumentos de política macroeconômica: política fiscal,monetária, cambial, comercial internacional e de rendas.Inflação significa um aumento simultâneo de um grande número de preços, é um fenômenogeneralizado e resulta na perda do poder aquisitivo da moeda. Os efeitos da inflação ocorre sobre adistribuição de renda, sobre a alocação de recursos e sobre o balanço de pagamentos. Tipos deinflação: de demanda, custos e inercial.

Vinícius 16.00786-7

Qual a diferença entre macro e microeconomia?

A microeconomia estuda as inter relações das variaveis em um aspecto individual, já a macroestuda essas relações de forma agregada.

O que é inflação?

A perda do poder aquisitivo da moeda de determinado país pelo aumento persistente do nivel geraldos preços.A inflação pode gerar distribuição de renda, balanço de pagamentos e alocação de recursos.

Quais são os tipos de inflação?

Inercial, Demanda e Custos

Júlia De Souza Rumbawa16.00991-6

Page 7 of 22

Macroeconomia - estuda as atividades economicas de uma sociedade abrangendo conceitos evariaveis, busca explicacões sobre os seus comportamentos, bem como a causa das variaçõesobservadas

microeconomia - estuda inter-relações de variáveis econômicas de um determinado aspectoindividual

macroeconomia- estuda as inter-relações dessas variáveis econômicas de forma agregada.

campo de estudoexplicação - encontrar justificativas para os femomenos ocorridos no passado, verificando se osagentes ecônomicos se comportam conforme o previsto

previsão - simular o comportamento das variáveis agregadas para o futuro sempre em função dasobservações ocorridas no passado

ações políticas - encontra-se nas mãos dos governantes e calcada nas simulações da previsão

atuação do governo - politica fiscal, monetaria, cambial, comercial internacional, rendas

inflação- processo de aumento do nivel geral de preços, resultando na perda do poder aquisitivo damoeda, fenomeno generalizado

efeitos- distribuicao da renda, alocacao de recursos e balanco de pagamentos

tipos de inflacaodemanda, custo e inercial

Mateus Beato 15.04027-5

Macroeconomia - estuda uma serie de fatores de forma separada ou a relacao entre eles.

inflacao produz pobreza (quem é rico fica mais rico)

inflacao de demandainflacao de custo - fatores não moneatrios ( custo de producao aumenta)inflacao inercial- a inflacao tende a sempre ser parecida

moeda:- unidade de conta- meio de troca-reserva de valor ( inflacao anula essa funcao)

Víctor T. Martins, 15002100

Macroeconomia - estuda uma serie de fatores de forma separada ou a relacao entre eles.

inflacao produz pobreza (quem é rico fica mais rico)

inflacao de demandainflacao de custo - fatores não moneatrios ( custo de producao aumenta)inflacao inercial- a inflacao tende a sempre ser parecida

moeda:- unidade de conta- meio de troca-reserva de valor ( inflacao anula essa funcao)

Vitor Coutinho

Page 8 of 22

Os paises comercializam entre si pois na teoria cada um precisa se especializar em uma produtofazendo com que cada um comercializa entre si. Porem só é benéfico aos países ricos.Principais causas da Inflaçao: Aumento dos salarios, aumento da materia prima e mudar os preços.

16.02198-3 Beatriz Garcia Gamba

Moeda:- instrumento de troca- reserva de valor: capacidade da moeda de manter seu valor no tempo- unidade de contaMoeda só tem valor por ser escassoDemanda da moeda :- Transacional- Precaucional- Especulativo : relacionado com taxa de juros ( o qual reflete o comportamento consumista)Política monetária : volume de moeda no sistema econômico . Controlar oferta de moeda e taxa dejuros.- Controle do dinheiro em circulação- Fixação da taxa de reserva- Controle seletivo de créditoInflação:efeitos : distribuição de renda, alocação de recursos, balanço de pagamentos.tipos:- De demanda- De custos- Inercial- Administrada

Eric Hiroshi Alves Ito

Macroeconomia: busca estudar comportamento e relações de diversos agregados. Fatores queinfluenciam o todo.

Micro: mais focada nos aspectos individuais.

analises:explicacao, previsao, acao.

atuacao do governo.politica fiscal, monetaria, cambial, comercial internacional, rendas.

inflacao: aumento simultaneo de um grande numero de precos.gera reducao do poder de compra da pop.aumenta preco dos prod internos mais q internacionais, afeta o balanco.

inflacao de demanda: excesso de demanda.inflacao de custo: fatores nao monetarios.inflacao inercial: inercial de outros fatores.

Gabriel Tomaselli 15.00280-2

Page 9 of 22

A inflação é um conceito econômico que representa o aumento generalizado do preço dos produtosem um país durante um período definido de tempo. Se, por exemplo, certos produtos custão R$100 reais em janeiro e passam a ser vendidos por R$ 150 reais em fevereiro, calcula-se uma inflaçãode 50% no mês. Ela também representa a queda do poder aquisitivo do nosso dinheiro em relaçãoa elevação dos preços de bens e serviços (ou seja com 1 real não se compra a mesma coisa emjaneiro e em fevereio). Quando a inflação está em um nível muito baixo, ocorre a estabilização dospreços, e assim, o valor dos produtos não aumenta.

A inflação já foi um problema extremo no brasil. A partir dos anos 1980, vários planos fracassaramna tentativa de impedir o seu crescimento, e em 1994, com a implantação do Plano Real, ela estárelativamente sob controle com um valor de aproximadamente 4% ao anoTipos

Inflação de demanda: caracterizada pelo excesso de demanda em um determinado setor.

Inflação de custos: também conhecida como inflação de oferta, que acontece por causa da oferta,por exemplo, quando há uma subida dos custos de produção.

Inflação Monetária: Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo.

Inflação estrutural: parecida com a inflação de custos, mas a subida de preço acontece por umafalta de eficiência das infraestruturas envolvidas no processo de produção.

Inflação Inercial: (não entendi)

Oque não é inflação: Produtos sazonais (no caso frutas que dependendem de epocas do ano paraserem produzidas)

LucaDeAngelisLeonardo_16.02334-0

Resumo: Macroeconomia - Inflação e moeda.- MACROECONOMIA : estuda em escala global fenômenos econômicos e sua distribuição emestrutura ou setores, verificando elementos como renda nacional, taxa de juros, níveis de poupançae investimento e etc.- PENSAMENTOS ECONÔMICOS: A ideia de capitalismo puro é idealizado por Fridmen e AdamSmith, onde se indicava que o mercado se auto regula via preço, este pensamento era idealizadoaté a quebra da bolsa em 1929. As empresas aumentaram o lucro e valorizaram as suas ações, nasquais foram compradas por acionistas em geral, como trabalhadores, Este esquema foi tomandouma proporção sem limites até ocorrer a quebra da bolsa onde obteve uma queda brusca emdemanda e ocorreu o excesso de oferta. Keynes afirmou após a crise de 29 que era necessárioobter a interferência do Estado na economia, sugerindo que para o trabalhador o importante é terseu salário para poder ser um potencial consumidor. A partir de 1970 até 2008 o pensamentoeconômico voltou a lógica de que o mercado se auto regula, diminuindo o Estado. Em 2008 houve acrise do mercado imobiliário americano, desconstruindo, de certa forma a ideia da não interferênciado Estado. A partir de 2008 o embate econômico entre os pensamentos mais voltados para direita eesquerda estão em extremo conflito.

- A ATUAÇÃO DO GOVERNO: As politicas que o governo tem como instrumento para amacroeconomia são: politica fiscal, politica monetária, politica cambial, politica comercialinternacional e politicas de renda.

- INFLAÇÃO: processo persistente de aumento do nível geral de preços, o que resulta em perda dopoder aquisitivo da moeda.

- EFEITOS DA INFLAÇÃO: ocorre efeitos sobre a distribuição de renda, sobre a alocação de recursose sobre o balanço de pagamentos. Pode-se dizer que a inflação, definitivamente, gera pobrezadevido a grande desigualdade do Brasil.

- TIPOS DE INFLAÇÃO: inflamação de demanda, inflação de custos e inflação inercial.

Page 10 of 22

Mayra A. Fabbri 16.01143-0

Podemos entender por inflação o aumento contínuo e generalizado dos preços em uma economia,ela produz uma concentração de renda ao ponto que as camadas mais baixas da sociedade são asmais afetadas pela mundança de preço e as mais altas conseguem acompanhar essa alteração semperder dinheiro e até lucrar com investimentos.Existem 4 tipos de inflação:

- Inflação de demandaAumento da procura de um bem sem que exista oferta suficiente para suprir, com isso os preçosacabam aumentando para equilibrar a economia.

- Inflação inercialConceito conhecido apenas no Brasil, se dá quando os preços oferecem resistência às políticas deestabilização.

- Inflação de custosQualquer aumento no preço necessário para produzir um produto, ex: aumento no preço damatéria-prima.

- Inflação administrada/ estruturalIneficiência de serviços fornecidos pela infraestrutura de uma economia.

Lucas Trovati Rojas 16.02079-0

Lucas Trovati Rojas 16.02079-0Nesta aulas estudamos sobre macro economia, que se trata de um estudo da economia com umavisão mais ampla, visando um região ou pais.Estudamos sobre estagflaçao, que se trata da diminuicao do pib e o aumento da inflação. E a ideiade inflação que muitas vezes é vista como algo apenas ruim porém é algo necessario e que nao é detodo mal pois controla o mercado e tende evitar problemas de mercado como quebra de paisese/ou bolsas de valores. Estudamos tambem sobre adan smith e as suas idéias de mercado liberal eas ideias sobre um mercado que seja liberal porem tem um controle do estado afim de evitarquebras, modelo que é adotado hoje em dia.

Christian L de Souza 16.04207-7

Economia Internacional:- Aspectos micro econômicos: justificar os bens para cada país, advindo do comércio internacional.- Aspectos macro econômicos: Taxa de cambio e balanço de pagamentos.Fundamentos: teoria das vantagens comparativas- Cada país deve se especializar na produção de determinada mercadoria mais eficiente com menorpreço de produção e importar aqueles que sao menos eficientes e que geram um maior custo paraprodução (favorável aos países desenvolvidos).Taxa de câmbio: medida de conversão da moeda nacional em moeda de outros países.- Institucionalmente: Decisão das autoridades econômicas com fixação periódica das taxas.- Funcionamento do mercado: Taxas flutuam em decorrência da oferta e demanda.Inflação: aumento do nível dos preços internos que provoca redução da taxa real de câmbio.Movimento de capitais autônomos:- transações monetárias- investimentos diretos liquidos (novas firmas extrangeiras)- reinvestimentos (multinacionais)- capitais de curto prazo

16.02891-0 Nicolas Bertoni

Page 11 of 22

A moeda possue 3 funções;como meio de troca: intermediário entre as mercadorias;Moeda com unidade de conta: ser o referencial das trocas, o instrumento pelo qual as mercadoriassão cotadas;Moeda como reserva de valor: poder de compra que se mantém no tempo, ou seja, forma de semedir a riqueza.

A inflação consiste no aumento dos preços, assim como no crescimento anormal e contínuo dosmeios de pagamento, estando estes relacionados com as necessidades de circulação dos bens deconsumo, ocasionando a desvalorização da moeda. Em outras palavras, quanto maior for a inflação,menor será o poder de compra, e menor será o poder aquisitivo da moeda.Podemos alicerçar a estrutura inflacionária em três tipos distintos de inflação:

1) Inflação de demanda. Aumento na procura de um determinado bem, sem que exista umaresposta compatível da oferta, sendo assim necessário aumentar o valor desse bem para equilibrara economia.

2) Inflação de custo. Também pode ser chamada de inflação de oferta, e é aquela na qual ocorre umaumento em fatores que incidem diretamente sobre o produto. Por exemplo, caso ocorra oaumento do valor da matéria-prima, os produtos que são derivados dessa matéria irão sofrer umainflação. Essa inflação pode ocorrer também em virtude da elevação das taxas de juros, salários,combustíveis e tarifas públicas.

3) Inflação estrutural. Esta se relaciona com a ineficiência de serviços fornecidos pela infraestruturade uma determinada economia, ou seja, é baseada na rigidez da oferta de bens e serviços dessaestrutura econômica.

16.00016-0 Tatiane Alencar

A Macroeconomia visa estudar o comportamento da economia como um todo, de modo aconsiderar as variáveis globais como consumo agregado, renda nacional e investimentos globais.Enquanto isso, a microeconomia preocupa-se com a formação de preços de bens e serviços e defatores de produção em mercados específicos.

A evolução da teoria macroeconômica: economistas clássicos, revolução Keynesiana, monetaristas enovos clássicos.

Seus cinco problemas básicos fundamentais são ligados à flutuação do nível de utilização dosrecursos produtivos, emprego e desemprego, ao nível geral dos preços, à taxa de crescimento dacapacidade produtiva, ao papel do governo como elemento de controle de atividade econômica eao funcionamento de uma determinada economia e sua relação com a economia internacional.

A atuação do governo se da mediante os seguintes instrumentos de política macroeconômica:política fiscal, monetária, cambial, comercial internacional e de vendas.

A inflação, tecnicamente, é representada por um índice que mede como os preços, de maneirageral, estão variando na economia. Essa variação é representada em porcentagem e diz respeito àmédia dos preços em determinado período.Existem três tipos de inflação: a de demanda, de custos e inercial.

Rafaela Barbosa

Page 12 of 22

As relações econômicas internacionais entre os países gerou o termo “Economia internacional”,consequentemente, o comércio internacional. Este último, apresenta a “teoria das vantagenscomparativas”, onde cada país deve se especializar na produção de uma mercadoria eficiente.Porém, essa teoria é mais válida entre países ricos, devido à competição gerada.A taxa de câmbio, por sua vez, depende dos preços internos (inflação). Uma alta taxa de câmbioestimula a exportação, mas uma baixa taxa estimula a importação. Portanto, o preço dos produtosé interferido pela inflação do país.Essa inflação - contínuo aumento nos preços de todos os produtos - ocorre devido a algumas fontescomo a estrutura de mercado do país, o grau de abertura econômica e as organizações trabalhistas.Seus efeitos, por consequência, são a queda do poder de compra dos assalariados (especialmentefamílias de baixa renda), encarecimento do preço dos produtos e diminuição do interesse deempresários por aumento de seus investimentos.

16.00363-2 Paloma Roperto

Moeda é um instrumento de troca, reserva de valor ou uma unidade de conta. O dinheiro só temvalor quando é escasso, em razão disso há os juros.Demanda da moeda:-transacional (moeda para troca)-precaucional (retem moeda)-especulativo (retem a moeda, relacionada com juros)Taxa de Juro Alta - poupar dinheiroTaxa de Juros Baixa - investir dinheiroPolítica Monetária - volume do dinheiro sistema econômico.

Luana Nakashima Fabri 16.00411-6

Capitulo 12 e 13 - Macroeconomia

A moeda é o instrumento de troca, reserva de valor (capacidade da moeda em manter o poder decompra com o passar do tempo) e é uma unidade de conta. Sua demanda pode ser de tres tipos:

transacional: moeda para trocaprecaucional: retem moeda (poupanca)especulativo: retem moeda (previdencia social) relacionado com juros.

Politica Monetaria é o volume de dinheiro no sistema economico que controla o dinheiro emcirculação, operações no mercado aberto, fixação da taxa de reserva, fixação da taxa de redesconto,controles seletivos de créditos.A inflação possui efeitos como: distrubuicao de renda que reduz o poder aquisitivo das “pessoaspobres”, alocacao de recursos que é mudanca perfil do investidor e o balanço de pagamento quesao os produtos nacionais que ficam mais caros que os importados.Os tipos de inflacao:Inflacao de Demanda: excesso de demanda agregada em retencao a bens e servicosInflacao de custos: aumento de custos, ou seja, quando produzir esta mais caroInflacao inicial: agentes economicos tentam se ajustar a inflacaoInflacao administrada/ estrutural: inflacao de demanda ocorrendo junto com a inflacao de custos

Curva de Phillipsrelacao a taxa de desemprego e a taxa de inflacao, ou seja, quando maior for a taxa de desempregomenor sera a taxa de inflacao.

16.00060-9 Murilo Navarro

Page 13 of 22

Moeda é um instrumento de troca, unidade de conta, reserva de valor (capacidade da moeda emmanter o poder de compra com o passar do tempo).Demanda da Moeda:Transacional- moeda para troca.precaucional- retem moeda (poupança)especulativo- retem moeda (ação), relacionado com juros.

Taxa de juros alta- poupar dinheiroTaxa de juros baixa- investir dinheiro

política monetária- volume de dinheiro no sistema economicocontrole do dinheiro em circulaçãooperações no mercado abertofixação da taxa de reservafixação da taxa de redescontocontroles seletivos de créditos

InflaçãoDistribuição de rendaAlocação de recursosBalanço de pagamento (produtos nacionais ficam mais caros que produtos internacionais)

Tipos de Inflação:Demanda- excesso de demanda agregada em relação a bens e serviços;custo- aumento de custos, ou seja, quando produz está mais caro.Inercial- agentes econômicos tentam se ajustar a inflação.Administrada/Estrutural- inflação de demanda ocorrendo junto com a inflação de custos.

Desemprego: Funcional, estrutural, sagonal, cíclico.Curvba de Philips: Quando maior a taxa de desemprego menor será a taxa de inflação.

Giovanna Codecco Moreira

Page 14 of 22

INFLAÇÃO: SETOR INTERNACIONAL: Economia internacional envolve 2 questões: - Aspectos MICROECONÔMICOS: justificam os benefícios de cada país devido ao comércio internacional; - Aspectos MACROECONÔMICOS: relativo à taxa de câmbio e balanço de pagamentos. Comercializam de países entre si: EXPORTAÇÃO: mercadoria deve ser exportada pelo país na qual a produção de tal mercadoria é mais eficiente; IMPORTAÇÃO: mercadoria deve ser importada por países na qual os bens de custo são relativamente maior. TAXA DE CÂMBIO: conversão das moedas nacional e internacional. TAXA DE CÂMBIO SUPERVALORIZADA: desestimula as importações e exportações. Quanto maior o nível dos preços internos, ocorre inflação, redução da taxa de câmbio, desestimulando a exportação e estimulando a importação. O que determina exportações e importações? IMPORTAÇÃO: - valor em dólar e real; - concorrência; - taxa de câmbio; - taxa de imposto de importação. EXPORTAÇÃO: - valor da moeda para onde vai exportar; - valor em dólar e real; - concorrência; - renda mundial; - incentivos à exportação. BALANÇO COMERCIAL: É o registro de transações econômicas. BALANÇO DE PAGAMENTOS NO BRASIL: Déficit em conta corrente ocorre quando as importações excedem exportações e importações. Esse déficit é a maneira dos países em desenvolvimento captar poupança externa para manter o nível interno de crescimento. Organismos internacionais: FMI: garantir estabilidade; BANCO MUNDIAL: crescimento dos países; OMC: liberação do comércio multilateral. INFLAÇÃO: quando bens e serviços ficam mais caros. Fontes: - tipo de esteutura do mercado; - grau de abertura do comércio exterior. quanto maior a concorrência externa e menor o preço dos produtos; - estrutura de organização trabalhista. INFLAÇÃO DA DEMANDA:

Aumenta muito ou pouco a procura por certos bens e a produção não acompanha. Não ocorrenada com a oferta. INFLAÇÃO DE CUSTO: Aumenta a inflação, demanda permanece igual e diminui a oferta. Ocorre por: - aumento de custos salariais; - aumento de custos de matéria-prima.

Beatriz Meneghin

Page 15 of 22

Adam SmithKeynes/FridmenCD/CEKeynes acredita que deixar o mercado livre não funcionaEstado na economiaTeoria Geral

Estagflação1930-19701970-2008

CD/CECapitalista/ SocialistaMerc / Estatal

Macro economiaCampo de estudoExplicaçãoPrevisãoAção Política

Atuação do governo se dá mediante os seguintes instrumentos de política macroeconômica

•Política fiscal•Política monetária•Política cambial•Política comercial internacional•Política de rendas

InflaçãoProcesso persistente de aumento do nível geral de preços, o que resulta em perda do poderaquisitivo da moedaUm fenômeno generalizado

Efeitos da inflação•Efeito sobre a Distribuição de renda•Efeito sobre a Alocação de Recursos•Efeito sobre o Balanço de Pagamentos

Paola silva

Page 16 of 22

capitulo12 e 13origem e funcao da moedaunidade de compraescamboinstrumento de trocareserva de valor : capacidade da moeda manter seu valor ao longo do tempoo dinheiro so tem valor se ele for escassoDEMANDA DA MOEDA- fatores:1)transacional2)precaucional3)especulativoPOLITICA MONETARIA : volume de dinheiro no sistema economicocontrolar oferta de moeda e taxa de jurosINSTRUMENTOS:1)controle do dinheiro de circulacao2) operacoes no mercado aberto3)fixacçao da taxa de reserva4)controle seletivo de creditoINFLAÇÃOEFEITOS:1)distribuicao de renda2)alocacao de recursos3)balanço de pagamentosTIPOS:1)inflacao de demanda2)inflacao de custos3)inflacao inercial4)inflacao administrada/ estrutural

Ana beatriz tavares

Page 17 of 22

Economia Internacional:- aspectos microeconomicos: procura justificar os beneficios para cada pais, advindo do comerciointernacional- aspectos macroeconomicos: relativo à taxa de cmsbio e ao balanco de pagamentos

Cada país deve se especializar na producao de tal mercadoria em que é mais eficiente

Inflação interna e seus efeitos: o aumento do nível dos preços internos - ocorrência da inflação -provoca uma redução da taxa real de câmbio

Efeitos: desestímulo à exportação e um estímulo à importação.

Fatores determinantes- Importação: preço dos produtos em dólar e real, taxa de câmbio, concorrência e taxas deimportações- Exportações: os menos exceto os dois últimos sendo substituído por renda mundial e incentivos àexportação.

Balanço comercial: pagamentosBalanço de serviços: transportesTransferências unilaterais

Balanço de pagamentos:- FMI- Banco Mundial: promover crescimento dos países, auxiliar a reconstrução dos países devastadospela guerra- OMC: redução das restrições ao comércio internacional, liberação do comércio multilateral

Inflação: é um contínuo aumento nos preços de todos os bens. Esse processo tem como fontes:- estrutura de mercado- O grau de abertura econômica- Sindicatos

Inflação da demanda: exceção de demanda agregada a produção de bens e serviços

Inflação de custos: relacionado com a inflação da oferta- a demanda permanece a mesma, mascertos custos aumentam, retraindo a produção e consequentemente a oferta. Causas: aumentossalariais, custos de matéria prima.

Efeitos da inflação elevada:- Principal causa é a diferença na velocidade de inflação em diversos setores- Encarecimento do preço de produtos nacionais em relação ao de países externos. Combate-seaumentando as importações e diminuindo as exportações- Queda do preço dos assalariados

Inflação no Brasil:- Milagre econômico: graças às elevadas taxas de crescimento econômico conseguiu-se diminuirainda mais a inflação.- Cruzado

16.01103-0 Gabrielle Palmerio

Page 18 of 22

A moeda é um instrumento de troca, reserva de valor e unidade de conta.existem 3 tipos de demanda de moeda: transacional (troca), precaucional(armazenar) eespeculativo(taxa de juros).politica monetaria -> controlar oferta de moeda e taxa de juros. como? a partir do controle dodinheiro em circulacao, operacoes no mercado aberto, fixaçao da taxa de reserva, fixaçao da taxade redesconto e controle seletivo de crédito.Inflacao -> efeitos: distribuicao de renda, alocacao de recursos e balanco de pagamentos. É tarefado governo combater a inflacao.tipos de inflacaodemanda: combate a demanda agregada -> aumento de carga tributaria, reducao fos gastos dogoverno, elevacao das taxas de juros, controle de creditos, arrocho salarial.custos: combate ao aumento de custos -> politicas de controle sobre os lucros das empresas,politicas de controle direto sobre os precos, politica salarial mais rigida.inercialadministrada/estrutural

Caio Cipelli Vignola

Macro x Microeconomia: enquanto a microeconomia estuda as inter-relações de variáveiseconomicas de um determinado aspecto individual, a macroeconomia estuda as inter-relaçõesdessas variáveis economicas de forma agregadaInflação: processo persistente de aumento do nível geral de preços, o que resulta em perda dopoder aquisitivo da moedaEfeitos da inflação: distribuição de renda, alocação de recursos, balanço de pagamentosTipos de inflação: demanda, custos, inercial

Gabriel shammah 14.00494-0

teoria das vantagens comparativas: cada pais exporta aquilo que é mais eficiente e importa o que émenos. —> bom para os paises ricostaxa de cambio: cambio nominal e cambio realfatores de exportacao e importacao:-valor das moedas-taxa de cambio-poder de comprabalanco de pagamento do brasil —> deficit (importa mais que exporta)

inflacao:inflacao de demanda, de producao...plano real surgiu para diminuir a inflacao do brasildiminuiu de 2500% para 4%

Matheus Lodi Oliveira

Escasso de demanada, custo de producao e reajuste do salario minimo podem gerar o aumento docusto de uma cesta de produtos.

Pessoas com renda menores sofrem mais com a inflação porque o percentual de renda que elasperdem com o aumento do preço dos produtos é maior do que pessoas de renda maior.

O governo controla a inflacao controlando os fatores de produção.

Moeda: unidade de conta, meio de troca, reseva de valor

Carolina Fernandes,1600620-8

Page 19 of 22

1.Origem e função da moeda:1.1.reserva de valor ( + importante)1.2.investimento de troca1.3.unidade de compra

2.Fatores:2.1.Transacional2.2.Precaucional2.3.Especulativo

Juro alto reflete em geral atitude consumista da população

3.Política Monetária: controla oferta da moeda e taxa de juros

3.1. controle de dinheiro em circulação3.2. operações no mercado aberto3.3. fixação taxa aberta3.4. fixação taxa de reserva3.5. fixação taxa de redesconto3.6. controle seletivo de creativo

Inflação: aumento demasiado no preço em geral

4. Efeitos4.1. distribuição de renda4.2. alocação de recursos4.3. balanço de pagamentos

Efeito da inflacao é maior em quem tem baixa renda

5. Tipos de inflação:5.1. inflação de demanda5.2. inflação de custo5.3. inflação inercial5.4. inflação administrada estruturada

Sobe imposto, menos poder de compra

Ana Luiza Catelan

Page 20 of 22

Macroeconomia inflação- kaynes- Fridmen- Adam SmithQuebra da bolsa dos EUA 1929:Demanda muito menor que a oferta e a economia trava.Muito comum comprar ações, operário, taxista, trabalhadores, compravam ações da bolça, avalorização das ações, atraiam muitas pessoas, porque tinha um retorno muito rápido.- Muitas empresas apresentavam prejuízos, não haviam lucides, todos que tinha ações começarama vender, mas n tinha compradores --- efeito pobreza --- um dia esta rico outro dia estava pobre.Surgiu Keynes, que de socialista n tem nada, propõe as ideias deles: (centro direita)- Tem que ter estado na economia (em 1932, pós 2 guerra mundial, lançou uma obra) --- emitirdinheiro e entregar para todo mundo, gerar obras, contratar trabalhadores, para girar a mão deobra. ( gerar trabalhos que não geram nada, só para ganhar um troquinho e conseguir compraralgo pra começar a girar a economia e estimular a produção das empresas--- ex: enterrar edesenterrar garrafas.)De 2008 até hoje: embate de centro direita e esquerda está efervescente, econômico, de crenças.Estagflação:Pib alto e inflação baixa.-Níveis de analise: Encontrar justificativa para os fenômenos ocorridos no passado-Previsão: similar acontecimentos-Ação politicaProblemas básicos fundamentais 5- Problemas ligados ao nível geral de preços- Problemas ligados a flutuaçãoPoliticas:Fiscal; monetária; cambial(mudar preço do dólar); comercial internacional(aço, tecnologia);renda(bolsa família...)INFLAÇÃO : processo de aumentos do nível geral de preços, que resulta em perda do poderaquisitivo da moeda.Produz pobreza, quem está rico fica mais rico. (o pobre cada vez fica mais pobre, e rico cada vez ficamais rico).Fenômeno generalizado (se aumentou o preço da coxinha aqui, tem q aumentar no pais/ mundo/estado td, se não n é inflação).Significa aumento simultâneo de um grande número de preçosEfeitos:-Sobre a distribuição de renda: renda maior (consegue se proteger da inflação) ainda pode poupar,mais acessível a meios de investimento, já os de menor renda n consegue poupa.-Sobre a alocação de recursos: Costuma modificar o perfil de investimento dos agentes econômicos,ocorre em função da resistência que os investidores tem em alocar seus recursos em projetos delonga maturação, preferindo o curto prazo.-Sobre o balanço de pagamentos: os preços internos são maiores quem os preços externos.Dificultando a entrada de produtos estrangeiros e estimulando as importações.Tipos de inflação m-de demanda : excesso de demanda agregada em relação á produção disponível de bens e serviços(oferta agregada), ou seja, dinheiro demais á procura de poucos bens.- de custos: Tem como causas fatores não monetários, sem intervenção do mecanismo de mercado.Surge por decisão e ação dos agentes autônomos de economia. Pode ser associada a uma inflaçãode oferta, ou seja, o custo de certos fatores de produção importantes aumentam.- inercial : quando os agentes econômicos se adaptam as suas expectativas a determinada taca deinflação e a inflação esperada passa a ser denominada: Taxa de inflação pela inercia.

15.00044-3 Rodrigo Zavatini

Page 21 of 22

Microecnomia X Macroeconomia-Enquanto a microeconomia estuda as inter-relaçõesde variáveis econômicas de um determinadoaspecto individual, a macroeconomia estuda as inter-relações dessas variáveis econômias de formaagregada.

Exemplo de um caso de Macroeconomia: Estados Unidos reduzindo sua taxa básica de juros.Nobrasil, isso leva a uma entrada maior de Dólar e consequentemente uma desvalorização da moedaem relacão ao Real. Tal fato, desencadeia um aumento nas importações do Brasil. Dessa forma,percebe-se que uma medida Americana afeta o Brasil.

Evolução da teoria macroeconômica:Economistas clássicosKeynesianoMonetaristasNovos clássicos

Campos de estudos macroeconomicos:ExplicaçãoPrevisãoAção PolíticaMonetaristas- novos clássicos

Inflação refere-se a um aumento contínuo e generalizado dos preços em uma economia.Resulta emperd de poder aquisitivo da moedaEfeitos da inflação. Inflação produz pobresa.sobre a distribuição de renda: exemplo cesta de alimetos basicos para uma família que possuirenda de 10 mil e uma famila de renda de 1 mil, as populações de renda mais baixa são maisprejudicadas do que as familias de alta renda. A familia de alta reda tem a possibilidade de alocarreursos em investimentos. O pobre perdenão só com a inflação, mas tambem com a cargatributária.sobre a alocação de recursosobre o balanço de pagamento

Existem 3 tipos de inflação, inflação de demanda, custo e inercial.Exemplo de inflação de custo, Governo Dilma e preço da energia elétrica.Inflação inercial só existe no Brasil.

Joao falcao 15.02833-0

Macroeconomia - estuda uma serie de fatores de forma separada ou a relacao entre eles.

Instrumentos da política macro econômica:-Fiscal-Monetaria-Cambial (ex: fixar preço do Dolar)-Comercial internacional (ex:taxano aço (Trump))-Rendas (prog. sociais)

inflacao produz pobreza (quem é rico fica mais rico)

inflacao de demandainflacao de custo - fatores não moneatrios ( custo de producao aumenta)inflacao inercial- a inflacao tende a sempre ser parecida

moeda:- unidade de conta- meio de troca-reserva de valor ( inflacao anula essa funcao)

Page 22 of 22